1. [VETOR][SALA] Cálculo da média aritmética de 10 valores armazenados em um vetor.

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1. [VETOR][SALA] Cálculo da média aritmética de 10 valores armazenados em um vetor."

Transcrição

1 Universidade Estadual de Maringá - Departamento de Informática Disciplina: 1640/31 - Fundamentos da Computação Física 2007 Prof.: Mauro Henrique Mulati Exercícios de vetores e matrizes do 2. o Bimestre Faça os exercícios que julgar mais relevantes Os materiais também estão disponíveis em Discutidos em sala e para entregar: 1. [VETOR][SALA] Cálculo da média aritmética de 10 valores armazenados em um vetor. 2. [VETOR][SALA] Verificar e exibir o número de notas acima da média das notas armazenadas em um vetor. 3. [VETOR][SALA] Elaborar um algoritmo para ler 2 vetores de números reais de 6 elementos cada e depois realizar a soma dos elementos de posições correspondentes em um terceiro vetor. Escreva o vetor que contém a soma na tela. 4. [VETOR][SALA] Ler um vetor de 7 elementos, inverter os elementos de posição desse vetor e depois imprimi-lo na tela. 5. [MATRIZ][SALA] Declarar uma matriz 3x50. Elaborar um algoritmo para a leitura das 2 notas que 30 alunos obtiveram em suas avaliações e armazenar nas duas primeiras colunas da matriz, com base nas duas notas de cada aluno é calculada a sua média e armazenada na terceira coluna da matriz. Calcula-se também qual a melhor média da turma. 6. [VETOR][SALA] Ordenar os elementos de um vetor pelo método da seleção. 7. [VETOR][ENTREGAR] Elaborar um algoritmo que realize o cálculo da média de 10 números armazenado em um vetor. Depois verificar o número de notas acima da média das notas armazenadas em um vetor. 8. [VETOR][LAB-ENTREGAR-IMPL-DUPLA] Ordenar um vetor pelo método da seleção. 9. [VETOR][LAB-ENTREGAR-IMPL-DUPLA] Somar os elementos de dois vetores e armazenálos em um terceiro vetor. Imprimir o vetor de soma na tela. 10. [VETOR][LAB-ENTREGAR-IMPL-DUPLA] Elaborar algoritmo para trocar os elementos de um vetor invertendo suas posições. 11. [VETOR][LAB-ENTREGAR-IMPL-DUPLA] Elaborar um algoritmo que leia um vetor de 6 elementos, e depois leia um outro valor. Esse outro valor deve ser procurado no vetor, se estiver presente, sua posição deve ser mostrada na tela, caso contrário, o valor -1 deverá ser mostrado. 12. [VETOR][LAB-ENTREGAR-IMPL-DUPLA] Encontrar o maior elemento de um vetor sem a utilização de sentinelas (aqueles valores de inicialização). Os valores de inicialização devem ser o primeiro elemento do vetor. 13. [MATRIZ][SALA] Dada uma matriz 3x3, elaborar um programa que leia uma matriz, e some os elementos de sua diagonal principal.

2 14. [MATRIZ][SALA] Dada uma matriz 3x3, elaborar um programa para somar os elementos da matriz triangular inferior. 15. [MATRIZ][SALA] Dada uma matriz 3x3, elaborar um programa para somar os elementos da matriz triangular superior. 16. [MATRIZ][SALA] Elaborar um programa que inverta uma matriz de tamanho 3x3, ou seja, dê sua matriz transposta como resposta. Recomendados: 17. [MATRIZ][NOVO] Elaborar um algoritmo que faça a soma de duas matrizes 3x [MATRIZ][NOVO] Elaborar um programa que multiplique duas matrizes. A primeira 4x2 e a segunda 2x [MATRIZ][NOVO] Elaborar um programa que realize a multiplicação por um fator de uma matriz. 20. [VETOR][NOVO] Faça um programa que receba a temperatura média de cada mês do ano e armazene-as em um vetor. Calcule e mostre a maior e a menor temperatura do ano e em que mês elas ocorreram (mostrar o mês por extenso: 1 Janeiro, 2 Fevereiro,...). 21. [VETOR][NOVO] Faça um programa que carregue um vetor de seis elementos numéricos inteiros, calcule e mostre: A quantidade de números pares; Quais os números pares; A quantidade de números ímpares; Quais os números ímpares; 22. [VETOR][NOVO] Faça um programa que carregue um vetor com sete números inteiros, calcule e mostre: Os números múltiplos de 2; Os números múltiplos de 3; Os números múltiplos de 2 e de [MATRIZ][NOVO] Faça um programa que carregue uma matriz 6x3, calcule o mostre: O maior elemento da matriz e sua respectiva posição, ou seja, linha e coluna; O menor elemento da matriz e sua respectiva posição, ou seja, linha e coluna. 24. [MATRIZ][NOVO] Faça um programa que carregue uma matriz 6x4. Recalcule a matriz digitada, onde cada linha será multiplicada pelo maior elemento da linha em questão. Mostre a matriz resultante. 25. [MATRIZ][NOVO] Faça um programa que carregue uma matriz 5x5 de números reais, calcule e mostre a soma dos elementos da diagonal secundária. 26. [VETOR][NOVO] Faça um algoritmo que determine quantos números maiores que 100 há em um vetor. 27. [MATRIZ][NOVO] Faça um algoritmo que receba três vetores: os dois primeiros conterão números e o terceiro será um vetor de caracteres preenchido com as quatro operações aritméticas

3 básicas. O algoritmo efetuará as operações contidas no terceiro vetor com o primeiro vetor como operando1 e o segundo vetor como operando2. O resultando deve ser aramzenado em um quarto vetor. 28. [MATRIZ][NOVO] Faça um algoritmo que encontre o determinante de uma matriz 2x2. O determinando é dado pela diferença entre o produto da diagonal principal e o da diagonal secundária. 29. [MATRIZ][NOVO] Crie um algoritmo que faça a multiplicação de uma matriz A por um escalar. Considere que a multiplicação A pelo escalar k gera uma nova matriz C cujos elementos são dados por: c ij =k a ij 30. [VETOR][NOVO] Escrever um algoritmo que leia um vetor de 50 posições de números inteiros e mostre somente os positivos. 31. [VETOR][NOVO] Escrever um algoritmo que leia um vetor G de 20 elementos do tipo caracter que representa o gabarito de uma prova; a seguir, para cada um dos 10 alunos da turma, leia o vetor de respostas (R) do aluno e conte o número de acertos. Mostrar o n.º de acerto do aluno e uma mensagem de Aprovado se a quatidade de acerto for maior ou igual a 12, e mensagem de Reprovado caso contrário. 32. [MATRIZ][NOVO] Dada a matriz M abaixo: O Q * I E * E S R E U T A * * S 33. Qual será a sua configuração após a execução do algoritmo abaixo? program matriz; var M: vetor[1..4, 1..4] of char; aux: char; i, j: integer; begin {Aqui a matriz é lida...} for i:=1 to 4 do for j:=1 to 4 do readln(m[i,j]); for i:=1 to 4 do for j:=i+1 to 4 do begin aux:=m[i,j]; M[i,j]:=M[j,i]; M[j,i]:=aux; end; aux:=m[1,1]; M[1,1]:=M[4,4]; aux:=m[2,2]; M[2,2]:=M[3,3]; M[3,3]:=aux; end.

