Estado Punitivo, Estado de Exceção e Redução da Maioridade Penal.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Estado Punitivo, Estado de Exceção e Redução da Maioridade Penal."

Transcrição

1 Estado Punitivo, Estado de Exceção e Redução da Maioridade Penal. Diante do incessante avanço do que foi definido como uma guerra civil mundial, o estado de exceção tende cada vez mais a se apresentar como paradigma de governo dominante na política contemporânea. Esse deslocamento de uma medida provisória e excepcional para uma técnica de governo ameaça transformar radicalmente- e de fato já transformou de modo muito perceptível a estrutura e o sentido da distinção tradicional entre os diversos tipos de constituição. O estado de exceção apresenta-se, nessa perspectiva como um patamar de indeterminação entre democracia e absolutismo. (Agamben, 2003) A discussão sobre a redução da maioridade penal pode se realizar por várias perspectivas diferentes. Ela permite explicitar análises por campos de saber diversos: jurídicos, históricos, filosóficos, sociológicos, da psicologia, da psicanálise e etc... E em cada campo deste é possível ainda, desenvolver o estudo por horizontes e argumentos diversos. Por exemplo, pode se tentar argumentar a partir do direito comparado, se é necessário ou não manter uma justiça e uma medida penal especializada aos adolescentes entre 16 e 18 anos. Pode-se, também, discutir os efeitos simbólicos do direito penal para os adolescentes e adultos e suas repercussões concretas no campo social. Pode-se tratar, ainda, do ECA e de como foi ou não aplicado desde sua promulgação. Este texto se limitará a uma breve análise da segunda perspectiva, buscando fazê-la de maneira transdiciplinar. Práticas e discursos sempre estão inseridos em um contexto histórico e cultural. O que é senso comum ou paradigma de certo campo da ciência varia no tempo e no espaço. Nós nos esquecemos disso e naturalizamos nossas posições e práticas como se elas se encaixassem perfeitamente em qualquer contexto. O Estado Democrático de Direito, por exemplo, é uma construção histórica. Os seus mecanismos de controle também o são. Partindo destas premissas podemos afirmar que o Estado resolveu adotar a prisão como mecanismo majoritário e praticamente exclusivo de correção e prevenção às práticas delituosas no início da era moderna. A prisão como pena é um dispositivo histórico inventado pelo mundo ocidental. Em períodos históricos anteriores, em geral, funcionava como instituição de sequestro sem maiores pretensões de prevenção ao crime.

2 Após mais de 200 anos dessa experiência concreta se pode questionar: A prisão funciona e atinge suas finalidades declaradas prevenção geral e prevenção específica? Se a resposta for negativa caberiam outras indagações: 1 - em algum momento histórico ela funcionou? 2 Se não funciona para suas funções declaradas funcionaria para atingir outros objetivos diferentes dos discursivos? O debate atual sobre redução da idade penal precisa estar dentro deste contexto. A prisão como pena de correção e prevenção ao crime surge no século XVIII e está articulada a um conjunto de mudanças ocorridas no plano político, econômico, social e discursivo. Segundo Foucault (2006), diante do esgotamento do modelo punitivo anterior há toda uma reforma do direito criminal em busca de uma nova economia do poder de punir. Os suplícios não cabem mais numa sociedade disciplinar que busca aumentar efeitos diminuindo o custo econômico em todos os seus segmentos. Diminuir o custo econômico para os reformistas da época significava não gastar em ações cujos efeitos que se pretende não serão sequer minimamente atingidos. Poderíamos afirmar de maneira bastante resumida, que nos principais debates para a reforma do sistema penal no mundo ocidental durante o esgotamento do modelo anterior (suplícios), a prisão quase nunca é colocada como apta a materializar essa nova economia do poder de punir. A maioria dos reformadores via essa possibilidade como reprodutora de mais violência. Ineficaz, portanto, na prevenção e correção à delinquência e na produção de corpos úteis e dóceis à dinâmica industrial que se expandia com agressividade 1. No entanto, 50 anos depois da Reforma e da sua reprovação pelos reformistas, este instrumento punitivo se torna quase uma unanimidade na prática penal da sociedade moderna ocidental. É necessário se perguntar qual o sentido de tal reprodução. Colocamo-nos ao lado das análises segundo as quais um dispositivo só se conserva e se reproduz se tiver alguma função no campo onde se insere. Isso significa que para as referências teóricas com as quais trabalhamos, nos 200 anos de fracasso na prevenção ao crime (geral e específica) a prisão teve e tem outras funções. Do contrário, não se conservaria. 1 Os reformadores não estavam preocupados com a crueldade dos suplícios ou das prisões, mas, sim com seus efeitos e a sua capacidade de controlar os crimes, em especial os crimes contra o patrimônio.

3 Os últimos dados integrados do Ministério da Justiça 2 demostram que em 2012 a população carcerária no Brasil era de pessoas. Em 2010, a partir dos mesmos dados do Ministério da Justiça se constata que as prisões brasileiras abrigavam pessoas. Ou seja, em 2 anos os presídios agregaram a sua população mais de pessoas. O aumento vem se dando exponencialmente. Desta população, cerca de 74% tiveram suas condenações relacionadas a crimes contra o patrimônio e/ou os crimes vulgarmente chamados de tráfico de drogas. Noventa e cinco por cento dos apenados são pobres ou muito pobres. Sessenta e cinco por cento são negros ou pardos. Esse mesmo perfil de cliente do sistema penal é também a representação daqueles que são as maiores vítimas de homicídio no Brasil. Não há relação entre aumento de presos e diminuição dos crimes que estes apenados cometeram. O índice de reincidência no Brasil é da ordem de 70% e os fatores que aumentam ou diminuem o número de crimes não estão ligados ao aumento da população prisional. Se assim o fosse o Brasil seria um país de poucos crimes, pois, possui a terceira maior população carcerária do planeta. Ao agregarmos esses dados a determinadas linhas teóricas podemos construir algumas hipóteses: a) O sistema penal não atua contendo as estruturas de produção da violência. Pelo contrário. Ele atua como estímulo a essas estruturas. No sistema penal brasileiro esse estímulo é ainda maior diante das condições degradantes dos presídios. b) O sistema penal moderno materializa um desejo punitivo difuso pela sociedade e pelas estruturas de poder. Não está relacionado à chamada proteção do bem jurídico penalmente relevante. c) A maior clientela dos estabelecimentos prisionais são pessoas de menor poder aquisitivo. Não porque sejam elas as que mais praticam crimes, mas sim porque é na direção delas que a máquina punitiva se dirige. 2 Por uma questão de metodologia e de necessidade de síntese, o objeto deste pequeno texto se limitará a levantar alguns dados dos presídios exclusivamente do Brasil. Muito embora as estatísticas de todo mundo ocidental demonstrem que a maior clientela do sistema penal são pessoas de menor poder aquisitivo e de baixa qualificação para o mercado de trabalho, faz-se necessário delimitar o objeto de análise para que esta tenha alguma consistência.

