UERJ Oscar Luiz Monteiro de Farias 1. Bancos de Dados. Mestrado em Engenharia de Computação área de concentração Geomática

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UERJ Oscar Luiz Monteiro de Farias 1. Bancos de Dados. Mestrado em Engenharia de Computação área de concentração Geomática"

Transcrição

1 UERJ Oscar Luiz Monteiro de Farias 1 Bancos de Dados Mestrado em Engenharia de Computação área de concentração Geomática

2 UERJ Oscar Luiz Monteiro de Farias 2 Dependências Funcionais e Normalização para Bancos de Dados Relacionais

3 UERJ Oscar Luiz Monteiro de Farias 3 Projeto de Banco de Dados... Objetivo: gerar um conjunto de esquemas de relações que permita: armazenar informações sem redundâncias recuperar informações com facilidade (queries)

4 UERJ Oscar Luiz Monteiro de Farias 4 Projeto de Banco de Dados... Técnicas aplicadas até o momento: Senso comum na construção das relações (tabelas) Mapeamento de esquemas baseados no modelo ER em esquemas do modelo relacional (também se usa o senso comum na construção do modelo ER) Problema: Não possuímos medida formal alguma, de que um esquema de relações seja melhor que outro. Estamos completamente dependentes da intuição do projetista.

5 UERJ Oscar Luiz Monteiro de Farias 5 Projeto de Banco de Dados... Há pelo menos dois níveis - conceitual e lógico - em relação aos quais pode-se avaliar a qualidade de um esquema. O nível conceitual refere-se a como os usuários interpretam os esquemas das relações e o significado de seus atributos. O nível lógico/físico preocupa-se com o representação das tuplas, de como elas serão armazenadas e atualizadas. Aplica-se somente às relações bases.

6 UERJ Oscar Luiz Monteiro de Farias 6 Projeto de Banco de Dados... As formas normais são ferramentas utilizadas no projeto de um banco de dados relacional que ajudam a eliminar uma série de efeitos não desejados, fruto da escolha inadequada de determinados esquemas para as relações. Uma relação é dita estar em forma normal se ela satisfizer a um conjunto específico de restrições.

7 UERJ Oscar Luiz Monteiro de Farias 7 Formas Normais Universo das Relações (normalizadas e não-normalizadas) Relações 1NF (relações normalizadas) Relações 2NF Relações 3NF Relações BCNF Relações 4NF Relações PJ/NF (5NF)

8 UERJ Oscar Luiz Monteiro de Farias 8 Diretrizes Informais para Projetos de BDs... 4 medidas informais de qualidade para projeto de schemas relacionais: Semântica dos atributos Redução de valores redundantes nas tuplas Redução de valores nulos nas tuplas Evitar a geração de tuplas espúrias

9 UERJ Oscar Luiz Monteiro de Farias 9 Semântica dos Atributos das Relações... Uma relação pode ser interpretada como um conjunto de fatos ou declarações. O significado ou semântica especifica como interpretar os valores dos atributos armazenados na tupla, como estes valores estão relacionados uns aos outros. Quanto mais fácil a interpretação da semântica da relação, melhor é o projeto do esquema da relação!

10 Semântica dos Atributos das Relações - ex. UERJ Oscar Luiz Monteiro de Farias 10

11 UERJ Oscar Luiz Monteiro de Farias 11 Projeto de Banco de Dados... Diretriz Informal n o 1: Projetar esquemas de relações cujos significados sejam facilmente explicáveis. Não incluir atributos de diferentes tipos de entidades (objetos) em uma mesma relação. Intuitivamente, se o esquema de uma relação corresponde a um tipo de entidade ou a um tipo de relacionamento o seu significado tende a ser claro.

12 UERJ Oscar Luiz Monteiro de Farias 12 Informações redundantes em tuplas e anomalias nas modificações... Um objetivo do projeto de um esquema é minimizar o espaço de armazenamento das relações bases (arquivos). Compare o espaço ocupado pelas duas relações bases EMPLOYEE_VS(ENAME,SSN,BDATE,ADDRESS,DNUMBER) e DEPARTMENT_VS(DNAME,DNUMBER,DMGRSSN) relativamente àquele ocupado pela relação EMP_DEPT, resultante da aplicação da operação NATURAL JOIN nas duas primeiras relações. Outro problema que surge é o das anomalias: inserção exclusão modificação

13 UERJ Oscar Luiz Monteiro de Farias 13 Informações redundantes em tuplas e anomalias nas modificações...

14 UERJ Oscar Luiz Monteiro de Farias 14 Informações redundantes em tuplas e anomalias nas modificações...

15 UERJ Oscar Luiz Monteiro de Farias 15 Informações redundantes em tuplas e anomalias nas modificações... Redundância: Os valores dos atributos pertencentes a cada dept o são repetidas para cada empregado que trabalha em um dept o. Anomalias na inserção: Na inserção de um novo empregado na relação, os valores dos atributos correspondentes ao dept o tem que ser consistente com os valores já assinalados para as outras tuplas. É muito difícil inserir um novo dept o que ainda não possua empregados (A alternativa seria entrar com valores nulos para os outros campos da tupla, porém Ssn é um campo chave e, obrigatoriamente deve ser não nulo).

16 UERJ Oscar Luiz Monteiro de Farias 16 Informações redundantes em tuplas e anomalias nas modificações... Anomalias na exclusão: Acontece quando se exclui uma tupla, correspondente a um empregado, de EMP_DEPT e esta é a última tupla de empregado trabalhando em um dado dept o. Com isto as informações concernentes ao dept o se perdem. Anomalias na alteração: na relação EMP_DEPT, se alterarmos o valor de um dos atributos de um dado dept o, digamos o gerente do dept o de n o 5, deveremos atualizar as tuplas de todos os empregados que trabalham naquele departamento, para evitar inconsistências na base de dados.

17 UERJ Oscar Luiz Monteiro de Farias 17 Projeto de Banco de Dados... Diretriz Informal n o 2: Projetar os esquemas das relações bases, de tal forma que anomalias na inserção, na alteração e na exclusão não possam ocorrer naquelas relações. Se alguma anomalia estiver presente, identifique-a claramente, de modo que os programas responsáveis pela atualização do banco de dados realizem as operações corretamente (sem perder informação ou sem gerar inconsistências).

18 UERJ Oscar Luiz Monteiro de Farias 18 Projeto de Banco de Dados... Eventualmente pode-se violar as diretrizes de projeto, de modo a se aumentar a performance de determinadas consultas que sejam freqüentes. Em geral é aconselhável o uso de relações bases isentas de anomalias e a especificação de visões que incluam JOINS com a finalidade de juntar em uma mesma tupla atributos freqüentemente referenciados em consultas.

19 UERJ Oscar Luiz Monteiro de Farias 19 Redução de valores nulos nas tuplas... Combater as relações (fat relations) que agregam atributos correspondentes a diversas entidades (objetos). Vários problemas podem ocorrer: se os atributos não se aplicam a muitas das tuplas da relação pode-se gerar muitos valores nulos; desperdício de espaço para armazenamento; dificuldade quanto ao significado dos atributos; dificuldade para se especificar operações de JOIN no nível conceitual; como considerar os nulos nas diferentes operações de agregação (COUNT, SUM, etc...)

20 UERJ Oscar Luiz Monteiro de Farias 20 Projeto de Banco de Dados... Diretriz Informal n o 3: Tanto quanto possível evite colocar atributos nas relações bases cujos valores possam ser nulos. No caso dos valores nulos serem inevitáveis, tenha certeza de que eles se aplicam somente em condições excepcionais e não se aplicam à maioria das tuplas da relação.

21 UERJ Oscar Luiz Monteiro de Farias 21 Tuplas Espúrias... Representação alternativa para EMP_PROJ, com 2 relações bases

22 UERJ Oscar Luiz Monteiro de Farias 22 Tuplas Espúrias... EMP_PROJ1 * EMP_LOCS gera várias tuplas espúrias

23 UERJ Oscar Luiz Monteiro de Farias 23 Tuplas Espúrias... Um projeto de esquema fundamentado nas relações bases EMP_PROJ1 e EMP_LOCS é particularmente ruim, pois não podemos recuperar a informação que originalmente estava em EMP_PROJ. Obtemos muitas tuplas espúrias, que representam informações erradas, que não são válidas. A decomposição de EMP_PROJ em EMP_LOCS e EMP_PROJ1 é ruim, porque quando aplicamos o NATURAL JOIN, a fim de obter a informação original, é gerada informação incorreta. Motivo: PLOCATION é o atributo que relaciona EMP_LOCS e EMP_PROJ1, todavia PLOCATION não é uma chave primária nem uma chave estrangeira seja em EMP_LOCS ou em EMP_PROJ1.

24 UERJ Oscar Luiz Monteiro de Farias 24 Projeto de Banco de Dados... Diretriz Informal n o 4: Projetar esquemas de relações tal que se possa aplicar NATURAL JOIN em atributos que sejam chaves primárias ou chaves estrangeiras, de modo a garantir que tuplas espúrias não sejam geradas. Posteriormente será apresentada uma condição formal (nonadditive or lossless join property) que garantirá que certos JOINS não produzirão tuplas espúrias.

25 UERJ Oscar Luiz Monteiro de Farias 25 Dependência Funcional... Dependência Funcional (DF): é uma restrição entre dois conjuntos de atributos de um banco de dados. Esquema de Relação Universal: R = {A 1, A 2,..., A n } Definição: Uma dependência funcional, denotada por X Y, entre dois conjuntos de atributos X e Y, que são subconjuntos de R especifica uma restrição nas tuplas possíveis de formar uma relação de instância r de R. A restrição estabelece que, para quaisquer duas tuplas t 1 e t 2 em r, tal que t 1 [X] = t 2 [X], então deve-se ter obrigatoriamente t 1 [Y] = t 2 [Y].

