VIOLÊNCIA, CRIME E JUSTIÇA NO BRASIL. Conexões de saberes/ UFAL Sociologia Cezar Augusto

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "VIOLÊNCIA, CRIME E JUSTIÇA NO BRASIL. Conexões de saberes/ UFAL Sociologia Cezar Augusto"

Transcrição

1 VIOLÊNCIA, CRIME E JUSTIÇA NO BRASIL Conexões de saberes/ UFAL Sociologia Cezar Augusto

2 Violência como objeto de estudo A violência é um fenômeno fracionado em diversas categorias; Presente espaço urbano e rural, público, privado ou doméstico; é tipificado em relação as vítimas (mulheres, crianças, negros, homossexuais, imigrantes, etc.); e se apresenta de forma física, verbal, psicológica...; Essas categorias estão entrelaçadas e conferem ao fenômeno grande complexidade.

3 Violência e justiça Durante muito tempo a violência foi vista como a única forma legítima de fazer justiça. A partir do século VXIII, as torturas corporais foram substituídas pela ideia de punição humanizada. O objetivo não era simplesmente condenar, mas também de compreender os motivos que levaram o criminoso a cometê-la para tentar reabilitá-lo como cidadão. Nesse contexto se desenvolve os estudos na criminologia, psicologia e sociologia.

4 Ocorreu uma racionalização dos processos penais, mas isso não acabou com a violência nem realizou uma contenção satisfatória dos crimes.

5 POBREZA GERA VIOLÊNCIA?

6 O ciclo presente no senso comum é o de que o indivíduo é violento porque é pobre, é pobre porque não tem acesso a educação, não tendo educação não sabe exigir seus direitos. A criminalidade aparece como uma consequência inevitável. Alba Zaluar afirma que a pobreza não é ingrediente óbvio da criminalidade, se assim fosse todos os pobres seriam necessariamente criminosos.

7 Testando (Enem2016) A favela é vista como um lugar sem ordem, capaz de ameaçar os que nela não se incluem. Atribuir-lhe a ideia de perigo é o mesmo que reafirmar os valores e estruturas da sociedade que busca viver diferentemente do que se considera viver na favela. Alguns oficiantes do direito, ao defenderem ou acusarem réus moradores de favelas, usam em seus discursos representações previamente formuladas pela sociedade e incorporadas nesse campo profissional. Suas falas se fundamentam mas representações inventadas a respeito da favela e que acabam por marcar a identidade dos indivíduos que nela residem. RINALDI, A. Marginais, delinquentes e vítimas: um estudo sobre a representação da categoria favelado no tribunal do júri da cidade do Rio de Janeiro. In: ZALUAR, A.; ALVITO, M. (Orgs.). Um século de favela. Rio de Janeiro: Editora FGV, O estigma apontado no texto tem como consequência o(a): a) aumento da impunidade criminal. b) enfraquecimento dos direitos civis. c) distorção na representação política. d) crescimento dos índices de Criminalidade. e) ineficiência das medidas Socioeducativas.

8 A explicação da criminalidade está na desigualdade As desigualdades são conjuntos de processos e experiências sociais que favorecem alguns indivíduos em detrimento de outros. Cada dimensão do mundo social em que a desigualdade se apresenta ajuda a fortalecer outras desigualdades.

9 Para Edmundo Campos Coelho: Em vez de uma correlação entre pobreza e crime, é mais adequado estudar a correlação entre crime e impunidade. A sociedade acaba sinalizando para os indivíduos que o crime vale a pena.

10 A desigualdade, e não a pobreza, tende a resultar em violência no contexto da sociedade de consumo.

11 Os pobres seguem tendo seus direitos desrespeitados; Seu acesso às instituições promotoras de bem-estar e da cidadania é significativamente mais restrito quando comparado as camadas médias e altas.

12 Testando (Enem2017) Enquanto persistirem as grandes diferenças sociais e os níveis de exclusão que conhecemos hoje no Brasil, as políticas sociais compensatórias serão indispensáveis. SACHS, I. Inclusão social pelo trabalho decente. Revista de Estudos Avançados, n. 51, ago As ações referidas são legitimadas por uma concepção de política pública: a) focada no vínculo clientelista. b) pautada na liberdade de iniciativa. c) baseada em relações de parentesco. d) orientada por organizações religiosas. e) centrada na regulação de oportunidades.

13 Vivemos uma sociabilidade violenta A exposição contínua a violência força uma naturalização desse fenômeno; Ao mesmo tempo, os grupos criminosos não obedecem princípios como honra, amizade e laços de sangue. É cada um por si. No âmbito da sociabilidade violenta há uma enorme zona de incerteza.

14 Testando (Enem2017) A política de pacificação não resolve todos os problemas da favela carioca, ela é apenas um primeiro e indispensável passo para que seus moradores sejam tratados como cidadãos. As Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) recuperaram um território que estava ocupado por bandidos com armas de guerra, substituíram a opressão de criminosos pela justiça formal do Estado. [Mas] se a UPP não for seguida por escola, hospital, saneamento, defensoria pública, emprego, daqui a pouco a polícia de ocupação terá que ir embora das favelas por inútil. Ou será obrigada a exercer a mesma opressão que o tráfico exercia para se proteger. CACÁ DIEGUES. A contrapartida do lucro. O Globo, 28 jul Para o autor, a consolidação da cidadania nas comunidades carentes está condicionada à: a) efetivação de direitos sociais. b) continuidade da ação ofensiva c) superação dos conflitos de classe. d) interferência de entidades religiosas. e) integração das forças de segurança.

15

16 bj

QUIZZES QUESTÕES DE VESTIBULAR GEOGRAFIA

QUIZZES QUESTÕES DE VESTIBULAR GEOGRAFIA ZES (ENEM 2012) Portadora de memória, a paisagem ajuda a construir os sentimentos de pertencimento; ela cria uma atmosfera que convém aos momentos fortes da vida, às festas, às comemorações. CLAVAL, P.

