Muitos que não conhecem este sistema devem estar se perguntando, a água vai retornar por sucção após esfriamento? SIM! É isso mesmo.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Muitos que não conhecem este sistema devem estar se perguntando, a água vai retornar por sucção após esfriamento? SIM! É isso mesmo."

Transcrição

1 Matheus Berçan Um fato que deixa alguns proprietários de veículos antigos indignados é ter que completar a água do radiador com uma frequência muito grande. Nas trilhas ou antes de sair para um passeio é indispensável dar aquela verificada no nível de água. Uma forma de resolver este problema já existia em vários veículos da família Ford e Fiat, por Exemplo o Corcel e o 147. Mesmo depois que passou a ser fabricado pela Ford, os Jeeps não receberam o sistema de Vaso de Expansão. Um sistema simples e eficaz que tem vantagens como: Maior tempo sem completar a água do radiador, facilidade em verificar o nível pois o reservatório o transparente, baixo custo de adaptação e maior confiabilidade em saber que a água perdida pelo ladrão vai retornar por sucção após o esfriamento. Muitos que não conhecem este sistema devem estar se perguntando, a água vai retornar por sucção após esfriamento? SIM! É isso mesmo. O sistema funciona da seguinte forma: 1. Quando frio, o sistema encontra-se com o Radiador cheio e reservatório no nível.

2 2. Quando o motor entra em funcionamento, a água do radiador esquenta e expande, aumentando assim seu volume e o excesso (ar e água) é jogado para o reservatório pela mangueira. O reservatório por sua vez, permite a saída do ar devido o aumento do volume em seu interior. 3. Depois de desligado, inicia-se o processo de esfriamento. A água do radiador volta a seu volume normal e com isso, por sucção puxa do reservatório a quantidade que para ele foi jogada quando quente. Baseado neste sistema apresentado surgiu a ideia deste tutorial que tem por finalidade auxiliar aos amigos jeepeiros a resolver de forma simples e barata o problema do ladrão do radiador.

3 Considerações importantes: O sistema de Vaso Expansão é diferente do sistema Selado dos veículos modernos. Este tutorial foi baseado na utilização de peças da linha Ford/Fiat, mas nada impede que seja utilizado peças de outras linhas que tenham a mesma função, por exemplo peças do GM Opala. Caso o sistema de arrefecimento do veiculo esteja precisando de uma limpeza, este é o momento. Aproveite para drenar todo o líquido do radiador e fazer uma verificação no estado das mangueiras, selos do bloco, colméia do radiador e bomba d água. Depois caso de costume, coloque um aditivo. Nos primeiros passeios depois da adaptação é extremamente importante acompanhar o funcionamento do sistema e ter bastante atenção no ponteiro da temperatura. Material necessário: (1) Vaso Expansor com tampa. (2) Suporte do reservatório. (3) Um metro de mangueira. (4) Duas abraçadeiras (5) Pedaços de borracha Obs: Nos primeiros passos serão demonstrados duas formas de se fazer esta adaptação, isso é, utilizando peças do Ford Corcel e do Fiat 147. Cabe ao leitor verificar qual a que mais lhe agrada, pois as duas tem suas particularidades, mas o resultado final é o mesmo. Peças do Ford Corcel:

4 Peças do Fiat 147: Inicio da Adaptação 1º Retire a tampa do radiador e faça duas guarnições de borracha para vedar a parte superior da tampa. Isso é necessário pois quando o sistema esfria cria-se uma espécie de vácuo no radiador e este é o responsável por sugar a água do reservatório. Monte as guarnições de borracha na tampa e passe uma fina camada de óleo na parte que vai entrar em contato com o gargalo do radiador para facilitar no momento da colocação da tampa. Complete o nível de água até o gargalo e monte a tampa.

5 2º Escolha o melhor lugar para fixar o reservatório. Tanto o do 147 quanto o do Corcel requerem que seja feito um suporte para fixa-los. O do Corcel é bem mais simples, já o reservatório do 147 gera um trabalho maior, pois seu suporte é na lata do veiculo, impossibilitando assim seu aproveitamento nesta adaptação. Procure um local onde o reservatório não fique muito baixo, mas não necessariamente precisa ficar no nível do radiador. Um bom local é no para-lama por cima do suporte do amortecedor dianteiro (lado carona). Exemplo do local para fixar o reservatório do 147: Exemplo do local para fixar o reservatório do Corcel:

6 3º (somente para sistema do 147) Como o sistema do Corcel tem mais algumas particularidades e foi o escolhido para adaptação, não haverá como demonstrar o restante da adaptação do sistema do 147. Para quem preferir este sistema basta fazer o seguinte: 1. Bolar um suporte. 2. Fixar o reservatório. 3. Ligar o reservatório ao cano ( ladrão ) do radiador com a mangueira. 4. Fixar a mangueira com as abraçadeiras. 5. Completar o reservatório com água ate o nível máximo. 6. Verificar o funcionamento do sistema. 4º Confecção do suporte. 1. Faça uma chapa em formato de L para servir de apoio para o fundo do reservatório. Se julgar necessário corte uma chapa redonda do tamanho do centro do fundo do reservatório e coloque em uma das extremidades da chapa. Para evitar vibrações, cole uma borracha no suporte. - Faça a fixação do suporte L. (Se o local escolhido for o mesmo da foto lembrese que a carroceria se movimenta, então não fixe o reservatório muito perto do suporte do amortecedor).

7 2. Coloque o reservatório no suporte em L, pegue o suporte original do Corcel e marque no para-lama o local adequado para fixa-lo. É importante que fique justo o suficiente para que o reservatório não caia. Para facilitar manutenção foi colocado em um dos lados do suporte uma porca borboleta, assim sendo não é necessário ferramenta para retirar o reservatório. 5º Modificando a tampa do reservatório. No Corcel não existe tampa no radiador, o controle e feito por uma válvula que fica na parte superior da tampa do reservatório. Como mantivemos a tampa (com válvula passo 1) é necessário a retirada desta válvula, deixando assim livre a comunicação reservatório-ambiente.

8 Basta cortar os rebites da tampa, retirar a válvula, montar e rebitar novamente. (Obs: Para quem está adaptando o reservatório do 147 não tem com que se preocupar, pois a tampa do mesmo não tem válvula.) borracha. Se verificar a ausência das guarnições da tampa, recomendo que as faça com 6º Ligando o reservatório ao radiador. Faça a ligação do radiador ao reservatório com a mangueira. Nesta adaptação foi usado a própria mangueira do sistema do Corcel e uma abraçadeira de fixação da mangueira do Fiat 147.