26 UERJ Oscar Luiz Monteiro de Farias 26 Dependência Funcional... Esta definição de DF significa que os valores do componente Y da tupla em r dependem, ou são determinados, pelos valores do componente X. Pode-se dizer que os valores do componente X da tupla univocamente (funcionalmente) determinam os valores do componente Y. Y é funcionalmente dependente de X. Se X é uma chave candidata de R, então X Y, para qualquer subconjunto de atributos Y de R. X Y em R não implica em que Y X em R. Uma DF é uma propriedade da semântica (significado) dos atributos.

27 UERJ Oscar Luiz Monteiro de Farias 27 Dependência Funcional... As extensões da relação r(r) que satisfazem as restrições de dependência funcional são chamadas extensões válidas (legal extensions) ou estados válidos da relação (legal relation states). O principal uso das dependências funcionais é na descrição mais aprofundada do esquema da relação R, através da especificação de restrições sobre os seus atributos e que sejam válidas por todo o tempo (i.e. em todas as extensões). No esquema da relação EMP_PROJ tem-se as seguintes DFs: i) Ssn Ename; ii) Pnumber {Pname, Plocation}; iii) {Ssn, Pnumber} Hours.

28 UERJ Oscar Luiz Monteiro de Farias 28 Dependência Funcional... X x Y, denota que Y não é funcionalmente dependente de X. No exemplo abaixo TEACHER x COURSE x COURSE e TEXT

29 UERJ Oscar Luiz Monteiro de Farias 29 Regras de Inferência para FDs... Denota-se por F o conjunto das DFs que são especificadas no esquema relacional R. Uma DF X Y é inferida (deduzida) de um conjunto de dependências funcionais F especificada em R, se X Y vale para todo estado de relação r que é uma extensão válida (legal extension) de R. O conjunto de todas as DFs que podem ser inferidas de F, denotase por F + e chama-se closure de F. Regras de inferência podem ser usadas para inferir novas DFs a partir de um conjunto dado de DFs. Usa-se a notação F = X Y, para denotar que a DF X Y é inferida do conjunto de DFs F.

30 UERJ Oscar Luiz Monteiro de Farias 30 Regras de Inferência para FDs... Suponha as seguintes regras de inferência associadas ao esquema da relação EMP_DEPT: F = {SSN {ENAME, BDATE, ADDRESS, DNUMBER}, DNUMBER {DNAME, DMGRSSN}} Pode-se daí inferir que: SSN {DNAME, DMGRSSN} SSN SSN DNUMBER DNAME

31 UERJ Oscar Luiz Monteiro de Farias 31 Regras de Inferência para FDs... (ri1 - Regra Reflexiva) se X Y, então X Y. (ri2 - Regra Augmentation) {X Y} = XZ YZ. (ri3 - Regra Transitiva) {X Y, Y Z} = X Z. (ri4 - Regra de Decomposição ou Projetiva) {X YZ} = X Y. (ri5 - Regra Aditiva ou União) {X Y, Y Z} = X YZ. (ri6 - Regra Pseudotransitiva) {X Y, WY Z} = WX Z. {ri1, ri2, ri3} regras de inferência de Armstrong Exemplos: X {A 1, A 2,..., A n } {X A 1, X A 2,..., X A n } --- ri4 {X A 1, X A 2,..., X A n } {X A 1, A 2,..., A n } --- ri5

32 UERJ Oscar Luiz Monteiro de Farias 32 Regras de Inferência para FDs... Prova de ri1: Supõe-se que X Y e que duas tuplas t 1 e t 2 existam em alguma relação de instância r de R, tal que t 1 [X] = t 2 [X]. Então t 1 [Y] = t 2 [Y], porque X Y. Portanto X Y deve valer em r. Prova de ri2 (por contradição): Assuma que X Y é válida na relação de instância r de R, mas que XZ YZ não é válida. Então devem existir duas tuplas t 1 e t 2 em r, tal que: i) t 1 [X] = t 2 [X], ii) t 1 [Y] = t 2 [Y], iii) t 1 [XZ] = t 2 [XZ] e iv) t 1 [YZ] t 2 [YZ]. Isto não é possível porque de i e iii deduz-se v) t 1 [Z] = t 2 [Z], e de ii e v deduz-se vi) t 1 [YZ] = t 2 [YZ], o que contradiz iv.

33 UERJ Oscar Luiz Monteiro de Farias 33 Regras de Inferência para FDs... Prova de ri3: Assuma que i) X Y e ii) Y Z são ambas válidas na relação r. Então para quaisquer duas tuplas t 1 e t 2 em r, tal que t 1 [X] = t 2 [X], deve-se ter também iii) t 1 [Y] = t 2 [Y] (a partir da premissa i ) e portanto deve-se ter iv) t 1 [Z] = t 2 [Z] (a partir de iii e ii ). Portanto X Z deve ser válida em r. Prova de ri4: 1. X YZ (dado) 2. YZ Y (usando ri1 e sabendo-se que YZ Y) 3. X Y (usando ri3 em 1 e 2 ).

34 UERJ Oscar Luiz Monteiro de Farias 34 Regras de Inferência para FDs... Prova de ri5: 1. X Y (dado) 2. X Z (dado) 3. X XY (usando-se ri2 em 1, aumentando com X e notando que XX = X) 4. XY YZ (usando ri2 em 2, aumentando com Y) 5. X YZ (aplicando ri3 em 3 e 4 )

35 UERJ Oscar Luiz Monteiro de Farias 35 Regras de Inferência para FDs... Prova de ri6: 1. X Y (dado) 2. WY Z (dado) 3. WX WY (usando-se ri2 em 1, aumentando com W) 4. WX Z (usando ri3 em 3 e 2 )

36 UERJ Oscar Luiz Monteiro de Farias 36 Regras de Inferência para FDs... As regras de inferência ri1, ri2 e ri3 são ditas sound e complete. Sound - significa que, dado um conjunto de DFs F, especificadas em um esquema de relação R, qualquer DF que se puder inferir de F pelo uso das regras ri1, ri2 e ri3 será válida em qualquer estado de relação r de R que satisfaça as dependências em F. Complete - significa que, usando-se ri1, ri2 e ri3 repetidamente para inferir dfs de F, até que não se possa gerar mais dfs, resulta no conjunto completo (F + = closure de F) de todas as possiveis dfs que podem ser inferidas a partir de F.

37 UERJ Oscar Luiz Monteiro de Farias 37 Regras de Inferência para FDs... Uma forma sistemática de determinar estas dfs é primeiro determinar cada conjunto de atributos X que aparece no lado esquerdo de alguma df em F e, então, usando es regras de inferência de Armstrong, determinar o conjunto de todos os atributos que são funcionalmente dependentes de X. Este conjunto, X +, é chamado fechamento (closure) de X sob F. Algoritmo para determinar X +, fechamento (closure) de X sob F. X + := X; repeat old X + := X + ; for each fd Y Z in F do until (old X + := X +) ; if Y X then X + := X + U Z;

38 UERJ Oscar Luiz Monteiro de Farias 38 Equivalência de Conjuntos de DFs Um conjunto de DFs E é coberto (covered) por um conjunto de DFs F, ou alternativamente diz-se que F cobre E, se toda DF em E pode ser inferida a partir de F. Dois conjuntos E e F de DFs são equivalentes se E + =F +. Pode-se determinar se F cobre E, calculando-se X + relativamente a F, para cada FD X Y em E, e então, verificando se X + inclui os atributos em Y. Se isto acontecer para toda FD em E, então F cobre E.

39 UERJ Oscar Luiz Monteiro de Farias 39 Conjunto Mínimo de DFs Um conjunto de DFs é mínimo (minimal), se satisfaz às seguintes condições: Toda dependência em F possui um único atributo em seu lado direito. Não se pode remover qualquer dependência de F e ainda se ter um conjunto de dependências que seja equivalente a F. Não se pode substituir qualquer dependência X A em F com a dependência Y A, onde Y é um subconjunto próprio de X e ainda se ter um conjunto de DFs que seja equivalente a F. Pode-se pensar em um conjunto mínimo de dfs como sendo um conjunto de dfs em forma padrão ou canônica, em que não haja redundâncias.

40 UERJ Oscar Luiz Monteiro de Farias 40 Formas Normais... Inicialmente Codd propôs três formas normais que são chamadas 1NF, 2NF e 3NF. Posteriormente uma definição mais rigorosa de 3NF foi proposta por Boyce e Codd, resultando na forma normal de Boyce e Codd. Todas estas formas normais (1NF, 2NF, 3NF e a FN de Boyce e Codd) são baseadas no conceito de DFs entre os atributos de uma relação. A 4FN é baseada no conceito de dependências multi-valoradas. A 5 NF, no conceito de dependências JOIN.

41 UERJ Oscar Luiz Monteiro de Farias 41 Formas Normais... O processo de Normalização de Dados pode ser visto como a decomposição, através do particionamento de atributos, de esquemas de relação indesejáveis em esquemas de relação que possuam algumas propriedades desejadas. Um dos objetivos do processo de normalização é evitar as anomalias de inserção, exclusão e atualização. As formas normais, consideradas isoladamente, não garantem um bom projeto de Banco de Dados.

42 UERJ Oscar Luiz Monteiro de Farias 42 Formas Normais... O processo de normalização, através da decomposição deve também confirmar a existência de propriedades adicionais que os esquemas das relações, considerados em conjunto, devem possuir: A propriedade não-aditiva ou JOIN sem perda (lossless join), que garante que tuplas espúrias não serão geradas, quando de um JOIN. A propriedade de preservação de dependência, que assegura que todas as DFs estão representadas em alguma das relações individuais resultantes. Recordação de conceitos: super-chave, chave, chave candidata, chave primária.

