Contratos de Desenvolvimento e Contrato Simples

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Contratos de Desenvolvimento e Contrato Simples"

Transcrição

1 Contratos de Desenvolvimento e Contrato Simples Exmos. Encarregados de Educação, (Documento Explicativo) O presente documento, tem por objetivo esclarecer algumas dúvidas que eventualmente possam ter relativamente aos processos de Contratos de Desenvolvimento e Contrato Simples. Antes de mais, solicitamos a leitura do seguinte fragmento de texto retirado do Regulamento Interno: Contratos de Desenvolvimento e Contratos Simples 1. As famílias podem candidatar-se ao Subsídio do Ministério de Educação, com o qual o Colégio celebra um Contrato de Desenvolvimento (Pré-Escolar) e Contrato Simples (Ensino Básico e Secundário). 2. A validade da candidatura está sujeita à entrega dos documentos solicitados pela escola, dentro dos prazos estabelecidos e que sejam divulgados. 3. A escola reserva-se no direito de renovar ou não a matrícula com os Alunos que carecem do Subsídio do Ministério de Educação e que ainda assim não entreguem os documentos necessários dentro dos prazos estabelecidos. 4. O processo individual do Aluno para o contrato simples e de desenvolvimento contém: Comprovativo do agregado familiar carimbado na Junta de Freguesia da área de residência (modelo 8); Fotocópia da declaração de IRS; Fotocópia da nota de liquidação de IRS; Fotocópia de recibo da renda de casa devidamente preenchido (morada, identificação e n.º de contribuinte do senhorio),- Se for arrendada ou Comprovativo de declaração da entidade financiadora do empréstimo (banco) referindo esta obrigatoriamente a morada e que o mesmo se destina à aquisição de habitação própria e permanente. Modelo 7 (preenchido pelo Colégio) assinado pelo Encarregado de Educação.

2 De onde vem o subsídio? Este subsídio é pago pelo Ministério de Educação e é entregue à escola mediante a conclusão do processo (depende da entrega dos documentos acima referidos referente a todos os alunos). O valor pago por aluno depende do valor calculado da Capitação (ver documento em anexo Nota de Instrução.pdf ). Documentos necessários para cálculo da Capitação Os elementos necessários para o cálculo da Capitação estão nos seguintes documentos: A. Declaração de IRS e respectivos anexos; B. Nota de liquidação de IRS; C. Comprovativo do Agregado Familiar da Junta de Freguesia (Modelo 8); D. Recibo de renda ou comprovativo bancário conforme explicado anteriormente em A. Declaração de IRS e respectivos anexos Este documento deve ser entregue com todos os anexos. Se por exemplo for solicitada a declaração de IRS de 2014, significa Ano de Rendimentos Poderá entregar uma cópia da declaração ou enviar por (em formato pdf e nunca fotos). Se o IRS foi entregue através da internet poderá obtê lo da seguinte forma: 1) Aceda ao site ; 2) Introduza o seu NIF e respectiva Senha ; 3) Na opção Obter Comprovativos, escolha o ano pretendido e clique em Comprovativo para obter o comprovativo do respectivo ano (Conforme imagem abaixo); 4) Irá obter o comprovativo em formato pdf (ver exemplo em anexo Dec IRS Exemplo.pdf ). Se porventura não tiver usufruído de rendimentos nesse ano, deve na mesma entregar a Declaração de IRS nas Finanças.

3 Se mesmo assim não entregou a Declaração nas Finanças, deverá solicitar uma Declaração de Isenção ( ver documento em anexo Dec Isenção Exemplo.pdf ). Nota: Pode consultar o vídeo tutorial que se encontra em anexo. B. Nota de Liquidação de IRS Este documento é entregue por correio e/ou disponibilizado no site das Finanças alguns meses após a entrega da Declaração de IRS. Nota de Liquidação por correio ( Exemplo em anexo Nota de Liquidação Correio.pdf ) Para obter a Nota de Liquidação através da internet, proceda da seguinte forma: 1) Aceda ao site 2) Introduza o seu NIF e respectiva Senha ; 3) Siga os links conforme imagem abaixo até chegar à opção Efectuar Pedido ; 4) Seleccione a opção Liquidação de IRS ; 5) Introduza o ano a que dizem respeito os rendimentos e clique em Confirmar ; 6) No ecran seguinte clique em Obter (Conforme imagem abaixo).

4 A Nota de Liquidação retirada do site das Finanças, tem o seguinte aspecto (ver o documento exemplo Liquidação IRS Internet.pdf. Não confunda com esta certidão (ver Nota de Liquidação Errada.pdf válida para este processo. em anexo) que não é Nota: Pode consultar o vídeo tutorial que se encontra em anexo. C. Comprovativo do Agregado Familiar da Junta de Freguesia (Modelo 8); Neste documento devem constar os elementos do agregado familiar, embora chamamos a atenção para alguns pormenores: Preenchimento do Modelo 8 O preenchimento deve ser feito tendo em conta a situação do aluno no Ano Lectivo constante no cabeçalho do documento. Nome do aluno Deve escrever o nome completo. Nível de ensino que frequenta Deve escrever conforme a correspondência no currículo nacional (ver correspondência na tabela abaixo). Turma Pode colocar a identificação que se encontra na coluna Ano Cambridge da tabela abaixo. Na tabela seguinte encontra se a correspondência dos níveis de ensino e respectivos anos de escolaridade: Ano Cambridge Ano Nacional Nível de Ensino Stage 2 Stage 3 Stage 4 Stage 5 Stage 6 Stage 7 Stage 8 Stage 9 Stage 10 Stage 11 Stage 12 Stage 13 1º Ano 2º Ano 3º Ano 4º Ano 5º Ano 6º Ano 7º Ano 8º Ano 9º Ano 10º Ano 11º Ano 12º Ano 1º Ciclo 2º Ciclo 3º Ciclo Secundário

5 Tabela do Agregado Familiar a. Na tabela onde se preenche os dados do agregado familiar, na linha onde se refere Aluno: deve constar o nome do aluno a que se refere o Modelo 8 e depois os restantes membros da família. b. Os nomes de todos os elementos devem estar completos. O documento deve ser preenchido sem emendas, rasuras e com letra bem legível. Por favor consulte o documento exemplo em anexo Modelo 8 Exemplo.pdf D. Recibo de renda ou comprovativo bancário Excerto retirado do ponto do Regulamento Interno: Fotocópia de recibo da renda de casa devidamente preenchido (morada, identificação e n.º de contribuinte do senhorio),- Se for arrendada ou Comprovativo de declaração da entidade financiadora do empréstimo (banco) referindo esta obrigatoriamente a morada e que o mesmo se destina à aquisição de habitação própria e permanente. Vive numa casa alugada? Neste caso, deve apresentar o recibo de pagamento da renda devidamente preenchido com a morada, identificação e nº de contribuinte do senhorio. Chama se a atenção para a entrada em vigor da nova lei que obriga a emissão de recibos de renda electrónicos por parte dos senhorios no site das Finanças. Comprou uma casa? Neste caso, deve entregar uma declaração do banco onde pediu o empréstimo onde conste obrigatóriamente a morada e a seguinte afirmação:... destinado para aquisição de habitação (própria) e permanente. Por favor consulte o documento de exemplo em anexo Declaração Bancária.pdf.

