LIQUIDAÇÃO E EXECUÇÃO NAS AÇÕES COLETIVAS NO PROCESSO DO TRABALHO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "LIQUIDAÇÃO E EXECUÇÃO NAS AÇÕES COLETIVAS NO PROCESSO DO TRABALHO"

Transcrição

1 LIQUIDAÇÃO E EXECUÇÃO NAS AÇÕES COLETIVAS NO PROCESSO DO TRABALHO Carlos Henrique Bezerra Leite Doutor e Mestre em Direito das Relações Sociais (PUC/SP) Professor de Direito Processual do Trabalho (FDV) Professor do Mestrado e Doutorado em Direitos e Garantias Fundamentais da Faculdade de Direito de Vitória-FDV Desembargador do Trabalho (TRT/ES). Ex-Procurador Regional do Ministério Público do Trabalho/ES Ex-Professor de Processo do Trabalho e Direitos Humanos (UFES) Membro da Academia Brasileira de Direito do Trabalho

2 Problematização O sistema integrado de acesso metaindividual ao Poder Judiciário brasileiro, consubstanciado nas normas da LACP e da parte processual do CDC, é suficiente para tratar de todas as questões que gravitam em torno da liquidação e da execução nas ações coletivas na Justiça do Trabalho? Qual o papel da CLT e do CPC?

3 Tutela dos Direitos Fundamentais Metaindividuais no Estado Democrático de Direito Explosão Demográfica = sociedade de massa Democracia implica = inclusão das minorias e dos grupos vulneráveis (trabalhadores, pobres, consumidores, negros, idosos, crianças, pessoas com deficiência etc.) Reconhecimento dos Direitos Metaindividuais = difusos, coletivos e individuais homogêneos como Direitos Fundamentais Lesões de massa = Processo de massa Constitucionalização do Processo e das Ações Coletivas (ACP, AP, MIC, MSC, substituição processual etc.) Microssistema de acesso coletivo ao Judiciário = sentenças com efeitos erga omnes (difusos e individuais homogêneos) ou ultra partes (coletivos) Ampliação da legitimação ad causam (CF, 129, III, 1º; 8º, III) Liquidação e execução da sentença nas ações coletivas

4 LIQUIDAÇÃO NA AÇÃO CIVIL PÚBLICA O art. 11/LACP diz apenas que na ação que tenha por objeto o cumprimento de obrigação de fazer ou não fazer, o juiz determinará o cumprimento da prestação da atividade devida ou a cessação da atividade nociva, sob pena de execução específica, ou de cominação de multa diária..., independentemente de requerimento do autor. O art. 13/LACP enuncia que na hipótese de condenação em dinheiro, a indenização pelo dano causado reverterá a um fundo (fluid recovery) gerido por um Conselho ou Estadual de que participarão necessariamente o MP e representantes da comunidade, sendo seus recursos destinados à reconstituição dos bens lesados

5 APLICAÇÃO SUBSIDIÁRIA Por força dos arts. 19 e 21 da Lei 7.347/85, e considerando o silêncio desta lei sobre a liquidação, impõe-se a aplicação, no que for cabível, das normas constantes do Título III do CDC, do CPC e, no terreno da jurisdição trabalhista metaindividual, da CLT.

6 Sistema da Liquidação na Ação Civil Pública Observar: 1) a natureza da sentença condenatória; 2) a espécie de interesse metaindividual lesado; 3) a iniciativa do legitimado.

7 Natureza da sentença condenatória Na ACP para tutela de interesses individuais homogêneos - a sentença condenatória é obrigatoriamente genérica (art. 95 do CDC). Logo, a liquidação será condição necessária para a execução do julgado. Na ACP para tutela de interesses difusos ou coletivos - sentença pode ser líquida ou genérica. Logo, se genérica, caberá a liquidação

8 LIQUIDAÇÃO E EXECUÇÃO DA TUTELA COLETIVA para Direitos Individuais Homogêneos CDC - Art. 95. Em caso de procedência do pedido, a condenação será genérica, fixando a responsabilidade do réu pelos danos causados.

9 Espécie de interesse metaindividual objeto da condenação Verificada a sentença condenatória genérica, passase a aferir a espécie de interesse metaindividual tutelado. Tutela de interesses difusos e coletivos - liquidação poderá ser por cálculo, arbitramento ou artigos (ou procedimento ordinário do NCPC (LACP, art. 19; CDC, art. 90; CLT art. 879). Tutela de interesses individuais homogêneos - liquidação será sempre por artigos (CDC, art. 97, único, art. 98, 2º, I), pois, neste caso, haverá necessidade de o indivíduo provar o nexo de causalidade, o prejuízo individual e seu montante.

10 LIQUIDAÇÃO E EXECUÇÃO DA TUTELA COLETIVA para Direitos Individuais Homogêneos Art. 96. (Vetado). Texto vetado: "Art Transitada em julgado a sentença condenatória, será publicado edital, observado o disposto no art. 93." Veto: O art. 93 não guarda pertinência com a matéria regulada nessa norma. Art. 97. A liquidação e a execução de sentença poderão ser promovidas pela vítima e seus sucessores, assim como pelos legitimados de que trata o art. 82. Parágrafo único. (Vetado). Texto vetado: "A liquidação de sentença, que será por artigos, poderá ser promovida no foro do domicílio do liquidante, cabendo-lhe provar, tão-só, o nexo de causalidade, o dano e seu montante." Veto: Esse dispositivo dissocia, de forma arbitrária, o foro dos processos de conhecimento e de execução, rompendo o princípío da vinculação quanto à competência entre esses processos, adotado pelo Código de Processo Civil (Art. 575) e defendido pela melhor doutrina. Ao despojar uma das partes da certeza quanto ao foro de execução, tal preceito lesa o princípio de ampla defesa assegurado pela Constituição (Art. 5º, LV).

11 LIQUIDAÇÃO E EXECUÇÃO para Direitos Individuais Homogêneos Execução Individual (preferencial) CDC: Art. 97. A liquidação e a execução de sentença poderão ser promovidas pela vítima e seus sucessores, assim como pelos legitimados de que trata o art. 82. Execução coletiva (residual) CDC: Art. 98. A execução poderá ser coletiva, sendo promovida pelos legitimados de que trata o art. 82, abrangendo as vítimas cujas indenizações já tiveram sido fixadas em sentença de liquidação, sem prejuízo do ajuizamento de outras execuções. 1 A execução coletiva far-se-á com base em certidão das sentenças de liquidação, da qual deverá constar a ocorrência ou não do trânsito em julgado.

