A crítica analítico-lingüística de E. Tugendhat à noção de comportamento consigo mesmo de Heidegger

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A crítica analítico-lingüística de E. Tugendhat à noção de comportamento consigo mesmo de Heidegger"

Transcrição

1 III Mostra de Pesquisa da Pós-Graduação PUCRS A crítica analítico-lingüística de E. Tugendhat à noção de comportamento consigo mesmo de Heidegger Marcos Fanton, Ernildo Stein (orientador) Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Faculdade de Filosofia e Ciências Humans, PUCRS, Resumo O presente estudo tem por intuito investigar a aplicação do método analíticolingüístico a determinado problema filosófico, qual seja, o problema da autoconsciência e da autodeterminação. Nesse sentido, ele está estruturado em três partes: (1) uma introdução à filosofia analítica da linguagem de Ernst Tugendhat, esclarecendo seu método e suas perguntas fundamentais; (2) uma introdução ao tema da autoconsciência e da autodeterminação, tal como é vista por Tugendhat; e, finalmente, (3) avaliar quais as vantagens e desvantagens de uma leitura analítica dos textos de Martin Heidegger, a partir desta temática. Introdução Em seu livro, Lições introdutórias à filosofia analítica da linguagem 1, Ernst Tugendhat procurar elaborar o projeto de uma semântica formal como disciplina fundamental sucessora da ontologia. Para isso, o autor requer, em um primeiro passo, um movimento crítico e destrutivo da abordagem tradicional, objetivística, de determinadas teorias filosóficas, para, então, tentar criar um conjunto de conceitos (meios categorias) tão amplo quanto o da ontologia. Este segundo passo está conectado à necessidade de estabelecermos uma posição filosófica, obtida a partir de: (1) uma motivação não-arbitrária, isto é, precisamos do engajamento de uma forma determinada de questionamento; (2) uma justificação dessa posição, na medida em que todas as sentenças, ao levarem uma pretensão de verdade, referem-se a um contexto de justificação, isto é, exigem razões e contra-razões; e (3) uma 1 TUGENDHAT, Ernst. Lições introdutórias à filosofia analítica da linguagem. Trad.: Ronai Rocha Ijuí: Unijuí, 2006.

2 universalidade, ou seja, o alcance de um âmbito supremo no qual todas as outras posições filosóficas seriam admitidas como menos abrangentes. Tugendhat esclarece, contudo, no prefácio de seu livro, Autoconsciência e autodeterminação, que as tarefas descritas anteriormente tomam parte de uma concepción sistemática de uma disciplina fundamental lingüístico-analítica 2, o que difere, em certa medida, de uma concepção metodológica desta filosofia. Esta, por sua vez, considera, como único modo de explicação de conceitos a tarefa primordial do filósofo analítico-lingüístico, a indicación de las reglas de uso de las palabras correspondientes 3. Assim, Tugendhat submete as possibilidades construtivas e não apenas destrutivas desta última concepção à prova, submetendo-a à análise de um tema específico da filosofia, qual seja, a autoconsciência e a autodeterminação. O objetivo geral do trabalho, então, é perceber o modo específico com que a filosofia analítica da linguagem de E. Tugendhat opera, ou seja, o seu modo de filosofar e avaliar quais as suas contribuições para leitura de outros autores da história da filosofia. Entre estes, escolhemos Heidegger, tendo em vista a relevância das críticas realizadas por Tugendhat, como, por exemplo, aos conceitos heideggerianos de verdade, de alétheia, de realidade, de ser, etc. Outro objetivo fundamental da pesquisa é a refletir acerca da viabilidade da diferenciação entre filosofia prática e filosofia teórica, tal como é realizada por Tugendhat, a partir da diferença entre razão prática (a pergunta pela vida boa) e razão teórica (a pergunta pelo modo como compreendemos uma sentença), e quais as suas conseqüências para a sua concepção de filosofia como tal. Metodologia O proceder metodológico deu-se a partir da leitura de textos filosóficos submetidos a uma análise crítico-descritiva. Resultados (ou Resultados e Discussão) Um resultado imediato que poderíamos, de antemão, apresentar é a necessidade de realizarmos um exame lingüístico-analítico dos textos de Heidegger, uma vez que, apesar de suas intuições relevantes, faltou-lhe um critério de prova para seu método descritivo. Além 2 TUGENDHAT, Ernst. Autoconsciencia y autodeterminación. Trad.: Rosa Helena Santos-Ihlau. México: FCE, p Ibidem.

3 disso, a análise lingüística torna-se extremamente importante, tendo em vista os dois aspectos dos textos heideggerianos, vistos por Tugendhat: (1) a incontrolabilidade de sentido; e (2) o tom evocativo das palavras. Tendo consciência disso, é-nos exigida uma tradução dos conceitos de Heidegger para uma comunicação controlável e intersubjetiva. Porém, o que se pode discutir são as vantagens e desvantagens de uma posição filosófica que se baseia única e exclusivamente no modo como utilizamos os conceitos. Trazendo esta questão para um debate contemporâneo, poderíamos perguntar: quais as diferenças entre a filosofia analítico-lingüistica de Tugendhat e a filosofia fenomenológicohermenêutica de Heidegger? Conclusão Como conclusões provisórias do debate que queremos desenvolver entre Heidegger e Tugendhat, temos: (1) a enorme influência que Heidegger tem sobre Tugendhat, apesar de este desenvolver uma filosofia analítica da linguagem, que não aceita a maioria dos pressupostos da escola fenomenológica; (2) a necessidade de discutir os autores da história da filosofia a partir de uma linguagem filosófica coerente e possível de ser trazida a uma comunicação intersubjetiva; (3) a incapacidade de a filosofia analítica perceber uma dimensão prática, tal como é expressa no conceito de ser-no-mundo, na obra Ser e tempo, de Heidegger; (4) a necessidade de um maior aprofundamento no debate atual entre filósofos analíticos e filósofos continentais. Referências APEL, Karl-Otto. Transformação da filosofia. São Paulo: Loyola, v. HEIDEGGER, Martin. El concepto de tiempo. 4. ed. Madrid: Trotta, Ontologia: hermenêutica de la facticidad. Versión: Jaime Aspiunza. Madrid: Alianza, Conceitos fundamentais da metafísica: mundo, finitude e solidão. Trad.: Marcos Casanova. São Paulo: Forense Universitária, Ser y tiempo. 2 ed. Trad. Jorge Eduardo Rivera Cruchaga. Chile: Universitaria, Sein und Zeit. In: Gesamtausgabe. Frankfut: Vittorio Klostermann, Bd 2.

