presets! APRENDAACRIAR OSSEUSPRÓPRIOS TIMBRESDOZERO EMQUALQUERVST

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "presets! APRENDAACRIAR OSSEUSPRÓPRIOS TIMBRESDOZERO EMQUALQUERVST"

Transcrição

1 chegade presets! APRENDAACRIAR OSSEUSPRÓPRIOS TIMBRESDOZERO EMQUALQUERVST

2 CHEGA DE PRESETS! APRENDA A CRIAR OS SEUS PRÓPRIOS TIMBRES DO ZERO EM QUALQUER VST. Isenção de Responsabilidade Todas as informac o es contidas neste guia sa o provenientes de minhas experie ncias pessoais com o aprendizado de produc a o de música eletrônica de va rios anos de estudos. Todos os nomes de marcas, produtos e servic os mencionados neste guia sa o propriedades de seus respectivos donos e sa o usados somente como refere ncia. Direitos Autorais Este guia esta protegido por leis de direitos autorais. Todos os direitos sobre o guia sa o reservados. Na o esta autorizada qualquer tipo de reproduc a o parcial/integral ou venda em qualquer mídia. Qualquer tipo de violac a o dos direito autorais estara sujeita a ac o es legais. Sobre o Autor Meu nome é Eduardo Juliato, tenho 29 anos e, ha 7, eu estudo produc a o de música eletrônica. Sou biólogo de formac a o, especialista em farmacologia clínica e durante 7 anos dediquei a minha vida à carreira profissional que, além do emprego formal, contemplava uma empresa própria - uma franquia de escola de idiomas. Desde 2014, abandonei a carreira de biólogo/farmacologista para me dedicar completamente ao ensino de de produção de música eletrônica, criando a PME-Experts, um canal no YouTube, uma Pa gina no Facebook e também um curso online voltados à produc a o de música eletrônica, como o Top Produtor e o Síntese na Pra tica (curso de sobre síntese sonora). Este guia que voce esta lendo é uma compilac a o de todos os meus estudos e ideias sobre o aprendizado de produc a o de música eletrônica, com foco em síntese sonora, e tem como objetivo levar meus métodos e minha mensagem para o maior número possível de pessoas que sonham se tornar grandes produtores de música eletrônica.

3 INTRODUÇÃO Voce costuma perder horas e horas procurando presets nos sintetizadores e VSTs (sintetizadores virtuais), na esperanc a de encontrar um timbre que seja adequado à sua música? Aquele monte de boto es, knobs e faders dos VSTs te assustam? Toda vez que voce quer achar um timbre, acaba utilizando outros porque na o encontrou um preset ideal? Se voce respondeu SIM para qualquer uma dessas perguntas, na o se preocupe, pois voce na o esta sozinho. No entanto, se voce continuar na tentativa e erro até achar o som que voce procura, voce vai perder muitas e muitas horas da sua vida. E isso, definitivamente, não é o que você precisa! É exatamente por esse motivo que eu resolvi escrever esse E-book. Vou lhe apresentar um passo-a- -passo de como DOMINAR qualquer sintetizador/vst que você quiser. Vou te mostrar quais são os 4 territórios que voce precisa desbravar para encontrar o som perfeito. Não tenho a menor pretensão de esgotar esse assunto tão extenso com um E-book, mas sim te fornecer informações práticas, simplificadas e orientadas para a produção de música eletrônica, em uma linguagem simples e informal, para que voce ja possa colher os resultados imediatamente. Sem frescura! Eu perdi anos e anos da minha vida tentando produzir música eletônica sem entender p perfeitamente como funcionavam os VSTs. Como todo produtor iniciante, eu ficava preso aos presets e acreditava que eu não tinha condições de criar os meus próprios timbres, que isso era coisa para engenheiro de a udio. Enta o, tudo que eu queria era encontrar um banco novo de presets. E mais um. E mais um No fim, eu tinha uma tonelada de bancos com milhões de presets em cada...e NENHUM QUE SE ADEQUASSE AO QUE EU QUERIA!!! O resultado disso tudo era que as minhas músicas pareciam colchas de retalho, sem coerência e coesa o entre os timbres. Isso mesmo, coesa o e coere ncia. Se voce ja passou pelo vestibular, deve se lembrar das aulas de redac a o sobre esses 2 termos. A música na o é diferente de uma redac a o. Ela é uma história, com sentimento e, acima de tudo, começo, meio e fim. Cada elemento deve ter um certo grau de conexa o com o elemento vizinho. E acredite, por mais que voce se orgulhe da sua biblioteca de presets, ela pode ser uma grande vila na sua carreira de produtor! Mas, não se preocupe! A partir de agora, voce vai aprender a dominar qualquer VST e criar os seus próprios timbres, a partir do zero e criar a SUA própria biblioteca de presets. Com isso, as suas músicas va o ser construídas com muito mais coesa o e coere ncia e voce na o vai mais precisar passar o domingo inteiro caçando um bendito preset ideal! A sua busca chegou ao fim! A partir de hoje, você cria os seus próprios timbres. Combinado? Enta o, vamos la

4 Antes mergulharmos de cabec a nesse assunto, precisamos entender quais sa o os tipos de síntese sonora. Basicamente, podemos considerar que existem 5 tipos de síntese: SÍNTESE SUBTRATIVA SÍNTESE ADITIVA SÍNTESE FM síntese POR WAVETABLES SAMPLE-BASED samples. Portanto, estamos falando de samplers (instrumentos que tocam e manipulam samples). Não confunda os termos (sample e sampler)! Se você já trabalhou com instrumentos como o Sylenth1, Operator (Ableton), Albino, Diva, Vanguard, Blue, Discovery, Synth1, TAL Noisemaker, Hive, MiniMoog, Virus, dentre muitos outros, voce ja lidou com a síntese subtrativa. Se você não conhece nenhum destes acima descritos, eu sugiro que você baixe e instale o TAL-Noisemaker, uma vez que ele é FREE, fácil de entender e possui um som excelente. Inclusive, é ele que eu uso em minhas aulas de síntese no curso Top Produtor e no Síntese na Pra tica COMPONENTES DE UM VST DE SÍNTESE SUBTRATIVA Voce vai perceber que a maioria dos VSTs possui as mesmas sec o es, com as mesmas funcionalidades. É claro que cada um possui as suas próprias características e peculiaridades, mas no fundo, todos funcionam de forma muito parecida. As principais sec o es que voce deve dominar em um VST sa o: Osciladores Filtros Envelope de Amplitude (ADSR) Envelopes de Modulação LFOs (Osciladores de baixa frequência) Efeitos Acredite, por mais aterrorizante que um VST possa parecer, é muito prova vel que ele possua todas as seções acima. O número de osciladores, filtros, envelopes, LFOs e efeitos pode variar. Mas, entendendo o conceito, vai ficar muito fácil manipular qualquer VST. Além desses efeitos, alguns VSTs possuem outras ferramentas, como Arpeggiator, por exemplo, que cria arpejos automa ticos.

5 A ROTA DO SINAL DE ÁUDIO Em um VST ou sintetizador, todo som percorre um caminho. E durante esse caminho, acontecem va rias coisas com ele. Esse é o conceito ba sico. Vamos nos aprofundar um pouco: O som é gerado por um ou mais osciladores, passa por um filtro e, posteriormente, por um amplificador, até sair na caixa de som. Durante esse trajeto, ele sofre modulac o es e recebe efeitos, para que seja moldado como uma verdadeira escultura. Com o domínio de todos esses controles, um produtor experiente é capaz de alcanc ar qualquer timbre que deseja, a partir do zero (preset inicial). Vamos entender agora cada uma dessas sec o es. osciladores A primeira coisa que voce deve procurar quando abre um VST sa o os osciladores, pois é nos osciladores que o som é gerado. Consideremos o TAL-Noisemaker como exemplo. A sec a o de osciladores esta em azul e podemos observar que ha 2 osciladores. Portanto, cada oscilador é responsa vel por gerar uma onda sonora. Existem basicamente 5 tipos de ondas. O resto, são variac o es destas. Vamos entender quais sa o os tipos de onda que um oscilador pode gerar.

6 onda senoidal (sine) A onda senoidal é uma onda primordial. Teoricamente, voce pode originar qualquer onda a partir dela, através de sobreposic o es. Na o vamos nos preocupar com esses conceitos de física agora. O que você precisa saber é que a onda sine é pobre em harmônicos. Isso quer dizer que o som dela é extremamente limpo. Para entender melhor a questa o os harmônicos, observe na imagem acima uma nota Lá tocada no TAL-Noisemaker apenas com a onda sine habilitada. Sabemos que a freque ncia fundamental da nota Lá é 440Hz. E é exatamente nesse ponto do espectro que você pode observar um pico. Observe que há apenas um pico. Portanto, não há harmônicos. Na seque ncia, veremos a diferenc a da mesma nota tocada com uma onda saw. A onda SINE é muito utilizada na síntese de elementos percussivos, como bumbo (kick), caixa (snare), tom e também de baixos. Sugiro que você abra o TAL-Noisemaker e observe na seção MASTER que você tem 2 knobs (botões de girar) referentes aos osciladores 1 e 2. Se voce fechar completamente um dos knobs, tera apenas um oscilador ativo. Então, escolha a onda SINE e toque algumas notas. Observe o timbre da onda. onda dente de serra (saw) A onda SAW é extremamente rica em harmônicos pares e ímpares. Na o se preocupe agora em entender os termos pares e ímpares. Mas, o que voce precisa saber é que a onda SAW é muito brilhante. Observe a nota Lá tocada com uma onda SAW. Cada um destes picos representa um harmônico e eles sa o múltiplos da freque ncia fundamental (440Hz). Tendo em vista que o espectro sonoro que o ser humano consegue ouvir vai do 20Hz até Hz, do mais grave para o mais agudo, podemos entender porque a onda SAW é ta o brilhante.