12 EXECUÇÃO DA TUTELA COLETIVA Competência: CDC, art É competente para a execução o juízo: I - da liquidação da sentença ou da ação condenatória, no caso de execução individual; II - da ação condenatória, quando coletiva a execução (LACP, art. 2º).

13 Concurso de créditos Preferência: credores individuais CDC: Art. 99. Em caso de concurso de créditos decorrentes de condenação prevista na Lei n , de 24 de julho de 1985 e de indenizações pelos prejuízos individuais resultantes do mesmo evento danoso, estas terão preferência no pagamento. Parágrafo único. Para efeito do disposto neste artigo, a destinação da importância recolhida ao fundo criado pela Lei n de 24 de julho de 1985, ficará sustada enquanto pendentes de decisão de segundo grau as ações de indenização pelos danos individuais, salvo na hipótese de o patrimônio do devedor ser manifestamente suficiente para responder pela integralidade das dívidas. Art Decorrido o prazo de um ano sem habilitação de interessados em número compatível com a gravidade do dano, poderão os legitimados do art. 82 promover a liquidação e execução da indenização devida. Parágrafo único. O produto da indenização devida reverterá para o fundo criado pela Lei n , de 24 de julho de Simultaneidade de Execuções individual e coletiva não implica bis in idem.

14 Liquidação nas ações para tutela de interesses individuais homogêneos A liquidação poderá ser (CDC 97 a 100): a) individual (preferencial) CDC 100, 1ª parte; b) coletiva (subsidiária ou residual) idem, 2ª parte; c) mista (ambas ao mesmo tempo) CDC 99

15 Enunciado 12 da 1ª Jornada DT e DPT AÇÕES CIVIS PÚBLICAS. TRABALHO ESCRAVO. REVERSÃO DA CONDENAÇÃO ÀS COMUNIDADES LESADAS. ACPs em que se discute o tema do trabalho escravo. Existência de espaço para que o magistrado reverta os montantes condenatórios às comunidades diretamente lesadas, por via de benfeitorias sociais tais como a construção de escolas, postos de saúde e áreas de lazer. Prática que não malfere o artigo 13 da Lei 7.347/85, que deve ser interpretado à luz dos princípios constitucionais fundamentais, de modo a viabilizar a promoção de políticas públicas de inclusão dos que estão à margem, que sejam capazes de romper o círculo vicioso de alienação e opressão que conduz o trabalhador brasileiro a conviver com a mácula do labor degradante. Possibilidade de edificação de uma Justiça do Trabalho ainda mais democrática e despida de dogmas, na qual a responsabilidade para com a construção da sociedade livre, justa e solidária delineada na Constituição seja um compromisso palpável e inarredável.

16 Subsistema da Liquidação em Interesses Individuais Homogêneos Enunciado 8 aprovado na Jornada sobre Execução (Cuiabá, 2010): AÇÕES COLETIVAS. LIQUIDAÇÃO DE SENTENÇA. Na liquidação de sentença nas ações coletivas para tutela de interesses individuais homogêneos (substituição processual), aplica-se o microssistema do processo coletivo brasileiro (Constituição Federal arts. 8º, 129, III, 1º; Lei nº 7.347/1985 e Lei nº 8.078/1990).

17 Procedimento da Liquidação em Ações para Tutela de Interesses Individuais Homogêneos 1) Liquidação a Título Individual (por artigos) - CDC 97, único, e 99 Habilitação dos interessados em 1 ano. 2) SE INEXISTENTE OU INEXPRESSIVA A LIQUIDAÇÃO A TÍTULO INDIVIDUAL, segue-se a: Liquidação a Título Coletivo - CDC 100 Legitimação superveniente do MP e dos Sindicatos

18 ESPÉCIES DE EXECUÇÃO NA AÇÃO CIVIL PÚBLICA Há 3 espécies de execução de sentença na ação civil pública (LACP, arts. 3º, 11 e 13; CDC, art. 84, 1º a 5º, c/c art. 95 a 100 ): a) execução para cumprimento de obrigação de fazer; b) execução para cumprimento de obrigação de não fazer; c) execução para cumprimento de obrigação de pagar (indenizar). O sistema não é taxativo, à luz do art. 83 do CDC.

19 CONCLUSÃO A efetividade dos direitos fundamentais metaindividuais sociais exige dos Juízes, do Ministério Público, dos Sindicalistas e dos Operadores Jurídicos em geral uma nova cultura para a concretização dos princípios e objetivos fundamentais da República, o que requer de todos uma postura ética, solidária e democrática, que evolua do mero assistencialismo à prática da cidadania. Muito Obrigado!

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 77, DE 2016

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 77, DE 2016 SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 77, DE 2016 Dispõe sobre a substituição processual pelo sindicato da categoria profissional. O CONGRESSO NACIONAL decreta: Art. 1º O sindicato da categoria profissional,

Leia mais

Aula nº. 29 TUTELA COLETIVA DO CONSUMIDOR

Aula nº. 29 TUTELA COLETIVA DO CONSUMIDOR Página1 Curso/Disciplina: Direito do Consumidor Aula: Direito do Consumidor - 29 Professor(a): Samuel Côrtes Monitor(a): Sarah Padilha Gonçalves Aula nº. 29 TUTELA COLETIVA DO CONSUMIDOR 1. Execução da

Leia mais

Processo Coletivo Guilherme Kronemberg Hartmann

Processo Coletivo Guilherme Kronemberg Hartmann Processo Coletivo Guilherme Kronemberg Hartmann gh.dpc@hotmail.com // @guilhermekhartmann www.masterjuris.com.br LIQUIDAÇÃO E EXECUÇÃO COLETIVA - REF. DIREITOS DIFUSOS E COLETIVOS STRICTO SENSU: Execução

Leia mais

Direitos Difusos e Coletivos

Direitos Difusos e Coletivos Direitos Difusos e Coletivos noções fundamentais Hugo Nigro Mazzilli www.mazzilli.com.br 1 O processo coletivo Processo estava voltado p/ conflitos tradicionais entre Estado x indivíduo entre indivíduo(s)

Leia mais

22/10/2008 INTERESSE DIREITO

22/10/2008 INTERESSE DIREITO EM DEFESA DO DIREITO A TER DIREITOS Prof. MSc. Guilhardes de Jesus Júnior INTERESSE DIREITO 1 Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL Parte 10 Prof(a). Bethania Senra C.C., art. 275. O credor tem direito a exigir e receber de um ou de alguns dos devedores, parcial ou totalmente, a dívida comum; se o pagamento

