INFORMÁTICA Questões - Windows. FUNDATEC Parte 1

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INFORMÁTICA Questões - Windows. FUNDATEC Parte 1"

Transcrição

1 INFORMÁTICA Questões - Windows FUNDATEC Parte 1

2 DETRAN FUNDATEC A questão 21 baseia-se nas Figuras 1(a) e 1(b), do Windows XP. A Figura 1(a) mostra a janela principal do Windows Explorer. A Figura 1(b), mostra, intencionalmente, apenas parte da caixa de diálogo "Propriedades da Lixeira", na qual visualizase as propriedades da Lixeira que estão ativas no computador objeto dessa questão.

3

4

5 QUESTÃO 21 Estando ativa e em primeiro plano a janela principal do Windows Explorer, mostrada na Figura 1(a), se for pressionada uma vez a tecla DELETE, do teclado, pode-se afirmar que será excluída a pasta: I - Médio. II - Informática. III Quais estão corretas? A) Apenas a I. B) Apenas a II. C) Apenas a I e a II. D) Apenas a I e a III. E) A I, a II e a III.

6 CREF FUNDATEC A questão 27 baseia-se na Figura 4, que mostra, intencionalmente, apenas parte da tela do monitor de vídeo, de um computador com Windows 7 Professional, na qual estão visíveis as opções apontadas pela seta nº 1.

7

8 QUESTÃO 27 Na Figura 4, dando-se um clique, com o botão esquerdo do mouse, sobre o local apontado pela seta nº 2, pode-se afirmar que será A) mostrada a caixa de diálogo "Propriedades da Barra de Tarefas e do Menu Iniciar". B) mostrada a área de trabalho. C) exibida a caixa de diálogo "Resolução da tela". D) exibido o Gerenciador de Tarefas. E) bloqueada a barra de tarefas.

9 Pref. Charqueadas FUNDATEC Para responder às questões 11, 12 e 13, observe a Figura 01, relativa ao sistema operacional Windows XP, em que está selecionada a Pasta01.

10

11 QUESTÃO 11 Se for aplicada a sequência: (1) pressionar e segurar a tecla CRTL, pressionar a tecla C, soltar as duas teclas; (2) pressionar e segurar a tecla CRTL, pressionar a tecla V, soltar as duas teclas. O que ocorrerá? A) Será criada a pasta Cópia de Pasta01, sobrescrevendo a que já existe com o mesmo nome. B) Será criada a pasta Cópia (2) de Pasta01. C) A pasta Pasta01 será removida e criada novamente com o mesmo nome. D) A pasta Pasta01 será copiada para a área de trabalho. E) A pasta Pasta01 será renomeada para Pasta02.

12 QUESTÃO 12 Independente da questão anterior, se a tecla SHIFT for pressionada e segurada, a tecla DELETE for pressionada, após as duas forem soltas, o que ocorrerá? A) Surgirá uma caixa de diálogo, perguntando se o usuário tem certeza que deseja remover a pasta Pasta01 e todo seu conteúdo. B) Surgirá uma caixa de diálogo, perguntando se o usuário tem certeza de que deseja remover a pasta Pasta01 e todo seu conteúdo para a Lixeira. C) A pasta Pasta01 e todo seu conteúdo serão excluídos, sem um questionamento ao usuário. D) A pasta Pasta01 e todo seu conteúdo serão enviados para a Lixeira. E) Todo conteúdo da pasta Pasta01 será copiado para a área de transferência, aguardando um local de destino.

13 Pref. Campo Bom FUNDATEC A questão 12 baseia-se nas Figuras 2(a) e 2(b), que mostram a mesma janela do Windows 7 Professional, em sequência: (1) inicialmente deve-se visualizar a Figura 2(a), que mostra uma janela do Windows 7 Professional, na qual se encontra selecionada a pasta apontada pela seta nº 2; e (2) posteriormente, a Figura 2(b) mostra essa mesma janela, na qual se ativou o menu apontado pela seta nº 3.

14

15

16 QUESTÃO 12 A Figura 2(b) mostra a mesma janela do Windows 7 Professional, exibida na Figura 2(a), na qual se ativou o menu apontado pela seta nº 3. Em ambas as Figuras encontra-se selecionada a pasta "A4". Nesse caso, considere as seguintes assertivas:

17 I. Dando-se um clique, com o botão esquerdo do mouse sobre o ícone apontado pela seta nº 1 da Figura 2(a), pode-se afirmar que a área central, dessa Figura, será exibida da seguinte forma:

18 II. Na Figura 2(b), dando-se um clique, com o botão esquerdo do mouse, sobre o ícone apontado pela seta nº 5, pode-se afirmar que a pasta "A4" será copiada e gravada dentro da biblioteca apontada pela seta nº 4.

19 III. Um usuário executará, sequencialmente, na Figura 2(b), as seguintes ações: (1) dará um clique, com o botão esquerdo do mouse, sobre o item de menu apontado pela seta nº 6; (2) digitará a palavra "TESTE"; e (3) pressionará a tecla "ENTER", do teclado. Ao final da Execução dessas ações, pode-se afirmar que a área central, da Figura 2(b), será exibida da Seguinte forma:

20 Quais estão corretas? A) Apenas I. B) Apenas III. C) Apenas I e II. D) Apenas II e III. E) I, II e III.

21 QUESTÃO 30 Considerando um computador com o Windows XP instalado e a sua operação através do teclado, analise as seguintes afirmações. I. Para terminar a execução de um programa em funcionamento, é necessário manter pressionada a tecla ALT e depois a tecla F5. II. Para apagar um arquivo, sem que o mesmo fique na lixeira, é necessário manter pressionada a tecla SHIFT e depois a tecla Delete. III. No Windows Explorer, para renomear um arquivo selecionado, deve-se pressionar a tecla F2. Quais estão corretas? A) Apenas I. B) Apenas II. C) Apenas III. D) Apenas I e II. E) Apenas II e III. Câmara Viamão FUNDATEC

22 QUESTÃO 31 No Windows XP, após vários minutos de uso, o Microsoft Office travou o seu funcionamento (coloquialmente falando, pendurou) e não está respondendo. Para poder eliminar o processo que não está respondendo, deve-se chamar o Gerenciador de Tarefas do Windows, através do qual é possível eliminar o processo com problemas. Para chamar o Gerenciador de Tarefas, pode-se: I. Pressionar as teclas CTRL + ALT + DEL e escolher a opção Gerenciador de Tarefas. II. Pressionar as teclas CTRL + SHIFT + ESC. Câmara Viamão FUNDATEC III. Clicar com o botão direito do mouse em uma área vazia da barra de tarefas e escolher a opção Gerenciador de Tarefas. IV. Clicar com o botão esquerdo do mouse no botão Iniciar, escolher a opção Executar..., digitar taskmgr.exe, e clicar no botão Ok.

23 Quais estão corretas? A) Apenas I e II. B) Apenas II e III. C) Apenas I, II e III. D) Apenas II, III e IV. E) I, II, III e IV.

24 Pref. Montenegro FUNDATEC Para responder à questão 26, observe a Figura 01 abaixo, relativa ao Windows Explorer do Windows XP.

