REGIMENTO ESCOLAR DO COLÉGIO POLILOGOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "REGIMENTO ESCOLAR DO COLÉGIO POLILOGOS"

Transcrição

1 REGIMENTO ESCOLAR DO COLÉGIO POLILOGOS CAPÍTULO IV Do Sistema de Avaliação DA AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO ESCOLAR Artigo 45 - A avaliação do aproveitamento será feita segundo critérios que visem a assegurar objetividade na verificação do rendimento do trabalho escolar e nela preponderarão os aspectos qualitativos sobre os quantitativos. Artigo 46 Para os alunos do Ensino Fundamental e Médio o ano letivo será dividido em 3 (três) períodos (três trimestres) e, ao término de cada um, apurar-se-á o aproveitamento do aluno pelo sistema de avaliação previsto neste Regimento, atribuindo-se uma nota (média trimestral) a cada componente curricular. I. 1º trimestre - fevereiro, março e abril II. 2º trimestre - maio, junho, julho (se necessário para compor os 200 dias letivos) e agosto III. 3º trimestre - setembro, outubro, novembro e dezembro (se necessário para compor os 200 dias letivos) 1º As notas de aproveitamento serão atribuídas, ao término de cada trimestre, com base na avaliação contínua e cumulativa dos conteúdos, por provas, arguições, pesquisas, trabalhos práticos ou quaisquer outras formas, que serão, anualmente, discriminadas no Plano Escolar, com seus valores e eventuais ponderações. 2º - O colégio poderá adotar avaliação do aproveitamento escolar através de prova unificada contemplando conteúdo dos vários componentes curriculares. 3º - Será atribuída nota zero ao aluno surpreendido utilizando-se de meios fraudulentos durante os procedimentos de avaliação. Se, em qualquer tempo, for comprovada fraude na avaliação, a mesma será anulada, com atribuição de nota zero. 4º - Será considerada falta grave o aluno fazer prova por outro. Além da atribuição da nota zero à referida prova, os alunos envolvidos sofrerão as sanções disciplinares correspondentes à gravidade do ocorrido. 5º - As notas trimestrais de todos os componentes curriculares e o resultado final serão comunicados aos pais ou responsáveis através do boletim. Artigo 47 - As notas das diferentes formas de avaliação, assim como as médias dos períodos trimestrais e a final, serão graduadas de zero a dez, escalonadas em décimos.

2 Parágrafo Único na extração de todas as médias, trimestrais ou anuais, não haverá arredondamento, sendo considerada até a casa dos décimos, em que a 1ª casa decimal será forçada para mais quando a 2ª for igual ou superior a cinco. Artigo 48 - As provas, quando unificadas, terão a duração de 90 ( noventa ) minutos a contar da apresentação das questões aos alunos, podendo o tempo ser dilatado o quanto necessário para sua realização, a juízo do professor e do Coordenador Pedagógico. Artigo 49 - Ao aluno que não comparecer às avaliações Intermediárias e/ou Trimestrais marcadas pelo colégio ou pelos professores, será atribuída nota zero, salvo justificação idônea, a seu critério, concedendo-se ao aluno direito a prova substitutiva. (...) 1º - A prova substitutiva de que trata este artigo deverá ser requerida na Secretaria do Colégio, com fundamentação das razões do pedido, num prazo máximo de 48 horas após a realização da prova a que o aluno não tiver comparecido. I. luto em família; II. patologia, comprovada por atestado médico; III. falta de uniforme; IV. atraso na 1ª aula ou 4º atraso no trimestre; V. regularização de documentação de estrangeiro; VI. obrigações militares, com comprovação autenticada das autoridades competentes. 2º - Aos faltosos, sem uma das razões acima indicadas, será atribuída nota zero. Se, em qualquer tempo, for verificada fraude no motivo alegado para requerer a prova substitutiva, a respectiva prova será anulada, com atribuição de nota zero, sem prejuízo de penas disciplinares cabíveis ao aluno. Artigo 51 - Para se obter a média anual será utilizado o seguinte cálculo: nota do primeiro trimestre, somada à nota do segundo trimestre, somada à nota do terceiro trimestre e esta soma será dividida por três. DA RECUPERAÇÃO I. RECUPERAÇÃO TRIMESTRAL Artigo 52 - Aos alunos do Ensino Fundamental e Médio que demonstrarem rendimento escolar insuficiente no decorrer do ano letivo, serão oferecidas atividades especialmente programadas ao final de cada trimestre, em período diverso àquele das aulas normais, de forma a assegurar oportunidades de recuperação. 1º as atividades serão oferecidas no período imediatamente posterior somente no 1º e 2º trimestres.

3 2º caso o aluno não seja aprovado ao final do 3º trimestre, deverá participar do processo de recuperação anual final, em dezembro, freqüentando aulas e submetendo-se à prova de recuperação anual final. Artigo 53 - O aluno que obtiver nota no 1º e 2º trimestre abaixo de 5,0 (cinco inteiros) terá direito ao processo de recuperação trimestral, devendo esse processo de melhoria se expressar nos resultados do trimestre seguinte, tendo repercussão nos do trimestre anterior. Ou seja: I. Média do primeiro trimestre somada à média do segundo trimestre dividida por dois, resultará a média do primeiro trimestre: se o resultado da média aritmética for inferior à média do trimestre, esta prevalecerá. II. Média do segundo trimestre somada à média do terceiro trimestre dividida por dois, resultará à média do segundo trimestre: se o resultado da média aritmética for inferior à média do trimestre, esta prevalecerá. 1º no 3º trimestre será considerada apenas a média do respectivo trimestre; 2º após o 3º trimestre será calculada a média anual e o aluno que não obtiver 5,0 (cinco inteiros) de média anual, será convocado para a 1ª Recuperação Final (dezembro). II. RECUPERAÇÃO ANUAL FINAL DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO Artigo 54 - O aluno do Ensino Fundamental e Médio que obtiver média anual inferior a 5,0 (cinco inteiros) até 2,5 (dois inteiros e cinco décimos) será submetido a processo de recuperação anual final após o término do 3º trimestre, desde que tenha a freqüência mínima 75% das aulas dadas por componente curricular. I. 1ª Recuperação final em dezembro II. 2ª Recuperação final em janeiro Parágrafo Único - Os alunos que obtiverem média anual inferior a 2,5 (dois inteiros e cinco décimos) em um ou mais componentes curriculares, serão reavaliados pelo Conselho de Classe para verificação da conveniência pedagógica de encaminhamento para estudos de Recuperação Anual Final. Artigo 55 - Para os estudos de 1ª Recuperação Anual Final (dezembro), após calcular a média anual, será convocado nos seguintes critérios: I. o aluno do Ensino Fundamental e Médio com média anual inferior a 5,0 (cinco inteiros) até 2,5 (dois inteiros e cinco décimos); II. o aluno que obteve média trimestral (1º, 2º ou 3º) inferior a 5,0 (cinco inteiros), independentemente do total de pontos;

