Programação de Computadores I 2016 Prof. Marcos UNESP/FEG/DMA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Programação de Computadores I 2016 Prof. Marcos UNESP/FEG/DMA"

Transcrição

1 Programação de Computadores I 2016 Prof. Marcos UNESP/FEG/DMA Lista de Exercícios 6. Tipos estruturados. Após consultar o material de apoio, a bibliografia sugerida ou referências adicionais, responda às questões a seguir: Nos exercícios 1 a 4, considere que os elementos dos vetores ou matrizes são valores inteiros, que devem ser gerados aleatoriamente no intervalo [-20, 20] pela função rand(). 1. Crie um vetor com 10 elementos e: a) Verifique se um valor digitado pelo usuário é um elemento do vetor. Se sim, informe a posição em que o elemento ocorre. b) Percorrendo o vetor uma única vez, determine o menor e o maior elemento do vetor, e as posições em que ocorrem. c) Informe para cada elemento se ele é par ou ímpar. d) Calcule a soma de todos os elementos do vetor. e) Calcule a soma de todos os elementos positivos do vetor. f) Calcule a soma de todos os elementos negativos do vetor. g) Crie outro vetor com 10 elementos gerados aleatoriamente e informe os elementos que aparecem nos dois vetores. 2. Ordenação por Seleção: procurar pelo menor elemento no vetor e permutar esse elemento com o primeiro elemento vetor; repetir esse processo para o sub-vetor que inicia no segundo elemento e assim, sucessivamente; o processo termina quando o sub-vetor contiver apenas um elemento. 3. Ordenação Bubble Sort: percorrer várias vezes um vetor e permutar os elementos consecutivos que estiverem fora de ordem; o processo termina quando não houver mais trocas. 4. Crie uma matriz e: a) Imprima todos os elementos de uma linha informada pelo usuário. b) Imprima todos os elementos de uma coluna informada pelo usuário. c) Imprima a soma dos elementos de uma linha informada pelo usuário. d) Imprima a soma dos elementos de uma coluna informada pelo usuário. e) Imprima a matriz transposta. f) Imprima a matriz composta apenas pelos elementos da diagonal principal. g) Imprima a matriz triangular superior, em relação à diagonal principal. h) Imprima a matriz triangular inferior, em relação à diagonal principal. i) Imprima a matriz triangular superior, em relação à diagonal secundária. j) Imprima a matriz triangular inferior, em relação à diagonal secundária. k) Troque a primeira coluna com a última, a segunda coluna com a penúltima, e assim, sucessivamente.

2 5. Escreva um programa em C que armazene em um vetor v os 20 primeiros valores da seqüência de Fibonacci, de acordo com a seguinte regra: v 0 = 0 v 1 = 1 v i = v i-1 + v i-2, para 2 <= i < Escreva um programa em C que armazene em um vetor a os 20 primeiros valores de uma progressão aritmética, para valores de primeiro termo a 0 e razão r informados pelo usuário, de acordo com a seguinte fórmula: a i = a 0 + (i 1)r, para 1 <= i < Escreva um programa em C que armazene em um vetor a os 20 primeiros valores de uma progressão geométrica, para valores de primeiro termo a 0 e razão r informados pelo usuário, de acordo com a seguinte fórmula: a i = a 0 *r i 1, para 1 <= i < Escreva um programa em C que armazene em um vetor v os valores do fatorial dos 10 primeiros valores inteiros não-negativos, de acordo com a seguinte regra: v 0 = 0! = 1 v 1 = 1! = 1 v i = i! = 1*2*...*i, para 2 <= i < Escreva um programa em C que calcule o produto interno w entre dois vetores u e v de dimensão n 1 (n definido pelo usuário), de acordo com a fórmula: w =< u,v >= n 1 i= 0 u i * v i 10. Escreva um programa em C que calcule a distância de Hamming entre 2 vetores binários u e v de dimensão n 1 (n definido pelo usuário). A distância de Hamming é definida como o número total de elementos tais que u i v i. 11. Implemente o programa que simula o lançamento de um dado apresentado no slide Escreva um programa em C que verifica se uma seqüência de n (escolhido pelo usuário) lançamentos aleatórios sucessivos de um dado é adequada ou não. Uma seqüência de lançamentos é considerada adequada se qualquer valor não aparecer em mais do que 2 lançamentos sucessivos. Seqüência 1: adequada! Seqüência 2: não adequada!

3 Nos exercícios 13 e 14, considere o seguinte vetor de caracteres que contém as letras iniciais dos nomes das proteínas-bases presentes numa molécula de DNA: char base[4] = {'A','C','G','T'}. (A = adenina, C = citosina, G = guanina, T = timina.) 13. Escreva um programa em C para gerar uma seqüência aleatória de tamanho 20 composta apenas por elementos do vetor base e armazene esta seqüência em um vetor. Exiba este vetor e o número de vezes que cada base aparece na seqüência. 14. Escreva um programa em C para gerar duas seqüências aleatórias de tamanho 20 composta apenas por elementos do vetor base e armazene estas seqüências em dois vetores. A seguir, calcule o valor da similaridade entre estas duas seqüências, ou seja, o numero total de bases que aparecem na mesma posição nos dois vetores. Apresente o valor em porcentagem. 15. Escreva um programa em C que gera 2 matrizes binárias (possui apenas 0 ou 1 como elementos). Em seguida, calcule e apresente: a) O fator de esparsidade de cada matriz, ou seja, a razão entre o número de elementos nulos e o número de elementos da matriz. b) O fator de similaridade entre as duas matrizes, ou seja, a razão entre o número de elementos idênticos e o número total de elementos da matriz. 16. Implemente um programa que calcula a soma de 2 matrizes, a partir do código apresentado no slide Implemente um programa que calcula o produto de uma matriz por um vetorcoluna, a partir do código apresentado no slide Modifique o programa do exercício anterior para calcular o produto de um vetorlinha por uma matriz. 19. Modifique o programa do exercício anterior para calcular o produto de um vetorcoluna por um vetor-linha. 20. Implemente um programa que calcula o produto de duas matrizes, a partir do código apresentado no slide Uma certa máquina pode assumir um dos 3 estados apresentados na tabela abaixo: Estado Descrição 1 Operação normal 2 Operação a 50% da capacidade. 3 Sem operação

