As Três Camadas da Web

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "As Três Camadas da Web"

Transcrição

1 As Três Camadas da Web 1 Era uma vez... Um rei! meus pequenos leitores diriam imediatamente. Não, crianças, vocês estão errados. Era uma vez um pedaço de madeira... As Aventuras de Pinóquio Você pode fazer muita coisa sem JavaScript. Usando HTML (Hypertext Markup Language) 1, é possível produzir documentos complexos que descrevem de maneira complicada o conteúdo de uma página e o significado desse conteúdo nos mínimos detalhes. Usando CSS (Cascading Style Sheets), você pode apresentar esse conteúdo de muitas maneiras, com variações tão sutis quanto uma única cor ou tão notáveis quanto substituir texto por uma imagem. Contudo, independentemente de quanto você melhore o aspecto, HTML e CSS só podem chegar à beleza estática de um manequim de loja de departamentos ou, na melhor das hipóteses, a uma monstruosidade animada eletronicamente que cambaleia quando algo se move nas proximidades. Com JavaScript, você pode dar vida a esse boneco desajeitado, elevando-se, como seu criador, de um humilde vendedor a mestre em Web design! 1 Neste livro, vamos nos referir a HTML e a XHTML apenas como HTML. O que você escolhe fica por sua conta e não tem muito a ver com JavaScript. O código HTML que apresentaremos neste livro será XHTML 1.0 Strict válido.

2 26 Só JavaScript Mas o fato de sua nova criação ter o caminhar gracioso de uma modelo ou o andar arrastado do monstro do Dr. Frankenstein depende tanto da qualidade de suas origens HTML e CSS quanto do código JavaScript que deu vida a ela. Portanto, antes de aprendermos a operar milagres, vamos examinar como construímos sites de boa aparência por dentro e por fora e ver como JavaScript se encaixa nesse quadro. Separe-os Não faz muito tempo, Web designers profissionais empilhavam alegremente código HTML, CSS e JavaScript em um único arquivo, davam a ele o nome de index.html 2 e chamavam isso de página Web. Ainda é possível fazer isso, mas esteja preparado para ouvir xingamentos dos seus colegas. Em algum momento, os Web designers perceberam que o código que escrevem ao fazer uma página Web faz três coisas fundamentais: 2 Ou default.htm, de acordo com o padrão Microsoft.

3 As Três Camadas da Web 27 Descreve o conteúdo da página. Especifica a apresentação desse conteúdo. Controla o comportamento do conteúdo. Eles também perceberam que manter esses três tipos de código separados, como representado na Figura 1.1, facilitava o trabalho e ajudava a criar páginas Web que funcionavam melhor sob condições adversas, como quando os usuários estão com JavaScript desativado em seus navegadores. Os viciados em computador sabem disso há anos e até deram um nome para esse princípio: a separação de preocupações. Comportamento Apresentação Conteúdo Figura 1.1 Separação de preocupações. Mas perceber isso é uma coisa, fazer é outra especialmente se você não é viciado em computador. Eu sou viciado em computador e fico tentado a fazer a coisa errada o tempo todo. Estou editando alegremente o código HTML que descreve o conteúdo de uma página Web, quando subitamente começo a pensar em como aquele texto ficaria bem se tivesse um sombreado cinza diferente, se fosse deslocado um pouco para a esquerda e se tivesse no fundo aquela fotocópia hilária de meu rosto que fiz na última festa do escritório da SitePoint. Distraído que sou, quero fazer essas alterações imediatamente.

4 28 Só JavaScript Agora, o que é mais fácil: abrir um arquivo CSS separado para modificar a folha de estilos da página ou apenas digitar essas propriedades de estilo no código HTML que já estou editando? Assim como se comportar nas funções do trabalho, manter os tipos de código que você escreve separados exige disciplina. Uma vez que você entenda as vantagens disso, poderá aplicar a força de vontade necessária para se manter no modo correto e apropriado de fazer as coisas. Três camadas Manter diferentes tipos de código o mais separado possível é recomendável em qualquer tipo de programação. Isso torna mais fácil reutilizar partes desse código em projetos futuros, reduz a quantidade de código duplicado que você acaba escrevendo e facilitar encontrar e corrigir problemas meses e anos mais tarde. No que diz respeito à Web, há mais um motivo para manter o código separado: isso permite satisfazer as muitas maneiras diferentes pelas quais as pessoas acessam as páginas Web. Dependendo do seu público, a maioria de seus visitantes pode utilizar navegadores desktop bem equipados, com suporte de ponta para CSS e JavaScript, mas muitos podem estar sujeitos a políticas de TI corporativas que os obrigue a utilizar navegadores mais antigos ou a navegar com certos recursos (como JavaScript) desativados. Os usuários deficientes visuais frequentemente navegam usando software leitor ou ampliador de tela e, para eles, seu projeto visual refinado pode mais atrapalhar do que ajudar. Alguns usuários nem mesmo visitarão seu site, preferindo ler feeds de conteúdo em RSS ou formatos semelhantes, se você os oferecer. Na hora de construir esses feeds, você desejará enviar o conteúdo HTML para esses usuários sem qualquer lixo JavaScript ou CSS. O segredo para favorecer a maior gama possível de visitantes de seu site é pensar na Web em termos de três camadas, que convenientemente correspondem aos três tipos de código mencionados anteriormente. Essas camadas estão ilustradas na Figura 1.2.

5 As Três Camadas da Web 29 Comportamento (JavaScript) Apresentação (CSS) Riqueza da experiência do usuário Conteúdo (HTML) Figura 1.2 As três camadas da Web. Ao construir um site, trabalhamos nessas camadas de baixo para cima: 1. Começamos produzindo o conteúdo no formato HTML. Essa é a camada de base, que qualquer visitante, usando qualquer tipo de navegador, deve ser capaz de ver. 2. Feito isso, podemos nos concentrar em melhorar a aparência do site, adicionando uma camada de informações de apresentação utilizando CSS. Agora o site terá boa aparência para os usuários exibirem estilos CSS. 3. Finalmente, podemos usar JavaScript para introduzir uma camada a mais de interatividade e comportamento dinâmico, que tornará o site mais fácil de usar em navegadores equipados com JavaScript. Se mantivermos o código HTML, CSS e JavaScript separados, será mais fácil garantir que a camada de conteúdo permaneça legível em ambientes de navegação onde as camadas de apresentação e/ou comportamento não conseguem operar. Essa estratégia de começar embaixo para o Web design é conhecida como aperfeiçoamento progressivo. Veremos cada uma dessas camadas isoladamente para saber como manter essa separação de código da melhor maneira possível.