9 7º Resultado final.

10

11 8º Sistema em funcionamento. Antes e depois da volta de teste de aproximadamente 30 min. Cabe ressaltar que depois de esfriar por completo o sistema voltou para o nível inicial no reservatório.

12 Considerações finais: Caso verifique que o sistema depois de ter esfriado por completo não puxou a água de volta ao radiador procure por vazamentos de ar na guarnição feita para a tampa do radiador. Deixe a viatura funcionar em marcha lenta até esquentar e verifique o sistema. Provavelmente já vai ser nítido a diferença de nível do reservatório. Faça uma volta de teste nas redondezas, não vá para longe. TESTE O SISTEMA PRIMEIRO, VEJA COMO ELE SE COMPORTA. Verifique a temperatura de funcionamento da viatura. Verifique se as mangueiras do radiador não estão com pressão em excesso. Isso pode significar que a tampa esta trabalhando errado, mantendo uma pressão interna muito grande. Boa sorte na empreitada!!! Matheus Berçan

Equipe: Ariani, Bruno, Daniel F, Deivid,Edimilon, Felipe, Guilherme Furlan, Rafael B

Equipe: Ariani, Bruno, Daniel F, Deivid,Edimilon, Felipe, Guilherme Furlan, Rafael B Relatorio de arrefecimento VW Santana Equipe: Ariani, Bruno, Daniel F, Deivid,Edimilon, Felipe, Guilherme Furlan, Rafael B O sistema de arrefecimento tem a função de controlar a temperatura interna dos

Leia mais

Manual de instruções para DP-6800 Maquina de demarcação Nunca mexa a tinta com madeira, use um batedor

Manual de instruções para DP-6800 Maquina de demarcação Nunca mexa a tinta com madeira, use um batedor Manual de instruções para DP-6800 Maquina de demarcação Nunca mexa a tinta com madeira, use um batedor 1. Monte as partes que estão desmontadas conforme visto na foto Abaixo Escapamento Cuidado quente!

Leia mais

Saída do líquido de arrefecimento para aquecimento externo

Saída do líquido de arrefecimento para aquecimento externo Geral Geral O líquido de arrefecimento do motor pode ser usado para aquecer elementos s. Exemplos são carrocerias baú, cabinas de comando do guindaste e baús de armazenamento. O calor é levado do fluxo

Leia mais

Sistemas de Arrefecimento

Sistemas de Arrefecimento Manual URBA para Sistemas de Arrefecimento LINHA LEVE Sistema de Arrefecimento LINHA LEVE Motores de combustão interna transformam energia térmica resultante da queima de combustível em energia mecânica.

Leia mais

SIMPLES E FACIL DE ENTENDER ESSE PROCESSO DE ARREFECIMENTO

SIMPLES E FACIL DE ENTENDER ESSE PROCESSO DE ARREFECIMENTO Acompanhe neste tópico as dicas de manutenção e revisão do sistema de arrefecimento. Manter o motor na temperatura ideal de funcionamento é tarefa que, se não cumprida rigorosamente, pode trazer sérios

Leia mais

Metalclean. Standard METALCLEAN STANDARD MANUAL DE INSTRUÇÕES O NOVO CONCEITO EM LIMPEZA DE RADIADORES

Metalclean. Standard METALCLEAN STANDARD MANUAL DE INSTRUÇÕES O NOVO CONCEITO EM LIMPEZA DE RADIADORES METALCLEAN STANDARD MANUAL DE INSTRUÇÕES O NOVO CONCEITO EM LIMPEZA DE RADIADORES 1 passo Abra o capô do veículo, localize o radiador, o bloco do motor e o vaso expansor (depósito de água). Metalclean

Leia mais

PASSO A PASSO DA ADAPTAÇÃO DO PAINEL DIGITAL DO KADETT/MONZA NO CHEVETTE.

PASSO A PASSO DA ADAPTAÇÃO DO PAINEL DIGITAL DO KADETT/MONZA NO CHEVETTE. PASSO A PASSO DA ADAPTAÇÃO DO PAINEL DIGITAL DO KADETT/MONZA NO CHEVETTE. Guilherme Câmara Bordallo FERRAMENTAS E MATERIAIS NECESSÁRIOS PARA A ADAPTAÇÃO 1 Aparelho de cola a quente 1 Chave Philips curta.

Leia mais

Aquecimento e Ventilação

Aquecimento e Ventilação Aquecimento e Ventilação 412-02-1 tseção 412-02 Aquecimento e Ventilação APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE ASSUNTO PÁGINA DESCRIÇÃO E OPERAÇÃO... 412-02-02 AQUECIMENTO E DESEMBAÇAMENTO... 412-02-02

Leia mais

Atenção! O Redline Racing é um dispositivo de alto desempenho destinado ao uso em competições ou testes controlados.

Atenção! O Redline Racing é um dispositivo de alto desempenho destinado ao uso em competições ou testes controlados. Atenção! O Redline Racing é um dispositivo de alto desempenho destinado ao uso em competições ou testes controlados. O uso urbano em estradas e vias públicas é de inteira responsabilidade do usuário. O

Leia mais

DHB Componentes Automotivos S.A.

DHB Componentes Automotivos S.A. Índice 1. PROCESSO DE DESMONTAGEM DA BOMBA HIDRÁULICA 1.1. Primeiro passo: providências 1.2. Segundo passo: desconexão das mangueiras 1.3. Terceiro passo: desmontagem da correia 1.4. Quarto passo: desmontagem

Leia mais

MANUAL DE MANUTENÇÃO DE BRAÇO DE CARREGAMENTO POR CIMA TIPO MOLA DE COMPRESSÃO

MANUAL DE MANUTENÇÃO DE BRAÇO DE CARREGAMENTO POR CIMA TIPO MOLA DE COMPRESSÃO PÁGINA 1/5 MANUAL DE MANUTENÇÃO DE BRAÇO DE CARREGAMENTO POR CIMA TIPO MOLA DE COMPRESSÃO PÁGINA 2/5 Este folheto engloba as instruções gerais de manutenção para braços de carregamento REDLANDS e seus

Leia mais

II 1 P V Z O -C P E Guia de uso

II 1 P V Z O -C P E Guia de uso EP-COZVPII 1 Guia de uso Health Line Introdução Você acaba de adquirir um produto SUZUKI da mais alta qualidade, por isso, agradecemos à sua confiança. Leia atentamente as recomendações e suas instruções

