Banco de Dados Aula 02

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Banco de Dados Aula 02"

Transcrição

1 Matéria: Banco de Dados Banco de Dados Aula 02 Professor: Esp.: Patricia Dias da Silva Peixoto

2 NORMALIZAÇÕES DE ENTIDADES DO BANCO DE DADOS Quando estamos criando as tabelas de um banco de dados, devemos tomar o cuidado de retirarmos dessas os campos que armazenarão registros redundantes desnecessários. A esse processo damos o nome de NORMALIZAÇÃO. Em alguns momentos a redundância de dados torna-se necessária, como veremos adiante. Normalizar, diante do que foi descrito acima, nada mais é do que: A) MINIMIZAR REDUNDÂNCIAS e INCONSISTÊNCIAS de dados; B) FACILITAR A MANIPULAÇÃO DO BANCO DE DADOS; C) FACILITAR A MANUTENÇÃO DOS DADOS NO BANCO DE DADOS. Antes de normalizarmos as ENTIDADES de um banco de dados relacional, devemos identificar as ANOMALIAS NELAS EXISTENTES.

3 ANOMALIAS DE ENTIDADES DE BANCO DE DADOS As anomalias mais comuns existentes em ENTIDADES de um banco de dados são as seguintes: Anomalia da INCLUSÃO; Anomalia da INCONSISTÊNCIA; Anomalia da ALTERAÇÃO (atualização); Anomalia da EXCLUSÃO;

4 ilustrando as situações de anomalias de entidades. Anomalia de INCLUSÃO Ocorre quando: que para trabalhar com uma nova peça no banco de dados, o usuário será obrigado fazer um pedido da mesma, visto que não é possível somente cadastrar dados da peça. Este é um exemplo prático de uma anomalia de INCLUSÃO.

5 ilustrando as situações de anomalias de entidades. Anomalia de ALTERAÇÃO (atualização) Ocorre quando: Ao efetuar UMA alteração na peça BT04, essa se fará necessária em várias outras tuplas da entidade, visto que vários pedidos desta mesma peça foram cadastrados na entidade. Este é um exemplo prático de uma anomalia de ALTERAÇÃO.

6 ilustrando as situações de anomalias de entidades. Anomalia de EXCLUSÃO Ocorre quando: Ao excluirmos o pedido 1000 perderemos também qualquer referência da peça AX12, pois esta foi requisitada somente em um pedido. Imagine o que aconteceria se esta peça fosse vendida para algum cliente! Este é um exemplo prático de uma anomalia de EXCLUSÃO.

7 ilustrando as situações de anomalias de entidades. Anomalia de INCONSISTÊNCIA Ocorre quando: não há nada que impeça que a peça BT04 seja cadastrada com várias descrições diferentes. Isso seria uma catástrofe no momento de uma venda! Este é um exemplo prático de uma anomalia de INCONSISTÊNCIA.

8 NORMALIZAÇÃO Diante das anomalias exemplificadas anteriormente iremos falar neste ponto das normalizações de entidades de um banco de dados. Existem 6 formas de normalizarmos uma entidade: 1NF primeira forma normal; 2NF segunda forma normal; 3NF terceira forma normal; BCNF Forma normal de Boyce Codd; 4NF quarta forma normal; 5NF quinta forma normal;

9 1NF (PRIMEIRA FORMA NORMAL) Uma relação está na 1FN, se somente todos os domínios básicos (CONTEÚDOS DE CADA CAMPO) contiverem somente valores atômicos (não repetidos). Para atingir esta forma normal devemos eliminar os grupos de registros repetidos. Como? Procedimentos: a) Identificar a chave primária da entidade; b) Identificar o grupo de atributos que causam a repetição de registros e excluí-lo da entidade; c) Criar uma nova entidade com a chave primária da entidade anterior e o grupo de atributos que causavam a repetição. A chave primária da nova entidade será obtida pela concatenação da chave primária da entidade inicial e a chave primária do grupo repetitivo.

10 A ENTIDADE CITADA NÃO ESTÁ NORMALIZADA, PORTANTO DEVEMOS NORMALIZÁ-LA PARA A 1NF, pois apresenta as seguintes ANOMALIAS: a) Para toda nota fiscal cadastrada, há necessidade de informarmos o código, a descrição e o preço de venda de CADA mercadoria da nota. Desta forma, corremos o risco de cadastrarmos uma descrição ou preço, de uma MESMA MERCADORIA, de diferentes formas. b) Caso seja necessário alterar a descrição ou preço de venda de uma mercadoria, correríamos o risco de alterar somente em uma tupla da entidade. c) Se quisermos excluir uma determinada mercadoria da entidade, deveremos procurá-la tupla a tupla, o que tornaria uma tarefa trabalhosa. d) Caso excluíssemos da entidade uma mercadoria que fosse cadastrada uma única vez, perderemos as informações dessas para consultas futuras.

11 OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Na nova entidade Vendas, ilustrada na figura anterior, note que a chave primária é composta pela chave da tabela NotaFiscal (NumeroNotaFiscal) e CódigoMercadoria.

12 Uma relação está na 2FN, se e somente se, ela estiver na 1NF e todos os atributos não chave forem totalmente dependentes da chave primária (dependente de toda a chave e não apenas de parte dela). Procedimentos: a) Identificar os atributos que não são funcionalmente dependentes de toda a chave primária. b) Remover da entidade todos esses atributos identificados e criar uma nova entidade com eles. A chave primária da nova entidade será o atributo nos quais os atributos removidos são funcionalmente dependentes.