Leia mais

As Representações Sociais em Torno das Favelas

As Representações Sociais em Torno das Favelas Introdução Objetivo: propiciar reflexões em torno das políticas sociais em favelas cariocas, no contexto do programa das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). As Representações Sociais em Torno das

Leia mais

SECRETARIA ESPECIAL DOS DIREITOS HUMANOS PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Apresentação PNDH 3

SECRETARIA ESPECIAL DOS DIREITOS HUMANOS PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Apresentação PNDH 3 SECRETARIA ESPECIAL DOS DIREITOS HUMANOS PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Apresentação PNDH 3 Paula Lima Revisão PNDH 137 encontros que envolveram cerca de 14 mil participantes Conferências livres, territoriais

Leia mais

@janelaideia. Conexões de Saberes UFAL / Sociologia Cezar Augusto

@janelaideia. Conexões de Saberes UFAL / Sociologia Cezar Augusto @janelaideia Conexões de Saberes UFAL / Sociologia Cezar Augusto O CONCEITO Tem origem na grécia; é um status concedido àqueles que são membros integrais de uma comunidade; está ligado historicamente a

Leia mais

Violência: Brasil tem o maior número absoluto de homicídios no mundo

Violência: Brasil tem o maior número absoluto de homicídios no mundo Violência: Brasil tem o maior número absoluto de homicídios no mundo COMENTE PONTOS-CHAVE 1. Resultados do Atlas da Violência 2016 mostram que o Brasil tem o maior número absoluto de homicídios no mundo.

Leia mais

Sociologia: Ciência que estuda os fenômenos sociais.

Sociologia: Ciência que estuda os fenômenos sociais. O que é Sociologia? SOCIOLOGIA A Sociologia é uma ciência que estuda as sociedades humanas e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições. Sociologia: Ciência que estuda

Leia mais

Associações de moradores de favelas no Rio de Janeiro das UPP s

Associações de moradores de favelas no Rio de Janeiro das UPP s Associações de moradores de favelas no Rio de Janeiro das UPP s Suellen Guariento 1 O trabalho analisa a atuação de associações de moradores de favelas no Rio de Janeiro no contexto das chamadas Unidades

Leia mais

O Papel do Município na Segurança Pública

O Papel do Município na Segurança Pública O Papel do Município na Segurança Pública FATORES INDUTORES DA VIOLÊNCIA Êxodo rural Crescimento urbano desordenado Desigualdade social IMPUNIDADE CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA Responsabilidade recai predominantemente

Leia mais

Imigração. Fechamento do abrigo de Brasiléia (AC)

Imigração. Fechamento do abrigo de Brasiléia (AC) Imigração Haitianos e Senegaleses (mais de 300) partiram de Rio Branco no Acre e vão desembarcar de ônibus em SP em busca de trabalho a mando do governo acreano (Abril/2014) Fechamento do abrigo de Brasiléia

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR. (E) Carga horária obrigatória de escolha: 0 (ON) Carga horária optativa de ênfase: 0

MATRIZ CURRICULAR. (E) Carga horária obrigatória de escolha: 0 (ON) Carga horária optativa de ênfase: 0 Curso: SEGURANÇA PÚBLICA Titulação: BACHAREL Habilitação: - Enfâse: SEGURANÇA PÚBLICA E SOCIAL Linha de Formação: - Currículo: 102.01.001 Versão: 2 Turno: Noturno (OB) Carga horária obrigatória: 2280 (O)

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Rev. Cadernos de Campo Araraquara n. 22 p. 7-9 jan./jul E-ISSN / ISSN

APRESENTAÇÃO. Rev. Cadernos de Campo Araraquara n. 22 p. 7-9 jan./jul E-ISSN / ISSN APRESENTAÇÃO A revista Cadernos de Campo, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP Araraquara apresenta seu número 22. O presente número contém as seções

Leia mais

Aula Revisão - História. Pré-vestibular da Universidade Federal de Alfenas/Campus Varginha

Aula Revisão - História. Pré-vestibular da Universidade Federal de Alfenas/Campus Varginha Aula Revisão - História Pré-vestibular da Universidade Federal de Alfenas/Campus Varginha Direito Romano 3. (Enem 2016.2) A Lei das Doze Tábuas, de meados do século V a.c., fixou por escrito um velho direito

Leia mais

CALENDÁRIO DE EXAMES DA ÉPOCA NORMAL 2017/2018 Licenciatura em DIREITO (regimes Diurno e Pós-Laboral) (De 08 de janeiro a 03 de fevereiro de 2018)

CALENDÁRIO DE EXAMES DA ÉPOCA NORMAL 2017/2018 Licenciatura em DIREITO (regimes Diurno e Pós-Laboral) (De 08 de janeiro a 03 de fevereiro de 2018) (De 08 de janeiro a 03 de fevereiro de 2018) DATA 1º ANO Hora sala(s) 2º ANO Hora sala(s) 3º ANO Hora sala(s) 4º ANO Hora sala(s) 8/jan 9/jan 10/jan Direito Internacional Público CP2-201 11/jan Direito

Leia mais

Aspectos jurídicos da Violência intra e extra familiar contra crianças. as e adolescentes INSTITUTO WCF LAÇOS DA REDE

Aspectos jurídicos da Violência intra e extra familiar contra crianças. as e adolescentes INSTITUTO WCF LAÇOS DA REDE Aspectos jurídicos da Violência intra e extra familiar contra crianças as e adolescentes INSTITUTO WCF LAÇOS DA REDE Conceituação do Laboratório da Criança LACRI - USP - Física; - Psicológica; - Negligência;

Leia mais

Escola de Formação Política Miguel Arraes

Escola de Formação Política Miguel Arraes Escola de Formação Política Miguel Arraes Curso de Atualização e Capacitação Sobre Formulação e Gestão de Políticas Públicas Módulo III Políticas Públicas e Direitos Humanos Aula 7 Gestão em Segurança

Leia mais

Desigualdade, pobreza e violência em Porto Alegre

Desigualdade, pobreza e violência em Porto Alegre Desigualdade, pobreza e violência em Porto Alegre Letícia Maria Schabbach Depto. Sociologia/Curso de Políticas Públicas UFRGS leticiams65@gmail.com 1 Homicídio Barômetro bastante confiável da criminalidade

Leia mais

Mapa dos Feminicídios no maranhão ( )

Mapa dos Feminicídios no maranhão ( ) Mapa dos Feminicídios no maranhão (2015-2018) O feminicídio representa a última etapa de um continuum de violência que leva à morte. Seu caráter violento evidencia a predominância de relações de gênero

Leia mais

Alex Sandro Ventura Griebeler Sara Munique Noal Vanessa Evangelista Rocha

Alex Sandro Ventura Griebeler Sara Munique Noal Vanessa Evangelista Rocha Alex Sandro Ventura Griebeler Sara Munique Noal Vanessa Evangelista Rocha (HOBBES, 2006) Violência como a responsável por assegurar a união dos países ; Controle da sociedade; Garantida apenas ao Estado

Leia mais

DIREITOS HUMANOS. Política Nacional de Direitos Humanos. Segurança Pública, Acesso à Justiça e Combate à Violência. Profª.