25

26 Pref. Montenegro FUNDATEC QUESTÃO 26 Supondo que um usuário tenha: (1) Pressionado a tecla CTRL e mantido a tecla pressionada; (2) arrastado o arquivo fotografia.bmp, com o botão esquerdo do mouse, até a posição indicada com um círculo vermelho; (3) soltado o botão esquerdo do mouse; (4) soltado a tecla CTRL. O que ocorreria com o arquivo? A) Seria copiado da pasta Pasta01 para Pasta02, mantendo o nome do arquivo. B) Seria movido da pasta Pasta01 para Pasta02, trocando o nome do arquivo para fotografia - Cópia.bmp. C) Seria copiado da pasta Pasta01 para Pasta02, trocando o nome do arquivo para fotografia - Cópia.bmp. D) Seria excluído da pasta Pasta01 e criado com mesmo nome na pasta Pasta02. E) Seria criado com mesmo nome na pasta Pasta01 e excluído da Pasta02.

27 UNIPAMPA FUNDATEC A questão 21 baseia-se na Figura 1, que mostra, intencionalmente, apenas parte da barra de tarefas do Windows 7 Professional.

28 QUESTÃO 21 No Windows 7 Professional, dando-se um clique, com o botão esquerdo do mouse, sobre o local apontado pela seta nº 1, pode-se afirmar que A) será exibida uma caixa de diálogo que permite desligar o computador. B) o computador será desligado imediatamente. C) o computador entrará imediatamente no estado de hibernação. D) minimiza instantaneamente todas as janelas abertas, mostrando a área de trabalho. E) todas as janelas abertas são mostradas, simultaneamente, na área de trabalho, sendo possível visualizá-las.

29 Câmara Uruguaiana FUNDATEC QUESTÃO 16 Marque a opção INCORRETA em relação à seleção de arquivos ou pastas. A) Para selecionar arquivos ou pastas não consecutivos, deve-se manter a tecla Ctrl pressionada e clicar em cada um dos itens que se deseja selecionar. B) Para selecionar todos os arquivos ou pastas em uma janela, na barra de ferramentas, clica-se em Organizar e, após, em Selecionar tudo. C) Para excluir um ou mais itens de uma seleção, deve-se manter a tecla Ctrl pressionada e clicar nos itens que se deseja apagar. D) Para selecionar um grupo de arquivos ou pastas consecutivos, basta clicar no primeiro item, e, mantendo a tecla Ctrl pressionada, clicar no último item. E) Após selecionar arquivos ou pastas, pode-se executar várias tarefas comuns, como copiar, excluir, imprimir e compactar, clicando-se, com o botão direito do mouse, nos itens selecionados e na opção apropriada.

30 Pref. Salto Jacuí FUNDATEC A questão 11 baseia-se na Figura 1 que mostra, intencionalmente, apenas parte da tela de um monitor de vídeo do computador objeto dessa questão, com o sistema operacional Windows 7 Professional.

31

32 QUESTÃO 11 - Na Figura 1, do Windows 7 Professional, para se verificar quais ícones estão ocultos, basta dar um clique, com o botão esquerdo do mouse, sobre o ícone apontado pela seta nº A) 1. B) 2. C) 3. D) 4. E) 5.

33 Pref. Salto Jacuí FUNDATEC A questão 12 baseia-se nas Figuras 2(a) e 2(b). A Figura 2(a) mostra uma janela do Windows 7 Professional. A Figura 2(b) mostra o botão "Modos de Exibição" com o controle deslizante, copiado da Figura 2(a), do local apontado pela seta n. 1.

34

35

36 QUESTÃO 12 - Na Figura 2(a), do Windows 7 Professional, dando-se um clique, com o botão esquerdo do mouse, sobre o ícone apontado pela seta nº 1, pode-se afirmar que as pastas e o arquivo existentes no painel apontado pela seta nº 2 serão exibidos como: A) Ícones Grandes. B) Ícones Pequenos. C) Lista. D) Lado a Lado. E) Conteúdo.

37 Pref. Salto Jacuí FUNDATEC A questão 12 baseia-se nas Figuras 2(a) e 2(b). A Figura 2(a) mostra, intencionalmente, apenas, parte do menu "Iniciar", do Windows 7 Professional. A Figura 2(b) mostra uma janela do Windows 7 Professional. Ambas as Figuras foram obtidas a partir do computador objeto desta questão.

38

39

40 QUESTÃO 12 - Na Figura 2(a), dando-se um clique, com o botão esquerdo do mouse, sobre o item de menu apontado pela seta nº 1, pode-se afirmar que será exibido, na Figura 2(b), o conteúdo da A) pasta apontada pela seta nº 2. B) pasta apontada pela seta nº 3. C) biblioteca apontada pela seta nº 4. D) biblioteca apontada pela seta nº 5. E) pasta apontada pela seta nº 6.

41 Pref. Monte Belo do Sul FUNDATEC As questões 21 e 22 baseiam-se na Figura 1, que mostra uma janela do Windows 7 Professional, na qual estão sendo exibidas as opções apontadas pela seta nº 8. Nessa Figura, inseriu-se, intencionalmente, sobre o controle deslizante, no local apontado pela seta nº 2, um retângulo, de modo a ocultá-lo.

42

43 QUESTÃO 21 Observando-se a janela do Windows 7 Professional, mostrada na Figura 1, pode-se afirmar que se encontra selecionada a opção apontada pela seta nº A) 3, chamada "Ícones Grandes". B) 4, chamada "Lista". C) 5, chamada "Detalhes". D) 6, chamada "Lado a Lado". E) 7, chamada "Conteúdo".

44 Pref. Monte Belo do Sul FUNDATEC QUESTÃO 22 Na janela do Windows 7 Professional, mostrada na Figura 1, pressionando-se algumas vezes a tecla "ESC", do teclado, e, a seguir, dando-se um clique, com o botão esquerdo do mouse, exatamente sobre a seta da barra de endereços, apontada pela seta nº 1, pode-se afirmar que será exibida a seguinte lista:

45

46

47 Pref. Campo Bom FUNDATEC As questões 11 e 12 baseiam-se na Figura 1 que mostra, intencionalmente, apenas parte de uma janela do Windows 7 Professional. Nessa janela, observa-se que se encontram selecionados os arquivos apontados pela seta nº 4. Observação: sabe-se que não há arquivos nos seguintes locais: (1) raiz do disco removível (H:); (2) pasta "P2"; e (3) pasta "P3".

48

49 Professional, realizou-se, sequencialmente, as seguintes ações: (1) selecionou-se os arquivos apontados pela seta nº 4; (2) posicionou-se o cursor do mouse exatamente sobre o local apontado pela seta nº 5; (3) pressionou-se e manteve-se pressionado o botão esquerdo do mouse; (4) arrastou-se o cursor do mouse até o local apontado pela seta nº 6. Nesse caso, soltando-se o botão esquerdo do mouse, pode-se afirmar que os arquivos apontados pela seta nº 4 A) serão movidos para a pasta "P2". B) serão copiados para a pasta "P2". C) serão movidos para a pasta "P3". D) serão copiados para a raiz do disco removível (H:). E) continuarão armazenados apenas na pasta "P1".