4 III. o aluno do Ensino Fundamental e Médio encaminhado por deliberação do Conselho de Classe, mesmo não tendo alcançado média anual mínima de 2,5 (dois inteiros e cinco décimos) em um ou mais componentes curriculares. IV. o aluno de 1º ano do Ensino Fundamental após análise dos relatórios trimestrais comprovando necessidade de reforço em componentes curriculares. Artigo 56 - O processo de 1ª Recuperação Anual Final (dezembro) compreende aulas e provas, com frequência mínima obrigatória de 75% por componente curricular. Parágrafo Único - O aluno que não comparecer ao processo de 1ª Recuperação Final (dezembro) ou comparecendo não o concluir por não cumprir o mínimo de 75% de freqüência por componente curricular, ficará automaticamente para a 2ª Recuperação Anual Final (janeiro) no(s) componente(s) curricular(es) objeto(s) da ausência, desde que atenda ao critério de quantidade de componentes curriculares conforme Art. 60 deste Regimento; Artigo 57 - Após os estudos de 1ª Recuperação Anual Final (dezembro) será utilizado o seguinte cálculo: média anual somada à nota da 1ª Recuperação Anual Final (dezembro) e esta soma dividida por dois. Artigo 58 - O aluno que obtiver média final inferior a 5,0 (cinco inteiros) após estudos de 1ª Recuperação Anual Final (dezembro) e não tiver parecer favorável à aprovação pelo Conselho de Classe, terá direito à 2ª Recuperação Anual Final realizada em janeiro, de acordo com o seguinte critério: I. Ensino Fundamental I (4º e 5º ano) no máximo de 02 (dois) componentes curriculares, a saber Língua Portuguesa e Matemática; II. Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) no máximo de 03 (três) componentes curriculares; III. Ensino Médio - no máximo de 04 (quatro) componentes curriculares. Artigo 59 - Após a realização das provas de 2ª Recuperação Anual Final (janeiro) será utilizado o seguinte cálculo: média anual somada à nota da 2ª Recuperação Anual Final (janeiro) e esta soma dividida por dois. 1º - neste cálculo será descartada a nota da 1ª recuperação Anual Final (dezembro) 2º - ficará retido o aluno que não comparecer à(s) prova(s) de 2ª Recuperação Anual Final (janeiro). DA PROGRESSÃO PARCIAL Art. 61- Será admitida a Progressão Parcial em regime de dependência para o aluno matriculado no Ensino Fundamental e Ensino Médio que após ter sido submetido ao processo de recuperação final não tenha sido aprovado em um ou mais componentes curriculares.

5 a) Entende-se por regime de dependência a faculdade de poder o aluno frequentar o(s) componente (s) curricular (es) em que ficou reprovado, simultaneamente com a série imediatamente seguinte, para a qual será regularmente promovido. b) Será permitida a dependência em até 2 (dois) componentes curriculares do 7º e/ou 8º ano do Ensino Fundamental e 3 (três) do 1º e 2º anos do Ensino Médio: c) A forma do cumprimento do(s) componente(s) curricular(es) se dará através de plano de estudos ou aula em período contrário ao do curso regular e verificação da aprendizagem elaborada pelo professor do(s) componente(s) curricular(es), com pelo menos dois instrumentos de avaliação, sendo a média requerida para a promoção igual ou superior a 5,0 (cinco). d) Quando o número de dependências ultrapassar o limite estabelecido no item "b", o aluno obrigatoriamente repetirá a série que cursa, permanecendo a exigência do cumprimento da dependência existente. e) O aluno retido em um ou mais componentes curriculares cursados em regime de dependência e promovido na série cursada simultaneamente, poderá cursar esses componentes na série seguinte, devendo obter aprovação, no máximo, até o final do último ano do curso. f) Na hipótese de reprovação nos componentes curriculares em dependência, concomitantemente com a reprovação em disciplina da série em curso, obriga-se o aluno à repetência da série e da dependência. g) A hipótese de aprovação na dependência de um componente curricular da série anterior, concomitantemente com a reprovação em apenas um componente curricular da série em curso, habilita o aluno à matrícula na série subsequente do Ensino Fundamental e Ensino Médio, com dependência no(s) componente(s) curricular(es) da série cursada. h) É vedada a emissão de certificado de conclusão do Ensino Fundamental e Ensino Médio ao aluno que, tendo cursado disciplina (s) em regime de dependência, nela (s) não tenha logrado aprovação. Art Para atendimento aos alunos matriculados em regime de dependência, serão observados os seguintes procedimentos: I. propor os conteúdos que integrarão o plano de estudos ou a aula semanal com duração de 45 minutos, de conformidade com o programa por componente curricular. II. estabelecer uma divisão dos conteúdos com os respectivos períodos de execução. III. elencar as atividades a serem desenvolvidas pelo aluno, em cada período. IV. estabelecer uma metodologia de estudo adequada à natureza do componente curricular a ser cursado. V. fixar um cronograma trimestral de acompanhamento das atividades e de verificação da aprendizagem.

6 DA PROMOÇÃO E RETENÇÃO CAPÍTULO V Artigo 63 - Será considerado promovido automaticamente para o próximo período letivo, o aluno que obtiver média anual igual ou superior a 5,0 (cinco inteiros) e freqüência às aulas igual ou superior a 75%. Artigo 64 - O aluno será considerado retido se não obtiver média final 5,0 (cinco inteiros) por componente curricular e o mínimo de 75% de freqüência após estudos de 1ª Recuperação Anual Final (dezembro) ou 2ª Recuperação Anual Final (janeiro) e apreciação final do Conselho de Classe conforme o exposto no Art. 30 deste Regimento. (...) 2º Os alunos de 1º ano do Ensino Fundamental com 75% de freqüência serão retidos se, após análise dos relatórios trimestrais e participação na Recuperação Final (dezembro), não comprovarem aptidão para prosseguir seus estudos. Artigo 65 - A promoção nos componentes curriculares tratados como atividades decorrerá apenas da apuração da assiduidade. Artigo 66 - O aluno com freqüência insuficiente durante o trimestre letivo será submetido a atividades de compensação de ausências no trimestre subsequente, desde que não coincidente com o horário de permanência obrigatória do mesmo na Escola. 1º - as atividades não realizadas sujeitarão o aluno a submeter-se ao processo de 1ª Recuperação Anual Final (dezembro), mesmo tendo média anual final mínima 5,0 (cinco inteiros) ao final dos 3 trimestres, devendo seguir as mesmas regras adotadas para os demais alunos em relação à recuperação Anual Final. 2º - o aluno com excesso de faltas no 3º trimestre ficará automaticamente para a 1ª Recuperação Anual Final (dezembro) no respectivo componente curricular, independentemente de ter obtido a média anual mínima 5,0 (cinco inteiros) DO ESCLARECIMENTO, RECURSO OU RECONSIDERAÇÃO (Deliberação CEE 11/96) Artigo 67 - Qualquer esclarecimento a respeito dos resultados finais poderá ser feito até cinco dias subsequentes, após a ciência do resultado final. 1º - O pedido de esclarecimento, reconsideração e recurso deverá ser feito pelo pai ou responsável, mediante requerimento dirigido ao Diretor do Colégio.