43 UERJ Oscar Luiz Monteiro de Farias 43 Definições Super-chave - conjunto de um ou mais atributos que, tomados coletivamente, nos permitem identificar de maneira unívoca uma entidade em um conjunto de entidades (tipo-entidade). Uma chave K (minimal superkey) de um esquema de relação R é uma superchave de R com a propriedade adicional de que, a remoção de qualquer atributo A de K resulta em um conjunto de atributos K que não é uma superchave de R. Chave candidata - é uma das chaves de um esquema de relação R. Chave primária - é uma chave candidata escolhida pelo projetista do BD para a identificação de entidades em um conjunto de entidades (por convenção são sublinhadas no esquema da relação). Atributo principal (prime attribute) de um esquema de relação R é um membro de qualquer chave de R.

44 UERJ Oscar Luiz Monteiro de Farias 44 1 a Forma Normal... A 1 a Forma Normal (1 a FN) não permite relações dentro de relações, ou seja, relações como atributos de tuplas. A 1 a FN é agora considerada como parte da definição formal de uma relação, a qual não permite atributos multi-valorados e nem atributos compostos. A 1 a FN estabelece que os domínios dos atributos devem incluir apenas valores atômicos. Ex.: EMP_PROJ (Ssn, Ename, {PROJS(Pnumber, Hours)})

45 UERJ Oscar Luiz Monteiro de Farias 45 1 a Forma Normal... i) Normalização de uma tabela multi-valorada com redundância. 1 a NF

46 UERJ Oscar Luiz Monteiro de Farias 46 1 a Forma Normal... ii) Normalização sem redundâncias (superior)

47 UERJ Oscar Luiz Monteiro de Farias 47 1 a Forma Normal... i) EMP_PROJ Ssn Ename Projs Pnumber Hours ii)

48 1 a Forma Normal... UERJ Oscar Luiz Monteiro de Farias 48

49 UERJ Oscar Luiz Monteiro de Farias 49 1 a Forma Normal... iii)

50 UERJ Oscar Luiz Monteiro de Farias 50 1 a Forma Normal... Pesquisas têm sido conduzidas no modelo relacional para permitir o uso de relações aninhadas. EMP_PROJ(Ssn, Ename, {PROJS(Pnumber, Hours)}) Para colocar em 1 a NF relações aninhadas, primeiro remove-se os atributos aninhados para uma nova relação, propagando-se a chave primária na mesma; a chave primária desta nova relação a chave parcial (da relação aninhada) com a chave primária da relação original.

51 UERJ Oscar Luiz Monteiro de Farias 51 2 a Forma Normal... Baseia-se no conceito de dependência total. Uma DF X Y é uma DF total, se a remoção de qualquer atributo A de X, implica em que a dependência não mais se verifica, isto é, (X - {A}) x Y. Uma DF X Y é uma DF parcial, se a remoção de algum atributo A de X, implica em que a dependência ainda se verifica, isto é, para algum A X, (X - {A}) Y. Um esquema de relação R está na 2 a Forma Normal (2 a FN), se todo atributo não principal A em R apresenta DF total da chave primária de R.

52 UERJ Oscar Luiz Monteiro de Farias 52 2 a Forma Normal... df1 df2 EP1 df3 Normalização 2NF EP2 EP3

53 UERJ Oscar Luiz Monteiro de Farias 53 2 a Forma Normal Um esquema de relação R que não esteja na 2 a FN pode ser normalizado em diversos esquemas de relação, nas quais os atributos não principais estão associados apenas com a parte da chave primária da qual apresentam dependência funcional total.

54 UERJ Oscar Luiz Monteiro de Farias 54 3 a Forma Normal... Uma relação R está na 3 a FN se e somente se, por todo o tempo, cada tupla de R consistir de um valor de chave primária que identifique alguma entidade, juntamente com um conjunto de valores de atributos mutuamente independentes que descrevam aquela entidade de alguma forma [C. J. Date]. Dois atributos são mutuamente independentes se nenhum for funcionalmente dependente do outro.

55 UERJ Oscar Luiz Monteiro de Farias 55 3 a Forma Normal... A 3 a FN baseia-se no conceito de dependência transitiva. Uma DF X Y em um esquema de relação R é uma dependência transitiva se existe um conjunto de atributos Z que não seja um subconjunto de qualquer chave de R e ambos X Z e Z Y se verificam. Ex.: a DF Ssn Mgrssn é transitiva via Dnumber em EMP_DEPT (slide #13), porque Ssn Dnumber e Dnumber Mgrssn e Dnumber não é um subconjunto da chave de EMP_DEPT.

56 UERJ Oscar Luiz Monteiro de Farias 56 3 a Forma Normal... Um esquema de relação R está na 3 a FN se ele está na 2 a FN e nenhum atributo não principal (no prime) for transitivamente dependente da chave primária. Ex.: Pode-se normalizar (3 a FN) EMP_DEPT decompondo-o nos esquemas ED1 e ED2. Intuitivamente observa-se que ED1 e ED2 representam fatos relacionados a diferentes entidades: EMPLOYEE e DEPARTMENT. Um Natural JOIN (*) em ED1 e ED2 irá recuperar a relação original EMP_DEPT, sem gerar tuplas espúrias.

57 UERJ Oscar Luiz Monteiro de Farias 57 3 a Forma Normal... Normalização 3 NF

58 UERJ Oscar Luiz Monteiro de Farias 58 Definições Gerais da 2 a NF e 3 a NF... No processo de normalização deseja-se projetar esquemas de relações que não possuam dependências parciais e/ou transitivas. As definições mais gerais da 2 a FN e 3 a FN levam em consideração todas as chaves candidatas (e não apenas as chaves primárias). Definição Geral da 2 a FN: Um esquema de relação R está na 2 a FN se todo atributo não-principal (non prime attribute) A em R não for parcialmente dependente de qualquer chave de R.

59 UERJ Oscar Luiz Monteiro de Farias 59 Definições Gerais da 2 a NF e 3 a NF... fd1 fd2 fd3 Semântica: i) Chaves candidatas: PROPERTY_ID e {COUNTY_NAME, LOT#}; ii) LOT# é único dentro de cada COUNTY; iii) supor 2 dfs adicionais: df3 - COUNTY_NAME TAX_RATE; df4 - AREA PRICE LOTS viola a 2 a FN porque TAX_RATE é parcialmente dependente da chave candidata {COUNTY_NAME, LOT#}. fd4

60 UERJ Oscar Luiz Monteiro de Farias 60 Definições Gerais da 2 a NF e 3 a NF... LOTS é normalizada na 2 a FN, removendo-se o atributo que é dependente da chave parcial e colocando-o em uma nova relação juntamente com a chave parcial. fd1 fd2 fd4 fd3

61 UERJ Oscar Luiz Monteiro de Farias 61 Definições Gerais da 2 a NF e 3 a NF... Definição Geral da 3 a FN: Um esquema de relação R está na 3 a FN sempre que, se uma dependência funcional X A valer em R, ou i) X é uma super-chave de R, ou ii) A é um atributo principal (prime) de R. LOTS2 está na 3 a FN, porém a df4 em LOTS1 viola a def. de 3 a FN, pois AREA não é uma super-chave de LOTS1 e PRICE não é um atributo principal (prime). LOTS2 é normalizada removendo-se o atributo não-principal da df que viola a def. da 3 a FN, juntamente com o lado esquerdo da mesma df para uma outra relação.

62 UERJ Oscar Luiz Monteiro de Farias 62 Definições Gerais da 2 a NF e 3 a NF... Normalização de LOTS1 na 3 a Forma Normal fd1 fd2 fd4

63 UERJ Oscar Luiz Monteiro de Farias 63 Definições Gerais da 2 a NF e 3 a NF... A definição de 3 a FN pode ser aplicada diretamente a um esquema de relação (não é preciso primeiro normalizar para a 2 a FN). Poder-se-ia decompor LOTS diretamente em LOTS1A, LOTS1B e LOTS2. LOTS1 viola a 3 a FN porque o atributo PRICE é transitivamente dependente de cada uma das chaves-candidatas, através do atributo não-principal AREA.

64 UERJ Oscar Luiz Monteiro de Farias 64 Definições Gerais da 2 a NF e 3 a NF... Interpretação da definição geral da 3 a FN Um esquema de relação R viola a definição geral da 3 a FN se vale em R uma dependência funcional X A em que ambas as condições i e ii da 3 a FN são violadas. Violar ii implica em que A é um atributo não-principal (nonprime). Violar i implica em que X não é um super-conjunto de alguma chave de R; X poderia ser não-principal ou poderia ser um subconjunto próprio de alguma chave de R; se X é não-principal tem-se tipicamente uma dependência transitiva que viola a 3 a FN, enquanto que se X é um subconjunto de uma chave de R teremos uma dependência parcial que viola a 3 a FN (e também a 2 a FN).

65 UERJ Oscar Luiz Monteiro de Farias 65 Definições Gerais da 2 a NF e 3 a NF Tem-se portanto, a seguinte definição alternativa para a 3 a FN: Um esquema de relação R está na 3 a FN se todo atributo não-principal de R: apresenta dependência funcional total em cada chave de R; é dependente não-transitivo de toda chave de R.

66 UERJ Oscar Luiz Monteiro de Farias 66 Forma Normal de Boyce-Codd (BCNF)... BCNF é mais restritiva que a 3 a FN. Uma relação em BCNF também está na 3 a FN. Todavia uma relação na 3 a FN não necessariamente está em BCNF. Suponha, no ex. dado, que haja a df AREA COUNTY_NAME LOTS1A está ainda na 3 a FN, pois COUNTY_NAME é um atributo principal. Decompondo LOTS1A em LOTS1AX(PROPERTY_ID#, AREA, LOT#) e LOTS1AY(AREA, COUNTY_NAME) evitar-se-ia a redundância de se repetir a mesma informação milhares de vezes em LOTS1A.