6 30 Só JavaScript HTML para conteúdo Tudo que é necessário para ler e entender o conteúdo de uma página Web pertence ao código HTML dessa página nada mais, nada menos. Simples assim. Os Web designers ficam em apuros quando se esquecem do princípio SE 3 e comprimem informações de conteúdo no código HTML ou, alternativamente, movem parte do conteúdo da página para o código CSS ou JavaScript dessa página. Um exemplo comum de informação que não é conteúdo colocado em páginas é HTML de apresentação código HTML que descreve como o conteúdo deve parecer quando exibido no navegador. Isso pode incluir tags HTML antigas, como <b>, <i>, <u>, <tt> e <font>: <p>faça o que for, <a href="666.html"><font color="red">mas não clique neste link</font></a>!</p> Isso pode assumir a forma de código CSS em linha aplicado com o atributo style: <p>faça o que for, <a href="666.html" style="color: red;">mas não clique neste link</a>!</p> Isso também pode incluir a vergonha secreta de muitos Web designers bem-intencionados estilos CSS aplicados com nomes de classe de apresentação: <p>faça o que for, <a href="666.html" class="red">mas não clique neste link</a>!</p> Nomes de classe de apresentação? Se esse último exemplo lhe pareceu correto, você não está sozinho, mas é definitivamente mau agouro. Se você decidir posteriormente que deseja que o link seja amarelo, estará condenado a atualizar o nome da classe e os estilos CSS aplicados a ele ou a conviver com o constrangimento de ter uma classe chamada red (vermelho) que na verdade tem o estilo amarelo ( yellow ). Isso vai tornar seu rosto amarelo ou melhor, vermelho! 3 Simplifique, Estúpido.

7 As Três Camadas da Web 31 Em vez de incorporar informações de apresentação no código HTML, você deve se concentrar no motivo da ação por exemplo, você quer que um link seja exibido em uma cor diferente. O link é importante? Considere colocá-lo dentro de uma tag que descreva a ênfase que você deseja dar a ele: <p>faça o que for, <em><a href="evil.html">mas não clique neste link</a></em>!</p> O link é um aviso? HTML não tem uma tag para descrever um aviso (warning), mas você poderia escolher um nome de classe CSS que transmitisse essa informação: <p>faça o que for, <a href="evil.html" class="warning">mas não clique neste link</a>!</p> Evidentemente, você pode levar essa estratégia longe demais. Alguns designers confundem tags com <h1> como se fosse de apresentação e tentam remover esse código de apresentação do código HTML: <p class="heading"> Um cabeçalho com crise de identidade</p> Na verdade, a informação de apresentação que você deve manter fora do documento é a fonte, o tamanho e a cor com que um cabeçalho (heading) deve ser exibido. O fato de um texto ser um cabeçalho faz parte do conteúdo e, como tal, deve ser refletido no código HTML. Assim, o código a seguir está perfeitamente correto: <h1>um cabeçalho em paz consigo mesmo</h1> Em resumo, o código HTML deve fazer o máximo para transmitir o significado (ou semântica) do conteúdo da página, enquanto evita descrever como ele deve parecer. Os nerds de padrões Web chamam o código HTML que faz isso de marcação semântica. A escrita de marcação semântica permite que seus arquivos HTML sejam significativos como documentos. As pessoas que por qualquer motivo não possam ler esses documentos examinando-os em um navegador Web desktop normal, poderão entendê-los melhor desse modo. Os usuários deficientes visuais, por exemplo, poderão usar software auxiliar, como leitores de tela, para ouvir o que está escrito na página. Assim, quanto mais claramente seu código HTML descrever o significado do conteúdo, mais fácil será entendê-lo.

8 32 Só JavaScript O melhor de tudo, entretanto, é que a marcação semântica permite aplicar novos estilos (apresentação) e recursos interativos (comportamento) sem que seja necessário fazer muitas (ou, em alguns casos, todas!) alterações no código HTML. CSS para apresentação Obviamente, se o conteúdo de uma página deve estar inteiramente contido dentro do código HTML, seu estilo ou apresentação deve ser totalmente descrito no código CSS aplicado na página. Com todo o trabalho que você teve para manter seu código HTML livre de código de apresentação e rico em semântica, seria um vexame bagunçar esse arquivo, enchendo-o de trechos de código CSS. Como você deve saber, os estilos CSS podem ser aplicados em suas páginas de três maneiras: Estilos em linha <a href="evil.html" style="color: red;"> Os estilos em linha são tentadores pelos motivos que explicamos anteriormente: você pode aplicá-los no conteúdo à medida que o cria, sem precisar trocar de mecanismo e editar uma folha de estilos separada. Porém, como vimos na seção anterior, você desejará evitar os estilos em linha se quiser manter seu código HTML significativo para aqueles que não podem vê-los. Estilos incorporados <style type="text/css">.warning { color: red; } </style> <a href="evil.html" class="warning"> Os estilos incorporados mantêm sua marcação limpa, mas vinculam seus estilos a um único documento. Na maioria dos casos, você desejará compartilhar seus estilos por várias páginas de seu site; portanto, é melhor evitar essa estratégia também.

