INTELECTUAIS E A EDUCAÇÃO: UMA REFLEXÃO PRELIMINAR SOBRE O DEBATE EDUCATIVO NACIONAL NOS DISCURSOS DO DIÁRIO DOS CAMPOS 1 ( )

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INTELECTUAIS E A EDUCAÇÃO: UMA REFLEXÃO PRELIMINAR SOBRE O DEBATE EDUCATIVO NACIONAL NOS DISCURSOS DO DIÁRIO DOS CAMPOS 1 (1907 1934)"

Transcrição

1 INTELECTUAIS E A EDUCAÇÃO: UMA REFLEXÃO PRELIMINAR SOBRE O DEBATE EDUCATIVO NACIONAL NOS DISCURSOS DO DIÁRIO DOS CAMPOS 1 ( ) Resumo SOUZA, Eliezer Felix de - UEPG eliezer@uepg.br Área temática: Educação: História e Políticas Agência Financiadora: não contou com financiamento Este texto é resultado de uma pesquisa que vem sendo desenvolvida 2 no programa de Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa, linha de pesquisa História e Políticas Educacionais. O objetivo principal do trabalho é analisar a reverberação dos debates nacionais sobre educação nos discursos dos jornais O Progresso e Diário dos Campos de Ponta Grossa. A questão central da pesquisa será entender a participação dos intelectuais pontagrossenses na divulgação, por meio de seus discursos, do debate educativo nacional e paranaense. Em que medida é possível perceber em Ponta Grossa a reflexão dos debates intelectuais a respeito da educação ocorridos na capital brasileira e na capital paranaense? Como os grupos envolvidos nos jornais O Progresso e Diário dos Campos dialogavam com as idéias postuladas pelos intelectuais do Distrito Federal e da capital do Paraná? Nesse sentido, a iniciativa desta pesquisa é desenvolver ou produzir análise histórica à luz das ações dos intelectuais presentes no cenário político e cultural de Ponta Grossa. Nesta investigação dialogamos com o conceito de intelectual discutido por Antonio Gramsci que, considera como intelectuais todos aqueles que participam ativamente da direção e da organização dos projetos culturais, visando intervir sobre os modos de vida e processos de formação humana. Este percurso analítico está circunscrito ao período de 1907 a 1934, cuja análise será feita à luz dos jornais O Progresso e Diário dos Campos. O primeiro período se justifica pelo ato de fundação do Jornal O progresso, ou seja, é o ano de sua criação que estabelece o recorte do início desta pesquisa. O recorte final está circunscrito ao contexto de reverberação das idéias do Manifesto dos Pioneiros da Educação, momento este, que o jornal passa também a enfrentar sérias dificuldades. Palavras-chave: História; Intelectuais; Educação no Paraná. 1 Jornal centenário que tem circulação diária em Ponta Grossa. Foi fundado em 1907, com o nome de O Progresso. Em 1913 passou a se chamar Diário dos Campos, nome que preserva até hoje. 2 Este trabalho esta sendo orientado pelo professor Névio de Campos. Doutor em História da Educação pela Universidade Federal do Paraná, atualmente é professor do Departamento de Educação da UEPG e também do Programa de Mestrado em Educação da mesma instituição.

2 3999 Introdução As pesquisas no campo da história intelectual são recentes. No Brasil e, particularmente no Paraná vem sendo constituídos grupos de investigação nos últimos dez anos. Na história intelectual da educação o processo de constituição de grupos de pesquisas é mais recente ainda e, vem ocorrendo nos programas de pós-graduação em educação das instituições de ensino. No Estado do Paraná merece menção o Grupo de Pesquisa em História Intelectual da Educação, coordenado por Carlos Eduardo Vieira, professor da Universidade Federal do Paraná. A preocupação destes pesquisadores é [...] pensar as idéias, as representações e/ou discursos veiculados no debate intelectual, a partir dos seus contextos de produção, de circulação e de recepção. (VIEIRA, 2007, p. 9). No horizonte teórico da história intelectual um dos debates se refere ao conceito de intelectual discutido por Antonio Gramsci. Em suas análises, esse pensador distingue a intelectualidade tradicional que se considera uma classe ou comunidade à parte e os grupos que as classes produzem organicamente, a partir das suas relações. Essas novas classes exercem funções predominantemente intelectuais e fazem parte de instituições ligadas à atividade cultural. O elemento fundamental oriundo das reflexões de Gramsci consiste em reconhecer que os intelectuais não constituem camadas externas às lutas políticas, sociais e culturais. Ao contrário o intelectual se caracteriza pelo imiscuir-se nas diferentes esferas da vida societária. E uma dessas esferas é o jornalismo que, no mundo moderno, passou a exercer um espaço profícuo no processo de constituição de novos modos de pensar, de agir, de sentir e de ser. É nesse ambiente interpretativo que se a nossa pesquisa, pois a mídia impressa materializa o objeto desse projeto investigativo. No entendimento de Carlos Eduardo VIEIRA (2001, p. 55), Investigamos os intelectuais porque consideramos que as suas idéias e a as suas trajetórias são testemunhos privilegiados dos diversos projetos formativos que demarcam as disputas em torno da direção dos processos de formação de novas gerações. Na esteira dessa afirmação reiteramos que são os intelectuais os principais responsáveis por traduzir em termos teóricos e sobretudo, nos marcos de uma plano de ação política os objetivos almejados pelos diferentes grupos e classes sociais que disputam a hegemonia na sociedade, isto é, as funções de domínio e de direção cultural. Pelo exposto consideramos necessário entender as reflexões sobre a função social dos intelectuais à luz das idéias de Gramsci. A preocupação historicista desse pensador é

3 4000 traduzida com o postulado de que não existe nenhum a priori de formação e/ou posição institucional para definir o intelectual. Para ele: Não há atividade humana da qual se possa excluir toda intervenção intelectual, não se pode separar o homo faber do homo sapiens. Em suma, todo o homem é intelectual, fora de sua profissão, desenvolve uma atividade intelectual qualquer, ou seja, é um filosofo, um artista, um homem de gosto, participa de uma concepção de mundo, possuí uma linha consciente de conduta moral, contribui assim para manter ou para modificar uma concepção de mundo, isto é, para promover novas maneiras de pensar. (GRAMSCI, 2001, p ) A rigor, cabe sempre ao investigador interessado na sua exploração analisar a natureza dos projetos formativos em curso, a ação dos seus protagonistas e, sobretudo, avaliar em contexto as conseqüências sociais desses projetos. (VIEIRA, 2001, p 57). Desse modo, a análise dos intelectuais pontagrossenses será feita a partir dos contextos da educação nacional e paranaense, enfatizando a repercussão desses debates entre os protagonistas dos jornais de Ponta Grossa. Na concepção de Gramsci, os intelectuais se distinguem em dois níveis. De um lado a intelectualidade tradicional, e do outro os grupos pensantes que as classes produzem. Gramsci entende que os intelectuais orgânicos não são apenas grandes intelectuais, mas são também aqueles que difundem a concepção de mundo revolucionária se envolvendo na vida prática das massas. Nessa pesquisa o adjetivo orgânico não é objeto de discussão, pois não temos a pretensão de localizar entre os integrantes dos referidos jornais suas relações com as classes sociais. O que é relevante da discussão de Gramsci é a atribuição dada aos intelectuais, qual seja: de organizadores de visões de mundo e mobilizadores dos indivíduos em prol de projetos políticos, sociais e culturais. Nesse aspecto retemos a noção de que os grupos sociais exigem a presença dessas lideranças 3. Essas questões norteiam nossa análise: Que intelectuais desfilaram nas páginas dos jornais O Progresso e Diário dos Campos? Que papel educativo exerceram nesses? Sobre que grupos sociais suas intervenções impactaram? Por meio das idéias de Gramsci sustentamos que os intelectuais dos jornais pesquisados representam a forma de pensar de importantes segmentos da comunidade local que caracterizava a cidade no início do século. Os jornais apresentam a princípio uma tendência neutra em relação a dois fatores essenciais da vida social: a política e a religião. No campo discursivo, a neutralidade como a 3 Sobre o conceito de intelectuais consultar o volume dois dos Cadernos do Cárcere de Gramsci.