4 34. [VETOR][NOVO] Escrever um algoritmo que leia 2 vetores, X(10) e Y(10), e os escreva. Criar a seguir, um vetor Z que seja: a) A união de X com Y; b) A diferença entre X e Y; c) A soma entre X e Y; d) O produto entre X e Y; e) A intersecção entre X e Y. Escrever o vetor Z a cada cálculo. 35. [MATRIZ][NOVO] Elaborar um algoritmo que leia duas matrizes, M(4,6) e N(6,4), e crie uma matriz que seja: a) O produto matricial de M por N; b) A soma de M com N; c) A diferença de M com N. Escrever as matrizes lidas e calculadas. 36. [VETOR][NOVO] Faça um algoritmo que receba do usuário um vetor com 10 valores positivos e diferentes que zero, apresente o maior, o menor e suas respectivas posições em que os mesmos foram informados. 37. [VETOR][NOVO] Faça um algoritmo que receba do usuário um vetor com de 10 números, apresentar a diferença entre o maior e o menor número. 38. [VETOR][NOVO] Faça um algoritmo que receba do usuário um vetor com 40 números, apresente a média dos que foram informados em posições pares, ou seja, 2, 4, 6,..., etc. 39. [MATRIZ][NOVO] Faça um algoritmo que carregue uma matriz 2X2 com números reais, calcule e imprima a soma dos elementos da diagonal principal. 40. [MATRIZ][NOVO] Faça um algoritmo que carregue uma matriz 3X2 com números inteiros, calcule e imprima o maior elemento com sua respectiva posição, linha e coluna. [MATRIZ][NOVO] Faça um algoritmo que leia uma matriz 10 X 10 de inteiros, troque a 2ª coluna com a 4ª, a 5ª com a 7ª e mostre a matriz antes e depois da troca. Extras: 41. [MATRIZ][EXTRA] Como pode ser definido um vetor na parte de declaração de variáveis de um programa? 42. [MATRIZ][EXTRA] Sugira uma forma de mostrar na tela o conteúdo de um vetor (array). 43. [MATRIZ][EXTRA] Como se pode acessar um elemento individual de um vetor? 44. [MATRIZ][EXTRA] Um vetor completo pode ser lido pelo computador por uma única instrução read ou readln? 45. [MATRIZ][EXTRA] Um vetor completo pode ser escrito por uma única instrução write ou writeln? 46. [MATRIZ][EXTRA] Um vetor completo pode aparecer numa expressão numérica ou relacional?

5 47. [MATRIZ][EXTRA] Faça um algoritmo que receba do usuário um vetor com 10 valores inteiros, apresente o maior valor e a posição em que o mesmo foi informado. 48. [MATRIZ][EXTRA] Faça um algoritmo que receba do usuário um vetor com a idade de 40 pessoas, apresente quantos por cento são maiores de idade. 49. [MATRIZ][EXTRA] Faça um algoritmo que receba do usuário um vetor com 40 números, apresente a média dos que foram informados em posições pares, ou seja, 2, 4, 6,..., etc. 50. [MATRIZ][EXTRA] Faça um algoritmo que receba do usuário um vetor com 19 números, apresente a média dos que foram informados em posições ímpares, ou seja, 1, 3, 5,..., etc. 51. [MATRIZ][EXTRA] Faça um algoritmo que carregue 1 vetor de 6 elementos numéricos inteiros, calcule e imprima a quantidade de números pares e a quantidade de números ímpares existentes no vetor. 52. [MATRIZ][EXTRA] Faça um algoritmo que receba a nota de 10 alunos e armazene essas notas em um vetor. Calcule e imprima: A média da classe; A quantidade de alunos aprovados, isto é, com média > = 6; A quantidade de alunos reprovados, isto é, com média < [MATRIZ][EXTRA] Faça um algoritmo que receba as notas da primeira prova de 10 alunos e armazene essas notas em um vetor. Receba as notas da segunda prova de 10 alunos e armazene essas em outro vetor. Calcule e imprima a média entre essas duas notas de cada aluno. 54. [MATRIZ][EXTRA] Elabore um algoritmo que, dados dois vetores inteiros de 20 posições, efetue as respectivas operações indicadas por outro vetor de 20 posições de caracteres também fornecido pelo usuário, contendo as quatro operações aritméticas em qualquer combinação e armazenando os resultados em um terceiro vetor. 55. [MATRIZ][EXTRA] Faça um algoritmo que carregue 2 vetores de 10 elementos numéricos cada um e imprima um vetor resultante da intercalação desses 2 vetores. 56. [MATRIZ][EXTRA] Faça um algoritmo que carregue uma matriz 3X3 e imprima o maior elemento dessa matriz. 57. [MATRIZ][EXTRA] Faça um algoritmo que leia uma matriz 5 X 5 e calcule e imprima as somas: Da linha 4; Da coluna 2; Da diagonal principal; De todos os elementos da matriz.

Exercícios: Vetores e Matrizes

Exercícios: Vetores e Matrizes Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Computação - FACOM Lista de exercícios de programação em linguagem C Exercícios: Vetores e Matrizes 1 Vetores 1. Faça um programa que possua um vetor

Leia mais

BAC004 Informática Teórica T2 Professora: Fabiana Costa Guedes Lista 05 Vetores e Matrizes Vetores

BAC004 Informática Teórica T2 Professora: Fabiana Costa Guedes Lista 05 Vetores e Matrizes Vetores BAC004 Informática Teórica T2 Professora: Fabiana Costa Guedes Lista 05 Vetores e Matrizes Vetores 1- Faça um programa que preencha um vetor com seis elementos numéricos inteiros, calcule e mostre: a.

