REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO"

Transcrição

1 REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1 - Atendendo a Resolução CNE/CES 10 de 16 de dezembro de 2004, e ao Projeto Pedagógigo do Curso de Ciência Contábeis o presente Regulamento tem como objetivo normatizar as atividades relacionadas com a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso do Curso de Ciências Contábeis da UEG UnUCSEH. TÍTULO II DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO Art. 2º - O Trabalho de Conclusão de Curso é caracterizado como Monografia elaborado sob orientação acadêmica, segundo regras que lhe são próprias, utilizando as normas emitidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas. ( ABNT ). Art 3º O Trabalho de Concliusão de Curso é realizado em dois semestres consecutivos, no 7º e 8º períodos através das disciplinas Orientação de TCC I e Orientação de TCC II, integrantes da matriz curricular do Curso de Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Goiás UEG-UnUCSEH, vedada a antecipação das disciplinas. 1º Não poderá colar grau o acadêmico que não obtiver aprovação nas referidas disciplinas. 2 - Compreende-se por Trabalho de Conclusão de Curso um trabalho de pesquisa científica que resulte na exposição de um problema ou de um tema específico, investigado através dos recursos metodológicos que são exigidos para sua elaboração. 3 - Entende-se, também, o Trabalho de Conclusão de Curso como decorrente do processo ensino-aprendizagem, que objetiva formar um cidadão crítico e atuante.

2 4 - O Trabalho de Conclusão de Curso deve abordar a análise, discussão e o gerenciamento do conhecimento que se relacione com aspectos da ciência contábil e com as ciências afins. CAPÍTULO II DOS PRÉ-REQUISITOS DAS DISCIPLINAS ORIENTAÇÃO DE TCC I E ORIENTAÇÃO DE TCC II Art. 4 - O Acadêmico não poderá cursar as disciplinas Orientação de TCC I e Orientação de TCC II caso não tenha sido aprovado nas disciplinas dos semestres anteriores. Único O não cumprimento do disposto no "caput" deste artigo implicará em cancelamento da matrícula nas disciplinas. CAPÍTULO III DO CONTEÚDO E DA FORMA Art. 5º - O programa da disciplina Orientação de TCC I e Orientação de TCC II, integrante da Matriz Curricular do Curso de Ciências Contábeis, consiste em um trabalho individual ou em dupla de conclusão de curso a ser elaborado sob a orientação de um professor do quadro docente do curso de e Ciências Contábeis e defendido perante banca examinadora. Art. 6 - A Monografia obedecerá, quanto à sua forma, as normas da ABNT. Art. 7 º - O projeto de Monografia apresentado pelo aluno deverá conter a seguinte estrutura mínima: I. Tema. II. Justificativas. III. Objetivos da Pesquisa. IV. Problematização / Hipóteses. V. Metodologia da Pesquisa. VI. Desenvolvimento estruturação da pesquisa. VII. Cronograma. VIII. Referências Bibliográficas.

3 CAPÍTULO IV DO PROFESSOR-ORIENTADOR Art. 8º - O professor-orientador de Trabalho de Conclusão de Curso será indicado pelo acadêmico, no ato da matricula das disciplinas Orientação de TCC I e Orientação de TCC II. 1 º - Caso o aluno não consiga um Professor Orientador, caberá ao Coordenador Adjunto de Trabalho de Conclusão de Curso sua designação, observando, sempre, a carga individual de orientação de trabalhos de conclusão de curso atribuída aos professores. Art. 9 º - O Professor Orientador, terá as seguintes atribuições: I - Orientar os trabalhos de conclusão de curso dentro das normas estabelecidas pela ABNT; II - Cumprir as datas de reuniões determinadas pela Coordenação Adjunta de Trabalho de Conclusão de Curso; III - Registrar a freqüência de orientação dos encontros com o(s) orientado(s) IV - Comparecer à defesa de seu(s) orientando(s) V - Assinar o projeto da Monografia de seus orientandos, bem como a versão final e a ata da defesa oral; VI - Como presidente da banca, proceder à avaliação final conforme as normas estabelecidas Art. 10º - A substituição do professor-orientador será permitida apenas em casos excepcionais, após a análise da Coordenação Adjunta de Trabalho de Conclusão de Curso. Único - A substituição citada só poderá ocorrer com antecedência mínima de 3 (três) meses da efesa do trabalho de conclusão de curso. Art. 11 º- - O resultado final da Monografia é da responsabilidade do acadêmico que o elaborou, o que não exime o Professor Orientador de desempenhar suas atribuições com dedicação.

4 C A P Í T U L O V DO ACADÊMICO Art. 12 º - Os acadêmicos matriculados na disciplina Orientação de TCC I e Orientação de TCC II terão junto ao Coordenador Adjunto de Trabalho de Conclusão de Curso e aos respectivos Professores Orientadores os seguintes deveres: I - Freqüentar as reuniões convocadas pelo Coordenador Adjunto de Trabalho de Conclusão de Curso; II - Desenvolver o seu projeto de acordo com este regulamento e com as orientações do Professor Orientador e Coordenador Adjunto de Trabalho de Conclusão de Curso; III - Manter contatos com o Professor Orientador, para discussão e aprimoramento de seu trabalho, devendo justificar as faltas e atender para o limite previsto na Legislação de ensino; IV - Entregar ao Coordenador Adjunto de Trabalho de Conclusão de Curso, com sua assinatura e a do Professor Orientador, 3 (três) cópias encadernadas em aspiral, com antecedências de 20 (vinte) dias da data de defesa da monografia; V - Apresentar a versão final de sua Monografia de acordo com as instruções do Coordenador Adjunto de Trabalho de Conclusão de Curso e Professor Orientador, após as alterações sugeridas pela banca de defesa; VI - Obedecer aos prazos e comparecer no dia, hora e local marcado pelo Coordenador Adjunto de Trabalho de Conclusão de Curso, para apresentar e defender sua Monografia; VII - O aluno que entregar a Monografia e não comparecer para a defesa oral nas datas e horas aprazadas será automaticamente reprovado. O orientador, nesse caso, ficará desobrigado de suas responsabilidades e o Departamento considerará que o mesmo concluiu sua tarefa com o acadêmico; VIII - Após a defesa, o aluno deverá, quando solicitado, fazer as alterações recomendadas pela banca e entregar à Coordenação Adjunta de Trabalho de Conclusão de Curso, já com as assinaturas do orientador e demais membros, duas cópias em capa dura na cor preta com letras douradas ou em meio magnético quando solicitado.