7 2º - Os pedidos serão examinados pelo Conselho de Classe, que se manifestará pela promoção ou pela retenção do aluno, por meio de parecer conclusivo. 3º - O Diretor do Colégio poderá acolher ou não o parecer conclusivo elaborado pelo Conselho de Classe, encaminhando sua decisão à ciência do interessado. DESTAQUES DA DELIBERAÇÃO CEE 11/96 Artigo 5º - Em caso de pedido de reconsideração, o Diretor da Escola decidirá sobre o mesmo, ouvido o órgão colegiado que tenha regimentalmente essa atribuição ou, na falta deste, colegiado nomeado "ad hoc" pela direção, constituído por todos os professores do aluno e integrantes da equipe pedagógica. 2º - O pedido de reconsideração, dirigido ao Diretor da Escola, deverá ser interposto até o 5o dia subsequente à data de afixação ou ciência inequívoca prevista no 1º do artigo 1o. 3º - Não havendo na Escola procedimentos que garantam ao aluno o cumprimento do prazo previsto no parágrafo anterior, o pedido de reconsideração poderá ser entregue até o 5o. dia do mês em que se inicia o período letivo subsequente. 4º - A comunicação da decisão sobre o pedido de reconsideração, ao aluno ou ao seu responsável, deverá ser feita até o 10o. dia subseqüente à interposição do pedido, mediante termo de ciência assinado pelo responsável. 5º - Na impossibilidade de reunião, por força de recesso escolar ou férias, no final do período letivo, do colegiado referido no "caput" deste artigo, o mesmo deverá reunir-se até o 8o. dia do ano letivo subsequente. Artigo 6º - Da decisão da direção da Escola caberá recurso do aluno ou, do seu responsável legal, dirigido ao Delegado de Ensino, mediante petição escrita e fundamentada que será protocolada na Escola. 1º - O expediente deverá ser instruído com cópia do processo de que trata do pedido de reconsideração, contendo os fundamentos da decisão adotada pelo colegiado competente, à vista dos documentos referidos no artigo 1º e parágrafos. 2º - O expediente será ainda instruído com relatório elaborado pelo supervisor de ensino da Escola. 3º - O recurso ao Delegado de Ensino deverá ser protocolado na Escola até o 5o dia subsequente ao conhecimento inequívoco pelo interessado da decisão do Diretor da Escola. 4º - O expediente, instruído nos termos dos parágrafos 1o. e 2o. deste artigo, deverá ser encaminhado pela Escola à Delegacia de Ensino, até o 5o dia subsequente ao protocolo do recurso. TÍTULO IV DOS DIREITOS E DEVERES DOS PARTICIPANTES DO PROCESSO EDUCATIVO

8 CAPÍTULO III Do Corpo Discente Artigo 88 - É assegurado ao aluno: I. o respeito à sua pessoa, independentemente de convicção religiosa, política ou filosófica, classe social e raça; II. o direito a quaisquer solicitações à Direção, aos serviços Técnico-Pedagógicos, aos Professores, relativas ao bom andamento do trabalho escolar. Artigo 89 - São deveres do aluno: I. respeitar as autoridades escolares, professores e funcionários; II. participar de todas as atividades educativas; III. manter atitude correta na comunidade educativa; IV. zelar pela conservação e limpeza da escola, mobiliário, equipamentos e materiais escolares; V. cumprir as normas e orientações pertinentes às atividades em que estiverem engajados; VI. cumprir o disposto neste Regimento. Artigo 90 - É vedado ao aluno: I. promover, sem autorização explícita da Direção, qualquer tipo de campanha ou atividade cultural, religiosa ou comercial; II. impedir os colegas de participarem das atividades educativas ou incitá-los à ausência das mesmas; III. utilizar ou portar material potencialmente perturbador da ordem, segurança e dos trabalhos escolares. CAPÍTULO IV Das Penalidades Artigo 91 - Ao pessoal da Escola, pela inobservância aos termos deste Regimento e demais legislações supervenientes, serão aplicadas, pelo Diretor, as sanções previstas na CLT, assegurado o direito de defesa e recurso às autoridades competentes, na forma da lei. Artigo 92 - Pela inobservância ao disposto neste Regimento, os alunos estarão sujeitos às penalidades de: a) advertência verbal; b) repreensão escrita; c) suspensão de até 3 dias; d) transferência compulsória. Artigo 93 - A aplicação das sanções caberá à Direção da Escola, assegurada ampla defesa às partes envolvidas, respeitando o disposto na legislação pertinente.

9

Deliberação CEE 155/17

Deliberação CEE 155/17 Deliberação CEE 155/17 TÍTULO III Do Processo de Avaliação Escolar Art. 16 - As propostas pedagógicas das escolas devem indicar com clareza as aprendizagens que devem ser asseguradas aos alunos nos níveis

Leia mais

U n iversidade Estadual de Maringá

U n iversidade Estadual de Maringá R E S O L U Ç Ã O N o 064/2001-CEP CERTIDÃO Certifico que a presente resolução foi afixada em local de costume, nesta Reitoria, no dia / /. Secretária Aprova normas sobre os critérios de avaliação da aprendizagem

Leia mais

Resolução nº 002, de 15 de dezembro de 2011.

Resolução nº 002, de 15 de dezembro de 2011. Resolução nº 002, de 15 de dezembro de 2011. O Presidente do do do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, considerando o que foi deliberado na reunião ordinária deste

Leia mais

REGIME ESPECIAL - COMPENSAÇÃO DE FALTAS - FALTAS JUSTIFICADAS REGULAMENTO

REGIME ESPECIAL - COMPENSAÇÃO DE FALTAS - FALTAS JUSTIFICADAS REGULAMENTO REGIME ESPECIAL - COMPENSAÇÃO DE FALTAS - FALTAS JUSTIFICADAS REGULAMENTO O Conselho Superior-CONSUP da Faculdade Sete de Setembro-FASETE, no uso de suas atribuições regimentais, e considerando o disposto

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DE AVALIAÇÕES DO CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS TÍTULO I DA AVALIAÇÃO E DA APROVAÇÃO

REGULAMENTO INTERNO DE AVALIAÇÕES DO CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS TÍTULO I DA AVALIAÇÃO E DA APROVAÇÃO REGULAMENTO INTERNO DE AVALIAÇÕES DO CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS TÍTULO I DA AVALIAÇÃO E DA APROVAÇÃO - AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ACADÊMICO. A avaliação do desempenho acadêmico é feita

Leia mais

CONSIDERANDO o sistema e critérios de avaliação de aprendizagem dos alunos dos cursos de graduação presencial da Universidade Anhanguera-UNIDERP;

CONSIDERANDO o sistema e critérios de avaliação de aprendizagem dos alunos dos cursos de graduação presencial da Universidade Anhanguera-UNIDERP; RESOLUÇÃO Nº 047/CONEPE/2016 Aprova as disposições regulamentais com vistas à melhoria do Processo de Avaliação da Aprendizagem Discente dos cursos de graduação da Universidade Anhanguera- UNIDERP, a partir

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS 2015 REGIME DISCIPLINAR DISCENTE DISTRIBUIÇÃO DE PONTOS APROVAÇÃO RECUPERAÇÃO REPROVAÇÃO SEGUNDA CHAMADA DE AVALIAÇÕES REVISÃO DOS RESULTADOS ELOIZA

Leia mais

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (CEPE) REUNIÃO DE 08 DE SETEMBRO DE 2009

