Aula 05. Capítulo II Das respostas do réu

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Aula 05. Capítulo II Das respostas do réu"

Transcrição

1 Aula 05 Capítulo II Das respostas do réu No módulo anterior (aula 04), foram tecidas considerações relativas aos aspectos teóricos e práticos relativos às exceções rituais (de incompetência, de impedimento e de suspeição), com a inserção de casos práticos para elaboração. É chegado o momento do estudo das demais modalidades de respostas do réu, a começar pela reconvenção. Ao trabalho! 4 Da reconvenção (artigos 315 a 318, CPC) Seguindo o raciocínio da existência de múltiplos instrumentos de resposta à disposição do réu e superado o tratamento da contestação e das exceções (incompetência, impedimento e suspeição), faz-se necessária a abordagem da reconvenção, importante modalidade de resposta do réu prevista pelos artigos 315 a 318 do Código de Processo Civil. Seguindo a didática adotada por esta obra, serão abordados os aspectos teóricos e práticos a respeito do tema. 4.1 Conceito de reconvenção De forma sucinta, a reconvenção é a demanda do réu contra o autor no mesmo processo em que está sendo demandado. É o contra-ataque do réu no mesmo processo movido pelo demandante. Perceba tratar-se de instrumento por meio do qual o réu não busca a improcedência dos pedidos do autor. Isso ocorre por meio da contestação, mas manifesta uma pretensão ligada à causa de pedir da ação ajuizada pelo demandante. Na reconvenção, o demandado pede, manifesta uma pretensão sua. Por isso é vulgarmente conhecida como o contra-ataque do réu.

2 4.2 Fundamento da reconvenção Levando-se em consideração que a reconvenção é o instrumento adequado para a manifestação de pretensão do réu no mesmo processo em que foi demandado, o grande fundamento para sua criação pelo legislador é a economia processual, isso porque acaba evitando que o réu ajuíze outra demanda para acionar o autor, permitindo que ambas as pretensões sejam deduzidas num mesmo processo. Mas deve-se ressaltar que a dedução de pretensão do réu por meio da reconvenção é mera faculdade a ele atribuída, podendo, caso prefira, ajuizar ação autônoma com tal finalidade. Assim, a economia processual é o fundamento para a criação do instrumento chamado reconvenção, que pode ser ou não utilizado pelo réu, que, por sua vez, não terá o seu direito de ação prejudicado. 4.3 Requisitos da reconvenção Para que haja a possibilidade de apresentação de reconvenção pelo réu, deverão estar presentes alguns requisitos básicos, quais sejam: Existência de demanda em andamento; Deve ser apresentada em petição autônoma; Deve, assim como a petição inicial, haver a observância dos requisitos previstos pelo artigo 282, CPC; Não pode ter ocorrido a preclusão do prazo para resposta; A pretensão aduzida na reconvenção deve ser conexa com os fundamentos da ação principal; O juiz da ação principal deve ser competente para o julgamento da reconvenção; Deve haver compatibilidade de procedimentos entre a ação principal e a reconvenção; O reconvinte deve possuir interesse processual. Cada um dos requisitos será observado isoladamente a partir deste momento.

3 4.3.1 Existência de demanda em andamento Por ser uma modalidade de resposta do réu, não pode se falar em reconvenção sem que exista uma demanda em andamento em face do demandado Petição autônoma A reconvenção deve ser apresentada em petição autônoma. Esta é a forma tecnicamente correta. 1 Todavia, em homenagem ao princípio da instrumentalidade das formas, o Superior Tribunal de Justiça entende que a apresentação de contestação e reconvenção em peça única, desde que estejam devidamente separadas no corpo desta mesma petição, constitui mera irregularidade, não ensejando a nulidade. 2 Perceba: o correto é a apresentação da reconvenção em peça autônoma, mas, em função da instrumentalidade das formas, admite-se a apresentação na mesma peça que a contestação Observância ao artigo 282, CPC Na verdade, a reconvenção é uma ação do réu em face do autor no curso do mesmo processo, motivo pelo qual a petição da reconvenção deverá observar todos os requisitos das petições iniciais, estabelecidos pelo artigo 282 do Código de Processo Civil Não preclusão do prazo para resposta A reconvenção deve ser apresentada antes que ocorra a preclusão do prazo para apresentação de resposta. Se o réu quiser contestar e reconvir, deverá fazê-lo concomitantemente, sob pena de preclusão para a apresentação de uma das duas modalidades. Deve-se ressaltar que os prazos especiais de defesa aplicam-se à reconvenção. 1 Art. 299, CPC. A contestação e a reconvenção serão oferecidas simultaneamente, em peças autônomas; a exceção será processada em apenso aos autos principais. 2 REsp /PE; Rel. Min. Felix Fischer; data do julgamento: 23/03/2004; STJ.

4 4.3.5 Conexão com a ação principal A ação reconvencional deve ser conexa com a ação principal ou com os fundamentos da defesa. 3 A conexão é tratada pelo artigo 103 do Código de Processo Civil e ocorre quando há similaridade entre a causa de pedir ou o pedido da ação. Na verdade, para que a reconvenção seja admitida, ela deve guardar afinidade/proximidade de questões com a inicial; não há na jurisprudência o rigor da exigência de exata semelhança entre causa de pedir e pedido. São exemplos de possibilidade de reconvenção: Ação de reparação por danos morais: o réu reconvém sob o argumento de que foi ele quem sofreu os danos. Perceba a conexão, a causa de pedir é a mesma. Ação de cobrança: o réu é demandado para quitar um débito no valor de R$8.000,00 (oito mil reais), mas afirma que o autor lhe deve dez mil. A compensação neste caso é um fundamento de defesa, e o réu poderá reconvir para pleitear os R$2.000,00 (dois mil reais) que ultrapassam o valor pleiteado pelo demandante na inicial. Ação de despejo: o autor pleiteia o despejo do réu, que poderá contestar para afirmar que já pagou os valores pleiteados. Poderá também reconvir, afirmando que pagou a mais e exigir a repetição do indébito. Entre diversos outros exemplos Competência do juiz O juiz da ação principal deve ser materialmente competente para apreciação da reconvenção. Caso contrário, o réu deverá ajuizar ação autônoma para deduzir a sua pretensão. 3 Art. 315, CPC. O réu pode reconvir ao autor no mesmo processo, toda vez que a reconvenção seja conexa com a ação principal ou com o fundamento da defesa.

5 4.3.7 Compatibilidade de procedimento O procedimento da demanda reconvencional deve ser compatível com o da ação principal, uma vez que ambas são processadas conjuntamente. Dessa forma, não pode a ação principal tramitar pelo procedimento ordinário e a reconvencional pelo sumário. Em relação aos procedimentos especiais, desde que o rito se converta em ordinário, após a resposta do réu poderá haver reconvenção, como na ação monitória, conforme entendimento do Superior Tribunal de Justiça. 4 Aplica-se aqui, por analogia, a regra do artigo 292 do Código de Processo Civil, que trata dos requisitos para a cumulação de pedidos Interesse processual O réu somente poderá reconvir quando o efeito prático almejado não puder ser obtido por meio de mera contestação. Ou seja, a reconvenção não presta para a formulação de pretensão de improcedência do pedido. Ou, ainda, quando houver a possibilidade de realização de pedido contraposto no bojo da própria contestação, como ocorre no procedimento sumário (artigo 278, 1º, CPC 5 ) e nos Juizados Especiais (artigo 31, Lei 9.099/95 6 ). 4.4 Legitimidade para a reconvenção A legitimidade ativa e passiva para a reconvenção pode ser facilmente extraída da redação do artigo 315 do Código de Processo Civil vigente, cuja redação segue abaixo para fins didáticos: Art. 315, CPC. O réu pode reconvir ao autor no mesmo processo, toda vez que a reconvenção seja conexa com a ação principal ou com o fundamento da defesa. 4 Súmula 292, STJ. A reconvenção é cabível na ação monitória, após a conversão do procedimento em ordinário. 5 Art. 278, 1º, CPC. É lícito ao réu, na contestação, formular pedido em seu favor, desde que fundado nos mesmos fatos referidos na inicial. 6 Art. 31, Lei 9.099/95. Não se admitirá a reconvenção. É lícito ao réu, na contestação, formular pedido em seu favor, nos limites do art. 3º desta Lei, desde que fundado nos mesmos fatos que constituem objeto da controvérsia.

6 Perceba, deste modo, que o réu é a parte legítima para preencher o polo ativo da reconvenção, enquanto o autor da ação principal figurará no polo passivo da demanda reconvencional. O polo ativo da reconvenção é preenchido pelo réu-reconvinte, enquanto no polo passivo figura o autor-reconvindo. Sobre a legitimidade, existem algumas breves considerações a serem feitas. Antes de tudo, vale mencionar que a doutrina e a jurisprudência são unânimes em admitir, em caso de litisconsórcio ativo, que o réu apresente reconvenção em face de apenas um dos autores, quando haverá uma diminuição subjetiva em relação à ação principal. Há também a possibilidade de ampliação subjetiva, que consiste no oferecimento de reconvenção em face de sujeito que não integra o polo ativo da ação principal, a maior parte da doutrina e da jurisprudência entende pela impossibilidade. Isso sob o argumento da economia processual, uma vez que o ingresso de pessoa não inserida na ação principal acabaria por tornar o processo mais complexo. Ocorre que há julgado no STJ e doutrina minoritária 7 que admite o ingresso na reconvenção de terceiro não integrante do polo ativo da ação principal quando houver a necessidade de formação de litisconsórcio com o autor desta e se tratar de demanda conexa. Isso porque seria inútil não permitir a reconvenção, uma vez que a ação autônoma acabaria sendo reunida com a ação em que poderia ter sido promovida a reconvenção. 8 Deve ainda ser comentado o parágrafo único do artigo 315, CPC, que trata da substituição processual. A redação do aludido dispositivo é a seguinte: Art. 315, Parágrafo único, CPC. Não pode o réu, em seu próprio nome, reconvir ao autor, quando este demandar em nome de outrem. A proibição contida no dispositivo supratranscrito é que o réu reconvenha em face do substituto processual de alguém, isso porque quem substitui alguém não é detentor do direito discutido. 7 NEVES, Daniel Amorim Assumpção. Manual de Direito Processual Civil. 4ª ed. rev., atual. e ampl. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: Método, REsp /SP; Rel. Min. Cesar Asfor Rocha; Data do julgamento: 18/12/1997; STJ.