6 Modelo 7 preenchido pela escola e assinado pelo Enc. de Educação Com os dados retirados dos documentos acima mencionados, a escola procede ao preenchimento do Modelo 7 que posteriormente é enviado ao Encarregado de Educação para assinar. Por favor consulte o documento de exemplo enviado em anexo Modelo 7 Exemplo.pdf. Os valores inseridos na fórmula de cálculo, são explicados na Nota de Instrução.pdf (em anexo) O resultado da fórmula indica nos o valor da capitação que nos permite determinar o escalão em que o aluno será inserido (ver tabela abaixo retirada do Despacho nº 6514/2009, de 11 de fevereiro ). Através do escalão e do ciclo de ensino que o aluno frequenta, determina se o montante a que o mesmo tem direito (ver tabela abaixo).

7 Para onde vai o subsídio? Depois de determinado o valor a que o aluno tem direito, a escola procede ao acerto de contas, relativamente ao valor anual que deveria ser pago, o que se pagou e dívidas que eventualmente possam ter. Para se compreender melhor, vamos recorrer a um exemplo prático: Caso 1 Para o aluno X que se encontra no 1º Ciclo, inserido no 1º Escalão e cuja mensalidade é de 150 (o cálculo é sempre feito para 10 meses). A mensalidade fixada pela escola é de 320, o que significa que a anuidade é Se o aluno paga 150 por mês significa que por ano paga Se calcularmos a diferença entre a anuidade prevista e a paga: = 1700 significa que o aluno deve ainda 1700 à escola. De acordo com o escalão e o ciclo, o aluno tem direito a receber o montante no valor de 1110,14. Se calcularmos a diferença entre o que o aluno deve à escola e o que recebeu do Ministério: ,14 = 589,86 significa que mesmo recebendo o montante do Ministério, o aluno encontra se a dever 589,86 à instituição. Este valor é utilizado para abater a parte em falta, pelo que não é entregue ao Encarregado de Educação. Caso 2 Para o aluno Y que se encontra no 1º Ciclo, inserido no 1º Escalão e cuja mensalidade é de 250 (o cálculo é sempre feito para 10 meses). A mensalidade fixada pela escola é de 320, o que significa que a anuidade é Se o aluno paga 250 por mês significa que por ano paga Se calcularmos a diferença entre a anuidade prevista e a paga: = 700 significa que o aluno deve ainda 700 à escola. De acordo com o escalão e o ciclo, o aluno tem direito a receber o montante no valor de 1110,14. Se calcularmos a diferença entre o que o aluno deve à escola e o que recebeu do Ministério:

8 1110, = 410,14 significa que o aluno encontra se a receber 410,14. Este valor é transferido para o Encarregado de Educação. Resta nos finalmente relembrar que o Ministério da Educação apenas desbloqueia os valores mediante a entrega total dos documentos, daí a nossa insistência na solicitação dos documentos acima mencionados. Ao colaborar connosco na entrega correcta e atempada dos documentos, está a ajudar a aliviar o fardo financeiro que a escola tem que suportar para proporcionar uma qualidade de ensino digna para os nossos filhos. Abaixo encontra se uma lista de enviada em anexo no . mencionados neste documento que poderá descarregar da pasta Nota de Instrução.pdf Dec IRS Exemplo.pdf Dec Isenção Exemplo.pdf Nota de Liquidação Correio.pdf Nota de Liquidação Errada.pdf Liquidação IRS Internet.pdf Modelo 8 Exemplo.pdf Declaração Bancária.pdf Modelo 7 Exemplo.pdf Se mesmo assim subsistirem dúvidas relativamente a este processo de Contrato Simples, por favor não hesite contactar o nosso Centro de Apoio de Contrato Simples através do: info@cip.edu.pt Telefone: Telemóvel: Jazakallah. Wassalam, A Direção Pedagógica Palmela, 30 de novembro de 2015

Município de São Pedro do Sul. Regulamento de Acção Social Escolar 1º Ciclo do Ensino Básico e Transportes Escolares

Município de São Pedro do Sul. Regulamento de Acção Social Escolar 1º Ciclo do Ensino Básico e Transportes Escolares Município de São Pedro do Sul Regulamento de 1º Ciclo do Ensino Básico e Transportes Escolares O presente regulamento tem como objectivo regulamentar e uniformizar procedimentos para a atribuição de auxílios

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE PENAMACOR PENAMACOR Contribuinte nº PROCESSO DE CANDIDATURA. Tarifa Social da Água

CÂMARA MUNICIPAL DE PENAMACOR PENAMACOR Contribuinte nº PROCESSO DE CANDIDATURA. Tarifa Social da Água CÂMARA MUNICIPAL DE PENAMACOR 6090-543 PENAMACOR Contribuinte nº 506 192 164 PROCESSO DE CANDIDATURA Tarifa Social da Água Processo nº Data de Entrada: / / Requerente: Deliberação da Câmara Municipal:

Leia mais

Exmº. Senhor Presidente da Câmara Municipal de Lagos

Exmº. Senhor Presidente da Câmara Municipal de Lagos REGISTO DE ENTRADA Requerimento n.º de / / Processo n.º / Pago por Guia n.º,. Ao Serviço O Funcionário, Exmº. Senhor Presidente da Câmara Municipal de Lagos 1. REQUERENTE Nome:......, NIF:... B.I. / Cartão

Leia mais

CONTRATOS DE APOIO À FAMÍLIA CONTRATOS SIMPLES E DE DESENVOLVIMENTO PROCEDIMENTO PARA O ANO LETIVO DE 2018/2019

CONTRATOS DE APOIO À FAMÍLIA CONTRATOS SIMPLES E DE DESENVOLVIMENTO PROCEDIMENTO PARA O ANO LETIVO DE 2018/2019 CONTRATOS DE APOIO À FAMÍLIA CONTRATOS SIMPLES E DE DESENVOLVIMENTO PROCEDIMENTO PARA O ANO LETIVO DE 2018/2019 Nos termos do art.º 5.º, alínea h) da Portaria n.º 30/2013, de 29 de janeiro de 2013, compete