4 . Conferências e escritos filosóficos. Trad. Ernildo Stein. São Paulo: Abril Cultural, (Os Pensadores).. The basic problems of phenomenology. Trad. Albert Hofstadter. Indiana: Indiana University Press, SAFRANSKI, Rüdiger. Heidegger: um mestre da Alemanha entre o bem e o mal. São Paulo: Geração, STEIN, Ernildo J. A caminho de uma fundamentação pós-metafísica. Porto Alegre: EDIPUCRS, (Coleção Filosofia; 57). Compreensão e finitude: estrutura e movimento da interrogação heideggeriana. Ijuí: Unijuí, Diferença e metafísica: ensaios sobre a desconstrução. Porto Alegre: EDIPUCRS, (Coleção Filosofia; 114).. Exercícios de fenomenologia: limites de um paradigma. Ijuí: Unijuí, 2004a. (Coleção Filosofia; 8). Nas proximidades da antropologia: ensaios e conferências filosóficas. Ijuí: Unijuí, Pensar é pensar a diferença: filosofia e conhecimento empírico. Ijuí: Unijuí, 2002a. (Coleção Filosofia; 2). A questão do método na filosofia: um estudo do modelo heideggeriano. 3. ed. Porto Alegre: Movimento, Racionalidade e existência: uma introdução à filosofia. Porto Alegre: L&PM, Seis estudos sobre Ser e Tempo. 3. ed. Petrópolis: Vozes, Tarefas da construção: anamorfose e profundidade As ilusões da interpretação na obra de Heidegger. In: SOUZA, Ricardo Timm de; OLIVEIRA, Nythamar Fernandes de. Fenomenologia Hoje II: Significado e Linguagem. Porto Alegre: EDIPUCRS, (Coleção Filosofia; 149). TUGENDHAT, Ernst. Autoconsciencia y autodeterminación. Trad.: Rosa Helena Santos- Ihlau. México: FCE, Egocentricidad y mística: un estudio antropológico. Barcelona: Gedisa, Antropología en vez de metafísica. Barcelona: Gedisa, Lições introdutórias à filosofia analítica da linguagem. Trad.: Ronai Rocha Ijuí: Unijuí, 2006.

5 TUGENDHAT, Ernst; WOLF, Ursula. Propedêutica lógico-semântica. Trad. Fernando Augusto da Rocha Rodrigues. RJ: Vozes, 1996.

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA I 1º semestre de 2017 Disciplina obrigatória Destinada: alunos de Filosofia Código: FLF0248 Pré-requisito: FLF0113 e FLF0114 Prof. Eduardo Brandão Carga horária: 120h

Leia mais

DA ANALÍTICA DA LINGUAGEM À ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA

DA ANALÍTICA DA LINGUAGEM À ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA ABERTURA DA ANALÍTICA DA LINGUAGEM À ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA Ernildo Stein 1 O que seria, ao menos, tema para um livro, vamos apresentar brevemente, seguindo a vereda de Ernest Tugendhat. Nos dedicamos

Leia mais

SOBRE A ANÁLISE DE ENUNCIADOS PRÁTICOS EM ERNST TUGENDHAT ON THE ANALYSIS OF PRACTICAL STATEMENTS IN ERNST TUGENDHAT

SOBRE A ANÁLISE DE ENUNCIADOS PRÁTICOS EM ERNST TUGENDHAT ON THE ANALYSIS OF PRACTICAL STATEMENTS IN ERNST TUGENDHAT DOI: http://dx.doi.org/10.5007/1677-2954.2012v11n3p227 SOBRE A ANÁLISE DE ENUNCIADOS PRÁTICOS EM ERNST TUGENDHAT ON THE ANALYSIS OF PRACTICAL STATEMENTS IN ERNST TUGENDHAT MARCOS FANTON (PUCRS / Brasil)

Leia mais

Título: ARTE E VERDADE EM HEIDEGGER

Título: ARTE E VERDADE EM HEIDEGGER ESTÉTICA I 1º Semestre de 2019 Disciplina obrigatória Destinada: alunos do curso de Filosofia Código: FLF0218 Pré-requisito: FLF0113 e FLF0114 Profº Marco Aurélio Werle Carga Horária: 120h Créditos: 06

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Anexo II Resolução n º 133/2003-CEPE UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO - PERÍODO LETIVO/ANO: 1º/2019 Programa: PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA

Leia mais

É AMBÍGUO O CONCEITO DE EXISTÊNCIA EM SER E TEMPO? Marcos Fanton * Intuitio IS AMBIGUOUS THE CONCEPT OF EXISTENCE IN HEIDEGGER S BEING AND TIME?

É AMBÍGUO O CONCEITO DE EXISTÊNCIA EM SER E TEMPO? Marcos Fanton * Intuitio IS AMBIGUOUS THE CONCEPT OF EXISTENCE IN HEIDEGGER S BEING AND TIME? É AMBÍGUO O CONCEITO DE EXISTÊNCIA EM SER E TEMPO? IS AMBIGUOUS THE CONCEPT OF EXISTENCE IN HEIDEGGER S BEING AND TIME? Marcos Fanton * RESUMO: O presente trabalho tem por intuito demonstrar que há três

Leia mais

7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Obras de Heidegger HEIDEGGER, Martin. A essência da linguagem. In: A caminho da linguagem. Trad. Márcia de Sá Cavalcante Schuback. Petrópolis: Vozes, 2003.. A questão da técnica.

Leia mais

SENTIDO E NOVIDADE DAS NOÇÕES DE FENOMENOLOGIA E DE HERMENÊUTICA NO PENSAMENTO DE HEIDEGGER *

SENTIDO E NOVIDADE DAS NOÇÕES DE FENOMENOLOGIA E DE HERMENÊUTICA NO PENSAMENTO DE HEIDEGGER * Philo Artigo Pensar-Revista Eletrônica da FAJE v.5 n.2 (2014): 197-207 SENTIDO E NOVIDADE DAS NOÇÕES DE FENOMENOLOGIA E DE HERMENÊUTICA NO PENSAMENTO DE HEIDEGGER * MEANING AND NOVELTY OF THE NOTIONS OF

Leia mais

Justificativa. pensador alemão Martin Heidegger ( ). Ninguém, com as possíveis exceções de Marx e Nietzsche,

Justificativa. pensador alemão Martin Heidegger ( ). Ninguém, com as possíveis exceções de Marx e Nietzsche, Nome do Grupo de Estudos: Leitura Dirigida de Ser e Tempo de Martin Heidegger. Áreas de Interesse: Filosofia Alemã Contemporânea, História da Metafísica, Fenomenologia Hermenêutica, Filosofia da Existência,