5 CAPITULO VII DO COORDENADOR ADJUNTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Art. 13º Caberá ao coordenador Adjunto de Trabalho de Conclusão de Curso: I Cadastrar e manter atualizada a lista de professores-orientadores; II - Publicar a lista de professores-orientadores até o final do ano letivo para que os alunos indiquem o professor orientador no ato da matricula para as disciplinas Orientação de TTC I e Orientação de TCC II ; III - Definir, juntamente com a Coordenação de Curso as datas de entrega do projeto, do relatório final e da data de defesa do Trabalho de Conclusão de Curso. IV - Receber 3 (três) cópias do Trabalho de Conclusão de Curso encadernadas em espiral para encaminhamento à Banca de defesa. V - Receber cópias da versão final do Trabalho de Conclusão de Curso juntamente com as atas de defesa; VI - Esclarecer eventuais dúvidas de professores-orientadores e alunos-orientandos quanto às normas para a execução e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso; VII - Organizar a semana de defesa dos Trabalhos de Conclusão de Curso: a) Reservando auditório ou salas de aula e recursos audiovisuais; b) Fornecer certificado para os professores-orientadores e membros da Banca de Defesa; c) Elaborar atas para a defesa; d) Comparecera à semana de defesa dos Trabalhos de Conclusão de Curso. a. propor alterações neste Regulamento, submetendo-o ao Colegiado do Departamento; b. convocar, quando necessário, reuniões com os professores orientadores e ou alunos para tratar de assunto relacionado a Monografia; entregar as atas das defesas das Monografia ao coordenador do curso para arquivo

6 CAPÍTULO VIII DA DEFESA E DA AVALIAÇÃO Art. 14º - A defesa da Monografia é de natureza pública. Art. 15º - A versão final da Monografia será defendida pelo acadêmico perante uma banca examinadora. 1 º A banca será composta pôr 3 (três) membros nomeados pelo Coordenador Adjunto de Trabalho de Conclusão de Curso, sendo o Professor-Orientador o seu presidente e os demais escolhidos dentre os professores da UEG. 2 º Excepcionalmente, a juízo do Coordenador Adjunto de Trabalho de Conclusão de Curso, a banca poderá ser constituída de 1/3 de seus membros por professores de outra Instituição de Ensino Superior, com conhecimentos na área de abrangência do trabalho ou entre profissionais com nível superior e especialização que exerçam atividades afins ao tema do Trabalho de Conclusão de Curso, sem ônus para a instituição. Art. 16º - A Coordenação Adjunta de Trabalho de Conclusão de Curso, em conjunto com os respectivos Professores Orientadores, elaborará calendário semestral fixando prazos para a entrega dos trabalhos de conclusão de curso, designação de bancas e realização das defesas. 1 º - Se o Trabalho de Conclusão de Curso a ser defendido, for entregue com atraso, por culpa do aluno, este somente poderá ser defendida após realizadas as demais defesas e se houver tempo disponível, caso contrário o aluno terá que fazer novo Trabalho de Conclusão de Curso e defende-lo no período letivo seguinte. 2 º - À cada banca, a contar da data de sua designação, será dado prazo de 10 (dez) dias para proceder a leitura dos trabalhos. Art. 17º - O acadêmico terá 20 (vinte) minutos para apresentar seu Trabalho de Conclusão de Curso perante a banca examinadora e cada componente terá até 15 minutos para argüição do aluno, dispondo o aluno de 10 (dez) minutos para direito de resposta. Art. 18º - A Nota mínima para aprovação do Trabalho de Conclusão de Curso será 5,0 (cinco) divididos em nota escrita e oral.

7 1 º - O conceito concernente ao parágrafo anterior será a seguinte: parte escrita peso 6 (seis) e parte oral peso 4 (quatro). 2 º A nota final será registrada na cópia do trabalho e no livro de atas de defesa da Monografia, ambos assinados por todos os membros da banca. 3 º - Não alcançado o conceito 5,0 (cinco), o aluno deverá cursar novamente a disciplina e refazer o Trabalho de Conclusão de Curso Art. 19º - A banca de Defesa poderá sugerir ao acadêmico a reformulação de aspectos do Trabalho de Conclusão de Curso que julgar pertinente. Art. 20º - A versão final do Trabalho de Conclusão de Curso, após as alterações sugeridas pela banca, deverá ser entregue encadernada em capa dura na cor preta, com letras douradas. Art. 21º - A Avaliação final, assinada pelos membros da Banca de Defesa, em formulário próprio, deve ser registrada em ata e encaminhada ao Coordenador Adjunto de Trabalho de Conclusão de Curso. Art. 22º - O conceito final somente será entregue à Secretaria Geral, pela Coordenação do Curso, após a entrega pelo aluno, da versão final da Monografia, encadernado conforme o artigo 20 o do presente Regulamento. TÍTULO IX DAS DISPOSIÇÕES FINAIS Art. 23º Não poderá colar grau e nem receber diploma de conclusão de curso o acadêmico que não cumprir as normas deste regulamento e não obtiver aprovação no Trabalho de Conclusão de Curso. Art. 24º - Os casos omissos no presente regulamento serão resolvidos pela Coordenação do Curso, ouvido, quando necessário, o Colegiado do Departamento de Ciências Contábeis. Art. 25º - Este regulamento entrará em vigor a partir de 27 de novembro de 2007, e acrescenta-se aos currículos dos Cursos de Ciências Contábeis implantados a partir de. Profª Adriana de Azevedo Ramos Bandeira Arantes Coordenadora Adjunta do Curso de Ciências Contábeis da UEG-UnUCSEH

