Lista de exercícios Matrizes

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Lista de exercícios Matrizes"

Transcrição

1 Lista de exercícios Matrizes 1) Crie uma matriz de 3 linha e 5 colunas, preencha essa matriz com a primeira linha com número um, a segunda linha com o número 2, e a terceira com o número 3. Imprima na tela o resultado. 2) Crie uma matriz de 3 linhas e 3 colunas e preencha as posições onde o valor da linha for o mesmo que o valor da coluna com 1, caso contrário preencha com 0.Imprima na tela o resultado. Exemplo:

2 3) Crie uma matriz de 2 linhas e 3 colunas, preencha com inteiros e multiplique a primeira linha por um número informado pelo usuário e a segunda por outro número diferente informado pelo usuário, se ele informar um número igual some um ao número. Imprima na tela o resultado.

3 4) Crie uma matriz de 5 linhas e 2 colunas, some os valores insira num vetor, e imprima os valores da matriz com o resultado de sua operação no vetor.

4 5) Crie uma matriz de 7 linhas e 3 colunas, preencha e imprima na tela em ordem inversa.

5 6) Crie uma matriz de 2 por 2 e some cada item da matriz por um número mesmo número informado pelo usuário, após isso some todas as posições da matriz e imprima o resultado. 7) Crie uma matriz de 5 por 5, preencha com caracteres, e imprima apenas as vogais, caso contrário imprima um ponto.

6 8) Crie uma matriz de 5 por 5, preencha com caracteres, e imprima apenas as consoantes, caso contrário imprima um ponto. 9) Crie uma matriz de 4 por 6, preencha com inteiros e imprima os valores caso sejam pares.

7 10) Crie uma matriz de 3 por 5, preencha com inteiros e imprima os valores caso sejam ímpares.

8 11) Crie uma matriz de 4 por 4 e substitua a diagonal principal pelos valores da diagonal secundária, e os valores da diagonal secundária pela da principal. exemplo:

9 12) Crie uma matriz 5 por 5 some os valores da diagonal principal e exiba o resultado faça a mesma coisa com a secundária.

10 13) Crie uma matriz 5 por 5, preencha com caracteres, exiba os caracteres inseridos e quantas vezes eles repetiram

11 14) Faça um 2 matrizes 3 por 3 que recebem uma valores inteiro, e outra caracteres, peça ao usuário informar um caractere e insira nas duas matrizes. imprima cada valor da matriz com o mesmo valor da matriz correspondente. Por exemplo, ao exibir o valor da posição [0,0] da matriz1, imprima ao lado o valor da posição [0,0] da matriz2.

12 15) Faça uma matriz 4 por 3 preencha ela e troque os valores da primeira linha com as da quarta e imprima o antes e depois. exemplo:

13 16) Crie uma matriz 7 por 5, troque os valores da segunda linhas com a da sexta e após troque os da segunda e quinta coluna. imprima o antes e depois das trocas.

14 17) Faça uma matriz 30 por 10 e um vetor de 10 posições, preencha a matriz como se fosse um formulário do gabarito de de uma prova, a matriz é as respostas dos alunos onde cada linha indica um aluno e as colunas as respostas que eles deram,

15 o vetor é o gabarito correto. compare as linhas da matriz com o vetor e retorna a pontuação correspondente(cada questão é um ponto). 18) Faça uma matriz de 500 por 500 e preencha ela com zeros, peça para digitar dois valores entre 0 e 499 após isso peça para que ele digite outros dois valores então indique se quão próximo ele está do valor dado. Imagine que a matriz é um mapa, e indique se ele deve ir para o norte, sul, leste ou oeste.

16 19) Crie uma matriz 5 por 10 e preencha com valores flutuantes, some os valores de cada linha e indique qual linha possui a maior soma de valores.

17 20) Crie e preencha uma matriz 4 por 4 com inteiro, e imprima se o número é primo ou não.

18 21) Faça uma matriz tridimensional de 10(profundidade)x30(linhas)x2(colunas), cada linha é um aluno, a primeira coluna é a idade a segunda a nota, cada nível de profundidade é a turma. calcule a média das idades e notas e informa qual a turma com maior média de notas e maior média de idade.

19 22) Faça uma matriz 10x5x3, 10 turmas, 5 alunos e 3 notas, faça um programa que calcule a média das turmas e de cada aluno e imprima as notas individuais e as notas

20 23) Faça uma matriz 3x3x3, que faça a diagonal principal da matriz tridimensional ter o valor um e as outras posições com zero e imprima. Exemplo:

21 24) Faça uma matriz 3x3x3, preencha a primeira, e a última profundidade, e o elemento central da segunda profundidade. Exemplo:

22 25) Faça uma matriz 3x3x3, que imprima os numero pares, caso não for, imprima um ponto.

23 26) Faça uma matriz 3x3x3, que imprima os numero primos, caso não for, imprima um ponto.

24 27) Faça uma matriz 3x3x3, prencha a matriz com valores que o usuário informar e passar um multiplicador imprima uma matriz com o resultado da multiplicação de todos os números com o multiplicador.

25 28) Faça duas matrizes 3x3x3, preencha com valores que o usuário informar e imprima o resultado da soma das matrizes. a soma de uma matriz é, a soma de cada item pelo item da posição correspondente na outra matriz

26 29)Faça uma matriz 3x3x3, peça ao usuário preencher a matriz. Troque ds os valores que estão na linha 2 de cada profundidade e troque por pelo valor da linha em sequência da última profundidade. Exemplo, a segunda linha da primeira profundidade troca os valores com a primeira linha da última profundidade, a segunda linha da segunda profundidade com a segunda linha da última profundidade, a segunda linha da terceira profundidade trocara com os valores da terceira linha da terceira profundidade.

