Um pouco sobre o que foi, o que está sendo e o que será...

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Um pouco sobre o que foi, o que está sendo e o que será..."

Transcrição

1 BOLETIM INFORMATIVO DA DIOCESE ANGLICANA DO RIO DE JANEIRO Nº de maio de 2013 Um pouco sobre o que foi, o que está sendo e o que será... BENÇÃO DOS ÓLEOS E RENOVAÇÃO DOS VOTOS Na quinta-feira, 28 de março, aconteceu em nossa Catedral do Redentor a Eucaristia Diocesana, com a benção dos óleos e a renovação dos votos de ordenação do clero. Dom Filadelfo presidiu o ofício, onde houve também o tradicional Lava Pés e uma bonita celebração, elaborada pela Comissão de Liturgia e Música, atualmente presidida pela Revda. Inamar Corrêa. O clero localizado em MG fez sua renovação no dia 28 de abril, por ocasião da visita do Bispo. VITÓRIA NO ESPÍRITO SANTO Nosso Bispo esteve na Cidade de Vitória, no Estado do Espírito Santo, entre os dias 21 e 25 de março, novamente se reunindo com a comunidade e acompanhando e apoiando o trabalho do Reverendo Ariel Montero. A Comunidade Bom Pastor se reúne regularmente na Capela da UFES (Universidade Federal do Espírito Santo) e já possui um blog com divulgação dos ofícios: Para contato: igrejaanglicanaes@gmail.com

2 Imagens do Bispo com a Comunidade Bom Pastor, no Espírito Santo. DE RAMOS A RESSURREIÇÃO, IMAGENS DA SEMANA SANTA NA DARJ Como não poderia ser diferente, a Semana Santa não passou em branco em nossa Diocese. Aqui é possível conferir apenas algumas poucas imagens que representam as várias celebrações que aconteceram em todas as paróquias e comunidades diocesanas, lembrando desde a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, seu julgamento e sofrimento, até sua morte e ressurreição.

3 ANIVERSÁRIO DE 80 ANOS DA PARÓQUIA DE SÃO LUCAS No domingo 07 de abril, as 18h30, foram celebrados os 80 anos da Congregação de São Lucas (hoje Paróquia de São Lucas), que tem como pároco o Reverendo Eduardo Grillo e Coadjutora a Reverenda Arlinda Araújo. O ofício foi realizado com a presença do Bispo Diocesano, que presidiu a Santa Eucaristia. Além da comunidade, estiveram presentes representantes de outras paróquias da Diocese. O pregador foi o Bispo Emérito da DARJ, Dom Celso Franco. CAMINHADA PELOS DIREITOS HUMANOS Aconteceu no primeiro domingo de abril, onde nosso Bispo foi representando a nossa igreja. Organizada por várias entidades representativas, incluindo a Comissão de Combate a Intolerância Religiosa (CCIR),teve como ênfase a defesa total dos direitos humanos para todos, em especial as minorias. Essa luta tem sido uma bandeira forte de nossa igreja, o que não significa apoio a discursos políticos ou a um segmento específico, mas sim uma proclamação da importância de que todo ser humano tenha um tratamento digno e igualitário como cidadão de direito que é e como ser criado a imagem e semelhança de Deus.

4 JUIZ DE FORA ESTÁ DENTRO Nos dias 13 e 14 de abril Dom Filadelfo foi a Juiz de Fora/MG, onde, depois de muito tempo, foi realizada uma celebração anglicana, provisoriamente nas dependências do Colégio Metodista. Até que se consolide como grupo, a pequena comunidade está sendo acompanhada diretamente pelo Bispo Diocesano. Em 16 e 17 de maio nosso Bispo está novamente em visita, desta vez acompanhado pela Reverenda Inamar Corrêa e pelo Secretário Episcopal, Reverendo Fabiano Nunes, osb. Nestas datas o bispo também participa como pregador na Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, evento anual promovido pelo CONIC Conselho Nacional de Igrejas Cristãs. NÓS VISITOU A DIOCESE ANGLICANA DO RIO DE JANEIRO Neste caso não é exatamente um erro de português, mas de novo um trocadilho intencional. A antiga USPG, agora chamada de Us. (palavra que significa nós, ao final de frases em inglês) esteve presente em nossa Diocese entre os dias 16 e 21 de abril. Na pauta, além de importantes reuniões com Dom Filadelfo, necessárias para dar continuidade aos compromissos iniciados na Inglaterra, também fizeram visitas e entrevistas em Cidade de Deus (especialmente na Paróquia de Cristo Rei), na Comissão de Ministério e no CAET. Nestas três instâncias, acolheram a boa impressão causada pelo trabalho liderado pelo Reverendo Nicholas Wheeler, que está em nossa Diocese graças à chancela deles.

5 ACONTECEU EM MINAS GERAIS Dom Filadelfo esteve no sábado, 27 de abril, pela manhã, juntamente com o Presidente da Comissão de Economia, Finanças e Patrimônio, Revdo. Fabiano Nunes, na Paróquia São João Batista, em Nova Lima, onde foram dadas localmente as mesmas orientações contábeis já passadas às comunidades no RJ. Essa reunião também foi realizada à noite, na Missão Santo Agostinho de Cantuária, antes do Ofício onde o Bispo recebeu novos membros à Comunhão da Igreja. Na manhã do Domingo, dia 28, na Paróquia São João Batista, nosso Diocesano celebrou a Santa Eucaristia, ministrando também o sacramento da crisma (confirmação) e recebendo novos membros. À noite, todo o clero localizado em Minas Gerais, acolhido na Missão de São Pedro (Bairro das Indústrias, Belo Horizonte) fez sua Renovação de Votos, conduzida por Dom Filadelfo. Reverendo Bernadino Ovelar, anfitrião local, juntamente com os Reverendos Darcimar Antônio, Ismael Hurtado, Júlio Ambrósio, Meriglei Borges, Robert Delano e Severino Abel estiveram presentes, assim como alguns membros de todas as comunidades, incluindo o Ponto Missionário São Francisco de Assis. Antes da celebração, houve reunião do Revdo Fabiano Nunes com representantes da Missão São Pedro, Ponto Missionário São Francisco de Assis e Paróquia dos Santos Martires, e após a celebração, recepção providenciada pelas comunidades locais.