7 É o exemplo do condômino que demanda em nome do condomínio. Ele não poderá sofrer reconvenção em nome próprio. 4.5 Prazo para a reconvenção Conforme já tratado no tópico 4.3.4, o prazo para apresentação da reconvenção é o de resposta do réu, devendo ser apresentada concomitantemente 9 com a contestação, sob pena de preclusão. Vale a pena ressaltar também a aplicabilidade à reconvenção dos prazos especiais de resposta, como o prazo em quádruplo para a Fazenda pública 10 e procedimentos especiais. 4.6 Procedimento da reconvenção Não existem muitas especificidades em relação ao procedimento da reconvenção, que segue basicamente a seguinte ordem: 1º: oferecimento da reconvenção; 2º: intimação do réu, na pessoa do seu procurador, para contestá-la no prazo de 15 (quinze) dias; 11 3º: a partir da intimação do autor-reconvindo para apresentação de resposta, a reconvenção seguirá o mesmo procedimento da ação principal; 4º: ação principal e reconvenção deverão ser julgadas na mesma sentença. 12 Vale mencionar ainda que, após sua apresentação, a reconvenção passa a ser autônoma em relação à ação principal, ou seja, a desistência desta, ou a existência de qualquer causa que a extinga, não obsta o prosseguimento da reconvenção Art. 299, CPC. A contestação e a reconvenção serão oferecidas simultaneamente, em peças autônomas; a exceção será processada em apenso aos autos principais. 10 Art. 188, CPC. Computar-se-á em quádruplo o prazo para contestar e em dobro para recorrer quando a parte for a Fazenda Pública ou o Ministério Público. 11 Art. 316, CPC. Oferecida a reconvenção, o autor reconvindo será intimado, na pessoa do seu procurador, para contestá-la no prazo de 15 (quinze) dias. 12 Art. 318, CPC. Julgar-se-ão na mesma sentença a ação e a reconvenção. 13 Art. 317, CPC. A desistência da ação, ou a existência de qualquer causa que a extinga, não obsta ao prosseguimento da reconvenção.

8 4.7 Situações de inadmissão da reconvenção São basicamente duas as hipóteses que ensejarão a inadmissão da reconvenção, quando não houver interesse de agir ou quando couber pedido contraposto. Em relação ao interesse de agir, este somente existirá quando por meio da reconvenção o autor puder conseguir tutela que não conseguiria com o mero oferecimento de contestação. Em outras palavras, não haverá interesse de agir se o autor utilizar a reconvenção para buscar tutela que conseguiria com a mera apresentação de contestação (por exemplo: improcedência do pedido, extinção do processo sem resolução do mérito, entre outros...). Também não haverá interesse de agir para a reconvenção quando se tratar de ações dúplices, 14 uma vez que a mera improcedência do pedido do autor terá o condão de satisfazer eventual pretensão do réu, como nas ações declaratórias 15 (paternidade, validade de cláusula contratual, entre outras...). Por ser a reconvenção um instrumento típico do procedimento comum ordinário, também não será admitida se a lei admitir expressamente a possibilidade de elaboração de pedido contraposto no bojo da própria contestação. Tal situação ocorre nos seguintes procedimentos: Procedimento dos juizados especiais (artigo 31 da Lei 9.099/95); Procedimento comum sumário (artigo 278, 1º, CPC); Procedimento das ações possessórias (artigo 922, CPC); Entre outros Considerações práticas: passo a passo para a elaboração da reconvenção A partir deste momento, será trabalhado um roteiro para elaboração da petição de reconvenção. Ao trabalho! 14 Ação dúplice é aquela em que a mera improcedência do pedido do autor já satisfaz a pretensão de direito material do réu, como nas ações declaratórias. 15 Em relação às ações declaratórias é importante a análise da Súmula 258 do STF, cuja redação é a seguinte: É admissível a reconvenção em ação declaratória. A interpretação é de que cabe, sim, reconvenção em ações declaratórias, desde que ela não trate do pedido de declaração, mas de outra questão qualquer, como o pleito pelo réu de danos morais em ação de investigação de paternidade em função dos constrangimentos sofridos pela afirmação da representante do autor de que é o pai do suposto filho em lugar público.

9 4.8.1 Primeiro passo: endereçamento A reconvenção deverá ser endereçada ao juiz no qual tramita a demanda, assim como a contestação, motivo pelo qual não há a necessidade de maiores observações neste momento Segundo passo: indicação do processo Assim como na peça de contestação, deverá haver a indicação do processo ao qual a reconvenção se refere Terceiro passo: preâmbulo da reconvenção (qualificação do réu-reconvinte + qualificação e endereço do advogado + identificação da peça (reconvenção) + referência à ação e ao autor-reconvindo) Aqui, apenas algumas breves considerações. Conforme já foi dito de forma exaustiva, o autor da reconvenção será o réu da ação principal e será chamado de réu-reconvinte, enquanto o réu da reconvenção será o autor da demanda principal, e a nomenclatura adequada é autor-reconvindo. Não existem neste ponto mais peculiaridades dignas de tratamento. Desse modo, para tornar mais didático o estudo, segue exemplo de redação do preâmbulo da reconvenção. (...) NOME DO RECONVINTE (que será o réu na ação principal), nacionalidade..., estado civil..., profissão..., naturalidade.../uf, data de nascimento..., filiação..., portador da cédula de identidade número..., expedida, inscrito no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) do Ministério da Fazenda sob o número..., residente e domiciliado na rua..., número..., bairro..., em cidade/uf..., CEP..., por meio do seu Advogado..., OAB número..., mandato incluso, com escritório profissional situado na rua..., número..., bairro..., em cidade/uf..., CEP..., onde deverá receber as intimações, vem, respeitosamente perante este juízo, apresentar: RECONVENÇÃO

10 À ação de cobrança ajuizada por NOME DO RECONVINDO (autor da demanda principal), já devidamente qualificado, com base nos fatos e fundamentos jurídicos expostos em seguida. (...) Quarto passo: breve síntese da inicial Assim como na peça de contestação, é adequado que o réu-reconvinte abra um tópico próprio na reconvenção para a exposição resumida da pretensão do autor exposta na petição inicial. Não há qualquer peculiaridade digna de nota. A síntese da inicial deve ser feita de forma semelhante à da contestação Quinto passo: exposição fática (Dos fatos) Nesse momento, o réu-reconvinte passará a tratar do substrato fático que dá suporte ao direito pleiteado em sede de reconvenção. A exposição fática deverá ocorrer da forma como é feita na petição inicial, podendo seguir a lógica Relação Evento Conclusão, já abordada no tópico deste trabalho. Deve-se ressaltar que, durante a construção da exposição fática, o réu-reconvinte deverá buscar demonstrar a existência de conexão entre o pleito reconvencional e a ação principal. Para melhor compreensão do tema, segue exemplo de exposição fática em uma peça de reconvenção. (...) 2 Dos fatos 2.1 O autor-reconvindo afirma na inicial ser credor do réu-reconvinte de uma dívida no valor de R$ 8.000,00 (oito mil reais), motivo pelo qual em 01 de março de 2014 ajuizou a presente ação de cobrança em apreço. (Relação)

11 2.2 Entretanto, não obstante exista a dívida, o réu-reconvinte é credor do autorreconvindo de uma dívida no valor de R$ ,00 (dez mil reais), em função de serviços prestados em favor deste, conforme notas de prestação de serviços assinadas pelo demandante da ação principal que seguem anexas a esta petição. (Evento) Deve-se ressaltar que a dívida no valor de R$ ,00 (dez mil reais) supramencionada encontra-se vencida e não quitada, sendo, portanto, exigível. (Evento) 2.3 Assim, pode-se perceber que o réu no procedimento principal, ora reconvinte, possui na verdade um saldo de R$ 2.000,00 (dois mil reais) para receber do autorreconvindo, resultante da compensação entre os valores devidos por um ao outro. (Evento) 2.4 Desta forma, vem o reconvinte pleitear a condenação do autor-reconvindo ao pagamento da quantia de R$ 2.000,00 (dois mil reais), decorrentes do saldo resultante da compensação realizada entre reconvinte e reconvindo. (Conclusão) (...) Sexto passo: fundamentação jurídica Neste momento, deverá o réu-reconvinte apresentar os fundamentos jurídicos e legais que darão suporte aos fatos articulados. Ao expor os fundamentos jurídicos da reconvenção, o réu-reconvinte deverá guardar especial atenção a duas situações distintas, quais sejam: A demonstração da existência de conexão entre a reconvenção e a ação principal ou com os fundamentos da defesa (requisitos do artigo 315, CPC); e, A demonstração dos fundamentos jurídicos do pleito realizado em sede reconvencional. Neste ponto, aplicam-se todas as disposições atinentes à fundamentação jurídica e legal tratada no tópico deste trabalho. Sempre buscando a melhor didática do ensino, segue o exemplo de fundamentação jurídica do exemplo fático tratado no tópico anterior.