27 30)Faça uma matriz 3x3x3, preencha a diagonal principal da matriz tridimensional com 1 e o resto com 0. troque os valores da diagonal principal com a da secundária. Imprima a matriz com a diagonal principal preenchida e depois invertida. Exemplo:

28 31) Faça um matris de 10 por 40 e preencha cada linha com um nome, ao fim peça um letra e imprima todos os nomes que começam com aquela letra, seja maiuscula ou minuscula.

29 32) Faça um matris de 10 por 40 e preencha cada linha com um nome, ao fim imprima os nomes com o seus tamanhos ao lado. 33) Faça um matris de 10 por 40 e preencha cada linha com um nome, ao fim imprima o nome com o maior tamanho e o seu tamanho ao lado.

30

Lista de exercícios Matrizes

Lista de exercícios Matrizes Lista de exercícios Matrizes 1)Crie uma matriz de 3 linha e 5 colunas, preencha essa matriz com a primeira linha com número um, a segunda linha com o número 2, e a terceira com o número 3. Imprima na tela

Leia mais

Lista de exercícios 1 (Cast)

Lista de exercícios 1 (Cast) Lista de exercícios 1 (Cast) 1)Faça um programa que receba um caractere e retorna o valor decimal equivalente da tabela ascii, usando cast. 2)Faça um programa que receba dois caracteres, some os caracteres

Leia mais

BAC004 Informática Teórica T2 Professora: Fabiana Costa Guedes Lista 05 Vetores e Matrizes Vetores

BAC004 Informática Teórica T2 Professora: Fabiana Costa Guedes Lista 05 Vetores e Matrizes Vetores BAC004 Informática Teórica T2 Professora: Fabiana Costa Guedes Lista 05 Vetores e Matrizes Vetores 1- Faça um programa que preencha um vetor com seis elementos numéricos inteiros, calcule e mostre: a.

Leia mais

Exercícios: Vetores e Matrizes

Exercícios: Vetores e Matrizes Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Computação - FACOM Lista de exercícios de programação em linguagem C Exercícios: Vetores e Matrizes 1 Vetores 1. Faça um programa que possua um vetor

Leia mais

Programação de Computadores 1 Lista 2. Prof. Álvaro A. F. de Souza DECSI - ICEA - UFOP

Programação de Computadores 1 Lista 2. Prof. Álvaro A. F. de Souza DECSI - ICEA - UFOP Programação de Computadores 1 Lista 2 Prof. Álvaro A. F. de Souza DECSI - ICEA - UFOP 0.1 Vetores e Cadeias de Caracteres 1. Codifique um programa que leia e armazene duas notas de 10 alunos e calcule

Leia mais

1 - VARIÁVEIS COMPOSTAS HOMOGÊNEAS (VETORES E MATRIZES)

1 - VARIÁVEIS COMPOSTAS HOMOGÊNEAS (VETORES E MATRIZES) Algoritmos e Estruturas de Dados Prof. Eduardo - VARIÁVEIS COMPOSTAS HOMOGÊNEAS (VETORES E MATRIZES) As variáveis compostas homogêneas são estruturas de dados que se caracterizam por um conjunto de variáveis

Leia mais

Saída Média dos valores digitados: 3.40

Saída Média dos valores digitados: 3.40 Exercício 1 Implemente uma função chamada MEDIA que retorne a média dos valores armazenados em um vetor de números. Em seguida implemente um programa que solicite que o usuário digite valores positivos

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES I - BCC Vetores e matrizes

PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES I - BCC Vetores e matrizes PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES I - BCC701-2014-01 Vetores e matrizes Exercício 1 Implemente uma função chama MEDIA que retorne a média dos valores armazenados em um vetor de números. Em seguida implemente

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO - CAMPUS CAXIAS. Aluno (s): 01 ATIVIDADE. Revisão de Conteúdo

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO - CAMPUS CAXIAS. Aluno (s): 01 ATIVIDADE. Revisão de Conteúdo INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO - CAMPUS CAXIAS DISCIPLINA: Lab. de Programação PROF: MSc. Flávio Barros PERÍODO: 2 DATA: Aluno (s): 01 ATIVIDADE / / Revisão de Conteúdo

Leia mais

5ª Lista de Exercícios de Programação I

5ª Lista de Exercícios de Programação I 5ª Lista de Exercícios de Programação I Instrução As questões devem ser implementadas em C. Questões que envolvam leitura de matrizes, a construção dessas matrizes pode ser realizada através da geração

Leia mais

Faculdades Integradas Rui Barbosa Programação II Prof. Marcos Antonio Estremote. Exercícios com Vetores e Matrizes

Faculdades Integradas Rui Barbosa Programação II Prof. Marcos Antonio Estremote. Exercícios com Vetores e Matrizes Faculdades Integradas Rui Barbosa Programação II Prof. Marcos Antonio Estremote Exercícios com Vetores e Matrizes 1. Leia um vetor de 12 posições e em seguida ler também dois valores X e Y quaisquer correspondentes

Leia mais

1. [VETOR][SALA] Cálculo da média aritmética de 10 valores armazenados em um vetor.