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - Este regulamento visa orientar os alunos referente aos objetivos, critérios, procedimentos e mecanismos de

Leia mais

FACULDADE DE HORTOLÂNDIA Ato de Recredenciamento: Port. 673, 25/05/2011, D.O.U, de 26/05/2011, Seção 1, págs. 18/19

FACULDADE DE HORTOLÂNDIA Ato de Recredenciamento: Port. 673, 25/05/2011, D.O.U, de 26/05/2011, Seção 1, págs. 18/19 INSTITUTO EDUCACIONAL DO ESTADO DE SÃO PAULO Faculdade de Hortolândia REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Hortolândia 2015 1 TRABALHO DE CONCLUSÃO DO

Leia mais

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC O Trabalho de Conclusão de Curso está estruturado sob a forma de elaboração de artigo científico, sendo este resultado de um trabalho integrado entre as disciplinas de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAUDE COLEGIADO DE FARMACIA. INSTRUÇÃO NORMATIVA N o 01/2011

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAUDE COLEGIADO DE FARMACIA. INSTRUÇÃO NORMATIVA N o 01/2011 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAUDE COLEGIADO DE FARMACIA INSTRUÇÃO NORMATIVA N o 01/2011 Revoga a resolução 03/2007 e estabelece as normas referentes ao Trabalho de Conclusão

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO LICENCIATURA EM FÍSICA

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO LICENCIATURA EM FÍSICA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO LICENCIATURA EM FÍSICA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente Regulamento disciplina o processo de elaboração, apresentação e avaliação do

Leia mais

REGULAMENTO DA MONOGRAFIA FINAL DO CURSO DE DIREITO. Título I Do Núcleo de Monografia

REGULAMENTO DA MONOGRAFIA FINAL DO CURSO DE DIREITO. Título I Do Núcleo de Monografia REGULAMENTO DA MONOGRAFIA FINAL DO CURSO DE DIREITO Este regulamento destina-se a normatizar as atividades relacionadas com o Projeto de Monografia e a Monografia de Conclusão do Curso de Graduação em

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC TÍTULO I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO INTERNO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC TÍTULO I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO INTERNO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC TÍTULO I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - O presente regulamento tem como objetivo normatizar as atividades relacionadas com a elaboração

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC I E II) DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

REGULAMENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC I E II) DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO REGULAMENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC I E II) DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO I APRESENTAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO ART 1º. Considera-se Trabalho de Conclusão de Curso as atividades

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE FISIOTERAPIA

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE FISIOTERAPIA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE FISIOTERAPIA Art.1 o Trabalho de Conclusão de Curso é elemento obrigatório à formação dos alunos regularmente matriculados no Curso de Fisioterapia,

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS BARROS MELO REGULAMENTO DA MONOGRAFIA OU TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CURSO DE DIREITO

FACULDADES INTEGRADAS BARROS MELO REGULAMENTO DA MONOGRAFIA OU TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CURSO DE DIREITO FACULDADES INTEGRADAS BARROS MELO REGULAMENTO DA MONOGRAFIA OU TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CURSO DE DIREITO Olinda/2008 1 FACULDADES INTEGRADAS BARROS MELO REGULAMENTO DA MONOGRAFIA OU TRABALHO

Leia mais

CAMPUS DO PANTANAL REGULAMENTO DISCIPLINA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Capítulo II. Da Natureza e objetivos do Trabalho de Conclusão de Curso

CAMPUS DO PANTANAL REGULAMENTO DISCIPLINA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Capítulo II. Da Natureza e objetivos do Trabalho de Conclusão de Curso CAMPUS DO PANTANAL REGULAMENTO DISCIPLINA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Capítulo I Da Natureza e objetivos do Trabalho de Conclusão de Curso Art.1º O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso de

Leia mais

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC INSTITUTO MASTER DE ENSINO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC INSTITUTO MASTER DE ENSINO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC INSTITUTO MASTER DE ENSINO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS Art. 1º O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as atividades relacionadas com a elaboração,

Leia mais

TRABALHO DE GRADUAÇÃO INTERDISCIPLINAR REGULAMENTO

TRABALHO DE GRADUAÇÃO INTERDISCIPLINAR REGULAMENTO COORDENAÇÃO DE TGI TRABALHO DE GRADUAÇÃO INTERDISCIPLINAR REGULAMENTO SÃO PAULO JUNHO DE 2007 CAPÍTULO 1 DA CONCEITUAÇÃO Art. 1º - O Trabalho de Graduação Interdisciplinar (TGI), atividade obrigatória

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE FARMÁCIA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE FARMÁCIA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE FARMÁCIA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Port.R-076/12, de 26/04/2012 CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º O presente regulamento estabelece as

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC LICENCIATURA EM PEDAGOGIA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC LICENCIATURA EM PEDAGOGIA SÃO JOSÉ DO RIO PRETO 2013 SUMÁRIO 1. TCC 3 2. Atividade de Orientação 4 3. Avaliação 5 4. Disposições Gerais 7 1. TCC O Trabalho