4 4001 explicitada é praticamente impossível. Nesse sentido cabe ao historiador descobrir os poucos fatos importantes e transformá-los em fatos da história e de descartar os muitos fatos significativos como não históricos. (CAAR, 1982, p. 51). E Carr na sua reflexão vai ainda mais longe: os fatos não falam por si, mas apenas quando o historiador os aborda: é ele quem decide quais os fatos que vêm à cena e em que ordem ou contexto (p. 47). Os jornais para o historiador são documentos. E sem documento não se faz história. A respeito do problema do documento Jacques Le Goff afirma que não é qualquer coisa que fica por conta do passado, é um produto da sociedade que o fabricou segundo as relações de forças que aí detinham o poder. (LE GOFF, 1994, p. 545). Portanto, a analise dos periódicos como documentos será feita avisada do debate teórico da História, pois assim garantimos o sentido da objetividade na pesquisa histórica. João Dutra foi o primeiro redator do jornal O Progresso. Em 1908, o cargo foi transferido para Hugo de Borja Reis 4. Como redator, Reis levantou a tese de mudança editorial do Jornal. Ao mesmo tempo, parece que a anunciada neutralidade identificada no projeto editorial do jornal é descaracterizada. Reis continuou vivenciando e interagindo com as causas nacionais, acompanhando os acontecimentos passo a passo. A Candidatura 5 de Rui Barbosa significava para ele uma real possibilidade de por fim à política do café com leite. (BUCHOLDZ, 2007, p. 32) No dia 01 de janeiro de 1913, O Progresso passou a se chamar Diário dos Campos. Nessa nova fase, ainda sob a editoração de Hugo Reis, o Jornal passou a ampliar sua visibilidade sobre a cidade. O jornal procurou trazer para a cidade as mais diversas inquietações dos pontagrossenses, em forma de crônica, verso ou prosa. Na edição de 02 de setembro de 1921, Hugo dos Reis já não aparecia como diretor do Diário dos Campos. A partir de então o jornal prosseguiu enfrentando muitas dificuldades. Em 1924, a Casa da Memória passou a não mais receber os exemplares para arquivo. De 1932 em diante, o Museu Campos Gerais passou também a preservar a memória desse Jornal. No artigo intitulado História dos, nos e por meio de periódicos Tania Regina de Luca faz alguns apontamentos a respeito de pesquisas com periódicos. De modo geral, fica 4 Chegou em Ponta Grossa em Apesar de ter vindo de São Paulo, Hugo Reis era natural do Rio de Janeiro. Era um leitor contumaz da literatura do seu tempo, descrevia e dialogava com o universo social. Ele transitava entre as correntes literárias do romantismo, do realismo e do simbolismo. Por isso, na redação de O Progresso ele mostrava ser capaz de debater qualquer assunto (BUCHOLDZ, 2007, p. 31). 5 A convenção realizada em 3 de outubro de 1909, no teatro Lírico, na Bahia lançava a candidatura de Rui Barbosa a Presidência da República.

5 4002 perceptível que, até a década de 1970 ainda eram raros os trabalhos que se valiam de jornais e revistas como fonte para o conhecimento da História. Porém, a Escola dos Annales, já havia lançado, em 1930, as bases de novas perspectivas de pesquisa. Hoje, merece destaque a história imediata voltada para o tempo presente. Porém os meios de comunicação impressos devem ser analisados sob suspeição: Quando analisamos um jornal impresso temos que tomar vários cuidados, um deles diz respeito a fonte de informação: sua tiragem, área de difusão, relações com instituições, grupos econômicos e financeiros, aspectos que continuavam negligenciados seja pelos historiadores que recorriam a imprensa, seja pelos que se dedicavam a escrever sua história. (LUCA, 2005, p. 116) Pesquisas em jornais têm se tornado cada vez mais freqüentes. Devemos considerar o texto jornalístico como uma construção, uma versão que envolve múltiplas implicações: visão de mundo do proprietário, do jornalista, a situação de sua produção, entre outras. Nesta pesquisa procuro empregar o jornal como fonte, buscando a partir da análise de seus discursos perceber os reflexos dos debates educativos que estavam presentes no cenário nacional. Foucault, ao discorrer sobre os discursos diz: Quanto as análises discursivas é preciso estar atentos a todos os detalhes analíticos. Suas dependências e reciprocidades. (FOUCAULT, 2004, p 26) Num livro por exemplo, contínua Foucault: além do título, das primeiras linhas e do ponto final, além da sua configuração interna e da forma que lhe dá autonomia, ele está preso a um sistema de remissões a outros livros, outros textos, outras frases. (p. 26). Ou seja, não é possível analisar os discursos em contextos isolados. Devemos sempre estar atentos as suas fundamentações teóricas e em todos os aspectos que envolvem a produção do conteúdo. Ponta Grossa na Voz dos Intelectuais: O Jornal Diário dos Campos no Contexto da Educação Nacional No final do século XIX, o Brasil viveu uma conjuntura de grandes transformações, tanto no aspecto político, como social e cultural, entre os quais destacamos a abolição da escravidão e a criação da República. Em princípio a proclamação da República não alterou o quadro político no Brasil e no Estado do Paraná. Ponta Grossa começou a sentir sensíveis reflexos na estrutura social e econômica apenas no início do século XX. Essa mudança é resultante de dois fatores principais: o primeiro a crise econômica das fazendas de gado (LEANDRO, 1995, apud ZULIAN 1998,

6 4003 p. 40) que obrigou muitos fazendeiros a irem para a cidade. O Segundo, foi a chegada à cidade de uma nova burguesia industrial. Desse modo, no início do século Ponta Grossa respirava um 'clima urbano', havia bandas musicais que disputam o espaço para apresentações, cinema, luz elétrica, associações beneficentes e hospital. (DITZEL, 2007, p. 49). Segundo Rosângela Wosiach Zulian, Essas mudanças foram sentidas de maneira geral por diversos intelectuais e/ou jornalistas paranaenses. Dedicaram-se especialmente a Curitiba, mostrando nos seus escritos o perfil de uma sociedade, em franco processo de urbanização, abrindo-se à cultura moderna, uma camponesa que se torna cidadã. Quando escrevem sobre Ponta Grossa a perspectiva que refletem é semelhante. (ZULIAN, 1998, p. 42) De acordo com Zulian, em crônica escrita para o Jornal Diário dos Campos, Raul Gomes sustentava que: o movimento urbano ultrapassa o tamanho da cidade. Vê-se gente por toda a parte. À noite flana nas ruas, penetra as lojas, enche três cinemas, freqüenta os clubes (ZULIAN, 1998, p. 43). Essas novas visões sobre a cidade visavam construir uma ideologia do progresso que, nos momentos de consolidação do regime republicano, passou a ser veiculada em caráter nacional. Nesse clima de modernização, o que nos interessa particularmente é o debate em torno da renovação cultural. A fundação do Jornal O Progresso é um marco importante para a história da cidade, tendo em sua circulação um importante aliado na formação da opinião pública. Fundado por Jacob Hozlmann 6, número, anunciava sua tendência editorial: em 1907, o referido jornal, no seu primeiro Ao iniciarmos hoje na afanada lide jornalística com esse nosso modesto e despretensioso jornal hedomanário, nesta cidade inquestionavelmente predestinada a um grandioso futuro, se todos quanto a habitam bem compreendem o que a uma pátria legítima ou simplesmente adotiva devem seus dignos filhos, outro escopo não temos que não o cooperar resoluta e crentemente para o elevamento moral e material de Ponta Grossa e para que o Paraná frutifiquem todas as idéias e cometimentos aplausíveis, sem nos envolvermos direta ou indiretamente em questões políticas ou religiosas, as quais irrefutavelmente hão sido em nosso país o mais poderoso fator de palavras e fatos por completo antagônicos ao foros de de nossa civilização. O Progresso, 27 de abril de 1907, órgão dedicado aos interesses do município e do Estado. (BUCHOLDZ, 2007, p. 21) 6 Jacob Holzmann era Russo de nascimento, natural de Saratov. Viera para o Brasil numa leva de imigrantes, em 1877, quando tinha apenas três anos de idade. Comerciante, dono de alfaiataria, Holzmann é o fundador do jornal O Progresso, em 1907.