Leia mais

Contrato Simples (alunos dos 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário) e Contrato de Desenvolvimento (Pré-Escolar) Ano Letivo 2017/2018

Contrato Simples (alunos dos 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário) e Contrato de Desenvolvimento (Pré-Escolar) Ano Letivo 2017/2018 Contrato Simples (alunos dos 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário) e Contrato de Desenvolvimento (Pré-Escolar) Ano Letivo 2017/2018 Exmo. Senhor Encarregado de Educação, De acordo com

Leia mais

CONTRATOS DE APOIO À FAMÍLIA CONTRATOS SIMPLES PROCEDIMENTO PARA O ANO LETIVO 2017/2018

CONTRATOS DE APOIO À FAMÍLIA CONTRATOS SIMPLES PROCEDIMENTO PARA O ANO LETIVO 2017/2018 Nos termos do art.º 5.º, alínea h) da Portaria n.º 30/2013, de 29 de janeiro de 2013, compete à Direção-Geral da Administração Escolar, promover a gestão e acompanhamento da execução dos Contratos Simples

Leia mais

Contrato Simples (alunos dos 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário) e Contrato de Desenvolvimento (Pré-Escolar) Ano Letivo 2018/2019

Contrato Simples (alunos dos 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário) e Contrato de Desenvolvimento (Pré-Escolar) Ano Letivo 2018/2019 Contrato Simples (alunos dos 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário) e Contrato de Desenvolvimento (Pré-Escolar) Ano Letivo 2018/2019 Exmo. Senhor Encarregado de Educação, Nos termos do

Leia mais

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES 2011/2012

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES 2011/2012 PERGUNTAS MAIS FREQUENTES 2011/2012 1. Quais os documentos que tenho de entregar? Os documentos a entregar são os solicitados no separador Documentos em Documentos em Falta da sua página pessoal de candidatura

Leia mais

Admissões para Creche e Pré-escolar 2017 / 2018

Admissões para Creche e Pré-escolar 2017 / 2018 Admissões para Creche e Pré-escolar 2017 / 2018 1ª Fase: Pré-candidatura Decorre até 31 de Janeiro de 2017. - Ficha de candidatura devidamente preenchida e assinada (disponível no site: http://www.externatoasvp.pt);

Leia mais

_ Curso Ano Letivo / IDENTIFICAÇÃO. Nome Nº de Documento de Identificação Validade / /

_ Curso Ano Letivo / IDENTIFICAÇÃO. Nome Nº de Documento de Identificação Validade / / BOLSA DE ESTUDO E.A.S.S. 2017/2018 Curso Ano Letivo / IDENTIFICAÇÃO Nome Nº de Documento de Identificação Validade // Nº de Aluno Data de Nascimento // Nacionalidade: Estado Civil Nome do Pai Nome da Mãe

Leia mais

Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo

Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo Artigo 1º Objecto O presente regulamento estabelece as normas para atribuição de bolsas de estudo a estudantes do ensino secundário e superior, residentes

Leia mais

I Identificação do(a) candidato(a)

I Identificação do(a) candidato(a) (Data de entrada) I Identificação do(a) candidato(a) Nome: Morada: Localidade: Código Postal - Data de Nascimento: / / Freguesia: Naturalidade: B.I/Cartão do Cidadão n.º Validade / / N.º Segurança Social

Leia mais

Bolsas de Estudo Leões de Portugal 2018/2019 Lista de documentos a entregar

Bolsas de Estudo Leões de Portugal 2018/2019 Lista de documentos a entregar Bolsas de Estudo Leões de Portugal 2018/2019 Lista de documentos a entregar 1. O Formulário de Candidatura é constituído por quatro páginas. 2. Deve incluir uma fotografia, que pode ser digitalizada. 3.

Leia mais

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES PERGUNTAS MAIS FREQUENTES Quais os documentos que tenho de entregar? Os documentos a entregar são unicamente os indicados pelo programa. A informação surge após a submissão da candidatura (e só nessa altura),

Leia mais

APOIO FINANCEIRO DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONTRATOS DE APOIO À FAMÍLIA CONTRATOS SIMPLES E DE DESENVOLVIMENTO

APOIO FINANCEIRO DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONTRATOS DE APOIO À FAMÍLIA CONTRATOS SIMPLES E DE DESENVOLVIMENTO APOIO FINANCEIRO DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONTRATOS DE APOIO À FAMÍLIA PROCEDIMENTO PARA O ANO LETIVO DE 2018/2019 Ao Estado compete apoiar as famílias no exercício dos seus direitos e no cumprimento

Leia mais

Boletim de Candidatura Bolsas de Estudo Ensino Superior

Boletim de Candidatura Bolsas de Estudo Ensino Superior Boletim de Candidatura Bolsas de Estudo Ensino Superior No. Responda a todos os itens de forma mais completa possível. 1. Estabelecimento de Ensino Estabelecimento de ensino Localidade Telefone Fax E-mail

Leia mais

GUIA PRÁTICO CONCURSO VENDA DE IMÓVEIS

GUIA PRÁTICO CONCURSO VENDA DE IMÓVEIS GUIA PRÁTICO CONCURSO VENDA DE IMÓVEIS INSTITUTO DE GESTÃO FINANCEIRA DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P. ISS, I.P. Departamento/Gabinete Pág. 1/14 FICHA TÉCNICA TÍTULO Guia Prático Concurso Venda de Imóveis PROPRIEDADE

Leia mais

Apresentação da Plataforma Informática Porta 65 - Jovem. 30 Novembro 2007

Apresentação da Plataforma Informática Porta 65 - Jovem. 30 Novembro 2007 Apresentação da Plataforma Informática Porta 65 - Jovem 30 Novembro 2007 O que é o programa Porta 65 Jovem? Como Apresentar a Candidatura? Apresentação Plataforma Informática Porta 65 - Jovem 2 Programa

Leia mais

4. PEDE DEFERIMENTO. Lagos,...de... de... O Requerente

4. PEDE DEFERIMENTO. Lagos,...de... de... O Requerente REGISTO DE ENTRADA Requerimento n.º de / / Processo n.º / Pago por Guia n.º,. Ao Serviço O Funcionário, Exmº. Senhor Presidente da Câmara Municipal de Lagos 1. REQUERENTE Nome:......, NIF:... B.I. / Cartão