12 (...) 3 Da fundamentação jurídica A pretensão do réu-reconvinte encontra pleno respaldo no ordenamento jurídico pátrio, especialmente nas normas de direito material constantes no Código Civil de 2002 e nas normas processuais do Código de Processo Civil. 3.1 Do cabimento de reconvenção O artigo 315 estabelece a existência de conexão da reconvenção com a ação principal ou com os fundamentos da defesa como requisitos para seu cabimento. A contestação apresentada na ação principal aborda a compensação como forma de defesa indireta do réu, uma vez que, no caso, é fato extintivo do direito do autorreconvindo. E como a presente reconvenção busca a condenação do autor-reconvindo ao pagamento da quantia de R$ 2.000,00 (dois mil reais) em favor do réu-reconvinte, decorrentes da diferença existente dívidas líquidas e vencidas a serem compensadas entre as partes, percebe-se a existência de clara conexão entre a reconvenção e a ação principal em razão dos fundamentos da defesa. 3.2 Da condenação do réu (Neste momento deverão ser expostos os fundamentos jurídicos e legais que dão suporte à pretensão de recebimento da dívida pelo réu-reconvinte. No caso exemplificativo deste modelo, o ideal seria a exposição das normas relativas ao instituto da compensação, quais sejam: artigos 368 a 380, CC/02) (...) Sétimo passo: dos pedidos e requerimentos Da mesma forma como ocorre na petição inicial e na contestação, após a exposição da fundamentação jurídica deverão ser realizados os pedidos e requerimentos pertinentes ao caso concreto. Cabem os seguintes pedidos em sede de reconvenção:

13 Pedido de procedência da pretensão do réu-reconvinte. É a tutela pretendida e que não poderia ser alcançada em sede de contestação. Pedido de condenação do autor-reconvindo ao pagamento das custas processuais e honorários advocatícios a título de sucumbência. Deve haver os seguintes requerimentos em sede de reconvenção: Requerimento de intimação do autor-reconvindo, na pessoa do seu procurador, para que, querendo, apresente resposta no prazo legal. Requerimento para a produção de provas. Requerimento de justiça gratuita, se houver necessidade. Para melhor esclarecimento, segue breve exemplo de disposição dos pedidos e requerimentos em sede de reconvenção. (...) 4 Dos pedidos e requerimentos 4.1 Pedido de procedência da pretensão do réu-reconvinte; 4.2 Pedido de condenação do réu às custas e honorários de sucumbência; 4.3 Requerimento de intimação do autor-reconvindo, na pessoa do seu procurador, para que, querendo, apresente resposta no prazo legal; 4.4 Requerimento para a produção de provas; 4.5 Requerimento de justiça gratuita, se houver necessidade. (...) Oitavo passo: do valor da causa Por haver a dedução de pretensão, à reconvenção deverá haver a atribuição de valor da causa. A valoração deverá ocorrer respeitando-se os mesmos critérios abordados no tópico deste trabalho. Dada a simplicidade, dispensa-se a utilização de exemplo.

14 4.8.9 Nono passo: encerramento Após todos os passos expostos, a reconvenção deverá ser encerrada da mesma forma como a petição inicial e a contestação. 5 Ação declaratória incidental A partir deste momento, serão tratadas as principais peculiaridades referentes à ação declaratória incidental. 5.1 Questão prejudicial Antes de tudo, para que haja a devida compreensão da ação declaratória incidental, deve-se entender o que é uma questão prejudicial, uma vez que estão diretamente relacionadas. O Professor José Cretella Neto explica o tema com as seguintes palavras, ipsis litteris: Questão relevante de direito material ou de fato, arguida antes da decisão sobre a questão principal (de mérito), e de cuja solução depende a decisão sobre a lide. A questão prejudicial é antecedente lógico da sentença (isto é, deve ser resolvida antes), podendo ser proposta por meio de ação autônoma. A decisão sobre a questão prejudicial pode levar à ineficácia da solução da principal, ou torná-la desnecessária, por serem juridicamente antagônicas. 16 Dessa forma, como se pode notar, a questão prejudicial deve obrigatoriamente ser resolvida no curso da demanda, servindo como fundamento da decisão a ser proferida. Não há alternativa ao juiz em razão da impossibilidade lógica de decidir o pedido do autor sem decidir anteriormente a questão prejudicial. 17 Para facilitar a compreensão do leitor, seguem alguns exemplos de questões prejudiciais: 16 CRETELLA NETO, José. Dicionário de Processo Civil. 3ª ed. São Paulo: Millenium Editora, NEVES, Daniel Amorim Assumpção. Manual de Direito Processual Civil. 4ª ed. rev., atual. e ampl. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: Método, 2012.

15 A validade de um contrato pode ser questão prejudicial numa demanda em que o credor exija o adimplemento de algumas parcelas vencidas. Ora, se o contrato for nulo, não há que se falar em pagamento das aludidas parcelas. A existência do vínculo de parentesco pode ser questão prejudicial numa ação de alimentos. Ora, se não existe o vínculo de parentesco, não há a obrigação do pagamento dos alimentos. A existência de união estável é questão prejudicial no pleito sucessório do suposto companheiro sobrevivente. Se não tiver existido a união estável, não haverá o direito à sucessão. Entre diversos outros exemplos. Prosseguindo na análise das questões prejudiciais, é fundamental ressaltar que, não obstante sua análise seja fundamental para a apreciação do pedido do autor, via de regra são abordadas como fundamento da sentença (não no dispositivo), uma vez que se encontram na causa de pedir. E por serem tratadas como fundamento da sentença, não são abrangidas pela coisa julgada material, conforme a redação do artigo 469 do Código de Processo Civil, abaixo transcrito: Art Não fazem coisa julgada: I os motivos, ainda que importantes para determinar o alcance da parte dispositiva da sentença; Il a verdade dos fatos, estabelecida como fundamento da sentença; III a apreciação da questão prejudicial, decidida incidentemente no processo. Assim, não obstante a questão prejudicial seja abordada no curso de uma demanda para possibilitar a análise do mérito, ela não estará acobertada pela manta da coisa julgada material, de modo que outras questões relativas a ela poderão ser objeto de novas demandas, o que afronta diretamente o princípio da economia processual. Superada esta breve abordagem sobre as questões prejudiciais, já existem subsídios necessários para a análise da ação declaratória incidental. Ao trabalho!

16 5.2 Ação declaratória incidental Trata-se de modalidade peculiar de resposta do réu, cujo objetivo é ampliar o objeto da demanda, fazendo com que o juiz julgue a questão prejudicial no dispositivo da sentença, com a finalidade de que a coisa julgada material também incida sobre ela. O grande fundamento do legislador para a criação da ação declaratória incidental é o princípio da economia processual, uma vez que, havendo a incidência da coisa julgada material sobre a questão prejudicial, não haverá a necessidade de ajuizamento de outra demanda para discuti-la. Isto porque, via de regra, de acordo com o artigo 469 do Código de Processo Civil, somente faz coisa julgada material aquilo que constar do dispositivo da sentença. Dessa forma, permite-se ao réu, ou até mesmo ao autor, o ajuizamento da ação declaratória incidental para que a questão prejudicial seja abordada no dispositivo da sentença, com a clara finalidade de fazer incidir sobre ela também a coisa julgada material, evitando-se assim o ajuizamento de outras demandas relativas ao tema. Há, então, com a ação declaratória incidental uma ampliação objetiva da demanda. 5.3 Fundamento legal da ação declaratória incidental A ação declaratória incidental encontra fundamento nos artigos 5º, 325, 469 e 470, todos do Código de Processo Civil. Com a finalidade unicamente didática, segue a transcrição dos aludidos dispositivos legais: Art. 5º, CPC. Se, no curso do processo, se tornar litigiosa relação jurídica de cuja existência ou inexistência depender o julgamento da lide, qualquer das partes poderá requerer que o juiz a declare por sentença. Art. 325, CPC. Contestando o réu o direito que constitui fundamento do pedido, o autor poderá requerer, no prazo de 10 (dez) dias, que sobre ele o juiz profira sentença incidente, se da declaração da existência ou da inexistência do direito depender, no todo ou em parte, o julgamento da lide (art. 5º). Art. 469, CPC. Não fazem coisa julgada: I os motivos, ainda que importantes para determinar o alcance da parte dispositiva da sentença; Il a verdade dos fatos, estabelecida como fundamento da sentença;

17 III a apreciação da questão prejudicial, decidida incidentemente no processo. Art. 470, CPC. Faz, todavia, coisa julgada a resolução da questão prejudicial, se a parte o requerer (arts. 5º e 325), o juiz for competente em razão da matéria e constituir pressuposto necessário para o julgamento da lide. 5.4 Características da ação declaratória incidental Seguem as principais características da ação declaratória incidental: Legitimidade: pode ser proposta pelo autor ou pelo réu da ação principal. Prazo: o prazo para seu ajuizamento é o de resposta para o réu, devendo ser apresentada concomitantemente com a contestação, e de 10 (dez) dias para o autor, contados da juntada aos autos da intimação da contestação apresentada pelo demandado, conforme o já trabalhado artigo 325 do Código de Processo Civil. Necessidade de contestação: o réu deverá contestar a inicial, pois é a contestação que faz surgir a controvérsia geradora da questão prejudicial. Pedido de declaração: a ação declaratória incidental, como o próprio nome diz, é adequada para a pretensão de declaração. A condenação e a constituição são típicas da reconvenção. Ampliação objetiva da demanda: a ação declaratória incidental amplia o objeto da demanda, fazendo com que a questão prejudicial seja analisada também no dispositivo da sentença. Dependência da ação principal: ao contrário da reconvenção, a ação declaratória incidental é acessória à ação principal, não possuindo autonomia. 5.5 Petição inicial da ação declaratória incidental A ação declaratória incidental é uma verdadeira ação judicial, por isso deverá observar todos os requisitos já abordados para a elaboração das petições iniciais previstos pelo artigo 282, CPC.