6 JANELAS PARA O CÉU o que é bom a gente repete Conforme informação recebida pela própria paróquia, durante o mês de maio, a Paróquia da Santíssima Trindade está verificando a viabilidade de realizar um novo curso de iconografia para o mês de junho, desta vez com a temática da Santíssima Trindade. O curso deverá ser composto por aulas práticas e meditativas, em princípio nos mesmos horários do curso anterior (sábados das 9h00 ao meio-dia). Desta vez, será feito pelos alunos um ícone da Santíssima Trindade. Todo o material será providenciado aos alunos. O pagamento do curso poderá ser feito em uma parcela única de 250 reais no ato da matrícula, ou duas parcelas de 150 reais (uma no ato da matrícula e uma no final do curso). O curso precisa de seis alunos para começar uma turma, por isso, a Paróquia está abrindo cadastro de reserva para saber se há interessados. Caso deseje, contacte o quanto antes a paróquia, através do contato@trindademeier.org INTERNACIONAL: ARCIC (Anglican and Roman Catholic International Comission) Formada por membros indicados respectivamente por Cantuária e pelo Vaticano, a Comissão Internacional Anglicano-Catolico Romana teve seu encontro anual, cujo país sede varia a cada evento. Este ano o Brasil teve o privilégio de sediar a reunião, que foi realizada no Rio de Janeiro, especificamente no Mosteiro de São Bento entre os dias 07 e 12 de maio. A semelhança de outras comissões bilaterais e internacionais que a Comunhão Anglicana possui (como a de diálogo com os Luteranos e com os Metodistas) a ARCIC trabalha o diálogo entre as duas Igrejas, visando estabelecer uma melhor compreensão e uma maior aproximação entre as tradições Anglicana e Católica Romana. Em sua passagem pelo Rio, os membros da ARCIC convidaram para estar presente o nosso Bispo Diocesano, que foi acompanhado pelos Reverendos Ben Phillips (Christ Church), Daniel Cabral Jr., Eduardo Costa e Nicholas Wheeler. Também estiveram presentes representantes Católicos Romanos da Arquidiocese do Rio de Janeiro, nomeados por Dom Orani Tempesta. A ARCIC também realizou visitas em Cidade de Deus e encerrou a passagem pelo Brasil em evento realizado na noite do dia 12 de maio na Paróquia São Paulo Apóstolo, tendo como anfitriões Dom Filadélfo, o Reverendo Luiz Caetano Grecco pároco local - e seu Coadjutor, Reverendo Daniel Cabral Jr., além de representantes de várias comunidades de nossa diocese.

7 NOTAS DIVERSAS... Estamos caminhando... No período entre 21 de março e 15 de abril, se reuniram as seguintes comissões diocesanas para darem continuidade a seus trabalhos: Conselho Diocesano Comissão de Economia, Finanças e Patrimônio (duas vezes) Comissão de Ministério (duas vezes) Comissão de Estado da Igreja (duas vezes) Comissão de Acolhida e coordenação do CAET (duas vezes) AGENDA: NOTE E ANOTE EM ANDAMENTO: SEMANA DE ORAÇÃO PELA UNIDADE DOS CRISTÃOS PROGRAMAÇÕES ADIANTES NO RIO DE JANEIRO Dia 17 - Paróquia Martin Luther, na Praça da Cruz Vermelha, Dia 18 - Encerramento, simultâneo, será realizado nas Paróquias Maria Mãe da Igreja, em Padre Miguel, e Nossa Senhora de Copacabana, às 20h. EM BELO HORIZONTE E REDONDEZAS Dia 16 20h - IPU - Segunda Igreja Presbiteriana Unida R. Guajajaras, 1687 Barro Preto Dia 17 20h - ICAR - Paróquia Sagrado Coração de Jesus R. Pouso Alegre, 329 Betim Dia 19 19h - ICAR - Paróquia São Luiz Gonzaga, R. Jacutinga, 709, Padre Eustáquio Dia 22 20h - ICAR - Paróquia Cristo Salvador, R. Rio Doce,580 Novo Riacho, Contagem EM JUIZ DE FORA 16/05-19h30 Igreja Metodista de Bela Aurora - Rua Dr. Costa Reis, 380 Bairro Bela Aurora 17/05-09h00 - CERESP - Rua Dr. Moacir, Castro Xavier, 382 Linhares. 19h00 - Igreja do Bom Pastor - Rua Dr. João Tostes, s/nº - Bairro Bom Pastor. Nossa Diocese também participou do Evento com celebrações no Rio de Janeiro (na Catedral do Redentor) e em Minas Gerais (na Paróquia São Pedro). SACRAMENTOS E MÚSICA SACRA Domingo, 26 de maio, Festa da Santíssima Trindade, nosso Bispo estará presente na Paróquia da Santíssima Trindade, onde - excepcionalmente no horário das17h - haverá celebração da Santa Eucaristia com confirmações. Também estará presente o Quarteto musical convidado, com a regência do Músico Roberto Monteiro Salles, da Paróquia São Paulo Apóstolo. Paróquia da Santíssima Trindade Endereço: Rua Carolina Méier, 61 - CEP Rio de Janeiro (Próxima a Agência do Banco Itaú da Rua Carolina Méier) Telefones: (21) e (21)

8 ENCONTRO MUNDIAL DA JUVENTUDE ANGLICANA Acontecerá em julho aqui no Rio de Janeiro, entre os dias 20 e 30 de julho, reunindo jovens de dioceses de ao menos oito Províncias Anglicanas (New Castle, Nova Zelândia; Sidney, Austrália; Cape Town, África do Sul; Bristol, Inglaterra; Atlanta, Estados Unidos; Toronto, Canadá; Diocese da Europa e Província do Uruguai;). Além destas, haverá representantes de três Dioceses Anglicanas de nossa Província, o que inclui a DARJ. Será uma oportunidade singular para uma reflexão ampla e aprofundada do que significa ser um jovem anglicano no mundo de hoje. Mais informações serão dadas na próxima edição. EXPEDIENTE: Reverendo Fabiano Nunes, osb Sr. Tiago Ludugério da Silva

Avisos. Domingo VI do Tempo Comum De 14 de Fevereiro de 2010 a 21-2-2010. AVISOS PAROQUIAIS sempre disponíveis em www.vidaparoquial.blogspot.

Avisos. Domingo VI do Tempo Comum De 14 de Fevereiro de 2010 a 21-2-2010. AVISOS PAROQUIAIS sempre disponíveis em www.vidaparoquial.blogspot. Quarta-Feira Quinta-Feira Quinta-Feira Avisos Domingo VI do Tempo Comum De 14 de Fevereiro de 2010 a 21-2-2010 Jagardo Para os cristãos começa na próxima quarta-feira o tempo mais importante da fé, o ciclo

Leia mais

Brevíssima retrospectiva do segundo semestre

Brevíssima retrospectiva do segundo semestre BOLETIM INFORMATIVO DA DIOCESE ANGLICANA DO RIO DE JANEIRO Nº 03 20 de dezembro de 2013 Brevíssima retrospectiva do segundo semestre UMA GRANDE JORNADA Uma parte do grupo de anglicanos do Brasil e do exterior,

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DA IGREJA METODISTA 1ª REGIÃO ECLESIÁSTICA SEDE REGIONAL

ASSOCIAÇÃO DA IGREJA METODISTA 1ª REGIÃO ECLESIÁSTICA SEDE REGIONAL Rio de Janeiro, 29 de fevereiro de 2008. CGE/011/08 Aos/Às Pastores e Pastoras Estimados/as irmãos e irmãs Jesus Cristo é o Senhor! Encaminho esta carta através do seu pastor/a, visto não possuirmos ainda

