Organização e Representação da

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Organização e Representação da"

Transcrição

1 Organização e Representação da Informação e do Conhecimento PROFA. LILLIAN ALVARES FACULDADE DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

2 Organização do Conhecimento Organização do Conhecimento (OC) é um processo de modelamento da realidade que visa construir Representações do Conhecimento (RC).. que por sua vez são modelos de abstração do mundo real construídos para determinada finalidade...

3 Representar é... Utilizar elementos simbólicos palavras, figuras, imagens, desenhos, mímicas, esquemas, entre outros para substituir um objeto, uma ideia ou um fato.

4 Pintura Desde o princípio, o homem utiliza diversos elementos para representar a realidade que o circunda. O homem pré-histórico, ao produzir pinturas rupestres, desenhava figuras para a representação das práticas do seu cotidiano.

5 Comunicação Oral Na tradição oral, se fazia necessário o contato pessoal para o repasse e perpetuação dos conhecimentos entre as gerações Envolvia proximidade temporal e espacial entre os interlocutores. Na falta dos interlocutores, os saberes dos antepassados eram perdidos.

6 Escrita O surgimento da escrita, que é uma representação da fala registrada em suportes diversos (madeira, pedra, papel, entre outros) promoveu um salto na produção e disseminação conhecimento humano, que passou a independer do tempo e do espaço para ser transmitido.

7 Então... A representação é atrelada ao conceito de substituição, colocar algo em lugar de.

8 Organização açãoe Desorganização açãodoco Conhecimento e Podemos ter representações que estão desorganizadas e nem por isso deixam de ser representações. Na Ciência da Informação, quando falamos de organização e representação da informação e do conhecimento, a ênfase é dada aos processos de organização.

9 Organização açãoe Desorganização açãodoco Conhecimento e Então, Sistemas de Organização do Conhecimento Classificações, Taxonomias, Thesauros, entre outros, são tipos de Representação do Conhecimento Organizado.

10 Representação do Conhecimento Tenta responder diversas perguntas como: Como se representa o conhecimento? As áreas do conhecimento são representadas da mesma maneira? O que pode ser representado? Tudo pode ser representado?

11 Representação do Conhecimento Linguística i Filosofia Psicologia Ciência da Computação Ciências Cognitivas Ciência da Informação São algumas das áreas que se ocupam dos diferentes aspectos da Representação do Conhecimento, que englobam desde d os estudos da cognição humana até os modelos de representação construídos artificialmente para uso em sistemas computacionais.

12 As pesquisas convergem para Modelos de RC Processamento de LN Sistema de Recuperação da Informação Indexação automática Gestão de conteúdo Gestão do Conhecimento Apoio à Decisão Automatizada Knowledge Discovery Data Web Semântica Visualização de Informação

13 Na Ciência da Informação Quando a Organização do Conhecimento é focalizada no âmbito da Ciência da Informação tem-se uma área de estudos voltada às atividades de: Organização Representação Recuperação

14 Henry Evelyn Bliss foi o primeiro pesquisador a utilizar a expressão Organização do Conhecimento em seus livros: The Organization of Knowledge and the System of Sciences, 1929 Organization of Knowledge in Libraries and the Subject Approach to Books 1933

15 1971, na tese do alemão Dagobert Soergel, cujo tema era Organization of Knowledge and Documentation. 1973, Ingetraut Dahlberg defende sua tese com o título Foundations of Universal Organization of Knowledge.

16 Barité, 2001 O objeto de estudo da Organização do Conhecimento é o conhecimento socializado, sendo assim, o conhecimento compartilhado. A Organização do Conhecimento é um fenômeno social, resultado da organização do conhecimento indvidual.

17 Barité, a manifestação da organização do conhecimento individual: pelo agrupamento, pela separação, pela hierarquização e pela centralização, princípios fundamentais da organização, é realizada intuitivamente pelas pessoas o tempo todo.

18 Na perspectiva social representar o conhecimento é uma tentativat ti de se apropriar dos elementos informacionais existentes nas estruturas e nos processos mentais que compõem o conhecimento individual, para que esse possa ser socializado (compartilhado).

19 Guimarães, 2000 OC possui uma dimensão cíclica o estudo das possibilidades de organização de um conhecimento registrado sob a perspectiva de geração de novo conhecimento que, uma vez registrado, transforma-se se em informação. Conhecimento em ação, na concepção de Dahlberg, para gerar novo conhecimento

20 Organização da Informação

21 Organização da Informação Na Ciência da Informação é: Espaço investigativo que fornece os pressupostos teóricos e metodológicos ao tratamento da informação

22 Chowdhury e Chowdhury (2007) Por meio da Organização da Informação gera-se uma maneira para que se possa encontrar e recuperar a informação como e quando necessitarmos sem grande dificuldade.

23 Organização da Informação Organizar a Informação (OI) para melhor compreendê-la e poder recuperar objetos informacionais. Objetos Informacionais: informações registradas nos mais variados suportes (textos, imagens, registros sonoros, representações cartográficas e páginas web, entre outros).

24 Rowley y( (2002) Informação só é valiosa na medida em que é estruturada. Por deficiência nos elementos de composição da Organização do Informação, muitas informações não chegam aonde é necessário, tornando-a, a portanto, inútil. Com essa abordagem, pode-se dizer que o objetivo principal da Organização da Informação é fornecer acesso à informação,, por meio da estruturação dos elementos de Organização do Conhecimento

25 Organização da Informação Num sistema de informação, a qualidade obtida na recuperação da informação depende substancialmente dos procedimentos e instrumentos utilizados para organização da informação. Os padrões de organização devem, portanto, ser definidos desde a concepção do sistema para permitir que a informação seja encontradaposteriormente.

26 Objetivos da Organização da Informação Identificar a existência de todos os tipos de recursos informacionais assim que eles estiverem disponíveis

27 Objetivos da Organização da Informação Agrupar sistematicamente esses recursos informacionais em coleções de bibliotecas, arquivos, museus, ambientes virtuais e outros tipos similares de repositórios, de forma centralizada ou não

28 Representação da Informação O produto da Organização da Informação e a Representação da Informação.

29 Hjørland, princípios de OC que visam a minimizar os problemas de busca e recuperação da informação:

30 Primeiro Princípio 1) Não ser possível uma visão ingênua de estruturas do conhecimento em ciências mais complexas.

31 Segundo Princípio 2) Categorizações e classificações devem reunir assuntos relacionados e separar assuntos distintos.

32 Terceiro Princípio 3) Para fins práticos, o conhecimento pode ser organizado de diferentes formas, e com diferentes objetivo.

