PORTUGUÊS - 1 o ANO MÓDULO 38 ACENTUAÇÃO GRÁFICA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PORTUGUÊS - 1 o ANO MÓDULO 38 ACENTUAÇÃO GRÁFICA"

Transcrição

1 PORTUGUÊS - 1 o ANO MÓDULO 38 ACENTUAÇÃO GRÁFICA

2 Como pode cair no enem (ENEM) Diante da visão de um prédio com uma placa indicado SAPATARIA PAPALIA, um jovem deparou com a dúvida: como pronunciar a palavra PAPALIA? Levado o problema à sala de aula, a discussão girou em torno da utilidade de conhecer as regras de acentuação e, especialmente, do auxílio que elas podem dar à correta pronúncia de palavras. Após discutirem pronúncia, regras de acentuação e escrita, três alunos apresentaram as seguintes conclusões a respeito da palavra PAPALIA: I) Se a sílaba tônica for o segundo PA, a escrita deveria ser PAPÁLIA, pois a palavras seria paroxítona terminada em ditongo crescente. II) Se a sílaba tônica for LI, a escrita deveria ser PAPALÍA, pois i e a estaraiam formando hiato. III) Se a sílaba tônica for LI, a escrita deveria ser PAPALIA, pois não haveria razão para o uso de acento gráfico. A conclusão está correta apenas em: a) I b) II c) III d) I e II e) I e III

3 Fixação 1) Assinale a opção em que os vocábulos não obedecem à mesma regra de acentuação gráfica: a) troféu - herói - escarcéu. b) concluído - saúde - atribuí-lo. c) amá-lo - fazê-lo - compô-lo. d) consequência - mágoa - homogêneo. e) cáqui - ninguém - amável.

4 Fixação F 2) Obdecendo às regras, coloque, se necessário, acento gráfico nas palavras em destaque; 3 depois, respectivamente, marque a alternativa correta. a O juiz inflexivel foi à ruina de Estevão, o qual não atendia aos reclamos dos órfãos. b a) não há, agudo, agudo, circunflexo, não há. c b) b) agudo, agudo, agudo, não há, não há. d c) não há, agudo, agudo, circunflexo, agudo. d) agudo, agudo, não há, não há, agudo. e) não há, agudo, não há, circunflexo, agudo.

5 ixação ) Assinale a alternativa em que pelo menos um vocábulo não seja acentuado: ) saúde, orfão, taxi, balaustre. ) itens, parabens, alguem, tambem. ) tatil, amago, cortex, roi. ) papeis, onix, bau, ambar.

6 Fixação F 4) Marque a alternativa em que nenhuma palavra tem acento gráfico: a) orgão, revolver, fossil, prejuizo. b) item, polens, mister, dores, meses. c) balaustre, garoa, vovos, colibri. d) juri, cafezinho, vezes, album. e) cadaveres, tatu, hifen, interim. 5 a b c d

7 ixação ) Indique a única alternativa em que nenhuma palavra é acentuada graficamente: ) lapis, canoa, abacaxi, jovens. ) ruim, sozinho, aquele, atraiu. ) saudade, onix, grau, orquidea. ) flores, açucar, algum, virus.

8 Fixação F 6) Dadas as palavras: I) apoiam II) baínha III) abençoo Constatamos que está(estão) corretamente grafada(s): a) Apenas a palavra I. b) Apenas a palavra II. c) Apenas a palavra III. d) Todas as palavras. e) Nenhuma das palavras. 7 a b c d e

9 ixação ) (UFF) Só numa série abaixo estão todas as palavras acentuadas corretamente. Assinale-a: ) rápido, sede, côrte. ) satanás, ínterim, espécime. ) corôa, vatapá, automóvel. ) cometi, pêssegozinho, viúvo. ) lápis, raínha, cor.

10 Fixação 8) Observe o texto abaixo, retirado da Folha Online. Da notícia, foram retirados os acentos gráficos, que você deve recolocar, justificando suas respostas. Saiba mais sobre a gripe suina Até agora, sabe-se que a gripe suina se trata de uma doença respiratoria que teve origem em porcos, a partir da combinação de material genetico de diferentes vírus de gripe. Cientistas e governos ainda buscam informações mais detalhadas sobre a doença e as formas de prevenção e tratamento, mas algumas das duvidas ja podem ser respondidas com base nos dados divulgados por governos e centros de pesquisa. Veja abaixo as repostas a algumas das questões relacionadas ao surto O que é a gripe suina? É uma doença respiratoria causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é diferente do H1N1 totalmente humano que circula nos últimos anos, por conter material genético dos vírus humanos, aves e suínos, incluindo elementos de vírus suínos da Europa e da Ásia. A gripe tem cura? Tem tratamento. Como é transmitido o vírus? F Em casos registrados nos últimos anos, a doença foi contraída por pessoas que tiveram contatos com criações de porcos, mas não há registro de que o mesmo tenha acontecido no atual surto. Ela está sendo da mesma forma que a gripe comum: por via aerea, de pessoas para pessoas, por meio de espirros e tosse. Quais são os sintomas? Os sintomas em humanos são parecidos com os da gripe comum e incluem febre acima de 38 C, falta de apetite e tosse. Infecção de gripe suína e comum em humanos? No passado, os Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC) registraram 12 casos de infecção humana pelo vírus da gripe suína, todo em pessoas que tiveram contato com porcos. Nesses casos, não houve evidência de transmissão entre humanos. Pode-se contrair a doença comendo carne de porco? Não. Os vírus da gripe suína não são transmitidos pela comida. O governo mexicano e a OMS (Organização Mundial de Saúde) descartaram qualquer risco de infecção por ingestão de carne de porco. De acordo com o CDC, a temperatura de cozimento (71 C) destrói os vírus e as bactérias.

11 ixação Construção Amou daquela vez como se fosse a última Beijou sua mulher como se fosse a última E cada filho seu como se fosse o único E atravessou a rua com seu passo tímido Subiu a construção como se fosse máquina Ergueu no patamar quatro paredes sólidas Tijolo com tijolo num desenho mágico Seus olhos embotados de cimento e lágrima Sentou pra descansar como se fosse sábado Comeu feijão com arroz como se fosse um príncipe Bebeu e soluçou como se fosse um náufrago Dançou e gargalhou como se ouvisse música E tropeçou no céu como se fosse um bêbado E flutuou no ar como se fosse um pássaro E se acabou no chão feito um pacote flácido Agonizou no meio do passeio público Morreu na contramão atrapalhando o tráfego Amou daquela vez como se fosse o último Beijou sua mulher como se fosse a única E cada filho como se fosse o pródigo E atravessou a rua com seu passo bêbado Subiu a construção como se fosse sólido Ergueu no patamar quatro paredes mágicas Tijolo com tijolo num desenho lógico Seus olhos embotados de cimento e tráfego Sentou pra descansar como se fosse um príncipe Comeu feijão com arroz como se fosse o máximo Bebeu e soluçou como se fosse máquina Dançou e gargalhou como se fosse o próximo E tropeçou no céu como se ouvisse música E flutuou no ar como se fosse sábado E se acabou no chão feito um pacote tímido Agonizou no meio do passeio náufrago Morreu na contramão atrapalhando o público Amou daquela vez como se fosse máquina Beijou sua mulher como se fosse lógico Ergueu no patamar quatro paredes flácidas Sentou pra descansar como se fosse um pássaro E flutuou no ar como se fosse um príncipe E se acabou no chão feito um pacote bêbado Morreu na contra-mão atrapalhando o sábado Por esse pão pra comer, por esse chão pra dormir A certidão pra nascer e a concessão pra sorrir Por me deixar respirar, por me deixar existir, Deus lhe pague Pela cachaça de graça que a gente tem que engolir Pela fumaça e a desgraça, que a gente tem que tossir] Pelos andaimes pingentes que a gente tem que cair, Deus lhe pague Pela mulher carpideira pra nos louvar e cuspir E pelas moscas bicheiras a nos beijar e cobrir E pela paz derradeira que enfim vai nos redimir, Deus lhe pague (Chico Buarque) Glossário: carpideira: mulher que chora em velório em troca de pagamento. 9) Por que ocorre acentuação gráfica na última palavra de cada verso do texto?