Leia mais

Ata da reunião Comunidade Central (05/08/2014)

Ata da reunião Comunidade Central (05/08/2014) Ata da reunião Comunidade Central (05/08/2014) No dia 05 de agosto, às 19h30min, foi realizada na Catedral a quinta reunião da Comunidade Central do ano de 2014. Esta reunião contou com a presença de 34

Leia mais

VISITA PASTORAL NA ARQUIDIOCESE DE MARIANA

VISITA PASTORAL NA ARQUIDIOCESE DE MARIANA VISITA PASTORAL NA ARQUIDIOCESE DE MARIANA A Vista Pastoral constitui-se em momento privilegiado de contato do Arcebispo com o povo santo de Deus, confiado aos seus cuidados de pastor, com a preciosa colaboração

Leia mais

PARÓQUIA SÃO MATEUS CALENDÁRIO 2014

PARÓQUIA SÃO MATEUS CALENDÁRIO 2014 Dia Dia da JANEIRO COM MARIA CONSTRUIR A PAZ 31 MISSA NA SÃO MATEUS 20H 01 Quarta SOLENIDADE DA SANTA MÃE DE DEUS, MARIA/ MISSA NA CAPELA SANTO ANTONIO 10H 2 MISSA NA SÃO MATEUS 19H30 3 HORARIO NORMAL

Leia mais

Calendário Paroquial 2015 Paróquia Santa Rita de Cássia Carapicuíba-SP

Calendário Paroquial 2015 Paróquia Santa Rita de Cássia Carapicuíba-SP Calendário Paroquial 2015 Paróquia Santa Rita de Cássia Carapicuíba-SP Janeiro 01 Q Solenidade Santa Maria, Mãe de Deus 02 S 03 S 15h00 Reunião de Coordenação da Catequese 04 D Solenidade Epifania do Senhor

Leia mais

Dia de Nossa Senhora da Conceição - 8 de dezembro

Dia de Nossa Senhora da Conceição - 8 de dezembro Dia de Nossa Senhora da Conceição - O Dia da Imaculada Conceição de Nossa Senhora,, é celebrado com especial devoção pelas paróquias e comunidades de fé da Arquidiocese de Belo Horizonte. O Santuário Arquidiocesano

Leia mais

18.02 e 05.10 (Fechamento da Agenda 2011)

18.02 e 05.10 (Fechamento da Agenda 2011) 28.10 147 18.02 e 05.10 (Fechamento da Agenda 2011) 148 17.04, 19.06 149 150 151 152 153 e 11.12 (F). 29.05 (A), 06.11 (B), 13.11 (C), 14.11 (D), 21.11 (E) 17.04 (A), 19.09 (B), 23.10 (C) e 20.11 (D).

Leia mais

A Regra da Ordem Terceira da Sociedade de São Francisco ii.2) A Constituição da TSSF

A Regra da Ordem Terceira da Sociedade de São Francisco ii.2) A Constituição da TSSF A Regra da Ordem Terceira da Sociedade de São Francisco ii.2) A Constituição da TSSF 1. A Ordem 1.1.a A Ordem Terceira da Sociedade de São Francisco (TSSF) vem originalmente da revivificação dentro da

Leia mais

Apresentação. (Solicitação do saudoso Santo Padre o Beato João Paulo II)

Apresentação. (Solicitação do saudoso Santo Padre o Beato João Paulo II) Apresentação A Renovação Carismática Católica do Estado do Piauí, movimento eclesial da Igreja Católica, tem por objetivo proporcionar às pessoas uma experiência concreta com Jesus Cristo, através do Batismo

Leia mais

MÊS DIA DIA DA SEMANA HORA ATIVIDADE ABRIL 24 SEXTA-FEIRA 20h00 Missa - Pastorais, Cordenadores, Catequistas e Ministros - Matriz

MÊS DIA DIA DA SEMANA HORA ATIVIDADE ABRIL 24 SEXTA-FEIRA 20h00 Missa - Pastorais, Cordenadores, Catequistas e Ministros - Matriz MÊS DIA DIA DA SEMANA HORA ATIVIDADE ABRIL 24 SEXTA-FEIRA Missa - Pastorais, Cordenadores, Catequistas e Ministros - Matriz ABRIL 25 SÁBADO ABRIL 26 DOMINGO 9h00 Encontro de Oração - Todos os Ministros

Leia mais

Confira a programação completa da Semana Santa em algumas paróquias de Curitiba:

Confira a programação completa da Semana Santa em algumas paróquias de Curitiba: PROGRAMAÇÃO SEMANA SANTA NA ARQUIDIOCESE DE CURITIBA Organizada pela Arquidiocese de Curitiba, a Semana Santa terá início na quinta-feira, às 9 horas, com a Missa com Sagração dos Santo Óleos e Renovação

Leia mais

Encontros de Noivos e Batismo 2014

Encontros de Noivos e Batismo 2014 Encontros de Noivos e Batismo 2014 As informações sobre a realização dos encontros preparatórios de Noivos e Batismo devem ser confirmadas diretamente nas paróquias da Arquidiocese de Ribeirão Preto. Forania

Leia mais

DESCRIÇÃO DOS CURSOS E ENCONTROS DA PJM

DESCRIÇÃO DOS CURSOS E ENCONTROS DA PJM DESCRIÇÃO DOS CURSOS E ENCONTROS DA PJM 1 Páscoa Jovem 1.1. Descrição A Páscoa Jovem é um encontro vivencial realizado para proporcionar uma experiência reflexiva e celebrativa da Paixão, Morte e Ressurreição

Leia mais

Paróquia São Luiz Gonzaga FEVEREIRO

Paróquia São Luiz Gonzaga FEVEREIRO Paróquia São Luiz Gonzaga Cronograma Paroquial 2015 Atualização: 30/03/15 FEVEREIRO 04 Estudo das Cartas - Catequistas 19h30 Matriz São Luiz Gonzaga 04 Reunião dos Coordenadores - Grupos de 19h30 Matriz

Leia mais

Divulgação nos Boletins da Arquidiocese

Divulgação nos Boletins da Arquidiocese Divulgação nos Boletins da Arquidiocese Convidamos todas as paróquias, pastorais e lideranças a enviarem comunicados sobre festas, encontros, palestras e demais eventos, para divulgarmos em nosso Boletim

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES

PERGUNTAS FREQUENTES PERGUNTAS FREQUENTES O que é a Jornada Mundial da Juventude (JMJ)? É o maior encontro mundial de jovens católicos com o papa. A jornada começou com o Papa João Paulo II, em 1984, no Vaticano. Desde então

Leia mais

Paróquia Missa Confissão

Paróquia Missa Confissão Paróquia Missa Confissão Beato Allamano Samambaia Sul - Quarta à sexta 19h - Sábado 17h - Terça, quinta e sexta 15h30 às 18h - Sábado 10h às 12h Bom Jesus - Terça à sexta 18h30 - Domingo 8h30 e 18h -Sexta