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (CEPE) REUNIÃO DE 08 DE SETEMBRO DE 2009 CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (CEPE) REUNIÃO DE 08 DE SETEMBRO DE 2009 INTERESSADO: Diretoria de Ensino ASSUNTO: REGULAMENTAÇÃO Alteração de Regulamentação de procedimentos operativos do processo

Leia mais

NORMATIVA DE AVALIAÇÃO NOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO DO IF CATARINENSE CÂMPUS ARAQUARI CAPÍTULO I DA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO

NORMATIVA DE AVALIAÇÃO NOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO DO IF CATARINENSE CÂMPUS ARAQUARI CAPÍTULO I DA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO NORMATIVA DE AVALIAÇÃO NOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO DO IF CATARINENSE CÂMPUS ARAQUARI Estabelece e regulamenta o processo de avaliação nos Cursos Técnicos de Nível Médio nas formas Integrado e Subsequente

Leia mais

MANUAL DO ALUNO Ensino Fundamental II 6º, 7º, 8º, 9º Anos

MANUAL DO ALUNO Ensino Fundamental II 6º, 7º, 8º, 9º Anos MANUAL DO ALUNO 2019 Ensino Fundamental II 6º, 7º, 8º, 9º Anos MANUAL DO ALUNO O COLÉGIO DIMENSÃO tem como: MISSÃO: Oferecer formação integral que favoreça a autonomia, através de educação de qualidade,

Leia mais

MANUAL DO ALUNO 2019 ENSINO MÉDIO

MANUAL DO ALUNO 2019 ENSINO MÉDIO MANUAL DO ALUNO 2019 ENSINO MÉDIO MANUAL DO ALUNO O COLÉGIO DIMENSÃO tem como: MISSÃO: Oferecer formação integral que favoreça a autonomia, através de educação de qualidade, com vistas à transformação

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 18/2017 Dispõe sobre os critérios de Avaliação de Rendimento Escolar do CAp-UERJ. O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso da competência que lhe atribui o parágrafo único,

Leia mais

Normas e Critérios de Funcionamento Ensino Fundamental I (3º EF ao 5º EF)

Normas e Critérios de Funcionamento Ensino Fundamental I (3º EF ao 5º EF) Normas e Critérios de Funcionamento 2019 Ensino Fundamental I (3º EF ao 5º EF) As Normas e Critérios são indispensáveis para o bom funcionamento do Colégio. Contribui para uma convivência escolar saudável,

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSUNI nº 21/19

RESOLUÇÃO CONSUNI nº 21/19 RESOLUÇÃO CONSUNI nº 21/19 Dispõe sobre a Avaliação de Aprendizagem nos cursos de graduação da UNIFEBE e dá outras providências. A Presidente do, no uso de suas atribuições legais, considerando o disposto

Leia mais

RESOLUÇÃO 163/2000 R E S O L V E:

RESOLUÇÃO 163/2000 R E S O L V E: Dispõe sobre transferências interna e externa para os cursos de graduação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia UESB, Revogando as Resoluções CONSEPE/UESB 06/91 e 49/2000 O Conselho Superior de

Leia mais

MANUAL DO ALUNO. Ensino Fundamental I

MANUAL DO ALUNO. Ensino Fundamental I MANUAL DO ALUNO 2019 Ensino Fundamental I MANUAL DO ALUNO O COLÉGIO DIMENSÃO tem como: MISSÃO: Oferecer formação integral que favoreça a autonomia, através de educação de qualidade, com vistas a transformação

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DOS CAMPOS GERAIS

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DOS CAMPOS GERAIS CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DOS CAMPOS GERAIS FACULDADES INTEGRADAS DOS CAMPOS GERAIS RESOLUÇÃO CSA N o 006/2016 O Diretor Acadêmico e o Diretor Administrativo das Faculdades Integradas dos Campos Gerais,

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS DO PARANÁ Mantida pela Sociedade Educacional de Ciências e Tecnologia C.N.P.J. nº

FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS DO PARANÁ Mantida pela Sociedade Educacional de Ciências e Tecnologia C.N.P.J. nº RESOLUÇÃO Nº 01, de 10 de junho de 2015. Estabelece critérios para o extraordinário aproveitamento nos estudos dos cursos de graduação da FACET - FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS DO PARANÁ. O

Leia mais

MANUAL DO ALUNO Ensino Fundamental I. 1º ao 5º Ano

MANUAL DO ALUNO Ensino Fundamental I. 1º ao 5º Ano MANUAL DO ALUNO 2017 Ensino Fundamental I 1º ao 5º Ano MANUAL DO ALUNO O COLÉGIO EDUCAR tem como: MISSÃO: Oferecer formação integral que favoreça a autonomia, através de educação de qualidade, com vistas

Leia mais

Educar Objetivo (14) Ensino Fundamental II (14) º ao 9º Ano

Educar Objetivo (14) Ensino Fundamental II (14) º ao 9º Ano www.educarobjetivo.com.br Educar Objetivo (14) 3713-1655 (14) 997954217 colegioeducarparanapanema@uol.com.br Ensino Fundamental II 6º ao 9º Ano MANUAL DO ALUNO O COLÉGIO EDUCAR tem como: MISSÃO: Oferecer

Leia mais

Regulamento para o Processo de Avaliação de Aprendizagem

Regulamento para o Processo de Avaliação de Aprendizagem Regulamento para o Processo de Avaliação de Aprendizagem Aprovado em CEPE e CAS Processo 001/2012 Parecer 001/2012 de 15/03/2012, entra em vigor no segundo semestre de 2012. Regulamento para o Processo

Leia mais

PORTARIA N. 04, DE 16 DE FEVEREIRO DE 2012

PORTARIA N. 04, DE 16 DE FEVEREIRO DE 2012 A PRÓ-REITORIA DE ENSINO, DE PESQUISA E DE EXTENSÃO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MINEIROS dispõe sobre normas e critérios para Acompanhamento de Estudos nos cursos de graduação da UNIFIMES que regerá pelo

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DOS CAMPOS GERAIS

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DOS CAMPOS GERAIS CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DOS CAMPOS GERAIS FACULDADES INTEGRADAS DOS CAMPOS GERAIS EDITAL N o 27/2017-DG O Diretor Acadêmico e o Diretor Administrativo das Faculdades Integradas dos Campos Gerais, no

Leia mais

REGIMENTO ESCOLAR Homologado por Portaria do Dirigente Regional de Ensino de 04/01/2012. Publicado DOE: 06/01/2012 Página: 33 e Seção I

REGIMENTO ESCOLAR Homologado por Portaria do Dirigente Regional de Ensino de 04/01/2012. Publicado DOE: 06/01/2012 Página: 33 e Seção I REGIMENTO ESCOLAR Homologado por Portaria do Dirigente Regional de Ensino de 04/01/2012. Publicado DOE: 06/01/2012 Página: 33 e Seção I Capítulo IV Da Verificação do Rendimento Escolar Seção I Da Avaliação

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as

REGULAMENTO GERAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as REGULAMENTO GERAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as atividades relacionadas com o TCC do currículo pleno do Curso

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC I E II) DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

REGULAMENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC I E II) DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO REGULAMENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC I E II) DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO I APRESENTAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO ART 1º. Considera-se Trabalho de Conclusão de Curso as atividades

