Com base no Termo de Referencia TR_TELECOM_19_11_METROFOR. 02.Fev e seu anexos, solicitamos os seguintes esclarecimentos:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Com base no Termo de Referencia TR_TELECOM_19_11_METROFOR. 02.Fev e seu anexos, solicitamos os seguintes esclarecimentos:"

Transcrição

1 NOTA DE ESCLARECIMENTO Nº 08 CONCORRÊNCIA PÚBLICA NACIONAL Nº /METROFOR/CCC OBJETO: LICITAÇÃO DO TIPO TÉCNICA E PREÇO PARA CONTRATAÇÃO DE FORNECIMENTO E SERVIÇOS DE PROJETO, INSTALAÇÃO E MONTAGEM DOS EQUIPAMENTOS RELATIVOS AO SISTEMA DE TELECOMUNICAÇÕES, A SER IMPLANTADO NA LINHA SUL DA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA, ATRAVÉS DA COMPANHIA CEARENSE DE TRANSPORTES METROPOLITANOS METROFOR. A Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos - METROFOR, por intermédio da Comissão Central de Concorrências - CCC, apresenta as respostas aos questionamentos de licitantes, cujo teor transcrevemos abaixo: PERGUNTA 01 Com base no Termo de Referencia TR_TELECOM_19_11_METROFOR. 02.Fev e seu anexos, solicitamos os seguintes esclarecimentos: No terceiro paragrafo do item 5.1.2, menciona que o NVR e o roteador deverão ser apropriados para operação em veículos ferroviários, suportando o nível de vibração das composições, devendo utilizar disco rígido em estado sólido. Este equipamentos precisarão atender as normas, internacionais, EN50155 and EN45545? Caso as normas constem no edital e ele assim o exija, sim. PERGUNTA 02 É necessário segurança/criptográfica com IPSEC, para os roteadores 4G/3G Wi-Fi? Caso esta exigência conste no edital, sim. PERGUNTA 03 No termo de referência e seus anexo, não foram encontradas as funcionalidade requeridas para o roteador. Poderia nos enviar mais detalhes sobre este equipamento? Caso não conste no edital, deverão ser propostos roteadores com funcionalidades padrão de mercado e que atenda as especificações do edital e termo de referencia, do sistema como um todo. PERGUNTA 04 O roteador precisa ter modens distintos para 3G e 4G?

2 Caso o edital assim o exija, sim. PERGUNTA 05 No nosso entendimento deveremos cotar um projeto com 5 centrais, a saber: - Administrativo - Operacional - Chamada de Emergência (Duplicada) - Manutenção. Todos os ramais constantes do Anexo B2, itens a , estarão conectados nas 4 centrais, sendo que a quinta central só entrará em funcionamento no caso de eventuais problemas na central de chamadas de emergência. Está correto nosso entendimento? Entendimento incorreto. Na verdade são apenas 4 centrais. Sendo 03 no CCO e uma no Centro de Manutenção, conforme especificado no Termo de Referencia. Chamadas operacionais e de emergência serão realizadas através de suas centrais respectivas. A central do centro de manutenção será de caráter administrativo. Os quantitativos de equipamentos previstos nos itens citados do anexo B2 são referentes a aparelhos telefônicos e não ramais. Não existe uma quinta central. PERGUNTA 06 Com referência à resposta presente no documento Esclarecimentos 2, na pergunta 69: ": O cabo será utilizado para ligação dos ramais de emergência entre estações no túnel (via e poços de ventilação). Para que os ramais na via possam alternar a estação de chamada, cada ramal deverá ter conexão com as duas estações adjacentes. A seleção da estação poderá ser realizada de chave." Perguntamos: como um ramal analógico pode pertencer a 2 centrais diferentes? Ele precisa de conexão física na central. Neste caso ele precisaria de cabeamento duplicado em cada ponto, vindo um par de fios de cada central. Além disso, precisaria de uma chave manual para selecionar a central que será utilizada? Por favor, nos esclareça o tema. Na verdade são 02 ramais de uma única central, por exemplo a de emergência, onde é prevista a possibilidade de seleção de uma estação, por exemplo, para comunicação num local específico como um poço de ventilação no túnel, localizado entre duas estações. Ou seja, o operador poderá selecionar a estação através de chave ou outro dispositivo, para comunicação através da central de emergência.

3 PERGUNTA 07 Na planilha do Anexo B2 nos é informado que são dois sistemas de tarifação. Como são 4 centrais, em qual delas o sistema será conectado? Os dois terminais de gerencia e tarifação serão conectados à central administrativa e à central do centro de manutenção respectivamente. PERGUNTA 08 Devemos cotar os 02 racks de 44Us para abrigar a central telefônica? Sim, conforme planilha. PERGUNTA 09 No documento "Esclarecimentos 3", na pergunta 63, faz-se menção a mensagem de texto. Como informado no item do edital (Subsistema de Telefonia) entendemos que esta facilidade faz parte do sub item recursos, que deverá ser implementado no futuro. Está correto nosso entendimento? V. Sas poderiam detalhar como serão usadas as mensagens de texto? O SERVER SIP deverá possibilitar todas os recursos previstos no item As mensagens de texto deverão ser firmadas no desenvolvimento do projeto executivo. PERGUNTA 10 O item do TR trata da configuração das Estações Rádio Base e tem a seguinte descrição: Em princípio a infraestrutura de rádio será constituída estações rádio base em cada estação no túnel e duas ERB para cobertura da área aberta da linha férrea, bem como outros materiais e softwares necessário. Todas as ERBs deverão ter arquitetura redundante. a) Estação Rádio Base (túnel) São ERB s que serão instaladas em salas técnicas existentes nas estações túnel e sua composição mínima é de: 02 repetidoras (arquitetura 1+1), 04 duplexadores, 02 switch (arquitetura 1+1), cabo irradiante para propagação do sinal RF e banco de bateria para uma autonomia mínima de 4 horas para todo o sistema. Pergunta-se: a) A configuração 1+1 significa que cada ERB deverá possuir pelo menos duas repetidoras (cada uma com dois canais de RF), sendo que uma dessas repetidoras será a redundância da outra. Está correto o entendimento?

