ASSESSORIA AS UNIDADES UNIVERSITÁRIAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ASSESSORIA AS UNIDADES UNIVERSITÁRIAS"

Transcrição

1 ASSESSORIA AS UNIDADES UNIVERSITÁRIAS PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO GRUPO DE TRABALHO DE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR

2 OBJETIVOS DA ASSESSORIA SITUAR QUANTO AOS PRINCÍPIOS ORIENTADORES DO GT DC NA DISCUSSÃO CURRICULAR E SEU CONTEXTO ATUAL; INFORMAR AS ATRIBUIÇÕES DOS NÚCLEOS DOCENTES ESTRUTURANTES E SUA RELAÇÃO COM O PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO; ORIENTAR QUANTO AS DIRETRIZES CURRICULARES DA GRADUAÇÃO NA UEG, CONFORME OS ENCONTROS REGIONAIS, E ELEMENTOS GERAIS QUE DIZEM RESPEITO A LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA; EXPLICITAR OS ELEMENTOS TÉCNICOS FUNDAMENTAIS, NO CASO DA UEG, A QUALQUER PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO; ENFATIZAR ASPECTOS CONCEITUAIS QUE DEVÃO SER CONSIDERADOS PELOS CURSOS NO FÓRUM DE MODALIDADE E FÓRUM DE CURSO.

3 PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DO GT DC E DA DISCUSSÃO CURRICULAR NA UEG O sujeito e seus contextos; Universidade pública/gratuita e de qualidade social; Gestão Democrática.

4 CONTEXTUALIZAÇÃO 1 MOMENTO: CRIAÇÃO DO GT DC E AVALIAÇÃO DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS PELOS SEUS COLEGIADOS (MEMORANDO 009/2013) JUNHO/2013 A ABRIL/2014; 2 MOMENTO: SIMPÓSIO DE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR - ABRIL/2014; 3 MOMENTO: ENCONTROS REGIONAIS MAIO A JULHO/2014; 4 MOMENTO: FÓRUM DE MODALIDADE (SETEMBRO/2014); 5 MOMENTO: FÓRUM DE CURSO (OUTUBRO/2014); PRG PROTOCOLO DO PPC.

5 NDE Resolução Nº01 de 17/06/2010 Parecer CONAES Nº 4 de 17/06/2010 Resolução CsA nº 11/2014.

6 DIRETRIZES PARA O DESENVOLVIMENTO CURRICULAR DA GRADUAÇÃO UEG (TENDÊNCIAS - CONFORME ENCONTROS REGIONAIS) Uma UEG que se pense e se repense permanentemente e que produza saberes, conhecimento e cultura, em vista de socializar, recriar e ressignificar a cultura herdada e não reproduzi-la; Unidade na diversidade; Formação humana e profissional; Encontro de gerações; Articulação efetiva entre ensino, pesquisa e extensão; Interdisciplinaridade: eixo orientador na abordagem de todos os objetos de conhecimento; Um processo formativo que leve o discente a pensar a ciência e a modalidade a que se propôs estudar; Sejam teoria e prática articuladas; Estágio Supervisionado: momento vivo e desafiador da formação discente e articulador do ensino, pesquisa e extensão.

7 DIRETRIZES PARA O DESENVOLVIMENTO CURRICULAR DA GRADUAÇÃO UEG (TENDÊNCIAS - CONFORME ENCONTROS REGIONAIS) Estrutura curricular: Núcleo Comum, Núcleo de Modalidade, Núcleo Específico e Núcleo Livre; Explicitar no PPC as experiências no campo das artes vividas pelos discentes nas UnU's; Núcleo Comum: Introdução ao Ensino Superior; Educação em Direitos Humanos, Diversidade e Relações Étnico-raciais; Leitura e Produção de Textos; Eixo transversal: Educação Ambiental.

8 DIRETRIZES PARA O DESENVOLVIMENTO CURRICULAR DA GRADUAÇÃO UEG (INDEFINIÇÕES CONFORME ENCONTROS REGIONAIS) Nossa relação, enquanto docentes, com os limites e potencialidades da Educação Básica; O modo com que olhamos para nossos discentes, especialmente, a juventude; Regime anual ou semestral? Regime de disciplinas ou créditos? Aulas: segunda a sexta-feira ou segunda a sábado? A utilização de instrumentos de semi-presencialidade; Flexibilidade e mobilidade curriculares.

9 RESOLUÇÃO CsU N. 52, DE 7 DE AGOSTO DE 2014 APROVA O REGULAMENTO DAS DIRETRIZES BÁSICAS PARA A ESTRUTURA CURRICULAR DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UEG Disciplinas no regime de créditos e de forma semestral; Entrada semestral ou anual; Desenvolvimento de atividades acadêmicas de segunda a sábado; Possibilidade de oferecimento de disciplinas na modalidade semipresencial para os cursos presenciais, nos termos da Portaria n , de 10 de dezembro de As aulas presenciais deverão ser desenvolvidas preferencialmente de segunda a sexta-feira e as atividades complementares, se houver, aos sábados; As atividades acadêmicas na modalidade semipresenciais deverão ser desenvolvidas preferencialmente aos sábados, devendo ser considerado o perfil dos discentes e características do curso; O Colegiado de Curso decidirá quanto a utilização dos instrumentos de semipresencialidade.

10 ESTRUTURA CURRICULAR - RESOLUÇÃO CsU N. 52

11 MOBILIDADE DISCENTE Mobilidade interna (UEG); Mobilidade regional (IPES e outras) (IPES = UFG IFGs, IFgoianos, UEG); Mobilidade nacional (Abruem); Mobilidade internacional (Ciências sem fronteiras e PEC-G).