1. [VETOR][SALA] Cálculo da média aritmética de 10 valores armazenados em um vetor. Universidade Estadual de Maringá - Departamento de Informática Disciplina: 1640/31 - Fundamentos da Computação Física 2007 Prof.: Mauro Henrique Mulati Exercícios de vetores e matrizes do 2. o Bimestre

Leia mais

EXERCÍCIOS DE RECORDAÇÃO DE ALGORITMOS

EXERCÍCIOS DE RECORDAÇÃO DE ALGORITMOS UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DISCIPLINA: LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO I PROF: GIULIANO PRADO DE MORAIS GIGLIO EXERCÍCIOS DE RECORDAÇÃO DE ALGORITMOS 0) Faça um algoritmo

Leia mais

Estruturas de Repetição WHILE e DO- WHILE

Estruturas de Repetição WHILE e DO- WHILE Universidade Federal do Pampa UNIPAMPA Campus Itaqui RS Engenharia de Agrimensura Introdução à Programação (prof. Dr. Rogério Vargas) Lista 2 (entrega: 1 de junho de 2015) Instruções: Trabalhos iguais

Leia mais

Lista de Exercícios ICC 1 Ponteiros

Lista de Exercícios ICC 1 Ponteiros Lista de Exercícios ICC 1 Ponteiros Professor Cláudio Fabiano de Motta Toledo - Todos os exercícios devem ser resolvidos utilizando ponteiros, alocação dinâmica e aritmética de ponteiros. Não utilize variáveis

Leia mais

Valor: 0,0 CORREÇÃO. 1. Construa um programa que leia a sua idade, o seu nome e depois imprima na tela.

Valor: 0,0 CORREÇÃO. 1. Construa um programa que leia a sua idade, o seu nome e depois imprima na tela. 2 ANO - TUTORIA Curso: Sistemas de Informação Disciplina: Programação I Valor: 0,0 ATIVIDADE AVALIATIVA I Visto do (a) aluno (a) Prof.: José Ronaldo Leles Júnior CORREÇÃO Observação: Para ler os valores

Leia mais

4ª Lista de Exercícios de Programação I

4ª Lista de Exercícios de Programação I 4ª Lista de Exercícios de Programação I Instrução As questões devem ser implementadas em C. 1. Faça um algoritmo que leia 10 valores inteiros armazenando-os em um vetor e depois calcule a soma dos valores

Leia mais

CA II Variável Composta

CA II Variável Composta exatasfepi.com.br CA II Variável Composta André Luís Duarte O que adquire entendimento ama a sua alma; o que cultiva a inteligência achará o bem. Provérbios 19:8 Variáveis Compostas Homogêneas Unidimensionais

Leia mais

1 - VARIÁVEIS COMPOSTAS HOMOGÊNEAS (VETORES E MATRIZES)

1 - VARIÁVEIS COMPOSTAS HOMOGÊNEAS (VETORES E MATRIZES) Algoritmos e Estruturas de Dados 1 Prof. Eduardo 1 1 - VARIÁVEIS COMPOSTAS HOMOGÊNEAS (VETORES E MATRIZES) As variáveis compostas homogêneas são estruturas de dados que se caracterizam por um conjunto

Leia mais

1 Faculdade FUCAPI Profº. Sérgio Roberto

1 Faculdade FUCAPI Profº. Sérgio Roberto 1 Faculdade FUCAPI Profº. Sérgio Roberto Lembrando que um dos objetivos da criação de um programa é a manipulação dos dados. Por meio do conhecimento das estruturas de dados homogêneas (vetores) é possível

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIO. 2) Fazer um algoritmo para calcular a soma entre dois números e multiplicar o resultado pelo primeiro.

LISTA DE EXERCÍCIO. 2) Fazer um algoritmo para calcular a soma entre dois números e multiplicar o resultado pelo primeiro. LISTA DE EXERCÍCIO 1) Fazer um algoritmo para calcular a soma entre dois números. 2) Fazer um algoritmo para calcular a soma entre dois números e multiplicar o resultado pelo primeiro. 3) Fazer um algoritmo

Leia mais

ESTRUTURAS DE CONTROLE - LAÇOS OU MALHAS DE REPETIÇÃO

ESTRUTURAS DE CONTROLE - LAÇOS OU MALHAS DE REPETIÇÃO ESTRUTURAS DE CONTROLE - LAÇOS OU MALHAS DE REPETIÇÃO Executa uma sequencia de comandos; nenhuma, uma ou várias vezes de acordo com uma condição, ou de acordo com uma variável de controle. 6.1 - REPETIÇÃO

Leia mais

Programação Universidade da Beira Interior Departamento de Informática 2007/08

Programação Universidade da Beira Interior Departamento de Informática 2007/08 Programação Universidade da Beira Interior Departamento de Informática 1. Faça o fluxograma e o respectivo programa que resolva equações de 2º grau (ax 2 +bx+c=0). O programa deverá pedir ao utilizador

Leia mais

Aula 10 Oficina de Programação Matrizes. Profa. Elaine Faria UFU

Aula 10 Oficina de Programação Matrizes. Profa. Elaine Faria UFU Aula Oficina de Programação Matrizes Profa. Elaine Faria UFU - 27 Variáveis Compostas Homogêneas O que uma variável composta homogênea? - Conjunto de variáveis do mesmo tipo - É chamada de forma geral

Leia mais

Matrizes. Vanessa Braganholo

Matrizes. Vanessa Braganholo Matrizes Vanessa Braganholo vanessa@ic.uff.br Matrizes } Variável composta multidimensional } É equivalente a um vetor, contudo permite a utilização de diversas dimensões acessadas via diferentes índices

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS BAGÉ ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO. Matrizes. Prof. Alex Camargo

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS BAGÉ ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO. Matrizes. Prof. Alex Camargo UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS BAGÉ ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO Matrizes Prof. Alex Camargo alexcamargoweb@gmail.com Definição Matriz é uma variável composta homogênea multidimensional. Conjunto de

Leia mais

Aula 9 Oficina de Programação Matrizes. Profa. Elaine Faria UFU

Aula 9 Oficina de Programação Matrizes. Profa. Elaine Faria UFU Aula 9 Oficina de Programação Matrizes Profa. Elaine Faria UFU - 26 Variáveis Compostas Homogêneas O que uma variável composta homogênea? - Conjunto de variáveis do mesmo tipo - É chamada de forma geral

Leia mais

Lista de Exercícios de Algoritmos - 04 Para cada um dos exercícios abaixo, faça um programa (em laboratório) que teste a função.