4 b) Com a finalidade de otimização do sistema irradiante, os duplexadores poderiam ser substituídos, total ou parcialmente, por outros itens tais como: acopladores, splitters, multiacopladores, combinadores e antenas. Nosso entendimento está correto? a) Está correto o entendimento. b) Qualquer alteração de especificação técnica de equipamento será avaliada na fase de desenvolvimento de projeto executivo, não na presente. PERGUNTA 11 O item do TR trata da configuração das Estações Rádio Base e tem a seguinte descrição: Em princípio, a infraestrutura de rádio será constituída estações rádio base em cada estação no túnel e duas ERB para cobertura da área aberta da linha férrea, bem como outros materiais e softwares necessário. Todas as ERBs deverão ter arquitetura redundante. b) Estação Rádio Base (área aberta) Prever-se duas ERB deste tipo serão instaladas em área externa. Caso os testes em campo confirmem a possibilidade de atendimento com apenas uma ERB, será retirada do fornecimento um site. A composição mínima é de: 04 repetidoras (arquitetura 1+1), 04 duplexadores, 02 antenas colineares, 02 switch (arquitetura 1+1) cabo coaxial de baixa perda, conectores, protetores contra surto e banco de bateria para uma autonomia mínima de 4 horas para todo o sistema e torre de 30m Pergunta-se: a) A configuração 1+1 significa que cada ERB deverá possuir pelo menos duas repetidoras (cada uma com dois canais de RF), sendo que uma dessas repetidoras será a redundância da outra. Assim, a especificação de 04 repetidoras no item acima refere-se ao uso de duas repetidoras em cada uma das duas ERB da área aberta. Está correto o nosso entendimento? b) Com a finalidade de otimização do sistema irradiante, os duplexadores poderiam ser substituídos, total ou parcialmente, por outros itens tais como: acopladores, splitters, multiacopladores, combinadores e antenas. Nosso entendimento está correto? a) Está correto o entendimento. b) Qualquer alteração de especificação técnica de equipamento será avaliada na fase de desenvolvimento de projeto executivo, não na presente. PERGUNTA 12 No item do TR, o Subsistema de Gravação especificado deverá ser dimensionado para gravar 16 canais analógicos e 16 canais digitais. Deverão ser gravados todos os ramais telefônicos (IP e analógicos) do CCO, todos canais de radiocomunicação e mensagens ao vivo do sistema de sonorização). Não será necessária a gravação de todos os ramais do sistema de telefonia, especialmente ligações ramal a ramal, mas

5 apenas a gravação dos ramais que forem instalados no CCO. Também não será necessária a gravação das linhas telefônicas de entrada da rede pública/troncos E1. Está correto nosso entendimento? Serão gravados todos os ramais das centrais de operação e emergência, instaladas no CCO, além de todos os canais de radiocomunicação e mensagens ao vivo do sistema de sonorização. PERGUNTA 13 No item do TR, a especificação da console de gerenciamento referente a construção em aço quer dizer que a estrutura básica deverá ser em aço, porém parte(s) dessa console poderá(ão) ser(em) construída(s) com outro(s) tipo(s) de material(is), tais como: alumínio, madeira, plástico.etc. Está correto nosso entendimento? Qualquer alteração de especificação técnica de equipamento será avaliada na fase de desenvolvimento de projeto executivo, não na presente. PERGUNTA 14 Com base no Termo de Referencia TR_TELECOM_19_11_METROFOR. 02.Fev e seu anexos, solicitamos os seguintes esclarecimentos: Com o objetivo de aumentar as opções de fornecimento serão aceitas câmeras com resolução mínima de 160x90? Qualquer alteração de especificação técnica de equipamento será avaliada na fase de desenvolvimento de projeto executivo, não na presente. PERGUNTA 15 Com o objetivo de aumentar as opções de fornecimento serão aceitas câmeras de 1MP com sensor de imagem CMOS para varredura progressiva de 1/4? Qualquer alteração de especificação técnica de equipamento será avaliada na fase de desenvolvimento de projeto executivo, não na presente. PERGUNTA 16 O Processo está com reabertura para o dia 03/10/2014, é necessário realizar uma nova vistoria técnica?

6 Caso já tenha sido realizada a visita técnica anteriormente, não há necessidade de uma nova. PERGUNTA 17 Com base no Termo de Referencia TR _ TELECOM _19_11 METROFOR. 02.Fev e seu anexos, solicitamos os seguintes esclarecimentos: a) Peço confirmar se o item do anexo B1, refere-se na verdade a patch cord RJ45? Se sim, o valor do edital está bem abaixo do valor de mercado, que é aproximadamente R$ 25,00 cada. Sim. O preço está em conformidade com as tabelas de referencia adotadas como base para o estado do Ceará. PERGUNTA 18 Devido à alta complexidade dos sistemas, grandes quantidades de equipamentos e serviços a ser mesurados e cotados, grande volume de informações que precisam ser analisadas e apresentadas nos envelopes que compõem a proposta, e com o intuito de apresentarmos nossa melhor solução técnica e comercial, solicitamos um adiamento do presente certame por 30 dias. O processo já sofreu várias interrupções, sem que tenham sido alteradas as suas características técnicas. A última por conta da desoneração do BDI, nas planilhas de preço. Portanto não se justifica adiamento do certame. PERGUNTA 19 Por gentileza, existem algumas declarações que constam Firma Proponente no campo de assinatura. No campo Firma Proponente quem assina é o representante da empresa e no campo Representante legal, a pessoa que tem procuração legal para nos representar no certame? Está correto o entendimento. Fortaleza, 25 de setembro de A COMISSÃO

7

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CONCEITO DE REDE DE COMPUTADORES PROFESSOR CARLOS MUNIZ

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CONCEITO DE REDE DE COMPUTADORES PROFESSOR CARLOS MUNIZ INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA CONCEITO DE REDE DE COMPUTADORES PROFESSOR CARLOS MUNIZ INTRODUÇÃO Redes de computadores são estruturas físicas (equipamentos) e lógicas (programas, protocolos) que permitem

Leia mais

Adequação da Rede Trunking Projeto e Desafios

Adequação da Rede Trunking Projeto e Desafios Adequação da Rede Trunking Projeto e Desafios Painel: Sistemas Troncalizados e Long Term Evolution-LTE Eng. Hudson Costa - PETROBRAS XVII Seminário Nacional de Telecomunicações APTEL / PETROBRAS 2018 Rio

Leia mais

Ref.: LICITAÇÃO POR CONCORRÊNCIA NACIONAL CN - Nº 006/2018 ASL-1.1

Ref.: LICITAÇÃO POR CONCORRÊNCIA NACIONAL CN - Nº 006/2018 ASL-1.1 Ref.: LICITAÇÃO POR CONCORRÊNCIA NACIONAL CN - Nº 006/2018 ASL-1.1 INSTALAÇÃO COM FORNECIMENTO DE EQUIPAMENTOS PARA ADEQUAÇÃO DA SUBESTAÇÃO DE 138 KV DA ETA GUANDU Prezados Senhores: Comunicamos a V.S.ª

