Normalização de Dados. Disciplina: Fundamentos de Banco de dados Docente: Kelyn Schenatto

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Normalização de Dados. Disciplina: Fundamentos de Banco de dados Docente: Kelyn Schenatto"

Transcrição

1 Normalização de Dados Disciplina: Fundamentos de Banco de dados Docente: Kelyn Schenatto

2 História... Muitos dos sistemas de informação ainda utilizados atualmente foram desenvolvidos ao longo dos últimos 20 anos e não utilizam banco de dados relacionais, sendo chamados de sistemas legados (HEUSER, 2009).

3 História... Os dados desses sistemas estão armazenados em arquivos de linguagens de terceira geração, como COBOL ou Basic, ou então em banco de dados da era pré-relacional. Raramente, os arquivos destes sistemas estão documentados através de modelos conceituais (HEUSER, 2009).

4 História... Também existem bancos de dados relacionais que não possuem documentação na forma de um modelo conceitual.

5 Normalização de dados Montagem do Modelo Entidade Relacionamento considerando outro ponto de vista; A partir de documentos, aplicando regras previstas no processo de normalização é gerado o Modelo de Dados.

6 Utilização Geração de um BD relacional a partir de formulários, fichas, planilhas, etc; Substituição de um BD não relacional pelo modelo relacional; Validação de um BD relacional construído; Atualização da documentação de um BD que passou por alterações; Geração de documentação de um BD que foi desenvolvido de forma empírica.

7 Teoria da normalização A teoria da normalização é expressa através de um conjunto de Formas Normais, que otimizam a estrutura e o conteúdo das relações entre as entidades. O conceito de normalização foi introduzido por Edgar F. Codd em 1970.

8 Normalização de dados Normalização de dados é o processo formal e passo a passo que examina os atributos de uma entidade, com o objetivo de evitar anomalias observadas na inclusão, exclusão e alteração de registros. Critérios de adequação de tabelas.

9 Anomalias de inclusão Ao ser incluído um novo cliente ele precisa estar relacionado a uma venda; Não se pode inserir uma nova peça no BD sem que se tenha um pedido. nomec CPF endereco fone codp nomep Vunit qtd total Zé 111 ABC 123 A Lápis 0,50 2 1,00 Ana 222 XYZ 456 B Caneta 1,00 3 3,00 João 333 XPT 789 C Régua 1,00 2 2,00 Pedro 444 KZZ Null A Lápis 0, ,00

10 Anomalias de exclusão A exclusão de uma informação causa a perda de outra informação; Ao ser excluído um cliente os dados referentes às suas compras serão perdidos; Ao ser excluída uma venda os dados do produto também são perdidos; nomec CPF endereco fone codp nomep Vunit qtd total Zé 111 ABC 123 A Lápis 0,50 2 1,00 Ana 222 XYZ 456 B Caneta 1,00 3 3,00 João 333 XPT 789 C Régua 1,00 2 2,00 Pedro 444 KZZ Null A Lápis 0, ,00

11 Anomalias de alteração Uma mudança na descrição da peça A requer várias mudanças; Se for alterado o preço do produto eu perco o histórico dele. nomec CPF endereco fone codp nomep Vunit qtd total Zé 111 ABC 123 A Lápis 0,50 2 1,00 Ana 222 XYZ 456 B Caneta 1,00 3 3,00 João 333 XPT 789 C Régua 1,00 2 2,00 Pedro 444 KZZ Null A Lápis 0, ,00

12 Objetivos A normalização tem a função de analisar problemas e organizar as tabelas de forma que a sua estrutura seja simples, relacional e estável; Evitar a perda e a repetição de informações; Atingir uma forma de representação adequada para o que se deseja armazenar.

13 Objetivos Reagrupar informações de forma a eliminar a redundância de dados; Garantir a integridade, evitando que informações desnecessárias sejam inseridas; Permitir a obtenção de um Modelo Entidade Relacionamento confiável e integro.

14 Benefícios Permite um processo de engenharia reversa de arquivos, como documentos, arquivos manuais, arquivos convencionais em um computador ou banco de dados gerenciados por SGBD não-relacional.

15 Benefícios Armazenamento consistente; Eficiente acesso aos dados em bancos de dados relacionais; Esses passos reduzem a redundância de dados e as chances dos dados se tornarem inconsistentes.

16 Normalizando dados... A normalização é normalmente utilizada para projetar um BD, partindo de um documento existente, considerando-o como sendo uma tabela única, e aplicando-se as regras. Também pode ser utilizada para validar um modelo criado.

17 Formas normais Formas normais são regras de simplificação e adequação de tabelas. Embora existam cinco formas normais, a maioria dos autores afirma que as três primeiras são suficientes para elaboração do modelo de dados.

18 Formas normais - Regras Para aplicar a normalização de dados é necessário considerar a sequência das formas normais; Inicialmente, realiza-se a definição de todos os atributos que o documento possui, registrando que eles são tidos como atributos da entidade principal; Atribui-se um a chave primária para entidade principal.

19 Nota Fiscal

20 1 ª Forma Normal (1FN) Situações que nos deparamos com algumas informações que se repetem dentro de uma única linha. A 1FN diz que cada ocorrência da chave primária deve corresponder a uma e somente uma informação de cada atributo, ou seja, a entidade não deve conter atributos repetidos, ou ainda, os atributos não-chave deverão ser atômicos(únicos).

21 1 ª Forma Normal (1FN) Ao observar que certos atributos não-chave não são atômicos, esses atributos deverão ser decompostos em uma nova entidade. Nas novas entidades criadas, deve-se manter a chave primária da entidade original ( o que mantém o relacionamento entre elas), como também o conjunto de atributos que se repetem.