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º. Este regulamento disciplina o Trabalho de Conclusão de Curso - TCC dos Cursos das Faculdades Integradas Hélio Alonso,

Leia mais

RESOLUÇÃO TGT Nº 06/2015

RESOLUÇÃO TGT Nº 06/2015 ANO XLV N. 098 14/07/2015 SEÇÃO IV PÁG. 076 RESOLUÇÃO TGT Nº 06/2015 Niterói, 24 de junho de 2015 O Colegiado do Curso de Graduação em Engenharia de Telecomunicações, em reunião ordinária de 24/06/2015,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS E ENGENHARIAS FACULDADE DE GEOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS E ENGENHARIAS FACULDADE DE GEOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS E ENGENHARIAS FACULDADE DE GEOLOGIA REGULAMENTO N 02/2016 de 01 de março de 2016 Estabelece os procedimentos necessários à sistematização

Leia mais

FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DA AMAZÔNIA REUNIDA COORDENAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA EDITAL DE DEFESA DE TCC PEDAGOGIA /2016

FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DA AMAZÔNIA REUNIDA COORDENAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA EDITAL DE DEFESA DE TCC PEDAGOGIA /2016 FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DA AMAZÔNIA REUNIDA COORDENAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA EDITAL DE DEFESA DE TCC PEDAGOGIA - 2013/2016 A Coordenação do Curso de Pedagogia da FESAR Faculdade de Ensino Superior

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CURSO DE MATEMÁTICA COM ÊNFASE EM INFORMÁTICA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUÍS DE JABOTICABAL SP

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CURSO DE MATEMÁTICA COM ÊNFASE EM INFORMÁTICA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUÍS DE JABOTICABAL SP ANEXO II REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CURSO DE MATEMÁTICA COM ÊNFASE EM INFORMÁTICA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUÍS DE JABOTICABAL SP CAPÍTULO I DA FINALIDADE E OBJETIVOS Art. 1º

Leia mais

FACULDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DE APUCARANA REGULAMENTO DE MONOGRAFIAS DO CURRÍCULO DO CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DA FECEA

FACULDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DE APUCARANA REGULAMENTO DE MONOGRAFIAS DO CURRÍCULO DO CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DA FECEA FACULDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DE APUCARANA REGULAMENTO DE MONOGRAFIAS DO CURRÍCULO DO CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DA FECEA (Aprovado pelo Departamento de Economia através da reunião extraordinária

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE NUTRIÇÃO COORDENAÇÃO DO CURSO DE NUTRIÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO - TCC

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE NUTRIÇÃO COORDENAÇÃO DO CURSO DE NUTRIÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO - TCC REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO - TCC Goiânia 2015 Das Finalidades: REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO - TCC Art. 1º - A elaboração do TCC, conforme estabelecido pelas Diretrizes

Leia mais

NORMAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE MONOGRAFIAS DO DCIEN/FFP. I. Considerações Iniciais

NORMAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE MONOGRAFIAS DO DCIEN/FFP. I. Considerações Iniciais NORMAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE MONOGRAFIAS DO DCIEN/FFP I. Considerações Iniciais I.1) O aluno do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Faculdade de Formação de Professores da UERJ, deverá

Leia mais

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC - DIREITO

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC - DIREITO REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC - DIREITO OBJETIVO Este manual tem como objetivo apresentar a regulamentação e as diretrizes gerais para o desenvolvimento do Trabalho de Curso, o TC da

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA NORMA PARA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I - Das Disposições Preliminares Art. 1 - A presente norma tem como objetivo regulamentar a realização de Trabalho

Leia mais

REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS

REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ENSINO - PROEN CENTRO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO E SÓCIO-ECONÔMICAS CCA/ESAG DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO E

Leia mais

CURSO DE PEDAGOGIA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC REGULAMENTO

CURSO DE PEDAGOGIA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC REGULAMENTO CURSO DE PEDAGOGIA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC REGULAMENTO DAS CONDIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º Este Regulamento apresenta a definição, os objetivos, a caracterização e a explicitação das condições

Leia mais

REGIMENTO DA DISCIPLINA CE078 LABORATÓRIO DE ESTATÍSTICA DO CURSO DE ESTATÍSTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

REGIMENTO DA DISCIPLINA CE078 LABORATÓRIO DE ESTATÍSTICA DO CURSO DE ESTATÍSTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ REGIMENTO DA DISCIPLINA CE078 LABORATÓRIO DE ESTATÍSTICA DO CURSO DE ESTATÍSTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Os alunos do Curso de Estatística da UFPR regularmente matriculados na disciplina CE078

Leia mais

NORMAS PARA IMPLEMENTAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA

NORMAS PARA IMPLEMENTAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE AGRONOMIA COORDENAÇÃO DO CURSO DE AGRONOMIA NORMAS PARA IMPLEMENTAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA Seropédica -

Leia mais

CURSO DE DIREITO REGULAMENTO DA MONOGRAFIA REGULAMENTO DA MONOGRAFIA

CURSO DE DIREITO REGULAMENTO DA MONOGRAFIA REGULAMENTO DA MONOGRAFIA REGULAMENTO DA MONOGRAFIA CURSO DE DIREITO REGULAMENTO DA MONOGRAFIA CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º. O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as atividades relacionadas com

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº.01 de 07 de abril de 2015.

