Construa o seu Forno Solar Alternativo e Antipoluidor.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Construa o seu Forno Solar Alternativo e Antipoluidor."

Transcrição

1 Construa o seu Forno Solar Alternativo e Antipoluidor. José Cordeiro Albano, Ambientalista e Pesquisador Independente; Lúcio Roberto Galvão de Araújo, Químico Ambiental e Pesquisador (CECITEC/UECE)

2 Material para fazer o forno solar (um forno ou mais, quando indicado): 1 Material de reciclagem: - Caixas de papelão grandes - Jornais velhos ou lã de vidro ou algodão grosso ou palha - Sacolas plásticas (tipo supermercado) Dois cabos de vassoura de madeira - Tira de borracha de câmara de ar ou elástico - Chapa de metal (folha de flandres, folha de zinco, bandeja ou tampa de ferro, etc) 2 Material a ser comprado: - Cola plástica branca - Rolo de papel de alumínio (largura maior ou menor) - Pregos finos de 3 centímetros - Dois metros de plástico transparente (incolor) de 0,15 ou 0,20 de espessura ou mais grosso - 3 metros de fio de nylon médio - Uma lata de tinta preta fosca em aerosol (de preferência do tipo para alta temperatura) Dá para mais de um forno - Um litro de tinta látex de parede, qualquer cor (opcional) mais de um forno - Uma caixa de tachinhas de sapateiro, nº 11 ou nº 2 mais de um forno - Uma folha de lixa para madeira nº 80 mais de um forno - Uma folha de lixa para metal nº 220 ou mais fina mais de um forno - Duas panelas de alumínio com tampa (de preferência baixas e de grande diâmetro) 3 Ferramentas para a oficina: - Lápis ou caneta - Régua - Estilete - Tesoura grande - Tesoura para metal em folha - Martelo - Serrote - Alicate - Furadeira com broca fina - Pincel chato médio ou rolo pequeno

3 FORNO SOLAR DE TAMANHO TÍPICO Figura 1 As caixas podem ser maiores e o espaço entre a caixa menor e a maior pode variar para um pouco mais ou um pouco menos e não precisa ser igual nos 4 lados. A caixa maior também pode ser mais funda, mas a caixa menor não deve ultrapassar 20 cm de fundura para não aumentar a sombra projetada sobre as panelas quando o sol está mais baixo no céu. Em qualquer dimensão, o forno solar pode funcionar. Mas em geral, os fornos maiores aquecem mais por terem uma área maior de captação da luz solar. É mais conveniente também por abrigar maior número de panelas. (O limite prático para o tamanho do forno é o peso e o volume que podem causar dificuldades de locomoção). PREPARANDO A CAIXA MENOR Figura 2

4 1 Começar colando no fundo da caixa todas as abas descoladas. Espalhar a cola com pincel ou espátula (ou um pedaço de papelão dobrado). Usar pesos tijolos, livros, etc até a cola fixar. 2 Marcar a caixa nos 4 lados, por dentro e por fora, com uma linha pontilhada 20 cm acima do fundo. 3 Cortar, com faca serrilhada ou estilete, os 4 cantos da caixa até a linha pontilhada. 4 Depois de cortar, fazer vincos sobre as linhas pontilhas usando régua e uma colher. Isso facilita as dobraduras. Figura 3 - Passar a ponta da colher fazendo pressão ao longo da linha pontilhada. 5 Depois de criar os vincos sobre as linhas pontilhadas, dobrar para o lado de fora da caixa todas as abas, colando nos 4 lados. Depois de espalhar a cola com uma espátula, um pincel ou um pedacinho de papelão, fixar as partes a serem coladas, aplicando um peso (livros ou tijolos, por exemplo), até a cola segurar. Usar cola branca (cola plástica) ou cola caseira feita com goma ou farinha de trigo. Figura 4 6 Se ainda sobrarem pedaços das abas, criar vincos, dobrar e colar no fundo da caixa.

5 Figura 5 FORRANDO A CAIXA MENOR COM PAPEL ALUMÍNIO Figura 6 1 Aplicar cola nos 2 lados de cada canto interno da caixa. Aplicar também na base do canto. 2 Cortar 4 faixas de papel alumínio de mais ou menos 8 cm de largura, por 25 cm de comprimento. Dobrar ao meio com uma régua e aplicar sobre cada canto com a parte fosca do alumínio em contato com a cola. 3 Cortar no canto da faixa de alumínio. Dobrar e colar nos lados de fora da caixa. 4 Com os 4 cantos já forrados, espalhar cola no fundo e nas paredes laterais internas da caixa colando, em seguida, o papel alumínio. Aplicar o papel alumínio com a parte mais fosca para baixo, sobre a cola, e a parte mais brilhante para cima. 5 Passar sobre o alumínio um pano seco para reduzir as rugas e as bolhas de ar, melhorando, ao mesmo tempo, a aderência da cola.

6 Figura 7 6 O papel alumínio deve ser dobrado sobre as bordas da caixa e colado também nas laterais externas da caixa, pelo menos até a metade. FAZENDO A CHAPA COLETORA QUE VAI NO FUNDO DA CAIXA MENOR No fundo da caixa menor, vai a chapa metálica pintada de preto fosco sobre a qual colocam-se as panelas. Essa chapa coletora absorve a luz do sol transformando-a em calor. Figura 8 Essa chapa não deve encostar diretamente no fundo da caixa para não transmitir parte do seu calor para o fundo. Para garantir o isolamento térmico entre a chapa e o fundo, pregar embaixo, no sentido do comprimento, 3 pedaços de cabos de vassoura fixados por pregos que atravessam a chapa de cima para baixo, através de pequenos furos. No caso de uma chapa de metal mais fina, os cabos de vassoura ajudam a manter a chapa mais plana e mais resistente.

7 PREPARANDO A CAIXA MAIOR 1 Comece colando no fundo todas as abas que estejam descoladas, use um peso (tijolos ou livros) até fixar. 2 Marcar a caixa nos 4 lados, por dentro e por fora, com uma linha pontilhada, 28 cm acima do fundo. 3 Cortar nos 4 cantos até a altura da linha pontilhada. 4 Depois de fazer vincos sobre as linhas pontilhadas, usando uma régua e uma colher, dobrar as abas para dentro formando uma tampa sobre a caixa. 5 Colocar a caixa menor, já forrada de alumínio, centralizada sobre a tampa da caixa maior.