50 Pref. Campo Bom FUNDATEC QUESTÃO 12 Considere as seguintes assertivas, após observar a janela do Windows 7 Professional, mostrada na Figura 1: I. Dando-se um clique, com o botão esquerdo do mouse, exatamente sobre o ícone apontado pela seta nº 1 ("<<"), pode-se afirmar que será selecionada a pasta "Computador". II. Na Figura 1, dando-se um clique, com o botão esquerdo do mouse, exatamente sobre o pequeno triângulo, apontado pela seta nº 2, pode-se afirmar que será exibido o seguinte menu:

51 III. Dando-se um clique, com o botão esquerdo do mouse, exatamente sobre o pequeno triângulo, apontado pela seta nº 3, pode-se afirmar que será exibido o seguinte menu:

52 Quais estão corretas? A) Apenas I. B) Apenas II. C) Apenas I e II. D) Apenas II e III. E) I, II e III.

53 CEASA Serra FUNDATEC A questão 21 baseia-se nas Figuras 1(a) e 1(b), que mostram, intencionalmente, apenas parte da mesma janela do Windows 7 Professional, em sequência, ou seja, inicialmente visualiza-se a Figura 1(a), sobre a qual executaram-se determinadas ações, cujo resultado é mostrado na Figura 1(b). Na Figura 1(a), está sendo exibido o menu apontado pela seta nº 1. Na Figura 1(b), observam-se os seguintes aspectos: (1) no painel apontado pela seta nº 5, existem uma pasta e quatro arquivos; e (2) os arquivos apontados pelas setas nº 7 e 8 encontram-se selecionados.

54

55

56 QUESTÃO 21 Após observar a Figura 1(a), que mostra uma janela do Windows 7 Professional, considere as alternativas abaixo: I. Para que ficassem selecionados, simultaneamente, os arquivos apontados pelas setas nº 7 e 8, como mostrado na Figura 1(b), bastou, antes, na Figura 1(a) realizar, sequencialmente as seguintes ações: (1) pressionar e manter pressionada a tecla "CRTL", do teclado; (2) dar um clique, com o botão esquerdo do mouse, sobre o local apontado pela seta nº 2; (3) dar um clique com o botão esquerdo do mouse sobre o local apontado pela seta nº 4; e (4) soltar a tecla "CRTL". II. Para criar a pasta apontada pela seta nº 6 (Figura 1(b)), bastou, antes, na Figura 1(a), realizar as seguintes ações: (1) selecionar a opção de menu apontada pela seta nº 3; (2) digitar o nome "CURSO"; e (3) pressionar a tecla "ENTER", do teclado. III. A pasta e os arquivos existentes no painel apontado pela seta nº 5 (Figura 1(b)) estão sendo exibidos no modo "Detalhes". Quais estão corretas? A) Apenas I. B) Apenas I e II. C) Apenas I e III. D) Apenas II e III. E) I, II e III.

57 Pref. Charqueadas FUNDATEC QUESTÃO 12 O Gerenciador de Tarefas mostra, entre outras coisas, A) os arquivos contidos nos discos rígidos. B) o tamanho de cada arquivo contido nos discos rígidos. C) o desempenho de uso de CPU e do uso do arquivo de paginação. D) dados dos processos que já foram finalizados em determinado tempo. E) dados de contato dos usuários que estão conectados no momento.

58 Pref. Charqueadas FUNDATEC QUESTÃO 13 Se um arquivo for selecionado através do Windows Explorer, e após vinte segundos for dado um clique no nome deste, o que ocorrerá? A) O nome do arquivo ficará selecionado, permitindo a alteração deste (nome). B) O arquivo será executado ou aberto. C) O arquivo permitirá alterações nos dados (conteúdo do arquivo) sem abri-lo. D) Serão mostradas as propriedades do arquivo sem possibilidade de alteração destas. E) Serão mostradas as propriedades do arquivo com possibilidade de alteração destas.

59 Pref. Monte Belo do Sul FUNDATEC A questão 18 baseia-se na Figura 1, do Windows 7 Professional, na qual se observa a lista de opções apontadas pela seta nº 1.

60 QUESTÃO 18 Na lista de opções da Figura 1, apontada pela seta nº 1, há uma opção que permite colocar o computador em estado de economia de energia, mantendo a sessão de trabalho e as configurações em memória, possibilitando que o usuário corrente possa, posteriormente, reiniciar rapidamente o trabalho que estava realizando. Nesse caso, para se ativar tais recursos, no Windows 7 Professional, basta, dar um clique, com o botão esquerdo do mouse, sobre a opção apontada pela seta nº A) 2. B) 3. C) 4. D) 5. E) 6.

Windows 7. Questões Informática FUNDATEC

Windows 7. Questões Informática FUNDATEC Windows 7 Questões Informática FUNDATEC CREF 2012 - FUNDATEC A questão 27 baseia-se na Figura 4, que mostra, intencionalmente, apenas parte da tela do monitor de vídeo, de um computador com Windows 7 Professional,

Leia mais

Informática Aplicada. Aula 2 Windows Vista. Professora: Cintia Caetano

Informática Aplicada. Aula 2 Windows Vista. Professora: Cintia Caetano Informática Aplicada Aula 2 Windows Vista Professora: Cintia Caetano AMBIENTE WINDOWS O Microsoft Windows é um sistema operacional que possui aparência e apresentação aperfeiçoadas para que o trabalho

Leia mais

Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP

Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP...1 Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP...1 Iniciando o Windows XP...2 Desligar o computador...3 Área de trabalho...3

Leia mais

Informática. Rodrigo Schaeffer

Informática. Rodrigo Schaeffer Informática Rodrigo Schaeffer PREFEITURA DE PORTO ALEGRE- INFORMÁTICA Conceitos básicos de Word 2007; formatar, salvar e visualizar arquivos e documentos; alinhar, configurar página e abrir arquivos; copiar,

Leia mais

INE 5223. Sistemas Operacionais. Noções sobre sistemas operacionais, funcionamento, recursos básicos. Windows (cont.)