12 Fixação F 10) Além da última palavra de cada verso, há apenas uma outra que recebe acento agudo. 1 Qual é e por que recebe acento gráfico? E e

13 ixação 1) Observe as seguintes palavras, retiradas do texto: náufrago, máquina, público, tráfego. las pertencem a que classe de palavras? Se fosse retirado o acento gráfi-co, continuariam xistindo? Explique.

14 Fixação 12) Rimar palavras proparoxítonas é muito difícil, pois esse tipo de vocábulo é pouco frequente em nossa língua. Se Chico Buarque teve tanto trabalho na elaboração dessa letra de música, relacione tal fato com o título da canção.

15 Proposto 1) Por ocasião da comemoração do dia dos professores, no mês de outubro de 2003, foi veiculada a seguinte propaganda, assinada por uma grande corporação de ensino: Parabéns [Pl. de parabém] S. m. pl. 1. Felicitações, congratulações. 2. Oxítona terminada em ens, sempre acentuada. Acentuam-se também as terminadas em a, as, e, es, o, os, e em. Para a homenagem ao Dia do Professor ser completa, a gente precisava ensinar alguma coisa. a) Observe os itens 1 e 2 do verbete Parabéns no interior do quadro. Há diferenças entre eles. Aponte-as. b) Levando em conta o enunciado que está abaixo do quadro, a quem se dirige essa propaganda? c) Diferentes imagens da educação escolar sustentam essa propaganda. Indique pelo menos duas dessas imagens.

16 Proposto 2) Em que item a seguir as duas palavras destacadas recebem acento gráfico em razão da mesma regra ortográfica? a) troféu / palácio. d) xícara / segurá-la. b) café / você. e) já / está. c) três / até.

17 Proposto 3) Assinale a alternativa em que todas as plavras estão acentuadas por serem paroxítonas: a) orfão, indelevel, biceps. b) lapis, miosotis, avaro. c) imã, album, alem. d) item, ritmo, assembleia. e) interim, rubrica, fenix.

18 Proposto 4) Segue a mesma acentuação de país a palavra: a) saúde. d) heróis. b) grêmios. e) táxis. c) aliás.

19 Proposto 5) Quanto à acentuação gráfica, a frase correta é: a) Queira por seu ciente na segunda via desta, que permanecerá em nossos arquivos. b) O fim desta é informa-la de que o deposito supramencionado já foi feito, conforme as determinações do contrato que firmamos. c) Eles veem o que é possível ver no escuro. d) De repente os dois guardas se detém e o suspeito foge. e) Os agnósticos não crêem nem descrêem.

20 Proposto 6) Dos conjuntos de vocábulos abaixo, o único em que todas as palavras seguem a mesma regra de acentuação gráfica a que obedecem os acentos de indivíduo e contínua é: a) tênue, mútuos, história. b) cárie, oblíquo, substituí. c) pastéis, heróis, Pádua. d) Icaraí, vários, relógios. e) colégio, Cláudia, ônus.

21 Proposto Tocando em frente Ando devagar porque já tive pressa Levo esse sorriso porque já chorei demais Hoje me sinto mais forte, mais feliz quem sabe Só levo a certeza de que muito pouco eu sei Eu nada sei Conhecer as manhas e as manhãs, O sabor das massas e das maçãs, É preciso amor pra poder pulsar, É preciso paz pra poder seguir, É preciso a chuva para florir Penso que cumprir a vida seja simplesmente Compreender a marcha e ir tocando em frente Como um velho boiadeiro levando a boiada Eu vou tocando os dias pela longa estrada eu vou Estrada eu sou Conhecer as manhas e as manhãs, O sabor das massas e das maçãs, É preciso amor pra poder pulsar, É preciso paz pra poder seguir, É preciso a chuva para florir Todo mundo ama um dia todo mundo chora, Um dia a gente chega, e no outro vai embora Cada um de nós compõe a sua história Cada ser em si carrega o dom de ser capaz E ser feliz Conhecer as manhas e as manhãs O sabor das massas e das maçãs É preciso amor pra poder pulsar, É preciso paz pra poder seguir, É preciso a chuva para florir Ando devagar porque já tive pressa Levo esse sorriso porque já chorei demais Cada um de nós compõe a sua história, Cada ser em si carrega o dom de ser capaz E ser feliz (Autores: Almir Sater e Renato Teixeira Intérprete: Almir Sater) 7) Comente, na canção acima, o papel da acentuação como recurso expressivo no refrão.

22 Proposto 8) O texto fala de uma mudança na visão de mundo do eu lírico. Tal transformação é apresentada de forma otimista ou pessimista? Justifique sua resposta.

23 Proposto 9) Cordões Oh! abre ala! Que eu quero passá Estrela d Alva Do Carnavá! (...) Há duas coisa Que me faz chorá É nó nas tripa E bataião navá! As palavras passá, carnavá, chorá e navá não estão presentes nos dicionários, logo não há registro de sua grafia tal como apresentada na canção popular acima. Por que se optou por grafar essas formas com acento agudo?

1.Classificação das palavras quanto ao número de sílabas

1.Classificação das palavras quanto ao número de sílabas Acentuação 1.Classificação das palavras quanto ao número de sílabas A) Monossílabas Há quais Pais Dó Do Em B) Dissílabas Claro Dia Aqui País c) Trissílabas Aliás Perspicaz Tungstênio d) Polissílabas Psicologia

Leia mais

VESTIBULAR 2008 e PISM III - COPESE/UFJF - Prova de Habilidade Específica - Curso de Arquitetura

VESTIBULAR 2008 e PISM III - COPESE/UFJF - Prova de Habilidade Específica - Curso de Arquitetura 1 O texto apresentado abaixo é fragmento de um relato sobre uma das obras do arquiteto brasileiro Vilanova Artigas (1915-1985). Assim também é o projeto do vestiário do São Paulo Futebol Clube, que Artigas

Leia mais

Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim. Questões de Língua Portuguesa

Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim. Questões de Língua Portuguesa Questões de Língua Portuguesa Texto. TOCANDO EM FRENTE (Almir Sater / Renato Teixeira) Ando devagar porque já tive pressa E levo esse sorriso porque já chorei demais Hoje me sinto mais forte, mais feliz,

Leia mais

Assine e coloque seu número de inscrição no quadro abaixo. Preencha, com traços firmes, o espaço reservado a cada opção na folha de resposta.