33 Quarto Princípio 4) Qualquer categorização deve refletir seu próprio objetivo.

34 Quinto Princípio 5) Categorizações científicas e classificações sempre podem ser questionadas.

35 Sexto Princípio 6) Observar o conceito de polirrepresentação.

36 Sétimo Princípio 7) Diferentes áreas podem ser entendidas como diferentes formas de organizar os mesmos fenômenos.

37 Oitavo Princípio 8) A natureza das áreas varia.

38 Nono Princípio 9) A qualidade da produção do conhecimento em muitas áreas enfrenta uma situação confusa.

39 Barité, premissas básicas que são a razão de ser e justificativa intelectual à Organização do Conhecimento:

40 Primeira Premissa 1) O conhecimento é um dínamo social.

41 Segunda Premissa 2) O conhecimento é criado a partir da informação. Ao socializar-se, se transforma-se se em informação.

42 Terceira Premissa 3) A estrutura e a comunicação do conhecimento formam um sistema aberto.

43 Quarta Premissa 4) O conhecimento deve ser organizado para seu melhor aproveitamento individual e social.

44 Quinta Premissa 5) Existem muitas formas possíveis de organizar o conhecimento

45 Sexta Premissa 6) Toda organização do conhecimento é artificial.

46 Sétima Premissa 7) O conhecimento se registra sempre em documentos, como conjunto organizado de dados disponíveis, e admite usos indiscriminados.

47 Oitava Premissa 8) O conhecimento se expressa em conceitos, e se organiza mediante sistemas de conceitos.

48 Nona Premissa 9) Os sistemas de conceitos se organizam para fins científicos, funcionais ou de documentação.

49 DécimaPremissa 10) As leis que regem a organização de sistemas de conceitos são uniformes e previsíveis, e se aplicam por igual a qualquer área disciplinar.

50 7 Paradigmas da Organização do Conhecimento GARCÍA MARCO 1995

51 1. Paradigma Conservacionista Tem como o objeto principal de análise o documento, as coleções e os fundos documentais. Visa soluções práticas para assegurar a conservação e o acesso ao conhecimento registrado em vários suportes. É tratado, t sobretudo, pela arquivologia, i biblioteconomia i e documentação.

52 2. Paradigma Fisicalista-informacional Tem interesse na teoria para a efetiva construção da ciência da informação. Aqui nasce o: modelo representação-recuperação, os conceitos de especificidade e exaustividade, demais elementos da recuperação da informação.

53 3. O Paradigma Semiótico-linguístico Sustenta a consolidação e o desenvolvimento das linguagens documentárias.

54 Paradigma Semióticolinguístico Ling guagen s Docum mentár rias São linguagens artificialmente construídas que visam traduzir sinteticamente conteúdos documentais, utilizadas nos sistemas documentários para indexação, armazenamento e recuperação da informação.

55 Paradigma Semióticolinguístico Também conhecida como: Linguagem Controlada ld Linguagem de Indexação s Ling guagen Docum mentár rias Linguagem Descritoras Codificações

56 Paradigma Semióticolinguístico Ling guagen s Docum mentár rias Envolve a questão da significação: Como representar adequadamente d as informações sem comprometer o seu significado?

57 Paradigma Semióticolinguístico Ling guagen s Docum mentár rias Em outras palavras, trata se do resultado de um processo de tradução semântica daquilo que é dito pelo autor por uma representação do conteúdo do documento levando em consideração fatores condicionantes como necessidade do usuário, domíniotratado tratado, entre outros.

58 Paradigma Semióticolinguístico Ling guagen s Docum mentár rias A informação documentária pode ser considerada, portanto, o elo entre o documento e o usuário e, como toda representação, não é o próprio objeto (documento).

59 Paradigma Semióticolinguístico Exemplos de Linguagens Documentárias Sistemas de Classificação Listas de cabeçalhos de assuntos s Ling guagen Docum mentár rias Glossários Dicionários Tesauro Taxonomias Ontologias

60 4. Paradigma Lógico-matemático Trata dos conceitos associados à transmissão da informação, permitindo a solução de problemas inerentes, sobretudo da Aquisição e Processamento

61 5. Paradigma Cognitivo Traz da psicologia cognitiva um modelo integrador ao processo de comunicação da informação com o usuário. Trata das: condições sociais da comunicação, da automação de sistemas de recuperação de informação, das interfaces homem-máquina, entre outros.

62 6. Paradigma Econômico-empresarial Tem como perspectiva principal o processo de tomada de decisão, onde a informação com valor agregado torna-se a informação estratégica corporativa. Dentre os resultados mais visíveis desse paradigma, está o desenvolvimento da gestão do conhecimento e da inteligência i competitiva.

63 7. Paradigma Sociológico Principal objetivo é o estudo de uso e usuários da informação.

64 Organização do Conhecimento X Organização da Informação

65 Organização do Conhecimento: visa à construção de modelos de mundo que se constituem em abstrações da realidade. Organização da Informação: compreende a organização de um conjunto de objetos informacionais para arranjá-los sistematicamente em coleções.

66 Organização da Informação Organização do Conhecimento Processo que envolve a descrição Processo que se aplica a unidades d física e de conteúdo do pensamento e visa à dos objetos informacionais o a construção de modelos os de mundo que se constituem em abstrações da realidade. Seu produto é a representação da informação, conjunto de elementos descritivos que representam os atributos de um objeto informacional específico Seu resultado é a representação do conhecimento que reflete, assim, um modelo de abstração do mundo real, construído para determinada finalidade. Mundo dos objetos físicos Mundo da cognição ou das idéias

67 Referência ALVARES, L. (Org.). Organização da informação e do conhecimento: conceitos, subsídios interdisciplinares e aplicações. São Paulo: B4 Editores, p. CAFÉ, Lígia; SALES, R. Organização da informação: Conceitos básicos e breve fundamentação teórica. In: Jaime Robredo; Marisa Bräscher (Orgs.). Passeios no Bosque da Informação: Estudos sobre Representação e Organização da Informação e do Conhecimento. Brasília DF: IBICT, p.isbn: Capíitulo 6, p

Organização da Informação

Organização da Informação Organização da Informação P R O F A. L I L L I A N A L V A R E S F A C U L D A D E D E C I Ê N C I A D A I N F O R M A Ç Ã O U N I V E R S I D A D E D E B R A S Í L I A Organização da Informação Na Ciência

Leia mais

Sistemas de Organização do Conhecimento

Sistemas de Organização do Conhecimento Sistemas de Organização do Conhecimento P R O F A. L I L L I A N A L V A R E S F A C U L D A D E D E C I Ê N C I A D A I N F O R M A Ç Ã O U N I V E R S I D A D E D E B R A S Í L I A Há concordância dos

Leia mais

Sistemas de PROFA. LILLIAN ALVARES FACULDADE DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

