CampSolo Fundações e Geotecnica

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CampSolo Fundações e Geotecnica"

Transcrição

1 Sediada em Campinas - SP, a CampSolo Fundações e Geotecnica atua no mercado com as atividades: Solo Grampeado Concreto Projetado Tirantes DHP (drenos) Estaca Raiz Gabiões Projeção de argamassa em fachadas. Contamos com profissionais bem preparados e engenheiros experientes e bem treinados, equipamentos adequados para atendermos nossos clientes com mais eficiência e rapidez, atendendo desta forma as necessidades e demanda do mercado brasileiro.

2 Solo Grampeado Trata-se de uma técnica prática e comprovada para execução de escavações e estabilizações de taludes através do reforço pela da inclusão de barras de aço totalmente ancoradas no maciço. Este maciço reforçado pode ter sua proteção superficial executada através da aplicação de concreto projetado ou mesmo com a utilização revestimento vegetal armado. Este maciço reforçado atua como um bloco único para suportar as cargas atuantes a montante, atuando de forma semelhante a um muro de gravidade convencional. Seus principais elementos são: Chumbadores: são compostos por barras de aço que serão instaladas em perfurações previamente executadas e posteriormente injetadas com calda de cimento ou resina garantindo a sua ancoragem ao terreno. Estas injeções podem ser executadas em uma única ou várias etapas através de tubos apropriados para injeções. Concreto projetado: trata-se de concreto ou argamassa bombeada até o ponto de aplicação e projetada contra o paramento através da aplicação de ar comprimido. Importante considerar a instalação de elementos para drenagem do maciço, tanto superficial quanto profundo, para garantir a eficácia da solução. Obviamente existem inúmeras variantes executivas para a execução de solo grampeado, as quais devem ser compatibilizadas com a geologia, requisitos de projeto, normas técnicas, disponibilidade de equipamentos e exigências do contratante, devendo estas serem seguidas na integra.

3 Concreto Projetado O Concreto Projetado, recebe este nome pois é lançado por equipamentos especiais e em alta velocidade sobre uma superfície, proporcionando a compactação e a aderência do mesmo a esta superfície e sem a necessidade de usar fôrmas. São utilizados para revestimentos de túneis, paredes, pilares, contenção de encostas, etc. Este Concreto pode ser projetado por via-seca ou viaúmida, alterando desta forma a especificação do equipamento de aplicação e do traço que será utilizado. Por via seca, o cimento e agregados são bombeados sem a adição de água no processo e quando a mistura chega no bico projetor, o operador pode regular a quantidade de água e aditivos que serão usados. Por via úmida, o concreto é preparado normalmente e colocado na bomba.

4 Tirantes Tirante é um elemento linear capaz de transmitir esforços de tração entre as suas extremidades; a extremidade que fica fora do terreno é a cabeça e a extremidade que fica enterrada é conhecida por trecho ancorado, e designada por comprimento ou bulbo de ancoragem. O trecho que liga a cabeça ao bulbo é conhecido por trecho livre ou comprimento livre. A cabeça normalmente escora ou suporta uma estrutura e é em geral constituída por peças metálicas, que possuem detalhes particulares para prender o elemento tracionado, tais como porcas, clavetes, botões ou cunhas. O bulbo de ancoragem, na grande maioria das vezes é constituído por calda de cimento, que adere ao aço e ao solo.no trecho livre o aço deve estar livre de cimento, ou seja, não deve haver aderência do aço à calda. Para tanto é pratica usual se revestir o aço com material que o isole da calda, tal como graxa, tubo ou mangueira de plástico, bandagem de material flexível, etc. Para efeito da Norma Brasileira (NBR 5629), o tirante não pode ter um trecho livre com comprimento inferior a 3,00m.

5 DHP (drenos) Dreno subhorizontal profundo São elementos que captam as águas distantes da face do talude antes que nela aflorem. Ao captá-las, eles as conduzem ao paramento e as despejam nas canaletas. Os drenos subhorizontais profundos, DHPs, resultam da instalação de tubos plásticos drenantes de 1¼" a 2", em perfurações no solo, de 2½ a 4". Os tubos são perfurados e recobertos por manta geotêxtil ou por tela de nylon. São drenos lineares embutidos no maciço, cujos comprimentos se situam, normalmente, entre 6 e 18 m. Dreno de paramento São peças destinadas a promover um adequado fluxo às águas que chegam ao paramento vindas do talude.. Para os drenos de paramento, ou aqueles atrás e adjacentes ao revestimento de concreto, tem-se o dreno linear contínuo e o barbaça. O dreno tipo barbaça é o resultado da escavação de uma cavidade com cerca de 20 x20 x 20 cm, preenchida com material arenoso, tendo como saída tubo de PVC drenante, partindo do seu interior para fora do revestimento com inclinação descendente. Trata-se de uma drenagem pontual. O dreno linear contínuo é resultado da instalação, numa escavação, de calha plástica drenante revestida por manta geotêxtil ou por dreno fibroquímico. Ele estende-se ao longo da direção vertical da crista até o pé do talude, aflora na canaleta de pé e é considerado um dreno linear. Trata-se de uma opção eficiente, recomendável para projetos. Dreno de superfície As canaletas de crista e pé, bem como as de descida d'água, são moldadas no local e revestidas por concreto projetado e deve ser analisado, a cada caso, o eventual efeito erosivo no despejo, causado por esta forma de captação e condução das águas.

6 Estaca Raiz As estacas raiz são injetadas localmente com ar comprimido em moldagens e no topo do fuste durante a remoção do revestimento. São usadas pressões baixas, inferiores a 0,5 Mpa, para garantir a integridade da estaca. Há três diferenciais das estacas injetadas em relação às demais: - Podem ser executadas com maiores inclinações (0 a 90 ); -Oferecem densidade de armadura superior à das estacas de concreto armado, já que são capazes de perfurar mais profundamente em terrenos de alta resistência (inclusive rochas), resultando em maior nível de carga transmitida ao solo por atrito lateral; -Podem ser usadas com a mesma carga de trabalho à tração e à compressão, desde que o fuste seja convenientemente armado, já que sua carga admissível resulta fundamentalmente da parcela de atrito lateral. A execução de uma estaca-raíz compreende fundamentalmente quatro fases consecutivas: - Perfuração auxiliada por circulação de água; - Instalação da armadura; - Preenchimento com argamassa; - Remoção do revestimento e aplicação de golpes de ar comprimido.

