bem salário de companhia através do através da Home page do Ministério da

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "bem salário de companhia através do através da Home page do Ministério da"

Transcrição

1 bem salário de companhia através do Método uso da Home de Declaração Page do Definitiva Ministério de da Imposto Receita Nacional. de renda para assalariados, através da Home page do Ministério da Receita Nacional. Português Para a Declaração Definitiva de Imposto de Renda do ano 2006 e anos anteriores

2 Declaração de Imposto de Renda Para fazer a declaração de imposto de renda, providencie os seguintes documentos: Comprovante do imposto de renda retido na fonte (Gensen) Cópias frente e verso do certificado de registro de estrangeiro (gaikokujin touroku) Documentos que comprovem os dependentes Caso tenha dependentes que residam no Japão:() Cópia do Certificado de Registro de Estrangeiro dos dependentes. () Caso tenha dependentes que não residam no Japão: () (1) Certidão de Nascimento (2) Certidão de Casamento (3) Comprovantes de remessas bancárias aos dependentes (4) Tradução para o japonês das certidões (1) e (2) (1),(2) NOTA. Uma pessoa não poderá ser dependente de duas pessoas. Certifique se os demais membros da família, não declararam os mesmos dependentes. () Cópia da capa da caderneta do banco ou correio Inkan(carimbo pessoal) Dedução do Seguro social Pessoas cadastradas no sistema de seguro Nacional de saúde (Kokumin Kenkoh Hoken) e pessoas que pagam a pensão nacional (Kokumin Nenkin), providenciar os comprovantes de pagamento. () Dedução de despesas médicas As pessoas que tiveram despesas médicas superior a yenes, trazer todos os recibos de despesas médicas. Para aqueles que tem baixa renda, é possível deduzir as despesas médicas, mesmo sendo abaixo de yenes.

3 Atenção Este manual explica como preparar a declaração definitiva de imposto de renda, para os brasileiros que vieram trabalhar em empresas japonesas. Esse método de preparação da declaração definitiva de imposto de renda, aplica-se somente às pessoas que recebem salários de empresas (assalariados). Existem vários tipos de deduções que podem ser feitas, mas nesse caso aplica-se somente nos seguintes casos: Caso tenha dependentes ainda não declarados Caso esteja pagando o seguro nacional de Caso enquadre em algum dos ítens saúde (kokumin kenkou hoken) Caso esteja pagando a Pensão nacional (kokumin nenkin) Caso esteja pagando despesas médicas altas Favor tomar cuidado, pois esse método de declaração definitiva de imposto de renda, não é aplicável para quem administra o próprio negócio (autônomo), assalariados que possuem outras fontes de renda, pessoas que financiaram a casa própria, etc. Pessoas autônomas Pessoas que queiram dedução especial por empréstimo na compra da casa própria.

4 Tela Acesse a Home Page do Ministério da Receita Nacional. Clique em ou Caso queira preparar a Declaração Definitiva de Imposto de Renda deste ano, Clique aqui. Caso queira fazer a declaração definitiva de imposto de renda dos anos anteriores (retroativos) Clique aqui. Vá para página 12. Vá para página 13. Clique aqui. Clique aqui. Selecione a última opção () e clique.

5 Tela Preencha a sua data de nascimento. Por exemplo Clique em Preencha estes valores. (use os valores reais) Caso mudou de emprego e tiver outros comprovantes de imposto retido na fonte (gensen) a declarar, clique em Preencher os valores da mesma forma acima. Certificar-se que o ano dos Comprovantes de Imposto de Renda Retido na Fonte são todos do mesmo ano. Após preencher os valores de todos os Comprovantes de Imposto de Renda Retido na Fonte, clique em, mova a tela para baixo e confirme o valor preenchido. Após confirmar, clique em

6 Tela Clique aqui e mova a tela para baixo. Pessoas que tiverem um valor preenchido aqui, ou pessoas que estiverem Caso não tenham, não pagando a taxa do Seguro Nacional de Saúde ou Pensão Nacional devem clicar aqui (6). clique aqui. Clique aqui. Pessoas que tem essa lacuna preenchida, selecionar a segunda opção de baixo para cima e transcrever o valor na lacuna em branco. Caso tenha informado a empresa sobre valor do pagamento do seguro nacional de saúde (kokumin kenkoh hoken) e pensão nacional (kokumin nenkin), e a empresa já incluiu na declaração, não é necessário preencher nada na operação seguinte.