8 5 Colocar a caixa menor, já forrada de alumínio, centralizada sobre a tampa da caixa maior. 6 Marcar o contorno fazendo uma linha pontilhada com lápis ou caneta. Fazer isso sobre todas as abas de papelão que cobrem a caixa. 7 Fazer vincos sobre as linhas pontilhadas com uma régua e uma colher e em seguida dobrar para dentro da caixa cortando os excessos as abas dobradas para dentro não devem ser maiores do que a profundidade da caixa menor, isto é 20 centímetros. Dica: para fazer os vincos com maior facilidade, emborcar a caixa com a boca para baixo sobre uma mesa, com as abas abertas para os 4 lados. 8 Duas das abas, em lados opostos, devem ser cortadas nas laterais para permitir o fechamento das 4 abas. Ao fechar as abas, fechar primeiro as internas e depois as cortadas. 9 A caixa maior deve ainda ser pintada para tornar o papelão impermeável, aumentando assim sua vida útil. Pode-se também decorar a caixa fazendo desenhos ou colando figuras

9 sobre as laterais pintadas. Nesse caso, é bom aplicar um verniz transparente ou uma solução fina de cola branca para impermeabilizar as figuras. Preparando o isolamento térmico da caixa maior Embora isso não seja fundamental, é desejável forrar com papel alumínio todo o interior da caixa maior. Sua função é refletir de volta para dentro da caixa algum calor que tenha atravessado o isolamento. O espaço entre as caixas pode ser preenchido com uma variedade de materiais leves tais como: jornal velho rasgado em tiras, lã de vidro, palha, folhas secas, lã, algodão grosso, penas, enchimento de travesseiros, folhas de papelão, retalhos de pano, etc. Isopor e espuma de borracha não são adequados por exalarem odores desagradáveis ou gases tóxicos quando aquecidos. No fundo da caixa maior, é mais simples fazer o isolamento com folhas de papelão de embalagens, empilhadas até a altura de 8 ou 10 centímetros. Para o enchimento das paredes laterais, não importando o material isolante escolhido, o ideal é encher sacolas de plástico dos supermercados. Dessa maneira, é possível arrumar o enchimento das paredes verticais, sem que o material caia para o fundo da caixa. FAZENDO A TAMPA DO FORNO SOLAR A tampa é feita com 4 pedaços de cabos de vassoura aparafusados e pregados nos 4 cantos. O uso de cola branca além do parafuso pode tornar desnecessário o uso de pregos.

10 Detalhe do corte a ser dado em cada ponta do pedaço mais longo dos cabos de vassoura. É aconselhável furar antes de usar pregos e parafusos. O uso de cola ou de um prego ao lado do parafuso evita que a outra peça gire livremente. Essa fixação extra é importante na hora de esticar os barbantes de apoio da sobretampa e na hora de pregar o plástico na moldura. Esticar o plástico transparente por baixo da moldura de cabos de vassoura, dobrando e pregando por cima com tachinhas de sapateiro, grampos de pistola ou grampeador de papel. FAZENDO A SOBRETAMPA DE PLÁSTICO TRANSPARENTE Com a tampa colocada sobre as paredes da caixa grande, tomam-se as medidas para cortar o plástico da sobretampa. Usar fita métrica ou trena.

11 Usando a sobretampa

12 A sobretampa de plástico transparente deve cobrir a tampa e descer pelos 4 lados da caixa maior até sua base, onde é fixada por elástico, barbante, corda ou uma liga de borracha cortada de uma câmera de ar de pneu. A função da sobretampa é vedar a saída de calor garantindo a mais alta temperatura no forno solar, através da manutenção de um colchão de ar entre os dois plásticos da tampa e da sobretampa criando assim um isolamento térmico e maior rendimento. CORTE ESQUEMÁTICO DO FORNO SOLAR 1 Sobretampa de plástico transparente descendo sobre os 4 lados da caixa grande preso perto da base com uma liga de borracha de câmera de ar ou elástico. 2 Espaço de ar criando isolamento térmico entre a tampa, pregada embaixo da moldura de cabos de vassoura e a sobretampa esticada por cima. 3 Tampa de plástico transparente esticado por baixo de uma moldura de cabos de vassouras. 4 Panela preta com tampa de encaixe para reduzir a perda de vapor. 5 Cabos de vassoura criando apoios para a chapa coletora, isolando-a do contato com o fundo da caixa. 6 Chapa preta de metal coletora de luz que transforma a luz do sol em calor. 7 Sacos plásticos contendo tiras de papel jornal amassadas, criando um isolamento térmico entre as paredes da caixa menor e as da caixa maior. 8 Pedaços de papelão empilhados no fundo da caixa maior criando o isolamento térmico na base do forno. 9 Liga de borracha de câmera de ar prendendo a sobretampa de plástico transparente.

PEDAGÓGICOS ACESSÍVEIS. tutoriais

PEDAGÓGICOS ACESSÍVEIS. tutoriais MATERIAIS PEDAGÓGICOS ACESSÍVEIS tutoriais Máquina de somar tutoriais COMO FAZER Você vai precisar de: MATERIAIS: 1 pasta ou caixa de polipropileno branca ou transparente ; 1 tubo de papelão, de papel

Leia mais

Averigu an. Prémio Fundação Ilídio Pinho. as vivências na nossa Escola. os Projetos 5. a comemoração de datas festivas

Averigu an. Prémio Fundação Ilídio Pinho. as vivências na nossa Escola. os Projetos 5. a comemoração de datas festivas Averigu an do Edição Especial junho 2014 Prémio Fundação Ilídio Pinho Nesta edição: Prémio Fundação Ilídio Pinho as vivências na nossa Escola 1 3 os Projetos 5 a comemoração de datas festivas a criatividade

Leia mais

Bracelete Técnica utilizada: reaproveitamento de embalagem de papelão de ovos

Bracelete Técnica utilizada: reaproveitamento de embalagem de papelão de ovos Bracelete 1 Técnica utilizada: reaproveitamento de embalagem de papelão de ovos Materiais 2 Embalagem de papelão de uma dúzia de ovos Caixa de papelão Fita adesiva Cola Verniz acrílico 02 pincéis Tesoura

Leia mais

Oficina de Forno Solar. José Albano Fortaleza - CEARÁ

Oficina de Forno Solar. José Albano Fortaleza - CEARÁ Oficina de Forno Solar José Albano Fortaleza - CEARÁ Desfrutando da vida moderna, cada um de nós é responsável pela emissão de grandes quantidades de carbono e outros gases que contribuem para o aquecimento

Leia mais

Estação de Trabalho. Montagem Passo a Passo. Editora Profissionalizante. Editora Profissionalizante Página 1

Estação de Trabalho. Montagem Passo a Passo. Editora Profissionalizante. Editora Profissionalizante Página 1 1 Estação de Trabalho Montagem Passo a Passo Editora Profissionalizante Editora Profissionalizante Página 1 ESTAÇÃO DE TRABALHO Siga as instruções a seguir para montar essa versátil estação de trabalho.