4 O problema aumenta na medida em que embora o direito penal não resolva a questão da criminalidade, cada vez mais tem sido colocado como solução para a sanha punitiva que assola a sociedade e, inclusive, muitos movimentos de esquerda. O desejo punitivo se amplifica, os presídios aumentam sua população e os índices de crimes preferidos ou não pelo sistema prisional não diminuem. O ciclo tende a radicalização. Dentro da atual estrutura econômica e desse modelo de produção de subjetividades 3 há paradoxos que são estruturais. Um deles é essa aparente contradição de um direito penal que ocupa cada vez mais espaços na solução de problemas e que se justapõe, não a diminuição do número de crimes, mas ao aumento da polarização e do ódio entre classes e à multiplicação da violência. Essa justaposição revela uma aparente contradição, mas, trata-se, na verdade, de um paradoxo estrutural e discursivo, pois, no âmbito da realidade ( práticas não discursivas ) 4, o direito penal não serve majoritariamente a função de ressocializar ou prevenir novos crimes, mas sim de criminalizar e controlar aqueles que se encontram à margem da estrutura econômica e dos modelos hegemônicos de produção de subjetividades. Quando a sociedade e os legisladores tomam o efeito 5 pela causa e atacam aquele e não essa, tendem a radicalização. Na medida em que o problema não se resolve, ou melhor, só aumenta, a punição tende ao infinito, aproximando o direito penal do estado de exceção 6, da morte 3 Conceito trabalhado por Deleuze e Guattari para quem a subjetividade humana (suas inclinações, vontades, sonhos, visões de mundo) é produzida num processo micro e macro políticos onde dispositivos marcam o indivíduo de maneira, ora violenta e clara, ora de modo sútil e despercebido. A ideia de dispositivos modernos em Foucault, por exemplo, está ligada ao conceito de produção de subjetividades de Deleuze e Guattari. Ambos, por sua vez, bebem na fonte da Vontade de Potência nietzschiana. 4 Deleuze em seu livro Foucault diferencia o modo como os discursos dominantes em especial o discurso médico-jurídico - definem as funções de alguns dispositivos no mundo material ( Práticas discursivas ) e aquilo que, segundo a visão do autor, esses dispositivos efetivamente produzem na realidade ( Práticas Não discursivas ). 5 Partimos do pressuposto de que a violência que a sociedade pretende coibir através do direito penal é um efeito e não uma causa. É um produto de fenômenos complexos, cada qual com sua complexidade que merece análises e tentativa de construção de saídas específicas. 6 Conceito de Estado de exceção criado por Giogio Agamben, segundo o qual um status de vida indigna de ser vivida se difundiu e se estruturou pelo campo social na modernidade ou pós-modernidade. Essa categoria cria um espaço de indistinção que legitima a exceção, ou seja, a suspenção do ordenamento jurídico sob a justificativa de caça a essa vida indigna de ser vivida e manutenção da ordem. Diante de determinadas condições de tempo e espaço tendem a se ampliar mais ou menos. Segundo Agamben, este paradoxo está na essência do Estado de Direito Moderno.

5 e da barbárie. O sistema penal e as condutas de extermínio vão se amplificando em metástases e se aproximando de qualquer cidadão. Segundo a Anistia Internacional no ano de 2012, pessoas foram vítimas de homicídio, dos quais 77% eram negros e negras. Deste total, eram jovens entre 15 e 29 anos. Menos de 8% destes casos chegam sequer a ser julgados. Entre 2004 e 2007, pessoas foram mortas nos 12 maiores conflitos mundiais. (Ai incluídas a Guerra do Iraque, Afeganistão e os conflitos na Palestina). No Brasil foram mais de homicídios no mesmo período. Então, chegamos ao ponto: E a redução da idade penal? Onde se insere neste contexto? A redução nada mais é do que um reverbe dessa tendência que busca entregar ao direito penal a solução de problemas que ele não é capaz de resolver. Ela está dentro desta lógica onde uma aparente contradição é na realidade um paradoxo da dinâmica econômica e social em que estamos inseridos. Trata-se de uma vertente desta tendência de ampliação do Estado Penal com alguns requintes de gravidade. Somente cerca de 0,9% dos crimes são cometidos por menores de 18 anos. Se considerarmos a prática de homicídios, o índice cai para 0,5%. No entanto, cerca de 88% das crianças e adolescentes são vitimas de crimes. Se as casas de correção já são violentas e por sua vez amplificam a violência praticada pelo adolescente e pela criança, o que farão a sociedade e os legisladores se entregarem ao direito penal a tutela dos hoje atos infracionais praticados por adolescentes? Trata-se de visualizar um processo mais amplo onde o Estado Punitivo está atuando a partir de um pressuposto e de um paradoxo que pede ao direito penal respostas a um número cada vez maior de práticas. A resposta real, entretanto, não é a que está nos manuais de direito criminal. A resposta, na prática, multiplica o número de vidas alocadas à categoria de indignidade. Nessa condição, a guerra de todos contra todos aumenta o número de algozes e de vítimas. E na medida em que se toma o efeito pela causa essa multiplicação tende ao infinito. Cada vez mais vidas indignas de serem vividas, cada vez mais práticas de extermínio. A resposta real à ampliação deste paradoxo são mais homicídios, mais torturas, mais ódio e maior polarização da violência. Reduzir não é a solução.

Redução da maioridade penal: justiça ou vingança? Camila Valle[1]

Redução da maioridade penal: justiça ou vingança? Camila Valle[1] Camila Valle[1] O objetivo da redução da maioridade penal é fazer com que o Direito Penal (e a justiça correspondente) seja aplicado aos que hoje são tutelados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente

Leia mais

REDAÇÃO Diminuição da maioridade penal em questão no Brasil

REDAÇÃO Diminuição da maioridade penal em questão no Brasil REDAÇÃO Diminuição da maioridade penal em questão no Brasil INSTRUÇÃO A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto

Leia mais

QUANDO DISCUTIR MAIORIDADE PENAL

QUANDO DISCUTIR MAIORIDADE PENAL QUANDO DISCUTIR MAIORIDADE PENAL Mural Produzido em: 06/2007 Coordenação: Aparecida de Souza Darc Acadêmicos: Alexandre Roberto Valcarenghi Carlos Maurício Trindade Caroline Stefany Depiere Gervasio Cezar

Leia mais

Biografia. 1) Família-> tradicional de médicos. 2) Interesse-> filosofia e história. Apoiado pela mãe.

