Aula 04. Capítulo II Das respostas do réu

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Aula 04. Capítulo II Das respostas do réu"

Transcrição

1 Aula 04 Capítulo II Das respostas do réu Prof. Diego Fillipe No módulo anterior (aula 03), foram tecidas considerações relativas aos aspectos práticos da peça de contestação, com a inserção de questões pertinentes ao tema e casos práticos para elaboração. É chegado o momento do estudo das exceções rituais, quais sejam: de incompetência, de suspeição e impedimento. Sem delongas, ao trabalho! 3 Das exceções (artigos 304 a 314, CPC) Enquanto a contestação é a defesa do réu adequada para se combater o mérito da pretensão do autor e também alguns vícios processuais (artigo 301, CPC), as exceções previstas pelo Código de Processo Civil (artigos 304 a 314) constituem uma espécie de resposta, cuja finalidade é a alegação de incompetência territorial do juízo para julgamento da demanda (exceção de incompetência relativa) ou de parcialidade do juiz (exceções de suspeição e impedimento). Buscando a obtenção da melhor didática, o estudo das exceções será dividido em três momentos. Em um momento inicial, será feita a abordagem das noções gerais a respeito das exceções; em seguida, cada modalidade de exceção será estudada de maneira individualizada; e, ao final, serão tecidos comentários sobre a elaboração prática das exceções. Ao trabalho! 3.1 Noções gerais (artigos 304 a 306, CPC) As exceções ora tratadas devem ser entendidas como instrumentos criados pelo Código de Processo Civil para que as partes possam combater três situações específicas: a incompetência relativa do juízo; a suspeição do juiz; e, o impedimento do juiz.

2 O tratamento das exceções pelo Código de Processo Civil se dá em três momentos distintos. Inicialmente, nos artigos 304 a 306, é feita a abordagem das questões aplicáveis a todas as exceções, ou seja, as noções gerais; em seguida, nos artigos 307 a 311, ocorre a abordagem das peculiaridades da exceção de incompetência relativa; e, por último, são tratadas conjuntamente as exceções de suspeição e impedimento do juízo. Vale lembrar também a nomenclatura utilizada para se referir às partes no procedimento das exceções. A parte ativa da exceção é chamada de excipiente; e a passiva, de excepto. Neste momento inicial, o presente trabalho se aterá a uma análise pormenorizada dos artigos 304 a 306, que é objeto de intensas críticas doutrinárias. Por uma questão de ordem didática, segue abaixo a redação dos dispositivos em voga: Art É lícito a qualquer das partes arguir, por meio de exceção, a incompetência (art. 112), o impedimento (art. 134) ou a suspeição (art. 135). Art Este direito pode ser exercido em qualquer tempo, ou grau de jurisdição, cabendo à parte oferecer exceção, no prazo de 15 (quinze) dias, contado do fato que ocasionou a incompetência, o impedimento ou a suspeição. Parágrafo único. Na exceção de incompetência (art. 112 desta Lei), a petição pode ser protocolizada no juízo de domicílio do réu, com requerimento de sua imediata remessa ao juízo que determinou a citação. (Incluído pela Lei , de 2006.) Art Recebida a exceção, o processo ficará suspenso (art. 265, III), até que seja definitivamente julgada. Segundo a doutrina majoritária, existem diversos erros nos dispositivos acima. E eles serão individualmente identificados e tratados, dados os efeitos práticos decorrentes da correta interpretação que deve ser dedicada aos artigos em comento. Na abordagem dos erros contidos nos artigos 304 a 306 ora tratados, a presente obra se utilizará da sistemática trazida pelo professor Daniel Amorim Assumpção Neves em seu Manual de Direito Processual Civil. 1 1 NEVES, Daniel Amorim Assumpção. Manual de Direito Processual Civil. 4ª ed. rev., atual. e ampl. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: Método, 2012.

3 3.1.1 Da legitimidade para alegação das exceções O primeiro equívoco pode ser encontrado na redação do artigo 304 do CPC. O aludido dispositivo afirma ser lícito a qualquer das partes arguir, por meio da exceção, a incompetência, o impedimento, ou a suspeição. Na realidade, não é bem assim. De fato, as exceções de suspeição e incompetência podem ser arguidas tanto pelo autor quanto pelo réu, uma vez que nem um nem outro podem escolher o juiz que apreciará a demanda. Todavia, o autor não possui legitimidade para a arguição da incompetência territorial, e por um motivo lógico, em função da preclusão operada quando do ajuizamento da demanda em foro territorialmente incompetente. Desta forma, ao contrário do que consta na redação literal do artigo 304, somente o réu é parte legítima para a arguição da exceção de incompetência territorial. Já por outro lado, as exceções de suspeição e de impedimento, de fato, podem ser oferecidas tanto pelo autor quanto pelo réu. Para tornar mais didática a análise da legitimidade, basta que seja observado o quadro que segue abaixo: Tipo de exceção Incompetência Suspeição Impedimento Legitimidade ativa Somente o réu Autor e réu Autor e réu Do prazo para a alegação das exceções O artigo 305, caput, do Código de Processo Civil, estabelece que o direito de excepcionar pode ser exercido a qualquer tempo, ou grau de jurisdição, cabendo à parte oferecer exceção, no prazo de 15 (quinze) dias, contado do fato que ocasionou a incompetência, o impedimento ou a suspeição. Perceba que o dispositivo em apreço permite a apresentação da exceção em qualquer momento do processo e no prazo de 15 (quinze) dias, contados do fato ensejador da exceção.

4 Os equívocos são vários. Existem neste ponto algumas considerações a serem feitas sobre cada uma das modalidades de exceção. Em relação à exceção de incompetência, ela não pode ser apresentada em qualquer momento do processo, mas apenas durante o prazo de resposta do réu e antes da apresentação de qualquer outra defesa, que não será necessariamente de 15 (quinze) dias como estabelece o artigo 305. Por exemplo, no rito comum sumário a defesa deverá ser apresentada na audiência de conciliação, conforme determinação do artigo 278, CPC. Pode ainda a exceção ser apresentada no prazo em quádruplo, que é atribuído à Fazenda Pública para apresentação da contestação. Outro exemplo é o prazo dobrado para os litisconsortes que tenham procuradores diversos, segundo entendimento do STJ. 2 Em razão do que foi explicado, fica clara a impossibilidade de alegação da exceção de incompetência em qualquer grau de jurisdição, uma vez que se não for alegada pelo réu no momento oportuno haverá a prorrogação da competência. Prosseguindo: a exceção de impedimento não fica adstrita ao prazo de 15 (quinze) dias estabelecido pelo artigo 305 ora estudado, isso porque a parcialidade do juiz decorrente de impedimento é questão de ordem pública, ensejadora de nulidade absoluta, podendo até mesmo ensejar o ajuizamento de ação rescisória, nos termos do artigo 485, II, do Código de Processo Civil. 3 Em outras palavras, não há prazo para a arguição do impedimento do magistrado, vez que se trata de questão de ordem pública. Assim, o prazo de 15 (quinze) dias previsto pelo dispositivo trabalhado possui aplicabilidade apenas em relação à arguição da suspeição do juiz, conforme entendimento do STJ. 4 Mais uma vez, com a finalidade de tornar mais didático o estudo do prazo para arguição das exceções, basta que seja observado o quadro que segue: 2 Informativo 331, STJ. 3 Art. 485, CPC. A sentença de mérito, transitada em julgado, pode ser rescindida quando: (...) II proferida por juiz impedido ou absolutamente incompetente. 4 STJ, REsp /RO, 5ª turma, rel. Min. Arnaldo Esteves Lima. Julgamento em 11/04/2006.

5 Tipo de exceção Incompetência Suspeição Impedimento Legitimidade ativa No prazo de resposta do réu e antes da apresentação de qualquer outra defesa 15 (quinze) dias após o fato ensejador da exceção Não possui prazo, por ser matéria de ordem pública Marco inicial da contagem dos prazos Dispõe o artigo 305 que o prazo para a apresentação da exceção será contado do fato que ocasionou a incompetência, a suspeição ou o impedimento. Na verdade, a contagem do prazo se inicia na data em que a parte teve ciência do fato que ocasionou a incompetência, suspeição ou impedimento. Perceba que se a contagem se iniciar a partir do fato, como determina a literalidade do artigo 305, haverá grave ofensa ao princípio do contraditório, uma vez que a ciência do fato pela parte interessada geralmente ocorre depois do transcurso dos 15 (quinze) dias. Na exceção de incompetência, por exemplo, o fato que ocasiona a incompetência territorial é o ajuizamento da demanda, todavia o réu somente terá conhecimento desta situação quando for devidamente citado, o que, muitas das vezes, ocorre mais de 15 (quinze) dias depois do ajuizamento. Na exceção de suspeição, por exemplo, a aplicação da redação literal do dispositivo ensejaria graves consequências. Suponha que no dia 10 de janeiro um determinado juiz tenha recebido um presente de uma das partes (fato este ensejador de fundada suspeição artigo 135, CPC), todavia a outra parte só toma conhecimento desta situação em maio. Pela interpretação literal, o prazo para excepcionar o juiz teria se esgotado no dia 25 de janeiro. Por isso, a contagem do prazo se inicia a partir da data em que a parte tomou conhecimento do fato ensejador da exceção.