7 Gabiões São estruturas armadas, flexíveis, drenantes, de grande durabilidade e resistência, com um formato de caixa prismática retangular, em rede de malha hexagonal, constituída por arame galvanizado reforçado. Os gabiões são subdivididos em células por diafragmas cuja função é reforçar a estrutura. Toda a malha, com excessão dos diafragmas, é reforçada em suas extremidades por arames de diâmetro maior que o da malha para fortalecer os gabiões e facilitar sua montagem e instalação. São preenchidos com pedra não friável (p. ex. pedra de pedreira / ou seixo) ou outro material adequado que esteja disponível. Uma das principais aplicações dos gabiões é na construção de estruturas de contenção de solos, nomeadamente em muros de suporte e contenção. Desempenham a sua função técnica de suporte por gravidade e dimensionam-se de acordo com essas condicionantes. Vantagens: Efeito protetor imediato Capacidade drenante Reduzida manutenção Elevada durabilidade Econômico Permeabilidade

8 Projeção de argamassa Maior produtividade, uniformidade e garantia de bom desempenho são algumas das características associadas às argamassas projetadas. Esse método traz uma série de vantagens técnicas e operacionais além de agilizar etapa de execução dos revestimentos. A projeção permite melhor compactação [da argamassa sobre a superfície] por lançar o material em grânulos pequenos, os quais se acomodam melhor diminuindo tanto a quantidade de defeitos na interface entre a argamassa e a superfície quanto o volume do material aplicado, minimizando também o ar aprisionado na mistura. Garantia de constância da energia de lançamento obtido pelo uso de equipamentos, dificilmente alcançada manualmente. Essas características combinadas resultam em uma resistência de aderência maior e mais uniforme à argamassa de projeção, cuja espessura é similar às das aplicadas pelo método convencional. Por conta desses benefícios, sua utilização é altamente recomendada em revestimentos internos e de fachadas.

9 Principais clientes Consórcio ICS Entre em contato conosco e solicite sua proposta. comercial@campsolo.com.br Tel. (19) (19)

-

- A Campsolo Fundações Ltda., atuando no ramo da construção civil com ênfase em obras geotécnicas, tem como compromisso: POLÍTICA DA QUALIDADE Executar serviços de acordo com normas e padrões de alta qualidade,

Leia mais

INFRAESTRUTURA DE PONTES FUNDAÇÕES PROFUNDAS

INFRAESTRUTURA DE PONTES FUNDAÇÕES PROFUNDAS INFRAESTRUTURA DE PONTES FUNDAÇÕES PROFUNDAS GENERALIDADES Fundações são elementos estruturais destinados a transmitir ao terreno as cargas da estrutura; Devem ter resistência adequada para suportar as

Leia mais

Estruturas de Contenção. Apresentação da disciplina Definições Tipos de Estruturas de Contenções

Estruturas de Contenção. Apresentação da disciplina Definições Tipos de Estruturas de Contenções Estruturas de Contenção Apresentação da disciplina Definições Tipos de Estruturas de Contenções Considerações Gerais Ementa Avaliação APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA Considerações Gerais Disciplina: Estruturas

Leia mais

Alguns pontos polêmicos de. Solo Grampeado

Alguns pontos polêmicos de. Solo Grampeado Alguns pontos polêmicos de execução, do Solo Grampeado Engenheiro George J.T. de Souza Geólogo Cairbar Azzi Pitta Engenheiro Alberto Casati Zirlis O que ocorre se o vizinho escava após a contenção executada?

Leia mais

Aços Longos. Gabiões. ARCE Gabioes Belgo.indd 1

Aços Longos. Gabiões. ARCE Gabioes Belgo.indd 1 Aços Longos Gabiões ARCE1109-0220 Gabioes Belgo.indd 1 Gabiões Principais Aplicações Contenção de margens em rios e canais. A Mais Nova Solução para Obras Geotécnicas e Hidráulicas Uma linha de produtos

Leia mais

TÉCNICAS CONSTRUTIVAS I. Fundações

TÉCNICAS CONSTRUTIVAS I. Fundações Curso Superior de Tecnologia em Construção de Edifícios TÉCNICAS CONSTRUTIVAS I Fundações Prof. Leandro Candido de Lemos Pinheiro leandro.pinheiro@riogrande.ifrs.edu.br Função dos elementos estruturais

Leia mais

Belgo Malha Talude Controle de Desprendimentos e Estabilização

Belgo Malha Talude Controle de Desprendimentos e Estabilização Belgo Malha Talude Controle de Desprendimentos e Estabilização Qualidade da Malha Talude Além da resistência à corrosão atmosférica e criticidade do contato constante com o solo, a tela empregada nos sistemas

Leia mais

Taludes atirantados TIRANTE - ESQUEMA. Componentes

Taludes atirantados TIRANTE - ESQUEMA. Componentes Taludes atirantados Paramento em concreto armado é uma das soluções para contenção de encostas e redução de riscos de deslizamentos. Conheça as principais aplicações, o custo-benefício e os cuidados para

Leia mais

UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES CAMPUS VILLA LOBOS. Construção Civil

UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES CAMPUS VILLA LOBOS. Construção Civil UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES CAMPUS VILLA LOBOS Construção Civil 7 semestre Prof. Me. Jorge S. Lyra 2017 Fundações Introdução Fundações Diretas NBR 6122/10 Esta Norma fixa o procedimento, projeto e execução

Leia mais

PROF. ENOQUE PEREIRA

PROF. ENOQUE PEREIRA PROF. ENOQUE PEREIRA - Estudo e indicação das proporções e quantificação dos materiais componentes da mistura, para se obter um concreto com determinadas características previamente estabelecidas. - Combinação

Leia mais

Estruturas de Contenção Apresentação da disciplina Definições Tipos de Estruturas de Contenções

Estruturas de Contenção Apresentação da disciplina Definições Tipos de Estruturas de Contenções Estruturas de Contenção Apresentação da disciplina Definições Tipos de Estruturas de Contenções Considerações Gerais Ementa Conteúdo Programático Avaliação Bibliografia APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA Considerações

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GEOTECNIA III

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GEOTECNIA III UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GEOTECNIA III Aula 15 Cortinas e escoramentos: Cortina Atirantada Eng. Civil Augusto

Leia mais

Telas Soldadas Nervuradas Belgo

Telas Soldadas Nervuradas Belgo Telas Soldadas Nervuradas Belgo As Telas Soldadas de Aço Nervurado são uma armadura pré-fabricada, constituída por fios de aço Belgo 60 nervurado longitudinais e transversais, de alta resistência mecânica,

Leia mais

CONSTRUÇÕES HIDRÁUILICAS Obras Fluviais PHA Erosão devido a ação de ondas e proteção de margens

CONSTRUÇÕES HIDRÁUILICAS Obras Fluviais PHA Erosão devido a ação de ondas e proteção de margens CONSTRUÇÕES HIDRÁUILICAS Obras Fluviais PHA - 2415 Erosão devido a ação de ondas e proteção de margens Luís César de Souza Pinto (lcesar@usp.br) www.phd.poli.usp.br Conteúdo da Aula Agentes causadores