22 1 ª Forma Normal (1FN) Importante: As tabelas que saem na 1FN são tabelas associativas.

23 2 ª Forma Normal (2FN) Elimina redundância de dados; Para estar na segunda forma normal uma entidade deve obrigatoriamente estar na 1FN; Na 2FN devemos observar se alguma entidade possui chave primária concatenada (composta), e para aquelas que satisfazerem essa condição, analisar se existe algum atributo ou conjunto de atributos com dependência parcial em relação a chave primária concatenada.

24 2 ª Forma Normal (2FN) Na 2FN as entidades em observação geram outras entidades, que herdarão a chave parcial e todos os atributos que dependem da chave parcial. Com base na necessidade de armazenamento de históricos, na aplicação da 2FN também devemos observar, para cada entidade definida, quais de seus atributos vão se transformar com o tempo e duplica-los nas duas entidades.

25 3 ª Forma Normal (3FN) A 3FN diz que todo atributo precisa estar na segunda forma normal, e todos os atributos que não são chave, não podem depender de outros atributos que também não são chave.

26 3 ª Forma Normal (3FN) Deve-se ainda verificar se o valor de um atributo pode se repetir em muitos registros, sendo que neste caso, é necessário a inclusão de uma nova entidade. Nesse caso deve-se adicionar o código da nova entidade nas entidades em que ele for dependente, para realizar o relacionamento. Entidades na 3FN também não podem conter atributos que sejam o resultado de algum cálculo de outro atributo, visando manter a consistência dos dados.

27

28 Referências MACHADO, F. N. R.; ABREU, M. P. Projeto de Banco de Dados: uma visão prática. Editora Érica,1995, Cap.12, Normalização. HEUSER, C. A. Projeto de banco de dados. Editora Bookman, 2009.

Objetivos:

Objetivos: Objetivos: Apresentar o conceito de normalização Apresentar e exemplificar a 1ª forma normal Apresentar e exemplificar a 2ª forma normal Apresentar e exemplificar a 3ª forma normal NORMALIZAÇÃO O processo

Leia mais

Banco de Dados Modelagem e Normalização

Banco de Dados Modelagem e Normalização Técnico em Informática Banco de Dados Modelagem e Normalização Profª Ana Paula Mandelli NORMALIZAÇÃO DE DADOS A normalização de dados é uma técnica que visa analisar e refinar arquivos de dados, dividindo-os

Leia mais

Banco de Dados. Dependência Funcional e Normalização de Dados. Prof. Walteno Martins Parreira Jr 1

Banco de Dados. Dependência Funcional e Normalização de Dados. Prof. Walteno Martins Parreira Jr 1 Banco de Dados Dependência Funcional e Normalização de Dados Prof. Walteno Martins Parreira Jr www.waltenomartins.com.br waltenomartins@yahoo.com 2015 Dependência Funcional Um atributo B possui uma dependência

Leia mais

Normalização de dados e as formas normais. Docente : Pedro F. Carvalho.

Normalização de dados e as formas normais. Docente : Pedro F. Carvalho. Normalização de dados e as formas normais 2009 Email : contato@pedrofcarvalho.com.br Normalização de dados é o processo formal passo a passo que examina os atributos de uma entidade, com o objetivo de

Leia mais

Engenharia Reversa e Normalização

Engenharia Reversa e Normalização SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Engenharia Reversa e Normalização Banco de Dados I Engenharia reversa de modelos relacionais Engenharia reversa parte do modelo de implementação obtém modelo de especificação (modelo

Leia mais

Engenharia Reversa e Normalização

Engenharia Reversa e Normalização SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Engenharia Reversa e Normalização Banco de Dados I Prof. Edson Thizon Engenharia reversa de modelos relacionais Engenharia reversa parte do modelo de implementação obtém modelo de

Leia mais

Engenharia Reversa de Arquivos e Normalização

Engenharia Reversa de Arquivos e Normalização Engenharia Reversa de Arquivos e Normalização Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Prof. Edwar Saliba Júnior Novembro de 2018 Unidade 06 Engenharia Reversa de Arquivos

Leia mais

Dependência Funcional e Normalização)

Dependência Funcional e Normalização) Dependência Funcional e Normalização) Qualidade de Projeto O objetivo é evitar os problemas que podem provocar falhas no projeto do banco de dados, bem como eliminar a mistura de assuntos e as correspondentes

Leia mais

NORMALIZAÇÃO. Lílian Simão Oliveira

NORMALIZAÇÃO. Lílian Simão Oliveira NORMALIZAÇÃO Lílian Simão Oliveira Normalização Normalização de dados : decomposição de esquemas para minimizar redundância e evitar anomalias de atualização, inserção e remoção. Projeto conceitual bem

Leia mais

ENGENHARIA REVERSA DE ARQUIVOS

ENGENHARIA REVERSA DE ARQUIVOS ENGENHARIA REVERSA DE ARQUIVOS - Processo que permite a obtenção de um Modelo Lógico Relacional a partir de um Banco de Dados não Relacional. - Entrada: qualquer conjunto de dados para os quais se disponha

Leia mais

BANCO DE DADOS I/MODELAGEM DE DADOS Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar

BANCO DE DADOS I/MODELAGEM DE DADOS Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar - Aula 7 - NORMALIZAÇÃO 1. INTRODUÇÃO Nas sessões anteriores foi possível compreender como se dá a analise de requisitos de um negócio e a conseqüente formatação de um banco de dados usando a abordagem

Leia mais

Banco de Dados I Engenharia Reversa e Normalização

Banco de Dados I Engenharia Reversa e Normalização Banco de Dados I Engenharia Reversa e Normalização Normalização Conjunto de regras que ajudam na definição de bancos de dados que não contenham redundância desnecessária e que permitam o fácil acesso às