4 Na primeira semana, as probabilidades desta máquina passar de um estado i para um estado j é dada pela seguinte matriz de transição de estados A: Estados j % 20% 5% i 2 0% 75% 25% 3 0% 0% 100% Ou seja, se na primeira semana esta máquina está operando normalmente (i = 1), a probabilidade que ela passe a operar a 50% da capacidade (j = 2) é de 20%, e a probabilidade de que ela pare (j = 3) é de 5%. Para calcular a matriz de transição de estados para a 2 a semana basta calcular A 2 = A*A (processo markoviano: a probabilidade dos estados seguintes depende apenas dos estados atuais). Escreva um programa em C onde o usuário informa a tabela de transição de estados e calcule a nova matriz de transição para a segunda semana (A 2 ). A seguir, informe a semana para a qual a probabilidade de operação normal (i = 1 e j = 1) seja menor que 40%. Nos exercícios 22 a 33 considere que não é possivel utilizar as funções strcpy(), strcmp() e strcat() para manipulação de strings. 22. Escreva um programa em C para contar o numero de ocorrências de um determinado caractere c em uma string s. O caractere e a string deverão ser informados pelo usuário. 23. Escreva um programa em C para verificar se uma string informada pelo usuário é identica à string char senha[] = "h2h1r5r9", definida no programa principal. 24. Escreva um programa em C para substituir todas as ocorrências de um caractere c1 por outro caractere c2 em uma string s, onde c1, c2 e s devem ser informados pelo usuário. 25. Escreva um programa em C para armazenar em um vetor de inteiros v as posições onde um determinado caractere c ocorre numa string s, onde c e s são informados pelo usuário. O programa também deve ser capaz de identificar se o caractere informado não aparece na string. string: P i p a r a b a q u i g r a f o \0 i * * * * Se c = 'a' então v = [ ]. 26. Escreva um programa em C que verifica se uma string informada pelo usuário contém a subseqüência de caracteres (substring) "osa".

5 27. Modifique o programa anterior para que o usuário informe a string e a substring a ser pesquisada. 28. Modifique o programa anterior para pesquisar uma string s e substituir as ocorrências de uma substring s1 pela substring s Escreva um programa em C que escreva uma string digitada pelo usuário de trás para frente (string inversa). 30. Escreva um programa em C que verifica se uma string digitada pelo usuário é um palíndromo, ou seja, a string original é idêntica à sua string inversa. 31. Escreva um programa em C que verifica se uma frase digitada pelo usuário é um palíndromo, ou seja, a frase original é idêntica à frase invertida, considerando apenas as letras (ex: Socorram-me, subi no onibus em Marrocos ). 32. Uma molécula de RNA-m pode ser construída a partir de uma molécula de DNA formada pelas bases A, C, T e G, de acordo com a seguinte correspondência: DNA A C T G RNA-m U C G A Escreva um programa em C que leia uma string correspondente a uma molécula de DNA contendo até 20 bases e apresente a molécula de RNA-m equivalente. 33. Escreva um programa em C em que o usuário digita uma frase e a mesma é codificada de acordo com um valor inteiro n informado pelo usuário, onde cada caractere é substituído pelo n-ésimo caractere a partir do caractere atual (ex: para n = 4, a e, b f, c g,..., w a, x b, y c, z d). 34. No plano cartesiano, um ponto é determinado pelo par ordenado (x, y). A distância euclideana entre dois pontos A e B é calculada como: d AB = 2 ( x A xb ) + ( y A yb Em um programa em C defina o tipo ponto, contendo apenas os campos necessários para armazenar as coordenadas de um ponto do plano cartesiano e utilize este tipo para definir e calcular a distância entre dois pontos informados pelo usuário. ) Modifique o programa anterior para armazenar em um vetor as coordenadas de 5 pontos do plano cartesiano e calcular a matriz de distâncias entre cada par de pontos. 36. Modifique o tipo ponto para representar pontos do espaço! 3 e calcular a distância de acordo com a fórmula:

6 d AB = (x A x B ) 2 + (y A y B ) 2 + (z A z B ) Criar um tipo automóvel, para armazenar as seguintes informações: Campo Valor Ano de fabricação > 1678 Combustível [A]lcool, [F]Lex, [G]asolina. Fabricante 1 = Chevrolet 2 = Citroen 3 = Fiat 4 = Ford 5 = Honda 6 = Peugeot 7 = Renault 8 = Toyota 9 = Volkswagen 0 = Outros Modelo Palio, EcoSport, Polo, Civic... Cor [A]marelo, [B]ranco, Be[G]e, Cin[Z]a, [P]rata, Pre[T]o, [V]erde, Ver[M]elho... Quilometragem um valor inteiro Preço Em reais (com centavos) Escreva um programa em C para realizar as seguintes operações: a) Exibir o número de carros, por combustível b) Exibir o número de carros, por fabricante. c) Exibir o número de carros com preços num intervalo [menor, maior] informado pelo usuário. d) Exibir todas as informações de todos os carros, por combustível. e) Exibir todas as informações de todos os carros, por fabricante. f) Exibir cor, quilometragem e preço de todos os carros correspondentes a um modelo e ano informados pelo usuário. 38. Uma empresa de informática comercializa um programa para gerenciar o cadastro de informações dos funcionários de empresas. Uma determinada empresa, com 8 departamentos, adquiriu o programa e, ao executar o programa pela primeira vez, informou o número de funcionários e as informações de cada funcionário. As informações armazenadas são nome (cadeia de caracteres), idade (inteiro), sexo (caractere), tempo de casa, em anos (inteiro), departamento (inteiro) e salário (em reais). Escreva um programa em C para realizar as seguintes operações: a) Procurar no cadastro e informar todos os dados do funcionário com nome informado pelo usuário; b) Informar o número de funcionários de determinado departamento; c) O número de funcionários do sexo feminino; d) Exibir os dados dos funcionários com o menor e com o maior tempo de casa; e) Exibir o salário médio, por departamento;

7 f) Exibir a idade média, por departamento; g) Exibir o número de funcionários do sexo masculino e feminino, com idades entre 29 e 35 anos. 39. Crie uma estrutura para descrever restaurantes, para armazenar o nome, endereço, tipo de comida (oriental, pizzaria, churrascaria etc...) e o preço médio dos pratos. Escreva um programa em C para exibir todos os restaurantes (nome e endereço) que oferecem um certo tipo de comida (informado pelo usuário) em ordem crescente de preços. 40. Um banco possui um cadastro de 50 clientes contendo informações de nome (string), número da conta (inteiro), CPF sem pontos nem hífen (inteiro longo) data de abertura da conta (3 valores inteiros), saldo de conta corrente (real) e saldo de conta de investimentos (float). Defina uma estrutura para armazenar tais informações e escreva um programa que informe. a) O saldo total de cada cliente; b) O CPF dos clientes com saldo em conta corrente abaixo de R$ 100,00. c) O nome dos clientes que tem mais de 5 anos de conta. d) Os números de conta com saldo de aplicações maior que R$ , Considere o seguinte trecho (incompleto) de programa: int i = 5; float x = 3.14; p = &i; q = &x; x = 2*(10 x); i = x + 1; Como devem ser declaradas as variáveis p e q para que a sintaxe desse trecho de programa seja considerada correta pelo compilador? Quais os valores de x e de i após a execução do programa? 42. Assuma que o endereço da variável x é 0022FF7C. Identifique o que será exibido pelo seguinte trecho de programa: int x = 3; int *y; int *z; printf( %d %p\n, x, &x); y = &x; printf( %d %X\n, *y, y); z = y; printf( %X %p\n, y, z); // obs: %p exibe endereços 43. Quais os valores de a, b e c que serão exibidos após a execução do seguinte trecho de programa? int a = 5, b = 3, c = 1, *p, *q, *r; p = &a;