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE GEOTÊXTIL BIDIM EM MURO MISTO DE SOLO REFORÇADO E SOLO GRAMPEADO NA BASE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS SP

UTILIZAÇÃO DE GEOTÊXTIL BIDIM EM MURO MISTO DE SOLO REFORÇADO E SOLO GRAMPEADO NA BASE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS SP UTILIZAÇÃO DE GEOTÊXTIL BIDIM EM MURO MISTO DE SOLO REFORÇADO E SOLO GRAMPEADO NA BASE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS SP Autor: Departamento Técnico - Atividade Bidim PERÍODO 2005 Revisado ABRIL 2011 - Departamento

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GEOTECNIA III

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GEOTECNIA III UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GEOTECNIA III Aula 15 Cortinas e escoramentos: Cortina Atirantada Eng. Civil Augusto

Leia mais

Aços Longos. Telas Soldadas Nervuradas

Aços Longos. Telas Soldadas Nervuradas Aços Longos Telas Soldadas Nervuradas Registro Compulsório 272/2011 Telas Soldadas Nervuradas Qualidade As Telas Soldadas de Aço Nervurado ArcelorMittal são armaduras pré-fabricadas constituídas por fios

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SUMÁRIO 1. Objetivo e campo de aplicação...2 2. Referências...2 3. Definições...2 4. Condições para início dos serviços...2 5. Materiais e equipamentos necessários...2 5.1 Materiais...3 5.2 Equipamentos...3

Leia mais

MUROS DE ARRIMO. Tipos Drenagem Estabilidade Dimensionamento

MUROS DE ARRIMO. Tipos Drenagem Estabilidade Dimensionamento MUROS DE ARRIMO Tipos Drenagem Estabilidade Dimensionamento DEFINIÇÃO Muros são estruturas corridas de contenção de parede vertical ou quase vertical, apoiadas em uma fundação rasa ou profunda. DEFINIÇÃO

Leia mais

MUROS DE ARRIMO. Tipos Drenagem Estabilidade Dimensionamento

MUROS DE ARRIMO. Tipos Drenagem Estabilidade Dimensionamento MUROS DE ARRIMO Tipos Drenagem Estabilidade Dimensionamento DEFINIÇÃO Muros são estruturas corridas de contenção de parede vertical ou quase vertical, apoiadas em uma fundação rasa ou profunda. DEFINIÇÃO

Leia mais

e o da placa (S P ) será:, sendo (BF ) a menor dimensão da fundação e (B P ) a menor dimensão da placa.

e o da placa (S P ) será:, sendo (BF ) a menor dimensão da fundação e (B P ) a menor dimensão da placa. 45.(ALERJ/FGV/2017) Em uma prova de carga, o recalque elástico sofrido pela placa quadrada do equipamento de 300 mm de dimensão, em um solo argiloso sobre o qual será assentada uma sapata retangular de

Leia mais

Sistemas de Contenções:

Sistemas de Contenções: Sistemas de Contenções: Grupo de Materiais de Construção 1 Introdução Incentivo ao desenvolvimento: Indústria automobilística nacional Década de 60 Prédios não tinham subsolo Grupo de Materiais de Construção

Leia mais

ESTRUTURAS DE FUNDAÇÕES RASAS

ESTRUTURAS DE FUNDAÇÕES RASAS Universidade Federal de Ouro Preto - Escola de Minas Departamento de Engenharia Civil CIV620-Construções de Concreto Armado ESTRUTURAS DE FUNDAÇÕES RASAS Profa. Rovadávia Aline Jesus Ribas Ouro Preto,

Leia mais

Contenção e Estabilização de Encostas e Taludes naturais e escavados. Qualidade e Segurança, a solução perfeita

Contenção e Estabilização de Encostas e Taludes naturais e escavados. Qualidade e Segurança, a solução perfeita Contenção e Estabilização de Encostas e Taludes naturais e escavados Qualidade e Segurança, a solução perfeita EMPRESA A PSO, tem um know-how de mais de 30 anos com os sócios fundadores da empresa, experiências

Leia mais

SINAPI SISTEMA NACIONAL DE PESQUISA DE CUSTOS E ÍNDICES DA CONSTRUÇÃO CIVIL CADERNOS TÉCNICOS DE COMPOSIÇÕES PARA CONCRETO PROJETADO LOTE 3

SINAPI SISTEMA NACIONAL DE PESQUISA DE CUSTOS E ÍNDICES DA CONSTRUÇÃO CIVIL CADERNOS TÉCNICOS DE COMPOSIÇÕES PARA CONCRETO PROJETADO LOTE 3 SINAPI SISTEMA NACIONAL DE PESQUISA DE CUSTOS E ÍNDICES DA CONSTRUÇÃO CIVIL CADERNOS TÉCNICOS DE COMPOSIÇÕES PARA CONCRETO PROJETADO LOTE 3 Versão: 002 Vigência: 01/2016 Última atualização: 05/2016 GRUPO

Leia mais

CONCRETO. FMC Profª Bárbara Silvéria

CONCRETO. FMC Profª Bárbara Silvéria CONCRETO FMC Profª Bárbara Silvéria Concreto - conceito O concreto é um material de construção resultante da mistura de aglomerante, agregados e água, formando um bloco monolítico; Concreto conceito A

Leia mais

(OHPHQWRV'UHQDQWHVHP6RORV

(OHPHQWRV'UHQDQWHVHP6RORV (OHPHQWRV'UHQDQWHVHP6RORV Em muitas obras de engenharia a aplicação de sistemas de drenagem é comum em serviços como de escavação ou mesmo de estabilização de taludes. O sistema de drenagem subhorizontal

Leia mais

Soluções Típicas Contenção de Taludes

Soluções Típicas Contenção de Taludes Mecânica dos Solos e Fundações PEF 522 11 e 12 a Aula Estruturas de Contenção Empuxo de Terra Teorias Clássicas Efeito da Água Soluções Típicas Contenção de Taludes 1 Contenção de Taludes a) Muro de pedra

Leia mais

fundamentos e aplicações

fundamentos e aplicações a) Seção transversal fechada formada por elemento único b) Seção transversal fechada formada por mais de um elemento c) Seção transversal aberta formada por elemento único d) Seção transversal aberta formada

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GEOTECNIA III

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GEOTECNIA III UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GEOTECNIA III Aula 15 Cortinas e escoramentos: Cortina Atirantada Eng. Civil Augusto

Leia mais

Soluções Típicas Contenção de Taludes

Soluções Típicas Contenção de Taludes Mecânica dos Solos e Fundações PEF 522 Estruturas de Contenção Empuxo de Terra Teorias Clássicas Efeito da Água Soluções Típicas Contenção de Taludes Contenção de Taludes a) Muro de pedra argamassada;