6 3.1.4 Marco inicial da suspensão do procedimento principal Dispõe o artigo 306 que o procedimento principal ficará suspenso com o recebimento da exceção pelo juiz. Todavia, não deve ocorrer desta maneira. A suspensão do procedimento principal deve ocorrer com a mera apresentação da exceção, a partir da data do seu protocolo. Existem consequências práticas dessa distinção. Suponha que a exceção de incompetência tenha sido protocolada no décimo dia para apresentação de resposta, de 15 (quinze) disponíveis. Levando-se em consideração que o recebimento ocorre com o despacho do juiz, o lapso temporal entre o protocolo e o recebimento pode fazer com que o prazo para apresentação de defesa se extinga Da suspensão parcial do processo O artigo 306 ainda estabelece que o processo ficará suspenso até o julgamento da exceção. Ocorre que a exceção faz parte do processo, e ela tramitará. Ou seja, somente o procedimento principal ficará suspenso, de modo que a suspensão é apenas parcial Do momento final da suspensão Dispõe também o artigo 306 que o procedimento principal ficará suspenso até que a exceção seja definitivamente julgada. Mas não é assim que a jurisprudência interpreta o dispositivo. A exceção de incompetência é decidida por decisão interlocutória, atacável por agravo de instrumento (recurso não dotado de efeito suspensivo), enquanto as exceções de suspeição e impedimento são julgadas por acórdão, que pode ser combatido por recurso especial ou extraordinário, a depender do caso. Perceba que aguardar o julgamento definitivo da exceção poderia acabar por inviabilizar o procedimento principal, dada a morosidade judicial. Assim, o Superior Tribunal de Justiça entende que o procedimento principal ficará suspenso apenas até o julgamento da exceção pelo juiz de primeiro grau, na exceção

7 de incompetência, ou da prolação do acórdão, nas exceções de suspeição e impedimento, retornando seu trâmite após este momento. 3.2 Da exceção de incompetência (artigos 307 a 311, CPC) A exceção de incompetência relativa (territorial) é o instrumento que o réu detém para buscar a remessa do processo para o juízo competente segundo as regras do processo civil. Há dois tipos de incompetência: a absoluta e a relativa. A incompetência absoluta, fundada no interesse público e inderrogável, compreende a competência em razão da matéria e em razão da função, 5 gera nulidade absoluta do processo, por isso pode ser reconhecida de ofício pelo juiz, alegada em sede de preliminar na contestação, ou, ainda, em qualquer momento do processo, não havendo a necessidade de arguição por meio da exceção. Já a incompetência relativa (territorial) é fundada no interesse das partes e derrogável, gerando nulidade relativa do processo, devendo, desta forma, ser alegada pela parte que se sentir prejudicada no primeiro momento em que lhe couber falar nos autos, 6 sob pena de prorrogação da competência. O instrumento adequado para a arguição desta modalidade é a exceção de incompetência ora tratada Legitimidade para arguição Conforme já trabalhado no tópico deste trabalho, a legitimidade para arguir a exceção de incompetência territorial é apenas do réu, uma vez que a possibilidade de o autor optar pela competência territorial é exercida com o ajuizamento da petição inicial. Observe: 5 TARTUCE, Fernanda; DELLORE, Luiz; MARIN, Marco Aurélio. Manual de Prática Civil. 8ª ed. São Paulo: Método, Art. 245, CPC. A nulidade dos atos deve ser alegada na primeira oportunidade em que couber à parte falar nos autos, sob pena de preclusão.

8 Excipiente Réu Excepto Autor Prazo para arguição Conforme já foi tratado, não obstante o artigo 305 estabeleça o prazo de 15 (quinze) dias, esta deverá ser arguida no prazo de resposta do réu, concomitantemente (no mesmo dia) ou antes da apresentação de qualquer outra modalidade de defesa. Isso porque a incompetência territorial é vício ensejador de nulidade relativa, que deve ser alegado no primeiro momento que couber à parte falar nos autos, sob pena de preclusão, conforme o artigo 245 do Código de Processo Civil Forma e conteúdo Em relação à forma, a exceção de incompetência deverá ser apresentada em petição autônoma, conforme a redação do artigo 307 do Código de Processo civil. 7 Já no que diz respeito ao conteúdo, a lei exige que a petição da exceção seja fundamentada e devidamente instruída, indicando o juízo para o qual declina a competência. Desse modo, fica claro que o excipiente deverá expor os fatos e fundamentos pelos quais entende pertencer a competência a outro juízo, além da indicação daquele que seria o juízo competente. Ao final, é fundamental que o excipiente requeira a prática dos atos procedimentais previstos pelos artigos 307 a 311 e pleiteie a declaração de incompetência do juízo em que a demanda tramita, e também que os autos sejam remetidos ao juízo competente. 7 Art. 307, CPC. O excipiente argüirá a incompetência em petição fundamentada e devidamente instruída, indicando o juízo para o qual declina.

9 3.2.4 Procedimento Antes de tudo, vale mencionar que a exceção tramitará apensada aos autos principais, conforme redação da parte final do artigo 299, CPC. 8 O trâmite processual da exceção de incompetência é simplificado, bastando a análise dos artigos 308 a 311 do Código de Processo Civil, que seguem abaixo transcritos: Art Conclusos os autos, o juiz mandará processar a exceção, ouvindo o excepto dentro em 10 (dez) dias e decidindo em igual prazo. Art Havendo necessidade de prova testemunhal, o juiz designará audiência de instrução, decidindo dentro de 10 (dez) dias. (Redação dada pela Lei 5.925, de 1/10/1973.) Art O juiz indeferirá a petição inicial da exceção, quando manifestamente improcedente. (Redação dada pela Lei 5.925, de 1/10/1973.) Art Julgada procedente a exceção, os autos serão remetidos ao juiz competente. Para tornar mais didático o estudo, segue abaixo o esquema que representa o trâmite da exceção: Passo 1 Passo 2 Momento de arguição da exceção de incompetência (o juiz poderá indeferir quando for manifestamente improcedente). Oitiva do excepto no prazo de 10 (dez) dias (poderá haver a marcação de audiência de instrução quando houver a necessidade de oitiva de testemunhas). Final Decisão no prazo de dez dias (natureza de decisão interlocutória). É interessante observar que a Lei /06 acrescentou parágrafo único ao artigo 305, 9 permitindo que a exceção de incompetência seja protocolizada no juízo de 8 Art A contestação e a reconvenção serão oferecidas simultaneamente, em peças autônomas; a exceção será processada em apenso aos autos principais. 9 Art. 305, parágrafo único, CPC. Na exceção de incompetência (art. 112 desta Lei), a petição pode ser protocolizada no juízo de domicílio do réu, com requerimento de sua imediata remessa ao juízo que determinou a citação. (Incluído pela Lei , de 2006.)

10 domicílio do réu, com requerimento de sua imediata remessa ao juízo que determinou a citação. A elogiável reforma teve como objetivo facilitar a defesa do réu, uma vez que deslocarse até o juízo de ajuizamento da demanda poderia ser muito dispendioso, prejudicando o exercício do direito de defesa Considerações práticas: passo a passo da petição da exceção de incompetência Nesse momento, será realizado um breve roteiro com o passo a passo para a elaboração da petição da exceção de incompetência Primeiro passo: endereçamento A exceção de incompetência deverá ser endereçada para o juízo em que a demanda tramita, uma vez que ele será competente para apreciá-la. A redação do endereçamento é igual àquela estudada no tópico 2.3.1, que trata da contestação, devendo haver seu completo preenchimento, inclusive com a indicação do juízo Segundo passo: indicação do processo Assim como na contestação (tópico deste trabalho), a exceção também deverá indicar o processo ao qual se refere. A redação da indicação do processo é idêntica à da contestação Terceiro passo: preâmbulo da exceção (qualificação do excipiente + qualificação e endereço do advogado + identificação da peça de defesa (exceção de incompetência) + referência ao juízo demanda excepto) Assim como ocorre na petição inicial e na contestação, o preâmbulo é o momento em que ocorre a identificação da exceção de incompetência territorial, com a indicação do excipiente, do seu advogado, do excepto, do juízo combatido e o nome da peça apresentada.

11 Em função de a redação do preâmbulo ser um pouco diferente daquela da petição inicial e da contestação, por questão de ordem didática, segue abaixo exemplo de como escrever esta parte da peça. Vide o modelo: EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE BELO HORIZONTE, MINAS GERAIS. (encaminhar para o mesmo juízo da petição inicial) Processo número: NOME DO RÉU, nacionalidade..., estado civil..., profissão..., naturalidade.../uf, data de nascimento..., filiação..., portador da cédula de identidade número..., expedida, inscrito no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) do Ministério da Fazenda sob o número..., residente e domiciliado na rua..., número..., bairro..., em cidade/uf..., CEP..., por meio do seu Advogado..., OAB número..., mandato incluso, com escritório profissional situado na rua..., número..., bairro..., em cidade/uf..., CEP..., onde deverá receber as intimações, vem, respeitosamente perante este juízo, arguir: EXCEÇÃO DE INCOMPETÊNCIA Desse respeitável juízo, na ação de cobrança ajuizada por NOME DO AUTOR, já devidamente qualificado, com base nos fatos e fundamentos jurídicos expostos em seguida. (...) Apenas a título de observação, a utilização do termo arguir se mostra adequada em função da redação do artigo 307 do Código de Processo Civil, no qual fica estabelecido que o excipiente arguirá a incompetência....

12 Quarto passo: exposição do fato ensejador da incompetência Nesse momento, é adequada a abertura de um tópico denominado Dos fatos, no qual o excipiente discorrerá a respeito do fato que ensejou a incompetência, que será o ajuizamento da demanda no foro diverso daquele que a lei determina. Não há maior dificuldade na elaboração deste tópico, bastando ao excipiente demonstrar que o autor demandou em juízo incompetente, além, é claro, de indicar o foro ao qual entende competir o julgamento da ação. Aqui, da mesma forma que na petição inicial, o texto pode seguir a estrutura Relação Evento Conclusão. 10 A relação existente entre excipiente e excepto será caracterizada pela posição de autor e réu que ocupam na ação ajuizada. Perceba: a relação na exceção não se refere ao direito material afirmado pelo demandante, mas sim a posição de membros do processo principal. Já o evento a ser demonstrado é o fato ensejador da incompetência territorial, que é caracterizado pelo ajuizamento da demanda em foro diverso daquele determinado por lei. Por fim, o excipiente deverá concluir os fatos expondo para o Poder Judiciário suas pretensões com a arguição da exceção, quais sejam: a declaração da incompetência do foro onde a demanda foi ajuizada; e a remessa dos autos para o foro competente. Para maiores esclarecimentos, segue exemplo de redação do tópico referente aos fatos. (...) Desse respeitável juízo, na ação de cobrança ajuizada por NOME DO AUTOR, já devidamente qualificado, com base nos fatos e fundamentos jurídicos expostos em seguida. 1 Dos fatos 1.1 No dia de de, NOME DO AUTOR ajuizou em face de NOME DO RÉU ação de cobrança a que se refere esta exceção. (Relação) 10 Vide tópico deste trabalho.