7 4004 O que fizemos até aqui foi uma tentativa de contextualizar Ponta Grossa no início do século XX, bem como fazer alguns apontamentos em relação a natureza da produção do conhecimento histórico. Buscamos também, definir os principais aspectos relacionados à pesquisa nos periódicos. Agora trataremos da questão central da pesquisa: o debate do projeto educativo nacional, discutindo primeiramente do contexto paranaense. No Paraná, a formação de tendências intelectuais em confrontos na cena pública remonta aos últimos anos do século XIX. O intenso debate entre clericais e anticlericais sobre os rumos da República e, por extensão, da educação pública marcaram a imprensa paranaense e a ambiência cultural de Curitiba nas primeiras décadas do século XX. Nos anos vinte, o marco mais representativo desse processo estava na realização da Primeira Conferência Nacional de Educação, promovida pelo governo do Estado do Paraná em parceria com a ABE, em dezembro de Dario Vellozo, antes mesmo da realização da Conferência Nacional de Educação, já representava um dos principais articuladores do projeto de educação moderna no Estado. Vellozo queria criar um clima propício à transformação dos padrões de comportamento, das formas de pensar e ver o mundo. [...] estimulou a implantação da escola moderna no Estado parananense, pautada em um programa que buscava a laicização, a publicização, a moralização do ensino. (ANDRADE, 2007, p. 199) Assim, nas primeiras décadas do século XX, Curitiba foi sendo reconstruída a partir de uma idéia de cidade marcada pela noção de progresso, reconhecendo-se nela a presença do ideário positivista que circulava no meio intelectual curitibano. A idéia era modernizar a cidade, não apenas física e materialmente, mas também culturalmente. Em O discurso da Modernidade nas conferências educacionais na década de 1920 no Paraná, Aurélio Bona Junior e Carlos Eduardo Vieira (2007, p ), demonstram o discurso que associa educação e modernidade em dois eventos educacionais da década de 20: O Congresso de Ensino Primário e Normal (CEPN 1926) e a Primeira Conferência Nacional de Educação (PCNE 1927). Participaram dessas conferências, representantes nacionais, Fernando de Azevedo e Anísio Teixeira. No Paraná, as figuras de destaque foram César Prieto Martinez e Lysímaco Ferreira da Costa. Um dos objetivos centrais dessas conferências era discutir e propor alternativas aos problemas nacionais que, segundo a crença da época, poderiam ser sanados pela ação educativa. Apesar das discordâncias educacionais, não se percebe nos debates divergências tão acirradas entre católicos e educadores laicos.

8 4005 Jean Carlos Moreno analisa a participação exclusiva de César Prieto Martinez e Lysimaco Ferreira da Costa à frente da instrução pública no Paraná. Esses educadores procuraram empreender e ampliar a estrutura do ensino público no Estado. A idéia era a partir da modernização da escola, modernizar toda a sociedade. (MORENO, 2007, p. 58). Se falava então em racionalidade e produtividade na organização escolar. A modernidade pretendida por esses homens partia do princípio da existência de um povo moldável ao seus desejos, ou seja, semearam um modelo de escolarização, mesmo com resistência e apropriações no Estado do Paraná. Um outro artigo, Intelectuais e a Educação no Paraná nas décadas de 20 e 30, de Névio de Campos (2007, p ), aborda o embate entre católicos e anticlericais. A discussão central do texto diz respeito ao papel dos intelectuais católicos leigos paranaenses no processo de organização do projeto formativo da Igreja Católica. Para cumprir com essa tarefa, a igreja contou com apoio do laicato católico, que eram membros da igreja mas que não faziam parte da hierarquia oficial católica. O grupo laico agiu em duas frentes: através da imprensa e do Círculo de Estudos Bandeirantes. O objetivo dessa iniciativa era ganhar novamente o espaço perdido com a laicização preconizada pelo governo republicano. Por último, o artigo O movimento pela escola nova no Paraná: Trajetória de Erasmo Pilotto, de Carlos Eduardo Vieira, que sustenta que Pilotto teve um papel decisivo na introdução e na disseminação pela escola Nova, enfatizando as bases teóricas da concepção de formação humana que ele produziu a partir de sua interlocução com o movimento renovador (VIEIRA, 2001, p. 54). Na primeira Conferência Nacional de Educação, como já exposto acima, a principal temática foi a causa educacional. A Igreja Católica foi o grupo mais representativo, uma vez que tinha o apoio da esfera estatal, nada menos do que o Governador Caetano Munhoz da Rocha e Lysimaco Ferreira da Costa, Inspetor Geral da Instrução pública no Paraná. Essas discussões presentes no Paraná fazem parte de um contexto mais amplo. As discussões que envolviam a educação nacional se prolongavam desde o século XVIII, quando Portugal foi influenciado pelo Iluminismo. Este período vai até início do século XX quando torna-se forte a influência da Escola Nova. A Pedagogia Nova é, pois uma concepção já inspirada no modelo humanista moderno de educação. É nesse contexto, que em 1924 é fundada a ABE. Em seu interior dois grupos lutavam por projetos diferentes de educação: Um deles, católico, muito próximo ao da formulação de Jackson Figueiredo, enfatizava o

9 4006 papel das elites na construção de um nacionalismo a partir do sentimento patriótico existente na multidão. (CARVALHO, 1998, p. 43). O outro grupo, recusava o catolicismo mas, igualmente, atribuía as elites um papel fundamental na formação da nacionalidade, coincidindo com o nacionalismo católico ao propor a relação povos-elites (p. 43). As discussões da Associação Brasileira de Educação foram desenvolvidas através de Conferências realizadas em vários cantos do Brasil: O grupo católico, participou dos debates até 1932, quando Anísio Teixeira e Carneiro de Leão tinham sido eleitos presidentes (CARVALHO, 1998, p. 71). Desse modo se efetivavam os signatários da Escola Nova na Associação Brasileira de Educação. De acordo com PAGNI (2000, p. 49), a intelectualidade brasileira nascente, durante os anos 1920, viu na educação um modo de formar as novas elites para servir o Estado, e ao mesmo tempo, promover a nacionalidade por meio de uma cultura nacional. Defendia-se a idéia de superação da educação tradicional a partir da consolidação de um saber científico e positivo. Sendo assim se percebe uma diferença dos projetos políticos pedagógicos do início da Republica que tinham como base o Positivismo de Comte e os ideais escolanovistas, modelados acima de tudo por concepções européias e norte-americanas. Diante desse amplo debate, em março de 1932 veio a público o texto original do Manifesto (PAGNI, 2000, p. 87).O Manifesto confere à educação um status de promotora de reformas sociais mais amplas necessárias à formação social e cultural brasileira. No entanto os discursos desses intelectuais preservam seus traços de elitismo e a mesma concepção em relação ao povo (p. 97). Por fim, a partir do Estado Novo, principalmente após 1934, parece que o entusiasmo dos pioneiros sofreu uma forte queda. Apesar de muitos pioneiros, ainda continuarem na base do governo, a supremacia alcançada junto à Associação Brasileira de Educação não consegue em plano nacional concretizar os seus objetivos. De qualquer forma o início do século XX foi palco de debates em torno de questões educacionais. A tarefa dessa pesquisa será discutir em que medida estes debates reverberaram as ações dos intelectuais envolvidos nos periódicos de Ponta Grossa. Estes debates estão presentes nos conteúdos do Jornal Diário dos Campos. Nossa tarefa será explorar nos discursos desse jornal os impactos que tiveram estes debates nos campos gerais. Dito de outra forma, como esses intelectuais pontagrossenses perceberam esse debate?