Leia mais

Profa. Dra. Maria Hemília Fonseca A MODERNA EXECUÇÃO: PENHORA ON LINE

Profa. Dra. Maria Hemília Fonseca A MODERNA EXECUÇÃO: PENHORA ON LINE Profa. Dra. Maria Hemília Fonseca A MODERNA EXECUÇÃO: PENHORA ON LINE DANO MORAL COLETIVO NO DIREITO DO TRABALHO Conceito e Consequências Revisão de alguns conceitos ROTEIRO Dano moral coletivo no DT Conceito

Leia mais

LEI N , DE 24 DE JULHO DE 1985

LEI N , DE 24 DE JULHO DE 1985 LEI N. 7.347, DE 24 DE JULHO DE 1985 Disciplina a Ação Civil Pública de responsabilidade por danos causados ao meio ambiente, ao consumidor, a bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico

Leia mais

Execução em ações coletivas

Execução em ações coletivas Escola Superior da Procuradoria Geral do Estado Curso de Especialização lato sensu em DPC Módulo: Execução e processo de conhecimento Execução em ações coletivas Hugo Nigro Mazzilli 1 Este material www.mazzilli.com.br

Leia mais

Kappajur Cursos Jurídicos.

Kappajur Cursos Jurídicos. AÇÃO CIVIL PÚBLICA Legislação Anotada Kappajur Cursos Jurídicos @kappajur A Legislação Anotada foi elaborada pensando em duas realidades vivenciadas pelos nossos alunos: a dificuldade de se estudar o texto

Leia mais

Bases constitucionais e evolução legislativa da tutela dos interesses difusos e coletivos

Bases constitucionais e evolução legislativa da tutela dos interesses difusos e coletivos Escola Superior do Ministério Público de S. Paulo Bases constitucionais e evolução legislativa da tutela dos interesses difusos e coletivos Hugo Nigro Mazzilli 1 Material disponível em: www.mazzilli.com.br

Leia mais

Ação civil pública: bases constitucionais e evolução legislativa

Ação civil pública: bases constitucionais e evolução legislativa Escola Superior do Ministério Público de S. Paulo Ação civil pública: bases constitucionais e evolução legislativa Hugo Nigro Mazzilli 1 Material disponível em: www.mazzilli.com.br 2 Peculiaridades da

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Ação Civil Pública. Prof ª. Eliane Conde

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Ação Civil Pública. Prof ª. Eliane Conde DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Prof ª. Eliane Conde No âmbito trabalhista, as ações coletivas são muito peculiares. São exemplos evidentes as greves e o direito

Leia mais

Escola Superior do Ministério Público de S. Paulo. 10º Curso de Especialização em Interesses Difusos e Coletivos Mód. III IC e ACP (2015)

Escola Superior do Ministério Público de S. Paulo. 10º Curso de Especialização em Interesses Difusos e Coletivos Mód. III IC e ACP (2015) Escola Superior do Ministério Público de S. Paulo 10º Curso de Especialização em Interesses Difusos e Coletivos Mód. III IC e ACP (2015) Hugo Nigro Mazzilli 1 ACP Hoje Competência Conexão Litispendência

Leia mais

Incidente de Desconsideração da Personalidade Jurídica no NOVO CPC e seus reflexos no Processo do Trabalho

Incidente de Desconsideração da Personalidade Jurídica no NOVO CPC e seus reflexos no Processo do Trabalho Incidente de Desconsideração da Personalidade Jurídica no NOVO CPC e seus reflexos no Processo do Trabalho CARLOS HENRIQUE BEZERRA LEITE Doutor e Mestre em Direito (PUC/SP) Professor de Direitos Sociais

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI N o 7.347, DE 24 DE JULHO DE 1985. Vide texto compilado Disciplina a ação civil pública de responsabilidade por danos causados

Leia mais

Escola de Ciências Jurídicas-ECJ

Escola de Ciências Jurídicas-ECJ Posição legal Momento processual Necessidade, finalidade, objeto e limites Natureza jurídica Liquidação na pendência de recurso Liquidação concomitante com execução Modalidades Liquidação de sentença Sumário

Leia mais

Escola Superior do Ministério Público de S. Paulo. 10º Curso de Especialização em Interesses Difusos e Coletivos Mód. III IC e ACP (2015)

Escola Superior do Ministério Público de S. Paulo. 10º Curso de Especialização em Interesses Difusos e Coletivos Mód. III IC e ACP (2015) Escola Superior do Ministério Público de S. Paulo 10º Curso de Especialização em Interesses Difusos e Coletivos Mód. III IC e ACP (2015) Hugo Nigro Mazzilli 1 Hoje Ação civil pública: Origens Evolução

Leia mais

TEORIA GERAL DA TUTELA JURISDICIONAL COLETIVA

TEORIA GERAL DA TUTELA JURISDICIONAL COLETIVA TEORIA GERAL DA TUTELA JURISDICIONAL COLETIVA ENFOQUES TRABALHISTAS CARLOS HENRIQUE BEZERRA LEITE Doutor e Mestre em Direito (PUC/SP) Professor de Direitos Metaindividuais do Mestrado e Doutorado e de

Leia mais

Escola Superior do Ministério Público de S. Paulo. 11º Curso de Especialização em Interesses Difusos e Coletivos (2017) Hugo Nigro Mazzilli

Escola Superior do Ministério Público de S. Paulo. 11º Curso de Especialização em Interesses Difusos e Coletivos (2017) Hugo Nigro Mazzilli Escola Superior do Ministério Público de S. Paulo 11º Curso de Especialização em Interesses Difusos e Coletivos (2017) Hugo Nigro Mazzilli 1 Hoje Ação civil pública: Origens Evolução histórica Peculiaridades

Leia mais

Execução em ações coletivas. Análise no projeto de CPC

Execução em ações coletivas. Análise no projeto de CPC Escola Superior da Procuradoria Geral do Estado Escola da Advocacia-Geral da União Execução em ações coletivas. Análise no projeto de CPC Hugo Nigro Mazzilli 1 Este material www.mazzilli.com.br 2 INTERESSES

Leia mais

Ação civil pública. noções fundamentais. Hugo Nigro Mazzilli

Ação civil pública.   noções fundamentais. Hugo Nigro Mazzilli Ação civil pública noções fundamentais Hugo Nigro Mazzilli www.mazzilli.com.br 1 O processo coletivo Processo estava voltado p/ conflitos tradicionais entre Estado x indivíduo entre indivíduo(s) x indivíduo(s)

Leia mais

STJ SUMÁRIO APRESENTAÇÃO À 2." EDIÇÃO...