13 1.2 A demanda foi proposta perante a comarca de Belo Horizonte, onde reside o autor, sendo posteriormente distribuída para sua 17ª Vara Cível. (Evento) Todavia a demanda em apreço é fundada em direito exclusivamente pessoal e, em função disto, deveria ter sido proposta no foro de domicílio do réu, que é a comarca de Ipatinga, Minas Gerais. (Evento) Desta forma, a comarca de Belo Horizonte é territorialmente incompetente para a apreciação da ação de cobrança em questão. (Evento) 1.3 Assim, o excipiente vem perante o Poder Judiciário pleitear a declaração de incompetência do presente juízo para o julgamento da ação de cobrança ajuizada pelo autor e a remessa dos autos para a Comarca de Ipatinga, Minas Gerais, foro de domicílio do réu. (Conclusão) (...) Quinto passo: fundamentação jurídica Nesse momento, o excipiente deverá fundamentar a modificação de competência pretendida, com a exposição da argumentação jurídica e dos dispositivos legais pertinentes. Deve o excipiente fundamentar tanto a incompetência do juízo onde a demanda foi ajuizada quanto a competência do juízo que considera competente para a apreciação da ação. Não pode o autor da exceção de incompetência se esquecer de indicar o juízo que considera competente. Para facilitar a compreensão do tema, segue exemplo de redação da fundamentação jurídica.

14 (...) Assim, o excipiente vem perante o Poder Judiciário pleitear a declaração de incompetência do presente juízo para o julgamento da ação de cobrança ajuizada pelo autor e a remessa dos autos para a Comarca de Ipatinga, Minas Gerais, foro de domicílio do réu. (Conclusão) 2 Da fundamentação jurídica 2.1 A pretensão do excipiente em ver a presente demanda remetida para o foro de seu domicílio encontra pleno respaldo no ordenamento jurídico pátrio, especialmente nas normas definidoras da competência territorial constantes no Código de Processo Civil vigente. 2.2 O artigo 94 do Código de Processo Civil é claro ao determinar que as ações fundadas em direito pessoal deverão tramitar no foro de domicílio do réu. O legislador utilizou-se das seguintes palavras no dispositivo em apreço: A ação fundada em direito pessoal e a ação fundada em direito real sobre bens móveis serão propostas, em regra, no foro do domicílio do réu. 2.3 E, como o excipiente, réu na presente demanda, é domiciliado em Ipatinga, Minas Gerais, é deste foro a competência para apreciação da ação, devendo então haver a remessa do processo e a distribuição para um dos seus juízos cíveis. O comprovante de domicílio do demandado segue anexo a esta petição. (...) Sexto passo: pedidos e requerimentos Após a exposição da causa de pedir da exceção (fatos + fundamentação jurídica), deverá o excipiente realizar os pedidos e requerimentos pertinentes ao caso concreto. Para tanto, é adequada, assim como na petição inicial e na contestação, a abertura de tópico próprio. São cabíveis na exceção de incompetência os seguintes requerimentos:

15 Requerimento de recebimento da exceção, com a consequente autuação em apenso (artigo 299, CPC); Requerimento de suspensão do procedimento principal (artigos 265, III, e 306, ambos do CPC); Requerimento de suspensão do prazo para resposta (artigo 180, CPC); Requerimento de intimação do excepto para se manifestar no prazo de 10 (dez) dias (artigo 308, CPC); Requerimento para designação de audiência de instrução e julgamento, caso o magistrado entenda ser necessária; Requerimento para produção de provas (da mesma forma como na petição inicial e na contestação). Os pedidos, referentes ao mérito da exceção, serão os seguintes: Pedido de procedência da exceção, com a declaração de incompetência do juízo onde a demanda foi ajuizada; Em caso de procedência, pede-se a remessa dos autos ao juízo competente, devidamente indicado pelo excipiente. Mais uma vez, buscando a melhor didática do ensino, segue modelo do tópico de pedidos e requerimentos na exceção de incompetência. (...) 2.3 E, como o excipiente, réu na presente demanda, é domiciliado em Ipatinga, Minas Gerais, é deste foro a competência para apreciação da ação, devendo então haver a remessa do processo e a distribuição para um dos seus juízos cíveis. O comprovante de domicílio do demandado segue anexo a esta petição. 3 Dos pedidos e requerimentos Diante dos fatos e da fundamentação jurídica apresentada, o excipiente: 3.1 Requer o recebimento da presente exceção, com a consequente autuação em apenso, conforme determina o artigo 299 do Código de Processo Civil; 3.2 Requer a suspensão do procedimento principal, conforme estabelece dos artigos 265, III e 306, ambos do Código de Processo Civil;

16 3.3 Requer a suspensão do prazo para resposta do réu, de acordo com o artigo 180, CPC; 3.4 Requer a intimação do excepto para se manifestar no prazo de 10 (dez) dias, nos termos do artigo 308, CPC; 3.5 Requer a designação de audiência de instrução e julgamento, caso o magistrado entenda ser necessária, conforme previsão do artigo 309, CPC; 3.6 Pede a procedência desta exceção, devendo ser declarada a incompetência deste juízo para a apreciação da presente demanda; 3.7 Pede, em caso de procedência da exceção, sua remessa para a comarca de Ipatinga, Minas Gerais, onde deverá ser distribuída entre um dos juízos cíveis; 3.8 Requer provar o alegado por todos os meios admitidos em direito, especialmente pela prova documental e testemunhal. (...) Sétimo passo: encerramento O encerramento ocorrerá da mesma forma que a inicial e a contestação e conterá as seguintes informações: Nestes termos, pede deferimento; Local e data; Advogado e OAB. Segue modelo de encerramento da exceção: (...) 3.8 Requer provar o alegado por todos os meios admitidos em direito, especialmente pela prova documental e testemunhal. Nestes termos, pede deferimento. Local e data. Advogado OAB

17 3.3 Das exceções de impedimento e suspeição (artigos 312 a 314, CPC) A abordagem das exceções de impedimento e suspeição será realizada de forma conjunta, seguindo a didática utilizada pelo Código de Processo Civil em seus artigos 312 a 314. Ao trabalho! Noções gerais Um dos pressupostos processuais subjetivos de validade do processo é a imparcialidade do órgão julgador. Ou seja, a demanda deve ser apreciada por juízo imparcial, sob pena de invalidação dos atos processuais praticados. Perceba: em caso de parcialidade do órgão julgador, o processo existirá, mas será inválido. Buscando evitar situações de parcialidade do órgão julgador, o legislador brasileiro positivou as causas de impedimento (artigo 134, CPC) e de suspeição (artigo 135, CPC) do magistrado, além de um procedimento específico para sua alegação (artigos 312 a 314, CPC). Os impedimentos são caracterizados por situações objetivas que indicam a imparcialidade do julgador e são previstas pelo artigo 134 do Código de Processo Civil, cuja redação segue: Art É defeso ao juiz exercer as suas funções no processo contencioso ou voluntário: I de que for parte; II em que interveio como mandatário da parte, oficiou como perito, funcionou como órgão do Ministério Público, ou prestou depoimento como testemunha; III que conheceu em primeiro grau de jurisdição, tendo-lhe proferido sentença ou decisão; IV quando nele estiver postulando, como advogado da parte, o seu cônjuge ou qualquer parente seu, consanguíneo ou afim, em linha reta; ou na linha colateral até o segundo grau; V quando cônjuge, parente, consanguíneo ou afim, de alguma das partes, em linha reta ou, na colateral, até o terceiro grau; VI quando for órgão de direção ou de administração de pessoa jurídica, parte na causa.

18 Parágrafo único. No caso do no IV, o impedimento só se verifica quando o advogado já estava exercendo o patrocínio da causa; é, porém, vedado ao advogado pleitear no processo, a fim de criar o impedimento do juiz. Presente no caso concreto qualquer das hipóteses previstas pelo dispositivo supramencionado, é defeso ao juiz exercer suas funções no processo. As causas de suspeição, por sua vez, são caracterizadas por situações subjetivas, que deverão ser comprovadas pelo excipiente, e encontram-se previstas no artigo 135 do Código de Processo Civil, abaixo transcrito: Art Reputa-se fundada a suspeição de parcialidade do juiz, quando: I amigo íntimo ou inimigo capital de qualquer das partes; II alguma das partes for credora ou devedora do juiz, de seu cônjuge ou de parentes destes, em linha reta ou na colateral até o terceiro grau; III herdeiro presuntivo, donatário ou empregador de alguma das partes; IV receber dádivas antes ou depois de iniciado o processo; aconselhar alguma das partes acerca do objeto da causa, ou subministrar meios para atender às despesas do litígio; V interessado no julgamento da causa em favor de uma das partes. Parágrafo único. Poderá ainda o juiz declarar-se suspeito por motivo íntimo. Para que haja o afastamento do julgador em razão das causas de suspeição, deverá o excipiente conseguir comprová-las de forma convincente, não bastando a mera alegação de sua existência. Vale frisar também a possibilidade de arguição da suspeição ou impedimento de outros participantes do processo, como o órgão do Ministério Público, serventuários da justiça, perito ou intérprete, conforme redação do artigo 138 do Código de Processo Civil. 11 O procedimento para esta modalidade de arguição de suspeição é previsto pelo parágrafo primeiro do mesmo dispositivo. 11 Art. 138, CPC. Aplicam-se também os motivos de impedimento e de suspeição: I ao órgão do Ministério Público, quando não for parte, e, sendo parte, nos casos previstos nos ns. I a IV do art. 135; II ao serventuário de justiça; III ao perito; IV ao intérprete. 1º A parte interessada deverá arguir o impedimento ou a suspeição, em petição fundamentada e devidamente instruída, na primeira oportunidade em que Ihe couber falar nos autos; o juiz mandará processar o incidente em separado e sem suspensão da causa, ouvindo o argüido no prazo de 5 (cinco) dias, facultando a prova quando necessária e julgando o pedido. 2º Nos tribunais caberá ao relator processar e julgar o incidente.