Leia mais

CONCORRÊNCIA Nº 2016/02373 (7421) REGISTRO DE PREÇOS ESCLARECIMENTO 3

CONCORRÊNCIA Nº 2016/02373 (7421) REGISTRO DE PREÇOS ESCLARECIMENTO 3 CONCORRÊNCIA Nº 2016/02373 (7421) REGISTRO DE PREÇOS ESCLARECIMENTO 3 OBJETO: Registro de Preços para eventuais e futuras contratações visando à instalação, relocalização e adequações diversas em agências

Leia mais

Conceitos Básicos de Telefonia Celular. CMS Bruno William Wisintainer

Conceitos Básicos de Telefonia Celular. CMS Bruno William Wisintainer Conceitos Básicos de Telefonia Celular CMS 60808 2016-1 Bruno William Wisintainer bruno.wisintainer@ifsc.edu.br Vídeo https://www.youtube.com/watch?v=0og4vkajs4g Primeiros sistemas de comunicação Única

Leia mais

LICITAÇÃO PRESENCIAL N 02/2017- MODO DE DISPUTA FECHADO CRITÉRIO DE JULGAMENTO: MENOR PREÇO

LICITAÇÃO PRESENCIAL N 02/2017- MODO DE DISPUTA FECHADO CRITÉRIO DE JULGAMENTO: MENOR PREÇO LICITAÇÃO PRESENCIAL N 02/2017- MODO DE DISPUTA FECHADO CRITÉRIO DE JULGAMENTO: MENOR PREÇO OBJETO: Contratação de empresa especializada ou consórcio de empresas na prestação de serviços para a execução

Leia mais

ESCLARECIMENTO II EDITAL DE CONCORRÊNCIA PÚBLICA SESI/SENAI Nº 106/2016

ESCLARECIMENTO II EDITAL DE CONCORRÊNCIA PÚBLICA SESI/SENAI Nº 106/2016 ESCLARECIMENTO II EDITAL DE CONCORRÊNCIA PÚBLICA SESI/SENAI Nº 106/2016 O SESI/SENAI-PR, através de sua Comissão de Licitação, torna público o ESCLARECIMENTO referente ao edital de licitação acima relacionado,

Leia mais

ESCLARECIMENTOS REFERENTES A CONCORRÊNCIA

ESCLARECIMENTOS REFERENTES A CONCORRÊNCIA ESCLARECIMENTOS REFERENTES A CONCORRÊNCIA 123-2015-11-10 1 2 PERGUNTAS A identificação de marca/modelo dos produtos, deve ser obrigatoriamente obedecida? Pode se entender que produtos/equipamentos de outras

Leia mais

DIMETRA EXPRESS FOLHA DE DADOS DIMETRA EXPRESS

DIMETRA EXPRESS FOLHA DE DADOS DIMETRA EXPRESS DIMETRA EXPRESS FOLHA DE DADOS DIMETRA EXPRESS DIMETRA EXPRESS COMUNICAÇÕES SIMPLIFICADAS SISTEMA TETRA MTS4 DIMETRA EXPRESS SISTEMA TETRA MTS2 DIMETRA EXPRESS A ATIVIDADE EMPRESARIAL JÁ É SUFICIENTEMENTE

Leia mais

LISTA DE REFERÊNCIA DE PRODUTOS PARA TELECOMUNICAÇÕES POR FAMÍLIA CATEGORIA I

LISTA DE REFERÊNCIA DE PRODUTOS PARA TELECOMUNICAÇÕES POR FAMÍLIA CATEGORIA I LISTA DE REFERÊNCIA DE PARA TELECOMUNICAÇÕES POR FAMÍLIA FAMÍLIAS DE CATEGORIA I BATERIAS DE LÍTIO CARREGADORES CARTÃO INDUTIVO PARA TELEFONE DE USO PÚBLICO CENTRAIS PRIVADAS DE COMUTAÇÃO TELEFÔNICA CABOS

Leia mais

ESCLARECIMENTO N.º 02

ESCLARECIMENTO N.º 02 ESCLARECIMENTO N.º 02 Seguem esclarecimentos referentes ao edital da Tomada de Preços TP.DAQ.G.0183.2004 PERGUNTA 1: Quem será o responsável pela infra-estrutura necessária, a contratada ou FURNAS? RESPOSTA:

Leia mais

CONCORRÊNCIA CESUP SÃO PAULO Nº 2017/0975 (7421) ESCLARECIMENTO nº 09

CONCORRÊNCIA CESUP SÃO PAULO Nº 2017/0975 (7421) ESCLARECIMENTO nº 09 CONCORRÊNCIA CESUP SÃO PAULO Nº 2017/0975 (7421) ESCLARECIMENTO nº 09 OBJETO: Obra para implantação dos ambientes Auditório e Anexos localizados no pavimento térreo do Edifício Banco do Brasil em Brasília

Leia mais

CIRCULAR 1. Perguntas e Respostas:

CIRCULAR 1. Perguntas e Respostas: CIRCULAR 1 Perguntas e Respostas: 1- A Emissão do Pedido de compras/autorização de faturamento, será feita a cada entrega/migração (ao longo dos 18 meses de migração), ou todos os equipamentos serão adquiridos

Leia mais

QUESTIONAMENTOS E ESCLARECIMENTOS CONCORRÊNCIA Nº 10/2014 OBRA BRUSQUE:

QUESTIONAMENTOS E ESCLARECIMENTOS CONCORRÊNCIA Nº 10/2014 OBRA BRUSQUE: QUESTIONAMENTOS E ESCLARECIMENTOS CONCORRÊNCIA Nº 10/2014 OBRA BRUSQUE: QUESTIONAMENTO 35: Para elaboração do cronograma físico financeiro, deve-se considerar a colocação do piso antes das paredes de gesso

Leia mais

Hoje, a linha 1 é totalmente em superfície, exceto em 3 túneis, dos quais apenas o de

Hoje, a linha 1 é totalmente em superfície, exceto em 3 túneis, dos quais apenas o de ! "# "# Sistema atual Hoje, a linha 1 é totalmente em superfície, exceto em 3 túneis, dos quais apenas o de Waldomiro Lobo com 600m de extensão possui cabo fendido. Os outros dois menores e são atendidos

Leia mais

SANTOS TENDÊNCIAS TECNOLÓGICAS

SANTOS TENDÊNCIAS TECNOLÓGICAS SANTOS TENDÊNCIAS TECNOLÓGICAS A ATT TENDÊNCIAS TECNOLÓGICAS é uma empresa formada por especialistas, profissionais qualificados e gabaritados para o desenvolvimento de soluções e tecnologias voltada para