STJ SUMÁRIO APRESENTAÇÃO À 2. EDIÇÃO... STJ00090140 SUMÁRIO PREFÁCIO À La EDIÇÀO - J OSE ROGÉRIO CRUZ E Tucci....... APRESENTAÇÃO À 2." EDIÇÃO.... 7 9 1. INTRODUÇÃO............. 17 1.1 Delimitação do tema e justificativa da escolha... 17 1.2

Leia mais

Escola Superior do Ministério Público de S. Paulo. 10º Curso de Especialização em Interesses Difusos e Coletivos Mód. III IC e ACP (2015)

Escola Superior do Ministério Público de S. Paulo. 10º Curso de Especialização em Interesses Difusos e Coletivos Mód. III IC e ACP (2015) Escola Superior do Ministério Público de S. Paulo 10º Curso de Especialização em Interesses Difusos e Coletivos Mód. III IC e ACP (2015) Hugo Nigro Mazzilli 1 Hoje ACP Atos de disponibilidade Desistência

Leia mais

Bases constitucionais e evolução legislativa da tutela de interesses difusos e coletivos

Bases constitucionais e evolução legislativa da tutela de interesses difusos e coletivos Escola Superior do Ministério Público de S. Paulo Bases constitucionais e evolução legislativa da tutela de interesses difusos e coletivos Hugo Nigro Mazzilli 2016 1 Material disponível em: www.mazzilli.com.br

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Coisa Julgada. Professor Rafael Menezes

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Coisa Julgada. Professor Rafael Menezes DIREITO PROCESSUAL CIVIL Coisa Julgada Professor Rafael Menezes Conceitos Gerais Substantivista (Kolher) Processualista (Stein) Carnelutti Imperatividade Liebman Imutabilidade Art. 467. Denomina-se coisa

Leia mais

Escola Superior do Ministério Público de S. Paulo. 10º Curso de Especialização em Interesses Difusos e Coletivos Mód. III IC e ACP (2015)

Escola Superior do Ministério Público de S. Paulo. 10º Curso de Especialização em Interesses Difusos e Coletivos Mód. III IC e ACP (2015) Escola Superior do Ministério Público de S. Paulo 10º Curso de Especialização em Interesses Difusos e Coletivos Mód. III IC e ACP (2015) Hugo Nigro Mazzilli 1 Hoje Ação civil pública Legitimidade Representatividade

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Contratos administrativos Duração, extinção, inexecução, sanções e responsabilidade Parte 2 Prof. Denis França o Se a extinção ocorrer com culpa do contratado (art. 80, 86 e 87):

Leia mais

Em várias situações a legislação consagra da junção das jurisdições civil e criminal.

Em várias situações a legislação consagra da junção das jurisdições civil e criminal. Ação civil ex delicto Objetivo: Propiciar a reparação do dano causado pelo delito. Sentença penal condenatória e reparação do dano Art. 91, I, CP: Obrigação de indenizar o dano Art. 63, CPP e 475-N, II,

Leia mais

Ação civil pública, ação popular e ação de improbidade: ações concorrentes?

Ação civil pública, ação popular e ação de improbidade: ações concorrentes? Ação civil pública, ação popular e ação de improbidade: ações concorrentes? Eduardo Talamini 1 Introdução Os dois riscos na compreensão do processo coletivo: - Aplicação indevida de parâmetros específicos

Leia mais

Sumário. Apresentação da série Prefácio Apresentação Capítulo II

Sumário. Apresentação da série Prefácio Apresentação Capítulo II Apresentação da série... 13 Prefácio... 15 Apresentação... 17 Capítulo I Natureza do instituto: introdução histórica ao mandado de segurança e direito comparado... 25 1. Judicial review a possibilidade

Leia mais

Escola Superior do Ministério Público de S. Paulo. 10º Curso de Especialização em Interesses Difusos e Coletivos Mód. III IC e ACP (2015)

Escola Superior do Ministério Público de S. Paulo. 10º Curso de Especialização em Interesses Difusos e Coletivos Mód. III IC e ACP (2015) Escola Superior do Ministério Público de S. Paulo 10º Curso de Especialização em Interesses Difusos e Coletivos Mód. III IC e ACP (2015) Hugo Nigro Mazzilli 1 ACP Hoje Tutelas provisórias em ações coletivas

Leia mais

Sentença e coisa julgada no processo coletivo:

Sentença e coisa julgada no processo coletivo: Sentença e coisa julgada no processo coletivo: Direitos difusos, coletivos e individuais homogêneos. Transporte in utilibus da coisa julgada. Prova técnica superveniente. Ação rescisória. Ação anulatória.

Leia mais

Inter partes: vincula apenas os sujeitos do processo. Pro et contra: ocorre tanto para o benefício do autor como em seu prejuízo

Inter partes: vincula apenas os sujeitos do processo. Pro et contra: ocorre tanto para o benefício do autor como em seu prejuízo COISA JULGADA Conceito e natureza jurídica Limites objetivos e subjetivos CJ formal e material COISA JULGADA INDIVIDUAL Inter partes: vincula apenas os sujeitos do processo Pro et contra: ocorre tanto

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Noções gerais da execução com advento da Lei 11.232/05 Jeordane Quintino Faria Como citar este artigo: FARIA,Jeordane Quintino. Noções gerais da execução com advento da lei 11.232/05.

Leia mais

SUMÁRIO 1. AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE... 27

SUMÁRIO 1. AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE... 27 SUMÁRIO 1. AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE... 27 1.1. Processo objetivo... 27 1.2. Competência... 29 1.3. Legitimidade... 30 1.3.1. Legitimidade passiva... 30 1.3.2. Legitimidade ativa... 31 1.4.

Leia mais

Cód. barras: STJ (2013) Sumário APRESENTAÇÃO DA SÉRIE PREFÁCIO APRESENTAÇÃO... 17

Cód. barras: STJ (2013) Sumário APRESENTAÇÃO DA SÉRIE PREFÁCIO APRESENTAÇÃO... 17 Cód. barras: STJ00095950 (2013) Sumário APRESENTAÇÃO DA SÉRIE... 13 PREFÁCIO... 15 APRESENTAÇÃO... 17 CAPíTULO I NATUREZA DO INSTITUTO: INTRODUÇÃO HISTÓRICA AO MANDADO DE SEGURANÇA E DIREITO COMPARADO...

Leia mais

SUMÁRIO 1. AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE... 27

SUMÁRIO 1. AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE... 27 SUMÁRIO 1. AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE... 27 1.1. Processo Objetivo... 27 1.2. Competência... 29 1.3. Legitimidade... 30 1.3.1. Legitimidade passiva... 30 1.3.2. Legitimidade ativa... 31 1.4.