Leia mais

Banco de Dados Aula 02

Banco de Dados Aula 02 Matéria: Banco de Dados Banco de Dados Aula 02 Professor: Esp.: Patricia Dias da Silva Peixoto NORMALIZAÇÕES DE ENTIDADES DO BANCO DE DADOS Quando estamos criando as tabelas de um banco de dados, devemos

Leia mais

Banco de Dados I. Aula 17 - Prof. Bruno Moreno 08/11/2011

Banco de Dados I. Aula 17 - Prof. Bruno Moreno 08/11/2011 Banco de Dados I Aula 17 - Prof. Bruno Moreno 08/11/2011 Plano de Aula Visões em SQL Normalização Motivação Definição Formas Normais Banco de Dados I VISÕES Visões É uma tabela única derivada de outra(s)

Leia mais

BANCO DE DADOS I/MODELAGEM DE DADOS Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar

BANCO DE DADOS I/MODELAGEM DE DADOS Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar - Aula 8 - ESTRATÉGIAS DE PROJETO DE BANCO DE DADOS 1. INTRODUÇÃO Uma vez conhecedores dos conceitos do modelo conceitual e das duas estratégias do modelo lógico, é possível traçar um projeto de banco

Leia mais

A Técnica de Normalização de Banco de Dados (1)

A Técnica de Normalização de Banco de Dados (1) CURSO DE GRADUAÇÃO e DE PÓS-GRADUAÇÃO DO ITA 1º SEMESTRE 2002 CES-30 Técnicas de Banco de Dados - BD e CE-240 Projeto de Sistema de BD A Técnica de Normalização de Banco de Dados (1) CES-30 / CE-240 -

Leia mais

Normalização de Dados. Bancos de Dados I Normalização Principais Conceitos

Normalização de Dados. Bancos de Dados I Normalização Principais Conceitos de Dados Bancos de Dados I Normalização Principais Conceitos Martin & McLure pag.640 Definição Modo como os itens de dados são agrupados em estruturas de registro. A terceira forma normal é um agrupamento

Leia mais

Projeto Bottom-Up de BD

Projeto Bottom-Up de BD Projeto Bottom-Up de BD Uma organização que deseja definir um BD pode já conter descrições de dados sistemas legados gerenciamento de arquivos de dados ambientes não-informatizados... dados manuscritos

Leia mais

Engenharia reversa de arquivos e documentos. Capítulo 6

Engenharia reversa de arquivos e documentos. Capítulo 6 Engenharia reversa de arquivos e documentos Capítulo 6 Engenharia reversa de arquivos e documentos Modelo relacional Esquema de arquivo convencional ou documento Engenharia reversa de arquivos convencionais

Leia mais

Banco de Dados - Senado

Banco de Dados - Senado Banco de Dados - Senado Normalização Material preparado: Prof. Marcio Vitorino Normalização Normalização de dados: decomposição de esquemas para evitar anomalias de atualização. Bom desig evita redundância

Leia mais

Normalização. Anomalias Dependência e determinantes Normalização

Normalização. Anomalias Dependência e determinantes Normalização FACULDADE ANGLO AMERICANO FOZ DO IGUAÇU Curso de Ciência da Computação 5º Periodo Disciplina: Banco de Dados I Prof. Erinaldo Sanches Nascimento Normalização Anomalias Dependência e determinantes Normalização

Leia mais

Banco de Dados Introdução. Profa.Ms.Denise Neves

Banco de Dados Introdução. Profa.Ms.Denise Neves Banco de Dados Introdução Profa.Ms.Denise Neves profa.denise@hotmail.com Banco de Dados I Banco de dados : É uma coleção de fatos registrados que refletem o estado de certos aspectos de interesse do mundo

Leia mais

Técnicas de Modelação de Dados

Técnicas de Modelação de Dados Técnicas de Modelação de Dados Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas de Informáticos Programação e Sistemas de Informação Módulo 13 Técnicas de Modelação de Dados Professora: Sandra

Leia mais

Normalização. Prof. Rogério Gonçalves Bittencourt, M.Sc.

Normalização. Prof. Rogério Gonçalves Bittencourt, M.Sc. Normalização Prof. Rogério Gonçalves Bittencourt, M.Sc. Introdução Processo sistemático e matemático através do qual uma tabela relacional não normalizada é transformada em um conjunto de tabelas normalizadas

Leia mais

BANCO DE DADOS I/MODELAGEM DE DADOS Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar

BANCO DE DADOS I/MODELAGEM DE DADOS Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar - Aula 5 - ABORDAGEM RELACIONAL 1. INTRODUÇÃO A abordagem relacional é muito próxima do modelo lógico é uma descrição de um banco de dados no nível de abstração visto pelo usuário do SGBD. Assim, o modelo

Leia mais

NORMALIZAÇÃO. Quantidade do Produto. Produto

NORMALIZAÇÃO. Quantidade do Produto. Produto NORMALIZAÇÃO 1. CONCEITUAÇÃO É o processo formal, passo a passo, que examina os atributos de uma entidade, com o objetivo de evitar anomalias observadas na inclusão, exclusão e alteração de registros.