Leia mais

Licenciatura em Pedagogia

Licenciatura em Pedagogia Licenciatura em Pedagogia Profa. Dra. Maria Laura Brenner de Moraes Coordenadora do Curso de Pedagogia Modalidade a Distância ORGANIZAÇÃO DIDÁTICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA A DISTÂNCIA IFSul

Leia mais

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 206/2016

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 206/2016 DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 206/2016 Dispõe sobre a verificação do rendimento escolar nos cursos de graduação, em REGIME SERIADO SEMESTRAL, para o ano letivo de 2017. O CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA, na conformidade

Leia mais

REGULAMENTO DE APROVEITAMENTO DE DISCIPLINAS

REGULAMENTO DE APROVEITAMENTO DE DISCIPLINAS REGULAMENTO DE APROVEITAMENTO DE DISCIPLINAS REGULAMENTO DE APROVEITAMENTO DE DISCIPLINAS Regulamenta o aproveitamento de disciplinas nos cursos de graduação da Instituição. Título I Do Aproveitamento

Leia mais

Universidade Federal de Uberlândia Av. Engenheiro Diniz, Bairro Martins - CP Uberlândia-MG

Universidade Federal de Uberlândia Av. Engenheiro Diniz, Bairro Martins - CP Uberlândia-MG RESOLUÇÃO N o 08/2004, DO CONSELHO DE GRADUAÇÃO Regulamenta, no âmbito da, a participação de estudantes de cursos de graduação no Programa ANDIFES de Mobilidade Estudantil. (Nova redação dada pela Regulamenta,

Leia mais

SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO DEPARTAMENTO REGIONAL NO ACRE PROGRAMA EDUCAÇÃO

SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO DEPARTAMENTO REGIONAL NO ACRE PROGRAMA EDUCAÇÃO SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO DEPARTAMENTO REGIONAL NO ACRE PROGRAMA EDUCAÇÃO REGIMENTO DA ESCOLA SESC EDUCAÇÃO INFANTIL e ENSINO FUNDAMENTAL I RIO BRANCO AC, 2016 1 Horário de funcionamento das aulas: Segunda

Leia mais

RESOLUÇÃO N 03/2016. Regulamenta a solicitação de exercícios domiciliares nos Cursos de Graduação.

RESOLUÇÃO N 03/2016. Regulamenta a solicitação de exercícios domiciliares nos Cursos de Graduação. RESOLUÇÃO N 03/2016 Regulamenta a solicitação de exercícios domiciliares nos Cursos de Graduação. O DIRETOR GERAL da FACULDADE INTEGRADA DE SANTA MARIA, no uso de suas atribuições regimentais, estabelece

Leia mais

Regulamento para o Processo de Avaliação de Aprendizagem

Regulamento para o Processo de Avaliação de Aprendizagem Regulamento para o Processo de Avaliação de Aprendizagem (Aplicado aos Cursos de Graduação) Aprovado no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) e Conselho de Administração Superior (CAS) 30 de junho

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSEPE/UFERSA N 004/2018, de 13 de setembro de 2018.

RESOLUÇÃO CONSEPE/UFERSA N 004/2018, de 13 de setembro de 2018. RESOLUÇÃO CONSEPE/UFERSA N 004/2018, de 13 de setembro de 2018. Dispõe sobre a Avaliação da Aprendizagem nos cursos de graduação na modalidade presencial da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

Leia mais

REGIMENTO DE DEPENDÊNCIA Faculdade Metropolitana São Carlos - FAMESC

REGIMENTO DE DEPENDÊNCIA Faculdade Metropolitana São Carlos - FAMESC REGIMENTO DE DEPENDÊNCIA Faculdade Metropolitana São Carlos - FAMESC Bom Jesus do Itabapoana RJ Atualizado em 2017 REGIMENTO DE DEPENDÊNCIA Art. 1º - O presente Regimento tem por finalidade estabelecer

Leia mais

U n i v e r s i d a d e Es t a d u a l d e M a r i n g á

U n i v e r s i d a d e Es t a d u a l d e M a r i n g á R E S O L U Ç Ã O Nº 022/2012-CEP CERTIDÃO Certifico que a presente resolução foi afixada em local de costume, nesta Reitoria, no dia 4/10/2012. Isac Ferreira Lopes, Secretário. Aprova Normas para Renovação

Leia mais

PORTARIA N 01, DE 16 DE FEVEREIRO DE 2012

PORTARIA N 01, DE 16 DE FEVEREIRO DE 2012 A PRÓ-REITORIA DE ENSINO, DE PESQUISA E DE EXTENSÃO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MINEIROS dispõe sobre normas e critérios para Aproveitamento de Estudos nos cursos de graduação da UNIFIMES que regerá pelo

Leia mais

"Percorramos juntos um itinerário de VIDA, numa aventura na qual não há certezas, mas o ponto de chegada é fascinante! Angel Fernández Artime

Percorramos juntos um itinerário de VIDA, numa aventura na qual não há certezas, mas o ponto de chegada é fascinante! Angel Fernández Artime O Instituto Coração de Jesus traz aos senhores pais ou responsáveis pelos alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, este guia de orientações gerais e os acolhe com as palavras do Reitor Mor da família

Leia mais

lato sensu da Escola Superior de Advocacia da Ordem dos

lato sensu da Escola Superior de Advocacia da Ordem dos RESOLUÇÃO ESA Nº. 01, DE MAIO DE 2007 Dispõe sobre Regulamento os Cursos de Pós-Graduação lato sensu da Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil - Secção São Paulo. O DIRETOR DA ESCOLA

Leia mais

REGIMENTO DE DEPENDÊNCIA E/OU ADAPTAÇÃO Faculdade Metropolitana São Carlos - FAMESC

REGIMENTO DE DEPENDÊNCIA E/OU ADAPTAÇÃO Faculdade Metropolitana São Carlos - FAMESC REGIMENTO DE DEPENDÊNCIA E/OU ADAPTAÇÃO Faculdade Metropolitana São Carlos - FAMESC Bom Jesus do Itabapoana Atualizado em 2017 REGIMENTO DE DEPENDÊNCIA E/OU ADAPTAÇÃO Art. 1º - O presente Regimento tem

Leia mais

REGIMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

REGIMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU SENAI - SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL DEPARTAMENTO REGIONAL DA BAHIA REGIMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO E MBA (MASTER BUSINESS ADMINISTRATION) Salvador DEZEMBRO

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DIDÁTICA DOS CURSOS OFERTADOS PELO IFSP

ORGANIZAÇÃO DIDÁTICA DOS CURSOS OFERTADOS PELO IFSP ORGANIZAÇÃO DIDÁTICA DOS CURSOS OFERTADOS PELO IFSP CURSOS TÉCNICOS CONCOMITANTES E SUBSEQUENTES Resolução nº 899 de 2 de julho de 2013 Coordenadoria Sociopedagógica Câmpus Piracicaba- 2017 Coordenadoria

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo Serviço Público Federal. RESOLUÇÃO n 1 de 20 de abril de 2016.