Leia mais

NOTA DE ESCLARECIMENTO Nº 06 CONCORRÊNCIA PÚBLICA NACIONAL Nº 20140001/METROFOR/CCC

NOTA DE ESCLARECIMENTO Nº 06 CONCORRÊNCIA PÚBLICA NACIONAL Nº 20140001/METROFOR/CCC NOTA DE ESCLARECIMENTO Nº 06 CONCORRÊNCIA PÚBLICA NACIONAL Nº 20140001/METROFOR/CCC OBJETO: LICITAÇÃO DO TIPO TÉCNICA E PREÇO PARA CONTRATAÇÃO DE FORNECIMENTO E SERVIÇOS DE PROJETO, INSTALAÇÃO E MONTAGEM

Leia mais

Cabeamento Estruturado

Cabeamento Estruturado Tecnologias de Rede Cabeamento Estruturado Professor Airton Ribeiro www.lanwan.com.br Conceito É um sistema de cabos, conexões, terminações e normas de instalação e administração que têm como finalidade

Leia mais

NOVO PARQUE DE INSTRUMENTOS PARA A MANUTENÇÃO. Francisco Carlos Lopes Mathias

NOVO PARQUE DE INSTRUMENTOS PARA A MANUTENÇÃO. Francisco Carlos Lopes Mathias NOVO PARQUE DE INSTRUMENTOS PARA A MANUTENÇÃO Francisco Carlos Lopes Mathias 20 SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA CATEGORIA 3 NOVO PARQUE DE INSTRUMENTOS PARA A MANUTENÇÃO Francisco Carlos Lopes Mathias

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES Informática REDES DE COMPUTADORES REDES DE COMPUTADORES Redes de computadores são estruturas físicas (equipamentos) e lógicas (programas, protocolos) que permitem que dois ou mais computadores possam compartilhar

Leia mais

EQUIPAMENTOS E FERRAMENTAS DE REDES

EQUIPAMENTOS E FERRAMENTAS DE REDES EQUIPAMENTOS E FERRAMENTAS DE REDES REDES E SR1 Rio de Janeiro - RJ EQUIPAMENTOS DE REDES Em redes de computadores, encontramos diversos equipamentos diferentes para realizar as mais variadas funções no

Leia mais

5º CADERNO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS

5º CADERNO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS 5º CADERNO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS RDC PRESENCIAL Nº 698/2013-08 - Contratação integrada de empresa para elaboração dos projetos básico e executivo de engenharia e execução de obras de duplicação, restauração

Leia mais

MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DA FAZENDA COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO

MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DA FAZENDA COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO Concorrência Pública nº 01/2017 Processo nº 18.0.000009435-4 Objeto: contratação de 02 (duas) agências de publicidade para prestação de serviços de publicidade e seus desdobramentos, tecnicamente capacitada

Leia mais

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo IFSP Câmpus Presidente Epitácio SP Melissa Bonfim Alcantud

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo IFSP Câmpus Presidente Epitácio SP Melissa Bonfim Alcantud Melissa Bonfim Alcantud Projeto de Cabeamento Estruturado para Imobiliária Presidente Epitácio SP Setembro/2015 Sumário 1. Introdução... 1 2. Objetivo... 1 3. Definições... 1 4. Materiais utilizados...

Leia mais

JULGAMENTO PROPOSTA COMERCIAL EDITAL DE CONCORRÊNCIA PÚBLICA Nº. 255/2018

JULGAMENTO PROPOSTA COMERCIAL EDITAL DE CONCORRÊNCIA PÚBLICA Nº. 255/2018 Protocolo: 12539/2018 Edital: 255/2018 Objeto: Critério de julgamento CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO EM REDE LÓGICA, ELÉTRICA E TELEFONIA PARA ATENDIMENTO A TODAS AS UNIDADES DO SISTEMA FIEP DO

Leia mais

Rede Corporativa INTRODUÇÃO. Tutorial 10 mar 2009 Fabio Montoro

Rede Corporativa INTRODUÇÃO. Tutorial 10 mar 2009 Fabio Montoro Tutorial 10 mar 2009 Fabio Montoro Rede Corporativa INTRODUÇÃO Rede corporativa é um sistema de transmissão de dados que transfere informações entre diversos equipamentos de uma mesma corporação, tais

Leia mais

XIX Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica. SENDI a 26 de novembro. São Paulo - SP - Brasil

XIX Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica. SENDI a 26 de novembro. São Paulo - SP - Brasil XIX Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica SENDI 2010 22 a 26 de novembro São Paulo - SP - Brasil Implementação de canal de comunicação de backup para subestações desassistidas da COSERN

Leia mais

Tribunal Regional Eleitoral de São

Tribunal Regional Eleitoral de São Tribunal Regional Eleitoral de São SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAL Paulo COORDENADORIA DE LICITAÇÕES E CONTRATOS São Paulo, 07 de novembro de 2014. REF.: Pregão Eletrônico Federal 130/2014 Contratação

Leia mais

Ideal para conversão das chamadas analógicas para 2 portas de redes Ethernet. VoIP, utilizando toda a rede e aparelhos analógicos FXS 24 canais VoIP

Ideal para conversão das chamadas analógicas para 2 portas de redes Ethernet. VoIP, utilizando toda a rede e aparelhos analógicos FXS 24 canais VoIP USER MEDIA GATEWAY FXS E VOIP Principais Características Aplicações Típicas 24 canais FXS Ideal para conversão das chamadas analógicas para 2 portas de redes Ethernet VoIP, utilizando toda a rede e aparelhos

Leia mais

Empreendimento EPTA nas plataformas marítimas

Empreendimento EPTA nas plataformas marítimas Empreendimento EPTA nas plataformas marítimas Painel: Projetos e Regulamentação de Telecomunicações Eng. André Costa - PETROBRAS Sumário Normas Aeronáutica & Marinha Cenário Petrobras (unidades existentes)

Leia mais

Ideal para conversão das chamadas analógicas para 2 portas de redes Ethernet. VoIP, utilizando toda a rede e aparelhos analógicos FXS 24 canais VoIP

Ideal para conversão das chamadas analógicas para 2 portas de redes Ethernet. VoIP, utilizando toda a rede e aparelhos analógicos FXS 24 canais VoIP USER MEDIA GATEWAY FXS E VOIP Principais Características Aplicações Típicas 24 canais FXS Ideal para conversão das chamadas analógicas para 2 portas de redes Ethernet VoIP, utilizando toda a rede e aparelhos

Leia mais

Processo: Pregão Eletrônico 35/2016-IFUSP Pedido de Esclarecimentos e Respostas Solicitante: SAGAZ SERVIÇOS E COMÉRCIO DE

Processo: Pregão Eletrônico 35/2016-IFUSP Pedido de Esclarecimentos e Respostas Solicitante: SAGAZ SERVIÇOS E COMÉRCIO DE Processo: 2016.1.692.43.0 Pregão Eletrônico 35/2016-IFUSP Pedido de Esclarecimentos e Respostas Solicitante: SAGAZ SERVIÇOS E COMÉRCIO DE EQUIPAMENTOS DE TECNOLOGIA LTDA. me 1) Com referência ao Atestado