19 Superados os aspectos gerais, a partir desse momento será realizado o tratamento das peculiaridades das exceções de impedimento e suspeição Legitimidade para arguição Ao contrário da exceção de incompetência territorial, que pode ser alegada apenas pelo demandado, o impedimento e a suspeição podem ser alegados tanto pelo autor quanto pelo réu, uma vez que o autor pode escolher o foro onde irá demandar, mas não o juiz que irá apreciar a ação proposta. O excepto, neste caso, será o magistrado cuja parcialidade é questionada. Percebam que o polo passivo da exceção de impedimento ou suspeição não é a parte contrária na demanda, mas sim o julgador. A legitimidade pode ser observada da seguinte maneira: Excipiente Autor ou réu Excepto Julgador Prazo para arguição Não obstante o artigo 305 estabeleça o prazo de 15 (quinze) dias, contados do fato (conhecimento dele, segundo a jurisprudência e melhor doutrina) que causou o impedimento ou suspeição, para a arguição não é exatamente o que ocorre. Os prazos para arguição do impedimento e da suspeição são diferentes, explica-se. À suspeição, de fato, aplicam-se as causas previstas pelo artigo 305, devendo a parte alegar durante o lapso temporal lá estabelecido, qual seja, 15 (quinze) dias, contados do fato (do conhecimento dele, segundo a jurisprudência e melhor doutrina) que a causou. Todavia, tal prazo não se aplica aos impedimentos, que podem ser alegados até mesmo após o trânsito em julgado da sentença, por meio de ação rescisória, conforme previsão do artigo 485, II, CPC, já trabalhado. Assim, o prazo para arguição do impedimento e da suspeição pode ser observado da seguinte maneira:

20 Impedimento Não há prazo, podendo ser arguido até mesmo por ação rescisória. Suspeição Prazo de 15 (quinze) dias, contados do fato (do conhecimento dele, segundo a jurisprudência e melhor doutrina) que causou a suspeição, conforme previsto pelo artigo 305, CPC Forma e conteúdo Os requisitos de forma e conteúdo das exceções de impedimento e suspeição encontram-se previstos pelo artigo 312, CPC. 12 Assim como a incompetência, a exceção de impedimento ou suspeição deverá ser arguida em petição autônoma, que especifique o motivo pelo qual o excipiente recusa o julgador excepto, expondo uma das hipóteses previstas pelos artigos 134 e 135 do Código de Processo Civil. É adequado que o excipiente instrua a petição com os documentos comprobatórios da hipótese alegada. Caso seja necessária a produção da prova testemunhal, deverá haver a indicação do rol de testemunhas na petição da exceção arguida Procedimento O procedimento das exceções de impedimento e suspeição é previsto pelos artigos 312 a 314, CPC, que, para melhor didática, seguem abaixo transcritos: Art A parte oferecerá a exceção de impedimento ou de suspeição, especificando o motivo da recusa (arts. 134 e 135). A petição, dirigida ao juiz da causa, poderá ser instruída com documentos em que o excipiente fundar a alegação e conterá o rol de testemunhas. Art Despachando a petição, o juiz, se reconhecer o impedimento ou a suspeição, ordenará a remessa dos autos ao seu substituto legal; 12 Art A parte oferecerá a exceção de impedimento ou de suspeição, especificando o motivo da recusa (arts. 134 e 135). A petição, dirigida ao juiz da causa, poderá ser instruída com documentos em que o excipiente fundar a alegação e conterá o rol de testemunhas.

Caso prático V exame de ordem unificado

Caso prático V exame de ordem unificado Caso prático V exame de ordem unificado Em 19 de março de 2005, Agenor da Silva Gomes, brasileiro, natural do Rio de Janeiro, bibliotecário, viúvo, aposentado, residente na Rua São João Batista, n. 24,

Leia mais

OAB 2ª FASE DE DIREITO EMPRESARIAL Profª. Elisabete Vido PEÇA 01

OAB 2ª FASE DE DIREITO EMPRESARIAL Profª. Elisabete Vido PEÇA 01 OAB 2ª FASE DE DIREITO EMPRESARIAL Profª. Elisabete Vido PEÇA 01 (OAB/LFG 2009/02). A sociedade Souza e Silva Ltda., empresa que tem como objeto social a fabricação e comercialização de roupas esportivas,

Leia mais

Petição Inicial. OBS: todas as petições iniciais obedecem aos mesmos requisitos, seja ela de rito ordinário, sumário, cautelar procedimento especial.

Petição Inicial. OBS: todas as petições iniciais obedecem aos mesmos requisitos, seja ela de rito ordinário, sumário, cautelar procedimento especial. Petição Inicial A Petição inicial é a peça por meio da qual o autor provoca a atuação jurisdicional do Estado. A sua redação deverá obedecer a determinados requisitos estabelecidos no artigo 282 do CPC.

Leia mais

EXCELENTISSIMO SENHOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CIVEL DA COMARCA DO RIO DE JANEIRO-ESTADO DO RIO DE JANEIRO

EXCELENTISSIMO SENHOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CIVEL DA COMARCA DO RIO DE JANEIRO-ESTADO DO RIO DE JANEIRO EXCELENTISSIMO SENHOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CIVEL DA COMARCA DO RIO DE JANEIRO-ESTADO DO RIO DE JANEIRO RENATO GOMES, brasileiro, divorciado, dentista, residente e domiciliado na Rua dos Santos, Bairro

Leia mais

Na prática, não há distinção entre objeção substancial e processual.

Na prática, não há distinção entre objeção substancial e processual. Turma e Ano: Direito Público I (2013) Matéria / Aula: Processo Civil / Aula 22 Professor: Edward Carlyle Monitora: Carolina Meireles (continuação) Exceções No Direito Romano, exceção era no sentido amplo

Leia mais

Espelho Civil Peça Item Pontuação Fatos fundamentos jurídicos Fundamentos legais

Espelho Civil Peça Item Pontuação Fatos fundamentos jurídicos Fundamentos legais Espelho Civil Peça A peça cabível é PETIÇÃO INICIAL DE ALIMENTOS com pedido de fixação initio litis de ALIMENTOS PROVISÓRIOS. A fonte legal a ser utilizada é a Lei 5.478/68. A competência será o domicílio

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO I FUNÇÃO E CARREIRA DO ADVOGADO... 19 CAPÍTULO II - DO PROCESSO CIVIL... 39

SUMÁRIO CAPÍTULO I FUNÇÃO E CARREIRA DO ADVOGADO... 19 CAPÍTULO II - DO PROCESSO CIVIL... 39 SUMÁRIO Apresentação da Coleção...15 CAPÍTULO I FUNÇÃO E CARREIRA DO ADVOGADO... 19 1. Antecedentes históricos da função de advogado...19 2. O advogado na Constituição Federal...20 3. Lei de regência da

Leia mais

1. PETIÇÃO INICIAL RECLAMAÇÃO TRABALHISTA.

1. PETIÇÃO INICIAL RECLAMAÇÃO TRABALHISTA. 1. PETIÇÃO INICIAL RECLAMAÇÃO TRABALHISTA. Fundamento legal: Art. 840 CLT Subsidiariamente: 282 do CPC. Partes: Reclamante (autor), Reclamada (ré). Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz do Trabalho da ª Vara

Leia mais

1) (OAB137) José alienou a Antônio um veículo anteriormente adquirido de Francisco. Logo depois, Antônio foi citado em ação proposta por Petrônio, na

1) (OAB137) José alienou a Antônio um veículo anteriormente adquirido de Francisco. Logo depois, Antônio foi citado em ação proposta por Petrônio, na 1) (OAB137) José alienou a Antônio um veículo anteriormente adquirido de Francisco. Logo depois, Antônio foi citado em ação proposta por Petrônio, na qual este reivindicava a propriedade do veículo adquirido

Leia mais

OBJETO DA PERÍCIA INADMISSIBILIDADE DA PERÍCIA. artigo 145 do CPC:

OBJETO DA PERÍCIA INADMISSIBILIDADE DA PERÍCIA. artigo 145 do CPC: Aulas Completas a partir de 10 de Agosto 2011, a saber: 1 Perícia (Continuação) 2 Prova Pericial 3 Perito 4 Inspeção judicial OBJETO DA PERÍCIA artigo 145 do CPC: Quando a prova do fato depender de conhecimento

Leia mais

4. AÇÃO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS

4. AÇÃO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS 4. AÇÃO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS 4.1 Conceito - O que é a ação de prestação de contas? 4.2 Ação de dar e ação de exigir contas - A quem compete esta ação? - Trata-se de uma ação dúplice? - Ação de dar contas

Leia mais

Peça prático-profissional

Peça prático-profissional Peça prático-profissional Marilza assinou 5 notas promissórias, no valor de R$ 1.000,00 cada uma, para garantir o pagamento de um empréstimo tomado de uma factoring chamada GBO Ltda. Recebeu na data de

Leia mais

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL XVII EXAME DE ORDEM UNIFICADO

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL XVII EXAME DE ORDEM UNIFICADO PADRÃO DE RESPOSTA - PEÇA PROFISSIONAL A sociedade empresária XYZ Ltda., citada em execução fiscal promovida pelo município para a cobrança de crédito tributário de ISSQN, realizou depósito integral e

Leia mais

Art. 22 NCPC. Compete, ainda, à autoridade judiciária brasileira processar e julgar as ações:

Art. 22 NCPC. Compete, ainda, à autoridade judiciária brasileira processar e julgar as ações: 1. Jurisdição internacional concorrente Art. 22 NCPC. Compete, ainda, à autoridade judiciária brasileira processar e julgar as ações: I de alimentos, quando: a) o credor tiver domicílio ou residência no

Leia mais

A propositura da ação vincula apenas o autor e o juiz, pois somente com a citação é que o réu passa a integrar a relação jurídica processual.