Leia mais

FILOSOFIA. DISCIPLINA: História da Filosofia Antiga

FILOSOFIA. DISCIPLINA: História da Filosofia Antiga EMENTA FILOSOFIA DISCIPLINA: Iniciação filosófica EMENTA: Este curso pretende iniciar o aluno nos principais temas da filosofia, a partir da reflexão de seu núcleo histórico-sistemático, considerando seus

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INTRODUÇÃO À FILOSOFIA 1º Semestre de 2006 Disciplina Obrigatória Destinada: Alunos de Filosofia Código: FLF0113 Sem pré-requisito Prof. Luis César Oliva Prof. Marco Aurélio Werle Profa. Marilena de Souza

Leia mais

SOBRE LIBERDADE, VONTADE LIVRE E DETERMINISMO EM ERNST TUGENDHAT

SOBRE LIBERDADE, VONTADE LIVRE E DETERMINISMO EM ERNST TUGENDHAT SOBRE LIBERDADE, VONTADE LIVRE E DETERMINISMO EM ERNST TUGENDHAT ON FREEDOM, FREE WILL AND DETERMINISM IN ERNST TUGENDHAT * RESUMO: O presente artigo propõe-se a explicitar a posição e as possíveis contribuições

Leia mais

Prof. Chiara Pasqualin (pós-doutoranda do Departamento de Filosofia da USP)

Prof. Chiara Pasqualin (pós-doutoranda do Departamento de Filosofia da USP) Prof. Chiara Pasqualin (pós-doutoranda do Departamento de Filosofia da USP) Seminário para os alunos de Iniciação Científica do Departamento de Filosofia da USP - 2 semestre de 2016 Título: Uma leitura

Leia mais

TUGENDHAT, Ernst. Egocentricidade e mística: um estudo antropológico

TUGENDHAT, Ernst. Egocentricidade e mística: um estudo antropológico TUGENDHAT, Ernst. Egocentricidade e mística: um estudo antropológico. * Trad. de Adriano Naves de Brito e Valerio Rohden. São Paulo: WMF M. Fontes, 2013. 13 RESENHA Marcelo Lucas Cesco ** Ernest Tugendhat

Leia mais

FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA 2º /

FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA 2º / FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA 2º / 2017 1 Prof. Marcos Aurélio Fernandes A disciplina pretende pensar a contemporaneidade da filosofia em três momentos: a consumação do primeiro princípio do pensar (metafísica),

Leia mais

FORMULÁRIO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS

FORMULÁRIO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS Governo do Estado do Rio Grande do Norte Secretariado de Estado da Educação, da Cultura e dos Desportos - SECD UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Leia mais

Considerações Clínicas sobre o conceito Heideggeriano de Afinação (Stimmung)

Considerações Clínicas sobre o conceito Heideggeriano de Afinação (Stimmung) Considerações Clínicas sobre o conceito Heideggeriano de Afinação (Stimmung) Luis Eduardo Jardim Comunicação apresentada no IX Encontro Nacional de Filosofia Clínica - Universidade São Camilo & Associação

Leia mais

O PAPEL DA LINGUAGEM NA ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA DE TUGENDHAT

O PAPEL DA LINGUAGEM NA ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA DE TUGENDHAT O PAPEL DA LINGUAGEM NA ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA DE TUGENDHAT The role of language in philosophical anthropology of tugendhat Debora Fontoura de Oliveira* Resumo: Ernst Tugendhat, em alguns de seus trabalhos,

Leia mais

Pró-Reitoria de Graduação. Plano de Ensino 1º Quadrimestre de 2012 NANHH SB. Caracterização da disciplina Fenomenologia e Filosofia Hermenêutica

Pró-Reitoria de Graduação. Plano de Ensino 1º Quadrimestre de 2012 NANHH SB. Caracterização da disciplina Fenomenologia e Filosofia Hermenêutica Código disciplina: Créditos (T-P-I): Código turma: da da BH1201 Nome da disciplina: ( 4-0- 4) Carga horária: NANHH2012-13SB Pró-Reitoria de Graduação Caracterização da disciplina Fenomenologia e Filosofia

Leia mais

O DASEIN E SUA CONDIÇÃO ONTOLÓGICA DE ANGÚSTIA. Greyce Kelly de Souza Jéferson Luís de Azeredo

O DASEIN E SUA CONDIÇÃO ONTOLÓGICA DE ANGÚSTIA. Greyce Kelly de Souza Jéferson Luís de Azeredo O DASEIN E SUA CONDIÇÃO ONTOLÓGICA DE ANGÚSTIA Greyce Kelly de Souza greycehp@gmail.com Jéferson Luís de Azeredo jeferson@unesc.net Resumo: Neste artigo pretende-se analisar a relação ontológica entre

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS EMENTAS DO CURSO DE FILOSOFIA Currículo Novo (a partir de 2010/1) NÍVEL I HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA Reflexão acerca da transição do pensamento mítico ao filosófico. Estudo de problemas, conceitos e

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: FILOSOFIA Código da Disciplina: NDC 141 Curso: Engenharia de Produção Semestre de oferta da disciplina: 1 Faculdade responsável: Núcleo das Disciplinas Comuns (NDC) Programa

Leia mais

A ORIGEM ONTOLÓGICA DO COMPORTAMENTO TEÓRICO NA FENOMENOLOGIA HERMENÊUTICA DE MARTIN HEIDEIGGER

A ORIGEM ONTOLÓGICA DO COMPORTAMENTO TEÓRICO NA FENOMENOLOGIA HERMENÊUTICA DE MARTIN HEIDEIGGER A ORIGEM ONTOLÓGICA DO COMPORTAMENTO TEÓRICO NA FENOMENOLOGIA HERMENÊUTICA DE MARTIN HEIDEIGGER Carine de Oliveira 1 Resumo: Ao tematizar a origem ontológica do comportamento teórico, Martin Heidegger,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS (CCH) DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS SOCIAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS (CCH) DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS SOCIAIS 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS (CCH) DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS SOCIAIS PROGRAMA DE DISCIPLINA CURSO: Filosofia. DEPARTAMENTO:

Leia mais

Plano de Ensino. EMENTA (parte permanente) PROGRAMA (parte variável) Humanidade e não-humanidade no perspectivismo ameríndio

Plano de Ensino. EMENTA (parte permanente) PROGRAMA (parte variável) Humanidade e não-humanidade no perspectivismo ameríndio Plano de Ensino DISCIPLINA: Teoria das Ciências Humanas V PRÉ-REQUISITOS: HF390 PROFESSOR: Marco Antonio Valentim CÓDIGO: HF394 SEMESTRE: 1 / 2013 C.H. TOTAL: 60 C.H. SEMANAL: 04 EMENTA (parte permanente)