Leia mais

Guia de Candidatura a Bolsa de Estudo SETEMBRO 2014

Guia de Candidatura a Bolsa de Estudo SETEMBRO 2014 Guia de Candidatura a Bolsa de Estudo 2014 SETEMBRO 2014 1. A atribuição de bolsa de estudo depende de requerimento apresentado: a) Em simultâneo com a candidatura ao concurso nacional de acesso, no caso

Leia mais

Nome da Mãe: Data Nascimento: / / Estado Civil:

Nome da Mãe: Data Nascimento: / / Estado Civil: DATA DE INSCRIÇÃO / / ANO LETIVO SALA SAÍDA EM / / FICHA DE INSCRIÇÃO N.º ALUNO DADOS DA CRIANÇA Nome Completo: Nome por que é tratado: Data de Nascimento: / / Sexo: F M CC/Boletim Nascimento: NIF: NISS:

Leia mais

REQUERIMENTO. Fundo de Emergência Social

REQUERIMENTO. Fundo de Emergência Social Proc. N-º /2017 Data: / /2017 Deliberação do Presidente e da Vogal da Ação Social: Data: / /2017 Assinaturas: REQUERIMENTO Fundo de Emergência Social Exmo. Sr. Presidente 1. Identificação do requerente:

Leia mais

GUIA PRÁTICO CONCURSO VENDA DE IMÓVEIS

GUIA PRÁTICO CONCURSO VENDA DE IMÓVEIS GUIA PRÁTICO CONCURSO VENDA DE IMÓVEIS INSTITUTO DE GESTÃO FINANCEIRA DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P. ISS, I.P. Departamento/Gabinete Pág. 1/13 FICHA TÉCNICA TÍTULO Guia Prático Concurso Venda de Imóveis PROPRIEDADE

Leia mais

BOLSAS DE ESTUDO E ALOJAMENTO. IPGuarda 09/10 PRAZOS E PROCEDIMENTOS

BOLSAS DE ESTUDO E ALOJAMENTO. IPGuarda 09/10 PRAZOS E PROCEDIMENTOS BOLSAS DE ESTUDO E ALOJAMENTO CANDIDATURA A BENEFÍCIOS SOCIAIS S E PROCEDIMENTOS S E PROCEDIMENTOS CONCORRER LEGISLAÇÃO APLICVEL FORMALIZAÇÃO CANDIDATURA Antes de formalizar a candidatura deve ler com

Leia mais

AÇÃO SOCIAL ESCOLAR REGULAMENTO

AÇÃO SOCIAL ESCOLAR REGULAMENTO AÇÃO SOCIAL ESCOLAR REGULAMENTO SUBSIDIOS AÇÃO SOCIAL ESCOLAR I. CANDIDATURAS i. As candidaturas aos subsídios de Ação Social Escolar decorrem, impreterivelmente, de 1 a 31 de maio do ano escolar imediatamente

Leia mais

FREGUESIA DE NEVOGILDE

FREGUESIA DE NEVOGILDE 1 IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO BOLSA DE ESTUDO PARA ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR Nome: NIF: Data de nascimento / / Estado Civil: NISS: Cartão Cidadão n.º Válido até: / / Nacionalidade: Natural de: Filiação:

Leia mais

FORMULÁRIO DE CANDIDATURA AO APOIO AO ARRENDAMENTO HABITACIONAL. DOCUMENTAÇÃO OBRIGATÓRIA para instrução da candidatura

FORMULÁRIO DE CANDIDATURA AO APOIO AO ARRENDAMENTO HABITACIONAL. DOCUMENTAÇÃO OBRIGATÓRIA para instrução da candidatura FORMULÁRIO DE CANDIDATURA AO APOIO AO ARRENDAMENTO HABITACIONAL DOCUMENTAÇÃO OBRIGATÓRIA para instrução da candidatura (APRESENTAR ORIGINAIS E ENTREGAR FOTOCÓPIAS DE TODOS OS DOCUMENTOS) B.I./ C.C./Cédula

Leia mais

Universidade Lusófona do Porto Bolsas de Estudo. Regulamento

Universidade Lusófona do Porto Bolsas de Estudo. Regulamento Universidade Lusófona do Porto Bolsas de Estudo Regulamento 1. Requisitos a cumprir para candidatura - Não ser detentor/a de grau académico universitário; - Não beneficiar de outra bolsa de estudo ou vantagem

Leia mais

IRS 2017 EM 6 PASSOS

IRS 2017 EM 6 PASSOS 2017 EM 6 PASSOS ENTREGUE O SEU DE FORMA SIMPLES Bom dia! NIF. 000000000 Como entregar o meu se uma forma simples 2016 em 6 passos 1 - Acesso ao Portal 2 - Entregar a sua declaração de 3 - Resolver anomalias

Leia mais

BOLSA DE ESTUDO E.A.S.S /2019

BOLSA DE ESTUDO E.A.S.S /2019 BOLSA DE ESTUDO E.A.S.S. - 2018/2019 _ Curso Ano Letivo / IDENTIFICAÇÃO Nome Nº de Documento de Identificação Validade / / Nº de Aluno Data de Nascimento / / Nacionalidade: Estado Civil Nome do Pai Nome

Leia mais

Isenção do Pagamento do Passe Escolar

Isenção do Pagamento do Passe Escolar Isenção do Pagamento do Passe Escolar Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Barcelos Composição agregado familiar Residência do agregado familiar Situação socioeconómica emprego e saúde Outro Número

Leia mais

PLATAFORMA MUNICIPAL DE GESTÃO EDUCATIVA

PLATAFORMA MUNICIPAL DE GESTÃO EDUCATIVA PLATAFORMA MUNICIPAL DE GESTÃO EDUCATIVA ANO LETIVO 2019/2020 Candidaturas Online Almoço e Lanches Escolares [Pré-Escolar e 1º CEB] AAAF Prolongamento de horário [Pré-Escolar] Auxílios Económicos - material

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA NACIONAL INSTITUTO DE AÇÃO SOCIAL DAS FORÇAS ARMADAS DIREÇÃO DE SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIA NA DOENÇA AOS MILITARES

MINISTÉRIO DA DEFESA NACIONAL INSTITUTO DE AÇÃO SOCIAL DAS FORÇAS ARMADAS DIREÇÃO DE SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIA NA DOENÇA AOS MILITARES MINISTÉRIO DA DEFESA NACIONAL INSTITUTO DE AÇÃO SOCIAL DAS FORÇAS ARMADAS DIREÇÃO DE SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIA NA DOENÇA AOS MILITARES Assunto: COMPARTICIPAÇÃO DE LARES/CASAS DE REPOUSO E APOIO DOMICILIÁRIO

Leia mais

Guia Prático. de Registo, Preenchimento e Submissão de candidaturas à. Bolsa de Estudo