8 q = &b; r = &c; c = a b; printf("%d %d %d\n",a, b, c); *r = ++(*p) + (*q)--; printf("%d %d %d\n",a, b, c); c = --a + ++b; printf("%d %d %d\n",a, b, c); *r = (*p)-- + b++; printf("%d %d %d\n",a, b, c); 44. Pedir para o usuário informar um número inteiro n e criar, de forma dinâmica, um vetor de inteiros d com n+1 posições. A seguir, peça ao usuário para digitar uma seqüência de n+1 valores 0 s e 1 s, onde cada dígito será armazenado no vetor, na ordem da leitura. A seguir, escreva um trecho de programa para calcular: soma = n i=0 d i 2 n i OBS: A variável soma contém a representação decimal do número binário representado pela seqüência de 0 s e 1 s informada pelo usuário. 45. A representação na base binária de um número inteiro representado na base decimal é feita tomando-se os restos das divisões inteiras sucessivas por 2, até obter quociente 0, na ordem inversa em que são obtidos: 13 2 = 6, com resto = 3, com resto = 1, com resto = 0, com resto 1 Assim, a representação binária do número 13 será Verificando: = = 13. Escreva um programa que leia um valor inteiro qualquer e apresente sua representação na base 2. Cada dígito binário deve ser armazenado em uma posição do vetor int *binario, cujo tamanho deve ser definido de forma dinâmica (a representação binária de números inteiros maiores exigem mais dígitos que números inteiros menores). 46. Um vetor float *peso contém o peso de n pessoas. Escreva um programa em C que identifique qual é a pessoa mais pesada e qual é a pessoa mais leve. O tamanho n do vetor e os pesos de cada pessoa devem ser gerados aleatoriamente. O programa deve produzir a seguinte saída: A pessoa numero XXX e a mais leve (peso = XXX.X kg) A pessoa numero XXX e a mais pesada (peso = XXX.X kg)

Após consultar o material de apoio, a bibliografia sugerida ou referências adicionais, responda às questões a seguir:

Após consultar o material de apoio, a bibliografia sugerida ou referências adicionais, responda às questões a seguir: Programação de Computadores I 2019 Prof. Marcos UNESP/FEG/DMA Lista de Exercícios 6. Tipos estruturados. Após consultar o material de apoio, a bibliografia sugerida ou referências adicionais, responda

Leia mais

Programação de Computadores 1 Lista 2. Prof. Álvaro A. F. de Souza DECSI - ICEA - UFOP

Programação de Computadores 1 Lista 2. Prof. Álvaro A. F. de Souza DECSI - ICEA - UFOP Programação de Computadores 1 Lista 2 Prof. Álvaro A. F. de Souza DECSI - ICEA - UFOP 0.1 Vetores e Cadeias de Caracteres 1. Codifique um programa que leia e armazene duas notas de 10 alunos e calcule

Leia mais

Lista de Exercícios de Fixação Fonte: livro Primeiro Curso de Programação em C (autor: Edson Luiz França Senne; editora Visual Books)

Lista de Exercícios de Fixação Fonte: livro Primeiro Curso de Programação em C (autor: Edson Luiz França Senne; editora Visual Books) Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC Disciplina: Linguagem de Programação LPG0002 TADS Prof. Kariston Pereira Aula 01: Lista de Exercícios de Fixação Fonte: livro Primeiro Curso de Programação

Leia mais

CURSO BÁSICO DE PROGRAMAÇÃO AULA 15. Revisão Vetores e Matrizes Trabalho

CURSO BÁSICO DE PROGRAMAÇÃO AULA 15. Revisão Vetores e Matrizes Trabalho CURSO BÁSICO DE PROGRAMAÇÃO AULA 15 Revisão Vetores e Matrizes Trabalho Definição: Introdução a Linguagem C Vetores Estrutura que permite armazenar um conjunto de dados do mesmo tipo na mesma variável;

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO - CAMPUS CAXIAS. Aluno (s): 01 ATIVIDADE. Revisão de Conteúdo

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO - CAMPUS CAXIAS. Aluno (s): 01 ATIVIDADE. Revisão de Conteúdo INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO - CAMPUS CAXIAS DISCIPLINA: Lab. de Programação PROF: MSc. Flávio Barros PERÍODO: 2 DATA: Aluno (s): 01 ATIVIDADE / / Revisão de Conteúdo

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES I - BCC Vetores e matrizes

PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES I - BCC Vetores e matrizes PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES I - BCC701-2014-01 Vetores e matrizes Exercício 1 Implemente uma função chama MEDIA que retorne a média dos valores armazenados em um vetor de números. Em seguida implemente

Leia mais

Curso Básico de Programação Aula 11. Revisão Aula Anterior Laços de Repetição While; Do-While; For.

Curso Básico de Programação Aula 11. Revisão Aula Anterior Laços de Repetição While; Do-While; For. Curso Básico de Programação Aula 11 Revisão Aula Anterior Laços de Repetição While; Do-While; For. Introdução à Linguagem C Laços de Repetição While Do-While For while () { } do {

Leia mais

Saída Média dos valores digitados: 3.40

Saída Média dos valores digitados: 3.40 Exercício 1 Implemente uma função chamada MEDIA que retorne a média dos valores armazenados em um vetor de números. Em seguida implemente um programa que solicite que o usuário digite valores positivos

Leia mais

CURSO BÁSICO DE PROGRAMAÇÃO AULA 11. Revisão Aula Anterior Vetores Cadeia de Caracteres

CURSO BÁSICO DE PROGRAMAÇÃO AULA 11. Revisão Aula Anterior Vetores Cadeia de Caracteres CURSO BÁSICO DE PROGRAMAÇÃO AULA 11 Revisão Aula Anterior Vetores Cadeia de Caracteres Introdução a Linguagem C Laços de Repetição While Do-While For while() { } do { }while();

Leia mais

Exercícios: Vetores e Matrizes

Exercícios: Vetores e Matrizes Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Computação - FACOM Lista de exercícios de programação em linguagem C Exercícios: Vetores e Matrizes 1 Vetores 1. Faça um programa que possua um vetor

Leia mais

BAC004 Informática Teórica T2 Professora: Fabiana Costa Guedes Lista 05 Vetores e Matrizes Vetores

BAC004 Informática Teórica T2 Professora: Fabiana Costa Guedes Lista 05 Vetores e Matrizes Vetores BAC004 Informática Teórica T2 Professora: Fabiana Costa Guedes Lista 05 Vetores e Matrizes Vetores 1- Faça um programa que preencha um vetor com seis elementos numéricos inteiros, calcule e mostre: a.