Biografia. 1) Família-> tradicional de médicos. 2) Interesse-> filosofia e história. Apoiado pela mãe. Prof. Nogueira Biografia 1) Família-> tradicional de médicos. 2) Interesse-> filosofia e história. Apoiado pela mãe. 3) Personalidade-> introspectivo; homossexual; agressivo; irônico. 4) Suicídio-> foi

Leia mais

SUMÁRIO 1. O CRIME DE TERRORISMO: UM OLHAR SOBRE A PUNIBILIDADE DOS ATOS PREPARATÓRIOS... 19

SUMÁRIO 1. O CRIME DE TERRORISMO: UM OLHAR SOBRE A PUNIBILIDADE DOS ATOS PREPARATÓRIOS... 19 SUMÁRIO 1. O CRIME DE TERRORISMO: UM OLHAR SOBRE A PUNIBILIDADE DOS ATOS PREPARATÓRIOS... 19 1. CONSIDERAÇÕES INTRODUTÓRIAS... 19 2. FUNDAMENTOS PUNITIVOS DOS DELITOS DE TERRORISMO: O BEM JURÍDICO TUTELADO...

Leia mais

CRISE NO SISTEMA CARCERÁRIO

CRISE NO SISTEMA CARCERÁRIO CRISE NO SISTEMA CARCERÁRIO 1 PROPOSTA DE REDAÇÃO A partir da leitura dos textos do MÓDULO TEMÁTICO e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativoargumentativo

Leia mais

Roberto Motta Segurança Pública. Esboço de projeto de lei (reforma da legislação penal) versão 2

Roberto Motta Segurança Pública. Esboço de projeto de lei (reforma da legislação penal) versão 2 Roberto Motta 2030 - Segurança Pública Esboço de projeto de lei (reforma da legislação penal) versão 2 Justificação Este projeto de lei tem por objetivo principal extinguir o regime semiaberto de execução

Leia mais

Prof. (a) Naiama Cabral

Prof. (a) Naiama Cabral Prof. (a) Naiama Cabral DIREITOS HUMANOS @naiamacabral @monster.concursos Olá pessoal me chamo Naiama Cabral, Sou advogada e professora no Monster Concursos, e há algum tempo tenho ajudado diversos alunos

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática. Professor: Rodrigo J. Capobianco

PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática. Professor: Rodrigo J. Capobianco PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática Professor: Rodrigo J. Capobianco LEGISLAÇÃO ESPECIAL LEI DOS CRIMES HEDIONDOS Lei 8072/90 Trata dos crimes hediondos e dos assemelhados (equiparados)

Leia mais

DIREITOS HUMANOS. Política Nacional de Direitos Humanos. Segurança Pública, Acesso à Justiça e Combate à Violência. Profª.

DIREITOS HUMANOS. Política Nacional de Direitos Humanos. Segurança Pública, Acesso à Justiça e Combate à Violência. Profª. DIREITOS HUMANOS Política Nacional de Direitos Humanos Segurança Pública, Acesso à Justiça e Combate à Violência Profª. Liz Rodrigues segurança pública. Segurança Pública, Acesso à Justiça e Combate à

Leia mais

Escola de Formação Política Miguel Arraes

Escola de Formação Política Miguel Arraes Escola de Formação Política Miguel Arraes Curso de Atualização e Capacitação Sobre Formulação e Gestão de Políticas Públicas Módulo III Políticas Públicas e Direitos Humanos Aula 7 Gestão em Segurança

Leia mais

O presídio Feminino Júlia Maranhão como espaço de atuação do Projeto Ressocialização Feminina, Cidadania e Direitos Humanos

O presídio Feminino Júlia Maranhão como espaço de atuação do Projeto Ressocialização Feminina, Cidadania e Direitos Humanos O presídio Feminino Júlia Maranhão como espaço de atuação do Projeto Ressocialização Feminina, Cidadania e Direitos Humanos BEZERRA 1, Leonardo P. BRAGA 2, Rafaelle ORIENTADOR: Prof. Gustavo Barbosa de

Leia mais

REINCIDÊNCIA NO COMETIMENTO DE CRIME

REINCIDÊNCIA NO COMETIMENTO DE CRIME CURSO DE DIREITO LEOMAR PEREIRA MEIRELES REINCIDÊNCIA NO COMETIMENTO DE CRIME Brasília, 31 de maio de 2012 Págin2 LEOMAR PEREIRA MEIRELES REINCIDÊNICIA NO COMETIMENTO DE CRIME Projeto de pesquisa apresentado

Leia mais

Propostas para reduzir a superlotação e melhorar o sistema penitenciário I D D D - I N S T I T U T O D E D E F E S A D O D I R E I T O D E D E F E S A

Propostas para reduzir a superlotação e melhorar o sistema penitenciário I D D D - I N S T I T U T O D E D E F E S A D O D I R E I T O D E D E F E S A Propostas para reduzir a superlotação e melhorar o sistema penitenciário IDDD - INSTITUTO DE DEFESA DO DIREITO DE DEFESA O IDDD Organização da sociedade civil de interesse público, fundada em julho de

Leia mais

O funcionamento do sistema penal brasiliense diante da criminalidade feminina Edson Ferreira 1 e Cristina Zackseski 2

O funcionamento do sistema penal brasiliense diante da criminalidade feminina Edson Ferreira 1 e Cristina Zackseski 2 Boletim IBCCRIM nº. 209 - Abril / 2010 O funcionamento do sistema penal brasiliense diante da criminalidade feminina Edson Ferreira 1 e Cristina Zackseski 2 Neste artigo apresentaremos uma análise dos

Leia mais

A sociedade disciplinar em Foucault. Professor Guilherme Paiva

A sociedade disciplinar em Foucault. Professor Guilherme Paiva A sociedade disciplinar em Foucault Professor Guilherme Paiva Reflexão metodológica A Verdade Jurídicas: e as Formas conferência proferida no Rio de Janeiro, em 1973. Pesquisa histórica sobre a formação

Leia mais

PARTE 1 NOÇÕES GERAIS DE CRIMINOLOGIA

PARTE 1 NOÇÕES GERAIS DE CRIMINOLOGIA Sumário PARTE 1 NOÇÕES GERAIS DE CRIMINOLOGIA Importância... 25 Conceito... 27 Funções (Finalidades)... 29 Métodos... 31 Objetos... 33 5.1. Introdução... 33 5.2. Crime... 33 5.3. Delinquente... 34 5.3.1.