A propositura da ação vincula apenas o autor e o juiz, pois somente com a citação é que o réu passa a integrar a relação jurídica processual. PROCESSO FORMAÇÃO, SUSPENSÃO E EXTINÇÃO DO FORMAÇÃO DO PROCESSO- ocorre com a propositura da ação. Se houver uma só vara, considera-se proposta a ação quando o juiz despacha a petição inicial; se houver

Leia mais

REGULAMENTO DE ARBITRAGEM Câmara de Arbitragem Digital CAD. CAPÍTULO I. Sujeição ao Presente Regulamento e Princípios

REGULAMENTO DE ARBITRAGEM Câmara de Arbitragem Digital CAD. CAPÍTULO I. Sujeição ao Presente Regulamento e Princípios REGULAMENTO DE ARBITRAGEM Câmara de Arbitragem Digital CAD CAPÍTULO I. Sujeição ao Presente Regulamento e Princípios Art. 1º. As partes que avençarem, mediante convenção de arbitragem, submeter qualquer

Leia mais

XV Exame de Ordem 2ª Fase OAB Civil - ProfessorAoVivo Qual a peça Juquinha? Prof. Darlan Barroso

XV Exame de Ordem 2ª Fase OAB Civil - ProfessorAoVivo Qual a peça Juquinha? Prof. Darlan Barroso XV Exame de Ordem 2ª Fase OAB Civil - ProfessorAoVivo Qual a peça Juquinha? Prof. Darlan Barroso 2ª Fase OAB - Civil Juquinha Junior, representado por sua genitora Ana, propôs ação de investigação de paternidade

Leia mais

1. RECURSO DE APELAÇÃO

1. RECURSO DE APELAÇÃO 1. RECURSO DE APELAÇÃO 1. 1 HIPÓTESES DE CABIMENTO - Sentença condenatória. - Sentença absolutória. - Sentença de absolvição sumária no âmbito do Tribunal do Júri, nos termos do art. 415 do CPP. - Decisão

Leia mais

PEDIDO DE VISTA NA INDICAÇÃO Nº 022/2012, RELATIVA AO PROJETO DE LEI Nº 2963/11, DE RELATORIA DO DR. IVAN NUNES FERREIRA.

PEDIDO DE VISTA NA INDICAÇÃO Nº 022/2012, RELATIVA AO PROJETO DE LEI Nº 2963/11, DE RELATORIA DO DR. IVAN NUNES FERREIRA. PEDIDO DE VISTA NA INDICAÇÃO Nº 022/2012, RELATIVA AO PROJETO DE LEI Nº 2963/11, DE RELATORIA DO DR. IVAN NUNES FERREIRA. VOTO DE VISTA: FAUZI AMIM SALMEM PELA APROVAÇÃO DO RELATÓRIO, COM AS SEGUINTES

Leia mais

PADRÃO DE RESPOSTA PEÇA PROFISSIONAL

PADRÃO DE RESPOSTA PEÇA PROFISSIONAL PEÇA PROFISSIONAL Deve-se redigir recurso de apelação endereçado ao juiz de direito da 3.ª Vara Cível de Patos de Minas MG, formular pedido para recebimento da apelação no duplo efeito e remessa dos autos

Leia mais

PARECER Nº, DE 2011. RELATOR: Senador LUIZ HENRIQUE

PARECER Nº, DE 2011. RELATOR: Senador LUIZ HENRIQUE PARECER Nº, DE 2011 Da COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS, sobre o Projeto de Lei do Senado nº 244, de 2011, do Senador Armando Monteiro, que acrescenta os arts. 15-A, 15-B e 15-C à Lei nº 6.830, de 22 de

Leia mais

CONTROLE CONCENTRADO

CONTROLE CONCENTRADO Turma e Ano: Direito Público I (2013) Matéria / Aula: Direito Constitucional / Aula 11 Professor: Marcelo L. Tavares Monitora: Carolina Meireles CONTROLE CONCENTRADO Ação Direta de Inconstitucionalidade

Leia mais

autoridade consular brasileira competente, quando homologação de sentença estrangeira: (...) IV - estar autenticada pelo cônsul brasileiro e

autoridade consular brasileira competente, quando homologação de sentença estrangeira: (...) IV - estar autenticada pelo cônsul brasileiro e COMPARATIVO ENTRE A RESOLUÇÃO N. 9 E A EMENDA REGIMENTAL N. 18 DO STJ EMENDA REGIMENTAL N. 18 (2014) RESOLUÇÃO N. 9 (2005) Art. 1º O Regimento Interno do Superior Tribunal de Justiça passa a vigorar acrescido

Leia mais

LABORATÓRIO 3. VI EXAME DE ORDEM UNIFICADO 2ª FASE DIREITO DO TRABALHO LABORATÓRIO 3 PROFA. Maria Eugênia Conde @mageconde.

LABORATÓRIO 3. VI EXAME DE ORDEM UNIFICADO 2ª FASE DIREITO DO TRABALHO LABORATÓRIO 3 PROFA. Maria Eugênia Conde @mageconde. Caso Prático Emerson Lima propôs reclamação trabalhista, pelo rito ordinário, em face de Rancho dos Quitutes, alegando que trabalhava como atendente em uma loja de conveniência localizada em um posto de

Leia mais

Prática Forense Penal Capítulo X Ações de Impugnação

Prática Forense Penal Capítulo X Ações de Impugnação Prática Forense Penal Capítulo X Ações de Impugnação 12) Revisão criminal contra sentença condenatória que for contrária ao texto expresso de lei penal T foi condenado por apropriação indébita previdenciária,

Leia mais

DEFESAS E RECURSOS PERANTE O TRIBUNAL DE CONTAS DO PARANÁ. Autor: Sidnei Di Bacco/Advogado

DEFESAS E RECURSOS PERANTE O TRIBUNAL DE CONTAS DO PARANÁ. Autor: Sidnei Di Bacco/Advogado DEFESAS E RECURSOS PERANTE O TRIBUNAL DE CONTAS DO PARANÁ Autor: Sidnei Di Bacco/Advogado CONTRADITÓRIO E DEFESA PROCESSO VOLUNTÁRIO Ausência de partes: existem somente o interessado (responsável pela

Leia mais

AGRAVO DE INSTRUMENTO: Conceito: é o recurso adequado para a impugnação das decisões que denegarem seguimento a outro recurso.

AGRAVO DE INSTRUMENTO: Conceito: é o recurso adequado para a impugnação das decisões que denegarem seguimento a outro recurso. AGRAVO DE INSTRUMENTO: Conceito: é o recurso adequado para a impugnação das decisões que denegarem seguimento a outro recurso. Por que se diz instrumento: a razão pela qual o recurso se chama agravo de

Leia mais

Modelo esquemático de ação direta de inconstitucionalidade genérica EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR MINISTRO PRESIDENTE DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

Modelo esquemático de ação direta de inconstitucionalidade genérica EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR MINISTRO PRESIDENTE DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL Modelo esquemático de ação direta de inconstitucionalidade genérica EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR MINISTRO PRESIDENTE DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL Legitimidade ativa (Pessoas relacionadas no art. 103 da

Leia mais

SEGUNDA PROVA ESCRITA DISCURSIVA SENTENÇA CÍVEL

SEGUNDA PROVA ESCRITA DISCURSIVA SENTENÇA CÍVEL SEGUNDA PROVA ESCRITA DISCURSIVA SENTENÇA CÍVEL Nesta prova, faça o que se pede, usando os espaços para rascunho indicados no presente caderno. Em seguida, transcreva o texto para o CADERNO DE TEXTO DEFINITIVO

Leia mais

Curso Preparatório para o Concurso Público do TRT 12. Noções de Direito Processual Civil Aula 1 Prof. Esp Daniel Teske Corrêa

Curso Preparatório para o Concurso Público do TRT 12. Noções de Direito Processual Civil Aula 1 Prof. Esp Daniel Teske Corrêa Curso Preparatório para o Concurso Público do TRT 12 Noções de Direito Processual Civil Aula 1 Prof. Esp Daniel Teske Corrêa Sumário Jurisdição Competência Ação Partes, Ministério Público e Intervenção

Leia mais

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL OAB XIII EXAME DE ORDEM C006 DIREITO TRIBUTÁRIO

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL OAB XIII EXAME DE ORDEM C006 DIREITO TRIBUTÁRIO C006 DIREITO TRIBUTÁRIO PEÇA PRÁTICO-PROFISSIONAL C006042 Responsabilidade Tributária. Exceção de pré-executividade. Determinada pessoa jurídica declarou, em formulário próprio estadual, débito de ICMS.

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br A competência nos pedidos de adoção, guarda e tutela Rogério Medeiros Garcia de Lima* 1. INTRODUÇÃO A vigência do novel Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei federal 8.069, de

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS DE ENSINO SUPERIOR DE LINHARES FACELI CURSO DE DIREITO

FACULDADES INTEGRADAS DE ENSINO SUPERIOR DE LINHARES FACELI CURSO DE DIREITO FACULDADES INTEGRADAS DE ENSINO SUPERIOR DE LINHARES FACELI CURSO DE DIREITO PRATICA JURIDICA II : FASE DE POSTULAÇÃO AILTON SILVA ANTUNES NILSON DE OLIVEIRA JUNIOR TITO MARÇAL DE OLIVEIRA PEREIRA LINHARES-ES

Leia mais

Copyright Proibida Reprodução.