Leia mais

G o s p e. cine. Como Construir Uma Tela Para Projeção Para o Projeto CINE GOSPEL. GRÁTIS

G o s p e. cine. Como Construir Uma Tela Para Projeção Para o Projeto CINE GOSPEL. GRÁTIS cine G o s p e l NÃO GRÁTIS PERCA Como Construir Uma Tela Para Projeção Para o Projeto CINE GOSPEL. Estrutura metálica: 2 Barras de tubos galvanizados 3/4 x 6,0 m 4 Conexões TEE galvanizados 3/4 4 Juntas

Leia mais

Curso de Capacitação Artesanato com Garrafas PET

Curso de Capacitação Artesanato com Garrafas PET Curso de Capacitação Artesanato com Garrafas PET Fazendo Arte com PET Módulo I Corte e Dobradura 7 peças ATELIER ARTES, COISAS & TROÇOS Cláudia Gianini (5511) 3272-8111 contato@artesecoisas.com.br www.artesecoisas.com.br

Leia mais

Pendurador Técnica utilizada: reaproveitamento de embalagens de latas de folhas-de-flandres

Pendurador Técnica utilizada: reaproveitamento de embalagens de latas de folhas-de-flandres Pendurador 1 Técnica utilizada: reaproveitamento de embalagens de latas de folhas-de-flandres Materiais 2 Tinta esmalte verde ou na cor desejada à base de água Pincel de cerdas série 815 n 18 1 prego grande

Leia mais

(baseado em 6 avaliações)

(baseado em 6 avaliações) Experimento cadastrado por Helder de Figueiredo e Paula em 29/10/2009 Classificação Total de exibições: 7077 (até 25/09/2012) (baseado em 6 avaliações) Palavras-chave: Circuitos Elétricos; Fonte de Tensão

Leia mais

(baseado em 11 avaliações)

(baseado em 11 avaliações) Experimento cadastrado por Xambim Baldez em 30/06/2008 Classificação Total de exibições: 9512 (até 16/11/2011) (baseado em 11 avaliações) Palavras-chave: física,fonte,heron,garrafa,pet,energia,potencial,pressão,atmosf

Leia mais

ANEXO II Aquisição de material de expediente para uso nas diversas Secretarias, deste Município

ANEXO II Aquisição de material de expediente para uso nas diversas Secretarias, deste Município PREGÃO PRESENCIAL N o 037/2016 ANEXO II Aquisição de material de expediente para uso nas diversas Secretarias, deste Município Item Quant. Unidade Descrição 1 55 UNIDADE BASTÃO COLA QUENTE GROSSO 2 46

Leia mais

SUGESTÕES DE ATIVIDADES. Fontes de Energia 1. CONSTRUÇÃO DE UM FORNO SOLAR

SUGESTÕES DE ATIVIDADES. Fontes de Energia 1. CONSTRUÇÃO DE UM FORNO SOLAR SUGESTÕES DE ATIVIDADES Fontes de Energia 1. CONSTRUÇÃO DE UM FORNO SOLAR Para demonstrar a utilização doméstica da energia solar, sugerimos a construção de um forno solar com os seus alunos. E por que

Leia mais

ANEXO IV RELAÇÃO DOS ITENS DA LICITAÇÃO

ANEXO IV RELAÇÃO DOS ITENS DA LICITAÇÃO Folha: 1/6 1 10,000 CAX ALFINETE COLORIDO CABEÇA EM PLÁSTICO E 2,5000 25,0000 PONTA DE METAL PAA QUADRO MURAL CX COM 50 UNIDADES (05-03-0634) 2 10,000 CX ALFINETE Nº 29. (05-02-0152) 4,9000 49,0000 3 60,000

Leia mais

Yep. Balcão Inferior Lava-Louças 60-53cm Balcão Inferior Lava-Louças 60-57cm. Partes do Produto. Componentes

Yep. Balcão Inferior Lava-Louças 60-53cm Balcão Inferior Lava-Louças 60-57cm. Partes do Produto. Componentes Yep Partes do Produto Balcão Inferior Lava-Louças 60-53cm Balcão Inferior Lava-Louças 60-57cm Tampo Vendido Separadamente - Lateral Direita/Esquerda (x) - Base (x) 3- Travessa (x) 4- Traseiro (x) 5- Fechamento

Leia mais

Oficina de Forno Solar

Oficina de Forno Solar Oficina de Forno Solar Desfrutando da vida moderna, cada um de nós é responsável pela emissão de grandes quantidades de carbono e outros gases que contribuem para o aquecimento global e suas conseqüências

Leia mais

ACESSÍVEIS. tutoriais

ACESSÍVEIS. tutoriais MATERIAIS PEDAGÓGICOS ACESSÍVEIS tutoriais Sistema Terra e Lua tutoriais COMO FAZER Você vai precisar de: MATERIAIS: 1 pau de selfie; 1 bola de isopor de 15cm de diâmetro; 5 bolas de isopor de 4cm de diâmetro;

Leia mais

ANEXO VI MODELO DE PROPOSTA (PAPEL TIMBRADO DA EMPRESA)

ANEXO VI MODELO DE PROPOSTA (PAPEL TIMBRADO DA EMPRESA) ANEXO VI MODELO DE PROPOSTA (PAPEL TIMBRADO DA EMPRESA) Ao, Excelentíssimo Senhor, Prefeito Municipal de Três de Maio Apresentamos abaixo nossa proposta para fornecimento de material de expediente para

Leia mais

Cachepô Técnica utilizada: reaproveitamento de jornal

Cachepô Técnica utilizada: reaproveitamento de jornal Cachepô 1 Técnica utilizada: reaproveitamento de jornal Materiais 2 Folhas de jornais Cola branca Agulha de tricô n 8 Verniz acrílico à base de água Tinta látex branco neve Pincel tipo trincha ¾ polegada

Leia mais

ACESSÍVEIS. tutoriais

ACESSÍVEIS. tutoriais MATERIAIS PEDAGÓGICOS ACESSÍVEIS tutoriais Painel interativo t u t oria i s COMO FAZER Você vai precisar de: MATERIAIS: Papel paraná ou couro ou papelão; 6 embalagens de margarina de 250g com tampa transparente

Leia mais

PRENSA PARA ESTÊNCIL A TINTA

PRENSA PARA ESTÊNCIL A TINTA MANUAL PARA A FABRICAÇÃO DE UMA PRENSA PARA ESTÊNCIL A TINTA Vivaldo Armelin Júnior 2006 Todos os direitos Reservados e pertencentes ao Portal ArteEducar. Proibido qualquer uso que não seja em sala de

Leia mais

AVISO DE RETIFICAÇÃO I

AVISO DE RETIFICAÇÃO I AVISO DE RETIFICAÇÃO I EDITAL DE PREGÃO PRESENCIAL Nº. 005/2015 O SESI/SENAI-PR, através de sua Comissão de Licitação, torna pública RETIFICAÇÃO referente ao edital de licitação acima relacionado, conforme

Leia mais

ANEXO I. Pará Pag.: 1 Governo Municipal de Rio Maria. Preço Unit (R$) Código ALMOFADA P/ CARIMBO