RESOLUÇÃO Nº.01 de 07 de abril de 2015. ANO XLV N. 143 30/09/2015 SEÇÃO IV PÁG. 024 RESOLUÇÃO Nº.01 de 07 de abril de 2015. EMENTA: Estabelece Normas para o Trabalho de Conclusão do Curso de Bacharelado Em Segurança Pública e Social. O COORDENADOR

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DA FACULDADE BATISTA DE MINAS GERAIS

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DA FACULDADE BATISTA DE MINAS GERAIS REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DA I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES FACULDADE BATISTA DE MINAS GERAIS Art. 1 O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as atividades do Trabalho

Leia mais

FACULDADE FAUC/AUM CURSO EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA MANUAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

FACULDADE FAUC/AUM CURSO EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA MANUAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) 1 FACULDADE FAUC/AUM CURSO EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA MANUAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) 1 DEFINIÇÕES GERAIS 1.1 De acordo com o regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Projeto

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ - UFOPA INSTITUTO DE ENGENHARIAS E GEOCIÊNCIAS CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ - UFOPA INSTITUTO DE ENGENHARIAS E GEOCIÊNCIAS CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ - UFOPA INSTITUTO DE ENGENHARIAS E GEOCIÊNCIAS CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO RESOLUÇÃO COLEGIADO DO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO 01 / 2014 - DE 10

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA 1 REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA 2 REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA O Trabalho de Conclusão de

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE DIREITO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE DIREITO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE DIREITO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA Art. 1. Este Regulamento normatiza as atividades relacionadas com o Trabalho de Conclusão de Curso da Escola

Leia mais

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO REGULAMENTO PARA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO REGULAMENTO PARA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO REGULAMENTO PARA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Institui as normas para a realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e as condições de aproveitamento,

Leia mais

NUPED NÚCLEO DE PESQUISA E ESTUDOS EM DIRIETO REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - MONOGRAFIA JURÍDICA

NUPED NÚCLEO DE PESQUISA E ESTUDOS EM DIRIETO REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - MONOGRAFIA JURÍDICA NUPED NÚCLEO DE PESQUISA E ESTUDOS EM DIRIETO REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - MONOGRAFIA JURÍDICA 1. CONCEITO, OBJETIVOS E ETAPAS. As normas constantes deste Regulamento

Leia mais

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O Trabalho de Conclusão de Curso TCC é uma atividade curricular obrigatória para

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma atividade curricular obrigatória

Leia mais

REGULAMENTO DO COMPONENTE CURRICULAR TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE GRADUAÇÃO - BACHARELADO EM ESTATÍSTICA

REGULAMENTO DO COMPONENTE CURRICULAR TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE GRADUAÇÃO - BACHARELADO EM ESTATÍSTICA Anexo II REGULAMENTO DO COMPONENTE CURRICULAR TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE GRADUAÇÃO - BACHARELADO EM ESTATÍSTICA Capítulo I Constituição e Objetivos Art. 1º O Trabalho de Conclusão de Curso,

Leia mais

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) CAPÍTULO I - CONCEITUAÇÃO E OBJETIVOS Art. 1º - O Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, é uma atividade acadêmica curricular do Curso de Enfermagem devendo

Leia mais

RESOLUÇÃO N 14/2016/CONSUNI, DE 22 DE JULHO DE 2016.

RESOLUÇÃO N 14/2016/CONSUNI, DE 22 DE JULHO DE 2016. RESOLUÇÃO N 14/2016/CONSUNI, DE 22 DE JULHO DE 2016. Estabelece as normas gerais para a elaboração dos Trabalhos de Conclusão de Curso para graduação na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 14/2004, DE 13 DE ABRIL DE 2004

RESOLUÇÃO Nº 14/2004, DE 13 DE ABRIL DE 2004 RESOLUÇÃO Nº 14/2004, DE 13 DE ABRIL DE 2004 Aprova o Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC do Curso de Engenharia de Telecomunicações, na forma do Anexo. O REITOR DA UNIVERSIDADE REGIONAL

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA A DEFESA DE PROJETO DE DISSERTAÇÃO (QUALIFICAÇÃO)

ORIENTAÇÕES PARA A DEFESA DE PROJETO DE DISSERTAÇÃO (QUALIFICAÇÃO) ORIENTAÇÕES PARA A DEFESA DE PROJETO DE DISSERTAÇÃO (QUALIFICAÇÃO) A Defesa de Projeto de Dissertação consiste na elaboração e apresentação oral, perante banca examinadora, do projeto de pesquisa que será

Leia mais

RESOLUÇÃO CCEA Nº 02/2011

RESOLUÇÃO CCEA Nº 02/2011 UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AMBIENTAL CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL RESOLUÇÃO CCEA Nº 02/2011 Aprova

Leia mais

Art. 4º - É responsabilidade solidária do professor-orientador e do alunoorientado evitar crimes contra a propriedade intelectual.

Art. 4º - É responsabilidade solidária do professor-orientador e do alunoorientado evitar crimes contra a propriedade intelectual. 1 I Disposições Gerais Art. 1º - Este Regulamento disciplina as atividades discentes e docentes relativas à realização das disciplinas de Monografia I e II, do Curso de Relações Internacionais, do Centro

Leia mais

MANTENEDORA ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE - AECISA MANTIDA FACULDADE PERNAMBUCANA DE SAÚDE- FPS

MANTENEDORA ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE - AECISA MANTIDA FACULDADE PERNAMBUCANA DE SAÚDE- FPS MANTENEDORA ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE - AECISA MANTIDA FACULDADE PERNAMBUCANA DE SAÚDE- FPS REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (Atualizado em maio de 2016) RECIFE/PE 2016 1 MANTENEDORA

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO DE BACHAREL EM ENFERMAGEM DA FAKCEN CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO E OBJETIVOS

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO DE BACHAREL EM ENFERMAGEM DA FAKCEN CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO E OBJETIVOS REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO DE BACHAREL EM ENFERMAGEM DA FAKCEN CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO E OBJETIVOS Art. 1º - O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) consiste no desenvolvimento,

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO BARRIGA VERDE

CENTRO UNIVERSITÁRIO BARRIGA VERDE CENTRO UNIVERSITÁRIO BARRIGA VERDE REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC CAPÍTULO I Das Disposições Preliminares Art. 1 Art. 2 Art. 3 Art.