Assine e coloque seu número de inscrição no quadro abaixo. Preencha, com traços firmes, o espaço reservado a cada opção na folha de resposta. 1 Prezado (a) candidato (a): Assine e coloque seu número de inscrição no quadro abaixo. Preencha, com traços firmes, o espaço reservado a cada opção na folha de resposta. Nº. de Inscrição Nome PROVA DE

Leia mais

Interpretação de textos Avaliação Parcial II. Língua Portuguesa Brasileira Antonio Trindade

Interpretação de textos Avaliação Parcial II. Língua Portuguesa Brasileira Antonio Trindade Interpretação de textos Avaliação Parcial II Língua Portuguesa Brasileira Antonio Trindade Verbo ser Que vai ser quando crescer? Vivem perguntando em redor. Que é ser? É ter um corpo, um jeito, um nome?

Leia mais

Libertação de aflições e problemas urgentes

Libertação de aflições e problemas urgentes Libertação de aflições e problemas urgentes Propósito exclusivo com Nossa Senhora das Dores. Incrivel! Para se libertar das aflições, sejam elas de origem emocional, financeira ou de relacionamentos. As

Leia mais

ACENTUAÇÃO. Professores: Daiana. Português. 3ª Série. LISTA Acentuação Gráfica. (Conforme o Novo Acordo Ortográfico)

ACENTUAÇÃO. Professores: Daiana. Português. 3ª Série. LISTA Acentuação Gráfica. (Conforme o Novo Acordo Ortográfico) Português Professores: Daiana 3ª Série LISTA Acentuação Gráfica ACENTUAÇÃO (Conforme o Novo Acordo Ortográfico) 1. Estas revistas que eles...,... artigos curtos e manchetes que todos... Assinale a alternativa

Leia mais

ACENTUAÇÃO GRÁFICA GRAMÁTICA

ACENTUAÇÃO GRÁFICA GRAMÁTICA ACENTUAÇÃO GRÁFICA GRAMÁTICA ACENTUAÇÃO GRÁFICA Acentuação não é uma coisa difícil. Precisamos cuidar apenas duas coisas que vão nos ajudar na hora de acentuar as sílabas: sempre separar as sílabas e pronunciar

Leia mais

A eterna atualização: Linguagem e Tecnologia. linguagens tecnológicas são resultado da cultura

A eterna atualização: Linguagem e Tecnologia. linguagens tecnológicas são resultado da cultura A linguagem, segundo Rocha (1999), deve ter surgido no momento em que o homem apresentou uma capacidade motora facial, manual e orofaríngeana que pudesse ser utilizada para comunicação e representação.

Leia mais

A receita da garrafada emagrecedora

A receita da garrafada emagrecedora A receita da garrafada emagrecedora Prepare-se para emagrecer naturalmente com essa receita poderosa! Já no segundo dia de uso da garrafada emagrecedora você vai desinchar, a barriga vai ficar levinha

Leia mais

INTERTEXTUALIDADE. Acentuação Gráfica P R O F. M E. W I L L I A M A LV E S I N S T I T U T O V E N T U R O

INTERTEXTUALIDADE. Acentuação Gráfica P R O F. M E. W I L L I A M A LV E S I N S T I T U T O V E N T U R O INTERTEXTUALIDADE Acentuação Gráfica P R O F. M E. W I L L I A M A LV E S I N S T I T U T O V E N T U R O Intertextualidade Intertextualidade é uma forma de diálogo entre textos, que pode se dar de forma

Leia mais

I Chamada Internacional de Projetos Outros Territórios Buritis, Belo Horizonte, MG. Brasil

I Chamada Internacional de Projetos Outros Territórios Buritis, Belo Horizonte, MG. Brasil I Chamada Internacional de Projetos Outros Territórios Buritis, Belo Horizonte, MG. Brasil Amou daquela vez como se fosse a última Beijou sua mulher como se fosse a última E cada filho seu como se fosse

Leia mais

Exemplos (como Quando acentuar sílaba

Exemplos (como Quando acentuar sílaba Tipo de palavra ou Exemplos (como Quando acentuar sílaba eram) Proparoxítonas sempre simpática, lúcido, sólido, cômodo Observações (como ficaram) Continua tudo igual ao que era antes da nova ortografia.

Leia mais

Português. Acentuação Gráfica. Professor Carlos Zambeli.

Português. Acentuação Gráfica. Professor Carlos Zambeli. Português Acentuação Gráfica Professor Carlos Zambeli www.acasadoconcurseiro.com.br Português ACENTUAÇÃO GRÁFICA Classificação das palavras quanto à posição da sílaba tônica O acento tônico está relacionado

Leia mais

Português. Acentuação Gráfica. Professor Carlos Zambeli.

Português. Acentuação Gráfica. Professor Carlos Zambeli. Português Acentuação Gráfica Professor Carlos Zambeli www.acasadoconcurseiro.com.br Português ACENTUAÇÃO GRÁFICA Classificação das palavras quanto à posição da sílaba tônica O acento tônico está relacionado

Leia mais

Português. Acentuação Gráfica. Professor Carlos Zambeli.

Português. Acentuação Gráfica. Professor Carlos Zambeli. Português Acentuação Gráfica Professor Carlos Zambeli www.acasadoconcurseiro.com.br Português ACENTUAÇÃO GRÁFICA Classificação das palavras quanto à posição da sílaba tônica O acento tônico está relacionado

Leia mais

Novo acordo ortográfico. Acentuação gráfica

Novo acordo ortográfico. Acentuação gráfica Novo acordo ortográfico Acentuação gráfica Por que acentuamos as palavras? Para evitar ambiguidade: fábrica/fabrica; secretária/secretaria; análise/analise; ACENTUAÇÃO DAS PROPAROXÍTONAS PROPAROXÍTONAS

Leia mais

Colégio Diocesano Seridoense Disciplina: Língua Portuguesa / 1 ano Professora: Lusia Raquel. Caicó RN

Colégio Diocesano Seridoense Disciplina: Língua Portuguesa / 1 ano Professora: Lusia Raquel. Caicó RN Colégio Diocesano Seridoense Disciplina: Língua Portuguesa / 1 ano Professora: Lusia Raquel Caicó RN 2018 FINALIDADE Orientar o leitor quanto à pronúncia correta das palavras. Tanto a presença do acento

Leia mais

Profª: Adriana Figueiredo Língua Portuguesa TRE - SP AULAS 01 A 04. Língua Portuguesa TRE - SP Professora: Adriana Figueiredo

Profª: Adriana Figueiredo Língua Portuguesa TRE - SP AULAS 01 A 04. Língua Portuguesa TRE - SP Professora: Adriana Figueiredo Professora: Adriana Figueiredo Prof. Adriana Figueiredo www.aprovaconcursos.com.br Página 1 de 9 ACENTUAÇÃO GRÁFICA Classificação dos Vocábulos Quanto à Sílaba Tônica Sílaba tônica é a sílaba da palavra

Leia mais

1 - Qual o estilo literário de Caio Fernando Abreu. Justifique sua resposta.

1 - Qual o estilo literário de Caio Fernando Abreu. Justifique sua resposta. Aluno(a): nº: Turma: Ano: 1º Ano EM Data: / /2016 Trabalho Recuperação Nota Professor(a): Tatiana Lanini Matéria: Literatura Valor: 30,0 pts De acordo com a obra de Caio Fernando Abreu, responda: 1 - Qual

Leia mais

Português. Acentuação Gráfica. Professor Carlos Zambeli.