Leia mais

Laboratório de Programação A Exercícios sobre vetores e matrizes

Laboratório de Programação A Exercícios sobre vetores e matrizes Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Departamento de Ciência da Computação Laboratório de Programação A - 2011.1 Exercícios sobre vetores e matrizes Observação Esta lista será

Leia mais

Estruturas de Dados Estáticas Cont.

Estruturas de Dados Estáticas Cont. Estruturas de Dados Estáticas 1 Estruturas de Dados Estáticas Cont. Matriz (arrays multidimensionais) Uma matriz é uma variável composta homogênea bidimensional formada por uma sequência de variáveis,

Leia mais

CAPÍTULO VIII. Variáveis Indexadas: Vetores e Matrizes CAPÍTULO VIII VARIÁVEIS INDEXADAS VARIÁVEIS INDEXADAS HOMOGÊNEAS UNIDIMENSIONAIS (VETORES)

CAPÍTULO VIII. Variáveis Indexadas: Vetores e Matrizes CAPÍTULO VIII VARIÁVEIS INDEXADAS VARIÁVEIS INDEXADAS HOMOGÊNEAS UNIDIMENSIONAIS (VETORES) NB7 Algoritmos e Estruturas de Dados I Profa. Rosanna Mara Rocha Silveira Fevereiro/03 - Versão 4.3 97 CAPÍTULO VIII VARIÁVEIS INDEXADAS Nem sempre os tipos básicos (numérico, literal e lógico) são suficientes

Leia mais

4ª Série de Exercícios Variáveis Compostas Homogêneas 1. Faça um algoritmo que leia, via teclado, 10 valores do tipo inteiro e os guarde na memória.

4ª Série de Exercícios Variáveis Compostas Homogêneas 1. Faça um algoritmo que leia, via teclado, 10 valores do tipo inteiro e os guarde na memória. 4ª Série de Exercícios Variáveis Compostas Homogêneas 1. Faça um algoritmo que leia, via teclado, 10 valores do tipo inteiro e os guarde na memória. 2. Amplie o exercício anterior emitindo um relatório

Leia mais

4ª Lista de Exercícios de Programação I

4ª Lista de Exercícios de Programação I 4ª Lista de Exercícios de Programação I Instrução As questões devem ser implementadas em C. 1. Faça um algoritmo que leia 10 valores inteiros armazenando-os em um vetor e depois calcule a soma dos valores

Leia mais

4ª Lista de Exercícios de Programação I

4ª Lista de Exercícios de Programação I 4ª Lista de Exercícios de Programação I Instrução As questões devem ser implementadas em C. 1. Faça um algoritmo que leia 10 valores inteiros armazenando-os em um vetor e depois calcule a soma dos valores

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIO. 2) Fazer um algoritmo para calcular a soma entre dois números e multiplicar o resultado pelo primeiro.

LISTA DE EXERCÍCIO. 2) Fazer um algoritmo para calcular a soma entre dois números e multiplicar o resultado pelo primeiro. LISTA DE EXERCÍCIO 1) Fazer um algoritmo para calcular a soma entre dois números. 2) Fazer um algoritmo para calcular a soma entre dois números e multiplicar o resultado pelo primeiro. 3) Fazer um algoritmo

Leia mais

Lista de Exercícios Algoritmos Vetores. 10) Escreva um algoritmo em PORTUGOL que armazene em um vetor todos os números

Lista de Exercícios Algoritmos Vetores. 10) Escreva um algoritmo em PORTUGOL que armazene em um vetor todos os números Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG Instituto de Ciências Eatas - ICE Disciplina: Programação de Computadores Professor: David Menoti (menoti@dcc.ufmg.br) Monitor: João Felipe Kudo (joao.felipe.kudo@terra.com.br)

Leia mais

1 - VARIÁVEIS COMPOSTAS HOMOGÊNEAS (VETORES E MATRIZES)

1 - VARIÁVEIS COMPOSTAS HOMOGÊNEAS (VETORES E MATRIZES) Algoritmos e Estruturas de Dados Prof. Eduardo - VARIÁVEIS COMPOSTAS HOMOGÊNEAS (VETORES E MATRIZES) As variáveis compostas homogêneas são estruturas de dados que se caracterizam por um conjunto de variáveis

Leia mais

ESTRUTURAS COMPOSTAS. Variáveis Compostas Unidimensionais VETOR. Baseado nos slides de Rosely Sanches e Simone Senger de Souza

ESTRUTURAS COMPOSTAS. Variáveis Compostas Unidimensionais VETOR. Baseado nos slides de Rosely Sanches e Simone Senger de Souza ESTRUTURAS COMPOSTAS Variáveis Compostas Unidimensionais VETOR Baseado nos slides de Rosely Sanches e Simone Senger de Souza 2 ESTRUTURAS COMPOSTAS Pode-se organizar os dados dos tipos simples em tipos

Leia mais

Matrizes (Vetores Bidimensionais)

Matrizes (Vetores Bidimensionais) (Vetores Bidimensionais) Objetivos Conceituação de Vetores Bidimensionais Manipulação de Vetores Bidimensionais Entender a diferença entre uso dos diferentes vetores Entender como manipular entrada, saída

Leia mais

5ª Lista de Exercícios de Programação I

5ª Lista de Exercícios de Programação I 5ª Lista de Exercícios de Programação I Instrução As questões devem ser implementadas em C. Questões que envolvam leitura de matrizes, a construção dessas matrizes pode ser realizada através da geração

Leia mais

Curso: Técnico em Informática Integrado Disciplina: Algoritmos Carga horária: 60h (80h/a) Período: 2º Ano Professor: Edmilson Barbalho Campos Neto

Curso: Técnico em Informática Integrado Disciplina: Algoritmos Carga horária: 60h (80h/a) Período: 2º Ano Professor: Edmilson Barbalho Campos Neto INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE Campus João Câmara Avenida Antônio Severiano da Câmara / BR 406, Km 101, s/n Zona Rural. Bairro Amarelão João Câmara/RN - CEP:

Leia mais

Lógica de Programação Módulo I Prof.: Ricardo Lokchin. Fazer os exercícios abaixo na Linguagem C ou em ALGORITMOS.