Lista de Exercícios de Algoritmos - 04 Para cada um dos exercícios abaixo, faça um programa (em laboratório) que teste a função. Lista de Exercícios de Algoritmos - 04 Para cada um dos exercícios abaixo, faça um programa (em laboratório) que teste a função. Funções e estruturas básicas 1. Faça uma função que recebe a idade de uma

Leia mais

4ª Lista de Exercícios de Programação I

4ª Lista de Exercícios de Programação I 4ª Lista de Exercícios de Programação I Instrução As questões devem ser implementadas em C. 1. Faça um algoritmo que leia 10 valores inteiros armazenando-os em um vetor e depois calcule a soma dos valores

Leia mais

CURSO BÁSICO DE PROGRAMAÇÃO AULA 19. Netbeans - Linguagem JAVA - Vetores - Matrizes - Métodos

CURSO BÁSICO DE PROGRAMAÇÃO AULA 19. Netbeans - Linguagem JAVA - Vetores - Matrizes - Métodos CURSO BÁSICO DE PROGRAMAÇÃO AULA 19 Netbeans - Linguagem JAVA - Vetores - Matrizes - Métodos Introdução a Java Por qual motivo utilizar vetor? Vetores Há um problema onde o diretor de uma escola deseja

Leia mais

1ª Lista de Exercícios

1ª Lista de Exercícios Universidade Federal do Rio de Janeiro Data: 26/04/05 Disciplina: Computação I 1ª Lista de Exercícios 1) Faça um programa, em pseudo-código, que peça ao usuário que informe n números reais e então calcule

Leia mais

Aula 8 Oficina de Programação Vetores. Profa. Elaine Faria UFU

Aula 8 Oficina de Programação Vetores. Profa. Elaine Faria UFU Aula 8 Oficina de Programação Vetores Profa. Elaine Faria UFU - 2017 Variáveis Compostas Homogêneas O que uma variável composta homogênea? - Conjunto de variáveis do mesmo tipo - É chamada de forma geral

Leia mais

Prova 2 - Computação

Prova 2 - Computação Prova 2 - Computação A prova consiste na elaboração de um programa utilizando a linguagem C. Seu programa deve estar correto (sintática e semanticamente), além de organizado (nomes de variáveis, identação

Leia mais

Laboratório de Programação A Exercícios sobre vetores e matrizes

Laboratório de Programação A Exercícios sobre vetores e matrizes Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Departamento de Ciência da Computação Laboratório de Programação A - 2011.1 Exercícios sobre vetores e matrizes Observação Esta lista será

Leia mais

Aula 06 Introdução à Programação Matrizes

Aula 06 Introdução à Programação Matrizes Aula 06 Introdução à Programação Matrizes Prof. Gustavo Callou gustavo.callou@ufrpe.br gcallou@gmail.com Roteiro Matrizes Unidimensionais (Vetor) Bidimensionais String Exercícios Gustavo Callou DEINFO/UFRPE

Leia mais

Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Computação - FACOM Lista de exercícios de programação em linguagem Python

Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Computação - FACOM Lista de exercícios de programação em linguagem Python Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Computação - FACOM Lista de exercícios de programação em linguagem Python Exercícios: Funções 1. Crie uma função que recebe como parâmetro um número

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS: 2ª Unidade Funções

LISTA DE EXERCÍCIOS: 2ª Unidade Funções LISTA DE EXERCÍCIOS: 2ª Unidade Funções 1) Faça um programa que leia um valor N inteiro e calcule por meio de uma função o seu dobro, após isso, imprima o número e o seu dobro na tela. Utilize apenas variáveis

Leia mais

CADERNO DE EXERCÍCIOS ALGORITMOS

CADERNO DE EXERCÍCIOS ALGORITMOS J. EXERCÍCIOS SOBRE MODULARIZAÇÃO 77. Faça uma função que recebe um número inteiro por parâmetro e retorna verdadeiro se ele for par e falso se for ímpar. 78. Escreva um programa que leia o raio de um

Leia mais

Capítulo 7 Matriz. Roteiro

Capítulo 7 Matriz. Roteiro Capítulo 7 Matriz Licenciatura em Computação Fundamentos de Lógica para Programação Prof. Nícolas Trigo nicolas.trigo@ifsertao-pe.edu.br http://professor.ifsertao-pe.edu.br/nicolas.trigo Roteiro Definição

Leia mais

Computação Eletrônica. Vetores e Matrizes. Prof: Luciano Barbosa. CIn.ufpe.br

Computação Eletrônica. Vetores e Matrizes. Prof: Luciano Barbosa. CIn.ufpe.br Computação Eletrônica Vetores e Matrizes Prof: Luciano Barbosa Recapitulando: Funções 2 Recapitulando: Função Void 3 Recapitulando: Escopo das Variáveis Referência à variável global A variável de escopo

Leia mais

Lista de Exercícios 5

Lista de Exercícios 5 Universidade Federal de Ouro Preto UFOP Instituto de Ciências Exatas e Biológicas ICEB Departamento de Computação DECOM Disciplina: BCC201 Introdução a Programação Professores: Túlio A. M. Toffolo e Puca