Leia mais

Laboratório de Programação A Exercícios sobre vetores e matrizes

Laboratório de Programação A Exercícios sobre vetores e matrizes Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Departamento de Ciência da Computação Laboratório de Programação A - 2011.1 Exercícios sobre vetores e matrizes Observação Esta lista será

Leia mais

Faculdades Integradas Rui Barbosa Programação II Prof. Marcos Antonio Estremote. Exercícios com Vetores e Matrizes

Faculdades Integradas Rui Barbosa Programação II Prof. Marcos Antonio Estremote. Exercícios com Vetores e Matrizes Faculdades Integradas Rui Barbosa Programação II Prof. Marcos Antonio Estremote Exercícios com Vetores e Matrizes 1. Leia um vetor de 12 posições e em seguida ler também dois valores X e Y quaisquer correspondentes

Leia mais

Lista de Exercícios de Algoritmos - 04 Para cada um dos exercícios abaixo, faça um programa (em laboratório) que teste a função.

Lista de Exercícios de Algoritmos - 04 Para cada um dos exercícios abaixo, faça um programa (em laboratório) que teste a função. Lista de Exercícios de Algoritmos - 04 Para cada um dos exercícios abaixo, faça um programa (em laboratório) que teste a função. Funções e estruturas básicas 1. Faça uma função que recebe a idade de uma

Leia mais

a) Implemente uma função que retorne uma aproximação do valor de π, de acordo com a F órmula de Leibniz: ( 1)

a) Implemente uma função que retorne uma aproximação do valor de π, de acordo com a F órmula de Leibniz: ( 1) INF 620 P - 7/04/04 Questão a) Implemente uma função que retorne uma aproximação do valor de π, de acordo com a F órmula de Leibniz: Ou seja: π 4 * + 3 π 5 7 + 9 i ( ) 4 * n i= 0 2 * i + + K Esta função

Leia mais

Exercícios Repetição

Exercícios Repetição Curso de Engenharia de Controle e Automação Disciplina: Informática para a Automação Professor: Marcelo Cendron Exercícios Repetição 1.1 8.3 Exercícios 1. Faça um programa utilizando o comando while, que

Leia mais

Lista de exercícios 1 (Cast)

Lista de exercícios 1 (Cast) Lista de exercícios 1 (Cast) 1)Faça um programa que receba um caractere e retorna o valor decimal equivalente da tabela ascii, usando cast. 2)Faça um programa que receba dois caracteres, some os caracteres

Leia mais

Lista de Exercícios 5

Lista de Exercícios 5 Universidade Federal de Ouro Preto UFOP Instituto de Ciências Exatas e Biológicas ICEB Departamento de Computação DECOM Disciplina: BCC201 Introdução a Programação Professores: Túlio A. M. Toffolo e Puca

Leia mais

Estruturas de Dados. Nem sempre, a manipulação de dados é feita por simples elementos...

Estruturas de Dados. Nem sempre, a manipulação de dados é feita por simples elementos... Estruturas de Dados Nem sempre, a manipulação de dados é feita por simples elementos... Vetores, Matrizes e Strings Programação de Computadores 1 de 27 Estruturas de Dados Estruturas de dados permitem

Leia mais

Lista de Exercícios 02

Lista de Exercícios 02 Universidade Federal de Ouro Preto UFOP Instituto de Ciências Exatas e Biológicas ICEB Departamento de Computação DECOM Disciplina: BCC201 Introdução a Programação Professores: Túlio A. M. Toffolo e Puca

Leia mais

69) Acrescentar uma mensagem de VALOR INVÁLIDO no exercício [68], caso o segundo valor informado seja ZERO.

69) Acrescentar uma mensagem de VALOR INVÁLIDO no exercício [68], caso o segundo valor informado seja ZERO. Exercícios 65 ao 72 - Estrutura de Repetição: Enquanto 65) Escreva um algoritmo para ler um valor entre 1 (inclusive) e 10 (inclusive). Se o valor lido não estiver entre 1 (inclusive) e 10 (inclusive),

Leia mais

Lógica de Programação Módulo I Prof.: Ricardo Lokchin. Fazer os exercícios abaixo na Linguagem C ou em ALGORITMOS.

Lógica de Programação Módulo I Prof.: Ricardo Lokchin. Fazer os exercícios abaixo na Linguagem C ou em ALGORITMOS. Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet a Distância Instituto Federal Sul-rio-grandense - IFSUL Sistema Universidade Aberta do Brasil UAB Núcleo de Produção de Tecnologia e Ensino - NPTE

Leia mais

Estruturas de Dados. Nem sempre, a manipulação de dados é feita por simples elementos... Vetores, Matrizes e Strings Introdução à Computação 1 de 27

Estruturas de Dados. Nem sempre, a manipulação de dados é feita por simples elementos... Vetores, Matrizes e Strings Introdução à Computação 1 de 27 Estruturas de Dados Nem sempre, a manipulação de dados é feita por simples elementos... Vetores, Matrizes e Strings Introdução à Computação 1 de 27 Estruturas de Dados Estruturas de dados permitem que

Leia mais

1ª Lista de Exercícios

1ª Lista de Exercícios Universidade Federal do Rio de Janeiro Data: 26/04/05 Disciplina: Computação I 1ª Lista de Exercícios 1) Faça um programa, em pseudo-código, que peça ao usuário que informe n números reais e então calcule

Leia mais

Universidade Federal de Ouro Preto UFOP. Instituto de Ciências Exatas e Biológicas ICEB. Departamento de Computação DECOM

Universidade Federal de Ouro Preto UFOP. Instituto de Ciências Exatas e Biológicas ICEB. Departamento de Computação DECOM Vetor Exercícios sobre Vetores e Matrizes Exercício 1 Escrever um programa que leia um conjunto de n notas. Para isso, o programa lê a dimensão do vetor e as notas, uma a uma. Após a leitura das notas,

Leia mais

Linguagem C: Introdução

Linguagem C: Introdução Linguagem C: Introdução Linguagem C É uma Linguagem de programação genérica que é utilizada para a criação de programas diversos como: Processadores de texto Planilhas eletrônicas Sistemas operacionais

Leia mais

3) Faça um algoritmo para ler a base e a altura de um triângulo. Em seguida, escreva a área do mesmo. Obs.: Área = ( Base * Altura ) / 2

3) Faça um algoritmo para ler a base e a altura de um triângulo. Em seguida, escreva a área do mesmo. Obs.: Área = ( Base * Altura ) / 2 Exercícios 2: 1) Faça um algoritmo para ler as seguintes informações de uma pessoa: Nome, Idade, Sexo, Peso, Altura, Profissão, Rua, Bairro, Cidade, Estado, CEP, Telefone. 2) Dado as seguintes informações

Leia mais

Departamento de Sistemas de Computação Universidade de São Paulo Laboratório de Introdução a Ciência de Computação I.