18 A única observação é que a ação declaratória incidental dependerá da ação principal, motivo pelo qual deverá haver a completa indicação do juízo ao qual é distribuída e do processo ao qual é dependente. Dessa forma, a petição inicial da ação declaratória incidental deverá ser redigida com a plena observância dos artigos 282 e 283 do Código de Processo Civil, admitindo, até mesmo, a determinação de emenda, nos termos do artigo 284 do mesmo código. 6 Da impugnação ao valor da causa Seguindo o raciocínio da existência de diversos instrumentos de defesa disponíveis ao réu, a depender da matéria a ser impugnada, a partir deste momento será abordada a impugnação ao valor da causa. 6.1 Noções gerais e conceito O artigo 258 do Código de Processo Civil estabelece que a toda demanda deverá ser atribuído um valor certo. E neste mesmo trabalho, no tópico 1.1.5, foi estudado que o valor da causa tem o condão de produzir diversos efeitos, tanto de natureza processual quanto fiscal. Pode acontecer, todavia, de o autor atribuir valor indevido à causa, seja a maior ou a menor, o que, obviamente, produzirá consequências, dados os efeitos decorrentes da valoração da demanda. Para os casos de atribuição de valor indevido à causa, o ordenamento jurídico pátrio coloca à disposição do réu o instrumento denominado impugnação ao valor da causa, por meio do qual se buscará atribuição de valor correto. Tal instrumento é previsto pelo artigo 261 do Código de Processo Civil, cuja redação segue transcrita: Art O réu poderá impugnar, no prazo da contestação, o valor atribuído à causa pelo autor. A impugnação será autuada em apenso, ouvindo-se o autor no prazo de 5 (cinco) dias. Em seguida o juiz, sem suspender o processo, servindo-se, quando necessário, do auxílio de perito, determinará, no prazo de 10 (dez) dias, o valor da causa.

19 Parágrafo único. Não havendo impugnação, presume-se aceito o valor atribuído à causa na petição inicial. Assim, conceitualmente, a impugnação do valor da causa é o instrumento adequado para se combater a atribuição de valor indevido à demanda pelo autor. 6.2 Legitimidade A legitimidade para a utilização do instrumento ora estudado é do réu, uma vez que cabe ao autor a atribuição de valor à demanda. 6.3 Prazo Conforme determinação do artigo 261, CPC, o prazo para a apresentação da impugnação ao valor da causa é o de resposta do réu, devendo ser apresentado juntamente com a contestação. É importante observar que a apresentação da impugnação ora estudada não possui o condão de suspender o processo. Dessa forma, a ação principal continuará tramitando normalmente e a impugnação será autuada em apenso. 6.4 Forma e conteúdo Conforme se pode extrair da redação do artigo 261, CPC, a impugnação ao valor da causa deverá ser apresentada por meio de petição autônoma, que será autuada em apenso à ação principal. Tal petição não é dotada de maior complexidade e deverá expor os motivos pelos quais o réu discorda da atribuição do valor atribuída pelo autor, além, é claro, de indicar qual a correta valoração da demanda, com os devidos fundamentos legais. 6.5 Procedimento O procedimento da impugnação ao valor da causa segue basicamente a seguinte ordem: 1º: apresentação da impugnação; 2º: autuação em apenso;

20 3º: intimação do autor para se manifestar no prazo de 05 (cinco) dias; 4º: realização de perícia, se o juiz entender necessária; 5º: determinação do valor da causa pelo juiz em 10 (dez) dias. 6.6 Considerações práticas: passo a passo da petição da impugnação ao valor da causa A petição não é dotada de maior complexidade. Segue abaixo um breve roteiro Primeiro passo: endereçamento A petição deverá ser endereçada para o juízo no qual tramita a demanda, sem qualquer peculiaridade, especialmente porque tramitará em apenso aos autos principais Segundo passo: indicação do processo Assim como na contestação e nas demais peças posteriores ao ajuizamento da demanda, deverá haver a indicação do processo ao qual a impugnação de refere Terceiro passo: preâmbulo (qualificação do impugnante + qualificação e endereço do advogado + identificação da peça (impugnação ao valor da causa) + referência ao impugnado) A qualificação segue a mesma didática tanto da contestação quanto da petição inicial, sem peculiaridades merecedoras de destaque Quarto passo: elaboração de síntese da inicial A elaboração de síntese da inicial mostra-se adequada para fins de organização da petição. Nesse momento, deverá ser informado o objeto da demanda ajuizada (pedido do autor) e o valor atribuído.

Na prática, não há distinção entre objeção substancial e processual.

Na prática, não há distinção entre objeção substancial e processual. Turma e Ano: Direito Público I (2013) Matéria / Aula: Processo Civil / Aula 22 Professor: Edward Carlyle Monitora: Carolina Meireles (continuação) Exceções No Direito Romano, exceção era no sentido amplo

Leia mais

Ponto 1. Ponto 2. Ponto 3

Ponto 1. Ponto 2. Ponto 3 DIREITO CIVIL PEÇA PROFISSIONAL Ponto 1 Sílvia, residente em São Paulo SP, foi citada, no foro de sua residência, em ação de separação judicial litigiosa proposta por seu marido, Hamilton, que, em sede

Leia mais

1) (OAB137) José alienou a Antônio um veículo anteriormente adquirido de Francisco. Logo depois, Antônio foi citado em ação proposta por Petrônio, na

1) (OAB137) José alienou a Antônio um veículo anteriormente adquirido de Francisco. Logo depois, Antônio foi citado em ação proposta por Petrônio, na 1) (OAB137) José alienou a Antônio um veículo anteriormente adquirido de Francisco. Logo depois, Antônio foi citado em ação proposta por Petrônio, na qual este reivindicava a propriedade do veículo adquirido

Leia mais

4. AÇÃO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS

4. AÇÃO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS 4. AÇÃO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS 4.1 Conceito - O que é a ação de prestação de contas? 4.2 Ação de dar e ação de exigir contas - A quem compete esta ação? - Trata-se de uma ação dúplice? - Ação de dar contas

Leia mais

A propositura da ação vincula apenas o autor e o juiz, pois somente com a citação é que o réu passa a integrar a relação jurídica processual.

A propositura da ação vincula apenas o autor e o juiz, pois somente com a citação é que o réu passa a integrar a relação jurídica processual. PROCESSO FORMAÇÃO, SUSPENSÃO E EXTINÇÃO DO FORMAÇÃO DO PROCESSO- ocorre com a propositura da ação. Se houver uma só vara, considera-se proposta a ação quando o juiz despacha a petição inicial; se houver

Leia mais

PETIÇÃO INICIAL (CPC 282)

PETIÇÃO INICIAL (CPC 282) 1 PETIÇÃO INICIAL (CPC 282) 1. Requisitos do 282 do CPC 1.1. Endereçamento (inciso I): Ligado a competência, ou seja, é imprescindível que se conheça as normas constitucionais de distribuição de competência,

Leia mais

Peça prático-profissional

Peça prático-profissional Peça prático-profissional Marilza assinou 5 notas promissórias, no valor de R$ 1.000,00 cada uma, para garantir o pagamento de um empréstimo tomado de uma factoring chamada GBO Ltda. Recebeu na data de

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO I FUNÇÃO E CARREIRA DO ADVOGADO... 19 CAPÍTULO II - DO PROCESSO CIVIL... 39

SUMÁRIO CAPÍTULO I FUNÇÃO E CARREIRA DO ADVOGADO... 19 CAPÍTULO II - DO PROCESSO CIVIL... 39 SUMÁRIO Apresentação da Coleção...15 CAPÍTULO I FUNÇÃO E CARREIRA DO ADVOGADO... 19 1. Antecedentes históricos da função de advogado...19 2. O advogado na Constituição Federal...20 3. Lei de regência da

Leia mais

DO PROCEDIMENTO SUMÁRIO. Des. ANA MARIA DUARTE AMARANTE BRITO

DO PROCEDIMENTO SUMÁRIO. Des. ANA MARIA DUARTE AMARANTE BRITO DO PROCEDIMENTO SUMÁRIO Des. ANA MARIA DUARTE AMARANTE BRITO PROCESSO E PROCEDIMENTO PROCEDIMENTO COMUM Art. 271. Aplica-se a todas as causas o procedimento comum, salvo disposição em contrário deste Código

Leia mais

CONTROLE CONCENTRADO

CONTROLE CONCENTRADO Turma e Ano: Direito Público I (2013) Matéria / Aula: Direito Constitucional / Aula 11 Professor: Marcelo L. Tavares Monitora: Carolina Meireles CONTROLE CONCENTRADO Ação Direta de Inconstitucionalidade

Leia mais

OAB 2ª FASE DE DIREITO EMPRESARIAL Profª. Elisabete Vido PEÇA 01

OAB 2ª FASE DE DIREITO EMPRESARIAL Profª. Elisabete Vido PEÇA 01 OAB 2ª FASE DE DIREITO EMPRESARIAL Profª. Elisabete Vido PEÇA 01 (OAB/LFG 2009/02). A sociedade Souza e Silva Ltda., empresa que tem como objeto social a fabricação e comercialização de roupas esportivas,

Leia mais

Petição Inicial. OBS: todas as petições iniciais obedecem aos mesmos requisitos, seja ela de rito ordinário, sumário, cautelar procedimento especial.