Leia mais

Plano Diocesano da Animação Bíblico-Catequética

Plano Diocesano da Animação Bíblico-Catequética Plano Diocesano da Animação Bíblico-Catequética 2 0 1 2-2 0 1 5 DIOCESE DE FREDERICO WESTPHALEN - RS Queridos irmãos e irmãs, Com imensa alegria, apresento-lhes o PLANO DIOCESANO DE ANIMAÇÃO BÍBLICO -

Leia mais

CALENDÁRIO COMUNIDADE KERYGMA 2016

CALENDÁRIO COMUNIDADE KERYGMA 2016 CALENDÁRIO COMUNIDADE KERYGMA 2016 www.kerygmavarginha.com.br www.kerygmavarginha.com.br/blog Varginha - MG ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE KERYGMA Rua Lázaro do Souza, 06 Vila Barcelona Varginha MG CEP-37.022-160

Leia mais

BREVE HISTÓRICO DA PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA - TAUAPE

BREVE HISTÓRICO DA PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA - TAUAPE BREVE HISTÓRICO DA PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA - TAUAPE A Paróquia de São João Batista do Tauape foi criada por sua Excia. Revma. Dom Antônio, de Almeida Lustosa, na época Arcebispo de Fortaleza, pelo decreto

Leia mais

Divulgação nos Boletins da Arquidiocese

Divulgação nos Boletins da Arquidiocese Divulgação nos Boletins da Arquidiocese Convidamos todas as paróquias, pastorais e lideranças a enviarem comunicados sobre festas, encontros, palestras e demais eventos, para divulgarmos em nosso Boletim

Leia mais

Quarta-feira de Cinzas, 5 de março: celebrações na Arquidiocese de Belo Horizonte

Quarta-feira de Cinzas, 5 de março: celebrações na Arquidiocese de Belo Horizonte Assessoria de Comunicação e Marketing Quarta-feira de Cinzas, 5 de março: celebrações na Arquidiocese de Belo Horizonte O arcebispo metropolitano, dom Walmor Oliveira de Azevedo, preside Missa às 17h no

Leia mais

CURSO PARA CAPACITAÇÃO DE LIDERANÇA E COORDENADORES DE GRUPOS JOVENS

CURSO PARA CAPACITAÇÃO DE LIDERANÇA E COORDENADORES DE GRUPOS JOVENS CURSO PARA CAPACITAÇÃO DE LIDERANÇA E COORDENADORES DE GRUPOS JOVENS Apresentação A JUVENTUDE MERECE ATENÇÃO ESPECIAL A Igreja Católica no Brasil diz que é preciso: Evangelizar, a partir de Jesus Cristo,

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES - 2014

PLANO DE ATIVIDADES - 2014 PLANO DE ATIVIDADES - 2014 I-Objetivos Gerais *Promover a formação integral dos alunos, favorecendo o desenvolvimentode sua personalidade de forma harmoniosa. *Integrar a Unidade Escolar à Comunidade Local

Leia mais

Caros irmãos e amigos. A graça e a paz do Senhor Jesus. Grandes coisas tem feito o Senhor por nós por isso estamos alegres.

Caros irmãos e amigos. A graça e a paz do Senhor Jesus. Grandes coisas tem feito o Senhor por nós por isso estamos alegres. Caros irmãos e amigos A graça e a paz do Senhor Jesus. Grandes coisas tem feito o Senhor por nós por isso estamos alegres. Chegamos na metade do ano de 2015, graças a Deus, porque devido a tantas lutas,

Leia mais

Fiéis celebram o Dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida 12 de outubro

Fiéis celebram o Dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida 12 de outubro Fiéis celebram o Dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida O Dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida será celebrado com missa presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, dom

Leia mais

CONSELHO PAROQUIAL DE PASTORAL

CONSELHO PAROQUIAL DE PASTORAL JANEIRO 01 Q Solenidade Santa Maria, Mãe de Deus 05 D Solenidade Epifania do Senhor 07 T 08 Q 12 D Festa Batismo de N. Senhor Jesus Cristo 14 T Aniversário de fundação da Cúria Imaculada Conceição 15 Q

Leia mais

Retiros de Carnaval: oportunidade de encontro com Deus e com os irmãos Qua, 26 de Fevereiro de 2014 10:00

Retiros de Carnaval: oportunidade de encontro com Deus e com os irmãos Qua, 26 de Fevereiro de 2014 10:00 Tradicionalmente, a Renovação Carismática Católica realiza eventos durante os dias de Carnaval em todo o país. De forma simultânea, em cada região do Brasil, acontecerão retiros e encontros que reúnem

Leia mais

Catecumenato Uma Experiência de Fé

Catecumenato Uma Experiência de Fé Catecumenato Uma Experiência de Fé APRESENTAÇÃO PARA A 45ª ASSEMBLÉIA DA CNBB (Regional Nordeste 2) www.catecumenato.com O que é Catecumenato? Catecumenato foi um método catequético da igreja dos primeiros

Leia mais

Marcondes (Condinho) Coordenador Estadual da RCC RN. Confira a programação dos retiros da RCC no Rio Grande do Norte:

Marcondes (Condinho) Coordenador Estadual da RCC RN. Confira a programação dos retiros da RCC no Rio Grande do Norte: Alegria, alegria, povo de Deus! Está chegando o momento mais esperado pelos carismáticos em todo estado do Rio Grande do Norte, os retiros espirituais de Carnaval! De 01 a 04 de março de 2014, muitos Grupos

Leia mais

Projeto Universitários Lassalistas em Missão

Projeto Universitários Lassalistas em Missão Projeto Universitários Lassalistas em Missão Apresentação O projeto Universitários Lassalistas em Missão surge como proposta aos Centro Universitários e Faculdades Lassalistas para oferecer aos acadêmicos

Leia mais

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO MONTE SERRATE DIOCESE DE OSASCO. Janeiro

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO MONTE SERRATE DIOCESE DE OSASCO. Janeiro Janeiro 1 S Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus 2 D Epifania do Senhor 3 S 4 T 5 Q 6 Q 7 S 8 S Missa em louvor a nossa Senhora do Monte Serrate 19:30h Matriz 9 D Batismo de Nosso Senhor Jesus Cristo

Leia mais

PARÓQUIA SÃO JOSÉ - MATRIZ DE RIBEIRÃO PIRES CALENDÁRIO PAROQUIAL DE PASTORAL ANO 2014

PARÓQUIA SÃO JOSÉ - MATRIZ DE RIBEIRÃO PIRES CALENDÁRIO PAROQUIAL DE PASTORAL ANO 2014 PARÓQUIA SÃO JOSÉ - MATRIZ DE RIBEIRÃO PIRES CALENDÁRIO PAROQUIAL DE PASTORAL ANO 2014 Objetivo A partir das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e do 7º Plano Diocesano de Pastoral (2013-20150,