Leia mais

PEDAGÓGICOS ACESSÍVEIS. tutoriais

PEDAGÓGICOS ACESSÍVEIS. tutoriais MATERIAIS PEDAGÓGICOS ACESSÍVEIS tutoriais Máquina de somar tutoriais COMO FAZER Você vai precisar de: MATERIAIS: 1 pasta ou caixa de polipropileno branca ou transparente ; 1 tubo de papelão, de papel

Leia mais

NEW WALL manual de aplicação

NEW WALL manual de aplicação NEW WALL manual de aplicação O New Wall é um painel de poliuretano de alta densidade. Com superfície texturizada é utilizado para decoração e revestimento de paredes. Sua textura é realista, imita materiais

Leia mais

CLIMATIZADOR ASPERSÃO

CLIMATIZADOR ASPERSÃO CLIMATIZADOR ASPERSÃO manual de instrução 47 3145.7171 www.luftmaxi.com.br Rua Érico Veríssimo, 210 Fátima Joinville.SC Cep 89229-210 CONJUNTO Foto 01 Bóia 3/4 Linha de Bicos Retornos Caixa d água. Registro

Leia mais

CONTEÚDO TÉCNICO Volante dupla massa Sachs

CONTEÚDO TÉCNICO Volante dupla massa Sachs CONTEÚDO TÉCNICO Volante dupla massa Sachs INTRODUÇÃO Os sistemas de embreagem Sachs com volante dupla massa reduzem significativamente as vibrações originadas no motor, proporcionando níveis mais elevados

Leia mais

TUTORIAL PARA A CONFECÇÃO DA BASE DE LANÇAMENTOS

TUTORIAL PARA A CONFECÇÃO DA BASE DE LANÇAMENTOS CAMPUS UNIVERSITÁRIO DA REGIÃO DOS VINHEDOS TUTORIAL PARA A CONFECÇÃO DA BASE DE LANÇAMENTOS LEMBRETE: Este tutorial é uma sugestão para as equipes, que estão livres para desenvolverem e testarem suas

Leia mais

CADEIRA POSTURAL REGULÁVEL MANUAL DE CONFECÇÃO

CADEIRA POSTURAL REGULÁVEL MANUAL DE CONFECÇÃO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE MECÂNICA TECNOLOGIA ASSISTIVA (http://www.damec.ct.utfpr.edu.br/assistiva/) CADEIRA POSTURAL REGULÁVEL MANUAL DE CONFECÇÃO PROJETO ELABORADO

Leia mais

*Imagens meramente ilustrativas LIXADEIRA ORBITAL. Manual de Instruções

*Imagens meramente ilustrativas LIXADEIRA ORBITAL. Manual de Instruções *Imagens meramente ilustrativas LIXADEIRA ORBITAL Manual de Instruções www.v8brasil.com.br 1. DADOS TÉCNICOS LIXADEIRA ORBITAL 1200 Modelo Velocidade sem carga Pressão de ar Entrada de ar 1/4 V8-LX-1200

Leia mais

Controles Eletrônicos do Motor

Controles Eletrônicos do Motor Controles Eletrônicos do Motor 303-14-1 tseção 303-14 Controles Eletrônicos do Motor APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE ASSUNTO PÁGINA MÓDULO (ECU) DO MOTOR... 303-14-02 REMOÇÃO E INSTALAÇÃO... 303-14-02

Leia mais

ContiTech: Conselhos dos especialistas sobre a substituição de correias dentadas

ContiTech: Conselhos dos especialistas sobre a substituição de correias dentadas Conselho prático ContiTech Power Transmission Group ContiTech: Conselhos dos especialistas sobre a substituição de correias dentadas Instruções detalhadas para CT1015 WP1 e CT1018K1 de um Audi A4 (B6)

Leia mais

ACESSÍVEIS. tutoriais

ACESSÍVEIS. tutoriais MATERIAIS PEDAGÓGICOS ACESSÍVEIS tutoriais Caixa sensorial tutoriais COMO FAZER Você vai precisar de: MATERIAIS: 1 carrinho de controle remoto que se mova para frente, trás e lados, de aproximadamente

Leia mais

Motor GM 4.1 MPFI (Silverado) em Jeep. Escrito por Administrator Qui, 31 de Julho de :54 -

Motor GM 4.1 MPFI (Silverado) em Jeep. Escrito por Administrator Qui, 31 de Julho de :54 - Bom, como eu já estava querendo mudar o motor do meu jeep e estava atrás de uma maior potência e confiabilidade, procurei duas opções de motores, ambos com injeção eletrônica e que viessem de projetos

Leia mais

CADEIRA POSTURAL REGULÁVEL MANUAL DE CONFECÇÃO

CADEIRA POSTURAL REGULÁVEL MANUAL DE CONFECÇÃO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE MECÂNICA TECNOLOGIA ASSISTIVA (http://www.damec.ct.utfpr.edu.br/assistiva/) CADEIRA POSTURAL REGULÁVEL MANUAL DE CONFECÇÃO PROJETO ELABORADO

Leia mais

COMO MONTAR O ARO MÓVEL 4 FUROS NO REQUADRO COM VIDRO:

COMO MONTAR O ARO MÓVEL 4 FUROS NO REQUADRO COM VIDRO: 1 INDÚSTRIA DE APARELHOS PARA GINÁSTICA LTDA VITA BASKET TABELA DE BASKET HIDRÁULICA MANUAL E ELÉTRICA MONTAGEM DA ESTRUTURA: Coloque o pino de trava da peça n. 2 (pistão) na peça n.1 (base). Coloque e

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO PICADORES. (Com sensor no prato de segurança - NBR13767) 4B12-2 e 4B22-2

MANUAL DE INSTRUÇÕES INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO PICADORES. (Com sensor no prato de segurança - NBR13767) 4B12-2 e 4B22-2 INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO PICADORES (Com sensor no prato de segurança - NBR13767) 4B12-2 e 4B22-2 Rev.: C (AGOSTO 2010) A-392077-1 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS 4B12-2 4B22-2 4B-12 4B-22 rpm do sem fim 175 175 kg

Leia mais

*Imagens meramente ilustrativas LIXADEIRA ORBITAL. Manual de Instruções

*Imagens meramente ilustrativas LIXADEIRA ORBITAL. Manual de Instruções *Imagens meramente ilustrativas LIXADEIRA ORBITAL Manual de Instruções www.v8brasil.com.br 1. DADOS TÉCNICOS LIXADEIRA ORBITAL Modelo Velocidade sem carga Pressão de trabalho Entrada de ar 1/4 Disco de

Leia mais

MOTOCULTIVADOR BUFFALO BFD

MOTOCULTIVADOR BUFFALO BFD ÍNDICE: Componentes do motocultivador... 1 1.0 Funcionamento do Motor Diesel... 2 1.1 Abastecimento de Óleo Lubrificante... 2 1.2 Abastecimento de Óleo Diesel... 2 1.3 Abastecimento de Óleo na Transmissão...