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo Serviço Público Federal. RESOLUÇÃO n 1 de 20 de abril de 2016. RESOLUÇÃO n 1 de 20 de abril de 2016. Estabelece normas e procedimentos para abreviação do tempo de duração dos cursos de graduação da Universidade Federal de São Paulo com base no extraordinário aproveitamento

Leia mais

Normas Aplicáveis ao Curso de Graduação em Administração Pública Do Regime Escolar *

Normas Aplicáveis ao Curso de Graduação em Administração Pública Do Regime Escolar * Normas Aplicáveis ao Curso de Graduação em Administração Pública Do Regime * Resolução N.º 7/2015 - CGA SUMÁRIO TÍTULO I - DA MATRÍCULA E INSCRIÇÃO EM DISCIPLINAS... 3 Seção I - Da Matrícula Semestral...

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA N 02/2013 CAPÍTULO I

INSTRUÇÃO NORMATIVA N 02/2013 CAPÍTULO I INSTRUÇÃO NORMATIVA N 02/2013 Regulamenta a realização do Conselho de Classe dos cursos de Ensino Médio Integrado e Proeja no âmbito do Campus Pontes e Lacerda do Instituto Federal de Mato Grosso. CAPÍTULO

Leia mais

DO REGIME ESCOLAR PERÍODO LETIVO

DO REGIME ESCOLAR PERÍODO LETIVO REGULAMENTO DA AVALIAÇÃO E RENDIMENTO ACADÊMICO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO REGIME ESCOLAR PERÍODO LETIVO Art 1º O semestre letivo, independentemente do ano civil, abrange no mínimo, 100 (cem) dias de atividades

Leia mais

EDITAL GERAL DE PROVAS N.º 01/ DE FEVEREIRO DE 2019 DIRETORIA

EDITAL GERAL DE PROVAS N.º 01/ DE FEVEREIRO DE 2019 DIRETORIA FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DE BELO HORIZONTE - FACISABH DIRETORIA Av. Antônio Carlos, 521 - Lagoinha Belo Horizonte MG CEP.: 31210-010 TELEFONE: (31) 3421-2207 EDITAL GERAL DE PROVAS N.º 01/2019-05

Leia mais

Dispõe sobre a verificação do rendimento escolar nos cursos de graduação, em REGIME SERIADO ANUAL, para o ano letivo de 2015.

Dispõe sobre a verificação do rendimento escolar nos cursos de graduação, em REGIME SERIADO ANUAL, para o ano letivo de 2015. DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 213/2014 Dispõe sobre a verificação do rendimento escolar nos cursos de graduação, em REGIME SERIADO ANUAL, para o ano letivo de 2015. O CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA, na conformidade

Leia mais

PORTARIA N 799 DE 26 DE MAIO DE 2011

PORTARIA N 799 DE 26 DE MAIO DE 2011 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COLÉGIO PEDRO II PORTARIA N 799 DE 26 DE MAIO DE 2011 Estabelece a Diretriz de Avaliação do Ensino nº 07/ PROEJA, que regula o processo de ensino-aprendizagem dos alunos integrantes

Leia mais

RESOLUÇÃO 02/ DE 30 DE OUTUBRO DE 2017

RESOLUÇÃO 02/ DE 30 DE OUTUBRO DE 2017 09/11/2017 BOLETIM DE SERVIÇO - Nº 61 PÁGINA 95 RESOLUÇÃO 02/ DE 30 DE OUTUBRO DE 2017 Regulamenta, no âmbito do PPGQ, a disciplina Seminário Geral. O COLEGIADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA RESOLUÇÃO Nº 04/2016, DO CONSELHO DA FACULDADE DE MATEMÁTICA Estabelece Normas Complementares de Estágio Não Obrigatório para o Curso de Graduação em Estatística da Faculdade de Matemática da Universidade

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 006/2018 SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM UNIALFA CENTRO UNIVERSITÁRIO ALVES FARIA

RESOLUÇÃO Nº 006/2018 SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM UNIALFA CENTRO UNIVERSITÁRIO ALVES FARIA RESALF00005 00 1 / 5 UNIALFA CENTRO UNIVERSITÁRIO ALVES FARIA Credenciado pela Portaria MEC Nº. 1.456, de 12 de dezembro de 2016 RESOLUÇÃO nº. 006/2018, de 02 de maio de 2018. Estabelece o sistema de avaliação

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - Este regulamento visa orientar os alunos referente aos objetivos, critérios, procedimentos e mecanismos de

Leia mais

REGIMENTO DE DEPENDÊNCIA

REGIMENTO DE DEPENDÊNCIA REGIMENTO DE DEPENDÊNCIA Bom Jesus do Itabapoana - RJ Atualizado em Agosto de 2018 1 IDENTIFICAÇÃO INSTITUCIONAL FACULDADE METROPOLITANA SÃO CARLOS DIRETOR GERAL Carlos Oliveira de Abreu DIRETORA ACADÊMICA

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 1º SEMESTRE DE 2018 EDITAL 01/2018

PROCESSO SELETIVO 1º SEMESTRE DE 2018 EDITAL 01/2018 PROGRAMA DE MONITORIA FACULDADES INTEGRADAS DA UNIÃO EDUCACIONAL DO PLANALTO CENTRAL PROCESSO SELETIVO 1º SEMESTRE DE 2018 EDITAL 01/2018 A Coordenação de Pós-Graduação, Iniciação Científica e Extensão

Leia mais

TRANCAMENTO DE MATRÍCULA

TRANCAMENTO DE MATRÍCULA REGIMENTO ESCOLAR MATRÍCULA A matrícula inicial será confirmada no prazo de cinco dias letivos, a contar do início da série/módulo, ficando esta sujeita a cancelamento no caso da falta consecutiva do aluno

Leia mais

EDITAL Nº 03/2016 ABERTURA DE INSCRIÇÕES AOS MÓDULOS DE NIVELAMENTO DA FACULDADE DE QUATRO MARCO - FQM

EDITAL Nº 03/2016 ABERTURA DE INSCRIÇÕES AOS MÓDULOS DE NIVELAMENTO DA FACULDADE DE QUATRO MARCO - FQM EDITAL Nº 03/2016 ABERTURA DE INSCRIÇÕES AOS MÓDULOS DE NIVELAMENTO DA FACULDADE DE QUATRO MARCO - FQM 1. ABERTURA A Faculdade de Quatro Marcos FQM, em São José dos Quatro Marcos MT, credenciada pela Portaria

Leia mais

EDITAL DE PROVAS 1º SEMESTRE DE 2017 EDITAL Nº 001/2017

EDITAL DE PROVAS 1º SEMESTRE DE 2017 EDITAL Nº 001/2017 EDITAL Nº 001/2017 O Colegiado de Graduação da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Belo Horizonte FACISABH, ad referendum Colegiado de Cursos, no uso de suas atribuições, torna público o presente

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O Nº 011/2010-CEP O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO APROVOU E EU, REITOR, SANCIONO A SEGUINTE RESOLUÇÃO:

R E S O L U Ç Ã O Nº 011/2010-CEP O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO APROVOU E EU, REITOR, SANCIONO A SEGUINTE RESOLUÇÃO: R E S O L U Ç Ã O Nº 011/2010-CEP CERTIDÃO Certifico que a presente resolução foi afixada em local de costume, nesta Reitoria, no dia 24/8/2010. Isac Ferreira Lopes, Secretário. Aprova Normas para Renovação