Leia mais

GUIA DE INSTALAÇÃO RÁPIDA CÓD.:6810-6

GUIA DE INSTALAÇÃO RÁPIDA CÓD.:6810-6 GWR -130 Repetidor Wireless 300Mpbs GUIA DE INSTALAÇÃO RÁPIDA CÓD.:6810-6 Repetidor Wireless 300 Mbps GWR -130 Guia de Instalação Rápida REV.1.0 1. INTRODUÇÃO O Repetidor Wireless 300Mbps (2T2R), modelo

Leia mais

Noções de Cabeamento Estruturado

Noções de Cabeamento Estruturado Noções de Cabeamento Estruturado Prof. M.e Helber Wagner da Silva helber.silva@ifrn.edu.br Maio de 2014 Roteiro Introdução Noções de Cabeamento Estruturado Conclusão 2 Introdução Crescimento da instalação

Leia mais

Subsistemas e recomendações de projeto segundo NBR Segundo a ABNT os subsistemas do cabeamento, se subdividem conforme o desenho abaixo:

Subsistemas e recomendações de projeto segundo NBR Segundo a ABNT os subsistemas do cabeamento, se subdividem conforme o desenho abaixo: Subsistemas e recomendações de projeto segundo NBR 14565 Segundo a ABNT os subsistemas do cabeamento, se subdividem conforme o desenho abaixo: Projeto de rede secundária O desenvolvimento do projeto consiste

Leia mais

SEJA MAIS UM CONECTADO

SEJA MAIS UM CONECTADO SEJA MAIS UM CONECTADO QUEM SOMOS A RL CONNECT foi criada com objetivo de atender com qualidade e eficiência um público cada vez mais exigente, que procura uma conexão rápida e estável. Possuímos uma infraestrutura

Leia mais

Fundamentos de Redes de Computadores. Equipamentos de Redes Locais e de Longa Distância. Conceitos e Características. Aula 2

Fundamentos de Redes de Computadores. Equipamentos de Redes Locais e de Longa Distância. Conceitos e Características. Aula 2 Equipamentos de Redes Locais e de Longa Distância Conceitos e Características Aula 2 Prof. Airton Ribeiro de Sousa airton.ribeiros@gmail.com 2017-2 1 Equipamentos - Roteador São equipamentos que interconectam

Leia mais

RASTREADOR T- BOX L HW06 MANUAL. Versão Data Responsável Comentários /09/2008 Daniele Rodrigues dos Santos Versão inicial

RASTREADOR T- BOX L HW06 MANUAL. Versão Data Responsável Comentários /09/2008 Daniele Rodrigues dos Santos Versão inicial RASTREADOR T- BOX L HW06 MANUAL Versão Data Responsável Comentários 1.0 21/09/2008 Daniele Rodrigues dos Santos Versão inicial 1 INDICE 1. INTRODUÇÃO...3 2. CARACTERISTICAS...3 3. FUNÇÕES...4 4. OPERAÇÃO...4

Leia mais

CST Redes de Computadores. Comunicação de Dados 2. Aula 13 Planejamento de Redes. Prof. Jéferson Mendonça de Limas

CST Redes de Computadores. Comunicação de Dados 2. Aula 13 Planejamento de Redes. Prof. Jéferson Mendonça de Limas CST Redes de Computadores Comunicação de Dados 2 Aula 13 Planejamento de Redes Prof. Jéferson Mendonça de Limas LANs Realizando a Conexão Física Planejamento e Cabeamento de uma Rede LANs Realizando a

Leia mais

21/2015 QUESTIONAMENTOS:

21/2015 QUESTIONAMENTOS: Disponibilizamos, para o conhecimento das interessadas, a manifestação da área técnica deste TRT acerca dos questionamentos aos termos do Edital relativo ao Pregão Eletrônico 21/2015. QUESTIONAMENTOS:

Leia mais

CONCORRENCIA Nº 004/2016. Resposta aos questionamentos do dia 16/12/2016

CONCORRENCIA Nº 004/2016. Resposta aos questionamentos do dia 16/12/2016 CONCORRENCIA Nº 004/2016 Resposta aos questionamentos do dia 16/12/2016 Questionamento 001 - Confirmar o entendimento que não faz parte do escopo o fornecimento de cabos de controle. RESPOSTA: Não, porém

Leia mais

Guia de Utilização do AnyConnect

Guia de Utilização do AnyConnect Guia de Utilização do AnyConnect Veja como utilizar o software AnyConnect no seu Desktop, Notebook ou Macbooks corporativos (Guia de referência para AnyConnect versão 3.0) Data: 13/01/2012 Versão: 4.0

Leia mais

Roteiro 01: Introdução a redes de computadores

Roteiro 01: Introdução a redes de computadores SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS CC Conectividade Docente: Nataniel Vieira 1 módulo Técnico em Informática Roteiro 01: Introdução a redes de computadores

Leia mais

Box POE / Patch Panel POE

Box POE / Patch Panel POE Box POE / Patch Panel POE (5 e 10 portas) MANUAL DO USUÁRIO Patch Panel POE CCN Telecom ideal para montar um sistema de alimentação para equipamentos wifi em caixas herméticas, acess points (AP), roteadores,

Leia mais

Ilustração 1: Sistema comunicação móvel

Ilustração 1: Sistema comunicação móvel Implantação de Estações Rádio Base (ERBs) ERB: O que é? Estação Rádio Base (ERB) ou Cell site é a denominação dada em um sistema de telefonia celular para a Estação Fixa com que os terminais móveis se

Leia mais

Redes de Computadores Cabeamento Estruturado

Redes de Computadores Cabeamento Estruturado Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de São Paulo. Campus Presidente Epitácio Redes de Computadores Cabeamento Estruturado Aluna: Pamela Nascimento da Silva Professor: Alexandre Curso: ADS - 2º Semestre

Leia mais

Evolução do Programa PETROBRAS de Gravação de Voz e Vídeo nas EPTA s Categoria M

Evolução do Programa PETROBRAS de Gravação de Voz e Vídeo nas EPTA s Categoria M Evolução do Programa PETROBRAS de Gravação de Voz e Vídeo nas EPTA s Categoria M Painel: Projetos e Regulamentação de Telecomunicações Eng. André Costa - PETROBRAS 01/10/2018 XVII Seminário Nacional de

Leia mais

Pré-requisitos para Instalação Física e Lógica do Sisloc

Pré-requisitos para Instalação Física e Lógica do Sisloc Pré-requisitos para Instalação Física e Lógica do Sisloc Junho/2016 Sumário: 1. Pré-requisitos de instalação física e lógica do sistema Sisloc... 3 Servidores de Dados... 3 Servidores de Aplicação... 3

Leia mais

3) Para este fornecimento podemos prever apenas 1 inspetor do DMAE para acompanhar o teste de performance na fábrica.