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE GEOTÊXTIL BIDIM COMO FILTRO EM GABIÃO COLCHÃO CALHA DO TIETÊ SP

UTILIZAÇÃO DE GEOTÊXTIL BIDIM COMO FILTRO EM GABIÃO COLCHÃO CALHA DO TIETÊ SP UTILIZAÇÃO DE GEOTÊXTIL BIDIM COMO FILTRO EM GABIÃO COLCHÃO CALHA DO TIETÊ SP Autor: Departamento Técnico - Atividade Bidim Distribuidor: Ramalho Comercial Ltda. PERÍODO 2003/2004 Revisado ABRIL 2011 -

Leia mais

APLICAÇÃO DO GEOTÊXTIL BIDIM COMO REFORÇO NA RECOMPOSIÇÃO DO TALUDE DAS INDÚSTRIAS LINHAS CORRENTES SP

APLICAÇÃO DO GEOTÊXTIL BIDIM COMO REFORÇO NA RECOMPOSIÇÃO DO TALUDE DAS INDÚSTRIAS LINHAS CORRENTES SP APLICAÇÃO DO GEOTÊXTIL BIDIM COMO REFORÇO NA RECOMPOSIÇÃO DO TALUDE DAS INDÚSTRIAS LINHAS CORRENTES SP Autor: Departamento Técnico - Atividade Bidim Colaboração: Eng. José Carlos Vertematti JUNHO 1993

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE GEOWEB EM REVESTIMENTO DE BACIA DE DISSIPAÇÃO LUANDA - ANGOLA

UTILIZAÇÃO DE GEOWEB EM REVESTIMENTO DE BACIA DE DISSIPAÇÃO LUANDA - ANGOLA UTILIZAÇÃO DE GEOWEB EM REVESTIMENTO DE BACIA DE DISSIPAÇÃO LUANDA - ANGOLA Autor: Departamento Técnico - Atividade Bidim PERÍODO 2003 Revisado ABRIL 2011 - Departamento Técnico. ÍNDICE 1 DADOS GERAIS...3

Leia mais

MUROS DE ARRIMO. Tipos Drenagem Estabilidade Dimensionamento

MUROS DE ARRIMO. Tipos Drenagem Estabilidade Dimensionamento MUROS DE ARRIMO Tipos Drenagem Estabilidade Dimensionamento DEFINIÇÃO Muros são estruturas corridas de contenção de parede vertical ou quase vertical, apoiadas em uma fundação rasa ou profunda. Podem ser

Leia mais

CONTROLE DE RECALQUE DE EDIFÍCIOS ATRAVÉS DE ESTACAS INJETADAS AUTOPERFURANTES

CONTROLE DE RECALQUE DE EDIFÍCIOS ATRAVÉS DE ESTACAS INJETADAS AUTOPERFURANTES CONTROLE DE RECALQUE DE EDIFÍCIOS ATRAVÉS DE ESTACAS INJETADAS AUTOPERFURANTES Rodrigo Rogério. MSc Coordenador de Geotecnia e Fundações GEOSOLUÇÕES a STRATA COMPANY, São Paulo, Brasil, rogerio@geosolucoes.com

Leia mais

TUBULÃO A CEU ABERTO TUBULÃO A AR COMPRIMIDO

TUBULÃO A CEU ABERTO TUBULÃO A AR COMPRIMIDO TUBULÃO A CEU ABERTO TUBULÃO A AR COMPRIMIDO DISCIPLINA: FUNDAÇÕES E OBRAS DE TERRA DOCENTE: DIEGO ARAUJO DE BRITO VITÓRIA DA CONQUISTA BA, NOVEMBRO/2017 Elemento de FUNDAÇÃO PROFUNDA, escavado no terreno

Leia mais

ESTACAS ESCAVADAS TRADO MECÂNICO

ESTACAS ESCAVADAS TRADO MECÂNICO ESTACAS ESCAVADAS TRADO MECÂNICO RESUMO Neste breve artigo abordaremos a metodologia executiva das estacas escavadas sem fluido de estabilização ou lama bentonitica. Esse tipo de fundação também é conhecido

Leia mais

Soluções para Autoconstrução Praticidade, economia e agilidade na sua obra

Soluções para Autoconstrução Praticidade, economia e agilidade na sua obra Aços Longos Soluções para Autoconstrução Praticidade, economia e agilidade na sua obra Arame Recozido Trançadinho Recozido Prático Sapatas Recozido Fácil Pregos Treliças Nervuradas Murfor Produto Belgo

Leia mais

Sistemas de aplicação da protensão

Sistemas de aplicação da protensão UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIENCIAS EXATAS E TECNOLOGICAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA: CONCRETO PROTENDIDO Sistemas de aplicação da protensão

Leia mais

OBRAS DE CONTENÇÃO ESPECIFICAÇÕES OBJETIVO... 2 CONSIDERAÇÕES GERAIS... 2 CONSIDERAÇÕES ESPECÍFICAS... 2

OBRAS DE CONTENÇÃO ESPECIFICAÇÕES OBJETIVO... 2 CONSIDERAÇÕES GERAIS... 2 CONSIDERAÇÕES ESPECÍFICAS... 2 1/11 SUMÁRIO OBJETIVO... 2 CONSIDERAÇÕES GERAIS... 2 CONSIDERAÇÕES ESPECÍFICAS... 2 01 ENSECADEIRA... 2 02 MURO DE ARRIMO... 3 03 a 05 GABIÃO... 5 06 ENROCAMENTO... 8 BOLSA DE GEOSSINTÉTICO... 9 RELAÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GEOTECNIA III

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GEOTECNIA III UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GEOTECNIA III Aula 02 Cortinas e escoramentos Augusto Romanini Sinop - MT 2015/2

Leia mais

Aços Longos. Telas Soldadas Nervuradas

Aços Longos. Telas Soldadas Nervuradas Aços Longos Telas Soldadas Nervuradas Registro Compulsório 272/2011 Telas Soldadas Nervuradas Qualidade As Telas Soldadas Nervuradas da ArcelorMittal são armaduras pré-fabricadas constituídas por fios

Leia mais

MICROESTACAS INJETADAS E ESTACAS TIPO FRANKI

MICROESTACAS INJETADAS E ESTACAS TIPO FRANKI MICROESTACAS INJETADAS E ESTACAS TIPO FRANKI Componentes: Admilton Souza Santos Brenda Porto Elizangela Lima Mello Rafael Pedro de Sousa Silva Uaran Domingues Gusmão Valdemar Alves da Silva Júnior Vanessa