Leia mais

Lista 2 TP060. Exercícios Vetores

Lista 2 TP060. Exercícios Vetores Lista 2 TP060 Esta lista auxilia nos estudos da disciplina, porém é dever do aluno estudar além do que foi visto em sala de aula e procurar resolver exercícios que não estão em listas elaboradas pelo professor

Leia mais

Algoritmos e Estruturas de Dados 1 Lista de Exercícios 3

Algoritmos e Estruturas de Dados 1 Lista de Exercícios 3 Algoritmos e Estruturas de Dados 1 Lista de Exercícios 3 Professor Paulo Gomide Parte Teórica 1. Explique o que são estruturas complexas homogêneas ou estruturas compostas homogêneas. Qual é a forma básica

Leia mais

Universidade Federal de Goiás Instituto de Informática Introdução à Computação Professor: Julliano Rosa Nascimento

Universidade Federal de Goiás Instituto de Informática Introdução à Computação Professor: Julliano Rosa Nascimento Universidade Federal de Goiás Instituto de Informática Introdução à Computação Professor: Julliano Rosa Nascimento Parte 1: Vetores Gabarito - Lista de Exercícios 5 Vetores e Matrizes 1) O que será impresso

Leia mais

Lista de exercícios para a prática de manipulação de Strings

Lista de exercícios para a prática de manipulação de Strings nstituto ederal de Minas Gerais - Campus avançado de Ponte Nova - MG Disciplina: Linguagem de programação Professor: Saulo Henrique Cabral Silva Lista de exercícios para a prática de manipulação de Strings

Leia mais

Vetores e Matrizes. Vetores

Vetores e Matrizes. Vetores Vetores e Matrizes José Gustavo de Souza Paiva Vetores Também conhecidos como variáveis compostas homogêneas unidimensionais É um tipo de dado que representa um conjunto de valores do mesmo tipo É como

Leia mais

Registros, Vetores e Matrizes

Registros, Vetores e Matrizes Registros, Vetores e Matrizes Lista de Exercícios - 05 Algoritmos e Linguagens de Programação Professor: Edwar Saliba Júnior 1) Elabore um algoritmo que leia 10 números inteiros digitados pelo usuário

Leia mais

Departamento de Sistemas de Computação Universidade de São Paulo Laboratório de Introdução a Ciência de Computação I.

Departamento de Sistemas de Computação Universidade de São Paulo Laboratório de Introdução a Ciência de Computação I. Departamento de Sistemas de Computação Universidade de São Paulo Laboratório de Introdução a Ciência de Computação I Aula 4 Vetores Responsável Prof. Seiji Isotani (sisotani@icmc.usp.br) Vetores Índices

Leia mais

Lista de Exercícios STRING LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO PROF. EDUARDO SILVESTRI.

Lista de Exercícios STRING LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO PROF. EDUARDO SILVESTRI. Lista de Exercícios STRING LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO PROF. EDUARDO SILVESTRI. ATUALIZADO EM: 29/10/2007 1. Faça um programa que inverta uma string: leia a string com gets e armazene-a invertida em outra

Leia mais

Universidade Federal do ABC MCTA Programação Estruturada 2018.Q3

Universidade Federal do ABC MCTA Programação Estruturada 2018.Q3 Universidade Federal do ABC MCTA028-15 - Programação Estruturada 2018.Q3 Lista de Exercícios 4 Professores Emílio Francesquini e Carla Negri Lintzmayer 16 de outubro de 2018 1. Crie uma função que recebe

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS - ro. 04

LISTA DE EXERCÍCIOS - ro. 04 USP ICMC SSC SSC0100 - Introdução à Ciência da Computação I (Prática) Professor responsável: Fernando Santos Osório Semestre: 2009/1 Horário: Terça 14h20 (Turma A2) E-mail: fosorio.at. icmc.usp.br fosorio.at.

Leia mais

7ª LISTA DE EXERCÍCIOS

7ª LISTA DE EXERCÍCIOS Apontadores 7ª LISTA DE EXERCÍCIOS 1. Cite duas vantagens e duas desvantagens de se utilizar apontadores. 2. Explique quais as funcionalidades dos operadores * e &. 3. Liste as diferenças entre variáveis

Leia mais

Computação 2. Aula 2. Profª. Fabiany Vetores e Matrizes

Computação 2. Aula 2. Profª. Fabiany Vetores e Matrizes Computação 2 Aula 2 Vetores e Matrizes Profª. Fabiany fabianyl@utfpr.edu.br Vetores Vetor também é conhecido como variável composta homogênea unidimensional; Um vetor computacional é um variável composta

Leia mais

Programação II. Victor Amorim dos Santos

Programação II. Victor Amorim dos Santos Programação II Victor Amorim dos Santos Estrutura de repetição - Loops Definição Loop é uma palavra inglesa, que originalmente significa aro, anel ou sequência. Início X verdadeiro X!= 0 Exemplo: Ler um

Leia mais

Grupo C Vetores e Matrizes

Grupo C Vetores e Matrizes Grupo C Vetores e Matrizes Exercício Descrição 1. Elaborar um algoritmo que lê um conjunto de 30 valores e os coloca em 2 vetores conforme forem pares ou ímpares. O tamanho do vetor é de 5 posições. Se

Leia mais

9. imprimir o fatorial do número 10. imprimir o sucessor e o anterior de um número lido 11. Imprimir se um número é primo ou não 12. Imprimir os 100 p