Leia mais

MINI KIT MARTELINHO DE OURO

MINI KIT MARTELINHO DE OURO *Imagens meramente ilustrativas MINI KIT MARTELINHO DE OURO Manual de Instruções Prezado Cliente Este Manual tem como objetivo orientá-lo na instalação, operação e informações gerais de seu Mini Kit Martelinho

Leia mais

TUTORIAL PARA A CONFECÇÃO DA BASE DE LANÇAMENTOS

TUTORIAL PARA A CONFECÇÃO DA BASE DE LANÇAMENTOS CAMPUS UNIVERSITÁRIO DA REGIÃO DOS VINHEDOS TUTORIAL PARA A CONFECÇÃO DA BASE DE LANÇAMENTOS LEMBRETE: Este tutorial é uma sugestão para as equipes. Estas estão livres para desenvolverem e testarem suas

Leia mais

Bombas de Direção Bombas de Direção com Reservatório remoto com Reservatório acoplado Bombas de Direção Bombas de Direção Bombas de Direção Bombas de Direção Removendo a trava traseira, retira-se a trava

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA MONTAGEM

INSTRUÇÕES PARA MONTAGEM INSTRUÇÕES PARA MONTAGEM RK 31074MC RK 31074MEC FIESTA E ECOSPORT As revisões e manutenções preventivas do sistema estão indicados no manual do proprietário. Siga o procedimento para verificação do conjunto

Leia mais

Manual do usuário PENETEC - 01

Manual do usuário PENETEC - 01 Manual do usuário PENETEC - 0 Data: 0/203 Rev.:00 Índice Índice Pág. MONTAGEM...... 2 INSTALAÇÃO... 3 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS... 4 FUNCIONAMENTO... 5 COMPONENTES INCLUSOS... 6 à 7 TERMO DE GARANTIA...

Leia mais

As imagens contidas neste manual são meramente ilustrativas.

As imagens contidas neste manual são meramente ilustrativas. 1 2 As imagens contidas neste manual são meramente ilustrativas. ÍNDICE Introdução... 4 Principais Componentes... 6 Informações Gerais... 7 Montagem do Reservatório do Caminhão... 10 Montagem da Bomba...

Leia mais

Elementos de Máquinas

Elementos de Máquinas INSTITUTO FEDERAL DE EDUC., CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA CAMPUS LAURO DE FREITAS CURSO: TÉCNICO EM SISTEMAS DE ENERGIA RENOVÁVEL DISCIPLINA: ELEMENTOS DE MÁQUINAS Elementos de Máquinas INTRODUÇÃO AOS

Leia mais

Aula 3 ARREFECIMENTO

Aula 3 ARREFECIMENTO Aula 3 ARREFECIMENTO ARREFECIMENTO Em motores de combustão interna, durante a fase de combustão, a temperatura chega a aproximadamente 1400*C, onde em condições ótimas trasformam cerca de 25% do calor

Leia mais

Troca do sistema de exaustão do Chevrolet Zafira 2.0 Flex

Troca do sistema de exaustão do Chevrolet Zafira 2.0 Flex 6 Texto: Silvio Rocha Fotos: Divulgação Troca do sistema de exaustão do Chevrolet Zafira 2.0 Flex Procedimento foi realizado nas dependências do Centro de Treinamento da Reposição Automotiva O sistema

Leia mais

PLANO DE MANUTENÇÃO. incl. Planos A + B + B1 execução. rotinas + procedimentos FROTA SIM - SISTEMA INTEGRADO DE MANUTENÇÃO

PLANO DE MANUTENÇÃO. incl. Planos A + B + B1 execução. rotinas + procedimentos FROTA SIM - SISTEMA INTEGRADO DE MANUTENÇÃO PLANO DE MANUTENÇÃO C incl. Planos A + B + B1 execução rotinas + procedimentos FROTA OPERAÇÃO URBANA 1) Principais objetivos : Avaliação anual (aproxim.) do estado mecânico do veículo Acertos mecânicos

Leia mais

Diagnose do sistema de direção hidráulica Dispositivo para análise

Diagnose do sistema de direção hidráulica Dispositivo para análise FIAT TT Diagnósticos 44-006 Diagnose do sistema de direção hidráulica Dispositivo para análise Atenção Para prevenir danos corporais, é imprescindível a utilização de EPI s, (óculos e luvas de proteção)

Leia mais

Máquina de Corte Duplo de Bico de Gravata

Máquina de Corte Duplo de Bico de Gravata Máquina de Corte Duplo de Bico de Gravata IBRAMAC COMÉRCIO DE EQUIPAMENTOS PARA CONFECÇÕES LTDA. Rua São Caetano, 630 Luz São Paulo CEP 01104-000 Tel.: (11) 3228-8990 / (11) 3228-1394 Site: www.ibramacelastic.com.br

Leia mais

APRESENTAÇÃO CONHEÇA O SEU PAINEL. Painel Arpa

APRESENTAÇÃO CONHEÇA O SEU PAINEL. Painel Arpa APRESENTAÇÃO Os painéis de parede funcionam como um centro modular de monitoramento para UTI, Centros Cirúrgicos, Enfermarias e Apartamentos, de fácil limpeza e adaptável de acordo com as necessidades

Leia mais

2 Verificação de Lâmpadas

2 Verificação de Lâmpadas 1Manutenção dos pneus Observe no manual do proprietário ou na coluna da porta do motorista a pressão recomendada para os pneus e verifique a cada 15 dias se esta pressão está correta. Observe o indicador

Leia mais

TUTORIAL PARA A CONFECÇÃO DA BASE DE LANÇAMENTOS

TUTORIAL PARA A CONFECÇÃO DA BASE DE LANÇAMENTOS CAMPUS UNIVERSITÁRIO DA REGIÃO DOS VINHEDOS TUTORIAL PARA A CONFECÇÃO DA BASE DE LANÇAMENTOS LEMBRETE: Este tutorial é uma sugestão para as equipes. As mesmas estão livres para desenvolverem e testarem

