Um pouco sobre o que foi, o que está sendo e o que será...

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Um pouco sobre o que foi, o que está sendo e o que será..."

Transcrição

1 BOLETIM INFORMATIVO DA DIOCESE ANGLICANA DO RIO DE JANEIRO Nº de março de 2013 Edição Experimental Um pouco sobre o que foi, o que está sendo e o que será... NOSSA IDENTIDADE... PROCESSO, HERANÇA E CONSTRUÇÃO Foi sob esse título que no sábado, dia 16 de fevereiro, o Reverendo Carlos Eduardo Brandão Calvani, com apoio do CEA (Centro de Estudos Anglicanos) ministrou sua palestra no salão paroquial da Catedral do Redentor, no Bairro da Tijuca. Discorrendo sobre o tema, abordou desde os primórdios do cristianismo nas Ilhas Britânicas, passando pela influência Romana, o período da Reforma, a consolidação do Anglicanismo como uma Via Média entre Catolicismo e Protestantismo e a história de nossa IEAB, cuja origem está intimamente ligada ao trabalho da Igreja Episcopal dos Estados Unidos. Espaço para perguntas e opiniões foi aberto a todos os participantes que, vindo de diferentes paróquias e comunidades, contribuíram para este evento iniciado às 15hs e que terminou às 18h deixando um forte gosto de quero mais. JANELAS PARA O CÉU Imagem: wikipédia Essa é uma das maneiras de expressar o que são os ícones. Certamente outras foram descobertas através do curso que iniciou na manhã do dia 16 de fevereiro com previsão de término para o próximo sábado, dia 30 de março. Com preleções do Reverendo Luiz Coelho, clérigo coadjutor da Paróquia da Santíssima Trindade (no Méier) que se especializou neste assunto, inclusive com formação fora do Brasil, e que preside a Comissão de Arquitetura e Arte

2 Eclesiástica em nossa diocese, o curso representa uma rara oportunidade não só para conhecer a história e simbologia, mas também se familiarizar com a técnica de produção iconográfica através exercícios práticos. Ao contrário do que alguns podem imaginar, além de vitrais (e imagens em algumas paróquias) a tradição iconográfica também se faz presente na Comunhão Anglicana, representando um patrimônio religioso e cultural não exclusivo das Igrejas Orientais. DEIXEM VIR A MIM AS CRIANÇAS Realizado o primeiro seminário do CAET (Centro Anglicano de Educação Teológica) neste ano de A programação foi no dia 23 de fevereiro na Paróquia de São Lucas/Christ Church em Botafogo e contou com os palestrantes Revdo Abimael Rodrigues - Deão da Catedral; Dayse Berenguer Pedagoga; Professoras Gaynor Smith e Jo Phillips (da Christ Church). Além das exposições dos palestrantes, houve importantes momentos de partilhas sobre como desenvolver, em nossos dias, um trabalho relevante e eficiente com as crianças no âmbito eclesiástico. Imagem: bog-lybov.com GENTE NOVA NA ÁREA... Reverendo Mark Simpson e sua esposa Jessica estão conosco desde o mês de fevereiro, passando a atuar formalmente em nossa Diocese. Mark é inglês e foi ordenado em seu país, numa cerimônia que contou com a presença de três bispos, Henry Scriven da CMS, o Bispo de Coventry (sendo o bispo visitador da CMS), além de Dom Filadelfo, presente como convidado. Mark estará atuando conosco respaldado pela CMS (Church Mission Society) da Inglaterra. Atualmente está em período de adaptação com a Comunidade da Christ Church e também atuando sob orientação do Revdo Nicholas Wheeler na Paróquia Cristo Rei, em Cidade de Deus. Us. Não... Não é United States, mas sim Nós, novo nome da antiga e tradicional USPG (United Society Propagation of Gospel). Tendo em vista o convite recebido para estar na ordenação do Reverendo Mark, nosso Bispo aproveitou a ocasião e cumpriu vários compromissos, incluindo as visitas aos seminários de St. Mellitus College em Londres, St. Stephen s House em Oxford e Westcott House em Cambridge. Desses vários compromissos, sem dúvida foi de grande importância para nossa diocese a ida à sede da Us. para celebrar a prorrogação formal do acordo que mantém o Reverendo Nicholas atuando na DARJ. Reverendo Nicholas está há mais de quatro anos no Brasil e tem realizado um trabalho de grande relevância no âmbito diocesano. Para o final de abril, ou meados de maio, está prevista a vinda de uma comitiva da US ao Brasil especialmente para conhecer os trabalhos realizados na Paróquia Cristo Rei, em Cidade de Deus, e também no CAET.

3 CAET MELHOR EM DOBRO As novas turmas do CAET já começaram, com a novidade de ter agora duas classes: uma sendo continuidade para aqueles que cursaram o período 2011/2012 e outra especialmente para novos alunos. A aula inaugural foi no dia 09 de março com Missiologia para a classe nova (turma 1), com o Reverendo Cônego Nicholas Wheeler e Liturgia 1 para a classe antiga (turma 2) com o Reverendo Luiz Coelho. A partir do dia 06 de abril o CAET se reunirá regularmente em sábados alternados, nas dependências da Catedral e/ou do Escritório Diocesano. DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO Foi no dia 1º de março que, reunidos na Catedral do Redentor, na Tijuca - paroquianos de nossa diocese e representantes de outras igrejas, em especial os luteranos, católicos e presbiterianos celebraram ecumenicamente o Dia Mundial de Oração. O evento no Rio de Janeiro tradicionalmente é realizado em uma Paróquia Anglicana, com destaque nos últimos anos para a São Lucas, em Botafogo. COLABORANDO CONOSCO Reverendo Ariel Montero está desde dezembro de 2012 como colaborador de nossa diocese. Graças a sua atuação, a Comunidade Anglicana em Vitória/ES está se reestruturando para voltar a se reunir de maneira frequente. Oremos pelo seu ministério e sua atuação conosco. Neste mês de março, entre os dias 21 e 25 nosso Bispo estará visitando o Espírito Santo para apoiar esse trabalho, que é mais um avanço missionário de nossa diocese. E MAIS MISSÃO A VISTA Nos próximos dias 13 e 14 de abril, Dom Filadelfo estará indo a Juiz de Fora/MG, onde se encontrará com anglicanos residentes naquela cidade e adjacências, que desejam a presença de um trabalho de nossa diocese. Em breve traremos novidades sobre esse assunto, mas estejamos desde já em oração por mais essa iniciativa missionária.