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSUP Nº 007/2015. Sistema de Avaliação da Aprendizagem Graduação Presencial e a Distância

RESOLUÇÃO CONSUP Nº 007/2015. Sistema de Avaliação da Aprendizagem Graduação Presencial e a Distância RESOLUÇÃO CONSUP Nº 007/2015 Sistema de Avaliação da Aprendizagem Graduação Presencial e a Distância O presidente do Conselho Superior do CLARETIANO - Centro Universitário de Batatais, no uso de suas atribuições

Leia mais

ANEXO 7.1 REGULAMENTO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E ENSINO DE CIÊNCIAS-LATO SENSU

ANEXO 7.1 REGULAMENTO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E ENSINO DE CIÊNCIAS-LATO SENSU MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS ANEXO 7.1 REGULAMENTO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E ENSINO DE CIÊNCIAS-LATO SENSU CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Praia Grande São Paulo Dezembro de 2008 CAPÍTULO I DA NATUREZA Artigo 1º O presente regulamento tem como objetivo normatizar as atividades relacionadas com o estágio

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DA FACULDADE DE COLIDER - FACIDER CURSO DE ADMINISTRAÇÃO, bacharelado. Aos 20 dias do mês de agosto do ano de dois mil e treze, Coordenação do Curso de Administração, bacharelado da Faculdade

Leia mais

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL COMUNITÁRIA FORMIGUENSE CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGA - UNIFOR REGULAMENTO DE REVISÃO DE PROVAS

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL COMUNITÁRIA FORMIGUENSE CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGA - UNIFOR REGULAMENTO DE REVISÃO DE PROVAS FUNDAÇÃO EDUCACIONAL COMUNITÁRIA FORMIGUENSE CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGA - UNIFOR (Ato de Aprovação: Resolução do Reitor nº 19/2012 de 09/04/2012) FORMIGA - MG 2012 (Ato de Aprovação: Resolução do

Leia mais

Orientações Gerais 1) FUNCIONAMENTO DOS SETORES

Orientações Gerais 1) FUNCIONAMENTO DOS SETORES 1) FUNCIONAMENTO DOS SETORES Orientações Gerais 1.1- Matrícula Deverá ser feita pelos pais ou responsáveis, preenchendo os instrumentos adequados e apresentando os documentos necessários. 1.2 - Secretaria

Leia mais

O REITOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuições e tendo em vista o que consta na Deliberação nº. 033/95.

O REITOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuições e tendo em vista o que consta na Deliberação nº. 033/95. TRANSFERÊNCIA EXTERNA FACULTATIVA, TRANSFERÊNCIA INTERNA E APROVEITAMENTO DE ESTUDOS PARA O PRIMEIRO E SEGUNDO SEMESTRES LETIVOS DE 2013 O REITOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, no uso de

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 09/ CONSEPE / 2013

RESOLUÇÃO Nº. 09/ CONSEPE / 2013 RESOLUÇÃO Nº. 09/ CONSEPE / 2013 O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MINEIROS, EM SUA 8ª SESSÃO PLENÁRIA ORDINÁRIA, REALIZADA EM 23 DE ABRIL DE 2013, COM A FINALIDADE DE

Leia mais

Art. 4. Os cursos de pós-graduação são organizados em módulos, cada um deles correspondendo a uma área do conhecimento a ser transmitido ao aluno.

Art. 4. Os cursos de pós-graduação são organizados em módulos, cada um deles correspondendo a uma área do conhecimento a ser transmitido ao aluno. TÍTULO I DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO E SEUS OBJETIVOS: Artigo 1. Os cursos de pós-graduação lato sensu oferecidos no Centro de Pós-Graduação da FIAP têm como objetivo formar e capacitar profissionais para

Leia mais

SISTEMA DE AVALIAÇÃO 6º AO 8º ANO EF2

SISTEMA DE AVALIAÇÃO 6º AO 8º ANO EF2 SISTEMA DE AVALIAÇÃO 6º AO 8º ANO EF2 SISTEMA DE AVALIAÇÃO 6º AO 8º ANO EF2 Em cada trimestre o aluno será avaliado através dos seguintes instrumentos: 1. AVALIAÇÃO FORMATIVA (AVF) Consiste na avaliação

Leia mais

REGIMENTO ESCOLAR (APROVADO POR PORTARIA DO DIRIGENTE REGIONAL DE ENSINO DE 04/12/2014 DOE 05/12/2014 PÁGINA 44, SEÇÃO: I)

REGIMENTO ESCOLAR (APROVADO POR PORTARIA DO DIRIGENTE REGIONAL DE ENSINO DE 04/12/2014 DOE 05/12/2014 PÁGINA 44, SEÇÃO: I) REGIMENTO ESCOLAR (APROVADO POR PORTARIA DO DIRIGENTE REGIONAL DE ENSINO DE 04/12/2014 DOE 05/12/2014 PÁGINA 44, SEÇÃO: I) Capítulo IV Dos Direitos e Deveres do Corpo Discente Art. 45 - O corpo discente

Leia mais

NORMAS PARA DEPENDÊNCIAS DE ESTUDOS

NORMAS PARA DEPENDÊNCIAS DE ESTUDOS NORMAS PARA DEPENDÊNCIAS DE ESTUDOS Redenção 2011 Da Natureza Da Dependência Art. 1º - As presente Normas para Operacionalização de Dependência nos cursos de graduação - bacharelado, licenciatura e tecnólogos

Leia mais

MANUAL DA FAMILIA/2017 TERCEIRÃO

MANUAL DA FAMILIA/2017 TERCEIRÃO MANUAL DA FAMILIA/2017 TERCEIRÃO SETORES À DISPOSIÇÃO DOS ALUNOS E DA FAMÍLIA Luiz Carlos Berberi Diretor Geral Welton Dias Fernandes Pré vestibular Terceirão Ensino Médio e Fundamental 2ªFase Carla Lobo

Leia mais

REGULAMENTO DE EXTRAORDINÁRIO APROVEITAMENTO DE ESTUDOS

REGULAMENTO DE EXTRAORDINÁRIO APROVEITAMENTO DE ESTUDOS REGULAMENTO DE EXTRAORDINÁRIO APROVEITAMENTO DE ESTUDOS REGULAMENTO DE EXTRAORDINÁRIO APROVEITAMENTO DE ESTUDOS Regulamenta o extraordinário aproveitamento de estudos, previsto no 2º do art. 47 da Lei

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1 - Atendendo a Resolução CNE/CES 10 de 16 de dezembro de 2004, e ao Projeto Pedagógigo do Curso de Ciência Contábeis

Leia mais

EDITAL GERAL DE PROVAS N.º 02/2017/ 07 DE AGOSTO DE 2017 DIRETORIA

EDITAL GERAL DE PROVAS N.º 02/2017/ 07 DE AGOSTO DE 2017 DIRETORIA FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DE BELO HORIZONTE - FACISABH DIRETORIA Av. Antônio Carlos, 521 - Lagoinha Belo Horizonte MG CEP.: 31210-010 TELEFONE: (31) 3421-2207 EDITAL GERAL DE PROVAS N.º 02/2017/

Leia mais

Regime didático do Ensino Médio

Regime didático do Ensino Médio Universidade Federal de Viçosa Campus UFV Florestal Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal Regime didático do Ensino Médio TÍTULO I DA ORGANIZAÇÃO DIDÁTICA CAPÍTULO I DA ESTRUTURA DO