Português. Acentuação Gráfica. Professor Carlos Zambeli. Português Acentuação Gráfica Professor Carlos Zambeli www.acasadoconcurseiro.com.br Português ACENTUAÇÃO GRÁFICA ACENTUAÇÃO Toda palavra tem uma sílaba que é pronunciada com mais intensidade que as outras.

Leia mais

Nivelamento Língua Portuguesa. Aula 4. Prof.: Amanda Fratea de Lucca. Duração: 17:40

Nivelamento Língua Portuguesa. Aula 4. Prof.: Amanda Fratea de Lucca. Duração: 17:40 Nivelamento Língua Portuguesa Aula 4 Prof.: Amanda Fratea de Lucca Duração: 17:40 Olá! Tudo bem? O assunto de hoje é acentuação e o Novo Acordo Ortográfico. Nesta aula, iremos entender o que é o Novo Acordo

Leia mais

REGRAS DE ACENTUAÇÃO

REGRAS DE ACENTUAÇÃO REGRAS DE ACENTUAÇÃO ACENTOS GRÁFICOS SÍLABA TÔNICA X SÍLABA ÁTONA OXÍTONA X PAROXÍTONA X PROPAROXÍTONA sa-ci ca-ne-ca ló-gi-co HIATO X DITONGO X TRITONGO sa-ú-de rou-pa i-guais 1) Oxítonos * Terminados

Leia mais

Muito obrigado, Equipe Materiais de Português. (37)

Muito obrigado, Equipe Materiais de Português.  (37) Bem vindo à loja Materiais de Português Este material é um demonstrativo que contém algumas páginas da Apostila de Acentuação Gráfica. Caso queira adquirir o material completo, você pode realizar uma compra

Leia mais

Estilística e originalidade Figuras de linguagem

Estilística e originalidade Figuras de linguagem Estilística e originalidade Figuras de linguagem Flávia Andrade Classificação Figuras de som Figuras de palavra Figuras de pensamento Figuras de construção A sonoridade das palavras e sílabas criam sentidos

Leia mais

Acentuação gráfica PAI, ME EMPRESTA O CARRO? "ENE - A - O - TIL... NÃO!" Regina Lúcia Meirelles Beghelli

Acentuação gráfica PAI, ME EMPRESTA O CARRO? ENE - A - O - TIL... NÃO! Regina Lúcia Meirelles Beghelli 1 7 Acentuação gráfica Teresa Videira Rocha de Souza Maria Elizabeth Rodrigues Regina Lúcia Meirelles Beghelli PAI, ME EMPRESTA O CARRO? "ENE - A - O - TIL... NÃO!" e-tec Brasil Português Instrumental

Leia mais

PORTUGUÊS BANCO DO BRASIL. Marco Antonio Macarrão

PORTUGUÊS BANCO DO BRASIL. Marco Antonio Macarrão PORTUGUÊS BANCO DO BRASIL Marco Antonio Macarrão Acentuação Gráfica A, E, O (S) EM, ENS MONOSSÍLABO SIM NÃO TÔNICO OXÍTONA SIM SIM PAROXÍTONA* NÃO NÃO Acentuação Gráfica * PAROXÍTONAS TERMINADAS EM Ã OU

Leia mais

DISCIPLINA: Matemática Data da realização: 08/06/2015. Primeira revisão para a atividade avaliativa Situação-problema e Simetria

DISCIPLINA: Matemática Data da realização: 08/06/2015. Primeira revisão para a atividade avaliativa Situação-problema e Simetria FICHA DA SEMANA 5º ANO A/B Instruções: 1. Cada atividade terá uma data de realização e deverá ser entregue a professora no dia seguinte; 2. As atividades deverão ser copiadas e respondidas no caderno,

Leia mais

ACENTUAÇÃO. Crase Crase é a fusão de duas vogais idênticas. Representa-se graficamente a crase pelo acento grave.

ACENTUAÇÃO. Crase Crase é a fusão de duas vogais idênticas. Representa-se graficamente a crase pelo acento grave. ACENTUAÇÃO Crase Crase é a fusão de duas vogais idênticas. Representa-se graficamente a crase pelo acento grave. Fomos à piscina à artigo e preposição Ocorrerá a crase sempre que houver um termo que exija

Leia mais

DIA 01 DE MAIO DIA DO TRABALHADOR

DIA 01 DE MAIO DIA DO TRABALHADOR DIA 01 DE MAIO DIA DO TRABALHADOR ATIVIDADE 3: O TRABALHO E A CONSTRUÇÃO DO CIDADÃO EXIBIÇÃO DO FILME MAIO NOSSO MAIO E DEBATE 1. OBJETIVOS DA ATIVIDADE Convidar os alunos a refletirem sobre as lutas,

Leia mais

Português - Principais Tópicos Para Concursos

Português - Principais Tópicos Para Concursos Português - Principais Tópicos Para Concursos PORTUGUÊS por Terezinha Rêgo Português - Principais Tópicos Para Concursos PORTUGUÊS por Terezinha Rêgo Lançamento: 08/03/2008 Atualização : 22/12/2016 43

Leia mais

BREVE CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DO PERÍODO:

BREVE CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DO PERÍODO: O USO DA MÚSICA COMO NOVA LINGUAGEM NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA: UMA ANÁLISE CRITICA SOBRE A PROJEÇÃO DO SUJEITO NA CANÇÃO CONSTRUÇAO Ramon de Alcântara Aleixo Universidade Estadual

Leia mais

10. (BB) Opção correta: a) eclípse b) juíz c) agôsto d) saída e) intúito

10. (BB) Opção correta: a) eclípse b) juíz c) agôsto d) saída e) intúito FONÉTICA 1. As palavras cambalacho, carretilha, circunferência, apresentam, respectivamente: a) oito, nove e doze fonemas b) oito, oito e onze fonemas; c) oito, sete e treze fonemas; d) sete, oito e doze

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 7 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª SHEILA RODRIGUES PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS

LÍNGUA PORTUGUESA 7 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª SHEILA RODRIGUES PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS LÍNGUA PORTUGUESA 7 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª SHEILA RODRIGUES PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade I Tecnologia: Corpo, movimento e linguagem na era da informação. 2 CONTEÚDOS

Leia mais

Interpretação de textos Avaliação Parcial II. Língua Portuguesa Brasileira Antonio Trindade

Interpretação de textos Avaliação Parcial II. Língua Portuguesa Brasileira Antonio Trindade Interpretação de textos Avaliação Parcial II Língua Portuguesa Brasileira Antonio Trindade QUESTÕES 1, 2 E 3 Verbo ser Que vai ser quando crescer? Vivem perguntando em redor. Que é ser? É ter um corpo,

Leia mais

Módulo de Avaliação II - Município de São João da Varjota/PI. FORMAÇÃO DE AGENTES SOCIAIS DE ESPORTE E LAZER PROGRAMAÇÃO

Módulo de Avaliação II - Município de São João da Varjota/PI. FORMAÇÃO DE AGENTES SOCIAIS DE ESPORTE E LAZER PROGRAMAÇÃO FORMAÇÃO DE AGENTES SOCIAIS DE ESPORTE E LAZER PROGRAMAÇÃO TOCANDO EM FRENTE Hoje me sinto mais forte Mais feliz, quem sabe Só levo a certeza De que muito pouco sei Ou nada sei...conhecer as manhas E as

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO Língua Portuguesa

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  Língua Portuguesa Desafio de Língua Portuguesa 5 ano EF 4D 2015 1/ 6 1. Observe a cantata de Natal. CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 4 o DESAFIO CENM - 2015 Língua Portuguesa Direção: Ano : 5 Ef Dê a classe

Leia mais

Português. Acentuação Gráfica: Proparoxítonas, Paroxítonas, Oxítonas e Hiatos. Professor Arthur Scandelari.