ANEXO I. Pará Pag.: 1 Governo Municipal de Rio Maria. Preço Unit (R$) Código ALMOFADA P/ CARIMBO Pará Pag.: 1 002750 ALMOFADA P/ CARIMBO 30,0000UNIDADE 025786 APONTADOR DE LÁPIS MANUAL COM 15,0000UNIDADE RESERVATORIO 000942 BORRACHA ESCOLAR BRANCA Nº 40 6,0000CAIXA CAIXA CONTENDO 50 UNIDADES 000637

Leia mais

Painéis Nexacustic Guia de Instalação Teto. Rev.: 9

Painéis Nexacustic Guia de Instalação Teto. Rev.: 9 Rev.: 9 Cuidados iniciais: Os produtos Nexacustic foram desenvolvidos para aplicação em ambientes fechados, não sendo permitido uso externo, onde há ação de intempéries. Não instalar ou armazenar o Nexacustic

Leia mais

3 Barreiras de Fogo - Sistema C-AJ-3005

3 Barreiras de Fogo - Sistema C-AJ-3005 3 Barreiras de Fogo - Sistema C-AJ-3005 Dados Técnicos Junho/02 Substitui: Janeiro/01 Cabos (com tira flexível) F 1, 2 ou 3 horas (veja o item 1 e 2) T 0 horas L (temperatura ambiente) 76 CFM/sq ft (22,8

Leia mais

Instruções de montagem do Irrigador Solar. Washington Luiz de Barros Melo

Instruções de montagem do Irrigador Solar. Washington Luiz de Barros Melo Instruções de montagem do Irrigador Solar Washington Luiz de Barros Melo Versão 8/2015 1 Irrigador Solar Irrigação ativada pelo sol Washington Luiz de Barros Melo 1. As partes do irrigador O irrigador

Leia mais

Efeitos especiais para a cor

Efeitos especiais para a cor www.casa.com.br/curso-cores Aula 7 por Betina Gomes Nada mais prático para renovar um ambiente do que pintar as paredes. Mas você pode ir além, imprimindo personalidade ao espaço. Nesta aula, a arquiteta

Leia mais

Gabinete-gaveteiro para material de modelismo

Gabinete-gaveteiro para material de modelismo Gabinete-gaveteiro para material de modelismo Material ½ Placa MDF 3mm 3 puxadores de madeira, tipo botão, de ¼ a ½ polegada de diâmetro 1 Estilete modelo Olpha H-1 (7mm) 1 Lata de cera marca Cristalina

Leia mais

#03 PROJETO MESA DE GRAVAÇÃO PEQUENA

#03 PROJETO MESA DE GRAVAÇÃO PEQUENA A mesa de gravação de matrizes de serigrafia é um equipamento fundamental para quem quer gravar suas próprias telas. Este equipamento existe em diversos modelos, com preços e recursos técnicos. A intenção

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO. Pilkington Profilit

MANUAL DE INSTALAÇÃO. Pilkington Profilit MANUAL DE INSTALAÇÃO Pilkington Profilit SUMÁRIO 01. CONCEITO... 03 02. COMPOSIÇÃO... 04 03. TIPOS DE INSTALAÇÃO... 05 04. VISTA EXPLODIDA... 05 05. PROPRIEDADES DO SISTEMA... 06 06. PERFIS... 06 07. EPI

Leia mais

Criando com a. Kit Escritório

Criando com a. Kit Escritório Kit Escritório Kit Escritório Execução da Peça: Ana Cristina Diagramação e execução da receita : Ana Cristina Materiais Usados: Cola Branca Fita Crepe 30 cm de TECIDO ESTAMPADO 30 cm de TECIDO para composição

Leia mais

ACESSÓRIOS PARA TELHADOS:

ACESSÓRIOS PARA TELHADOS: ACESSÓRIOS PARA TELHADOS: FRESHFOIL: PROTEÇÃO À RADIAÇÃO TÉRMICA; MAIOR CONFORTO TÉRMICO; REDUZ O USO DE AR CONDICIONADO; RESISTENTE AO CALOR, UMIDADE E FUNGOS; SEGURANÇA ADICIONAL CONTRA VAZAMENTO NO

Leia mais

Telhas GraviColor. Beleza e modernidade para o seu projeto.

Telhas GraviColor. Beleza e modernidade para o seu projeto. Telhas GraviColor Beleza e modernidade para o seu projeto. Telhas GraviColor Estilo, inovação e qualidade. As Telhas GraviColor chegam ao mercado trazendo o rústico com design inovador, dando um toque

Leia mais

Facefelt 4+ Isolação para coberturas

Facefelt 4+ Isolação para coberturas Facefelt 4+ Isolação para coberturas O Facefelt 4+ é um feltro constituído por lã de vidro aglomerada com resina vegetal e possui características termoacústicas. Revestido em uma das faces com laminado

Leia mais

Tutorial para modificar kit de móveis básico

Tutorial para modificar kit de móveis básico Tutorial para modificar kit de móveis básico (kit pode ser obtido em www.pequenasartes.com.br ) Material necessário: - estilete - lixa (é sempre bom ter um pouco a mais) de 240 ou mais fina. Quanto mais

Leia mais

Yep. Lateral de Geladeira - 34cm Lateral de Geladeira - 57cm. Partes do Produto. Componentes

Yep. Lateral de Geladeira - 34cm Lateral de Geladeira - 57cm. Partes do Produto. Componentes Yep Lateral de Geladeira - 34cm Lateral de Geladeira - 57cm Partes do Produto 1- Lateral de Geladeira Componentes 1- Os parafusos para união acompanhem os módulos em que a (s) lateral (is) será (ão) fixada

Leia mais

Enfeite 3D e bandeja kit de higiene em MDF

Enfeite 3D e bandeja kit de higiene em MDF Decoração infantil em feltro: fazendinha Enfeite 3D e bandeja kit de higiene em MDF AMANDA ANDRONIC ENFEITE DE PORTA - 2 - Olá! Este é o material complementar dos produtos Enfeite 3D e bandeja kit de higiene

Leia mais

NEW WALL manual de aplicação

NEW WALL manual de aplicação NEW WALL manual de aplicação O New Wall é um painel de poliuretano de alta densidade. Com superfície texturizada é utilizado para decoração e revestimento de paredes. Sua textura é realista, imita materiais

Leia mais

Instruções de Montagem do

Instruções de Montagem do Instruções de Montagem do Irrigador Solar Washington Luiz de Barros Melo Versão 8/2015 1 Irrigador Solar Irrigação ativada pelo sol Washington Luiz de Barros Melo 1. As partes do irrigador O irrigador