Leia mais

AGENDA PASTORAL PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

AGENDA PASTORAL PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS AGENDA PASTORAL PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS JANEIRO 01 Terça Santa Mãe de Deus Dia Mundial da Paz 02 Quarta Reunião dos Meces 03 Quinta Terço e Adoração / Encontro geral de liturgia e preparação

Leia mais

COM SÃO FRANCISCO, NA CARIDADE, BUSQUEMOS A ÉTICA EM PROL DO BEM COMUM

COM SÃO FRANCISCO, NA CARIDADE, BUSQUEMOS A ÉTICA EM PROL DO BEM COMUM CONVITE: A Paróquia de São Francisco de Assis tem a honra de lhes convidar para a Festa do Nosso Amado Padroeiro com o Tema: COM SÃO FRANCISCO, NA CARIDADE, BUSQUEMOS A ÉTICA EM PROL DO BEM COMUM Que realizar-se-á

Leia mais

A iniciação cristã como pedagogia de vida comunitária

A iniciação cristã como pedagogia de vida comunitária A iniciação cristã como pedagogia de vida comunitária A evangelização nos dá a alegria do encontro com a Boa Nova da Ressurreição de Cristo. A maioria das pessoas procura angustiada a razão de sua vida

Leia mais

Instituição e Renovação de Ministérios Extraordinários na Diocese

Instituição e Renovação de Ministérios Extraordinários na Diocese Instituição e Renovação de Ministérios Extraordinários na Diocese 1. RITO DE INSTITUIÇÃO DOS MINISTROS(AS) DA COMUNHÃO Diácono: Queiram levantar-se os que receberão o mandato de Ministros Extraordinários

Leia mais

CALENDÁRIO DIOCESANO 2013 JANEIRO

CALENDÁRIO DIOCESANO 2013 JANEIRO CALENDÁRIO DIOCESANO 2013 JANEIRO 02 a 10 Escola Vocacional em João Pessoa/PB 10 a 20 Festa de São Sebastião em Jucurutu (Zonal IV) e Parelhas (Zonal V) 11 a 20 Festa de São Sebastião em Florânia (Zonal

Leia mais

CONGRESSO EUCARÍSTICO. 1º ponto: O padre e a Eucaristia 2º ponto: Congresso Eucarístico

CONGRESSO EUCARÍSTICO. 1º ponto: O padre e a Eucaristia 2º ponto: Congresso Eucarístico CONGRESSO EUCARÍSTICO 1º ponto: O padre e a Eucaristia 2º ponto: Congresso Eucarístico O PADRE E A EUCARISTIA Eucaristia e Missão Consequência significativa da tensão escatológica presente na Eucaristia

Leia mais

NOVEMBRO Visita Missionária

NOVEMBRO Visita Missionária NOVEMBRO Visita Missionária No dia 03, as Irmãs da Comunidade Casa Cardeal Guarino em Madalena/CE, realizaram visita missionária em São Nicolau, interior de Madalena. Servindo-se da ocasião, as Irmãs realizaram

Leia mais

SEMANA PASTORAL DA ESCOLA MARISTA CHAMPAGNAT DE NATAL

SEMANA PASTORAL DA ESCOLA MARISTA CHAMPAGNAT DE NATAL SEMANA PASTORAL DA ESCOLA MARISTA CHAMPAGNAT DE NATAL O Corte da fita pela equipe da Escola Champagnat marcou a abertura oficial da Semana Pastoral. O espaço foi decorado conforme o caráter da semana ao

Leia mais

SOLENIDADE DE SANTA MARIA MÃE DE DEUS - DIA MUNDIAL DA PAZ SOLENIDADE DA EPIFANIA DO SENHOR

SOLENIDADE DE SANTA MARIA MÃE DE DEUS - DIA MUNDIAL DA PAZ SOLENIDADE DA EPIFANIA DO SENHOR DIA HORA 07 SEX 08 SOLENIDADE DE SANTA MARIA MÃE DE DEUS DIA MUNDIAL DA PAZ SOLENIDADE DA EPIFANIA DO SENHOR 10 FESTA DO BATISMO DO SENHOR FIM DO RECESSO DO CATECUMENATO 11 SEG ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO RCC

Leia mais

PARÓQUIA N. SRA. DA CONCEIÇÃO DE RIO BONITO AGENDA PAROQUIAL 2015 JANEIRO/15

PARÓQUIA N. SRA. DA CONCEIÇÃO DE RIO BONITO AGENDA PAROQUIAL 2015 JANEIRO/15 PARÓQUIA N. SRA. DA CONCEIÇÃO DE RIO BONITO AGENDA PAROQUIAL 2015 JANEIRO/15 03/01 Evangelização na Praça da Matriz I Escola de Missão Espírito Santo - a partir das 09 horas 04/01 Experiência Missionária

Leia mais

Por isso, redescobrir a Eucaristia na plenitude é redescobrir o CRISTO. Hoje queremos agradecer este grande dom, que Cristo nos deu.

Por isso, redescobrir a Eucaristia na plenitude é redescobrir o CRISTO. Hoje queremos agradecer este grande dom, que Cristo nos deu. O Pão da Vida Na solenidade de Corpus Christi, queremos recordar que os atos redentores de Cristo, que culminam na sua morte e ressurreição, atualizam-se na Eucaristia, celebrada pelo Povo de Deus e presidida

Leia mais

Por : Lourdinha Salles e Passos. Apresentação. Sendo assim, aprovo este Diretório para o Sacramento do Batismo, e o torno obrig

Por : Lourdinha Salles e Passos. Apresentação. Sendo assim, aprovo este Diretório para o Sacramento do Batismo, e o torno obrig Diretório do Sacramento do Batismo Por : Lourdinha Salles e Passos Apresentação Era meu desejo, de longa, que nossa Arquidiocese tivesse um Diretório do Sacram O Batismo, entre outros efeitos, incorporando-nos

Leia mais

CENTRO DE ESTUDOS DE MÚSICA SACRA E LITURGIA DA ARQUIDIOCESE DE CAMPINAS

CENTRO DE ESTUDOS DE MÚSICA SACRA E LITURGIA DA ARQUIDIOCESE DE CAMPINAS CENTRO DE ESTUDOS DE MÚSICA SACRA E LITURGIA DA ARQUIDIOCESE DE CAMPINAS INSCRIÇÕES PARA 2015 CAMPINAS / SP Apresentação, histórico e objetivo No ano de 2007, procurando atender à necessidade de formação

Leia mais

CALENDÁRIO MENSAL DAS ATIVIDADES PASTORAIS

CALENDÁRIO MENSAL DAS ATIVIDADES PASTORAIS Abreviações utilizadas: P Paróquia. RP Região Pastoral A Arquidiocese. N Nacional CALENDÁRIO MENSAL DAS ATIVIDADES PASTORAIS FEVEREIRO 01 Dm P Catequese Formação para novos catequistas Auditório 01 Dm

Leia mais

Após as festas do Natal, em que celebramos o mistério da infância de Jesus, a liturgia nos introduz no mistério da sua vida pública.