Guia Prático. de Registo, Preenchimento e Submissão de candidaturas à. Bolsa de Estudo Guia Prático de Registo, Preenchimento e Submissão de candidaturas à Bolsa de Estudo 2012-2013 INTRODUÇÃO A bolsa de estudo atribuída a estudantes do ensino superior é uma prestação pecuniária anual para

Leia mais

Regulamento dos Transportes Escolares

Regulamento dos Transportes Escolares Preâmbulo O presente Regulamento é elaborado ao abrigo e nos termos do art. 19º, n.º 3, da Lei n.º 159/99, de 14 de Setembro, da alínea a) do n.º 2 do art. 53º, e da alínea d) do n.º 4 do art. 64º da Lei

Leia mais

INSCRIÇÕES ANO LETIVO 2018/2019 Candidaturas Online

INSCRIÇÕES ANO LETIVO 2018/2019 Candidaturas Online PLATAFORMA MUNICIPAL DE GESTÃO EDUCATIVA INSCRIÇÕES ANO LETIVO 2018/2019 Candidaturas Online Almoço e Lanches Escolares [Pré-Escolar e 1º CEB] AAAF Prolongamento de horário [Pré-Escolar] Auxílios Económicos

Leia mais

REGULAMENTO AÇÃO SOCIAL DO ISVOUGA

REGULAMENTO AÇÃO SOCIAL DO ISVOUGA Página 1 de 5 Artigo 1.º (objeto) Num contexto económico e social com elevados níveis de competitividade e em que o processo de escolarização se revela fundamental para a aquisição/reforço de competências

Leia mais

ACESSO HABITAÇÃO MUNICIPAL Candidatura online Manual do Utilizador

ACESSO HABITAÇÃO MUNICIPAL Candidatura online Manual do Utilizador ACESSO HABITAÇÃO MUNICIPAL Candidatura online Advertências e Indicações Antes das candidaturas serem formalizadas os candidatos deverão: Confirmar se reúnem as condições de acesso ao abrigo do Artigo 5º

Leia mais

ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO NO DOMÍNIO DA MÚSICA

ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO NO DOMÍNIO DA MÚSICA ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO NO DOMÍNIO DA MÚSICA FORMULÁRIO DE CANDIDATURA INSTRUÇÕES PARA PREENCHIMENTO: Todos os campos são de preenchimento obrigatório. O Anexo ao formulário de candidatura deverá

Leia mais

1. As comparticipações de Lares/ Casas de Repouso e Apoio Domiciliário

1. As comparticipações de Lares/ Casas de Repouso e Apoio Domiciliário MINISTÉRIO DA DEFESA NACIONAL INSTITUTO DE AÇÃO SOCIAL DAS FORÇAS ARMADAS DIREÇÃO DE SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIA NA DOENÇA AOS MILITARES Assunto: COMPARTICIPAÇÃO DE LARES/CASAS DE REPOUSO E APOIO DOMICILIÁRIO

Leia mais

C/CONHECIMENTO A: REMETIDO A:

C/CONHECIMENTO A: REMETIDO A: DATA: NÚMERO: C/CONHECIMENTO A: REMETIDO A: SG Secretaria-Geral do Ministério da Educação... GGF Gabinete de Gestão Financeira... DGIDC Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular... DGRHE

Leia mais

DOCUMENTAÇÃO DE INSCRIÇÃO RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA ANO LETIVO ALUNO

DOCUMENTAÇÃO DE INSCRIÇÃO RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA ANO LETIVO ALUNO DOCUMENTAÇÃO DE INSCRIÇÃO RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA ANO LETIVO ALUNO APIA. Largo da Ajuda 2, 1300-018 Lisboa. 213 647 808. geral@apiaajuda.com. www.apiaajuda.com DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA NO ATO DA INSCRIÇÃO

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE SALVATERRA DE MAGOS. Regulamento para atribuição de bolsas de estudo a alunos do ensino superior. Preâmbulo

CÂMARA MUNICIPAL DE SALVATERRA DE MAGOS. Regulamento para atribuição de bolsas de estudo a alunos do ensino superior. Preâmbulo CÂMARA MUNICIPAL DE SALVATERRA DE MAGOS Regulamento para atribuição de bolsas de estudo a alunos do ensino superior Preâmbulo O desenvolvimento de medidas de carácter social com o intuito de melhorar as

Leia mais

Perguntas Frequentes (FAQ s) ASSUNTOS DIVERSOS

Perguntas Frequentes (FAQ s) ASSUNTOS DIVERSOS Perguntas Frequentes (FAQ s) ASSUNTOS DIVERSOS (Publicitado em Janeiro de 2011) 1/6 Como posso saber se o documento de Perguntas Frequentes da URH é a última versão? No rosto do documento, está assinalado

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro

Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro Normas Reguladoras de Funcionamento das Atividades de Animação e de Apoio à Família dos Jardins de Infância da Rede Pública do Concelho de Oliveira do Bairro

Leia mais

INFORMAÇÕES PARA MATRÍCULA / 2019

INFORMAÇÕES PARA MATRÍCULA / 2019 INFORMAÇÕES PARA MATRÍCULA / 2019 Salvador, 05 de novembro de 2018. Mães, Pais e Responsáveis, Estamos felizes em receber os alunos aprovados no Processo de Admissão de Novos Alunos para o ano letivo de

Leia mais

REGULAMENTO PARA ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO. Art.º 1º. Art.º 2º. Art.º 3º 1/5

REGULAMENTO PARA ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO. Art.º 1º. Art.º 2º. Art.º 3º 1/5 REGULAMENTO PARA ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO Art.º 1º (Disposições Gerais) 1- A Câmara Municipal de Paredes atribuirá em cada ano lectivo as seguintes bolsas de estudo: - 12 bolsas a alunos do 10º ano

Leia mais

Requerimento de Candidatura Apoio Social para Melhorais Habitacionais

Requerimento de Candidatura Apoio Social para Melhorais Habitacionais Requerimento de Candidatura Decisão O Presidente / / Ex.mo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Aljustrel Nome, residente na Rua n.º, localidade, freguesia de, Concelho de Aljustrel, telefone n.º,

Leia mais

Instruções para preenchimento de contratos

Instruções para preenchimento de contratos Instruções para preenchimento de contratos Este documento tem como objetivo esclarecer o correto preenchimento dos contratos de emissão e renovação dos certificados digitais qualificados fornecidos pela