Sistemas de PROFA. LILLIAN ALVARES FACULDADE DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO Sistemas de Organização do Conhecimento PROFA. LILLIAN ALVARES FACULDADE DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Sistemas de Organização do Conhecimento tem como principal p objetivo...... a

Leia mais

I Simpósio em Ciência da Informação

I Simpósio em Ciência da Informação I Simpósio em Ciência da Informação Contribuições da Organização e Representação da Informação e do Conhecimento no âmbito da Gestão da Informação" Dra. Mariângela Spotti Lopes Fujita (fujita@marilia.unesp.br)

Leia mais

Linguagens Documentárias. Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília

Linguagens Documentárias. Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília Linguagens Documentárias Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília Contexto Organização da Informação...... procura criar métodos e instrumentos para elaborar

Leia mais

Tipos de Sistemas de Organização do Conhecimento

Tipos de Sistemas de Organização do Conhecimento Tipos de Sistemas de Organização do Conhecimento P R O F A. L I L L I A N A L V A R E S F A C U L D A D E D E C I Ê N C I A D A I N F O R M A Ç Ã O U N I V E R S I D A D E D E B R A S Í L I A Lista de

Leia mais

Fundamentos em Organização da Informação

Fundamentos em Organização da Informação Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Plano de Ensino Fundamentos em Organização da Informação Profa. Lillian Maria Araújo de Rezende Alvares Código: 382779 Portal da Disciplina:

Leia mais

ANEXO I. DISCIPLINAS A SEREM OFERECIDAS PELO BiBEaD:

ANEXO I. DISCIPLINAS A SEREM OFERECIDAS PELO BiBEaD: ANEXO I DISCIPLINAS A SEREM OFERECIDAS PELO BiBEaD: DISCIPLINAS Ambientes, Serviços e Sistemas Informacionais Análise de Imagens (30h) Análise da Informação (30h) Bases Teóricas da Administração de Ambientes

Leia mais

EMENTAS BIBLIOTECONOMIA INGRESSANTES 2016/1 E 2016/2

EMENTAS BIBLIOTECONOMIA INGRESSANTES 2016/1 E 2016/2 EMENTAS BIBLIOTECONOMIA INGRESSANTES 2016/1 E 2016/2 EMENTAS COMUNS ÀS MATRIZES LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS Produção de textos (orais e escritos), leitura e análise linguística de textos em diferentes

Leia mais

Quais os principais objetivos dos sistemas de organização do conhecimento?

Quais os principais objetivos dos sistemas de organização do conhecimento? Quais os principais objetivos dos sistemas de organização do conhecimento? Anelise Weingärmer Ferreira Márcia Marques Márcio Gonçalves Patrícia Cunegundes Guimarães Paulo Roberto Danelon Lopes Rafaela

Leia mais

COLEGIADO DO CURSO DE ARQUIVOLOGIA EMENTAS VERSÃO CURRICULAR N-20151

COLEGIADO DO CURSO DE ARQUIVOLOGIA EMENTAS VERSÃO CURRICULAR N-20151 COLEGIADO DO CURSO DE ARQUIVOLOGIA EMENTAS VERSÃO CURRICULAR N-20151 1º PERÍODO ECI240 - Introdução à Arquivologia História dos arquivos e da arquivologia e a evolução do pensamento arquivístico na cultura

Leia mais

EMENTAS CURSO DE BIBLIOTECONOMIA VERSÃO 2009/1 1º PERÍODO

EMENTAS CURSO DE BIBLIOTECONOMIA VERSÃO 2009/1 1º PERÍODO ATIVIDADE ACADÊMICA: Administração TGA EMENTAS CURSO DE BIBLIOTECONOMIA VERSÃO 2009/1 1º PERÍODO CÓDIGO: CAD-103 Princípios de administração. Funções administrativas. Evolução da teoria das organizações.

Leia mais

Organização e representação da informação e do conhecimento

Organização e representação da informação e do conhecimento Capítulo 1 Organização e representação da informação e do conhecimento José Leonardo Oliveira Lima Lillian Alvares Desde o princípio das civilizações, o ser humano utiliza diversos recursos para simbolizar

Leia mais

Bacharelado em Ciências da Informação e da Documentação. Grade Curricular

Bacharelado em Ciências da Informação e da Documentação. Grade Curricular Bacharelado em Ciências da e da Documentação Grade Curricular SEMESTRE 1 5911001 Ciência da 5911002 Teoria Social da 5911003 Comunicação em Língua Portuguesa 5911004 Comunicação em Língua Inglesa 5911005

Leia mais

Universidade do Estado de Santa Catarina Centro de Ciências Humanas e da Educação Departamento de Biblioteconomia e Gestão da Informação

Universidade do Estado de Santa Catarina Centro de Ciências Humanas e da Educação Departamento de Biblioteconomia e Gestão da Informação PLANO DE ENSINO INDEXAÇÃO E RESUMOS Departamento: Biblioteconomia e Gestão da Informação Ano/semestre: 2014/2 Curso: Biblioteconomia Fase: 4ª Disciplina: Indexação e Resumo Turno: Matutino Carga horária:

Leia mais

Taxonomia. Profa. Lillian Alvares, Faculdade de Ciência da Informação. Universidade de Brasília

Taxonomia. Profa. Lillian Alvares, Faculdade de Ciência da Informação. Universidade de Brasília Taxonomia Profa. Lillian Alvares, Faculdade de Ciência da Informação. Universidade de Brasília Origem O termo taxonomia tem sua origem no grego Táxis (ordem) Nomos (lei, norma) e...... derivou-se de um

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular PERÍODO: 1º CINF0012- FUNDAMENTOS DA GESTÃO DA INFORMAÇÃO OBRIG 60 0 60 4.0 CONCEITOS FUNDAMENTAIS EM GESTÃO DA INFORMAÇÃO. CINF0013- INTRODUÇÃO À ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO OBRIG 60 0 60 4.0 FUNDAMENTOS

Leia mais

TEMAS DOS ORIENTADORES DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

TEMAS DOS ORIENTADORES DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TEMAS DOS ORIENTADORES DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CIN 7123 - Projeto de Pesquisa em Arquivologia Orientadores e Temas para orientação em 2016-2 PROF (AS) ORIENTADORES (AS) Adilson Luiz Pinto (licença

Leia mais

Sistema de classificação do conhecimento jurídico em artigos científicos da Ciência da Informação

Sistema de classificação do conhecimento jurídico em artigos científicos da Ciência da Informação Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) Sistema de classificação do conhecimento jurídico em artigos científicos da Ciência da Informação Paulo Rogério Gonçalves Dantas (USP) - paulo.rogerio.dantas@usp.br Edmilson