12 PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO ELEMENTOS TÉCNICOS

13 CHEK LIST PARA A CONSTRUÇÃO DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO NA UEG COMPONENTES DO PPC OBSERVAÇÕES 1 - Capa (Anexo 2 do Caderno I) Resolução CsA 030/ Folha de rosto (Anexo 3 do Caderno I) Resolução CsA 030/ Dirigentes da Universidade Reitor/Vice-Reitora/Pró-reitores/Diretora do Núcleo de Seleção/Chefe de Gabinete da Reitoria/Diretor da Unidade/Coordenador do Curso. 4 - Sumário 5 - Apresentação 6 - Concepção do Curso O curso na sociedade, concepções filosóficas, formação humana e profissional Identificação do Curso Nome, modalidade, habilitação (se for o caso), regime e período de funcionamento, tempo de integralização, forma de ingresso (ver PPI, p. 40, acrescentado no final...e outras formas advindas de políticas públicas que sejam adotadas pela Universidade ), vagas e início de vigência da Matriz Curricular. 8 - Histórico da UEG Fornecido pela PrG 9 - Histórico da UnU 10 - Justificativa do Curso Espaço destinado aos argumentos quantitativos e qualitativos, relevância social e outros - NDE

14 11 - Objetivos do Curso PDI e PPI da UEG, Diretrizes Curriculares Nacionais Objetivos Gerais Objetivos Específicos 12 - Perfil do Egresso Diretrizes Curriculares Nacionais, PDI e PPI da UEG o que é esperado da sua atuação profissional e política institucional para o egresso Habilidades e Competências Diretrizes Curriculares Nacionais Organização Didático - Pedagógica Ver PPI, páginas 27/ Administração Acadêmica Coordenação do Curso Texto contendo o resumo da experiência profissional do Coordenador Colocar o Currículum Lattes do Coordenador nos Anexos Colegiado do Curso Regimento da Universidade/Regimento da UnU Núcleo Docente Estruturante Resolução Nº01 de 17/06/2010 e Parecer CONAES Nº 4 de 17/06/2010 e Resolução CsA nº 11/ Registro Acadêmico Sistemas Acadêmicos (docente e discente) a assessoria dos sistema, na PrG, fornecerá o texto Metodologia de Ensino Metodologias de ensino adotadas no curso (abordagens inovadoras, recursos didáticos...) Interdisciplinaridade Ver PPI, página Transversalidade Incluir no PPC como o Curso irá trabalhar a transversalidade da Educação Ambiental conforme Lei Federal de 27 de abril de Direitos Humanos - Resolução nº 01 do CNE de 30 de maio de 2012 e Parecer CNE-CP nº 8 de Lei , Parecer CNE-CP 03 de 2004 e Resolução CNE-CP 01 de 2004 Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino da História e Cultura Afro Brasileira e Educação Brasileira. * Esse item dependerá ainda de deliberações quanto as novas Diretrizes Curriculares da graduação UEG.

15 Disciplinas de Curso Presencial em EAD Art. 81 da LDB/ Portaria MEC 4059/ ENADE Breve relato sobre o ENADE como componente curricular à integralização no ano em que o curso esta relacionado na Portaria do MEC Estratégia de Flexibilização Curricular Flexibilização dos componentes curriculares dentro e fora do ambiente acadêmico (Ex.: atividades complementares, seminários integradores) Mobilidade docente/discente A PrG disponibilizará a relação de instituições/convênios realizados. Ver Resolução CsU 62/ Política de oferta de disciplinas na modalidade EAD - PEAR Programa de Ensino Aprendizagem em Rede oferta de disciplinas na modalidade EAD, parceria PrG/UnUEAD, para situações de dependência Ver Resoluções CsA 158/2009 e 159/2009

16 14 - Articulação entre Ensino, Pesquisa e Extensão Ver item 3.13 do PPI, páginas 31 e Pesquisa Poderá utilizar-se do texto constante do PPI Políticas de Incentivo à investigação científica PPI Projetos de Pesquisa Descrever a relação de projetos atuais e dos últimos cinco anos (no caso de Renovação de Reconhecimento) Extensão Poderá utilizar-se do texto do PPI Projetos de Extensão - Atuais e dos últimos cinco anos (no caso de Renovação de Reconhecimento) Projetos e Programas Especiais de Ensino Ver PPI, página 42 e 43 (atualização com a PrG. Exemplo de atualização: PIBID) 15 - Atividades Complementares¹ Além do texto, relacionar as atividades possíveis e sua respectiva pontuação em horas (Quadro) Ver Artigo 2º da Resolução CsA 030/2008 (20%...) Mínimo de 5% da CH mínima prevista nas Diretrizes Curriculares Estágio Curricular (obrigatório ou não obrigatório) -Ver Lei 11788/2008, Diretrizes Curriculares do Curso, Caderno de Orientações nº 2 e novas orientações do GT de Estágio Atividade Prática como Componente Curricular - No caso dos Cursos de Licenciatura: Caderno de Orientações nº 2 e novas orientações do GT de Estágio Trabalho de Curso Quando for obrigatório pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, é obrigatório para o curso. Se for opcional, segundas as Diretrizes Curriculares Nacionais, e constar no PPC, será obrigatório para o aluno. Ver Caderno de Orientações nº 2. e texto do item do Caderno nº 1 ¹Atentar para a somatória da carga horária de atividades complementares e estágio que não pode ultrapassar a 15% da carga horária mínima do curso.

17 19 - Avaliação Processo Ensino Aprendizagem Instrumentos de avaliação coerentes com a concepção do curso/ Regimento da UEG/Unidade 20 - Estrutura Curricular² -Texto descritivo narrando como se dá a transposição do conhecimento para a efetiva formação acadêmica. - Diretrizes Curriculares do Curso - Proposta de Desenvolvimento Curricular/ A estrutura curricular contempla os conteúdos fixados pelas diretrizes nacionais e da PrG, pelas disciplinas e os conteúdos complementares acrescidos, que irão compor o currículo do Curso e que atenda a realidade de inserção do curso - A CH total pode ultrapassar em até 20% da CH mínima (não computados AC, Estágio e TCC) Matrizes Curriculares antiga (s) e atual (se houver) - com justificativa das alterações. - Licenciatura: Obrigatório Libras no corpo da Matriz - Bacharelado e Tecnólogo Obrigatório Libras no rol das disciplinas Optativas - A construção da MC deverá obedecer a nova proposta de Diretrizes Curriculares da Graduação na UEG - Ver também o caderno de orientações nº 1, páginas 15 e Dimensionamento da Carga Horária 200 dias letivos LDB e CEE Artigo 129 do Regimento Geral Carga em horas (60 minutos) Diretrizes Curriculares do Curso Carga horária mínima Bacharelado - Resolução CNE/CES nº 02/2007 Licenciaturas - Resolução CNE/CESnº 02/2002 Superiores de Tecnologia - Resolução CNE/CES nº 10/ Ementas e Bibliografias Caderno de orientações nº 1, páginas 16 e 17. ² Observar as determinações da proposta de Desenvolvimento Curricular/2014.