7 *O termo brilhante (bright) é muito utilizado na música e refere-se a um conteúdo espectral com agudos muito presentes. O oposto é o termo escuro (dark), que refere-se a sons com menor presença de frequências altas. Por consequência, o som torna-se mais abafado. **Os harmônicos definem o TIMBRE. Guarde isso! A onda SAW é imensamente utilizada em uma variedade de timbres, desde leads, pads, baixos etc. É extremamente comum no Trance, Dubstep, Electro-House, Techno e todos os respectivos subgêneros. Observe a onda SAW no seu TAL-Noisemaker ou em qualquer outro VST. onda quadrada (square) A onda Square é rica em harmônicos ímpares. Ela possui um som mais meta lico, robotizado e com um conteúdo de grave (Low End) muito preponderante. Por isso, é muito útil para basslines, sub- -basses, mas é também utilizada para criar diversos timbres. Figura 05 - Nota Lá representada em um analisador de espectro, evidenciando a frequência fundamental e os harmônicos ímpares Voce pode observar que a mesma nota La possui metade dos picos (harmônicos) que a onda SAW. *Eu aconselho que, no estudo da produc a o de música eletrônica, voce se acostume com os termos em ingle s, pois é a linguagem universal dos VSTs e softwares de produc a o. onda triangular (triangle) A onda triangular também só possui harmônicos ímpares, porém, estes se decaem muito mais rapidamente do que em uma onda quadrada, o que a torna mais natural, fazendo com que ela se parec a mais com uma onda SINE. A Triangle tem um som bem sutil, parecido com o de uma flauta. É muito utilizado para criar timbres como Pads e strings. Sugiro que voce abra um instrumento virtual e procure por presets que contém a onda triangle. Ela possui um timbre bem sutil.

8 ruído branco (white noise) O ruído branco é produzido pela combinação simultânea de sons de todas as frequências. O termo branco é uma analogia ao funcionamento da luz branca, que é a combinac a o de todas as freque ncias croma ticas. O ruído branco é nada além de um chiado, mas que pode ser muito útil na criação de sweeps, uplifters, fx e também em caixas, bumbos e pratos, dentre outros. Figura 07 - Nota Lá representada em um analisador de espectro, gerada por uma onda white noise. O ruído branco é o famoso som das TVs antigas quanto não estavam sintonizadas. Ok, você já conhece os principais tipos de onda e podemos subir mais um degrau na escalada do conhecimento. Ainda na seção de osciladores, temos outros parâmetros de controle que você precisa conhecer. Sa o eles: tune finetune pw (pulse width) phase TUNE Este knob controla a altura do som. E quando eu falo altura, na o estou falando do volume. Por exemplo, se o tune está configurado no zero e você toca a nota Lá, você irá ouvir a nota Lá. Mas, se o Tune estiver configurado no +1, você irá ouvir a nota Lá, porém meio tom à frente, ou seja La sustenido (A#). Então, cada número representa meio tom. Geralmente, você pode configurar o Tune do -24 até o +24. Aqui moram alguns segredos. Por exemplo, se você configurar o tune em 7, voce tera percorrido 7 semitons, e isso representa um intervalo de quinta na escala. Percorrendo até o número 12, isso representa uma oitava, ou seja, o mesmo tom, porém mais grave ou mais agudo. Desta forma, voce pode deixar o Tune no zero em um oscilador e no outro deixar no +7 ou no -7 e com isso, quando você apertar qualquer tecla, estara tocando um acorde automa tico, pois o som sera a somatória da nota fundamental acrescida da quinta. Lembrando que acordes sa o formados por uma nota fundamental, uma terc a e uma quinta, em um sintetizador com 3 osciladores, voce pode alcanc ar timbres incríveis. Além disso, pode também trabalhar com oitavas diferentes, através da configuração do Tune em -24, -12, 0, + 12 ou +24.

9 Interessante, na o? Sugiro que voce pare de ler agora e teste algumas destas combinac o es e depois retome a leitura. zzzzzzzzzzzzzzzzzzzz. E aí, testou? Enta o, é assim que se tira o ma ximo proveito do TUNE. Fine TUNE Enquanto o TUNE permite que você altere o pitch com intervalos de semi-tons, o FINE-TUNE promove um ajuste fino, uma vez que, quando configurado no máximo, não altera mais do que meio tom. Essas pequenas alterac o es no tom podem trazer timbres mais ricos. Dica: Experimente fazer uma leve alteração no fine tune em um oscilador e no outro, faça a mesma alterac a o, porém ao contra rio. Voce tera um som oscilante, como se estivesse com um efeito de Phaser. Quando trabalhamos com o detune, o som fica mais aberto e rico. Esse resultado pode ou não ser o seu objetivo. Portanto, TESTE! Teste até internalizar o resultado das alterac o es. Com o tempo, voce sera capaz de prever o que aconteceria com o seu som se alterasse qualquer parâmetro do VST, mesmo sem alterá-lo. PW (pulse width) Este parâmetro permite que você controle a largura do pulso em uma onda quadrada. Experimente colocar uma onda Pulse ou Square no seu oscilador e alterar o PW. Você vai perceber que com um PW mais fino, a onda fica mais parecida com a SAW, mais brilhante. Importante: Esse parâmetro de controle só se aplica à onda Pulse/Square. Phase Com este parâmetro, você vai controlar a fase da onda. Muitas vezes, se você está trabalhando com 2 osciladores, pode ocorrer o cancelamento de fases. Isso pode gerar efeitos interessantes na sua onda. Com o controle deste parâmetro, você pode anular o cancelamento ou até mesmo promover novas sonoridades através dele. Na o vamos entrar em detalhes técnicos sobre cancelamento de fase. Se voce quiser se aprofundar mais sobre esse assunto, existem muitas informac o es gratuitas disponíveis na internet. O mais importante é que você observe as alterações no som que esse efeito pode promover. dicas sobre osciladores Quando for criar um novo timbre, comece com um oscilador apenas. Tente extrair o melhor som possível apenas com uma onda. Depois disso voce pode abrir lentamente um novo oscilador e ir testando a mistura de ondas.

10 filtro Agora que ja entendemos como o som é gerado, chegou a hora da lapidac a o. Lembra que eu falei do conteúdo harmônico das diferentes ondas? Muitas vezes voce na o quer todo aquele conteúdo harmônico. E é nessa hora que entra a utilização do filtro. Seguindo a rota do sinal, o som é gerado por um oscilador e passa por um filtro. Vamos entender agora os tipos de filtros presentes em um VST e os seus principais parâmetros. tipos de filro low-pass (passa baixa) Esse filtro permite que as frequências baixas passem por ele. Quando ele está totalmente aberto, todas as freque ncias passam. O efeito do Low-Pass Filter varia dependendo da onda sonora selecionada. Se você escolher uma onda sine, o efeito do filtro será limitado. A sine possui apenas a frequência fundamental. Portanto, se o filtro retirá-la, ele estará filtrando o som inteiro. Entretanto, se você escolher uma SAW, que tem muita informac a o de freque ncias altas, o Low Pass Filter tera um grande impacto percebido. high-pass (passa alta) O high-pass é o contrário do passa-baixa. Ele permite que as frequências altas passem por ele e, progressivamente, corta as freque ncias mais baixas. A utilização desse filtro se dá quando você quer filtrar os graves, quando o som está lamacento ou quando há muito bass! Muitos sound designers também utilizam o high-pass com ressonância para aumentar a frequência fundamental. Veremos o parâmetro ressonância a seguir. band-pass (passa banda) O filtro passa-banda é uma combinação de um Low-Pass e um High-Pass, uma vez que se cortam as freque ncias baixas e altas ao mesmo tempo, permitindo que apenas uma determinada banda passe através do filtro. Esse tipo de filtro tende a retirar muita energia do som e, portanto, é necessário que se aumente a amplitude no final.