Português. Acentuação Gráfica: Proparoxítonas, Paroxítonas, Oxítonas e Hiatos. Professor Arthur Scandelari. Português Acentuação Gráfica: Proparoxítonas, Paroxítonas, Oxítonas e Hiatos Professor Arthur Scandelari www.acasadoconcurseiro.com.br Português ACENTUAÇÃO GRÁFICA: PROPAROXÍTONAS, PAROXÍTONAS, OXÍTONAS

Leia mais

Processo Seletivo do 1. o Semestre de 2007 PROCESSO SELETIVO DO 1. O SEMESTRE DE Caderno 2 Provas da 2. a Fase LÍNGUA PORTUGUESA INSTRUÇÕES

Processo Seletivo do 1. o Semestre de 2007 PROCESSO SELETIVO DO 1. O SEMESTRE DE Caderno 2 Provas da 2. a Fase LÍNGUA PORTUGUESA INSTRUÇÕES Processo Seletivo do 1. o Semestre de 2007 PROCESSO SELETIVO DO 1. O SEMESTRE DE 2007 Caderno 2 Provas da 2. a Fase LÍNGUA PORTUGUESA INSTRUÇÕES A DURAÇÃO DAS PROVAS DE LÍNGUA PORTUGUESA E DE REDAÇÃO EM

Leia mais

Caderno de Prova INSTRUÇÕES. Professor III Ensino Técnico Técnico de Administração. Cargo:

Caderno de Prova INSTRUÇÕES. Professor III Ensino Técnico Técnico de Administração. Cargo: Nome do Inscrição Prefeitura Municipal da Est. Religiosa de Aparecida Caderno de Prova 31 de janeiro de 2016 Das 09h às 12h 3h de duração 40 questões Cargo: Professor III Ensino Técnico Técnico de Administração

Leia mais

O Amparo que vem do céu

O Amparo que vem do céu O Amparo que vem do céu Há alguma coisa afligindo a sua vida e que precisa de amparo, ajuda urgente? Então venha com a gente e N. S. Do Amparo, realizar uma semana de mudanças na sua vida. Uma fórmula

Leia mais

PORTUGUÊS AULA 10 ORTOGRAFIA E ACENTUAÇÃO GRÁFICA

PORTUGUÊS AULA 10 ORTOGRAFIA E ACENTUAÇÃO GRÁFICA CURSO DE CONHECIMENTOS BÁSICOS P/ EBSERH NACIONAL 2015 PORTUGUÊS AULA 10 ORTOGRAFIA E ACENTUAÇÃO GRÁFICA Equipe Professor Rômulo Passos 2015 Página 0 de 11 Olá, futura (o) concursada (o)! Segue a 10ª aula

Leia mais

Matéria: Português Professor(a): Angélica Vasconcelos

Matéria: Português Professor(a): Angélica Vasconcelos Matéria: Português Professor(a): Angélica Vasconcelos ACENTUAÇÃO GRÁFICA A acentuação gráfica trata da correta colocação de sinais gráficos nas palavras. Vamos lá então para as questões de classificação:

Leia mais

- chá, pé, pó - Pará, café, cipó, armazém - planta, pele, calo, item, cantam (tórax, álbum, hífen) - lâmpada, público, último

- chá, pé, pó - Pará, café, cipó, armazém - planta, pele, calo, item, cantam (tórax, álbum, hífen) - lâmpada, público, último - chá, pé, pó - Pará, café, cipó, armazém - planta, pele, calo, item, cantam (tórax, álbum, hífen) - lâmpada, público, último Hiatos Acentuam-se as letras i e u desde que sejam a segunda vogal tônica de

Leia mais

ACENTUAÇÃO GRÁFICA ORTOGRAFIA Questões Consulplan

ACENTUAÇÃO GRÁFICA ORTOGRAFIA Questões Consulplan ACENTUAÇÃO GRÁFICA ORTOGRAFIA Questões Consulplan Professor Alexandre Luz www.masterjuris.com.br 1. O par de vocábulos do texto, acentuado pela mesma regra, é A) pés atrás. B) única líquido. C) história

Leia mais

06/12/2018. Língua Portuguesa. Distribuição das matérias. Prof.ª: Roberta Vieira. Pontuação do último concurso Técnico superior jurídico

06/12/2018. Língua Portuguesa. Distribuição das matérias. Prof.ª: Roberta Vieira. Pontuação do último concurso Técnico superior jurídico Língua Portuguesa Prof.ª: Roberta Vieira Pontuação do último concurso Técnico superior jurídico Conhecimentos básicos Conhecimentos especializados Disciplinas Questões 1. Língua portuguesa 20 2. Legislação

Leia mais

PORTUGUÊS VOZES VERBAIS

PORTUGUÊS VOZES VERBAIS PORTUGUÊS VOZES VERBAIS Professor Marco Antonio Macarrão Vozes verbais VOZ ATIVA - pratica VOZ PASSIVA - sofre VOZ REFLEXIVA pratica e sofre Vozes verbais SINTÉTICA: VTD + SE VOZ PASSIVA ANALÍTICA: SER

Leia mais

LIÇÃO 3 ACENTUAÇÃO GRÁFICA

LIÇÃO 3 ACENTUAÇÃO GRÁFICA 11 LIÇÃO 3 ACENTUAÇÃO GRÁFICA Toda palavra da língua portuguesa de duas ou mais sílabas possui uma sílaba tônica, ou seja, uma sílaba que é pronunciada com maior intensidade, porém nem sempre a sílaba

Leia mais

EMPREGO DO HÍFEN - REGRAS GERAIS. Segundo elemento iniciado por H ou pela mesma letra com que termina o prefixo: Anti-higiênico Contra-argumento

EMPREGO DO HÍFEN - REGRAS GERAIS. Segundo elemento iniciado por H ou pela mesma letra com que termina o prefixo: Anti-higiênico Contra-argumento EMPREGO DO HÍFEN - REGRAS GERAIS SEMPRE COM HÍFEN Segundo elemento iniciado por H ou pela mesma letra com que termina o prefixo: Anti-higiênico Contra-argumento Prefixos acentuados (PRÉ, PÓS, PRÓ) Prefixos

Leia mais

Novo Acordo Ortográfico Descomplicado (Parte I) Por: Paula Perin dos Santos.