Leia mais

CAMPUS DE VILHENA DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - DACIE

CAMPUS DE VILHENA DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - DACIE REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) (ingressantes a partir de 2011) (Alterações aprovadas pelo CONDEP na reunião ordinária de 06 de novembro de 2013) CAPÍTULO I DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE

Leia mais

NORMAS PARA DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

NORMAS PARA DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 1 Universidade Metodista de São Paulo CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS / LICENCIATURA NORMAS PARA DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I. Disposições gerais sobre o TCC no curso de Ciências Sociais/

Leia mais

RESOLUÇÃO 18/12-COMGRAD/FAR

RESOLUÇÃO 18/12-COMGRAD/FAR RESOLUÇÃO 18/12-COMGRAD/FAR Estabelece Normas à disciplina FAR99002-Trabalho de Conclusão de Curso, currículo Farmácia. A da da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no uso de suas atribuições e CONSIDERANDO

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS FACULDADE DE OCEANOGRAFIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS FACULDADE DE OCEANOGRAFIA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS FACULDADE DE OCEANOGRAFIA DIRETRIZES PARA A ATIVIDADE CURRICULAR DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Regulamenta a atividade

Leia mais

UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO FACULDADE DE HUMANIDADES E DIREITO CURSO DE DIREITO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO FACULDADE DE HUMANIDADES E DIREITO CURSO DE DIREITO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO FACULDADE DE HUMANIDADES E DIREITO CURSO DE DIREITO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º. O presente Regulamento

Leia mais

NORMAS PARA A REALIZAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

NORMAS PARA A REALIZAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE FÍSICA NORMAS PARA A REALIZAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO As normas aqui estabelecidas deverão balizar todo o processo

Leia mais

REGULAMENTO DA MONOGRAFIA DE FINAL DE CURSO

REGULAMENTO DA MONOGRAFIA DE FINAL DE CURSO I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Artigo1º O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as atividades relacionadas com a Monografia de Final do Curso de Direito da Faculdade Panamericana - FAPAN,

Leia mais

NORMAS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

NORMAS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO NORMAS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I - Das Disposições Preliminares Art. 1 - A presente norma tem como objetivo regulamentar a realização do

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA DA FACULDADE ASSIS GURGACZ CAPÍTULO I DOS PRINCÍPIOS E FINS

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA DA FACULDADE ASSIS GURGACZ CAPÍTULO I DOS PRINCÍPIOS E FINS REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA DA FACULDADE ASSIS GURGACZ CAPÍTULO I DOS PRINCÍPIOS E FINS Art. 1º. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) consiste em um trabalho

Leia mais

Regulamento para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Regulamento para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Regulamento para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) 2015 Curitiba/PR REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO T.C.C. Dispõe sobre as normas gerais para elaboração dos Trabalhos de Conclusão de

Leia mais

Universidade Estadual de Maringá Centro de Ciências Sociais Aplicadas

Universidade Estadual de Maringá Centro de Ciências Sociais Aplicadas RESOLUÇÃO Nº 122/2013-CI/CSA CERTIDÃO Certifico que a presente resolução foi afixada em local de costume, neste Centro, no dia 30/10/2013. Samarina de Abreu Bonatto, Secretária. Aprova a o Novo Regulamento

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO TCC 2016/2

INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO TCC 2016/2 INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO TCC 2016/2 1. INTRODUÇÃO Para obter o título de Bacharel em Ciências Biológicas pela Faculdade de Ciências Integradas do Pontal, o aluno deverá desenvolver um Trabalho de

Leia mais

NORMA DEPAC Nº. 01 / 2011 NORMAS DO COMPONENTE CURRICULAR MEVA20 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II TCC II

NORMA DEPAC Nº. 01 / 2011 NORMAS DO COMPONENTE CURRICULAR MEVA20 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II TCC II UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA E CLÍNICAS NORMA DEPAC Nº. 01 / 2011 NORMAS DO COMPONENTE CURRICULAR MEVA20 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Leia mais

Escola Superior de Cruzeiro ESC. Comissão de Trabalhos de Conclusão de Curso REGULAMENTO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO.

Escola Superior de Cruzeiro ESC. Comissão de Trabalhos de Conclusão de Curso REGULAMENTO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO. Escola Superior de Cruzeiro ESC Comissão de Trabalhos de Conclusão de Curso REGULAMENTO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Propositores: Prof. Me. Mauricio Leonel Galdino Prof. Me. Walter Moreira Relatores:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA CAMPUS DE URUGUAIANA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA CAMPUS DE URUGUAIANA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA CAMPUS DE URUGUAIANA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO FARMÁCIA - UNIPAMPA Uruguaiana, 13 de setembro de 2010. 1 REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA CENTRO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE CONTABILIDADE REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Boa Vista Outubro de 2013

Leia mais

REGULAMENTO DAS DISCIPLINAS PROJETOS DE BIOLOGIA I E II DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CPAQ/UFMS

REGULAMENTO DAS DISCIPLINAS PROJETOS DE BIOLOGIA I E II DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CPAQ/UFMS REGULAMENTO DAS DISCIPLINAS PROJETOS DE BIOLOGIA I E II DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CPAQ/UFMS I - DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS Art. 1º O presente Regulamento tem por objetivo definir as normas das disciplinas