18 21 - Recursos Humanos Alíneas a, b e c, inciso V do Artigo 33 da Resolução CEE 02/ Corpo Docente/Nominata (antigas e novas) e professores substitutos, se houver. Dados da Nominata: nome, graduação, regime de trabalho, situação funcional, experiência profissional, titularidade e disciplinas ministradas (montar quadro) Corpo Discente Número de alunos do curso Observar cursos novos e cursos em oferta (montar quadro) Relação candidato/vaga Evasão Repetência Transferência interna e externa Corpo Técnico- Administrativo Observe o item Administração acadêmica (montar quadro) Instalações Resolução 02/2006 do CEE Instalações físicas gerais

19 Acessibilidade Descrever a estrutura física para atender as pessoas com deficiências NAASLU Núcleo de Acessibilidade Aprender Sem Limites Ver PPI, item 3.19, página 39 Resolução CsU 020/ Biblioteca Instalações físicas Acervo e Sistema de Empréstimo e Estatísticas da utilização Acervo Geral Livros de Formação Geral Do curso Livros de Formação Específica Do Curso Periódicos Estrutura para acesso ao acervo para pessoas com deficiências Laboratórios - Informar: se é de formação geral e/ou formação específica; definir quantidade e descrever equipamentos.

20 23 - Sistema de Avaliação Continua do Curso -Informações do NDE e da Avaliação Institucional. Ver projeto e resultados com a representante da CPA Planilha de Custos - Apenas para autorização de Cursos novos 25 - Anexos - Cópia do Decreto que Autorizou o Curso - Cópia do Ato de Reconhecimento do Curso - Para Reconhecimento /Renovação de reconhecimento de Curso - No caso de Renovação de Reconhecimento de Curso - Cópia da Ata do Colegiado que aprovou o PPC - Cópia da Ata do CaU Aprovação do PPC - Parecer Técnico-Pedagógico sobre o PPC - Basear-se nas orientações da página 9 do Caderno 1 - Demonstração de Regularidade Fiscal e Para fiscal da UEG - Cópia do Regimento Interno da Unidade - Cópia do Regulamento de Estágio e dos modelos de fichas e documentos - Cópia do Regulamento de TCC e dos modelos de fichas e documentos - Planta baixa da UnU No caso de reconhecimento e autorização do Curso - Copia do Regulamento de atividades complementares - Quadro com a nominata docente da primeira metade do Curso (cursos novos) Apenas para autorização de Curso. - Currículo Lattes do Coordenador Plataforma do CNPQ.

21 ASPECTOS CONCEITUAIS E ESTRATÉGICOS PARA FÓRUNS PPC: peça burocrática X instrumento pedagógico; Eixos básicos para a reflexão curricular: Estágio, TC e Prática Curricular; Legislação; Currículo; As Diretrizes Curriculares Nacionais; Projeto Pedagógico Institucional; Plano de Desenvolvimento Institucional; O último passo: reorganização das matrizes curriculares; A importância do debate e da produção coletiva nos Colegiados; O risco do imobilismo e a ausência de identificação com valores coletivos; O legado das reformas curriculares do passado; Quais disciplinas comporiam o Núcleo de Modalidade (Licenciaturas, Bacharelados e Tecnológicos) e o Núcleo Específico?

22 LEITURAS INDICADAS Projeto Pedagógico Institucional; Plano de Desenvolvimento Institucional; Diretrizes Curriculares Nacionais; Memorando 009/2013; Resolução NDE; Proposta de Diretrizes para o Desenvolvimento Curricular e Intervenções dos Encontros Regionais (anexo do Memorando 015/2014); SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3 Ed; Belo Horizonte: Autêntica, APPLE, Michael W. Ideologia e Currículo. São Paulo: Brasiliense, 1994.

23

O PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO: estrutura e legalidade.

O PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO: estrutura e legalidade. O PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO: estrutura e legalidade. Por: Prof.ª Brandina Fátima M. de Castro Andrade UEG 10 DE JUNHO DE 2014 PPC - Principais elementos O Projeto Pedagógico é elaborado em consonância

Leia mais

GRUPO DE TRABALHO DE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR JUNHO/2013 A JUNHO/2014

GRUPO DE TRABALHO DE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR JUNHO/2013 A JUNHO/2014 GRUPO DE TRABALHO DE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR JUNHO/2013 A JUNHO/2014 OBJETIVOS DA APRESENTAÇÃO SITUAR QUANTO AS AÇÕES DO GRUPO DE TRABALHO DE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR; EXPLICITAR CONSIDERAÇÕES GERAIS

Leia mais

Anexo I da Resolução do Conselho Superior nº 51/2011, de 13/09/2011. Modelo Padrão de PPC

Anexo I da Resolução do Conselho Superior nº 51/2011, de 13/09/2011. Modelo Padrão de PPC Anexo I da Resolução do Conselho Superior nº 51/2011, de 13/09/2011 Modelo Padrão de PPC Página 1: Capa Citar as informações: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR; INSTITUTO FEDERAL DO

Leia mais

CHECK-LIST PARA ELABORAÇÃO E REFORMULAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFS

CHECK-LIST PARA ELABORAÇÃO E REFORMULAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE APOIO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO CHECK-LIST PARA ELABORAÇÃO E REFORMULAÇÃO DE PROJETOS

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO COORDENAÇÃO DE ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO COORDENAÇÃO DE ENSINO UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO COORDENAÇÃO DE ENSINO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO Documento proposto de acordo com

Leia mais

CHECKLIST PARA REVISÃO DO PPC

CHECKLIST PARA REVISÃO DO PPC ANEXO 3 CHECKLIST PARA REVISÃO DO PPC UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD COORDENADORIA DE PROJETOS E ACOMPANHAMENTO CURRICULAR - COPAC CHECKLIST DO PPC Esse documento foi

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ENSINO

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ENSINO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02, de 11 de maio de 2010. FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ENSINO Institui normas para elaboração de processos para a Avaliação de Reconhecimento

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 93, DE 18 DE JUNHO DE 2003.