Leia mais

Universidade de Brasília Departamento de Filosofia Filosofia Contemporânea Prof. Priscila Rufinoni

Universidade de Brasília Departamento de Filosofia Filosofia Contemporânea Prof. Priscila Rufinoni Universidade de Brasília Departamento de Filosofia Filosofia Contemporânea Prof. Priscila Rufinoni Sobre a noção de experiência Este curso visa estudar a noção de experiência, herdada da filosofia moderna,

Leia mais

Universidade Federal de São Carlos

Universidade Federal de São Carlos Código e nome da disciplina: História da Filosofia Moderna 2 2017/1 Professor responsável: Paulo R. Licht dos Santos Objetivos gerais: Fazer com que o estudante adquira uma prática de leitura aprofundada

Leia mais

INTRODUÇÃO AO QUESTIONAMENTO SOBRE O CONCEITO DE VERDADE EM HEIDEGGER

INTRODUÇÃO AO QUESTIONAMENTO SOBRE O CONCEITO DE VERDADE EM HEIDEGGER 173 INTRODUÇÃO AO QUESTIONAMENTO SOBRE O CONCEITO DE VERDADE EM HEIDEGGER Sidinei José Schneider RESUMO: O presente trabalho tem a pretensão de discutir o conceito de verdade em Heidegger. A partir do

Leia mais

A SUPERAÇÃO DO CONCEITO MODERNO DE SUBJETIVIDADE: GADAMER E A VERDADE DA HISTÓRIA Viviane Magalhães Pereira 1

A SUPERAÇÃO DO CONCEITO MODERNO DE SUBJETIVIDADE: GADAMER E A VERDADE DA HISTÓRIA Viviane Magalhães Pereira 1 A SUPERAÇÃO DO CONCEITO MODERNO DE SUBJETIVIDADE: GADAMER E A VERDADE DA HISTÓRIA Viviane Magalhães Pereira 1 RESUMO: Gadamer, ao se servir dos conceitos de compreensão e finitude, presentes na obra Ser

Leia mais

SEMINÁRIO FILOSÓFICO INTERDIOCESANO SANTO AGOSTINHO MATOLA

SEMINÁRIO FILOSÓFICO INTERDIOCESANO SANTO AGOSTINHO MATOLA SEMINÁRIO FILOSÓFICO INTERDIOCESANO SANTO AGOSTINHO MATOLA PLANO ANALÍTICO DE HERMENÊUTICA Docente 2º Ano, 2º Semestre de 2018 Carga horária total: 64. Carga horária semanal: 4 (Pedro Cebola Mazi) pedrocebola@ymail.com

Leia mais

II. Metodologia: 2.1. Desenvolvimento das seções. a) Explanação inicial do conteúdo pelo professor

II. Metodologia: 2.1. Desenvolvimento das seções. a) Explanação inicial do conteúdo pelo professor UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Centro de Filosofia e Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política Disciplina: SPO 7007 Sociologia do Racionalismo - 04 créditos Semestre: 2008.2

Leia mais

FUNDAMENTOS ONTOLÓGICOS DA CIÊNCIA HISTÓRICA EM SER E TEMPO

FUNDAMENTOS ONTOLÓGICOS DA CIÊNCIA HISTÓRICA EM SER E TEMPO FUNDAMENTOS ONTOLÓGICOS DA CIÊNCIA HISTÓRICA EM SER E TEMPO Kaio Bruno Alves Rabelo (Universidade Federal de Goiás) No quinto capítulo da segunda seção de Ser e Tempo Heidegger discute os fundamentos ontológicos

Leia mais

Turma/Disciplina /História da Filosofia Moderna /1. Número de Créditos Teóricos Práticos Estágio Total

Turma/Disciplina /História da Filosofia Moderna /1. Número de Créditos Teóricos Práticos Estágio Total Seção 1. Caracterização complementar da turma/disciplina Turma/Disciplina 1001074/História da Filosofia Moderna 2 2018/1 Professor Responsável: Objetivos Gerais da Disciplina Paulo R. Licht dos Santos

Leia mais

6 Referências Bibliográficas.

6 Referências Bibliográficas. 6 Referências Bibliográficas. Fontes Primárias. HABERMAS, Jürgen. A Inclusão do Outro: estudos de teoria política. São Paulo: Loyola, 2002. Comentários à Ética do Discurso. Lisboa: Instituto Piaget, 1999.

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2401N - Relações Públicas. Ênfase. Disciplina RP00007A - Filosofia e Comunicação.

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2401N - Relações Públicas. Ênfase. Disciplina RP00007A - Filosofia e Comunicação. Curso 2401N - Relações Públicas Ênfase Identificação Disciplina RP00007A - Filosofia e Comunicação Docente(s) Unidade Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação Departamento Departamento de Ciências

Leia mais

A CONFRONTAÇÃO DE HEIDEGGER COM A FILOSOFIA PRÁTICA DE ARISTÓTELES. José Francisco dos Santos. Intuitio

A CONFRONTAÇÃO DE HEIDEGGER COM A FILOSOFIA PRÁTICA DE ARISTÓTELES. José Francisco dos Santos. Intuitio A CONFRONTAÇÃO DE HEIDEGGER COM A FILOSOFIA PRÁTICA DE ARISTÓTELES THE CONFRONTATION OF HEIDEGGER WITH THE PRACTICAL PHILOSOPHY OF ARISTOTLE José Francisco dos Santos RESUMO: Desde o começo das atividades

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA 1 PROGRAMA DE DISCIPLINA CENTRO: CCH DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA ANO LETIVO 2012 DADOS SOBRE A DISCIPLINA CÓDIGO NOME 6 FIL 104 ÉTICA CURSO SÉRIE DIREITO 1ª CARGA HORÁRIA T P TOTA L 30 h 30h

Leia mais

TUGENDHAT E A FUNDAMENTAÇÃO ANTROPOLÓGICA DA SEMÂNTICA FORMAL. TUGENDHAT AND THE ANTHROPOLOGICAL GROUNDING OF FORMAL SEMANTICS Rogério Vaz Trapp 1

TUGENDHAT E A FUNDAMENTAÇÃO ANTROPOLÓGICA DA SEMÂNTICA FORMAL. TUGENDHAT AND THE ANTHROPOLOGICAL GROUNDING OF FORMAL SEMANTICS Rogério Vaz Trapp 1 TUGENDHAT E A FUNDAMENTAÇÃO ANTROPOLÓGICA DA SEMÂNTICA FORMAL TUGENDHAT AND THE ANTHROPOLOGICAL GROUNDING OF FORMAL SEMANTICS Rogério Vaz Trapp 1 Resumo: O artigo objetiva demonstrar que a Semântica formal,

Leia mais

CRÍTICA DE HEIDEGGER A DESCARTES

CRÍTICA DE HEIDEGGER A DESCARTES CRÍTICA DE HEIDEGGER A DESCARTES Guilherme Devequi Quintilhano Orientador: Prof. Dr. Eder Soares Santos RESUMO Nesta comunicação será apresentada uma crítica de Martin Heidegger, filósofo contemporâneo,

Leia mais

Apresentação O que é fenomenologia?