Leia mais

DESTINAÇÃO DO DINHEIRO APREENDIDO NAS OPERAÇÕES DA POLÍCIA FEDERAL

DESTINAÇÃO DO DINHEIRO APREENDIDO NAS OPERAÇÕES DA POLÍCIA FEDERAL DESTINAÇÃO DO DINHEIRO APREENDIDO NAS OPERAÇÕES DA POLÍCIA FEDERAL FERNANDO CARLOS WANDERLEY ROCHA Consultor Legislativo da Área XVII Segurança Pública e Defesa Nacional ABRIL/2007 Fernando Rocha 2 2007

Leia mais

Sumário PARTE PRIMEIRA AÇÃO CIVIL PÚBLICA

Sumário PARTE PRIMEIRA AÇÃO CIVIL PÚBLICA Sumário 1. A Defesa dos Interesses Transindividuais PARTE PRIMEIRA AÇÃO CIVIL PÚBLICA 2. Panorama Histórico na Formação da Proteção dos Interesses Transindividuais 3. A Ação Civil Pública em Outros Países

Leia mais

PROCESSO COLETIVO DIAGNOSE DA DEMANDA MASSIVA SEGUNDO O CNJ E A PROPOSTA DA AMB. João Ricardo dos Santos Costa

PROCESSO COLETIVO DIAGNOSE DA DEMANDA MASSIVA SEGUNDO O CNJ E A PROPOSTA DA AMB. João Ricardo dos Santos Costa PROCESSO COLETIVO DIAGNOSE DA DEMANDA MASSIVA SEGUNDO O CNJ E A PROPOSTA DA AMB João Ricardo dos Santos Costa O SISTEMA PROCESSUAL NO BRASIL PROCESSO PARADIGMA AÇÃO CIVIL PÚBLICA 10701026255 LÍTIGIO PLANO

Leia mais

CF. Art. 2º São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.

CF. Art. 2º São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário. JURISDIÇÃO Aspectos gerais Sociedade, lei, desobediência e sanção. Tripartição de Poderes: independência com harmonia. CF. Art. 2º São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo,

Leia mais

Código Modelo de Processos Coletivos

Código Modelo de Processos Coletivos Revista de Direitos Difusos Vol. 37 Maio-Junho/2006 103 Código Modelo de Processos Coletivos Instituto Ibero-Americano de Direito Processual Capítulo I Disposições gerais Art 1º. Cabimento da ação coletiva

Leia mais

TUTELA PROCESSUAL DO MEIO AMBIENTE

TUTELA PROCESSUAL DO MEIO AMBIENTE GESTÃO AMBIENTAL Prof. Francisco José Carvalho TUTELA PROCESSUAL DO MEIO AMBIENTE COMPETÊNCIA NA AÇÃO CIVIL PÚBLICA Conceito de Ação Civil Pública (ACP) É um instrumento processual, que visa proteger direitos

Leia mais

Sumário Lei das Pessoas Portadoras de Deficiência (Lei 7.853/1989)

Sumário Lei das Pessoas Portadoras de Deficiência (Lei 7.853/1989) Sumário LISTA DE ABREVIATURAS 1. BREVE HISTÓRICO 1.1. Países da família da civil law 1.2. Países da família da common law 1.3. Evolução do processo coletivo no Brasil 2. TUTELA JURISDICIONAL COLETIVA 2.1.

Leia mais

CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE A AÇÃO CIVIL PÚBLICA... 23

CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE A AÇÃO CIVIL PÚBLICA... 23 SUMÁRIO Capítulo I CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE A AÇÃO CIVIL PÚBLICA... 23 1. Previsão normativa... 23 1.1. A tradição individualista na tutela dos direitos... 23 1.2. Surgimento e consolidação da tutela

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA 16 Da sentença e da coisa julgada. Dos elementos e dos efeitos da sentença. Da remessa necessária. Do julgamento das ações relativas às prestações de fazer, de não fazer e de entregar coisa. Da coisa

Leia mais

SUMÁRIO PREFÁCIO APRESENTAÇÃO CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE A AÇÃO CIVIL PÚBLICA... 19

SUMÁRIO PREFÁCIO APRESENTAÇÃO CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE A AÇÃO CIVIL PÚBLICA... 19 SUMÁRIO PREFÁCIO... 11 APRESENTAÇÃO... 13 Capítulo I CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE A AÇÃO CIVIL PÚBLICA... 19 1. Previsão normativa...19 1.1. A tradição individualista na tutela dos direitos...19 1.2. Surgimento

Leia mais

Aula 36 PRESCRIÇÃO. O art. 23 da LIA prevê dois termos a quo, um relacionado à cessação do vínculo e outro atinente à entrega da prestação de contas.

Aula 36 PRESCRIÇÃO. O art. 23 da LIA prevê dois termos a quo, um relacionado à cessação do vínculo e outro atinente à entrega da prestação de contas. Página1 Curso/Disciplina: Processo Coletivo Aula: Prescrição. Decadência 36 Professor (a): Fabrício Bastos Monitor (a): Luis Renato Ribeiro Pereira de Almeida Aula 36 PRESCRIÇÃO 1. Termo a quo. Quanto

Leia mais

TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Sindical DA AÇÃO CIVIL PÚBLICA NO DIREITO DO TRABALHO. Guilherme Paes Barreto Brandão Advogado

TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Sindical DA AÇÃO CIVIL PÚBLICA NO DIREITO DO TRABALHO. Guilherme Paes Barreto Brandão Advogado TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Sindical DA AÇÃO CIVIL PÚBLICA NO DIREITO DO TRABALHO Guilherme Paes Barreto Brandão Advogado Têm legitimidade para propor Ação Civil Pública na Justiça do Trabalho, tanto o

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Ação Civil Pública para tutela ambiental Analisa os apectos atuais da Ação Civil Pública com base na Lei n. 7.437/85 no âmbito da tutela ambiental. Cláudia Melina Kamaroski Mundstoch

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Ação de Cumprimento. Prof ª. Eliane Conde

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Ação de Cumprimento. Prof ª. Eliane Conde DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Ação de Cumprimento Prof ª. Eliane Conde Ação de cumprimento É o meio processual adequado para a defesa dos interesses ou direitos

Leia mais

DA CONVERSÃO DA AÇÃO INDIVIDUAL EM AÇÃO COLETIVA NO NOVO CPC. Por Carlos Eduardo Rios do Amaral

DA CONVERSÃO DA AÇÃO INDIVIDUAL EM AÇÃO COLETIVA NO NOVO CPC. Por Carlos Eduardo Rios do Amaral DA CONVERSÃO DA AÇÃO INDIVIDUAL EM AÇÃO COLETIVA NO NOVO CPC Por Carlos Eduardo Rios do Amaral A desejada molecularização das lides em detrimento de ações individuais repetitivas que guardam o mesmo objeto

Leia mais

XXI Encontro Institucional de Magistrados do TRT 14 Região. Porto Velho, 24 de junho de 2016.