Leia mais

Biblioteconomia e Ciência da Informação na nuvem: Google drive como ferramenta para o desenvolvimento de disciplinas

Biblioteconomia e Ciência da Informação na nuvem: Google drive como ferramenta para o desenvolvimento de disciplinas Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) Biblioteconomia e Ciência da Informação na nuvem: Google drive como ferramenta para o desenvolvimento de disciplinas Edmilson Alves dos Santos Júnior (FFCLRP/USP) - edmilson.santos@usp.br

Leia mais

[ICIA46] - Fundamentos Históricos e Epistemológicos da Ciência da Informação

[ICIA46] - Fundamentos Históricos e Epistemológicos da Ciência da Informação MESTRADO E DOUTORADO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI/UFBA) ESTRUTURA CURRICULAR Disciplinas Obrigatórias Doutorado em Ciências da Informação [ICIA46] - Fundamentos Históricos e Epistemológicos da Ciência

Leia mais

TEMAS DOS ORIENTADORES DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

TEMAS DOS ORIENTADORES DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TEMAS DOS ORIENTADORES DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CIN 7123 - Projeto de Pesquisa em Arquivologia Orientadores e Temas para orientação em 2016-1 PROF (AS) ORIENTADORES (AS) Adilson Luiz Pinto (licença

Leia mais

Taxonomia. Profa. Lillian Alvares, Faculdade de Ciência da Informação. Universidade de Brasília

Taxonomia. Profa. Lillian Alvares, Faculdade de Ciência da Informação. Universidade de Brasília Taxonomia Profa. Lillian Alvares, Faculdade de Ciência da Informação. Universidade de Brasília Origem O termo taxonomia tem sua origem no grego Táxis (ordem) Nomos (lei, norma) e...... derivou-se de um

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO Disciplina: Tópicos Especiais em OI: Gestão da Informação, Gestão do Conhecimento e Inteligência

Leia mais

Bases de dados. Conceitos, estrutura e sistemas de gestão

Bases de dados. Conceitos, estrutura e sistemas de gestão Bases de dados Conceitos, estrutura e sistemas de gestão Sumário 1 Primeira definição 2 Segunda definição 3 Dois elementos básicos 4 Outra definição 5 Características das bases de dados 6 Estrutura 7 Resultados

Leia mais

Indexação automática. CBD/ECA Indexação: teoria e prática

Indexação automática. CBD/ECA Indexação: teoria e prática Indexação automática CBD/ECA Indexação: teoria e prática Indexação documentária Identificar pela análise dos documentos, os seus assuntos extrair os conceitos que indicam o seu conteúdo traduzir os conceitos

Leia mais

Indexação. Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília

Indexação. Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília Indexação Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília 1 Penso, logo existo. Brincadeira feita por Fernando Modesto MODESTIKUS, Bibliotecário Grego René Descartes

Leia mais

Informação Conceitos e Fundamentação Teórica. Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília

Informação Conceitos e Fundamentação Teórica. Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília Informação Conceitos e Fundamentação Teórica Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília Etimologia A palavra informar vem do latim informare, que significa colocar

Leia mais

DISCIPLINA CRED CH PRÉ-REQUISITOS 1ª FASE Antropologia Cultural

DISCIPLINA CRED CH PRÉ-REQUISITOS 1ª FASE Antropologia Cultural CURSO DE BACHARELADO EM BIBLIOTECONOMIA HABILITAÇÃO: GESTÃO DA INFORMAÇÃO AUTORIZAÇÃO: Resolução nº 26/2001 CONSUNI RECONHECIMENTO: Decreto Estadual nº 847/2011 renovado pelo Decreto Estadual nº 1050/2017

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECONOMIA CURSO DE BIBLIOTECONOMIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECONOMIA CURSO DE BIBLIOTECONOMIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECONOMIA CURSO DE BIBLIOTECONOMIA PLANO DE ENSINO 2016.1 1 IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA: Representação

Leia mais

A ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO NA PERSPECTIVA DAS PREMISSAS DE BARITÉ E OS MAPAS CONCEITUAIS

A ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO NA PERSPECTIVA DAS PREMISSAS DE BARITÉ E OS MAPAS CONCEITUAIS EIXO TEMÁTICO: Organização e Representação da Informação e do Conhecimento A ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO NA PERSPECTIVA DAS PREMISSAS DE BARITÉ E OS MAPAS CONCEITUAIS THE ORGNIZAÇÃO OF KNOWLEDGE FROM THE

Leia mais

MAPA DE EQUIVALÊNCIA

MAPA DE EQUIVALÊNCIA MAPA DE EQUIVALÊNCIA APÊNDICE F CURSO: Bacharelado em Biblioteconomia Manhã e Noite VALIDADE: a partir do 2º semestre de 2010 DISCIPLINA () () de HFC0008 Comunicação 1º. 60 4 1 HFC0008 Comunicação 4º 6º

Leia mais

Ontologias na Representação e na Recuperação de Informação. EDBERTO FERNEDA UNESP-Marília

Ontologias na Representação e na Recuperação de Informação. EDBERTO FERNEDA UNESP-Marília Ontologias na Representação e na Recuperação de Informação EDBERTO FERNEDA UNESP-Marília Representação Representação do rigor na ciência...naquele Império, a Arte da Cartografia alcançou tal Perfeição

Leia mais

Tecnologias aplicadas à representação documental: um estudo da produção científica nos eventos ISKO-Brasil e ENANCIB

Tecnologias aplicadas à representação documental: um estudo da produção científica nos eventos ISKO-Brasil e ENANCIB Tecnologias aplicadas à representação documental: um estudo da produção científica nos eventos ISKO-Brasil e ENANCIB Prof. Dr. Fabiano Ferreira de Castro Universidade Federal de São Carlos UFSCar São Carlos

Leia mais

Castro (2008, p.7) define a palavra ontologia de forma mais simplificada:

Castro (2008, p.7) define a palavra ontologia de forma mais simplificada: Recuperação de Informação baseada em Castro (2008, p.7) define a palavra ontologia de forma mais simplificada: Ela é o resultado da junção de dois termos gregos onta (entes) e logos (teoria, discurso,

Leia mais

UNIDADE Escola de Ciência da Informação CARGA HORÁRIA TEÓRICA PRÁTICA TOTAL CRÉDITOS créditos ANO LETIVO 1. O Semestre de 2012

UNIDADE Escola de Ciência da Informação CARGA HORÁRIA TEÓRICA PRÁTICA TOTAL CRÉDITOS créditos ANO LETIVO 1. O Semestre de 2012 UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO DISCIPLINAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO DISCIPLINA Fundamentos da Organização da Informação OTI 072 A1 PROFESSOR Lídia Alvarenga DEPARTAMENTO