4 ENCONTRO SOBRE FINANÇAS DIOCESANAS Mediante convocação solicitada pelo próprio Bispo Diocesano, tesoureiros de paróquias e comunidades de nossa diocese se fizeram presentes na manhã do sábado, 16 de março, na Catedral do Redentor para o encontro no qual puderam ter conhecimento dos novos procedimentos de registros contábeis relacionados à Diocese, que estão em conformidade com a nossa Província (Igreja Nacional) e principalmente com a legislação relacionada à prestação de contas de entidades religiosas. O encontro foi conduzido pelo Secretário Episcopal e também Presidente da Comissão de Finanças, Reverendo Fabiano Nunes, osb, e teve a participação do Custódio de Patrimônio, Sr. Carlos José Machado. O material utilizado foi um formulário simplificado, didaticamente elaborado pelo Reverendo Luiz Caetano Grecco. Em breve, outras informações serão dadas sobre este passo em nossa vida diocesana, que será de fundamental importância para tornar nossa diocese uma instituição plenamente adequada a todas as exigências legais da atualidade e possibilitará avanços relacionados a aquisição de CNPJ para as paróquias e missões, além de melhor utilização bancária. NOTAS DIVERSAS... Ano novo, vida nova... Com o templo praticamente lotado, o Reverendo Luiz Caetano Grecco, ost, e Simone celebraram seu enlace matrimonial o último dia 05 de janeiro, na Paróquia São Paulo Apóstolo, no histórico bairro de Santa Teresa, onde o Reverendo é o pároco. A cerimônia foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Filadelfo Oliveira Neto, auxiliado pelo Reverendo Daniel Cabral Jr, ost, coadjutor local. Preparando-se... E por falar nele também, Reverendo Daniel encontra-se desde o mês de Janeiro deste ano se preparando para finalizar o seu Doutorado em Teologia na MissionAcademy, ligada a Universidade de Hamburgo, na Alemanha. Seus estudos estão previstos para o segundo semestre. Oremos por ele. Novo Secretário Episcopal Conforme passado para todo o Clero, o Bispo Diocesano nomeou ao final de Janeiro o Reverendo Fabiano Nunes, osb, como novo Secretário Episcopal. Devido a viagem de trabalho ao exterior, o mesmo só pôde assumir a secretaria efetivamente a partir de fevereiro. Reverendo Fabiano é coadjutor da Paróquia do Bom Jesus (em Jardim Sulacap) e da Paróquia do Mediador (atualmente no Campinho). Caminhando... No período entre 1º janeiro e 20 de março, antes de findar o primeiro trimestre deste novo ano, já se reuniram as seguintes comissões diocesanas para darem continuidade a seus trabalhos: Conselho Diocesano Comissão de Economia, Finanças e Patrimônio, Comissão de Ministério Comissão de Estado da Igreja e o CAET.

5 Novos tempos, novos ares: Desde o último dia 17 de março a autoridade diocesana na DASP passou para nosso Bispo Primaz, Dom Maurício Andrade, que poderá permanecer a frente da Diocese ou nomear depois um Bispo Visitador como seu representante, se assim desejar. Dom Maurício já nomeou a Reverenda Carmem Kawano como Secretária Diocesana. Conforme os Cânones de nossa igreja, ao completar 68 anos aposentadoria de qualquer clérigo, seja diácono, presbítero ou bispo é compulsória, podendo exercer funções, somente quando especificadas e autorizadas pelo Bispo responsável pela Diocese onde atua. Aposentadoria foi o caso de Dom Roger Bird, que tendo completado 68 anos no último sábado, a partir de agora não é mais o responsável pela DASP. Oremos por Dom Maurício a frente de mais essa importante missão. INTERNACIONAL: ENTRONIZAÇÃO DO NOVO ARCEBISPO DE CANTERBURY No próximo dia 21 de março, quinta-feira, será entronizado como o 105º Arcebispo de Canterbury, Sua Graça Justin Welby. O Arcebispo de Cantuária (forma em língua portuguesa), embora tenha autoridade somente sob sua jurisdição (ou seja, na Igreja da Inglaterra e naquelas regiões eclesiásticas diretamente subordinadas a ela) representa um elemento de união entre anglicanos de todo o mundo, numa condição de lider espiritual. Um Primus Inter Pares (primeiro entre os iguais) responsável por convocar os bispos que fazem efetivamente parte da Comunhão Anglicana para a Conferência de Lambeth (a cada dez anos) e para o encontro dos Primazes (em média, a cada três anos). Justin Welby, 56 anos, já está exercendo suas funções administrativas na condição de Arcebispo e sucederá Rowan Williams, 62 anos, que se aposentou no fim de dezembro após um período de 10 anos. Ex-estudante nos prestigiosos Eton College e Universidade de Cambridge, onde se formou em Direito e História, Welby trabalhou como alto executivo durante 11 anos na indústria petroleira na França e na Inglaterra antes de entrar para o sacerdócio. Desde então, a jornada eclesiástica dele, um homem casado e que teve seis filhos, o primeiro deles morto aos sete meses em um acidente, teve rápido crescimento. Depois de estudar Teologia em Durham (nordeste de Inglaterra), foi ordenado diácono em Em 2007, Welby foi nomeado decano da catedral de Liverpool e em novembro de 2011 bispo de Durham, o quarto posto na hierarquia da Igreja da Inglaterra. Uma curiosidade: Tradicionalmente, o Arcebispo Anglicano é chamado para a entronização do Papa, entretanto, devido à proximidade de datas entre as duas entronizações, nossa Igreja foi representada pelo Arcebispo de York, John Sentamu, na cerimônia do Papa Francisco I e o Papa como já é de praxe se fará representar pelo presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos, nesta ocasião o Cardeal Kurt Koch. Convém destacar que nosso Bispo Primaz, Dom Maurício Andrade, estará na Inglaterra representando a IGREJA EPISCOPAL ANGLICANA DO BRASIL na cerimônia de entronização do 105º Arcebispo de Cantuária. Imagem: huffingtonpost.co.uk

6 AGENDA VIRANDO TRADIÇÃO Uma iniciativa musical, iniciada ainda em 2011 por idealização do Músico Roberto Salles, apoiado por vários amigos e amigas, e em especial pelos Parócos Luiz Caetano Grecco e Daniel Rangel Cabral Jr, vem se consolidando em nossa diocese. A Paróquia São Paulo Apóstolo, por inúmeras vezes, sobretudo em 2012, promoveu atividades culturais e musicais em seu espaço, e continua com o mesmo vigor em Um desses eventos, chamado MÚSICA E CAFÉ NA IGREJA, traz nesta quinta-feira, dia 21 de março, as 19h, o violonista João Wilson com o repertório BACH NO VIOLÃO unindo o que há de melhor do compositor erudito, com o charme popular do violão, harmonizando o belo espaço com arquitetura em estilo neogótico da São Paulo Apóstolo com o ambiente carioca do Bairro de Santa Teresa. Entrada Franca Aproveitem essa ótima oportunidade. Paróquia São Paulo Apóstolo Rua Paschoal Carlos Magno, 95 - Santa Teresa Rio de Janeiro/RJ (Próxima ao Largo dos Guimarães e ao Bar do Mineiro) Informações: ou spapostolo.episcopal@gmail.com MÚSICA, CULTURA E ESPIRITUALIDADE É o que se pode dizer que está sendo feito pela Paróquia da Santíssima Trindade, lideradas pelo Reverendo Eduardo Costa e seu Coadjutor Reverendo Luiz Coelho, ao facilitarem programações que unem bom gosto musical com temáticas interessantes, mantendo também o foco no espiritual. Isso é um resumo sobre o projeto abaixo, que acontecerá no próximo sábado, dia 23 de março, às 17h00. Conforme texto divulgado pela própria paróquia: Os Spirituals são canções que surgiram durante os anos da escravidão. Tinham conotação religiosa, geralmente ligada à libertação do povo de Deus no Egito, mas também tinham uma função política, para motivar aquele povo acorrentado a acreditar na libertação que estaria por vir. A partir dos Negro Spirituals, nasceram outros ritmos afroamericanos, como o Blues e o Gospel. O evento contará com a presença de dois músicos atuantes no cenário carioca que se encontraram em trabalhos comuns, cada um trazendo sua bagagem: Rafael Simonaci e Helô Tenório. Todas as pessoas são convidadas a participar, gratuitamente. Contudo, sugere-se uma oferta de 10 reais por pessoa, se possível, a qual será inteiramente repassada aos músicos a título de estipêndio.