67 UERJ Oscar Luiz Monteiro de Farias 67 Forma Normal de Boyce-Codd (BCNF)... fd1 fd2 fd5 Normalização BCNF R está na 3 a FN, mas não em BCNF fd1 fd2

68 UERJ Oscar Luiz Monteiro de Farias 68 Forma Normal de Boyce-Codd (BCNF) Definição da 3 a BCNF [ref. Elmasri/Navathe]: Um esquema de relação R está em BCNF sempre que, ao valer uma DF X A em R, então X é uma super-chave de R. Um atributo, possivelmente composto, de um esquema de relação R, do qual um outro atributo é funcionalmente dependente, é chamado de determinante (funcional). Definição alternativa da 3 a BCNF [(ref. C. J. Date]: Um esquema de relação R está em BCNF se e somente se cada determinante de R for uma chave candidata. No exemplo fd5 viola a BCNF em LOTS1A, porque AREA não é uma super-chave de LOTS1A.

69 UERJ Oscar Luiz Monteiro de Farias 69 4 a Forma Normal... Relação CTX0 CURSO PROFESSOR TEXTO Physics {Prof. Green, Prof. Brown, Prof. Black} {Basic Mechanics, Principle of Optics} Math {Prof. White} {Modern Algebra, Projective Geometry} Semântica: o curso X pode ser ministrado por qualquer dos professores (situados na mesma linha da tabela) e o prof. pode adotar qualquer um dos livros textos indicados (situados na mesma linha da tabela).

70 UERJ Oscar Luiz Monteiro de Farias 70 4 a Forma Normal... CTX0 pode ser normalizada em CTX. CTX satisfaz à restrição: se aparecerem ambas as tuplas (c,t 1, x 1 ), (c, t 2, x 2 ) então aparecerão também as tuplas (c,t 1, x 2 ) e (c,t 2, x 1 ).

71 UERJ Oscar Luiz Monteiro de Farias 71 4 a Forma Normal... CTX, apesar de estar em BCNF (todos os seu atributos fazem parte da chave e não existem outras dfs), contém redundâncias evidentes, que causarão anomalias nas operações de atualização. Ex.: para adicionar-se a informação de que o curso de física passou a usar um novo texto Advanced Mechanics, torna-se necessário criar três novas tuplas - uma para cada professor. As dificuldades são causadas pelo fato dos atributos professor e texto não serem independentes.

72 UERJ Oscar Luiz Monteiro de Farias 72 4 a Forma Normal... CTX pode ser decomposta nas relações CP e CX, porém esta decomposição não está baseada em dependências funcionais. Tem-se, no caso, uma dependência de múltiplos valores (DMV). Há duas DMVs na relação CTX: CTX.CURSO CTX.PROFESSOR CTX.CURSO CTX.TEXTO

73 UERJ Oscar Luiz Monteiro de Farias 73 4 a Forma Normal... Significado: cada curso possui um conjunto bem definido de professores, i. e., para um curso c e um texto x, o conjunto t de professores que corresponde ao par (c, x) em CTX depende só de c - não faz diferença que valor de x escolhamos desde que c e x apareçam juntas em alguma tupla de CTX. Definição: Dada uma relação R com atributos A, B e C, a dependência de múltiplos valores R.A R.B vale para R, se e somente se (sss) o conjunto de valores de B que se combinam com um dado par (valores de A, valores de C) em R depender somente do valor de A e for independente do valor de C (A, B e C podem ser compostos). Uma DMV só pode existir em relações com pelo menos 3 atributos

74 UERJ Oscar Luiz Monteiro de Farias 74 4 a Forma Normal... Dada a relação R(A, B, C), a DMV R.A R.B vale sss a DMV R.A R.C também valer. Expressa-se ambas as DMVs pela notação: R.A R.B C A DF é uma DMV na qual o conjunto de valores dependentes consiste de um único valor. Teorema de Fagin: Uma relação R, com atributos A, B, e C, pode ser decomposta em suas duas projeções R1(A, B) e R2(A, C) sss a DMV A B C valer em R.

75 UERJ Oscar Luiz Monteiro de Farias 75 4 a Forma Normal... Definição da 4 a FN [C.J. Date]: Uma relação R está na 4 a FN sss, sempre que existir uma DMV em R, digamos A B, todos os atributos de R são funcionalmente dependentes de A (i.e., A X para todos os atributos X de R). i.e., as únicas dependências (DMVs e DFs) em R são da forma K X (i.e., uma dependência funcional de uma chave candidata K em algum outro atributo X). Uma DMV X Y em R é denominada uma DMV trivial se i) Y é um subconjunto de X ou ii) (X U Y) = R. As relações que contêm DMVs não-triviais tendem a ser relações todas-chaves, i.e, a sua chave é composta por todos os atributos.

76 UERJ Oscar Luiz Monteiro de Farias 76 4 a Forma Normal... Fagin comprovou dois resultados importantes, que permitem incorporar a 4 a FN no procedimento global de normalização: A 4 a FN é estritamente mais poderosa que a BCNF, i.e., qualquer relação na 4 a FN está necessariamente na BCNF. Qualquer relação pode ser decomposta sem perdas em uma coleção equivalente de relações na 4 a FN. Uma relação R(A, B, C) satisfazendo as DFs A B, B C é melhor decomposta em suas projeções sobre (A, B) e (B, C) do que sobre (A, B) e (A, C). O mesmo vale quando as DFs são substituídas pelas MVDs A B, B C

77 UERJ Oscar Luiz Monteiro de Farias 77 5 a Forma Normal... Existem relações que não podem ser decompostas sem perdas e em duas projeções, mas que podem ser decompostas sem perdas em três (ou mais) projeções.

78 UERJ Oscar Luiz Monteiro de Farias 78 5 a Forma Normal... JUNÇÃO sobre P# JUNÇÃO sobre (J#, S#) TUPLA ESPÚRIA TABELA SPJ ORIGINAL

79 UERJ Oscar Luiz Monteiro de Farias 79 5 a Forma Normal... A afirmativa de que SPJ é igual à junção de suas três projeções SP, PJ e JS é equivalente à afirmativa: se o par (s 1, p 1 ) aparece em SP e o par (p 1, j 1 ) aparece em PJ e o par (j 1, s 1 ) aparece em JS então a tripla (s 1, p 1, j 1 ) obviamente aparece na junção de SP, PJ e JS. Uma vez que (s 1, p 1 ) aparece em SP sss s 1 e p 1 aparecem juntos em SPJ,o mesmo acontecendo com (p 1, j 1 ) e (j 1, s 1 ), podemos reescrever a última afirmativa como uma restrição sobre SPJ: se (s 1, p 1, j 2 ), (s 2, p 1, j 1 ), (s 1, p 2, j 1 ) aparecem em SPJ então (s 1, p 1, j 1 ) também aparece em SPJ.

80 UERJ Oscar Luiz Monteiro de Farias 80 5 a Forma Normal... A restrição anterior é satisfeita sss a relação envolvida for a junção de certas projeções suas. Esta restrição é chamada de Dependência de Junção. SPJ satisfaz a dependência de junção * (SP, PJ, JS). Definição: Uma Dependência de Junção (DJ), denotada por DJ(R 1, R 2,... R n ), especificada em um esquema de relação R, determina uma restrição nas instâncias r de R. A restrição diz que toda instância legal r de R deve ter uma decomposição de junção sem perdas (lossless join decomposition) em R 1, R 2,... R n ; i.e., * ( <R1 >(r), <R2> (r),..., <Rn> (r)) = r. Note que uma DMV é um caso particular de DJ, onde n=2.

81 UERJ Oscar Luiz Monteiro de Farias 81 5 a Forma Normal Uma dependência de junção DJ(R 1, R 2,... R n ), especificada em um esquema de relação R é uma DJ trivial se um dos esquemas de relação R i em DJ(R 1, R 2,... R n ), for igual a R. Tal DJ é chamada trivial porque possui a propriedade de junção sem perdas (lossless join) para qualquer relação de instância r de R e, portanto, náo determina qualquer tipo de restrição sobre R. Definição: um esquema de relação R está na 5 a FN (ou forma normal project-join - PJNF) relativamente a um conjunto F de DFs, MVDs e DJs, se para toda dependência de junção DJ(R 1, R 2,... R n ) não trivial em F + (i.e., implicado por F) todo R i é uma super-chave de R. Descobrir DJs em BDs reais não é uma tarefa fácil...

82 UERJ Oscar Luiz Monteiro de Farias 82 Forma Normal Domínio-Chave Definição: Uma relação está na Domain-Key Normal Form (DKNF) se todas as dependências e restrições que deveriam valer na relação podem ser determinadas (enforced) simplesmente pela determinação de restrições de domínio e restrições chaves especificadas na relação. A idéia por trás da DKNF é especificar (ao menos teoricamente) a forma normal definitiva, que leve em consideração todos os tipos de dependências e restrições. Utilidade prática é limitada, pois restrições complexas não parecem poder ser incluídas em relações DKNF.

83 UERJ Oscar Luiz Monteiro de Farias 83 Finalmente... Para complementar a formação estudar: capítulos 13, 14 e 21 (apenas 21.1 e 21.2) do Fundamentals of Database Systems, Elmasri/Navathe cap. 14 do Introdução a Sistemas de Bancos de Dados, C. J. Date, Editora Campus. 2 a Prova: 23/01/2001 às 07:00 horas no LABOGEO.