DIREITOS HUMANOS. Política Nacional de Direitos Humanos. Segurança Pública, Acesso à Justiça e Combate à Violência. Profª. DIREITOS HUMANOS Política Nacional de Direitos Humanos Segurança Pública, Acesso à Justiça e Combate à Violência Profª. Liz Rodrigues segurança pública. Segurança Pública, Acesso à Justiça e Combate à

Leia mais

Caminhos de superação da violência Dra. Marlene Inês Spaniol

Caminhos de superação da violência Dra. Marlene Inês Spaniol Dra. Marlene Inês Spaniol Encontro de Abertura 22/11/2017 Teatro Dante Barone Porto Alegre/RS Tema a ser desenvolvido: Os (difíceis mas possíveis) caminhos de superação da violência partindo do objetivo

Leia mais

REDAÇÃO Diminuição da maioridade penal em questão no Brasil

REDAÇÃO Diminuição da maioridade penal em questão no Brasil REDAÇÃO Diminuição da maioridade penal em questão no Brasil INSTRUÇÃO A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto

Leia mais

Presença Policial, Crime, e Violência: Medindo os Impactos da Polí2ca de Pacificação no Rio de Janeiro

Presença Policial, Crime, e Violência: Medindo os Impactos da Polí2ca de Pacificação no Rio de Janeiro Presença Policial, Crime, e Violência: Medindo os Impactos da Polí2ca de Pacificação no Rio de Janeiro Claudio Ferraz PUC- Rio Bruno O9oni PUC- Rio Seminário Cidadania e Segurança, IBRE- FGV Dezembro 2013

Leia mais

A escalada da violência diante dos avanços econômico-sociais na (re)produção das metrópoles

A escalada da violência diante dos avanços econômico-sociais na (re)produção das metrópoles A escalada da violência diante dos avanços econômico-sociais na (re)produção das metrópoles Luis Flavio Sapori Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Brasil A criminalidade violenta é o principal

Leia mais

Mandato Alexandre Padilha

Mandato Alexandre Padilha Mandato Alexandre Padilha Análise do Pacote de Moro O ex-juiz Sergio Moro apresentou essa semana um documento com propostas de alterações legislativas em 12 leis e nos códigos Penal e de Processo Penal,

Leia mais

CRIMINOLOGIA CONCEITO

CRIMINOLOGIA CONCEITO CRIMINOLOGIA CONCEITO A é uma ciência social empírica e interdisciplinar que se ocupa do estudo do crime, da pessoa do infrator, da vítima e do controle social do comportamento delitivo. O termo ciência

Leia mais

Pena de Morte: Devemos ou não defendê-la?

Pena de Morte: Devemos ou não defendê-la? BuscaLegis.ccj.ufsc.br Pena de Morte: Devemos ou não defendê-la? *Roberto Ramalho A pena de morte é um tema bastante controverso entre os estudiosos do Direito, da Criminologia, da Sociologia, da Medicina

Leia mais

Av. Lindolfo Monteiro Monteiro, 911, 2º andar, Fátima. Telefone: NOTIFICANTE: 48ª PROMOTORIA DE JUSTIÇA

Av. Lindolfo Monteiro Monteiro, 911, 2º andar, Fátima. Telefone: NOTIFICANTE: 48ª PROMOTORIA DE JUSTIÇA MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PIAUÍ 48ª PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE TERESINA PIAUÍ EXECUÇÃO PENAL, CONTROLE EXTERNO DA ATIVIDADE POLICIAL E SEGURANÇA PÚBLICA Av. Lindolfo Monteiro Monteiro, 911, 2º andar,

Leia mais

O EXCESSO DE VIOLÊNCIA COMO CONSEQUÊNCIA DA SEDE DE JUSTIÇA NO BRASIL

O EXCESSO DE VIOLÊNCIA COMO CONSEQUÊNCIA DA SEDE DE JUSTIÇA NO BRASIL SEGURANÇA O EXCESSO DE VIOLÊNCIA COMO CONSEQUÊNCIA DA SEDE DE JUSTIÇA NO BRASIL ESCREVA UM ARTIGO A SER PUBLICADO EM UM JORNAL CONCEITUADO SOBRE A HIPÓTESE DE MUDANÇA DA LEI DO DESARMAMENTO NO BRASIL.

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE COMPLEMENTAR

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE COMPLEMENTAR PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2015 - COMPLEMENTAR Altera a Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006, que institui o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, para reduzir

Leia mais

Desenvolvimento Local com Justiça Social: Uma Estratégia Alternativa de Combate à Pobreza em Angola.

Desenvolvimento Local com Justiça Social: Uma Estratégia Alternativa de Combate à Pobreza em Angola. Desenvolvimento Local com Justiça Social: Uma Estratégia Alternativa de Combate à Pobreza em Angola. Willi Haan Fundação Friedrich Ebert - Angola Abril de 2005 Um Projeto Nacional de Desenvolvimento que

Leia mais

1. Questões Prova - Escrivão PC PR

1. Questões Prova - Escrivão PC PR 1. Questões Prova - Escrivão PC PR 2018... 2 Questões de Legislação Específica para a PC PR/2018 1 1. QUESTÕES PROVA - ESCRIVÃO PC PR 2018 2. [COPS/UEL ESCRIVÃO DE POLÍCIA - PC PR - 2018] Assinale a alternativa

Leia mais

Vitimização e Violência

Vitimização e Violência Vitimização e Violência Violência contra o jovem Tempo previsto: duas aulas Críticas 1. Os argumentos expostos são, no máximo, exposições do código penal, ou então uma interpretação biológica acerca da

Leia mais

Mídia e Drogas: uma necessária reflexão para a Psicologia e para as Políticas Públicas