13 Exemplo: Vejamos as entidades a seguir: Notas Fiscais: (Num. NF, Série, Código do Cliente, Nome do cliente, Endereço do cliente, Total Geral da Nota) Arquivo de Vendas: (Num. NF, Código da Mercadoria, Descrição da Mercadoria, Quantidade vendida, Preço de venda e Total da Venda)

14 AS ENTIDADES ACIMA NÃO ESTÃO NA SEGUNDA FORMA NORMAL, MAS SIM NA PRIMEIRA FORMAL

15 Arquivo de Notas Fiscais (Num. NF, Série, Código do Cliente, Nome do cliente, Endereço do cliente, Total Geral da Nota) Arquivo de Vendas (Num. NF, Código da Mercadoria, Quantidade vendida e Total da Venda) Arquivo de Mercadorias (Código da Mercadoria, Descrição da Mercadoria, Preço de venda)

16 Como resultado desta etapa, houve um desdobramento do arquivo de Vendas (a ENTIDADE NOTAFISCAL, não foi alterada, por não possuir chave composta) em duas estruturas, a saber: Primeira estrutura (Arquivo de Vendas): Contêm os atributos originais, sendo excluídos os dados que são dependentes apenas do campo Código da Mercadoria. Segundo estrutura (Arquivo de Mercadorias): Contém os elementos que são identificados apenas pelo Código da Mercadoria, ou seja, independentemente da Nota Fiscal, a descrição e o preço de venda serão constantes.

17 Uma relação está na 3FN se somente estiver na 2FN e todos os atributos não chave forem dependentes não transitivos da chave primária (cada atributo for funcionalmente dependente apenas dos atributos componentes da chave primária, ou se, todos os seus atributos não chave forem independentes entre si). Procedimentos: a) Identificar todos os atributos que são funcionalmente dependentes de outros atributos não chave; b) Removê-los e criar uma nova entidade com os mesmos.

18 A chave primária da nova entidade será o atributo nos quais os atributos removidos são funcionalmente dependentes. Estrutura na segunda forma normal (2FN): Observem as entidades abaixo: Notas Fiscais: (Num. NF, Série, Data emissão, Código do Cliente, Nome do cliente, Endereço do cliente, Total Geral da Nota) Vendas: (Num. NF, Código da Mercadoria, Quantidade vendida e Total da venda desta mercadoria) Mercadorias: (Código da Mercadoria, Descrição da Mercadoria, Preço de venda)

19 Estrutura na terceira forma normal (3FN): Observem as entidades abaixo: Notas Fiscais: (Num. NF, Série, Data emissão, Código do Cliente e Total Geral da Nota) Vendas: (Num. NF, Código da Mercadoria, Quantidade vendida e Total da venda desta mercadoria) Mercadorias: (Código da Mercadoria, Descrição da Mercadoria, Preço de venda) Clientes: (Código do Cliente, Nome do cliente, Endereço do cliente)

20 Como resultado desta etapa, houve um desdobramento do arquivo de Notas Fiscais, por ser o único que possuía campos que não eram dependentes da chave principal (Num. NF), uma vez que independente da Nota Fiscal, o Nome, Endereço são inalterados. Este procedimento permite evitar inconsistência nos dados dos arquivos e economizar espaço, por eliminar o armazenamento frequente e repetidas vezes destes dados. A cada nota fiscal comprada pelo cliente, haverá o armazenamento destes dados e poderá ocorrer divergência entre eles.

21 As estruturas alteradas e o motivo das alterações: Primeira estrutura (Notas Fiscais): Contêm os elementos originais, sendo excluído os dados que são dependentes apenas do campo Código do Cliente (informações referentes ao cliente). Segundo estrutura (Clientes): Contém os elementos que são identificados apenas pelo Código do Cliente, ou seja, independente da Nota Fiscal, o Nome, Endereço serão constantes. Após a normalização, as estruturas dos dados estão projetadas para eliminar as inconsistências e redundâncias dos dados, eliminando desta forma qualquer problema de atualização e operacionalização do sistema. A versão final dos dados poderá sofrer alguma alteração, para atender as necessidades específicas do sistema, a critério do analista, durante a fase de desenvolvimento do projeto físico do sistema.

22 A BCNF, a 4FN e a 5FN não serão abordadas neste curso. Ressalta-se que estas normalizações existem e devem ser tratadas em cursos que abordam a fundo as teorias de banco de dados. Vale dizer também, que o objetivo desse curso é aprofundarmos na linguagem Transact-SQL e conhecer a ferramenta SQL-SERVER, o que faz necessário termos noções básicas de normalizações e relacionamentos entre entidades de um banco de dados relacional. Antes de normalizarmos as tabelas de um banco de dados devemos passar por etapas de modelagem de dados. As etapas envolvidas na construção de modelos de dados são: Modelo Conceitual Modelo Lógico Modelo Físico

23 MODELO CONCEITUAL Nesta etapa da modelagem de dados o DBA deve: Conhecer o negócio Rascunhar as principais entidades do BD. e seus principais atributos. Não se preocupar com os relacionamentos n : n. MODELO LÓGICO Nesta etapa da modelagem de dados o DBA deve: Representar o negócio. Criar as entidades de relacionamentos para substituir os relacionamentos n:n. Definir as chaves primárias de cada entidade. Normalizar as tabelas. Adequar aos padrões do banco de dados escolhido, neste caso, ao padrão do SQL SERVER. Documentar as entidades e seus atributos. MODELO FÍSICO Nesta etapa da modelagem de dados o DBA deve: Tomar ciência das limitações do banco de dados, neste caso, o SQL-SERVER. Considerar os requisitos dos softwares que farão acesso ao banco de dados. Criar fisicamente as entidades, relacionamentos, chaves, índices, definir níveis de acessos entre outros, ou seja, criar fisicamente o banco de dados projetado nas etapas anteriores.

NORMALIZAÇÃO. Quantidade do Produto. Produto

NORMALIZAÇÃO. Quantidade do Produto. Produto NORMALIZAÇÃO 1. CONCEITUAÇÃO É o processo formal, passo a passo, que examina os atributos de uma entidade, com o objetivo de evitar anomalias observadas na inclusão, exclusão e alteração de registros.

Leia mais

Conceitos Básicos de modelagem de dados Modelo conceitual Modelo Lógico Modelo Físico

Conceitos Básicos de modelagem de dados Modelo conceitual Modelo Lógico Modelo Físico Conceitos Básicos de modelagem de dados Se você pretende desenvolver aplicações que usam banco de dados relacionais deverá possuir os conceitos básicos sobre modelagem de dados. Não importa se sua aplicação

Leia mais

Normalização de dados e as formas normais. Docente : Pedro F. Carvalho.