11 parâmetros do filro Eu diria que o principal parâmetro do filtro é o CUTOFF. O CUTOFF é um dos seus melhores amigos na síntese. Ele representa o ponto de corte dos harmônicos. Isso quer dizer que se o Cutoff está totalmente aberto, você não tem a atuação do filtro e, consequentemente, ouvira todos os harmônicos presentes na onda. A partir do momento em que você vai fechando o Cutoff, percebe que a onda vai ficando mais limpa. Fac a o teste com uma onda SAW. cutoff Podemos demonstra a atuação do Cutoff graficamente. cutoff aberto cutoff fechado Voltando àquele conceito sobre brightness e darkness (som brilhante ou escuro), podemos dizer que o Cutoff controla o brilho. Quanto mais aberto, mais brilhante. ressonância Esse pico que se observa exatamente no ponto de corte é a ressonância. Você pode aumentar a ressonância em diversos timbres para alcançar novas sonoridades. Experimente! Até o momento, ja aprendemos a gerar um som, através dos osciladores, entendemos os principais tipos de onda e o seu respectivo conteúdo harmônico e conhecemos os principais parâmetros da seção de filtro. Portanto, seguindo a rota do áudio, vamos para a próxima seção, que é a Amplificação.

12 amplificação Depois que o som é gerado pelo oscilador e o seu conteúdo harmônico é delimitado pelo filtro, o som vai para a seção de amplificação, onde será controlada basicamente a amplitude (volume) até chegar à saída para o auto-falante. Portanto, controlar a amplitude é nada mais do que ajustar o volume. No entanto, a amplificação recebe uma das modulações mais importantes do sintetizador, o Envelope ADSR, que será discutido a seguir. O envelope ADSR é o que vai moldar a sua onda e dar a ela a característica de um pad ou de um elemento percussivo, por exemplo. É ele quem define o Punch do som. modulação Vou repetir, o som então é gerado pelos osciladores, posteriormente é filtrado e amplificado até ser direcionado à saída para agraciar os nossos ouvidos. Isso você já sabe! Mas, se você observar a figura da rota do áudio, lá no começo do ebook, perceberá que, tanto os osciladores, como o filtro e o amplificador podem ser modulados. Isso que dizer que nós podemos controlar o comportamento destes parâmetros, para que eles não trabalhem de forma esta tica. Imagine que você possa abrir e fechar o cutoff durante um intervalo de 1 segundo, por exemplo. Nesse espaço de 1 segundo, você abre o cutoff manualmente e depois fecha, enquanto um som é tocado. Certamente, isso traz muito mais movimento ao som. Mas voce na o precisa fazer isso de forma manual, pois pode contar com essas maravilhosas ferramentas de modulac a o. As modulac o es podem ocorrer basicamente de 2 formas, através de ENVELOPES ou LFOs (Osciladores de Baixa Freque ncia). Ambos funcionam de forma relativamente parecida. Vamos falar sobre cada um. envelope adsr O ENVELOPE ADSR pode aparecer tanto no filtro, como no amplificador. Entendendo o conceito ADSR, vai ficar muito fácil utilizá-lo. O envelope serve para modular algo (filtro ou amplitude) em função do tempo. Para isso, ele se utiliza de 4 parâmetros: Para ficar mais fácil, vamos imaginar o volume (amplitude) de um som sendo modulado pelo Envelope de Amplitude (AMP Envelope).

13 O attack é o tempo entre o início do efeito e o seu efeito máximo. O tempo entre o momento em que a nota é tocada e o momento em que ela atinge o volume máximo é definido pelo attack. É como se voce estivesse aumentando o volume em uma frac a o de segundo. É por isso que voce precisa entender que o Envelope é uma modulac a o em func a o do tempo. Observe que, se o attack está totalmente aberto, o meu som vai demorar para atingir o volume máximo (como por exemplo em um PAD). Se o attack esta completamente fechado, o som ja comec a no volume ma ximo (como por exemplo em um som mais percussivo, com um kick, bass, snare, tom etc). Com isso, voce tem um som mais punch. O decay é o tempo de decaimento. É o quanto o som demora para voltar e parar um ponto pre-determinado, que é o período de sustentac a o (Sustain). Enta o, ainda no exemplo do volume, imagine que voce tem um som sendo gerado e que o attack é de 0,5s. Ou seja, em meio segundo, o seu som sairá do zero e atingirá o volume máximo (que você definiu no amplificador), como por exemplo 10 decibéis. Na sequência, esse volume decai até a sustentac a o. Perceba que o sustain na o é uma medida em func a o do tempo, mas sim de amplitude. Imagine que o seu sustain representa uma amplitude de 7 decibeis. O seu som ficará sendo reproduzido a 7 decibeis enquanto você ficar apertando a tecla do seu teclado midi. A partir do momento em que voce solta a tecla, a amplitude vai diminuindo até chegar a 0. Esse tempo em que voce solta a tecla e o som atinge o zero é definido pelo Release. Sendo assim, se voce tem um release bem ra pido (fechado), a partir do momento em que voce solta a tecla, o som atinge o zero rapidamente. Esse conhecimento é extremamente importante para moldar os sons. amplitude Recapitulando, geralmente temos um envelope deste que pode controlar a amplitude (volume) e, por isso, o chamamos de Envelope de Amplitude (AMP Envelope). Além disso, podemos ter um envelope que funciona da mesma forma, mas, em vez de controlar a Amplitude, ele controla a atuação do filtro (Cutoff). O envelope pode aparecer nos VSTs através de Faders, como no TAL-Noisemaker, representado na figura ao lado ou através de knobs (botões de girar). O funcionamento é o mesmo. Para ficar mais fácil, vamos imaginar o volume (amplitude) de um som sendo modulado pelo Envelope de Amplitude (AMP Envelope).

14 Agora que você já entendeu o conceito ADSR, vai ficar fácil entender o envelope do Filtro. Ele funciona da mesma forma que o envelope de amplitude, porém, em vez de modular o volume em função do tempo, ele modula a abertura do Cutoff em função do tempo. E isso é muito poderoso para criar timbres incríveis. Observe a figura abaixo. Temos o knob do cutoff e da ressonância, que já vimos em uma seção anterior. Mas, abaixo deles, existem 4 faders que representam o Envelope do Filtro. Imagine que o seu Cutoff está totalmente aberto, como na figura. O Attack representa o tempo em que o Cutoff sairá do ZERO e atingirá o ponto máximo, que você definiu no knob. Portanto, o ponto máximo de atuação é definido pelo knob. Se o seu attack do envelope do filtro está totalmente aberto, que dizer que o seu Cutoff partirá do zero e atingira o ponto ma ximo lentamente. Da mesma forma, ocorre com os demais parâmetros, decay, sustain e release. Portanto, se voce quer criar um efeito Sweep, por exemplo, experimente deixar o attack levemente aberto. É como se você estivesse abrindo o cutoff manualmente enquanto o som é tocado. OBS.: Você pode controlar a porcentagem de atuação do seu envelope. E isso, geralemente é controlado por um knob chamado Amount. No caso do TAL-NoiseMaker, é controlado através do knob CONT, no canto superior direito da seção do filtro. Se o CONT estiver no zero, como na figura acima, voce na o tem atuac a o do envelope e na o percebera qualquer mudanc a no som se alterar os faders.

15 Uma outra forma de modular os parâmetros de um VST, ou seja, fazer com que eles sofram manipulações de forma automática, é através do LFO. O LFO é um sinal eletrônico que ocorre geralmente abaixo d 20Hz e cria uma pulsação ritmica em algum elemento pré-determinado. Apesar de ser um tipo de oscilador, ele na o gera um sinal sonoro. E pra que serve enta o? Podemos imaginar um LFO como um envelope. Ele serve para modular diversos parâmetros de um sintetizador. E quem determina qual parâmetro ele vai modular é você. Você deve ter em mente que a modulação pelo LFO é cíclica e é se dá através de 2 controles principais: 1 - Intensidade 2 - Frequência Imagine que eu vou modular o pitch do oscilador, ou seja, o TUNE. Eu posso partir do zero e chegar até o ma ximo em um espac o de tempo. Por exemplo, em 1 segundo, o meu pitch saira do zero e percorrera 24 semitons. Enta o, considerando que 24 semitons é o ma ximo que o TUNE pode percorrer, a minha intensidade foi ma xima e a minha freque ncia foi de 1 ciclo por segundo. Se o meu ciclo é de 1 segundo, a cada 1 segundo o meu pitch sai do zero, percorre 24 semitons e retorna ao zero. A grosso modo, é assim que o LFO funciona. Ele modula algum parâmetro do seu VST com uma determinada intensidade e uma determinada freque ncia. Desta forma, o LFO é usado para criar efeitos como Wobble bass, tremolo, vibrato e até mesmo gate. Um LFO pode ser encaminhado para controlar, por exemplo, a frequência do oscilador (como já foi dito), sua fase, o panning, a freqüência do filtro etc. Quando encaminhado para controlar o pitch, o LFO cria um vibrato. Quando um LFO modula a amplitude (volume), ele cria tremolo. Na maioria dos sintetizadores e módulos de som, os LFOs apresentam vários parâmetros controláveis, que muitas vezes incluem uma variedade de diferentes formas de onda, um controle de velocidade, opc o es de roteamento (como descrito acima), um recurso Tempo Sync, e uma opc a o para controlar o quanto o LFO irá modular o sinal de áudio. LFOs também podem ser somadas e definir a diferentes frequências para criar continuamente mudando as formas de onda de movimento lento, e quando vinculado a vários parâmetros de um som, pode dar a impressão de que o som está vivo. As diferenças entre as taxas de LFO também são responsáveis por uma série de efeitos comumente ouvidas na música moderna. Uma velocidade muito baixa pode ser usado para modular o Cutoff, proporcionando desse modo a sensac a o progressiva de que o som esta cada vez mais claro ou mais perto do ouvinte. Como alternativa, uma taxa elevada pode ser usada para efeitos sonoros bizarros, ondulação (na verdade, um outro uso importante do LFO é para vários efeitos sonoros usados em filmes). Dubstep e drum and bass são formas de música eletrônica que empregam o uso frequente de LFOs, muitas vezes sincronizado com o ritmo da track, para que sons graves que apresentem um efeito de oscilação. Devido à popularização desses gêneros, o LFO tem sido utilizado em outras vertentes da música eletrônica, como o House e o Trance.