Mídia e Drogas: uma necessária reflexão para a Psicologia e para as Políticas Públicas Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul CRPRS Mídia e Drogas: uma necessária reflexão para a Psicologia e para as Políticas Públicas Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas

Leia mais

Toninho Evangelista 1

Toninho Evangelista 1 Toninho Evangelista 1 FRATERNIDADE E SUPERAÇÃO DA VIOLÊNCIA O primeiro lugar onde o ser humano aprende a se relacionar é na família. Os comportamentos e estímulos de superação da violência exercitados

Leia mais

ENTREGAR ESSE ROTEIRO DIRETAMENTE AO PROFESSOR DA DISCIPLINA. DATA DA ENTREGA: até 22/05/18 (TERÇA-FEIRA)

ENTREGAR ESSE ROTEIRO DIRETAMENTE AO PROFESSOR DA DISCIPLINA. DATA DA ENTREGA: até 22/05/18 (TERÇA-FEIRA) Disciplina: SOCIOLOGIA Segmento: Ensino Médio Série: 3º ano Turma: Assunto: Roteiro de Estudos Para Recuperação da 1ª Etapa/2018 Aluno (a): Nº: Nota: Professor (a): Oldair Glatson Valor: 5,0 Pontos Querido(a)

Leia mais

n 06 - janeiro-abril de 2011 ISSN

n 06 - janeiro-abril de 2011 ISSN n 06 - janeiro-abril de 2011 ISSN 2175-5280 EXPEDIENTE Instituto Brasileiro de Ciências Criminais DIRETORIA DA GESTÃO 2011/2012 Presidente: Marta Saad 1º Vice-Presidente: Carlos Vico Mañas 2ª Vice-Presidente:

Leia mais

T ro de Partida. Cristiana Ribeiro João Serralheiro Sofia Loureiro

T ro de Partida. Cristiana Ribeiro João Serralheiro Sofia Loureiro T ro de Partida Cristiana Ribeiro João Serralheiro Sofia Loureiro :: Objectivo Tiro de Partida :: Conhecer a problemática da disseminação de armas ligeiras nas mãos de civis em Portugal: a dimensão do

Leia mais

PROJECTO DE LEI N.º 181/XI ALTERA O CÓDIGO DE PROCESSO PENAL

PROJECTO DE LEI N.º 181/XI ALTERA O CÓDIGO DE PROCESSO PENAL Grupo Parlamentar PROJECTO DE LEI N.º 181/XI ALTERA O CÓDIGO DE PROCESSO PENAL Exposição de Motivos A última reforma do Código de Processo Penal suscitou controvérsia, polémica e desacordo dos vários agentes

Leia mais

Seminário Rio Metropolitano: Desafios Compartilhados - SEGURANÇA. Pedro Strozenberg Maio

Seminário Rio Metropolitano: Desafios Compartilhados - SEGURANÇA. Pedro Strozenberg Maio Seminário Rio Metropolitano: Desafios Compartilhados - SEGURANÇA Pedro Strozenberg (pedro@iser.org.br) Maio - 2015 Prevenção das Violências contra a Juventude e Mulheres Desafio Metropolitano com o exemplo

Leia mais

MODELO Nº 01 DE UMA BOA. Prof. Joaquim Bispo

MODELO Nº 01 DE UMA BOA. Prof. Joaquim Bispo MODELO Nº 01 DE UMA BOA REDAÇÃO Prof. Joaquim Bispo Prof. Joaquim Bispo Tema: A SINTOMÁTICA DA VIOLÊNCIA E A SENSAÇÃO DE INSEGURANÇA É sabido que, a violência e a insegurança reafirmam o grande desafio

Leia mais

Livro de termos 15 de fevereiro de 2019

Livro de termos 15 de fevereiro de 2019 (De 16 de janeiro a 02 de fevereiro de 2019) DATA 1º ANO Hora 2º ANO Hora 3º ANO Hora 4º ANO Hora quarta-feira, 16 de janeiro de 2019 Direito Internacional Público Direito do Trabalho quinta-feira, 17

Leia mais

O Impacto da Política de Pacificação sobre os confrontos entre facções de drogas no Rio de Janeiro. Joana Monteiro

O Impacto da Política de Pacificação sobre os confrontos entre facções de drogas no Rio de Janeiro. Joana Monteiro O Impacto da Política de Pacificação sobre os confrontos entre facções de drogas no Rio de Janeiro Joana Monteiro 9 de dezembro de 2013 A Política de Pacificação Objetivo: Retomar territórios antes dominados

Leia mais

Sumário. Um livro necessário Introdução Modernidade tardia e violência Violência e ordem social...26

Sumário. Um livro necessário Introdução Modernidade tardia e violência Violência e ordem social...26 Sumário Um livro necessário...11 Introdução... 13 Modernidade tardia e violência...16 José-Vicente Tavares-dos-Santos Violência e ordem social...26 Luiz Antonio Machado da Silva Etos guerreiro e criminalidade

Leia mais

JUVENTUDE (S), VULNERABILIDADE E TRÁFICO DE DROGAS: INTERVENÇÕES EDUCATIVAS DO ESTADO E DE ONG NO BAIRRO DA LIBERDADE, SALVADOR-BA

JUVENTUDE (S), VULNERABILIDADE E TRÁFICO DE DROGAS: INTERVENÇÕES EDUCATIVAS DO ESTADO E DE ONG NO BAIRRO DA LIBERDADE, SALVADOR-BA JUVENTUDE (S), VULNERABILIDADE E TRÁFICO DE DROGAS: INTERVENÇÕES EDUCATIVAS DO ESTADO E DE ONG NO BAIRRO DA LIBERDADE, SALVADOR-BA Tatiane Pereira dos Santos* Universidade do Estado da Bahia tps24@bol.com.br

Leia mais

Livro de termos 15 de fevereiro de 2019

Livro de termos 15 de fevereiro de 2019 (De 16 de janeiro a 02 de fevereiro de 2019) DATA 1º ANO Hora sala(s) 2º ANO Hora sala(s) 3º ANO Hora sala(s) 4º ANO Hora sala(s) 16/jan Direito Internacional Público 1.01 ED 2 Direito do Trabalho 1.11

Leia mais

PLANO DE REDUÇÃO DE DANOS ÀS VIOLÊNCIAS NA MARÉ

PLANO DE REDUÇÃO DE DANOS ÀS VIOLÊNCIAS NA MARÉ PLANO DE REDUÇÃO DE DANOS ÀS VIOLÊNCIAS NA MARÉ Sumário Introdução...pg.03 Meta 01: Reduzir número de mortes violentas durantes as Operações Policiais na Maré....pg.04 Meta 02. Reduzir situações de violação

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de Campinas Faculdade de Direito. Especialização Criminologia, Direito Penal e Processo Penal CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Pontifícia Universidade Católica de Campinas Faculdade de Direito. Especialização Criminologia, Direito Penal e Processo Penal CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Pontifícia Universidade Católica de Campinas Faculdade de Direito Especialização Criminologia, Direito Penal e Processo Penal CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1) MÓDULO I: CRIMINOLOGIA E LEGISLAÇÃO PENAL ESPECIAL

Leia mais

Victor de Souza. Segurança Pública: Violência nas Instituições de Ensino e a Implementação do Plano Nacional de Segurança.