Leia mais

Yep. Balcão Inferior 40 (4 Gavetas) - 57cm. Partes do Produto. Componentes

Yep. Balcão Inferior 40 (4 Gavetas) - 57cm. Partes do Produto. Componentes Yep Partes do Produto Balcão Inferior 40 (4 Gavetas) - 57cm - Lateral Direita (x) - Lateral Esquerda (x) - Base (x) Tampo Vendido Separadamente Frentes de Gaveta Vendidas Separadamente 4- Traseiro (x)

Leia mais

Sousplat Técnica utilizada: reaproveitamento de jornal

Sousplat Técnica utilizada: reaproveitamento de jornal Sousplat 1 Técnica utilizada: reaproveitamento de jornal Materiais 2 Folhas de jornais Cola branca Agulha de tricô n 8 Verniz acrílico à base de água Tinta látex branco neve Pincel tipo trincha ¾ polegada

Leia mais

TUTORIAL PARA A CONFECÇÃO DA BASE DE LANÇAMENTOS

TUTORIAL PARA A CONFECÇÃO DA BASE DE LANÇAMENTOS CAMPUS UNIVERSITÁRIO DA REGIÃO DOS VINHEDOS TUTORIAL PARA A CONFECÇÃO DA BASE DE LANÇAMENTOS LEMBRETE: Este tutorial é uma sugestão para as equipes, que estão livres para desenvolverem e testarem suas

Leia mais

Yep. Inferior 60 com 1 Porta Basculante Pistão - 57cm. Partes do Produto

Yep. Inferior 60 com 1 Porta Basculante Pistão - 57cm. Partes do Produto Yep Partes do Produto Inferior 60 com Porta Basculante Pistão - 57cm Tampo Vendido Separadamente - Lateral Direita/Esquerda (x) - Base (x) Porta Vendida Separadamente Pés Vendidos Separadamente 3- Traseiro

Leia mais

Yep. Console 60/80/100 com 1 Gaveta Aramada - 57cm. Partes do Produto. Componentes

Yep. Console 60/80/100 com 1 Gaveta Aramada - 57cm. Partes do Produto. Componentes Yep Partes do Produto Console 60/80/00 com Gaveta Aramada - 57cm Tampo Vendido Separadamente Frentes de Gaveta Vendida Separadamente - Lateral Direita/Esquerda (x) 3- Corrediça Telescópica (x) - Base (x)

Leia mais

Décio Lima * Antônio Luiz de Almeida * César de Oliveira Lopes Depto de Física UFRRJ Itaguaí RJ

Décio Lima * Antônio Luiz de Almeida * César de Oliveira Lopes Depto de Física UFRRJ Itaguaí RJ LABORATÓRIO CASEIRO PROTÓTIPO DE UM COLETOR SOLAR DIDÁTICO Décio Lima * Antônio Luiz de Almeida * César de Oliveira Lopes Depto de Física UFRRJ Itaguaí RJ Introdução Durante o andamento da disciplina de

Leia mais

III CONSTRUÇÃO DOS SUPORTES DAS BOBINAS

III CONSTRUÇÃO DOS SUPORTES DAS BOBINAS III CONSTRUÇÃO DOS SUPORTES DAS BOBINAS Serão construídos dois suportes, um para a bobina transmissora, o qual será fixado na barra do detector de metal em posição vertical e outro, para a bobina receptora

Leia mais

Projeto: Rosa Sirota Caixa Quadrada Tinta Mosaico

Projeto: Rosa Sirota Caixa Quadrada Tinta Mosaico Projeto: Rosa Sirota Caixa Quadrada Tinta Mosaico Tempo de execução: aproximadamente 1 hora e meia sem contar tempos de secagem Grau de dificuldade: difícil Material: Caixa de MDF quadrada, com tampa medindo

Leia mais

Emissão : Dez/2006 Nº.: INFO- 002/06

Emissão : Dez/2006 Nº.: INFO- 002/06 Página 1 de 7 Prezado Concessionário Estamos informando com o presente boletim, os procedimentos para substituição da tela frontal do capuz dos tratores 1155 pela grade perfurada que pode ser aplicada

Leia mais

Construa uma. Celestial Casinha na Árvore de Papel em 3D

Construa uma. Celestial Casinha na Árvore de Papel em 3D Construa uma Celestial Casinha na Árvore de Papel em 3D 2 Modelos de folhagens Obs: Imprima as páginas 2 e 3 em papel branco. Recorte os modelos para usar como molde para criar a folhagem de fundo. Coloque

Leia mais

Preparamos este material exclusivamente para a divulgação gratuita. Ele contém a lista de materiais do curso Encadernação: livros

Preparamos este material exclusivamente para a divulgação gratuita. Ele contém a lista de materiais do curso Encadernação: livros Lista de materiais Caro aluno, Preparamos este material exclusivamente para a divulgação gratuita. Ele contém a lista de materiais do curso Encadernação: livros personalizados para viagens, com Daniele

Leia mais

RELAÇÃO DE ITENS - PREGÃO ELETRÔNICO Nº 00004/ SRP

RELAÇÃO DE ITENS - PREGÃO ELETRÔNICO Nº 00004/ SRP 34000 - MINISTERIO PUBLICO DA UNIAO 200058 - PROCURADORIA DA REPUBLICA - SC RELAÇÃO DE ITENS - PREGÃO ELETRÔNICO Nº 00004/2017-000 SRP 1 - Itens da Licitação 1 - BORRACHA APAGADORA ESCRITA 150 BORRACHA

Leia mais

INSTALLATION GUIDE 10-YEAR WARRANTY 10 ANOS DE GARANTIA MANUAL DE INSTALAÇÃO. MANUAL DE INSTALACIÓN. Versão em PORTUGUÊS

INSTALLATION GUIDE 10-YEAR WARRANTY 10 ANOS DE GARANTIA MANUAL DE INSTALAÇÃO.   MANUAL DE INSTALACIÓN. Versão em PORTUGUÊS 10-YEAR WARRANTY 10 ANOS DE GARANTIA ANTI A 10 AÑOS DE GARANTÍA Versão em PORTUGUÊS INSTALLATION GUIDE Fita ITEM Métrica / Trena AVISO DE SEGURANÇA Por questões de segurança, recomenda-se que o produto

Leia mais

PRUMO DE PAREDE GRAMPEADOR MANUAL NÍVEL DE ALUMÍNIO GRAMPOS PAQUÍMETRO METÁLICO PAQUÍMETRO PLÁSTICO ALICATE MULTIUSO PARA ELETRICISTA

PRUMO DE PAREDE GRAMPEADOR MANUAL NÍVEL DE ALUMÍNIO GRAMPOS PAQUÍMETRO METÁLICO PAQUÍMETRO PLÁSTICO ALICATE MULTIUSO PARA ELETRICISTA PRUMO DE PAREDE GRAMPEADOR MANUAL Corpo de metal Cordão de nylon Taco de madeira Peso 0 g 0 g 700 g 33 21 0 000 33 21 0 000 33 21 700 000 NÍVEL DE ALUMÍNIO Para grampos de 4 a 8 mm 28 98 000 0 GRAMPOS