16 Na música eletrônica, na o existe outro caminho para o sucesso a na o ser o estudo dedicado. Alia s, até existe. Eu conhec o produtores que nunca estudaram síntese sonora e aprenderam tudo por tentativa e erro. Dá pra aprender assim? Dá! Mas vai demorar MUITOS anos. Eu cometi essa mesma burrice e quando eu parei para estudar, aprendi em SEMANAS o que não tinha aprendido em ANOS. Então, por favor, não seja burro que nem eu! Mas, se voce esta lendo este livro até agora, é sinal que ja esta um passo à frente de 90% dos produtores. E, realmente, conhecer o funcionamento ba sico de um sintetizador é essencial para poder manipular o seu instrumento e comec ar a construir a sua identidade sonora. Uma excelente forma de aprender a criar timbres é estudando os próprios presets que o seu VST ja possui. Eu queria que alguém tivesse me falado isso ha 5 anos atra s. Agora que voce ja conhece as principais funcionalidades de um VST/Sintetizador, vai ficar muito fácil compreender os presets. Vamos fazer um exercício. Abra o seu VST favorito, preferencialmente o TAL-Noisemaker, mas se não o possuir, pode ser qualquer outro. Escolha um preset de BASS. Agora, faça uma tabela anotando qual a configuração dos seguintes parâmetros: Quantos osciladores abertos: Quais são as ondas definidas em cada oscilador: Qual a porcentagem que cada onda está aberta: Qual é o tipo de filtro (high pass, low-pass, band-pass): Qual a porcentagem de abertura do Cutoff: Envelope ADSR: Attack: Decay: Sustain: Release: Existe envelope no filtro? Como está? Attack: Decay: Sustain:

17 Release: Como está o volume do AMP? Existe algum LFO habilitado? Como está roteado? Qual o tipo de onda? Qual a frequência Qual a intensidade (amount) Existe algum efeito habilitado? Delay: Flanger: Chorus: Fez o exercício? Agora repita com um PAD, um FX, um LEAD, e também com elementos percussivos. Observe os padrões, mas com foco no tipo de onda, número de osciladores, filtro e envelope ADSR. Acredite, você vai ganhar um conhecimento NINJA se fizer isso! Quanto mais você repetir esse exercício, mais vai identificar padrões. E isso vai fazer com que o entendimento seja cada vez mais sedimentado, para que voce possa criar os seus próprios timbres com excele ncia. Quando você conseguir construir um timbre que lhe agrade, salve-o. Comece a construir o seu próprio banco. É isso aí! Um grande abrac o, Eduardo Juliato

Descrição Geral. Descrição dos controles: ver 1.00 jun07 1 de 5

Descrição Geral. Descrição dos controles: ver 1.00 jun07 1 de 5 ver 1.00 jun07 1 de 5 Descrição Geral é um módulo sintetizador monofonico desenvolvido com tecnologia digital mantendo as facilidades de controle de parâmetros dos sintetizadores analógicos. Descrição

Leia mais

Manual de Referência

Manual de Referência Manual de Referência PT Uso deste Manual de Referência...2 Modo Edit...2 Alteração das configurações do operador detalhadas...3 Tela Operator Settings (Configurações do operador) (página 1)...3 Tela Operator

Leia mais

1 Estúdio de Gravação - Mixagem e Masterização EFEITOS DE TEMPO

1 Estúdio de Gravação - Mixagem e Masterização EFEITOS DE TEMPO 1 EFEITOS DE TEMPO Como efeitos que envolvem atraso podem ser usados em gravações e mixagens? Echo, Delay, Chorus, Flanger e Reverb, entre outros, são considerados efeitos de tempo, porque envolvem atraso.

Leia mais

O que te impede de improvisar baixista?

O que te impede de improvisar baixista? O que te impede de improvisar baixista? Olá, tudo bem? Espero que sim! O assunto improvisação é um termo recorrente no meio musical e também no ambiente dos baixistas. Mas então, o que de fato é esta tal

Leia mais

Por: Marcio Magalhães

Por: Marcio Magalhães 1 Por: Marcio Magalhães 2 Teoria musical Conceito de escala A escala musical é o conjunto de todas as notas musicais incluindo os sustenidos e (ou) bemóis, organizadas de forma crescente do grave para

Leia mais

SEMANA DO ESPANHOL DE VERDADE MATERIAL DE APOIO AULA 2

SEMANA DO ESPANHOL DE VERDADE MATERIAL DE APOIO AULA 2 SEMANA DO ESPANHOL DE VERDADE MATERIAL DE APOIO AULA 2 O que você vai encontrar neste material? Hola! Neste material complementar da Aula 2 da Semana do Espanhol de Verdade eu vou te mostrar : Revisão

Leia mais

Velocidade do Som. Comprimento da Onda

Velocidade do Som. Comprimento da Onda Velocidade do Som A propagação do som no espaço envolve três partes: a fonte de onde o som se origina, o meio no qual ele se propaga e o receptor, onde este som será percebido. Hoje estudaremos o meio

Leia mais

Uso Criativo. dos efeitos do Cubase SX

Uso Criativo. dos efeitos do Cubase SX TECNOLOGIA CUBASE Uso Criativo dos efeitos do Cubase SX Este mês vamos explorar o uso dos plug-ins de efeitos do Cubase SX. Nesta e na próxima edição, começaremos a conhecer os plug-ins disponíveis, depois

Leia mais

3º Workshop de Modos Gregos Para Iniciantes PDF #2

3º Workshop de Modos Gregos Para Iniciantes PDF #2 3º Workshop de Modos Gregos Para Iniciantes PDF #2 Neste PDF: De 11 a 23 de Maio Por Emiliano Gomide Os 4 Passos Para Solar Com Modos Gregos Todo mundo pode solar com Modos Gregos. Até mesmo quem ainda

Leia mais

Método RN otecladotecladotecladotecladot ecladotecladotecladotecladotec ladotecladotecladotecladotecla

Método RN otecladotecladotecladotecladot ecladotecladotecladotecladotec ladotecladotecladotecladotecla Tecladotecladotecladotecladote cladotecladotecladotecladotecl adotecladotecladotecladotecla dotecladotecladotecladoteclad otecladotecladotecladotecladot Aprenda Teclado ecladotecladotecladotecladotec em

Leia mais

7 Dicas de Como Ler e Aprender Partituras. Facilmente!

7 Dicas de Como Ler e Aprender Partituras. Facilmente! 7 Dicas de Como Ler e Aprender Partituras Facilmente! Nesta apresentação, vou te mostrar 7 Dicas para aprender a ler e tocar partituras com fluência... Sem precisar ficar perdendo tempo fazendo coisas

Leia mais

Você não precisa decorar nada

Você não precisa decorar nada Que aprender inglês é importante e vai mudar a sua vida você já sabe, mas como aprender inglês e como fazer isso por conta própria? Nós separamos abaixo algumas dicas inéditas e que sem dúvida vão fazer

Leia mais

½-NÁRIO. DEPARTAMENTO DE Eletrônica & SISTEMAS

½-NÁRIO. DEPARTAMENTO DE Eletrônica & SISTEMAS ½-NÁRIO DEPARTAMENTO DE Eletrônica & SISTEMAS Prof. Hélio M. de Oliveira, DES Sintetizadores Eletrônicos (teclados digitais): dos sintetizadores analógicos ao Yamaha DX7 Graduação & PPGEE Março 2010.1

Leia mais

Olá VAMOS COMEÇAR. PRIMEIROS PASSOS NO ABLETON LIVE e-book. Por Rodrigo Silva, Produtor do jeto Vimanna e Criador do Underbase Tutorials

Olá VAMOS COMEÇAR. PRIMEIROS PASSOS NO ABLETON LIVE e-book. Por Rodrigo Silva, Produtor do jeto Vimanna e Criador do Underbase Tutorials 1 PRIMEIROS PASSOS NO ABLETON LIVE e-book Por Rodrigo Silva, Produtor do jeto Vimanna e Criador do Underbase Tutorials Quando Abrimos o Software a primeira tela que encontramos é essa, e no princípio parece