10 4007 CONCLUSÃO Até a década de 1970, ainda eram raros os trabalhos que usavam periódicos como fonte para o conhecimento da História do Brasil: A preocupação era escrever a História da Imprensa, mas era preciso mobilizá-los para a escrita da história por meio da Imprensa. (LUCA, 2005, p. 111). Todos esses aspectos vêm sendo observados. Porém, no Brasil os historiadores têm enfrentado enormes dificuldades em relação aos arquivos e fontes. Não é diferente a nossa experiência, pois a Casa da Memória, onde realizamos a pesquisa de campo está com boa parte do seu acervo fechado para pesquisas. Nesse sentido, resta ao historiador seguir pistas que o levem até a problemática pesquisada. Uma das alternativas é usar a perspectiva de trabalho apontada pelo historiador Antonio Prost: alterou-se o modo de inquirir os textos, que interessemos menos pelo que eles dizem do que pela maneira como dizem, pelos termos que utilizam, pelos campos semânticos que traçam (PROST Apud LUCA, 2005, p. 114). E poderíamos completar, também pelo interdito, pelas zonas de silêncio que estabelecem. Neste sentido, é preciso adotar nas análises de periódicos uma postura de suspeição, ou seja, suspeitar de tudo, sempre tendo como ferramenta as próprias metodologias históricas de interpretação. Com isso procuraremos desenvolver essa pesquisa, centralizando as atenções no período circunscrito à fundação do Jornal O Progresso, em 1907 e ao processo de constituição do Manifesto dos Pioneiros da Educação, bem como a aprovação da Constituição de A intenção será confrontar os projetos de reformas propostos na época pelos intelectuais de destaque no cenário nacional e paranaense com os discursos dos jornais O Progresso e Diário dos Campos. A hipótese é de que, dentro do conjunto de alterações em âmbito paranaense e nacional os intelectuais de Ponta Grossa não ficaram alheios e sentiram as repercussões principais que movimentaram o pensamento intelectual no início do século XX. Ainda que se manifeste de modo ufanista, fazendo alusão à idéia de progresso, os discursos dos jornais nos dão uma noção da forma que o debate nacional reverberava nesta região do Estado do Paraná. Nesses termos, ao analisar os discursos desses periódicos objetivamos responder a problemática central desta pesquisa: a interpretação feita pelos intelectuais paranaenses a respeito dos debates educativos travados nas principais capitais brasileiras. REFERÊNCIAS

11 4008 ANDRADE, Maria Lucia de. Dario Vellozo e a escola moderna: a renovação do pensamento educacional no Paraná ( ), In: VIEIRA, Carlos Eduardo (org.). Intelectuais, Educação e Modernidade no Paraná ( ). Curitiba: Ed. UFPR, 2007, p BUCHOLDZ, Alessandra Perrinchelli. Diário dos Campos. Ponta Grossa, Editora Uepg, CAMPOS, N. Intelectuais Católicos e a Educação no Paraná nas décadas de1920 e In: VIEIRA, Carlos Eduardo (org.). Intelectuais, Educação e Modernidade no Paraná ( ). Curitiba: Ed. UFPR, 2007, p CAMPOS, N. Laicato Católico: O Papel dos Intelectuais no processo de Organização do Projeto Formativo da Igreja Católica no Paraná; Dissertação UFPR, CARR, E. H. O que è História? São Paulo: Paz e Terra, CARVALHO, M. M. C. Molde Nacional e Forma Cívica( ) Bragança Paulista: Edusf, DE LUCA, T. R. Historia dos, nos e por meio dos periódicos. In: Pinsky, C. B. (org.). Fontes Históricas. São Paulo; Contexto, p DITZEL, Carmencita de Holleben Mello. Imaginário e representações: O integralismo dos Campos Gerais: ( ). Ponta Grossa. Editora Uepg, FOUCAULT, Michel. A Arqueologia do Saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, GRAMSCI, A. Cadernos do Cárcere, vol. 02. Rio de Janeiro, 2001, p JÚNIOR, Aurélio Bona; VIEIRA, Carlos Eduardo. O discurso da modernidade nas conferências educacionais na década de 1920 no Paraná. In: VIEIRA, Carlos Eduardo (org.). Intelectuais, Educação e Modernidade no Paraná ( ). Curitiba: Ed. UFPR, 2007, p LE GOFF, J. História e Memória. Campinas: Unicamp, 1994.(Item documento/doc.) p MOREIRA, C. O F. Entre o Indivíduo e a Sociedade: Um estudo da Filosofia da Educação de J. Dewey. Bragança Paulista: Edusf, MORENO, Jean Carlos. Intelectuais na década de 1920: César Prieto Martinez e Lysímaco Ferreira da Costa à frente da instrução pública no Paraná. In: VIEIRA, Carlos Eduardo (org.). Intelectuais, Educação e Modernidade no Paraná ( ). Curitiba: Ed. UFPR, 2007, p PAGNI, P. A. Do Manifesto de 1932 à Construção de Um Saber pedagógico. Ijuí: Unijui, 2000.

12 4009 VIEIRA, C. E. O Movimento Pela escola Nova no Paraná Trajetória e idéias educativas de Erasmo Pilotto. Educar em Revista. Curitiba, nº 18, p VIEIRA, C. E.; MARACH, C. B. Escola de mestre único e escola serena: realidade e idealidade no pensamento de Erasmo Pilotto. In: VIEIRA, Carlos Eduardo (org.). Intelectuais, Educação e Modernidade no Paraná ( ). Curitiba: Ed. UFPR, 2007, p VIEIRA,C. E. Intelectuais, educação e Modernidade no paraná ( ), p ; e ZULIAN, Rosângela Wosiack. A Victoriosa Rainha dos Campos: Ponta Grossa na Conjuntura Republicana. In: Revista de História Regional, Dep. De História da Uepg. Vol. 03 nº 02, Inverno de 1998.

O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é:

O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é: O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é: a capacidade individual ou social para manter uma orientação constante, imutável, qualquer que seja a complexidade de uma situação

Leia mais

Formação de Professores: um diálogo com Rousseau e Foucault

Formação de Professores: um diálogo com Rousseau e Foucault Formação de Professores: um diálogo com Rousseau e Foucault Eixo temático 2: Formação de Professores e Cultura Digital Vicentina Oliveira Santos Lima 1 A grande importância do pensamento de Rousseau na

Leia mais

Com-Vida. Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida

Com-Vida. Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida Com-Vida Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida Com-Vida Comissao de Meio Ambiente e Qualidade de Vida Depois de realizar a Conferência... Realizada a Conferência em sua Escola ou Comunidade, é

Leia mais

EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA

EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA Autores: FIGUEIREDO 1, Maria do Amparo Caetano de LIMA 2, Luana Rodrigues de LIMA 3, Thalita Silva Centro de Educação/

Leia mais

O PERCURSO FORMATIVO DOS DOCENTES QUE ATUAM NO 1º. CICLO DE FORMAÇÃO HUMANA

O PERCURSO FORMATIVO DOS DOCENTES QUE ATUAM NO 1º. CICLO DE FORMAÇÃO HUMANA O PERCURSO FORMATIVO DOS DOCENTES QUE ATUAM NO 1º. CICLO DE FORMAÇÃO HUMANA Profª. Ms. Marilce da Costa Campos Rodrigues - Grupo de estudos e pesquisas em Política e Formação Docente: ensino fundamental

Leia mais

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE Maria Cristina Kogut - PUCPR RESUMO Há uma preocupação por parte da sociedade com a atuação da escola e do professor,

Leia mais

DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO

DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO ROSINALDO PANTOJA DE FREITAS rpfpantoja@hotmail.com DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO RESUMO: Este artigo aborda o Projeto político pedagógico e também

Leia mais

LÍDER: compromisso em comunicar, anunciar e fazer o bem.

LÍDER: compromisso em comunicar, anunciar e fazer o bem. ESCOLA VICENTINA SÃO VICENTE DE PAULO Disciplina: Ensino Religioso Professor(a): Rosemary de Souza Gelati Paranavaí / / "Quanto mais Deus lhe dá, mais responsável ele espera que seja." (Rick Warren) LÍDER:

Leia mais

VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL

VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL CONSIDERAÇÕES SOBRE O TRABALHO REALIZADO PELO SERVIÇO SOCIAL NO CENTRO PONTAGROSSENSE DE REABILITAÇÃO AUDITIVA E DA FALA (CEPRAF) TRENTINI, Fabiana Vosgerau 1

Leia mais

Núcleo de educação a distância - NEAD/UNIFRAN UNIVERSIDADE DE FRANCA

Núcleo de educação a distância - NEAD/UNIFRAN UNIVERSIDADE DE FRANCA Educação conceito permeado por valores e finalidades Educação e Sociedade:algumas visões no século XX Universidade de Franca Pedagogia EAD Sociologia Geral e da Educação Profa. Lucimary Bernabé Pedrosa

Leia mais

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI Grupo Acadêmico Pedagógico - Agosto 2010 O Projeto Pedagógico Institucional (PPI) expressa os fundamentos filosóficos,

Leia mais

A Sociologia de Weber

A Sociologia de Weber Material de apoio para Monitoria 1. (UFU 2011) A questão do método nas ciências humanas (também denominadas ciências históricas, ciências sociais, ciências do espírito, ciências da cultura) foi objeto

Leia mais

V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014. Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO.