Após as festas do Natal, em que celebramos o mistério da infância de Jesus, a liturgia nos introduz no mistério da sua vida pública. Após as festas do Natal, em que celebramos o mistério da infância de Jesus, a liturgia nos introduz no mistério da sua vida pública. No BATISMO DE JESUS, no Rio Jordão, revela-se o Filho amado de Deus,

Leia mais

CALENDÁRIO DIOCESANO 2011-2012

CALENDÁRIO DIOCESANO 2011-2012 CALENDÁRIO DIOCESANO 2011-2012 SETEMBRO 17 - Abertura Solene das Aulas da Escola Diocesana de Música Sacra 22 - Aniversário Natalício do Senhor Bispo 24 - Reunião do Conselho Diocesano do SDPJ 28-29 -

Leia mais

CALENDÁRIO PAROQUIAL DAS ATIVIDADES 2015. Aviso nas celebrações do Início das Inscrições da Catequese de Primeira Eucaristia

CALENDÁRIO PAROQUIAL DAS ATIVIDADES 2015. Aviso nas celebrações do Início das Inscrições da Catequese de Primeira Eucaristia CALENDÁRIO PAROQUIAL DAS ATIVIDADES 2015 JANEIRO/ 2015 Aviso nas celebrações do Início das Inscrições da Catequese de Primeira Eucaristia Dia 01 quinta-feira Solenidade de Maria, Santa Mãe de Deus Dia

Leia mais

SETEMBRO Visita do governador do Estado - Ceará

SETEMBRO Visita do governador do Estado - Ceará SETEMBRO Visita do governador do Estado - Ceará No dia 04, ocorreu na Casa Cardeal Guarino, em Madalena um evento do governo do Estado do Ceará, o qual consistiu na entrega de uma cisterna de nº 500 mil,

Leia mais

Estudo Sobre A Ceia Do Senhor: Livre Ou Restrita?

Estudo Sobre A Ceia Do Senhor: Livre Ou Restrita? Estudo Sobre A Ceia Do Senhor: Livre Ou Restrita? Pr. Pedro Almeida 1. Textos: 1- Mt. 26:26-29 2- Mc. 14:22-26 3- Lc. 22:14-20 4- At. 2:42 5- At. 20:7 6-1Co. 10:1-4 7-1Co. 10:15-22 8-1Co. 11:17-34 2. Introdução:

Leia mais

ESTUDO DO MEIO ÀS CIDADES HISTÓRICAS DE MINAS GERAIS

ESTUDO DO MEIO ÀS CIDADES HISTÓRICAS DE MINAS GERAIS ESTUDO DO MEIO ÀS CIDADES HISTÓRICAS DE MINAS GERAIS O Estudo do Meio nas cidades históricas de Minas Gerais oferece condições privilegiadas de aprofundamento do estudo do Período Colonial Brasileiro,

Leia mais

IGREJA EPISCOPAL ANGLICANA DO BRASIL

IGREJA EPISCOPAL ANGLICANA DO BRASIL SEGUE ABAIXO QUADRO COMPARATIVO ENTRE ESTATUTO ANTIGO E ESTATUTO NOVO DA PAULO ESTATUTO ANTIGO 2009 Conforme Assembleia Geral Extraordinária 16/05/2008 ARTIGO 1- NOME E NATUREZA DA IGREJA A Igreja Anglicana

Leia mais

A transmissão da fé na Família. Reunião de Pais. Família

A transmissão da fé na Família. Reunião de Pais. Família A transmissão da fé na Família Reunião de Pais Família Plano Pastoral Arquidiocesano Um triénio dedicado à Família Passar de uma pastoral sobre a Família para uma pastoral para a Família e com a Família

Leia mais

Fevereiro Domingo - Missa 19h00 - Capela CND

Fevereiro Domingo - Missa 19h00 - Capela CND CALENDÁRIO PASTORAL 2013 COLÉGIO NOTRE DAME DE CAMPINAS "ANO DA FÉ Jornada Mundial da Juventude 03/fev 06/fev 10/fev 13/fev 15/fev 16/fev 17/fev 18/fev 19/fev 20/fev 24/fev 25/fev 27/fev 03/mar 04/mar

Leia mais

INFORMATIVO Nº 1 Explicação. No próximo ano acontecerá na cidade do Rio de Janeiro o maior evento que reúne a juventude a nível mundial, que é a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Este evento reúne milhões

Leia mais

Cartão de aspirante a líder de Aventureiros

Cartão de aspirante a líder de Aventureiros Orientações Gerais 1. CANDIDATO: O Candidato a Líder poderá iniciar os requisitos da Classe após receber uma recomendação escrita da comissão da sua igreja. 2. PROVA: Todo candidato a Líder deverá fazer

Leia mais

Tema: Juventude Missionária: a identidade do Verbo Divino Lema: : Como o Pai me enviou também eu vos envio (Jo 20, 21)

Tema: Juventude Missionária: a identidade do Verbo Divino Lema: : Como o Pai me enviou também eu vos envio (Jo 20, 21) Edital Tema: Juventude Missionária: a identidade do Verbo Divino Lema: : Como o Pai me enviou também eu vos envio (Jo 20, 21) A gincana paroquial da juventude verbita é um evento católico com o intuito

Leia mais

CALENDARIO DE ATIVIDADES PAROQUIAIS SAGRADA FAMÍLIA - 2012

CALENDARIO DE ATIVIDADES PAROQUIAIS SAGRADA FAMÍLIA - 2012 FEVEREIRO 03 Missa do Apostolado da Oração 15h e Adoração das 16h às 18:45 04 Reunião com os Catequistas 14:30 horas 04 Curso de Batismo 19h às 21:30 horas 04 Noite do Cachorro Quente resp. Grupo de Jovens

Leia mais

Eventos da Rede SF. Evento. Local. Aniversário Escola SF-Santa Fé. Missa no Santuário de Fátima Festa de Corpus Christi

Eventos da Rede SF. Evento. Local. Aniversário Escola SF-Santa Fé. Missa no Santuário de Fátima Festa de Corpus Christi Eventos da SF Evento Dia Hora Local Instituto SFSanta Família Aniversário Instituto SFSanta Família 01/3 Aniversário SFSanta Fé 24/3 10 a 18/5 e 16h Santuário Nossa Senhora de Fátima Homenagem às Mães

Leia mais

CONSTITUIÇÃO DA IGREJA EPISCOPAL ANGLICANA DO BRASIL CERTIFICADO

CONSTITUIÇÃO DA IGREJA EPISCOPAL ANGLICANA DO BRASIL CERTIFICADO CONSTITUIÇÃO DA IGREJA EPISCOPAL ANGLICANA DO BRASIL CERTIFICADO Certificamos que o presente texto é a nova Constituição da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil aprovado na 26ª Reunião do Sínodo da Igreja

Leia mais

Manual de Formaturas

Manual de Formaturas Manual de Formaturas Rede Romano de Educação Manual de Formatura A conclusão do curso certamente é a celebração de uma grande conquista para o estudante e sua família. A cerimônia de Formatura é um dos