Normalização de dados e as formas normais. Docente : Pedro F. Carvalho. Normalização de dados e as formas normais 2009 Email : contato@pedrofcarvalho.com.br Normalização de dados é o processo formal passo a passo que examina os atributos de uma entidade, com o objetivo de

Leia mais

Normalização de Dados. Bancos de Dados I Normalização Principais Conceitos

Normalização de Dados. Bancos de Dados I Normalização Principais Conceitos de Dados Bancos de Dados I Normalização Principais Conceitos Martin & McLure pag.640 Definição Modo como os itens de dados são agrupados em estruturas de registro. A terceira forma normal é um agrupamento

Leia mais

Normalização. Anomalias Dependência e determinantes Normalização

Normalização. Anomalias Dependência e determinantes Normalização FACULDADE ANGLO AMERICANO FOZ DO IGUAÇU Curso de Ciência da Computação 5º Periodo Disciplina: Banco de Dados I Prof. Erinaldo Sanches Nascimento Normalização Anomalias Dependência e determinantes Normalização

Leia mais

Engenharia Reversa de Arquivos e Normalização

Engenharia Reversa de Arquivos e Normalização Engenharia Reversa de Arquivos e Normalização Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Prof. Edwar Saliba Júnior Novembro de 2018 Unidade 06 Engenharia Reversa de Arquivos

Leia mais

Técnicas de Modelação de Dados

Técnicas de Modelação de Dados Técnicas de Modelação de Dados Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas de Informáticos Programação e Sistemas de Informação Módulo 13 Técnicas de Modelação de Dados Professora: Sandra

Leia mais

Objetivos:

Objetivos: Objetivos: Apresentar o conceito de normalização Apresentar e exemplificar a 1ª forma normal Apresentar e exemplificar a 2ª forma normal Apresentar e exemplificar a 3ª forma normal NORMALIZAÇÃO O processo

Leia mais

NORMALIZAÇÃO. Adão de Melo Neto

NORMALIZAÇÃO. Adão de Melo Neto NORMALIZAÇÃO Adão de Melo Neto 1 CONVERSÃO MER PARA O RELACIONAL SEGUINDO ESTE PROCEDIMENTO AS TABELAS ESTARÃO NORMALIZADAS 2 MOTIVAÇÃO TABELAS BEM ESTRUTURADAS Tabelas com o mínimo de mínimo de redundância,

Leia mais

Roteiro. Normalização. BCC321 - Banco de Dados I. Ementa. Para que serve a normalização? Posicionamento

Roteiro. Normalização. BCC321 - Banco de Dados I. Ementa. Para que serve a normalização? Posicionamento Roteiro Normalização Posicionamento Luiz Henrique de Campos Merschmann Departamento de Computação Universidade Federal de Ouro Preto luizhenrique@iceb.ufop.br www.decom.ufop.br/luiz Introdução Dependências

Leia mais

NORMALIZAÇÃO. Lílian Simão Oliveira

NORMALIZAÇÃO. Lílian Simão Oliveira NORMALIZAÇÃO Lílian Simão Oliveira Normalização Normalização de dados : decomposição de esquemas para minimizar redundância e evitar anomalias de atualização, inserção e remoção. Projeto conceitual bem

Leia mais

Banco de Dados - Senado

Banco de Dados - Senado Banco de Dados - Senado Normalização Material preparado: Prof. Marcio Vitorino Normalização Normalização de dados: decomposição de esquemas para evitar anomalias de atualização. Bom desig evita redundância

Leia mais

Banco de Dados I Engenharia Reversa e Normalização

Banco de Dados I Engenharia Reversa e Normalização Banco de Dados I Engenharia Reversa e Normalização Normalização Conjunto de regras que ajudam na definição de bancos de dados que não contenham redundância desnecessária e que permitam o fácil acesso às

Leia mais

Ano: 2014 Banca: FCC Órgão: TJ-AP Prova: Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Tecnologia da Informação

Ano: 2014 Banca: FCC Órgão: TJ-AP Prova: Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Tecnologia da Informação Ano: 2015 Banca: VUNESP Órgão: TCE-SP Prova: Agente da Fiscalização Financeira - Sistemas, Gestão de Projetos e Governança de TI As formas normais estabelecem algumas restrições aos valores das tabelas

Leia mais

Curso: Banco de Dados I. Conceitos Iniciais

Curso: Banco de Dados I. Conceitos Iniciais Curso: Conceitos Iniciais Discussão inicial O que são Bancos de Dados? Quais os programas de Bancos de Dados mais conhecidos no mercado? Quais as vantagens do uso de Bancos de Dados nas empresas? Como

Leia mais

Banco de Dados. Professora: Luciana Faria

Banco de Dados. Professora: Luciana Faria Banco de Dados Professora: Luciana Faria Regras que devem ser aplicadas na criação de tabelas(entidades) e campos(atributos) em Banco de dados. Entre estas regras destacam-se: Nomes de tabelas devem ser

Leia mais

Normalização de Dados. Disciplina: Fundamentos de Banco de dados Docente: Kelyn Schenatto

Normalização de Dados. Disciplina: Fundamentos de Banco de dados Docente: Kelyn Schenatto Normalização de Dados Disciplina: Fundamentos de Banco de dados Docente: Kelyn Schenatto História... Muitos dos sistemas de informação ainda utilizados atualmente foram desenvolvidos ao longo dos últimos

Leia mais

Banco de Dados. Dependência Funcional e Normalização de Dados. Prof. Walteno Martins Parreira Jr 1

Banco de Dados. Dependência Funcional e Normalização de Dados. Prof. Walteno Martins Parreira Jr 1 Banco de Dados Dependência Funcional e Normalização de Dados Prof. Walteno Martins Parreira Jr www.waltenomartins.com.br waltenomartins@yahoo.com 2015 Dependência Funcional Um atributo B possui uma dependência

Leia mais

INF1383 -Bancos de Dados

INF1383 -Bancos de Dados INF1383 -Bancos de Dados Prof. Sérgio Lifschitz DI PUC-Rio Eng. Computação, Sistemas de Informação e Ciência da Computação INTRODUÇÃO À TEORIA DA NORMALIZAÇÃO PROJETO LÓGICO DE BANCOS DE DADOS Slide 1-34

Leia mais

Tópico: Normalização

Tópico: Normalização Tópico: Normalização CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1FN NORMALIZAÇÃO 3FN 2FN NORMALIZAÇÃO - CONCEITO O que é? 1) Segundo [Heuser, 2009]: o processo de normalização é: Reagrupar informações de forma a eliminar redundâncias