INE 5223. Sistemas Operacionais. Noções sobre sistemas operacionais, funcionamento, recursos básicos. Windows (cont.) INE 5223 Sistemas Operacionais Noções sobre sistemas operacionais, funcionamento, recursos básicos Windows (cont.) Baseado no material do IFRN e de André Wüst Zibetti WINDOWS 7 Tópicos Windows 7 Área de

Leia mais

Aula Au 3 la 7 Windows-Internet

Aula Au 3 la 7 Windows-Internet Aula 37 Aula Ferramenta de Captura 2 Você pode usar a Ferramenta de Captura para obter um recorte de qualquer objeto na tela e, em seguida, anotar, salvar ou compartilhar a imagem. 3 Vamos fazer o seguinte:

Leia mais

Tarefas principais e comandos básicos

Tarefas principais e comandos básicos Tarefas principais e comandos básicos Sobre o Windows XP. O nome "XP" deriva de experience, experiência em inglês; Foi sucedido pelo Windows Vista 2007; em janeiro de As duas principais edições são Windows

Leia mais

Área de Trabalho. Encontramos: Ìcones Botão Iniciar Barra de Tarefas

Área de Trabalho. Encontramos: Ìcones Botão Iniciar Barra de Tarefas Inicialização Tela de Logon Área de Trabalho Encontramos: Ìcones Botão Iniciar Barra de Tarefas Área de Trabalho Atalhos de Teclados Win + D = Mostrar Área de trabalho Win + M = Minimizar Tudo Win + R

Leia mais

SIMULADO Windows 7 Parte V

SIMULADO Windows 7 Parte V SIMULADO Windows 7 Parte V 1. O espaço reservado para a Lixeira do Windows pode ser aumentado ou diminuído clicando: a) Duplamente no ícone lixeira e selecionando Editar propriedades b) Duplamente no ícone

Leia mais

Windows Explorer. Prof. Valdir

Windows Explorer. Prof. Valdir Do Inglês Explorador de Janelas, o é o programa para gerenciamento de discos, pastas e arquivos no ambiente Windows. É utilizado para a cópia, exclusão, organização e movimentação de arquivos além de criação,

Leia mais

01. (FCC MPE/PGJ-PE ANALISTA MINISTERIAL - 2006) No Windows XP Home Edition, em sua configuração padrão e original,

01. (FCC MPE/PGJ-PE ANALISTA MINISTERIAL - 2006) No Windows XP Home Edition, em sua configuração padrão e original, WINDOWS - FCC 01. (FCC MPE/PGJ-PE ANALISTA MINISTERIAL - 2006) No Windows XP Home Edition, em sua configuração padrão e original, A) a ativação do firewall do Windows é feita por intermédio do menu Arquivo

Leia mais

Iniciação à Informática

Iniciação à Informática Meu computador e Windows Explorer Justificativa Toda informação ou dado trabalhado no computador, quando armazenado em uma unidade de disco, transforma-se em um arquivo. Saber manipular os arquivos através

Leia mais

Oficial Escrevente 2013. Informática Questões Aula 2

Oficial Escrevente 2013. Informática Questões Aula 2 Oficial Escrevente 2013 Informática Questões Aula 2 17) MP-RS 2013 A figura abaixo mostra uma janela do Windows 7 resultante da abertura de uma pasta. Na figura, foram adicionadas indicações numéricas

Leia mais

CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA. Microsoft Windows XP

CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA. Microsoft Windows XP CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA Microsoft Windows XP William S. Rodrigues APRESENTAÇÃO WINDOWS XP PROFISSIONAL O Windows XP, desenvolvido pela Microsoft, é o Sistema Operacional mais conhecido e utilizado

Leia mais

Windows 7. Sistema Operacional

Windows 7. Sistema Operacional Windows 7 Sistema Operacional FCC - 2012 - TRE-SP - Técnico Judiciário O sistema operacional de um computador consiste em um a) conjunto de procedimentos programados, armazenados na CMOS, que é ativado

Leia mais

WINDOWS-XP PROF. FELIPE DENIS M. DE OLIVEIRA. E-mail: felipe@fcamaracascudo.com.br MSN: fdenis_natal@hotmail.com Página: www.novastecnologias.

WINDOWS-XP PROF. FELIPE DENIS M. DE OLIVEIRA. E-mail: felipe@fcamaracascudo.com.br MSN: fdenis_natal@hotmail.com Página: www.novastecnologias. WINDOWS-XP PROF. FELIPE DENIS M. DE OLIVEIRA E-mail: felipe@fcamaracascudo.com.br MSN: fdenis_natal@hotmail.com Página: www.novastecnologias.net 1 MS-Windows XP Sistema Operacional da Microsoft Com Interface

Leia mais

Windows Explorer. Gerenciador de arquivos, pastas e unidades.

Windows Explorer. Gerenciador de arquivos, pastas e unidades. Windows Explorer Windows Explorer Gerenciador de arquivos, pastas e unidades. Unidades, Pastas e Arquivos CESPE - 2008 - MC Acerca de conceitos do sistema operacional Windows XP/Vista, julgue os itens

Leia mais

Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos

Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos Neste capítulo nós iremos examinar as características da interface do gerenciador de arquivos Konqueror. Através dele realizaremos as principais operações com arquivos

Leia mais

O WINDOWS 98 é um sistema operacional gráfico, multitarefa, produzido pela Microsoft.

O WINDOWS 98 é um sistema operacional gráfico, multitarefa, produzido pela Microsoft. WINDOWS O WINDOWS 98 é um sistema operacional gráfico, multitarefa, produzido pela Microsoft. Área de Trabalho Ligada a máquina e concluída a etapa de inicialização, aparecerá uma tela, cujo plano de fundo

Leia mais

SAMUEL SEAP 01-04-2015 INFORMÁTICA. Rua Lúcio José Filho, 27 Parque Anchieta Tel: 3012-8339

SAMUEL SEAP 01-04-2015 INFORMÁTICA. Rua Lúcio José Filho, 27 Parque Anchieta Tel: 3012-8339 SEAP 01-04-2015 SAMUEL INFORMÁTICA Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional que trás uma melhor performance não apenas em recursos sistêmicos como também nos atrai pelo seu belo visual

Leia mais

Professor Jorge Alonso Módulo II Windows 7

Professor Jorge Alonso Módulo II Windows 7 Professor Jorge Alonso Módulo II Windows 7 Email: profjorgealonso@gmail.com / Jorge Alonso Ruas 1 Windows 7 Área de Trabalho / Desktop 2 Barra de Tarefas Botão Iniciar Botões de Inicialização Rápida Área

Leia mais

O computador organiza os programas, documentos, músicas, fotos, imagens em Pastas com nomes, tudo separado.

O computador organiza os programas, documentos, músicas, fotos, imagens em Pastas com nomes, tudo separado. 1 Área de trabalho O Windows XP é um software da Microsoft (programa principal que faz o Computador funcionar), classificado como Sistema Operacional. Abra o Bloco de Notas para digitar e participar da

Leia mais

Informática - Básico. Paulo Serrano GTTEC/CCUEC-Unicamp

Informática - Básico. Paulo Serrano GTTEC/CCUEC-Unicamp Informática - Básico Paulo Serrano GTTEC/CCUEC-Unicamp Índice Apresentação...06 Quais são as características do Windows?...07 Instalando o Windows...08 Aspectos Básicos...09 O que há na tela do Windows...10

Leia mais

Windows 7. 1.1. Barra de Tarefas 1.1.1. Botão Iniciar e Menu Iniciar Lista de Saltos: apresenta lista de arquivos recentemente acessados

Windows 7. 1.1. Barra de Tarefas 1.1.1. Botão Iniciar e Menu Iniciar Lista de Saltos: apresenta lista de arquivos recentemente acessados Windows 7 1. Área de Trabalho ou Desktop 1.1. Barra de Tarefas 1.1.1. Botão Iniciar e Menu Iniciar Lista de Saltos: apresenta lista de arquivos recentemente acessados Noções de Informática Henrique Sodré

Leia mais

Pastas São indicadas pelo ícone correspondente a uma pasta suspensa.