Leia mais

NexaLux Guia de Instalação. Rev.: 1

NexaLux Guia de Instalação. Rev.: 1 Rev.: 1 Cuidados iniciais: Os produtos Nexacustic foram desenvolvidos para aplicação em ambientes fechados, não sendo permitido uso externo, onde há ação de intempéries. Não instalar ou armazenar o Nexacustic

Leia mais

MATERIAIS PEDAGÓGICOS ACESSÍVEIS

MATERIAIS PEDAGÓGICOS ACESSÍVEIS MATERIAIS PEDAGÓGICOS ACESSÍVEIS tutoriais Jogo das cédulas tutoriais COMO FAZER Você vai precisar de: MATERIAIS: 20 LEDs 3 volts, de alto brilho; 1 caixa de papelão com tampa. aproximadamente Largura

Leia mais

LINHA DECOUPAGE E PATCHWORK. Cesta para Bordado. Estilotex. Possibilidades criativas no mundo das artes.

LINHA DECOUPAGE E PATCHWORK. Cesta para Bordado. Estilotex. Possibilidades criativas no mundo das artes. LINHA DECOUPAGE E PATCHWORK Cesta para Bordado Estilotex. Possibilidades criativas no mundo das artes. Material utilizado: Kit de cartonagem Artesa Cartonagem de cesta para bordados Pincel de cabo amarelo

Leia mais

Sacola para cerveja e caneca

Sacola para cerveja e caneca Peças em cartonagem - Especial Dia dos Pais Sacola para cerveja e caneca Claudia Wada Olá! Este é o material complementar do produto Sacola para cerveja e caneca presente no curso Peças em cartonagem -

Leia mais

, Â. ,', - DIA DAS _..., Pf CAS ARTESANAIS PARA FAZER f VENPf R

, Â. ,', - DIA DAS _..., Pf CAS ARTESANAIS PARA FAZER f VENPf R ,.......,....... 4... Â...... 6, I,', - DIA DAS _..., \, edulj Pf CAS ARTESANAIS PARA FAZER f VENPf R APOSTILA Cartonagem Claudia Wada 2 AULA 1 - Quadro porta-retratos QUADRO GRANDE Base: 60 x 70 cm (1x)

Leia mais

Instruções de instalação da sinalização Sinais, lâminas, adesivos, discos e perfis fotoluminescentes

Instruções de instalação da sinalização Sinais, lâminas, adesivos, discos e perfis fotoluminescentes 1. Escopo Este guia pretende indicar a forma correta de instalação dos diversos elementos que compõem o sistema de segurança Everlux. Para informação complementar deve ser consultado o catálogo da Everlux.

Leia mais

Móvel com Curvas Acentuadas. Esquema de apoio fácil de adaptar

Móvel com Curvas Acentuadas. Esquema de apoio fácil de adaptar Móvel com Curvas Acentuadas Os móveis para banheiro, na sua maioria, são retangulares. A forma arredondada pode ser uma saída criativa e interessante, além de manter o espaço livre. Esquema de apoio fácil

Leia mais

ROTEIRO DE MONTAGEM DO MATERIAL DA AULA PRÁTICA EQUAÇÃO DE BERNOULLI

ROTEIRO DE MONTAGEM DO MATERIAL DA AULA PRÁTICA EQUAÇÃO DE BERNOULLI CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE SÃO VICENTE DO SUL ROTEIRO DE MONTAGEM DO MATERIAL DA AULA PRÁTICA EQUAÇÃO DE BERNOULLI PROFESSOR RAFHAEL BRUM WERLANG 1.0 OBJETIVO Este roteiro destina-se a auxiliar

Leia mais

Arrow. Armário com 4 Portas. Partes do Produto. *Puxadores vendidos separadamente

Arrow. Armário com 4 Portas. Partes do Produto. *Puxadores vendidos separadamente Arrow Armário com Portas Partes do Produto *Puxadores vendidos separadamente - Lateral Direita (x) - Lateral Esquerda (x) 3- Porta (x) - Divisão (x) 5- Fundo (x) Pessoas ecessárias para Montagem Ferramentas

Leia mais

Forros Nexacustic Guia de Instalação. Rev.: 1

Forros Nexacustic Guia de Instalação. Rev.: 1 Rev.: 1 Cuidados iniciais: Os produtos Nexacustic foram desenvolvidos para aplicação em ambientes fechados, não sendo permitido uso externo, onde há ação de intempéries. Não instalar ou armazenar o Nexacustic

Leia mais

Guia Prático de Instalação Completo Forro NexaLux. Revisão: 2

Guia Prático de Instalação Completo Forro NexaLux. Revisão: 2 Guia Prático de Instalação Completo Forro NexaLux Revisão: 2 Guia Prático de Instalação Nexacustic Cuidados Iniciais Cuidados iniciais: Os produtos Nexacustic foram desenvolvidos para aplicação em ambientes

Leia mais

Arrow. Armário com 3 Portas. Partes do Produto. *Puxadores vendidos separadamente

Arrow. Armário com 3 Portas. Partes do Produto. *Puxadores vendidos separadamente Arrow Armário com 3 Portas Partes do Produto - Base (x) *Puxadores vendidos separadamente - Tampo (x) 6- Moldura Frontal (x) - Moldura Lateral (x) 8- Ródapé Frontal (x) - Lateral Direita (x) - Lateral

Leia mais

Após recortada a parte interna, pinta-se de preto dentro dela e uma das laterais internas da caixinha.

Após recortada a parte interna, pinta-se de preto dentro dela e uma das laterais internas da caixinha. O Nucleo de Fotografia Univali, em parceria com a aluna Caroline Agnoletto e o aluno Eugênio Andreola, criaram este passo a passo de como montar uma pinhole com uma caixinha de fósforos. Mesmo quem não

Leia mais

ANEXO II Caixa ALFINETE, niquelado, ponta fina, caixa 50G Quilo BASTÃO PARA COLA QUENTE, grosso, transparente c/ 30 cm

ANEXO II Caixa ALFINETE, niquelado, ponta fina, caixa 50G Quilo BASTÃO PARA COLA QUENTE, grosso, transparente c/ 30 cm ANEXO II Aquisição de materiais pedagógicos e de expediente para uso nas Escolas Municipais de Educação Infantil e de Ensino Fundamental, Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte e Polo Universitário

Leia mais

ACESSÍVEIS. tutoriais

ACESSÍVEIS. tutoriais MATERIAIS PEDAGÓGICOS ACESSÍVEIS tutoriais Caixa sensorial tutoriais COMO FAZER Você vai precisar de: MATERIAIS: 1 carrinho de controle remoto que se mova para frente, trás e lados, de aproximadamente