Leia mais

O que é um relatório. Como fazer um relatório no Excel. 1 Relatório de Tabela Dinâmica. Crie relatórios no Excel

O que é um relatório. Como fazer um relatório no Excel. 1 Relatório de Tabela Dinâmica. Crie relatórios no Excel O que é um relatório Na minha opinião, uma das melhores definições para relatório é um documento utilizado para mostrar resultados de uma determinada atividade. Ou seja, independentemente do que você faça,

Leia mais

Experiência 2 Metrologia Elétrica. Medições com Osciloscópio e Gerador de Funções

Experiência 2 Metrologia Elétrica. Medições com Osciloscópio e Gerador de Funções Experiência 2 Metrologia Elétrica Medições com Osciloscópio e Gerador de Funções 1) Meça uma onda senoidal de período 16,6ms e amplitude de 4V pico a pico, centrada em 0V. Em seguida configure o menu Measures

Leia mais

Departamento de Electrónica, Telecomunicações e Informática. 1 Entrega do Trabalho e avaliação. 2 Sintetizador. Processamento Digital de Sinal

Departamento de Electrónica, Telecomunicações e Informática. 1 Entrega do Trabalho e avaliação. 2 Sintetizador. Processamento Digital de Sinal Departamento de Electrónica, Telecomunicações e Informática Processamento Digital de Sinal Trabalho Prático n o 1: Sintetizador de Música Neste trabalho pretende-se que os alunos construam um sintetizador

Leia mais

O Que Você vai Ver neste Ebook...

O Que Você vai Ver neste Ebook... 1 O Que Você vai Ver neste Ebook... # Introdução # Como acelerar seu aprendizado no violão em pelo menos 3X. # Elemento 01: Preparação para Tocar # Elemento 02: Plano e Método de Estudo Altamente Eficaz

Leia mais

Aula 01 Microsoft Excel 2016

Aula 01 Microsoft Excel 2016 Aula 01 Microsoft Excel 2016 Prof. Claudio Benossi Prof. Rodrigo Achar Prof. Wagner Tufano São Paulo SP 2018 1 01 Informações sobre a interface Aprender a trabalhar com o Excel pode ser o divisor de águas

Leia mais

Para qualquer pessoa que queira aprender música!

Para qualquer pessoa que queira aprender música! Master Musica Para qualquer pessoa que queira aprender música! made with Conteúdo Teoria Musical - Parte 1 Música é uma linguagem que organiza sons no tempo e no espaço. E como toda linguagem, possui uma

Leia mais

O básico da Guitarra - Aula 21 J. Junior. Hoje teremos a revisão sobre partitura e também sobre Escala Maior. Então é isso!!!!! Um Abraço. J.

O básico da Guitarra - Aula 21 J. Junior. Hoje teremos a revisão sobre partitura e também sobre Escala Maior. Então é isso!!!!! Um Abraço. J. O básico da Guitarra - Aula 21 Hoje teremos a revisão sobre partitura e também sobre Escala Maior. Então é isso!!!!! Um Abraço O básico da Guitarra - Aula 8 REVISÃO Notação Musical - Partitura A partitura

Leia mais

EBOOK: Montando seu negócio online de afiliado Orgânico

EBOOK: Montando seu negócio online de afiliado Orgânico EBOOK: Montando seu negócio online de afiliado Orgânico Mostrando o passo a passo para montar uma estrutura de negócio online de sucesso. Autor: Daniel Souza Como montar uma estrutura funcional voltada

Leia mais

Movimentos Básicos de Guitarra 1 - O SLIDE

Movimentos Básicos de Guitarra 1 - O SLIDE Movimentos Básicos de Guitarra - O SLIDE Ao longo de nossa experiência como professores, percebemos que, em alguns casos, o aluno tinha um bom conhecimento do instrumento (Sabia todas as escalas, arpejos,

Leia mais

Setup: Instalando o Pro Tools

Setup: Instalando o Pro Tools Setup: Instalando o Pro Tools Olá, tudo bem? Nesta Aula, começamos o Curso de Pro Tools! Neste vídeo, teremos os seguintes tópicos: 1. Sugestões para Melhor Aproveitamento do Curso; 2. Configuração de

Leia mais

INICIAÇÃO À MÚSICA E AO VIOLÃO

INICIAÇÃO À MÚSICA E AO VIOLÃO INICIAÇÃO À MÚSICA E AO VIOLÃO MARIO SALES SANTOS ASSUNTOS IMPORTANTES PARA INICIANTES DA MÚSICA E DO VIOLÃO São Paulo 2013 SUMARIO O QUE É A MÚSICA... 02 AS TRÊS PARTES DA MÚSICA... 02 NOTAS MUSICAIS...

Leia mais

Você pode achar que tocar Sanfona exija um conhecimento profundo da notação musical, mas quer saber? Na verdade não exige.

Você pode achar que tocar Sanfona exija um conhecimento profundo da notação musical, mas quer saber? Na verdade não exige. COMO TOCAR SANFONA COMO TOCAR SANFONA Você pode achar que tocar Sanfona exija um conhecimento profundo da notação musical, mas quer saber? Na verdade não exige. Portanto, se você for iniciante e quiser

Leia mais

Síntese de Áudio. CIC Prof. Márcio Brandão

Síntese de Áudio. CIC Prof. Márcio Brandão Síntese de Áudio CIC 111513 Prof. Márcio Brandão (brandao@unb.br) Sistemas de áudio digital n Análise Sistemas de áudio digital n Síntese Sistemas de áudio digital n Processamento Histórico Linguagens

Leia mais

Curso Inglês do Jerry é BOM? Vale Apena [ Descubra Agora ] Curso Inglês do Jerry é BOM? Vale Apena [ Descubra Agora ]

Curso Inglês do Jerry é BOM? Vale Apena [ Descubra Agora ] Curso Inglês do Jerry é BOM? Vale Apena [ Descubra Agora ] Curso Inglês do Jerry é BOM? Vale Apena [ Descubra Agora ] Muitas pessoas me perguntam se o Curso de Inglês do Jerry é Confiável, se vale apena comprar, então resolvi escrever este artigo para esclarecer

Leia mais

Produzido para você por:

Produzido para você por: Produzido para você por: www.fbultimate.com.br Sobre Felipe Moreira: 1º WORKSHOP DE VENDAS E LUCROS NO FACEBOOK Vídeo #1: As 4 Taxas de Ações Estúpidas Nesse primeiro vídeo do workshop você está vendo

Leia mais

Aula 01 Excel Prof. Claudio Benossi

Aula 01 Excel Prof. Claudio Benossi Aula 01 Excel 2016 Prof. Claudio Benossi São Paulo SP 2018 1 01 Informações sobre a interface Aprender a trabalhar com o Excel pode ser o divisor de águas em ser aprovado para uma vaga onde trabalhar com

Leia mais

"PASSO A PASSO DE ESTUDO"

PASSO A PASSO DE ESTUDO 2 Aqui no EPISÓDIO 04 você recebe o PASSO A PASSO para estudar Inglês diariamente e usando tudo o que ensinei durante o AULÃO NACIONAL DE INGLÊS! "PASSO A PASSO DE ESTUDO" Se tudo que eu falei para você

Leia mais

Como Aprender a Tocar Violão 3X Mais Rápido e Tocar QUALQUER MÚSICA Mesmo sem conhecer a letra ou melodia

Como Aprender a Tocar Violão 3X Mais Rápido e Tocar QUALQUER MÚSICA Mesmo sem conhecer a letra ou melodia Como Aprender a Tocar Violão 3X Mais Rápido e Tocar QUALQUER MÚSICA Mesmo sem conhecer a letra ou melodia Nesta apresentação, vou te mostrar a Maneira mais Rápida e Segura para aprender violão do começo...

Leia mais

Dó -tom- Ré -tom- Mi -½tom- Fá -tom- Sol -tom- Lá -tom- Si -½tom- Dó...

Dó -tom- Ré -tom- Mi -½tom- Fá -tom- Sol -tom- Lá -tom- Si -½tom- Dó... Artigo Científico 4- A Matemática no mundo da música Guilherme Ramos Informática Manhã IFRS Campus Osório 28/11/2011 Resumo: Realmente sem idéias pra este artigo resolvi pegar uma das coisas que eu mais

Leia mais

PENTATÔNICA NO CONTRABAIXO

PENTATÔNICA NO CONTRABAIXO PENTATÔNICA NO CONTRABAIXO Escola para Baixista INTRODUÇÃO Hoje existe inúmeros baixistas com dificuldades enormes em improvisação, não só no contrabaixo mais em outros instrumentos também, nesta apostila

Leia mais

Como Aprender Inglês: O Guia Prático

Como Aprender Inglês: O Guia Prático Como Aprender Inglês: O Guia Prático Elaboramos um sistema passo-a-passo para você aprender inglês de maneira mais simples e efetiva! Lucas Campos Introdução Ao Guia...3 Passo 1 As 4 Habilidades...4 Passo

Leia mais

Reduzindo o vídeo de 7 minutos por exemplo para 1 minuto.