7 Tela Caso esteja pagando o seguro nacional de saúde (kokumin kenkoh hoken), selecione a terceira opção de cima para baixo. Caso não tenha pago, não faça nada. Preencher a lacuna em branco, o valor total da taxa de Seguro Nacional de saúde (kokumin kenkoh hoken), pago por um ano (de janeiro à dezembro). Caso esteja pagando a Pensão Nacional, selecione a sexta opção de cima para baixo Caso não tenha pago, não faça nada. e preencha na lacuna em branco o valor da Pensão Nacional pago por um ano no ano passado. Após fazer o preenchimento, clique em Caso tenha pago despesas médicas altas, clique aqui (18) Caso não tenha pago, não faça nada.

8 Tela Preencher o valor total das despesas médicas pagas de janeiro à dezembro Preencher aqui, caso tenha um valor coberto pelo seguro. Após fazer o preenchimento, clique em Caso tenha esposa ou marido como dependente, clique aqui (12) Caso a esposa ou marido possua renda, dependendo deste valor não se pode fazer a dedução. Preencher a data de nascimento da esposa ou marido tido como dependente. O método de preenchimento é o mesmo que o método em que no início foi feito o preenchimento da sua data de nascimento. Clique aqui e mova a tela para baixo. Clique aqui.

9 Tela Caso tenha como dependente outros familiares além da esposa ou marido, clique aqui (14) Filho(a) Pai, Pai da esposa(o) Mãe, Mãe da esposa(o) Avô Avó Neto(a) Preencher a data de nascimento dos dependentes, um de cada vez. Como a esposa ou marido já foram preenchidos, não preenchê-los aqui. O médoto de preenchimento da data de nascimento é o mesmo em que foi feito o preenchimento da sua data de nascimento. Caso possua 5 dependentes ou mais, após prencher a data de nascimento do quarto dependente, clique em para fazer o preenchimento da data de nascimento do quinto dependente em diante. Após fazer o preenchimento, clique em

10 Tela Clique em O valor a ser restituído é mostrado. Clique em OK. Vá para página 12. Vá para página 13. Clique em Clique em e mova a tela para baixo. Clique em

11 Tela Clique aqui. Clique em Clique em É necessário que o Acrobat Reader já esteja pré-installado. É mostrada a Declaração Definitiva de Imposto de Renda a ser impressa. Clique em para imprimir.

12 Tela Ao clicar OK, será imprimido um total de 7 folhas da declaração definitiva de imposto de renda. Entre elas, 3 folhas são comprovantes para você guardar. Não as entregue à secretaria de receita nacional. Favor entregar somente as demais 4 folhas. Favor não entregar estas 3 folhas.

13 Ítens a Serem Preenchidos na Declaração Definitiva de Imposto de Renda Carimbo Endereço atual Sobrenome e Nome Endereço atual Sobrenome e Nome Nome da esposa(o) dependente Preencher o número da conta bancária para restituição de impostos. Por regra, deverá ser a conta do próprio declarante. Nome dos familiares dependentes. Não escrever o nome da esposa(o) dependente

14 Caso queira fazer a declaração definitiva de imposto de renda dos anos retroativos (Declaração do ano 2005) Tela Clique em Clique em Preencha a sua data de nascimento. Clique aqui. Selecione a última opção () e clique. Após preencher a data de nascimento, clique em Vá para página 3. Clique em Clique em É necessário que o Acrobat Reader já esteja pré-installado. Vá para página 9.

15 Caso queira fazer a declaração definitiva de imposto de renda dos anos retroativos (Declaração do ano 2004) Tela Clique em Clique em Preencha a sua data de nascimento. Clique aqui. Selecione a última opção () e clique. Após preencher a data de nascimento, clique em Vá para página 3. Clique em Clique em É necessário que o Acrobat Reader já esteja pré-installado. Vá para página 9. Não será possível fazer a declaração definitiva de imposto de renda dos anos retroativos, anterior ao ano descriminado acima, através da home page do Minsitério da Receita Nacional. Os termos tela e Acrobat Reader são citações do Internet Explorer (Microsoft Corporation) e Adobe Systems Incorporated, respectivamente.