9. imprimir o fatorial do número 10. imprimir o sucessor e o anterior de um número lido 11. Imprimir se um número é primo ou não 12. Imprimir os 100 p Exercícios básicos: 1. Fazer um programa que imprime Hello World 2. Fazer um programa que imprime o seu nome 10 vezes 3. Fazer um programa que recebe uma String do usuário e imprime 10 vezes 4. Fazer um

Leia mais

Algoritmos Sequenciais

Algoritmos Sequenciais UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE FÍSICA E MATEMÁTICA DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO PROGRAMAÇÃO I (750026) Algoritmos Sequenciais 1. Escreva um programa para ler

Leia mais

Lista de Exercícios 02

Lista de Exercícios 02 Universidade Federal de Ouro Preto UFOP Instituto de Ciências Exatas e Biológicas ICEB Departamento de Computação DECOM Disciplina: BCC201 Introdução a Programação Professores: Túlio A. M. Toffolo e Puca

Leia mais

Cadastro e Acesso ao Portal de Suporte da AX4B

Cadastro e Acesso ao Portal de Suporte da AX4B Manual de utilização do Portal de Suporte da AX4B No Portal de Suporte da AX4B é possível atualizar-se dos status de seus chamados, criar novas ocorrências, pesquisar soluções de problemas, acessar fóruns,

Leia mais

Fundamentos de Programação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte 15 de maio de 2018.

Fundamentos de Programação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte 15 de maio de 2018. 1 INSTRUÇÃO DE SAÍDA Fundamentos de Programação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte 15 de maio de 2018 Exercícios 1 Instrução de Saída 1. Implementar um programa

Leia mais

69) Acrescentar uma mensagem de VALOR INVÁLIDO no exercício [68], caso o segundo valor informado seja ZERO.

69) Acrescentar uma mensagem de VALOR INVÁLIDO no exercício [68], caso o segundo valor informado seja ZERO. Exercícios 65 ao 72 - Estrutura de Repetição: Enquanto 65) Escreva um algoritmo para ler um valor entre 1 (inclusive) e 10 (inclusive). Se o valor lido não estiver entre 1 (inclusive) e 10 (inclusive),

Leia mais

Estruturas de Dados Estáticas Cont.

Estruturas de Dados Estáticas Cont. Estruturas de Dados Estáticas 1 Estruturas de Dados Estáticas Cont. Matriz (arrays multidimensionais) Uma matriz é uma variável composta homogênea bidimensional formada por uma sequência de variáveis,

Leia mais

6 a Lista Complementar de Exercícios de CI208 Programação de Computadores 13/02/2014

6 a Lista Complementar de Exercícios de CI208 Programação de Computadores 13/02/2014 6 a Lista Complementar de Exercícios de CI208 Programação de Computadores 13/02/2014 Parte A - Exercícios de Fixação de Aprendizagem 1. Faça um programa em C++ que leia do teclado uma sequência de 10 números

Leia mais

Disciplina de Algoritmos e Programação. Vetor e Matriz

Disciplina de Algoritmos e Programação. Vetor e Matriz Disciplina de Algoritmos e Programação Vetor e Matriz Definição de Vetor Vetor é uma variável composta homogênea unidimensional Conjunto de variáveis de mesmo tipo que possuem mesmo identificador (nome)

Leia mais

Programação de Computadores I 2016 Prof. Marcos UNESP/FEG/DMA

Programação de Computadores I 2016 Prof. Marcos UNESP/FEG/DMA Programação de Computadores I 2016 Prof. Marcos UNESP/FEG/DMA Lista de Exercícios 6. Tipos estruturados. Após consultar o material de apoio, a bibliografia sugerida ou referências adicionais, responda

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA COMPUTACIONAL INFORMÁTICA INSTRUMENTAL

PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA COMPUTACIONAL INFORMÁTICA INSTRUMENTAL PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA COMPUTACIONAL INFORMÁTICA INSTRUMENTAL Objetivos: A lista de exercícios proposta contempla o conteúdo e os exemplos apresentados em sala de aula/laboratório referentes à: utilização

Leia mais

Módulo 5. Instruções if e switch. Algoritmos e Estruturas de Dados I C++ (Rone Ilídio)

Módulo 5. Instruções if e switch. Algoritmos e Estruturas de Dados I C++ (Rone Ilídio) Módulo 5 Instruções if e switch Algoritmos e Estruturas de Dados I C++ (Rone Ilídio) Comando de decisão if Executa uma determinada seqüência de comandos se sua condição for verdadeira Sintaxe if (condição)

Leia mais

Disciplina: Algoritmos e Programação Professor: Paulo César Fernandes de Oliveira, BSc, PhD

Disciplina: Algoritmos e Programação Professor: Paulo César Fernandes de Oliveira, BSc, PhD 1. Atribua valores para as variáveis usadas e determine o resultado da execução dos algoritmos abaixo: algoritmo Intervalo de Numeros var numero : inteiro inicio escreva ( Digite um numero: ) leia (numero)

Leia mais

7. Vetores e Matrizes

7. Vetores e Matrizes 7. Vetores e Matrizes Site: BAC004 at http://bac004.wikidot.com Source page: 7. Vetores e Matrizes at http://bac004.wikidot.com/vetoresmatrizes Fold Table of Contents 7.1 Vetores 7.1.1 Declaração de vetores

Leia mais

Atenção! Siga as instruções a seguir:

Atenção! Siga as instruções a seguir: Trabalho Prático da Disciplina Disciplina: Algoritmos AGT0001, TADS Turma F 2013/02 Atenção! Siga as instruções a seguir: Trabalhos em Duplas. Identificar os autores em todos os documentos entregues (e-mails