V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014. Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO. V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014 Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO. RESUMO Adriana Vieira de Lima Colégio Marista Arquidiocesano

Leia mais

Por uma pedagogia da juventude

Por uma pedagogia da juventude Por uma pedagogia da juventude Juarez Dayrell * Uma reflexão sobre a questão do projeto de vida no âmbito da juventude e o papel da escola nesse processo, exige primeiramente o esclarecimento do que se

Leia mais

ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS

ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS RESUMO Juliana Candido QUEROZ (Bolsista) 1 ; Natália SILVA (Bolsista) 2, Leila BRUNO (Supervisora) 3 ; Sinval Martins S. FILHO (Coordenador)

Leia mais

José Fernandes de Lima Membro da Câmara de Educação Básica do CNE

José Fernandes de Lima Membro da Câmara de Educação Básica do CNE José Fernandes de Lima Membro da Câmara de Educação Básica do CNE Cabe a denominação de novas diretrizes? Qual o significado das DCNGEB nunca terem sido escritas? Educação como direito Fazer com que as

Leia mais

PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Regina Luzia Corio de Buriasco * UEL reginaburiasco@sercomtel.com.br Magna Natália Marin Pires* UEL magna@onda.com.br Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino*

Leia mais

PROJETO DE PESQUISA - ÉTICA E CIDADANIA UM ESTUDO DOS PROCESSOS CONTRA DEPUTADOS DA CLDF. Aluna: ANA MARIA DE SOUZA RANGEL

PROJETO DE PESQUISA - ÉTICA E CIDADANIA UM ESTUDO DOS PROCESSOS CONTRA DEPUTADOS DA CLDF. Aluna: ANA MARIA DE SOUZA RANGEL CÂMARA DOS DEPUTADOS DIRETORIA DE RECURSOS HUMANOS CENTRO DE FORMAÇÃO, TREINAMENTO E APERFEIÇOAMENTO. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICA E REPRESENTAÇÃO PARLAMENTAR PROJETO DE PESQUISA - ÉTICA E CIDADANIA

Leia mais

introdução Trecho final da Carta da Terra 1. O projeto contou com a colaboração da Rede Nossa São Paulo e Instituto de Fomento à Tecnologia do

introdução Trecho final da Carta da Terra 1. O projeto contou com a colaboração da Rede Nossa São Paulo e Instituto de Fomento à Tecnologia do sumário Introdução 9 Educação e sustentabilidade 12 Afinal, o que é sustentabilidade? 13 Práticas educativas 28 Conexões culturais e saberes populares 36 Almanaque 39 Diálogos com o território 42 Conhecimentos

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

A constituição do sujeito em Michel Foucault: práticas de sujeição e práticas de subjetivação

A constituição do sujeito em Michel Foucault: práticas de sujeição e práticas de subjetivação A constituição do sujeito em Michel Foucault: práticas de sujeição e práticas de subjetivação Marcela Alves de Araújo França CASTANHEIRA Adriano CORREIA Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Filosofia

Leia mais

PRODUTO FINAL ASSOCIADA A DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

PRODUTO FINAL ASSOCIADA A DISSERTAÇÃO DE MESTRADO PRODUTO FINAL ASSOCIADA A DISSERTAÇÃO DE MESTRADO Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Universidade Federal de Itajubá Título da dissertação: OS MANUAIS DOS PROFESSORES DOS LIVROS DIDÁTICOS

Leia mais

APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA

APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA Maria Ignez de Souza Vieira Diniz ignez@mathema.com.br Cristiane Akemi Ishihara crisakemi@mathema.com.br Cristiane Henriques Rodrigues Chica crischica@mathema.com.br

Leia mais

1.3. Planejamento: concepções

1.3. Planejamento: concepções 1.3. Planejamento: concepções Marcelo Soares Pereira da Silva - UFU O planejamento não deve ser tomado apenas como mais um procedimento administrativo de natureza burocrática, decorrente de alguma exigência

Leia mais

PARANÁ GOVERNO DO ESTADO

PARANÁ GOVERNO DO ESTADO PARANÁ GOVERNO DO ESTADO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SEED DIRETORIA DE POLÍTICAS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS - DPPE PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL PDE Anexo I Professor PDE FORMULÁRIO DE ACOMPANHAMENTO

Leia mais

país. Ele quer educação, saúde e lazer. Surge então o sindicato cidadão que pensa o trabalhador como um ser integrado à sociedade.

país. Ele quer educação, saúde e lazer. Surge então o sindicato cidadão que pensa o trabalhador como um ser integrado à sociedade. Olá, sou Rita Berlofa dirigente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Brasil, filiado à Contraf e à CUT. Quero saudar a todos os trabalhadores presentes e também àqueles que, por algum motivo, não puderam

Leia mais

METODOLOGIA DO ENSINO DA ARTE. Número de aulas semanais 4ª 2. Apresentação da Disciplina

METODOLOGIA DO ENSINO DA ARTE. Número de aulas semanais 4ª 2. Apresentação da Disciplina METODOLOGIA DO ENSINO DA ARTE Série Número de aulas semanais 4ª 2 Apresentação da Disciplina Considerando a necessidade de repensar o ensino da arte, faz-se necessário refletir sobre este ensino em sua

Leia mais

Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc

Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Diálogos - Revista do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História ISSN: 1415-9945 rev-dialogos@uem.br Universidade Estadual de Maringá Brasil Castanho, Sandra Maria POLÍTICA E LUTAS

Leia mais

Gestão 2013-2017. Plano de Trabalho. Colaboração, Renovação e Integração. Eduardo Simões de Albuquerque Diretor

Gestão 2013-2017. Plano de Trabalho. Colaboração, Renovação e Integração. Eduardo Simões de Albuquerque Diretor Gestão 2013-2017 Plano de Trabalho Colaboração, Renovação e Integração Eduardo Simões de Albuquerque Diretor Goiânia, maio de 2013 Introdução Este documento tem por finalidade apresentar o Plano de Trabalho

Leia mais

EDUCAÇÃO E PROGRESSO: A EVOLUÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO DA ESCOLA ESTADUAL ELOY PEREIRA NAS COMEMORAÇÕES DO SEU JUBILEU

EDUCAÇÃO E PROGRESSO: A EVOLUÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO DA ESCOLA ESTADUAL ELOY PEREIRA NAS COMEMORAÇÕES DO SEU JUBILEU 1 EDUCAÇÃO E PROGRESSO: A EVOLUÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO DA ESCOLA ESTADUAL ELOY PEREIRA NAS COMEMORAÇÕES DO SEU JUBILEU Resumo Rodrigo Rafael Pinheiro da Fonseca Universidade Estadual de Montes Claros digasmg@gmail.com

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: que lugar é este?

ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: que lugar é este? Universidade do Sul de Santa Catarina UNISUL maria.schlickmann@unisul.br Palavras iniciais... As reflexões que apresento neste texto são um recorte de estudo que venho realizando na minha tese de doutorado.

Leia mais

Unidade II FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL. Prof. José Junior

Unidade II FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL. Prof. José Junior Unidade II FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL Prof. José Junior O surgimento do Serviço Social O serviço social surgiu da divisão social e técnica do trabalho, afirmando-se

Leia mais

FORMANDO AS LIDERANÇAS DO FUTURO

FORMANDO AS LIDERANÇAS DO FUTURO Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias dezembro/2006 página 1 FORMANDO AS LIDERANÇAS DO FUTURO Fúlvia Rosemberg: analisa ações de inclusão e apresenta programa voltado para a formação de novas lideranças

Leia mais

O QUE É ECONOMIA VERDE? Sessão de Design Thinking sobre Economia Verde

O QUE É ECONOMIA VERDE? Sessão de Design Thinking sobre Economia Verde O QUE É ECONOMIA VERDE? Sessão de Design Thinking sobre Economia Verde Florianópolis SC Junho/2012 2 SUMÁRIO Resumo do Caso...3 Natureza do Caso e Ambiente Externo...3 Problemas e Oportunidades...4 Diagnóstico:

Leia mais

Sustentabilidade x Desperdício

Sustentabilidade x Desperdício Sustentabilidade x Desperdício Alunos: Antônio Fernandes Margarida Késsia Daniele de Brito Nilmara Oliveira Introdução O tema consciência ambiental tem estado em alta no Brasil. A falta d água em vários

Leia mais

BRINCAR É UM DIREITO!!!! Juliana Moraes Almeida Terapeuta Ocupacional Especialista em Reabilitação neurológica

BRINCAR É UM DIREITO!!!! Juliana Moraes Almeida Terapeuta Ocupacional Especialista em Reabilitação neurológica BRINCAR É UM DIREITO!!!! Juliana Moraes Almeida Terapeuta Ocupacional Especialista em Reabilitação neurológica PORQUE AS CRIANÇAS ESTÃO PERDENDO TODOS OS REFERENCIAIS DE ANTIGAMENTE EM RELAÇÃO ÀS BRINCADEIRAS?