Copyright Proibida Reprodução. PROCEDIMENTO PADRÃO PERÍCIA AMBIENTAL Prof. Éder Responsabilidade Clementino dos civil Santos INTRODUÇÃO BRASIL: Perícia Ambiental É um procedimento utilizado como meio de prova; Fornecimento de subsídios

Leia mais

Sentença e Coisa Julgada

Sentença e Coisa Julgada Sentença e Coisa Julgada 2011 Provas em Espécie O presente roteiro destina-se a apontar sucintamente o conteúdo da Sentença e da Coisa Julgada no Processo Civil Brasileiro. Utilizado como material de apoio

Leia mais

AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO

AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO E AÇÃO DE DEPÓSITO 1 Parte I AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO 2 1) O DIREITO MATERIAL DE PAGAMENTO POR CONSIGNAÇÃO a) Significado da palavra consignação b) A consignação

Leia mais

PROVA DISCURSIVA P 3

PROVA DISCURSIVA P 3 PROVA DISCURSIVA P 3 Nesta prova, faça o que se pede, usando os espaços para rascunho indicados no presente caderno. Em seguida, transcreva os textos para o CADERNO DE TEXTOS DEFINITIVOS DA PROVA DISCURSIVA

Leia mais

PROVA ORAL PONTO II DISCIPLINA: DIREITO CIVIL QUESTÃO 1

PROVA ORAL PONTO II DISCIPLINA: DIREITO CIVIL QUESTÃO 1 DISCIPLINA: DIREITO CIVIL QUESTÃO 1 Discorra sobre a utilização da usucapião como instrumento de defesa em ações petitórias e possessórias. DISCIPLINA: DIREITO CIVIL QUESTÃO 2 Considere que um indivíduo,

Leia mais

CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO Rafael Carvalho Rezende Oliveira 2ª para 3ª edição

CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO Rafael Carvalho Rezende Oliveira 2ª para 3ª edição A 3ª edição do livro CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO foi atualizada com o texto do PL de novo CPC enviado pelo Congresso Nacional à sanção presidencial em 24.02.2015. Em razão da renumeração dos artigos

Leia mais

Com a citada modificação, o artigo 544, do CPC, passa a vigorar com a seguinte redação:

Com a citada modificação, o artigo 544, do CPC, passa a vigorar com a seguinte redação: O NOVO AGRAVO CONTRA DESPACHO DENEGATÓRIO DE RECURSO EXTRAORDINÁRIO E ESPECIAL 2011-06-15 Alexandre Poletti A Lei nº 12.322/2010, que alterou os artigos 544 e 545 do CPC, acabou com o tão conhecido e utilizado

Leia mais

DIREÇÃO DO FORO DA COMARCA DE BELO HORIZONTE PORTARIA N 001/2011

DIREÇÃO DO FORO DA COMARCA DE BELO HORIZONTE PORTARIA N 001/2011 DJe de 29/09/2011 (cópia sem assinatura digital) DIREÇÃO DO FORO DA COMARCA DE BELO HORIZONTE PORTARIA N 001/2011 Esclarece quanto ao procedimento de ajuizamento da ação de adoção, diretamente pelos requerentes

Leia mais

PORTARIA N 003/2009 CONSIDERANDO

PORTARIA N 003/2009 CONSIDERANDO PORTARIA N 003/2009 Dispensa a representação por Advogado ou assistência por Defensor Público, no procedimento para requerimento de autorização judicial para entrada e permanência de crianças e adolescentes

Leia mais

O empregado caminhando na empresa, cai e se machuca vai pedir uma indenização na justiça do trabalho. (empregado x empregador);

O empregado caminhando na empresa, cai e se machuca vai pedir uma indenização na justiça do trabalho. (empregado x empregador); Turma e Ano: Flex B (2014) Matéria / Aula: Processo do Trabalho / Aula 04 Professor: Leandro Antunes Conteúdo: Procedimento Sumário, Procedimento Sumaríssimo. A competência para julgar acidente de trabalho:

Leia mais

DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DA PARAÍBA DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PJe Manual do Servidor de Secretaria Versão 1.0 Diretoria da Tecnologia da Informação 1 DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PJe Manual

Leia mais

Ponto 1. Ponto 2. Ponto 3

Ponto 1. Ponto 2. Ponto 3 DIREITO DO TRABALHO PEÇA PROFISSIONAL Ponto 1 Pedro ingressou com reclamação trabalhista contra o estado de São Paulo para ver reconhecido o vínculo de emprego entre ambos, ainda que não tenha havido prévia

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº, DE DE 2010.

RESOLUÇÃO Nº, DE DE 2010. RESOLUÇÃO Nº, DE DE 2010. Dispõe sobre a divulgação de dados processuais eletrônicos na rede mundial de computadores, expedição de certidões judiciais e dá outras providências. O PRESIDENTE DO CONSELHO

Leia mais

Nele também são averbados atos como o reconhecimento de paternidade, a separação, o divórcio, entre outros, além de serem expedidas certidões.

Nele também são averbados atos como o reconhecimento de paternidade, a separação, o divórcio, entre outros, além de serem expedidas certidões. No Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais são regis- trados os atos mais importantes da vida de uma pessoa, como o nascimento, o casamento e o óbito, além da emancipação, da interdição, da ausência

Leia mais

2 FASE DIREITO CIVIL ESTUDO DIRIGIDO DE PROCESSO CIVIL 2. Prof. Darlan Barroso - GABARITO

2 FASE DIREITO CIVIL ESTUDO DIRIGIDO DE PROCESSO CIVIL 2. Prof. Darlan Barroso - GABARITO Citação 2 FASE DIREITO CIVIL ESTUDO DIRIGIDO DE PROCESSO CIVIL 2 Prof. Darlan Barroso - GABARITO 1) Quais as diferenças na elaboração da petição inicial do rito sumário e do rito ordinário? Ordinário Réu

Leia mais

CONSELHO FEDERAL DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL V EXAME UNIFICADO PADRÃO DE RESPOSTA PROVA DO DIA 4/12/2011 DIREITO CIVIL

CONSELHO FEDERAL DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL V EXAME UNIFICADO PADRÃO DE RESPOSTA PROVA DO DIA 4/12/2011 DIREITO CIVIL DIREITO CIVIL PEÇA PRÁTICO-PROFISSIONAL Trata-se da hipótese em que o(a) examinando(a) deverá se valer de medidas de urgência, sendo cabíveis cautelares preparatórias, com pedido de concessão de medida

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO fls. 200 Registro: 2014.0000390320 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Agravo de Instrumento nº 2044896-12.2014.8.26.0000, da Comarca de Franca, em que é agravante MINISTÉRIO PÚBLICO

Leia mais

ANEXO 5 TERMO DE CONSTITUIÇÃO DE CONSÓRCIO

ANEXO 5 TERMO DE CONSTITUIÇÃO DE CONSÓRCIO ANEXO 5 TERMO DE CONSTITUIÇÃO DE CONSÓRCIO Termo de Constituição de Consórcio 1 As Partes: A empresa (Nome da Empresa)..., com sede na cidade de..., (Endereço)..., com CNPJ n o..., Inscrição Estadual...,

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL IV

DIREITO PROCESSUAL PENAL IV AULA DIA 25/05/2015 Docente: TIAGO CLEMENTE SOUZA E-mail: tiago_csouza@hotmail.com DIREITO PROCESSUAL PENAL IV Procedimento Sumaríssimo (Lei 9.099/95) - Estabelece a possibilidade de conciliação civil,

Leia mais

PERÍCIAS JUDICIAIS Legislação

PERÍCIAS JUDICIAIS Legislação PERÍCIAS JUDICIAIS Legislação Eduardo Assis Módulo IV Tema 2 Colaboração: EDUARDA DE MELO ASSIS OAB 127.502 1- Generalidades Quando a prova de determinados fatos alegados pelas partes depender de conhecimentos

Leia mais

PROCESSO DE CONHECIMENTO DO TRABALHO. 6) Processo de Conhecimento. 6.5 Classificação do Pedido

PROCESSO DE CONHECIMENTO DO TRABALHO. 6) Processo de Conhecimento. 6.5 Classificação do Pedido 6.5 Classificação do Pedido o Principal e acessório Pagamento do salário do último mês e juros de mora o Implícito Não expresso: divergência quanto a validade - Exemplo: pedido de recebimento de verbas

Leia mais

Poder Judiciário JUSTIÇA FEDERAL Seção Judiciária do Paraná 2ª TURMA RECURSAL JUÍZO C

Poder Judiciário JUSTIÇA FEDERAL Seção Judiciária do Paraná 2ª TURMA RECURSAL JUÍZO C JUIZADO ESPECIAL (PROCESSO ELETRÔNICO) Nº201070510020004/PR RELATORA : Juíza Andréia Castro Dias RECORRENTE : LAURO GOMES GARCIA RECORRIDO : UNIÃO FAZENDA NACIONAL V O T O Dispensado o relatório, nos termos

Leia mais

PROVIMENTO Nº 09/2012/CGJUS/TO. A CORREGEDORA-GERAL DA JUSTIÇA DO ESTADO DO TOCANTINS, no uso de suas atribuições legais e regimentais,

PROVIMENTO Nº 09/2012/CGJUS/TO. A CORREGEDORA-GERAL DA JUSTIÇA DO ESTADO DO TOCANTINS, no uso de suas atribuições legais e regimentais, PROVIMENTO Nº 09/2012/CGJUS/TO Dispõe sobre a recepção, pelos Oficiais de Registro Civil das Pessoas Naturais, de indicações de supostos pais de pessoas registradas sem paternidade estabelecida, bem como

Leia mais

Manual de Rotinas do Procedimento Cível Comum Ordinário. Protocolo

Manual de Rotinas do Procedimento Cível Comum Ordinário. Protocolo 29 Protocolo 2. DISTRIBUIÇÃO A previsão legal dos atos de distribuição e registro está no Código de Processo Civil, nos artigos 251 a 257. A distribuição tem a função de dividir os processos entre juízos

Leia mais

CONCLUSÃO Em 04/05/2015, faço conclusão destes autos a MM. Juíza de Direito, Dra. Fernanda Gomes Camacho. Eu,, Escrevente, subscrevi.