XXI Encontro Institucional de Magistrados do TRT 14 Região. Porto Velho, 24 de junho de 2016. XXI Encontro Institucional de Magistrados do TRT 14 Região. Porto Velho, 24 de junho de 2016. Enunciado 01 NATUREZA JURÍDICA DA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 39/2016 DO TST. A instrução normativa consiste em

Leia mais

É aquela em que a coletividade se em contra no polo passivo da ação.

É aquela em que a coletividade se em contra no polo passivo da ação. Turma e Ano: Flex B (2014) Matéria / Aula: Tutela coletiva / Aula 03 ( em: 31/07/14 ) Professor: Samuel Côrtes Contato >> Samuel@wcortesadvogados.com Monitor: Joanes CONTEÚDO DA AULA: Ação coletiva passiva.

Leia mais

Direito do Consumidor

Direito do Consumidor Direito do Consumidor Aula 03 Da Proteção Contratual 3.Compra e Venda e Alienação Contratual Bens móveis e imóveis Contratos em moeda corrente Cláusulas Nulas resolução do contrato retomada do bem perda

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL SUJEITOS DA RELAÇÃO PROCESSUAL Parte 8 Prof(a). Bethania Senra Da responsabilidade das partes por dano processual: O litigante de má-fé tem o dever legal de indenizar as perdas

Leia mais

Tem efeito subjetivo (quem vai afetar) e objetivo (qual a parte da decisão que irá formar coisa julgada.

Tem efeito subjetivo (quem vai afetar) e objetivo (qual a parte da decisão que irá formar coisa julgada. Turma e Ano: Flex B (2014) Matéria / Aula: Tutela coletiva / Aula 10 Professor: Samuel Côrtes Contato >> Samuel@wcortesadvogados.com Monitor: Joanes CONTEÚDO DA AULA: Coisa Julgada nas Demandas Coletivas.

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Cumprimento de sentença II. Prof. Luiz Dellore

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Cumprimento de sentença II. Prof. Luiz Dellore DIREITO PROCESSUAL CIVIL Cumprimento de sentença II Prof. Luiz Dellore 1. Liquidação de sentença: cabível quando o título não determinar exatamente o valor devido pela condenação. Enquanto estiver pendente

Leia mais

UNIDADE 7 DEFESA DO CONSUMIDOR EM JUÍZO

UNIDADE 7 DEFESA DO CONSUMIDOR EM JUÍZO UNIDADE 7 DEFESA DO CONSUMIDOR EM JUÍZO Profª Roberta C. de M. Siqueira Direito do Consumidor ATENÇÃO: Este material é meramente informativo e não exaure a matéria. Foi retirado da bibliografia do curso

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA ESPÉCIES DAS OBRIGAÇÕES

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA ESPÉCIES DAS OBRIGAÇÕES ESPÉCIES DAS OBRIGAÇÕES 1. Obrigação líquida 2. Obrigação ilíquida 3. Obrigação simples e cumulativa 4. Obrigação alternativa 5. Obrigação modal (doação construção do terreno) 6. Obrigação a termo (efeitos

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Liquidação de sentença nas ações coletivas Thais Helena Pinna da Silva* INTRODUÇÃO Antes de adentramos ao tema deste trabalho, falaremos da importância dos direitos e interesses

Leia mais

Escola Superior do Ministério Público de S. Paulo. 11º Curso de Especialização em Interesses Difusos e Coletivos (2017) Hugo Nigro Mazzilli

Escola Superior do Ministério Público de S. Paulo. 11º Curso de Especialização em Interesses Difusos e Coletivos (2017) Hugo Nigro Mazzilli Escola Superior do Ministério Público de S. Paulo 11º Curso de Especialização em Interesses Difusos e Coletivos (2017) Hugo Nigro Mazzilli 1 ACP Hoje Prova custos e ônus Sentença Recursos 2 Slides e artigos

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho Prof ª. Eliane Conde As custas são devidas ao Estado pelo exercício da jurisdição.

Leia mais

Escola Superior do Ministério Público de S. Paulo. Ação Civil Pública. Tutelas de Urgência. Fundo de Defesa dos Direitos Difusos. Hugo Nigro Mazzilli

Escola Superior do Ministério Público de S. Paulo. Ação Civil Pública. Tutelas de Urgência. Fundo de Defesa dos Direitos Difusos. Hugo Nigro Mazzilli Escola Superior do Ministério Público de S. Paulo Ação Civil Pública. Tutelas de Urgência. Fundo de Defesa dos Direitos Difusos. Hugo Nigro Mazzilli 2013 1 www.mazzilli.com.br 2 Distinguiremos inicialmente:

Leia mais

INQUÉRITO PARA APURAÇÃO DE FALTA CONSIGNAÇÃO/DISSÍDIO COLETIVO GRAVE/AÇÃO DE LEANDRO ANTUNES

INQUÉRITO PARA APURAÇÃO DE FALTA CONSIGNAÇÃO/DISSÍDIO COLETIVO GRAVE/AÇÃO DE LEANDRO ANTUNES INQUÉRITO PARA APURAÇÃO DE FALTA GRAVE/AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO/DISSÍDIO COLETIVO LEANDRO ANTUNES PROCEDIMENTOS ESPECIAIS APLICADOS AO PROCESSO DO TRABALHO 1 INQUÉRITO PARA APURAÇÃO DE FALTA GRAVE Art. 853

Leia mais

Direito do Consumidor Prof. Aline Baptista Santiago

Direito do Consumidor Prof. Aline Baptista Santiago Direito do Consumidor Prof. Aline Baptista Santiago A disciplina de Direito do Consumidor será cobrada juntamente com Direito Civil em 22 das 100 questões da prova objetiva. Com base na ementa da disciplina

Leia mais

INTERVENÇÃO DE TERCEIROS. Art. 119 a 138 CPC/2015

INTERVENÇÃO DE TERCEIROS. Art. 119 a 138 CPC/2015 INTERVENÇÃO DE TERCEIROS Art. 119 a 138 CPC/2015 CONCEITO DE INTERVENÇÃO DE TERCEIROS É o fenômeno do ingresso de terceiro como parte ou coadjuvante da parte em processo pendente entre outras partes. Tipos

Leia mais

ESPÉCIES DE EXECUÇÃO.