Novo Acordo Ortográfico Descomplicado (Parte I) Por: Paula Perin dos Santos. 1 Novo Acordo Ortográfico Descomplicado (Parte I) Por: Paula Perin dos Santos. O Novo Acordo Ortográfico visa simplificar as regras ortográficas da Língua Portuguesa e aumentar o prestígio social da língua

Leia mais

Parte 1 - Português INSS 2015/2016

Parte 1 - Português INSS 2015/2016 Parte 1 - Português INSS 2015/2016 Acentuação Gráfica Professora Luciane Sartori Contatos: Email: lucianesartori@bol.com.br Site: www.sartoriprofessores.com.br Facebook: Luciane Sartori III Página do Facebook:

Leia mais

CENPRO - CONCURSOS MILITARES E TÉCNICOS

CENPRO - CONCURSOS MILITARES E TÉCNICOS CENPRO - CONCURSOS MILITARES E TÉCNICOS 1 CENTRO 3274 6537 JARAGUÁ 3443 5574 www.cursocenpro.com.br Revisão para o 1º simulado de Português CMBH 6º ano/ 9 Data: 22/05/12 NOME: SALA: FONÉTICA FONEMA, LETRA,

Leia mais

Plano de aula Objeto de Aprendizagem: KTouch

Plano de aula Objeto de Aprendizagem: KTouch Plano de aula Objeto de Aprendizagem: KTouch Dados de identificação Disciplina: Inclusão Digital Assunto: Digitação Séries indicadas: 5ª a 8ª séries Material utilizado: Objeto de Aprendizagem (OA): Inclusão

Leia mais

ACENTUAÇÃO GRÁFICA. Prof. Flaverlei A. Silva

ACENTUAÇÃO GRÁFICA. Prof. Flaverlei A. Silva ACENTUAÇÃO GRÁFICA Prof. Flaverlei A. Silva o acento agudo ( ) - a, i, u e em, indica as vogais tônicas da palavra: carcará, caí, armazém. e e o, indica, além de tonicidade, timbre aberto: lépido, céu,

Leia mais

Caderno de Prova INSTRUÇÕES. Professor III Ensino Fundamental Educação Artística. Cargo:

Caderno de Prova INSTRUÇÕES. Professor III Ensino Fundamental Educação Artística. Cargo: Nome do Inscrição Prefeitura Municipal da Est. Religiosa de Aparecida Caderno de Prova 31 de janeiro de 2016 Das 09h às 12h 3h de duração 40 questões Cargo: Professor III Ensino Fundamental Educação Artística

Leia mais

PORTUGUÊS. aula Acentuação II

PORTUGUÊS. aula Acentuação II PORTUGUÊS aula Acentuação II Hiato I / U TÔNICOS, COM OU SEM S GAÚCHO, REÚNE, BAÚS PAÍS, ATEÍSMO, DESTRUÍ-LO GA-Ú-CHO, RE-Ú-NE, BA-ÚS PA-ÍS, A-TE-ÍS-MO, DES-TRU-Í-LO Hiato I / U TÔNICOS, COM OU SEM S GAÚCHO,

Leia mais

PORTUGUÊS FONÉTICA PROFª GIOVANA UGGIONI. 1. As palavras cambalacho, carretilha, circunferência, apresentam, respectivamente:

PORTUGUÊS FONÉTICA PROFª GIOVANA UGGIONI. 1. As palavras cambalacho, carretilha, circunferência, apresentam, respectivamente: PORTUGUÊS FONÉTICA PROFª GIOVANA UGGIONI 1. As palavras cambalacho, carretilha, circunferência, apresentam, respectivamente: a) oito, nove e doze fonemas b) oito, oito e onze fonemas; c) oito, sete e treze

Leia mais

LINGUAGENS, SEUS CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

LINGUAGENS, SEUS CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS LINGUAGENS, SEUS CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS LÍNGUA PORTUGUESA DAILY MARQUES APOSTILA DE RECUPERAÇÃO 1ª 10 pts 6,5 pts 05 18 7º Caro aluno, o conteúdo da recuperação está registrado no caderno e também

Leia mais

Cardápios para derreter gordura na barriga

Cardápios para derreter gordura na barriga Cardápios para derreter gordura na barriga Até 9 cm a menos de barriga em 1 mês! Todos os médicos alertam: o tamanho da cintura indica a mais perigosa das gorduras: a gordura visceral, em excesso, essa

Leia mais

FONÉTICA Profa Giovana Uggioni Silveira

FONÉTICA Profa Giovana Uggioni Silveira FONÉTICA Profa Giovana Uggioni Silveira FONÉTICA SONS FONEMAS LETRAS E FONEMAS ZEBRA CASAMENTO EXÍLIO TEXTO EXIBIR ENXAME TÁXI TÓXICO GUITARRA COMPRA CONTA CANTA NAVE HOJE CLASSIFICAÇÃO DOS FONEMAS VOGAIS

Leia mais

FIGURAS DE LINGUAGEM

FIGURAS DE LINGUAGEM FIGURAS DE LINGUAGEM Figuras de linguagem figura do latim aspecto, forma, aparência. Exercem papel preponderante na construção do sentido do texto literário. QUAIS AS FIGURAS DE LINGUAGEM MAIS COMUNS?

Leia mais

ACENTUAÇÃO GRÁFICA (NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO) Profa. Me. Luana Lemos

ACENTUAÇÃO GRÁFICA (NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO) Profa. Me. Luana Lemos ACENTUAÇÃO GRÁFICA (NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO) Profa. Me. Luana Lemos PROSÓDIA Estuda a correta posição da sílaba tônica das palavras. SILABADA erro de acentuação tônica de uma palavra. RUIM RUBRICA AVARO

Leia mais

Caderno de Prova INSTRUÇÕES. Professor III Ensino Fundamental Educação Física. Cargo:

Caderno de Prova INSTRUÇÕES. Professor III Ensino Fundamental Educação Física. Cargo: Nome do Inscrição Prefeitura Municipal da Est. Religiosa de Aparecida Caderno de Prova 31 de janeiro de 2016 Das 09h às 12h 3h de duração 40 questões Cargo: Professor III Ensino Fundamental Educação Física

Leia mais

PORTUGUÊS. Questões. Prof. Marcelo Giulian

PORTUGUÊS. Questões. Prof. Marcelo Giulian PORTUGUÊS Questões Prof. Marcelo Giulian Português Professor Marcelo Giulian www.acasadoconcurseiro.com.br Português QUESTÕES DE FONÉTICA: 1. (2018 FUNDATEC Técnico Administrativo) Em qual alternativa

Leia mais

BANCO DE QUESTÕES - PORTUGUÊS - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

BANCO DE QUESTÕES - PORTUGUÊS - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - PORTUGUÊS - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================== A FÁBULA é uma

Leia mais

PROFESSOR DE PORTUGUÊS TEXTO I. Ler pouco

PROFESSOR DE PORTUGUÊS TEXTO I. Ler pouco PROFESSOR DE PORTUGUÊS TEXTO I Ler pouco Rubem Alves Jovem, eu sonhava ter uma grande biblioteca. E fui assim pela vida, comprando os livros que podia. Tive de desenvolver métodos para controlar minha

Leia mais

16/08/2012. Português Instrumental ACENTUAÇÃO AULA 01. Países lusófonos que aderiram ao Novo Acordo Ortográfico

16/08/2012. Português Instrumental ACENTUAÇÃO AULA 01. Países lusófonos que aderiram ao Novo Acordo Ortográfico Português Instrumental ACENTUAÇÃO AULA 01 Países lusófonos que aderiram ao Novo Acordo Ortográfico 1 AS MUDANÇAS PROMOVIDAS PELO NOVO ACORDO ALFABETO O nosso alfabeto passa a ter 26 letras. Conta agora