CONCLUSÃO Em 04/05/2015, faço conclusão destes autos a MM. Juíza de Direito, Dra. Fernanda Gomes Camacho. Eu,, Escrevente, subscrevi. fls. 1075 CONCLUSÃO Em 04/05/2015, faço conclusão destes autos a MM. Juíza de Direito, Dra. Fernanda Gomes Camacho. Eu,, Escrevente, subscrevi. SENTENÇA Processo nº: 1040391-49.2015.8.26.0100 Classe -

Leia mais

Plano de Ensino. Meses Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Aulas Regulares 04 h/aula 06 h/aula. 08 h/aula. h/aula Total Acumulado 06 16 24 32 38 40

Plano de Ensino. Meses Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Aulas Regulares 04 h/aula 06 h/aula. 08 h/aula. h/aula Total Acumulado 06 16 24 32 38 40 Identificação Plano de Ensino Curso: DIREITO Disciplina: Prática Jurídica III Ano/semestre: 2012/1 Carga horária: Total: 40 horas Semanal: 02 horas Professor: Vânia Cristina da Silva Carvalho Período/turno:

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO - JUSTIÇA FEDERAL Seção Judiciária do Estado de Sergipe 7ª Vara Federal FLUXOGRAMA 28 - AÇÃO MONITÓRIA

PODER JUDICIÁRIO - JUSTIÇA FEDERAL Seção Judiciária do Estado de Sergipe 7ª Vara Federal FLUXOGRAMA 28 - AÇÃO MONITÓRIA PODER JUDICIÁRIO - JUSTIÇA FEDERAL Seção Judiciária do Estado de Sergipe 7ª Vara Federal FLUXOGRAMA 28 - AÇÃO MONITÓRIA INÍCIO análise inicial Verificar a existência de demonstrativo de débito e contrato

Leia mais

Agrupadores. GESTÃO DE VARA ELETRÔNICA - PJE Jessiane Carla Siqueira Moreira Assessoria de Apoio à Primeira Instância JUIZ E SEUS ASSISTENTES

Agrupadores. GESTÃO DE VARA ELETRÔNICA - PJE Jessiane Carla Siqueira Moreira Assessoria de Apoio à Primeira Instância JUIZ E SEUS ASSISTENTES Agrupadores JUIZ E SEUS ASSISTENTES»Processos com pedido liminar ou de antecipação de tutela não apreciado GESTÃO DE VARA ELETRÔNICA - PJE DIRETOR E SEUS ASSISTENTES»Processos com Petições Avulsas»Processos

Leia mais

Tribunal de Justiça de Minas Gerais

Tribunal de Justiça de Minas Gerais Número do 1.0024.14.148142-4/001 Númeração 0807534- Relator: Relator do Acordão: Data do Julgamento: Data da Publicação: Des.(a) Mariângela Meyer Des.(a) Mariângela Meyer 24/02/2015 06/03/2015 EMENTA:

Leia mais

DO PROCEDIMENTO SUMÁRIO. Des. ANA MARIA DUARTE AMARANTE BRITO

DO PROCEDIMENTO SUMÁRIO. Des. ANA MARIA DUARTE AMARANTE BRITO DO PROCEDIMENTO SUMÁRIO Des. ANA MARIA DUARTE AMARANTE BRITO PROCESSO E PROCEDIMENTO PROCEDIMENTO COMUM Art. 271. Aplica-se a todas as causas o procedimento comum, salvo disposição em contrário deste Código

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DESEMB. FEDERAL RELATOR 3 A TURMA DO E. TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 4 A REGIÃO

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DESEMB. FEDERAL RELATOR 3 A TURMA DO E. TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 4 A REGIÃO ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO PROCURADORIA-GERAL FEDERAL PROCURADORIA FEDERAL ESPECIALIZADA-INSS EXCELENTÍSSIMO SENHOR DESEMB. FEDERAL RELATOR 3 A TURMA DO E. TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 4 A REGIÃO AGRAVO

Leia mais

PETIÇÃO INICIAL (CPC 282)

PETIÇÃO INICIAL (CPC 282) 1 PETIÇÃO INICIAL (CPC 282) 1. Requisitos do 282 do CPC 1.1. Endereçamento (inciso I): Ligado a competência, ou seja, é imprescindível que se conheça as normas constitucionais de distribuição de competência,

Leia mais

ESTADO DA PARAÍBA PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA Gab. Des. Saulo Henriques de Sá e Benevides. Vistos, etc.

ESTADO DA PARAÍBA PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA Gab. Des. Saulo Henriques de Sá e Benevides. Vistos, etc. ESTADO DA PARAÍBA PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA Gab. Des. Saulo Henriques de Sá e Benevides APELAÇÃO CÍVEL n 2 073.2003.012900-8/001 Comarca de Cabedelo RELATOR: João Benedito da Silva Juiz Convocado

Leia mais

Dispõe sobre a recepção, pelos Oficiais de Registro Civil das Pessoas Naturais, de indicações

Dispõe sobre a recepção, pelos Oficiais de Registro Civil das Pessoas Naturais, de indicações PROVIMENTO N.º 16 Dispõe sobre a recepção, pelos Oficiais de Registro Civil das Pessoas Naturais, de indicações de supostos pais de pessoas que já se acharem registradas sem paternidade estabelecida, bem

Leia mais

O Processo Trabalhista

O Processo Trabalhista Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos Profa. Barbara Mourão O Processo Trabalhista Princípios gerais do processo Constituição Federal de 1988; Código de Processo Civil (CPC). Princípios

Leia mais

CASTAGNA MAIA ADVOGADOS ASSOCIADOS

CASTAGNA MAIA ADVOGADOS ASSOCIADOS CASTAGNA MAIA ADVOGADOS ASSOCIADOS Luis Antônio Castagna Maia Betânia Hoyos Figueira Vieira Cecília Maria Lapetina Chiaratto Andréia Gomes Ceregatto Janaína Barcellos Anna Carolina Pagano Michel Adam Lima

Leia mais

10 LINHAS I. DOS FATOS. A autora teve um relacionamento esporádico. com o réu, no qual nasceu Pedro.

10 LINHAS I. DOS FATOS. A autora teve um relacionamento esporádico. com o réu, no qual nasceu Pedro. Caso prático Joana teve um relacionamento esporádico com Flávio, do qual nasceu Pedro. Durante cinco anos, o infante foi cuidado exclusivamente por sua mãe e sua avó materna, nunca tendo recebido visita

Leia mais

MANUAL DE PETICIONAMENTO DE MANDADO DE SEGURANÇA PARA O 2º GRAU NO PJe-JT. Autor: TRT 5ª REGIÃO

MANUAL DE PETICIONAMENTO DE MANDADO DE SEGURANÇA PARA O 2º GRAU NO PJe-JT. Autor: TRT 5ª REGIÃO MANUAL DE PETICIONAMENTO DE MANDADO DE SEGURANÇA PARA O 2º GRAU NO PJe-JT Autor: TRT 5ª REGIÃO Informações iniciais! A distribuição de um mandado de segurança no PJe-JT é simples e se resume ao preenchimento

Leia mais

TIRAS DE PROCESSO CIVIL. AS REDES SOCIAIS, A RELAÇÃO ALUNO-PROFESSOR E A (não) SUSPEIÇÃO DO JUIZ OU MEMBRO DO MINISTÉRIO PÚBLICO.

TIRAS DE PROCESSO CIVIL. AS REDES SOCIAIS, A RELAÇÃO ALUNO-PROFESSOR E A (não) SUSPEIÇÃO DO JUIZ OU MEMBRO DO MINISTÉRIO PÚBLICO. TIRAS DE PROCESSO CIVIL AS REDES SOCIAIS, A RELAÇÃO ALUNO-PROFESSOR E A (não) SUSPEIÇÃO DO JUIZ OU MEMBRO DO MINISTÉRIO PÚBLICO. Rogério Montai de Lima Magistrado e Professor Doutorando em Direito Público

Leia mais

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA PROJETO DE LEI Nº 215, DE 2015 (EM APENSO OS PLS NºS 1.547 E 1.589, DE 2015)

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA PROJETO DE LEI Nº 215, DE 2015 (EM APENSO OS PLS NºS 1.547 E 1.589, DE 2015) COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA PROJETO DE LEI Nº 215, DE 2015 (EM APENSO OS PLS NºS 1.547 E 1.589, DE 2015) Acrescenta inciso V ao art. 141 do Decreto- Lei nº 2.848, de 7 de dezembro

Leia mais

TABELA DE RESPOSTA DAS QUESTÕES OBJETIVAS (questões 1 a 5) Respostas. a b c d e

TABELA DE RESPOSTA DAS QUESTÕES OBJETIVAS (questões 1 a 5) Respostas. a b c d e CURSO: Direito DISCIPLINA: Execução Trabalhista e Procedimentos Especiais DATA: 29/05/2013 PROF.: Marcelo Gerard AVALIAÇÃO - NP2 Constam desta avaliação 6 (seis) questões, no valor de um ponto cada. As

Leia mais

2ª FASE OAB CIVIL Direito Processual Civil Prof. Renato Montans Aula online. EMBARGOS INFRINGENTES (Art. 530 534 do CPC)

2ª FASE OAB CIVIL Direito Processual Civil Prof. Renato Montans Aula online. EMBARGOS INFRINGENTES (Art. 530 534 do CPC) 2ª FASE OAB CIVIL Direito Processual Civil Prof. Renato Montans Aula online EMBARGOS INFRINGENTES (Art. 530 534 do CPC) Cabe de acórdão não unânime por 2x1 3 modalidades: a) Julgamento da apelação b) Julgamento

Leia mais

PROVIMENTO CONJUNTO GP/GCR TRT5 Nº 2, DE 12 DE MARÇO DE 2015

PROVIMENTO CONJUNTO GP/GCR TRT5 Nº 2, DE 12 DE MARÇO DE 2015 PROVIMENTO CONJUNTO GP/GCR TRT5 Nº 2, DE 12 DE MARÇO DE 2015 Altera a redação dos artigos 12 e 34 e acrescenta o artigo 26-A ao Provimento Conjunto GP/CR nº 05/2014, que regulamenta procedimentos relacionados

Leia mais

MANUAL DOS PRAZOS PROCESSUAIS: A CONTAGEM DOS PRAZOS NO NOVO CPC 1. MUDANÇAS GERAIS APLICÁVEIS A TODOS OS PRAZOS PROCESSUAIS:

MANUAL DOS PRAZOS PROCESSUAIS: A CONTAGEM DOS PRAZOS NO NOVO CPC 1. MUDANÇAS GERAIS APLICÁVEIS A TODOS OS PRAZOS PROCESSUAIS: MANUAL DOS PRAZOS PROCESSUAIS: A CONTAGEM DOS PRAZOS NO NOVO CPC 1. MUDANÇAS GERAIS APLICÁVEIS A TODOS OS PRAZOS PROCESSUAIS: Mudança no modo de contagem dos prazos: A partir do novo CPC, os prazos processuais

Leia mais

TURMA REGIONAL DE UNIFORMIZAÇÃO DE JURISPRUDÊNCIA - TRUJ

TURMA REGIONAL DE UNIFORMIZAÇÃO DE JURISPRUDÊNCIA - TRUJ Página 1 de 8 PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL - 5a. REGIÃO Cais do Apolo, s/n - Edifício Ministro Djaci Falcão, 15o. Andar - Bairro do Recife - Recife - PE TURMA REGIONAL DE UNIFORMIZAÇÃO DE

Leia mais

(ambas sem procuração).