Leia mais

GES013 Sistema de Banco de Dados Normalização de Relações em Projeto de BD (1FN a FNBC)

GES013 Sistema de Banco de Dados Normalização de Relações em Projeto de BD (1FN a FNBC) GES013 Sistema de Banco de Dados Normalização de Relações em Projeto de BD (1FN a FNBC) Ilmério Reis da Silva ilmerio arroba ufu.br www.facom.ufu.br/~ilmerio/sbd UFU/FACOM Página:2 Projeto de BD Relacionais

Leia mais

Conceitos Básicos de modelagem de dados Modelo conceitual Modelo Lógico Modelo Físico

Conceitos Básicos de modelagem de dados Modelo conceitual Modelo Lógico Modelo Físico Conceitos Básicos de modelagem de dados Se você pretende desenvolver aplicações que usam banco de dados relacionais deverá possuir os conceitos básicos sobre modelagem de dados. Não importa se sua aplicação

Leia mais

Modelo Entidade-Relacionamento (E-R)

Modelo Entidade-Relacionamento (E-R) Modelo Entidade-Relacionamento (E-R) composto n lote n n n contrato_compra_venda n possui proprietário possui n associado cadastro n banco faz fronteira pertence n ruas n quadras n financiado empréstimo

Leia mais

INF1383 -Bancos de Dados

INF1383 -Bancos de Dados INF1383 -Bancos de Dados Prof. Sérgio Lifschitz DI PUC-Rio Eng. Computação, Sistemas de Informação e Ciência da Computação INTRODUÇÃO À TEORIA DA NORMALIZAÇÃO PROJETO LÓGICO DE BANCOS DE DADOS Slide 1-34

Leia mais

Normalização de Tabelas. Prof. Antonio Almeida de Barros Junior

Normalização de Tabelas. Prof. Antonio Almeida de Barros Junior Normalização de Tabelas Prof. Antonio Almeida de Barros Junior 1 Conteúdo Engenharia Reversa de Arquivos Normalização de Tabelas Introdução Formas Normais Tabela não-normalizada Primeira forma normal (1FN)

Leia mais

Ciência da Computação MODELAGEM DE DADOS Professor Décio Jorge Craveiro Machado

Ciência da Computação MODELAGEM DE DADOS Professor Décio Jorge Craveiro Machado Ciência da Computação MODELAGEM DE DADOS Professor Décio Jorge Craveiro Machado Uma entidade está na 3FN se nenhum de seu atributos possui dependência transitiva em relação a outro atributo da entidade

Leia mais

1 U.E. Edgar Tito site: - PROF. RANILDO LOPES U.E PROF EDGAR TITO PROF. RANILDO LOPES DISCIPLINA: Banco de Dados

1 U.E. Edgar Tito site:  - PROF. RANILDO LOPES U.E PROF EDGAR TITO PROF. RANILDO LOPES DISCIPLINA: Banco de Dados 1 U.E. Edgar Tito site: http://ueedgartito.wordpress.com - PROF. RANILDO LOPES U.E PROF EDGAR TITO PROF. RANILDO LOPES DISCIPLINA: Banco de Dados RESUMO APOSTILA - ACCESS BÁSICO PARA A 6 PROVA CONTEUDO

Leia mais

Introdução ao Modelo Relacional

Introdução ao Modelo Relacional INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE Introdução ao Modelo Relacional Docente: Éberton da Silva Marinho e-mail: ebertonsm@gmail.com 19/05/2016 Sumário Instalação do

Leia mais

INTRODUÇÃO AO MODELO RELACIONAL

INTRODUÇÃO AO MODELO RELACIONAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE INTRODUÇÃO AO MODELO RELACIONAL Docente: Éberton da Silva Marinho e-mail: ebertonsm@gmail.com 26/06/2013 SUMÁRIO Instalação do

Leia mais

Banco de Dados Relacional

Banco de Dados Relacional Centro Federal de Educação Tecnológica de Pernambuco Curso de Tecnologia em Sistemas de Informação Banco de Dados Relacional Renata Lúcia Mendonça Ernesto do Rêgo rlrego@yahoo.com 1 Plano de Ensino Objetivo

Leia mais

edsoncs@gmail.com www.linkedin.com/in/edsonhu Agenda Banco de Dados Relacional Modelo Descritivo Modelo Conceitual Modelo Lógico Arquitetura Cliente/Servidor Componentes SQL Server Management Studio (SSMS)

Leia mais

Roteiro. Normalização. BCC321 - Banco de Dados I. Ementa. Para que serve a normalização? Posicionamento

Roteiro. Normalização. BCC321 - Banco de Dados I. Ementa. Para que serve a normalização? Posicionamento Roteiro Normalização Posicionamento Luiz Henrique de Campos Merschmann Departamento de Computação Universidade Federal de Ouro Preto luizhenrique@iceb.ufop.br www.decom.ufop.br/luiz Introdução Dependências

Leia mais

Uma base de dados está num estado de integridade se contém apenas dados válidos. Os dados armazenados devem estar de acordo com a realidade

Uma base de dados está num estado de integridade se contém apenas dados válidos. Os dados armazenados devem estar de acordo com a realidade 2. Modelo Relacional... 2.1. Estrutura de Dados Relacional 2.2. Álgebra Relacional 2.3. Linguagens Relacionais 2.4. Restrições de integridade Uma base de dados está num estado de integridade se contém

Leia mais

DER NORMALIZAÇÃO DE DADOS

DER NORMALIZAÇÃO DE DADOS DER NORMALIZAÇÃO DE DADOS Profa. Maria Auxiliadora 1 NORMALIZAÇÃO DE DADOS é um conjunto de limitações impostas a uma estrutura de dados para que a mesma fique mais concisa e sem falhas estruturais. Codd

Leia mais

PARTE I - INTRODUÇÃO A BANCO DE DADOS

PARTE I - INTRODUÇÃO A BANCO DE DADOS Introdução a Banco de Dados Prof Sérgio Carlos Portari Jr PARTE I - INTRODUÇÃO A BANCO DE DADOS CAPÍTULO I - CONCEITOS BÁSICOS Introdução 01 1 Arquivo 02 2 Registro 02 3 Campo 03 4 Chave Primária 04 5