Departamento de Sistemas de Computação Universidade de São Paulo Laboratório de Introdução a Ciência de Computação I. Departamento de Sistemas de Computação Universidade de São Paulo Laboratório de Introdução a Ciência de Computação I Aula 4 Vetores Responsável Prof. Seiji Isotani (sisotani@icmc.usp.br) Vetores Índices

Leia mais

SITUAÇÃO VETORES. Imagine o seguinte problema:

SITUAÇÃO VETORES. Imagine o seguinte problema: 13/08/2014 PROF. FABIANO TAGUCHI http://fabianotaguchi.wordpress.com ALGORITMOS E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO AULA 07 VETORES MATRIZES EXERCÍCIOS 1 SITUAÇÃO Imagine o seguinte problema: Crie um programa que

Leia mais

Lista de exercícios Matrizes

Lista de exercícios Matrizes Lista de exercícios Matrizes 1) Crie uma matriz de 3 linha e 5 colunas, preencha essa matriz com a primeira linha com número um, a segunda linha com o número 2, e a terceira com o número 3. Imprima na

Leia mais

CADERNO DE EXERCÍCIOS ALGORITMOS

CADERNO DE EXERCÍCIOS ALGORITMOS J. EXERCÍCIOS SOBRE MODULARIZAÇÃO 77. Faça uma função que recebe um número inteiro por parâmetro e retorna verdadeiro se ele for par e falso se for ímpar. 78. Escreva um programa que leia o raio de um

Leia mais

CA II Variável Composta

CA II Variável Composta exatasfepi.com.br CA II Variável Composta André Luís Duarte O que adquire entendimento ama a sua alma; o que cultiva a inteligência achará o bem. Provérbios 19:8 Variáveis Compostas Homogêneas Unidimensionais

Leia mais

Programação Básica. Estrutura de um algoritmo

Programação Básica. Estrutura de um algoritmo Programação Básica Estrutura de um algoritmo Código-fonte Como vimos na aula anterior um algoritmo pode ser representado usando um fluxograma Um algoritmo pode também ser representado usando texto Esse

Leia mais

Lista de exercícios Matrizes

Lista de exercícios Matrizes Lista de exercícios Matrizes 1)Crie uma matriz de 3 linha e 5 colunas, preencha essa matriz com a primeira linha com número um, a segunda linha com o número 2, e a terceira com o número 3. Imprima na tela

Leia mais

EXERCÍCIOS DE RECORDAÇÃO DE ALGORITMOS

EXERCÍCIOS DE RECORDAÇÃO DE ALGORITMOS UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DISCIPLINA: LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO I PROF: GIULIANO PRADO DE MORAIS GIGLIO EXERCÍCIOS DE RECORDAÇÃO DE ALGORITMOS 0) Faça um algoritmo

Leia mais

Fundamentos de Programação 1

Fundamentos de Programação 1 Fundamentos de Programação 1 Estrutura de Dados Homogêneas Exercícios Slides 16 Complementar Prof. SIMÃO Jean Marcelo SIMÃO Exercício da Aula Anterior a) Elabore um algoritmo que registra os nomes de 50

Leia mais

Aula 06 Introdução à Programação Matrizes

Aula 06 Introdução à Programação Matrizes Aula 06 Introdução à Programação Matrizes Prof. Gustavo Callou gustavo.callou@ufrpe.br gcallou@gmail.com Roteiro Matrizes Unidimensionais (Vetor) Bidimensionais String Exercícios Gustavo Callou DEINFO/UFRPE

Leia mais

Exercícios TVC2 PARTE I:

Exercícios TVC2 PARTE I: Exercícios TVC2 Esta lista de exercícios foi elaborada como preparatório para a segunda avaliação que será realizada em breve, abordando repetições, vetores numéricos e strings. Algumas instruções: Desenvolva

Leia mais

4ª Lista de Exercícios de Programação I

4ª Lista de Exercícios de Programação I 4ª Lista de Exercícios de Programação I Instrução As questões devem ser implementadas em C. 1. Faça um algoritmo que leia 10 valores inteiros armazenando-os em um vetor e depois calcule a soma dos valores

Leia mais

Valor: 0,0 CORREÇÃO. 1. Construa um programa que leia a sua idade, o seu nome e depois imprima na tela.

Valor: 0,0 CORREÇÃO. 1. Construa um programa que leia a sua idade, o seu nome e depois imprima na tela. 2 ANO - TUTORIA Curso: Sistemas de Informação Disciplina: Programação I Valor: 0,0 ATIVIDADE AVALIATIVA I Visto do (a) aluno (a) Prof.: José Ronaldo Leles Júnior CORREÇÃO Observação: Para ler os valores

Leia mais

Introdução à Programação

Introdução à Programação Programação de Computadores Introdução à Programação Prof. Helton Fábio de Matos hfmatos@dcc.ufmg.br Agenda Algoritmo & Programa Variáveis Declaração de tipos Comando de entrada ou de leitura Comando de

Leia mais

CURSO BÁSICO DE PROGRAMAÇÃO AULA 16. Ordenação Revisão para a prova

CURSO BÁSICO DE PROGRAMAÇÃO AULA 16. Ordenação Revisão para a prova CURSO BÁSICO DE PROGRAMAÇÃO AULA 16 Ordenação Revisão para a prova Algoritmos de Ordenação São algoritmos que organizam uma sequência (por exemplo, os elementos de um vetor) em ordem crescente ou decrescente.

Leia mais

1. Faça uma função que recebe por parâmetro o raio de uma esfera e calcula o seu volume.

1. Faça uma função que recebe por parâmetro o raio de uma esfera e calcula o seu volume. Instituto Federal do Pará Professor: Ricardo José Cabeça de Souza Disciplina: - Algoritmos e Construção de Programas LISTA DE EXERCÍCIOS 1. Faça uma função que recebe por parâmetro o raio de uma esfera

Leia mais

Exercícios V1 = V2 = V1 = V2 =

Exercícios V1 = V2 = V1 = V2 = Exercícios Exercício 1 Considerando os vetores como a pontuação por 3 equipes esportivas em 5 provas distintas. Escreva uma função que receba um vetor qualquer, calcule e retorne a média dos seus elementos.

Leia mais

BCC701 Programação de Computadores I Lista de Exercícios 04: Funções Definidas pelo Usuário

BCC701 Programação de Computadores I Lista de Exercícios 04: Funções Definidas pelo Usuário BCC701 Programação de Computadores I 2018-01 Lista de Exercícios 04: Funções Definidas pelo Usuário http://www.decom.ufop.br/bcc701/ Questão 1. (2014-01) A distância entre dois pontos, A e B, no plano

Leia mais

Aula 10 Oficina de Programação Matrizes. Profa. Elaine Faria UFU

Aula 10 Oficina de Programação Matrizes. Profa. Elaine Faria UFU Aula Oficina de Programação Matrizes Profa. Elaine Faria UFU - 27 Variáveis Compostas Homogêneas O que uma variável composta homogênea? - Conjunto de variáveis do mesmo tipo - É chamada de forma geral

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIO. 2) Fazer um algoritmo para calcular a soma entre dois números e multiplicar o resultado pelo primeiro.