Petição Inicial. OBS: todas as petições iniciais obedecem aos mesmos requisitos, seja ela de rito ordinário, sumário, cautelar procedimento especial. Petição Inicial A Petição inicial é a peça por meio da qual o autor provoca a atuação jurisdicional do Estado. A sua redação deverá obedecer a determinados requisitos estabelecidos no artigo 282 do CPC.

Leia mais

autoridade consular brasileira competente, quando homologação de sentença estrangeira: (...) IV - estar autenticada pelo cônsul brasileiro e

autoridade consular brasileira competente, quando homologação de sentença estrangeira: (...) IV - estar autenticada pelo cônsul brasileiro e COMPARATIVO ENTRE A RESOLUÇÃO N. 9 E A EMENDA REGIMENTAL N. 18 DO STJ EMENDA REGIMENTAL N. 18 (2014) RESOLUÇÃO N. 9 (2005) Art. 1º O Regimento Interno do Superior Tribunal de Justiça passa a vigorar acrescido

Leia mais

Art. 22 NCPC. Compete, ainda, à autoridade judiciária brasileira processar e julgar as ações:

Art. 22 NCPC. Compete, ainda, à autoridade judiciária brasileira processar e julgar as ações: 1. Jurisdição internacional concorrente Art. 22 NCPC. Compete, ainda, à autoridade judiciária brasileira processar e julgar as ações: I de alimentos, quando: a) o credor tiver domicílio ou residência no

Leia mais

AÇÃO CORREÇÃO DO FUNDO DE GARANTIA

AÇÃO CORREÇÃO DO FUNDO DE GARANTIA AÇÃO CORREÇÃO DO FUNDO DE GARANTIA O objeto da ação é o reconhecimento judicial da correta aplicação dos índices de correção aplicados, desde 1999, sobre os valores das contas de Fundo de Garantia Por

Leia mais

O empregado caminhando na empresa, cai e se machuca vai pedir uma indenização na justiça do trabalho. (empregado x empregador);

O empregado caminhando na empresa, cai e se machuca vai pedir uma indenização na justiça do trabalho. (empregado x empregador); Turma e Ano: Flex B (2014) Matéria / Aula: Processo do Trabalho / Aula 04 Professor: Leandro Antunes Conteúdo: Procedimento Sumário, Procedimento Sumaríssimo. A competência para julgar acidente de trabalho:

Leia mais

Honorários advocatícios

Honorários advocatícios Honorários advocatícios Os honorários advocatícios são balizados pelo Código de Processo Civil brasileiro (Lei de n. 5.869/73) em seu artigo 20, que assim dispõe: Art. 20. A sentença condenará o vencido

Leia mais

Espelho Civil Peça Item Pontuação Fatos fundamentos jurídicos Fundamentos legais

Espelho Civil Peça Item Pontuação Fatos fundamentos jurídicos Fundamentos legais Espelho Civil Peça A peça cabível é PETIÇÃO INICIAL DE ALIMENTOS com pedido de fixação initio litis de ALIMENTOS PROVISÓRIOS. A fonte legal a ser utilizada é a Lei 5.478/68. A competência será o domicílio

Leia mais

Incidência da GIEFS no 13º salário e 1/3 férias

Incidência da GIEFS no 13º salário e 1/3 férias Incidência da GIEFS no 13º salário e 1/3 férias A FHEMIG não vem pagando corretamente o 13º salário e o 1/3 das férias, uma vez que exclui dessas verbas remuneratórias a Gratificação de Incentivo e Eficientização

Leia mais

2 FASE DIREITO CIVIL ESTUDO DIRIGIDO DE PROCESSO CIVIL 2. Prof. Darlan Barroso - GABARITO

2 FASE DIREITO CIVIL ESTUDO DIRIGIDO DE PROCESSO CIVIL 2. Prof. Darlan Barroso - GABARITO Citação 2 FASE DIREITO CIVIL ESTUDO DIRIGIDO DE PROCESSO CIVIL 2 Prof. Darlan Barroso - GABARITO 1) Quais as diferenças na elaboração da petição inicial do rito sumário e do rito ordinário? Ordinário Réu

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS DE ENSINO SUPERIOR DE LINHARES FACELI CURSO DE DIREITO

FACULDADES INTEGRADAS DE ENSINO SUPERIOR DE LINHARES FACELI CURSO DE DIREITO FACULDADES INTEGRADAS DE ENSINO SUPERIOR DE LINHARES FACELI CURSO DE DIREITO PRATICA JURIDICA II : FASE DE POSTULAÇÃO AILTON SILVA ANTUNES NILSON DE OLIVEIRA JUNIOR TITO MARÇAL DE OLIVEIRA PEREIRA LINHARES-ES

Leia mais

Poder Judiciário JUSTIÇA FEDERAL Seção Judiciária do Paraná 2ª TURMA RECURSAL JUÍZO C

Poder Judiciário JUSTIÇA FEDERAL Seção Judiciária do Paraná 2ª TURMA RECURSAL JUÍZO C JUIZADO ESPECIAL (PROCESSO ELETRÔNICO) Nº201070510020004/PR RELATORA : Juíza Andréia Castro Dias RECORRENTE : LAURO GOMES GARCIA RECORRIDO : UNIÃO FAZENDA NACIONAL V O T O Dispensado o relatório, nos termos

Leia mais

REGULAMENTO DE ARBITRAGEM Câmara de Arbitragem Digital CAD. CAPÍTULO I. Sujeição ao Presente Regulamento e Princípios

REGULAMENTO DE ARBITRAGEM Câmara de Arbitragem Digital CAD. CAPÍTULO I. Sujeição ao Presente Regulamento e Princípios REGULAMENTO DE ARBITRAGEM Câmara de Arbitragem Digital CAD CAPÍTULO I. Sujeição ao Presente Regulamento e Princípios Art. 1º. As partes que avençarem, mediante convenção de arbitragem, submeter qualquer

Leia mais

Modelo esquemático de ação direta de inconstitucionalidade genérica EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR MINISTRO PRESIDENTE DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

Modelo esquemático de ação direta de inconstitucionalidade genérica EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR MINISTRO PRESIDENTE DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL Modelo esquemático de ação direta de inconstitucionalidade genérica EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR MINISTRO PRESIDENTE DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL Legitimidade ativa (Pessoas relacionadas no art. 103 da

Leia mais

XV Exame de Ordem 2ª Fase OAB Civil - ProfessorAoVivo Qual a peça Juquinha? Prof. Darlan Barroso

XV Exame de Ordem 2ª Fase OAB Civil - ProfessorAoVivo Qual a peça Juquinha? Prof. Darlan Barroso XV Exame de Ordem 2ª Fase OAB Civil - ProfessorAoVivo Qual a peça Juquinha? Prof. Darlan Barroso 2ª Fase OAB - Civil Juquinha Junior, representado por sua genitora Ana, propôs ação de investigação de paternidade

Leia mais

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL X EXAME DE ORDEM UNIFICADO

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL X EXAME DE ORDEM UNIFICADO PADRÃO DE RESPOSTA - PEÇA PROFISSIONAL Em ação de indenização, em que determinada empresa fora condenada a pagar danos materiais e morais a Tício Romano, o Juiz, na fase de cumprimento de sentença, autorizou

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº, DE DE 2010.

RESOLUÇÃO Nº, DE DE 2010. RESOLUÇÃO Nº, DE DE 2010. Dispõe sobre a divulgação de dados processuais eletrônicos na rede mundial de computadores, expedição de certidões judiciais e dá outras providências. O PRESIDENTE DO CONSELHO

Leia mais

ANEXO 5 TERMO DE CONSTITUIÇÃO DE CONSÓRCIO

ANEXO 5 TERMO DE CONSTITUIÇÃO DE CONSÓRCIO ANEXO 5 TERMO DE CONSTITUIÇÃO DE CONSÓRCIO Termo de Constituição de Consórcio 1 As Partes: A empresa (Nome da Empresa)..., com sede na cidade de..., (Endereço)..., com CNPJ n o..., Inscrição Estadual...,

Leia mais

eduardocambi@hotmail.com

eduardocambi@hotmail.com eduardocambi@hotmail.com - Sociedade tecnológica e de consumo: transforma tudo rapidamente. - Direito - influenciado pela cultura: é resultado das idéias, valores e normas compartilhadas em um grupo social.

Leia mais

PEDIDO DE VISTA NA INDICAÇÃO Nº 022/2012, RELATIVA AO PROJETO DE LEI Nº 2963/11, DE RELATORIA DO DR. IVAN NUNES FERREIRA.