Leia mais

Modelo Relacional Prof. Msc Denival A. dos Santos

Modelo Relacional Prof. Msc Denival A. dos Santos Modelo Relacional Prof. Msc Denival A. dos Santos Introdução Criado por Edgar F. Codd em 70 (primeiros sistemas relacionais: 1977 78: System R e Ingres); O modelo relacional é um modelo lógico fundamentado

Leia mais

Banco de dados. Objetivo: Reter os dados de forma que possam ser utilizados em outros momentos

Banco de dados. Objetivo: Reter os dados de forma que possam ser utilizados em outros momentos Banco de dados BD Banco de dados Objetivo: Armazenar dados Consultar dados (dentro de um determinado contexto) gerando informações úteis Reter os dados de forma que possam ser utilizados em outros momentos

Leia mais

Tópico: Normalização

Tópico: Normalização Tópico: Normalização CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1FN NORMALIZAÇÃO 3FN 2FN NORMALIZAÇÃO - CONCEITO O que é? 1) Segundo [Heuser, 2009]: o processo de normalização é: Reagrupar informações de forma a eliminar redundâncias

Leia mais

Banco de dados. Objetivo: Reter os dados de forma que possam ser utilizados em outros momentos

Banco de dados. Objetivo: Reter os dados de forma que possam ser utilizados em outros momentos Banco de dados BD Dados x Informações Banco de dados Objetivo: Armazenar dados Consultar dados (dentro de um determinado contexto) gerando informações úteis Reter os dados de forma que possam ser utilizados

Leia mais

26/03/2012. É uma restrição entre dois conjuntos de atributos do banco de dados. Definição formal: Significa que: Exemplos

26/03/2012. É uma restrição entre dois conjuntos de atributos do banco de dados. Definição formal: Significa que: Exemplos É uma restrição entre dois conjuntos de atributos do banco de dados. Normalização 2012.1 2 Definição formal: Uma dependência funcional é denotada por X Y entre dois conjuntos distintos de atributos X e

Leia mais

Parte NORMALIZAÇÃO. As regras mais importantes oferecidas pelo Sistema Gerenciador de Banco de Dados. são:

Parte NORMALIZAÇÃO. As regras mais importantes oferecidas pelo Sistema Gerenciador de Banco de Dados. são: Parte 7 N as sessões anteriores foi possível compreender como se dá a analise de requisitos de um negócio, a conseqüente formatação de um banco de dados usando a abordagem entidade-relacionamento e sua

Leia mais

1 o Período Administração 24/11/2015

1 o Período Administração 24/11/2015 Boa noite! Por favor, copiem o conteúdo da postagem referente a aula de hoje na página Internet da disciplina ou copie do pendrive para a Área de Trabalho do Windows. 1 o Período Administração 24/11/2015

Leia mais

Informática. Banco de Dados Relacional. Professor Julio Alves.

Informática. Banco de Dados Relacional. Professor Julio Alves. Informática Banco de Dados Relacional Professor Julio Alves www.acasadoconcurseiro.com.br Informática 1. BANCOS DE DADOS RELACIONAL Um BD relacional possui apenas um tipo de construção, a tabela. Uma

Leia mais

Faculdade Ieducare 4º Semestre Sistemas de Informação Professor: Rhyan Ximenes

Faculdade Ieducare 4º Semestre Sistemas de Informação Professor: Rhyan Ximenes Faculdade Ieducare 4º Semestre Sistemas de Informação Professor: Rhyan Ximenes Modelagem de Dados 1 Ementa; Avaliação; Introdução. Modelagem de Dados 2 Componentes de sistemas de bancos de dados; Arquitetura

Leia mais

Abordagem relacional. Capítulo 4

Abordagem relacional. Capítulo 4 Abordagem relacional Capítulo 4 Abordagem Relacional Abordagem de modelagem de dados usada nos sistemas de gerência de banco de dados do tipo relacional. Modelagem em nível lógico (SGBD) e não conceitual.

Leia mais

Revisando Banco de Dados. Modelo Relacional

Revisando Banco de Dados. Modelo Relacional : Revisando Banco de Dados Banco de Dados (BD) é o arquivo físico, em dispositivos periféricos, onde estão armazenados os dados de diversos sistemas, para consulta e atualização pelo usuário. Sistema Gerenciador

Leia mais

MODELAGEM DE DADOS UNIDADE 2 Projeto de Banco de Dados. Luiz Leão

MODELAGEM DE DADOS UNIDADE 2 Projeto de Banco de Dados. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático 2.1 Projeto de banco de dados 2.2 Modelo Externo 2.3 Modelo Conceitual 2.4 Modelo Interno 2.5 Modelo Físico 2.6 Modelo de Dados

Leia mais

Normalização de BD 19:08:54. Fundamentos de Banco de Dados - Normalização 1

Normalização de BD 19:08:54. Fundamentos de Banco de Dados - Normalização 1 Normalização de BD Fundamentos de Banco de Dados - Normalização 1 Formas Normais Projetar as relações (tabelas) de uma base de dados relacional, de modo a obter o máximo de independência de dados, eliminando

Leia mais

Engenharia reversa de arquivos e documentos. Capítulo 6

Engenharia reversa de arquivos e documentos. Capítulo 6 Engenharia reversa de arquivos e documentos Capítulo Engenharia reversa de arquivos e documentos 0 1 / - - / Engenharia reversa de arquivos e normalização Entrada 5 2 34 1 0 / - / Engenharia reversa de

Leia mais

Modelo Entidade Relacionamento Estendido (ERE)

Modelo Entidade Relacionamento Estendido (ERE) Modelo Entidade Relacionamento Estendido (ERE) A maioria dos BDs podem ser modelados por meio dos conceitos básicos do modelo ER, mas alguns aspectos podem ser expressos mais convenientemente por meio