Leia mais

Formulário de Candidatura ao Fundo Social de Emergência (FSE) do ano letivo /

Formulário de Candidatura ao Fundo Social de Emergência (FSE) do ano letivo / Campus de Gualtar 4710-057 Braga P I - identificação e residência Nome: Formulário de Candidatura ao Fundo Social de Emergência (FSE) do ano letivo / Nº de aluno: Data de nascimento / / Estado civil: Sexo:

Leia mais

Nome. Nome do Pai. Nome da Mãe. Morada N.º Freguesia Código Postal - Telefone . Nome. Nome. Nome

Nome. Nome do Pai. Nome da Mãe. Morada N.º Freguesia Código Postal - Telefone  . Nome. Nome. Nome REQUERIMENTO DE CANDIDATURA JARDIM DE INFÂNCIA CÁLCULO DA COMPARTICIPAÇÃO FAMILIAR PELA UTILIZAÇÃO DE COMPONENTES DE APOIO À FAMÍLIA ESTABELECIMENTO DE EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR Ano letivo / IDENTIFICAÇÃO DO

Leia mais

APOIO AO ARRENDAMENTO PARA FINS HABITACIONAIS

APOIO AO ARRENDAMENTO PARA FINS HABITACIONAIS Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal de Sever do Vouga REQUERIMENTO Nº. DE CONTRIBUINTE NOME: MORADA CÓDIGO POSTAL TELEFONE TELEMÓVEL DATA DE NASCIMENTO ESTADO CIVIL E-MAIL B.I. /CARTÃO DO CIDADÃO

Leia mais

Processo de Candidatura ao Concurso Público Local para atribuição de fogos municipais de Habitação Social

Processo de Candidatura ao Concurso Público Local para atribuição de fogos municipais de Habitação Social Processo de Candidatura ao Concurso Público Local para atribuição de fogos municipais de Habitação Social Quatro Fogos de Habitação Unifamiliar, sitos na Vila e Freguesia de Vila Nova de Paiva, em regime

Leia mais

Documentos necessários para as inscrições na Creche Ano letivo de 2016/2017

Documentos necessários para as inscrições na Creche Ano letivo de 2016/2017 Documentos necessários para as inscrições na Creche Original e cópia da Cédula Pessoal ou Cartão de Cidadão da criança; Original e cópia do Cartão de Cidadão ou BI do encarregado de educação Original e

Leia mais

REGULAMENTO DA COMPONENTE SÓCIO-EDUCATIVA DE APOIO À FAMÍLIA NOS ESTABELECIMENTOS DE EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR

REGULAMENTO DA COMPONENTE SÓCIO-EDUCATIVA DE APOIO À FAMÍLIA NOS ESTABELECIMENTOS DE EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR ARTIGO 1º Objecto 1- O presente regulamento tem por objecto definir o funcionamento dos serviços da componente de apoio à família, no âmbito de: a) Fornecimento de almoço b) Prolongamento de horário 2-

Leia mais

Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes Perguntas Frequentes Bolsa de Estudo da DGES (Direção Geral do Ensino Superior) 1) Qual é a legislação que regulamenta a atribuição de bolsas de estudo para a frequência de um curso superior? Relativamente

Leia mais

Candidatura a Bolsa de Estudo

Candidatura a Bolsa de Estudo N.º Entrada Data / / Despacho: Funcionário: FORMULÁRIO DE CANDIDATURA 1.IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal de Oleiros Nome: Morada (rua, praça, av.): Nº/Lote: Localidade:

Leia mais

Financiamento ClicInvest Guia Passo-a-Passo

Financiamento ClicInvest Guia Passo-a-Passo Financiamento ClicInvest Índice Introdução... 2 Passo 1: Dados Pessoais... 3 Passo 2: Dados da Organização... 4 Passo 3: Detalhes Empréstimo... 6 Passo 4: Outros Dados... 7 Passo 5: Documentação... 8 Como

Leia mais

INFORMAÇÕES E MANUAL. Matrícula / Inscrição ALUNOS COLOCADOS NO ISEL PELO 1º ANO 1ª VEZ OU CNAES - 1ª FASE ATUAIS ALUNOS DO ISEL

INFORMAÇÕES E MANUAL. Matrícula / Inscrição ALUNOS COLOCADOS NO ISEL PELO 1º ANO 1ª VEZ OU CNAES - 1ª FASE ATUAIS ALUNOS DO ISEL INFORMAÇÕES E MANUAL Matrícula / Inscrição 2013-14 - ALUNOS COLOCADOS NO ISEL PELO 1º ANO 1ª VEZ OU CNAES - 1ª FASE 2013 - ATUAIS ALUNOS DO ISEL - OUTROS CONCURSOS DE ACESSO Autor Data Inscrições / Matrículas

Leia mais

MUNICÍPIO DE POMBAL Unidade de Desenvolvimento Social. Formulário de Candidatura

MUNICÍPIO DE POMBAL Unidade de Desenvolvimento Social. Formulário de Candidatura CONCURSO PÚBLICO ATRIBUIÇÃO DE DUAS BOLSAS DE ESTUDO A ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR E RENOVAÇÃO DAS BOLSAS DE ESTUDO ATRIBUIDAS A ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR ANO LETIVO 08/09 Formulário de Candidatura NOTA

Leia mais

INFORMAÇÕES PARA MATRÍCULA / 2019

INFORMAÇÕES PARA MATRÍCULA / 2019 INFORMAÇÕES PARA MATRÍCULA / 2019 Salvador, 20 de novembro de 2018. Mães, Pais e Responsáveis, Estamos felizes em receber os alunos aprovados no Processo de Admissão de Novos Alunos para o ano letivo de

Leia mais

TRABALHADORES INDEPENDENTES SEGURANÇA SOCIAL DIRETA

TRABALHADORES INDEPENDENTES SEGURANÇA SOCIAL DIRETA TRABALHADORES INDEPENDENTES SEGURANÇA SOCIAL DIRETA PASSO-A-PASSO PARA SOLICITAR PEDIDO DE ALTERAÇÃO DE ESCALÃO ATRAVÉS DA SEGURANÇA SOCIAL DIRETA Aceda à Segurança Social Direta, em https:///consultas/ssdirecta/

Leia mais

REQUERIMENTO APOIO À FAMÍLIA

REQUERIMENTO APOIO À FAMÍLIA REQUERIMENTO APOIO À FAMÍLIA Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal,, contribuinte nº, residente em freguesia de, código postal, telefone na qualidade, vem requer a V. Exa a atribuição de: Incentivo

Leia mais

PROPOSTA PARA PLANO DE INVESTIMENTO BANCÁRIO

PROPOSTA PARA PLANO DE INVESTIMENTO BANCÁRIO GLORICHALLENGE PROPOSTA PARA PLANO DE INVESTIMENTO BANCÁRIO Consultor Comercial: 1º Proponente Profissão: Telefone Emprego: Entidade Patronal: Antiguidade no emprego: Situação profissional: Efectivo: A