Leia mais

Manual de instruções

Manual de instruções Manual de instruções ÖWS/ATM-M, Sistema de lavagem de caixas de velocidades automáticas da Mercedes-Benz Cor: 7015 Copyright H:Heinzer GmbH 1 Uma vez que, através da mudança do óleo não é efectuada qualquer

Leia mais

MANUAL DE MONTAGEM. Rev. 19 MONTAGEM DO DISCO SOLAR PARA AQUECIMENTO DE ÁGUA

MANUAL DE MONTAGEM. Rev. 19 MONTAGEM DO DISCO SOLAR PARA AQUECIMENTO DE ÁGUA MANUAL DE MONTAGEM Rev. 19 MONTAGEM DO DISCO SOLAR PARA AQUECIMENTO DE ÁGUA Parabéns por adquirir um dos mais tecnológicos meios de aquecimento de água existentes no mercado. O Disco Solar é por sua natureza

Leia mais

INSTRUÇÕES DE MONTAGEM

INSTRUÇÕES DE MONTAGEM Filtragem automóvel INSTRUÇÕES DE MONTAGEM Fornecedor OE para os principais fabricantes de automóveis I INSTRUÇÕES DE MONTAGEM 1. FILTRO DE ÓLEO AMOVÍVEL 2 2. ELEMENTO DO FILTRO DE ÓLEO 4 3. FILTRO DE

Leia mais

MOTO-ENXADA A GASOLINA

MOTO-ENXADA A GASOLINA MOTO-ENXADA A GASOLINA MANUAL DE INSTRUÇÕES AVISO LEIA O MANUAL DE INSTRUÇÕES ATENTAMENTE ANTES DE UTILIZAR A MOTO-ENXADA E RESPEITE AS REGRAS PARA UM TRABALHO SEGURO. NÃO PROCEDER DESTA FORMA PODE LEVAR

Leia mais

MEDIDOR DE COMPRESSÃO DO SISTEMA DE ARREFECIMENTO

MEDIDOR DE COMPRESSÃO DO SISTEMA DE ARREFECIMENTO MEDIDOR DE COMPRESSÃO DO Descrição do Produto Equipamento para teste do sistema de arrefecimento e teste da tampa do reservatório de expansão. Auxilia na identificação de possíveis vazamentos em mangueiras,

Leia mais

1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO

1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO Guarda-roupa de 3 portas ref. 1307 Ferramentas: Para limpeza do móvel utilize um pano macio umedecido apenas com água. Etapas para montagem do produto 1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO Preparar Laterais

Leia mais

ContiTech: Conselhos dos especialistas sobre a substituição de correias dentadas

ContiTech: Conselhos dos especialistas sobre a substituição de correias dentadas Conselho prático ContiTech Power Transmission Group ContiTech: Conselhos dos especialistas sobre a substituição de correias dentadas Instruções detalhadas para o kit de correia dentada CT 881 WP1 de um

Leia mais

Catálogo Scania 2016

Catálogo Scania 2016 SÉRIE 5 Catálogo Scania 2016 SE O CAMINHÃO FOR MODELO HIGHLINE, OBSERVAR CÓDIGO NA 4/5 DESCRIÇÃO DO PRODUTO 2 1 2 3 14 / 15 6/7 8/9 23 16 24 17 12 / 13 30 / 31 10 / 11 18 32 25 33 37 / 38 28 / 29 19 20

Leia mais

INSTRUÇÕES DE MONTAGEM

INSTRUÇÕES DE MONTAGEM Filtragem automóvel INSTRUÇÕES DE MONTAGEM Fornecedor OE para os principais fabricantes de automóveis I INSTRUÇÕES DE MONTAGEM 1. FILTRO DE ÓLEO AMOVÍVEL 2 2. ELEMENTO DO FILTRO DE ÓLEO 4 3. FILTRO DE

Leia mais

ASPIRADOR DE PÓ VCL-002

ASPIRADOR DE PÓ VCL-002 Manual de Instruções ASPIRADOR DE PÓ VCL-002 Leia atentamente as informações contidas neste manual antes de usar o aparelho. INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA: Antes de utilizar o aparelho, leia atentamente as

Leia mais

As imagens contidas neste manual são meramente ilustrativas.

As imagens contidas neste manual são meramente ilustrativas. 1 2 As imagens contidas neste manual são meramente ilustrativas. ÍNDICE Introdução... 4 Principais Componentes... 6 Informações Gerais... 8 Montagem do Reservatório do Caminhão (Modelo Lateral)... 11 Montagem

Leia mais

Efetuar a substituição, na seguinte ordem:

Efetuar a substituição, na seguinte ordem: Como substituir o rolamento do cubo dianteiro em Efetuar a substituição, na seguinte ordem: 1 Aperte a alavanca do travão de estacionamento. 3 2 Coloque blocos de cunha sob as rodas traseiras. 4 Elevar

Leia mais

Atuação do Servo-freio

Atuação do Servo-freio Atuação do Servo-freio 206-07-1 tseção 206-07 Atuação do Servo-freio APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE ASSUNTO PÁGINA DESCRIÇÃO E OPERAÇÃO... 206-07-02 VISTA EXPLODIDA DO CONJUNTO OU SERVO-FREIO...

Leia mais

#03 PROJETO MESA DE GRAVAÇÃO PEQUENA

#03 PROJETO MESA DE GRAVAÇÃO PEQUENA A mesa de gravação de matrizes de serigrafia é um equipamento fundamental para quem quer gravar suas próprias telas. Este equipamento existe em diversos modelos, com preços e recursos técnicos. A intenção

Leia mais

AVISO. CALIFÓRNIA Proposição 65 Aviso

AVISO. CALIFÓRNIA Proposição 65 Aviso Form No. Kit divisor de caudal Unidade de tracção Groundsmaster série 4000 com motor Yanmar Modelo nº 30407 3378-140 Rev A Instruções de instalação AVISO CALIFÓRNIA Proposição 65 Aviso É do conhecimento

Leia mais

Instalação da Nova Linha de Condicionadores de Ar 7500 BTU/h Total Air BCV07A e BCQ07A Brastemp

Instalação da Nova Linha de Condicionadores de Ar 7500 BTU/h Total Air BCV07A e BCQ07A Brastemp BT 0707 15.08.2000 Assunto: Modelos: Marca: Instalação da Nova Linha de Condicionadores de Ar 7500 BTU/h Total Air BCV07A e BCQ07A Brastemp Conforme informado no Boletim Técnico BT0706 (Lançamento da Nova