Leia mais

Engenharia reversa de arquivos e documentos. Capítulo 6

Engenharia reversa de arquivos e documentos. Capítulo 6 Engenharia reversa de arquivos e documentos Capítulo 6 1 Engenharia reversa de arquivos e documentos Modelo ER (conceitual) Engenharia reversa de BD relacional (Capítulo 5) Modelo relacional Esquema de

Leia mais

MODELO LÓGICO: TABELAS, CHAVES PRIMÁRIAS E ESTRANGEIRAS

MODELO LÓGICO: TABELAS, CHAVES PRIMÁRIAS E ESTRANGEIRAS MODELO LÓGICO: TABELAS, CHAVES PRIMÁRIAS E ESTRANGEIRAS OBJETIVO Apresentar a próxima etapa da modelagem de dados: o modelo lógico e os conceitos de tabelas, chaves primárias e estrangeiras e como o banco

Leia mais

Bases de Dados. Parte VII Normalização

Bases de Dados. Parte VII Normalização Bases de Dados Parte VII Normalização 1 Desenho de BDs Relacionais! Algumas questões sobre o desenho de BDs relacionais:! Como é que se desenha uma boa BD relacional?! Qual é o critério para quantificar

Leia mais

Fundamentos de Bancos de Dados 3 a Prova

Fundamentos de Bancos de Dados 3 a Prova Fundamentos de Bancos de Dados 3 a Prova Prof. Carlos A. Heuser 4 de julho de 2007 Duração: 2 horas Prova com consulta Questão 1 (Construção de modelo ER - Peso 3) Deseja-se construir um sistema gestão

Leia mais

Aula 12 BD1 Dependências Funcionais e Normalização. Profa. Elaine Faria UFU

Aula 12 BD1 Dependências Funcionais e Normalização. Profa. Elaine Faria UFU Aula 12 BD1 Dependências Funcionais e Normalização Profa. Elaine Faria UFU - 2018 Refinamento de Esquema Problemas causados pela redundância Armazenamento redundante Algumas informações são armazenadas

Leia mais

Banco de Dados I. Sejam bem-vindos! Prof. Fred Lucena. 1

Banco de Dados I. Sejam bem-vindos! Prof. Fred Lucena. 1 Banco de Dados I Sejam bem-vindos! 1 Bibliografia Básica COUGO, Paulo. Modelagem conceitual e projeto de banco de dados. 3.ed. Rio de Janeiro: F & W Publications, 1997. 284p. HEUSER, Carlos Alberto. Projeto

Leia mais

Modelo Relacional. Aula 02

Modelo Relacional. Aula 02 Aula 02 Modelo Relacional É um modelo baseado em relações, seus dados no BD são representados através de tabelas, ou seja, sua coleção ou relação recebe cada uma um nome único. Revisando: Dados: é o conteúdo

Leia mais

Normalização para Bancos de Dados Relacionais

Normalização para Bancos de Dados Relacionais Introdução De acordo com o modelo relacional: Normalização para Bancos de Dados Relacionais Banco de Dados I Prof. Guilherme Tavares de Assis Universidade Federal de Ouro Preto UFOP Instituto de Ciências

Leia mais

Bases de Dados. Parte VIII: Normalização

Bases de Dados. Parte VIII: Normalização Bases de Dados MBI/MI/LCC/LEG/LERSI/LMAT Parte VIII Normalização 1 Desenho de BDs Relacionais Algumas questões sobre o desenho de BDs relacionais: Como é que se desenha uma boa BD relacional? Qual é o

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ACH2025 Laboratório de Bases de Dados Aula 3 Revisão de Conceitos Professora: Fátima L. S. Nunes Codd 1972 verificação de um conjunto de regras pra certificar se o esquema de uma relação satisfaz a uma

Leia mais

Banco de Dados I Introdução SQL

Banco de Dados I Introdução SQL Banco de Dados I Introdução SQL Frederico Queiroga fredericoqueiroga@gmail.com https://sites.google.com/site/fredericoqueiroga/ Linguagem SQL Aspectos Gerais: Independência do fabricante: Está incorporada

Leia mais

Universidade Federal da Paraíba CCEN Departamento de Informática Disciplina: Banco de Dados. Aula 1 Introdução a Banco de Dados

Universidade Federal da Paraíba CCEN Departamento de Informática Disciplina: Banco de Dados. Aula 1 Introdução a Banco de Dados Universidade Federal da Paraíba CCEN Departamento de Informática Disciplina: Banco de Dados Aula 1 Introdução a Banco de Dados 1. Introdução Um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) é constituído

Leia mais

SUMÁRIO. Introdução Modelo de Dados Esquema Geral de Modelagem de BD; ME-R: Conceitos gerais; DE-R Representação e exemplos.

SUMÁRIO. Introdução Modelo de Dados Esquema Geral de Modelagem de BD; ME-R: Conceitos gerais; DE-R Representação e exemplos. BANCO DE DADOS Universidade do Estado de Santa Catarina Centro de Ciências Tecnológicas Departamento de Ciência da Computação Prof. Alexandre Veloso de Matos alexandre.matos@udesc.br SUMÁRIO Introdução

Leia mais

MATA60 BANCO DE DADOS Aula 5- Modelo Relacional. Prof. Daniela Barreiro Claro

MATA60 BANCO DE DADOS Aula 5- Modelo Relacional. Prof. Daniela Barreiro Claro MATA60 BANCO DE DADOS Aula 5- Modelo Relacional Prof. Daniela Barreiro Claro Agenda Histórico Modelo em Redes e Hierárquico Modelo Relacional Restrições de Integridade Chaves FORMAS - UFBA 2 de X Histórico