9 As Três Camadas da Web 33 Estilos externos <link rel="stylesheet" href="styles.css" /> <a href="evil.html" class="warning"> styles.css.warning { color: red; } Os estilos externos são os melhores, pois permitem que você compartilhe estilos entre vários documentos, reduzem o volume de código que os navegadores precisam baixar e também permitem modificar a aparência de seu site sem o trabalho de editar HTML. Mas você sabia de tudo isso, certo? Afinal, este é um livro sobre JavaScript; portanto, vamos falar sobre o código JavaScript que está em suas páginas. JavaScript para comportamento Assim como acontece com CSS, você pode adicionar JavaScript em suas páginas Web de várias maneiras: Você pode incorporar código JavaScript diretamente no conteúdo HTML: <a href="evil.html" onclick="código JavaScript aqui"> Você pode incluir código JavaScript no inicio do documento HTML, em uma tag <script>: <script type="text/javascript"><!--//--><![cdata[//><!-- código JavaScript aqui //--><!]]></script> <a href="evil.html" class="warning">

10 34 Só JavaScript CDATA? Se você estiver se perguntando que geringonça é essa depois da tag <script> e que precede a tag </script>, isso é o que é necessário para incorporar legitimamente código JavaScript em um documento XHTML sem confundir os navegadores Web que não entendem XHTML (como o Internet Explorer). Se você escrever sua página com HTML em vez de XHTML, poderá se dar bem com esta sintaxe muito mais simples: <script type="text/javascript"> Código JavaScript aqui </script> Você pode colocar seu código JavaScript em um arquivo separado e, então, vincular esse arquivo a quantos documentos HTML desejar: <script type="text/javascript" src="script.js"></script> <a href="evil.html" class="warning"> código JavaScript aqui script.js (excerto) Adivinhe que método você deve usar. Escrever código JavaScript que melhora a utilização sem congestionar o documento (ou documentos) HTML em que é aplicado, sem deixar de fora os usuários que estão com JavaScript desativado em seus navegadores e sem interferir em outro código JavaScript que possa estar aplicado na mesma página, é chamado de script não invasivo. Infelizmente, embora muitos desenvolvedores Web profissionais tenham percebido as vantagens de manter o código CSS em arquivos separados, ainda existe muito código JavaScript misturado em HTML por aí. Mostrando, neste livro, a maneira correta de usar JavaScript, esperamos ajudar a mudar isso.

11 As Três Camadas da Web 35 A maneira certa Então, qual é a verdadeira importância de tudo isso? Afinal, as pessoas têm construído sites com HTML, CSS e JavaScript misturadas há anos, e, para a maioria das pessoas que navegam na Web, esses sites têm funcionado. Quando você aprende JavaScript, mais do que nunca é importante saber fazer da maneira correta, com certeza. De longe, JavaScript é a mais poderosa das três linguagens que você usará para projetar sites e, como tal, ela oferece uma liberdade sem precedentes, de modo que é possível fazer uma bagunça completa. Como exemplo, se você gostar muito, muito de JavaScript, poderá chegar a ponto de colocar tudo conteúdo, apresentação e comportamento no código JavaScript. Já vimos isso e não é nada bonito especialmente quando aparece um navegador com JavaScript desativado. Ainda mais importante é o fato de que JavaScript é a única dessas três linguagens que tem a capacidade de travar o navegador, tornando-o sem resposta para o usuário. 4 Portanto, no restante deste livro, faremos o máximo para mostrar a você a maneira certa de usar JavaScript, não apenas porque isso mantém seu código organizado, mas porque ajuda a manter a Web funcionando da maneira que foi pensada tornando o conteúdo acessível para o máximo de pessoas possível, independentemente do navegador que utilizem. Bibliotecas JavaScript Conforme mencionamos, uma das vantagens de manter os diferentes tipos de código separados é que isso torna mais fácil pegar código escrito para um site e reutilizá-lo em outro. Certos maníacos por JavaScript (que serão chamados daqui em diante de pessoas ) montaram vastas bibliotecas de código JavaScript útil e não invasivo que você pode baixar gratuitamente e usar em seus sites. Ao longo deste livro, construiremos cada um dos exemplos a partir do zero todo o código JavaScript necessário pode ser encontrado aqui, nestas páginas. Entretanto, como nem sempre há tempo de fazer isso no mundo real e como as bibliotecas estão se tornando rapidamente uma parte importante no cenário Ja- 4 Vamos mostrar um exemplo disso no Capítulo 7.

12 36 Só JavaScript vascript, veremos também como as bibliotecas JavaScript populares são eficientes em determinados casos. Eis as bibliotecas que usaremos neste livro: Prototype script.aculo.us Yahoo! User Interface Library (YUI) Dojo jquery Mootools Nem todas as bibliotecas são criadas da mesma maneira Cuidado com sites que oferecem trechos de código JavaScript para copiar e colar em suas páginas Web a fim de obter um efeito específico. Existe muito código gratuito por aí, mas nem tudo é bom. Em geral, as boas bibliotecas vêm na forma de arquivos JavaScript (.js) que você pode vincular em suas páginas de forma não invasiva, em vez de colar JavaScript diretamente no código HTML. Se você não tiver certeza que uma biblioteca JavaScript em particular é boa ou ruim, peça ajuda nos fóruns da SitePoint 5 ou fique apenas com as bibliotecas mencionadas neste livro todas elas são muito boas. Vamos começar! Chega de conversa você comprou este livro para aprender JavaScript, certo? (Se não foi por isso, ficará um pouco desapontado.) HTML e CSS puras são legais, mas é hora de mergulhar na terceira camada da Web: o comportamento. Vire a página e se prepare para começar a usar código JavaScript interessante (e não invasivo). 5

Desenvolvendo Websites com PHP

Desenvolvendo Websites com PHP Desenvolvendo Websites com PHP Aprenda a criar Websites dinâmicos e interativos com PHP e bancos de dados Juliano Niederauer 19 Capítulo 1 O que é o PHP? O PHP é uma das linguagens mais utilizadas na Web.

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

Homens. Inteligentes. Manifesto

Homens. Inteligentes. Manifesto Homens. Inteligentes. Manifesto Ser homem antigamente era algo muito simples. Você aprendia duas coisas desde cedo: lutar para se defender e caçar para se alimentar. Quem fazia isso muito bem, se dava

Leia mais

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Use o Google Drive para armazenar e acessar arquivos, pastas e documentos do Google Docs onde quer que você esteja. Quando você altera um arquivo na web, no

Leia mais

15. OLHA QUEM ESTÁ NA WEB!

15. OLHA QUEM ESTÁ NA WEB! 7 a e 8 a SÉRIES / ENSINO MÉDIO 15. OLHA QUEM ESTÁ NA WEB! Sua home page para publicar na Internet SOFTWARES NECESSÁRIOS: MICROSOFT WORD 2000 MICROSOFT PUBLISHER 2000 SOFTWARE OPCIONAL: INTERNET EXPLORER

Leia mais

AULA: BrOffice Impress terceira parte. Ao final dessa aula, você deverá ser capaz de:

AULA: BrOffice Impress terceira parte. Ao final dessa aula, você deverá ser capaz de: AULA: BrOffice Impress terceira parte Objetivo Ao final dessa aula, você deverá ser capaz de: Conhecer a integração dos softwares do BrOffice; Aprender a trabalhar no slide mestre; Utilizar interação entre

Leia mais

Microsoft Access: Criar relações para um novo banco de dados. Vitor Valerio de Souza Campos

Microsoft Access: Criar relações para um novo banco de dados. Vitor Valerio de Souza Campos Microsoft Access: Criar relações para um novo banco de Vitor Valerio de Souza Campos Conteúdo do curso Visão geral: relações são essenciais Lição: inclui oito seções Tarefas práticas sugeridas Teste Cartão

Leia mais

HTML 5 + CSS APRESENTANDO O CSS ESTILOS LOCAIS

HTML 5 + CSS APRESENTANDO O CSS ESTILOS LOCAIS APRESENTANDO O CSS CSS Cascading Style Sheets, ou, em português, Folha de Estilo em Cascata - é uma linguagem de estilo que pode ser utilizada na formatação de documentos HTML. Com CSS, podemos criar regras

Leia mais

HTML5. Prof. Salustiano Rodrigues de Oliveira saluorodrigues@gmail.com www.profsalu.com.br

HTML5. Prof. Salustiano Rodrigues de Oliveira saluorodrigues@gmail.com www.profsalu.com.br HTML5 Prof. Salustiano Rodrigues de Oliveira saluorodrigues@gmail.com www.profsalu.com.br HTML5 HTML5 é considerada a próxima geração do HTML e suas funcionalidades inovadoras o tornam uma alternativa

Leia mais

02 - Usando o SiteMaster - Informações importantes

02 - Usando o SiteMaster - Informações importantes 01 - Apresentação do SiteMaster - News Edition O SiteMaster foi desenvolvido para ser um sistema simples de gerenciamento de notícias, instalado em seu próprio computador e com configuração simplificada,

Leia mais

3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis

3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis 3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis O que é um e- mail bem sucedido? É aquele e- mail que você recebe o contato, envia o e- mail para o cliente e ele te responde. Nós não estamos

Leia mais

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova.

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova. 3.5 Páginas: Ao clicar em Páginas, são exibidas todas as páginas criadas para o Blog. No nosso exemplo já existirá uma página com o Título Página de Exemplo, criada quando o WorPress foi instalado. Ao

Leia mais

HTML / JAVASCRIPT. A versão atual é o HTML5 (seus predecessores imediatos são HTML 4.01, XHTML 1.1, etc.).

HTML / JAVASCRIPT. A versão atual é o HTML5 (seus predecessores imediatos são HTML 4.01, XHTML 1.1, etc.). HTML / JAVASCRIPT Estamos iniciando o estudo do HTML através das TAGS (comandos) para construir formulários. Isso facilitará a continuidade dos nossos estudos da linguagem de programação JavaScript, a

Leia mais

Como usar o. Como usar o Facebook para melhorar meu Negócio?

Como usar o. Como usar o Facebook para melhorar meu Negócio? Como usar o Facebook para melhorar meu Negócio? O que é o Facebook? É uma rede social que permite conectar-se com amigos, familiares e conhecidos para trocar informações como fotografias, artigos, vídeos

Leia mais

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova.

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova. 3.5 Páginas: Ao clicar em Páginas, são exibidas todas as páginas criadas para o Blog. No nosso exemplo já existirá uma página com o Título Página de Exemplo, criada quando o WorPress foi instalado. Ao

Leia mais

Como escrever melhor em 5 passos simples

Como escrever melhor em 5 passos simples Como escrever melhor em 5 passos simples Escrever um artigo para seu blog pode ser um processo estressante e tomar bastante tempo, especialmente se você não é um escritor. Mas quando você está determinado

Leia mais

W o r d p r e s s 1- TELA DE LOGIN

W o r d p r e s s 1- TELA DE LOGIN S U M Á R I O 1Tela de Login...2 2 Painel......3 3 Post...4 4 Ferramentas de Post...10 5 Páginas...14 6 Ferramentas de páginas...21 7 Mídias...25 8 Links......30 1 1- TELA DE LOGIN Para ter acesso ao wordpress

Leia mais

Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania

Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania Sumário Objetivos do Blog... 2 Log-in... 3 Esqueci minha senha... 4 Utilizando o Blog... 5 Encontrando seu Blog... 5 Conhecendo o

Leia mais

7. Cascading Style Sheets (CSS)

7. Cascading Style Sheets (CSS) 7. Cascading Style Sheets (CSS) O CSS (Folha de Estilo em Cascata) é um padrão de formatação para páginas web que vai além das limitações impostas pelo HTML. O Cascading Style Sheets não é exatamente uma

Leia mais

Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira?

Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira? Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira? - Tem alguém com quem você gostaria de fazer contato? - Porque você não o fez até agora? - Por que é importante aprender a fazer esses contatos?

Leia mais

Manual do Google agenda. criação e compartilhamento de agendas

Manual do Google agenda. criação e compartilhamento de agendas Manual do Google agenda criação e compartilhamento de agendas 1 O que é o Google Agenda? Google Agenda é um serviço de agenda on line gratuito do Google, onde você pode anotar compromissos e tarefas, organizando

Leia mais

Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO)

Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO) Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO) Parte: 1 Prof. Cristóvão Cunha Objetivos de aprendizagem

Leia mais

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 1.1 Introdução... 2 1.2 Estrutura do IP... 3 1.3 Tipos de IP... 3 1.4 Classes de IP... 4 1.5 Máscara de Sub-Rede... 6 1.6 Atribuindo um IP ao computador... 7 2

Leia mais

Facebook Instruções de integração com PayPal

Facebook Instruções de integração com PayPal Facebook Instruções de integração com PayPal Há diversas formas de utilizar o PayPal para receber pagamentos na plataforma do Facebook. Primeiro você precisa decidir suas necessidades para a opção mais

Leia mais

Na tela dele, clique no sinal de + ao lado do nome do seu computador, para expandi-lo. A seguir, expanda também o item "Sites da web".