Leia mais

Instruções de montagem do Irrigador Solar. Washington Luiz de Barros Melo

Instruções de montagem do Irrigador Solar. Washington Luiz de Barros Melo Instruções de montagem do Irrigador Solar Washington Luiz de Barros Melo Versão 8/2015 1 Irrigador Solar Irrigação ativada pelo sol Washington Luiz de Barros Melo 1. As partes do irrigador O irrigador

Leia mais

Instruções de Montagem do

Instruções de Montagem do Instruções de Montagem do Irrigador Solar Washington Luiz de Barros Melo Versão 8/2015 1 Irrigador Solar Irrigação ativada pelo sol Washington Luiz de Barros Melo 1. As partes do irrigador O irrigador

Leia mais

EXPLODIDO PARA OS GERADORES DAS SÉRIES ND72000ES3 1. CABEÇA DO CILINDRO & CONJUNTO DA TAMPA

EXPLODIDO PARA OS GERADORES DAS SÉRIES ND72000ES3 1. CABEÇA DO CILINDRO & CONJUNTO DA TAMPA EXPLODIDO PARA OS GERADORES DAS SÉRIES ND72000ES3 1. CABEÇA DO CILINDRO & CONJUNTO DA TAMPA 1. CABEÇA DO CILINDRO & CONJUNTO DA TAMPA ITEM DESCRIÇÃO QUANTIDADE 1 VÁLVULA DE ADMISSÃO 4 2 VÁLVULA DE ESCAPE

Leia mais

Manual do Usuário TOV-7000/GII. Equipamento de troca de óleo à vácuo ou por gravidade TOV-7000/GII

Manual do Usuário TOV-7000/GII. Equipamento de troca de óleo à vácuo ou por gravidade TOV-7000/GII Manual do Usuário Equipamento de troca de óleo à vácuo ou por gravidade TOV-7000/GII O TOV-7000 é um equipamento de fácil locomoção e desenvolvido para facilitar a troca de óleo do motor, câmbio, diferencial

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES. Vasos de Expansão Pressurizados. Sistemas de Aquecimento, Água Potável e Solar PORTUGUÊS

MANUAL DE INSTRUÇÕES. Vasos de Expansão Pressurizados. Sistemas de Aquecimento, Água Potável e Solar PORTUGUÊS PORTUGUÊS MANUAL DE INSTRUÇÕES Vasos de Expansão Pressurizados Sistemas de Aquecimento, Água Potável e Solar versão. Mar. 2015 Agradecemos a aquisição do nosso produto. Antes de utilizar o equipamento,

Leia mais

Manual de Instalação. Compressor Delphi

Manual de Instalação. Compressor Delphi Manual de Instalação Compressor Delphi Este manual tem como objetivo fornecer instruções, dicas e orientações sobre a instalação correta dos Compressores Delphi. As informações contidas neste manual, alinhadas

Leia mais

O arquivo permite a montagem da miniatura de forma simples ou detalhada. Os detalhamentos estão na página 2

O arquivo permite a montagem da miniatura de forma simples ou detalhada. Os detalhamentos estão na página 2 Malquevicz 1:70 CIFERAL LIDER 1974 http://paperoom.blogspot.com/ by RonaldoM SUSPENSÃO A AR TOALETE A BORDO CIFERAL ENHA ENHA 7501 CIFERAL ENHA 7501 75 01 RIO PORTO ALEGRE 75 01 CIFERAL SUSPENSÃO A AR

Leia mais

Federação Gaúcha de Automobilismo Conselho Técnico Desportivo Gaúcho. Regulamento Técnico Categoria RCR

Federação Gaúcha de Automobilismo Conselho Técnico Desportivo Gaúcho. Regulamento Técnico Categoria RCR Federação Gaúcha de Automobilismo Conselho Técnico Desportivo Gaúcho Regulamento Técnico Categoria RCR 1 1. Disposições Gerais 1.1. É proibida toda modificação que não seja expressamente autorizada pelo

Leia mais

Reservatório e Linhas de Combustível

Reservatório e Linhas de Combustível Reservatório e Linhas de Combustível 310-01-1 tseção 310-01 Reservatório e Linhas de Combustível APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE ASSUNTO PÁGINA FERRAMENTAS ESPECIAIS... 310-01-02 DESCRIÇÃO E OPERAÇÃO...

Leia mais

Adendo ao Manual do Proprietário Ranger. Este adendo substitui o Plano de Manutenção contido no Manual do Proprietário

Adendo ao Manual do Proprietário Ranger. Este adendo substitui o Plano de Manutenção contido no Manual do Proprietário Ranger Este adendo substitui o Plano de Manutenção contido no Manual do Proprietário 2 Adendo ao Manual do Proprietário Inspeção geral da carroceria Verifique a condição da pintura, pontos com ferrugem,

Leia mais

Technical Instruction

Technical Instruction Número de peça ContiTech Aplicações Motores Ford - F-1000 CT952 Ranger GM - S-10 / Blazer Mercedes Benz Sprinter 310/312 2.5 Diesel 96/98 2.5 Diesel 98/... 2.5 Diesel 95/ 2.5 Diesel 97/ Conteúdo ContiTech

Leia mais

AC FILTRO COLETOR DE ÁGUA DA CHUVA MANUAL DE INSTRUÇÕES E INSTALAÇÃO APLICAÇÃO PARA TELHADOS DE ATÉ 500m²

AC FILTRO COLETOR DE ÁGUA DA CHUVA MANUAL DE INSTRUÇÕES E INSTALAÇÃO APLICAÇÃO PARA TELHADOS DE ATÉ 500m² Água da Chuva AC-500 - FILTRO COLETOR DE ÁGUA DA CHUVA MANUAL DE INSTRUÇÕES E INSTALAÇÃO APLICAÇÃO PARA TELHADOS DE ATÉ 500m² FICHA TÉCNICA Filtro para aproveitamento de água da chuva Conexões de entrada:

Leia mais

Manual Técnico. Condicionadores de Ar Série KP G1 (KOMECO)

Manual Técnico. Condicionadores de Ar Série KP G1 (KOMECO) Manual Técnico Condicionadores de Ar Série KP G1 (KOMECO) QUADRO DE CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS 1 DIAGRAMA LISTA DE ELÉTRICO PEÇAS CICLO LISTA DE REFRIGERAÇÃO DE PEÇAS 2 6 3 7 1 5 4 Atenção: Modo Refrigeração

Leia mais

Outra vantagem de aumentar o PH através de kalkwasser é a precipitação de vários metais pesados e fosfatos, que são alimento para as algas.