Leia mais

A temática Sistema Nacional de Educação foi dissertada pela Profa. Flávia Maria Barros Nogueira Diretora da SASE.

A temática Sistema Nacional de Educação foi dissertada pela Profa. Flávia Maria Barros Nogueira Diretora da SASE. CARTA DE RECIFE O Fórum Nacional de Conselhos Estaduais de Educação realizou em Recife, no período de 16 a 18 de setembro a Reunião Plenária da Região Nordeste, com a participação dos Conselhos Estaduais

Leia mais

Entrevista com Heloísa Lück

Entrevista com Heloísa Lück Entrevista com Heloísa Lück Heloísa Lück é doutora em Educação pela Columbia University em Nova York e tem pós-doutorado em Pesquisa e Ensino Superior pela George Washington D.C. É diretora educacional

Leia mais

A FORMAÇÃO DE SUJEITOS CRÍTICOS NO ENSINO SUPERIOR: UM POSSÍVEL CAMINHO PARA A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. Marijara de Lima Monaliza Alves Lopes

A FORMAÇÃO DE SUJEITOS CRÍTICOS NO ENSINO SUPERIOR: UM POSSÍVEL CAMINHO PARA A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. Marijara de Lima Monaliza Alves Lopes A FORMAÇÃO DE SUJEITOS CRÍTICOS NO ENSINO SUPERIOR: UM POSSÍVEL CAMINHO PARA A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL Marijara de Lima Monaliza Alves Lopes FACULDADE ALFREDO NASSER INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO III PESQUISAR

Leia mais

ZENUN, Katsue Hamada e; MARKUNAS, Mônica. Tudo que é sólido se desmancha no ar. In:. Cadernos de Sociologia 1: trabalho. Brasília: Cisbrasil-CIB,

ZENUN, Katsue Hamada e; MARKUNAS, Mônica. Tudo que é sólido se desmancha no ar. In:. Cadernos de Sociologia 1: trabalho. Brasília: Cisbrasil-CIB, ZENUN, Katsue Hamada e; MARKUNAS, Mônica. Tudo que é sólido se desmancha no ar. In:. Cadernos de Sociologia 1: trabalho. Brasília: Cisbrasil-CIB, 2009. p. 24-29. CAPITALISMO Sistema econômico e social

Leia mais

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE Universidade Estadual De Maringá gasparin01@brturbo.com.br INTRODUÇÃO Ao pensarmos em nosso trabalho profissional, muitas vezes,

Leia mais

Elaboração de Projetos

Elaboração de Projetos Elaboração de Projetos 2 1. ProjetoS John Dewey (1859-1952) FERRARI, Márcio. John Dewey: o pensador que pôs a prática em foco. Nova Escola, São Paulo, jul. 2008. Edição especial grandes pensadores. Disponível

Leia mais

SOCIEDADE E TEORIA DA AÇÃO SOCIAL

SOCIEDADE E TEORIA DA AÇÃO SOCIAL SOCIEDADE E TEORIA DA AÇÃO SOCIAL INTRODUÇÃO O conceito de ação social está presente em diversas fontes, porém, no que se refere aos materiais desta disciplina o mesmo será esclarecido com base nas idéias

Leia mais

Ateneo de investigadores (Espaço de intercâmbio entre pesquisadores)

Ateneo de investigadores (Espaço de intercâmbio entre pesquisadores) Ateneo de investigadores (Espaço de intercâmbio entre pesquisadores) Relatoria do Ateneo 2: Pesquisa e produção de conhecimento em Política Educacional (pesquisa, publicações, integridade e ética na pesquisa)

Leia mais

CIDADANIA: o que é isso?

CIDADANIA: o que é isso? CIDADANIA: o que é isso? Autora: RAFAELA DA COSTA GOMES Introdução A questão da cidadania no Brasil é um tema em permanente discussão, embora muitos autores discutam a respeito, entre eles: Ferreira (1993);

Leia mais

VOLUNTARIADO E CIDADANIA

VOLUNTARIADO E CIDADANIA VOLUNTARIADO E CIDADANIA Voluntariado e cidadania Por Maria José Ritta Presidente da Comissão Nacional do Ano Internacional do Voluntário (2001) Existe em Portugal um número crescente de mulheres e de

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE ESTUDOS PÓS-GRADUADOS EM EDUCAÇÃO: HISTÓRIA, POLÍTICA, SOCIEDADE

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE ESTUDOS PÓS-GRADUADOS EM EDUCAÇÃO: HISTÓRIA, POLÍTICA, SOCIEDADE PROJETO DE PESQUISA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE: A RACIONALIDADE TECNOLÓGICA NA REGULAÇÃO DOS SISTEMAS DE ENSINO Responsável: CARLOS ANTONIO GIOVINAZZO JUNIOR Esta proposta insere-se no projeto de pesquisa

Leia mais

EXPLORANDO ALGUMAS IDEIAS CENTRAIS DO PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO FUNDAMENTAL. Giovani Cammarota

EXPLORANDO ALGUMAS IDEIAS CENTRAIS DO PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO FUNDAMENTAL. Giovani Cammarota UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA PRÁTICA DE ENSINO DE MATEMÁTICA III EXPLORANDO ALGUMAS IDEIAS CENTRAIS DO PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO FUNDAMENTAL Giovani Cammarota

Leia mais

As Escolas Famílias Agrícolas do Território Rural da Serra do Brigadeiro

As Escolas Famílias Agrícolas do Território Rural da Serra do Brigadeiro As Escolas Famílias Agrícolas do Território Rural da Serra do Brigadeiro VIEIRA, Tatiana da Rocha UFV - pedagogia_tati@yahoo.com.br BARBOSA, Willer Araújo UFV- wbarbosa@ufv.br Resumo: O trabalho apresentado

Leia mais

Katia Luciana Sales Ribeiro Keila de Souza Almeida José Nailton Silveira de Pinho. Resenha: Marx (Um Toque de Clássicos)

Katia Luciana Sales Ribeiro Keila de Souza Almeida José Nailton Silveira de Pinho. Resenha: Marx (Um Toque de Clássicos) Katia Luciana Sales Ribeiro José Nailton Silveira de Pinho Resenha: Marx (Um Toque de Clássicos) Universidade Estadual de Montes Claros / UNIMONTES abril / 2003 Katia Luciana Sales Ribeiro José Nailton

Leia mais

Apresentação. Cultura, Poder e Decisão na Empresa Familiar no Brasil

Apresentação. Cultura, Poder e Decisão na Empresa Familiar no Brasil Apresentação Cultura, Poder e Decisão na Empresa Familiar no Brasil 2 No Brasil, no final da década de 1990, as questões colocadas pela globalização, tais como o desemprego, a falta de qualificação de

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO Faculdade de Educação PROJETO DE PESQUISA

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO Faculdade de Educação PROJETO DE PESQUISA PROJETO DE PESQUISA INSTITUIÇÕES E INTELECTUAIS DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: HISTÓRIA, IDEIAS E TRAJETÓRIAS Responsável: Prof. Dr. Mauro Castilho Gonçalves O projeto investiga a história de instituições educativas

Leia mais

Comunicação e Cultura Fortaleza

Comunicação e Cultura Fortaleza Comunicação e Cultura Fortaleza Contexto Em Fortaleza, o projeto Mudando sua Escola, Mudando sua Comunidade, Melhorando o Mundo! trabalhou nas atividades de produção de jornais escolares com a participação

Leia mais

!"#$% #!$%&'()(*!#'+,&'(-.%'(.*!/'0.',1!,)2-(34%5! 6,-'%0%7.(!,!#'%8(34%! &#'(%)*%+,-.%

!#$% #!$%&'()(*!#'+,&'(-.%'(.*!/'0.',1!,)2-(34%5! 6,-'%0%7.(!,!#'%8(34%! &#'(%)*%+,-.% !"#$% #!$%&'()(*!#'+,&'(-.%'(.*!/'0.',1!,)2-(34%5! 6,-'%0%7.(!,!#'%8(34%! &#'(%)*%+,-.%! https://sites.google.com/site/grupouabpeti/ ISBN: 978-972-674-744-4! "! DIRETORES DE CURSO: PERSPETIVAS E CARACTERIZAÇÃO

Leia mais

PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA

PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA Conceito: PROJETO: -Proposta -Plano; Intento -Empreendimento -Plano Geral de Construção -Redação provisória de lei; Estatuto Referência:Minidicionário - Soares Amora

Leia mais

PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA

PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA Conceito: PROJETO: -Proposta -Plano; Intento -Empreendimento -Plano Geral de Construção -Redação provisória de lei; Estatuto Referência:Minidicionário - Soares Amora

Leia mais

AS REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES SOBRE A DOCENCIA COMO PROFISSÃO: UMA QUESTÃO A SE PENSAR NOS PROJETOS FORMATIVOS.