Leia mais

8 Curso de ENGENHARIA APLICADA ÀS OBRAS DE FUNDAÇÕES E CONTENÇÕES

8 Curso de ENGENHARIA APLICADA ÀS OBRAS DE FUNDAÇÕES E CONTENÇÕES 8 Curso de ENGENHARIA APLICADA ÀS OBRAS DE FUNDAÇÕES E CONTENÇÕES Tirantes: Conceitos Básicos, Execução e Estudos de Caso Engº Ilan D. Gotlieb MG&A Consultores de Solos FAAP 08.08.2018 Introdução O que

Leia mais

CAPÍTULO I SISTEMAS ESTRUTURAIS

CAPÍTULO I SISTEMAS ESTRUTURAIS 1 TÓPICOS ESPECIAIS ECIVIL II Alvenaria estrutural CAPÍTULO I SISTEMAS ESTRUTURAIS SISTEMAS ESTRUTURAIS TOTALMENTE ESTRUTURADO ESTRUTURA MISTA 2 TOTALMENTE ESTRUTURADO Quando os elementos estruturais de

Leia mais

Fundações Indiretas. Tipos de Fundações. Fundações Indiretas. Tipos de fundações

Fundações Indiretas. Tipos de Fundações. Fundações Indiretas. Tipos de fundações Universidade Federal do Espírito Santo Centro Tecnológico Departamento de Engenharia Civil Tecnologia da Construção Civil I Tipos de fundações Profa. Geilma Lima Vieira geilma.vieira@gmail.com Tipos de

Leia mais

MOTA-ENGIL ENGENHARIA FUNDAÇÕES ESPECIAIS

MOTA-ENGIL ENGENHARIA FUNDAÇÕES ESPECIAIS MOTA-ENGIL ENGENHARIA FUNDAÇÕES ESPECIAIS A Mota-Engil Engenharia é líder destacada em Portugal na sua área de atuação, encontrando-se muito bem posicionada na rota de expansão à escala internacional.

Leia mais

ESTACAS HELICOIDAIS. (21)

ESTACAS HELICOIDAIS. (21) ESTACAS HELICOIDAIS A P R E S E N T A Ç Ã O T É C N I C A (21) 99798-2790 www.geotechnical.com.br contato@geotechnical.com.br GEOTECHNICAL A utilização de estacas helicoidais data de 1838, Alexander Mitchell

Leia mais

Soluções para Alvenaria

Soluções para Alvenaria Aços Longos Soluções para Alvenaria BelgoFix Tela BelgoRevest Murfor Produtos ARCE1109-0210_SOL_ALVENARIA.indd 1 20/01/14 15:00 BelgoFix BelgoFix : marca registrada da Belgo Bekaert Arames Telas Soldadas

Leia mais

Análise Técnica e Econômica de Estruturas de Contenção de Taludes

Análise Técnica e Econômica de Estruturas de Contenção de Taludes XVIII Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica O Futuro Sustentável do Brasil passa por Minas 19-22 Outubro, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil ABMS, 2016 Análise Técnica e

Leia mais

INSTRUMENTAÇÃO GEOTÉCNICA. Introdução à Geotecnia 2015

INSTRUMENTAÇÃO GEOTÉCNICA. Introdução à Geotecnia 2015 INSTRUMENTAÇÃO GEOTÉCNICA Introdução à Geotecnia 2015 PORQUE INSTRUMENTAR? A instrumentação geotécnica fornece dados que ajudam os engenheiros em qualquer estágio de um projeto. INVESTIGAÇÃO DE CAMPO Os

Leia mais

SISTEMAS DE CONTENÇÃO

SISTEMAS DE CONTENÇÃO A estabilização de taludes e aterros é um grande desafio para engenharia geotécnica. Como em todos os trabados geotécnicos, o projeto de contenção de encostas e taludes depende das condições do solo. Quando

Leia mais

CONTENÇÕES EM PAREDE DIAFRAGMA, PERFIL METÁLICO E TIRANTES

CONTENÇÕES EM PAREDE DIAFRAGMA, PERFIL METÁLICO E TIRANTES CONTENÇÕES EM PAREDE DIAFRAGMA, PERFIL METÁLICO E TIRANTES CONCEITOS BÁSICOS EXECUÇÃO ESTUDO DE CASOS ENGº MARCELO FERREIRA 003 INTRODUÇÃO INFELIZMENTE, OS SOLOS SÃO FEITOS PELA NATUREZA E NÃO PELO HOMEM

Leia mais

Aspectos relevantes sobre execução de fundações FUNDAÇÕES SLIDES 04. Prof. MSc. Douglas M. A. Bittencourt

Aspectos relevantes sobre execução de fundações FUNDAÇÕES SLIDES 04. Prof. MSc. Douglas M. A. Bittencourt Aspectos relevantes sobre execução de fundações FUNDAÇÕES SLIDES 04 Prof. MSc. Douglas M. A. Bittencourt prof.douglas.pucgo@gmail.com EXECUÇÃO DE SAPATAS Escavação mecânica ou manual 2 EXECUÇÃO DE SAPATAS

Leia mais

Seg m en t o Im o b ili ári o CRISTALMIX COMPARATIVO DE SOLUÇÕES DE IMPERMEABILIZAÇÃO PARA CORTINAS DE CONTENÇÃO EM SUBSOLOS ABAIXO DO LENÇOL FREÁTICO

Seg m en t o Im o b ili ári o CRISTALMIX COMPARATIVO DE SOLUÇÕES DE IMPERMEABILIZAÇÃO PARA CORTINAS DE CONTENÇÃO EM SUBSOLOS ABAIXO DO LENÇOL FREÁTICO Seg m en t o Im o b ili ári o CRISTALMIX COMPARATIVO DE SOLUÇÕES DE IMPERMEABILIZAÇÃO PARA CORTINAS DE CONTENÇÃO EM SUBSOLOS ABAIXO DO LENÇOL FREÁTICO CONHEÇA A ENGEMIX, UMA EMPRESA DA VOTORANTIM CIMENTOS

Leia mais

Chumbadores Injetados: A Qualidade do Solo Grampeado

Chumbadores Injetados: A Qualidade do Solo Grampeado 1 Chumbadores Injetados: A Qualidade do Solo Grampeado Autor: Geólogo Cairbar Azzi Pitta, Diretor Solotrat Engenharia Geotécnica Eng. Alberto Casati Zirlis, Diretor Solotrat Engenharia Geotécnica. 1. Sinopse

Leia mais

Sistemas de Fundação. Sobre o Projeto de Fundações. Prof. MSc. Douglas M. A. Bittencourt FUNDAÇÕES SLIDES 02.