Victor de Souza. Segurança Pública: Violência nas Instituições de Ensino e a Implementação do Plano Nacional de Segurança. Victor de Souza Segurança Pública: Violência nas Instituições de Ensino e a Implementação do Plano Nacional de Segurança. Victor Fernandes de Souza (currículo resumido) Major da Polícia Militar do Estado

Leia mais

V Curso de Especialização em Segurança Pública e Cidadania Violência e Conflitualidade Novembro de 2014

V Curso de Especialização em Segurança Pública e Cidadania Violência e Conflitualidade Novembro de 2014 V Curso de Especialização em Segurança Pública e Cidadania Violência e Conflitualidade Novembro de 2014 Universidade de Brasília UnB Quartas (19h-22h40) e sextas (8h-12h) Local: A definir. Professor: Rodrigo

Leia mais

Segregação sócio-espacial e pobreza absoluta: algumas considerações

Segregação sócio-espacial e pobreza absoluta: algumas considerações Segregação sócio-espacial e pobreza absoluta: algumas considerações Thalita Aguiar Siqueira* 1 (PG), Marcelo de melo (PQ) Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Anápolis de ciências sócio-econômicas e

Leia mais

DEMOcRACIA. É PoLÍCIA

DEMOcRACIA. É PoLÍCIA É PoLÍCIA Democracia não é apenas participação popular na tomada de decisões. É partir do princípio de que todo poder e toda legitimidade só podem vir de uma única estrutura de tomada de decisões. E isso

Leia mais

Mini Simulado GRATUITO de Legislação Penal Extravagante. TEMA: Estatuto do Desarmamento (Lei nº /03) e Lei Maria da Penha (Lei nº 11.

Mini Simulado GRATUITO de Legislação Penal Extravagante. TEMA: Estatuto do Desarmamento (Lei nº /03) e Lei Maria da Penha (Lei nº 11. Mini Simulado GRATUITO de Legislação Penal Extravagante TEMA: Estatuto do Desarmamento (Lei nº 10.826/03) e Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/06) 1. O agente encontrado portando arma de uso permitido com

Leia mais

Índice de Percepção da Presença do Estado

Índice de Percepção da Presença do Estado Índice de Percepção da Presença do Estado IBRE e CPDOC Rio de Janeiro, 14 de Fevereiro de 11. Objetivo O objetivo principal é desenvolver um índice que mensure a percepção da presença do Estado na sociedade

Leia mais

Pesquisa Dimensões da cidade: favela e asfalto

Pesquisa Dimensões da cidade: favela e asfalto Pesquisa Dimensões da cidade: favela e asfalto Coordenação: Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase); os questionários foram aplicados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Objetivos:

Leia mais

Redução da maioridade penal: justiça ou vingança? Camila Valle[1]

Redução da maioridade penal: justiça ou vingança? Camila Valle[1] Camila Valle[1] O objetivo da redução da maioridade penal é fazer com que o Direito Penal (e a justiça correspondente) seja aplicado aos que hoje são tutelados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente

Leia mais

Violência(s), Direitos Humanos e Periferia(s): Quais relações?

Violência(s), Direitos Humanos e Periferia(s): Quais relações? Violência(s), Direitos Humanos e Periferia(s): Quais relações? Priscila Queirolo Susin Psicóloga; Técnica Social Responsável PMCMV-E; Pesquisadora do CAES Mestre em Ciências Sociais (PUCRS) Doutoranda

Leia mais

RITA DE C. P. LIMA REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E PRÁTICAS EDUCATIVAS

RITA DE C. P. LIMA REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E PRÁTICAS EDUCATIVAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE UNIDADES DE POLÍCIA PACIFICADORA POR PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO E SEUS EFEITOS NO ENTORNO ESCOLAR Orientado: IVAN SOARES DOS SANTOS Orientadora:

Leia mais

PROGRAMA DE GOVERNO SEGURANÇA PÚBLICA

PROGRAMA DE GOVERNO SEGURANÇA PÚBLICA PROGRAMA DE GOVERNO SEGURANÇA PÚBLICA 1 SEGURANÇA PÚBLICA TERÁ GESTÃO E METAS PARA COMBATER VIOLÊNCIA E CRIME ORGANIZADO O crime gera insegurança nas cidades e no campo, destrói as nossas famílias e reduz

Leia mais

Lei Maria da Penha completa 8 anos

Lei Maria da Penha completa 8 anos 1 GABINETE DO VEREADOR FLORIANO PESARO DATA: 6/08/2014 DISCURSO 15 Lei Maria da Penha completa 8 anos Sr. Presidente, nobres Vereadores, telespectadores da Tv Câmara São Paulo. Boa tarde. anos. Amanhã

Leia mais

QUANDO DISCUTIR MAIORIDADE PENAL

QUANDO DISCUTIR MAIORIDADE PENAL QUANDO DISCUTIR MAIORIDADE PENAL Mural Produzido em: 06/2007 Coordenação: Aparecida de Souza Darc Acadêmicos: Alexandre Roberto Valcarenghi Carlos Maurício Trindade Caroline Stefany Depiere Gervasio Cezar

Leia mais

Políticas Públicas Integradas no Território A experiência da UPP SOCIAL*

Políticas Públicas Integradas no Território A experiência da UPP SOCIAL* Políticas Públicas Integradas no Território A experiência da UPP SOCIAL* Ricardo Henriques Seminário Internacional: Determinantes sociais da saúde, intersetorialidade e equidade social na América Latina