Leia mais

Vivendo a Liturgia - ano A / outubro 2011

Vivendo a Liturgia - ano A / outubro 2011 Vivendo a Liturgia - ano A / outubro 2011 27ºDOMINGO DO TEMPO COMUM (02/10/11) Parábola dos Vinhateiros Poderia ser feito um mural específico para esta celebração com uma das frases: Construir a Igreja

Leia mais

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA A IMPORTÂNCIA DAS OBRAS DE FÉ William Soto Santiago Cayey Porto Rico 16 de Março de 2011 Reverendo William Soto Santiago, Ph. D. CENTRO DE DIVULGAÇÃO DO EVANGELHO DO REINO http://www.cder.com.br E-mail:

Leia mais

Novos sentinelas do amanhã

Novos sentinelas do amanhã Plano Anual e Orçamento 2014 Novos sentinelas do amanhã Correlhã Correlhã, 5 de dezembro de 2014 Introdução A 1 de janeiro de 2014, data de entrada em vigor deste Plano Anual e Orçamento, terão passado

Leia mais

Lembrança da Primeira Comunhão

Lembrança da Primeira Comunhão Lembrança da Primeira Comunhão Jesus, dai-nos sempre deste pão Meu nome:... Catequista:... Recebi a Primeira Comunhão em:... de... de... Local:... Pelas mãos do padre... 1 Lembrança da Primeira Comunhão

Leia mais

ATO CONVOCATÓRIO 001 2013. OBJETO: Credenciamento de Consultores

ATO CONVOCATÓRIO 001 2013. OBJETO: Credenciamento de Consultores ATO CONVOCATÓRIO 001 2013 OBJETO: Credenciamento de Consultores O INSTITUTO QUALIDADE MINAS, pessoa jurídica de Direito privado sem fins lucrativos, qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO (ênfase em Finanças)

PROCESSO SELETIVO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO (ênfase em Finanças) PROCESSO SELETIVO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO (ênfase em Finanças) - PERÍODO LETIVO 1º SEMESTRE DE 2016 - E D I T A L O, mantido pela Fundação Escola

Leia mais

Vivendo a Liturgia Ano A

Vivendo a Liturgia Ano A Vivendo a Liturgia Junho/2011 Vivendo a Liturgia Ano A SOLENIDADE DA ASCENSÃO DO SENHOR (05/06/11) A cor litúrgica continua sendo a branca. Pode-se preparar um mural com uma das frases: Ide a anunciai

Leia mais

REGULAMENTO III ACAMPAMENTO DO SETOR JUVENTUDE

REGULAMENTO III ACAMPAMENTO DO SETOR JUVENTUDE REGULAMENTO III ACAMPAMENTO DO SETOR JUVENTUDE 1. APRESENTAÇÃO O Setor Juventude da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, de Concórdia SC tem o prazer de convidar a você jovem para participar do III Acampamento

Leia mais

Assim também a fé, se não tiver obras, é morta em si mesma. Tiago 2 17

Assim também a fé, se não tiver obras, é morta em si mesma. Tiago 2 17 Assim também a fé, se não tiver obras, é morta em si mesma. Tiago 2 17 O Mackenzie Voluntário é um projeto social, onde todos da comunidade mackenzista se organizam em equipes de voluntários, empreendem

Leia mais

CALENDÁRIO 2015 - Eventos Arquidiocesanos JANEIRO

CALENDÁRIO 2015 - Eventos Arquidiocesanos JANEIRO CALENDÁRIO 2015 - Eventos Arquidiocesanos JANEIRO 01 - SOLENIDADE DO SENHOR BOM JESUS DE CUIABÁ, PADROEIRO DA ARQUIDIOCESE. 16-1 Vigília Preparação MicareCristo e Vinde e Vede, Setor Juventude, Paróquia

Leia mais

Coleta para Lugares Santos da Terra Santa - 2009

Coleta para Lugares Santos da Terra Santa - 2009 Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida Forania Cristo, Luz dos Povos Paróquia Cristo, Luz dos Povos Paróquia Jesus Missionário Paróquia Nossa Senhora da Piedade (Indústrias) Paróquia Santa Maria, Mãe

Leia mais

Mestrado Profissional em Administração Centro Universitário Álvares Penteado

Mestrado Profissional em Administração Centro Universitário Álvares Penteado PROCESSO SELETIVO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO (ênfase em Finanças) - PERÍODO LETIVO 2º SEMESTRE DE 2015 - E D I T A L O Centro Universitário FECAP, mantido

Leia mais

Marketing Político: planejamento estratégico e gerenciamento de campanha

Marketing Político: planejamento estratégico e gerenciamento de campanha Marketing Político: planejamento estratégico e gerenciamento de campanha objetivos Apresentar uma contextualização histórica sobre política e marketing, relações entre povo e poder, bem como a compreensão

Leia mais

TUDO COMEÇOU... Após alguns meses...

TUDO COMEÇOU... Após alguns meses... TUDO COMEÇOU... Muitas pessoas participaram pra que a igreja São José Operário existisse, no início a irmã Catarina saiu de casa em casa convidando os moradores do bairro pra participar de um culto dominical,

Leia mais

Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente

Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 001/2014 SELEÇÃO DE ENTIDADE DA SOCIEDADE CIVIL PARA INTEGRAR O CONSELHO MUNICIPAL DO DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Leia mais

Comunidade D Descobrir (Discípulos) (Novembro/Dezembro) I Integrar (Comunidade) (Janeiro/Fevereiro/Março) P Proclamar (Evangelho) (Abril/Maio/Junho)

Comunidade D Descobrir (Discípulos) (Novembro/Dezembro) I Integrar (Comunidade) (Janeiro/Fevereiro/Março) P Proclamar (Evangelho) (Abril/Maio/Junho) Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil Diocese de Coimbra Ano Pastoral 2013-2014 Vós sois o corpo de Cristo e cada um, pela sua parte, é um membro (1 Cor 12,27) Enquadramento - Comunidade DIP É chegado

Leia mais

Manual do Google agenda. criação e compartilhamento de agendas

Manual do Google agenda. criação e compartilhamento de agendas Manual do Google agenda criação e compartilhamento de agendas 1 O que é o Google Agenda? Google Agenda é um serviço de agenda on line gratuito do Google, onde você pode anotar compromissos e tarefas, organizando

Leia mais

Selecionando e Desenvolvendo Líderes

Selecionando e Desenvolvendo Líderes DISCIPULADO PARTE III Pr. Mano Selecionando e Desenvolvendo Líderes A seleção de líderes é essencial. Uma boa seleção de pessoas para a organização da célula matriz facilitará em 60% o processo de implantação