Normalização. Normalização. Noção central: qualidade do projeto. Normalização : na Prática. Qual o problema desta imagem? Zoom

Normalização. Normalização. Noção central: qualidade do projeto. Normalização : na Prática. Qual o problema desta imagem? Zoom DCC011 Introdução a Banco de Dados Normalização Mirella M. Moro Departamento de Ciência da Computação Universidade Federal de Minas Gerais mirella@dcc.ufmg.br 1. Normalização A. Semântica dos atributos

Leia mais

Normalização para Bancos de Dados Relacionais

Normalização para Bancos de Dados Relacionais Introdução Normalização para Bancos de Dados Relacionais Banco de Dados I Prof. Guilherme Tavares de Assis Universidade Federal de Ouro Preto UFOP Instituto de Ciências Exatas e Biológicas ICEB Departamento

Leia mais

NORMALIZAÇÃO. Lílian Simão Oliveira

NORMALIZAÇÃO. Lílian Simão Oliveira NORMALIZAÇÃO Lílian Simão Oliveira Normalização Normalização de dados : decomposição de esquemas para minimizar redundância e evitar anomalias de atualização, inserção e remoção. Projeto conceitual bem

Leia mais

DCC011 Introdução a Banco de Dados

DCC011 Introdução a Banco de Dados DCC011 Introdução a Banco de Dados Normalização Normalização Mirella M. Moro Departamento de Ciência da Computação Universidade Federal de Minas Gerais mirella@dcc.ufmg.br 1. Normalização A. Semântica

Leia mais

Normalização para Bancos de Dados Relacionais

Normalização para Bancos de Dados Relacionais Introdução De acordo com o modelo relacional: Normalização para Bancos de Dados Relacionais Banco de Dados I Prof. Guilherme Tavares de Assis Universidade Federal de Ouro Preto UFOP Instituto de Ciências

Leia mais

Banco de Dados. Dependências Funcionais e Normalização de Bancos de Dados Relacionais. João Eduardo Ferreira Osvaldo Kotaro Takai Marcelo Finger

Banco de Dados. Dependências Funcionais e Normalização de Bancos de Dados Relacionais. João Eduardo Ferreira Osvaldo Kotaro Takai Marcelo Finger Banco de Dados Dependências Funcionais e Normalização de Bancos de Dados Relacionais João Eduardo Ferreira Osvaldo Kotaro Takai Marcelo Finger Abordagens de Projeto Top down Bottom up Iniciar com o agrupamento

Leia mais

Bases de Dados. Parte VII Normalização

Bases de Dados. Parte VII Normalização Bases de Dados Parte VII Normalização 1 Desenho de BDs Relacionais! Algumas questões sobre o desenho de BDs relacionais:! Como é que se desenha uma boa BD relacional?! Qual é o critério para quantificar

Leia mais

Banco de Dados - Senado

Banco de Dados - Senado Banco de Dados - Senado Normalização Material preparado: Prof. Marcio Vitorino Normalização Normalização de dados: decomposição de esquemas para evitar anomalias de atualização. Bom desig evita redundância

Leia mais

Banco de Dados. Dependências Funcionais e Normalização de Bancos de Dados Relacionais. João Eduardo Ferreira Osvaldo Kotaro Takai

Banco de Dados. Dependências Funcionais e Normalização de Bancos de Dados Relacionais. João Eduardo Ferreira Osvaldo Kotaro Takai Banco de Dados Dependências Funcionais e Normalização de Bancos de Dados Relacionais João Eduardo Ferreira Osvaldo Kotaro Takai Abordagens de Projeto Top-down Iniciar com o agrupamento dos atributos obtidos

Leia mais

Bases de Dados. Parte VIII: Normalização

Bases de Dados. Parte VIII: Normalização Bases de Dados MBI/MI/LCC/LEG/LERSI/LMAT Parte VIII Normalização 1 Desenho de BDs Relacionais Algumas questões sobre o desenho de BDs relacionais: Como é que se desenha uma boa BD relacional? Qual é o

Leia mais

Dependência Funcional e Normalização)

Dependência Funcional e Normalização) Dependência Funcional e Normalização) Qualidade de Projeto O objetivo é evitar os problemas que podem provocar falhas no projeto do banco de dados, bem como eliminar a mistura de assuntos e as correspondentes

Leia mais

INF1383 -Bancos de Dados

INF1383 -Bancos de Dados INF1383 -Bancos de Dados Prof. Sérgio Lifschitz DI PUC-Rio Eng. Computação, Sistemas de Informação e Ciência da Computação INTRODUÇÃO À TEORIA DA NORMALIZAÇÃO PROJETO LÓGICO DE BANCOS DE DADOS Slide 1-34

Leia mais

Aula 12 BD1 Dependências Funcionais e Normalização. Profa. Elaine Faria UFU

Aula 12 BD1 Dependências Funcionais e Normalização. Profa. Elaine Faria UFU Aula 12 BD1 Dependências Funcionais e Normalização Profa. Elaine Faria UFU - 2018 Refinamento de Esquema Problemas causados pela redundância Armazenamento redundante Algumas informações são armazenadas

Leia mais

Normalização: Noções Básicas

Normalização: Noções Básicas Normalização: Noções Básicas Além de corresponder a uma representação relacional do diagrama ER discutido no livro-texto, o esquema relacional acima possui alguma propriedade específica que o qualifica

Leia mais

GBC043 Sistemas de Banco de Dados Normalização de Relações em Projeto de BD

GBC043 Sistemas de Banco de Dados Normalização de Relações em Projeto de BD GBC043 Sistemas de Banco de Dados Normalização de Relações em Projeto de BD Ilmério Reis da Silva ilmerio@facom.ufu.br www.facom.ufu.br/~ilmerio/sbd UFU/FACOM Projeto de BD Relacionais Método 1: mapeamento

Leia mais

GES013 Sistema de Banco de Dados Normalização de Relações em Projeto de BD (1FN a FNBC)

GES013 Sistema de Banco de Dados Normalização de Relações em Projeto de BD (1FN a FNBC) GES013 Sistema de Banco de Dados Normalização de Relações em Projeto de BD (1FN a FNBC) Ilmério Reis da Silva ilmerio arroba ufu.br www.facom.ufu.br/~ilmerio/sbd UFU/FACOM Página:2 Projeto de BD Relacionais

Leia mais

DCC/UFRJ Bancos de Dados IPedro Manoel da Silveira. Projeto de BD Relacionais. Objetivos do Projeto de BD. PMS v2bancos de Dados Relacionais 1

DCC/UFRJ Bancos de Dados IPedro Manoel da Silveira. Projeto de BD Relacionais. Objetivos do Projeto de BD. PMS v2bancos de Dados Relacionais 1 DCC/UFRJ Pedro Manoel Bancos de Dados Relacionais Projeto Projeto de de Bancos Bancos de de Dados Dados Relacionais Relacionais Projeto de BD Relacionais Problema: Como distribuir os dados de um sistema

Leia mais

Normalização. Prof. Rogério Gonçalves Bittencourt, M.Sc.

Normalização. Prof. Rogério Gonçalves Bittencourt, M.Sc. Normalização Prof. Rogério Gonçalves Bittencourt, M.Sc. Introdução Processo sistemático e matemático através do qual uma tabela relacional não normalizada é transformada em um conjunto de tabelas normalizadas

Leia mais

Redundância é a causa de vários problemas com esquemas relacionais: armazenamento redundante, anomalias de inserção, de exclusão e de atualização.

Redundância é a causa de vários problemas com esquemas relacionais: armazenamento redundante, anomalias de inserção, de exclusão e de atualização. 1 Redundância é a causa de vários problemas com esquemas relacionais: armazenamento redundante, anomalias de inserção, de exclusão e de atualização. Restrições de integridade, particularmente dependências

Leia mais

Uma base de dados está num estado de integridade se contém apenas dados válidos. Os dados armazenados devem estar de acordo com a realidade

Uma base de dados está num estado de integridade se contém apenas dados válidos. Os dados armazenados devem estar de acordo com a realidade 2. Modelo Relacional... 2.1. Estrutura de Dados Relacional 2.2. Álgebra Relacional 2.3. Linguagens Relacionais 2.4. Restrições de integridade Uma base de dados está num estado de integridade se contém

Leia mais

Objectivos com o Desenho de Bases de Dados Dependências funcionais 1ª Forma Normal Decomposição Forma Normal de Boyce-Codd 3ª Forma Normal

Objectivos com o Desenho de Bases de Dados Dependências funcionais 1ª Forma Normal Decomposição Forma Normal de Boyce-Codd 3ª Forma Normal Capítulo 6: Desenho de Bases de Dados Objectivos com o Desenho de Bases de Dados Dependências funcionais 1ª Forma Normal Decomposição Forma Normal de Boyce-Codd 3ª Forma Normal Dependências multivalor

Leia mais

Introdução aos Sistemas de Bancos de Dados 1 a versão - MAC5760 DCC-IME-USP J.E.FERREIRA e O.TAKAI Terceira Forma Normal (3FN)

Introdução aos Sistemas de Bancos de Dados 1 a versão - MAC5760 DCC-IME-USP J.E.FERREIRA e O.TAKAI Terceira Forma Normal (3FN) 7.3.3. Terceira Forma Normal (3FN) A terceira forma normal é baseado no conceito de dependência transitiva. Uma dependência X Y em uma relação R é uma dependência transitiva se existir um conjunto de atributos

Leia mais

Refinamento de Esquemas e Normalização

Refinamento de Esquemas e Normalização Refinamento de Esquemas e Normalização 6-1 Os Maus da Redundância Redundância é a raiz de diversos problemas associados com esquemas relacionais: armazenamento, anomalias de inserção, atualização e remoção

Leia mais

Roteiro. Normalização. BCC321 - Banco de Dados I. Ementa. Para que serve a normalização? Posicionamento

Roteiro. Normalização. BCC321 - Banco de Dados I. Ementa. Para que serve a normalização? Posicionamento Roteiro Normalização Posicionamento Luiz Henrique de Campos Merschmann Departamento de Computação Universidade Federal de Ouro Preto luizhenrique@iceb.ufop.br www.decom.ufop.br/luiz Introdução Dependências

Leia mais

. Um modelo que represente fielmente a realidade. Um modelo capaz de responder às funcionalidades que se pretendem

. Um modelo que represente fielmente a realidade. Um modelo capaz de responder às funcionalidades que se pretendem 3. Teoria da Normalização Ao modelar a informação procura-se:. Um modelo que represente fielmente a realidade. Um modelo capaz de responder às funcionalidades que se pretendem Queremos obter um modelo