Reduzindo o vídeo de 7 minutos por exemplo para 1 minuto. INTRODUÇÃO O conceito de Vídeo Nuggets veio do empresário e empreendedor digital Erico Rocha que é também fundador do curso Fórmula do Lançamento. A sacada dele deu muito certo em pegar um vídeo com um

Leia mais

EXERCÍCIOS PROPOSTOS MÓDULO 03 AULA 03 EDUARDO TOGNON

EXERCÍCIOS PROPOSTOS MÓDULO 03 AULA 03 EDUARDO TOGNON EXCEL DESCOMPLICADO E EXERCÍCIOS PROPOSTOS EDUARDO TOGNON EXCEL DESCOMPLICADO Filtro e formatação condicional com parâmetros EDUARDO TOGNON Resumo Olá! Na terceira aula do terceiro módulo aprendemos um

Leia mais

7 Passos para começar a aprender Violão do zero

7 Passos para começar a aprender Violão do zero 7 Passos para começar a aprender Violão do zero ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE Todas as informações contidas neste guia são provenientes de minhas experiências pessoais ao longo de vários anos. Embora eu

Leia mais

Introdução: Neste jogo você deve orientar o grande peixe faminto e tentar comer todas as presas que estão nadando pelo mar.

Introdução: Neste jogo você deve orientar o grande peixe faminto e tentar comer todas as presas que estão nadando pelo mar. Nível 2 Peixe faminto Introdução: Neste jogo você deve orientar o grande peixe faminto e tentar comer todas as presas que estão nadando pelo mar. PASSO 1: Criando o peixe faminto Vamos fazer o peixe faminto

Leia mais

CRONOGRAMA DE ESTUDOS PARA IDIOMAS

CRONOGRAMA DE ESTUDOS PARA IDIOMAS worksheet CRONOGRAMA DE ESTUDOS PARA IDIOMAS 2 FORMAS DE USAR ESTE CRONOGRAMA: 1. Imprima as folhas, preencha-o à mão e deixe em um lugar que você possa sempre consultá-lo (bolsa, pasta, agenda, colado

Leia mais

Sobre o Livro. Todo o conteúdo foi preparado com muito carinho e com um desejo enorme de poder contribuir na melhora de seus trabalhos de gravação.

Sobre o Livro. Todo o conteúdo foi preparado com muito carinho e com um desejo enorme de poder contribuir na melhora de seus trabalhos de gravação. Sobre o Livro Este livro foi escrito com o objetivo de mostrar, de forma clara e objetiva, as etapas da produção de áudio. É destinado àqueles que querem executar trabalhos neste ramo ou àqueles que até

Leia mais

7 ATITUDES --- PARA O --- HIPER-RENDIMENTO TAEKWONDO

7 ATITUDES --- PARA O --- HIPER-RENDIMENTO TAEKWONDO 7 ATITUDES --- PARA O --- HIPER-RENDIMENTO foto: REUTERS / Issei Kato GUILHERME MACIEL Coach Taekwondo INTRODUÇÃO Neste Ebook Irei descrever 7 atitudes que entendo ser fundamentais para o Taekwondista

Leia mais

VENDAS ANTONIO MARCOS REIS 1

VENDAS ANTONIO MARCOS REIS 1 VENDAS ANTONIO MARCOS REIS 1 Copywriting O que é Copywriting? É a arte de escrever e criar conteúdos com o intuito de promover e vender bens ou serviços. Esses conteúdos podem ser em formato de vídeos,

Leia mais

Viver de Contrabaixo

Viver de Contrabaixo Viver de Contrabaixo Encare o desafio e realize o seu sonho. Olá, Tudo bem? Você é daqueles baixistas que tem dúvidas sobre o seu futuro profissional? Fica sempre na corda bamba quando o assunto é viver

Leia mais

acentuado nas frequências graves e uma queda nas frequências agudas. Isto significa que nossa audição não é plana.

acentuado nas frequências graves e uma queda nas frequências agudas. Isto significa que nossa audição não é plana. Vimos até agora alguns aspectos básicos do som, como ele se propaga e vimos a questão da senoide e como ela se relaciona a fundamental e harmônicos. Este vídeo é uma continuação destes conceitos, aprofundando

Leia mais

Toque Bem Paulo Chaves toquebem.com.br

Toque Bem Paulo Chaves toquebem.com.br Paulo Chaves toquebem.com.br Olá. Obrigado por ter curtido a nossa página no Facebook! Existem dezenas de dicas excelentes. O motivo de eu ter escolhido essas 6 foi bem simples: as 5 primeiras sempre são

Leia mais

8 Dicas de Mixagem para Bateria!

8 Dicas de Mixagem para Bateria! 8 Dicas de Mixagem para Bateria! Jorge Araujo Jorge Araujo Abaixo segue algumas dicas para você tirar melhor proveito na hora de mixar uma bateria. A mixagem de bateria é um dos aspectos mais desa adores

Leia mais

Contrabaixo Minimalista

Contrabaixo Minimalista Contrabaixo Minimalista Valorizando as coisas que realmente são importantes e jogando o resto fora. Olá Baixista, Tudo bem? Antes de abordarmos o tema principal deste ebook, gostaria de falar um pouco

Leia mais

#1 Seu Blog Precisa Disso! O Melhor Template Wordpress do Mundo

#1 Seu Blog Precisa Disso! O Melhor Template Wordpress do Mundo Email #1 Seu Blog Precisa Disso! O Melhor Template Wordpress do Mundo Olá, tudo bem? Bom, estou escrevendo este e-mail porque tenho uma grande novidade pra você que construiu seu blog Wordpress. Isso mesmo,

Leia mais

Bass Checklist. Eleve seu nível como baixista começando 2018 com objetivos e metas claras.

Bass Checklist. Eleve seu nível como baixista começando 2018 com objetivos e metas claras. Bass Checklist Eleve seu nível como baixista começando 2018 com objetivos e metas claras. Olá Baixista, Produzi mais um ebook com muito carinho para lhe ajudar na jornada do baixista. Acredito que tem

Leia mais

EMPREENDER NA ENFERMAGEM? SIM, ISSO É POSSÍVEL! JEFERSON MARCELINO ENFERMAGEM EMPREENDEDORA

EMPREENDER NA ENFERMAGEM? SIM, ISSO É POSSÍVEL! JEFERSON MARCELINO ENFERMAGEM EMPREENDEDORA EMPREENDER NA ENFERMAGEM? SIM, ISSO É POSSÍVEL! JEFERSON MARCELINO ENFERMAGEM EMPREENDEDORA EMPREENDER NA ENFERMAGEM? SIM, ISSO É POSSÍVEL! Todas as informações contidas neste EBOOK são provenientes de

Leia mais

METAS ESPECÍFICAS (S)

METAS ESPECÍFICAS (S) As metas devem ser específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporizadas, caso contrário não passam de sonhos. E com esse guia, essa construção correta vai ser muito mais fácil. Você está pronto?

Leia mais

5 DICAS PARA APRENDER A DESENHAR DO ZERO. Descubra como aprender a desenhar de forma simples e objetiva.

5 DICAS PARA APRENDER A DESENHAR DO ZERO. Descubra como aprender a desenhar de forma simples e objetiva. 5 DICAS PARA APRENDER A DESENHAR DO ZERO Descubra como aprender a desenhar de forma simples e objetiva. INTRODUÇÃO OLÁ, OLÁ, OLÁ... Eu sou o Ivan Querino, ilustrador, professor e empreendedor, escrevi

Leia mais

PENTATÔNICA NO CONTRABAIXO

PENTATÔNICA NO CONTRABAIXO PENTATÔNICA NO CONTRABAIXO Escola para Baixista INTRODUÇÃO Hoje existe inúmeros baixistas com dificuldades enormes em improvisação, não só no contrabaixo mais em outros instrumentos também, nesta apostila

Leia mais

INICIAÇÃO À MÚSICA E AO VIOLÃO

INICIAÇÃO À MÚSICA E AO VIOLÃO INICIAÇÃO À MÚSICA E AO VIOLÃO MARIO SALES SANTOS ESCALAS E ACORDES São Paulo 2013 SUMARIO ALTURA MUSICAL... 02 INTERVALO... 02 POSIÇÃO DAS NOTAS MUSICAIS... 02 ESCALA MAIOR... 03 MONTAGEM DE ACORDES...

Leia mais

Já que são escalas simétricas, seus shapes irão se repetir a cada um tom e meio. Veja através do campo harmônico.

Já que são escalas simétricas, seus shapes irão se repetir a cada um tom e meio. Veja através do campo harmônico. Dom Dim - Parte I Fala Pessoal, blz? Hoje vou falar de um assunto muito interessante, porém bem complicado. Trata-se da escala Dominante Diminuta (Dom Dim). A escala Dominante Diminuta (Dom Dim) é formada

Leia mais

Parâmetros importantes de um Analisador de Espectros: Faixa de frequência. Exatidão (frequência e amplitude) Sensibilidade. Resolução.