Leia mais

Dependência Funcional e Normalização)

Dependência Funcional e Normalização) Dependência Funcional e Normalização) Qualidade de Projeto O objetivo é evitar os problemas que podem provocar falhas no projeto do banco de dados, bem como eliminar a mistura de assuntos e as correspondentes

Leia mais

GES013 Sistema de Banco de Dados Normalização de Relações em Projeto de BD (1FN a FNBC)

GES013 Sistema de Banco de Dados Normalização de Relações em Projeto de BD (1FN a FNBC) GES013 Sistema de Banco de Dados Normalização de Relações em Projeto de BD (1FN a FNBC) Ilmério Reis da Silva ilmerio arroba ufu.br www.facom.ufu.br/~ilmerio/sbd UFU/FACOM Página:2 Projeto de BD Relacionais

Leia mais

BANCO DE DADOS I/MODELAGEM DE DADOS Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar

BANCO DE DADOS I/MODELAGEM DE DADOS Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar - Aula 7 - NORMALIZAÇÃO 1. INTRODUÇÃO Nas sessões anteriores foi possível compreender como se dá a analise de requisitos de um negócio e a conseqüente formatação de um banco de dados usando a abordagem

Leia mais

Aula 12 BD1 Dependências Funcionais e Normalização. Profa. Elaine Faria UFU

Aula 12 BD1 Dependências Funcionais e Normalização. Profa. Elaine Faria UFU Aula 12 BD1 Dependências Funcionais e Normalização Profa. Elaine Faria UFU - 2018 Refinamento de Esquema Problemas causados pela redundância Armazenamento redundante Algumas informações são armazenadas

Leia mais

Normalização. Prof. Rogério Gonçalves Bittencourt, M.Sc.

Normalização. Prof. Rogério Gonçalves Bittencourt, M.Sc. Normalização Prof. Rogério Gonçalves Bittencourt, M.Sc. Introdução Processo sistemático e matemático através do qual uma tabela relacional não normalizada é transformada em um conjunto de tabelas normalizadas

Leia mais

BANCO DE DADOS. Bacharelado em Sistemas de Informação MODELAGEM DE DADOS. Profº Luciano Roberto Rocha. Itararé, 2º período

BANCO DE DADOS. Bacharelado em Sistemas de Informação MODELAGEM DE DADOS. Profº Luciano Roberto Rocha. Itararé, 2º período BANCO DE DADOS Bacharelado em Sistemas de Informação MODELAGEM DE DADOS Profº Luciano Roberto Rocha Itararé, 2º período CONCEITOS MODELO ENTIDADE RELACIONAMENTO Entidade Relacionamento Atributos Cardinalidade

Leia mais

Normalização de BD 19:08:54. Fundamentos de Banco de Dados - Normalização 1

Normalização de BD 19:08:54. Fundamentos de Banco de Dados - Normalização 1 Normalização de BD Fundamentos de Banco de Dados - Normalização 1 Formas Normais Projetar as relações (tabelas) de uma base de dados relacional, de modo a obter o máximo de independência de dados, eliminando

Leia mais

Parte NORMALIZAÇÃO. As regras mais importantes oferecidas pelo Sistema Gerenciador de Banco de Dados. são:

Parte NORMALIZAÇÃO. As regras mais importantes oferecidas pelo Sistema Gerenciador de Banco de Dados. são: Parte 7 N as sessões anteriores foi possível compreender como se dá a analise de requisitos de um negócio, a conseqüente formatação de um banco de dados usando a abordagem entidade-relacionamento e sua

Leia mais

A Técnica de Normalização de Banco de Dados (1)

A Técnica de Normalização de Banco de Dados (1) CURSO DE GRADUAÇÃO e DE PÓS-GRADUAÇÃO DO ITA 1º SEMESTRE 2002 CES-30 Técnicas de Banco de Dados - BD e CE-240 Projeto de Sistema de BD A Técnica de Normalização de Banco de Dados (1) CES-30 / CE-240 -

Leia mais

Modelo Entidade-Relacionamento (E-R)

Modelo Entidade-Relacionamento (E-R) Modelo Entidade-Relacionamento (E-R) composto n lote n n n contrato_compra_venda n possui proprietário possui n associado cadastro n banco faz fronteira pertence n ruas n quadras n financiado empréstimo

Leia mais

Banco de Dados I. Aula 17 - Prof. Bruno Moreno 08/11/2011

Banco de Dados I. Aula 17 - Prof. Bruno Moreno 08/11/2011 Banco de Dados I Aula 17 - Prof. Bruno Moreno 08/11/2011 Plano de Aula Visões em SQL Normalização Motivação Definição Formas Normais Banco de Dados I VISÕES Visões É uma tabela única derivada de outra(s)

Leia mais

A Técnica de Normalização (9): de Banco de Dados (2)

A Técnica de Normalização (9): de Banco de Dados (2) CURSO DE GRADUAÇÃO e DE PÓS-GRADUAÇÃO DO ITA 1º SEMESTRE 2002 CES-30 Técnicas de Banco de Dados - BD e CE-240 Projeto de Sistema de BD A Técnica de Normalização de Banco de Dados (2) CES-30 / CE-240 -

Leia mais

edsoncs@gmail.com www.linkedin.com/in/edsonhu Agenda Banco de Dados Relacional Modelo Descritivo Modelo Conceitual Modelo Lógico Arquitetura Cliente/Servidor Componentes SQL Server Management Studio (SSMS)

Leia mais

Banco de Dados I Módulo II: Modelagem Entidade- Relacionamento versus Relacional. (Aula 5) Clodis Boscarioli

Banco de Dados I Módulo II: Modelagem Entidade- Relacionamento versus Relacional. (Aula 5) Clodis Boscarioli Banco de Dados I 2007 Módulo II: Modelagem Entidade- Relacionamento versus Relacional (Aula 5) Clodis Boscarioli Agenda: Normalização: Conceitos Gerais; Definições; 1NF; 2NF; 3NF; BCNF. Exercício de fixação.