16 Endereço de Entrega da Declaração Definitiva de Imposto de Renda e Documentos Anexos Declaração de imposto de renda Anexar documentos Colocar num envelope Local de entrega da declaração definitiva de imposto de renda e documentos em anexos. Favor entregar a declaração de imposto na secretaria da receita nacional de sua jurisdição (A seguir, a lista de endereços para a entrega).

17 17. Localização dos Postos da Secretaria da Receita e áreas de sua jurisdição Para entrega dos documentos fora do horário de expediente ou nos finais de semana e feriados, utilize a caixa de recebimento postal específica para esta finalidade. Gifu-ken shi, Kamo-gun Shizuoka-ken 10-88, Ote-machi, Aoi-ku,Shizuoka-shi 1-5-1,Shimizu-ku,Ejiri-higashi, Shizuoka-shi Shizuoka-shi, Aoi-ku, Suruga-ku Shizuoka-shi, Shimizu-ku, Ihara-gun Parte da Hamamatsu-shi, Kosai-shi,Hamana-gun Hamamatsu-shi(Kyu- Hamamatus-shi Tobu)(Kyu- Hamakita-shi) Mishima-shi, Izu-shi, Izunokuni-shi, Tagata-gun Shimada-shi, Makinohara-shi, Haibara-gun Iwata-shi, Fukuroi-shi, Hamamatsu-shi (Kyu-Tenryu-shi, Kyu-Haruno-cho, Kyu- Sakuma-cho, Misakubo-cho, Toyooka-mura, Tatsuyama-mura), Shuchi-gun Kakegawa-shi, Omaezaki-shi, Kikukawa-shi

18 Nagoya-shi Nishi-ku, Kiyosu-shi, Kitanagoya-shi, Nishikasugai-gun Aichi-ken (Com exceção da Nagoya-shi) Hoi-gun Tsushima-shi, Aisai-shi, Yatomi-shi, Ama-gun

19 Mie-ken 059(352)3141 Watarai-gun Shima-shi, Taki-gun Iga-shi 059(382)0351 Iga-shi, Nabari-shi

Método da Declaração Definitiva do Imposto de renda para assalariados, através do site do Ministério da Receita Nacional.

Método da Declaração Definitiva do Imposto de renda para assalariados, através do site do Ministério da Receita Nacional. 0 6 Método da Declaração Definitiva do Imposto de renda para assalariados, através do site do Ministério da Receita Nacional. Português Poderá fazer a Declaração Definitiva do Imposto de Renda entre 0

Leia mais

CONFIRMAÇÃO REFERENTE À CATEDORIA DE PERMANÊNCIA/RESIDÊNCIA

CONFIRMAÇÃO REFERENTE À CATEDORIA DE PERMANÊNCIA/RESIDÊNCIA Formulário 1 SOBRENOME E NOME ENDEREÇO OU DOMICÍLIO ATUAL NÚMERO DE TELEFONE NACIONALIDADE NÚMERO DO CERTIFICADO DO REGISTRO DE ESTRANGEIRO CONFIRMAÇÃO REFERENTE À CATEDORIA DE PERMANÊNCIA/RESIDÊNCIA (CATEGORIA

Leia mais

2 0 1 4 bem salário de companhia através do. através do site do Ministério da Receita Nacional. Português

2 0 1 4 bem salário de companhia através do. através do site do Ministério da Receita Nacional. Português 2 0 1 4 bem salário de companhia através do Método uso da Home da Declaração Page do Definitiva Ministério do da Imposto Receita Nacional. de renda para assalariados, através do site do Ministério da Receita

Leia mais

1 Comprovante de imposto de renda retido na fonte (gensen)

1 Comprovante de imposto de renda retido na fonte (gensen) 1 Comprovante de imposto de renda retido na fonte (gensen) * Se possuir 2 ou mais folhas do comprovante de imposto de renda retido na fonte (gensen), certifique se os comprovantes são do mesmo ano. Colar

Leia mais

bem salário de companhia através do através da site do Ministério da Receita Nacional.

bem salário de companhia através do através da site do Ministério da Receita Nacional. 0 bem salário de companhia através do Método uso da Home da Declaração Page do Definitiva Ministério do da Imposto Receita Nacional. de renda para assalariados, através da site do Ministério da Receita

Leia mais

Comprovante de imposto de renda retido na fonte (gensen)

Comprovante de imposto de renda retido na fonte (gensen) Comprovante de imposto de renda retido na fonte (gensen) Se possuir 2 ou mais folhas do comprovante de imposto de renda retido na fonte (gensen), certifique se os comprovantes são do mesmo ano. Colar os

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA GERAÇÃO E TRANSMISSÃO DA DIRF 2014 A DIRF2014 DEVERÁ SER GERADA NO SISTEMA DA FOLHA2015.