7 Não percam. Certamente valerá a pena Paróquia da Santíssima Trindade Endereço: Rua Carolina Méier, 61 - CEP Rio de Janeiro (Próxima a Agência do Banco Itaú) Telefones: (21) e (21) SEMANA SANTA BENÇÃO DOS ÓLEOS E RENOVAÇÃO DOS VOTOS A Eucaristia Diocesana com a benção dos óleos e a renovação dos votos de ordenação acontecerá na Quinta-feira Santa, dia 28 de março, às 10h, na Catedral do Redentor, Tijuca. Dom Filadelfo irá presidir a Eucaristia e todos os clérigos estão convocados. O cerimonial estará sendo organizado pela Comissão Diocesana de Liturgia, presidida pela Reverenda Inamar Correa (Paróquia de Todos os Santos) e a pedido do Bispo Diocesano, o Reverendo Nicholas Wheeler estará ajudando a Comissão nos preparativos. É uma oportunidade também para os leigos de toda a diocese estarem presentes nesta cerimônia de grande simbologia e importância na vida espiritual de nossa Igreja. Após a celebração acontecerá uma pequena recepção e os clérigos irão receber os óleos utilizados para o batismo, confirmação e unção dos enfermos. Este ano cada paróquia, através do clero local, deverá levar três recipientes para os óleos. OUTRAS PROGRAMAÇÕES PASCAIS Paróquia da Santíssima Trindade Dia 29/03 (sexta-feira) Liturgia Solene da Sexta-Feira da Paixão, com comunhão do Sacramento já consagrado. Horário: meio-dia Dia 30/03 (sábado) Liturgia do Sábado Santo Horário: meio-dia Dia 30/03 (sábado) Grande Vigília Pascal, com 1 batismo, 4 confirmações e 2 recepções em comunhão O celebrante será Dom Filadelfo Horário: 19h30 ANIVERSÁRIO CHEGANDO de abril, domingo, as 18h30, será celebrado os 80 anos da Congregação de São Lucas (hoje Paróquia de São Lucas) com a presença do Bispo Diocesano. Anote em sua agenda. Mais informações na próxima edição. ESTA FOI UMA EDIÇAÕ EXPERIMENTAL. NOSSA INTENÇÃO É PRODUZIR EDIÇÕES MENORES, COM DUAS OU TRÊS PÁGINAS, ENTRETANTO, TENDO EM VISTA A NÃO PUBLICAÇÃO NOS MESES INICIAIS DO ANO (JANEIRO, FEVEREIRO E MAIOR PARTE DE MARÇO) DECIDIMOS POR UMA EDIÇÃO QUE ABRANGESSE TODO ESSE PERÍODO E ASSIM CONTEMPLASSE VÁRIAS INFORMAÇÕES. EXPEDIENTE: Reverendo Fabiano Nunes, osb Sr. Tiago Ludugério da Silva

Um pouco sobre o que foi, o que está sendo e o que será...

Um pouco sobre o que foi, o que está sendo e o que será... BOLETIM INFORMATIVO DA DIOCESE ANGLICANA DO RIO DE JANEIRO Nº 02 16 de maio de 2013 Um pouco sobre o que foi, o que está sendo e o que será... BENÇÃO DOS ÓLEOS E RENOVAÇÃO DOS VOTOS Na quinta-feira, 28

Leia mais

As Igrejas Anglicanas Livres

As Igrejas Anglicanas Livres As Igrejas Anglicanas Livres No século XIX, descontentes principalmente com os rumos tomados pelo movimento Anglo Católico, alguns bispos anglicanos entenderam que a Igreja estava outra vez sendo "romanizada"

Leia mais

Brevíssima retrospectiva do segundo semestre

Brevíssima retrospectiva do segundo semestre BOLETIM INFORMATIVO DA DIOCESE ANGLICANA DO RIO DE JANEIRO Nº 03 20 de dezembro de 2013 Brevíssima retrospectiva do segundo semestre UMA GRANDE JORNADA Uma parte do grupo de anglicanos do Brasil e do exterior,

Leia mais

Programação do Ano Jubilar

Programação do Ano Jubilar Programação do Ano Jubilar Todas as celebrações do ano litúrgico, assim como as festividades dos/as padroeiros/as e eventos pastorais, estarão ligadas as celebrações dos 300 anos. FEVEREIRO Dia 22-19h

Leia mais

CALENDÁRIO PAROQUIAL 2018

CALENDÁRIO PAROQUIAL 2018 CALENDÁRIO PAROQUIAL 2018 JANEIRO 01 SEG Paróquia 20:00 Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus Matriz 02 TER 03 QUA 04 QUI 05 SEX Paróquia 20:00 06 SAB 07 DOM 08 SEG Missa do Sagrado N. Sr da Solenidade

Leia mais

FOLHA ANGLICANA. Últimas Notícias da Igreja Anglicana Reformada do Brasil. A Convocação da Igreja Livre da Inglaterra

FOLHA ANGLICANA. Últimas Notícias da Igreja Anglicana Reformada do Brasil. A Convocação da Igreja Livre da Inglaterra FOLHA ANGLICANA Últimas Notícias da Igreja Anglicana Reformada do Brasil A Convocação da Igreja Livre da Inglaterra Este ano tive a grande alegria de participar novamente da nossa Convocação na Inglaterra.

Leia mais

D I O C E S E D E V A L E N Ç A CALENDÁRIO DIOCESANO DE 2016 ANO DA MISERICÓRDIA ANO C SÃO LUCAS

D I O C E S E D E V A L E N Ç A CALENDÁRIO DIOCESANO DE 2016 ANO DA MISERICÓRDIA ANO C SÃO LUCAS D I O C E S E D E V A L E N Ç A CALENDÁRIO DIOCESANO DE 2016 ANO DA MISERICÓRDIA ANO C SÃO LUCAS Janeiro 06 Dia de Reis apoio aos Grupos de Folia na 24-16h Celebração Ecumênica - lanche oferecido pelos

Leia mais

REFORMA E CONTRARREFORMA

REFORMA E CONTRARREFORMA REFORMA E CONTRARREFORMA CONHECER E COMPREENDER A REFORMA PROTESTANTE Porque houve uma Reforma religiosa na Europa? Venda de indulgências Luxo da Igreja Corrupção Falta de vocação de membros do Clero Afastamento

Leia mais

JANEIRO Tríduo da Festa de São Paulo Apóstolo

JANEIRO Tríduo da Festa de São Paulo Apóstolo ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO CALENDÁRIO ARQUIDIOCESANO DE PASTORAL 2017 Consulte sempre o site da Arquidiocese, pois irão sendo registradas as alterações e complementações que ocorrerem. DIA/SEM 25.05.2017

Leia mais

ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO CALENDÁRIO ARQUIDIOCESANO DE PASTORAL 2017

ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO CALENDÁRIO ARQUIDIOCESANO DE PASTORAL 2017 ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO CALENDÁRIO ARQUIDIOCESANO DE PASTORAL 2017 Consulte sempre o site da Arquidiocese, pois irão sendo registradas as alterações e complementações que ocorrerem. DIA/SEM 20.01.2017

Leia mais

Cronograma de Atividades Pastorais

Cronograma de Atividades Pastorais Cronograma de Atividades Pastorais 2019 Ano C - São Lucas Estrutura Eclesiástica Francisco Papa Nascimento: 17/12 Ordenação Sacerdotal: 13/12/1969 Ordenação Episcopal: 27/06/1992 Eleição Pontifícia: 13/03/2013

Leia mais

Diocese de Petrópolis Calendário Paroquial 2017

Diocese de Petrópolis Calendário Paroquial 2017 Diocese de Petrópolis Calendário Paroquial 2017 0 JANEIRO 01 Dom - Santa Maria, Mãe de Deus Dia Mundial da Paz 03 a 16 - Férias dos seminaristas diocesanos no Sítio Oriente 09 2ª. F - Confraternização