Apresentação O que é fenomenologia? Apresentação O que é fenomenologia? Antonio Balbino Marçal Lima SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros LIMA, ABM., org. Apresentação O que é fenomenologia? In: Ensaios sobre fenomenologia: Husserl,

Leia mais

A VIA 1NVESTIGATIVA DA FILOSOFIA DO SER E O FENÔMENO JURÍDICO

A VIA 1NVESTIGATIVA DA FILOSOFIA DO SER E O FENÔMENO JURÍDICO A VIA 1NVESTIGATIVA DA FILOSOFIA DO SER E O FENÔMENO JURÍDICO Jeannette Antonios Maman Professora Doutora do Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da Faculdade de Direito da Universidade

Leia mais

O HOMEM É FORMADOR DE MUNDO: MUNDO COMO CONCEITO METAFÍSICO SEGUNDO MARTIN HEIDEGGER

O HOMEM É FORMADOR DE MUNDO: MUNDO COMO CONCEITO METAFÍSICO SEGUNDO MARTIN HEIDEGGER DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1983-4012.2017.1.27219 Este artigo está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite uso irrestrito, distribuição e reprodução em

Leia mais

Indicações formais e a origem do método de Ser e Tempo

Indicações formais e a origem do método de Ser e Tempo Formal indications and the origin of Being and Time s method Juliana Oliveira Missaggia * RESUMO: Esse artigo procura analisar o método empregado por Heidegger na obra Ser e Tempo. O método das indicações

Leia mais

A fenomenologia heideggeriana 1

A fenomenologia heideggeriana 1 A fenomenologia heideggeriana 1 Rogério Tabet de Almeida 2 Resumo O presente trabalho se dispõe a apresentar sucintamente a noção de fenomenologia que, segundo Heidegger, a ontologia só é possível como

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular CICLO PROFISSIONAL OU TRONCO COMUM FL237 - ETICA OBRIGATÓRIO 3 60 0 60 4.0 PRESSUPOSTOS ANTROPOLÓGICOS DA ÉTICA. A ESTRUTURA DO AGIR MORAL: ESTRUTURA OBJETIVA E SUBJETIVA; A CONSISTÊNCIA MORAL; A LIBERDADE;

Leia mais

Plano de Ensino. Seriação ideal 1

Plano de Ensino. Seriação ideal 1 Curso 1903N - Comunicação Social: Relações Públicas Ênfase Identificação Disciplina 0003208 - Filosofia Unidade Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação Departamento Departamento de Ciências Humanas

Leia mais

O FENOMENO DO MUNDO NO PENSAMENTO DE MARTIN HEIDEGGER

O FENOMENO DO MUNDO NO PENSAMENTO DE MARTIN HEIDEGGER O FENOMENO DO MUNDO NO PENSAMENTO DE MARTIN HEIDEGGER Caroline Martins de Sousa Bolsista PET - Filosofia / UFSJ (MEC/SESu/DEPEM) Orientadora: Profa. Dra. Glória Maria Ferreira Ribeiro - DFIME / UFSJ (Tutora

Leia mais

Hermenêutica e Cuidado em Saúde

Hermenêutica e Cuidado em Saúde FLC 6214 - LITERATURA, NARRATIVA E MEDICINA - 2017 Hermenêutica e Cuidado em Saúde Hermes, Tiepolo José Ricardo C. M. Ayres Departamento de Medicina Preventiva FMUSP Definição de hermenêutica Definição

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 FILOSOFIA 10º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 FILOSOFIA 10º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 FILOSOFIA 10º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa da Disciplina ENSINO SECUNDÁRIO UNIDADE I Iniciação à atividade

Leia mais

VERDADE COMO DESVELAMENTO NA FILOSOFIA DE MARTIN HEIDEGGER

VERDADE COMO DESVELAMENTO NA FILOSOFIA DE MARTIN HEIDEGGER VERDADE COMO DESVELAMENTO NA FILOSOFIA DE MARTIN HEIDEGGER Truth as unconcealment in Martin Heidegger s philosophy Ana Carla de Abreu Siqueira* Resumo: O objetivo deste trabalho é discutir a questão da

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2017/2018 FILOSOFIA 10º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2017/2018 FILOSOFIA 10º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2017/2018 FILOSOFIA 10º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa da Disciplina ENSINO SECUNDÁRIO TEMAS/DOMÍNIOS CONTEÚDOS OBJETIVOS

Leia mais

HERMENÊUTICA FILOSÓFICA 2º / 2018 EMENTA: OBJETIVO GERAL: OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Prof. Marcos Aurélio Fernandes

HERMENÊUTICA FILOSÓFICA 2º / 2018 EMENTA: OBJETIVO GERAL: OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Prof. Marcos Aurélio Fernandes HERMENÊUTICA FILOSÓFICA 2º / 2018 Prof. Marcos Aurélio Fernandes EMENTA: ORIGENS DA HERMENEUTICA. HERMENEUTICA COMO METODO, COMO FILOSOFIA E COMO CRITICA. CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA HERMENEUTICA. A HERMENEUTICA

Leia mais

Introdução: O legado da modernidade 1. Polêmica em torno do conhecimento no século XX 1.1 Debate em torno do positivismo: Adorno e Popper.

Introdução: O legado da modernidade 1. Polêmica em torno do conhecimento no século XX 1.1 Debate em torno do positivismo: Adorno e Popper. PROGRAMA DE CURSO Disciplina: Epistemologia/Teoria do conhecimento Prof: Priscila Rossinetti Rufinoni Período: diurno Ementa: Apresentar as questões e problemas epistemológicos impostos pela modernidade.

Leia mais

Luís Gabriel Provinciatto RESENHAS REVIEWS. Conjectura: Filos. Educ., Caxias do Sul, v. 21, n. 1, p , jan./abr

Luís Gabriel Provinciatto RESENHAS REVIEWS. Conjectura: Filos. Educ., Caxias do Sul, v. 21, n. 1, p , jan./abr RESENHAS REVIEWS Conjectura: Filos. Educ., Caxias do Sul, v. 21, n. 1, p. 232-237, jan./abr. 2016 231 GIACOIA JUNIOR, Oswaldo. Heidegger urgente: introdução a um novo pensar. GIACOIA JUNIOR, Oswaldo. Heidegger

Leia mais

Cf. LIMA VAZ, H. C. no seu prefácio aos Escritos de Filosofia IV: Introdução à Ética Filosófica 1. São Paulo: Loyola, p. 7 e 8.