INSTRUÇÕES PARA GERAÇÃO E TRANSMISSÃO DA DIRF 2014 A DIRF2014 DEVERÁ SER GERADA NO SISTEMA DA FOLHA2015. Porto Feliz- 19 de Janeiro de 2015. INSTRUÇÕES PARA GERAÇÃO E TRANSMISSÃO DA DIRF 2014 A DIRF2014 DEVERÁ SER GERADA NO SISTEMA DA FOLHA2015. PARA FAZER A GERAÇÃO DA DIRF 2014 O SISTEMA DA FOLHA2015 DEVERÁ

Leia mais

SERÁ QUE PRECISO FAZER A DECLARAÇÃO? Letra D. Letra B

SERÁ QUE PRECISO FAZER A DECLARAÇÃO? Letra D. Letra B A declaração do imposto de renda começa : 16 de fevereiro até 15 de março. Para fazer o cálculo do Imposto Municipal e Provincial é necessário declarar a renda do ano 29 ( 2017 ). Maiores Informações SETOR

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA GERAÇÃO E TRANSMISSÃO DA DIRF 2017

INSTRUÇÕES PARA GERAÇÃO E TRANSMISSÃO DA DIRF 2017 Porto Feliz- 01 de Fevereiro de 2017. INSTRUÇÕES PARA GERAÇÃO E TRANSMISSÃO DA DIRF 2017 A DIRF DEVERÁ SER GERADA NO SISTEMA DA FOLHA2017. PARA FAZER A GERAÇÃO DA DIRF 2017, O SISTEMA DA FOLHA2017 DE PAGAMENTO

Leia mais

Tutorial CENSO FUNCIONAL

Tutorial CENSO FUNCIONAL Tutorial CENSO FUNCIONAL 1) Abrir o CENSO FUNCIONAL no navegador padrão de internet da Empresa - Mozilla Firefox. Você ainda não tem o navegador Mozilla Firefox no seu computador? Acesse o portal de software:

Leia mais

Geração de DIRF. Introdução. Neste processo serão passadas todas as instruções de como gerar a DIRF.

Geração de DIRF. Introdução. Neste processo serão passadas todas as instruções de como gerar a DIRF. Geração de DIRF Introdução Neste processo serão passadas todas as instruções de como gerar a DIRF. A DIRF (Declaração do Imposto Renda Retido na Fonte) é a declaração feita pela fonte pagadora, destinada

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA EDITAL Nº 042, DE 17 JUNHO DE 2009

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA EDITAL Nº 042, DE 17 JUNHO DE 2009 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA EDITAL Nº 042, DE 17 JUNHO DE 2009 PROGRAMA ESPECIAL DE GRADUAÇÃO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL O Diretor do Departamento

Leia mais

SERÁ QUE PRECISO FAZER A DECLARAÇÃO? Letra D. Letra B

SERÁ QUE PRECISO FAZER A DECLARAÇÃO? Letra D. Letra B A declaração do imposto de renda começa : 16 de fevereiro até 15 de março. Para fazer o cálculo do Imposto Municipal e Provincial é necessário declarar a renda do ano 28 ( ). Maiores Informações Setor

Leia mais

1 Comprovante de imposto de renda retido na fonte (gensen) ( 源泉徴収票 )

1 Comprovante de imposto de renda retido na fonte (gensen) ( 源泉徴収票 ) 1 Comprovante de imposto de renda retido na fonte (gensen) ( 源泉徴収票 ) * Se possuir 2 ou mais folhas do comprovante de imposto de renda retido na fonte (gensen), certifique se os comprovantes são do mesmo

Leia mais

Que tal fazer uma doação, em vez de pagar imposto de renda ao governo?