Leia mais

A OCUPAÇÃO DA MARÉ PELO EXÉRCITO BRASILEIRO

A OCUPAÇÃO DA MARÉ PELO EXÉRCITO BRASILEIRO A OCUPAÇÃO DA MARÉ PELO EXÉRCITO BRASILEIRO percepção de moradores sobre a ocupação das forças armadas na maré O que pensam as pessoas que vivem, trabalham, estudam e criam seus filhos na Maré, sobre a

Leia mais

Exercícios Fenômenos Sociais

Exercícios Fenômenos Sociais Exercícios Fenômenos Sociais 1. Ao fazer uso da sociologia de Max Weber, podemos afirmar que fenômenos sociais como, por exemplo, a moda, a formação do Estado ou o desenvolvimento da economia capitalista,

Leia mais

Cuarta Conferencia Regional Intergubernamental sobre Envejecimiento y Derechos de las Personas Mayores en América Latina y el Caribe Asunción, junio

Cuarta Conferencia Regional Intergubernamental sobre Envejecimiento y Derechos de las Personas Mayores en América Latina y el Caribe Asunción, junio Cuarta Conferencia Regional Intergubernamental sobre Envejecimiento y Derechos de las Personas Mayores en América Latina y el Caribe Asunción, junio de 2017 Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa

Leia mais

VIOLÊNCIA E CRIMINALIDADE URBANA

VIOLÊNCIA E CRIMINALIDADE URBANA VIOLÊNCIA E CRIMINALIDADE URBANA Muito além de uma questão de Polícia 1º Sargento PM Luís Carlos Tremea Em se tratando de criminalidade não se ganha, se mitiga. José Mariano Beltrame Del PF Aposentado

Leia mais

VIOLÊNCIA, CRIMINALIZAÇÃO DA POBREZA E OS DESAFIOS PARA A CONSTITUIÇÃO DA CIDADANIA

VIOLÊNCIA, CRIMINALIZAÇÃO DA POBREZA E OS DESAFIOS PARA A CONSTITUIÇÃO DA CIDADANIA VIOLÊNCIA, CRIMINALIZAÇÃO DA POBREZA E OS DESAFIOS PARA A CONSTITUIÇÃO DA CIDADANIA Lia Canejo Diniz Barros 1 RESUMO A partir de uma breve reflexão acerca de temas como: violência, controle, justiça, direitos

Leia mais

Pesquisa sobre guerras culturais - 26 de março

Pesquisa sobre guerras culturais - 26 de março Pesquisa sobre guerras culturais - 26 de março Pesquisa realizada na manifestação do dia 26 de março de 2017 sobre identidades políticas, guerras culturais e posicionamento frente a debates atuais sobre

Leia mais

Pobreza e exclusão Ciências Sociais Prof. Guilherme Paiva

Pobreza e exclusão Ciências Sociais Prof. Guilherme Paiva As evidências históricas mostram que a cultura humana esteve sempre intimamente ligada [ ] à ideia da distinção e discriminação entre grupos sociais (COSTA, 2005, p.247). Igualdade: utopia, ou seja, um

Leia mais

SECÇÃO III - Prestação de trabalho a favor da comunidade e admoestação

SECÇÃO III - Prestação de trabalho a favor da comunidade e admoestação Código Penal Ficha Técnica Código Penal LIVRO I - Parte geral TÍTULO I - Da lei criminal CAPÍTULO ÚNICO - Princípios gerais TÍTULO II - Do facto CAPÍTULO I - Pressupostos da punição CAPÍTULO II - Formas

Leia mais

PARTE 1 NOÇÕES GERAIS DE CRIMINOLOGIA

PARTE 1 NOÇÕES GERAIS DE CRIMINOLOGIA Sumário PARTE 1 NOÇÕES GERAIS DE CRIMINOLOGIA Importância... 25 Conceito... 27 Funções (Finalidades)... 29 Métodos... 31 Objetos... 33 5.1. Introdução... 33 5.2. Crime... 33 5.3. Delinquente... 34 5.3.1.

Leia mais

QUAIS OS TEMAS MAIS RELEVANTES PARA O CONCURSO DA PRF (PROVA DISCURSIVA)?

QUAIS OS TEMAS MAIS RELEVANTES PARA O CONCURSO DA PRF (PROVA DISCURSIVA)? QUAIS OS TEMAS MAIS RELEVANTES PARA O CONCURSO DA PRF (PROVA DISCURSIVA)? Quer receber mais materiais assim? Cadastre-se em nossa lista VIP gratuitamente. 2 A proposta de redação de concursos envolvendo

Leia mais

Para uma Educação e Formação Social, Humana e Profissional dos alunos da Escola Secundária Almeida Garrett

Para uma Educação e Formação Social, Humana e Profissional dos alunos da Escola Secundária Almeida Garrett ESCOLA SECUNDÁRIA DE ALMEIDA GARRETT DISCIPLINA: FORMAÇÃO CÍVICA 7.º E 8.º ANOS TEMAS A DESENVOLVER, OBJETIVOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO ANO LETIVO: 2015/16 Para uma Educação e Formação Social, Humana e

Leia mais

PARTE 1 NOÇÕES GERAIS DE CRIMINOLOGIA

PARTE 1 NOÇÕES GERAIS DE CRIMINOLOGIA Sumário PARTE 1 NOÇÕES GERAIS DE Importância... 23 Conceito... 25 Funções (Finalidades)... 27 Métodos... 29 Objetos... 31 5.1. Introdução... 31 5.2. Crime... 31 5.3. Delinquente... 32 5.3.1. Conceito conforme

Leia mais

MODELOS DE CRIMINOLOGIA CLÍNICA. Proposta de um modelo de inclusão social

MODELOS DE CRIMINOLOGIA CLÍNICA. Proposta de um modelo de inclusão social MODELOS DE CRIMINOLOGIA CLÍNICA Proposta de um modelo de inclusão social CONCEITUAÇÃO GERAL DE CRIMINOLOGIA CLÍNICA Criminologia Clínica é um campo de atividade e de conhecimentos interdisciplinares predominantemente