Na tela dele, clique no sinal de + ao lado do nome do seu computador, para expandi-lo. A seguir, expanda também o item Sites da web. Servidor WEB Desenvolvedores de sites que querem aprender ou testar ASP, ou mesmo profissionais que precisam desenvolver páginas ASP ou ASP.Net, não precisam necessariamente ter um servidor na web com

Leia mais

Operador de Computador. Informática Básica

Operador de Computador. Informática Básica Operador de Computador Informática Básica Instalação de Software e Periféricos Podemos ter diversos tipos de software que nos auxiliam no desenvolvimento das nossas tarefas diárias, seja ela em casa, no

Leia mais

Voluntário em Pesquisa: informe-se para decidir! Qual documento garante que os meus direitos serão respeitados?

Voluntário em Pesquisa: informe-se para decidir! Qual documento garante que os meus direitos serão respeitados? Ministério da Saúde Conselho Nacional de Saúde Voluntário em Pesquisa: O que é uma pesquisa, afinal de contas? Eu, um sujeito de pesquisa? Qual documento garante que os meus direitos serão respeitados?

Leia mais

Novell Vibe 4.0. Março de 2015. Inicialização Rápida. Iniciando o Novell Vibe. Conhecendo a interface do Novell Vibe e seus recursos

Novell Vibe 4.0. Março de 2015. Inicialização Rápida. Iniciando o Novell Vibe. Conhecendo a interface do Novell Vibe e seus recursos Novell Vibe 4.0 Março de 2015 Inicialização Rápida Quando você começa a usar o Novell Vibe, a primeira coisa a se fazer é configurar sua área de trabalho pessoal e criar uma área de trabalho de equipe.

Leia mais

INTRODUÇÃO: 1 - Conectando na sua conta

INTRODUÇÃO: 1 - Conectando na sua conta INTRODUÇÃO: Com certeza a reação da maioria dos que lerem esse mini manual e utilizarem o servidor vão pensar: "mas porque eu tenho que usar um console se em casa eu tenho uma interface gráfica bonito

Leia mais

Topo para a loja virtual Brasmarket com imagens

Topo para a loja virtual Brasmarket com imagens Topo para a loja virtual Brasmarket com imagens Este tutorial é para orienta-lo na criação do topo da sua loja virtual Brasmarket usando o programa Paintnet que é gratuito e simples de usar Primeiro faça

Leia mais

APÊNDICE. Planejando a mudança. O kit correto

APÊNDICE. Planejando a mudança. O kit correto APÊNDICE Planejando a mudança No capítulo 11, trabalhamos o estabelecimento de um objetivo claro para a mudança. Agora, você está repleto de ideias e intenções, além de uma série de estratégias de mudança

Leia mais

Dicas para usar melhor o Word 2007

Dicas para usar melhor o Word 2007 Dicas para usar melhor o Word 2007 Quem está acostumado (ou não) a trabalhar com o Word, não costuma ter todo o tempo do mundo disponível para descobrir as funcionalidades de versões recentemente lançadas.

Leia mais

Configurando o Controle dos Pais no Windows Vista

Configurando o Controle dos Pais no Windows Vista Autor: Bruno Leonardo MCP, MCDST, MCSA http://brunoleonardoleal.spaces.live.com 24/06/2007 Configurando o Controle dos Pais no Windows Vista Página 1 de 16 O Controle dos Pais está disponível nas versões

Leia mais

Manual Administrador - Mídia System

Manual Administrador - Mídia System Manual Administrador - Mídia System Logo após cadastrarmos sua Empresa em nosso sistema, será enviado um e-mail confirmando as informações de acesso do Administrador do sistema. Obs: Caso não tenha recebido

Leia mais

Avanços na transparência

Avanços na transparência Avanços na transparência A Capes está avançando não apenas na questão dos indicadores, como vimos nas semanas anteriores, mas também na transparência do sistema. Este assunto será explicado aqui, com ênfase

Leia mais

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA ETEC PROF. MÁRIO ANTÔNIO VERZA CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA ETEC PROF. MÁRIO ANTÔNIO VERZA CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA ETEC PROF. MÁRIO ANTÔNIO VERZA CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET WEBSITE MUNDO MULHER GABRIELA DE SOUZA DA SILVA LUANA MAIARA DE PAULA SILVA

Leia mais

CAPÍTULO 35 Como utilizar os componentes ColdFusion

CAPÍTULO 35 Como utilizar os componentes ColdFusion CAPÍTULO 35 Como utilizar os componentes ColdFusion Os componentes ColdFusion (CFC) permitem ao usuário encapsular lógicas de aplicação e de negócios (business logic) em unidades auto-controladas reutilizáveis.

Leia mais

Web Design. Prof. Felippe

Web Design. Prof. Felippe Web Design Prof. Felippe 2015 Sobre a disciplina Fornecer ao aluno subsídios para o projeto e desenvolvimento de interfaces de sistemas Web eficientes, amigáveis e intuitivas. Conceitos fundamentais sobre

Leia mais

Novell Vibe 3.4. Novell. 1º de julho de 2013. Inicialização Rápida. Iniciando o Novell Vibe. Conhecendo a interface do Novell Vibe e seus recursos

Novell Vibe 3.4. Novell. 1º de julho de 2013. Inicialização Rápida. Iniciando o Novell Vibe. Conhecendo a interface do Novell Vibe e seus recursos Novell Vibe 3.4 1º de julho de 2013 Novell Inicialização Rápida Quando você começa a usar o Novell Vibe, a primeira coisa a se fazer é configurar sua área de trabalho pessoal e criar uma área de trabalho

Leia mais

MOODLE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

MOODLE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA Carmen Mathias Agosto - 2009 I. CADASTRO 1. Acessar o site de treinamento (teste): http://moodle_course.unifra.br/ 2. Faça o login, clicando em acesso no lado direito superior da tela: 3. Coloque seu nome

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Compartilhamento de Arquivos no Google Drive Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Utilização do Google Grupos Introdução...

Leia mais

O sistema está pedindo que eu faça meu login novamente e diz que minha sessão expirou. O que isso significa?

O sistema está pedindo que eu faça meu login novamente e diz que minha sessão expirou. O que isso significa? Que tipo de navegadores são suportados? Preciso permitir 'cookies' O que são 'cookies' da sessão? O sistema está pedindo que eu faça meu login novamente e diz que minha sessão expirou. O que isso significa?