Leia mais

ENSINO RELIGIOSO REVISÃO GERAL III TRIMESTRE 6ºs ANOS

ENSINO RELIGIOSO REVISÃO GERAL III TRIMESTRE 6ºs ANOS COLÉGIO SALESIANO DOM BOSCO. ENSINO RELIGIOSO REVISÃO GERAL III TRIMESTRE 6ºs ANOS TEMA: OS RITOS E OS RITUAIS : OS SETE SACRAMENTOS DA IGREJA. CAPÍTULOS 9 AO 12 DO LIVRO DIDÁTICO (RSE). Professor: Roberto

Leia mais

CALENDÁRIO /01/15 JAN 15/01/15 29/01/15. Aniversario PE Elisandro

CALENDÁRIO /01/15 JAN 15/01/15 29/01/15. Aniversario PE Elisandro CALENDÁRIO - 2015 Mês JAN Mês Dia 01/01/15 02/01/15 03/01/15 04/01/15 11/01/15 15/01/15 24/01/15 25/01/15 28/01/15 29/01/15 Dia 01/02/15 SEMANA quinta-feira Sexta-feira sábado quinta-feira sábado quarta-feira

Leia mais

VISITA PASTORAL DE DOM JOÃO JUSTINO PÁG.12

VISITA PASTORAL DE DOM JOÃO JUSTINO PÁG.12 VISITA PASTORAL DE DOM JOÃO JUSTINO PÁG.12 BEM-ESTAR 3 A ERA DO DESAPEGO 4 Semana Santa 2017 Programação 09/04. Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor 13/04. Quinta-feira Santa 7h. Celebração Eucarística

Leia mais

Calendário Janeiro. Fevereiro. São Paulo da Cruz - Calvário 20/02 qui 14h00 Equipe Regional de Comunicação Região Sé

Calendário Janeiro. Fevereiro. São Paulo da Cruz - Calvário 20/02 qui 14h00 Equipe Regional de Comunicação Região Sé Calendário 2014 Janeiro 01/01 qua Confraternização Universal 01/01 qua Solenidade da Santa Mãe de Deus 22 a 24 --- Triduo para a Festa de São Paulo Catedral da Sé 25/01 sáb 09h00 Celebração da Festa de

Leia mais

O Sacramento da Ordem - V Seg, 29 de Dezembro de :26 - Pe. Henrique Soares da Costa

O Sacramento da Ordem - V Seg, 29 de Dezembro de :26 - Pe. Henrique Soares da Costa Pe. Henrique Soares da Costa No artigo passado vimos em que sentido o sacramento da Ordem confere um modo especial de participar do único sacerdócio de Cristo. Veremos, agora como é celebrado este sacramento,

Leia mais

Coleção Chamados à Vida Chamados À Vida, Chamados À Vida Em Jesus Cristo,

Coleção Chamados à Vida Chamados À Vida, Chamados À Vida Em Jesus Cristo, Coleção Chamados à Vida Em preparação à Eucaristia 1ª Etapa: Chamados à vida 2ª Etapa: Chamados à vida em Jesus Cristo 3ª Etapa: Chamados à vida em Comunidade. 4ª Etapa: Chamados à vida para amar e servir.

Leia mais

Peregrinação Internacional Aniversária de julho de 2018 será presidida pelo Bispo Auxiliar do Porto

Peregrinação Internacional Aniversária de julho de 2018 será presidida pelo Bispo Auxiliar do Porto 03 de julho, 2018 Peregrinação Internacional Aniversária de julho de 2018 será presidida pelo Bispo Auxiliar do Porto Peregrinação Internacional Aniversária de julho de 2018 será presidida pelo Bispo Auxiliar

Leia mais

1- ASSUNTO: Curso de liturgia na Paróquia Santo Antônio

1- ASSUNTO: Curso de liturgia na Paróquia Santo Antônio 1- ASSUNTO: Curso de liturgia na Paróquia Santo Antônio 2- TEMA: Liturgia 3- OBJETIVO GERAL Assessorar as 12 comunidades pertencentes à Paróquia Santo Antônio, motivando-as a celebrar com fé o Mistério

Leia mais

ESTRUTUTA DE CORRESPONSABILIDADE NA COORDENAÇÃO DA PASTORAL

ESTRUTUTA DE CORRESPONSABILIDADE NA COORDENAÇÃO DA PASTORAL Capítulo IV ESTRUTUTA DE CORRESPONSABILIDADE NA COORDENAÇÃO DA PASTORAL Introdução A unidade da Igreja tem um instrumento importante na unidade de ação, tarefa da coordenação de Pastoral. A preocupação

Leia mais

Semana. Santa. De 09 a 16 de abril - PROGRAMAÇÃO -

Semana. Santa. De 09 a 16 de abril - PROGRAMAÇÃO - Semana Santa 2017 De 09 a 16 de abril - PROGRAMAÇÃO - Sábado Dia 08 06:30h - Celebração Eucarística (Catedral) 19:00h - Celebração Penitencial com jovens e adolescentes e confissão individual A Semana

Leia mais

Sé Primacial do Brasil Província Anglicana Sagrado Coração

Sé Primacial do Brasil Província Anglicana Sagrado Coração FICHA DE ADESÃO E INACARDINAÇÃO DE MEMBROS Inscrição para: MEMBRO VISITANTE MEMBRO EFETIVO MEMBRO CLERO Nós somos uma Igreja Católica Independente. Separada da Comunhão com o Vaticano e o Papa. Você está

Leia mais

MARÇO Convívio na Capela: 09h45

MARÇO Convívio na Capela: 09h45 MARÇO 2017 Dia 01 (Quarta Feira) - QUARTA FEIRA DE CINZAS (JEJUM) - Eucaristias: 09h00 / 19h30 Dia 02 (Quinta Feira) - Doentes: 11h00 / 15h30 (Paróquia) Dia 03 (Sexta Feira) - S. José (Belas): 10h 12h

Leia mais

TABLÓIDE PAROQUIAL Nº 2 / outubro -2010

TABLÓIDE PAROQUIAL Nº 2 / outubro -2010 TABLÓIDE PAROQUIAL Nº 2 / outubro -2010 Igreja como Povo de Deus Cristo é luz para os povos. Ao anunciar sua boa nova, seu Evangelho, sua mensagem, as pessoas o seguiam; com isso, formou-se uma comunidade

Leia mais

Programa Pastoral Diocesano Tomamos como lema para este ano. Creio em um só Deus, Pai, Filho e Espírito Santo

Programa Pastoral Diocesano Tomamos como lema para este ano. Creio em um só Deus, Pai, Filho e Espírito Santo Programa Pastoral Diocesano 2018-2019 Tomamos como lema para este ano Creio em um só Deus, Pai, Filho e Espírito Santo Introdução 1. Depois da temática do ano transato, centrada no mistério da Igreja Povo

Leia mais

Dia Semana Hora Atividade Local 1 Quarta-feira 9h00min Conselho Presbiteral Centro de Pastoral Maria, Mãe da Igreja

Dia Semana Hora Atividade Local 1 Quarta-feira 9h00min Conselho Presbiteral Centro de Pastoral Maria, Mãe da Igreja O Secretariado de Pastoral publica a Agenda Pastoral da Arquidiocese de, feita em caráter provisório, pois foi construída a partir da Agenda do senhor Arcebispo. Faltam ainda o agendamento de várias atividades.