Que tal fazer uma doação, em vez de pagar imposto de renda ao governo? Que tal fazer uma doação, em vez de pagar imposto de renda ao governo? Se você costuma se revoltar com o tamanho da mordida do Leão todo mês de abril, aqui está uma boa notícia: Doe para a ADRA IMPORTANTE!!!

Leia mais

Procedimentos para Agendamento da Polícia Federal Montes Claros. Tutorial

Procedimentos para Agendamento da Polícia Federal Montes Claros. Tutorial Procedimentos para Agendamento da Polícia Federal Montes Claros Tutorial ATENÇÃO! Para obter o registro acadêmico na UFMG é necessário que todos os estudantes internacionais providenciem, obrigatoriamente,

Leia mais

Como alterar sua apólice do Protector Bikes. Meu Protector

Como alterar sua apólice do Protector Bikes. Meu Protector Como alterar sua apólice do Protector Bikes Meu Protector Faça login no Meu Protector. Selecionar uma apólice ativa para fazer a alteração. Selecionar no canto superior direito a opção ALTERAR APÓLICE.

Leia mais

EDITAL N.º 04/2011 PROGRAMAS DE INGRESSO PROGRAD PROGRAMA DE ISENÇÃO ou REDUÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO DO CONCURSO VESTIBULAR

EDITAL N.º 04/2011 PROGRAMAS DE INGRESSO PROGRAD PROGRAMA DE ISENÇÃO ou REDUÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO DO CONCURSO VESTIBULAR EDITAL N.º 04/2011 PROGRAMAS DE INGRESSO PROGRAD O Pró-Reitor de Graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora PROGRAD/UFJF, torna público que, no período de 05 a 11 de maio de 2011, serão recebidos

Leia mais

25 de janeiro de 2018

25 de janeiro de 2018 25 de janeiro de 2018 CALENDÁRIO DE CONSULTAS GRATUÍTAS DO MÊS DE FEVEREIRO Conteúdo Dia da Consulta Horário Local Telefone 13:30~16:30 Leis 20 de fevereiro (reserva por tel. no dia, à partir de 8:30hrs,

Leia mais

MANUAL faturamento PRESTADOR

MANUAL faturamento PRESTADOR MANUAL faturamento PRESTADOR Endereço www.idxnet.com.br Recomendamos a utilização dos navegadores (browser) Chrome ou Internet Explorer 10 (ou superior). Entrar com login e senha LOGIN MENU Menu para o

Leia mais

Procedimentos para Agendamento da Polícia Federal Montes Claros PASSO-A-PASSO

Procedimentos para Agendamento da Polícia Federal Montes Claros PASSO-A-PASSO Procedimentos para Agendamento da Polícia Federal Montes Claros PASSO-A-PASSO REGISTRO NA POLÍCIA FEDERAL Para realizar o registro, são necessários os seguintes documentos: Passaporte original válido;

Leia mais

ANEXO III DOCUMENTAÇÃO COMPROBATÓRIA A SER ENTREGUE PARA FINS DE INSCRIÇÃO NOS AUXILIOS PARA A REALIZAÇÃO DA AVALIAÇÃO SOCIOECONÔMICA

ANEXO III DOCUMENTAÇÃO COMPROBATÓRIA A SER ENTREGUE PARA FINS DE INSCRIÇÃO NOS AUXILIOS PARA A REALIZAÇÃO DA AVALIAÇÃO SOCIOECONÔMICA ANEXO III DOCUMENTAÇÃO COMPROBATÓRIA A SER ENTREGUE PARA FINS DE INSCRIÇÃO NOS AUXILIOS PARA A REALIZAÇÃO DA AVALIAÇÃO SOCIOECONÔMICA OBSERVAÇÃO: Cabe informar ao candidato que faz-se necessária a entrega

Leia mais

SERVIÇ OS DO PEDIDO ONLINE DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL - FAQ

SERVIÇ OS DO PEDIDO ONLINE DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL - FAQ SERVIÇ OS DO PEDIDO ONLINE DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL - FAQ I. Requisitos Básicos da Utilização dos Serviços do Pedido Online Registo de Utilizador 1. Precisa ou não efectuar o registo antes de usar os