Sistemas de Fundação. Sobre o Projeto de Fundações. Prof. MSc. Douglas M. A. Bittencourt FUNDAÇÕES SLIDES 02. Sistemas de Fundação Sobre o Projeto de Fundações FUNDAÇÕES SLIDES 02 Prof. MSc. Douglas M. A. Bittencourt prof.douglas.pucgo@gmail.com Sistemas de Fundação ESTRUTURA GEOTECNIA Definição de fundações:

Leia mais

Em função de suas características de fabricação e matéria-prima poliéster, o Bidim possui as propriedades:

Em função de suas características de fabricação e matéria-prima poliéster, o Bidim possui as propriedades: Geotêxtil Bidim Propriedades Em função de suas características de fabricação e matéria-prima poliéster, o Bidim possui as propriedades: Elevada permeabilidade: 10 a 200 vezes mais permeável do que outros

Leia mais

Investigações Geotécnicas!" " #$"""

Investigações Geotécnicas!  #$ Investigações Geotécnicas!" " #$""" Investigações Geotécnicas Investigação geotécnica de campo: levantamento de superfície, sondagens, ensaios; coleta de amostras. Investigação geotécnica de Laboratório

Leia mais

SUSTENTABILIDADE EM ÁREAS URBANAS. Ações estruturais e não-estruturais para prevenção de acidentes e controle de risco

SUSTENTABILIDADE EM ÁREAS URBANAS. Ações estruturais e não-estruturais para prevenção de acidentes e controle de risco Universidade de Pernambuco Escola Politécnica de Pernambuco Programa de Pós-Graduação Engenharia Civil SUSTENTABILIDADE EM ÁREAS URBANAS Ações estruturais e não-estruturais para prevenção de acidentes

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GEOTECNIA III

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GEOTECNIA III UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GEOTECNIA III Aula 14 Cortinas de contenção Augusto Romanini Sinop - MT 2016/2

Leia mais

4 TÉCNICAS CONVENCIONAIS DE PROTEÇÃO E RESTAURAÇÃO DE MARGENS

4 TÉCNICAS CONVENCIONAIS DE PROTEÇÃO E RESTAURAÇÃO DE MARGENS 4 TÉCNICAS CONVENCIONAIS DE PROTEÇÃO E RESTAURAÇÃO DE MARGENS Segundo BRIGHETTI e MARTINS (2001), os métodos convencionais de proteção de margens usualmente empregados podem ser divididos em dois grupos:

Leia mais

FQ-01. Fechamento para quadra de esportes. Componentes. Código de listagem. Atenção. Revisão Data Página 1/5 7 18/09/09

FQ-01. Fechamento para quadra de esportes. Componentes. Código de listagem. Atenção. Revisão Data Página 1/5 7 18/09/09 1/5 2/5 3/5 4/5 DESCRIÇÃO Constituintes Fundação em baldrame sobre brocas ou sapatas corridas, conforme as condições do terreno e de acordo com especificação de projeto. Impermeabilização rígida, tipo

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE SANTA CATARINA

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE SANTA CATARINA 3.7. REBAIXAMENTO DO LENÇOL FREÁTICO Quando as escavações atingem o nível das águas subterrâneas e há o afloramento das mesmas, torna-se necessária a drenagem ou o rebaixamento do lençol freático com o

Leia mais

01 PATRICIA HISTÓRICO/INTRODUÇÃO

01 PATRICIA HISTÓRICO/INTRODUÇÃO Islide 01 - HISTÓRICO 01 PATRICIA HISTÓRICO/INTRODUÇÃO A estaca tipo Franki foi introduzida como fundação por Edgard Frankignoul na Bélgica há mais de 85 anos. Ele desenvolveu a idéia de cravar um tubo

Leia mais

UTILIZAÇÃO DO GEOTÊXTIL BIDIM COMO ELEMENTO DE FILTRAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE MURO DE ARRIMO EM GABIÕES PARA CANALIZAÇÃO DO CÓRREGO PROSA

UTILIZAÇÃO DO GEOTÊXTIL BIDIM COMO ELEMENTO DE FILTRAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE MURO DE ARRIMO EM GABIÕES PARA CANALIZAÇÃO DO CÓRREGO PROSA UTILIZAÇÃO DO GEOTÊXTIL BIDIM COMO ELEMENTO DE FILTRAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE MURO DE ARRIMO EM GABIÕES PARA CANALIZAÇÃO DO CÓRREGO PROSA Autor: Departamento Técnico - Atividade Bidim Colaboração: Ivo Correa

Leia mais

EXECUÇÃO DE TÚNEL VIÁRIO SOB RIO, EM ZONA URBANIZADA, EM LIMA, PERÚ

EXECUÇÃO DE TÚNEL VIÁRIO SOB RIO, EM ZONA URBANIZADA, EM LIMA, PERÚ EXECUÇÃO DE TÚNEL VIÁRIO SOB RIO, EM ZONA URBANIZADA, EM LIMA, PERÚ (Projeto Executivo Diques, CQP e ATO) R. Araújo, M.Sc. Gerente de Engenharia e Túneis, Geocompany, São Paulo, Brasil R. Kochen, Prof.

Leia mais

CADERNOS TÉCNICOS ESTACA RAIZ LOTE 1

CADERNOS TÉCNICOS ESTACA RAIZ LOTE 1 CADERNOS TÉCNICOS ESTACA RAIZ LOTE 1 GRUPO ESTACA RAIZ - LOTE 01 A CAIXA apresenta o Grupo Estaca Raiz em 24 composições, que serão incorporadas ao Sistema Nacional de Pesquisas de Custos e Índices da

Leia mais

Estrutura Concreto Armado. Engª Civil Bárbara Silvéria

Estrutura Concreto Armado. Engª Civil Bárbara Silvéria Estrutura Concreto Armado Engª Civil Bárbara Silvéria Concreto Concreto: Argamassa + Agregados graúdos Argamassa: Pasta + Agregados miúdos (+ aditivos) Pasta: Aglomerante + Água Característica mecânica

Leia mais

1 INFRA-ESTRUTURA Fundações PROFESSORA MSC DAYANA RUTH

1 INFRA-ESTRUTURA Fundações PROFESSORA MSC DAYANA RUTH 1 INFRA-ESTRUTURA Fundações PROFESSORA MSC DAYANA RUTH Fundações São elementos estruturais destinados a suportar toda a carga de pressão proveniente dos carregamentos de esforços oriundos do peso próprio

Leia mais

USP UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO IEE INSTITUTO DE ELETROTÉCNICA E ENERGIA LABORATÓRIO MODELO E SEDE DO CENDAT REVISÃO 00 06/09/2013