Parâmetros importantes de um Analisador de Espectros: Faixa de frequência. Exatidão (frequência e amplitude) Sensibilidade. Resolução. Parâmetros importantes de um Analisador de Espectros: Faixa de frequência Exatidão (frequência e amplitude) Sensibilidade Resolução Distorção Faixa dinâmica Faixa de frequência: Determina as frequências

Leia mais

Templates e Preferências

Templates e Preferências Templates e Preferências Olá! Neste vídeo, vamos aprender como usar os Templates pra criar projetos com maior rapidez. Os tópicos deste vídeo são os seguintes: 1. Templates; 2. Tipos de Tracks; 3. Criando

Leia mais

CRIANDO O SEU MELHOR VÍDEO! Uma lista do que considerar para criar excelente conteúdo no Vigo Video!

CRIANDO O SEU MELHOR VÍDEO! Uma lista do que considerar para criar excelente conteúdo no Vigo Video! CRIANDO O SEU MELHOR VÍDEO! Uma lista do que considerar para criar excelente conteúdo no Vigo Video! CRIANDO UM VÍDEO Ao abrir o aplicativo, clique no botão + na parte inferior da tela. Isso irá te levar

Leia mais

BEATMAKER COLLEGE ERICK BITTENCOURT

BEATMAKER COLLEGE ERICK BITTENCOURT BEATMAKER COLLEGE ERICK BITTENCOURT EBOOK GRÁTIS A BEATMAKERCOLLEGE foi criada com intuito de mostrar na prática que é possível começar a produzir batidas e instrumentais de rap no geral sem muitos equipamentos

Leia mais

APRENDA A TOCAR VIOLÃO EM 5 PASSOS!

APRENDA A TOCAR VIOLÃO EM 5 PASSOS! APRENDA A TOCAR VIOLÃO EM 5 PASSOS! por estrategiaeexcelencia, em 01.07.11 APRENDA A TOCAR VIOLÃO EM 5 AULAS MÉTODO SIMPLES E PRÁTICO POR MARCOS F.SILVA INTRODUÇÃO Antes de mais nada, quero explicar que

Leia mais

COMO TOCAR TECLADO. Os Primeiros Passos. Copyright 2014 Todos os direitos reservados

COMO TOCAR TECLADO. Os Primeiros Passos.  Copyright 2014 Todos os direitos reservados COMO TOCAR TECLADO Os Primeiros Passos http://www.escolavirtualdemusica.com.br/ Copyright 2014 Todos os direitos reservados Índice INTRODUÇÃO...PG.03 SISTEMA DE ESCRITA MUSICAL: A CIFRA...PG.04 AS NOTAS

Leia mais

GUIA DE AFINAÇÃO DO VIOLÃO OTONIEL VIANNA

GUIA DE AFINAÇÃO DO VIOLÃO OTONIEL VIANNA 1 A afinação de ouvido do violão geralmente é tratada como uma tarefa muito difícil e complicada. Na verdade, não é bem assim e eu vou te mostrar isso nesse guia. O grande problema não é a afinação do

Leia mais

Treinamento Como Criar Seu Negócio Online

Treinamento Como Criar Seu Negócio Online OLÁ! SEJA BEM VINDO (A) Meu nome é Rosangela Fabrício, autora do blog GANHAR DINHEIRO com MARKETING DIGITAL. Um projeto que tem por objetivo ajudar o maior número de pessoas a ingressar nesse mercado digital,

Leia mais

Sua 1ª Música em 30 Dias! Material de Apoio

Sua 1ª Música em 30 Dias! Material de Apoio Sua 1ª Música em 30 Dias! Material de Apoio 2 ÍNDICE Módulo 1 - Preparando a Mentalidade - Página 4 Módulo 2 - Os Primeiros Passos - Página 8 Módulo 3 - Exercícios de Ouro - Página 15 Módulo 4 - A Jornada

Leia mais

3 CONFIGURAÇÃO DE IMAGENS

3 CONFIGURAÇÃO DE IMAGENS SUMÁRIO 1 MARKETING DIGITAL 2 EDIÇÃO DE VIDEO(Básico) 3 CONFIGURAÇÃO DE IMAGENS Para este e-book eu resolvi trazer algo fora da caixa...estou trazendo assuntos que são de extrema importância e de maneira

Leia mais

Filtro é todo quadripolo cujo sinal de saída depende da frequência do sinal de entrada. Fonte: Sedra & Smith, Microeletrônica, 5ª Edição

Filtro é todo quadripolo cujo sinal de saída depende da frequência do sinal de entrada. Fonte: Sedra & Smith, Microeletrônica, 5ª Edição Filtros Eletrônicos Definição Formal Filtro é todo quadripolo cujo sinal de saída depende da frequência do sinal de entrada. Fonte: Sedra & Smith, Microeletrônica, 5ª Edição Em outras palavras, os filtros

Leia mais

Jclic Alfabeto Sonoro

Jclic Alfabeto Sonoro Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Produção de tutoriais Suellem Oliveira Jclic Alfabeto Sonoro Para a produção deste Tutorial

Leia mais

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. ESSE MATERIAL NÃO PODE SER DISTRIBUÍDO SEM A DEVIDA AUTORIZAÇÃO DO GAPE SOB PENA DE PAGAMENTO DE MULTA.

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. ESSE MATERIAL NÃO PODE SER DISTRIBUÍDO SEM A DEVIDA AUTORIZAÇÃO DO GAPE SOB PENA DE PAGAMENTO DE MULTA. EXCEL PARA TODOS 1 AULA 02 INTRODUÇÃO A FÓRMULAS Oi Pessoal, Bem-vindos ao 2º capítulo do curso Excel para Todos do GAPE! Estou certo que você já começou a utilizar o que foi aprendido no primeiro capítulo

Leia mais

YouTube - 9 truques que tem de conhecer

YouTube - 9 truques que tem de conhecer YouTube - 9 truques que tem de conhecer Date : 15 de Fevereiro de 2017 O YouTube é o maior agregador de vídeo do mundo. Pese o facto de haver muitos e de altíssima qualidade, a realidade mostra que o YouTube

Leia mais

DICAS BÁSICAS PARA PRODUÇÃO DE MÚSICA ELETRÔNICA. (depoimento do engenheiro Eduardo Poyart à Luciana Pereira)

DICAS BÁSICAS PARA PRODUÇÃO DE MÚSICA ELETRÔNICA. (depoimento do engenheiro Eduardo Poyart à Luciana Pereira) DICAS BÁSICAS PARA PRODUÇÃO DE MÚSICA ELETRÔNICA (depoimento do engenheiro Eduardo Poyart à Luciana Pereira) DICAS BÁSICAS PARA PRODUÇÃO DE MÚSICA ELETRÔNICA Depoimento de Eduardo Poyart à Luciana Pereira

Leia mais

Opa, seja bem vindo! Aqui Valdinei Martins e pouco abaixo você vai encontrar os 20 Passos para criar cartas de vendas matadoras.

Opa, seja bem vindo! Aqui Valdinei Martins e pouco abaixo você vai encontrar os 20 Passos para criar cartas de vendas matadoras. Opa, seja bem vindo! Aqui Valdinei Martins e pouco abaixo você vai encontrar os 20 Passos para criar cartas de vendas matadoras. Este é um dos processos que eu utilizo para fazer várias vendas de diversos

Leia mais

Ideias [COMPROVADAS] Ensina Passo a Passo Como Começar A Ganhar Dinheiro Na Internet!

Ideias [COMPROVADAS] Ensina Passo a Passo Como Começar A Ganhar Dinheiro Na Internet! 2016-6 Ideias [COMPROVADAS] Ensina Passo a Passo Como Começar A Ganhar Dinheiro Na Internet! www.maisdinheiroesaude.com Tenha Tempo Para A Sua Família, Com Paz, Segurança & Estabilidade Usando O Poder

Leia mais

Sweep Picking II Técnica de Guitarra Sweep Picking II Assista a aula completa em:

Sweep Picking II Técnica de Guitarra Sweep Picking II Assista a aula completa em: Técnica de Guitarra Sweep Picking II Assista a aula completa em: http://www.cifraclub.tv/v1359 Sumário Utilização do Metrônomo... 03 Figuras de tempos mais utilizadas para arpejo...03 Exercícios... 03

Leia mais

IDEIAS DE NEGÓCIOS PARA MÃES QUE QUEREM TRABALHAR EM CASA!