Cf. LIMA VAZ, H. C. no seu prefácio aos Escritos de Filosofia IV: Introdução à Ética Filosófica 1. São Paulo: Loyola, p. 7 e 8. Introdução O tempo em que vivemos é marcado por acontecimentos que levam o homem a se indagar sobre o sentido mais profundo de sua existência. Podemos dizer que vivemos uma crise multidimensional: a ameaça

Leia mais

Assinalar a importancia da proximidade do académico do estudo da filosofía do direito;

Assinalar a importancia da proximidade do académico do estudo da filosofía do direito; 1 IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DA DISCIPLINA: PERÍODO: II CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: FILOSOFIA JURÍDICA NOME DO CURSO: DIREITO 2 EMENTA CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 Filosofia, Direito

Leia mais

O LUGAR DA INTERPRETAÇÃO E DA REFLEXÃO NA ANTROPOLOGIA

O LUGAR DA INTERPRETAÇÃO E DA REFLEXÃO NA ANTROPOLOGIA Universidade de Brasília Instituto de Ciências Sociais Departamento de Antropologia Disciplina: 135437 - Tópicos Especiais em Antropologia 5 (Perspectivas Interpretativas na Antropologia: uma disciplina

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS SOCIAIS DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS SOCIAIS DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA DISCIPLINA: Filosofia I CARGA HORÁRIA: 60 H CRÉDITOS: 04 FCF110 EMENTA Introdução à filosofia desde um ponto de vista temático. PROGRAMA A história da filosofia deve ser compreendida como o desfile cronológico

Leia mais

SARTRE E LIBERDADE: uma crítica à psicanálise

SARTRE E LIBERDADE: uma crítica à psicanálise SARTRE E LIBERDADE: uma crítica à psicanálise Carolina Casarin Paes * Marco Antônio Marco Faccione Berbel.** Bruno Eduardo Procopiuk Walter *** JUSTIFICATIVA No início do século, a humanidade vivia um

Leia mais

COMPOSIÇÃO CURRICULAR SERIADO ANUAL TURNO DIURNO I ANO HORAS/ANO CARGA HORÁRIA SEMANAL

COMPOSIÇÃO CURRICULAR SERIADO ANUAL TURNO DIURNO I ANO HORAS/ANO CARGA HORÁRIA SEMANAL Universidade Estadual da Paraíba UEPB - Campus I Campina Grande Curso de Licenciatura Plena em Filosofia Resolução de Aprovação do Projeto Pedagógico UEPB/CONSEPE/024/2006 Carga horária alterada de 33h

Leia mais

APONTAMENTOS PARA UMA CRÍTICA A METAFISICA TRADICIONAL EM HEIDEGGER

APONTAMENTOS PARA UMA CRÍTICA A METAFISICA TRADICIONAL EM HEIDEGGER 77 APONTAMENTOS PARA UMA CRÍTICA A METAFISICA TRADICIONAL EM HEIDEGGER José Wilson Rodrigues de Brito 1 RESUMO: O presente artigo pretende abordar uma reflexão a respeito da crítica de Heidegger à metafísica

Leia mais

Três temas de Ser e tempo diante do método analítico-lingüístico

Três temas de Ser e tempo diante do método analítico-lingüístico PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA Três temas de Ser e tempo diante do método analítico-lingüístico Aluno: Emanuel

Leia mais

A fenomenologia existencial de Heidegger e a crítica às ciências positivas

A fenomenologia existencial de Heidegger e a crítica às ciências positivas Em curso, v. 2, 2015, ISSN 2359-5841 http://dx.doi.org/10.4322/201511241644 Artigo A fenomenologia existencial de Heidegger e a crítica às ciências positivas The existential phenomenology of Heidegger

Leia mais

Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Departamento de História Programa de Pós-graduação em História.

Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Departamento de História Programa de Pós-graduação em História. Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Departamento de História Programa de Pós-graduação em História. Disciplina: Teoria da História Prof. Responsável: Prof. Dr. Raimundo

Leia mais

PRÁTICAS DE ENSINO III - Metodologias

PRÁTICAS DE ENSINO III - Metodologias PRÁTICAS DE ENSINO III - Metodologias A indissociabilidade entre ensino e produção de pensamento filosófico CURSO DE LICENCIATURA EM FILOSOFIA 2016.2 Prof.ª. Suze Piza PRÁTICAS DE ENSINO III - Metodologias

Leia mais

Uma leitura heideggeriana da finitude na Crítica da Razão Pura de Kant A Heideggerian approach of finitude on Kant s Critique of Pure Reason

Uma leitura heideggeriana da finitude na Crítica da Razão Pura de Kant A Heideggerian approach of finitude on Kant s Critique of Pure Reason Uma leitura heideggeriana da finitude na Crítica da Razão Pura de Kant A Heideggerian approach of finitude on Kant s Critique of Pure Reason Fernanda Leite Doutoranda em Filosofia pelo PPGF-UFRJ/Bolsista

Leia mais

Filosofia no Brasil e na América Latina Suze Piza e Daniel Pansarelli Cronograma das aulas, leituras e critérios e formas de avaliação Ementa:

Filosofia no Brasil e na América Latina Suze Piza e Daniel Pansarelli Cronograma das aulas, leituras e critérios e formas de avaliação Ementa: Filosofia no Brasil e na América Latina Suze Piza e Daniel Pansarelli Cronograma das aulas, leituras e critérios e formas de avaliação Ementa: Afinal, o que fazemos quando fazemos Filosofia no Brasil?