RESOLUÇÃO Nº 93, DE 18 DE JUNHO DE 2003. RESOLUÇÃO Nº 93, DE 18 DE JUNHO DE 2003. Aprova o documento contendo as Orientações para a Elaboração de Projeto Pedagógico de Curso de Graduação da UFMS, e dá outras providências. O PRESIDENTE DA CÂMARA

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 02/2014. A CÂMARA DE ENSINO DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO, no uso de suas atribuições legais e estatutárias e

RESOLUÇÃO Nº 02/2014. A CÂMARA DE ENSINO DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO, no uso de suas atribuições legais e estatutárias e RESOLUÇÃO Nº 02/2014 Estabelece normas e prazos para elaboração, reformulação e avaliação dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação da Univasf. A DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO

Leia mais

PANORAMA DOS PROCESSOS AVALIATIVOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO CONTEXTO DA INSTITUIÇÃO E DOS CURSOS

PANORAMA DOS PROCESSOS AVALIATIVOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO CONTEXTO DA INSTITUIÇÃO E DOS CURSOS PANORAMA DOS PROCESSOS AVALIATIVOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO CONTEXTO DA INSTITUIÇÃO E DOS CURSOS ENCONTRO ESTADUAL DE COORDENADORES E PROFESSORES Profª Drª Suzana Cabral Gianotti Pesquisadora na área da

Leia mais

1 CONTEXTUALIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE (elaboração pela PROEN) 2 CONTEXTUALIZAÇÃO DO CENTRO (elaboração pelo Centro/Departamento)

1 CONTEXTUALIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE (elaboração pela PROEN) 2 CONTEXTUALIZAÇÃO DO CENTRO (elaboração pelo Centro/Departamento) ANEXO 1 IN 006/2011 PROEN ESTRUTURA PARA ELABORAÇÃO DE PROCESSOS DE RECONHECIMENTO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO (O processo deverá ser encaminhado à PROEN somente em CD-ROM). 1 CONTEXTUALIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE

Leia mais

I CURSO DE FORMAÇÃO PARA COORDENADORES E COORDENADORAS DE CURSO. Cursos de Licenciatura

I CURSO DE FORMAÇÃO PARA COORDENADORES E COORDENADORAS DE CURSO. Cursos de Licenciatura I CURSO DE FORMAÇÃO PARA COORDENADORES E COORDENADORAS DE CURSO Cursos de Licenciatura Coordenação de Ensino Prof.ª Suely Miranda Cavalcante Bastos Coordenadora do Ensino Prof.ª Miriam Marques Leal Assessora

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - UFG CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA - CEPEC CÂMARA SUPERIOR DE GRADUAÇÃO - CSG

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - UFG CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA - CEPEC CÂMARA SUPERIOR DE GRADUAÇÃO - CSG UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - UFG CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA - CEPEC CÂMARA SUPERIOR DE GRADUAÇÃO - CSG INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 003/2016 A Câmara Superior de Graduação, do Conselho

Leia mais

I CURSO DE FORMAÇÃO PARA COORDENADORES E COORDENADORAS DE CURSO. Cursos Superiores de Tecnologias e Bacharelados

I CURSO DE FORMAÇÃO PARA COORDENADORES E COORDENADORAS DE CURSO. Cursos Superiores de Tecnologias e Bacharelados I CURSO DE FORMAÇÃO PARA COORDENADORES E COORDENADORAS DE CURSO Cursos Superiores de Tecnologias e Bacharelados Coordenação de Ensino Prof.ª Suely Miranda Cavalcante Bastos Coordenadora do Ensino Prof.ª

Leia mais

ANEXO 1 ESTRUTURA DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO. 2 Composição Gestora da Instituição Reitoria/Campus. 5.1 Denominação do curso/nomenclatura

ANEXO 1 ESTRUTURA DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO. 2 Composição Gestora da Instituição Reitoria/Campus. 5.1 Denominação do curso/nomenclatura ANEXO 1 ESTRUTURA DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 Capa (Conter o nome da Instituição campus, logotipo, denominação do curso, cidade, mês e ano) 2 Composição Gestora da Instituição Reitoria/Campus 3 Nominata

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 142-CONSELHO SUPERIOR, de 26 de setembro de 2013.

RESOLUÇÃO Nº 142-CONSELHO SUPERIOR, de 26 de setembro de 2013. RESOLUÇÃO Nº 142-CONSELHO SUPERIOR, de 26 de setembro de 2013. ALTERA A RESOLUÇÃO Nº 040- CONSELHO SUPERIOR QUE ESTABELECE OS PROCEDIMENTOS PARA ELABORAÇÃO E ADEQUAÇÃO CURRICULAR DOS PLANOS DOS CURSOS

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PRÓ-REITORIA DE ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PRÓ-REITORIA DE ENSINO INSTRUÇÃO NORMATIVA DATA DE EXPEDIÇÃO PÁGINAS Nº 1/2014 15/4/2014 5 ASSUNTO Visita de Avaliação in loco EMENTA Dispõe sobre os procedimentos para recepção das comissões de visitas de avaliação in loco

Leia mais

Ações decorrentes dos processos de auto avaliação e de avaliações externas Profa. Maria Helena Krüger

Ações decorrentes dos processos de auto avaliação e de avaliações externas Profa. Maria Helena Krüger Ações decorrentes dos processos de auto avaliação e de avaliações externas Profa. Maria Helena Krüger CPA INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE CURSOS Dimensão: Organização Didático Pedagógica II Encontro Nacional

Leia mais

Análise do Documento de Avaliação do MEC

Análise do Documento de Avaliação do MEC SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ARARANGUÁ CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA CAMPUS ARARANGUÁ JARDIM DAS AVENIDAS CEP: 88900-000 - ARARANGUÁ - SC

Leia mais

ANEXO I - CHECK LIST DO PPC 1 - QUANTO À FUNDAMENTAÇÃO LEGAL PARA A ELABORAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO: OBSERVAÇÕES:

ANEXO I - CHECK LIST DO PPC 1 - QUANTO À FUNDAMENTAÇÃO LEGAL PARA A ELABORAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO: OBSERVAÇÕES: ANEXO I - CHECK LIST DO PPC 1 - QUANTO À FUNDAMENTAÇÃO LEGAL PARA A ELABORAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO: ( ) Contempla todas as leis vigentes; ( ) Não contempla todas as leis vigentes; ( ) Contempla

Leia mais

PROGRAMA DE REESTRUTRAÇÃO DOS CURSOS DA UNESPAR

PROGRAMA DE REESTRUTRAÇÃO DOS CURSOS DA UNESPAR PROGRAMA DE REESTRUTRAÇÃO DOS CURSOS DA UNESPAR Parecer de Projeto Pedagógico de Curso (PPC) Câmara de Graduação 1 IDENTIFICAÇÃO Campus Paranavaí Centro de Área Ciências Humanas e da Educação Curso Pedagogia

Leia mais

SEMINÁRIO REGIONAL ABMES

SEMINÁRIO REGIONAL ABMES SEMINÁRIO REGIONAL ABMES DECRETO 9.235 E NOVOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO O QUE MUDA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR? Belo Horizonte 15/03/2018 IARA DE XAVIER imx@globo.com INTRODUÇÃO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA

Leia mais

Art. 1º Aprovar, em extrato, o Instrumento de Avaliação para Reconhecimento de Cursos Superiores de Tecnologia, anexo a esta Portaria.