Leia mais

PARTE 1 NOÇÕES GERAIS DE CRIMINOLOGIA

PARTE 1 NOÇÕES GERAIS DE CRIMINOLOGIA Sumário PARTE 1 NOÇÕES GERAIS DE Importância... 23 Conceito... 25 Funções (Finalidades)... 27 Métodos... 29 Objetos... 31 5.1. Introdução... 31 5.2. Crime... 31 5.3. Delinquente... 32 5.3.1. Conceito conforme

Leia mais

PENAS ALTERNATIVAS. Discriminação Racial e as Penas Alternativas

PENAS ALTERNATIVAS. Discriminação Racial e as Penas Alternativas PENAS ALTERNATIVAS Clyverson da Silva Souza (Bolsista CNPq¹). clyverson.cba@gmail.com; Profº Ms. Isael José Santana (Orientador²). isaelsantana@uems.br Discriminação Racial e as Penas Alternativas RESUMO

Leia mais

TESE. Fernando A. N. Galvão da Rocha. Resumo. 1. Introdução. 70 Revista ENM. Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis-MG)

TESE. Fernando A. N. Galvão da Rocha. Resumo. 1. Introdução. 70 Revista ENM. Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis-MG) TESE Formação dos juízes da Justiça Militar para atuação democrática Fernando A. N. Galvão da Rocha Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis-MG) Resumo As escolas judiciais devem capacitar os juízes

Leia mais

Redução da maioridade penal

Redução da maioridade penal Redução da maioridade penal Danielle Araujo Ferreira RESUMO O presente artigo tem por finalidade por em discussão a questão sobre a redução da maioridade penal (hoje fixada em dezoito anos), definida pelo

Leia mais

Redução da maioridade penal

Redução da maioridade penal Redução da maioridade penal Proposta de redação: Redução da maioridade penal solução rápida e milagrosa x amolecimento de cláusula pétrea. Redução da maioridade penal: Os jornais impressos ou falados se

Leia mais

Brasil, 10 de Outubro de Senhor Paulo Abrão Secretario Executivo Comissão Interamericana de Direitos Humanos Washington D.C.

Brasil, 10 de Outubro de Senhor Paulo Abrão Secretario Executivo Comissão Interamericana de Direitos Humanos Washington D.C. Brasil, 10 de Outubro de 2016. Senhor Paulo Abrão Secretario Executivo Comissão Interamericana de Direitos Humanos Washington D.C. Referência: Solicitação de audiência sobre a política de encarceramento

Leia mais

Tema: Crise do sistema penitenciário brasileiro. Temas de redação / Atualidades Prof. Rodolfo Gracioli

Tema: Crise do sistema penitenciário brasileiro. Temas de redação / Atualidades Prof. Rodolfo Gracioli Tema: Crise do sistema penitenciário brasileiro Temas de redação / Atualidades Texto A prisão não é um espaço isolado. É um sistema onde, a toda hora, presos conseguem cavar buracos, advogados e parentes

Leia mais

ENCARCERAMENTO FEMININO

ENCARCERAMENTO FEMININO Policy Paper - Segurança e Cidadania ENCARCERAMENTO FEMININO Rio de Janeiro FGV DAPP 2018 Policy Paper Encarceramento Feminino 1 Mulheres e Prisão O crime de tráfico de drogas é, atualmente, o principal

Leia mais

Prof. Marcelo Lebre. Crimes Hediondos. Noções Gerais sobre a Lei nº 8.071/1990

Prof. Marcelo Lebre. Crimes Hediondos. Noções Gerais sobre a Lei nº 8.071/1990 Prof. Marcelo Lebre Crimes Hediondos Noções Gerais sobre a Lei nº 8.071/1990 1. INTRODUÇÃO 1.1. Previsão Constitucional art. 5º, inciso XLIII CF/1988 - A lei considerará crimes inafiançáveis e insuscetíveis

Leia mais

Mandato Alexandre Padilha

Mandato Alexandre Padilha Mandato Alexandre Padilha Análise do Pacote de Moro O ex-juiz Sergio Moro apresentou essa semana um documento com propostas de alterações legislativas em 12 leis e nos códigos Penal e de Processo Penal,

Leia mais

A SAÚDE E AS DROGAS NO SISTEMA PRISIONAL

A SAÚDE E AS DROGAS NO SISTEMA PRISIONAL Governo do Estado do Rio de Janeiro Secretaria de Estado de Administração Penitenciária Superintendência de Saúde SEAP A SAÚDE E AS DROGAS NO SISTEMA PRISIONAL Edison José Biondi Superintendente de Saúde

Leia mais

PROPOSTAS DO RELATÓRIO FINAL

PROPOSTAS DO RELATÓRIO FINAL PROPOSTAS DO RELATÓRIO FINAL 1. Construção de unidades prisionais com capacidade máxima entre 300 e 500 presos e em modelo de operação e administração idêntico à Penitenciária Estadual de Canoas I; 2.

Leia mais

MODELOS DE CRIMINOLOGIA CLÍNICA. Proposta de um modelo de inclusão social

MODELOS DE CRIMINOLOGIA CLÍNICA. Proposta de um modelo de inclusão social MODELOS DE CRIMINOLOGIA CLÍNICA Proposta de um modelo de inclusão social CONCEITUAÇÃO GERAL DE CRIMINOLOGIA CLÍNICA Criminologia Clínica é um campo de atividade e de conhecimentos interdisciplinares predominantemente

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO Aplicação: 10/3/2002

CONCURSO PÚBLICO Aplicação: 10/3/2002 CONCURSO PÚBLICO Aplicação: 10/3/2002 CARGO: CONSULTOR LEGISLATIVO ÁREA 6 DIREITO PENAL, PROCESSUAL PENAL E PENITENCIÁRIO CADERNO DE PROVA: SEGUNDA ETAPA PARTE II SENADO FEDERAL Concurso Público Aplicação:

Leia mais

NOTA DE REPÚDIO AOS PROJETOS DE LEI QUE AUTORIZAM USO DE ARMA DE FOGO POR SOCIOEDUCADORES NO DEGASE

NOTA DE REPÚDIO AOS PROJETOS DE LEI QUE AUTORIZAM USO DE ARMA DE FOGO POR SOCIOEDUCADORES NO DEGASE NOTA DE REPÚDIO AOS PROJETOS DE LEI QUE AUTORIZAM USO DE ARMA DE FOGO POR SOCIOEDUCADORES NO DEGASE Rio de Janeiro, 10 de dezembro de 2017 O do Rio de Janeiro e o do Rio de Janeiro, criados pela Lei Estadual

Leia mais

VIOLÊNCIA, CRIME E JUSTIÇA NO BRASIL. Conexões de saberes/ UFAL Sociologia Cezar Augusto

VIOLÊNCIA, CRIME E JUSTIÇA NO BRASIL. Conexões de saberes/ UFAL Sociologia Cezar Augusto VIOLÊNCIA, CRIME E JUSTIÇA NO BRASIL Conexões de saberes/ UFAL Sociologia Cezar Augusto Violência como objeto de estudo A violência é um fenômeno fracionado em diversas categorias; Presente espaço urbano

Leia mais

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO N o 2.379, DE 2006 (MENSAGEM N o 20, de 2006) Aprova o texto do Tratado sobre Extradição entre o Governo da República Federativa

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO Aplicação: 10/3/2002

CONCURSO PÚBLICO Aplicação: 10/3/2002 CONCURSO PÚBLICO Aplicação: 10/3/2002 CARGO: CONSULTOR LEGISLATIVO ÁREA 18 RELAÇÕES INTERNACIONAIS E DEFESA NACIONAL CADERNO DE PROVA: SEGUNDA ETAPA PARTE II SENADO FEDERAL Concurso Público Aplicação:

Leia mais

NOTA TÉCNICA N 05/2018 INDICADORES DE HOMICÍDIO DE 2017 DO GRANDE ABC PAULISTA

NOTA TÉCNICA N 05/2018 INDICADORES DE HOMICÍDIO DE 2017 DO GRANDE ABC PAULISTA NOTA TÉCNICA N 05/2018 INDICADORES DE HOMICÍDIO DE 2017 DO GRANDE ABC PAULISTA David Pimentel Barbosa de Siena Resumo executivo A presente nota técnica tem como objeto os indicadores de homicídio da Região

Leia mais

Direito Penal. Lei dos Crimes Hediondos (Lei 8.072/90) Professor Joerberth Nunes.