Leia mais

Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Computação - FACOM Lista de exercícios de programação em linguagem C

Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Computação - FACOM Lista de exercícios de programação em linguagem C Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Computação - FACOM Lista de exercícios de programação em linguagem C Exercícios: Funções 1. Crie uma função que recebe como parâmetro um número inteiro

Leia mais

Fundamentos de Programação 1

Fundamentos de Programação 1 Fundamentos de Programação 1 Estrutura de Dados Homogêneas Exercícios Slides 16 Complementar Prof. SIMÃO Jean Marcelo SIMÃO Exercício da Aula Anterior a) Elabore um algoritmo que registra os nomes de 50

Leia mais

Após consultar o material de apoio, a bibliografia sugerida ou referências adicionais, responda às questões a seguir:

Após consultar o material de apoio, a bibliografia sugerida ou referências adicionais, responda às questões a seguir: Programação de Computadores I 2019 Prof. Marcos UNESP/FEG/DMA Lista de Exercícios 6. Tipos estruturados. Após consultar o material de apoio, a bibliografia sugerida ou referências adicionais, responda

Leia mais

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Lista de Exercícios 2

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Lista de Exercícios 2 Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Facom - Faculdade de Computação Programação de Computadores I - Engenharia Ambiental Lista de Exercícios 2 Exercícios usando if 1. Escreva um programa que leia

Leia mais

Algoritmos e Programação

Algoritmos e Programação Algoritmos e Programação Aula 8 Matrizes Profa. Marina Gomes marinagomes@unipampa.edu.br 30/05/2017 Engenharia de Computação - Unipampa 1 Matrizes As variáveis vetores declarados até o momento possuem

Leia mais

Linguagem C Vetores, Matrizes e Strings

Linguagem C Vetores, Matrizes e Strings Linguagem C Vetores, Matrizes e Strings José Gustavo de Souza Paiva Vetores Também conhecidos como variáveis compostas homogêneas unidimensionais É um tipo de dado que representa um conjunto de valores

Leia mais

Questão 1 Exemplo de execução 1 (com N=6): Exemplo de execução 2 (com N=4):

Questão 1 Exemplo de execução 1 (com N=6): Exemplo de execução 2 (com N=4): CI240 Fundamentos de Programação Nome: Instruções para a prova A prova é sem consulta; A prova dura 1 hora e 40 minutos; Esta folha de enunciados deverá ser entregue ao professor junto com a folha de respostas;

Leia mais

Não utilize caracteres acentuados ou especiais para nomes de pastas e arquivos.

Não utilize caracteres acentuados ou especiais para nomes de pastas e arquivos. BCC201 Introdução à Programação (2016-01) Departamento de Computação - Universidade Federal de Ouro Preto - MG Professor: Reinaldo Fortes (www.decom.ufop.br/reinaldo) Estagiário docente: Washington Silva

Leia mais

ENTRADA E SAÍDA DE DADOS/ESTRUTURA DE SELEÇÃO

ENTRADA E SAÍDA DE DADOS/ESTRUTURA DE SELEÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA GERENCIA EDUCACIONAL DE APOIO AO ENSINO COORDENAÇÃO DA ÁREA DE INFORMÁTICA Lógica de Programação Professor Manoel Campos da Silva

Leia mais

Lista 01 Estruturas de Repetição

Lista 01 Estruturas de Repetição Lista 01 Estruturas de Repetição Enquanto 1. Faça um programa que conte de 1 a 10 usando o laço enquanto. Algoritmo " Lista01_questao01" cont: inteiro cont

Leia mais

Exercícios V1 = V2 = V1 = V2 =

Exercícios V1 = V2 = V1 = V2 = Exercícios Exercício 1 Considerando os vetores como a pontuação por 3 equipes esportivas em 5 provas distintas. Escreva uma função que receba um vetor qualquer, calcule e retorne a média dos seus elementos.

Leia mais

Lógica de Programação Módulo I Prof.: Ricardo Lokchin. Fazer os exercícios abaixo na Linguagem C ou em ALGORITMOS.

Lógica de Programação Módulo I Prof.: Ricardo Lokchin. Fazer os exercícios abaixo na Linguagem C ou em ALGORITMOS. Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet a Distância Instituto Federal Sul-rio-grandense - IFSUL Sistema Universidade Aberta do Brasil UAB Núcleo de Produção de Tecnologia e Ensino - NPTE

Leia mais

Introdução a Linguagem C (Parte I) UFPA Sistemas de Informação. Roberto Araujo 2013

Introdução a Linguagem C (Parte I) UFPA Sistemas de Informação. Roberto Araujo 2013 Introdução a Linguagem C (Parte I) UFPA Sistemas de Informação Roberto Araujo 2013 Meu primeiro programa em C #include main() { printf( Primeiro Programa \n ); Biblioteca padrão Função principal

Leia mais

3. Calcule o determinante das matrizes abaixo.

3. Calcule o determinante das matrizes abaixo. Gabarito - Lista de Exercícios # Professor Pedro Hemsley Calcule o determinante das matrizes x abaixo deta = det = ( ) = detb = det = = 9 detc = det = 9 8 ( ) = 8 detd = det = = 0 0 dete = det = 0 ( 9)

Leia mais

Exercícios TVC2 PARTE I:

Exercícios TVC2 PARTE I: Exercícios TVC2 Esta lista de exercícios foi elaborada como preparatório para a segunda avaliação que será realizada em breve, abordando repetições, vetores numéricos e strings. Algumas instruções: Desenvolva

Leia mais

Introdução a programação Vetores

Introdução a programação Vetores Instituto Federal de Minas Gerais Campus Ponte Nova Introdução a programação Vetores Professor: Saulo Henrique Cabral Silva Vetores 2 Como funciona Em qual variável está a oitava nota... Notas 5 2 1 9