Art. 1º Aprovar, em extrato, o Instrumento de Avaliação para Reconhecimento de Cursos Superiores de Tecnologia, anexo a esta Portaria. SIC 01/09 Belo Horizonte, 06 de janeiro de 2009. RECONHECIMENTO. CURSOS DE TECNOLOGIA, BACHARE- LADO E LICENCIATURA, E DIREITO. INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO PORTARIAS Nºs 1, 2 E 3, PUBLICADAS DIA 06/01/09

Leia mais

A Câmara Superior de Ensino da Universidade Federal de Campina Grande, no uso de suas atribuições;

A Câmara Superior de Ensino da Universidade Federal de Campina Grande, no uso de suas atribuições; SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO RESOLUÇÃO Nº 03/2012 Aprova a estrutura curricular contida no Projeto Pedagógico do Curso

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO ANEXO RESOLUÇÃO CS Nº 1/2019 ELEMENTOS E ESTRUTURA DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO DE GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO ANEXO RESOLUÇÃO CS Nº 1/2019 ELEMENTOS E ESTRUTURA DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO DE GRADUAÇÃO ANEXO RESOLUÇÃO CS Nº 1/2019 ELEMENTOS E ESTRUTURA DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO DE GRADUAÇÃO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO...... ES 20.. REITOR ... PRÓ-REITOR DE ENSINO... PRÓ-REITOR DE DESENVOLVIMENTO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO ELABORAÇÃO DO PPC INTRODUÇÃO O Projeto Pedagógico de Curso (PPC) deve orientar a ação educativa, filosófica e epistemológica do mesmo, explicitando fundamentos políticos,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG COLEGIADO DA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 066, DE 10 DE AGOSTO DE 2017

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG COLEGIADO DA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 066, DE 10 DE AGOSTO DE 2017 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG Pró-Reitoria de Graduação Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700 - Alfenas/MG - CEP 37130-001 Fone: (35) 3701-9152 grad@unifal-mg.edu.br UNIVERSIDADE

Leia mais

A Câmara Superior de Ensino do Conselho Universitário da Universidade Federal de Campina Grande, no uso de suas atribuições,

A Câmara Superior de Ensino do Conselho Universitário da Universidade Federal de Campina Grande, no uso de suas atribuições, SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO RESOLUÇÃO Nº 07/2012 Aprova a estrutura curricular contida no Projeto Pedagógico do Curso

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA A AVALIAÇÃO IN LOCO

ORIENTAÇÕES PARA A AVALIAÇÃO IN LOCO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO ORIENTAÇÕES PARA A AVALIAÇÃO IN LOCO Este documento visa orientar os gestores (Direção de Instituto, Coordenação de Campus, Direção de Faculdade/Coordenação

Leia mais

O Reitor da Universidade Estadual do Norte do Paraná UENP -, no uso de suas atribuições legais e exercício regular de seu cargo,

O Reitor da Universidade Estadual do Norte do Paraná UENP -, no uso de suas atribuições legais e exercício regular de seu cargo, RESOLUÇÃO Nº 005/2011 CEPE/UENP Súmula: Aprova o Modelo de apresentação de Projeto Pedagógico de Curso. CONSIDERANDO proposta encaminhada pela Pró- Reitoria de Graduação; CONSIDERANDO a aprovação pelo

Leia mais

Ministério da Educação GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 1.383, DE 31 DE OUTUBRO DE 2017

Ministério da Educação GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 1.383, DE 31 DE OUTUBRO DE 2017 Ministério da Educação GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 1.383, DE 31 DE OUTUBRO DE 2017 Aprova, em extrato, os indicadores do Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação para os atos de autorização,

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - CCHS CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - CCHS CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - CCHS CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES Capítulo I - Do Conceito e das Finalidades Art. 1º. O presente

Leia mais

CHECK-LIST - ELABORAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO

CHECK-LIST - ELABORAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO CHECK-LIST - ELABORAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO Com a finalidade de otimizar o processo de elaboração e avaliação dos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC), sugere-se que os itens a seguir sejam

Leia mais

REGULAMENTO ATIVIDADES COMPLEMENTARES FACULDADE CNEC RIO DAS OSTRAS. Página 1 de 9. Faculdade CNEC Rio das Ostras

REGULAMENTO ATIVIDADES COMPLEMENTARES FACULDADE CNEC RIO DAS OSTRAS. Página 1 de 9. Faculdade CNEC Rio das Ostras REGULAMENTO ATIVIDADES COMPLEMENTARES FACULDADE CNEC RIO DAS OSTRAS 2018 Página 1 de 9 1. Apresentação Este documento apresenta as diretrizes para a realização das Atividades Complementares nos cursos

Leia mais

RESOLUÇÃO N 010/2016/CEG/CONSEPE

RESOLUÇÃO N 010/2016/CEG/CONSEPE RESOLUÇÃO N 010/2016/CEG/CONSEPE Regulamenta as normas para inclusão de disciplinas semipresenciais em cursos de graduação presencial da UFAM. O PRÓ-REITOR DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO: SUGESTÃO DE SUMÁRIO. Coordenadoria de Projetos e Acompanhamento Curricular

PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO: SUGESTÃO DE SUMÁRIO. Coordenadoria de Projetos e Acompanhamento Curricular PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO: SUGESTÃO DE SUMÁRIO Coordenadoria de Projetos e Acompanhamento Curricular Elementos a destacar Princípios Normativos Princípios Norteadores Articulação com PPI e PDI Perfil

Leia mais

D I R E I T O SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR SINAES AUTORIZAÇÃO

D I R E I T O SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR SINAES AUTORIZAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Superior Sesu Departamento de Supervisão da Educação Superior - Desup Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Inep Diretoria

Leia mais

DAS COMPETÊNCIAS DA ESTRUTURA DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO

DAS COMPETÊNCIAS DA ESTRUTURA DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO Resolução n 009/2012-CEPE Dispõe sobre as normas para elaboração e reformulação dos projetos políticos pedagógicos nos cursos de graduação da UFRR. O VICE-REITOR DA, NO EXERCÍCIO DA PRESIDÊNCIA DO, no

Leia mais

CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFMG: O QUE NOS DIZEM OS AVALIADORES EXTERNOS (VISITAS IN LOCO)?

CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFMG: O QUE NOS DIZEM OS AVALIADORES EXTERNOS (VISITAS IN LOCO)? CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFMG: O QUE NOS DIZEM OS AVALIADORES EXTERNOS (VISITAS IN LOCO)? Cristina Gonçalves Alvim Marisa M. Ribeiro Duarte Luiz Antônio de Faria Fonseca Júnior Micheline Sanches de Souza

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS PORTARIA PROGRAD Nº 35, de 28 de agosto de 2017 Aprova as orientações para os Projetos Pedagógicos de Curso (PPC),

Leia mais

Ministério da Educação CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA EXECUTIVA CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 4, DE 4 DE OUTUBRO DE 2017

Ministério da Educação CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA EXECUTIVA CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 4, DE 4 DE OUTUBRO DE 2017 Ministério da Educação CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA EXECUTIVA CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 4, DE 4 DE OUTUBRO DE 2017 Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA EXECUTIVA CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO CNE/CES N 4, DE 4 DE OUTUBRO DE 2017 Diário Oficial da União nº 192, de 05 de outubro de

Leia mais

A Câmara Superior de Ensino do Conselho Universitário da Universidade Federal de Campina Grande, no uso de suas atribuições,

A Câmara Superior de Ensino do Conselho Universitário da Universidade Federal de Campina Grande, no uso de suas atribuições, SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO RESOLUÇÃO Nº 04/2016 Altera a estrutura curricular do Curso de Ciências Contábeis, modalidade

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 004/2010/REITORIA, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2010

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 004/2010/REITORIA, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2010 INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 004/2010/, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2010 Institui normas para o trâmite processual de elaboração de Projetos Pedagógicos de Cursos e autorização de novos cursos. O REITOR DO INSTITUTO

Leia mais

LEGISLAÇÃO/NORMAS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO IN LOCO

LEGISLAÇÃO/NORMAS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO IN LOCO LEGISLAÇÃO/NORMAS Art. 214 da Constituição de 1988 trata do Sistema Nacional de Educação e da melhoria continuada da qualidade de ensino. LEI nº 9.394/96 Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional

Leia mais

A Câmara Superior de Ensino da Universidade Federal de Campina Grande, no uso de suas atribuições e;

A Câmara Superior de Ensino da Universidade Federal de Campina Grande, no uso de suas atribuições e; RESOLUÇÃO Nº 02/ 2017 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO Altera a estrutura curricular do Curso de, da Unidade Acadêmica de

Leia mais

Programa de Formação de Coordenadores de Curso

Programa de Formação de Coordenadores de Curso Programa de Formação de Coordenadores de Curso Coordenação de Avaliação Pró-reitoria de Planejamento, Desenvolvimento e Avaliação Universidade Federal do Pampa Instituído pela Lei 10.861 de 14 de Abril

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 028 CONSUPER/2012

RESOLUÇÃO Nº 028 CONSUPER/2012 RESOLUÇÃO Nº 028 CONSUPER/2012 Dispõe sobre a criação, trâmite e critérios de análise e aprovação dos Projetos de Criação de Cursos (PCC) e Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC), nos níveis e médio e superior,

Leia mais

Campanha Nacional de Escolas da Comunidade CNEC. Regulamento de Atividades Complementares

Campanha Nacional de Escolas da Comunidade CNEC. Regulamento de Atividades Complementares Campanha Nacional de Escolas da Comunidade CNEC Regulamento de Atividades Complementares Aplicável aos cursos e alunos matriculados nas estruturas curriculares implementadas a partir do 1º semestre de

Leia mais

Universidade Federal do Piauí. Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento Diretoria de Informação e Avaliação Institucional

Universidade Federal do Piauí. Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento Diretoria de Informação e Avaliação Institucional Universidade Federal do Piauí Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento Diretoria de Informação e Avaliação Institucional ABRIL/2011 FUNDAMENTOS LEGAIS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR Constituição Federal (art. 205-214)

Leia mais

PROJETO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

PROJETO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PROJETO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL São Paulo, 2017 SUMÁRIO 1 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO... 2 1.1 Introdução... 2 2 IMPLEMENTAÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO NA FACULDADE RUDOLF STEINER... 3 3 PROCESSO DE AVALIAÇÃO

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO CÂMARA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO CÂMARA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO CÂMARA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO Código eletrônico: 157 Interessado: Campus de Cametá Assunto: Aprovação

Leia mais

CONSELHO DE GRADUAÇÃO. Resolução CoG nº. 181, de 18 de setembro de 2018

CONSELHO DE GRADUAÇÃO. Resolução CoG nº. 181, de 18 de setembro de 2018 CONSELHO DE GRADUAÇÃO Resolução CoG nº. 181, de 18 de setembro de 2018 Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares para os Cursos de Licenciaturas da UFSCar. O Conselho de Graduação da Universidade Federal

Leia mais

Ações Positivas para Avaliações do Ensino Superior Contábil

Ações Positivas para Avaliações do Ensino Superior Contábil Ações Positivas para Avaliações do Ensino Superior Contábil Prof. Dr. Cláudia M. Cruz Rodrigues Vice-Secretária de Avaliação Institucional Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS E-mail: claudia.rodrigues@producao.ufrgs.br

Leia mais

O Diretor Geral do Instituto Federal Catarinense Câmpus Rio do Sul, no uso das suas atribuições,

O Diretor Geral do Instituto Federal Catarinense Câmpus Rio do Sul, no uso das suas atribuições, INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE CAMPUS RIO DO SUL Nº 01/2012 Dispõe sobre as normas para elaboração, trâmite, análise e aprovação dos Planos de Ensino dos Cursos de Educação Profissional Técnica de Nível

Leia mais

A Câmara Superior de Ensino da Universidade Federal de Campina Grande, no uso de suas atribuições e,

A Câmara Superior de Ensino da Universidade Federal de Campina Grande, no uso de suas atribuições e, SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO RESOLUÇÃO Nº 08/2016 Aprova a estrutura curricular do Curso de Letras Libras, modalidade

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS CONSELHO UNIVERSITÁRIO (*) RESOLUÇÃO Nº 103/2013-CONSUNIV Aprova a reformulação do Projeto Pedagógico do Curso de

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS CONSELHO UNIVERSITÁRIO (*) RESOLUÇÃO Nº 103/2013-CONSUNIV Aprova a reformulação do Projeto Pedagógico do Curso de UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS CONSELHO UNIVERSITÁRIO (*) RESOLUÇÃO Nº 103/2013-CONSUNIV Aprova a reformulação do Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em, oferecido na Escola Normal Superior

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UTFPR

DIRETRIZES CURRICULARES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UTFPR Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional DIRETRIZES CURRICULARES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UTFPR Alterações dadas pela Resolução

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL Artigo 16 do Decreto nº de 09 de maio de 2006

INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL Artigo 16 do Decreto nº de 09 de maio de 2006 INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL Artigo 16 do Decreto nº 5.773 de 09 de maio de 2006 I Introdução A edição do Decreto n. 5.773, de 9 de maio de 2006, que dispõe sobre

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE CNEC GRAVATAÍ FCG

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE CNEC GRAVATAÍ FCG REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE CNEC GRAVATAÍ FCG CAPÍTULO I OBJETO DE REGULAMENTAÇÃO Art. 1º. O presente conjunto de normas tem por finalidade formalizar

Leia mais

Dispõe sobre o Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de Cursos Superiores de Instituições Públicas do Sistema Estadual de Ensino.