Direito Penal. Lei dos Crimes Hediondos (Lei 8.072/90) Professor Joerberth Nunes. Direito Penal Lei dos Crimes Hediondos (Lei 8.072/90) Professor Joerberth Nunes www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Penal LEI Nº 8.072, DE 25 DE JULHO DE 1990 Dispõe sobre os crimes hediondos, nos termos

Leia mais

INSTITUTO UNIVERSITÁRIO ATLÂNTICO

INSTITUTO UNIVERSITÁRIO ATLÂNTICO INSTITUTO UNIVERSITÁRIO ATLÂNTICO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO CONDUCENTE AO MESTRADO EM CRIMINOLOGIA A REALIZAR NO BRASIL E A REALIZAR EM PORTUGAL UNIVERSIDADE FERNANDO PESSOA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA SÃO PAULO

TRIBUNAL DE JUSTIÇA SÃO PAULO Registro:2018.0000219282 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Habeas Corpus nº 2030473-08.2018.8.26.0000, da Comarca de Presidente Venceslau, em que é impetrante RENATO VIEIRA DA SILVA

Leia mais

XXII EXAME DE ORDEM ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE PROF.ª MAÍRA ZAPATER

XXII EXAME DE ORDEM ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE PROF.ª MAÍRA ZAPATER XXII EXAME DE ORDEM ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE PROF.ª MAÍRA ZAPATER Noções introdutórias A doutrina da proteção integral Art. 1º Esta Lei dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente.

Leia mais

23/02/2014 PROCESSO PENAL I PROCESSO PENAL I APRESENTAÇÃO APRESENTAÇÃO

23/02/2014 PROCESSO PENAL I PROCESSO PENAL I APRESENTAÇÃO APRESENTAÇÃO PROCESSO PENAL I 1ª -Parte PROCESSO PENAL I Professor: Rubens Correia Junior 1 Acessem!!!!!! www.rubenscorreiajr.blogspot.com 2 Curriculum profissional do professor; Apresentação dos alunos; AULAS: Para

Leia mais

CRIMINOLOGIA - delito apresentado como problema social e comunitário - infrator como objeto de estudo passagem da etapa positivista para a moderna:

CRIMINOLOGIA - delito apresentado como problema social e comunitário - infrator como objeto de estudo passagem da etapa positivista para a moderna: CRIMINOLOGIA - delito apresentado como problema social e comunitário - infrator como objeto de estudo passagem da etapa positivista para a moderna: inserção da análise da conduta delitiva, do controle

Leia mais

SUGESTÕES DE ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS

SUGESTÕES DE ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS SUGESTÕES DE ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS ALUSÃO HISTÓRICA: TRAZER A PERSPECTIVA HISTÓRICA DO MUNDO E DO BRASIL PARA JUSTIFICAR A PRISÃO COMO PUNIÇÃO APENAS E NÃO COMO RESSOCIALIZAÇÃO; OBRAS: MEMÓRIAS DO

Leia mais

PROGRAMA DE GOVERNO SEGURANÇA PÚBLICA

PROGRAMA DE GOVERNO SEGURANÇA PÚBLICA PROGRAMA DE GOVERNO SEGURANÇA PÚBLICA 1 SEGURANÇA PÚBLICA TERÁ GESTÃO E METAS PARA COMBATER VIOLÊNCIA E CRIME ORGANIZADO O crime gera insegurança nas cidades e no campo, destrói as nossas famílias e reduz

Leia mais

Lei nº 8.072/90. b) A tentativa de homicídio simples ou de homicídio qualificado constituem-se crimes hediondos.

Lei nº 8.072/90. b) A tentativa de homicídio simples ou de homicídio qualificado constituem-se crimes hediondos. Lei nº 8.072/90 JÁ CAIU. vamos treinar? 1. (Ano: 2018. Banca: NUCEPE. Órgão: PC-PI. Prova: Delegado de Polícia Civil). Acerca dos Crimes hediondos, marque a alternativa CORRETA. a) São considerados hediondos

Leia mais

Vitimização e Violência

Vitimização e Violência Vitimização e Violência Violência contra o jovem Tempo previsto: duas aulas Críticas 1. Os argumentos expostos são, no máximo, exposições do código penal, ou então uma interpretação biológica acerca da

Leia mais

O funcionamento do sistema penal brasiliense diante da criminalidade feminina

O funcionamento do sistema penal brasiliense diante da criminalidade feminina O funcionamento do sistema penal brasiliense diante da criminalidade feminina Edson Ferreira Cristina Zackseski Neste artigo apresentaremos uma análise dos dados referentes à população feminina reclusa

Leia mais

CRIMINOLOGIA CONCEITO

CRIMINOLOGIA CONCEITO CRIMINOLOGIA CONCEITO A é uma ciência social empírica e interdisciplinar que se ocupa do estudo do crime, da pessoa do infrator, da vítima e do controle social do comportamento delitivo. O termo ciência

Leia mais

TEORIA GERAL DA PENA PROFESSOR: LEONARDO DE MORAES

TEORIA GERAL DA PENA PROFESSOR: LEONARDO DE MORAES TEORIA GERAL DA PENA PROFESSOR: LEONARDO DE MORAES 1 - Conceito de Pena: Uma das espécies de sanção penal, ao lado da medida de segurança. É a resposta estatal consistente na privação ou restrição de um

Leia mais

Lei 9.455/97 - Lei de Tortura

Lei 9.455/97 - Lei de Tortura 1. Ano: 2013 Banca: CESPE Órgão: PRF Prova: Policial Rodoviário Federal Para que um cidadão seja processado e julgado por crime de tortura, é prescindível que esse crime deixe vestígios de ordem física.