Pastas São indicadas pelo ícone correspondente a uma pasta suspensa. Janela do Windows Explorer Logo abaixo dos componentes que já conhecemos (barra de título, barra de menus e barra de ferramentas), existe uma divisão vertical, é a exibição de todas as pastas. Modos de

Leia mais

Introdução... 1. Instalação... 2

Introdução... 1. Instalação... 2 ONTE DO Introdução... 1 O que é IPP?... 1 Qual é a função de um software Samsung IPP?... 1 Instalação... 2 Requisitos do sistema... 2 Instalar o software Samsung IPP... 2 Desinstalar o software Samsung

Leia mais

Arquivos e Pastas. Instrutor Antonio F. de Oliveira. Núcleo de Computação Eletrônica Universidade Federal do Rio de Janeiro

Arquivos e Pastas. Instrutor Antonio F. de Oliveira. Núcleo de Computação Eletrônica Universidade Federal do Rio de Janeiro Arquivos e Pastas Duas visões do Windows Explorer A Hierarquia do Explorer Aparência das pastas Personalizando o Explorer Manipulação de Arquivos e pastas Uso de atalhos Visões do Windows Explorer Para

Leia mais

WINDOWS EXPLORER Pro r f. f. R o R be b rt r o t A n A d n r d a r de d

WINDOWS EXPLORER Pro r f. f. R o R be b rt r o t A n A d n r d a r de d WINDOWS EXPLORER Prof. Roberto Andrade Roteiro desta aula 1. OqueéoWindowsExplorer 2. Acionamento do Windows Explorer 3. Entendendo Unidades, Pastas e Arquivos 4. Ambiente gráfico(janela, Barras e Botões)

Leia mais

O computador. Sistema Operacional

O computador. Sistema Operacional O computador O computador é uma máquina desenvolvida para facilitar a vida do ser humano, principalmente nos trabalhos do dia-a-dia. É composto basicamente por duas partes o hardware e o software. Uma

Leia mais

13. Dentre os caracteres considerados como curinga, em nome de arquivos, utiliza-se (A) = (B) + (C)? (D) @ (E) ^

13. Dentre os caracteres considerados como curinga, em nome de arquivos, utiliza-se (A) = (B) + (C)? (D) @ (E) ^ 1 PRIMEIRA PARTE: Conceitos de organização de arquivos (pastas/diretórios), utilização do Windows Explorer: copiar, mover arquivos, criar diretórios. Tipos de arquivos. 01. Aplicações de multimídia em

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. DGTEC Diretoria Geral de Tecnologia da Informação. DERUS Departamento de Relacionamento com o Usuário

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. DGTEC Diretoria Geral de Tecnologia da Informação. DERUS Departamento de Relacionamento com o Usuário TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DGTEC Diretoria Geral de Tecnologia da Informação DERUS Departamento de Relacionamento com o Usuário MANUAL DO USUÁRIO Manutenção da Caixa de Correio do

Leia mais

O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais.

O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. MICROSOFT WINDOWS O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. Apresentaremos a seguir o Windows 7 (uma das versões do Windows)

Leia mais

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft.

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Introdução ao Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Visualmente o Windows 7 possui uma interface muito intuitiva, facilitando a experiência individual do

Leia mais

Atualização do seu computador com Windows 8 da Philco para o Windows 8.1

Atualização do seu computador com Windows 8 da Philco para o Windows 8.1 Atualização do seu computador com Windows 8 da Philco para o Windows 8.1 O Windows 8.1 foi concebido para ser uma atualização para o sistema operacional Windows 8. O processo de atualização mantém configurações

Leia mais

CADERNO DE QUESTÕES WINDOWS 8

CADERNO DE QUESTÕES WINDOWS 8 CADERNO DE QUESTÕES WINDOWS 8 1) No sistema operacional Microsoft Windows 8, uma forma rápida de acessar o botão liga/desliga é através do atalho: a) Windows + A. b) ALT + C. c) Windows + I. d) CTRL +

Leia mais

Mini-curso Informática Básica

Mini-curso Informática Básica Mini-curso Informática Básica Módulo II Sistema Operacional (Windows) Grupo PET-Computação (pet@dsc.ufcg.edu.br) DSC/CCT/UFCG Sumário 1. Introdução 2. Inicializando e Fechando o Windows 3. Usando o Mouse

Leia mais

Projeto solidário para o ensino de Informática Básica

Projeto solidário para o ensino de Informática Básica Projeto solidário para o ensino de Informática Básica Parte 2 Sistema Operacional MS-Windows XP Créditos de desenvolvimento deste material: Revisão: Prof. MSc. Wagner Siqueira Cavalcante Um Sistema Operacional

Leia mais

Migrando para o Outlook 2010

Migrando para o Outlook 2010 Neste guia Microsoft O Microsoft Outlook 2010 está com visual bem diferente, por isso, criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Leia-o para saber mais sobre as principais

Leia mais

WIN + D WIN + M SHIFT + WIN + M WIN + R WIN + E WIN + PAUSE BREAK

WIN + D WIN + M SHIFT + WIN + M WIN + R WIN + E WIN + PAUSE BREAK Windows em geral WIN = Abre o menu Iniciar. Use as setas para navegar nas opções, e dê ENTER para abrir um item. WIN + D = Mostrar área de trabalho. WIN + M = Minimizar tudo. SHIFT + WIN + M = Desminimizar

Leia mais

Manual do KNotes. Fabian Dal Santo Greg M. Holmes Revisão: Lauri Watts Tradução: Marcus Gama

Manual do KNotes. Fabian Dal Santo Greg M. Holmes Revisão: Lauri Watts Tradução: Marcus Gama Fabian Dal Santo Greg M. Holmes Revisão: Lauri Watts Tradução: Marcus Gama 2 Conteúdo 1 Introdução 5 2 Usando o KNotes 6 3 Configuração 9 3.1 Configurando as Opções Padrão do KNotes.......................

Leia mais

Procedimento para atualização do aplicativo KID Together

Procedimento para atualização do aplicativo KID Together Procedimento para atualização do aplicativo KID Together 1º PASSO: Abrir o painel de controle: Iniciar > Painel de Controle. Clique em "Exibir impressoras e dispositivos" na sessão Hardware e Sons Selecione

Leia mais

INTRODUÇÃO AO WINDOWS

INTRODUÇÃO AO WINDOWS INTRODUÇÃO AO WINDOWS Paulo José De Fazzio Júnior 1 Noções de Windows INICIANDO O WINDOWS...3 ÍCONES...4 BARRA DE TAREFAS...5 BOTÃO...5 ÁREA DE NOTIFICAÇÃO...5 BOTÃO INICIAR...6 INICIANDO PROGRAMAS...7

Leia mais

Windows. Introdução. Introdução Sistema Operacional. Introdução Sistema Operacional. Introdução Sistema Operacional. Introdução Sistema Operacional