AS REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES SOBRE A DOCENCIA COMO PROFISSÃO: UMA QUESTÃO A SE PENSAR NOS PROJETOS FORMATIVOS. AS REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES SOBRE A DOCENCIA COMO PROFISSÃO: UMA QUESTÃO A SE PENSAR NOS PROJETOS FORMATIVOS. Prof. Dr. Isauro Beltrán Nuñez Prof. Dr. Betania Leite Ramalho INTRODUÇÃO A pesquisa que

Leia mais

SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas.

SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas. SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas. SANTOS, Silvana Salviano silvanasalviano@hotmail.com UNEMAT Campus de Juara JESUS, Lori Hack de lorihj@hotmail.com UNEMAT

Leia mais

O Indivíduo em Sociedade

O Indivíduo em Sociedade O Indivíduo em Sociedade A Sociologia não trata o indivíduo como um dado da natureza isolado, livre e absoluto, mas como produto social. A individualidade é construída historicamente. Os indivíduos são

Leia mais

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT Proposta do CDG-SUS Desenvolver pessoas e suas práticas de gestão e do cuidado em saúde. Perspectiva da ética e da integralidade

Leia mais

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE DOCENTES NO ENSINO SUPERIOR

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE DOCENTES NO ENSINO SUPERIOR FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE DOCENTES NO ENSINO SUPERIOR As transformações sociais no final do século passado e início desse século, ocorridas de forma vertiginosa no que diz respeito aos avanços tecnológicos

Leia mais

ASPECTOS HISTÓRICOS: QUANTO A FORMAÇÃOO, FUNÇÃO E DIFULCULDADES DO ADMINISTRADOR.

ASPECTOS HISTÓRICOS: QUANTO A FORMAÇÃOO, FUNÇÃO E DIFULCULDADES DO ADMINISTRADOR. 1 ASPECTOS HISTÓRICOS: QUANTO A FORMAÇÃOO, FUNÇÃO E DIFULCULDADES DO ADMINISTRADOR. Rute Regina Ferreira Machado de Morais Universidade Estadual de Ponta Grossa-UEPG Este texto visa refletir sobre o papel

Leia mais

O consumo de conteúdos noticiosos dos estudantes de Ciências da Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto

O consumo de conteúdos noticiosos dos estudantes de Ciências da Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto Ciências da Comunicação: Jornalismo, Assessoria e Multimédia O consumo de conteúdos noticiosos dos estudantes de Ciências da Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto Metodologia da Investigaça

Leia mais

Unidade 3: A Teoria da Ação Social de Max Weber. Professor Igor Assaf Mendes Sociologia Geral - Psicologia

Unidade 3: A Teoria da Ação Social de Max Weber. Professor Igor Assaf Mendes Sociologia Geral - Psicologia Unidade 3: A Teoria da Ação Social de Max Weber Professor Igor Assaf Mendes Sociologia Geral - Psicologia A Teoria de Ação Social de Max Weber 1 Ação Social 2 Forma de dominação Legítimas 3 Desencantamento

Leia mais

RELACIONAMENTO JURÍDICO DO ESTADO BRASILEIRO COM INSTITUIÇÕES RELIGIOSAS, NO QUE CONCERNE À EDUCAÇÃO

RELACIONAMENTO JURÍDICO DO ESTADO BRASILEIRO COM INSTITUIÇÕES RELIGIOSAS, NO QUE CONCERNE À EDUCAÇÃO RELACIONAMENTO JURÍDICO DO ESTADO BRASILEIRO COM INSTITUIÇÕES RELIGIOSAS, NO QUE CONCERNE À EDUCAÇÃO GEORGE DE CERQUEIRA LEITE ZARUR Consultor Legislativo da Área XV Educação, Desporto, Bens Culturais,

Leia mais

O DESAFIO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM PATOS, PARAÍBA: A PROFICIÊNCIA DOS ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS DE PATOS

O DESAFIO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM PATOS, PARAÍBA: A PROFICIÊNCIA DOS ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS DE PATOS O DESAFIO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM PATOS, PARAÍBA: A PROFICIÊNCIA DOS ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS DE PATOS Davi Argemiro Henrique Cardoso de Oliveira e-mail: davicardosod@gmail.com Francione Gomes Silva

Leia mais

Gestão da Informação e do Conhecimento

Gestão da Informação e do Conhecimento Gestão da Informação e do Conhecimento Aula 05 Aquisição da Informação Dalton Lopes Martins dmartins@gmail.com 2sem/2014 Aquisição da Informação PROCESSO 2 - A aquisição da informação envolve as seguintes

Leia mais

Avanços na transparência

Avanços na transparência Avanços na transparência A Capes está avançando não apenas na questão dos indicadores, como vimos nas semanas anteriores, mas também na transparência do sistema. Este assunto será explicado aqui, com ênfase

Leia mais

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA PERMEIA MUDANÇAS DE ATITUDES NA SOCIEDADE

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA PERMEIA MUDANÇAS DE ATITUDES NA SOCIEDADE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA PERMEIA MUDANÇAS DE ATITUDES NA SOCIEDADE INTRODUÇÃO José Izael Fernandes da Paz UEPB joseizaelpb@hotmail.com Esse trabalho tem um propósito particular pertinente de abrir

Leia mais

ESTUDO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇO PARA EMPREENDIMENTOS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA. Palavras-Chave: Custos, Formação de Preço, Economia Solidária

ESTUDO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇO PARA EMPREENDIMENTOS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA. Palavras-Chave: Custos, Formação de Preço, Economia Solidária ESTUDO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇO PARA EMPREENDIMENTOS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA Autores: Fábio Bruno da Silva Marcos Paulo de Sá Mello Palavras-Chave: Custos, Formação de Preço, Economia Solidária INTRODUÇÃO

Leia mais

Hiperconexão. Micro-Revoluções. Não-dualismo

Hiperconexão. Micro-Revoluções. Não-dualismo ESTUDO SONHO BRASILEIRO APRESENTA 3 DRIVERS DE COMO JOVENS ESTÃO PENSANDO E AGINDO DE FORMA DIFERENTE E EMERGENTE: A HIPERCONEXÃO, O NÃO-DUALISMO E AS MICRO-REVOLUÇÕES. -- Hiperconexão 85% dos jovens brasileiros

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2003

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2003 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2003 1. Palestras informativas O que é ser voluntário Objetivo: O voluntariado hoje, mais do que nunca, pressupõe responsabilidade e comprometimento e para que se alcancem os resultados

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL & SAÚDE: ABORDANDO O TEMA RECICLAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR

EDUCAÇÃO AMBIENTAL & SAÚDE: ABORDANDO O TEMA RECICLAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR EDUCAÇÃO AMBIENTAL & SAÚDE: ABORDANDO O TEMA RECICLAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR ARNOR, Asneth Êmilly de Oliveira; DA SILVA, Ana Maria Gomes; DA SILVA, Ana Paula; DA SILVA, Tatiana Graduanda em Pedagogia -UFPB-

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: PERIÓDICOS NACIONAIS 1982-2000

ADMINISTRAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: PERIÓDICOS NACIONAIS 1982-2000 ADMINISTRAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: PERIÓDICOS NACIONAIS 1982-2000 Marta Luz Sisson de Castro PUCRS O Banco de Dados Produção do conhecimento na área de Administração da Educação: Periódicos Nacionais 1982-2000