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA Manual do Moodle- Sala virtual UNIFAP MACAPÁ-AP 2012 S U M Á R I O 1 Tela de Login...3 2 Tela Meus

Leia mais

Unidade 7: Panes no Excel

Unidade 7: Panes no Excel Unidade 7: Panes no Excel 7.0 Introdução A maioria das pessoas que usam o Excel já deve ter passado por redução no desempenho, congelamento e aquelas temidas palavras "O Microsoft Excel encontrou um problema

Leia mais

Trecho retirando do Manual do esocial Versão 1.1

Trecho retirando do Manual do esocial Versão 1.1 Trecho retirando do Manual do esocial Versão 1.1 A rotina de acesso direto ao XML do S-1000, o usuário pode encontrar na opção de cadastro de Empresas do SIP. Sempre que o usuário localizar a figura ao

Leia mais

www.marketingdigitalexpress.com.br - Versão 1.0 Página 1

www.marketingdigitalexpress.com.br - Versão 1.0 Página 1 www.marketingdigitalexpress.com.br - Versão 1.0 Página 1 Remarketing é um recurso utilizado para direcionar anúncios personalizados para as pessoas que visitaram uma determinada página do seu site ou clicaram

Leia mais

Como medir a velocidade da Internet?

Como medir a velocidade da Internet? Link Original: http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2012/05/como-medir-velocidade-da-suainternet.html Como medir a velocidade da Internet? Pedro Pisa Para o TechTudo O Velocímetro TechTudo é uma

Leia mais

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade.

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. 1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. Todos nós da AGI Soluções trabalhamos durante anos

Leia mais

Desenvolvendo para WEB

Desenvolvendo para WEB Nível - Básico Desenvolvendo para WEB Por: Evandro Silva Neste nosso primeiro artigo vamos revisar alguns conceitos que envolvem a programação de aplicativos WEB. A ideia aqui é explicarmos a arquitetura

Leia mais

Lição 2: O que Faz um Canal Funcionar?

Lição 2: O que Faz um Canal Funcionar? Lição 2: O que Faz um Canal Funcionar? Nesta lição, daremos uma olhada em todas as partes de um canal do YouTube e veremos como cada parte contribui para o tempo de exibição. Lição 2.1 - Benefícios do

Leia mais

Desenvolvedor Web Docente André Luiz Silva de Moraes

Desenvolvedor Web Docente André Luiz Silva de Moraes Roteiro 3: Layout básico e Div's: técnicas com uso de ID's e Classes Objetivos Compreender a importância do uso de Elementos de Div no desenvolvimento de Layouts de página; Explorar e aplicar o uso de

Leia mais

Antes de tudo... Obrigado!

Antes de tudo... Obrigado! Antes de tudo... Obrigado! Eu, Luiz Felipe S. Cristofari, agradeço por ter baixado esse PDF. Criei esse material para ajudar você a ter mais sucesso com suas ideias na internet e fico muito feliz quando

Leia mais

Planejando o aplicativo

Planejando o aplicativo Um aplicativo do Visual FoxPro geralmente inclui um ou mais bancos de dados, um programa principal que configura o ambiente de sistema do aplicativo, além de uma interface com os usuários composta por

Leia mais

Índice: CMS 3 O que é Content Management System? Clientes 4 O que é o Cliente? 4 Configurando o i-menu/i-view para trabalhar. com o CMS.

Índice: CMS 3 O que é Content Management System? Clientes 4 O que é o Cliente? 4 Configurando o i-menu/i-view para trabalhar. com o CMS. Índice: CMS 3 O que é Content Management System? Clientes 4 O que é o Cliente? 4 Configurando o i-menu/i-view para trabalhar com o CMS. 5 Removendo o Cliente. Playlist 7 Criando um Playlist. 8 Adicionando

Leia mais

Bem-vindo (a) à página de administrador para os noivos do CasarCasar.

Bem-vindo (a) à página de administrador para os noivos do CasarCasar. Bem-vindo (a) à página de administrador para os noivos do CasarCasar. Aqui, você conhecerá os passos básicos para montar seu site e deixá-lo do jeito que desejar. Procuramos tornar o processo o mais simples

Leia mais

Google Drive. Passos. Configurando o Google Drive

Google Drive. Passos. Configurando o Google Drive Google Drive um sistema de armazenagem de arquivos ligado à sua conta Google e acessível via Internet, desta forma você pode acessar seus arquivos a partir de qualquer dispositivo que tenha acesso à Internet.

Leia mais

Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Prof. Felippe Scheidt IFPR Campus Foz do Iguaçu 2014/2

Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Prof. Felippe Scheidt IFPR Campus Foz do Iguaçu 2014/2 Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Prof. Felippe Scheidt IFPR Campus Foz do Iguaçu 2014/2 Objetivo. O objetivo da disciplina é conhecer os princípios da programação de

Leia mais

7 DICAS PARA UMA INDEXAÇÃO RELÂMPAGO

7 DICAS PARA UMA INDEXAÇÃO RELÂMPAGO Congresso Online de Mídias Sociais e SEO 7 DICAS PARA UMA INDEXAÇÃO RELÂMPAGO COM ALAN MOSKO GOOGLE BING YAHOO ALAN MOSKO Olá, eu sou Alan Mosko, e estou aqui para apresentar para você como pode fazer

Leia mais

Índice. Manual de uso do Wordpress Produção de conteúdo. 1) Acesso ao Painel de Controle. 2) Ambientação na Ferramenta. 3) Inserir novo Post

Índice. Manual de uso do Wordpress Produção de conteúdo. 1) Acesso ao Painel de Controle. 2) Ambientação na Ferramenta. 3) Inserir novo Post Índice 1) Acesso ao Painel de Controle 2) Ambientação na Ferramenta 2.1) Posts 2.1.1) Adicionar novo post 2.1.2) Editar posts 2.2) Mídia 2.2.1) Tipos de Mídia 2.2.2) Biblioteca 2.2.3) Adicionar novo 3)

Leia mais

Início Rápido para o Templo

Início Rápido para o Templo Início Rápido para o Templo O FamilySearch.org facilita realizar as ordenanças do templo por seus antepassados. Todo o processo tem apenas alguns passos simples: 1. Descobrir antepassados que precisam

Leia mais

SEU NEGÓCIO ONLINE EM 4 PASSOS

SEU NEGÓCIO ONLINE EM 4 PASSOS SEU NEGÓCIO ONLINE EM 4 PASSOS A quem se destina este passo-a-passo? Esta instrução passo-a-passo foi criada pensando nos pequenos empreendedores que querem iniciar seu negócio na internet - ou aqueles

Leia mais

Qlik Sense Cloud. Qlik Sense 2.0.2 Copyright 1993-2015 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados.