Windows. Introdução. Introdução Sistema Operacional. Introdução Sistema Operacional. Introdução Sistema Operacional. Introdução Sistema Operacional Windows Prof. Leandro Tonietto Cursos de Informática Unisinos Março-2008 O que é Sistema operacional? O que é Windows? Interface gráfica: Comunicação entre usuário e computador de forma mais eficiente

Leia mais

UNIDADE III Sistemas Operacionais WINDOWS

UNIDADE III Sistemas Operacionais WINDOWS UNIDADE III Sistemas Operacionais WINDOWS Objetivo da unidade Objetivo Geral Apontar as noções básicas do Windows Praticar o aprendizado sobre o Sistema Operacional Objetivos Específicos Entender como

Leia mais

PROJETO DE ACESSIBILIDADE VIRTUAL DO IFRS Manual Rápido do NVDA. Sumário

PROJETO DE ACESSIBILIDADE VIRTUAL DO IFRS Manual Rápido do NVDA. Sumário PROJETO DE ACESSIBILIDADE VIRTUAL DO IFRS Manual Rápido do NVDA Sumário O que são leitores de Tela?... 1 O NVDA - Non Visual Desktop Access... 1 Procedimentos para Download e Instalação do NVDA... 2 Iniciando

Leia mais

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft.

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Introdução ao Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Visualmente o Windows 7 possui uma interface muito intuitiva, facilitando a experiência individual do

Leia mais

MANUAL DO NVDA Novembro de 2013

MANUAL DO NVDA Novembro de 2013 MANUAL DO NVDA Novembro de 2013 PROJETO DE ACESSIBILIDADE VIRTUAL Núcleo IFRS Manual do NVDA Sumário O que são leitores de Tela?... 3 O NVDA - Non Visual Desktop Access... 3 Procedimentos para Download

Leia mais

Gabarito - Windows 7-12/12/2014 AULA 01

Gabarito - Windows 7-12/12/2014 AULA 01 Gabarito - Windows 7-12/12/2014 AULA 01 1 1- O Windows Explorer é o navegador de arquivos do Windows. (Verdadeiro)2- O Windows é o navegador de arquivos do Windows Explorer. (Falso)3- O Windows Explorer

Leia mais

2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor.

2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. TJ-SP INFORMÁTICA CARLOS VIANA 2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. 1. ( VUNESP - 2011 - TJM-SP - Windows XP; ) Analise as afirmativas referentes ao MS-Windows

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA

SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA MANUAL BÁSICO PARA ACESSO EXTERNO I N D Í C E 1 - ACESSO AO SISTEMA 2 - NAVEGAÇÃO ENTRE MÓDULOS (Aplicações) 3 - MÓDULOS 4 - BARRA DE FERRAMENTAS / TECLAS DE FUNCÃO E NAVEGAÇÃO

Leia mais

INFORMÁTICA WORD. TELA DO WORD Nome do Arquivo que esta sendo editado: Botão Office Diversos Textos Barra de Títulos Nome do programa: Microsoft Word

INFORMÁTICA WORD. TELA DO WORD Nome do Arquivo que esta sendo editado: Botão Office Diversos Textos Barra de Títulos Nome do programa: Microsoft Word WORD INTRODUÇÃO O MS Word é um editor de textos cujos recursos facilitam a criação de documentos, memorandos, cartas comerciais ou pessoais, enfim, tudo aquilo que se relaciona a texto. Até mesmo páginas

Leia mais

Dicas para usar melhor o Word 2007

Dicas para usar melhor o Word 2007 Dicas para usar melhor o Word 2007 Quem está acostumado (ou não) a trabalhar com o Word, não costuma ter todo o tempo do mundo disponível para descobrir as funcionalidades de versões recentemente lançadas.

Leia mais

Utilizando o correio eletrônico da UFJF com Thunderbird e IMAP

Utilizando o correio eletrônico da UFJF com Thunderbird e IMAP Utilizando o correio eletrônico da UFJF com Thunderbird e IMAP O cliente de e-mail web utilizado pela UFJF é um projeto OpenSource que não é desenvolvido pela universidade. Por isso, pode ocorrer que alguns

Leia mais

Mozart de Melo Alves Júnior

Mozart de Melo Alves Júnior Mozart de Melo Alves Júnior WORD 2000 INTRODUÇÃO: O Word é um processador de texto com recursos de acentuação, formatação de parágrafo, estilo de letras diferentes, criação de tabelas, corretor ortográfico,

Leia mais

Digitalização. Copiadora e Impressora WorkCentre C2424

Digitalização. Copiadora e Impressora WorkCentre C2424 Digitalização Este capítulo inclui: Digitalização básica na página 4-2 Instalando o driver de digitalização na página 4-4 Ajustando as opções de digitalização na página 4-5 Recuperando imagens na página

Leia mais

Questões MS-Windows Prof. Roberto Takiya roberto.ct@outlook.com

Questões MS-Windows Prof. Roberto Takiya roberto.ct@outlook.com Questões MS-Windows Prof. Roberto Takiya roberto.ct@outlook.com 01) Observe a barra de tarefas do MS-Windows 7, na sua configuração padrão, que mostra vários ícones de programas que estão sendo executados

Leia mais

Professor: Venicio Paulo Mourão Saldanha E-mail: veniciopaulo@gmail.com Site: www.veniciopaulo.com

Professor: Venicio Paulo Mourão Saldanha E-mail: veniciopaulo@gmail.com Site: www.veniciopaulo.com Professor: Venicio Paulo Mourão Saldanha E-mail: veniciopaulo@gmail.com Site: www.veniciopaulo.com Formação: Graduando em Analises e Desenvolvimento de Sistemas (8º Período) Pregoeiro / Bolsa de Valores

Leia mais

1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes

1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes 1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes Janelas são estruturas do software que guardam todo o conteúdo exibido de um programa, cada vez que um aplicativo é solicitado à janela do sistema

Leia mais

QUESTÕES SOBRE WINDOWS 7

QUESTÕES SOBRE WINDOWS 7 Informática Windows 7 QUESTÕES SOBRE WINDOWS 7 1) Considerando a figura exibida acima, ao repousar o ponteiro do mouse sobre o ícone doword, aparecerão três miniaturas, representando arquivos desse programa

Leia mais

DICAS PARA SE APERFEIÇOAR NO WINDOWS 7

DICAS PARA SE APERFEIÇOAR NO WINDOWS 7 DICAS PARA SE APERFEIÇOAR NO WINDOWS 7 1. MOVIMENTAÇÃO ENTRE PASTAS Todo o funcionamento do Windows Explorer gira em torno da sua capacidade de transitar entre as pastas salvas no disco de armazenamento.

Leia mais

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal Word 1 - Introdução O Word para Windows ou NT, é um processador de textos cuja finalidade é a de nos ajudar a trabalhar de maneira mais eficiente tanto na elaboração de documentos simples, quanto naqueles

Leia mais

10.3.1.4 Lab - Backup e Recuperação de Dados no Windows 7

10.3.1.4 Lab - Backup e Recuperação de Dados no Windows 7 5.0 10.3.1.4 Lab - Backup e Recuperação de Dados no Windows 7 Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você vai fazer o backup de dados. Também irá executar a recuperação dos

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ. Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM. Manual

UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ. Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM. Manual UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM Manual DIRETORIA DE GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DIRGTI 2015 Sumário 1. Introdução... 3 2. Acessando o serviço...