Leia mais

SOU NOVO AQUI! COMO FAÇO PARTE DE UM PEQUENO GRUPO? CONTRIBUIÇÃO NOSSA PROGRAMAÇÃO ROGRAM

SOU NOVO AQUI! COMO FAÇO PARTE DE UM PEQUENO GRUPO? CONTRIBUIÇÃO NOSSA PROGRAMAÇÃO ROGRAM A Igreja Batista Central de Fortaleza é uma comunidade comprometida em amar a Deus, amar uns aos outros e proclamar Jesus. Vivemos relacionamentos em pequenos grupos, de casa em casa, e também nos grandes

Leia mais

ANIMAÇÃO BÍBLICO-CATEQUÉTICA DIOCESANA Pré-Catequese, Eucaristia, Perseverança, Crisma, Adultos, Diversidade

ANIMAÇÃO BÍBLICO-CATEQUÉTICA DIOCESANA Pré-Catequese, Eucaristia, Perseverança, Crisma, Adultos, Diversidade ANIMAÇÃO BÍBLICO-CATEQUÉTICA DIOCESANA Pré-Catequese, Eucaristia, Perseverança, Crisma, Adultos, Diversidade GUIA PARA A INSCRIÇÃO NA CATEQUESE E CRISMA Equipe do Projeto Alicerce [2011] Justificativa:

Leia mais

Repasse da 76a. Assembléia da CNBB Sul I Aparecida de 10 a 12/06/2013

Repasse da 76a. Assembléia da CNBB Sul I Aparecida de 10 a 12/06/2013 Repasse da 76a. Assembléia da CNBB Sul I Aparecida de 10 a 12/06/2013 1. Finalidade do Ano da Fé; 2. O que é a Fé; 3. A transmissão da Fé enquanto professada, celebrada, vivida e rezada; 4. O conteúdo

Leia mais

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Conselho Federativo Nacional

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Conselho Federativo Nacional Ofício-Circular CFN-FEB nº 17/2014 Brasília, 2 de setembro de 2014. (Circular encaminhada às Entidades Federativas que integram o CFN da FEB) Prezados confrades: Pelo presente, estamos convidando os estimados

Leia mais

PARÓQUIA DE SANTA CRISTINA DA MEADELA Plano de Atividades Paroquiais e Diocesanas para o ano de 2014/2015

PARÓQUIA DE SANTA CRISTINA DA MEADELA Plano de Atividades Paroquiais e Diocesanas para o ano de 2014/2015 PARÓQUIA DE SANTA CRISTINA DA MEADELA Plano de Atividades Paroquiais e Diocesanas para o ano de 01/01 CALENDÁRIO GERAL: Catequese Apostolado Oração Coro MEV Conferência Vicentina Legião Maria Misto Legião

Leia mais

Dia a dia. com o Evangelho 2016. Texto e comentário Ano C São Lucas

Dia a dia. com o Evangelho 2016. Texto e comentário Ano C São Lucas 7 8 9 Dia a dia 10 com o Evangelho 2016 11 12 Texto e comentário Ano C São Lucas 13 14 15 16 17 18 19 20 21 Direção editorial: Claudiano Avelino dos Santos Assistente editorial: Jacqueline Mendes Fontes

Leia mais

Ata da reunião da Comunidade Central Outubro (07/10/2014)

Ata da reunião da Comunidade Central Outubro (07/10/2014) Ata da reunião da Comunidade Central Outubro (07/10/2014) No dia 07 de outubro de 2014, às 19h30, foi realizada na Catedral Metropolitana de Florianópolis a sétima reunião da Comunidade Central do Movimento

Leia mais

Passe Jovem no SVE KIT INFORMATIVO PARTE 2 PASSE JOVEM NO SVE. Programa Juventude em Acção

Passe Jovem no SVE KIT INFORMATIVO PARTE 2 PASSE JOVEM NO SVE. Programa Juventude em Acção PASSE JOVEM NO SVE Programa Juventude em Acção KIT INFORMATIVO Parte 2 Maio de 2011 1. O SVE como experiência de aprendizagem Ser um voluntário do SVE é uma valiosa experiência pessoal, social e cultural,

Leia mais

A FACULDADE. Faculdade Santíssimo Sacramento

A FACULDADE. Faculdade Santíssimo Sacramento A FACULDADE Missão Produzir conhecimento em todas as suas formas e torná-lo acessível à sociedade, contribuindo para o desenvolvimento integrado da região. Visão A Faculdade Santíssimo Sacramento (FSSS)

Leia mais

Fundap. Programa de Estágio. Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio. Plano de Estágio

Fundap. Programa de Estágio. Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio. Plano de Estágio Fundap Fundação do Desenvolvimento Administrativo Programa de Estágio Programa de Estágio Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio Plano de Estágio Julho de 2008 SABE - Sistema

Leia mais

ENCONTRO VOCACIONAL FRANCA 2015

ENCONTRO VOCACIONAL FRANCA 2015 1/8 Centro Neocatecumenal - Franca ENCONTRO VOCACIONAL FRANCA 2015 Caros Irmãos,. Estamos muito contentes com a oportunidade de acolhê-los pela primeira vez para um encontro de jovens em nossa Diocese.

Leia mais

Estudo do Meio nas cidades históricas de Minas Gerais

Estudo do Meio nas cidades históricas de Minas Gerais Estudo do Meio nas cidades históricas de Minas Gerais O Estudo do Meio nas cidades históricas de Minas Gerais oferece condições privilegiadas de aprofundamento do estudo do período colonial brasileiro,

Leia mais

BELO HORIZONTE, 17 A 23 DE JUNHO DE 2010 Nº 552 MENSAGEM DO INSPETOR

BELO HORIZONTE, 17 A 23 DE JUNHO DE 2010 Nº 552 MENSAGEM DO INSPETOR BELO HORIZONTE, 17 A 23 DE JUNHO DE 2010 Nº 552 MENSAGEM DO INSPETOR Caros irmãos, A programação da vinda do Reitor-mor à ISJB, em seus grandes momentos, já está pronta e por ele aprovada. Faltam alguns

Leia mais

Plano Nova Sede 2007 UM ANO MUITO IMPORTANTE

Plano Nova Sede 2007 UM ANO MUITO IMPORTANTE Plano Nova Sede Recentemente a Igreja Anglicana, motivada pela necessidade de espaço, pediu ao Grupo a devolução da sede utilizada pelos Carajás. Somos muito gratos à Igreja pelos vários anos de apoio.

Leia mais

EDITAL Nº 072/2014. 1.2. O cronograma letivo será desenvolvido, conforme a seguir:

EDITAL Nº 072/2014. 1.2. O cronograma letivo será desenvolvido, conforme a seguir: 1 EDITAL Nº 072/2014 PROCESSO DE SELEÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA (MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA), DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA

Leia mais

MANUAL DO CANDIDATO. Prezado Candidato,

MANUAL DO CANDIDATO. Prezado Candidato, Prezado Candidato, MANUAL DO CANDIDATO O objetivo deste manual é orientar e aperfeiçoar o processo de sua participação no Vestibular Belas Artes 2015/2. Aqui você vai encontrar informações básicas e ressaltamos

Leia mais