Leia mais

Normalização. Anomalias Dependência e determinantes Normalização

Normalização. Anomalias Dependência e determinantes Normalização FACULDADE ANGLO AMERICANO FOZ DO IGUAÇU Curso de Ciência da Computação 5º Periodo Disciplina: Banco de Dados I Prof. Erinaldo Sanches Nascimento Normalização Anomalias Dependência e determinantes Normalização

Leia mais

Curso Superior de Tecnologia em BD Curso Superior de Tecnologia em DAI

Curso Superior de Tecnologia em BD Curso Superior de Tecnologia em DAI Curso Superior de Tecnologia em BD Curso Superior de Tecnologia em DAI Fundamentos de Banco de Dados Aula 05 Normalização Normalização Objetivo Apresentar uma abordagem de projeto de banco de dados, denominada

Leia mais

26/03/2012. É uma restrição entre dois conjuntos de atributos do banco de dados. Definição formal: Significa que: Exemplos

26/03/2012. É uma restrição entre dois conjuntos de atributos do banco de dados. Definição formal: Significa que: Exemplos É uma restrição entre dois conjuntos de atributos do banco de dados. Normalização 2012.1 2 Definição formal: Uma dependência funcional é denotada por X Y entre dois conjuntos distintos de atributos X e

Leia mais

Banco de Dados I Módulo II: Modelagem Entidade- Relacionamento versus Relacional. (Aula 5) Clodis Boscarioli

Banco de Dados I Módulo II: Modelagem Entidade- Relacionamento versus Relacional. (Aula 5) Clodis Boscarioli Banco de Dados I 2007 Módulo II: Modelagem Entidade- Relacionamento versus Relacional (Aula 5) Clodis Boscarioli Agenda: Normalização: Conceitos Gerais; Definições; 1NF; 2NF; 3NF; BCNF. Exercício de fixação.

Leia mais

Técnicas de Modelação de Dados

Técnicas de Modelação de Dados Técnicas de Modelação de Dados Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas de Informáticos Programação e Sistemas de Informação Módulo 13 Técnicas de Modelação de Dados Professora: Sandra

Leia mais

Dependência Funcional e Normalização. Qualidade de um Projeto. Semântica dos Atributos. Dependência Funcional e Normalização

Dependência Funcional e Normalização. Qualidade de um Projeto. Semântica dos Atributos. Dependência Funcional e Normalização Pós-graduação em Ciência da Computação CCM-205 Sistema de Bancos de Dados Profa. Maria Camila Nardini Barioni camila.barioni@ufabc.edu.br Bloco B - sala 937 2 quadrimestre de 2011 Cada esquema de relação

Leia mais

Forma Normal de Boyce Codd 3 a Forma Normal

Forma Normal de Boyce Codd 3 a Forma Normal Normalização: Forma Normal de Boyce Codd 3 a Forma Normal Fernando Lobo Base de Dados, Universidade do Algarve 1 / 38 Normalização O objectivo é obter esquemas relacionais sem redundância e sem anomalias.

Leia mais

Dependências funcionais e normalização

Dependências funcionais e normalização Dependências funcionais e normalização 1 a Forma Normal 2 a Forma Normal Objectivos na Concepção de Bases de Dados Dependências funcionais Decomposição Forma Normal de Boyce-Codd 3 a Forma Normal Dependências

Leia mais

Banco de Dados I Módulo II: Modelagem Entidade- Relacionamento versus Relacional. (Aula 4) Clodis Boscarioli

Banco de Dados I Módulo II: Modelagem Entidade- Relacionamento versus Relacional. (Aula 4) Clodis Boscarioli Banco de Dados I 2007 Módulo II: Modelagem Entidade- Relacionamento versus Relacional (Aula 4) Clodis Boscarioli Agenda: Dependências Funcionais; Dependências Funcionais e Projeto de Banco de Dados Relacional;

Leia mais

GBC043 Sistemas de Banco de Dados

GBC043 Sistemas de Banco de Dados Ciência da Computação GBC043 Sistemas de Banco de Dados e Normalização Profa. Maria Camila Nardini Barioni camila.barioni@ufu.br Bloco B - sala 1B137 Resolução exercício da última aula prática 2 semestre

Leia mais

Profa. Flávia Cristina Bernardini

Profa. Flávia Cristina Bernardini Banco de Dados Dependência Funcional, Dependência Multivalorada e Normalização Profa. Flávia Cristina Bernardini * Slides Baseados no material elaborado pelos professores Eduardo R. Hruschka, Cristina

Leia mais

Teoria e Metodologia de Projeto de Banco de Dados

Teoria e Metodologia de Projeto de Banco de Dados Teoria e Metodologia de Projeto de Banco de Dados Dr. Fabiano Cavalcanti Fernandes fabiano.fernandes@ifb.edu.br Brasília - DF 1 Agenda Dependência Funcional Normalização em um Banco de Dados Relacional

Leia mais

Modelo Relacional. Modelo Relacional. Modelo Relacional. Banco de Dados. Modelo Relacional. Modelo Relacional. Fernando Fonseca Ana Carolina

Modelo Relacional. Modelo Relacional. Modelo Relacional. Banco de Dados. Modelo Relacional. Modelo Relacional. Fernando Fonseca Ana Carolina Banco de Dados Definido por E F Codd em 1970, teve sua grande aceitação comercial a partir de meados da década de 1980 Razões da grande aceitação Simplicidade dos conceitos básicos Poder dos operadores

Leia mais

Normalização: 3 a Forma Normal

Normalização: 3 a Forma Normal Normalização: 3 a Forma Normal Fernando Lobo Base de Dados, aula 10 1 / 14 3 a Forma Normal: Motivação Por vezes a decomposição para BCNF não preserva as DF s da relação original. Nesses casos, não devemos

Leia mais

Banco de Dados I. Aula 17 - Prof. Bruno Moreno 08/11/2011

Banco de Dados I. Aula 17 - Prof. Bruno Moreno 08/11/2011 Banco de Dados I Aula 17 - Prof. Bruno Moreno 08/11/2011 Plano de Aula Visões em SQL Normalização Motivação Definição Formas Normais Banco de Dados I VISÕES Visões É uma tabela única derivada de outra(s)

Leia mais

Forma Normal de Boyce-Codd

Forma Normal de Boyce-Codd Teste de Preservação de Dependências Para verificar se α β é preservada na decomposição R em R 1, R 2,..., R n aplica-se o seguinte teste: res := α enquanto (houver alterações em res) faz para cada R i

Leia mais

Tornou-se um padrão de fato para aplicações comerciais, devido a sua simplicidade e performance.

Tornou-se um padrão de fato para aplicações comerciais, devido a sua simplicidade e performance. Histórico Foi introduzido por Codd (1970) Tornou-se um padrão de fato para aplicações comerciais, devido a sua simplicidade e performance. É um modelo formal, baseado na teoria matemática das relações

Leia mais

Banco de Dados - INE Projeto de Banco de Dados Relacionais. Prof. Mario Dantas

Banco de Dados - INE Projeto de Banco de Dados Relacionais. Prof. Mario Dantas Banco de Dados - INE 5323 Projeto de Banco de Dados Relacionais Prof. Mario Dantas Projeto de Banco de Dados Relacionais -Armadilhas - Decomposição - Dependências Funcionais e Normalização - Dependências

Leia mais

Modelo Relacional. Gerenciamento de Dados e Informação. Modelo Relacional Sejam os domínios D 1 (D- Pessoa) e D 2 (D- Endereço) Modelo Relacional

Modelo Relacional. Gerenciamento de Dados e Informação. Modelo Relacional Sejam os domínios D 1 (D- Pessoa) e D 2 (D- Endereço) Modelo Relacional Gerenciamento de Dados e Informação Definido por E F Codd em 1970, teve sua grande aceitação comercial a partir de meados da década de 1980 Razões da grande aceitação Simplicidade dos conceitos básicos

Leia mais

Bancos (Bases) de Dados Aula #6 Dependência Funcional Dependência Multivalorada

Bancos (Bases) de Dados Aula #6 Dependência Funcional Dependência Multivalorada Bancos (Bases) de Dados Aula #6 Dependência Funcional Dependência Multivalorada Normalização Prof. Eduardo R. Hruschka * Slides baseados no material elaborado pelas professoras: Cristina D. A. Ciferri

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ACH2025 Laboratório de Bases de Dados Aula 3 Revisão de Conceitos Professora: Fátima L. S. Nunes Codd 1972 verificação de um conjunto de regras pra certificar se o esquema de uma relação satisfaz a uma

Leia mais

Modelo de Dados Relacional

Modelo de Dados Relacional Modelo de Dados Relacional Introdução O modelo relacional representa um banco de dados como um conjunto de relações Informalmente, uma relação é uma tabela de valores, onde cada linha representa uma coleção

Leia mais

GES013 Sistema de Banco de Dados. Modelo Relacional (R) Ilmério Reis da Silva ilmerio arroba ufu.br UFU/FACOM

GES013 Sistema de Banco de Dados. Modelo Relacional (R) Ilmério Reis da Silva ilmerio arroba ufu.br  UFU/FACOM GES013 Sistema de Banco de Dados Modelo Relacional (R) Ilmério Reis da Silva ilmerio arroba ufu.br www.facom.ufu.br/~ilmerio/sbd UFU/FACOM UFU/FACOM Página 2 Modelo Relacional R : Definição Def. O MODELO

Leia mais

Dependência Funcional e Normalização. Relembrando: Primeira Forma Normal (1FN) Relembrando: Segunda Forma Normal (2FN) Terceira Forma Normal (3FN)

Dependência Funcional e Normalização. Relembrando: Primeira Forma Normal (1FN) Relembrando: Segunda Forma Normal (2FN) Terceira Forma Normal (3FN) Pós-graduação em Ciência da Computação CCM-205 Sistema de Bancos de Dados Dependência Funcional e Normalização Profa. Maria Camila Nardini Barioni camila.barioni@ufabc.edu.br Bloco B - sala 937 Relembrando:

Leia mais

Modelo Entidade Relacionamento Estendido (ERE)

Modelo Entidade Relacionamento Estendido (ERE) Modelo Entidade Relacionamento Estendido (ERE) A maioria dos BDs podem ser modelados por meio dos conceitos básicos do modelo ER, mas alguns aspectos podem ser expressos mais convenientemente por meio

Leia mais

Dependências Funcionais e Formas Normais. Formas Normais Pedro Sousa 1

Dependências Funcionais e Formas Normais. Formas Normais Pedro Sousa 1 Dependências Funcionais e Formas Normais Formas Normais Pedro Sousa 1 Introdução As dependências funcionais e as formas normais estabelecem critérios de qualidade de desenho no modelo Relacional. Permitem

Leia mais

4.1 Introdução. Unidade 4 Dependências funcionais e normalização para bancos de dados relacionais. Esta unidade tem como objetivo:

4.1 Introdução. Unidade 4 Dependências funcionais e normalização para bancos de dados relacionais. Esta unidade tem como objetivo: Unidade 4 Dependências funcionais e normalização para bancos de dados relacionais Esta unidade tem como objetivo: Definir o conceito de dependência funcional, que é a ferramenta básica para analisar esquemas

Leia mais

Engenharia Reversa de Arquivos e Normalização

Engenharia Reversa de Arquivos e Normalização Engenharia Reversa de Arquivos e Normalização Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Prof. Edwar Saliba Júnior Novembro de 2018 Unidade 06 Engenharia Reversa de Arquivos

Leia mais

MODELO DE BANCO DE DADOS RELACIONAL

MODELO DE BANCO DE DADOS RELACIONAL UNINGÁ UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR INGÁ FACULDADE INGÁ CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO BANCO DE DADOS I MODELO DE BANCO DE DADOS RELACIONAL Profº Erinaldo Sanches Nascimento Objetivos Descrever os princípios básicos

Leia mais

Objetivos:

Objetivos: Objetivos: Apresentar o conceito de normalização Apresentar e exemplificar a 1ª forma normal Apresentar e exemplificar a 2ª forma normal Apresentar e exemplificar a 3ª forma normal NORMALIZAÇÃO O processo

Leia mais

Banco de Dados Aula 02

Banco de Dados Aula 02 Matéria: Banco de Dados Banco de Dados Aula 02 Professor: Esp.: Patricia Dias da Silva Peixoto NORMALIZAÇÕES DE ENTIDADES DO BANCO DE DADOS Quando estamos criando as tabelas de um banco de dados, devemos

Leia mais

Objectivos com o Desenho de Bases de Dados Dependências funcionais 1ª Forma Normal Decomposição Forma Normal de Boyce-Codd 3ª Forma Normal

Objectivos com o Desenho de Bases de Dados Dependências funcionais 1ª Forma Normal Decomposição Forma Normal de Boyce-Codd 3ª Forma Normal Capítulo 6: Desenho de Bases de Dados Objectivos com o Desenho de Bases de Dados Dependências funcionais 1ª Forma Normal Decomposição Forma Normal de Boyce-Codd 3ª Forma Normal Dependências multivalor

Leia mais

Roteiro da aula. Dependência Funcional e Normalização. Semântica dos Atributos. Qualidade de um Projeto. Dependência Funcional e Normalização

Roteiro da aula. Dependência Funcional e Normalização. Semântica dos Atributos. Qualidade de um Projeto. Dependência Funcional e Normalização Ciência da Computação GBC043 Sistemas de Banco de Dados e Normalização Profa. Maria Camila Nardini Barioni camila.barioni@ufu.br Bloco B - sala 1B137 1 semestre de 2018 Roteiro da aula Medidas Informais

Leia mais

1FN: os atributos de uma relação têm que ser atómicos. FNBC: para qualquer dependência funcional α β numa relação, ou α β é trivial ou α é super-chave

1FN: os atributos de uma relação têm que ser atómicos. FNBC: para qualquer dependência funcional α β numa relação, ou α β é trivial ou α é super-chave Bases de Dados Dependências funcionais Formas Normais revisão 1FN: os atributos de uma relação têm que ser atómicos FNBC: para qualquer dependência funcional α β numa relação, ou α β é trivial ou α é super-chave

Leia mais

MATA60 BANCO DE DADOS Aula 3- Modelo de Entidades e Relacionamentos. Prof. Daniela Barreiro Claro

MATA60 BANCO DE DADOS Aula 3- Modelo de Entidades e Relacionamentos. Prof. Daniela Barreiro Claro MATA60 BANCO DE DADOS Aula 3- Modelo de Entidades e Relacionamentos Prof. Daniela Barreiro Claro Agenda Modelo de Dados MER 2 de X; X=37 Modelo de Dados O Modelo de Dados é a principal ferramenta que fornece

Leia mais

Modelo Relacional. Josino Rodrigues

Modelo Relacional. Josino Rodrigues Modelo Relacional Josino Rodrigues Modelo Relacional Chave Primária Atributos PILOTO Num-cad Nome CPF Endereço 0101 João 123456 Recife Tuplas 0035 José 234567 São Paulo... 0987 Pedro 567890 Recife 2 Chave

Leia mais

23/05/12. Agenda. Introdução. Introdução. Introdução. Álgebra. Relacional. Cálculo. Relacional

23/05/12. Agenda. Introdução. Introdução. Introdução. Álgebra. Relacional. Cálculo. Relacional Processamento de Consultas em BD Distribuídos Decomposição de consultas e Localização de dados IN1128/IF694 Bancos de Dados Distribuídos e Móveis Ana Carolina Salgado acs@cin.ufpe.br Bernadette Farias

Leia mais

Refinamento de Esquemas e Formas Normais

Refinamento de Esquemas e Formas Normais Refinamento de Esquemas e Formas Normais Capítulo 19 UNICAMP/IC/MO410/MC536/2003-5 - Slides do livro Database Management Systems 3ed, R. Ramakrishnan and J. Gehrke, McGrow-Hill, 2003. Cap. 19-1 Roteiro

Leia mais

modelo introduzido por E. F. Codd Meados da década de 70: protótipos. INGRES (UC Berkeley, 73 77) System R (IBM Research at San Jose, 74 78)

modelo introduzido por E. F. Codd Meados da década de 70: protótipos. INGRES (UC Berkeley, 73 77) System R (IBM Research at San Jose, 74 78) 1 1970 - modelo introduzido por E. F. Codd Meados da década de 70: protótipos INGRES (UC Berkeley, 73 77) System R (IBM Research at San Jose, 74 78) 1979: primeiro produto SQL (Oracle) Meados da década

Leia mais

MATA60 BANCO DE DADOS Aula 5- Modelo Relacional. Prof. Daniela Barreiro Claro

MATA60 BANCO DE DADOS Aula 5- Modelo Relacional. Prof. Daniela Barreiro Claro MATA60 BANCO DE DADOS Aula 5- Modelo Relacional Prof. Daniela Barreiro Claro Agenda Histórico Modelo em Redes e Hierárquico Modelo Relacional Restrições de Integridade Chaves FORMAS - UFBA 2 de X Histórico

Leia mais

Modelo Relacional Prof. Msc Denival A. dos Santos

Modelo Relacional Prof. Msc Denival A. dos Santos Modelo Relacional Prof. Msc Denival A. dos Santos Introdução Criado por Edgar F. Codd em 70 (primeiros sistemas relacionais: 1977 78: System R e Ingres); O modelo relacional é um modelo lógico fundamentado

Leia mais

Modelo Relacional. André Restivo. Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. February 24, 2012

Modelo Relacional. André Restivo. Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. February 24, 2012 Modelo Relacional André Restivo Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto February 24, 2012 André Restivo (FEUP) Modelo Relacional February 24, 2012 1 / 19 Sumário 1 Modelo Relacional 2 Operações

Leia mais

Modelo Relacional. Relacionamento. Processo de Projeto de. Programa. Modelo Entidade Relacionamento

Modelo Relacional. Relacionamento. Processo de Projeto de. Programa. Modelo Entidade Relacionamento Programa DCC011 Introdução a Banco de Dados Modelo Relacional Mirella M. Moro Departamento de Ciência da Computação Universidade Federal de Minas Gerais mirella@dcc.ufmg.br Introdução Conceitos básicos,

Leia mais

Unidade 4 Projeto de BD Relacional

Unidade 4 Projeto de BD Relacional Unidade 4 Projeto de BD Relacional UFCG/CEEI/DSC Banco de Dados I Prof. Cláudio Baptista, PhD Principais Conceitos do MER: Tipos de entidades (regular, fraca); Graus de relacionamentos (binário, n-ário);

Leia mais

Cadeira de Tecnologias de Informação. Ano lectivo 2008/09. de Tabelas

Cadeira de Tecnologias de Informação. Ano lectivo 2008/09. de Tabelas Cadeira de Tecnologias de Informação Ano lectivo 2008/09 Normalização de Tabelas Profª Ana Lucas (Responsável) Mestre Cristiane Pedron Mestre Fernando Naves Engª Filipa Pires da Silva Dr. José Camacho

Leia mais

Sistemas de Informação e Bases de Dados 2012/2013. Modelo Relacional. Alberto Sardinha 2012 IST

Sistemas de Informação e Bases de Dados 2012/2013. Modelo Relacional. Alberto Sardinha 2012 IST Sistemas de Informação e Bases de Dados 2012/2013 Modelo Relacional Alberto Sardinha Bibliografia Raghu Ramakrishnan, Database Management Systems, Cap. 3 1 Sumário Modelo Relacional Conversão Modelo EA

Leia mais

Qualidade de projeto de BD relacional

Qualidade de projeto de BD relacional Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Ciência da Computação Banco de Dados Prof. Nilton Prof. Nilton nilton@comp.uems.br 1 Qualidade de projeto de BD relacional 1ª) Projetar esquemas fáceis de serem