Leia mais

8/9/2010 WINDOWS. Breve Histórico. Profa. Leda G. F. Bueno. Seu desenvolvimento iniciou-se em 1981

8/9/2010 WINDOWS. Breve Histórico. Profa. Leda G. F. Bueno. Seu desenvolvimento iniciou-se em 1981 Conceitos Básicos e Gerenciamento de Arquivos WINDOWS EXPLORER Profa. Leda G. F. Bueno WINDOWS Sistema operacional criado pela Microsoft Corporation Característica Principal características o uso de janelas

Leia mais

Conhecendo o Sistema Operacional

Conhecendo o Sistema Operacional Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação NTM Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal Projeto de Informática Aplicada à Educação de Volta Redonda - VRlivre Conhecendo o Sistema Operacional

Leia mais

Windows 7. Sistema Operacional

Windows 7. Sistema Operacional Windows 7 Sistema Operacional Um sistema operacional é um software de gerenciamento formado por um conjunto de programas cuja função é gerenciar os recursos do sistema computacional, fornecendo uma interface

Leia mais

# Windows XP. Teclas de atalhos gerais:

# Windows XP. Teclas de atalhos gerais: Curso Conexão Disciplina: Noções de Informática Material III: Lista de s do Windows (XP, Vista e 7) Professor: Leonardo P. Mezzomo Email: leomezzomo@hotmail.com Site: leomezzomo.xpg.com.br Tucuruí Pará

Leia mais

parte I Apostila Esquematizada de Informática Sumário Navegadores e Mecanismos de Pesquisas na web Unidade 1 Navegadores (browser)

parte I Apostila Esquematizada de Informática Sumário Navegadores e Mecanismos de Pesquisas na web Unidade 1 Navegadores (browser) Apostila Esquematizada de Informática parte I Navegadores e Mecanismos de Pesquisas na web Sumário Unidade 1 Navegadores (browser) Unidade 2 Internet Explorer Explorando a interface e suas funções Unidade

Leia mais

Curso: Operador de Computador - PRONATEC. Prof.: Roberto Franciscatto. S.O. Windows Seven Gerenciamento Básico

Curso: Operador de Computador - PRONATEC. Prof.: Roberto Franciscatto. S.O. Windows Seven Gerenciamento Básico Sistemas Operacionais Curso: Operador de Computador - PRONATEC Prof.: Roberto Franciscatto S.O. Windows Seven Gerenciamento Básico Introdução Quem é este que vos fala? O por que desta disciplina no curso?

Leia mais

DESKTOP TERMINAIS HÍBRIDOS

DESKTOP TERMINAIS HÍBRIDOS I. DADOS DO EQUIPAMENTO Nome do Equipamento Modelo Fabricante Nº RIT Desktop TERMINAIS HÍBRIDOS HP 1ª a 4ª Gerações Itautec 1ª a 4ª Gerações HP / ITAUTEC RIT169 Responsável pela elaboração Data da elaboração

Leia mais

SIMULADO Windows 7 Parte IV

SIMULADO Windows 7 Parte IV SIMULADO Windows 7 Parte IV 1. Para acessar mais rapidamente arquivos ou pastas pode-se utilizar, no desktop do Windows, ícones de atalho identificados: a) Com o formato de uma pasta aberta b) Com o desenho

Leia mais

Informática Aplicada

Informática Aplicada Informática Aplicada SO Windows Aula 3 Prof. Walteno Martins Parreira Jr www.waltenomartins.com.br waltenomartins@yahoo.com 2014 APRESENTAÇÃO Todo computador precisa de um sistema operacional. O Windows

Leia mais

UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico

UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Ambiente Gráfico Configurações Acessórios O Sistema Operativo (SO) é o conjunto de programas fundamentais que permitem que o computador funcione e que comunique com o exterior. Actualmente o Windows é

Leia mais

10.3.1.5Lab - Backup e Restauração de Dados no Windows Vista

10.3.1.5Lab - Backup e Restauração de Dados no Windows Vista 5.0 10.3.1.5Lab - Backup e Restauração de Dados no Windows Vista Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você vai fazer o backup de dados. Também irá executar a recuperação dos

Leia mais

Instalação - SGFLeite 1

Instalação - SGFLeite 1 Instalação SGFLeite Sistema Gerenciador de Fazenda de Leite Instalação - SGFLeite 1 Resumo dos Passos para instalação do Sistema Este documento tem como objetivo auxiliar o usuário na instalação do Sistema

Leia mais

ÁREA DE TRABALHO. Área de Trabalho ou Desktop Na Área de trabalho encontramos os seguintes itens: Atalhos Barra de tarefas Botão iniciar

ÁREA DE TRABALHO. Área de Trabalho ou Desktop Na Área de trabalho encontramos os seguintes itens: Atalhos Barra de tarefas Botão iniciar WINDOWS XP Wagner de Oliveira ENTRANDO NO SISTEMA Quando um computador em que trabalham vários utilizadores é ligado, é necessário fazer login, mediante a escolha do nome de utilizador e a introdução da

Leia mais

CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA AULA 2 O AMBIENTE WINDOWS

CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA AULA 2 O AMBIENTE WINDOWS CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA AULA 2 O AMBIENTE WINDOWS Relembrando... Gabinete Ligando o computador São três passos básicos O ambiente Windows O Windows é um tipo de software chamado sistema operacional

Leia mais

MODEM USB LTE. Manual do Usuário

MODEM USB LTE. Manual do Usuário MODEM USB LTE Manual do Usuário 2 Conteúdo Manual do Usuário... 1 1 Introdução... 3 2 Descrição da Interface do Cliente... 4 3 Conexão... 7 4 SMS... 10 5 Contatos... 14 6 Estatística... 18 7 Configurações...

Leia mais

PROCEDIMENTO PARA INSTALAR REDE ETHERNET EM CNC s FAGOR.

PROCEDIMENTO PARA INSTALAR REDE ETHERNET EM CNC s FAGOR. PROCEDIMENTO PARA INSTALAR REDE ETHERNET EM CNC s FAGOR. INDICE 1 Verificar a compatibilidade dos sistemas de hardware e software 1.1 Opcionais de Hardware 1.2 Opcionais de Software 2 Parametrização do

Leia mais

Ambiente de trabalho. Configurações. Acessórios

Ambiente de trabalho. Configurações. Acessórios Ambiente de trabalho Configurações Acessórios O Sistema Operativo (SO) é o conjunto de programas fundamentais que permitem que o computador funcione e comunique com o exterior. Actualmente, o Windows é

Leia mais

Noções de Informática TRT -RS

Noções de Informática TRT -RS Analista Judiciário 26. Um usuário do Windows 7 Professional em português clicou, a partir do Painel de Controle, nas seguintes opções: Rede e Internet; Exibir o status e as tarefas da rede; Conexão Local;