Leia mais

Diretrizes diaconato permanente

Diretrizes diaconato permanente Diretrizes diaconato permanente Enviado por Dom Zeno DIRETRIZES PARA PROMOVER O DIACONATO PERMANENTE NA DIOCESE DE NOVO HAMBURGO... DIRETRIZES PARA PROMOVER O DIACONATO PERMANENTE NA DIOCESE DE NOVO HAMBURGO

Leia mais

CHAMADOS A VIVER EM COMUNHÃO MEMBROS DE UM SÓ CORPO EM CRISTO JESUS (1COR 12,12)

CHAMADOS A VIVER EM COMUNHÃO MEMBROS DE UM SÓ CORPO EM CRISTO JESUS (1COR 12,12) CHAMADOS A VIVER EM COMUNHÃO MEMBROS DE UM SÓ CORPO EM CRISTO JESUS (1COR 12,12) I. Significado bíblico de comunhão II. Igreja de Cristo e comunhão - Comunhão dos santos III. Comunhão como forma de ser

Leia mais

TABLÓIDE PAROQUIAL Nº 4 / dezembro

TABLÓIDE PAROQUIAL Nº 4 / dezembro Amigos: Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial. Industrializou a esperança fazendo-a funcionar no limite da exaustão. Doze meses dão para qualquer

Leia mais

Pastoral do Batismo Diocesana Diocese de Petrópolis

Pastoral do Batismo Diocesana Diocese de Petrópolis Bispo Diocesano Dom Gregório Paixão Coordenador Diocesano das Pastorais Pe. Ernande Coord. Diocesano Pastoral Batismo Diác. Marco Carvalho Secretário(a) Diocesano Claudio Representante Pascom Diocesana

Leia mais

Plano de ação e formação para Catequistas

Plano de ação e formação para Catequistas Plano de ação e formação para Catequistas Formação de Catequistas A Igreja se preocupa com a semente da Palavra de Deus (a mensagem) e com o terreno que recebe essa semente (o catequizando), o que a leva

Leia mais

Chamado por Deus. O chamado para ser ancião é primeiro e acima de tudo o chamado de Deus. Eleição e ordenação

Chamado por Deus. O chamado para ser ancião é primeiro e acima de tudo o chamado de Deus. Eleição e ordenação Chamado por Deus O chamado para ser ancião é primeiro e acima de tudo o chamado de Deus. Eleição e ordenação Aqueles que foram ordenados como anciãos não ocupam posição oficial ou autoridade salvo se tiverem

Leia mais

OUTUBRO Data Dia Hora Local Âmbito 1 Segunda 2 Terça

OUTUBRO Data Dia Hora Local Âmbito 1 Segunda 2 Terça O tema do corrente ano pastoral nos Açores é-nos dado pelo bispo diocesano: a missionação a partir da comunidade paroquial. Esta intenção do bispo D. João Lavrador, que se estende a toda a diocese açoriana,

Leia mais

Uma caminhada de 15 km, de Monteverde até o Santuário de Nossa Senhora de Fátima de Palmar (fotos 1 e 6) foi promovida em honra da Santíssima Virgem

Uma caminhada de 15 km, de Monteverde até o Santuário de Nossa Senhora de Fátima de Palmar (fotos 1 e 6) foi promovida em honra da Santíssima Virgem Uma caminhada de 15 km, de Monteverde até o Santuário de Nossa Senhora de Fátima de Palmar (fotos 1 e 6) foi promovida em honra da Santíssima Virgem pelo Pe. Pablo María Kyu Up Choi, Reitor do Santuário

Leia mais

PARTE I O MISTÉRIO, O ESPAÇO E OS MINISTROS I.

PARTE I O MISTÉRIO, O ESPAÇO E OS MINISTROS I. ÍNDICE GERAL Uma palavra do autor... p. 3 Lista de abreviatura... p. 7 PARTE I O MISTÉRIO, O ESPAÇO E OS MINISTROS I. Por amor a Liturgia A importância de se amar a Liturgia... n. 1 Necessidade de deixar

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO. Apresentação Calendário 2019 NESTA EDIÇÃO: Pág. 2. Acontece - Comissão Regional de Presbíteros

BOLETIM INFORMATIVO. Apresentação Calendário 2019 NESTA EDIÇÃO: Pág. 2. Acontece - Comissão Regional de Presbíteros BOLETIM INFORMATIVO A N O 1 E D I Ç Ã O 1 1 º D E F E V E R E I R O D E 2 0 1 9 W W W. C N B B L E S T E 2. O R G. B R Foto: Divulgação/www.conventodapenha.org.br Foto: Charles Tôrres/BH Uma foto por dia

Leia mais

O PERFIL DO PRESBÍTERO BRASILEIRO

O PERFIL DO PRESBÍTERO BRASILEIRO CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL 53ª Assembleia Geral da CNBB Aparecida, 15 a 24 de abril de 2015 08/53ª AG(Sub) O PERFIL DO PRESBÍTERO BRASILEIRO QUESTIONÁRIO SOBRE O PERFIL DO PRESBÍTERO BRASILEIRO

Leia mais

Janeiro S 03 T. 04 Q Curso de Formadores. 05 Q Curso de Formadores. Curso de Formadores Solenidade - Epifania do Senhor 06 S

Janeiro S 03 T. 04 Q Curso de Formadores. 05 Q Curso de Formadores. Curso de Formadores Solenidade - Epifania do Senhor 06 S Janeiro 2017 0 1 02 S 03 T D Santa Maria, Mãe de Deus - Missas às 09h - São João Batista, 11h - São Roque/Imaculada e 19 h - São Judas Tadeu Confraternização Universal 04 Q Curso de Formadores 05 Q Curso

Leia mais

Capítulo Eletivo das Irmãs Concepcionistas. 9 quarta-feira 9h00min Conselho Presbiteral Centro de Pastoral Maria, Mãe da Igreja

Capítulo Eletivo das Irmãs Concepcionistas. 9 quarta-feira 9h00min Conselho Presbiteral Centro de Pastoral Maria, Mãe da Igreja O Secretariado de Pastoral publica a Agenda Pastoral da Arquidiocese de, feita em caráter provisório, pois foi construída a partir da Agenda do senhor Arcebispo. Faltam ainda o agendamento de várias atividades.

Leia mais

Setembro Dia Hora Actividade Local Aniversário da tomada de posse de D. António Moiteiro 14 15h-18h 19h

Setembro Dia Hora Actividade Local Aniversário da tomada de posse de D. António Moiteiro 14 15h-18h 19h Setembro 1 2 3 8 12 13 Aniversário da tomada de posse de D. António Moiteiro 1 h18h Formação para catequistas Missa de Aniversário da entrada de D. António Moiteiro na Diocese Fim dos horários de verão

Leia mais

CA LEN DÁ RIO ARQUIDIOCESANO 2019 ARQUIDIOCESE DE NITERÓI

CA LEN DÁ RIO ARQUIDIOCESANO 2019 ARQUIDIOCESE DE NITERÓI CA LEN DÁ RIO A RQUIDIOCESANO 2019 A RQUIDIOCESE D E N I T E RÓI CA LEN DÁ RIO A RQUIDIOCESANO 2019 J A N E I R O F E V E R E I R O M A R Ç O A B R I L M A I O J U N H O J U L H O A G O S T O S E T E M

Leia mais

Seminário Santo Antônio - São Pedro/SP

Seminário Santo Antônio - São Pedro/SP CALENDÁRIO 2019 - AGOSTO 16ª Versão: 17/12/2019 INTENÇÕES DO APOSTOLADO DE ORAÇÃO Pela evangelização: Para que as famílias, graças a uma vida de oração e de amor, tornem-se cada vez mais "laboratórios