Leia mais

GUIA DE APOIO CANDIDATURA

GUIA DE APOIO CANDIDATURA Ano 2018 Câmara Municipal de Lisboa Direção Municipal Habitação e Desenvolvimento Local GUIA DE APOIO CANDIDATURA CONCURSO CENTRO HISTÓRICO Indice Recomendações gerais para o preenchimento do formulário

Leia mais

GUIA PRÁTICO CONCURSO VENDA DE IMÓVEIS

GUIA PRÁTICO CONCURSO VENDA DE IMÓVEIS GUIA PRÁTICO CONCURSO VENDA DE IMÓVEIS ISS, I.P. Departamento/Gabinete Pág. 1/10 FICHA TÉCNICA TÍTULO Guia Prático Concurso Venda de Imóveis PROPRIEDADE Segurança Social Património Imobiliário Instituto

Leia mais

REQUERIMENTO APOIO À FAMÍLIA

REQUERIMENTO APOIO À FAMÍLIA REQUERIMENTO APOIO À FAMÍLIA Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal,, contribuinte nº, residente em freguesia de, código postal, telefone na qualidade, vem requer a V. Exa a atribuição de: Incentivo

Leia mais

IRS 2016 EM 6 PASSOS

IRS 2016 EM 6 PASSOS 2016 EM 6 PASSOS ENTREGUE ENTREGUE O O SEU SEU DE DE FORMA FORMA SIMPLES SIMPLES Bom dia! NIF. 000000000 Como entregar o meu se uma forma simples 1 - Acesso ao Portal 2 - Entregar a sua declaração de 3

Leia mais

Regulamento de Concessão de Bolsas de Estudo Para o Ensino Superior. Aprovado após deliberação em reunião de Câmara de dia 16 de Dezembro de 2009

Regulamento de Concessão de Bolsas de Estudo Para o Ensino Superior. Aprovado após deliberação em reunião de Câmara de dia 16 de Dezembro de 2009 Regulamento de Concessão de Bolsas de Estudo Para o Ensino Superior Aprovado após deliberação em reunião de Câmara de dia 16 de Dezembro de 2009 Beja, 2009 Artigo 1º Objecto O presente regulamento estabelece

Leia mais

BOLETIM DE CANDIDATURA BOLSA DE ESTUDO IDENTIFICAÇÃO DO(A) CANDIDATO(A)

BOLETIM DE CANDIDATURA BOLSA DE ESTUDO IDENTIFICAÇÃO DO(A) CANDIDATO(A) BOLETIM DE CANDIDATURA BOLSA DE ESTUDO IDENTIFICAÇÃO DO(A) CANDIDATO(A) Nome: Filiação: e de Data de Nascimento: / / Nacionalidade: Naturalidade: N. de Bebeficiário: N.º Fiscal: Habilitações Literárias:

Leia mais

REGULAMENTO PARA ATRIBUIÇÃO DE APOIOS SÓCIO-ECONÓMICOS AOS ALUNOS DO ENSINO PRÉ-ESCOLAR E DO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO

REGULAMENTO PARA ATRIBUIÇÃO DE APOIOS SÓCIO-ECONÓMICOS AOS ALUNOS DO ENSINO PRÉ-ESCOLAR E DO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO REGULAMENTO PARA ATRIBUIÇÃO DE APOIOS SÓCIO-ECONÓMICOS AOS ALUNOS DO ENSINO PRÉ-ESCOLAR E DO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO Os Municípios têm vindo a assumir, cada vez mais, um papel importante no domínio da

Leia mais

ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO

ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO REGULAMENTO No contexto do mundo actual a educação e a formação escolar são tarefas que competem a toda a sociedade. O presente Regulamento é elaborado ao abrigo do disposto

Leia mais

A V I S O MATRÍCULAS PARA O 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO

A V I S O MATRÍCULAS PARA O 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO A V I S O MATRÍCULAS PARA O 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO Informam-se os Srs. Encarregados de Educação que o período de matrículas para o 1º Ano de Escolaridade, do próximo ano letivo de 2016/2017, decorre

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA REGISTO DE PRODUTORES DE EEE E P&A

MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA REGISTO DE PRODUTORES DE EEE E P&A ANREEE MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA REGISTO DE PRODUTORES DE EEE E P&A SIRP ANREEE Índice 1. Início do registo para fluxo de EEE + P&A... 3 1.1. Entrar na ANREEE: www.anreee.pt... 3 1.2. Aceder à plataforma

Leia mais

24 JUNHO A 2 AGOSTO MANUAL DE INSCRIÇÃO

24 JUNHO A 2 AGOSTO MANUAL DE INSCRIÇÃO 2019 FÉRIAS JOVENS 24 JUNHO A 2 AGOSTO MANUAL DE INSCRIÇÃO 2019 FÉRIAS JOVENS MISSÃO: Promover estilos de vida saudável e proporcionar experiências significativas que contribuam para o desenvolvimento

Leia mais

Norma reguladora - Registo e cartão de utilizador

Norma reguladora - Registo e cartão de utilizador Capítulo I Definição e âmbito de aplicação 1. Entende-se por registo de um utilizador os procedimentos de recolha e processamento de dados sobre uma pessoa ou entidade em nome coletivo, por solicitação

Leia mais

TRANSPORTES ESCOLARES

TRANSPORTES ESCOLARES ANEXO IV TRANSPORTES ESCOLARES I (Disposição Introdutória) De acordo com o disposto na Lei nº 75/2013 de 12 de setembro compete às Câmaras Municipais organizar e gerir os transportes escolares. Em cumprimento

Leia mais

FÉRIAS JOVENS 25 JUNHO A 3 AGOSTO ESCOLA BÁSICA JOSÉ AFONSO Nº 112/18 - GIRP/CMM. Nº 294/DRLVT de

FÉRIAS JOVENS 25 JUNHO A 3 AGOSTO ESCOLA BÁSICA JOSÉ AFONSO Nº 112/18 - GIRP/CMM. Nº 294/DRLVT de 2018 FÉRIAS JOVENS 25 JUNHO A 3 AGOSTO ESCOLA BÁSICA JOSÉ AFONSO Nº 112/18 - GIRP/CMM Nº 294/DRLVT de 19.06.2015 2018 FÉRIAS JOVENS MISSÃO: Promover estilos de vida saudável e proporcionar experiências