Leia mais

Banco de Dados Modelagem e Normalização

Banco de Dados Modelagem e Normalização Técnico em Informática Banco de Dados Modelagem e Normalização Profª Ana Paula Mandelli NORMALIZAÇÃO DE DADOS A normalização de dados é uma técnica que visa analisar e refinar arquivos de dados, dividindo-os

Leia mais

Aula 01 Conceito de Banco de Dados e SGBD

Aula 01 Conceito de Banco de Dados e SGBD Aula 01 Conceito de Banco de Dados e SGBD Dado: conjunto de símbolos arranjados a fim de representar a informação fora da mente humana. Elemento de Dado: subconjunto de símbolos que compõem um dado com

Leia mais

1 U.E. Edgar Tito site: - PROF. RANILDO LOPES U.E PROF EDGAR TITO PROF. RANILDO LOPES DISCIPLINA: Banco de Dados

1 U.E. Edgar Tito site:  - PROF. RANILDO LOPES U.E PROF EDGAR TITO PROF. RANILDO LOPES DISCIPLINA: Banco de Dados 1 U.E. Edgar Tito site: http://ueedgartito.wordpress.com - PROF. RANILDO LOPES U.E PROF EDGAR TITO PROF. RANILDO LOPES DISCIPLINA: Banco de Dados RESUMO APOSTILA - ACCESS BÁSICO PARA A 6 PROVA CONTEUDO

Leia mais

Banco de Dados - INE Projeto de Banco de Dados Relacionais. Prof. Mario Dantas

Banco de Dados - INE Projeto de Banco de Dados Relacionais. Prof. Mario Dantas Banco de Dados - INE 5323 Projeto de Banco de Dados Relacionais Prof. Mario Dantas Projeto de Banco de Dados Relacionais -Armadilhas - Decomposição - Dependências Funcionais e Normalização - Dependências

Leia mais

Aula 01 Revisão Geral Banco de Dados I Conceito de Banco de Dados e SGBD

Aula 01 Revisão Geral Banco de Dados I Conceito de Banco de Dados e SGBD Aula 01 Revisão Geral Banco de Dados I Conceito de Banco de Dados e SGBD Banco de Dados (BD) é o arquivo físico, em dispositivos periféricos, onde estão armazenados os dados de diversos sistemas, para

Leia mais

Modelo Relacional. Aula 02

Modelo Relacional. Aula 02 Aula 02 Modelo Relacional É um modelo baseado em relações, seus dados no BD são representados através de tabelas, ou seja, sua coleção ou relação recebe cada uma um nome único. Revisando: Dados: é o conteúdo

Leia mais

DER NORMALIZAÇÃO DE DADOS

DER NORMALIZAÇÃO DE DADOS DER NORMALIZAÇÃO DE DADOS Profa. Maria Auxiliadora 1 NORMALIZAÇÃO DE DADOS é um conjunto de limitações impostas a uma estrutura de dados para que a mesma fique mais concisa e sem falhas estruturais. Codd

Leia mais

Banco de dados. Objetivo: Reter os dados de forma que possam ser utilizados em outros momentos

Banco de dados. Objetivo: Reter os dados de forma que possam ser utilizados em outros momentos Banco de dados BD Banco de dados Objetivo: Armazenar dados Consultar dados (dentro de um determinado contexto) gerando informações úteis Reter os dados de forma que possam ser utilizados em outros momentos

Leia mais

Banco de dados. Objetivo: Reter os dados de forma que possam ser utilizados em outros momentos

Banco de dados. Objetivo: Reter os dados de forma que possam ser utilizados em outros momentos Banco de dados BD Dados x Informações Banco de dados Objetivo: Armazenar dados Consultar dados (dentro de um determinado contexto) gerando informações úteis Reter os dados de forma que possam ser utilizados

Leia mais

ENGENHARIA REVERSA DE ARQUIVOS

ENGENHARIA REVERSA DE ARQUIVOS ENGENHARIA REVERSA DE ARQUIVOS - Processo que permite a obtenção de um Modelo Lógico Relacional a partir de um Banco de Dados não Relacional. - Entrada: qualquer conjunto de dados para os quais se disponha

Leia mais

26/03/2012. É uma restrição entre dois conjuntos de atributos do banco de dados. Definição formal: Significa que: Exemplos

26/03/2012. É uma restrição entre dois conjuntos de atributos do banco de dados. Definição formal: Significa que: Exemplos É uma restrição entre dois conjuntos de atributos do banco de dados. Normalização 2012.1 2 Definição formal: Uma dependência funcional é denotada por X Y entre dois conjuntos distintos de atributos X e

Leia mais

Banco de Dados Introdução. Profa.Ms.Denise Neves

Banco de Dados Introdução. Profa.Ms.Denise Neves Banco de Dados Introdução Profa.Ms.Denise Neves profa.denise@hotmail.com Banco de Dados I Banco de dados : É uma coleção de fatos registrados que refletem o estado de certos aspectos de interesse do mundo

Leia mais

Cadeira de Tecnologias de Informação. Ano lectivo 2008/09. de Tabelas

Cadeira de Tecnologias de Informação. Ano lectivo 2008/09. de Tabelas Cadeira de Tecnologias de Informação Ano lectivo 2008/09 Normalização de Tabelas Profª Ana Lucas (Responsável) Mestre Cristiane Pedron Mestre Fernando Naves Engª Filipa Pires da Silva Dr. José Camacho

Leia mais

. Um modelo que represente fielmente a realidade. Um modelo capaz de responder às funcionalidades que se pretendem

. Um modelo que represente fielmente a realidade. Um modelo capaz de responder às funcionalidades que se pretendem 3. Teoria da Normalização Ao modelar a informação procura-se:. Um modelo que represente fielmente a realidade. Um modelo capaz de responder às funcionalidades que se pretendem Queremos obter um modelo

Leia mais

Revisando Banco de Dados. Modelo Relacional

Revisando Banco de Dados. Modelo Relacional : Revisando Banco de Dados Banco de Dados (BD) é o arquivo físico, em dispositivos periféricos, onde estão armazenados os dados de diversos sistemas, para consulta e atualização pelo usuário. Sistema Gerenciador

Leia mais

BANCO DE DADOS I/MODELAGEM DE DADOS Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar

BANCO DE DADOS I/MODELAGEM DE DADOS Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar - Aula 8 - ESTRATÉGIAS DE PROJETO DE BANCO DE DADOS 1. INTRODUÇÃO Uma vez conhecedores dos conceitos do modelo conceitual e das duas estratégias do modelo lógico, é possível traçar um projeto de banco

Leia mais

MODELAGEM DE DADOS UNIDADE 2 Projeto de Banco de Dados. Luiz Leão

MODELAGEM DE DADOS UNIDADE 2 Projeto de Banco de Dados. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático 2.1 Projeto de banco de dados 2.2 Modelo Externo 2.3 Modelo Conceitual 2.4 Modelo Interno 2.5 Modelo Físico 2.6 Modelo de Dados

Leia mais

Normalização. Curso: Técnico em Informática (Integrado) Disciplina: Banco de Dados Prof. Abrahão Lopes

Normalização. Curso: Técnico em Informática (Integrado) Disciplina: Banco de Dados Prof. Abrahão Lopes AULA 25-26 Normalização Curso: Técnico em Informática (Integrado) Disciplina: Banco de Dados Prof. Abrahão Lopes abrahao.lopes@ifrn.edu.br Normalização É uma técnica formal para projeto de banco de dados

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ACH2025 Laboratório de Bases de Dados Aula 3 Revisão de Conceitos Professora: Fátima L. S. Nunes Codd 1972 verificação de um conjunto de regras pra certificar se o esquema de uma relação satisfaz a uma

Leia mais

5 a e 6 a Técnicas de BD Normalização e Modelagem (1)

5 a e 6 a Técnicas de BD Normalização e Modelagem (1) CURSO DE GRADUAÇÃO e DE PÓS-GRADUAÇÃO DO ITA 1º SEMESTRE 2002 CES-30 Técnicas de Banco de Dados - BD e CE-240 Projeto de Sistema de BD 5 a e 6 a Técnicas de BD Normalização e Modelagem CES-30 / CE-240

Leia mais

Uma base de dados está num estado de integridade se contém apenas dados válidos. Os dados armazenados devem estar de acordo com a realidade

Uma base de dados está num estado de integridade se contém apenas dados válidos. Os dados armazenados devem estar de acordo com a realidade 2. Modelo Relacional... 2.1. Estrutura de Dados Relacional 2.2. Álgebra Relacional 2.3. Linguagens Relacionais 2.4. Restrições de integridade Uma base de dados está num estado de integridade se contém

Leia mais

Relembrando... Banco de Dados Professor Vanderlei Frazão

Relembrando... Banco de Dados Professor Vanderlei Frazão Relembrando... Dados: São matéria bruta de que é feita a informação. Tipos de dados: Texto (curto, longo e extra longo), número (inteiro e decimais), lógico e do tipo multimídia (imagens, vídeos, áudio,

Leia mais

Unidade 4 Projeto de BD Relacional

Unidade 4 Projeto de BD Relacional Unidade 4 Projeto de BD Relacional UFCG/CEEI/DSC Banco de Dados I Prof. Cláudio Baptista, PhD Principais Conceitos do MER: Tipos de entidades (regular, fraca); Graus de relacionamentos (binário, n-ário);

Leia mais

SUMÁRIO. Introdução Modelo de Dados Esquema Geral de Modelagem de BD; ME-R: Conceitos gerais; DE-R Representação e exemplos.

SUMÁRIO. Introdução Modelo de Dados Esquema Geral de Modelagem de BD; ME-R: Conceitos gerais; DE-R Representação e exemplos. BANCO DE DADOS Universidade do Estado de Santa Catarina Centro de Ciências Tecnológicas Departamento de Ciência da Computação Prof. Alexandre Veloso de Matos alexandre.matos@udesc.br SUMÁRIO Introdução

Leia mais

BANCO DE DADOS MODELO ENTIDADE RELACIONAMENTO (MER)

BANCO DE DADOS MODELO ENTIDADE RELACIONAMENTO (MER) Colégio Estadual João Manoel Mondrone Ensino Fundamental, Médio, Profissional e Normal Técnico em Informática BANCO DE DADOS MODELO ENTIDADE RELACIONAMENTO (MER) Profª Ana Paula Mandelli ABORDAGEM RELACIONAL:

Leia mais

Qualidade de projeto de BD relacional

Qualidade de projeto de BD relacional Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Ciência da Computação Banco de Dados Prof. Nilton Prof. Nilton nilton@comp.uems.br 1 Qualidade de projeto de BD relacional 1ª) Projetar esquemas fáceis de serem

Leia mais

DEPENDÊNCIA FUNCIONAL E

DEPENDÊNCIA FUNCIONAL E DEPENDÊNCIA FUNCIONAL E NORMALIZAÇÃO Professor Victor Sotero Banco de Dados 1 DEPENDÊNCIA FUNCIONAL Uma dependência funcional é representada por: A B A - denominado determinante Banco de Dados 2 DEPENDÊNCIA

Leia mais

SIN5001 Organização de Sistemas de Informação. Prof. Luciano Antonio Digiampietri

SIN5001 Organização de Sistemas de Informação. Prof. Luciano Antonio Digiampietri SIN5001 Organização de Sistemas de Informação Prof. Luciano Antonio Digiampietri www.each.usp.br/digiampietri digiampietri@usp.br Conteúdo Detalhamento Parte 3 do trabalho Bancos de Dados (22/11/2012)

Leia mais

Tecnologia de Base de Dados Processo de Normalização. MSc. Eugénio Alberto Macumbe

Tecnologia de Base de Dados Processo de Normalização. MSc. Eugénio Alberto Macumbe Tecnologia de Base de Dados Processo de Normalização MSc. Eugénio Alberto Macumbe Porquê normalizar? Após a construção do modelo conceptual dos dados é feita a transformação para um modelo lógico (esquema

Leia mais

MODELAGEM DE DADOS NORMALIZAÇÃO E INTRODUÇÃO AO DATA W. Inteligência de Negócios

MODELAGEM DE DADOS NORMALIZAÇÃO E INTRODUÇÃO AO DATA W. Inteligência de Negócios MODELAGEM DE DADOS NORMALIZAÇÃO E INTRODUÇÃO AO DATA W Inteligência de Negócios CONCEITO Normalização é um processo a partir do qual se aplicam regras a todas as tabelas do banco de dados com o objetivo