Lógica de Programação Módulo I Prof.: Ricardo Lokchin. Fazer os exercícios abaixo na Linguagem C ou em ALGORITMOS. Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet a Distância Instituto Federal Sul-rio-grandense - IFSUL Sistema Universidade Aberta do Brasil UAB Núcleo de Produção de Tecnologia e Ensino - NPTE

Leia mais

69) Acrescentar uma mensagem de VALOR INVÁLIDO no exercício [68], caso o segundo valor informado seja ZERO.

69) Acrescentar uma mensagem de VALOR INVÁLIDO no exercício [68], caso o segundo valor informado seja ZERO. Exercícios 65 ao 72 - Estrutura de Repetição: Enquanto 65) Escreva um algoritmo para ler um valor entre 1 (inclusive) e 10 (inclusive). Se o valor lido não estiver entre 1 (inclusive) e 10 (inclusive),

Leia mais

Resolva os exercícios utilizando a linguagem de programação C

Resolva os exercícios utilizando a linguagem de programação C MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CAMPUS DE PRESIDENTE EPITÁCIO Resolva os exercícios utilizando a linguagem de programação C 1 Manipulação de dados

Leia mais

CADERNO DE EXERCÍCIOS ALGORITMOS

CADERNO DE EXERCÍCIOS ALGORITMOS J. EXERCÍCIOS SOBRE MODULARIZAÇÃO 77. Faça uma função que recebe um número inteiro por parâmetro e retorna verdadeiro se ele for par e falso se for ímpar. 78. Escreva um programa que leia o raio de um

Leia mais

tipo e tamanho e com os "mesmos" elementos do vetor A, ou seja, B[i] = A[i].

tipo e tamanho e com os mesmos elementos do vetor A, ou seja, B[i] = A[i]. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO- GRANDENSE CAMPUS SAPUCAIA DO SUL PROFESSOR: RICARDO LUIS DOS SANTOS EXERCÍCIO DE REVISÃO E FIXAÇÃO DE CONTEÚDO - ARRAYS 1. Criar um vetor A

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS BAGÉ ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO. Matrizes. Prof. Alex Camargo

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS BAGÉ ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO. Matrizes. Prof. Alex Camargo UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS BAGÉ ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO Matrizes Prof. Alex Camargo alexcamargoweb@gmail.com Definição Matriz é uma variável composta homogênea multidimensional. Conjunto de

Leia mais

Algoritmos e Estruturas de Dados. Prof. Marcos Quinet Universidade Federal Fluminense UFF Pólo Universitário de Rio das Ostras PURO

Algoritmos e Estruturas de Dados. Prof. Marcos Quinet Universidade Federal Fluminense UFF Pólo Universitário de Rio das Ostras PURO Programação de Computadores I Algoritmos e Estruturas de Dados Prof. Marcos Quinet Universidade Federal Fluminense UFF Pólo Universitário de Rio das Ostras PURO Estruturas de dados Vetor (array): trata-se

Leia mais

Algoritmos II Aula 2 Vetores

Algoritmos II Aula 2 Vetores Algoritmos II Aula 2 Vetores Professor: Max Pereira max.pereira@unisul.br Ciência da Computação Variável Representação simbólica dos elementos de memória de um computador. Cada variável corresponde a uma

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES I - BCC Vetores e matrizes

PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES I - BCC Vetores e matrizes PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES I - BCC701-2014-01 Vetores e matrizes Exercício 1 Implemente uma função chama MEDIA que retorne a média dos valores armazenados em um vetor de números. Em seguida implemente

Leia mais

Estruturas Homogêneas Vetores e Matrizes. Givanaldo Rocha

Estruturas Homogêneas Vetores e Matrizes. Givanaldo Rocha Estruturas Homogêneas Vetores e Matrizes Givanaldo Rocha givanaldo.rocha@ifrn.edu.br http://docente.ifrn.edu.br/givanaldorocha Estruturas de dados homogêneas Permitem o agrupamento de várias informações

Leia mais

Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Computação - FACOM Lista de exercícios de programação em linguagem Python

Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Computação - FACOM Lista de exercícios de programação em linguagem Python Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Computação - FACOM Lista de exercícios de programação em linguagem Python Exercícios: Funções 1. Crie uma função que recebe como parâmetro um número

Leia mais

Grupo B Estruturas de Repetição

Grupo B Estruturas de Repetição Grupo B Estruturas de Repetição Exercício Descrição 1. Escrever um algoritmo que lê 5 valores para a, um de cada vez, e conta quantos destes valores são negativos, escrevendo esta informação. 2. Escrever

Leia mais

Agregado Homogêneo e Heterogêneo

Agregado Homogêneo e Heterogêneo Universidade Estadual de Maringá - UEM Centro de Tecnologia - CTC Departamento de Informática - DIN Fundamentos da Computação Agregado Homogêneo e Heterogêneo Prof. Yandre Maldonado - 1 Prof. Yandre Maldonado

Leia mais

Estrutura de Seleção Múltipla Switch

Estrutura de Seleção Múltipla Switch Estrutura de Seleção Múltipla Switch Disciplina: Algoritmos e Programação Luciano Moraes Da Luz Brum Universidade Federal do Pampa Unipampa Campus Bagé Email: lucianobrum18@gmail.com Horários de atendimento:

Leia mais

Exercícios Repetição. 8.3 Exercícios

Exercícios Repetição. 8.3 Exercícios Curso de Graduação em Ciência da Computação Disciplina: Algoritmos Professor: Marcelo Cendron Exercícios Repetição 8.3 Exercícios 1. Faça um programa utilizando o comando while, que fica lendo números

Leia mais

Agregado Homogêneo e Heterogêneo. Agregado Homogêneo. Agregado Homogêneo 28/11/2015

Agregado Homogêneo e Heterogêneo. Agregado Homogêneo. Agregado Homogêneo 28/11/2015 8//0 Universidade Estadual de Maringá - UEM Centro de Tecnologia - CTC Departamento de Informática - DIN Fundamentos da Computação e Heterogêneo Prof. Yandre Maldonado - Prof. Yandre Maldonado e Gomes

Leia mais

1ª LISTA DE EXERCÍCIOS

1ª LISTA DE EXERCÍCIOS UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DISCIPLINA: TEORIA DA COMPUTAÇÃO E ALGORITMOS PROF: GIULIANO PRADO DE MORAIS GIGLIO 1ª LISTA DE EXERCÍCIOS 1) Sobre variáveis, responda