Qlik Sense Cloud. Qlik Sense 2.0.2 Copyright 1993-2015 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Qlik Sense Cloud Qlik Sense 2.0.2 Copyright 1993-2015 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Copyright 1993-2015 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Qlik, QlikTech,

Leia mais

Empresário. Você curte moda? Gosta de cozinhar? Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço.

Empresário. Você curte moda? Gosta de cozinhar? Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço. Empresário Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço. Sophie Kinsella, Jornalista Econômica e autora Você curte moda? Gosta de cozinhar? Ou talvez apenas goste de animais?

Leia mais

MANUAL DE INTEGRAÇÃO Versão 1.0

MANUAL DE INTEGRAÇÃO Versão 1.0 MANUAL DE INTEGRAÇÃO Versão 1.0 Criando um VA Dentro do sistema do valogi.co, ao tentar subir qualquer aplicativo, o sistema exige que sejam passados dois arquivos: um do tipo imagem e o outro do tipo

Leia mais

5 Dicas de E-mail marketing para iniciantes

5 Dicas de E-mail marketing para iniciantes 5 Dicas de E-mail marketing para iniciantes Meu nome é Gustavo Montanari, sou autor do blog rendaextrasemsegredos.com e um dos motivos pelo qual resolvi disponibilizar esse e-book na forma totalmente gratuita

Leia mais

Criando um script simples

Criando um script simples Criando um script simples As ferramentas de script Diferente de muitas linguagens de programação, você não precisará de quaisquer softwares especiais para criar scripts de JavaScript. A primeira coisa

Leia mais

Instalando o Internet Information Services no Windows XP

Instalando o Internet Information Services no Windows XP Internet Information Services - IIS Se você migrou recentemente do Windows 95 ou 98 para o novo sitema operacional da Microsoft Windows XP, e utilizava antes o Personal Web Server, deve ter notado que

Leia mais

(3) Depois de logar como CONSULTOR com uma conta já criada

(3) Depois de logar como CONSULTOR com uma conta já criada Melhorias/Ajustes a serem feitos no website. (1) Landpage Sobre as duas caixas do banner. Preciso conseguir alterar a fonte/tamanho de seus títulos, Consultor Local e Consultoria Online. Deixe as caixas

Leia mais

Portal da Prefeitura de São Paulo SECOM. MANUAL DO WARAM v. 1.5 Secretarias

Portal da Prefeitura de São Paulo SECOM. MANUAL DO WARAM v. 1.5 Secretarias SECOM MANUAL DO WARAM v. 1.5 Secretarias WARAM 1.5 Ferramenta de atualização do Portal da Prefeitura de São Paulo. Use preferencialmente o navegador Internet Explorer superior ou igual a 7.0. No campo

Leia mais

Web Design Aula 11: Site na Web

Web Design Aula 11: Site na Web Web Design Aula 11: Site na Web Professora: Priscilla Suene priscilla.silverio@ifrn.edu.br Motivação Criar o site em HTML é interessante Do que adianta se até agora só eu posso vê-lo? Hora de publicar

Leia mais

UNIDADE V COMO CONSEGUIR LEADS

UNIDADE V COMO CONSEGUIR LEADS UNIDADE V COMO CONSEGUIR LEADS Agora que você já tem sua página de captura no ar e também sua sequência de e-mails automáticos configurados chegou o momento de colocar tudo para funcionar. Ou seja, chegou

Leia mais

DWEB. Design para Web. CSS3 - Fundamentos. Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico

DWEB. Design para Web. CSS3 - Fundamentos. Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico DWEB Design para Web Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico CSS3 - Fundamentos E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual

Leia mais

Como-Funciona-Banco-Damus-Excel-Com-VBNet-Em-3-Idiomas

Como-Funciona-Banco-Damus-Excel-Com-VBNet-Em-3-Idiomas Como-Funciona-Banco-Damus-Excel-Com-VBNet-Em-3-Idiomas O objetivo desta revisão no Banco-Damus, foi acrescentar no software Excel existente o Visual Basic Net. Assim o usuário passa a ter mais facilidade

Leia mais

Guia Site Empresarial

Guia Site Empresarial Guia Site Empresarial Índice 1 - Fazer Fatura... 2 1.1 - Fazer uma nova fatura por valores de crédito... 2 1.2 - Fazer fatura alterando limites dos cartões... 6 1.3 - Fazer fatura repetindo última solicitação

Leia mais

COMO PROGRAMAR SEU TIME

COMO PROGRAMAR SEU TIME COMO PROGRAMAR SEU TIME 1) INSTALAÇÃO: Instale o simulador da categoria SIMUROSOT da FIRA. O simulador é gratuito e está disponível para download no site da FIRA (www.fira.net) ou no site da competição

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de código de barras e de separação de documentos no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se

Leia mais

GRITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO

GRITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO Apresentação Esta cartilha representa um grito dos educadores, dos estudantes, dos pais, dos trabalhadores e da sociedade civil organizada em defesa da educação pública de qualidade, direito de todos e

Leia mais

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO 10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO UMA DAS GRANDES FUNÇÕES DA TECNOLOGIA É A DE FACILITAR A VIDA DO HOMEM, SEJA NA VIDA PESSOAL OU CORPORATIVA. ATRAVÉS DELA, ELE CONSEGUE

Leia mais

CONTRATE UM PROFISSIONAL

CONTRATE UM PROFISSIONAL SITE INTELIGENTE Muitas empresas que nos procuram sempre falam que buscam um site transacional e não institucional, mas afinal o que isso quer dizer? Na prática o que a maioria das pessoas espera é que

Leia mais

Apostila de Windows Movie Maker

Apostila de Windows Movie Maker Apostila de Windows Movie Maker Autor: João Paulo da Silva Apostila de Windows Movie Maker Autor: João Paulo da Silva 2 Índice Introdução ao Windows Movie Maker...03 O que é o Windows Movie Maker?...03