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE COMO ELO ENTRE ARTIGOS E AUTORES: visualizações possíveis

PALAVRAS-CHAVE COMO ELO ENTRE ARTIGOS E AUTORES: visualizações possíveis PALAVRAS-CHAVE COMO ELO ENTRE ARTIGOS E AUTORES: visualizações possíveis Elaine Oliveira Lucas (UDESC) lani@udesc.br Marilda Lopes Ginez Lara (USP) larama@usp.br EIXO TEMÁTICO: Mapas da Ciência MODALIDADE:

Leia mais

Informação em Arquivos, Bibliotecas e Museus. Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília

Informação em Arquivos, Bibliotecas e Museus. Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília Informação em Arquivos, Bibliotecas e Museus Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília ARQUIVO, BIBLIOTECA, MUSEUS Arquivos, Bibliotecas, Museus Semelhanças: Todos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO DISCIPLINAS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO DISCIPLINAS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO DISCIPLINAS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DISCIPLINA SISTEMAS DE RECUPERAÇÃO DA INFORMAÇÃO CÓDIGO OTI-081 / B1 PROFESSOR

Leia mais

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO Centro de Ciências Humanas e Sociais

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO Centro de Ciências Humanas e Sociais EMENTA Representação e metarrepresentação como categorias de pensamento. Fundamentos teórico-conceituais da análise da informação no campo interdisciplinar da representação documental. Processos analítico-sintéticos

Leia mais

PROFESSORES-ORIENTADORES

PROFESSORES-ORIENTADORES ICI 222 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE (Arquivologia) Aida Varela Varela Redes e Educação a distância Teorias cognitivas e sua aplicabilidade na CI, em Biblioteconomia e Arquivologia Teorias de aprendizagem

Leia mais

Sumário da aula. 2 Declaração De Princípios Internacionais De Catalogação. 1 tipos de catálogos. 3 Glossário básico. 4 Referências

Sumário da aula. 2 Declaração De Princípios Internacionais De Catalogação. 1 tipos de catálogos. 3 Glossário básico. 4 Referências Sumário da aula 1 tipos de catálogos 1.1a Internos ou auxiliares 1.1b Internos ou auxiliares 1.1.1 Catálogo de identidade 1.1.1.1 Exemplo de registro para de Catálogo de identidade 1.1.1.2 Exemplo de registro

Leia mais

Metadados e aplicação em Repositórios Digitais Institucionais

Metadados e aplicação em Repositórios Digitais Institucionais Metadados e aplicação em Repositórios Digitais Institucionais Karina Gama Cubas da Silva Disciplina: CBD5140-1 Produção e Recepção de Informações: Teorias e Métodos Profa. Dra. Nair Yumiko Kobashi e Profa.

Leia mais

CTTO: Semelhanças e Diferenças. Classificações, Tesauros,Taxonomias e Ontologias

CTTO: Semelhanças e Diferenças. Classificações, Tesauros,Taxonomias e Ontologias CTTO: Semelhanças e Diferenças Classificações, Tesauros,Taxonomias e Ontologias Classificações, tesauros, taxonomias e ontologias estruturam, classificam, modelam e representam conceitos e seus relacionamentos

Leia mais

Representação Temática I Unidade 1. Bacharelado em Biblioteconomia Prof.: Marcus Vinícius Silva

Representação Temática I Unidade 1. Bacharelado em Biblioteconomia Prof.: Marcus Vinícius Silva Representação Temática I Unidade 1 Bacharelado em Biblioteconomia Prof.: Marcus Vinícius Silva 1 Tópicos Apresentação Representação Descritiva X Representação Temática Indexação 2 Apresentação Professor

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS BIBLIOTECÁRIO - DOCUMENTALISTA

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS BIBLIOTECÁRIO - DOCUMENTALISTA CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS BIBLIOTECÁRIO - DOCUMENTALISTA 26. No contexto da sociedade da informação e do conhecimento, as unidades de informação assumem um importante papel social, sobretudo quando se

Leia mais

Cíntia de Azevedo Lourenço Doutora em Ciência da Informação Universidade Federal de Minas Gerais Contato:

Cíntia de Azevedo Lourenço Doutora em Ciência da Informação Universidade Federal de Minas Gerais Contato: Cíntia de Azevedo Lourenço Doutora em Ciência da Informação Universidade Federal de Minas Gerais Contato: cal@eci.ufmg.br 1 INTRODUÇÃO A palavra representação remete a inúmeras noções: Lingüística e Semiótica:

Leia mais

A elaboração de informações documentárias. Nair Yumiko Kobashi (partes da tese de doutorado, 1994)

A elaboração de informações documentárias. Nair Yumiko Kobashi (partes da tese de doutorado, 1994) A elaboração de informações documentárias Nair Yumiko Kobashi (partes da tese de doutorado, 1994) Organização da Informação e Análise Documentária Análise documentária: disciplina de natureza metodológica.

Leia mais

Introdução à Biblioteconomia e à Ciência da Informação

Introdução à Biblioteconomia e à Ciência da Informação Instituto de Ciência da Informação Biblioteconomia e Documentação Disciplinas Obrigatórias CÓDIGO ICI 014 TÌTULO Introdução à Biblioteconomia e à Ciência da Informação Ementa: Biblioteconomia, Documentação

Leia mais

CÓDIGO: BIB10086 TIPOLOGIA: OBRIGATÓRIA CHS:60 Créditos: 4

CÓDIGO: BIB10086 TIPOLOGIA: OBRIGATÓRIA CHS:60 Créditos: 4 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS COLEGIADO DE BIBLIOTECONOMIA CURSO: BIBLIOTECONOMIA TÍTULO: BACHAREL EM BIBLIOTECONOMIA PERIODIZAÇÃO IDEAL: 1º PERÍODO IDENTIFICAÇÃO:

Leia mais

Aula 1 FUNDAMENTOS DA LINGUAGEM

Aula 1 FUNDAMENTOS DA LINGUAGEM Aula 1 FUNDAMENTOS DA LINGUAGEM LANGACKER, Ronald W. A linguagem e sua estrutura: alguns conceitos fundamentais. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 1972. cap. 1 (p. 11-19). MARTELOTTA, Mário Eduardo. Manual de

Leia mais

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação PLANO DE ESTÁGIO

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação PLANO DE ESTÁGIO Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação PLANO DE ESTÁGIO - 2012 1. DEFINIÇÃO O estágio é parte da estrutura curricular e objetiva um treinamento

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA INFORMAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA SABRINA SIMÕES CORRÊA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA INFORMAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA SABRINA SIMÕES CORRÊA 0 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA INFORMAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA SABRINA SIMÕES CORRÊA ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO: ANÁLISE DA PERCEPÇÃO

Leia mais

Ontologias. Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília

Ontologias. Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília Ontologias Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília Origem Teoria sobre a natureza da existência Ramo da filosofia que lida com a natureza e organização da realidade.