Leia mais

Título 1 Das Disposições Preliminares Capítulo 1 Da Finalidade do Regulamento

Título 1 Das Disposições Preliminares Capítulo 1 Da Finalidade do Regulamento Título 1 Das Disposições Preliminares Capítulo 1 Da Finalidade do Regulamento Art. 1º. Este Regulamento disciplina as atividades concernentes ao Trabalho de Conclusão do Curso de Direito, requisito indispensável

Leia mais

Universidade Federal de Alagoas Unidade Acadêmica Centro de Tecnologia Coordenação de Engenharia Ambiental

Universidade Federal de Alagoas Unidade Acadêmica Centro de Tecnologia Coordenação de Engenharia Ambiental Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso da Graduação em Engenharia Ambiental da UFAL Capítulo I Das disposições preliminares Art. 1º - Este regulamento define as diretrizes técnicas, procedimentos

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC DO CURSO DE DESIGN

MANUAL DE PROCEDIMENTOS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC DO CURSO DE DESIGN UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA UNOESC ÁREA DAS CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CURSO DE DESIGN MANUAL DE PROCEDIMENTOS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC DO CURSO DE DESIGN São Miguel do Oeste,

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO DE FILOSOFIA DA UFMS CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO DE FILOSOFIA DA UFMS CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO DE FILOSOFIA DA UFMS CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1 O presente regulamento tem por finalidade normatizar o TCC (Trabalho de Conclusão

Leia mais

GUIA DO TRABALHO FINAL DO CURSO DE DIREITO

GUIA DO TRABALHO FINAL DO CURSO DE DIREITO GUIA DO TRABALHO FINAL DO CURSO DE DIREITO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º. O presente regulamento tem por finalidade normatizar as atividades referentes à elaboração e apresentação da Disciplina

Leia mais

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Nos dois últimos períodos do curso, em fase conclusiva de todo o processo de formação do Curso de Pedagogia, será desenvolvido pelo aluno concluinte, como condição para a

Leia mais

GUIA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO

GUIA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO GUIA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO A Direção e a Coordenação Pedagógica das Faculdades, FAECE - Faculdade de Ensino e Cultura do Ceará e FAFOR - Faculdade de Fortaleza, no uso de suas atribuições e em conformidade

Leia mais

REGULAMENTO PARA AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO PARA AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO PARA AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO Art. 1º As Complementares (AC) atendem ao Parecer n 776/97 da CES, que trata das Diretrizes Curriculares dos cursos de graduação,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIA E ECONOMIA. Capítulo I Da Definição Art.1º. O Trabalho de Conclusão do Programa Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão, PIEPEX TCP, é a fase final do PIEPEX e

Leia mais

NORMAS GERAIS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

NORMAS GERAIS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS NORMAS GERAIS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS REDENÇÃO PA 2016 1 Dispõe sobre Trabalho de Conclusão de Curso, dos Cursos de Graduação, Bacharelado e Licenciatura, da FESAR.

Leia mais

NORMAS PARA O PROJETO DE GRADUAÇÃO

NORMAS PARA O PROJETO DE GRADUAÇÃO CENTRO TECNOLÓGICO - UFES COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL NORMAS PARA O PROJETO DE GRADUAÇÃO DISCIPLINA: CTE 04675 PROJETO EM ENGENHARIA CIVIL RESOLUÇÃO No. 01 / 04 - CCEC O Colegiado do Curso de

Leia mais

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso TCC

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso TCC Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso TCC No curso de Medicina Veterinária o TCC pode ser realizado individualmente ou em dupla. Para apresentação em dupla, deverá ser desenvolvido obrigatoriamente

Leia mais

FACULDADE DE ARARAQUARA CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO

FACULDADE DE ARARAQUARA CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO REGULAMENTO DE TRABALHO DE CURSO ARARAQUARA 2015 REGULAMENTO DO TRABALHO DE CURSO DE DIREITO Dispõe sobre a forma de operacionalização do Trabalho de Curso. CAPÍTULO I DAS

Leia mais

R EGULAM ENTO DE T R AB AL H O DE

R EGULAM ENTO DE T R AB AL H O DE CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAZONAS COORDENAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN DE MODA R EGULAM ENTO DE T R AB AL H O DE C ONCLUSÃO DE CURSO SUPE R IOR DE T ECNOLOGIA EM DESIGN

Leia mais

REGRAS E PROCEDIMENTOS PARA A ELABORAÇÃO DO TCC NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA FESPSP

REGRAS E PROCEDIMENTOS PARA A ELABORAÇÃO DO TCC NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA FESPSP REGRAS E PROCEDIMENTOS PARA A ELABORAÇÃO DO TCC NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA FESPSP A apresentação de trabalhos acadêmicos é normalizada pela ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas. Sendo o TCC

Leia mais

A Comissão de Graduação da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no uso de suas

A Comissão de Graduação da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no uso de suas UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE FARMÁCIA COMISSÃO DE GRADUAÇÃO Av. Ipiranga, 2752, CEP 90610.000 Porto Alegre Fax: 3308-5437 Tel.: 3308-5074 RESOLUÇÃO 11/10-COMGRAD/FAR atribuições

Leia mais

REGULAMENTO DE MONOGRAFIA PARA CONCLUSÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO

REGULAMENTO DE MONOGRAFIA PARA CONCLUSÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO REGULAMENTO DE MONOGRAFIA PARA CONCLUSÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO A coordenação do curso de Direito, no uso de suas atribuições regimentais, institui o presente Regulamento de Trabalho de Conclusão