LISTA DE EXERCÍCIO. 2) Fazer um algoritmo para calcular a soma entre dois números e multiplicar o resultado pelo primeiro. LISTA DE EXERCÍCIO 1) Fazer um algoritmo para calcular a soma entre dois números. 2) Fazer um algoritmo para calcular a soma entre dois números e multiplicar o resultado pelo primeiro. 3) Fazer um algoritmo

Leia mais

EXERCÍCIO DE SONDAGEM SEMESTRE DATAS: 21/06/2016 (TURMAS 01 E 02) Matrícula Nome Nota

EXERCÍCIO DE SONDAGEM SEMESTRE DATAS: 21/06/2016 (TURMAS 01 E 02) Matrícula Nome Nota Professor de INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO Universidade Federal de Campina Grande Centro de Engenharia Elétrica e Informática Departamento de Sistemas e Computação Disciplina: Técnicas de Programação Prof.:

Leia mais

Computação Eletrônica. Vetores e Matrizes. Prof: Luciano Barbosa. CIn.ufpe.br

Computação Eletrônica. Vetores e Matrizes. Prof: Luciano Barbosa. CIn.ufpe.br Computação Eletrônica Vetores e Matrizes Prof: Luciano Barbosa Recapitulando: Funções 2 Recapitulando: Função Void 3 Recapitulando: Escopo das Variáveis Referência à variável global A variável de escopo

Leia mais

Exercícios: Arquivos

Exercícios: Arquivos Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Computação - FACOM Lista de exercícios de programação em linguagem C Exercícios: Arquivos 1. Codifique, compile e execute um programa que: (a) crie/abra

Leia mais

GEQ Prof. Paulo R. Coelho. Lista para prova

GEQ Prof. Paulo R. Coelho. Lista para prova GEQ007 2013 Prof. Paulo R. Coelho Lista para prova 7. Defina uma estrutura empregado para armazenar nome, data de nascimento, idade e salário de um empregado de uma empresa. Leia informações sobre 10 empregados

Leia mais

BCC701 Programação de Computadores I Lista de Exercícios 05: Funções Definidas pelo Usuário

BCC701 Programação de Computadores I Lista de Exercícios 05: Funções Definidas pelo Usuário BCC701 Programação de Computadores I 2018-02 Lista de Exercícios 05: Funções Definidas pelo Usuário http://www.decom.ufop.br/bcc701/ Questão 1. (2014-01) A distância entre dois pontos, A e B, no plano

Leia mais

Estruturas (registros)

Estruturas (registros) BCC 201 - Introdução à Programação I Estruturas (registros) Guillermo Cámara-Chávez UFOP 1/44 Estruturas (struct) I Imaginemos que queremos ler as notas de 4 provas para um aluno e calcular a média do

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS - ro. 04

LISTA DE EXERCÍCIOS - ro. 04 USP ICMC SSC SSC0100 - Introdução à Ciência da Computação I (Prática) Professor responsável: Fernando Santos Osório Semestre: 2009/1 Horário: Terça 14h20 (Turma A2) E-mail: fosorio.at. icmc.usp.br fosorio.at.

Leia mais

1. Faça um programa que leia uma string digitada pelo usuário e salve em um arquivo em branco.

1. Faça um programa que leia uma string digitada pelo usuário e salve em um arquivo em branco. Segunda lista de exercícios v100 Engenharia Elétrica - Eletrônica 2º Semestre de 2015 Prof: Daniel Rodrigo Ferraz Bonetti SSC0300 Linguagem de Programação e Aplicações 1 Faça um programa que leia uma string

Leia mais

INF 1005 Programação I lista 09

INF 1005 Programação I lista 09 INF 1005 Programação I lista 09 Vetores 1. [tarefa 115 modificada] Utilizando vetores, implemente e teste um programa que leia as notas dos alunos (uma nota por aluno) do arquivo "notas.txt". Este programa

Leia mais

Programação Universidade da Beira Interior Departamento de Informática 2007/08

Programação Universidade da Beira Interior Departamento de Informática 2007/08 Programação Universidade da Beira Interior Departamento de Informática 1. Faça o fluxograma e o respectivo programa que resolva equações de 2º grau (ax 2 +bx+c=0). O programa deverá pedir ao utilizador

Leia mais

Aula 9 Oficina de Programação Matrizes. Profa. Elaine Faria UFU

Aula 9 Oficina de Programação Matrizes. Profa. Elaine Faria UFU Aula 9 Oficina de Programação Matrizes Profa. Elaine Faria UFU - 26 Variáveis Compostas Homogêneas O que uma variável composta homogênea? - Conjunto de variáveis do mesmo tipo - É chamada de forma geral

Leia mais

ALGORITMOS EXERCÍCIOS LISTA 03: ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO Profª Lucília Ribeiro

ALGORITMOS EXERCÍCIOS LISTA 03: ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO Profª Lucília Ribeiro ALGORITMOS EXERCÍCIOS LISTA 03: ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO Profª Lucília Ribeiro 01 Criar um programa que leia a idade, o nome e o peso de várias pessoas e imprima: a) total de pessoas com menos de 21 anos

Leia mais

DCC001 - Programação de Computadores. Lista de Exercícios 02 - Estruturas de Dados Homogêneas (Vetores).

DCC001 - Programação de Computadores. Lista de Exercícios 02 - Estruturas de Dados Homogêneas (Vetores). DCC-UFMG 1 semestre de 2007 DCC001 - Programação de Computadores Prof. Martín Gómez Ravetti Lista de Exercícios 02 - Estruturas de Dados Homogêneas (Vetores). Valor: 5 pontos 1. Escreva um algoritmo em

Leia mais

Linguagem de Programação I. Aula 08 Linguagem C: Arrays

Linguagem de Programação I. Aula 08 Linguagem C: Arrays Linguagem de Programação I Aula 08 Linguagem C: Arrays Da Aula Anterior Tipos de dados básicos em C Modificadores de tipo Declaração de Variáveis Operadores em C Estruturas de Controle Nesta Aula Arrays

Leia mais

Lista de exercícios para a prática de manipulação de Strings

Lista de exercícios para a prática de manipulação de Strings nstituto ederal de Minas Gerais - Campus avançado de Ponte Nova - MG Disciplina: Linguagem de programação Professor: Saulo Henrique Cabral Silva Lista de exercícios para a prática de manipulação de Strings

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Julio de Mesquita Filho" FACULDADE DE ENGENHARIA

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Julio de Mesquita Filho FACULDADE DE ENGENHARIA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Julio de Mesquita Filho" FACULDADE DE ENGENHARIA 10ª. LISTA DE EXERCÍCIOS ESTRUTURAS Disciplina: Programação de Computadores Prof. Dra Cassilda Maria Ribeiro Prof. Dr. Anibal

Leia mais

Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Computação - FACOM Lista de exercícios de programação em linguagem C

Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Computação - FACOM Lista de exercícios de programação em linguagem C Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Computação - FACOM Lista de exercícios de programação em linguagem C Exercícios: Funções 1. Crie uma função que recebe como parâmetro um número inteiro

Leia mais

Variáveis, Tipos de Dados e Operadores

Variáveis, Tipos de Dados e Operadores ! Variáveis, Tipos de Dados e Operadores Engenharias Informática Aplicada 2.o sem/2013 Profa Suely (e-mail: smaoki@yahoo.com) VARIÁVEL VARIÁVEL É um local lógico, ligado a um endereço físico da memória

Leia mais

Algoritmos e Estruturas de Dados. Prof. Marcos Quinet Universidade Federal Fluminense UFF Pólo Universitário de Rio das Ostras PURO

Algoritmos e Estruturas de Dados. Prof. Marcos Quinet Universidade Federal Fluminense UFF Pólo Universitário de Rio das Ostras PURO Programação de Computadores I Algoritmos e Estruturas de Dados Prof. Marcos Quinet Universidade Federal Fluminense UFF Pólo Universitário de Rio das Ostras PURO Estruturas de dados Vetor (array): trata-se

Leia mais

Lista de Exercícios STRING LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO PROF. EDUARDO SILVESTRI.