Leia mais

O NIETZSCHE DE HEIDEGGER * Adriano Correia (UFG)

O NIETZSCHE DE HEIDEGGER * Adriano Correia (UFG) * Adriano Correia (UFG) correiaadriano@yahoo.com.br HEIDEGGER, Martin. Nietzsche, vols. I e II. Trad. Marco Antonio Casanova. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007. As referências à obra de Friedrich

Leia mais

Sobre Abertura e Sentimento de Situação em Martin Heidegger

Sobre Abertura e Sentimento de Situação em Martin Heidegger Sobre Abertura e Sentimento de Situação em Martin Heidegger Cristian Marques 1 Resumo Para Heidegger, a Analítica Existencial tem como tema orientador o ser-no-mundo e o 28, de Ser e Tempo, visa tratar

Leia mais

Curso: Filosofia Licenciatura Grau acadêmico: Graduação Turno: Noturno Currículo: 2014

Curso: Filosofia Licenciatura Grau acadêmico: Graduação Turno: Noturno Currículo: 2014 Curso: Filosofia Licenciatura Grau acadêmico: Graduação Turno: Noturno Currículo: 2014 Unidade curricular: metodologia científica Natureza: obrigatória Unidade acadêmica: DFIME Período: primeiro Carga

Leia mais

KATYANA MARTINS WEYH 1

KATYANA MARTINS WEYH 1 O lugar da analítica existencial no projeto heideggeriano de uma ontologia fundamental The place of existential analytical in the heideggerian project of a fundamental ontology KATYANA MARTINS WEYH 1 Resumo:

Leia mais

As concepções do Ser humano na filosofia contemporânea

As concepções do Ser humano na filosofia contemporânea As concepções do Ser humano na filosofia contemporânea A concepção do ser humano no Idealismo alemão Pré Romantismo - séc. XVIII Resistência à Ilustração: mecanicismo de newtoniamo e empirismo de Locke

Leia mais

BONET, J. V. La pregunta más humana de E. Tugendhat. España, Valencia: Publicacions de la Universitat de València, 2013, pp ANDREI LUIZ LODÉA 1

BONET, J. V. La pregunta más humana de E. Tugendhat. España, Valencia: Publicacions de la Universitat de València, 2013, pp ANDREI LUIZ LODÉA 1 http://dx.doi.org/10.5007/1677-2954.2014v13n1p223 BONET, J. V. La pregunta más humana de E. Tugendhat. España, Valencia: Publicacions de la Universitat de València, 2013, pp. 361. ANDREI LUIZ LODÉA 1 (UFSC,

Leia mais

O ELEMENTO HERMENÊUTICO NA JURISDIÇÃO CONSTITUCIONAL

O ELEMENTO HERMENÊUTICO NA JURISDIÇÃO CONSTITUCIONAL 1. Descrição do EHJC para o programa COLETA (5 linhas) O grupo de estudo e de pesquisa O Elemento Hermenêutico na Jurisdição Constitucional, liderado pelo Prof. Dr. Alvaro Ciarlini e composto por mestrandos

Leia mais

O FENÔMENO DO MUNDO EM HEIDEGGER

O FENÔMENO DO MUNDO EM HEIDEGGER O FENÔMENO DO MUNDO EM HEIDEGGER Guilherme Pires Ferreira (Bolsista PET Filosofia) Glória Maria Ferreira Ribeiro (Orientadora - Tutora do Grupo PET Filosofia) Agência financiadora: MEC/SESu Resumo: A indagação

Leia mais

Silvio Moreira Barbosa Junior

Silvio Moreira Barbosa Junior PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC-SP Silvio Moreira Barbosa Junior O caráter indeterminado no problema da unidade do homem MESTRADO EM FILOSOFIA SÃO PAULO 2007 Livros Grátis http://www.livrosgratis.com.br

Leia mais

Situação da Filosofia no Mundo Contemporâneo Alain Badiou (Conferência pronunciada na Universidade de São Carlos,1993)

Situação da Filosofia no Mundo Contemporâneo Alain Badiou (Conferência pronunciada na Universidade de São Carlos,1993) Situação da Filosofia no Mundo Contemporâneo Alain Badiou (Conferência pronunciada na Universidade de São Carlos,1993) Situação da Filosofia: herança conceitual da filosofia (SABER) Mundo Contemporâneo:

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INTRODUÇÃO À FILOSOFIA I 1º Semestre de 2015 Disciplina Obrigatória Destinada: alunos de Filosofia Código: FLF0115 Sem pré-requisito Prof. Dr. Mauríco Cardoso Keinert Carga horária: 120h Créditos: 06 Número

Leia mais

CONSIDERAÇÕES ACERCA DO DISCURSO COTIDIANO NO PENSAMENTO DE MARTIN HEIDEGGER

CONSIDERAÇÕES ACERCA DO DISCURSO COTIDIANO NO PENSAMENTO DE MARTIN HEIDEGGER CONSIDERAÇÕES ACERCA DO DISCURSO COTIDIANO NO PENSAMENTO DE MARTIN HEIDEGGER Marcos Paulo A. de Jesus Bolsista PET - Filosofia / UFSJ (MEC/SESu/DEPEM) Orientadora: Profa. Dra. Glória Maria Ferreira Ribeiro

Leia mais

5 Referências bibliográficas

5 Referências bibliográficas 180 5 Referências bibliográficas ADLER, Laure. Nos passos de Hannah Arendt. 3 ed. Rio de Janeiro, São Paulo: Record, 2007. AGUIAR, Odílio Alves. O lugar da política na civilização tecnológica. In: VAZ,

Leia mais

Entre o apofântico e o hermenêutico: notas sobre a dupla estrutura da linguagem em Ser e tempo de Heidegger

Entre o apofântico e o hermenêutico: notas sobre a dupla estrutura da linguagem em Ser e tempo de Heidegger Entre o apofântico e o hermenêutico: notas sobre a dupla estrutura da linguagem em Ser e tempo de Heidegger Carine de Oliveira 1 Resumo: Na tentativa de desligar a linguagem dos conceitos a partir dos

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA EDITAL PARA EXAME DE SELEÇÃO DE DOUTORADO 2013/1 O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia, no uso de suas atribuições, FAZ SABER que, de acordo com o Regimento do Programa e por determinação

Leia mais

2. PROGRAMA DE FORMAÇÃO DA ACADEMIA DO SENTIDO PLANO DE ENSINO

2. PROGRAMA DE FORMAÇÃO DA ACADEMIA DO SENTIDO PLANO DE ENSINO Prezado Candidato, O Instituto Gewissen ajuda pessoas a se desenvolverem pessoal e profissionalmente sem perderem de vista o sentido de suas vidas. Ancorados em uma perspectiva ampla de ser humano nossos

Leia mais

Resenha. Heidegger y la Genealogía de la Pregunta por el Ser Una articulación temática y metodológica de su obra temprana

Resenha. Heidegger y la Genealogía de la Pregunta por el Ser Una articulación temática y metodológica de su obra temprana Resenha Heidegger y la Genealogía de la Pregunta por el Ser Una articulación temática y metodológica de su obra temprana DOI: http://dx.doi.org/10.12957/ek.2014.15183 por nerofil@live.com Universidade

Leia mais

COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no de 05/12/02 DOU de 06/12/02 Componente Curricular: Filosofia PLANO DE CURSO

COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no de 05/12/02 DOU de 06/12/02 Componente Curricular: Filosofia PLANO DE CURSO COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no 3.355 de 05/12/02 DOU de 06/12/02 Componente Curricular: Filosofia Código: DIR-112 Pré-requisito: Filosofia Geral Período Letivo: 2013.1 Professor:

Leia mais

A questão da dimensão ética em Ser e tempo

A questão da dimensão ética em Ser e tempo A questão da dimensão ética em Ser e tempo dissertação de Marcela Barbosa Leite 2 a edição copyright by Marcela Barbosa Leite 1 a edição: 2011 2 a edição: 2017 Todos os direitos reservados pela Editora

Leia mais

Os limites da semântica formal de Tugendhat

Os limites da semântica formal de Tugendhat The limits of Tugendhat s formal semantics Rogerio Vaz Trapp * RESUMO: Este artigo procura demonstrar as principais teses apresentadas por Ernst Tugendhat ao longo de suas Lições Introdutórias à Filosofia

Leia mais

INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DA FILOSOFIA 2º /

INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DA FILOSOFIA 2º / INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DA FILOSOFIA 2º / 2017 1 Prof. Marcos Aurélio Fernandes EMENTA: A disciplina pretende ser uma introdução à história da filosofia capaz de tornar os ingressantes no curso de filosofia

Leia mais

A ONTOLOGIA FUNDAMENTAL: A ANALITICA EXISTENCIAL, O DASEIN. UM PROJETO EM SER E TEMPO HEIDEGGER

A ONTOLOGIA FUNDAMENTAL: A ANALITICA EXISTENCIAL, O DASEIN. UM PROJETO EM SER E TEMPO HEIDEGGER A ONTOLOGIA FUNDAMENTAL: A ANALITICA EXISTENCIAL, O DASEIN. UM PROJETO EM SER E TEMPO HEIDEGGER Marcelo A. Silva Orientador: Prof. Dr. Éder Soares Santos RESUMO Desde sua primeira publicação em 1927, Ser

Leia mais

FILOSOFIA MEDIEVAL (1º / 2017)

FILOSOFIA MEDIEVAL (1º / 2017) FILOSOFIA MEDIEVAL (1º / 2017) Prof. Marcos Aurélio Fernandes EMENTA: Estudo do pensamento filosófico de protagonistas da filosofia medieval latina no seu contexto histórico e em relação à influente produção

Leia mais

Universidade Estadual de Londrina (Reconhecida pelo Decreto Federal n de 07/10/71)

Universidade Estadual de Londrina (Reconhecida pelo Decreto Federal n de 07/10/71) DELIBERAÇÃO Colegiado PPG Stricto sensu Nº 010/2018 Reestrutura a organização curricular do Programa de Pós-Graduação em Filosofia, nível de Mestrado Acadêmico. CONSIDERANDO a solicitação da Comissão Coordenadora

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular PERÍODO: 1º FL211- HISTORIA DA FILOSOFIA ANTIGA 1 OBRIG 60 0 60 4.0 Fórmula: FL233 FL233- HISTORIA DA FILOSOFIA ANTIGA FL252- INICIACAO A PESQUISA FILOSOFICA OBRIG 60 0 60 4.0 A PESQUISA: SUA CARACTERIZAÇÃO;

Leia mais

Algumas Reflexões sobre a Linguagem na Filosofia Contemporânea (Programa Provisório. Sujeito a Alterações)

Algumas Reflexões sobre a Linguagem na Filosofia Contemporânea (Programa Provisório. Sujeito a Alterações) 1 Universidade de Brasília Instituto de Ciências Humanas Departamento de Filosofia FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA TURMA A Terças e Quintas, de 10:00 às 12:00; Sextas de 14:00 às 16:00. Prof. Dr. Erick Lima callima_er@hotmail.com

Leia mais

SER-NO-MUNDO, CIÊNCIA E TÉCNICA: UMA LEITURA D A PERGUNTA PELA TÉCNICA A PARTIR DE SER E TEMPO

SER-NO-MUNDO, CIÊNCIA E TÉCNICA: UMA LEITURA D A PERGUNTA PELA TÉCNICA A PARTIR DE SER E TEMPO SER-NO-MUNDO, CIÊNCIA E TÉCNICA: UMA LEITURA D A PERGUNTA PELA TÉCNICA A PARTIR DE SER E TEMPO BEING-IN-THE-WORLD, SCIENCE AND TECHNIQUE: A READING OF THE QUESTION FOR THE TECHNIC FROM BEING AND TIME Marcos

Leia mais

Antropologia Filosófica

Antropologia Filosófica Antropologia Filosófica CAMPUS: GOIABEIRAS CURSO: ENFERMAGEM E OBSTRETÍCIA HABILITAÇÃO: BACHARELADO OPÇÃO: DEPARTAMENTO RESPONSÁVEL: FILOSOFIA IDENTIFICAÇÃO: 26 CÓDIGO DISCIPLINA OU ESTÁGIO PERIODIZAÇÃO

Leia mais

DOSSIÊ HermenÊutIca. religião na produção e crítica DOS SentIDOS

DOSSIÊ HermenÊutIca. religião na produção e crítica DOS SentIDOS DOSSIÊ Hermenêutica. Religião na produção e crítica dos sentidos Apresentação do dossiê: Hermenêutica: Religião na produção e crítica dos sentidos Etienne Alfred Higuet A hermenêutica desenvolveu-se como

Leia mais

JOICE BEATRIZ DA COSTA

JOICE BEATRIZ DA COSTA 2 JOICE BEATRIZ DA COSTA ANÁLISE DA LINGUAGEM: A CONDIÇÃO DE POSSIBILIDADE DOS ENUNCIADOS FILOSÓFICOS Tese apresentada como requisito parcial para a obtenção do grau de Doutora em Filosofia Contemporânea

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Filosofia Geral 2º Semestre de 2015 (Período Diurno) Disciplina Obrigatória Destinada: alunos de Filosofia Código: FLF0114 Sem pré-requisito Prof. Dr. Caetano Ernesto Plastino Prof. Dr. Homero Silveira

Leia mais

O PAPEL DOS MODELOS NA MATEMÁTICA

O PAPEL DOS MODELOS NA MATEMÁTICA O PAPEL DOS NA MATEMÁTICA Irinéa de Lourdes Batista 1 Gabriela H. G. Issa Mendes 2 João Henrique Lorin 3 Kátia Socorro Bertolazi 4 Resumo: Este minicurso tem por objetivo apresentar noções a respeito dos

Leia mais

A TAREFA DE SER E TEMPO DE MARTIN HEIDEGGER

A TAREFA DE SER E TEMPO DE MARTIN HEIDEGGER A TAREFA DE SER E TEMPO DE MARTIN HEIDEGGER Cezar Luís Seibt 1 Resumo: Heidegger considera tarefa da sua filosofia o esclarecimento do sentido do ser, expondo os fundamentos do pensamento objetificador

Leia mais