PEDIDO DE VISTA NA INDICAÇÃO Nº 022/2012, RELATIVA AO PROJETO DE LEI Nº 2963/11, DE RELATORIA DO DR. IVAN NUNES FERREIRA. PEDIDO DE VISTA NA INDICAÇÃO Nº 022/2012, RELATIVA AO PROJETO DE LEI Nº 2963/11, DE RELATORIA DO DR. IVAN NUNES FERREIRA. VOTO DE VISTA: FAUZI AMIM SALMEM PELA APROVAÇÃO DO RELATÓRIO, COM AS SEGUINTES

Leia mais

Curso Preparatório para o Concurso Público do TRT 12. Noções de Direito Processual Civil Aula 1 Prof. Esp Daniel Teske Corrêa

Curso Preparatório para o Concurso Público do TRT 12. Noções de Direito Processual Civil Aula 1 Prof. Esp Daniel Teske Corrêa Curso Preparatório para o Concurso Público do TRT 12 Noções de Direito Processual Civil Aula 1 Prof. Esp Daniel Teske Corrêa Sumário Jurisdição Competência Ação Partes, Ministério Público e Intervenção

Leia mais

ESTADO DO PARANÁ PODER JUDICIÁRIO COMARCA DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA - FORO CENTRAL 25ª VARA CÍVEL

ESTADO DO PARANÁ PODER JUDICIÁRIO COMARCA DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA - FORO CENTRAL 25ª VARA CÍVEL I. RELATÓRIO Vistos e examinados os autos de Ação Ordinária sob nº 0001997-57.2014.8.16.0179, ajuizada por REINALDO ALVES CAMARGO e STAEL ALVES DE CAMARGO contra ANDREAZZA E MASSARELLI LTDA. Trata-se de

Leia mais

PADRÃO DE RESPOSTA PEÇA PROFISSIONAL

PADRÃO DE RESPOSTA PEÇA PROFISSIONAL PEÇA PROFISSIONAL Deve-se redigir recurso de apelação endereçado ao juiz de direito da 3.ª Vara Cível de Patos de Minas MG, formular pedido para recebimento da apelação no duplo efeito e remessa dos autos

Leia mais

Abrangência: Esse programa abrange:

Abrangência: Esse programa abrange: Condições a serem observadas para adesão ao programa de recuperação fiscal que concede condições especiais para o pagamento à vista e o parcelamento de débitos de qualquer natureza (Portaria Conjunta PGFN/RFB

Leia mais

Aula 04. Capítulo II Das respostas do réu

Aula 04. Capítulo II Das respostas do réu Aula 04 Capítulo II Das respostas do réu Prof. Diego Fillipe No módulo anterior (aula 03), foram tecidas considerações relativas aos aspectos práticos da peça de contestação, com a inserção de questões

Leia mais

DECRETO N 28.265, DE 05 DE JUNHO DE 2006

DECRETO N 28.265, DE 05 DE JUNHO DE 2006 DECRETO N 28.265, DE 05 DE JUNHO DE 2006 05/06/2006 * Publicado no DOE em 08/06/2006. Regulamenta a Lei nº 13.707, de 7 de dezembro de 2005, que trata da compensação de crédito tributário com precatórios

Leia mais

PRESSUPOSTOS SUBJETIVOS DE ADMISSIBILIDADE RECURSAL: - Possui legitimidade para recorrer quem for parte na relação jurídica processual.

PRESSUPOSTOS SUBJETIVOS DE ADMISSIBILIDADE RECURSAL: - Possui legitimidade para recorrer quem for parte na relação jurídica processual. PRESSUPOSTOS SUBJETIVOS DE ADMISSIBILIDADE RECURSAL: - Legitimidade - art. 499 CPC: - Possui legitimidade para recorrer quem for parte na relação jurídica processual. Preposto é parte? Pode recorrer? NÃO.

Leia mais

PRINCIPAIS CLASSIFICAÇÕES DOS ALIMENTOS

PRINCIPAIS CLASSIFICAÇÕES DOS ALIMENTOS PRINCIPAIS CLASSIFICAÇÕES DOS ALIMENTOS 1. Quanto à fonte: a) Alimentos legais: fixados pela lei, fundamentados no direito de família, decorrentes do casamento, ou união estável ou da relação de parentesco

Leia mais

AULA 06 DA ADOÇÃO (ART. 1618 A 1629 CC)

AULA 06 DA ADOÇÃO (ART. 1618 A 1629 CC) AULA 06 DA ADOÇÃO (ART. 1618 A 1629 CC) DO CONCEITO A ADOÇÃO É UM ATO JURÍDICO EM SENTIDO ESTRITO, CUJA EFICACIA É DEPENDENTE DA AUTORIZAÇÃO JUDICIAL. NESSE CASO, CRIA UM VÍNCULO FICTÍCIO DE PATERNIDADE-

Leia mais

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DO FORO CENTRAL DA COMARCA DE SÃO PAULO.

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DO FORO CENTRAL DA COMARCA DE SÃO PAULO. EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DO FORO CENTRAL DA COMARCA DE SÃO PAULO...., brasileiro, casado, médico, portador da Cédula de Identidade RG nº... - SSP/SP, inscrito no CPF/MF sob nº... com

Leia mais

INSTITUTO Caetano Andrade Rio de Janeiro. São Paulo EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA 2ª VARA CÍVEL DA REGIONAL DE MADUREIRA/RJ

INSTITUTO Caetano Andrade Rio de Janeiro. São Paulo EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA 2ª VARA CÍVEL DA REGIONAL DE MADUREIRA/RJ 1 EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA 2ª VARA CÍVEL DA REGIONAL DE MADUREIRA/RJ PROCESSO n : 2006.202.000000-0 AÇÃO AUTORA RÉU : DECLATÓRIA : JOCE DASILVA : BANCO DO POVO CAETANO ANTONIO DE ANDRADE, perito

Leia mais

PROCESSO DE CONHECIMENTO DO TRABALHO. 6) Processo de Conhecimento. 6.5 Classificação do Pedido

PROCESSO DE CONHECIMENTO DO TRABALHO. 6) Processo de Conhecimento. 6.5 Classificação do Pedido 6.5 Classificação do Pedido o Principal e acessório Pagamento do salário do último mês e juros de mora o Implícito Não expresso: divergência quanto a validade - Exemplo: pedido de recebimento de verbas

Leia mais

Honorários Periciais Judiciais

Honorários Periciais Judiciais Honorários Periciais Judiciais Atualização monetária Juros legais de mora Impugnação aos Cálculos CAROLINE DA CUNHA DINIZ Máster em Medicina Forense pela Universidade de Valência/Espanha Título de especialista

Leia mais

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS JURÍDICOS

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS JURÍDICOS CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS JURÍDICOS Pelo presente instrumento particular de Contrato de Prestação de Serviços Jurídicos, a empresa... (razão social da empresa), inscrita do CNPJ/MF sob o nº...,

Leia mais

PROVA ORAL PONTO II DISCIPLINA: DIREITO CIVIL QUESTÃO 1

PROVA ORAL PONTO II DISCIPLINA: DIREITO CIVIL QUESTÃO 1 DISCIPLINA: DIREITO CIVIL QUESTÃO 1 Discorra sobre a utilização da usucapião como instrumento de defesa em ações petitórias e possessórias. DISCIPLINA: DIREITO CIVIL QUESTÃO 2 Considere que um indivíduo,

Leia mais

SENTENÇA TIPO A AUTOS n 0021894-60.2011.403.6100 AÇÃO ORDINÁRIA AUTORA: EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS RÉ: ANP TRANSPORTE LTDA - ME

SENTENÇA TIPO A AUTOS n 0021894-60.2011.403.6100 AÇÃO ORDINÁRIA AUTORA: EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS RÉ: ANP TRANSPORTE LTDA - ME Registro n' SENTENÇA TIPO A AUTOS n 0021894-60.2011.403.6100 AÇÃO ORDINÁRIA AUTORA: EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS RÉ: ANP TRANSPORTE LTDA - ME Vistos. Trata-se de ação ordinária, visando

Leia mais

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL OAB XIII EXAME DE ORDEM C006 DIREITO TRIBUTÁRIO

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL OAB XIII EXAME DE ORDEM C006 DIREITO TRIBUTÁRIO C006 DIREITO TRIBUTÁRIO PEÇA PRÁTICO-PROFISSIONAL C006042 Responsabilidade Tributária. Exceção de pré-executividade. Determinada pessoa jurídica declarou, em formulário próprio estadual, débito de ICMS.

Leia mais

Plano de Ensino. Meses Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Aulas Regulares 04 h/aula 06 h/aula. 08 h/aula. h/aula Total Acumulado 06 16 24 32 38 40

Plano de Ensino. Meses Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Aulas Regulares 04 h/aula 06 h/aula. 08 h/aula. h/aula Total Acumulado 06 16 24 32 38 40 Identificação Plano de Ensino Curso: DIREITO Disciplina: Prática Jurídica III Ano/semestre: 2012/1 Carga horária: Total: 40 horas Semanal: 02 horas Professor: Vânia Cristina da Silva Carvalho Período/turno:

Leia mais

Com a citada modificação, o artigo 544, do CPC, passa a vigorar com a seguinte redação:

Com a citada modificação, o artigo 544, do CPC, passa a vigorar com a seguinte redação: O NOVO AGRAVO CONTRA DESPACHO DENEGATÓRIO DE RECURSO EXTRAORDINÁRIO E ESPECIAL 2011-06-15 Alexandre Poletti A Lei nº 12.322/2010, que alterou os artigos 544 e 545 do CPC, acabou com o tão conhecido e utilizado

Leia mais

Relato de Casos: Comissão Técnica Riscos Pessoais

Relato de Casos: Comissão Técnica Riscos Pessoais Relato de Casos: Comissão Técnica Riscos Pessoais Convidado para Diretor Sem Fronteiras Dr. Lodi Maurino Sodré Comissão indicou para os Grupos de Trabalhos e demais Comissões. A questão está na aplicação

Leia mais

Prática Forense Penal Capítulo X Ações de Impugnação

Prática Forense Penal Capítulo X Ações de Impugnação Prática Forense Penal Capítulo X Ações de Impugnação 12) Revisão criminal contra sentença condenatória que for contrária ao texto expresso de lei penal T foi condenado por apropriação indébita previdenciária,

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 66/2010. O PRESIDENTE DO CONSELHO SUPERIOR DA JUSTIÇA DO TRABALHO, no uso de suas atribuições regimentais,

RESOLUÇÃO Nº 66/2010. O PRESIDENTE DO CONSELHO SUPERIOR DA JUSTIÇA DO TRABALHO, no uso de suas atribuições regimentais, RESOLUÇÃO Nº 66/2010 Regulamenta, no âmbito da Justiça do Trabalho de primeiro e segundo graus, a responsabilidade pelo pagamento e antecipação de honorários do perito, do tradutor e do intérprete, no

Leia mais

invalidez complementadas/pagas pelo INSS e pelos Fundos de Pensão. A Lei n. 7.713/1988 e demais legislação aplicável prevêem que a

invalidez complementadas/pagas pelo INSS e pelos Fundos de Pensão. A Lei n. 7.713/1988 e demais legislação aplicável prevêem que a 1 AÇÃO VISANDO A TRIBUTAÇÃO DA APOSENTADORIA POR INVALIDEZ, INCLUSIVE, COMPLEMENTAÇÃO/SAQUE PAGOS PELOS FUNDOS DE PENSÃO (FUNCEF, PREVI, TELOS, outros) CONTRA A UNIÃO A legislação tributária garante a

Leia mais

Ciclano da Silva Advogados Associados

Ciclano da Silva Advogados Associados Ciclano da Silva Advogados Associados EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DO FORO REGIONAL DE ALTA FLORESTA, COMARCA DA REGIÃO METROPOLITANA DE BAIXA FLORESTA/PR. FULANO DE TAL, pessoa

Leia mais

Nele também são averbados atos como o reconhecimento de paternidade, a separação, o divórcio, entre outros, além de serem expedidas certidões.