IDEIAS DE NEGÓCIOS PARA MÃES QUE QUEREM TRABALHAR EM CASA! 5 IDEIAS DE NEGÓCIOS PARA MÃES QUE QUEREM TRABALHAR EM CASA! É dona de casa ou mãe que amamenta? Você precisa de ideias de negócios que você possa fazer e obter uma renda extra a partir da sua casa? Então

Leia mais

Fast Idiomas. Aulão Nacional de Inglês

Fast Idiomas. Aulão Nacional de Inglês Fast Idiomas 1 Aqui no EPISÓDIO 04 está o PASSO A PASSO DE ESTUDO para estudar Inglês diariamente usando tudo o que aprendeu no AULÃO NACIONAL DE INGLÊS! "PASSO A PASSO DE ESTUDO" Se tudo fez sentido para

Leia mais

Como Atrair mais Clientes do que você pode atender com o seu negócio de Coaching

Como Atrair mais Clientes do que você pode atender com o seu negócio de Coaching Como Atrair mais Clientes do que você pode atender com o seu negócio de Coaching Sou Juliano Cunha Especialista em Vendas Online e hoje eu quero te apresentar qual a única coisa que você precisa fazer

Leia mais

PROPRIEDADES FÍSICAS DO SOM E A MÚSICA

PROPRIEDADES FÍSICAS DO SOM E A MÚSICA Nome: Ano: Disciplina: Música Professor: Gabriel Nº: Data: PROPRIEDADES FÍSICAS DO SOM E A MÚSICA O som tem quatro propriedades físicas: intensidade, timbre, duração e altura. São chamados também de parâmetros

Leia mais

5 passos para você fazer as primeiras vendas no hotmart

5 passos para você fazer as primeiras vendas no hotmart Sumário 5 passos para você fazer a primeira venda no hotmart... 3 1º passo: Escolha o produto... 4 2º passo: Faça um canal no youtube... 5 3º passo: Crie um blog... 7 4º passo: Construa sua lista de e-mails...

Leia mais

1 2 D I C A S I N F A L Í V E I S SMARTPHONES EBOOK. [ ] michael oliveira

1 2 D I C A S I N F A L Í V E I S SMARTPHONES EBOOK. [ ] michael oliveira 1 2 D I C A S I N F A L Í V E I S DE COMO GRAVAR VIDEOS COM SMARTPHONES [ ] michael oliveira EBOOK BOAS VINDAS Antes de mais nada eu gostaria de te agradecer por você ter feito o Download deste ebook.

Leia mais

Manual de aventuras com scratch

Manual de aventuras com scratch Manual de aventuras com scratch Básico A usa o scratch como introdução a programação de robôs. Scratch é uma linguagem de programação desenvolvida pelo Lifelong Kindergarten Group no Media Lab, MIT. Este

Leia mais

Modulação SSB e Transmissão Digital

Modulação SSB e Transmissão Digital Modulação SSB e Transmissão Digital 1 Modulação em SSB Vimos que na modulação AM, a portadora é mantida e o sinal modulante produz dois sinais laterais com a informação que estamos transmitindo. Fig. 1

Leia mais

Experiência III de Eletrônica Analógica I Osciloscópio

Experiência III de Eletrônica Analógica I Osciloscópio Experiência III de Eletrônica Analógica I Osciloscópio Prof. Gabriel Vinicios Silva Maganha (http://www.gvensino.com.br) Experiência 03 no Proteus - Osciloscópio Objetivos: - Entender o que é um osciloscópio

Leia mais

Aulas 5 e 6 / 28 e 30 de março

Aulas 5 e 6 / 28 e 30 de março Aulas 5 e / 8 e 30 de março 1 Notação de soma e produto Como expressar a seguinte soma de uma maneira mais concisa? 1 + + 3 3 + + 10? Note que as parcelas são semelhantes, e que a única coisa que varia

Leia mais

Figuras Musicais Principais figuras musicais

Figuras Musicais Principais figuras musicais Figuras Musicais Figuras musicais (ou figuras rítmicas) são símbolos utilizados para representar os tempos de uma música. Agora que já aprendemos a representação das notas na partitura, chegou a hora de

Leia mais

7 DICAS DE OURO PARA COMEÇAR A DESENHAR. do zero para iniciantes

7 DICAS DE OURO PARA COMEÇAR A DESENHAR. do zero para iniciantes 7 DICAS DE OURO PARA COMEÇAR A DESENHAR do zero para iniciantes SOBRE O blog Fácil de Desenhar tem como objetivo fornecer um conjunto de informações, dicas e sugestões referentes à arte de desenhar. Voltado

Leia mais

Experimento 8 Circuitos RC e filtros de freqüência

Experimento 8 Circuitos RC e filtros de freqüência Experimento 8 Circuitos C e filtros de freqüência OBJETIO O objetivo desta aula é ver como filtros de freqüência utilizados em eletrônica podem ser construídos a partir de um circuito C Os filtros elétricos

Leia mais

O que te dá brilho nos olhos?

O que te dá brilho nos olhos? O que te dá brilho nos olhos? Você sabia que se fizer o que não gosta terá que trabalhar? E também se fizer o que gosta terá que trabalhar também? O que você prefere? Trabalhar fazendo o que gosta, com

Leia mais

7 Estratégias de Vendas que Todo Blogueiro Precisa Saber Para Vender mais com blogs

7 Estratégias de Vendas que Todo Blogueiro Precisa Saber Para Vender mais com blogs 7 Estratégias de Vendas que Todo Blogueiro Precisa Saber Para Vender mais com blogs Quando você cria um blog e aplica nele o marketing de conteúdo, ele trabalha para você durante anos. Quanto mais conteúdo

Leia mais

COMO TER SUA ESPOSA DE VOLTA

COMO TER SUA ESPOSA DE VOLTA COMO TER SUA ESPOSA DE VOLTA Trechos selecionados do livro Estratégias poderosas para fazê-la voltar para você. www.salveseucasamento.com.br Mark Love E-book gratuito Esse e-book gratuito é composto de

Leia mais

4 Criação do produto x afiliado x patrocínio. 7 Este não será um curso comum de marketing digital

4 Criação do produto x afiliado x patrocínio. 7 Este não será um curso comum de marketing digital 1 Porque criei este e-book 2 A estrutura ideal do seu negócio 3 Blog x Youtube x Mídias Sociais 4 Criação do produto x afiliado x patrocínio 5 Defina o que você quer 6 O segredo está na lista de e-mails

Leia mais

FÍSICA. Oscilação e Ondas. Acústica. Prof. Luciano Fontes

FÍSICA. Oscilação e Ondas. Acústica. Prof. Luciano Fontes FÍSICA Oscilação e Ondas Acústica Prof. Luciano Fontes ACÚSTICA = É o estudo das ondas sonoras. Ondas sonoras são mecânicas, longitudinais e tridimensionais; Ondas sonoras não se propagam no vácuo; VELOCIDADE

Leia mais

Experimento 5 Circuitos RLC com onda quadrada

Experimento 5 Circuitos RLC com onda quadrada Experimento 5 Circuitos RLC com onda quadrada 1. OBJETIVO O objetivo desta aula é estudar a variação de voltagem nas placas de um capacitor, em função do tempo, num circuito RLC alimentado com onda quadrada.

Leia mais

TURBINE SUA PALHETADA 4 DICAS PRÁTICAS PARA TOCAR GUITARRA COM MAIS PRECISÃO, CLAREZA E VELOCIDADE

TURBINE SUA PALHETADA 4 DICAS PRÁTICAS PARA TOCAR GUITARRA COM MAIS PRECISÃO, CLAREZA E VELOCIDADE TURBINE SUA PALHETADA 4 DICAS PRÁTICAS PARA TOCAR GUITARRA COM MAIS PRECISÃO, CLAREZA E VELOCIDADE Muito obrigado por se cadastrar para receber esse Ebook Exclusivo! CURSO COMPLETO DE TÉCNICAS DE GUITARRA

Leia mais

SEMANA ESPANHOL DE VERDADE MATERIAL DE APOIO AULA 4

SEMANA ESPANHOL DE VERDADE MATERIAL DE APOIO AULA 4 SEMANA ESPANHOL DE VERDADE MATERIAL DE APOIO AULA 4 O que é exatamente a Semana do Espanhol de Verdade? A Semana do Espanhol de Verdade é um série de 5 aulas online e exclusivas que eu, Driéli Sonaglio,

Leia mais

AULA 5: BrOffice Writer Mala Direta e Etiqueta. Ao final dessa aula, você deverá ser capaz de:

AULA 5: BrOffice Writer Mala Direta e Etiqueta. Ao final dessa aula, você deverá ser capaz de: AULA 5: BrOffice Writer Mala Direta e Etiqueta Objetivo Ao final dessa aula, você deverá ser capaz de: Criar uma mala direta; Imprimir carta de mala direta; Confeccionar e imprimir etiquetas. Para começo

Leia mais

Os primeiros passos para o empreendedori smo digital.

Os primeiros passos para o empreendedori smo digital. Os primeiros passos para o empreendedori smo digital. Aprenda primeiro e coloque em prática. Índice: Introdução O que é preciso para se tornar um empreendedor digital. Quais os passos que é preciso seguir

Leia mais

6 Dicas Para Você Não Fracassar Como Afiliado

6 Dicas Para Você Não Fracassar Como Afiliado 6 Dicas Para Você Não Fracassar Como Afiliado Bom, deixe-me apresentar, me chamo Diego Nieva, tenho 26 anos e venho hoje trazer a você este Micro E-Book simplificado, que vai te mostrar 6 dicas essenciais

Leia mais