Leia mais

INTRODUÇÃO PROCESSO PENAL

INTRODUÇÃO PROCESSO PENAL INTRODUÇÃO DIREITO PROCESSUAL PENAL PROCESSO PENAL O Direito Penal é o conjunto de regras que preveem uma conduta como ilícita e a identificam como crime quando vinculam a prática daquela conduta prevista

Leia mais

Os adolescentes são realmente dignos de pena? 1

Os adolescentes são realmente dignos de pena? 1 Os adolescentes são realmente dignos de pena? 1 A produção de legislação penal deve estar submetida a estudos estatísticos e não à comoção gerada por casos violentos. Se por um lado a percepção da violência

Leia mais

Imigração. Fechamento do abrigo de Brasiléia (AC)

Imigração. Fechamento do abrigo de Brasiléia (AC) Imigração Haitianos e Senegaleses (mais de 300) partiram de Rio Branco no Acre e vão desembarcar de ônibus em SP em busca de trabalho a mando do governo acreano (Abril/2014) Fechamento do abrigo de Brasiléia

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br BuscaLegis.ccj.ufsc.Br As funções do Direito Penal por Gianpaolo Poggio Smanio* Diante de inúmeros casos polêmicos envolvendo crimes graves e/ou hediondos que alcançaram e ainda alcançam enorme repercussão

Leia mais

Direito Penal Parte I Fundamentos e Horizontes

Direito Penal Parte I Fundamentos e Horizontes Direito Penal Parte I Fundamentos e Horizontes 1. Fundamentos Do Direito Penal Nomeclatura Em 1756, Regnerus Engelhard criou a expressão Direito Criminal. Expressão mais antiga e prevalente nos países

Leia mais

RESPONSABILIDADE PENAL DOS MENORES NA ORDEM NACIONAL E INTERNACIONAL

RESPONSABILIDADE PENAL DOS MENORES NA ORDEM NACIONAL E INTERNACIONAL RESPONSABILIDADE PENAL DOS MENORES NA ORDEM NACIONAL E INTERNACIONAL O XVII Congresso Internacional de Direito Penal, reunido em Beijing, de 12 a 19 de setembro de 2004. Considerando que os menores requerem

Leia mais

A REPRESSÃO DAS LEIS PENAIS SOMENTE PARA OS ESCOLHIDOS

A REPRESSÃO DAS LEIS PENAIS SOMENTE PARA OS ESCOLHIDOS A REPRESSÃO DAS LEIS PENAIS SOMENTE PARA OS ESCOLHIDOS Simone de Sá Portella Procuradora do Município de Campos dos Goytacazes/RJ; Mestre em Políticas Públicas e Processo pela UNIFLU/FDC; Colunista da

Leia mais

SUBJETIVIDADE E DIREITOS HUMANOS: APOIO PSICOSSOCIAL E MONITORAMENTO DAS CONDIÇÕES DO CÁRCERE NA PARAÍBA

SUBJETIVIDADE E DIREITOS HUMANOS: APOIO PSICOSSOCIAL E MONITORAMENTO DAS CONDIÇÕES DO CÁRCERE NA PARAÍBA SUBJETIVIDADE E DIREITOS HUMANOS: APOIO PSICOSSOCIAL E MONITORAMENTO DAS CONDIÇÕES DO CÁRCERE NA PARAÍBA D ANDREA, Isadora Grego ¹ SILVA JUNIOR, Nelson Gomes de Sant ana 2 TANNUSS, Rebecka Wanderley 3

Leia mais

O art. 98, do CPM enumera as chamadas penas acessórias. As três primeiras foram, desde sempre, consideradas inconstitucionais.

O art. 98, do CPM enumera as chamadas penas acessórias. As três primeiras foram, desde sempre, consideradas inconstitucionais. ENCONTRO 08 DAS PENAS ACESSÓRIAS Penas Acessórias Art. 98. São penas acessórias: I - a perda de posto e patente; (considerado inconstitucional) II - a indignidade para o oficialato; (considerado inconstitucional)

Leia mais

Senhoras senadoras, senhores senadores, representantes de entidades e demais convidados, bom dia!

Senhoras senadoras, senhores senadores, representantes de entidades e demais convidados, bom dia! 1 Confira o discurso do senador Pedro Taques (PDT-MT) na abertura da Audiência Pública da Subcomissão de Segurança Pública (11.03) Senhoras senadoras, senhores senadores, representantes de entidades e

Leia mais

PARECER Nº, DE RELATOR: Senador RICARDO FERRAÇO

PARECER Nº, DE RELATOR: Senador RICARDO FERRAÇO PARECER Nº, DE 2012 Da COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA, sobre a Proposta de Emenda à Constituição nº 33, de 2012, tendo como primeiro signatário o Senador ALOYSIO NUNES FERREIRA, que altera

Leia mais

LEGISLAÇÃO ESPECIAL: DE DIREITO PENAL E PROCESSUAL PENAL

LEGISLAÇÃO ESPECIAL: DE DIREITO PENAL E PROCESSUAL PENAL LEGISLAÇÃO ESPECIAL: DE DIREITO PENAL E PROCESSUAL PENAL 143 QUESTÕES DE PROVAS DE CONCURSOS FUNDAMENTADAS Edição junho 2017 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É vedada a reprodução total ou parcial deste material,

Leia mais

Legislação Penal Especial Lei de Tortura Liana Ximenes

Legislação Penal Especial Lei de Tortura Liana Ximenes Lei de Tortura Liana Ximenes 2014 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Lei de Tortura -A Lei não define o que é Tortura, mas explicita o que constitui tortura. -Equiparação

Leia mais

O DIREITO DO PRIVADO DE LIBERDADE DE ESTUDAR: A EXPERIENCIA DO CAMPUS AVANÇADO DO SERROTÃO-CAMPINA GRANDE-PB

O DIREITO DO PRIVADO DE LIBERDADE DE ESTUDAR: A EXPERIENCIA DO CAMPUS AVANÇADO DO SERROTÃO-CAMPINA GRANDE-PB O DIREITO DO PRIVADO DE LIBERDADE DE ESTUDAR: A EXPERIENCIA DO CAMPUS AVANÇADO DO SERROTÃO-CAMPINA GRANDE-PB Maria Aparecida Barbosa Carneiro UEPB Doutora em Sociologia - ccarneiro2007@oi.com.br Maria

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de Campinas Faculdade de Direito. Especialização Criminologia, Direito Penal e Processo Penal CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Pontifícia Universidade Católica de Campinas Faculdade de Direito. Especialização Criminologia, Direito Penal e Processo Penal CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Pontifícia Universidade Católica de Campinas Faculdade de Direito Especialização Criminologia, Direito Penal e Processo Penal CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1) MÓDULO I: CRIMINOLOGIA E LEGISLAÇÃO PENAL ESPECIAL

Leia mais

Segurança pública no Brasil

Segurança pública no Brasil Segurança pública no Brasil Diagnóstico e propostas Buenos Aires Argentina 28/03/2019 Parte 1 - Panorama Geral da Segurança Pública PRINCIPAIS ESTATÍSTICAS 63.880 MORTES VIOLENTAS INTENCIONAIS Mortes Violentas

Leia mais

IX. Prisão. reclusão na maior. Sonia Altoé

IX. Prisão. reclusão na maior. Sonia Altoé IX. Prisão reclusão na maior Sonia Altoé SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros ALTOÉ, S. Prisão: reclusão na maior. In: De "menor" a presidiário: a trajetória inevitável? [online]. Rio de Janeiro:

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários, não literários e mistos)...3 Ortografia... 21 Acentuação... 30 Sinônimos e antônimos... 105 Sentido próprio e figurado

Leia mais

ASSUNTO EDITAL VERTICAL E PASSO A PASSO DOS CICLOS DISCIPLINA O QUE + CAI. 4. Estudo e interpretação de textos de conteúdo literário ou informativo.