ESPÉCIES DE EXECUÇÃO. ESPÉCIES DE EXECUÇÃO www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. PROCESSO DE EXECUÇÃO...5 Conceito... 5 Espécies de execução... 5 Procedimentos executivos...7 Execução de título extrajudicial...7 Cumprimento de sentença...

Leia mais

LIQUIDAÇÃO DE SENTENÇA

LIQUIDAÇÃO DE SENTENÇA LIQUIDAÇÃO DE SENTENÇA CENÁRIOS DA LIQUIDAÇÃO DE SENTENÇA Artigos 509-513 do CPC SENTENÇA TRANSITADA EM JULGADO Liquidação definitiva - Arbitramento: Convencionado ou pela natureza do objeto (509, I) Risco:

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Cumprimento de sentença. Prof. Luiz Dellore

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Cumprimento de sentença. Prof. Luiz Dellore DIREITO PROCESSUAL CIVIL Cumprimento de sentença Prof. Luiz Dellore 1. Finalidades dos processos 1.1 Processo de conhecimento: crise de incerteza 1.2 Processo de execução: crise de inadimplemento 2. Requisitos

Leia mais

03/11/2018. Professor Hugo Penna

03/11/2018. Professor Hugo Penna Professor Hugo Penna hugopenna@ch.adv.br 1 Art. 786. A execução pode ser instaurada caso o devedor não satisfaça a obrigação certa, líquida e exigível consubstanciada em título executivo. Parágrafo único.

Leia mais

Estatuto do Idoso. Lei do Estatuto do Idoso (Lei nº 10741/03) Do acesso à Justiça. Professor Mateus Silveira.

Estatuto do Idoso. Lei do Estatuto do Idoso (Lei nº 10741/03) Do acesso à Justiça. Professor Mateus Silveira. Estatuto do Idoso Lei do Estatuto do Idoso (Lei nº 10741/03) Do acesso à Justiça Professor Mateus Silveira www.acasadoconcurseiro.com.br Estatuto do Idoso LEI DO ESTATUTO DO IDOSO (LEI 10741/03) DO ACESSO

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL SUJEITOS DA RELAÇÃO PROCESSUAL Parte 15 Prof(a). Bethania Senra Inclusão dos honorários advocatícios no ressarcimento de perdas e danos: CC, art. 389. Não cumprida a obrigação,

Leia mais

1. Introdução - Ação Civil Pública: 1) A lei 7347/85, e sua complementação pelo titulo III do CDC.

1. Introdução - Ação Civil Pública: 1) A lei 7347/85, e sua complementação pelo titulo III do CDC. 1 DIREITO PROCESSUAL CIVIL PONTO 1: Introdução - Ação Civil Pública PONTO 2: As categorias Jurídicas Tuteladas PONTO 3: Ação coletiva e os direitos individuais: PONTO 4: Competência da Ação Civil Pública:

Leia mais

Sumário APRESENTAÇÃO AGRADECIMENTOS INTRODUÇÃO PRIMEIRA PARTE AÇÕES COLETIVAS

Sumário APRESENTAÇÃO AGRADECIMENTOS INTRODUÇÃO PRIMEIRA PARTE AÇÕES COLETIVAS SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 17 AGRADECIMENTOS... 25 INTRODUÇÃO... 31 PRIMEIRA PARTE AÇÕES COLETIVAS CAPÍTULO 1 AÇÕES COLETIVAS NO DIREITO ESTRANGEIRO... 43 1.1. Considerações iniciais... 43 1.2. As ações populares

Leia mais

todo território nacional, conforme as disposições deste código. Ou seja, todo juiz é dotado de

todo território nacional, conforme as disposições deste código. Ou seja, todo juiz é dotado de 30 UNIDADE 4 A Competência nas Ações Coletivas 4.1 Noções Introdutórias De acordo com o art. 16 do NCPC, a jurisdição civil é exercida pelos juízes e pelos tribunais em todo território nacional, conforme

Leia mais

PROCESSO DE CONHECIMENTO. Petição Inicial (282 do CPC)

PROCESSO DE CONHECIMENTO. Petição Inicial (282 do CPC) PROCESSO DE CONHECIMENTO Petição Inicial (282 do CPC) Juiz; Qualificações; Fatos e Fundamentos; DEVERÁ INDICAR Pedido; Valor da Causa; Provas; Requerimento. PEDIDO (ART. 282, CPC) O pedido é o último elemento

Leia mais

12º Curso de Especialização em Interesses Difusos e Coletivos (2019)

12º Curso de Especialização em Interesses Difusos e Coletivos (2019) Escola Superior do Ministério Público de S. Paulo 12º Curso de Especialização em Interesses Difusos e Coletivos (2019) Hugo Nigro Mazzilli 1 ACP Hoje Prova custos e ônus Sentença tipos de provimentos Recursos

Leia mais

VÍCIOS E DEFEITO DOS PRODUTOS E SERVIÇOS E ATUAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO

VÍCIOS E DEFEITO DOS PRODUTOS E SERVIÇOS E ATUAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO VÍCIOS E DEFEITO DOS PRODUTOS E SERVIÇOS E ATUAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO Dra. Adriana Borghi Fernandes Monteiro Promotora de Justiça Coordenadora da Área do Consumidor Vício do Produto ou do Serviço CDC

Leia mais

PARTICIPAÇÃO DA MAGISTRATURA DO TRABALHO NOS FÓRUNS REGIONAIS DA REFORMA DA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA SUGESTÃO DE TEMAS MATÉRIA CONSENSUAL RETIRADA DO

PARTICIPAÇÃO DA MAGISTRATURA DO TRABALHO NOS FÓRUNS REGIONAIS DA REFORMA DA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA SUGESTÃO DE TEMAS MATÉRIA CONSENSUAL RETIRADA DO PARTICIPAÇÃO DA MAGISTRATURA DO TRABALHO NOS FÓRUNS REGIONAIS DA REFORMA DA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA SUGESTÃO DE TEMAS MATÉRIA CONSENSUAL RETIRADA DO CONJUNTO DE DELIBERAÇÕES DOS CONAMAT, PROGRAMA DA DIRETORIA

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL Liquidação de sentença Parte 5 Prof(a). Bethania Senra CPC, art. 510. Na liquidação por arbitramento, o juiz intimará as partes para a apresentação de pareceres ou documentos elucidativos,