Leia mais

Introdução aos Sistemas de Bancos de Dados 1 a versão - MAC5760 DCC-IME-USP J.E.FERREIRA e O.TAKAI Terceira Forma Normal (3FN)

Introdução aos Sistemas de Bancos de Dados 1 a versão - MAC5760 DCC-IME-USP J.E.FERREIRA e O.TAKAI Terceira Forma Normal (3FN) 7.3.3. Terceira Forma Normal (3FN) A terceira forma normal é baseado no conceito de dependência transitiva. Uma dependência X Y em uma relação R é uma dependência transitiva se existir um conjunto de atributos

Leia mais

Normalização para Bancos de Dados Relacionais

Normalização para Bancos de Dados Relacionais Introdução De acordo com o modelo relacional: Normalização para Bancos de Dados Relacionais Banco de Dados I Prof. Guilherme Tavares de Assis Universidade Federal de Ouro Preto UFOP Instituto de Ciências

Leia mais

Banco de Dados I 4 Normalização

Banco de Dados I 4 Normalização Banco de Dados I 4 Normalização Grinaldo Lopes de Oliveira (grinaldo( grinaldo@gmail.com) Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas * Material com créditos de colaboração dos

Leia mais

AULA 3 Classificação dos Sistemas de Informação

AULA 3 Classificação dos Sistemas de Informação SISTEMAS DE INFORMAÇÃO AULA 3 Classificação dos Sistemas de Informação Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados professor Luciano Roberto Rocha www.lrocha.com.br SGBD Um Sistema de Gerenciamento de

Leia mais

Versão º. Semestre de 2006 Marcelo Nogueira São José dos Campos - SP

Versão º. Semestre de 2006 Marcelo Nogueira São José dos Campos - SP Versão 1.0 1. Introdução 1.1 Título O Título do protótipo de aplicativo de banco de dados é: Sistema de Informações Georreferenciadas de Veículos Aéreos Civis SIGVAC (Referência Temática SIG - D VAE CIV).

Leia mais

Banco de Dados I 2007 Módulo II: Modelagem Entidade- Relacionamento versus Relacional. (Aula 6) Clodis Boscarioli

Banco de Dados I 2007 Módulo II: Modelagem Entidade- Relacionamento versus Relacional. (Aula 6) Clodis Boscarioli Banco de Dados I 2007 Módulo II: Modelagem Entidade- Relacionamento versus Relacional (Aula 6) Clodis Boscarioli Agenda: Normalização (continuação): BCNF (mais exemplos); 4NF; 5NF. BCNF - Exemplos Relembrando:

Leia mais

Prof. Marcelo Machado Cunha

Prof. Marcelo Machado Cunha Prof. Marcelo Machado Cunha www.marcelomachado.com mcelobr@yahoo.com.br Ementa Introdução a Banco de Dados (Conceito, propriedades), Arquivos de dados x Bancos de dados, Profissionais de Banco de dados,

Leia mais

TABELA ENTIDADE LINHA OCORRÊNCIA DA ENTIDADE COLUNA ATRIBUTO DA ENTIDADE

TABELA ENTIDADE LINHA OCORRÊNCIA DA ENTIDADE COLUNA ATRIBUTO DA ENTIDADE TABELA ENTIDADE LINHA OCORRÊNCIA DA ENTIDADE COLUNA ATRIBUTO DA ENTIDADE CARACTERISTICA DE UMA TABELA: NÃO EXISTEM DUAS LINHAS IGUAIS A ORDEM DAS LINHAS É INSIGNIFICANTE A ORDEM DAS COLUNAS É INSIGNIFICANTE

Leia mais

Normalização para Bancos de Dados Relacionais

Normalização para Bancos de Dados Relacionais Introdução Normalização para Bancos de Dados Relacionais Banco de Dados I Prof. Guilherme Tavares de Assis Universidade Federal de Ouro Preto UFOP Instituto de Ciências Exatas e Biológicas ICEB Departamento

Leia mais

Normalização de Tabelas. Prof. Antonio Almeida de Barros Junior

Normalização de Tabelas. Prof. Antonio Almeida de Barros Junior Normalização de Tabelas Prof. Antonio Almeida de Barros Junior 1 Conteúdo Engenharia Reversa de Arquivos Normalização de Tabelas Introdução Formas Normais Tabela não-normalizada Primeira forma normal (1FN)

Leia mais

Material de Estudo. UNISA Universidade de Santo Amaro.

Material de Estudo. UNISA Universidade de Santo Amaro. UNISA Universidade de Santo Amaro http://www.unisa.br Material de Estudo http://www.unisa-sis.info Junho/2010 - 2 - Material de Estudo OBJETIVO DO WORKSHOP - 3 - PUBLICO ALVO - 3 - CONCEITOS - 4 - BANCO

Leia mais

Projeto Bottom-Up de BD

Projeto Bottom-Up de BD Projeto Bottom-Up de BD Uma organização que deseja definir um BD pode já conter descrições de dados sistemas legados gerenciamento de arquivos de dados ambientes não-informatizados... dados manuscritos

Leia mais

Prof. Carlos Almeida

Prof. Carlos Almeida ESCOLA SECUNDÁRIA DE EMÍDIO NAVARRO INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO BLOCO II 2001 - Prof. Carlos Almeida 1ª Versão ANO LECTIVO 2001/2002 Notas do Professor Nota Introdutória O objectivo destes

Leia mais

Profa. Flávia Cristina Bernardini

Profa. Flávia Cristina Bernardini Banco de Dados Dependência Funcional, Dependência Multivalorada e Normalização Profa. Flávia Cristina Bernardini * Slides Baseados no material elaborado pelos professores Eduardo R. Hruschka, Cristina

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAD FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAD FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAD FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Disciplina: Banco de Dados I Professor: Prof. Me. Everton

Leia mais

Normalização: Noções Básicas

Normalização: Noções Básicas Normalização: Noções Básicas Além de corresponder a uma representação relacional do diagrama ER discutido no livro-texto, o esquema relacional acima possui alguma propriedade específica que o qualifica