Nele também são averbados atos como o reconhecimento de paternidade, a separação, o divórcio, entre outros, além de serem expedidas certidões. No Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais são regis- trados os atos mais importantes da vida de uma pessoa, como o nascimento, o casamento e o óbito, além da emancipação, da interdição, da ausência

Leia mais

1. RECURSO DE APELAÇÃO

1. RECURSO DE APELAÇÃO 1. RECURSO DE APELAÇÃO 1. 1 HIPÓTESES DE CABIMENTO - Sentença condenatória. - Sentença absolutória. - Sentença de absolvição sumária no âmbito do Tribunal do Júri, nos termos do art. 415 do CPP. - Decisão

Leia mais

AÇÃO CIVIL PÚBLICA Valor de Mercado

AÇÃO CIVIL PÚBLICA Valor de Mercado AÇÃO CIVIL PÚBLICA Valor de Mercado Resumo: Tomamos a iniciativa de relatar este caso, dado seu interesse e relevância para o segmento segurador, além do significado para os consumidores de seguros, especialmente

Leia mais

CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO Rafael Carvalho Rezende Oliveira 2ª para 3ª edição

CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO Rafael Carvalho Rezende Oliveira 2ª para 3ª edição A 3ª edição do livro CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO foi atualizada com o texto do PL de novo CPC enviado pelo Congresso Nacional à sanção presidencial em 24.02.2015. Em razão da renumeração dos artigos

Leia mais

REGULAMENTO BRASILEIRO DA AVIAÇÃO CIVIL

REGULAMENTO BRASILEIRO DA AVIAÇÃO CIVIL Título: REGULAMENTO BRASILEIRO DA AVIAÇÃO CIVIL RBAC nº 11 EMENDA nº 00 PROCEDIMENTOS E NORMAS GERAIS PARA A ELABORAÇÃO DE REGRAS E EMENDAS AOS REGULAMENTOS BRASILEIROS DA AVIAÇÃO CIVIL Aprovação: Resolução

Leia mais

CONCURSO PARA JUIZ DO TRABALHO 2012

CONCURSO PARA JUIZ DO TRABALHO 2012 CONCURSO PARA JUIZ DO TRABALHO 2012 SEGUNDA ETAPA PROVA DISCURSIVA As questões que serão abordadas nesta prova foram elaboradas com base no que consta do item 10.1 do Edital do Concurso A primeira parte,

Leia mais

Prescrição e decadência

Prescrição e decadência DIREITO CIVIL Professor Dicler A prescrição representa a perda da ação e da exceção (defesa) em razão do decurso de tempo. Tem como fundamento a paz social e a segurança jurídica que ficariam comprometidos

Leia mais

AGRAVO DE INSTRUMENTO: Conceito: é o recurso adequado para a impugnação das decisões que denegarem seguimento a outro recurso.

AGRAVO DE INSTRUMENTO: Conceito: é o recurso adequado para a impugnação das decisões que denegarem seguimento a outro recurso. AGRAVO DE INSTRUMENTO: Conceito: é o recurso adequado para a impugnação das decisões que denegarem seguimento a outro recurso. Por que se diz instrumento: a razão pela qual o recurso se chama agravo de

Leia mais

MODELO 1 Pessoa Física PROCURAÇÃO AD JUDICIA

MODELO 1 Pessoa Física PROCURAÇÃO AD JUDICIA Modelos práticos 1. Mandato MODELO 1 Pessoa Física PROCURAÇÃO AD JUDICIA NOME DO OUTORGANTE, (nacionalidade), (estado civil), (profissão), portador do documento de identidade RG. n.º (número do documento)

Leia mais

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL X EXAME DE ORDEM UNIFICADO

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL X EXAME DE ORDEM UNIFICADO Enunciado PADRÃO DE RESPOSTA - PEÇA PROFISSIONAL José Afonso, engenheiro, solteiro, adquiriu de Lúcia Maria, enfermeira, solteira, residente na Avenida dos Bandeirantes, 555, São Paulo/SP, pelo valor de

Leia mais

AGRAVO DE INSTRUMENTO N º 904.124-0/9 São Paulo Agravante: Patrícia de Carvalho Izoldi Agravado: Paulo Penido Pinto Marques

AGRAVO DE INSTRUMENTO N º 904.124-0/9 São Paulo Agravante: Patrícia de Carvalho Izoldi Agravado: Paulo Penido Pinto Marques AGRAVO DE INSTRUMENTO N º 904.124-0/9 São Paulo Agravante: Patrícia de Carvalho Izoldi Agravado: Paulo Penido Pinto Marques AÇÃO DE DESPEJO POR FALTA DE PAGAMENTO CUMULADA COM COBRANÇA DE ALUGUERES E ENCARGOS.

Leia mais

1. PETIÇÃO INICIAL RECLAMAÇÃO TRABALHISTA.

1. PETIÇÃO INICIAL RECLAMAÇÃO TRABALHISTA. 1. PETIÇÃO INICIAL RECLAMAÇÃO TRABALHISTA. Fundamento legal: Art. 840 CLT Subsidiariamente: 282 do CPC. Partes: Reclamante (autor), Reclamada (ré). Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz do Trabalho da ª Vara

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA FEDERAL

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA FEDERAL TIPO A PODER JUDICIÁRIO 22ª VARA CÍVEL FEDERAL DE SÃO PAULO AÇÃO CIVIL PÚBLICA PROCESSO N.º 0004415-54.2011.403.6100 AUTOR: MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL RÉ: AGÊNCIA NACIONAL DE SÁUDE SUPLEMENTAR - ANS REG.

Leia mais

Conteúdo: Intervenção de Terceiros: Conceitos, Classificação e Espécies.

Conteúdo: Intervenção de Terceiros: Conceitos, Classificação e Espécies. Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Processo Civil / Aula 12 Professor: Edward Carlyle Conteúdo: Intervenção de Terceiros: Conceitos, Classificação e Espécies. Litisconsórcio (cont.) Litisconsortes

Leia mais

ARTIGO: Efeitos (subjetivos e objetivos) do controle de

ARTIGO: Efeitos (subjetivos e objetivos) do controle de ARTIGO: Efeitos (subjetivos e objetivos) do controle de constitucionalidade Luís Fernando de Souza Pastana 1 RESUMO: há diversas modalidades de controle de constitucionalidade previstas no direito brasileiro.

Leia mais

Modelo de Contrato de Prestação de Serviços de Consultoria

Modelo de Contrato de Prestação de Serviços de Consultoria Modelo de Contrato de Prestação de Serviços de Consultoria Contrato de locação de serviços que entre si fazem (nome e qualificação de quem está contratando: natureza ou profissão, endereço e dados como

Leia mais

Copyright Proibida Reprodução.

Copyright Proibida Reprodução. PROCEDIMENTO PADRÃO PERÍCIA AMBIENTAL Prof. Éder Responsabilidade Clementino dos civil Santos INTRODUÇÃO BRASIL: Perícia Ambiental É um procedimento utilizado como meio de prova; Fornecimento de subsídios

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL MINUTA DE JULGAMENTO FLS. *** SEGUNDA TURMA ***

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL MINUTA DE JULGAMENTO FLS. *** SEGUNDA TURMA *** TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL MINUTA DE JULGAMENTO FLS. *** SEGUNDA TURMA *** ANOTAÇÕES: JUST.GRAT. 95.03.010267-7 233069 AC-SP PAUTA: 13/03/2007 JULGADO: 13/03/2007 NUM. PAUTA: 00050 SANTOS RELATOR: DES.FED.