Outra vantagem de aumentar o PH através de kalkwasser é a precipitação de vários metais pesados e fosfatos, que são alimento para as algas. Manual do Reator de Nilsen (KalkWasser) Por Frederico Ramos INTRODUÇÃO: Kalkwasser é simplesmente uma solução saturada de hidróxido de cálcio. Ela é adicionada ao sistema não somente para aumentar o cálcio,

Leia mais

Installation instructions, accessories. Reboque, amovível. Volvo Car Corporation Gothenburg, Sweden. Página 1 / 22

Installation instructions, accessories. Reboque, amovível. Volvo Car Corporation Gothenburg, Sweden. Página 1 / 22 Installation instructions, accessories Instrução n.º 31269628 Versão 1.7 Peça N.º 31269625 Reboque, amovível Volvo Car Corporation Reboque, amovível- 31269628 - V1.7 Página 1 / 22 Equipamento A0000162

Leia mais

Motor do Civic girando em ordem

Motor do Civic girando em ordem Motor do Civic girando em ordem Acompanhe nesse procedimento a substituição da correia sincronizadora dentada do veículo mais vendido da Honda no Brasil. Aquele que todo mundo diz que nunca quebra, mas

Leia mais

Site Faça Você Mesmo. Composto por Materiais Simples. Elegante. Abacaxi. Desenvolve a Habilidade Manual. bonito

Site Faça Você Mesmo. Composto por Materiais Simples. Elegante. Abacaxi. Desenvolve a Habilidade Manual. bonito 1 Site Faça Você Mesmo Composto por Materiais Simples Elegante Abacaxi bonito Desenvolve a Habilidade Manual 2 Sumário Lista de Material... 3 Como Cortar as Folhas... 4 Dobrando as Peças... 6 Montagem

Leia mais

Manual de funcionamento e limpeza da NA-850

Manual de funcionamento e limpeza da NA-850 Manual de funcionamento e limpeza da NA-850 Manual de funcionamento e limpeza da DP-6840i, NA-850 e NA-950 Equipamento para pintura sem ar para massa corrida, látex, tintas a óleo, esmalte sintético, ou

Leia mais

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE AUTOMOBILISMO CONSELHO TÉCNICO DESPORTIVO NACIONAL COMISSÃO NACIONAL DE RALLY MITSUBISHI CUP 2007 REGULAMENTO TÉCNICO L200R

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE AUTOMOBILISMO CONSELHO TÉCNICO DESPORTIVO NACIONAL COMISSÃO NACIONAL DE RALLY MITSUBISHI CUP 2007 REGULAMENTO TÉCNICO L200R 1 CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE AUTOMOBILISMO CONSELHO TÉCNICO DESPORTIVO NACIONAL COMISSÃO NACIONAL DE RALLY MITSUBISHI CUP 2007 REGULAMENTO TÉCNICO L200R Artigo 1 - Definição 1.1 Categoria Monomarca Mitsubishi

Leia mais

Assistência ao estacionamento, câmera, zona cega dianteira. Assistência ao estacionamento, câmera, zona cega dianteira V1.

Assistência ao estacionamento, câmera, zona cega dianteira. Assistência ao estacionamento, câmera, zona cega dianteira V1. Installation instructions, accessories Instrução n.º 30756270 Versão 1.5 Peça N.º 30756482, 31332429, 31339994 Assistência ao estacionamento, câmera, zona cega dianteira IMG-340859 Volvo Car Corporation

Leia mais

Manual de Instruções CHAPA CHURRASQUEIRA À GÁS

Manual de Instruções CHAPA CHURRASQUEIRA À GÁS Manual de Instruções CHAPA CHURRASQUEIRA À GÁS Parabéns Você acaba de adquirir um produto METALMAQ. A METALMAQ, presente no mercado há mais de 4 décadas, é reconhecida pelos seus produtos de alto nível

Leia mais

CAIXA DE EMENDA ÓPTICA AÉREA/SUBTERRÂNEA - CEOG 144F

CAIXA DE EMENDA ÓPTICA AÉREA/SUBTERRÂNEA - CEOG 144F CAIXA DE EMENDA ÓPTICA AÉREA/SUBTERRÂNEA - CEOG 144F SISTEMA GROMMET DE VEDAÇÃO DE CABOS Rua Pérola, 434 - Emiliano Perneta Pinhais - Paraná - Fone/Fax: (41) 3661-550 www.fibracem.com - e-mail: fibracem@fibracem.com

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO RODOCALIBRADOR

MANUAL DE INSTALAÇÃO RODOCALIBRADOR MANUAL DE INSTALAÇÃO RODOCALIBRADOR Edição 2016 APRESENTAÇÃO DO KIT 1 INSTALAÇÃO DA REDE 2 INSTALAÇÃO DA RODA 3 INSTALAÇÃO DO PAINEL - Mangueira de Proteção - Tubo de Nylon Pa12 - Mangueira Espiral - Suporte

Leia mais

Manual Filtros SFMC 150/400/1000

Manual Filtros SFMC 150/400/1000 Manual Filtros SFMC 150/400/1000 Filtro Micrônico e Coalescente, com capacidade de retenção de sólidos de 5 micra e separação de água com eficiência de 99,5% e vazão de 150 ou 400 litros por minuto. Composto

Leia mais

ContiTech: Conselhos dos especialistas sobre a substituição de correias dentadas

ContiTech: Conselhos dos especialistas sobre a substituição de correias dentadas ContiTech: Conselhos dos especialistas sobre a substituição de correias dentadas Instrução detalhada para o Ford Focus C-Max 1,6 litros Ti com código do motor HXDA, SIDA Durante a substituição da correia

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO PICADORES. (Com sensor no prato de segurança - NBR13767) 4B12-2 e 4B22-2. Rev.: D (DEZEMBRO 2010)

MANUAL DE INSTRUÇÕES INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO PICADORES. (Com sensor no prato de segurança - NBR13767) 4B12-2 e 4B22-2. Rev.: D (DEZEMBRO 2010) INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO PICADORES (Com sensor no prato de segurança - NBR13767) 4B12-2 e 4B22-2 Rev.: D (DEZEMBRO 2010) A-392077-1 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS 4B12-2 4B22-2 4B-12 4B-22 RPM do sem fim 175 175

Leia mais

COMO EXECUÇÃO STANDARD, A JANELA DE LÂMINAS É FORNECIDA COM UM COMANDO QUE TRAVA A ABERTURA DAS LÂMINAS.