Leia mais

1.1 META VEM DO PREFIXO GREGO E SIGNIFICA JUNTO A, DEPOIS DE, ENTRE, COM PREFIXO QUE INDICA ALGO QUE SE APLICA A SI MESMO

1.1 META VEM DO PREFIXO GREGO E SIGNIFICA JUNTO A, DEPOIS DE, ENTRE, COM PREFIXO QUE INDICA ALGO QUE SE APLICA A SI MESMO SUMÁRIO 1 Metadados? 1.1 Meta 1.2 Dado 1.3 Primeira definição 1.4 Segunda definição 1.4 Metabuscador 1.5 Metaetiquetas 1.6 Um pouco de história 1.7 Um pouco de história 2 1.8 Outras definições 1.9 Quem

Leia mais

XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (XVII ENANCIB) GT 02 - Organização e Representação do Conhecimento

XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (XVII ENANCIB) GT 02 - Organização e Representação do Conhecimento XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (XVII ENANCIB) GT 02 - Organização e Representação do Conhecimento O TRATAMENTO TEMÁTICO DA INFORMAÇÃO NA NORMA BRASILEIRA DE DESCRIÇÃO ARQUIVÍSTICA

Leia mais

A QUESTÃO DAS PALAVRAS- CHAVE E A PROPOSTA DO USO DE VOCABULÁRIO CONTROLADO PARA AS REVISTAS CIENTÍFICAS DA UNESP

A QUESTÃO DAS PALAVRAS- CHAVE E A PROPOSTA DO USO DE VOCABULÁRIO CONTROLADO PARA AS REVISTAS CIENTÍFICAS DA UNESP I Encontro de Editores de Revistas Científicas da Unesp A QUESTÃO DAS PALAVRAS- CHAVE E A PROPOSTA DO USO DE VOCABULÁRIO CONTROLADO PARA AS REVISTAS CIENTÍFICAS DA UNESP Fábio Sampaio Rosas Rosane Rodrigues

Leia mais

A INDEXAÇÃO NO PROCESSO DE DESCRIÇÃO DOCUMENTAL

A INDEXAÇÃO NO PROCESSO DE DESCRIÇÃO DOCUMENTAL CADERNO DE APOIO 1 A INDEXAÇÃO NO PROCESSO DE DESCRIÇÃO DOCUMENTAL 1 ÍNDICE: 0. Introdução pág. 3 1. Importância da indexação face à sociedade da informação pág. 3 2. Objetivos da indexação pág. 4 3. Análise

Leia mais

POLÍTICA DE INDEXAÇÃO PARA BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS

POLÍTICA DE INDEXAÇÃO PARA BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS M ESA REDONDA: O RGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO EM CONTEXTOS COLABORATIVOS E INTEGRADOS EM REDE POLÍTICA DE INDEXAÇÃO PARA BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS Dra. Mariângela Spotti Lopes Fujita (Nível

Leia mais

Visualizando Padrões: A visualização do Universo de Metadados

Visualizando Padrões: A visualização do Universo de Metadados Fonte: Riley, J. Seeing Standards: a visualization of the metadata universe. USA: Indiana University Libraries, 2009-2010. Visualizando Padrões: A visualização do Universo de Metadados Compilação, tradução

Leia mais

TEMAS DOS ORIENTADORES DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CIN Projeto de Pesquisa em Arquivologia Orientadores e Temas para orientação em

TEMAS DOS ORIENTADORES DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CIN Projeto de Pesquisa em Arquivologia Orientadores e Temas para orientação em TEMAS DOS ORIENTADORES DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CIN 7123 - Projeto de Pesquisa em Arquivologia Orientadores e Temas para orientação em 2017-1 PROF (AS) ORIENTADORES (AS) TEMAS Adilson Luiz Pinto

Leia mais

TemaTres e a construção de tesauros: aspectos de aplicabilidade para o profissionald a informação

TemaTres e a construção de tesauros: aspectos de aplicabilidade para o profissionald a informação Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) TemaTres e a construção de tesauros: aspectos de aplicabilidade para o profissionald a informação Rejane Galdino (IFSP) - rejanegaldino@gmail.com Deise Maria Antonio Sabbag

Leia mais

Descoberta de conhecimento em textos - Análise semântica. Diogo Cardoso Eduardo Camilo Inácio Eduardo Monteiro Dellandréa Guilherme Gomes

Descoberta de conhecimento em textos - Análise semântica. Diogo Cardoso Eduardo Camilo Inácio Eduardo Monteiro Dellandréa Guilherme Gomes Descoberta de conhecimento em textos - Análise semântica Diogo Cardoso Eduardo Camilo Inácio Eduardo Monteiro Dellandréa Guilherme Gomes Introdução Diversidade de textos não padronizados; Emails, artigos,

Leia mais

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação PLANO DE ENSINO (2019)

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação PLANO DE ENSINO (2019) Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação PLANO DE ENSINO (2019) I. IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA CURSO FUNDAMENTOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Leia mais

Universidade de Brasília (UnB) Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCInf) Faculdade de Ciência da Informação (FCI)

Universidade de Brasília (UnB) Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCInf) Faculdade de Ciência da Informação (FCI) Universidade de Brasília (UnB) Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCInf) Faculdade de Ciência da Informação (FCI) Disciplina: Fundamentos em Organização da Informação Docente: Lillian

Leia mais

STJ RONALDO VIEIRA I I EDITORA INTERCIÊNCIA. Rio de Janeiro

STJ RONALDO VIEIRA I I EDITORA INTERCIÊNCIA. Rio de Janeiro RONALDO VIEIRA I I I I EDITORA INTERCIÊNCIA Rio de Janeiro - 2014 Copyright 2014, by Ronaldo da Mota Vieira Direitos Reservados em 2014 por Editora Interciência Ltda. Diagramação:Wilma Gesta de Andrade

Leia mais

Avaliação. Período de tempo : De 1990 a A cada 2 anos

Avaliação. Período de tempo : De 1990 a A cada 2 anos Avaliação Período de tempo : De 1990 a 2007 A cada 2 anos Características da Ciência da Informação Informação Centralizada Ponto de Vista da Oferta Normalização Automação de Bibliotecas Thesaurus / Indexação

Leia mais

Modelos Conceituais de Dados

Modelos Conceituais de Dados Modelos Conceituais de Dados 2. Modelagem Conceitual de Dados Geográficos A partir de idéias conceituais de fenômenos geográficos é possível formalizar a representação do espaço e de propriedades espaciais.