Leia mais

CANDIDATURA UNIVERSIDADES PORTUGUESAS 2015/2016

CANDIDATURA UNIVERSIDADES PORTUGUESAS 2015/2016 PUBLICAÇÃO DOS RESULTADOS DE CAMBRIDGE: 11 DE AGOSTO CANDIDATURA UNIVERSIDADES PORTUGUESAS 2015/2016 ASPECTOS IMPORTANTES A TER EM ATENÇÃO: 1. A candidatura é da inteira responsabilidade dos alunos/candidatos

Leia mais

REGULAMENTO MUNICIPAL DO TARIFÁRIO SOCIAL DE ÁGUA, SANEAMENTO E RESÍDUOS SÓLIDOS DA MAIA PREÂMBULO

REGULAMENTO MUNICIPAL DO TARIFÁRIO SOCIAL DE ÁGUA, SANEAMENTO E RESÍDUOS SÓLIDOS DA MAIA PREÂMBULO PREÂMBULO 1. A progressiva degradação da situação económica das famílias portuguesas, em virtude da situação em que se encontra todo o território nacional, exige aos serviços públicos, a tomada de decisões

Leia mais

Fax a

Fax a - 1 - - 21 2099970 Fax 212025699 www.esbb.pt E-mail: presidente.esbb@netvisao.pt Praceta Maria Helena Vieira da Silva 2835 220 Vale da Amoreira ALUNOS QUE FREQUENTARAM em 2010/2011 a Escola Secundária

Leia mais

C/CONHECIMENTO A: REMETIDO A:

C/CONHECIMENTO A: REMETIDO A: DATA: NÚMERO: C/CONHECIMENTO A: REMETIDO A: SG Secretaria-Geral do Ministério da Educação... GGF Gabinete de Gestão Financeira... DGIDC Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular... DGRHE

Leia mais

QUANTO CUSTA? Oferece um desconto de 25% face ao preço da assinatura normal.

QUANTO CUSTA? Oferece um desconto de 25% face ao preço da assinatura normal. O QUE É? Assinatura mensal Andante, válida para o percurso casa/escola, destinada a todos os estudantes dos 4 aos 18 anos (inclusivé) que não frequentam o ensino superior e que não beneficiam de transporte

Leia mais

Nome/Designação... Bilhete de identidade ou Cartão de Cidadão nº... emitido em.../.../...

Nome/Designação... Bilhete de identidade ou Cartão de Cidadão nº... emitido em.../.../... Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira Genérico nº. /. Entrada n.º... Data:.. /... /... O Funcionário:... Assunto: BOLETIM DE CANDIDATURA A BOLSA DE ESTUDO 1. IDENTIFICAÇÃO Nome/Designação...

Leia mais

Guia para actualizar a candidatura

Guia para actualizar a candidatura . Se seguir estas sugestões, o que lhe parece complicado resulta afinal numa tarefa simples, mas que tem o seu trabalho e exige organização para que não se perca e desoriente Guia para actualizar a candidatura.

Leia mais

MOD.3. Peça a sua senha em:

MOD.3. Peça a sua senha em: MOD.3 2 008 Envie a declaração de rendimentos pela internet: > É gratuito > É disponibilizada ajuda no preenchimento, evitando erros > Evita filas de espera e deslocações Peça a sua senha em: www.e-financas.gov.pt

Leia mais

Procedimento. P Venda ambulante no Concelho de Portimão LISTA DE ALTERAÇÕES. Descrição da alteração Páginas Edição Data

Procedimento. P Venda ambulante no Concelho de Portimão LISTA DE ALTERAÇÕES. Descrição da alteração Páginas Edição Data Pág. n.º 1/8 LISTA DE ALTERAÇÕES Descrição da alteração Páginas Edição Data ELABORADO VERIFICADO APROVADO Pág. n.º 2/8 1. OBJECTIVO: Descrever a forma como se processa, na Câmara Municipal de Portimão,

Leia mais

CANDIDATURA UNIVERSIDADES PORTUGUESAS 2013/2014

CANDIDATURA UNIVERSIDADES PORTUGUESAS 2013/2014 PUBLICAÇÃO DOS RESULTADOS DE CAMBRIDGE: 12 DE AGOSTO CANDIDATURA UNIVERSIDADES PORTUGUESAS 2013/2014 NOTA: Estas indicações não dispensam a consulta do site (http://www.dges.mctes.pt/dges/pt/estudantes/acesso/),

Leia mais

Concurso para Atribuição de Bolsas de Estudo Ano Lectivo

Concurso para Atribuição de Bolsas de Estudo Ano Lectivo Concurso para Atribuição de Bolsas de Estudo Ano Lectivo 2017-2018 Ao abrigo do n.º 5 do Artigo 2.º dos Estatutos da Associação Navegantes e do n.º 2 do Artigo 1.º do Regulamento para Atribuição de Bolsas

Leia mais

Manual de candidatura a bolsa de estudo Edição

Manual de candidatura a bolsa de estudo Edição Edição 2011-2012 1 FICHA TÉCNICA TÍTULO Manual de candidatura a bolsa de estudo Edição 2011-2012 AUTOR Serviços de Acção Social do IPP MORADA Praça do Marquês, n.º 94 4000-390 www.ipp.pt DATA DE PUBLICAÇÃO

Leia mais

FORMULÁRIO DE CANDIDATURA COLÓNIA PARA TODOS 2019

FORMULÁRIO DE CANDIDATURA COLÓNIA PARA TODOS 2019 TURNO: INSCRIÇÃO N.º: FORMULÁRIO DE CANDIDATURA COLÓNIA PARA TODOS 2019 O presente formulário permite a recolha de informação referente à criança/jovem e agregado familiar para efeitos de candidatura ao

Leia mais

REQUERIMENTO DE CANDIDATURA BOLSAS DE ESTUDO - ENSINO SUPERIOR ANO LETIVO

REQUERIMENTO DE CANDIDATURA BOLSAS DE ESTUDO - ENSINO SUPERIOR ANO LETIVO DESC- Divisão Educativa e Sociocultural Largo do Município 6430 197 Mêda Telefone: 279880040 E-mail: acaosocial@cm-meda.pt REQUERIMENTO DE CANDIDATURA BOLSAS DE ESTUDO - ENSINO SUPERIOR ANO LETIVO 2017-2018

Leia mais

Regulamento Municipal de Atribuição de Bolsas de Estudo para Cursos do Ensino Superior

Regulamento Municipal de Atribuição de Bolsas de Estudo para Cursos do Ensino Superior Regulamento Municipal de Atribuição de Bolsas de Estudo para Cursos do Ensino Superior CAPITULO 1 Artigo 1 Âmbito 1. O presente Regulamento tem como lei habilitante a Lei n 169/99, de 18 de Setembro, na

Leia mais