Leia mais

Bases de Dados. Parte VII Normalização

Bases de Dados. Parte VII Normalização Bases de Dados Parte VII Normalização 1 Desenho de BDs Relacionais! Algumas questões sobre o desenho de BDs relacionais:! Como é que se desenha uma boa BD relacional?! Qual é o critério para quantificar

Leia mais

Engenharia Reversa e Normalização

Engenharia Reversa e Normalização SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Engenharia Reversa e Normalização Banco de Dados I Engenharia reversa de modelos relacionais Engenharia reversa parte do modelo de implementação obtém modelo de especificação (modelo

Leia mais

Engenharia Reversa e Normalização

Engenharia Reversa e Normalização SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Engenharia Reversa e Normalização Banco de Dados I Prof. Edson Thizon Engenharia reversa de modelos relacionais Engenharia reversa parte do modelo de implementação obtém modelo de

Leia mais

Introdução a Bancos de Dados

Introdução a Bancos de Dados Introdução a Bancos de Dados - Conceitos - Modelos lógicos e relacional - Álgebra relacional - SQL - Projeto Lógico INPE - Divisão de Processamento de Imagens INPE 1 Sistemas de Banco de Dados Definição:

Leia mais

Modelagem de Dados (Estrutura Relacional)

Modelagem de Dados (Estrutura Relacional) Modelagem de Dados (Estrutura Relacional) Se você pretende desenvolver aplicações que usam banco de dados relacionais deverá possuir os conceitos básicos sobre modelagem de dados. Não importa se sua aplicação

Leia mais

Modelo Entidade Relacionamento Estendido (ERE)

Modelo Entidade Relacionamento Estendido (ERE) Modelo Entidade Relacionamento Estendido (ERE) A maioria dos BDs podem ser modelados por meio dos conceitos básicos do modelo ER, mas alguns aspectos podem ser expressos mais convenientemente por meio

Leia mais

Banco de Dados Relacional

Banco de Dados Relacional Centro Federal de Educação Tecnológica de Pernambuco Curso de Tecnologia em Sistemas de Informação Banco de Dados Relacional Renata Lúcia Mendonça Ernesto do Rêgo rlrego@yahoo.com 1 Plano de Ensino Objetivo

Leia mais

1

1 www.luizclaudiofs.blogspot.com 1 www.luizclaudiofs.blogspot.com 2 www.luizclaudiofs.blogspot.com 3 www.luizclaudiofs.blogspot.com 4 Visão geral As empresas passaram a demandar maior controle da atividade

Leia mais

Fundamentos de Bancos de Dados 3 a Prova

Fundamentos de Bancos de Dados 3 a Prova Fundamentos de Bancos de Dados 3 a Prova Prof. Carlos A. Heuser 4 de julho de 2007 Duração: 2 horas Prova com consulta Questão 1 (Construção de modelo ER - Peso 3) Deseja-se construir um sistema gestão

Leia mais

Modelo Relacional. Modelo Relacional. Modelo Relacional. Banco de Dados. Modelo Relacional. Modelo Relacional. Fernando Fonseca Ana Carolina

Modelo Relacional. Modelo Relacional. Modelo Relacional. Banco de Dados. Modelo Relacional. Modelo Relacional. Fernando Fonseca Ana Carolina Banco de Dados Definido por E F Codd em 1970, teve sua grande aceitação comercial a partir de meados da década de 1980 Razões da grande aceitação Simplicidade dos conceitos básicos Poder dos operadores

Leia mais

Modelo Relacional. Josino Rodrigues

Modelo Relacional. Josino Rodrigues Modelo Relacional Josino Rodrigues Modelo Relacional Chave Primária Atributos PILOTO Num-cad Nome CPF Endereço 0101 João 123456 Recife Tuplas 0035 José 234567 São Paulo... 0987 Pedro 567890 Recife 2 Chave

Leia mais

Transformação de Diagramas MER em Diagramas DR

Transformação de Diagramas MER em Diagramas DR Transformação de Diagramas MER em Diagramas DR Principais conceitos do MER: Tipos de entidades (regular, fraca) Graus de relacionamentos (binário, n-ário) Atributos (simples, compostos, multivalorados)

Leia mais

Banco de Dados I. Normalização

Banco de Dados I. Normalização Banco de Dados I Normalização Prof. Rodrigo Rocha prof.rodrigorocha@yahoo.com Apresentação Prof. Rodrigo Rocha prof.rodrigorocha@yahoo.com Ementa Conceitos Fundamentais de Banco de Dados; Características

Leia mais

Bases de Dados. Parte VIII: Normalização

Bases de Dados. Parte VIII: Normalização Bases de Dados MBI/MI/LCC/LEG/LERSI/LMAT Parte VIII Normalização 1 Desenho de BDs Relacionais Algumas questões sobre o desenho de BDs relacionais: Como é que se desenha uma boa BD relacional? Qual é o

Leia mais

Introdução ao Banco de Dados. Banco de Dados

Introdução ao Banco de Dados. Banco de Dados Introdução ao Banco de Dados Prof. Tiago Garcia de Senna Carneiro UFOP Prof. Técnicas de Programação II 2006 PARTE 1: Conceitos Básicos Banco de Dados SGDB: Sistema Gerenciador de Banco de Dados Definição:

Leia mais

2010 Diagrama Entidade - Associação

2010 Diagrama Entidade - Associação 2010 Diagrama Entidade - Associação Patrícia da Conceição Mega Expansão 01-01-2010 O que é Diagrama de Entidade associação É uma técnica de representação gráfica que auxilia vivamente a visualização das

Leia mais

Análise e Projeto de Sistemas

Análise e Projeto de Sistemas Análise e Projeto de Sistemas Prof. Dr. Ronaldo C. de Oliveira ronaldo.co@ufu.br www.facom.ufu.br/~ronaldooliveira FACOM - 2017 Introdução a Modelagem de Dados Modelagem de Dados Definição: Uma abordagem

Leia mais

MODELAGEM DE DADOS UNIDADE 4 Modelo Entidade-Relacionamento. Luiz Leão

MODELAGEM DE DADOS UNIDADE 4 Modelo Entidade-Relacionamento. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático 4.1 Modelo de Dados Relacional 4.2 Chave Primária 4.3 Restrições de Integridade 4.4 Mapeamento do MER para o Modelo Relacional

Leia mais