Leia mais

Universidade do Estado de Santa Catarina Centro de Ciências Humanas e da Educação Departamento de Biblioteconomia e Gestão da Informação

Universidade do Estado de Santa Catarina Centro de Ciências Humanas e da Educação Departamento de Biblioteconomia e Gestão da Informação PLANO DE ENSINO REPRESENTAÇÃO TEMÁTICA I Departamento: Biblioteconomia e Gestão da Informação Ano/semestre: 2014/2 Curso: Biblioteconomia Fase: 4ª Disciplina: Representação Temática I Turno: Matutino Carga

Leia mais

Como a representação e a organização do conhecimento podem contribuir para a EaD?

Como a representação e a organização do conhecimento podem contribuir para a EaD? Como a representação e a organização do conhecimento podem contribuir para a EaD? Alcione Santiago Dilene Feitoza Lucineide Fontinele Otacílio Marques Rosemary Almeida Roteiro - Informação; - Organização;

Leia mais

Como Modelar com UML 2

Como Modelar com UML 2 Ricardo Pereira e Silva Como Modelar com UML 2 Visual Books Sumário Prefácio... 13 1 Introdução à Modelagem Orientada a Objetos... 17 1.1 Análise e Projeto Orientados a Objetos... 18 1.2 Requisitos para

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR. CURSO: Bacharelado em Biblioteconomia - Manhã e Noite VALIDADE: a partir do 2º semestre de 2010 CARGA HORÁRIA

MATRIZ CURRICULAR. CURSO: Bacharelado em Biblioteconomia - Manhã e Noite VALIDADE: a partir do 2º semestre de 2010 CARGA HORÁRIA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS (CCH) ESCOLA DE BIBLIOTECONÔMIA Curso de Bacharelado MATRIZ CURRICULAR APÊNDICE A CURSO: Bacharelado em Biblioteconomia - Manhã e Noite VALIDADE: a partir do 2º semestre

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO DISCIPLINAS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO DISCIPLINAS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO DISCIPLINAS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DISCIPLINA: Análise de Assunto CÓDIGO : OTI-073 TA1 PROFESSOR : Gercina Ângela

Leia mais

INSTRUMENTOS DO FAZER ARQUIVÍSTICO. Paula Regina Ventura Amorim Gonçalez Brígida Maria Nogueira Cervantes

INSTRUMENTOS DO FAZER ARQUIVÍSTICO. Paula Regina Ventura Amorim Gonçalez Brígida Maria Nogueira Cervantes INSTRUMENTOS DO FAZER ARQUIVÍSTICO Paula Regina Ventura Amorim Gonçalez Brígida Maria Nogueira Cervantes 2017 ORGANIZAM Instituições Arquivísticas PRESERVAM DISPONIBILIZAM http://www.arquivonacional.gov.br/

Leia mais

Vocabulário Controlado: uma experiência interdisciplinar no controle terminológico do Sistema de Bibliotecas da UFF

Vocabulário Controlado: uma experiência interdisciplinar no controle terminológico do Sistema de Bibliotecas da UFF Vocabulário Controlado: uma experiência interdisciplinar no controle terminológico do Sistema de Bibliotecas da UFF Elizabeth Abib Vasconcelos Dias (UFF) bethabib@hotmail.com Fabiana Menezes Santos da

Leia mais

InnovaGestão Consultoria em Informação

InnovaGestão Consultoria em Informação InnovaGestão Consultoria em Informação Serviços de Informação para a Gestão do Conhecimento adequados a cada contexto Consultorias, Serviços, Pesquisas, Cursos e Palestras Gestão da informação, do conhecimento

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECONOMIA. Plano de Ensino

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECONOMIA. Plano de Ensino UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECONOMIA Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Goiabeiras Curso: Biblioteconomia

Leia mais

ASSISTENTE DIGITAL PARA BUSCA INTELIGENTE DE INFORMAÇÕES

ASSISTENTE DIGITAL PARA BUSCA INTELIGENTE DE INFORMAÇÕES ASSISTENTE DIGITAL PARA BUSCA INTELIGENTE DE INFORMAÇÕES Inspiração inicial : Ter um dispositivo que pudéssemos perguntar : Quantos consumidores estão sem luz? Quais agências de atendimento estão sobrecarregadas?

Leia mais

ONTOLOGIAS, TAXONOMIA E TESAUROS EM TEORIA DE SISTEMAS E SISTEMÁTICA

ONTOLOGIAS, TAXONOMIA E TESAUROS EM TEORIA DE SISTEMAS E SISTEMÁTICA ONTOLOGIAS, TAXONOMIA E TESAUROS EM TEORIA DE SISTEMAS E SISTEMÁTICA ONTOLOGÍAS, TAXONOMÍA E TESAUROS EM TEORIA DE SISTEMAS E SISTEMÁTICA CURRÁS, Emília. Ontologias, taxonomia e tesauros em teoria de sistemas

Leia mais

Formulário de Projeto

Formulário de Projeto Formulário de Projeto Título do Projeto: Base de dados onto terminológica local para as ciências da saúde e terapias: terapia da fala Identificação: Área Científica Grupo de Investigação Objetivo Palavras

Leia mais

REPRESENTAÇÃO DA INFORMAÇÃO: SUA ABORDAGEM NOS CURSOS DE BIBLIOTECONOMIA E NAS PESQUISAS EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

REPRESENTAÇÃO DA INFORMAÇÃO: SUA ABORDAGEM NOS CURSOS DE BIBLIOTECONOMIA E NAS PESQUISAS EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO REPRESENTAÇÃO DA INFORMAÇÃO: SUA ABORDAGEM NOS CURSOS DE BIBLIOTECONOMIA E NAS PESQUISAS EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO Representation of information: its approach in the courses of Librarianship and in the

Leia mais

CURRÍCULO DO CURSO. Mínimo: 8 semestres. Profª Drª Clarice Fortkamp Caldin

CURRÍCULO DO CURSO. Mínimo: 8 semestres. Profª Drª Clarice Fortkamp Caldin Documentação: Objetivo: Titulação: Diplomado em: Curso reconhecido pelo Decreto Federal 81144, de 02/01/1978, publicado no Diário Oficial da União de 03/01/1978, Presidência Portaria Criacao = 208 10/10/1973GABINETE

Leia mais

Universidade de Brasília Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação

Universidade de Brasília Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação Valerio Brusamolin, 2011 (A inserção do discurso narrativo no ciclo informacional e seu impacto na aprendizagem organizacional - Tese de Doutorado - PPGCI) Valerio Brusamolin, 2011 (A inserção do discurso