Leia mais

TURMA RESOLUÇÃO DE QUESTÕES - TRT

TURMA RESOLUÇÃO DE QUESTÕES - TRT 1. Sistema Operacional Windows XP Dica: Atenção alunos, a maioria das questões sobre sistema operacional Windows XP em provas do CESPE são feitas sobre as seguintes opções: a) Cliques com o botão direito

Leia mais

GUIA MUDANÇA E FORMATAÇÃO DE SERVIDOR - MILLENNIUM

GUIA MUDANÇA E FORMATAÇÃO DE SERVIDOR - MILLENNIUM GUIA MUDANÇA E FORMATAÇÃO DE SERVIDOR - MILLENNIUM ÍNDICE ITEM Página 1. Objetivo... 3 2. Requisitos... 3 3. Diretório do Millennium... 3 4. Procedimento para Transferência de Servidor... 3 4.1 Compartilhamento

Leia mais

LEITORES DE TELA Orientações Básicas Jaws NVDA Virtual Vision - Orca

LEITORES DE TELA Orientações Básicas Jaws NVDA Virtual Vision - Orca NAPNE RENAPI LEITORES DE TELA Orientações Básicas Jaws NVDA Virtual Vision - Orca Por Celio Marcol Dal Pizzol e Josiane Pagani Agosto de 2009 Sumário LEITORES DE TELA - ORIENTAÇÕES BÁSICAS... 3 Orientações

Leia mais

Informática para Concursos

Informática para Concursos Informática para Concursos.:Logon - registro do usuário no sistema. O contrário de Logon é Logoff (refere-se à saída do usuário). Logon do Windows XP utilizando a tela de..: Área de Trabalho ou Desktop

Leia mais

APOSTILA WORD BÁSICO

APOSTILA WORD BÁSICO APOSTILA WORD BÁSICO Apresentação O WORD é um editor de textos, que pertence ao Pacote Office da Microsoft. Suas principais características são: criação de textos, cartas, memorandos, documentos, mala

Leia mais

Instruções de uso do TABNET. Linha, Coluna e Conteúdo

Instruções de uso do TABNET. Linha, Coluna e Conteúdo O Tabnet, aplicativo desenvolvido pelo Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), permite ao usuário fazer tabulações de bases de dados on-line e foi gentilmente cedido para disponibilização

Leia mais

Curso: Operador de Computador - PRONATEC. Prof.: Roberto Franciscatto. S.O. Windows Seven Gerenciamento Básico

Curso: Operador de Computador - PRONATEC. Prof.: Roberto Franciscatto. S.O. Windows Seven Gerenciamento Básico Sistemas Operacionais Curso: Operador de Computador - PRONATEC Prof.: Roberto Franciscatto S.O. Windows Seven Gerenciamento Básico Introdução Quem é este que vos fala? O por que desta disciplina no curso?

Leia mais

CONHECENDO A ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS 7

CONHECENDO A ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS 7 CONHECENDO A ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS 7 A Área de trabalho é a principal área exibida na tela quando se liga o computador e faz logon no Windows. É onde se exibe tudo o que é aberto (programas, pastas,

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Word 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Leia mais

Informática básica Telecentro/Infocentro Acessa-SP

Informática básica Telecentro/Infocentro Acessa-SP Informática básica Telecentro/Infocentro Acessa-SP Aula de hoje: Verificando data e hora, desligando o computador, janelas, copiar colar, excluindo um arquivo. Prof: Lucas Aureo Guidastre Verificando data

Leia mais

B) O Windows Update e o Microsoft Update são ferramentas que facilitam a tarefa de manter o sistema atualizado. Officce

B) O Windows Update e o Microsoft Update são ferramentas que facilitam a tarefa de manter o sistema atualizado. Officce 2. (IGP-SC, GPG Concursos - Perito Criminal - Informática - 2008) Em qualquer sistema operacional é importante a instalação das últimas atualizações de segurança para proteção do sistema. Com relação a

Leia mais

Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó Sistema Operacional

Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó Sistema Operacional Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó Sistema Operacional Elaboração: Prof. Éverton Loreto everton@uffs.edu.br 2010 Objetivo Conhecer as características e recursos do Sistema Operacional

Leia mais

Introdução à Informática Professor: Juliano Dornelles

Introdução à Informática Professor: Juliano Dornelles Pra que serve o computador? O computador é uma extensão dos sentidos humanos. Pode ser utilizado no trabalho, nos estudos e no entretenimento. Com finalidades de interação, comunicação, construção de conteúdo,

Leia mais

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft O OneDrive é um serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft que oferece a opção de guardar até 7 GB de arquivos grátis na rede. Ou seja, o usuário pode

Leia mais

INFORMÁTICA QUESTÕES DO WORD

INFORMÁTICA QUESTÕES DO WORD INFORMÁTICA QUESTÕES DO WORD Prof. Filipe Melo 1) Considerando o MS Word 2007, assinale a opção que descreve CORRETAMENTE uma função da ferramenta Pincel a) Localizar uma cadeia de caracteres no documento

Leia mais

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSOR II INFORMÁTICA

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSOR II INFORMÁTICA 17 PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSOR II INFORMÁTICA QUESTÃO 21 Analise as seguintes afirmativas sobre as ferramentas disponíveis no Painel de Controle do Microsoft Windows XP Professional, versão

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Manual de Utilização Índice 1 Introdução...2 2 Acesso ao Sistema...3 3 Funcionamento Básico do Sistema...3 4 Tela Principal...4 4.1 Menu Atendimento...4 4.2 Menu Cadastros...5 4.2.1 Cadastro de Médicos...5

Leia mais

INDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. CONFIGURAÇÃO MÍNIMA... 4 3. INSTALAÇÃO... 4 4. INTERLIGAÇÃO DO SISTEMA... 5 5. ALGUNS RECURSOS... 6 6. SERVIDOR BAM...

INDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. CONFIGURAÇÃO MÍNIMA... 4 3. INSTALAÇÃO... 4 4. INTERLIGAÇÃO DO SISTEMA... 5 5. ALGUNS RECURSOS... 6 6. SERVIDOR BAM... 1 de 30 INDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. CONFIGURAÇÃO MÍNIMA... 4 3. INSTALAÇÃO... 4 3.1. ONDE SE DEVE INSTALAR O SERVIDOR BAM?... 4 3.2. ONDE SE DEVE INSTALAR O PROGRAMADOR REMOTO BAM?... 4 3.3. COMO FAZER

Leia mais

AULA 3 FERRAMENTAS E APLICATIVOS DE NAVEGAÇÃO, DE CORREIO ELETRÔNICO, DE GRUPOS DE DISCUSSÃO, DE BUSCA E PESQUISA (PARTE II)

AULA 3 FERRAMENTAS E APLICATIVOS DE NAVEGAÇÃO, DE CORREIO ELETRÔNICO, DE GRUPOS DE DISCUSSÃO, DE BUSCA E PESQUISA (PARTE II) AULA 3 FERRAMENTAS E APLICATIVOS DE NAVEGAÇÃO, DE CORREIO ELETRÔNICO, DE GRUPOS DE DISCUSSÃO, DE BUSCA E PESQUISA (PARTE II) A seguir vamos ao estudo das ferramentas e aplicativos para utilização do correio

Leia mais