Leia mais

Bases de Dados 2012/2013 Dependências Funcionais e Normalização. Helena Galhardas 2013 IST. Bibliografia

Bases de Dados 2012/2013 Dependências Funcionais e Normalização. Helena Galhardas 2013 IST. Bibliografia Bases de Dados 2012/2013 Dependências Funcionais e Normalização Helena Galhardas Bibliografia Raghu Ramakrishnan, Database Management Systems 3rd ed, Cap 19 C. J. Date, An Introduction to Database Systems,

Leia mais

L Q S m e g a u g n Li A

L Q S m e g a u g n Li A A Linguagem SQL Introdução Originalmente proposta para o System R desenvolvido nos laboratórios da IBM na década de 70 SEQUEL (Structured English QUEry Language) Objeto de um esforço de padronização coordenado

Leia mais

Databases. Normalização. P. Serendero, (Todos os exercícios do aeroporto e marina são nossos)

Databases. Normalização. P. Serendero, (Todos os exercícios do aeroporto e marina são nossos) Databases Normalização P. Serendero, 2011-13 (Todos os exercícios do aeroporto e marina são nossos) Uma Base de Dados, para ser um modelo que bem represente a realidade, precisa de de ser depurada de anomalias

Leia mais

Restrições do modelo relacional

Restrições do modelo relacional Restrições de CHAVE a relação CARRO da figura abaixo apresenta duas chaves candidatas considera-se como chave primária, o atributo-chave que é usado para identificar a tupla na relação e ela deve ser sublinhada

Leia mais

1. E 1 R 1 X R 2 (equi-join) C = D

1. E 1 R 1 X R 2 (equi-join) C = D UERJ FACULDADE DE ENGENHARIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE SISTEMAS E COMPUTAÇÃO ENGENHARIA DE SISTEMAS B A. Considere as seguintes relações: R 1 (A:Dom 1; B:Dom 2; C:Dom 3) R 2 (D:Dom 3; E:Dom 4) R 3

Leia mais

Parte NORMALIZAÇÃO. As regras mais importantes oferecidas pelo Sistema Gerenciador de Banco de Dados. são:

Parte NORMALIZAÇÃO. As regras mais importantes oferecidas pelo Sistema Gerenciador de Banco de Dados. são: Parte 7 N as sessões anteriores foi possível compreender como se dá a analise de requisitos de um negócio, a conseqüente formatação de um banco de dados usando a abordagem entidade-relacionamento e sua

Leia mais

BANCO DE DADOS II SQL Básico. COTEMIG Gerson Borges

BANCO DE DADOS II SQL Básico. COTEMIG Gerson Borges BANCO DE DADOS II SQL Básico COTEMIG Gerson Borges gerson@cotemig.com.br Definição de Banco de Dados [Elmasri & Navathe, 2000] Um banco de dados é uma coleção de dados relacionados Representando algum

Leia mais

BANCO DE DADOS I/MODELAGEM DE DADOS Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar

BANCO DE DADOS I/MODELAGEM DE DADOS Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar - Aula 7 - NORMALIZAÇÃO 1. INTRODUÇÃO Nas sessões anteriores foi possível compreender como se dá a analise de requisitos de um negócio e a conseqüente formatação de um banco de dados usando a abordagem

Leia mais

Banco de Dados I 4 Normalização

Banco de Dados I 4 Normalização Banco de Dados I 4 Normalização Grinaldo Lopes de Oliveira (grinaldo( grinaldo@gmail.com) Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas * Material com créditos de colaboração dos

Leia mais

Bancos (Bases) de Dados Aula #4 Modelo Relacional

Bancos (Bases) de Dados Aula #4 Modelo Relacional Bancos (Bases) de Dados Aula #4 Modelo Relacional Prof. Eduardo R. Hruschka * Slides baseados no material elaborado pelas professoras: Cristina D. A. Ciferri Elaine P. M. de Souza Modelo Relacional Representa

Leia mais

Modelo Entidade-Associação (EA)

Modelo Entidade-Associação (EA) Sistemas de Informação e Bases de Dados 2012/2013 Modelo Entidade-Associação (EA) Alberto Sardinha Bibliografia Raghu Ramakrishnan, Database Management Systems, Cap. 2 1 Sumário Modelo Entidade-Associação

Leia mais

Transformação de Diagramas MER em Diagramas DR

Transformação de Diagramas MER em Diagramas DR Transformação de Diagramas MER em Diagramas DR Principais conceitos do MER: Tipos de entidades (regular, fraca) Graus de relacionamentos (binário, n-ário) Atributos (simples, compostos, multivalorados)

Leia mais

MC536. Modelo Relacional

MC536. Modelo Relacional MC536 Modelo Relacional Sumário Noções básicas Relação visão informal Relação visão formal Termos informais x termos formais Exemplo Restrições de Integridade Restrição de Domínio Restrição de Chave Restrição

Leia mais

Parte II Modelo de Dados Relacional. Evandro E. S. Ruiz

Parte II Modelo de Dados Relacional. Evandro E. S. Ruiz Parte II Modelo de Dados Relacional Evandro E. S. Ruiz evandro@usp.br 1 Intro Modelo relacional introduzido por Ted Codd (IBM) em 1970 Modelo simples matematicamente. Usa conceitos de relações matemáticas

Leia mais

Normalização de Esquemas de Banco de Dados. Prof. Carlos Bazilio bazilio@ic.uff.br

Normalização de Esquemas de Banco de Dados. Prof. Carlos Bazilio bazilio@ic.uff.br Normalização de Esquemas de Banco de Dados Prof. Carlos Bazilio bazilio@ic.uff.br Motivação Aluno (matr, nome, cr, cod) Curso (cod, nome, carga_horária) X Aluno (matr, nome, cr, cod, nome_curso, carga_horária)

Leia mais

Banco de Dados I 2007 Módulo II: Modelagem Entidade- Relacionamento versus Relacional. (Aula 6) Clodis Boscarioli

Banco de Dados I 2007 Módulo II: Modelagem Entidade- Relacionamento versus Relacional. (Aula 6) Clodis Boscarioli Banco de Dados I 2007 Módulo II: Modelagem Entidade- Relacionamento versus Relacional (Aula 6) Clodis Boscarioli Agenda: Normalização (continuação): BCNF (mais exemplos); 4NF; 5NF. BCNF - Exemplos Relembrando:

Leia mais

Engenharia Reversa e Normalização

Engenharia Reversa e Normalização SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Engenharia Reversa e Normalização Banco de Dados I Engenharia reversa de modelos relacionais Engenharia reversa parte do modelo de implementação obtém modelo de especificação (modelo

Leia mais

Engenharia Reversa e Normalização

Engenharia Reversa e Normalização SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Engenharia Reversa e Normalização Banco de Dados I Prof. Edson Thizon Engenharia reversa de modelos relacionais Engenharia reversa parte do modelo de implementação obtém modelo de

Leia mais

Cadeira de Tecnologias de Informação. Normalização Relacional

Cadeira de Tecnologias de Informação. Normalização Relacional Cadeira de Tecnologias de Informação Ano lectivo 2009/2010 Normalização Relacional TI2009/10 NOR_1 Tópicos -Normalizar porquê? - Etapas da modelização da informação - Objectivos da normalização - Etapas

Leia mais

Nome: Login: CA: Cidade: UF CARTÃO RESPOSTA QUESTÃO RESPOSTA QUESTÃO RESPOSTA

Nome: Login: CA: Cidade: UF CARTÃO RESPOSTA QUESTÃO RESPOSTA QUESTÃO RESPOSTA CURSO - TADS TURMA 2008.2 4 PERÍODO 4 MÓDULO AVALIAÇÃO MP1 DATA 05/11/2008 BANCO DE DADOS 2008/2 Dados de identificação do Acadêmico: Nome: Login: CA: Cidade: UF CARTÃO RESPOSTA QUESTÃO RESPOSTA QUESTÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAD FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAD FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAD FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Disciplina: Banco de Dados I Professor: Prof. Me. Everton

Leia mais

conteúdos. bases de dados, SGBD e aplicações. conceitos. modelo relacional (DER) conceitos

conteúdos. bases de dados, SGBD e aplicações. conceitos. modelo relacional (DER) conceitos conceitos 1 conteúdos A necessidade de processamento de DADOS em tempo útil de forma a recolher INFORMAÇÃO relevante, foi sempre uma necessidade sentida pelo Homem. conceitos modelo relacional (DER) 04-01-2012

Leia mais

Processamento e Otimização de Consultas

Processamento e Otimização de Consultas Processamento e Otimização de Consultas Processo de Execução de uma Consulta 1 Otimização de Consultas SQL Em algumas linguagens de consulta, a estratégia de execução é definida pela maneira como o usuário

Leia mais

Banco de dados. Objetivo: Reter os dados de forma que possam ser utilizados em outros momentos

Banco de dados. Objetivo: Reter os dados de forma que possam ser utilizados em outros momentos Banco de dados BD Dados x Informações Banco de dados Objetivo: Armazenar dados Consultar dados (dentro de um determinado contexto) gerando informações úteis Reter os dados de forma que possam ser utilizados

Leia mais

SIN5001 Organização de Sistemas de Informação. Prof. Luciano Antonio Digiampietri

SIN5001 Organização de Sistemas de Informação. Prof. Luciano Antonio Digiampietri SIN5001 Organização de Sistemas de Informação Prof. Luciano Antonio Digiampietri www.each.usp.br/digiampietri digiampietri@usp.br Conteúdo Detalhamento Parte 3 do trabalho Bancos de Dados (22/11/2012)

Leia mais

Banco de dados. Objetivo: Reter os dados de forma que possam ser utilizados em outros momentos

Banco de dados. Objetivo: Reter os dados de forma que possam ser utilizados em outros momentos Banco de dados BD Banco de dados Objetivo: Armazenar dados Consultar dados (dentro de um determinado contexto) gerando informações úteis Reter os dados de forma que possam ser utilizados em outros momentos

Leia mais