Leia mais

SOCIOLOGIA GERAL E DA EDUCAÇÃO

SOCIOLOGIA GERAL E DA EDUCAÇÃO SOCIOLOGIA GERAL E DA EDUCAÇÃO Universidade de Franca Graduação em Pedagogia-EAD Profa.Ms.Lucimary Bernabé Pedrosa de Andrade 1 Objetivos da disciplina Fornecer elementos teórico-conceituais da Sociologia,

Leia mais

PROJETO RECICLAR PARA PRESERVAR

PROJETO RECICLAR PARA PRESERVAR PROJETO RECICLAR PARA PRESERVAR FABIA GRAVINA VIEIRA ROCHA Colégio e Faculdade Modelo do Paraná- Curitiba/PR fabiagravina@hotmail.com RESUMO Sensível à necessidade de reflexão sobre as relações dos seres

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

UM RETRATO DAS MUITAS DIFICULDADES DO COTIDIANO DOS EDUCADORES

UM RETRATO DAS MUITAS DIFICULDADES DO COTIDIANO DOS EDUCADORES Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias novembro/2011 página 1 UM RETRATO DAS MUITAS DIFICULDADES DO COTIDIANO DOS EDUCADORES Claudia Davis: É preciso valorizar e manter ativas equipes bem preparadas

Leia mais

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock ABCEducatio entrevista Sílvio Bock Escolher uma profissão é fazer um projeto de futuro A entrada do segundo semestre sempre é marcada por uma grande preocupação para todos os alunos que estão terminando

Leia mais

Liderança e Gestão- Intervenção do diretor

Liderança e Gestão- Intervenção do diretor Liderança e Gestão- Intervenção do diretor A escola é, por definição, um espaço de ensino e de aprendizagem. Um palco onde os atores principais, alunos e professores, protagonizam a aventura do saber.

Leia mais

DIREITOS HUMANOS, JUVENTUDE E SEGURANÇA HUMANA

DIREITOS HUMANOS, JUVENTUDE E SEGURANÇA HUMANA DIREITOS HUMANOS, JUVENTUDE E SEGURANÇA HUMANA FARIAS, Maria Lígia Malta ¹ SOUSA, Valéria Nicolau de ² TANNUSS, Rebecka Wanderley ³ Núcleo De Cidadania e Direitos Humanos/ PROEXT RESUMO O Projeto de Extensão

Leia mais

difusão de idéias AS ESCOLAS TÉCNICAS SE SALVARAM

difusão de idéias AS ESCOLAS TÉCNICAS SE SALVARAM Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias dezembro/2006 página 1 AS ESCOLAS TÉCNICAS SE SALVARAM Celso João Ferretti: o processo de desintegração da educação atingiu em menor escala as escolas técnicas.

Leia mais

O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula

O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula INTRODUÇÃO Josiane Faxina Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Câmpus Bauru e-mail: josi_unesp@hotmail.com

Leia mais

Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia

Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia Eixo temático 1: Fundamentos e práticas educacionais Telma Sara Q. Matos 1 Vilma L. Nista-Piccolo 2 Agências Financiadoras: Capes / Fapemig

Leia mais

GRITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO

GRITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO Apresentação Esta cartilha representa um grito dos educadores, dos estudantes, dos pais, dos trabalhadores e da sociedade civil organizada em defesa da educação pública de qualidade, direito de todos e

Leia mais

Dia_Logos. café teatral

Dia_Logos. café teatral café Café Teatral Para esta seção do Caderno de Registro Macu, a coordenadora do Café Teatral, Marcia Azevedo fala sobre as motivações filosóficas que marcam esses encontros. Partindo da etimologia da

Leia mais

PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Inscrição Prêmio ABF-AFRAS - Categoria Fornecedor

PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Inscrição Prêmio ABF-AFRAS - Categoria Fornecedor PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Inscrição Prêmio ABF-AFRAS - Categoria Fornecedor Dados da empresa Razão Social: Visa do Brasil Empreendimentos Ltda. Nome Fantasia:

Leia mais

Patrocínio Institucional Parceria Apoio

Patrocínio Institucional Parceria Apoio Patrocínio Institucional Parceria Apoio InfoReggae - Edição 71 A Gestão Social no Brasil 13 de Fevereiro de 2015 O Grupo AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura

Leia mais

II. Atividades de Extensão

II. Atividades de Extensão REGULAMENTO DO PROGRAMA DE EXTENSÃO I. Objetivos A extensão tem por objetivo geral tornar acessível, à sociedade, o conhecimento de domínio da Faculdade Gama e Souza, seja por sua própria produção, seja

Leia mais

O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO FORMADOR: TRÊS ASPECTOS PARA CONSIDERAR

O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO FORMADOR: TRÊS ASPECTOS PARA CONSIDERAR Título do artigo: O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO FORMADOR: TRÊS ASPECTOS PARA CONSIDERAR Área: Gestão Coordenador Pedagógico Selecionadora: Maria Paula Zurawski 16ª Edição do Prêmio Victor Civita Educador

Leia mais

Educação Patrimonial Centro de Memória

Educação Patrimonial Centro de Memória Educação Patrimonial Centro de Memória O que é história? Para que serve? Ambas perguntas são aparentemente simples, mas carregam uma grande complexidade. É sobre isso que falarei agora. A primeira questão

Leia mais

Almerinda A. B. Fadini João Luiz Hoeffel Micheli Kowalczuk Machado Jussara Christina Reis

Almerinda A. B. Fadini João Luiz Hoeffel Micheli Kowalczuk Machado Jussara Christina Reis MOINHO D ÁD ÁGUA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PROTEÇÃO DE RECURSOS NATURAIS Projeto de Intervenção Socioambiental no Bairro do Moinho Nazaré Paulista (SP) Almerinda A. B. Fadini João Luiz Hoeffel Micheli Kowalczuk

Leia mais

Blog da House Comunicação entre a Agência Experimental e acadêmicos de Publicidade e Propaganda da FURB 1

Blog da House Comunicação entre a Agência Experimental e acadêmicos de Publicidade e Propaganda da FURB 1 Blog da House Comunicação entre a Agência Experimental e acadêmicos de Publicidade e Propaganda da FURB 1 Fernanda Bento ZEN 2 Joaquim Cardeal Junior 3 Fabricia Durieux ZUCCO 4 Venilton REINERT 5 FURB

Leia mais

A Bandeira Brasileira e Augusto Comte

A Bandeira Brasileira e Augusto Comte A Bandeira Brasileira e Augusto Comte Resumo Este documentário tem como ponto de partida um problema curioso: por que a frase Ordem e Progresso, de autoria de um filósofo francês, foi escolhida para constar

Leia mais

SOBRE UM PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA COM MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

SOBRE UM PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA COM MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA SOBRE UM PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA COM MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Susana Lazzaretti Padilha Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) Campus Cascavel susana.lap@hotmail.com

Leia mais

PESQUISA-AÇÃO DICIONÁRIO

PESQUISA-AÇÃO DICIONÁRIO PESQUISA-AÇÃO Forma de pesquisa interativa que visa compreender as causas de uma situação e produzir mudanças. O foco está em resolver algum problema encontrado por indivíduos ou por grupos, sejam eles

Leia mais

INTRODUÇÃO O atual modelo econômico e social tem gerado enormes desequilíbrios ambientais. O

INTRODUÇÃO O atual modelo econômico e social tem gerado enormes desequilíbrios ambientais. O RELATO DE CASO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E FORMAÇÃO DE DOCENTES Ribeiro, Lucas Soares Vilas Boas 1, Leite, Eugenio Batista 2 INTRODUÇÃO O atual modelo econômico e social tem gerado enormes desequilíbrios ambientais.

Leia mais

20 ANOS DE UNESCO NO COLÉGIO BENJAMIN CONSTANT

20 ANOS DE UNESCO NO COLÉGIO BENJAMIN CONSTANT 20 ANOS DE UNESCO NO COLÉGIO BENJAMIN CONSTANT Fachada restaurada e preservada do Colégio Benjamin Constant (igual de 1924) Neste ano de 2012, o Colégio Benjamin Constant comemora 20 anos de associação

Leia mais

Caminhos para Análises de Políticas de Saúde

Caminhos para Análises de Políticas de Saúde Caminhos para Análises de Políticas de Saúde Tatiana Wargas de Faria Baptista Ruben Araujo de Mattos Este texto integra o material Caminhos para análise de políticas de saúde, produzido com apoio da Faperj,

Leia mais