Leia mais

Grupo de Acólitos. São João da Madeira

Grupo de Acólitos. São João da Madeira Grupo de Acólitos São João da Madeira A estrutura da missa Antes de vermos a estrutura do missal, é conveniente relembrarmos a estrutura de uma Missa comum, para que possamos mais facilmente perceber como

Leia mais

VICARIATO I CATEDRAL SÃO JOÃO BATISTA - BARREIRAS. 09h Celebrada pelo Bispo Diocesano Dom Josafá Menezes

VICARIATO I CATEDRAL SÃO JOÃO BATISTA - BARREIRAS. 09h Celebrada pelo Bispo Diocesano Dom Josafá Menezes VICARIATO I CATEDRAL SÃO JOÃO BATISTA - BARREIRAS MISSA DOS SANTOS ÓLEOS (24/03) 09h Celebrada pelo Bispo Diocesano Dom Josafá Menezes 8h Missa com benção dos ramos saindo da Praça Castro Alves (Celebrante:

Leia mais

ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA AGENDA PASTORAL Dia Semana Hora Atividade Local 1 Domingo Solenidade da Santíssima Mãe de Deus Maria

ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA AGENDA PASTORAL Dia Semana Hora Atividade Local 1 Domingo Solenidade da Santíssima Mãe de Deus Maria ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA AGENDA PASTORAL 2017 O Secretariado de Pastoral está republicando, hoje, 25 de janeiro, a Agenda Pastoral da Arquidiocese de Fortaleza, com novas datas provenientes de coordenações

Leia mais

42ª Assembleia. Diocesana de Pastoral

42ª Assembleia. Diocesana de Pastoral Comissão Diocesana Especial para o Laicato Bispo: Dom Francisco Carlos Bach Coordenador Diocesano da Ação Evangelizadora: Pe. Sergio da Silva Leigos e Leigas: Adalberto S Oligini; Alice Melz; Carla Maria

Leia mais

Mensagem de condolências de Sua Santidade o Papa Bento XVI

Mensagem de condolências de Sua Santidade o Papa Bento XVI Mensagem de condolências de Sua Santidade o Papa Bento XVI "Excmo e Revmo Dom Manuel José Macário do Nascimento Clemente Bispo do Porto Portugal Informado falecimento de Dom Júlio Tavares Rebimbas Sumo

Leia mais

DIOCESE DE GUARAPUAVA

DIOCESE DE GUARAPUAVA DIOCESE DE GUARAPUAVA Diretrizes gerais da Diocese de Guarapuava para Conselhos Pastorais Documento de estudos Assembleia Diocesana 1- Será realizada anualmente seguindo a seguinte ordem: 1.1- Assembleia

Leia mais

PARÓQUIA SÃO FRANCISCO DE ASSIS COMUNIDADES RURAIS NÚCLEO 1: SANTA TEREZINHA (VILA NOVA); SÃO PEDRO (CACHOEIRA DE MIRALTA); SÃO GERALDO (MONTES

PARÓQUIA SÃO FRANCISCO DE ASSIS COMUNIDADES RURAIS NÚCLEO 1: SANTA TEREZINHA (VILA NOVA); SÃO PEDRO (CACHOEIRA DE MIRALTA); SÃO GERALDO (MONTES PROGRAMAÇÃO DA SEMANA SANTA 2018 COMUNIDADES RURAIS NÚCLEO 1: SANTA TEREZINHA (VILA NOVA); SÃO PEDRO (CACHOEIRA DE MIRALTA); SÃO GERALDO (MONTES ALTO); BOM JESUS (MOCAMBO); N.SRA APARECIDA (ASSENTAMENTO

Leia mais

CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO

CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO Copyright 2005 - Libreria Editrice Vaticana «Motu Proprio» Introdução PRIMEIRA PARTE - A PROFISSÃO DA FÉ Primeira Secção: «Eu

Leia mais

Família. Juventude. Vocações

Família. Juventude. Vocações Paróquia de São Luís Faro Calendário Pastoral 01 /0 Tema: ANUNCIAR O EVANGELHO DA FAMÍLIA EDIFICAR A SUA CASA SOBRE A ROCHA (CF. Mt,) Família. Juventude. Vocações Calendário Pastoral 01 /0 Setembro 01

Leia mais

DIOCESE DE CARAGUATATUBA - CALENDÁRIO 2012

DIOCESE DE CARAGUATATUBA - CALENDÁRIO 2012 DIOCESE DE CARAGUATATUBA - CALENDÁRIO 2012 Janeiro 19 Cáritas reunião diocesana 24 Café da Manhã Jornalistas 29 CF capacitação coord. paroquiais Fevereiro 04 - Focolare reunião Paróquia Santo Antonio 16h30

Leia mais

!" #$! %&% '( CAUSAS: ! "# $ % & ' $ (% & ) * + *, -$. / ++.) */ 0.) 0 0 0*

! #$! %&% '( CAUSAS: ! # $ % & ' $ (% & ) * + *, -$. / ++.) */ 0.) 0 0 0* º º !" #$! %&% '( CAUSAS:! "# $ % & ' $ (% & ) * + *, -$. / ++.) */ 0.) 0 0 0* -/ - !"#$%&'(#)*' $%+&,)* $-./0*1+2 23)4 15 $$ '6 & ) * + *, -$. / ++.) */ Séc. XIV e XV John Wyclif (Inglaterra) Jan Hus

Leia mais

As celebrações serão presididas pelo Emmo. E Revmo. Sr. Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo.

As celebrações serão presididas pelo Emmo. E Revmo. Sr. Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo. As celebrações serão presididas pelo Emmo. E Revmo. Sr. Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo. A Semana Santa comemora e revive todo o Mistério Pascal, isto é, o mistério da redenção

Leia mais

DISCI PULOS MISSIONÁ RIOS EM COMUNHÁ O CICLO DE ESTUDOS DO IDEP

DISCI PULOS MISSIONÁ RIOS EM COMUNHÁ O CICLO DE ESTUDOS DO IDEP DISCI PULOS MISSIONÁ RIOS EM COMUNHÁ O CICLO DE ESTUDOS DO IDEP 2019-2021 CURSO GERAL DA MATURIDADE DA FÉ Local: Igreja dos Santos Mártires Dias de formação: segundas e quintas Horário: 20h.30 às 22h.30

Leia mais

Mariano. Arquidiocesano CALENDÁRIO ANO NACIONAL ARQUIDIOCESE DE NITERÓI. 300 anos do Encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida

Mariano. Arquidiocesano CALENDÁRIO ANO NACIONAL ARQUIDIOCESE DE NITERÓI. 300 anos do Encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida ARQUIDIOCESE DE NITERÓI Arquidiocesano CALENDÁRIO 2017 Mariano ANO NACIONAL 300 anos do Encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida 100 anos das Aparições de Nossa Senhora de Fátima Janeiro 01 - DIA

Leia mais

Católicos da Zona da Mata realizam Vigília Pascal no sábado de aleluia

Católicos da Zona da Mata realizam Vigília Pascal no sábado de aleluia G1 - Portal de Notícias da Globo - SP 18/04/2014-08:35 Católicos da Zona da Mata realizam Vigília Pascal no sábado de aleluia Fieis participam de Bênção do Fogo Novo e do Círio e de procissões. Confira

Leia mais

Cronograma das Missas nas Comunidades Urbanas e Rurais

Cronograma das Missas nas Comunidades Urbanas e Rurais Agenda Paroquial 2017 Cronograma das Missas nas s Urbanas e Rurais 1ª terça-feira 2ª terça-feira 3ª terça-feira 1ª quinta-feira 2ª quinta-feira 3ª quinta-feira Última quinta-feira Gameleira Zona Rural