3) Para este fornecimento podemos prever apenas 1 inspetor do DMAE para acompanhar o teste de performance na fábrica. Enviado em: quarta-feira, 2 de junho de 207 5:0 'Resende' Assunto: RES: Concorrência nº 00/207 - Processo nº 7.0.000002005- Prezado Sr. Fernando Em atenção ao seu questionamento, informamos conforme segue:

Leia mais

Legrand Cabling Systems

Legrand Cabling Systems Legrand Cabling Systems Módulo I - Introdução Conceito de infraestrutura para telecomunicações 03/2016 CENTRO DE SUPORTE TÉCNICO / FORMAÇÃO Paulo Morais (31) 9 9922-4489 paulo.morais@psmgestec.com.br O

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES REDES DE COMPUTADORES Prof. Esp. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com Meios de comunicação Protocolos de rede AULA 03 Meios de comunicação COMUTAÇÃO CIRCUITOS Necessário

Leia mais

São José dos Pinhais CIDADE INTELIGENTE

São José dos Pinhais CIDADE INTELIGENTE São José dos Pinhais CIDADE INTELIGENTE O município de São José dos Pinhais, localizado no Estado do Paraná, é uma localidade diferenciada das demais. Trata-se de uma CIDADE INTELIGENTE. Uma cidade totalmente

Leia mais

ESCLARECIMENTO III EDITAL DE PREGÃO PRESENCIAL SESI Nº 955/2016

ESCLARECIMENTO III EDITAL DE PREGÃO PRESENCIAL SESI Nº 955/2016 ESCLARECIMENTO III EDITAL DE PREGÃO PRESENCIAL SESI Nº 955/2016 O SESI-PR, através de sua Comissão de Licitação, torna público o ESCLARECIMENTO III referente ao edital de licitação acima relacionado, conforme

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Prof. Macêdo Firmino Introdução ao Cabeamento Estruturado Macêdo Firmino (IFRN) Redes de Computadores Novembro de 2012 1 / 20 Redes não Estruturadas Estatisticamente, cerca de 70%

Leia mais

o Central telefônica de pequeno porte, com recursos o Sistema de segurança com botão e discagem de o Plataforma de envio e recebimento de SMS

o Central telefônica de pequeno porte, com recursos o Sistema de segurança com botão e discagem de o Plataforma de envio e recebimento de SMS MICRO PBX FXS, FXO E GSM Principais Características Aplicações Típicas Modular para escolha das interfaces de telefonia entre: o 4 ou 8 ramais FXS o 0, 1 ou 2 interfaces celulares GSM o 0, 1 ou 2 interfaces

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ - CAMPUS DE OEIRAS

MEMORIAL DESCRITIVO UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ - CAMPUS DE OEIRAS Projeto de Telefonia e Lógica por Cabeamento estruturado MEMORIAL DESCRITIVO INSTALAÇÕES DE TELEFONIA E LÓGICA POR CABEAMENTO ESTRUTURADO UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ - CAMPUS DE OEIRAS FAZENDA TALHADA,

Leia mais

COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO

COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO AVISO DE LICITAÇÃO A Comissão Permanente de Licitação - CPL torna público que realizará a abertura do Convite abaixo citado, na conformidade da Lei 8.666/93, bem como se coloca à disposição dos interessados

Leia mais

Salvador, 09 de maio de À Associação Alphaville Teresina At: Sr. Jansen Vieira Gerente Geral Ref: CARTA AOS CONDÔMINOS. Prezados Senhores,

Salvador, 09 de maio de À Associação Alphaville Teresina At: Sr. Jansen Vieira Gerente Geral Ref: CARTA AOS CONDÔMINOS. Prezados Senhores, Salvador, 09 de maio de 2016. À Associação Alphaville Teresina At: Sr. Jansen Vieira Gerente Geral Ref: CARTA AOS CONDÔMINOS. Prezados Senhores, A Ampla Integração realizou dentro do prazo previsto a conclusão

Leia mais

RESPOSTA A QUESTIONAMENTOS DO EDITAL DE CONCORRÊNCIA Nº 09/2016

RESPOSTA A QUESTIONAMENTOS DO EDITAL DE CONCORRÊNCIA Nº 09/2016 RESPOSTA A QUESTIONAMENTOS DO EDITAL DE CONCORRÊNCIA Nº 09/2016 Pelo presente, segue a resposta ao questionamento do Edital da Concorrência nº 09/2016 e a questionamentos recebidos por empresa interessada

Leia mais

Proposta Comercial Planetfone para Rede Toyota (versão básica podendo ocorrer modificações em função da necessidade adicional do cliente)

Proposta Comercial Planetfone para Rede Toyota (versão básica podendo ocorrer modificações em função da necessidade adicional do cliente) Proposta Comercial Planetfone para Rede Toyota (versão básica podendo ocorrer modificações em função da necessidade adicional do cliente) Belo Horizonte, 22 de junho de 2017 1 1. OBJETIVO DO PROJETO DE

Leia mais

Integrador de Tecnologia Convergência de Dados, Voz e Vídeo Dados Voz Vídeo. Slide 01/10

Integrador de Tecnologia Convergência de Dados, Voz e Vídeo  Dados Voz Vídeo. Slide 01/10 Slide 01/10 o o o o A Brumon é uma integradora de tecnologia focada em soluções convergentes para Dados, Voz e Vídeo Vigilância. Com 12 anos de atuação, desenvolvemos e implementamos projetos exclusivos

Leia mais

Data Centers ESTRUTURA E TOPOLOGIA DATACENTER INTEGRAÇÃO. Arquitetura Elétrica Ar Condicionado Telecomunicações Gestão Manutenção

Data Centers ESTRUTURA E TOPOLOGIA DATACENTER INTEGRAÇÃO. Arquitetura Elétrica Ar Condicionado Telecomunicações Gestão Manutenção DATACENTERS 1 O IDC recentemente publicou o artigo The Diverse and Exploding Digital Universe, patrocinado pelo EMC, onde os pesquisadores fizeram uma espécie de sizing (dimensionamento) anual do universo

Leia mais

Busca Preço G2 Manual de Usuário

Busca Preço G2 Manual de Usuário Busca Preço G2 Manual de Usuário Rev 01/ 07-2018 1 - CARACTERÍSTICAS Fonte de alimentação automática de 90 a 240 VAC (saída de 5V / 1,5A) Consumo de corrente: 350mA Temperatura de operação: 0 até 40 ⁰C