Dispõe sobre o Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de Cursos Superiores de Instituições Públicas do Sistema Estadual de Ensino. Conselho Estadual de Educação - CEE RESOLUÇÃO CEE nº 51, DE 19 DE ABRIL DE 2010 Dispõe sobre o Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de Cursos Superiores de Instituições Públicas do Sistema Estadual

Leia mais

Flexibilização curricular e formação de professores

Flexibilização curricular e formação de professores 21/11/2012 I Fórum de Graduação da Universidade Estadual de Goiás (UEG) Goiânia, 30 de outubro de 2012 Prof. Júlio Emílio Diniz-Pereira (UFMG) juliodiniz@ufmg.br 1 Introdução 3 partes: 1. Breve histórico

Leia mais

Plano de Desenvolvimento Institucional PDI Diretrizes para Elaboração

Plano de Desenvolvimento Institucional PDI Diretrizes para Elaboração MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA Sistema de Acompanhamento de Processos das Instituições de Ensino Superior SAPIEnS/MEC Plano de

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 001/2018 CONSEPE

RESOLUÇÃO Nº 001/2018 CONSEPE RESOLUÇÃO Nº 001/2018 CONSEPE Aprova normas para elaboração de projeto pedagógico de criação de curso de graduação da UDESC. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CONSEPE da Fundação

Leia mais

Segundo Relatório Parcial de cumprimento do Protocolo de Compromisso INEP/MEC - Engenharia de Alimentos do Campus UNIR de Ariquemes

Segundo Relatório Parcial de cumprimento do Protocolo de Compromisso INEP/MEC - Engenharia de Alimentos do Campus UNIR de Ariquemes Resultado: Termo de cumprimento das metas estabelecidas no protocolo de compromisso enviado pela IES Data: 09/10/2015 17:14:12 Análise: Segundo Relatório Parcial de cumprimento do Protocolo de Compromisso

Leia mais

Resolução nº 09, de 05 de fevereiro de 2009

Resolução nº 09, de 05 de fevereiro de 2009 Resolução nº 09, de 05 de fevereiro de 2009 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE CONSELHO UNIVERSITÁRIO Resolução nº 09, de 05 de fevereiro de 2009 A Presidente do Conselho Universitário da Universidade Federal

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO CONSELHO SUPERIOR

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO CONSELHO SUPERIOR SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 86/2011 Aprova os procedimentos e normas para a instrução

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PARECER REVISÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO DO BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PARECER REVISÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO DO BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO 1 FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PARECER REVISÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO DO BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) encaminha o presente

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO COLEGIADO DO CURSO DE PEDAGOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO COLEGIADO DO CURSO DE PEDAGOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO COLEGIADO DO CURSO DE PEDAGOGIA RESOLUÇÃO Nº 04/2011 Aprova o Sistema de Avaliação do Projeto Pedagógico

Leia mais

A Câmara Superior de Ensino do Conselho Universitário da Universidade Federal de Campina Grande, no uso de suas atribuições;

A Câmara Superior de Ensino do Conselho Universitário da Universidade Federal de Campina Grande, no uso de suas atribuições; SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO RESOLUÇÃO Nº 05/2015 Aprova a estrutura curricular contida no Projeto Pedagógico do Curso

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE FISIOTERAPIA DA CNEC/IESA MATRIZ 2016 CAPÍTULO I OBJETO DE REGULAMENTAÇÃO

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE FISIOTERAPIA DA CNEC/IESA MATRIZ 2016 CAPÍTULO I OBJETO DE REGULAMENTAÇÃO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE FISIOTERAPIA DA CNEC/IESA MATRIZ 2016 CAPÍTULO I OBJETO DE REGULAMENTAÇÃO Art. 1º O presente conjunto de normas tem por finalidade formalizar a oferta,

Leia mais

Objetivo: propor recomendações para o trabalho efetivo dos NDE

Objetivo: propor recomendações para o trabalho efetivo dos NDE PROIAC Estudo sobre Núcleo Docente Estruturante (NDE) Objetivo: propor recomendações para o trabalho efetivo dos NDE Claudia Marcia Borges Barreto claudiamarcia@id.uff.br O que é NDE? Comissão de acompanhamento

Leia mais

Enge enharia Agronômica. Enge enharia de Petróleo. Medi icina

Enge enharia Agronômica. Enge enharia de Petróleo. Medi icina Cienc cias Biologicas Geog grafia Histó ória Letra as Português Quím mica 1 1.1 Contexto educacional 4 5 3 4 1 2 5 3 3 4 4 5 2 2 4 4 4 3 1.2 Políticas institucionais no âmbito do curso DIMENSÃO 1 ORGANIZAÇÃO

Leia mais

EaD em Cursos Presenciais

EaD em Cursos Presenciais EaD em Cursos Presenciais Júlia Marques Carvalho da Silva Maria Isabel Accorsi Coordenadoria de Educação a Distância Pró-Reitoria de Ensino Passos para implementar os 20% de EaD em cursos presenciais Passo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Elaboração do PPC INTRODUÇÃO O Projeto Pedagógico de Curso (PPC) deve orientar a ação educativa, filosófica e epistemológica do mesmo, explicitando fundamentos políticos,

Leia mais

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta PROJETO

Leia mais

Ministério da Educação

Ministério da Educação Page 1 of 5 Ministério da Educação Nº 1087 - Terça feira, 6 de janeiro de 2009 Gabinete do Ministro - Portaria nº 1, de 5 de janeiro de 2009 Aprova, em extrato, o instrumento de avaliação para reconhecimento

Leia mais

REGULAMENTO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA CNEC/IESA MATRIZ 2016 CAPÍTULO I OBJETO DE REGULAMENTAÇÃO

REGULAMENTO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA CNEC/IESA MATRIZ 2016 CAPÍTULO I OBJETO DE REGULAMENTAÇÃO REGULAMENTO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA CNEC/IESA MATRIZ 2016 CAPÍTULO I OBJETO DE REGULAMENTAÇÃO Art. 1º O presente conjunto de normas tem por finalidade formalizar