Leia mais

Contextualização Necessária

Contextualização Necessária Contextualização Necessária 1. CPC/1973, Execução e Reformas 1994, Antecipação de tutela: art. 273 em 1994 2001, Obrigações de fazer, não-fazer e entrega de coisa: art. 461 e 461-A 2005, Obrigações de

Leia mais

sentido restrito) e também previa a ação de dissídio Justiça do Trabalho;

sentido restrito) e também previa a ação de dissídio Justiça do Trabalho; Consolidação das Leis do Trabalho: Foi na CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, que se viu, pela primeira vez, a preocupação p com a defesa dos direitos metaindividuais; A CLT

Leia mais

NOTA INTRODUTÓRIA PARTE I PARTE GERAL DA EXECUÇÃO TRABALHISTA

NOTA INTRODUTÓRIA PARTE I PARTE GERAL DA EXECUÇÃO TRABALHISTA SUMÁRIO NOTA INTRODUTÓRIA... 17 PARTE I PARTE GERAL DA EXECUÇÃO TRABALHISTA Capítulo 1 Tutela executiva e processo do trabalho... 21 1.1. A natureza da atividade jurisdicional executiva trabalhista...

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA 2017 OS IMPACTOS DAS MUDANÇAS

REFORMA TRABALHISTA 2017 OS IMPACTOS DAS MUDANÇAS REFORMA TRABALHISTA 2017 OS IMPACTOS DAS MUDANÇAS Ana Paula Pellegrina Lockmann Desembargadora do Trabalho TRT da 15a. Região 1 REFORMA TRABALHISTA Lei nº 13.467/2017 vigência a partir de 11/11/2017; É

Leia mais

Direito Processual Penal

Direito Processual Penal Direito Processual Penal Juizado Especial Cível Professor: Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Penal Juizado Especial Cível Fundamento: Lei nº 9.099/1995. Objetivo é conciliar,

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Cumprimento de sentença - títulos executivos judiciais Bruno Soares de Souza * Para que se promova uma execução é necessário que o credor preencha alguns requisitos de ordem processual,

Leia mais

PROCESSO CIVIL 1. PEDIDO

PROCESSO CIVIL 1. PEDIDO 1 PROCESSO CIVIL PONTO 1: Pedido PONTO 2: Espécies de Pedido PONTO 3: O Pedido e as Prestações Periódicas PONTO 4: Obrigação Indivisível PONTO 5: Cumulação de Pedidos PONTO 6: Interpretação do Pedido PONTO

Leia mais

O Pedido. Direito Processual Civil II. Prof. Leandro Gobbo 1

O Pedido. Direito Processual Civil II. Prof. Leandro Gobbo 1 O Pedido Direito Processual Civil II Prof. Leandro Gobbo 1 Pedido requisitos (arts. 322 e 324) O pedido deve ser: Certo: permite a identificação do bem pretendido. Determinado: indica de forma clara os

Leia mais

AÇÃO CIVIL PÚBLICA E AÇÃO CIVIL COLETIVA. Aline Riegel Nilson André Canuto de Figueirêdo Lima PRT da 14ª Região

AÇÃO CIVIL PÚBLICA E AÇÃO CIVIL COLETIVA. Aline Riegel Nilson André Canuto de Figueirêdo Lima PRT da 14ª Região AÇÃO CIVIL PÚBLICA E AÇÃO CIVIL COLETIVA Aline Riegel Nilson André Canuto de Figueirêdo Lima PRT da 14ª Região 1. NOÇÕES GERAIS DE PROCESSO COLETIVO Itália anos 70 Mauro Cappelletti, Vittorio Denti e Andrea

Leia mais

Sumário CAPÍTULO 1 ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO, COMPETÊNCIA CAPÍTULO 2 MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO... 59

Sumário CAPÍTULO 1 ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO, COMPETÊNCIA CAPÍTULO 2 MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO... 59 CAPÍTULO 1 ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO, COMPETÊNCIA... 21 1.1. Organização da Justiça do Trabalho... 21 1.1.1. Introdução... 21 1.1.2. Tribunal Superior do Trabalho... 21 1.1.3. Tribunais Regionais

Leia mais

Sumário. Capítulo 1. Considerações Iniciais Capítulo 2. Conceito de Fazenda Pública Capítulo 3

Sumário. Capítulo 1. Considerações Iniciais Capítulo 2. Conceito de Fazenda Pública Capítulo 3 Sumário Capítulo 1 Considerações Iniciais... 19 Capítulo 2 Conceito de Fazenda Pública... 21 Capítulo 3 O tratamento diferenciado para a atuação da Fazenda Pública em juízo no CPC/2015... 27 Capítulo 4

Leia mais

Classe/Assunto: Procedimento do Juizado Especial Cível/Fazendário - Dano Moral - Outros/ Indenização Por Dano Moral

Classe/Assunto: Procedimento do Juizado Especial Cível/Fazendário - Dano Moral - Outros/ Indenização Por Dano Moral Estado do Rio de Janeiro Poder Judiciário 70 Processo: 0004771-86.2018.8.19.0001 Fls. Processo Eletrônico Classe/Assunto: Procedimento do Juizado Especial Cível/Fazendário - Dano Moral - Outros/ Indenização

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA VARA DO TRABALHO DE CAMBORIÚ SC

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA VARA DO TRABALHO DE CAMBORIÚ SC EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA VARA DO TRABALHO DE CAMBORIÚ SC ALDAIR, nacionalidade, estado civil, frentista, portador da Cédula de Identidade RG nº, inscrito no CPF nº, portador da CTPS nº, inscrito

Leia mais

L. dos Crimes Ambientais 9605/98

L. dos Crimes Ambientais 9605/98 L. dos Crimes Ambientais 9605/98 Penas aplicáveis às PJs: I - multa; II - restritivas de direitos; III - prestação de serviços à comunidade. L. dos Crimes Ambientais 9605/98 PRDs para PJs I - suspensão

Leia mais

PETIÇÃO INICIAL NO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

PETIÇÃO INICIAL NO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR AULA 6 PETIÇÃO INICIAL NO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR Case jurídico: inscrição indevida no nome do consumidor nos cadastros de restrição de crédito 1 Prática Forense no Direito do Consumidor Petição

Leia mais

PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS APLICÁVEIS AO DIREITO PENAL

PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS APLICÁVEIS AO DIREITO PENAL PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS APLICÁVEIS AO No rol de princípios constitucionais aplicáveis ao direito penal encontram-se: 1. Princípio da presunção de inocência ; 2. Princípio da responsabilidade pessoal

Leia mais