Leia mais

Definição Rede Computadores

Definição Rede Computadores Definição Rede Computadores Uma rede de computadores consiste na interconexão entre dois ou mais computadores e dispositivos complementares acoplados através de recursos de comunicação, geograficamente

Leia mais

Visão estratégica. Conveniência e Satisfação

Visão estratégica. Conveniência e Satisfação I nclusão Digital em Belo Horizonte P rojeto BH Digital Visão estratégica Visão É um processo de transformação do Estado, suportado pelo uso de tecnologia, de forma que a prestação de serviços tenha o

Leia mais

Izaias Gomes - CRCMG. Prezada licitante, bom dia! Seguem as respostas aos questionamentos:

Izaias Gomes - CRCMG. Prezada licitante, bom dia! Seguem as respostas aos questionamentos: Izaias Gomes - CRCMG De: Licitacao Enviado em: quinta-feira, 24 de agosto de 201709:08 Para: 'Sandra Gmail' Assunto: RES: TOMADA DE PREÇOS nº 002/2017 Prezada licitante, bom dia! Seguem as respostas aos

Leia mais

ERRATA 01. Comunicamos aos interessados as alterações efetuadas no Edital do Pregão Eletrônico em epígrafe:

ERRATA 01. Comunicamos aos interessados as alterações efetuadas no Edital do Pregão Eletrônico em epígrafe: ERRATA 01 Rio de Janeiro, 01 de novembro de 2016 Ref.: Licitação por Pregão Eletrônico 046/2016 ASL-DP, para a PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES PARA RECEPÇÃO E DIRECIONAMENTO AUTOMÁTICO DE CHAMADAS

Leia mais

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES TP1

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES TP1 LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO Em sala de aula foram distribuídos pontos em exercícios e atividades extraclasse Número de Questões Total da Avaliação 5 Pontos 10 5 Pontos Cada questão tem peso 0,5

Leia mais

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES TP2

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES TP2 LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO Em sala de aula foram distribuídos pontos em exercícios e atividades extraclasse Número de Questões Total da Avaliação 5 Pontos 10 5 Pontos Cada questão tem peso 0,5

Leia mais

Graduação Tecnológica em Redes de Computadores. Infraestrutura de Redes de Computadores

Graduação Tecnológica em Redes de Computadores. Infraestrutura de Redes de Computadores Graduação Tecnológica em Redes de Computadores Infraestrutura de Redes de Computadores Euber Chaia Cotta e Silva euberchaia@yahoo.com.br Graduação Tecnológica em Redes de Computadores Cabeamento Residencial

Leia mais

IBM Managed Security Services para Reimplementação e Reativação do Agente

IBM Managed Security Services para Reimplementação e Reativação do Agente Descrição dos Serviços IBM Managed Security Services para Reimplementação e Reativação do Agente 1. Escopo dos Serviços O IBM Managed Security Services para Reimplementação e Reativação do Agente (denominado

Leia mais

Fornecemos soluções completas em comunicação, para Empresas e Prefeituras.

Fornecemos soluções completas em comunicação, para Empresas e Prefeituras. MINAS WIRELESS 2010 Quem Somos: A wkve é uma Operadora de Telecomunicações fundada em 1996, Anatel para atuação nacional. autorizada pela CREDIBILIDADE E SUCESSO Fornecemos soluções completas em comunicação,

Leia mais

Esclarecimento Nº 1. Neste caso, deverá prevalecer o rack especificado no projeto, ou seja: rack tipo torre 42US.

Esclarecimento Nº 1. Neste caso, deverá prevalecer o rack especificado no projeto, ou seja: rack tipo torre 42US. Esclarecimento Nº 1 CONCORRÊNCIA Nº 2009/01759 (7418) Reforma para ambientação do primeiro pavimento da ala sul do Ed. Sede IV, Brasília (DF). Em resposta a consultas feitas por empresas interessadas em

Leia mais

Ideal para roteamento de chamadas entre filial x matriz Cancelamento de eco

Ideal para roteamento de chamadas entre filial x matriz Cancelamento de eco USER MEDIA GATEWAY E VOIP Principais Características Aplicações Típicas 1 link com 30 canais Ideal para roteamento de chamadas entre filial x matriz Cancelamento de eco por rede IP. Suporte SNMP e CDR

Leia mais

ÍNDICE CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO... 6 O QUE É UMA REDE E PARA QUE SERVE?... 7 O PORQUE DE UMA REDE... 9

ÍNDICE CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO... 6 O QUE É UMA REDE E PARA QUE SERVE?... 7 O PORQUE DE UMA REDE... 9 Redes -1- ÍNDICE CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO... 6 O QUE É UMA REDE E PARA QUE SERVE?... 7 O PORQUE DE UMA REDE... 9 CAPÍTULO 2 ARQUITETURAS... 12 MEIOS DE TRANSMISSÃO... 12 TIPOS DE TRANSMISSÃO... 14 CAPÍTULO

Leia mais

Matéria: Redes de Computadores/ Telemática REDES SEM FIO. Prof. Esp. Patricia Peixoto. 2 Bimestre

Matéria: Redes de Computadores/ Telemática REDES SEM FIO. Prof. Esp. Patricia Peixoto. 2 Bimestre Matéria: Redes de Computadores/ Telemática REDES SEM FIO Prof. Esp. Patricia Peixoto 2 Bimestre WIRELESS O termo wireless, significa sem fio, possui alguns sinônimos tais como: Rede sem fio Comunicação

Leia mais

Cabeamento Estruturado

Cabeamento Estruturado Tecnologias de Rede Cabeamento Estruturado Professor Airton Ribeiro www.lanwan.com.br Conceito É um sistema de cabos, conexões, terminações e normas de instalação e administração que têm como finalidade

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO - APP MONIVOX ROIP

MANUAL DO USUÁRIO - APP MONIVOX ROIP 1. INFORMAÇÕES DO PRODUTO 1.1 INTRODUÇÃO Bem vindo ao manual do usuário do app RoIP. Neste você encontrará instruções de como configurar e colocar em operação o MoniVox app RoIP. 1.2 DIREITOS AUTORAIS

Leia mais

Rede de Transporte das Operadoras Regionais e de Longa Distância Inclui backbones, entroncamentos secundários e acesso tanto para troncos de longa

Rede de Transporte das Operadoras Regionais e de Longa Distância Inclui backbones, entroncamentos secundários e acesso tanto para troncos de longa 1 Rede de Transporte das Operadoras Regionais e de Longa Distância Inclui backbones, entroncamentos secundários e acesso tanto para troncos de longa distância como para redes metropolitanas. Rede de Transporte

Leia mais

CONCORRÊNCIA PÚBLICA 1/2017 PROCESSO ADMINISTRATIVO N.º

CONCORRÊNCIA PÚBLICA 1/2017 PROCESSO ADMINISTRATIVO N.º CONCORRÊNCIA PÚBLICA 1/2017 PROCESSO ADMINISTRATIVO N.º 001.000050.17.2 A Comissão Especial de Licitação para Delegação, em virtude dos pedidos de esclarecimentos recebidos, responde os questionamentos,

Leia mais

PLANEAMENTO E PROJECTO DE REDES

PLANEAMENTO E PROJECTO DE REDES Instituto Superior Politécnico de Ciências e Tecnologia PLANEAMENTO E PROJECTO DE REDES Prof Pedro Vunge Aula Adaptada do Manual da Escola Superior Aberta do Brasil 2007 II Semestre de 2017 SUMÁRIO 7.