Leia mais

LÂMPADA CAVALO JACARÉ

LÂMPADA CAVALO JACARÉ Português Tonicidade Aluno (a): Data: / / SÍLABA TÔNICA é aquela pronunciada com mais força. Quando falamos as palavras na nossa língua, percebemos que algumas sílabas são pronunciadas com mais força [intensidade

Leia mais

países lusófonos prof.serjãogomes

países lusófonos prof.serjãogomes A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (países lusófonos) consiste em nove países independentes que têm o português como língua oficial: Angola, Brasil, Cabo Verde, Timor Leste, Guiné-Bissau, Guiné

Leia mais

PÁGINA INFELIZ DA NOSSA HISTÓRIA : UMA LEITURA DOS ÁLBUNS CONSTRUÇÃO (1971) E SINAL FECHADO (1974), DE CHICO BUARQUE 1 Moema Sarrapio Pereira 2

PÁGINA INFELIZ DA NOSSA HISTÓRIA : UMA LEITURA DOS ÁLBUNS CONSTRUÇÃO (1971) E SINAL FECHADO (1974), DE CHICO BUARQUE 1 Moema Sarrapio Pereira 2 1 MEMENTO - Revista de Linguagem, Cultura e Discurso Mestrado em Letras - UNINCOR - ISSN 1807-9717 V. 9, N. 1 (janeiro-julho de 2018) PÁGINA INFELIZ DA NOSSA HISTÓRIA : UMA LEITURA DOS ÁLBUNS CONSTRUÇÃO

Leia mais

CENTUAÇÃO GRÁFICA...03

CENTUAÇÃO GRÁFICA...03 ÍNDICE A Q CENTUAÇÃO GRÁFICA...03 Sílaba tônica...03 Classi cações da sílaba tônica...03 Regra das oxítonas, paroxítonas, proparoxítonas e dos monossílabos tônicos...03 Acento diferencial...04 Ortofonia...06

Leia mais

Língua Portuguesa para concursos

Língua Portuguesa para concursos Duda Nogueira Língua Portuguesa para concursos Gramática, interpretação de texto, redação oficial e figuras de linguagem CESPE Cebraspe 2018 Nogueira -Lingua Port p CONC - 3ed.indb 3 01/03/2018 16:32:03

Leia mais

Em toda palavra de duas ou mais sílabas, sempre há uma sílaba, pronunciada com maior intensidade: sílaba tônica. As outras são as sílabas átonas.

Em toda palavra de duas ou mais sílabas, sempre há uma sílaba, pronunciada com maior intensidade: sílaba tônica. As outras são as sílabas átonas. Acentuação Em toda palavra de duas ou mais sílabas, sempre há uma sílaba, pronunciada com maior intensidade: sílaba tônica. As outras são as sílabas átonas. sílaba tônica - pronunciada com maior intensidade.

Leia mais

Professor Jailton Acentuação Gráfica.

Professor Jailton Acentuação Gráfica. Professor Jailton Acentuação Gráfica www.professorjailton.com.br Posição da sílaba tônica Proparoxítonas Paroxítonas Oxítonas PAROXÍTONAS UM R. U X I N. L PSÃD PAROXÍTONAS UM R UXIN L PSÃD Palavras terminadas

Leia mais

Praticando. 1. Relacione as regras de acentuação às palavras:

Praticando. 1. Relacione as regras de acentuação às palavras: Praticando 1. Relacione as regras de acentuação às palavras: (1) proparoxítonas (2) paroxítonas terminadas em r, l, n, x (3) monossílabos tônicos terminados em a(s), e(s), o(s) (4) paroxítonas terminadas

Leia mais

Caderno de Prova INSTRUÇÕES. Professor III Ensino Fundamental Anos Finais - Ciências. Cargo:

Caderno de Prova INSTRUÇÕES. Professor III Ensino Fundamental Anos Finais - Ciências. Cargo: Nome do Inscrição Prefeitura Municipal da Est. Religiosa de Aparecida Caderno de Prova 31 de janeiro de 2016 Das 09h às 12h 3h de duração 40 questões Cargo: Professor III Ensino Fundamental Anos Finais

Leia mais

Caderno de Prova INSTRUÇÕES. Professor III Ensino Fundamental Inglês. Cargo:

Caderno de Prova INSTRUÇÕES. Professor III Ensino Fundamental Inglês. Cargo: Nome do Inscrição Prefeitura Municipal da Est. Religiosa de Aparecida Caderno de Prova 31 de janeiro de 2016 Das 09h às 12h 3h de duração 40 questões Cargo: Professor III Ensino Fundamental Inglês INSTRUÇÕES

Leia mais

CIÊNCIAS DA NATUREZA PORTUGUÊS FILOSOFIA MATEMÁTICA INGLÊS ENSINO RELIGIOSO GEOGRAFIA EDUCAÇÃO FÍSICA HISTÓRIA EDUCAÇÃO ARTÍSTICA

CIÊNCIAS DA NATUREZA PORTUGUÊS FILOSOFIA MATEMÁTICA INGLÊS ENSINO RELIGIOSO GEOGRAFIA EDUCAÇÃO FÍSICA HISTÓRIA EDUCAÇÃO ARTÍSTICA PORTUGUÊS CIÊNCIAS DA NATUREZA MATEMÁTICA FILOSOFIA INGLÊS ENSINO RELIGIOSO GEOGRAFIA EDUCAÇÃO FÍSICA HISTÓRIA EDUCAÇÃO ARTÍSTICA Leia a prova com atenção. Faça os cálculos dos exercícios na prova. NÃO

Leia mais

Está é para aquelas situações difíceis A oração dos aflitos

Está é para aquelas situações difíceis A oração dos aflitos Está é para aquelas situações difíceis A oração dos aflitos A Oração dos aflitos, para qualquer situação difícil Quem ainda não passou por um momento muito difícil, seja financeiro, saúde ou espiritual?

Leia mais

PAROXÍTONAS = só as terminadas em: ã(s), ão(s), i(s), u(s), um, uns, ons, ps, r, x, n, l e ditongos.

PAROXÍTONAS = só as terminadas em: ã(s), ão(s), i(s), u(s), um, uns, ons, ps, r, x, n, l e ditongos. Regras básicas: Acentuação Gráfica: exercícios Sérgio Nogueira Duarte da Silva 1.ª) 2.ª) PROPAROXÍTONAS = todas; PAROXÍTONAS = só as terminadas em: ã(s), ão(s), i(s), u(s), um, uns, ons, ps, r, x, n, l

Leia mais

Colégio Mauricio Salles de Mello

Colégio Mauricio Salles de Mello Colégio Mauricio Salles de Mello Brasília, de de 20 Professor(a): Aluno(a): Ano: Turma: PLANO SEMANAL 4º ANO Semana de 04/04 a 17/04/2017 Educação gera conhecimento, conhecimento gera sabedoria, e, só

Leia mais

Maria Augusta Guimarães de Almeida. Língua Portuguesa. 2ª edição Revista e atualizada

Maria Augusta Guimarães de Almeida. Língua Portuguesa. 2ª edição Revista e atualizada Maria Augusta Guimarães de Almeida 31 Língua Portuguesa 2ª edição Revista e atualizada 2018 capítulo 1 ACENTUAÇÃO Manejar sabiamente uma língua é praticar uma espécie de feitiçaria evocatória. Charles

Leia mais

Pescador de ilusões Compositor: Marcelo Yuka, Marcelo Falcão, Lauro Farias, Marcelo Lobato e Xandão