Leia mais

CURSO BÁSICO DE PROGRAMAÇÃO AULA 15. Revisão Vetores e Matrizes Trabalho

CURSO BÁSICO DE PROGRAMAÇÃO AULA 15. Revisão Vetores e Matrizes Trabalho CURSO BÁSICO DE PROGRAMAÇÃO AULA 15 Revisão Vetores e Matrizes Trabalho Definição: Introdução a Linguagem C Vetores Estrutura que permite armazenar um conjunto de dados do mesmo tipo na mesma variável;

Leia mais

EXERCÍCIOS: Estrutura Sequencial, IF (SE), ELSE (Senão)

EXERCÍCIOS: Estrutura Sequencial, IF (SE), ELSE (Senão) EXERCÍCIOS: Estrutura Sequencial, IF (SE), ELSE (Senão) Exercício 1) Escreva um programa para ler um número o o Se o número é par, mostre na tela o texto "O número é par" Senão, mostre na tela o texto

Leia mais

Disciplina: Algoritmos e Programação Professor: Paulo César Fernandes de Oliveira, BSc, PhD

Disciplina: Algoritmos e Programação Professor: Paulo César Fernandes de Oliveira, BSc, PhD 1. Atribua valores para as variáveis usadas e determine o resultado da execução dos algoritmos abaixo: algoritmo Intervalo de Numeros var numero : inteiro inicio escreva ( Digite um numero: ) leia (numero)

Leia mais

Curso Básico de Programação Aula 11. Revisão Aula Anterior Laços de Repetição While; Do-While; For.

Curso Básico de Programação Aula 11. Revisão Aula Anterior Laços de Repetição While; Do-While; For. Curso Básico de Programação Aula 11 Revisão Aula Anterior Laços de Repetição While; Do-While; For. Introdução à Linguagem C Laços de Repetição While Do-While For while () { } do {

Leia mais

Exercícios sobre algoritmos

Exercícios sobre algoritmos Exercícios sobre algoritmos Exercícios envolvendo estruturas de decisão Fazer um algoritmo para: 1) Receber um número do usuário e mostrar se esse número é par ou não par 2) Receber 3 valores numéricos,

Leia mais

1ª Lista de Exercícios

1ª Lista de Exercícios Universidade Federal do Rio de Janeiro Data: 26/04/05 Disciplina: Computação I 1ª Lista de Exercícios 1) Faça um programa, em pseudo-código, que peça ao usuário que informe n números reais e então calcule

Leia mais

1 ESTRUTURA SEQUENCIAL

1 ESTRUTURA SEQUENCIAL Noções de Programação de Computadores Prof. Eduardo 1 1 ESTRUTURA SEQUENCIAL algoritmo Nome_do_algoritmo declaração de variáveis variáveis inicio bloco de comandos; fim_algoritmo 1.1 Declaração de variáveis

Leia mais

Estruturas de Dados Estáticas

Estruturas de Dados Estáticas Estruturas de Dados Estáticas Lógica de Programação 1 Uma tarefa comum em programação é a manutenção de um conjunto numerado de objetos relacionados. Exemplo 1: deseja-se que um jogo de videogame mantenha

Leia mais

Matrizes. DCC 119 Algoritmos

Matrizes. DCC 119 Algoritmos Matrizes DCC 119 Algoritmos Matrizes: vetores multidimensionais Assim como os vetores, as matrizes são estruturas de dados homogêneas. Podem ser construídas dos diversos tipos básicos primitivos (real,

Leia mais

3ª Lista de Exercícios de Programação I

3ª Lista de Exercícios de Programação I 3ª Lista de Exercícios de Programação I Instrução As questões devem ser implementadas em C, apoiadas por representação em algoritmo para planejamento. 1. Desenvolva um programa que leia dois valores a

Leia mais

Aula 9 Oficina de Programação Matrizes. Profa. Elaine Faria UFU

Aula 9 Oficina de Programação Matrizes. Profa. Elaine Faria UFU Aula 9 Oficina de Programação Matrizes Profa. Elaine Faria UFU - 26 Variáveis Compostas Homogêneas O que uma variável composta homogênea? - Conjunto de variáveis do mesmo tipo - É chamada de forma geral

Leia mais

Introdução a Linguagem C (Parte I) UFPA Sistemas de Informação. Roberto Araujo 2013

Introdução a Linguagem C (Parte I) UFPA Sistemas de Informação. Roberto Araujo 2013 Introdução a Linguagem C (Parte I) UFPA Sistemas de Informação Roberto Araujo 2013 Meu primeiro programa em C #include main() { printf( Primeiro Programa \n ); Biblioteca padrão Função principal

Leia mais

Algoritmos e Estruturas de Dados II IEC013

Algoritmos e Estruturas de Dados II IEC013 Algoritmos e Estruturas de Dados II IEC013 Linguagem C -Vetores e Matrizes- Prof. César Melo Todos os créditos ao Prof. Leandro Galvão Variáveis Compostas São um conjunto de variáveis identificadas por

Leia mais

Introdução à Lógica de Programação Aula 2. Adaptação de Luis Otavio Alvares

Introdução à Lógica de Programação Aula 2. Adaptação de Luis Otavio Alvares 1 Introdução à Lógica de Programação Aula 2 Adaptação de Luis Otavio Alvares 2 Operadores Usados para incrementar, decrementar, comparar e avaliar dados, que são operações básicas em processamento de dados.

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS - ro. 04

LISTA DE EXERCÍCIOS - ro. 04 USP ICMC SSC SSC0100 - Introdução à Ciência da Computação I (Prática) Professor responsável: Fernando Santos Osório Semestre: 2009/1 Horário: Terça 14h20 (Turma A2) E-mail: fosorio.at. icmc.usp.br fosorio.at.

Leia mais

Fundamentos de Programação 1

Fundamentos de Programação 1 Fundamentos de Programação 1 Estrutura de Dados Homogêneas Exercícios Slides 16 Complementar Prof. SIMÃO Jean Marcelo SIMÃO Exercício da Aula Anterior a) Elabore um algoritmo que registra os nomes de 50

Leia mais

3) Faça um algoritmo para ler a base e a altura de um triângulo. Em seguida, escreva a área do mesmo. Obs.: Área = ( Base * Altura ) / 2

3) Faça um algoritmo para ler a base e a altura de um triângulo. Em seguida, escreva a área do mesmo. Obs.: Área = ( Base * Altura ) / 2 Exercícios 2: 1) Faça um algoritmo para ler as seguintes informações de uma pessoa: Nome, Idade, Sexo, Peso, Altura, Profissão, Rua, Bairro, Cidade, Estado, CEP, Telefone. 2) Dado as seguintes informações

Leia mais

Vetores. e o programa deverá ler os valores separadamente:

Vetores. e o programa deverá ler os valores separadamente: Vetores Vetor é um tipo de dado usado para representar uma certa quantidade de variáveis de valores homogêneos (do mesmo tipo). Imagine o seguinte problema: calcular a média das notas da prova de 5 alunos.