Leia mais

Universidade Federal do Mato Grosso - STI-CAE. Índice

Universidade Federal do Mato Grosso - STI-CAE. Índice CAPA Universidade Federal do Mato Grosso - STI-CAE Índice 1. Página da área administrativa... 1.1 Botões e campo iniciais... 2. Explicar como funcionam as seções... 2.1. Seções dinâmicos... 2.1.1 Como

Leia mais

OFICINA BLOG DAS ESCOLAS

OFICINA BLOG DAS ESCOLAS OFICINA BLOG DAS ESCOLAS Créditos: Márcio Corrente Gonçalves Mônica Norris Ribeiro Março 2010 1 ACESSANDO O BLOG Blog das Escolas MANUAL DO ADMINISTRADOR Para acessar o blog da sua escola, acesse o endereço

Leia mais

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR Novell Teaming - Guia de início rápido Novell Teaming 1.0 Julho de 2007 INTRODUÇÃO RÁPIDA www.novell.com Novell Teaming O termo Novell Teaming neste documento se aplica a todas as versões do Novell Teaming,

Leia mais

Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Sumário. Formatar como Tabela

Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Sumário. Formatar como Tabela Aula 01 - Formatações prontas e Sumário Formatar como Tabela Formatar como Tabela (cont.) Alterando as formatações aplicadas e adicionando novos itens Removendo a formatação de tabela aplicada Formatação

Leia mais

Entendendo como funciona o NAT

Entendendo como funciona o NAT Entendendo como funciona o NAT Vamos inicialmente entender exatamente qual a função do NAT e em que situações ele é indicado. O NAT surgiu como uma alternativa real para o problema de falta de endereços

Leia mais

SocialDB Social Digital Library

SocialDB Social Digital Library Social Digital Library Laboratório L3P NARRATIVA DO PROJETO SOCIALDB 06/2015 Gestor de uma coleção "Sou produtor cultural (ou fotógrafo) e quero criar um lugar na internet com uma seleção de obras artísticas

Leia mais

Disciplina: Programas de Edição de Textos Professora: Érica Barcelos

Disciplina: Programas de Edição de Textos Professora: Érica Barcelos Disciplina: Programas de Edição de Textos Professora: Érica Barcelos CAPÍTULO 4 4. RECURSOS PARA ILUSTRAÇÕES Uma característica que difere os processadores de textos dos editores é a possibilidade de gerar

Leia mais

TUTORIAL COMO CRIAR E EDITAR UM VÍDEO NO WINDOWS MOVIE MAKER*

TUTORIAL COMO CRIAR E EDITAR UM VÍDEO NO WINDOWS MOVIE MAKER* TUTORIAL COMO CRIAR E EDITAR UM VÍDEO NO WINDOWS MOVIE MAKER* * Microsoft Windows MovieMakeré um programa da Microsoft Corporation. A versão utilizada é a 5.1 que já vem instalada no Microsoft Windows

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Word 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Leia mais

Lazarus pelo SVN Linux/Windows

Lazarus pelo SVN Linux/Windows Lazarus pelo SVN Linux/Windows Sei que não faltam artigos sobre como obter e compilar o Lazarus e o FPC pelo SVN, mas sei também que nunca é de mais divulgar um pouco mais e talvez escrever algo diferente.

Leia mais

Como incluir artigos:

Como incluir artigos: Como incluir artigos: O WordPress é uma ferramenta muito flexível, com muitas variações e ajustes que podem torná-lo algo muito simples e também muito sofisticado conforme os recursos que são configurados

Leia mais

Sumário. HTML CSS JQuery Referências IHC AULA 6 5-09-2011 1

Sumário. HTML CSS JQuery Referências IHC AULA 6 5-09-2011 1 Sumário HTML CSS JQuery Referências IHC AULA 6 5-09-2011 1 Linguagem HTML HTML é a abreviação de HyperText Markup Language, que pode ser traduzido como Linguagem de Marcação de Hipertexto. Não é uma linguagem

Leia mais

Manual da Administração do site Abrasel 2.0

Manual da Administração do site Abrasel 2.0 Manual da Administração do site Abrasel 2.0 Caro usuário, Você está recebendo o manual que lhe dará acesso ao administrador do site 2.0 onde será possível fazer as seguintes alterações: Inserir notícias

Leia mais

Índice. 3 Capítulo 1: Visão Geral do Blog. 4 Capítulo 2: SEO. 5 Capítulo 3: Backend: Como Funciona. Visão Geral Plataforma Frontend Backend

Índice. 3 Capítulo 1: Visão Geral do Blog. 4 Capítulo 2: SEO. 5 Capítulo 3: Backend: Como Funciona. Visão Geral Plataforma Frontend Backend MANUAL 1 Índice 3 Capítulo 1: Visão Geral do Blog Visão Geral Plataforma Frontend Backend 4 Capítulo 2: SEO O que é SEO? Google Configuração Inicial Ferramentas SEO 5 Capítulo 3: Backend: Como Funciona

Leia mais

ÍNDICE. www.leitejunior.com.br 16/06/2008 17:48 Leite Júnior

ÍNDICE. www.leitejunior.com.br 16/06/2008 17:48 Leite Júnior ÍNDICE MICROSOFT INTERNET EXPLORER 6 SP2 (IE6 SP2)...2 JANELA PRINCIPAL...2 PARTES DA JANELA...2 OS MENUS DO IE6...3 MENU ARQUIVO...3 MENU EDITAR...3 MENU EXIBIR...3 MENU FAVORITOS...4 MENU FERRAMENTAS...4

Leia mais

BSI Letramento Digital Prof. André Di Thommazo. Organização pessoal

BSI Letramento Digital Prof. André Di Thommazo. Organização pessoal Organização pessoal Os cursos de graduação exigem que os alunos cursem diversas disciplinas ao mesmo tempo e em alguns semestres a carga horária é grande. Em geral o aluno de ensino a distância tem outras

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Visio 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Modelos atualizados Os modelos ajudam

Leia mais

Construtor de sites SoftPixel GUIA RÁPIDO - 1 -

Construtor de sites SoftPixel GUIA RÁPIDO - 1 - GUIA RÁPIDO - 1 - Sumário Introdução...3 Por que utilizar o Construtor de Sites?...3 Vantagens do Construtor de Sites...3 Conceitos básicos...3 Configuração básica do site...5 Definindo o layout/template

Leia mais