Leia mais

Art. 3º. Esta Resolução entra em vigor na data da sua publicação. MARIA LÍGIA MALTA DE FARIAS

Art. 3º. Esta Resolução entra em vigor na data da sua publicação. MARIA LÍGIA MALTA DE FARIAS RESOLUÇÃO/CCGD/Nº 002/2013 Dispõe sobre a regulamentação do Trabalho de Conclusão de Curso do Bacharelado em Direito CCJ CAMPUS I JOÃO PESSOA do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal da

Leia mais

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DO CÂMPUS CURITIBA DA UTFPR

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DO CÂMPUS CURITIBA DA UTFPR Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Curitiba REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DO CÂMPUS CURITIBA DA UTFPR

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DINÂMICA DAS CATARATAS NORMAS PARA TCC TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

CENTRO UNIVERSITÁRIO DINÂMICA DAS CATARATAS NORMAS PARA TCC TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Regulamento da Disciplina de Trabalho de Conclusão do Curso de Sistemas de Informação da Faculdade Dinâmica das Cataratas Capítulo I Da Definição e Disposições Gerais Artigo 1o A Disciplina de Trabalho

Leia mais

Resolução Nº 012, de 16 de Abril de 2015

Resolução Nº 012, de 16 de Abril de 2015 Define as atribuições e regulamenta as atividades desenvolvidas pelo Núcleo de Trabalho de Conclusão de Curso (Núcleo de TCC) da Faculdade Católica Dom Orione, estabelece as normas e procedimentos para

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Esse regulamento revoga o que foi estabelecido no mês de março do ano de 2006.

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Esse regulamento revoga o que foi estabelecido no mês de março do ano de 2006. TCC TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE NUTRIÇÃO O aluno do curso de Nutrição da Anhanguera Brasília, desenvolve o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) nas disciplinas de Projeto e TCC em que o aluno realiza

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO IFRJ - CAMPUS SÃO GONÇALO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ENSINO DE HISTÓRIAS E CULTURAS AFRICANAS E AFRO-BRASILEIRAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO IFRJ - CAMPUS SÃO GONÇALO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ENSINO DE HISTÓRIAS E CULTURAS AFRICANAS E AFRO-BRASILEIRAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO IFRJ - CAMPUS SÃO GONÇALO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ENSINO DE HISTÓRIAS E CULTURAS AFRICANAS E AFRO-BRASILEIRAS NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO

Leia mais

Universidade Federal do Ceará Campus Sobral Curso de Engenharia Elétrica

Universidade Federal do Ceará Campus Sobral Curso de Engenharia Elétrica Universidade Federal do Ceará Campus Sobral Curso de Engenharia Elétrica REGULAMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO FINAL DE CURSO Comissão: - Prof. Raimundo Furtado Sampaio - Prof. André Lima - Prof.

Leia mais

NORMAS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE AGRONOMIA

NORMAS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE AGRONOMIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA SERTÃO PERNAMBUCANO CAMPUS PETROLINA ZONA RURAL CURSO DE BACHARELADO EM AGRONOMIA

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO DA UFV, CAMPUS VIÇOSA

REGULAMENTO GERAL DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO DA UFV, CAMPUS VIÇOSA REGULAMENTO GERAL DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO DA UFV, CAMPUS VIÇOSA CAPÍTULO I DA CONCEITUAÇÃO E OBJETIVOS Art. º Art. 2º O Trabalho de Conclusão de Curso

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS ESCOLA DE ARQUIVOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS ESCOLA DE ARQUIVOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS ESCOLA DE ARQUIVOLOGIA MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 2 TCC2 Direção da Escola de Arquivologia Coordenação

Leia mais

REGULAMENTO PARA REALIZAÇÃO DE AULAS PRÁTICAS CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO

REGULAMENTO PARA REALIZAÇÃO DE AULAS PRÁTICAS CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE TURISMO Curso de Turismo REGULAMENTO PARA REALIZAÇÃO DE AULAS PRÁTICAS CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO Art. 1º - De acordo com a Resolução

Leia mais

FACULDADE FACILUZ Mantenedora: Sociedade de Ensino e Cultura de Ilha Solteira S/C Ltda CNPJ: / REGULAMENTO DA MONOGRAFIA DO CURSO DE

FACULDADE FACILUZ Mantenedora: Sociedade de Ensino e Cultura de Ilha Solteira S/C Ltda CNPJ: / REGULAMENTO DA MONOGRAFIA DO CURSO DE FACULDADE FACILUZ Mantenedora: Sociedade de Ensino e Cultura de Ilha Solteira S/C Ltda CNPJ: 02.970.563/0001-38 REGULAMENTO DA MONOGRAFIA DO CURSO DE DIREITO ILHA SOLTEIRA/SP 2013 SUMÁRIO REGULAMENTO DA

Leia mais

REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPITULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPITULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPITULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente conjunto de normas da Faculdade Católica do Tocantins (Facto), mantida pela União

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS DELIBERAÇÃO Nº 108, DE 24 DE JUNHO DE 2014 O DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO, tendo em vista a decisão tomada em sua 327ª Reunião Ordinária, realizada em 24 de junho de 2014, e considerando

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 15/11 CONSUNI

RESOLUÇÃO Nº 15/11 CONSUNI RESOLUÇÃO Nº 15/11 CONSUNI APROVA O REGULAMENTO GERAL PARA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO. A Presidente do Conselho Universitário CONSUNI do Centro Universitário Católica de Santa Catarina,

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O TCC [TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO]

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O TCC [TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO] PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O TCC [TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO] Professor Ms Francisco de Assis Batista da Silva, Mestre em Educação. Professora MsC Daniella Ribeiro Guimarães Mendes, Coordenadora de

Leia mais