Leia mais

Python - Dicionários. Introdução à Programação SI1

Python - Dicionários. Introdução à Programação SI1 Python - Dicionários Introdução à Programação SI1 Conteúdo Dicionários Conceitos Operações Métodos Exercícios 2 Dicionários São estruturas de dados que implementam mapeamentos Um mapeamento é uma coleção

Leia mais

Python - Dicionários. Introdução à Programação SI1

Python - Dicionários. Introdução à Programação SI1 Python - Dicionários Introdução à Programação SI1 Conteúdo Dicionários Conceitos Operações Métodos Exercícios 2 Dicionários São estruturas de dados que implementam mapeamentos Um mapeamento é uma coleção

Leia mais

Exercícios: Arquivos

Exercícios: Arquivos Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Computação - FACOM Lista de exercícios de programação em linguagem C Exercícios: Arquivos 1. Codifique, compile e execute um programa que: (a) crie/abra

Leia mais

Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Computação - FACOM Lista de exercícios de programação em linguagem C

Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Computação - FACOM Lista de exercícios de programação em linguagem C Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Computação - FACOM Lista de exercícios de programação em linguagem C Exercícios: Funções 1. Crie uma função que recebe como parâmetro um número inteiro

Leia mais

Registros, Vetores e Matrizes

Registros, Vetores e Matrizes Registros, Vetores e Matrizes Lista de Exercícios - 05 Algoritmos e Linguagens de Programação Professor: Edwar Saliba Júnior 1) Elabore um algoritmo que leia 10 números inteiros digitados pelo usuário

Leia mais

Parte I - Expressões lógicas e operadores

Parte I - Expressões lógicas e operadores Lista de Exercícios de Algoritmos e Laboratório de Programação - 01 Parte I - Expressões lógicas e operadores 1. Sendo A=3, B=7 e C=4, informe se as expressões abaixo são verdadeiras ou falsas. a) (A+C)

Leia mais

Expressões, Atribuições, Entrada e Saída. Givanaldo Rocha

Expressões, Atribuições, Entrada e Saída. Givanaldo Rocha Expressões, Atribuições, Entrada e Saída Givanaldo Rocha givanaldo.rocha@ifrn.edu.br http://docente.ifrn.edu.br/givanaldorocha Expressões Expressão: em termos computacionais, está ligado ao conceito de

Leia mais

Estrutura de um Algoritmo, Variáveis, Comandos de Entrada e Saída e Expressões Aritméticas

Estrutura de um Algoritmo, Variáveis, Comandos de Entrada e Saída e Expressões Aritméticas Estrutura de um Algoritmo, Variáveis, Comandos de Entrada e Saída e Expressões Aritméticas Estrutura de um Programa em Linguagem Algorítmica Nesse curso nós vamos utilizar a linguagem algorítmica para

Leia mais

Aula 10: Introdução a Vetores e Matrizes

Aula 10: Introdução a Vetores e Matrizes Aula 10: Introdução a Vetores e Matrizes Fernanda Passos Universidade Federal Fluminense Programação de Computadores IV Fernanda Passos (UFF) Vetores e Matrizes Programação de Computadores IV 1 / 50 Agenda

Leia mais

TESTE DE MESA. Prof. João Henrique Kleinschmidt Material elaborado pelos professores de PI

TESTE DE MESA. Prof. João Henrique Kleinschmidt Material elaborado pelos professores de PI Prof. João Henrique Kleinschmidt Material elaborado pelos professores de PI Objetivos Aprender a verificar se o algoritmo (ou programa) leva a um resultado esperado através de simulação de valores, utilizando

Leia mais

1ª LISTA DE EXERCÍCIOS - Extra

1ª LISTA DE EXERCÍCIOS - Extra 1ª LISTA DE EXERCÍCIOS - Extra Fabio Augusto Oliveira Guilherme da Cunha Fonseca FEPI Centro Universitário de Itajubá Curso de Engenharia de Produção 1) Faça um algoritmo que receba dois números e exiba

Leia mais

AULA 12: Variáveis Compostas Homogêneas Vetores

AULA 12: Variáveis Compostas Homogêneas Vetores 1 AULA 12: Variáveis Compostas Homogêneas Vetores UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO Professor: Guilherme Tomaschewski Netto guilherme.netto@inf.ufpel.edu.br 2 Exercício

Leia mais

UNISINOS - UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS (C6/6) Curso: Informática

UNISINOS - UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS (C6/6) Curso: Informática Programação 1 Prof. Osório Aula 05 Pag.: 1 UNISINOS - UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS (C6/6) Curso: Informática PROGRAMAÇÃO I AULA 05 Disciplina: Linguagem

Leia mais

Disciplina de Algoritmos e Programação. Vetor e Matriz

Disciplina de Algoritmos e Programação. Vetor e Matriz Disciplina de Algoritmos e Programação Vetor e Matriz Definição de Vetor Vetor é uma variável composta homogênea unidimensional Conjunto de variáveis de mesmo tipo que possuem mesmo identificador (nome)

Leia mais

Capítulo 7 Matriz. Roteiro

Capítulo 7 Matriz. Roteiro Capítulo 7 Matriz Licenciatura em Computação Fundamentos de Lógica para Programação Prof. Nícolas Trigo nicolas.trigo@ifsertao-pe.edu.br http://professor.ifsertao-pe.edu.br/nicolas.trigo Roteiro Definição

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA COMPUTACIONAL INFORMÁTICA INSTRUMENTAL

PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA COMPUTACIONAL INFORMÁTICA INSTRUMENTAL PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA COMPUTACIONAL INFORMÁTICA INSTRUMENTAL Objetivos: A lista de exercícios proposta contempla o conteúdo e os exemplos apresentados em sala de aula/laboratório referentes à: utilização

Leia mais

2) Escreva um algoritmo que leia um conjunto de 10 notas, armazene-as em uma variável composta chamada NOTA e calcule e imprima a sua média.