Leia mais

Baú-Cama. Lápis de Noiva

Baú-Cama. Lápis de Noiva Baú-Cama Lápis de Noiva Para fazer o baú, você vai precisar de tábuas para as laterais e tampa, uma prancha para o fundo, parafusos, porcas e arruelas, dobradiças e trinco. Fizemos o nosso baú com medidas

Leia mais

Guia Prático de Instalação Completo Forros Nexacustic. Revisão: 4

Guia Prático de Instalação Completo Forros Nexacustic. Revisão: 4 Guia Prático de Instalação Completo Forros Nexacustic Revisão: 4 Guia Prático de Instalação Nexacustic Cuidados Iniciais Cuidados iniciais: Os produtos Nexacustic foram desenvolvidos para aplicação em

Leia mais

Painéis Nexacustic Guia de Instalação Parede. Rev.: 9

Painéis Nexacustic Guia de Instalação Parede. Rev.: 9 Rev.: 9 Cuidados iniciais: Os produtos Nexacustic foram desenvolvidos para aplicação em ambientes fechados, não sendo permitido uso externo, onde há ação de intempéries. Não instalar ou armazenar o Nexacustic

Leia mais

Solarizador Modelo PESAGRO RIO

Solarizador Modelo PESAGRO RIO 1 Solarizador Modelo PESAGRO RIO (Informe Técnico 32, ISSN 0101-3769) Marco Antonio de Almeida Leal Introdução As doenças de solo constituem um dos principais problemas para a maioria das culturas, pois

Leia mais

Olá, aí vão algumas opções e dicas para confeccionar uma toca climatizada. O primeiro passo é providenciar e separar o material que será utilizado.

Olá, aí vão algumas opções e dicas para confeccionar uma toca climatizada. O primeiro passo é providenciar e separar o material que será utilizado. Por Tatiane Coutinho Olá, aí vão algumas opções e dicas para confeccionar uma toca climatizada. O primeiro passo é providenciar e separar o material que será utilizado. - Cano de PVC de 100mm com 50 cm;

Leia mais

RELAÇÃO DE ITENS - PREGÃO ELETRÔNICO Nº 00038/

RELAÇÃO DE ITENS - PREGÃO ELETRÔNICO Nº 00038/ 22202 - EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUARIA 135011 - EMBRAPA/CNPA RELAÇÃO DE ITENS - PREGÃO ELETRÔNICO Nº 00038/2012-000 1 - Itens da Licitação 1 - ENVELOPE Envelope Saco, tipo Kraft Ouro, Gramatura

Leia mais

ERRATA EDITAL DE LICITAÇÃO CONCORRÊNCIA nº 001/2017

ERRATA EDITAL DE LICITAÇÃO CONCORRÊNCIA nº 001/2017 ERRATA EDITAL DE LICITAÇÃO CONCORRÊNCIA nº 001/2017 ANEXO 02 Termo referencial com as especificações dos itens e estimativa de quantidade Inclusão da coluna contendo a descrição da unidade dos materiais

Leia mais

Esta apostila contém 1 passo a passo para peça de e.v.a, folha com dicas e sugestões, folha de molde, lista de materiais, etapas ilustradas em

Esta apostila contém 1 passo a passo para peça de e.v.a, folha com dicas e sugestões, folha de molde, lista de materiais, etapas ilustradas em Apostila de E.V.A Donut 13013 Esta apostila contém 1 passo a passo para peça de e.v.a, folha com dicas e sugestões, folha de molde, lista de materiais, etapas ilustradas em impressão colorida. Dicas e

Leia mais

ITEM UN DESCRIÇÃO VALOR CÓDIGO UNITÁRIO (R$) 01 CH Vidro liso e transparente, espessura de 4mm, chapas com 2,20m x 1,60 m

ITEM UN DESCRIÇÃO VALOR CÓDIGO UNITÁRIO (R$) 01 CH Vidro liso e transparente, espessura de 4mm, chapas com 2,20m x 1,60 m PREGÃO ELETRÔNICO N.º 150/2009 Objeto: aquisição de vidros, madeiras, hidráulicos, ferramentas e outros materiais para manutenção geral dos Campi da UFOP ITEM UN DESCRIÇÃO VALOR CÓDIGO UNITÁRIO (R$) 01

Leia mais

POUPA LENHA MÓVEL PASSOS A SEGUIR NA CONSTRUÇÃO DO FOGÃO POUPA LENHA MÓVEL

POUPA LENHA MÓVEL PASSOS A SEGUIR NA CONSTRUÇÃO DO FOGÃO POUPA LENHA MÓVEL POUPA LENHA MÓVEL PASSOS A SEGUIR NA CONSTRUÇÃO DO FOGÃO POUPA LENHA MÓVEL 1. Fazer a colecta do barro na fonte e molhar; 2. Guardar em buracos feitos na terra e forrados com plástico do fundo ao topo

Leia mais

Estado do Amazonas Prefeitura Municipal de Envira Secretaria Municipal de Administração

Estado do Amazonas Prefeitura Municipal de Envira Secretaria Municipal de Administração OFÍCIO/SEMAD/Nº 042-2014 Envira, 26 de Maio de 2014. DA: SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO PARA: GABINETE DO PREFEITO Senhor Prefeito, Pelo presente instrumento, solicito a adoção de medidas legais com o objetivo

Leia mais

Sumário. Introdução 3 Passo a passo vidro 4 Passo a passo metal 11 Passo a passo plástico 19 Conclusão 26

Sumário. Introdução 3 Passo a passo vidro 4 Passo a passo metal 11 Passo a passo plástico 19 Conclusão 26 1 2 Sumário Introdução 3 Passo a passo vidro 4 Passo a passo metal 11 Passo a passo plástico 19 Conclusão 26 3 Introdução Aqui é a Lívia Fiorelli do Life Artesanato e quero dizer que estou muito feliz

Leia mais

unidade 57 R$ 17,26 FRACASSADO UNIDADE 55 R$ 11,91 FRACASSADO UNIDADE 25 R$ 36,92 DESERTO UNIDADE 18 R$ 24,61 DESERTO UNIDADE 18 R$ 70,74 DESERTO

unidade 57 R$ 17,26 FRACASSADO UNIDADE 55 R$ 11,91 FRACASSADO UNIDADE 25 R$ 36,92 DESERTO UNIDADE 18 R$ 24,61 DESERTO UNIDADE 18 R$ 70,74 DESERTO ITEM DESCRIÇÃO UNIDADE QTDE TOTAL CAMPI valor máximo estimado EMPRESA 29 CAIXA TÉRMICA, MATERIAL ISOPOR REVESTIMENTO FIBRA VIDRO, CAPACIDADE 100, CARACTERÍSTICAS ADICIONAIS DRENO LATERAL, TAMPA VEDAÇÃO

Leia mais

Manual de Instalação para Biombos PET

Manual de Instalação para Biombos PET Manual de Instalação para Biombos PET Características Atenção -MDF revestido com resina PET (resina composta de até 80% de material reciclado). - Customizado conforme projeto; - Armazenar o produto em