Leia mais

MODELO RELACIONAL Prof.: Jacson Tiola Técnico em Redes de Computadores

MODELO RELACIONAL Prof.: Jacson Tiola Técnico em Redes de Computadores MODELO RELACIONAL Prof.: Jacson Tiola Técnico em Redes de Computadores http://tiola.net Modelo Relacional Introduzido por Codd em 1970 (IBM/ Califórnia) Modelo com uma sólida base formal teoria dos conjuntos

Leia mais

Fundamentos de Bancos de Dados 3 a Prova Caderno de Questões

Fundamentos de Bancos de Dados 3 a Prova Caderno de Questões Fundamentos de Bancos de Dados 3 a Prova Caderno de Questões Prof. Carlos A. Heuser Dezembro de 2009 Duração: 2 horas Prova com consulta Questão 1 (Construção de modelo ER) Deseja-se projetar a base de

Leia mais

Normalização para Bancos de Dados Relacionais

Normalização para Bancos de Dados Relacionais Introdução Normalização para Bancos de Dados Relacionais Banco de Dados I Prof. Guilherme Tavares de Assis Universidade Federal de Ouro Preto UFOP Instituto de Ciências Exatas e Biológicas ICEB Departamento

Leia mais

Curso: Banco de Dados I. Conceitos Iniciais

Curso: Banco de Dados I. Conceitos Iniciais Curso: Conceitos Iniciais Discussão inicial O que são Bancos de Dados? Quais os programas de Bancos de Dados mais conhecidos no mercado? Quais as vantagens do uso de Bancos de Dados nas empresas? Como

Leia mais

Sistemas da Informação. Banco de Dados I. Edson Thizon

Sistemas da Informação. Banco de Dados I. Edson Thizon Sistemas da Informação Banco de Dados I Edson Thizon (edson@esucri.com.br) 2008 Apresentação (mini-currículo) Formação Acadêmica Mestrando em Ciência da Computação (UFSC/ ) Créditos Concluídos. Bacharel

Leia mais

Base de Dados. Sistemas de Informação. Base de Dados - Índice Introdução Componentes Base de Dados. Introdução. Introdução. Introdução.

Base de Dados. Sistemas de Informação. Base de Dados - Índice Introdução Componentes Base de Dados. Introdução. Introdução. Introdução. - Índice Componentes Sistemas de Informação Vitor Vaz da Silva Vitor Vaz da Silva - SI http://tektonia.com 2 Vitor Vaz da Silva - SI http://tektonia.com 3 Vitor Vaz da Silva - SI http://tektonia.com 4

Leia mais

A linguagem SQL

A linguagem SQL SQL 2008.1 A linguagem SQL SQL - Structured Query Language. Foi definida nos laboratórios de pesquisa da IBM em San Jose, California, em 1974. Teve seus fundamentos no modelo relacional Sua primeira versão

Leia mais

Cadeira de Tecnologias de Informação. Ano lectivo 2008/09. de Tabelas

Cadeira de Tecnologias de Informação. Ano lectivo 2008/09. de Tabelas Cadeira de Tecnologias de Informação Ano lectivo 2008/09 Normalização de Tabelas Profª Ana Lucas (Responsável) Mestre Cristiane Pedron Mestre Fernando Naves Engª Filipa Pires da Silva Dr. José Camacho

Leia mais

Fundamentos de Banco de Dados Aula I. Prof. Kelyn Schenatto

Fundamentos de Banco de Dados Aula I. Prof. Kelyn Schenatto Fundamentos de Banco de Dados Aula I Prof. Kelyn Schenatto O que é um Banco de dados?? Definições O termo banco de dados refere-se a uma coleção de dados inter-relacionados (SILBERSCHATZ; KORTH; SUDARSHAN,

Leia mais

Banco de Dados I. Prof. Edson Thizon ethizon@bol.com.br

Banco de Dados I. Prof. Edson Thizon ethizon@bol.com.br Banco de Dados I Prof. Edson Thizon ethizon@bol.com.br Conceitos Dados Fatos conhecidos que podem ser registrados e que possuem significado implícito Banco de dados (BD) Conjunto de dados interrelacionados

Leia mais

Nome: Login: CA: Cidade: UF CARTÃO RESPOSTA QUESTÃO RESPOSTA QUESTÃO RESPOSTA

Nome: Login: CA: Cidade: UF CARTÃO RESPOSTA QUESTÃO RESPOSTA QUESTÃO RESPOSTA CURSO - TADS TURMA 2008.2 4 PERÍODO 4 MÓDULO AVALIAÇÃO MP1 DATA 05/11/2008 BANCO DE DADOS 2008/2 Dados de identificação do Acadêmico: Nome: Login: CA: Cidade: UF CARTÃO RESPOSTA QUESTÃO RESPOSTA QUESTÃO

Leia mais

A Técnica de Normalização (9): de Banco de Dados (2)

A Técnica de Normalização (9): de Banco de Dados (2) CURSO DE GRADUAÇÃO e DE PÓS-GRADUAÇÃO DO ITA 1º SEMESTRE 2002 CES-30 Técnicas de Banco de Dados - BD e CE-240 Projeto de Sistema de BD A Técnica de Normalização de Banco de Dados (2) CES-30 / CE-240 -

Leia mais

Modelagem Conceitual parte I

Modelagem Conceitual parte I Modelagem Conceitual parte I Vitor Valerio de Souza Campos Objetivos Apresentar a modelagem conceitual como parte integrante do projeto de um BD Mostrar as vantagens de uma documentação conceitual de dados

Leia mais

Modelagem Conceitual parte I

Modelagem Conceitual parte I Modelagem Conceitual parte I Vitor Valerio de Souza Campos Objetivos Apresentar a modelagem conceitual como parte integrante do projeto de um BD Mostrar as vantagens de uma documentação conceitual de dados