ASSUNTO EDITAL VERTICAL E PASSO A PASSO DOS CICLOS DISCIPLINA O QUE + CAI. 4. Estudo e interpretação de textos de conteúdo literário ou informativo. EDITAL VERTICAL E PASSO A PASSO DOS CICLOS DISCIPLINA O QUE + CAI ASSUNTO 1. Adequação conceitual. 2. Pertinência, relevância e articulação dos argumentos. 3. Seleção vocabular. 4. Estudo e interpretação

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ 1 UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ DOUTORADO EM DIREITO Andrea Caon Reolão Stobbe DIREITO PENAL JUVENIL: DA SITUAÇÃO IRREGULAR DA CRIANÇA À IRREGULARIDADE DO ESTADO Rio de Janeiro 2017 2 Andrea Caon Reolão Stobbe

Leia mais

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº A DE 2010

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº A DE 2010 COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº 7.672-A DE 2010 EMENDA DE REDAÇÃO Altera a Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança

Leia mais

FIANÇA E PROCEDIMENTO S NOVOS

FIANÇA E PROCEDIMENTO S NOVOS ATUALIZAÇÕES E ENTENDIMENTOS SOBRE A. LEI 12.403/11 FIANÇA E PROCEDIMENTO S NOVOS Cley Celestino Batista Delegado de Polícia Cuiabá, 2011 I VACATIO LEGIS: Conforme preceitua a Lei 12.403/2011, suas normas

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br (Artigos) redução da idade penal Maiana Vaz do Amaral Barbosa 1 INTRODUÇÃO Tramitam na Câmara Federal diversos Projetos de Emenda Constitucional pretendendo a redução da imputabilidade

Leia mais

TINS MAR A DOR TO: FO

TINS MAR A DOR TO: FO FOTO: DORA MARTINS Entenda a medida que substitui a prisão preventiva pela prisão domiciliar para gestantes, puérperas, mães de crianças de até 12 anos ou de pessoas com deficiência Habeas Corpus Coletivo

Leia mais

SUMÁRIO 1. ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (ECA) LEI 8.069/ Introdução 2. Direitos fundamentais 2.1 Direito à vida e à saúde 2.2 Direito à

SUMÁRIO 1. ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (ECA) LEI 8.069/ Introdução 2. Direitos fundamentais 2.1 Direito à vida e à saúde 2.2 Direito à SUMÁRIO 1. ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (ECA) LEI 8.069/1990 2. Direitos fundamentais 2.1 Direito à vida e à saúde 2.2 Direito à liberdade, ao respeito e à dignidade 2.3 Direito à convivência familiar

Leia mais

ASPECTOS GERAIS DA COBERTURA

ASPECTOS GERAIS DA COBERTURA ASPECTOS GERAIS DA COBERTURA A cobertura sobre o Estatuto da Criança e do Adolescentes, analisou 641 matérias de 38 veículos de imprensa do estado de São Paulo entre janeiro e julho de 2015 e foi fortemente

Leia mais

egurança Pública Segurança Pública

egurança Pública Segurança Pública V S egurança Pública Segurança Pública mensagem presidencial Segurança pública Desde 2003, as ações do Governo Federal para a garantia da segurança pública têm como objetivo agir sobre as causas da criminalidade

Leia mais

Política Nacional sobre drogas. Leon Garcia- Diretor de Articulação e Projetos

Política Nacional sobre drogas. Leon Garcia- Diretor de Articulação e Projetos Política Nacional sobre drogas Leon Garcia- Diretor de Articulação e Projetos A arma mais importante que nós temos- os que temos uma perspectiva democrática para a vida social para tratar do tema das drogas

Leia mais

O SISTEMA PRISIONAL E O CORPO (DES)POTENCIALIZADO.

O SISTEMA PRISIONAL E O CORPO (DES)POTENCIALIZADO. 1 O SISTEMA PRISIONAL E O CORPO (DES)POTENCIALIZADO. Flávia Augusta Bueno da Silva*. Rafael Christofoletti**. Ricardo Sparapan Pena***. Associação de Proteção e Assistência Carcerária de Bragança Paulista/

Leia mais

PLANO-PADRÃO DE UMA ARGUMENTAÇÃO

PLANO-PADRÃO DE UMA ARGUMENTAÇÃO PLANO-PADRÃO DE UMA ARGUMENTAÇÃO 1. Proposição (afirmativa, suficientemente definida e limitada; não deve conter em si mesma nenhum argumento, isto é, prova ou razão) 1.1. Análise da proposição 2. Formulação

Leia mais

Apêndice I 23 ações programáticas relativas à população LGBT, previstas no Programa Nacional de Direitos Humanos 3 (PNDH 3)

Apêndice I 23 ações programáticas relativas à população LGBT, previstas no Programa Nacional de Direitos Humanos 3 (PNDH 3) Apêndice I 23 ações programáticas relativas à população LGBT, previstas no Programa Nacional de Direitos Humanos 3 (PNDH 3) EIXO ORIENTADOR III - UNIVERSALIZAR DIREITOS EM CONTEXTO DE DESIGUALDADES Diretriz

Leia mais

NATUREZA JURÍDICA E A COMPLEXIDADE DO LATROCÍNIO (CP/40, art.157, 3º): A INCLUSÃO DO LATROCÍNIO NOS CRIMES CONTRA A VIDA.

NATUREZA JURÍDICA E A COMPLEXIDADE DO LATROCÍNIO (CP/40, art.157, 3º): A INCLUSÃO DO LATROCÍNIO NOS CRIMES CONTRA A VIDA. NATUREZA JURÍDICA E A COMPLEXIDADE DO LATROCÍNIO (CP/40, art.157, 3º): A INCLUSÃO DO LATROCÍNIO NOS CRIMES CONTRA A VIDA. Juliana de Souza Gonçalves j_jujuli@hotmail.com ANA CELUTA F. TAVEIRA Mestre em

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Leitura e interpretação de textos... 3 Ortografia oficial... 21 Acentuação gráfica... 30 Sinônimos e antônimos... 105 Sentido próprio e figurado das palavras... 10/105 Pontuação... 81

Leia mais

6 - Réu Lídio Laurindo: restou absolvido de todas as acusações; 7 - Réu Cildo Ananias: restou absolvido de todas as acusações.