Leia mais

RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº XXX/CUn/2019, DE DE DE 2019

RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº XXX/CUn/2019, DE DE DE 2019 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO CAMPUS UNIVERSITÁRIO REITOR JOÃO DAVID FERREIRA LIMA - TRINDADE

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL - PRPDI Orientação Geral O Plano de Desenvolvimento Institucional -PDI, elaborado para um período de 5

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DA CNEC/IESA MATRIZ 2016 CAPÍTULO I

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DA CNEC/IESA MATRIZ 2016 CAPÍTULO I REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DA CNEC/IESA MATRIZ 2016 CAPÍTULO I OBJETO DE REGULAMENTAÇÃO Art. 1º O presente conjunto

Leia mais

A Câmara Superior de Ensino da Universidade Federal de Campina Grande, no uso de suas atribuições,

A Câmara Superior de Ensino da Universidade Federal de Campina Grande, no uso de suas atribuições, RESOLUÇÃO Nº 04/2017 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO Aprova a estrutura curricular do Curso de Física, modalidade Licenciatura,

Leia mais

Compreendendo o Processo de Avaliação de Cursos OUTUBRO 2013 MUSEOLOGIA

Compreendendo o Processo de Avaliação de Cursos OUTUBRO 2013 MUSEOLOGIA Compreendendo o Processo de Avaliação de Cursos OUTUBRO 2013 MUSEOLOGIA Legislação Constituição Federal 88 LDB Lei 9.394 / 96 PNE 2001e PNE 2011 Lei do SINAES 10.861 DE 2004 Decreto 5.773 de 2006 Portaria

Leia mais

Projeto Pedagógico de Curso CUIABÁ- MT

Projeto Pedagógico de Curso CUIABÁ- MT Projeto Pedagógico de Curso CUIABÁ- MT Ponto de partida: Qual o modelo de sociedade que queremos construir? Qual pessoa queremos formar? Qual o perfil profissional do nosso egresso? O PPC - orienta e organiza

Leia mais

SIC 15/09. Belo Horizonte, 29 de maio de 2009.

SIC 15/09. Belo Horizonte, 29 de maio de 2009. SIC 15/09 Belo Horizonte, 29 de maio de 2009. 1. EXAME NACIONAL DE ADMISSÃO DE DOCENTES. PARÂME- TROS NACIONAIS PARA A REALIZAÇÃO DE CONCURSOS PA- RA CONTRATAÇÃO DE DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO BÁSI- CA NO

Leia mais

PROFA. MARIA JOSÉ DE SENA

PROFA. MARIA JOSÉ DE SENA RESOLUÇÃO Nº 220/2016. EMENTA: Revoga a Resolução Nº 313/2003 deste Conselho, que regulamentava as diretrizes para elaborar e reformular os Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação da UFRPE e dá outras

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE BIOMEDICINA DA CNEC/IESA MATRIZ 2016 CAPÍTULO I OBJETO DE REGULAMENTAÇÃO

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE BIOMEDICINA DA CNEC/IESA MATRIZ 2016 CAPÍTULO I OBJETO DE REGULAMENTAÇÃO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE BIOMEDICINA DA CNEC/IESA MATRIZ 2016 CAPÍTULO I OBJETO DE REGULAMENTAÇÃO Art. 1º O presente conjunto de normas tem por finalidade formalizar a oferta,

Leia mais

REGULAMENTO ATIVIDADES ACADÊMICAS, CIENTÍFICAS E CULTURAIS DO CURSO BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

REGULAMENTO ATIVIDADES ACADÊMICAS, CIENTÍFICAS E CULTURAIS DO CURSO BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS REGULAMENTO ATIVIDADES ACADÊMICAS, CIENTÍFICAS E CULTURAIS DO CURSO BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS REDENÇÃO PA 2017 1 APRESENTAÇÃO A FESAR - Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida apresenta

Leia mais

COERÊNCIA DO CURRÍCULO COM O PERFIL DESEJADO DO EGRESSO

COERÊNCIA DO CURRÍCULO COM O PERFIL DESEJADO DO EGRESSO ORGANIZAÇÃO DO CURSO COERÊNCIA DO CURRÍCULO COM O PERFIL DESEJADO DO EGRESSO O currículo do curso pretende manter coerência com o perfil profissional, pois além de conjugar as atividades teóricas e práticas,

Leia mais

Manual de referência para Visitas In loco

Manual de referência para Visitas In loco Manual de referência para Visitas In loco Com vistas a orientar as coordenações de curso e demais gestores da UFAL no processo de visita in loco, a procuradoria divulga um manual de referência para visita

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO REGULAMENTO ATIVIDADES COMPLEMENTARES

ADMINISTRAÇÃO REGULAMENTO ATIVIDADES COMPLEMENTARES ADMINISTRAÇÃO REGULAMENTO ATIVIDADES COMPLEMENTARES BARRETOS 2018 CAPÍTULO I Das Considerações Preliminares Art 1º. O presente Regulamento disciplina o funcionamento das Atividades Complementares dos Cursos

Leia mais

Plano de Desenvolvimento Institucional PDI -

Plano de Desenvolvimento Institucional PDI - Plano de Desenvolvimento Institucional PDI - Diretrizes para Elaboração Eixos Temáticos Essenciais do PDI Perfil Institucional Avaliação e Acompanhamento do Desenvolvimento Institucional Gestão Institucional

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE ODONTOLOGIA DA CNEC/IESA MATRIZ 2016

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE ODONTOLOGIA DA CNEC/IESA MATRIZ 2016 REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE ODONTOLOGIA DA CNEC/IESA MATRIZ 2016 CAPÍTULO I OBJETO DE REGULAMENTAÇÃO Art. 1º O presente conjunto de normas tem por finalidade formalizar a oferta,

Leia mais

PLANO DE AÇÃO DO COORDENADOR DO CURSO

PLANO DE AÇÃO DO COORDENADOR DO CURSO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ PLANO DE AÇÃO DO COORDENADOR DO CURSO DADOS GERAIS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: CST em Processos Químicos

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 007, de 14 de julho de PRÓ-REITORIA DE ENSINO - PROEN

INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 007, de 14 de julho de PRÓ-REITORIA DE ENSINO - PROEN INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 007, de 14 de julho de 2017. PRÓ-REITORIA DE ENSINO - PROEN Institui normas para elaboração de processos de avaliação de cursos de graduação para fins de reconhecimento e de renovação

Leia mais