Lista de Exercícios STRING LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO PROF. EDUARDO SILVESTRI. Lista de Exercícios STRING LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO PROF. EDUARDO SILVESTRI. ATUALIZADO EM: 29/10/2007 1. Faça um programa que inverta uma string: leia a string com gets e armazene-a invertida em outra

Leia mais

Grupo B Estruturas de Repetição

Grupo B Estruturas de Repetição Grupo B Estruturas de Repetição Exercício Descrição 1. Escrever um algoritmo que lê 5 valores para a, um de cada vez, e conta quantos destes valores são negativos, escrevendo esta informação. 2. Escrever

Leia mais

Lista de Exercícios Estrutura de Repetição

Lista de Exercícios Estrutura de Repetição Universidade Federal Fluminense Instituto de Computação Programação de Computadores III Luciana Brugiolo Gonçalves Lista de Exercícios Estrutura de Repetição E15. Desenvolva um algoritmo para exibir todos

Leia mais

4ª Série de Exercícios Variáveis Compostas Homogêneas 1. Faça um algoritmo que leia, via teclado, 10 valores do tipo inteiro e os guarde na memória.

4ª Série de Exercícios Variáveis Compostas Homogêneas 1. Faça um algoritmo que leia, via teclado, 10 valores do tipo inteiro e os guarde na memória. 4ª Série de Exercícios Variáveis Compostas Homogêneas 1. Faça um algoritmo que leia, via teclado, 10 valores do tipo inteiro e os guarde na memória. 2. Amplie o exercício anterior emitindo um relatório

Leia mais

Linguagem C vetores multidimensionais

Linguagem C vetores multidimensionais Linguagem C vetores multidimensionais IF61A/IF71A - Computação 1 Prof. Leonelo Almeida Universidade Tecnológica Federal do Paraná Até agora... Introdução à linguagem C... Operadores aritméticos, de comparação

Leia mais

Algoritmos e Lógica de Programação. 6ª Lista de Exercícios Comandos de Repetição

Algoritmos e Lógica de Programação. 6ª Lista de Exercícios Comandos de Repetição Algoritmos e Lógica de Programação 6ª Lista de Exercícios Comandos de Repetição 1. Qual a saída do programa abaixo? int i; for (i = 0; i < 10; i += 2) printf("%d\n", i / 2); 2. Qual a saída do programa

Leia mais

Introdução a Linguagem C (Parte I) UFPA Sistemas de Informação. Roberto Araujo 2013

Introdução a Linguagem C (Parte I) UFPA Sistemas de Informação. Roberto Araujo 2013 Introdução a Linguagem C (Parte I) UFPA Sistemas de Informação Roberto Araujo 2013 Meu primeiro programa em C #include main() { printf( Primeiro Programa \n ); Biblioteca padrão Função principal

Leia mais

5ª Lista de Exercícios de Programação I

5ª Lista de Exercícios de Programação I 5ª Lista de Exercícios de Programação I Instrução As questões devem ser implementadas em C. Questões que envolvam leitura de matrizes, a construção dessas matrizes pode ser realizada através da geração

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA COMPUTACIONAL INFORMÁTICA INSTRUMENTAL

PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA COMPUTACIONAL INFORMÁTICA INSTRUMENTAL PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA COMPUTACIONAL INFORMÁTICA INSTRUMENTAL Objetivos: A lista de exercícios proposta contempla o conteúdo e os exemplos apresentados em sala de aula/laboratório referentes à: utilização

Leia mais

INF 1620 P1-16/09/06 Questão 1 Nome:

INF 1620 P1-16/09/06 Questão 1 Nome: INF 1620 P1-16/09/06 Questão 1 Considerando a fórmula para o cálculo da distância entre dois pontos (x 1, y 1 ) e (x 2, y 2 ) apresentada a seguir: d = (x 2 " x 1 ) 2 + (y 2 " y 1 ) 2 (a) Escreva uma função

Leia mais

BCC701 Programação de Computadores I Lista de Exercícios 04: Funções Definidas pelo Usuário

BCC701 Programação de Computadores I Lista de Exercícios 04: Funções Definidas pelo Usuário BCC701 Programação de Computadores I 2018-02 Lista de Exercícios 04: Funções Definidas pelo Usuário http://www.decom.ufop.br/bcc701/ Questão 1. (2014-01) A distância entre dois pontos, A e B, no plano

Leia mais

6 a Lista Complementar de Exercícios de CI208 Programação de Computadores 13/02/2014

6 a Lista Complementar de Exercícios de CI208 Programação de Computadores 13/02/2014 6 a Lista Complementar de Exercícios de CI208 Programação de Computadores 13/02/2014 Parte A - Exercícios de Fixação de Aprendizagem 1. Faça um programa em C++ que leia do teclado uma sequência de 10 números

Leia mais

CURSO BÁSICO DE PROGRAMAÇÃO AULA 19. Netbeans - Linguagem JAVA - Vetores - Matrizes - Métodos

CURSO BÁSICO DE PROGRAMAÇÃO AULA 19. Netbeans - Linguagem JAVA - Vetores - Matrizes - Métodos CURSO BÁSICO DE PROGRAMAÇÃO AULA 19 Netbeans - Linguagem JAVA - Vetores - Matrizes - Métodos Introdução a Java Por qual motivo utilizar vetor? Vetores Há um problema onde o diretor de uma escola deseja

Leia mais

Introdução a Programação de Jogos

Introdução a Programação de Jogos Introdução a Programação de Jogos Aula 03 Introdução a Linguagem C Edirlei Soares de Lima Estrutura de um Programa C Inclusão de bibliotecas auxiliares: #include Definição

Leia mais

4ª Lista de Exercícios de Programação I

4ª Lista de Exercícios de Programação I 4ª Lista de Exercícios de Programação I Instrução As questões devem ser implementadas em C. 1. Faça um algoritmo que leia 10 valores inteiros armazenando-os em um vetor e depois calcule a soma dos valores