(ambas sem procuração). ESTADO DA PARAÍBA TRIBUNAL DE JUSTIÇA Gabinete do Des. José Di Lorenzo Serpa AGRAVO DE INSTRUMENTO N. 001.2009.006097-9 / 001 Relator: Des. José Di Lorenzo Serpa. Agravante: Itatj Seguros S/A. Advogado:

Leia mais

2ª fase- Direito Administrativo. 02/2007 - CESPE

2ª fase- Direito Administrativo. 02/2007 - CESPE 2ª fase- Direito Administrativo. 02/2007 - CESPE Foi noticiado em jornal de grande circulação que O secretário de transportes de determinado estado, e certa empresa de transportes coletivos, pessoa jurídica

Leia mais

Conselho da Justiça Federal

Conselho da Justiça Federal RESOLUÇÃO Nº 440, DE 30 DE MAIO DE 2005 Dispõe sobre o pagamento de honorários de advogados dativos, peritos, tradutores e intérpretes, em casos de assistência judiciária gratuita e disciplina os procedimentos

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 437.853 - DF (2002/0068509-3) RELATOR : MINISTRO TEORI ALBINO ZAVASCKI RECORRENTE : FAZENDA NACIONAL PROCURADOR : DANIEL AZEREDO ALVARENGA E OUTROS RECORRIDO : ADVOCACIA BETTIOL S/C

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 5ª REGIÃO GABINETE DO DESEMBARGADOR FEDERAL FRANCISCO BARROS DIAS

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 5ª REGIÃO GABINETE DO DESEMBARGADOR FEDERAL FRANCISCO BARROS DIAS AGRAVO DE INSTRUMENTO Nº 122610/AL (0001933-12.2012.4.05.0000) AGRTE : CRISTINA MOREIRA DE BRITO TENORIO ADV/PROC : FLÁVIO ADRIANO REBELO BRANDAO SANTOS E OUTRO AGRDO : FAZENDA NACIONAL ORIGEM: 5ª VARA

Leia mais

SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ACADÊMICA

SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ACADÊMICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ACADÊMICA MÓDULO PROTOCOLO MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO: SETEMBRO/2010 SUMÁRIO Introdução...

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA DENÚNCIAS

INSTRUÇÕES PARA DENÚNCIAS CONSELHO REGIONAL DE CORRETORES DE IMÓVEIS DA 2 REGIÃO INSTRUÇÕES PARA DENÚNCIAS IMPRIMIR E PREENCHER COM LETRA LEGÍVEL (OU COMPLETAR NO PRÓPRIO SITE) O FORMULÁRIO ANEXO EM TRÊS VIAS DEVIDAMENTE ASSINADAS,

Leia mais

AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO

AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO 1 1) O DIREITO MATERIAL DE PAGAMENTO POR CONSIGNAÇÃO a) Significado da palavra consignação b) A consignação como forma de extinção da obrigação c) A mora accipiendi 2 c)

Leia mais

CENTRO DE APOIO OPERACIONAL DAS PROMOTORIAS DE JUSTIÇA CÍVEIS FALIMENTARES, DE LIQUIDAÇÕES EXTRAJUDICIAIS, DAS FUNDAÇÕES E DO TERCEIRO SETOR

CENTRO DE APOIO OPERACIONAL DAS PROMOTORIAS DE JUSTIÇA CÍVEIS FALIMENTARES, DE LIQUIDAÇÕES EXTRAJUDICIAIS, DAS FUNDAÇÕES E DO TERCEIRO SETOR CONSULTA N.º 09/2013 OBJETO: Juízo Competente Para Deferir Pedido de Recuperação Judicial INTERESSADA: 1ª PROMOTORIA DE JUSTIÇA DO FORO REGIONAL DE ARAUCÁRIA/PR CONSULTA N. 09/2013: 1. Cuida-se de consulta

Leia mais

TUTELAS PROVISÓRIAS: TUTELA DE URGÊNCIA E TUTELA DA EVIDÊNCIA.

TUTELAS PROVISÓRIAS: TUTELA DE URGÊNCIA E TUTELA DA EVIDÊNCIA. PALESTRA TUTELAS PROVISÓRIAS: TUTELA DE URGÊNCIA E TUTELA DA EVIDÊNCIA. Professor: Dr. Francisco Ferreira Jorge Neto Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região. Professor Universitário

Leia mais

ALEKSANDER MENDES ZAKIMI Advogado militante; Mestrando em Direito Difusos e Coletivos pela UNIMES; Especialista em Direito Processual Civil

ALEKSANDER MENDES ZAKIMI Advogado militante; Mestrando em Direito Difusos e Coletivos pela UNIMES; Especialista em Direito Processual Civil Curso: Recurso de Embargos de Declaração e Agravo no Processo Civil Sistemática do CPC Vigente e do Novo CPC ALEKSANDER MENDES ZAKIMI Advogado militante; Mestrando em Direito Difusos e Coletivos pela UNIMES;

Leia mais

Conselho Nacional de Justiça Corregedoria PROVIMENTO Nº 12

Conselho Nacional de Justiça Corregedoria PROVIMENTO Nº 12 Conselho Nacional de Justiça Corregedoria PROVIMENTO Nº 12 O Corregedor Nacional de Justiça, Ministro Gilson Dipp, no uso de suas atribuições legais e regimentais, CONSIDERANDO que durante as inspeções

Leia mais

FACULDADE ZUMBI DOS PALMARES CURSO DE DIREITO PRÁTICA JURÍDICA

FACULDADE ZUMBI DOS PALMARES CURSO DE DIREITO PRÁTICA JURÍDICA FACULDADE ZUMBI DOS PALMARES CURSO DE DIREITO PRÁTICA JURÍDICA Regras Básicas para as Atividades de Prática Jurídica a partir do ano letivo de 2013 Visitas Orientadas 72 Horas Obrigatórias Visitas Justiça

Leia mais

RESPONSABILIDADE PESSOAL DOS SÓCIOS ADMINISTRADORES NOS DÉBITOS TRIBUTÁRIOS QUANDO DA DISSOLUÇÃO IRREGULAR DA SOCIEDADE

RESPONSABILIDADE PESSOAL DOS SÓCIOS ADMINISTRADORES NOS DÉBITOS TRIBUTÁRIOS QUANDO DA DISSOLUÇÃO IRREGULAR DA SOCIEDADE compilações doutrinais RESPONSABILIDADE PESSOAL DOS SÓCIOS ADMINISTRADORES NOS DÉBITOS TRIBUTÁRIOS QUANDO DA DISSOLUÇÃO IRREGULAR DA SOCIEDADE Carlos Barbosa Ribeiro ADVOGADO (BRASIL) VERBOJURIDICO VERBOJURIDICO

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA 35ª VARA DO TRABALHO DO PORTO ALEGRE RS

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA 35ª VARA DO TRABALHO DO PORTO ALEGRE RS EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA 35ª VARA DO TRABALHO DO PORTO ALEGRE RS Reclamante: Joaquim Ferreira Reclamados: Parque dos Brinquedos Ltda Autos nº 0001524-15.2011.5.04.0035 PARQUE DOS BRINQUEDOS

Leia mais

Novo Guia de uso rápido do PROJUDI

Novo Guia de uso rápido do PROJUDI 1. O que é o PROJUDI? Novo Guia de uso rápido do PROJUDI O Processo Judicial Digital PROJUDI, também chamado de processo virtual ou de processo eletrônico, pode ser definido como um software que reproduz

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO EDITAL Nº RJ-EDT-2009/00002

PODER JUDICIÁRIO EDITAL Nº RJ-EDT-2009/00002 PODER JUDICIÁRIO EDITAL Nº RJ-EDT-2009/00002 EDITAL DE CADASTRAMENTO DE ADVOGADOS VOLUNTÁRIOS, ADVOGADOS DATIVOS, TRADUTORES, PERITOS, INTÉRPRETES E CURADORES (PRAZO DE : a partir da data da publicação

Leia mais

PRIMEIRA PARTE DA PROVA DISCURSIVA (P 2 )

PRIMEIRA PARTE DA PROVA DISCURSIVA (P 2 ) PRIMEIRA PARTE DA PROVA DISCURSIVA (P 2 ) Nesta parte da prova, faça o que se pede, usando, caso deseje, os espaços para rascunho indicados no presente caderno. Em seguida, transcreva os textos para as

Leia mais

ANOTAÇÃO DE AULA. E ainda, o administrador terá preferência nos honorários (crédito extraconcursal).

ANOTAÇÃO DE AULA. E ainda, o administrador terá preferência nos honorários (crédito extraconcursal). MATERIAL DE APOIO Disciplina: Direito Empresarial Professor: Elisabete Vido Aula: 17 e 18 Data: 06/10/2015 ANOTAÇÃO DE AULA SUMÁRIO 7. Falência (continuação) 7.4 Órgãos 7.5 Credores 7.6 Procedimento da

Leia mais

ESTADO DO PIAUÍ PODER JUDICIÁRIO COMARCA DE PAULISTANA

ESTADO DO PIAUÍ PODER JUDICIÁRIO COMARCA DE PAULISTANA ESTADO DO PIAUÍ PODER JUDICIÁRIO COMARCA DE PAULISTANA AÇÃO CIVIL PÚBLICA PROCESSO Nº 00000064-20.2012.8.18.000064 AUTOR: MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PIAUI RÉUS: MUNICÍPIO DE PAULISTANA/PI e OUTRO

Leia mais