COMO EXECUÇÃO STANDARD, A JANELA DE LÂMINAS É FORNECIDA COM UM COMANDO QUE TRAVA A ABERTURA DAS LÂMINAS. COMO EXECUÇÃO STANDARD, A JANELA DE LÂMINAS É FORNECIDA COM UM COMANDO QUE TRAVA A ABERTURA DAS LÂMINAS. QUANDO FECHAR A JANELA COLOQUE SEMPRE O MANÍPULO NA POSIÇÃO 3. A GRAVURA JUNTA MOSTRA O COMANDO,

Leia mais

FAET. Manual de instruções FAET. Este aparelho é para uso exclusivamente doméstico. FERRO DE PASSAR ROUPAS A VAPOR Mod Rev.

FAET. Manual de instruções FAET. Este aparelho é para uso exclusivamente doméstico. FERRO DE PASSAR ROUPAS A VAPOR Mod Rev. FAET Manual de instruções FERRO DE PASSAR ROUPAS A VAPOR Mod. 495 FAET Este aparelho é para uso exclusivamente doméstico Características 1. Jato pulverizador de água 2.Orifício para colocação de água /

Leia mais

COMO MEDIR A PRESSÃO DO ÓLEO

COMO MEDIR A PRESSÃO DO ÓLEO Página 1 de 6 COMO MEDIR A PRESSÃO DO ÓLEO MOTOR WILLYS 6 CILINDROS BF-161 Com uma simples medição da pressão do óleo você pode avaliar o estado geral do seu motor Willys seja ele novo ou usado e evitar

Leia mais

ACESSÍVEIS. tutoriais

ACESSÍVEIS. tutoriais MATERIAIS PEDAGÓGICOS ACESSÍVEIS tutoriais Painel interativo t u t oria i s COMO FAZER Você vai precisar de: MATERIAIS: Papel paraná ou couro ou papelão; 6 embalagens de margarina de 250g com tampa transparente

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO FCI INOX

MANUAL DE INSTALAÇÃO FCI INOX MANUAL DE INSTALAÇÃO FCI INOX Parabéns você acaba de adquirir um filtro central de inox. A seguir lhe mostraremos o passo a passo para fazer a correta instalação do seu filtro central de inox, garantindo

Leia mais

Termossifão pressurizado (EA8893) Manual de instruções. Manual de instruções. Termossifão pressurizado (EA8893)

Termossifão pressurizado (EA8893) Manual de instruções. Manual de instruções. Termossifão pressurizado (EA8893) Manual de instruções Termossifão pressurizado (EA8893) Índice 1. Parâmetros... 3 2. Precauções... 4 3. Informação técnica... 5 3.1. Componentes... 5 3.2. Informação técnica... 5 4. Componentes e dimensões...

Leia mais

TERMO DE GARANTIA INTRODUÇÃO. Obrigado por adquirir produtos Nagano.

TERMO DE GARANTIA INTRODUÇÃO. Obrigado por adquirir produtos Nagano. TERMO DE GARANTIA Este produto é garantido contra defeitos de material e de fabricação por um período de 6 (seis) meses para uso residencial normal ou por 3 (três) meses para uso profissional a contar

Leia mais

Obrigado por adquirir produtos Nagano.

Obrigado por adquirir produtos Nagano. INTRODUÇÃO Obrigado por adquirir produtos Nagano. As aplicações das motobombas Nagano são diversas: Agricultura, indústrias, minas, empresas, construções, comunicação, cabeamento subterrâneo, manutenção

Leia mais

AprendA A controlar seu consumo de água

AprendA A controlar seu consumo de água Aprenda a controlar seu consumo de água A água é essencial para a vida e seu valor é inestimável O hidrômetro instalado em sua casa é o aparelho que mede o consumo de água. Faça a leitura periódica dele.

Leia mais

SUBSTITUIÇÃO DO REPARO DO CILINDRO DE EMBREAGEM (OMEGA 4.1)

SUBSTITUIÇÃO DO REPARO DO CILINDRO DE EMBREAGEM (OMEGA 4.1) SUBSTITUIÇÃO DO REPARO DO CILINDRO DE EMBREAGEM (OMEGA 4.1) Bom, primeiramente o sintoma apresentado pelo meu carro, um Omega CD 4.1 ano 95, foi que ele ficou sem embreagem de repente, andando numa boa

Leia mais

Efetuar a substituição, na seguinte ordem:

Efetuar a substituição, na seguinte ordem: Como substituir o rolamento do cubo dianteiro em Citroen C3 Efetuar a substituição, na seguinte ordem: 1 Aperte a alavanca do travão de estacionamento. 3 2 Coloque blocos de cunha sob as rodas traseiras.

Leia mais

BOMBA PERIFÉRICA. Bombeamento de água limpa de um poço ou cisterna para um ponto mais alto.

BOMBA PERIFÉRICA. Bombeamento de água limpa de um poço ou cisterna para um ponto mais alto. PREDIAL >> RESERVATÓRIOS >> BOMBA BOMBA PERIFÉRICA 1 APRESENTAÇÃO DO PRODUTO 1.1 FUNÇÃO Bombeamento de água limpa de um poço ou cisterna para um ponto mais alto. 1.2 APLICAÇÕES Utilizado em abastecimento

Leia mais

Um mecânico tem duas tarefas: consertar

Um mecânico tem duas tarefas: consertar A U A UL LA Acesse: http://fuvestibular.com.br/ Rebites I Introdução Um mecânico tem duas tarefas: consertar uma panela cujo cabo caiu e unir duas barras chatas para fechar uma grade. A questão é a seguinte:

Leia mais

ContiTech: Conselhos dos especialistas sobre a substituição de correias dentadas

ContiTech: Conselhos dos especialistas sobre a substituição de correias dentadas ContiTech: Conselhos dos especialistas sobre a substituição de correias dentadas Instruções detalhadas para Audi A3 1,8 l T com o código do motor ARZ A ContiTech mostra como se podem evitar erros durante

Leia mais

Aviso. Manual de Instalação. Defletor de ar DAF XF. Este manual apresenta os passos a serem seguidos para a correta instalação do produto.

Aviso. Manual de Instalação. Defletor de ar DAF XF. Este manual apresenta os passos a serem seguidos para a correta instalação do produto. Aviso Defletor de ar DAF XF 008518 Este manual apresenta os passos a serem seguidos para a correta instalação do produto. Todos os componentes mencionados e relacionados neste manual devem ser utilizados.

Leia mais