USP UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO IEE INSTITUTO DE ELETROTÉCNICA E ENERGIA LABORATÓRIO MODELO E SEDE DO CENDAT REVISÃO 00 06/09/2013 USP UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO IEE INSTITUTO DE ELETROTÉCNICA SEDE DO CENDAT REVISÃO 06/09/2013 Rua Crasso, 392 Vila Romana São Paulo Cep 05043-010 Tel. (11) 36751335 2 QUADRO DE REVISÕES REV DATA POR APROV

Leia mais

Muro de solo grampeado com face em blocos prémoldados

Muro de solo grampeado com face em blocos prémoldados Muro de solo grampeado com face em blocos prémoldados Saramago, R. P. Terrae Engenharia, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, robson@terrae.com.br Mendonça, M. B. Terrae Engenharia, Rio de Janeiro, RJ, Brasil,

Leia mais

CASO DE OBRA: CANAL DO RIO TOCUMEN-PANAMÁ

CASO DE OBRA: CANAL DO RIO TOCUMEN-PANAMÁ CASO DE OBRA: CANAL DO RIO TOCUMEN-PANAMÁ Esta solução técnica foi concebida em Parceria com a Norsan Engenharia. Apresentação do Problema Na área de ampliação do aeroporto da Cidade do Panamá existia

Leia mais

Ministério da Educação Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE Coordenação Geral de Infraestrutural Educacional CGEST

Ministério da Educação Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE Coordenação Geral de Infraestrutural Educacional CGEST Ministério da Educação Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE Coordenação Geral de Infraestrutural Educacional CGEST MEMORIAL DESCRITIVO PROJETO PADRÃO PARA QUADRA POLIESPORTIVA COM VESTIÁRIOS

Leia mais

Costa Fortuna Fundações e Construções

Costa Fortuna Fundações e Construções Jet Grouting 1 Costa Fortuna Fundações e Construções A Costa Fortuna Fundações e Construções Ltda opera no mercado de fundações e contenções e tem por filosofia o desenvolvimento empresarial baseado em

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE GEOTÊXTIL BIDIM E GEOWEB EM OBRA DE DRENAGEM DE PILHA DE REJEITO DA MINERAÇÃO MBR CANAL MUTUCA MG

UTILIZAÇÃO DE GEOTÊXTIL BIDIM E GEOWEB EM OBRA DE DRENAGEM DE PILHA DE REJEITO DA MINERAÇÃO MBR CANAL MUTUCA MG UTILIZAÇÃO DE GEOTÊXTIL BIDIM E GEOWEB EM OBRA DE DRENAGEM DE PILHA DE REJEITO DA MINERAÇÃO MBR CANAL MUTUCA MG Autor: Departamento Técnico - Atividade Bidim Distribuidor: Bimig Comércio e Representação

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GEOTECNIA III

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GEOTECNIA III UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GEOTECNIA III Aula 12 Estruturas de contenção Augusto Romanini Sinop - MT 2015/2

Leia mais

APLICAÇÃO DO GEOTÊXTIL BIDIM EM COLCHÃO DRENANTE EM CAMPO DE FUTEBOL SOBRE LAJE DO ESTACIONAMENTO ESPORTE CLUBE BANESPA

APLICAÇÃO DO GEOTÊXTIL BIDIM EM COLCHÃO DRENANTE EM CAMPO DE FUTEBOL SOBRE LAJE DO ESTACIONAMENTO ESPORTE CLUBE BANESPA APLICAÇÃO DO GEOTÊXTIL BIDIM EM COLCHÃO DRENANTE EM CAMPO DE FUTEBOL SOBRE LAJE DO ESTACIONAMENTO ESPORTE CLUBE BANESPA Autor: Departamento Técnico - Atividade Bidim Colaboração: Eng. Valéria C. Pellicci

Leia mais

ESCOLA TÉCNICA UNISUAM ETUS

ESCOLA TÉCNICA UNISUAM ETUS ESCOLA TÉCNICA UNISUAM ETUS AULA 9 DATA: 16/08/13 DISCIPLINA: SOLOS E FUNDAÇÕES PROFESSOR: MARLON FIGUEIREDO 1-1. TIPOS DE FUNDAÇÕES Fundações Superficiais (Rasas ou Diretas ) Fundações Profundas 1.1 FUNDAÇÕES

Leia mais

1. Dados e-bidim #39. e-bidim # 39. Data 21/01/2005. Caso de Obra. Tema

1. Dados e-bidim #39. e-bidim # 39. Data 21/01/2005. Caso de Obra. Tema 1. Dados e-bidim #39 e-bidim # 39 Data 21/01/2005 Tema Assunto Local Caso de Obra Geoweb para proteção de talude contra erosão na Duplicação da Rodovia BA-099 (Estrada do Coco - trecho inicial Linha Verde),

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GEOTECNIA III

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GEOTECNIA III UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GEOTECNIA III Aula 05 Fluxo no Solo Rebaixamento Temporário de Aquíferos Eng.

Leia mais

5 Descrição das seções instrumentadas

5 Descrição das seções instrumentadas 150 5 Descrição das seções instrumentadas Duas seções do muro de solo reforçado foram instrumentadas para avaliação de deformações e recalques durante e após a construção. As seções referidas são a E20+15

Leia mais

Sistemas de Fundação. Sobre o Projeto de Fundações. Prof. MSc. Douglas M. A. Bittencourt FUNDAÇÕES AULA 02.

Sistemas de Fundação. Sobre o Projeto de Fundações. Prof. MSc. Douglas M. A. Bittencourt FUNDAÇÕES AULA 02. Sistemas de Fundação Sobre o Projeto de Fundações FUNDAÇÕES AULA 02 Prof. MSc. Douglas M. A. Bittencourt prof.douglas.pucgo@gmail.com ENGENHARIA DE FUNDAÇÕES Sistemas de fundação Geotecnia e Estrutura

Leia mais

FIXAGRAN FIXAGRAN MODELOS FIXAGRAN. Fixação de placas de granito, mármores, cerâmicas e porcelanato. DETALHAMENTO DO PINO FIXADOR

FIXAGRAN FIXAGRAN MODELOS FIXAGRAN. Fixação de placas de granito, mármores, cerâmicas e porcelanato. DETALHAMENTO DO PINO FIXADOR PATENTEADO E EXCLUSIVO Produzido em aço inox FIXAGRAN FIXAGRAN Fixação de placas de granito, mármores, cerâmicas e porcelanato. O sistema FIXAGRAN é um produto conceito, de alta tecnologia desenvolvido

Leia mais

Concreto Protendido. SISTEMAS DE APLICAÇÃO DA PROTENSÃO Prof. Letícia R. Batista Rosas

Concreto Protendido. SISTEMAS DE APLICAÇÃO DA PROTENSÃO Prof. Letícia R. Batista Rosas Concreto Protendido SISTEMAS DE APLICAÇÃO DA PROTENSÃO Prof. Letícia R. Batista Rosas Introdução Armadura ativa (de protensão): constituída por barras, fios isolados ou cordoalhas, destinada à produção