Leia mais

Ano B. Livro de Partituras. Missas da Quaresma Missas de Páscoa Missa de Pentecostes Missa da Santíssima Trindade. Diocese de Oliveira

Ano B. Livro de Partituras. Missas da Quaresma Missas de Páscoa Missa de Pentecostes Missa da Santíssima Trindade. Diocese de Oliveira Ano B Livro de Partituras Missas da Quaresma Missas de Páscoa Missa de Pentecostes Missa da Santíssima Trindade Diocese de Oliveira SUMÁRIO MISSAS DA QUARESMA ENTRADA - Hino Da Campanha Da Fraternidade

Leia mais

EIS QUE ESTOU À PORTA E BATO"

EIS QUE ESTOU À PORTA E BATO O Conselho Nacional da RCCBRASIL, que está reunido em Aparecida (SP) desde a última quarta-feira, 20, discerniu a temática que deverá acompanhar as missões, encontros e ser trabalhada nas reuniões de oração

Leia mais

telefone fax

telefone fax CALENDARIZAÇÃO PASTORAL 2013-2014 Pe. Fausto 968 895 944 Pe. José António 963 548 403 secretaria segunda a sexta-feira: 10h30 às 12h e 14h30 às 19h00 sábado: 09h30 às 12h00 sacristia segunda a sábado:

Leia mais

Reflexões sobre o episcopado

Reflexões sobre o episcopado Reflexões sobre o episcopado Jorge Aquino, ose * Que se ordene como bispo aquele que, sendo irrepreensível, tenha sido eleito por todo o povo Tradição Apostólica de Hipólito Todas as dioceses da Comunhão

Leia mais

COLÉGIO SALESIANO DOM BOSCO. ENSINO RELIGIOSO REVISÃO GERAL III TRIMESTRE 7ºs ANOS

COLÉGIO SALESIANO DOM BOSCO. ENSINO RELIGIOSO REVISÃO GERAL III TRIMESTRE 7ºs ANOS COLÉGIO SALESIANO DOM BOSCO. ENSINO RELIGIOSO REVISÃO GERAL III TRIMESTRE 7ºs ANOS Tema: Deus se mostra as pessoas: o simbolismo nas religiões. CAPÍTULOS 9 AO 12 DO LIVRO DIDÁTICO (RSE). Professor: Roberto

Leia mais

Aula 09. [Parêntese 3] Usos atuais da dança pela igreja

Aula 09. [Parêntese 3] Usos atuais da dança pela igreja Aula 09. [Parêntese 3] Usos atuais da dança pela igreja De fato, um papel característico do culto público diminuiu quando muitos enfatizaram que toda a vida era um culto, e que o culto poderia assumir

Leia mais

Calendário de Atividades

Calendário de Atividades Regional Leste 2 26 AGOSTO 1962 Calendário de Atividades - 2018 26 AGOSTO 1962 DIOCESE DE PARACATU M I N A S G E R A I S www.dioceseparacatu.org.br Praça Caldeira Brant, nº 147, Bairro Centro - CEP 38.600-000

Leia mais

Pastoral do Batismo Diocesana Diocese de Petrópolis

Pastoral do Batismo Diocesana Diocese de Petrópolis Bispo Diocesano Dom Gregório Paixão Coordenador Diocesano das Pastorais Pe. Ernande Coord. Diocesano Pastoral Batismo Diác. Marco Carvalho Secretário(a) Diocesano Claudio Representante Pascom Diocesana

Leia mais

Responsável de Edição: Ir. Carolina Flores, F.C. Boletim N 51 MARIA MÃE DA IGREJA

Responsável de Edição: Ir. Carolina Flores, F.C.   Boletim N 51 MARIA MÃE DA IGREJA Responsável de Edição: Ir. Carolina Flores, F.C. ammintermex@yahoo.com.mx www.amminter.org Boletim N 51 MARIA MÃE DA IGREJA O Cardeal Sarah, Prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos

Leia mais

Fiéis em cristo. Direitos e deveres dos fiéis leigos. Paróquia São Francisco de Assis Ribeirão Preto 05/08/2015

Fiéis em cristo. Direitos e deveres dos fiéis leigos. Paróquia São Francisco de Assis Ribeirão Preto 05/08/2015 Fiéis em cristo Direitos e deveres dos fiéis leigos Paróquia São Francisco de Assis Ribeirão Preto 05/08/2015 A igreja Necessidade de se fazer a distinção quando usamos o termo IGREJA. Quando falamos em

Leia mais

Celebrações de Corpus Christi - 19 de junho

Celebrações de Corpus Christi - 19 de junho Celebrações de Corpus Christi - 19 de junho Atendimento à imprensa às 17h - Igreja São José - Contato: Marcos Aurélio 8819.8395 O arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo,

Leia mais

CONSELHO DIOCESANO DA PASTORAL DA JUVENTUDE

CONSELHO DIOCESANO DA PASTORAL DA JUVENTUDE CONSELHO DIOCESANO DA PASTORAL DA JUVENTUDE (EM REVISÃO) ÍNDICE 0. Aprovação (Sr. Bispo) 1. Natureza e denominação 2. Objetivos 3. Membros 4. Participação 5. Funcionamento 6. Competências 7. Disposições

Leia mais

Três eixos temáticos. I. A alegria do Evangelho II. Sinodalidade e Comunhão III. Testemunho e Profetismo

Três eixos temáticos. I. A alegria do Evangelho II. Sinodalidade e Comunhão III. Testemunho e Profetismo Três eixos temáticos I. A alegria do Evangelho II. Sinodalidade e Comunhão III. Testemunho e Profetismo Um eixo transversal: A Igreja em saída na perspectiva ad gentes - Segue o método ver, julgar e agir

Leia mais

OBRA DAS VOCAÇÕES SACERDOTAIS

OBRA DAS VOCAÇÕES SACERDOTAIS DICOCESE DE SALGUEIRO - PE Fundamentação canônica Passos para implantação Cân. 232. É dever e direito próprio e exclusivo da Igreja, formar os que se destinam aos Ministérios Sagrados. Cân. 233. A toda

Leia mais

Agosto, o Mês Dedicado às Vocações

Agosto, o Mês Dedicado às Vocações , o Mês Dedicado às Vocações Neste mês a Igreja celebra as vocações: sacerdotal, diaconal, religiosa, familiar e leiga. É um mês voltado para a reflexão e a oração pelas vocações e os ministérios, de forma

Leia mais

Missas e procissões celebram a Semana Santa em Maceió

Missas e procissões celebram a Semana Santa em Maceió Alagoas 24 Horas - Maceió - AL 11/04/2014-15:42 Missas e procissões celebram a Semana Santa em Maceió DITEAL DITEAL A Arquidiocese de Maceió preparou uma vasta programação para as celebrações da Semana

Leia mais

Barretos, 1º de agosto de Circular 07/2017. Caríssimos irmãos e irmãs,

Barretos, 1º de agosto de Circular 07/2017. Caríssimos irmãos e irmãs, Barretos, 1º de agosto de 2017 Circular 07/2017 Caríssimos irmãos e irmãs, Todos os anos, no mês de agosto, a Igreja do Brasil celebra o Mês Vocacional, dando destaque, a cada semana, a uma vocação específica:

Leia mais

CALENDÁRIO PAROQUIAL 2018 COMPLETO

CALENDÁRIO PAROQUIAL 2018 COMPLETO RCC GRUPO SÃO FRANCISCO CALENDÁRIO PAROQUIAL 2018 COMPLETO ATIVIDADES PERMANENTES DE PASTORAIS E MOVIMENTOS Grupo de Oração toda Quarta-Feira às 20h30min na Matriz. Estudo Bíblico toda Terça-feira às 20h30min

Leia mais

AGENDA PAROQUIAL 2017

AGENDA PAROQUIAL 2017 Paróquia Divino Espírito Santo e São João Batista Rua Felipe Camarão, Maracanã RJ Tel. () -0 e-mail. divinoessjbrj@gmail.com AGENDA PAROQUIAL 0 Janeiro 0 - Missa Santa Maria, Mãe de Deus às hs0 e ashs

Leia mais

Semana de Oração propõe diálogo e unidade dos cristãos Qua, 11 de Maio de :27 -

Semana de Oração propõe diálogo e unidade dos cristãos Qua, 11 de Maio de :27 - 1 / 5 O lema bíblico "Chamados e chamadas para proclamar os altos feitos do Senhor" (1Pe2.9) inspira a Semana de Oração pela Unidade Cristã 2016. Este ano, a atividade ocorre, no Brasil, de 8 a 15 de maio

Leia mais

Vigília Pascal de 2016.