Leia mais

Poder Judiciário Tribunal Regional Federal da 5ª Região Gabinete do Desembargador Federal Rogério Fialho Moreira

Poder Judiciário Tribunal Regional Federal da 5ª Região Gabinete do Desembargador Federal Rogério Fialho Moreira RELATOR: DESEMBARGADOR FEDERAL ROGÉRIO FIALHO MOREIRA RELATÓRIO Trata-se de apelação interposta pelo INSS (fls. 83/90), em face da sentença (fls. 79/80), que julgou procedente o pedido de aposentadoria

Leia mais

PARCELAMENTO DE TRIBUTOS FEDERAIS REFIS DA COPA

PARCELAMENTO DE TRIBUTOS FEDERAIS REFIS DA COPA PARCELAMENTO DE TRIBUTOS FEDERAIS REFIS DA COPA INTRODUÇÃO Após a mobilização de vários setores da economia juntamente com as proposições formuladas pelo Congresso Nacional, foi publicada a Lei 12.996/2014,

Leia mais

EXMO. JUIZ DO TRABALHO DA VARA DO TRABALHO DE

EXMO. JUIZ DO TRABALHO DA VARA DO TRABALHO DE EXMO. JUIZ DO TRABALHO DA VARA DO TRABALHO DE José, nacionalidade, estado civil, profissão, RG, CPF, CTPS, PIS, residente e domiciliado na, vem, respeitosamente, perante V. Exa., por meio de seu advogado,

Leia mais

REGULAMENTO. Capítulo I Disposições gerais

REGULAMENTO. Capítulo I Disposições gerais REGULAMENTO DO CENTRO DE ARBITRAGEM VOLUNTÁRIA INSTITUCIONALIZADA DO INSTITUTO DOS VALORES MOBILIÁRIOS Capítulo I Disposições gerais Artigo 1º O presente Regulamento aplica-se às arbitragens que decorram

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO Registro: 2013.0000209289 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 0017770-14.2003.8.26.0224, da Comarca de Guarulhos, em que é apelante/apelado HSBC SEGUROS ( BRASIL ) S/A, são

Leia mais

Orçamento Padrão. Introdução. Objeto

Orçamento Padrão. Introdução. Objeto Introdução Objeto Orçamento Padrão Nossa base de preços foi elaborada considerando o fato de que os pedidos de registros protocolados à partir de 2007 deverão ser analisados em 3-5 anos. A definição do

Leia mais

SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL

SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL PORTARIA CONJUNTA Nº 900, DE 19 DE JULHO DE 2002. Disciplina o pagamento ou parcelamento de débitos de que trata o art. 11 da Medida Provisória nº 38, de 14 de maio de 2002.

Leia mais

COMPLEXO EDUCACIONAL DAMÁSIO DE JESUS EXAME DA OAB 2011.2 2ª FASE DIREITO DO TRABALHO AULA AÇÃO RESCISÓRIA E AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO

COMPLEXO EDUCACIONAL DAMÁSIO DE JESUS EXAME DA OAB 2011.2 2ª FASE DIREITO DO TRABALHO AULA AÇÃO RESCISÓRIA E AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO COMPLEXO EDUCACIONAL DAMÁSIO DE JESUS EXAME DA OAB 2011.2 2ª FASE DIREITO DO TRABALHO AULA AÇÃO RESCISÓRIA E AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO I) AÇÃO RESCISÓRIA ESTRUTURA DA AÇÃO RESCISÓRIA 1. Endereçamento

Leia mais

18. Convenção sobre o Reconhecimento dos Divórcios e das Separações de Pessoas

18. Convenção sobre o Reconhecimento dos Divórcios e das Separações de Pessoas 18. Convenção sobre o Reconhecimento dos Divórcios e das Separações de Pessoas Os Estados signatários da presente Convenção, Desejando facilitar o reconhecimento de divórcios e separações de pessoas obtidos

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO Atualizado até 13/10/2015 RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO NOÇÕES INTRODUTÓRIAS Quando se fala em responsabilidade, quer-se dizer que alguém deverá

Leia mais

(continuação) Moderna (Didier): questões de admissibilidade ao julgamento do mérito e questões de mérito.

(continuação) Moderna (Didier): questões de admissibilidade ao julgamento do mérito e questões de mérito. Turma e Ano: Direito Público I (2013) Matéria / Aula: Processo Civil / Aula 23 Professor: Edward Carlyle Monitora: Carolina Meireles (continuação) Objeto da Cognição (conhecimento do juiz) Teoria tradicional:

Leia mais

SEGUNDA PROVA ESCRITA DISCURSIVA SENTENÇA CÍVEL

SEGUNDA PROVA ESCRITA DISCURSIVA SENTENÇA CÍVEL SEGUNDA PROVA ESCRITA DISCURSIVA SENTENÇA CÍVEL Nesta prova, faça o que se pede, usando os espaços para rascunho indicados no presente caderno. Em seguida, transcreva o texto para o CADERNO DE TEXTO DEFINITIVO

Leia mais

TURMA REGIONAL DE UNIFORMIZAÇÃO DE JURISPRUDÊNCIA - TRUJ

TURMA REGIONAL DE UNIFORMIZAÇÃO DE JURISPRUDÊNCIA - TRUJ Página 1 de 8 PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL - 5a. REGIÃO Cais do Apolo, s/n - Edifício Ministro Djaci Falcão, 15o. Andar - Bairro do Recife - Recife - PE TURMA REGIONAL DE UNIFORMIZAÇÃO DE

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO PEÇA PROFISSIONAL A administração pública local desencadeou procedimento licitatório, na modalidade de tomada de preços, tendo por objeto a construção de uma ponte de 28 metros.

Leia mais

LABORATÓRIO 3. VI EXAME DE ORDEM UNIFICADO 2ª FASE DIREITO DO TRABALHO LABORATÓRIO 3 PROFA. Maria Eugênia Conde @mageconde.

LABORATÓRIO 3. VI EXAME DE ORDEM UNIFICADO 2ª FASE DIREITO DO TRABALHO LABORATÓRIO 3 PROFA. Maria Eugênia Conde @mageconde. Caso Prático Emerson Lima propôs reclamação trabalhista, pelo rito ordinário, em face de Rancho dos Quitutes, alegando que trabalhava como atendente em uma loja de conveniência localizada em um posto de

Leia mais

41,14'1 ti. tha. ojlnt. Poder Judiciário do Estado da Paraíba Tribunal de Justiça ACÓRDÃO

41,14'1 ti. tha. ojlnt. Poder Judiciário do Estado da Paraíba Tribunal de Justiça ACÓRDÃO . - - 41,14'1 ti tha ojlnt Poder Judiciário do Estado da Paraíba Tribunal de Justiça ACÓRDÃO APELAÇÃO CÍVEL N 200.2007.792.417-9/001 João Pessoa RELATOR: Miguel de Britto Lyra Filho, Juiz de Direito Convocado

Leia mais

TABELA DE RESPOSTA DAS QUESTÕES OBJETIVAS (questões 1 a 5) Respostas. a b c d e

TABELA DE RESPOSTA DAS QUESTÕES OBJETIVAS (questões 1 a 5) Respostas. a b c d e CURSO: Direito DISCIPLINA: Execução Trabalhista e Procedimentos Especiais DATA: 29/05/2013 PROF.: Marcelo Gerard AVALIAÇÃO - NP2 Constam desta avaliação 6 (seis) questões, no valor de um ponto cada. As

Leia mais

Escola de Ciências Jurídicas-ECJ

Escola de Ciências Jurídicas-ECJ Execuções para entrega de coisa, das obrigações de fazer e insolvência civil Sumário Execução para entrega de coisa, características, modalidades e fundamentação legal Execução para entrega de coisa certa:

Leia mais

Marco Civil da Internet

Marco Civil da Internet Marco Civil da Internet Tendências em Privacidade e Responsabilidade Carlos Affonso Pereira de Souza Professor da Faculdade de Direito da UERJ Diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS) @caffsouza

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº DE 2011

PROJETO DE LEI Nº DE 2011 PROJETO DE LEI Nº DE 2011 Altera a Lei nº 8.137, de 27 de dezembro de 1990, a Lei 8.666, de 21 de junho de 1993 e a Lei nº 8.884, de 11 de junho de 1994. O CONGRESSO NACIONAL decreta: Art. 1º O art. 4º

Leia mais

NÚCLEO PREPARATÓRIO DE EXAME DE ORDEM

NÚCLEO PREPARATÓRIO DE EXAME DE ORDEM ENDEREÇAMENTO E QUALIFICAÇÃO EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA... VARA DO TRABALHO DE... A, estado civil..., profissão..., portador do RG nº..., inscrito no CPF nº..., portador da CTPS..., série...,

Leia mais

Direito Processual Civil III

Direito Processual Civil III Direito Processual Civil III»Aula 7 Petição Inicial Pedido parte 1 Petição Inicial Pedido VI Petição inicial Pedido 1 Petição inicial - sem a petição inicial não se estabelece a relação processual tem

Leia mais

Classificação dos Créditos. Profª. MSc. Maria Bernadete Miranda

Classificação dos Créditos. Profª. MSc. Maria Bernadete Miranda Classificação dos Créditos Declarações de Crédito A falência, é um processo de execução coletiva. A sentença declaratória da falência instaura um verdadeiro concurso de credores, por força da vis attractiva

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA AJUIZAR AÇÃO DE RECUPERAÇÃO DE PERDAS NO FGTS

PROCEDIMENTOS PARA AJUIZAR AÇÃO DE RECUPERAÇÃO DE PERDAS NO FGTS PROCEDIMENTOS PARA AJUIZAR AÇÃO DE RECUPERAÇÃO DE PERDAS NO FGTS O Sindicato dos Administradores, dando continuidade aos procedimentos para ajuizar ação judicial contra a Caixa Econômica Federal, na Justiça

Leia mais

TURMA RECURSAL ÚNICA J. S. Fagundes Cunha Presidente Relator

TURMA RECURSAL ÚNICA J. S. Fagundes Cunha Presidente Relator RECURSO INOMINADO Nº 2006.3281-7/0, DO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL DA COMARCA DE FAZENDA RIO GRANDE RECORRENTE...: EDITORA ABRIL S/A RECORRIDO...: RAFAELA GHELLERE DAL FORNO RELATOR...: J. S. FAGUNDES CUNHA

Leia mais

PARCELAMENTO TRIBUTÁRIO

PARCELAMENTO TRIBUTÁRIO PARCELAMENTO TRIBUTÁRIO Depósitos Judiciais (REsp. 1.251.513/PR) e a conversão do depósito pela Fazenda Pública José Umberto Braccini Bastos umberto.bastos@bvc.com.br CTN ART. 151 o depósito é uma das

Leia mais