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 019 /2000 Dispõe sobre os critérios de Avaliação de Rendimento Escolar do CAp/UERJ. O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso da competência que lhe atribuiu o artigo 11,

Leia mais

Regulamento do regime semestral de Avaliação Discente

Regulamento do regime semestral de Avaliação Discente Regulamento do regime semestral de Avaliação Discente CAPÍTULO I SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM O desempenho acadêmico dos alunos será aferido semestralmente em conformidade com a Resolução CONSUN

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES O presente Regulamento de Estágios visa disciplinar os estágios do curso de Engenharia da Computação,

Leia mais

01) PROJETOS E PARCERIAS EXTERNAS

01) PROJETOS E PARCERIAS EXTERNAS 01) PROJETOS E PARCERIAS EXTERNAS Motivação: O número de Projetos e Parcerias que são oferecidas ao Colégio tem prejudicado o cumprimento da carga horária e do conteúdo programático exigidos por lei. Por

Leia mais

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU I. DOS OBJETIVOS Art. 1 o - Os cursos de Pós-graduação Lato Sensu (Especialização) do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) tem os seguintes

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS RESOLUÇÃO COMPLEMENTAR N o 03/2017, DE 08 DE AGOSTO DE 2017 Dispõe sobre a revalidação, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), de diplomas de graduação expedidos por estabelecimentos estrangeiros

Leia mais

Edital nº 01/2017, de 16 de fevereiro de 2017

Edital nº 01/2017, de 16 de fevereiro de 2017 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE Edital nº 01/2017, de 16 de fevereiro de 2017

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ENFERMAGEM

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ENFERMAGEM REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ENFERMAGEM CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente regulamento disciplina o processo de elaboração, apresentação e avaliação do Trabalho

Leia mais

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROCESSO CEE Nº 2 894/90 INTERESSADOS Alexandre Patelli Costa e Enely Verônica Martins ASSUNTO Recurso contra a retenção em uma disciplina Colégio "Etapa" - Capital RELATOR

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO CAMPUS AVANÇADO SINOP DEPARTAMENTO DE ENSINO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO CAMPUS AVANÇADO SINOP DEPARTAMENTO DE ENSINO REGULAMENTO DO REGIME DE DEPENDÊNCIA POR PERÍODO NOS CURSOS DE NÍVEL TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DO IFMT CAMPUS AVANÇADO SINOP CAPÍTULO I - DA NATUREZA E FINALIDADE Art. 1º. O presente regulamento

Leia mais

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS PROCESSO SELETIVO AO PROGRAMA DE DUPLA GRADUAÇÃO 1º SEMESTRE DE 2019

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS PROCESSO SELETIVO AO PROGRAMA DE DUPLA GRADUAÇÃO 1º SEMESTRE DE 2019 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS PROCESSO SELETIVO AO PROGRAMA DE DUPLA GRADUAÇÃO 1º SEMESTRE DE 2019 A Fundação Getulio Vargas realiza a abertura das inscrições para o Processo Seletivo ao Programa de Dupla Graduação

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 203 CEPEX/ 2003

RESOLUÇÃO Nº 203 CEPEX/ 2003 RESOLUÇÃO Nº 203 CEPEX/ 2003 REGULAMENTA A OFERTA E O FUNCIONAMENTO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EMERGENCIAIS OU MODULARES E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPEX da Universidade

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO RESOLUÇÃO Nº 06/2015

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO RESOLUÇÃO Nº 06/2015 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL RESOLUÇÃO Nº 06/2015 Ementa: estabelece sistemática para realização de Visitas Técnicas como atividade integrante dos componentes curriculares dos cursos oferecidos pelo IFPE O

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 712/CUN/2004.

RESOLUÇÃO Nº 712/CUN/2004. RESOLUÇÃO Nº 712/CUN/2004. Dispõe sobre Criação de Regimento Interno do Comitê de Bioética em Pesquisa da URI COBE/URI. A Reitora da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI,

Leia mais

MINISTERIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO N 296, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2014.

MINISTERIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO N 296, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2014. Altera o Anexo da Resolução 70/2013, de 25 de março de 2013, que dispõe sobre a regulamentação do Regime de Progressão Parcial para o Ensino Técnico na forma integrada, no âmbito do IFPB. O Presidente

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 1.294/2017 Publicada no D.O.E , p. 24

RESOLUÇÃO Nº 1.294/2017 Publicada no D.O.E , p. 24 UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB) CONSELHO UNIVERSITÁRIO (CONSU) RESOLUÇÃO Nº 1.294/2017 Publicada no D.O.E. 16-08-2017, p. 24 Aprova a criação e regulamentação de participação especial de discentes

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 388 /CONSEPE, de 28 de janeiro de 2005.

RESOLUÇÃO Nº 388 /CONSEPE, de 28 de janeiro de 2005. RESOLUÇÃO Nº 388 /CONSEPE, de 28 de janeiro de 2005. RESOLUÇÃO Nº 388 /CONSEPE, de 28 de janeiro de 2005. Regulamenta o Programa de Mobilidade Estudantil na Universidade Federal do Maranhão. O Vice-Reitor

Leia mais

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS PROCESSO SELETIVO AO PROGRAMA DE DUPLA GRADUAÇÃO 2º SEMESTRE DE 2017

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS PROCESSO SELETIVO AO PROGRAMA DE DUPLA GRADUAÇÃO 2º SEMESTRE DE 2017 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS PROCESSO SELETIVO AO PROGRAMA DE DUPLA GRADUAÇÃO 2º SEMESTRE DE 2017 A Fundação Getulio Vargas realiza a abertura das inscrições para o Processo Seletivo ao Programa de Dupla Graduação

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL ALVES FARIA UNIALFA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO

CENTRO EDUCACIONAL ALVES FARIA UNIALFA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO CENTRO EDUCACIONAL ALVES FARIA UNIALFA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO REGULAMENTO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO CAPÍTULO I DAS FINALIDADES Art.

Leia mais

O REITOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuições e tendo em vista o que consta da Deliberação nº. 033/Reitoria/95.

O REITOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuições e tendo em vista o que consta da Deliberação nº. 033/Reitoria/95. AEDA nº. 11 /REITORIA/07 1/7 TRANSFERÊNCIA EXTERNA FACULTATIVA, TRANSFERÊNCIA INTERNA E APROVEITAMENTO DE ESTUDOS PARA O PRIMEIRO E SEGUNDO SEMESTRE LETIVO DE 2008. O REITOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. Art. 2º Esta Resolução entra em vigor nesta data, revogando a Resolução CONSEACC/IT 11/2015. Itatiba, 24 de novembro de 2015.

R E S O L U Ç Ã O. Art. 2º Esta Resolução entra em vigor nesta data, revogando a Resolução CONSEACC/IT 11/2015. Itatiba, 24 de novembro de 2015. RESOLUÇÃO CONSEACC/IT 23/2015 ALTERA O REGULAMENTO DE TRABALHO FINAL DE GRADUAÇÃO TFG DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DO CAMPUS ITATIBA DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF. O Presidente do Conselho Acadêmico

Leia mais