6 - Réu Lídio Laurindo: restou absolvido de todas as acusações; 7 - Réu Cildo Ananias: restou absolvido de todas as acusações. PROCEDIMENTO ESP.DOS CRIMES DE COMPETÊNCIA DO JÚRI Nº 2004.71.04.005970-2/RS AUTOR : MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL ACUSADO : IRENI FRANCO : ZIGOMAR TEODORO : LEOMAR CORREIA : CILDO ANANIAS : SERGIO ANANIAS

Leia mais

A PRETENSÃO DA POLÍTICA CRIMINAL DE DROGAS E A REALIDADE DO EGRESSO

A PRETENSÃO DA POLÍTICA CRIMINAL DE DROGAS E A REALIDADE DO EGRESSO A PRETENSÃO DA POLÍTICA CRIMINAL DE DROGAS E A REALIDADE DO EGRESSO Paola Cristina Silva Oliveira (PIBIC/CNPq/FA/UEM), Érika Mendes de Carvalho (Orientadora), erika.mendes0510@hotmail.com; Universidade

Leia mais

EXERCÍCIOS. I - anistia, graça e indulto; II - fiança.

EXERCÍCIOS. I - anistia, graça e indulto; II - fiança. Legislação Especial Wallace França EXERCÍCIOS Lei dos Crimes hediondos Art. 1 o São considerados hediondos os seguintes crimes, todos tipificados no Decreto-Lei n o 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Código

Leia mais

Pena de Morte: Devemos ou não defendê-la?

Pena de Morte: Devemos ou não defendê-la? BuscaLegis.ccj.ufsc.br Pena de Morte: Devemos ou não defendê-la? *Roberto Ramalho A pena de morte é um tema bastante controverso entre os estudiosos do Direito, da Criminologia, da Sociologia, da Medicina

Leia mais

Mapa dos Feminicídios no maranhão ( )

Mapa dos Feminicídios no maranhão ( ) Mapa dos Feminicídios no maranhão (2015-2018) O feminicídio representa a última etapa de um continuum de violência que leva à morte. Seu caráter violento evidencia a predominância de relações de gênero

Leia mais

A REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL: UM ARGUMENTO EQUIVOCADO

A REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL: UM ARGUMENTO EQUIVOCADO A REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL: UM ARGUMENTO EQUIVOCADO Leandro Castaldelli de SOUZA RESUMO: Aborda a redução da maioridade penal dos atuais 18 para os 16 anos, expondo os motivos que a qualificam como

Leia mais

CRIMES HEDIONDOS. Conceito. Sistema Legal (art. 5º, inc. XLIII, CF) Sistema Judicial Sistema Misto

CRIMES HEDIONDOS. Conceito. Sistema Legal (art. 5º, inc. XLIII, CF) Sistema Judicial Sistema Misto Conceito Sistema Legal (art. 5º, inc. XLIII, CF) Sistema Judicial Sistema Misto Sistema legal temperado? Habeas Corpus (HC) 118533 tráfico privilegiado; Crimes militares Art. 5º, XLIII - a lei considerará

Leia mais

No período da redemocratização, a sociedade brasileira, egressa do regime

No período da redemocratização, a sociedade brasileira, egressa do regime 1 Introdução Em nosso trabalho analisaremos de que forma a doutrina dos Direitos Humanos foi incorporada por parcelas da sociedade civil e, em seguida, do Estado após a abertura democrática, tencionando

Leia mais

PRONUNCIAMENTO. Do Senador Fernando Collor. Excelentíssimas Senhoras Senadoras, Excelentíssimos Senhores Senadores,

PRONUNCIAMENTO. Do Senador Fernando Collor. Excelentíssimas Senhoras Senadoras, Excelentíssimos Senhores Senadores, PRONUNCIAMENTO Do Senador Fernando Collor Excelentíssimas Senhoras Senadoras, Excelentíssimos Senhores Senadores, O conjunto de medidas anticrime recentemente apresentado pelo Ministério da Justiça e Segurança

Leia mais

POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DE SÃO PAULO ACADEMIA DE POLÍCIA

POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DE SÃO PAULO ACADEMIA DE POLÍCIA edital poderá ser utilizada, quando superveniente ou complementar a algum tópico já previsto ou indispensável à avaliação para o cargo. 1. Língua Portuguesa 1.1 Leitura e interpretação de diversos tipos

Leia mais

PROVA 2 DISCURSIVA 1. a PARTE TEXTO 1

PROVA 2 DISCURSIVA 1. a PARTE TEXTO 1 PROVA 2 DISCURSIVA 1. a PARTE TEXTO 1 Para produzir a dissertação relativa ao Texto 1, que vale trinta pontos, faça o que se pede, usando as páginas correspondentes do presente caderno para rascunho. Em

Leia mais

POLÍTICA CRIMINAL ALTERNATIVA À PRISÃO: A CONCEPÇÃO DE UMA POLÍTICA DE SEGURANÇA PÚBLICA E DE JUSTIÇA

POLÍTICA CRIMINAL ALTERNATIVA À PRISÃO: A CONCEPÇÃO DE UMA POLÍTICA DE SEGURANÇA PÚBLICA E DE JUSTIÇA POLÍTICA CRIMINAL ALTERNATIVA À PRISÃO: A CONCEPÇÃO DE UMA POLÍTICA DE SEGURANÇA PÚBLICA E DE JUSTIÇA 1. O INÍCIO: A IMPLANTAÇAO DO PROGRAMA NACIONAL DE PENAS ALTERNATIVAS PELO Instalado em setembro de

Leia mais

Nª Ref. 03 /15 C.Istambul Lisboa, 26 de Março de

Nª Ref. 03 /15 C.Istambul Lisboa, 26 de Março de Ex.ma Sr.ª Coordenadora do Grupo de Trabalho - Implicações Legislativas da Convenção de Istambul, Dr.ª Carla Rodrigues, c/c Ex.mo Sr. Presidente do Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata, Ex.mo

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Estatuto do Desarmamento uma questão de competência Marcelo Lessa Bastos* Rubens R. R. Casara** I - Introdução A lei em comento dispõe sobre registro, posse e comercialização de

Leia mais

PROVA DISCURSIVA P 3

PROVA DISCURSIVA P 3 PROVA DISCURSIVA P 3 Nesta prova, faça o que se pede, usando, caso queira, os espaços para rascunho indicados no presente caderno. Em seguida, transcreva os textos para o CADERNO DE TEXTOS DEFINITIVOS

Leia mais

I Congresso do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UEL 30 e 31 de agosto de 2018

I Congresso do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UEL 30 e 31 de agosto de 2018 SOFRIMENTO NO TRABALHO DE SEGURANÇA: UMA ANÁLISE PSICOSSOCIAL Camila de Araujo Antonio; Sonia Regina Vargas Mansano, camila_araujo2@hotmail.com; mansano@uel.br Universidade Estadual de Londrina Resumo

Leia mais