Vigília Pascal de 2016. Vigília Pascal de 2016. Caríssimos Irmãos e Irmãs: Nesta Noite Santa, teremos a graça de renovar as Promessas de nosso Batismo. É o único espaço celebrativo durante todo o Ano Litúrgico para esse momento

Leia mais

PLANO PASTORAL PARA O ANO 2012_13

PLANO PASTORAL PARA O ANO 2012_13 PLANO PASTORAL PARA O ANO 2012_13 Pe. Fausto 968 895 944 Pe. José António 963 548 403 telefone 234 422 182 fax 234 384 535 secretaria@paroquiagloria.org www.paroquiagloria.org www.facebook.com/paroquiagloria.paroquiagloria

Leia mais

REGIMENTO DAS ASSEMBLÉIAS ARQUIDIOCESANAS

REGIMENTO DAS ASSEMBLÉIAS ARQUIDIOCESANAS 1 REGIMENTO DAS ASSEMBLÉIAS ARQUIDIOCESANAS CAPÍTULO I: DA NATUREZA ART. 1 - A Assembléia Arquidiocesana é uma porção da Igreja - Leigos, Religiosos, Padres, Bispos - representantes das seis Regiões Episcopais

Leia mais

INTRODUÇÃO AO LIVRO ATOS DOS VISÃO GERAL DA IGREJA PRIMITIVA APÓSTOLOS. Jörg Garbers Ms. de Teologia

INTRODUÇÃO AO LIVRO ATOS DOS VISÃO GERAL DA IGREJA PRIMITIVA APÓSTOLOS. Jörg Garbers Ms. de Teologia INTRODUÇÃO AO LIVRO ATOS DOS APÓSTOLOS VISÃO GERAL DA IGREJA PRIMITIVA Jörg Garbers Ms. de Teologia CONTEXTO POLÍTICO Império romano A organização era muito eficaz. Roma era a capital e o centro. Todo

Leia mais

Linguagem dos sinos São João DelDel-Rei. Este material é parte de um estudo produzido por Aluízio José Viegas, em 1990

Linguagem dos sinos São João DelDel-Rei. Este material é parte de um estudo produzido por Aluízio José Viegas, em 1990 Linguagem dos sinos São João DelDel-Rei Este material é parte de um estudo produzido por Aluízio José Viegas, em 1990 Modalidades de toque Dobre simples O sino gira pelo lado em que está encostado o badalo,

Leia mais

CALENDÁRIO DIOCESANO PARA O ANO Aprovado na V Assembleia Diocesana de Pastoral. Bodocó, 08 de novembro de JANEIRO/ 2016 DATA EVENTO LOCAL

CALENDÁRIO DIOCESANO PARA O ANO Aprovado na V Assembleia Diocesana de Pastoral. Bodocó, 08 de novembro de JANEIRO/ 2016 DATA EVENTO LOCAL CALENDÁRIO DIOCESANO PARA O ANO 2016 Aprovado na V Assembleia Diocesana de Pastoral Bodocó, 08 de novembro de 2015. JANEIRO/ 2016 02 Posse do Pe. Domingos Malan na Paróquia N. Sra. do Bom Conselho Granito

Leia mais

Seminário Maior de Viseu ANO DE FORMAÇÃO EM PASTORAL PRÁTICA. Ano pastoral

Seminário Maior de Viseu ANO DE FORMAÇÃO EM PASTORAL PRÁTICA. Ano pastoral Seminário Maior de Viseu ANO DE FORMAÇÃO EM PRÁTICA Introdução Ano pastoral 2015-2016 Toda a vida do nosso Seminário é destinada a formar pastores e, por isso, toda ela é pastoral. A ninguém o Senhor deu

Leia mais

Ano Litúrgico Ano C

Ano Litúrgico Ano C Ano Litúrgico 2009-2010 Ano C TEMPO DO ADVENTO 29/11 1º Domingo do Advento A redenção está próxima. Jeremias 33,14-16; Salmo 25(24); 1 Tessalonicenses 3,12-4,2; Lucas 21,25-28. 34-36 6/12 2º Domingo do

Leia mais

Síntese Informativo Mensal do Movimento Pólen

Síntese Informativo Mensal do Movimento Pólen Síntese Informativo Mensal do Movimento Pólen "Todo aquele que é da verdade, escuta a minha voz." (Jo 18,37) Setembro de 2018 / Ano XLVIII www.movimentopolen.org Editorial Queridos Polens, Este é o mês

Leia mais

Arquidiocese de Ribeirão Preto

Arquidiocese de Ribeirão Preto ENCONTRO DA PASTORAL DO DÍZIMO Arquidiocese de Ribeirão Preto Casa Dom Luís Brodowski 19 e 20 de Agosto 2017 CNBB Conferência Nacional dos Bispos do Brasil CNBB 14 Outubro de 1952 1º Presidente: Dom Carlos

Leia mais

Estatutos do Cabido da Sé Catedral de Leiria

Estatutos do Cabido da Sé Catedral de Leiria Decreto de Aprovação e Estatutos do Cabido da Sé Catedral Estatutos do Cabido da Sé Catedral de Leiria Leiria 5 de Outubro de 1989 Decreto de Aprovação Os novos Estatutos do Cabido da Sé Catedral da Diocese

Leia mais

Apêndice Dois: Proposta para o Convênio Anglicano

Apêndice Dois: Proposta para o Convênio Anglicano Apêndice Dois: Proposta para o Convênio Anglicano O Convênio Anglicano Preâmbulo Nós, as igrejas da Comunhão Anglicana, visando promover maior unidade e consolidar nossos entendimentos de comunhão, solenemente

Leia mais

Dom Wilson Tadeu Jönck, scj Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Florianópolis SC

Dom Wilson Tadeu Jönck, scj Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Florianópolis SC Dom Wilson Tadeu Jönck, scj Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Florianópolis SC A Visita Pastoral é ocasião especial para o Arcebispo Dom Wilson conhecer a realidade da Paróquia para melhor servi-la.

Leia mais

I - Conceito e dimensões:

I - Conceito e dimensões: I - Conceito e dimensões: 1. O sacramento da Confirmação que imprime caráter e pelo qual os batizados, continuando o caminho da iniciação cristã são enriquecidos com o dom do Espírito Santo e vinculados

Leia mais

Paróquia de Ceira. Plano Pastoral

Paróquia de Ceira. Plano Pastoral Plano Pastoral 2012 13 A Igreja tem no mundo uma missão a cumprir que Lhe foi confiada por Jesus Cristo. Ela tem de tentar ser fiel a essa missão através: Da Profecia, ou o anúncio do Evangelho; Da Diaconia,

Leia mais