Leia mais

ERRATA DO EDITAL PREGÃO SEBRAE/TO N.º 006/2016

ERRATA DO EDITAL PREGÃO SEBRAE/TO N.º 006/2016 ERRATA DO EDITAL PREGÃO SEBRAE/TO N.º 006/2016 Pelo presente, comunicamos a publicação de errata referente ao Pregão Presencial SEBRAE/TO n.º 006/2016, objetivando a contratação de empresa especializada

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES DE UMA REDE DE AUTOMAÇÃO. Taxa de transmissão. Topologia física

ESPECIFICAÇÕES DE UMA REDE DE AUTOMAÇÃO. Taxa de transmissão. Topologia física ESPECIFICAÇÕES DE UMA REDE DE AUTOMAÇÃO Taxa de transmissão É a quantidade média de dados a serem transmitidos na rede em períodos de tempo. A taxa de transferência de dados é medida em kbps ou kb/s. Topologia

Leia mais

Segue abaixo resposta aos questionamentos referentes ao procedimento em epígrafe:

Segue abaixo resposta aos questionamentos referentes ao procedimento em epígrafe: Procedimento nº 003.0.31586/2016 Pregão Presencial nº 02/2016 Segue abaixo resposta aos questionamentos referentes ao procedimento em epígrafe: Questionamento 01: No APENSO I, item 1.9 Diversos, subitem

Leia mais

CONCORRÊNCIA SUPRIMENTOS Nº 43/2016

CONCORRÊNCIA SUPRIMENTOS Nº 43/2016 CIRCULAR Nº 12/2016 CONCORRÊNCIA SUPRIMENTOS Nº 43/2016 OBJETO: Contratação de empresa especializada para a execução, sob o regime de empreitada por preço global, dos serviços de engenharia necessários

Leia mais

Meios de Comunicação de Dados.

Meios de Comunicação de Dados. Meios de Comunicação de Dados www.profjvidal.com Redes sem Fio: - Com infraestrutura - Sem infraestrutura ou AD-HOC Introdução As redes de computadores vieram para revolucionar a forma como nos comunicamos

Leia mais

Normas para cabeamento estruturado

Normas para cabeamento estruturado Normas para cabeamento estruturado Recomendações normativas para cabeamento estruturado em edifícios comerciais e em data centers. Frequentemente observamos projetos de cabeamento estruturado sendo feitos

Leia mais

Política de Continuidade de Negócios

Política de Continuidade de Negócios Política de Continuidade de Negócios Junho de 2016 Av Pedroso de Morais 1619 cj 109 05419-001 São Paulo SP 55 11 3038 1287 setinvestimentos.com.br Índice I. Propósito... 2 II. Política... 2 III. Procedimentos...

Leia mais

ECC/DEC/(04)05 COMITÉ DE COMUNICAÇÕES ELECTRÓNICAS

ECC/DEC/(04)05 COMITÉ DE COMUNICAÇÕES ELECTRÓNICAS COMITÉ DE COMUNICAÇÕES ELECTRÓNICAS Decisão ECC de 19 de Março de 2004 sobre a revogação das decisões ERC (95)02, (96)07, (96)08, (96)09, (96)10, (96)11, (96)12, (96)13, (96)14, (96)15, (96)16, (96)17,

Leia mais

Manual. Gravador Telefônico MG-4E. Gravador Telefônico MG-12E

Manual. Gravador Telefônico MG-4E. Gravador Telefônico MG-12E Manual Gravador Telefônico MG-4E Gravador Telefônico MG-12E 1.Apresentação O Pináculo MG-4E é um gravador de áudio para linha telefônica, com até quatro entradas, via rede ethernet. Ele funciona gravando

Leia mais

ERRATA. A Confederação Nacional dos Municípios (CNM), torna público, ERRATA DA CARTA CONVITE Nº 003/2014.

ERRATA. A Confederação Nacional dos Municípios (CNM), torna público, ERRATA DA CARTA CONVITE Nº 003/2014. ERRATA A Confederação Nacional dos Municípios (CNM), torna público, ERRATA DA CARTA CONVITE Nº 003/2014. 1) No item 1 do Objeto, leia-se: 1. DO OBJETO 1.1. Contratação de empresa para prestação de Serviços

Leia mais

Noções sobre Redes de Computadores. Aula 16/06 Secretariado Executivo

Noções sobre Redes de Computadores. Aula 16/06 Secretariado Executivo Noções sobre Redes de Computadores Aula 16/06 Secretariado Executivo Conceito básico de redes Conjunto de computadores interligados compartilhando, softwares, arquivos e periféricos Objetivos Compartilhamento

Leia mais

Ideal para roteamento de chamadas entre filial x matriz 1 link E1, com 30 canais

Ideal para roteamento de chamadas entre filial x matriz 1 link E1, com 30 canais USER MEDIA GATEWAY COM 4 ETHERNET GIGA Principais Características Aplicações Típicas 4 portas de redes Ethernet Ideal para roteamento de chamadas entre filial x matriz 1 link, com 30 canais por rede IP.

Leia mais

4. Rede de Computador. Redes de computadores e suas infraestruturas

4. Rede de Computador. Redes de computadores e suas infraestruturas Redes de computadores e suas infraestruturas Definição Uma rede de computadores é formada por um conjunto de módulos processadores capazes de trocar informações e compartilhar recursos, interligados por

Leia mais

CONCORRÊNCIA Nº 2016/01526 (7421) CONCORRÊNCIA TÉCNICA E PREÇO

CONCORRÊNCIA Nº 2016/01526 (7421) CONCORRÊNCIA TÉCNICA E PREÇO CONCORRÊNCIA Nº 2016/01526 (7421) CONCORRÊNCIA TÉCNICA E PREÇO OBJETO: Contratação de serviços técnicos especializados de arquitetura e engenharia para vistoria de obras, de prédios e equipamentos de uso

Leia mais