Leia mais

Bolsas modernas e versáteis com Marcia Satiko

Bolsas modernas e versáteis com Marcia Satiko 1 Bolsas modernas e versáteis com Marcia Satiko Olá! Este é o material complementar do curso Bolsas modernas e versáteis, com Marcia Satiko. Nas próximas páginas, você encontrará os moldes referentes ao

Leia mais

EDITAL DE LICITAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL Nº 19/2016

EDITAL DE LICITAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL Nº 19/2016 Página 1 de 28 Tipo de Julgamento: Menor Preço por 1 15,00 Un CADERNO CAPA DURA GRANDE 10 MATÉRIAS Valor de Referência: 29,90000 2 20,00 Un CADERNO PEQUENO 100 FOLHAS 3 24,00 Un LIVRO ATA Valor de Referência:

Leia mais

Guia Prático de Instalação Completo Painel Nexacustic. Revisão: 2

Guia Prático de Instalação Completo Painel Nexacustic. Revisão: 2 Guia Prático de Instalação Completo Painel Nexacustic Revisão: 2 Guia Prático de Instalação Nexacustic Cuidados Iniciais Cuidados iniciais: Os painéis Nexacustic foram desenvolvidos para aplicação em ambientes

Leia mais

RECEITA PRÁTICA PARA UMA BOA INSTALAÇÃO

RECEITA PRÁTICA PARA UMA BOA INSTALAÇÃO RECEITA PRÁTICA PARA UMA BOA INSTALAÇÃO Madeiramento: Verifique se os ripões ou sarrafos foram bem fixados e distribuídos sobre os caibros com o espaçamento correto para o assentamento e fixação das telhas

Leia mais

Lembrancinhas rápidas em cartonagem: faça e venda o ano todo - Tutorial. Caixa com fotos. Claudia Wada

Lembrancinhas rápidas em cartonagem: faça e venda o ano todo - Tutorial. Caixa com fotos. Claudia Wada Lembrancinhas rápidas em cartonagem: faça e venda o ano todo - Tutorial Caixa com fotos Olá! Claudia Wada Este é o material complementar do produto Caixa com fotos presente no curso Lembrancinhas rápidas

Leia mais

Cartonagem para decorar e organizar a casa

Cartonagem para decorar e organizar a casa 1 Cartonagem para decorar e organizar a casa com Alice Yozhiyoka Olá! Este é o material complementar do curso Cartonagem para decorar e organizar a casa, com Alice yozhiyoka. Nas próximas páginas, você

Leia mais

União dos Escoteiros do Brasil Comissão Nacional de Programa de Jovens. 13 º Mutirão Nacional de Ação Ecológica

União dos Escoteiros do Brasil Comissão Nacional de Programa de Jovens. 13 º Mutirão Nacional de Ação Ecológica União dos Escoteiros do Brasil Comissão Nacional de Programa de Jovens 13 º Mutirão Nacional de Ação Ecológica 5 de junho de 2004 INTRODUÇÃO: O ESCOTEIRO É BOM PARA OS ANIMAIS E AS PLANTAS Por ser bom

Leia mais

TUTORIAL PARA A CONFECÇÃO DA BASE DE LANÇAMENTOS

TUTORIAL PARA A CONFECÇÃO DA BASE DE LANÇAMENTOS CAMPUS UNIVERSITÁRIO DA REGIÃO DOS VINHEDOS TUTORIAL PARA A CONFECÇÃO DA BASE DE LANÇAMENTOS LEMBRETE: Este tutorial é uma sugestão para as equipes. As mesmas estão livres para desenvolverem e testarem

Leia mais

Instruções para construção de um abrigo em madeira

Instruções para construção de um abrigo em madeira Instruções para construção de um abrigo em madeira Abrigo de baixo custo para colónia de gatos A Associação Animais de Rua recomenda que as colónias de gatos silvestres/assilvestrados tenham acesso a um

Leia mais

TUTORIAL PARA A CONFECÇÃO DA BASE DE LANÇAMENTOS

TUTORIAL PARA A CONFECÇÃO DA BASE DE LANÇAMENTOS CAMPUS UNIVERSITÁRIO DA REGIÃO DOS VINHEDOS TUTORIAL PARA A CONFECÇÃO DA BASE DE LANÇAMENTOS LEMBRETE: Este tutorial é uma sugestão para as equipes. Estas estão livres para desenvolverem e testarem suas

Leia mais

Convites. Produto virtual para impressão! Você vai precisar de: Dica:

Convites. Produto virtual para impressão! Você vai precisar de: Dica: Convites Você vai precisar de: - 1 ou mais folhas no formato A4 (recomendamos folhas na gramatura 180 gramas) - 1 tesoura Dica: Você pode fazer a impressão em uma gráfica rápida da sua cidade: Envie o

Leia mais

Como fazer uma faca tanto.

Como fazer uma faca tanto. Como fazer uma faca tanto. Fotos passo a passo por André Sato O manual foi dividido em quatro partes. Lâmina. Bainha. Cabo. Habaki. Para fazer o desbaste irei usar um caibro de madeira com dois parafusos

Leia mais

ANEXO I PLANILHA DE PREÇOS

ANEXO I PLANILHA DE PREÇOS ANEXO I PLANILHA DE PREÇOS LOTE I 01 Borracha branca pequena Unidade 50 02 Borracha apagar azul/vermelha para caneta Unidade 50 Caneta, em tubo plástico resistente,transparente,tipo da escrita escrita

Leia mais

Professor Ventura Ensina Tecnologia

Professor Ventura Ensina Tecnologia Professor Ventura Ensina Tecnologia Experimento PV008-b VM-1 Carrinho Mecatrônico Parte Mecânica Ensino Médio Direitos Reservados Newton C. Braga 1 VM1 Parte Mecânica Instituto Newton C. Braga Prof. Ventura

Leia mais

Yep. Porta Inferior/Superior 60 Baixo Basculante com Pistão. Partes do Produto

Yep. Porta Inferior/Superior 60 Baixo Basculante com Pistão. Partes do Produto Yep Partes do Produto Porta Inferior/Superior 60 Baixo Basculante com Pistão - Porta (x) Pessoas Necessárias para Montagem Ferramentas Necessárias (Não Fornecidas) Componentes pessoa Chave Phillips Furadeira

Leia mais

Bem Vindo INSTRUÇÃO DE MONTAGEM. Home Alessio

Bem Vindo INSTRUÇÃO DE MONTAGEM. Home Alessio Bem Vindo Home Alessio www.pollodecor.com.br comercial@pollodecor.com.br 55 32 3532 8842 Ubá/G - Brasil INSTRUÇÃO DE ONTAGE Trazemos até você soluções práticas de montagem com manuais de instalação detalhada

Leia mais