Pescador de ilusões Compositor: Marcelo Yuka, Marcelo Falcão, Lauro Farias, Marcelo Lobato e Xandão Pescador de ilusões Compositor: Marcelo Yuka, Marcelo Falcão, Lauro Farias, Marcelo Lobato e Xandão Se meus joelhos não doessem mais Diante de um bom motivo Que me traga fé, que me traga fé Se por alguns

Leia mais

ANEXO 3 Proposta de atividade ENSINO FUNDAMENTAL III 8º E 9º ANO MODALIDADE: PRODUÇÃO AUDIO VISUAL VIDEOCLIPE APRESENTANDO PARODIA MUSICAL SUB TEMA:

ANEXO 3 Proposta de atividade ENSINO FUNDAMENTAL III 8º E 9º ANO MODALIDADE: PRODUÇÃO AUDIO VISUAL VIDEOCLIPE APRESENTANDO PARODIA MUSICAL SUB TEMA: 26 ANEXO 3 Proposta de atividade ENSINO FUNDAMENTAL III 8º E 9º ANO MODALIDADE: PRODUÇÃO AUDIO VISUAL VIDEOCLIPE APRESENTANDO PARODIA MUSICAL SUB TEMA: SENTIMENTOS DE UM TRÂNSITO MELHOR EM BAURU 27 Educação

Leia mais

DISCIPLINA: Matemática Data da realização: 22/06/2015 REVISÃO(ESTUDE)

DISCIPLINA: Matemática Data da realização: 22/06/2015 REVISÃO(ESTUDE) FICHA DA SEMANA 5º ANO A/B Instruções: 1. Cada atividade terá uma data de realização e deverá ser entregue a professora no dia seguinte; 2. As atividades deverão ser copiadas e respondidas no caderno,

Leia mais

1º SIMULADO DE PORTUGUÊS 6º ANO CMBH/ 1º SEMESTRE

1º SIMULADO DE PORTUGUÊS 6º ANO CMBH/ 1º SEMESTRE CENPRO 1 1º SIMULADO DE PORTUGUÊS 6º ANO CMBH/ 1º SEMESTRE 1ª parte Leia atentamente o texto a seguir e depois responda aos itens de 01 a 20. O DIAMANTE Luís Fernando Veríssimo 05 10 15 20 25 30 35 40

Leia mais

Professor Luiz Antonio de Carvalho

Professor Luiz Antonio de Carvalho 1 2 REVISÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O CONCURSO DA PF BANCA - CESPE Acentuação Gráfica Sílaba tônica é a sílaba mais prolongada da palavra. Sozinho Cafezinho Timão Mengo Santos Porco 1 2 3 4 Acentuação

Leia mais

Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos

Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos UM OLHAR HISTORIOGRÁFICO SOBRE ACENTUAÇÃO DE PALAVRAS: OBSERVAÇÕES A PARTIR DE EDUARDO CARLOS PEREIRA E EVANILDO BECHARA Alana Bardella da Silva (UEMS) 8bardella@gmail.com Livia Carneiro Lima da Hora (UEMS)

Leia mais

(Cristiane Pedra aspirante à Enfermeira do SUS)

(Cristiane Pedra aspirante à Enfermeira do SUS) O meu olhar depois do VER-SUS (Cristiane Pedra aspirante à Enfermeira do SUS) Diante das necessidades da saúde pública brasileira, percebe-se a importância de formar estudantes que atuem de forma construtiva

Leia mais

1) Marque, dentre as alternativas abaixo, aquela em que os vocábulos são acentuados graficamente por serem oxítonos.

1) Marque, dentre as alternativas abaixo, aquela em que os vocábulos são acentuados graficamente por serem oxítonos. 1) Marque, dentre as alternativas abaixo, aquela em que os vocábulos são acentuados graficamente por serem oxítonos. a) caí, aí, ímã, ipê, abricó. b) parabéns, vêm, hífen, saí, oásis. c) vovô, capilé,

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA

LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA P1-1º BIMESTRE 7 º ANO FUNDAMENTAL II Aluno (a): Turno: Turma: Unidade Data: / /2016 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Conhecer e empregar adequadamente o grau dos substantivos e

Leia mais

Conheça os verdadeiros antidepressivos naturais

Conheça os verdadeiros antidepressivos naturais Conheça os verdadeiros antidepressivos naturais Fitoterápicos do bem! Muita tristeza e desânimo além do seu normal, podem indicar um sinal de depressão chegando por ai, pois os sintomas clássicos podem

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL SESC CIDADANIA

CENTRO EDUCACIONAL SESC CIDADANIA CENTRO EDUCACIONAL SESC CIDADANIA Prof. : Rosilene, Rosekaylle e Rafael LRR de LPG 1º Trimestre A gramática, a mesma árida gramática, transforma-se em algo parecido a uma feitiçaria evocatória; as palavras

Leia mais

FONÉTICA Profa Giovana Uggioni Silveira

FONÉTICA Profa Giovana Uggioni Silveira FONÉTICA Profa Giovana Uggioni Silveira ESCRITA FALA LETRAS FONEMAS LETRAS E FONEMAS ZEBRA CASAMENTO EXÍLIO TEXTO EXIBIR ENXAME TÁXI TÓXICO GUITARRA COMPRA CONTA CANTA NAVE HOJE CLASSIFICAÇÃO DOS FONEMAS

Leia mais

MEDIDAS DE PREVENÇÃO CONTRA A INFECÇÃO PELO VÍRUS INFLUENZA A (H1N1) Por Amélia Maria Ribeiro de Jesus*

MEDIDAS DE PREVENÇÃO CONTRA A INFECÇÃO PELO VÍRUS INFLUENZA A (H1N1) Por Amélia Maria Ribeiro de Jesus* Fonte: Sociedade Brasileira de Imunologia MEDIDAS DE PREVENÇÃO CONTRA A INFECÇÃO PELO VÍRUS INFLUENZA A (H1N1) Por Amélia Maria Ribeiro de Jesus* INTRODUÇÃO O vírus da influenza A (H1N1) é um novo sub-tipo

Leia mais

AULA INAUGURAL. Concurso: TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO

AULA INAUGURAL. Concurso: TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO AULA INAUGURAL 1. APRESENTAÇÃO... 2 2. CONSIDERAÇÕES INICIAIS... 3 3. ACENTUAÇÃO: REGRAS GERAIS... 4 3.1. REGRA DAS PROPAROXÍTONAS... 4 3.2. REGRA DOS MONOSSÍLABOS TÔNICOS... 4 3.3. REGRA DAS OXÍTONAS...

Leia mais

Projeto: Língua Portuguesa

Projeto: Língua Portuguesa Projeto: Língua Portuguesa Professor, Escrever bem vai muito além da forma, entretanto, preservar a forma é importante e deve ser um valor por todos envolvidos no processo de educação. As entradas sociais

Leia mais

A voz do sujeito marginal nas obras. Acidente de trabalho, de Eugênio Sigaud

A voz do sujeito marginal nas obras. Acidente de trabalho, de Eugênio Sigaud número 9 volume 5 janeiro - junho 2011 A voz do sujeito marginal nas obras Acidente de trabalho, de Eugênio Sigaud e Construção, de Chico Buarque 1 Liliane Barros O. Delorenzi 2 1 O texto original desse

Leia mais