2) Escreva um algoritmo que leia um conjunto de 10 notas, armazene-as em uma variável composta chamada NOTA e calcule e imprima a sua média. 1) Inicializar um vetor de inteiros com números de 0 a 99 2) Escreva um algoritmo que leia um conjunto de 10 notas, armazene-as em uma variável composta chamada NOTA e calcule e imprima a sua média 3)

Leia mais

1. Faça um algoritmo que receba dois números e exiba o resultado da sua soma. subtração, multiplicação e a divisão dos números lidos.

1. Faça um algoritmo que receba dois números e exiba o resultado da sua soma. subtração, multiplicação e a divisão dos números lidos. LISTA DE EXERCÍCIOS DE ICCII TURMA N1 E N2 3º PERÍODO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Prof.: Menezes Valor máximo: 3 pontos. Data da Entrega: Turma N1 23/04/2012 Turma N2 25/04/2012 Quantidade máxima de alunos

Leia mais

Fundamentos de Programação

Fundamentos de Programação Fundamentos de Programação Linguagem C++: arrays - aula I Bruno Emerson Gurgel Gomes 1 1 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN (IFRN) 2012 Bruno Gomes (IFRN) Fundamentos de Programação

Leia mais

MC-102 Aula 12 Matrizes e Vetores Multidimensionais

MC-102 Aula 12 Matrizes e Vetores Multidimensionais MC-102 Aula 12 Matrizes e Vetores Multidimensionais Instituto de Computação Unicamp 22 de Setembro de 2016 Roteiro 1 Matrizes e Vetores Multidimensionais Declaração de Matrizes Acessando dados de uma Matriz

Leia mais

Aula 4 Estruturas Condicionais

Aula 4 Estruturas Condicionais Departamento de Sistemas de Computação Universidade de São Paulo SSC 600 Introdução a Ciência de Computação I Aula 4 Estruturas Condicionais Seiji Isotani, Rafaela V. Rocha sisotani@icmc.usp.br rafaela.vilela@gmail.com

Leia mais

Noções de algoritmos - Aula 1

Noções de algoritmos - Aula 1 Noções de algoritmos - Aula 1 Departamento de Física UFPel Definição de algoritmo Sequência ordenada e finita de operações para a realização de uma tarefa. Tarefa: Experimento de Física I. Passo 1: Reunir

Leia mais

Lista de Exercícios STRING LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO PROF. EDUARDO SILVESTRI.

Lista de Exercícios STRING LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO PROF. EDUARDO SILVESTRI. Lista de Exercícios STRING LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO PROF. EDUARDO SILVESTRI. ATUALIZADO EM: 29/10/2007 1. Faça um programa que inverta uma string: leia a string com gets e armazene-a invertida em outra

Leia mais

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Departamento de Estudos Básicos e Instrumentais Disciplina: Introdução à Ciência da Computação Prof.

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Departamento de Estudos Básicos e Instrumentais Disciplina: Introdução à Ciência da Computação Prof. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Departamento de Estudos Básicos e Instrumentais Disciplina: Introdução à Ciência da Computação Prof. Modesto A. Chaves Faça um algoritmo que Leia dois valores

Leia mais

Algoritmos e Lógica de Programação. Prof. Marcos Antonio Estremoe. 1 - Faça um programa que imprima a frase: Bem Vindo à Engenharia Firb 2014.

Algoritmos e Lógica de Programação. Prof. Marcos Antonio Estremoe. 1 - Faça um programa que imprima a frase: Bem Vindo à Engenharia Firb 2014. Algoritmos e Lógica de Programação Prof. Marcos Antonio Estremoe 1 - Faça um programa que imprima a frase: Bem Vindo à Engenharia Firb 2014. 2 - Faça um programa que imprima a palavra Bem Vindo à Engenharia

Leia mais

INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO. Lista de Exercícios de Linguagem C

INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO. Lista de Exercícios de Linguagem C INTODUÇÃO À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO 1. Elabore um programa, em linguagem C, para ler o raio de um círculo e imprimir a sua área. 2. Elabore um programa, em linguagem C, para ler as coordenadas (x 1,y 1 )

Leia mais

1 Faculdade FUCAPI Profº. Sérgio Roberto

1 Faculdade FUCAPI Profº. Sérgio Roberto 1 Faculdade FUCAPI Profº. Sérgio Roberto Lembrando que um dos objetivos da criação de um programa é a manipulação dos dados. Por meio do conhecimento das estruturas de dados homogêneas (vetores) é possível

Leia mais

Tipo m= matriz [ l i1 : l s1, l i2 : l s2 ] <tipo básico> m: mat

Tipo m= matriz [ l i1 : l s1, l i2 : l s2 ] <tipo básico> m: mat MATRIZ 1 Considere que você necessitasse elaborar um programa que efetuasse a leitura das notas dos alunos, o cálculo da média de cada aluno e no final, apresentar a média do grupo. Utilizando-se apenas

Leia mais

Lista de Exercícios Linguagem C#

Lista de Exercícios Linguagem C# Lista de Exercícios Linguagem C# Dica: Utilizar comentários durante a construção do código fonte. Nível 1: Entrada, Processamento e Saída 1) Faça um programa para calcular o estoque médio de uma peça,

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 5 Algoritmos Estruturas de Controle - Seleção

LISTA DE EXERCÍCIOS 5 Algoritmos Estruturas de Controle - Seleção Informática Aplicada Campus Angicos Professor: Araken de Medeiros Santos LISTA DE EXERCÍCIOS 5 Algoritmos Estruturas de Controle - Seleção Descreva um algoritmo para os seguintes problemas utilizando estruturas

Leia mais

Aula Anterior. Decomposição algorítmica (continuação)

Aula Anterior. Decomposição algorítmica (continuação) Aula Anterior Decomposição algorítmica (continuação) Degenerescência da decomposição básica da solução em três etapas Método de decomposição modificado à entrada Associação de diferentes valores de entrada

Leia mais

Exercícios: comandos condicionais

Exercícios: comandos condicionais Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Computação - FACOM Lista de exercícios de programação em linguagem C Exercícios: comandos condicionais 1. Faça um programa que receba dois números

Leia mais

Ciência da Computação. Prof. Dr. Leandro Alves Neves Prof. Dr. Adriano M. Cansian

Ciência da Computação. Prof. Dr. Leandro Alves Neves Prof. Dr. Adriano M. Cansian Algoritmos e Programação Informática II Ciência da Computação Prof. Dr. Leandro Alves Neves Prof. Dr. Adriano M. Cansian 1 Sumário Tipos de Dados Variáveis Modelo esquemático Características e Regras para

Leia mais

Estrutura de Exclusão Múltipla

Estrutura de Exclusão Múltipla Estrutura de Exclusão Múltipla Lista de Exercícios 03 Algoritmos e Linguagens de Programação Professor: Edwar Saliba Júnior IMPORTANTE: Lembre-se! As respostas apresentadas a seguir não são únicas. Ou

Leia mais

Exercícios de Fixação Introdução ao FORTRAN

Exercícios de Fixação Introdução ao FORTRAN 1 Exercícios de Fixação Introdução ao FORTRAN 1. Converta os algoritmos dos seguintes exercícios de fixação associados ao conjunto de slides 4 para código fonte FORTRAN. Compile e execute os programas.