Leia mais

Lista de Exercícios ICC 1 Ponteiros

Lista de Exercícios ICC 1 Ponteiros Lista de Exercícios ICC 1 Ponteiros Professor Cláudio Fabiano de Motta Toledo - Todos os exercícios devem ser resolvidos utilizando ponteiros, alocação dinâmica e aritmética de ponteiros. Não utilize variáveis

Leia mais

Fábio Rodrigues / Israel Lucania

Fábio Rodrigues / Israel Lucania Fábio Rodrigues / Israel Lucania Variável é um local na memória principal, isto é, um endereço que armazena um conteúdo. Em linguagem de alto nível nos é permitido dar nomes a esse endereço, facilitando

Leia mais

Caracteres, Vetores e Matrizes

Caracteres, Vetores e Matrizes Caracteres, Vetores e Matrizes STRINGS VETORES DE CARACTERES Para realizar processamento de texto e trabalhar com letras do alfabeto e outros caracteres como, por exemplo, símbolos de pontuação, a linguagem

Leia mais

Algoritmos: Conceitos Fundamentais. Slides de autoria de Rosely Sanches e Simone Senger de Souza

Algoritmos: Conceitos Fundamentais. Slides de autoria de Rosely Sanches e Simone Senger de Souza Algoritmos: Conceitos Fundamentais Slides de autoria de Rosely Sanches e Simone Senger de Souza DADOS E EXPRESSÕES Uso da Informação Computador manipula informações contidas em sua memória. Classificadas

Leia mais

Algoritmos e Estruturas de Dados I (DCC/003) Estruturas Básicas. Aula Tópico 2

Algoritmos e Estruturas de Dados I (DCC/003) Estruturas Básicas. Aula Tópico 2 Algoritmos e Estruturas de Dados I (DCC/003) Estruturas Básicas Aula Tópico 2 1 Problema 3 Exibir o maior número inteiro que pode ser representado no computador. 2 Qual o maior número inteiro? Para o compilador

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Julio de Mesquita Filho" FACULDADE DE ENGENHARIA

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Julio de Mesquita Filho FACULDADE DE ENGENHARIA 6ª. LISTA DE EXERCÍCIOS STRINGS Disciplina: Programação de Computadores Prof. Dra Cassilda Maria Ribeiro Prof. Dr. Anibal Teixeira Ministrada por: prof. André Amarante Luiz Exercício 1: Uma palavra é denominada

Leia mais

Exercícios: Comandos de Repetição

Exercícios: Comandos de Repetição Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Computação - FACOM Lista de exercícios de programação em linguagem C Exercícios: Comandos de Repetição 1. Faça um programa que determine o mostre os

Leia mais

Algoritmos: Conceitos Fundamentais. Baseado nos slides de autoria de Rosely Sanches e Simone Senger de Souza

Algoritmos: Conceitos Fundamentais. Baseado nos slides de autoria de Rosely Sanches e Simone Senger de Souza Algoritmos: Conceitos Fundamentais Baseado nos slides de autoria de Rosely Sanches e Simone Senger de Souza DADOS E EXPRESSÕES 3 Uso da Informação Computador manipula informações contidas em sua memória.

Leia mais

3ª Lista de Exercícios de Programação I

3ª Lista de Exercícios de Programação I 3ª Lista de Exercícios de Programação I Instrução As questões devem ser implementadas em C, apoiadas por representação em algoritmo para planejamento. 1. Desenvolva um programa que leia dois valores a

Leia mais

7ª LISTA DE EXERCÍCIOS

7ª LISTA DE EXERCÍCIOS Apontadores 7ª LISTA DE EXERCÍCIOS 1. Cite duas vantagens e duas desvantagens de se utilizar apontadores. 2. Explique quais as funcionalidades dos operadores * e &. 3. Liste as diferenças entre variáveis

Leia mais

EXERCÍCIO DE SONDAGEM TURMA 02 SEMESTRE DATA: 01/11/2016. Matrícula Nome Nota

EXERCÍCIO DE SONDAGEM TURMA 02 SEMESTRE DATA: 01/11/2016. Matrícula Nome Nota Universidade Federal de Campina Grande Centro de Engenharia Elétrica e Informática Departamento de Sistemas e Computação Disciplina: Técnicas de Programação Prof.: José Eustáquio Rangel de Queiroz EXERCÍCIO

Leia mais

Algoritmos e Lógica de Programação 80 horas // 4 h/semana. Para começar... Strings. Para começar... Strings. Exemplo...

Algoritmos e Lógica de Programação 80 horas // 4 h/semana. Para começar... Strings. Para começar... Strings. Exemplo... Algoritmos e Lógica de Programação 80 horas // 4 h/semana Strings ou cadeias de Caracteres Aula 14 Prof. Piva Para começar... Strings são cadeias de caracteres que armazenam dados textuais e, portanto,

Leia mais

Escreva um programa que imprima todos os números impares do intervalo fechado de 1 a 100.

Escreva um programa que imprima todos os números impares do intervalo fechado de 1 a 100. Exercício 1 PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES I - BCC701 Aula Prática 07 Escreva um programa que imprima todos os números impares do intervalo fechado de 1 a 100. Execução: 1 3 5 7 9 11 13 15 17 19 21 23 25

Leia mais

Comandos de Entrada. Lógica de Programação. Prof. Kleber Rezende

Comandos de Entrada. Lógica de Programação. Prof. Kleber Rezende Comandos de Entrada Lógica de Programação Prof. Kleber Rezende Considerações Iniciais Da mesma maneira que necessitamos enviar informações de dentro do algoritmo para a tela do computador também necessitamos

Leia mais

Variáveis Compostas Homogêneas Vetores

Variáveis Compostas Homogêneas Vetores Variáveis Compostas Homogêneas Vetores Lógica de Programação Prof. Kleber Rezende Considerações Iniciais Os vetores são variáveis estruturadas homogêneas capazes de armazenar uma série de informações de

Leia mais

Q1 Q2 Q3 Nota. Departamento de Informática - PUC-Rio INF 1005 Programação I P4 28/06/2011. Aluno: Matrícula: Turma: _

Q1 Q2 Q3 Nota. Departamento de Informática - PUC-Rio INF 1005 Programação I P4 28/06/2011. Aluno: Matrícula: Turma: _ P4 28/06/2011 Matrícula: Turma: _ Q1 Q2 Q3 Questão 1) (3,0 pontos) Uma certa firma fez uma pesquisa de mercado durante vários dias para saber se as mulheres e os homens têm a mesma opinião sobre o produto.

Leia mais

Vetores e Matrizes. Conceito. Conceito. Conceito. Conceito. Conceito. Variáveis Compostas Homogêneas. Matriz

Vetores e Matrizes. Conceito. Conceito. Conceito. Conceito. Conceito. Variáveis Compostas Homogêneas. Matriz Variáveis Compostas Homogêneas São conhecidas na linguagem C como matrizes. Vetores e es É um conjunto de variáveis do mesmo tipo, acessíveis com um único nome e armazenadas de forma contínua na memória.

Leia mais