Leia mais

GRADE CURRICULAR CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL PARA DELEGADO DE POLÍCIA

GRADE CURRICULAR CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL PARA DELEGADO DE POLÍCIA GRADE CURRICULAR CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL PARA DELEGADO DE POLÍCIA I. ÁREAS TEMÁTICAS DISCIPLINAS 1. LINGUAGEM, COMUNICAÇÃO, INFORMAÇÃO LINGUAGEM E TECNOLOGIA EM SEGURANÇA PÚBLICA. TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Leia mais

DOS DELITOS E DAS PENAS

DOS DELITOS E DAS PENAS DOS DELITOS E DAS PENAS ELIANA CALMON ALVES* Juíza do Tribunal Regional Federal da 1ª Região Neste final de século, marcado por profundas mudanças no comportamento humano, observa-se a complexidade crescente

Leia mais

SUMÁRIO 1. O CRIME DE TERRORISMO: UM OLHAR SOBRE A PUNIBILIDADE DOS ATOS PREPARATÓRIOS... 19

SUMÁRIO 1. O CRIME DE TERRORISMO: UM OLHAR SOBRE A PUNIBILIDADE DOS ATOS PREPARATÓRIOS... 19 SUMÁRIO 1. O CRIME DE TERRORISMO: UM OLHAR SOBRE A PUNIBILIDADE DOS ATOS PREPARATÓRIOS... 19 1. CONSIDERAÇÕES INTRODUTÓRIAS... 19 2. FUNDAMENTOS PUNITIVOS DOS DELITOS DE TERRORISMO: O BEM JURÍDICO TUTELADO...

Leia mais

A CPLP: PERSPETIVA INTERNACIONAL E A ABORDAGEM DA POLÍTICA DE INFLUÊNCIA

A CPLP: PERSPETIVA INTERNACIONAL E A ABORDAGEM DA POLÍTICA DE INFLUÊNCIA ESTRATÉGIAS NACIONAIS PARA A PREVENÇÃO E COMBATE AO TERRORISMO VIOLENTO EM ÁFRICA A CPLP: PERSPETIVA INTERNACIONAL E A ABORDAGEM DA POLÍTICA DE INFLUÊNCIA ACSS/STELLENBO SCH UNIVERSITY 10 DE MAIO A CPLP:

Leia mais

TABELA DE EQUIVALÊNCIAS ENTRE O CURSO VIGENTE (89001)E O NOVO (89002)

TABELA DE EQUIVALÊNCIAS ENTRE O CURSO VIGENTE (89001)E O NOVO (89002) TABELA DE EQUIVALÊNCIAS ENTRE O CURSO VIGENTE (89001)E O NOVO (89002) DISCIPLINA ATUAL (VIGENTE) NOVO DISCIPLINA NOVA CÓDIGO 5940220 - Psicologia Jurídica e Forense 5940220 Psicologia Forense 8901101 -

Leia mais

HÁ MUITAS FORMAS DE MUDAR AS CIDADES: A JUVENTUDE FAZ SUA PARTE!

HÁ MUITAS FORMAS DE MUDAR AS CIDADES: A JUVENTUDE FAZ SUA PARTE! HÁ MUITAS FORMAS DE MUDAR AS CIDADES: A JUVENTUDE FAZ SUA PARTE! 1. APRESENTAÇÃO O Fundo da FASE para Juventudes, lançado pela organização em julho de 2016, visa apoiar financeiramente projetos de caráter

Leia mais

OS NOVOS MOVIMENTOS SOCIAIS E OS ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO- FORMAL. A Geografia Levada a Sério

OS NOVOS MOVIMENTOS SOCIAIS E OS ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO- FORMAL.  A Geografia Levada a Sério OS NOVOS MOVIMENTOS SOCIAIS E OS ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO- FORMAL 1 Lutar pela igualdade sempre que as diferenças nos discriminem. Lutar pela diferença sempre que a igualdade nos descaracterize. Boaventura

Leia mais

Série Paternidade: Desejo, Direito e Compromisso.

Série Paternidade: Desejo, Direito e Compromisso. Série Paternidade: Desejo, Direito e Compromisso. Série Paternidade: Desejo, Direito e Compromisso. Realização Apoio Rede de Estudos e Pesquisas em Psicologia Social Campanha www.genero.org.br SUMÁRIO

Leia mais

1961: 3 padres da Cáritas Brasileira idealiza uma ação em Natal (RN); Ano seguinte 16 dioceses do Nordeste realizam a campanha; Em 1964: se dá na

1961: 3 padres da Cáritas Brasileira idealiza uma ação em Natal (RN); Ano seguinte 16 dioceses do Nordeste realizam a campanha; Em 1964: se dá na 1961: 3 padres da Cáritas Brasileira idealiza uma ação em Natal (RN); Ano seguinte 16 dioceses do Nordeste realizam a campanha; Em 1964: se dá na Quaresma a primeira CF em âmbito nacional. Tema: Igreja

Leia mais

SUBJETIVIDADE E DIREITOS HUMANOS: APOIO PSICOSSOCIAL E MONITORAMENTO DAS CONDIÇÕES DO CÁRCERE NA PARAÍBA

SUBJETIVIDADE E DIREITOS HUMANOS: APOIO PSICOSSOCIAL E MONITORAMENTO DAS CONDIÇÕES DO CÁRCERE NA PARAÍBA SUBJETIVIDADE E DIREITOS HUMANOS: APOIO PSICOSSOCIAL E MONITORAMENTO DAS CONDIÇÕES DO CÁRCERE NA PARAÍBA D ANDREA, Isadora Grego ¹ SILVA JUNIOR, Nelson Gomes de Sant ana 2 TANNUSS, Rebecka Wanderley 3

Leia mais

TEMAS POLÍTICOS SETEMBRO 2014

TEMAS POLÍTICOS SETEMBRO 2014 TEMAS POLÍTICOS SETEMBRO 2014 PERFIL DA AMOSTRA 1000 entrevistados 52% 48% IDADE CLASSE SOCIAL ESTADO CIVIL 24% 16 a 24 anos 1% A 34% Solteiro 22% 25 a 34 anos 21% B 55% Casado 20% 35 a 44 anos 57% C 6%

Leia mais

Cód. Disciplina Período Créditos Carga Horária D-49 8º Nome da Disciplina / Curso CRIMINOLOGIA / DIREITO