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 2

LISTA DE EXERCÍCIOS 2 UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES 1. TIPOS COMPOSTOS DE DADOS LISTA DE EXERCÍCIOS 2 1. Considerando as declarações abaixo, responda dizendo

Leia mais

CURSO BÁSICO DE PROGRAMAÇÃO AULA 3. Revisão Estrutura de Decisão Se Então

CURSO BÁSICO DE PROGRAMAÇÃO AULA 3. Revisão Estrutura de Decisão Se Então CURSO BÁSICO DE PROGRAMAÇÃO AULA 3 Revisão Estrutura de Decisão Se Então Revisão da aula anterior 1. Variáveis 2. Estrutura de um Algoritmo 3. Operadores 4. Visualg Variável Revisão da aula anterior É

Leia mais

Exercícios Lista 7 Revisão

Exercícios Lista 7 Revisão 1. Foi solicitado ao engenheiro compreender a influência dos processos de transferência de calor em um determinado alimento em contato com o ar externo. Uma das 3 formas de transferência de calor é a convecção,

Leia mais

CURSO BÁSICO DE PROGRAMAÇÃO AULA 3. Revisão Estrutura de Decisão Se Então

CURSO BÁSICO DE PROGRAMAÇÃO AULA 3. Revisão Estrutura de Decisão Se Então CURSO BÁSICO DE PROGRAMAÇÃO AULA 3 Revisão Estrutura de Decisão Se Então Revisão da aula anterior 1. Variáveis 2. Estrutura de um Algoritmo 3. Operadores 4. Portugol Studio Variável Revisão da aula anterior

Leia mais

ENTRADA E SAÍDA DE DADOS/ESTRUTURA DE SELEÇÃO

ENTRADA E SAÍDA DE DADOS/ESTRUTURA DE SELEÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA GERENCIA EDUCACIONAL DE APOIO AO ENSINO COORDENAÇÃO DA ÁREA DE INFORMÁTICA Lógica de Programação Professor Manoel Campos da Silva

Leia mais

ALGORITMO. Professor: RODRIGO GOBBI TIPOS DE DADOS E INSTRUÇÕES PRIMITIVAS

ALGORITMO. Professor: RODRIGO GOBBI TIPOS DE DADOS E INSTRUÇÕES PRIMITIVAS ALGORITMO Professor: RODRIGO GOBBI As instruções são os comandos que identificarão a máquina qual deverá ser a ação executada; Os dados são números, medidas, valores relacionados ao problema em que se

Leia mais

Algoritmos Seqüênciais e Condicionais

Algoritmos Seqüênciais e Condicionais Algoritmos Seqüênciais e Condicionais 1. Construa um algoritmo que, tendo como dados de entrada dois pontos quaisquer no plano, P(x1,y1) e P (x2,y2), escreva a distância entre eles. A fórmula que efetua

Leia mais

Exercícios: comandos condicionais

Exercícios: comandos condicionais Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Computação - FACOM Lista de exercícios de programação em linguagem Python Exercícios: comandos condicionais 1. Faça um programa que receba dois números

Leia mais

Informática Aplicada I Lista: Fluxograma

Informática Aplicada I Lista: Fluxograma UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO CAMPUS DE GUARATINGUETÁ Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá Informática Aplicada I Lista: Fluxograma 1) Escreva um fluxograma que armazene

Leia mais

Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação. Linguagem C: Operadores relacionais e lógicos estruturas condicionais If...

Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação. Linguagem C: Operadores relacionais e lógicos estruturas condicionais If... Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação Linguagem C: Operadores relacionais e lógicos estruturas condicionais If... Else Switch Prof. Renato Pimentel 1 Operações relacionais Operações

Leia mais

Introdução ao Fortran 90-7

Introdução ao Fortran 90-7 Introdução ao Fortran 90-7 Departamento de Física UFPel O Fortran 90 permite que a entrada (E) e a saída (S) de dados seja feita a partir de um (ou vários) arquivo externo ao programa. Para o acesso E/S

Leia mais

Introdução à Programação. Vetores. Prof. José Honorato F. Nunes

Introdução à Programação. Vetores. Prof. José Honorato F. Nunes Introdução à Programação Vetores Prof. José Honorato F. Nunes honorato.nunes@bonfim.ifbaiano.edu.br Vetores Podemos definir um Vetor como uma variável dividida em vários "pedaços", em várias "casinhas",

Leia mais

Introdução à Computação II (Noturno) BCC Unesp Rio Claro/SP 2015 em PDF via Moodle: Escolha apenas 5 exercícios para entrega Exercício 01 (Pilhas)

Introdução à Computação II (Noturno) BCC Unesp Rio Claro/SP 2015 em PDF via Moodle: Escolha apenas 5 exercícios para entrega Exercício 01 (Pilhas) Introdução à Computação II (Noturno) BCC Unesp Rio Claro/SP 2015 Lista Obrigatória 02 - Prof. Rafael Oliveira (Deve ser entregue em PDF via Moodle: Escolha apenas 5 exercícios para entrega) Exercício 01

Leia mais

Algoritmos Sequenciais

Algoritmos Sequenciais UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE FÍSICA E MATEMÁTICA DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO PROGRAMAÇÃO I (750026) Algoritmos Sequenciais 1. Escreva um programa para ler

Leia mais

Estruturas Homogêneas II (Matrizes)

Estruturas Homogêneas II (Matrizes) BCC 201 - Introdução à Programação Estruturas Homogêneas II (Matrizes) Guillermo Cámara-Chávez UFOP 1/1 Introdução I Imaginemos que queremos ler as notas de 4 provas para cada aluno e calcular a média

Leia mais