Leia mais

Aula 01 Revisão Geral Banco de Dados I Conceito de Banco de Dados e SGBD

Aula 01 Revisão Geral Banco de Dados I Conceito de Banco de Dados e SGBD Aula 01 Revisão Geral Banco de Dados I Conceito de Banco de Dados e SGBD Banco de Dados (BD) é o arquivo físico, em dispositivos periféricos, onde estão armazenados os dados de diversos sistemas, para

Leia mais

SQL Structured Query Language

SQL Structured Query Language SQL Structured Query Language 53 SQL Structured Query Language ( Linguagem Estrutura de Consulta ) Compõe-se de: DDL criação do esquema, ou seja, estruturas de armazenamento DML linguagem de consulta baseada

Leia mais

INF01145 Fundamentos de Banco de Dados Plano de ensino

INF01145 Fundamentos de Banco de Dados Plano de ensino INF01145 Fundamentos de Banco de Dados Plano de ensino Carlos A. Heuser Cirano Iochpe 2009/2 1 Identificação Nome do departamento: Informática Aplicada Nome da atividade de ensino: INF01145 - Fundamentos

Leia mais

Projeto de Banco de Dados. Carlos Alberto Heuser

Projeto de Banco de Dados. Carlos Alberto Heuser Projeto de Banco de Dados Carlos Alberto Heuser Engenharia reversa de arquivos e documentos Capítulo 6 Engenharia reversa de arquivos e documentos Modelo relacional Esquema de arquivo convencional ou documento

Leia mais

Normalização. Curso: Técnico em Informática (Integrado) Disciplina: Banco de Dados Prof. Abrahão Lopes

Normalização. Curso: Técnico em Informática (Integrado) Disciplina: Banco de Dados Prof. Abrahão Lopes AULA 25-26 Normalização Curso: Técnico em Informática (Integrado) Disciplina: Banco de Dados Prof. Abrahão Lopes abrahao.lopes@ifrn.edu.br Normalização É uma técnica formal para projeto de banco de dados

Leia mais

MODELAGEM DE DADOS UNIDADE 4 Modelo Entidade-Relacionamento. Luiz Leão

MODELAGEM DE DADOS UNIDADE 4 Modelo Entidade-Relacionamento. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático 4.1 Modelo de Dados Relacional 4.2 Chave Primária 4.3 Restrições de Integridade 4.4 Mapeamento do MER para o Modelo Relacional

Leia mais

Banco de dados. Conteúdo: Modelo relacional Prof. Patrícia Lucas

Banco de dados. Conteúdo: Modelo relacional Prof. Patrícia Lucas Banco de dados Conteúdo: Modelo relacional Prof. Patrícia Lucas Composição de um BD Relacional 1 Um banco de dados relacional é composto de tabelas ou relações. Tabelas = Relações Tabelas 2 Uma tabela

Leia mais

Fundamentos de Banco de Dados Aula II

Fundamentos de Banco de Dados Aula II Fundamentos de Banco de Dados Aula II Modelos de Banco de Dados Prof. Kelyn Schenatto Modelos de Banco de Dados Modelo Hierárquico Modelo em rede Modelos mais antigos Modelo relacional Modelo hierárquico

Leia mais

Banco de Dados - INE Projeto de Banco de Dados Relacionais. Prof. Mario Dantas

Banco de Dados - INE Projeto de Banco de Dados Relacionais. Prof. Mario Dantas Banco de Dados - INE 5323 Projeto de Banco de Dados Relacionais Prof. Mario Dantas Projeto de Banco de Dados Relacionais -Armadilhas - Decomposição - Dependências Funcionais e Normalização - Dependências

Leia mais

Banco de Dados I 4 Normalização

Banco de Dados I 4 Normalização Banco de Dados I 4 Normalização Grinaldo Lopes de Oliveira (grinaldo( grinaldo@gmail.com) Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas * Material com créditos de colaboração dos

Leia mais

Banco de Dados. Sistemas de Informação Engenharia de Produção

Banco de Dados. Sistemas de Informação Engenharia de Produção Banco de Dados Sistemas de Informação Engenharia de Produção Análise do Sistema O que se armazena em um computador são os dados, e os programas que ele deve executar também são dados, de modo que o objetivo

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE NORMALIZAÇÃO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE NORMALIZAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE NORMALIZAÇÃO Docente: Éberton da Silva Marinho e-mail: ebertonsm@gmail.com 25/10/2017 2 PROJETO DE BANCO DE DADOS: NORMALIZAÇÃO

Leia mais

Banco de Dados. SGBDs. Professor: Charles Leite

Banco de Dados. SGBDs. Professor: Charles Leite Banco de Dados SGBDs Professor: Charles Leite Sistemas de BD Vimos que um BANCO DE DADOS representa uma coleção de dados com algumas propriedades implícitas Por exemplo, um BD constitui os dados relacionados

Leia mais

Ano: 2014 Banca: FCC Órgão: TJ-AP Prova: Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Tecnologia da Informação

Ano: 2014 Banca: FCC Órgão: TJ-AP Prova: Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Tecnologia da Informação Ano: 2015 Banca: VUNESP Órgão: TCE-SP Prova: Agente da Fiscalização Financeira - Sistemas, Gestão de Projetos e Governança de TI As formas normais estabelecem algumas restrições aos valores das tabelas

Leia mais

ORGANIZANDO DADOS E INFORMAÇÕES: Bancos de Dados

ORGANIZANDO DADOS E INFORMAÇÕES: Bancos de Dados ORGANIZANDO DADOS E INFORMAÇÕES: Bancos de Dados Gestão da Informação (07182) Instituto de Ciências Econ., Adm. e Contábeis (ICEAC) Universidade Federal do Rio Grande (FURG) Gestão de Dados As organizações

Leia mais