Leia mais

Controle Geotécnico de uso e ocupação das encostas

Controle Geotécnico de uso e ocupação das encostas Curso de Multiplicadores em Florianópolis, 24/02/2010 Controle Geotécnico de uso e ocupação das encostas Eng. Geotécnica Regina Davison Dias, D.Sc. NUGEOTEC/CENTRO TECNOLÓGICO/UNISUL 24/02/2010 UNISUL

Leia mais

GABIÕES REVESTIMENTOS E DRENAGEM Especificação Particular

GABIÕES REVESTIMENTOS E DRENAGEM Especificação Particular GABIÕES REVESTIMENTOS E DRENAGEM Especificação Particular C D T - CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO Dezembro de 2015 DESIGNAÇÃO - ARTERIS ES 018 Rev.00 12/2015 ET 018 Rev0 pg. 1 - Centro de Desenvolvimento

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO. OBRA: Reforço da ponte da Santa Rita. ENDEREÇO: Rua Inácio Dutra, s/n - Bairro Santa Rita VALOR TOTAL: R$ 96.

MEMORIAL DESCRITIVO. OBRA: Reforço da ponte da Santa Rita. ENDEREÇO: Rua Inácio Dutra, s/n - Bairro Santa Rita VALOR TOTAL: R$ 96. MEMORIAL DESCRITIVO OBRA: Reforço da ponte da Santa Rita ENDEREÇO: Rua Inácio Dutra, s/n - Bairro Santa Rita VALOR TOTAL: R$ 96.697,13 1. SERVIÇOS PRELIMINARES 1.1. Placa de obra em chapa de aço galvanizado

Leia mais

CONTENÇÕES EM ZONAS URBANAS:

CONTENÇÕES EM ZONAS URBANAS: ESCOLA POLITÉCNICA DA USP PEF-2405 FUNDAÇÕES Escavações Escoradas CONTENÇÕES EM ZONAS URBANAS: - CONDICIONANTES / CRITÉRIOS DE ESCOLHA -DISCUSSÃO DE CÁLCULOS PARA PROJETO - TIPOS Jaime Domingos Marzionna

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTOS NS035 POÇOS DE VISITA TIPOS 1A,1B e 1C Revisão: 03 Mai/10 SUMÁRIO

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTOS NS035 POÇOS DE VISITA TIPOS 1A,1B e 1C Revisão: 03 Mai/10 SUMÁRIO SUMÁRIO 1. Objetivo e campo de aplicação...2 2. Referências...2 3. Definições...2 4. Condições para início dos serviços...3 5. Materiais e Equipamentos necessários...3 6. Métodos e Procedimentos de Execução...3

Leia mais

Costa Fortuna Fundações e Construções

Costa Fortuna Fundações e Construções Jet Grouting 1 Costa Fortuna Fundações e Construções A Costa Fortuna Fundações e Construções Ltda opera no mercado de fundações e contenções e tem por filosofia o desenvolvimento empresarial baseado em

Leia mais

SISTEMAS DE CONTENÇÃO

SISTEMAS DE CONTENÇÃO SISTEMAS DE CONTENÇÃO APRESENTAÇÃO TÉCNICA (21) 99330-4278 www.geotechnical.com.br contato@geotechnical.com.br GEOTECHNICAL Estacas Helicoidais são utilizadas há mais de 200 anos. Inicialmente como alternativa

Leia mais

G O V E R N O F E D E R A L P A Í S R I C O É P A Í S S E M P O B R E Z A QUADRA ESCOLAR 02 CGEST - C Geral de Infraestrutura Educacional PLANTA BAIXA, CORTE A-B e DETALHES EST FORMATO A1 (841 X 594) R.01

Leia mais

DIRETRIZES EXECUTIVAS DE SERVIÇOS PARA

DIRETRIZES EXECUTIVAS DE SERVIÇOS PARA DIRETRIZES EXECUTIVAS DE SERVIÇOS PARA ES-C01 ESTRUTURAS DE ARRIMO 1 DOCUMENTO DE CIRCULAÇÃO EXTERNA ÍNDICE PÁG. 1. OBJETO E OBJETIVO...3 2. S...3 3. CONSIDERAÇÕES INICIAIS...3 4. MUROS DE CONCRETO ARMADO...4

Leia mais

Tecnologia da Construção Civil - I Fundações. Roberto dos Santos Monteiro

Tecnologia da Construção Civil - I Fundações. Roberto dos Santos Monteiro Tecnologia da Construção Civil - I Fundações Após a execução da sondagem, iremos definir qual o tipo de fundação mais adequada a ser utilizado no nosso empreendimento. As Fundações são elementos estruturais

Leia mais

Tipos de alvenaria. Introdução. Alvenaria de vedação

Tipos de alvenaria. Introdução. Alvenaria de vedação Tipos de alvenaria Introdução Certamente você já deve ter visto muitas alvenarias na sua vida sem ter se dado conta de que aquele elemento que está ali bem na sua frente é, de fato, uma alvenaria. Isto

Leia mais

ANEXO I. Dimensionamento das Vigas de Fundação

ANEXO I. Dimensionamento das Vigas de Fundação ANEXOS ANEXO I Dimensionamento das Vigas de Fundação Dimensionamentos das Vigas de Fundação na Zona do Posto de Transformação As vigas de fundação VF1, VF2 e VF3 foram dimensionadas com base nos esforços

Leia mais

Muro de solo grampeado com face em blocos pré-moldados

Muro de solo grampeado com face em blocos pré-moldados Muro de solo grampeado com face em blocos pré-moldados Saramago, R. P. Terrae Engenharia, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, robson@terrae.com.br Mendonça, M. B. Terrae Engenharia, Rio de Janeiro, RJ, Brasil,

Leia mais

PRÊMIO ABEG SIGMUNDO GOLOMBEK 2017 PROJETOS DAS CONTENÇÕES E FUNDAÇÕES DO EDIFÍCIO COMERCIAL GRANDE UFFICIALE EVARISTO COMOLATTI

PRÊMIO ABEG SIGMUNDO GOLOMBEK 2017 PROJETOS DAS CONTENÇÕES E FUNDAÇÕES DO EDIFÍCIO COMERCIAL GRANDE UFFICIALE EVARISTO COMOLATTI PRÊMIO ABEG SIGMUNDO GOLOMBEK 2017 PROJETOS DAS CONTENÇÕES E FUNDAÇÕES DO EDIFÍCIO COMERCIAL GRANDE UFFICIALE EVARISTO COMOLATTI Edifício Comercial GRANDE UFFICIALE EVARISTO COMOLATTI 4 Subsolos, Térreo,

Leia mais