Leia mais

arquivos multimédia Felipe Tastch Matheus Cruz

arquivos multimédia Felipe Tastch Matheus Cruz Trabalho nº5 n Anotação e Indexação de conteúdos em arquivos multimédia Felipe Tastch Matheus Cruz INTRODUÇÃO Com o aumento de arquivos Com o aumento de arquivos disponibilizados e a facilidade de acesso

Leia mais

Protagonismo e apropriação cultural: a perspectiva da Infoeducação

Protagonismo e apropriação cultural: a perspectiva da Infoeducação Protagonismo e apropriação cultural: a perspectiva da Infoeducação Profa. Dra. Ivete Pieruccini Colaboratório de Infoeduação Departamento de Biblioteconomia e Documentação da Escola de Comunicações e Artes/USP

Leia mais

CATÁLOGO COLETIVO NACIONAL DE PUBLICAÇÕES SERIADAS (CCN) MANUAL DE OPERAÇÃO. Versão 2.0

CATÁLOGO COLETIVO NACIONAL DE PUBLICAÇÕES SERIADAS (CCN) MANUAL DE OPERAÇÃO. Versão 2.0 CATÁLOGO COLETIVO NACIONAL DE PUBLICAÇÕES SERIADAS (CCN) MANUAL DE OPERAÇÃO Versão 2.0 Brasília, maio de 1998 SUMÁRIO I APRESENTAÇÃO...3 II REDE CCN...4 2.1 Introdução...4 2.2 Objetivos...5 2.3 Conceitos...5

Leia mais

Denise Gomes Silva Morais Cavalcante. Programa de Pós-graduação em Ciências da Informação/ECA- USP. Orientador: Nair Yumiko Kobashi

Denise Gomes Silva Morais Cavalcante. Programa de Pós-graduação em Ciências da Informação/ECA- USP. Orientador: Nair Yumiko Kobashi INTEGRAÇÃO DE ACERVOS MULTIMÍDIA NO CONTEXTO DA WEB SEMÂNTICA: ANÁLISE DE INSTRUMENTOS E METODOLOGIAS PARA REPRESENTAÇÃO E RECUPERAÇÃO DE DOCUMENTOS MULTIMÍDIA. Denise Gomes Silva Morais Cavalcante denisegsmc@usp.br

Leia mais

Planejamento da Elaboração de Índice

Planejamento da Elaboração de Índice UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE BIBLIOTECONOMIA E COMUNICAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA INFORMAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA Carla Viganigo Rangel de Castilhos Carolina Patrícia

Leia mais

Seleção de fontes de informação científica. Biblioteca da Universidade de Aveiro 2013

Seleção de fontes de informação científica. Biblioteca da Universidade de Aveiro 2013 Biblioteca da Universidade de Aveiro 2013 Objetivos gerais da formação Identificar as ferramentas de pesquisa disponíveis via Web e conhecer as suas funcionalidades, vantagens e desvantagens, de modo a

Leia mais

Revisão. Meio ambiente da Recuperação de Informação. Linguagem Analógico x Digital

Revisão. Meio ambiente da Recuperação de Informação. Linguagem Analógico x Digital Revisão Meio ambiente da Recuperação de Informação Linguagem Analógico x Digital 1 Recuperação de Informação Recuperação de informação é o nome dado ao processo ou método pelo qual um potencial usuário

Leia mais

Grade Curricular (a partir de 2013)

Grade Curricular (a partir de 2013) Grade Curricular (a partir de 2013) 1º PERÍODO LETIVO Comunicação e expressão Tecnologias da Informação e Comunicação I Fundamentos em Biblioteconomia e Ciência da Informação Gestão da informação e gestão

Leia mais

Organizaçãoe Recuperaçãode Informação GSI521. Prof. Dr. Rodrigo Sanches Miani FACOM/UFU

Organizaçãoe Recuperaçãode Informação GSI521. Prof. Dr. Rodrigo Sanches Miani FACOM/UFU Organizaçãoe Recuperaçãode Informação GSI521 Prof. Dr. Rodrigo Sanches Miani FACOM/UFU Pré-processamento de documentos Organização e Recuperação de Informação(GSI521) Introdução O pré-processamento de

Leia mais

INFORMAÇÃO PARA A ÁREA DE SAÚDE

INFORMAÇÃO PARA A ÁREA DE SAÚDE INFORMAÇÃO PARA A ÁREA DE SAÚDE Eliana Maria dos Santos Bahia Professora na Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenadora do curso de Graduação em Arquivologia da UFSC. Atua nos cursos de Arquivologia

Leia mais

CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DA TERMINOLOGIA NOS SISTEMAS E PROCESSOS DE ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO

CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DA TERMINOLOGIA NOS SISTEMAS E PROCESSOS DE ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DA TERMINOLOGIA NOS SISTEMAS E PROCESSOS DE ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO GT 4 Gestão e Organização da Informação e do Conhecimento Modalidade da apresentação: comunicação oral JESUS,

Leia mais

MAPA CONCEITUAL E A MODELAGEM CONCEITUAL DE SISTEMAS DE HIPERTEXTO

MAPA CONCEITUAL E A MODELAGEM CONCEITUAL DE SISTEMAS DE HIPERTEXTO hipertexto MAPA CONCEITUAL E A MODELAGEM CONCEITUAL DE SISTEMAS DE HIPERTEXTO Profa. Gercina Lima 2 DEFINIÇÕES: Modelagem conceitual para sistemas de O mapeamento conceitual envolve a identificação de

Leia mais

DDL). O resultado da compilação dos parâmetros DDLs é

DDL). O resultado da compilação dos parâmetros DDLs é Banco Dados Aula 2 Linguagens de Banco de Dados e Tipos de Usuários 1. Linguagens de Banco de Dados Um sistema de banco de dados proporciona dois tipos de linguagens: uma específica para os esquemas do

Leia mais

Sumário: Tipos de Metadados

Sumário: Tipos de Metadados Sumário: Tipos de Metadados 1 Qual o motivo para tipos de metadados? 2 Primeira forma de classificar os metadados 2.1 Metadados segundo a sua aplicação: exemplos 2.2 Metadados segundo a sua aplicação:

Leia mais

Análise Documentária: contribuições da Linguística e da Terminologia

Análise Documentária: contribuições da Linguística e da Terminologia Análise Documentária: contribuições da Linguística e da Terminologia Análise Documentária Conjunto de procedimentos utilizados para exprimir o conteúdo dos documentos científicos sob formas destinadas

Leia mais

Ontologias: Definições e Tipos

Ontologias: Definições e Tipos Ontologias: Definições e Tipos Ricardo de Almeida Falbo Ontologias para Engenharia de Software Departamento de Informática Universidade Federal do Espírito Santo Agenda O que é uma ontologia Tipos de Ontologias

Leia mais