Cód. Disciplina Período Créditos Carga Horária D-49 8º Nome da Disciplina / Curso CRIMINOLOGIA / DIREITO e Cód. Disciplina Período Créditos Carga Horária D-49 8º 04 04 60 Turma Nome da Disciplina / Curso CRIMINOLOGIA / DIREITO D 26 DIREITO PENAL III)MATRIZ 2008/01) D 28 DIREITO PENAL III)MATRIZ 2008/02) Estudo

Leia mais

OS PROBLEMAS SOCIAIS URBANOS. A Geografia Levada a Sério

OS PROBLEMAS SOCIAIS URBANOS.   A Geografia Levada a Sério OS PROBLEMAS SOCIAIS URBANOS 1 Às vezes os problemas sociais nada mais são do que o reflexo da tirania do senso comum.. Murilo Amati 2 CHEGA Gabriel, o pensador (2015) 3 Os Problemas Sociais Urbanos Com

Leia mais

A mídia brasileira e as regras de responsabilização dos adolescentes em conflito com a lei

A mídia brasileira e as regras de responsabilização dos adolescentes em conflito com a lei ANÁLISE CRÍTICA PARTE III A mídia brasileira e as regras de responsabilização dos adolescentes em conflito com a lei BRASÍLIA, DEZEMBRO DE 2013 PARTE III O discurso da técnica jornalística PRESSUPOSTOS

Leia mais

NOTA TÉCNICA N 05/2018 INDICADORES DE HOMICÍDIO DE 2017 DO GRANDE ABC PAULISTA

NOTA TÉCNICA N 05/2018 INDICADORES DE HOMICÍDIO DE 2017 DO GRANDE ABC PAULISTA NOTA TÉCNICA N 05/2018 INDICADORES DE HOMICÍDIO DE 2017 DO GRANDE ABC PAULISTA David Pimentel Barbosa de Siena Resumo executivo A presente nota técnica tem como objeto os indicadores de homicídio da Região

Leia mais

PARTE ESPECIAL crimes contra a pessoa integridade corporal

PARTE ESPECIAL crimes contra a pessoa integridade corporal LEGALE Lesões corporais as lesões corporais não atacam a vida da pessoa e sim a sua integridade corporal. É por isso que as lesões corporais seguidas de morte não são julgadas pelo Júri. As lesões podem

Leia mais

Segurança pública no Brasil

Segurança pública no Brasil Segurança pública no Brasil Diagnóstico e propostas Buenos Aires Argentina 28/03/2019 Parte 1 - Panorama Geral da Segurança Pública PRINCIPAIS ESTATÍSTICAS 63.880 MORTES VIOLENTAS INTENCIONAIS Mortes Violentas

Leia mais

EMERSON DOUGLAS LEGISLAÇÃO DO MPU

EMERSON DOUGLAS LEGISLAÇÃO DO MPU EMERSON DOUGLAS LEGISLAÇÃO DO MPU 1. (Cespe, 2015. MPU: Analista) Um procurador da República está atuando em determinado processo criminal sobre tráfico ilícito de drogas. Nessa situação, conforme o princípio

Leia mais

Ao mesmo tempo, de acordo com a pesquisa da Anistia Internacional, a maioria dos brasileiros condena a tortura: 83% concordam que é preciso haver

Ao mesmo tempo, de acordo com a pesquisa da Anistia Internacional, a maioria dos brasileiros condena a tortura: 83% concordam que é preciso haver SEGURANÇA Brasil lidera ranking de medo de tortura policial Questionados se estariam seguros ao ser detidos, 80% dos brasileiros discordaram fortemente Trata-se do maior índice dentre os 21 países analisados

Leia mais

CRIMES CONTRA A HONRA. (continuação)

CRIMES CONTRA A HONRA. (continuação) LEGALE CRIMES CONTRA A HONRA (continuação) Difamação Difamar alguém, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação Atenção: difamar é imputar a prática de um fato Pena: detenção (de 3 meses a 1 ano, e multa)

Leia mais

RESENHA. BURGOS, Marcelo Baumann; PAIVA, Ângela Randolpho (Orgs.). A Escola e a Favela. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio: Ed. Pallas, 2009.

RESENHA. BURGOS, Marcelo Baumann; PAIVA, Ângela Randolpho (Orgs.). A Escola e a Favela. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio: Ed. Pallas, 2009. RESENHA BURGOS, Marcelo Baumann; PAIVA, Ângela Randolpho (Orgs.). A Escola e a Favela. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio: Ed. Pallas, 2009. O livro, que apresenta como tema central o estudo das representações

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática aula 1. Professor: Rodrigo J. Capobianco

PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática aula 1. Professor: Rodrigo J. Capobianco PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática aula 1 Professor: Rodrigo J. Capobianco LEGISLAÇÃO ESPECIAL TORTURA (Lei 9455/97) Tortura Constitui crime de tortura: I - constranger alguém com

Leia mais

ORLANDO JÚNIOR DIREITO CONSTITUCIONAL

ORLANDO JÚNIOR DIREITO CONSTITUCIONAL ORLANDO JÚNIOR DIREITO CONSTITUCIONAL Ano: 2017 Banca: VUNESP Órgão: UNESP Prova: Assistente Administrativo Considerando o que dispõe a Constituição Federal sobre os direitos e garantias fundamentais,

Leia mais

DISPOSIÇÕES PENAIS. CRIMES ELEITORAIS São todas condutas que, durante o

DISPOSIÇÕES PENAIS. CRIMES ELEITORAIS São todas condutas que, durante o CRIMES ELEITORAIS São todas condutas que, durante o processo eleitoral atingem ou maculam a liberdade do direito ao voto, os procedimentos das atividades eleitorais, desde o alistamento até a diplomação

Leia mais

POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO ESTADO MAIOR GERAL

POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO ESTADO MAIOR GERAL POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO ESTADO MAIOR GERAL CONHECENDO A PMERJ CRIAÇÃO: 13 de maio de 1809 EFETIVO ATIVO: 47.935 Policiais Militares (mar/2015) 55 Unidades Operacionais e Especiais 38

Leia mais

Uso da força sob uma perspectiva de complexidade

Uso da força sob uma perspectiva de complexidade NOTAS Nº 12/2017 BRASIL Uso da força sob uma perspectiva de complexidade Cristina Gross Villanova OUTUBRO DE 2017 A ideia central do programa era que segurança pública não se faz apenas com ações policiais,

Leia mais