Leia mais

Descrição dos casos de uso. UC1 Efetuar Login. Campos:

Descrição dos casos de uso. UC1 Efetuar Login. Campos: Descrição dos casos de uso. UC1 Efetuar Login Permitir que o usuário faça login no sistema tem acesso a sua conta no sistema O sistema possui um formulário Login que contém os campos: E mail Senha Opção

Leia mais

Resolução do Simulado (08/Maio) Extensivo

Resolução do Simulado (08/Maio) Extensivo Resolução do Simulado (08/Maio) Extensivo Questão 1. Item 01. Verdadeiro. O número total de samambaias será dado pelo produto do número de quadrantes pela quantidade de samambaias em cada quadrante. A

Leia mais

Atenção! Siga as instruções a seguir:

Atenção! Siga as instruções a seguir: Trabalho Prático da Disciplina Disciplina: Algoritmos AGT0001, TADS Turma F 2012/01 Atenção! Siga as instruções a seguir: Trabalhos em Duplas (ou individuais). Identificar os autores em todos os documentos

Leia mais

Introdução a programação Comandos de repetição

Introdução a programação Comandos de repetição Instituto Federal de Minas Gerais Campus Ponte Nova Introdução a programação Comandos de repetição Professor: Saulo Henrique Cabral Silva Laços de repetição 2 Vamos começar com um exercício Imprimir os

Leia mais

OS - Cadastrar Ordem de Serviço

OS - Cadastrar Ordem de Serviço OS - Cadastrar Ordem de Serviço Objetivo Cadastrar ordem de serviço para clientes sem que seja necessário efetuar uma venda (semelhante ao orçamento, a diferença é que a ordem de serviço nos permite informar

Leia mais

Matrizes. DCC 119 Algoritmos

Matrizes. DCC 119 Algoritmos Matrizes DCC 119 Algoritmos Matrizes: vetores multidimensionais Assim como os vetores, as matrizes são estruturas de dados homogêneas. Podem ser construídas dos diversos tipos básicos primitivos (real,

Leia mais

4ª Série de Exercícios Variáveis Compostas Homogêneas 1. Faça um algoritmo que leia, via teclado, 10 valores do tipo inteiro e os guarde na memória.

4ª Série de Exercícios Variáveis Compostas Homogêneas 1. Faça um algoritmo que leia, via teclado, 10 valores do tipo inteiro e os guarde na memória. 4ª Série de Exercícios Variáveis Compostas Homogêneas 1. Faça um algoritmo que leia, via teclado, 10 valores do tipo inteiro e os guarde na memória. 2. Amplie o exercício anterior emitindo um relatório

Leia mais

CAI Fluxograma Revisão 7

CAI Fluxograma Revisão 7 exatasfepi.com.br CAI Fluxograma Revisão 7 André Luís Duarte O coração do entendido adquire o conhecimento, e o ouvido dos sábios busca a sabedoria. Pv 18:15 Fluxograma Introdução Formas básicas Estrutura

Leia mais

Programação científica C++

Programação científica C++ Programação científica C++ NIELSEN CASTELO DAMASCENO Slide 6 Exercício 1 Dados dois vetores com n (n

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS DE PASCAL ALGORITMOS 1 Professor Jorge Leite Estruturas De Decisão 1. Faça um Programa que peça dois números e imprima o maior

LISTA DE EXERCÍCIOS DE PASCAL ALGORITMOS 1 Professor Jorge Leite Estruturas De Decisão 1. Faça um Programa que peça dois números e imprima o maior LISTA DE EXERCÍCIOS DE PASCAL ALGORITMOS 1 Professor Jorge Leite Estruturas De Decisão 1. Faça um Programa que peça dois números e imprima o maior deles. 2. Faça um Programa que peça um valor e mostre

Leia mais

1. Faça uma função que recebe por parâmetro o raio de uma esfera e calcula o seu volume.

1. Faça uma função que recebe por parâmetro o raio de uma esfera e calcula o seu volume. Instituto Federal do Pará Professor: Ricardo José Cabeça de Souza Disciplina: - Algoritmos e Construção de Programas LISTA DE EXERCÍCIOS 1. Faça uma função que recebe por parâmetro o raio de uma esfera

Leia mais

Algoritmos e Programação

Algoritmos e Programação Algoritmos e Programação Aula 7 Vetores Profa. Marina Gomes marinagomes@unipampa.edu.br 19/05/2017 Engenharia de Computação - Unipampa 1 Motivação Problema: Leia as notas de uma turma de cinco estudantes

Leia mais

Estruturas de Dados. Nem sempre, a manipulação de dados é feita por simples elementos...

Estruturas de Dados. Nem sempre, a manipulação de dados é feita por simples elementos... Estruturas de Dados Nem sempre, a manipulação de dados é feita por simples elementos... Vetores, Matrizes e Strings Programação de Computadores 1 de 27 Estruturas de Dados Estruturas de dados permitem

Leia mais

Estruturas de Dados. Nem sempre, a manipulação de dados é feita por simples elementos... Vetores, Matrizes e Strings Introdução à Computação 1 de 27

Estruturas de Dados. Nem sempre, a manipulação de dados é feita por simples elementos... Vetores, Matrizes e Strings Introdução à Computação 1 de 27 Estruturas de Dados Nem sempre, a manipulação de dados é feita por simples elementos... Vetores, Matrizes e Strings Introdução à Computação 1 de 27 Estruturas de Dados Estruturas de dados permitem que

Leia mais