Leia mais

Tutorial CENSO FUNCIONAL

Tutorial CENSO FUNCIONAL Tutorial CENSO FUNCIONAL 1) Abrir o CENSO FUNCIONAL, por meio do link abaixo, no navegador padrão de internet da Empresa - Mozilla Firefox. http://apps2.correios.com.br/censo/app/principal/index.php 2)

Leia mais

Fizemos esse guia com objetivo de orientar você, cliente, a reunir os dados necessários

Fizemos esse guia com objetivo de orientar você, cliente, a reunir os dados necessários ESPECIAL IR 2018 ESPECIAL IMPOSTO DE RENDA 2018 Informações para a Declaração de Imposto de Renda 2018 Fizemos esse guia com objetivo de orientar você, cliente, a reunir os dados necessários para fazer

Leia mais

Passo a passo para entrega da documentação da isenção:

Passo a passo para entrega da documentação da isenção: Passo a passo para entrega da documentação da isenção: ATENÇÃO: Não é recomendado o uso do Internet Explorer, esse navegador causa duplicação dos dígitos. 1) Imprimir o formulário socioeconômico: a. Acessar

Leia mais

Declaração do imposto de renda ( Kakutei-Shinkoku ) Dia 18 de fevereiro ~ 15 de março

Declaração do imposto de renda ( Kakutei-Shinkoku ) Dia 18 de fevereiro ~ 15 de março Declaração do imposto de renda ( Kakutei-Shinkoku ) Dia 18 de fevereiro ~ 15 de março ~ ~ Aqueles que precisam providenciar a Declaração do imposto de Renda ( Shotokuzei ) ~ ~ Aqueles que tiveram o imposto

Leia mais

Procedimentos para Agendamento da Polícia Federal Montes Claros. Tutorial

Procedimentos para Agendamento da Polícia Federal Montes Claros. Tutorial Procedimentos para Agendamento da Polícia Federal Montes Claros Tutorial REGISTRO NA POLÍCIA FEDERAL Para realizar o registro, são necessários os seguintes documentos: Passaporte original válido; Cópia

Leia mais

MANUAL PARA DECLARAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA

MANUAL PARA DECLARAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA MANUAL PARA DECLARAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA 2017 ESSE MANUAL FOI DESENVOLVIDO PELO PORTO SEGURO PREVIDÊNCIA PARA AJUDAR NO PREENCHIMENTO DA DECLARAÇÃO DE AJUSTE ANUAL DO IMPOSTO DE RENDA PESSOA FÍSICA 2017,

Leia mais

1 VENDA RÁPIDA ATENDIMENTO CLIENTES... 4

1 VENDA RÁPIDA ATENDIMENTO CLIENTES... 4 SISTEMA DE GESTÃO N1 ÍNDICE 1 VENDA RÁPIDA... 3 2 ATENDIMENTO... 4 2.1 CLIENTES... 4 2.1.1 ADICIONAR CLIENTE... 4 2.1.2 LISTAR CLIENTES... 5 2.1.3 ORIGEM... 6 2.1.4 BUSCAR CLIENTE... 6 2.1.5 CREDIÁRIO

Leia mais

MANUAL ORIENTAÇÕES PARA A INSCRIÇÃO NOS PROGRAMAS DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL EDITAL 03/2019/DIREX

MANUAL ORIENTAÇÕES PARA A INSCRIÇÃO NOS PROGRAMAS DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL EDITAL 03/2019/DIREX MANUAL ORIENTAÇÕES PARA A INSCRIÇÃO NOS PROGRAMAS DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL EDITAL 03/2019/DIREX Em 2019 o processo de inscrição para os Programas da Assistência Estudantil será realizado em 2 (duas) etapas:

Leia mais

ITENS PENDENTES PARA O BENEFÍCIOS DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL (BAE)

ITENS PENDENTES PARA O BENEFÍCIOS DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL (BAE) ITENS PENDENTES PARA O BENEFÍCIOS DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL (BAE) EDITAL Nº 26/2016 Exercício MATRÍCULA 02030099 02030122 02030135 02030138 02030164 SITUAÇÃO DO BAE Declaração de Não exercício de Atividade

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS EDITAL Nº 115 DE 12/09/2016 DO CEFET-MG PROCESSO SELETIVO E MATRÍCULA DOS CANDIDATOS APROVADOS PARA OS CURSOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO ANO 2017 1. DA INSCRIÇÃO ANEXO V PROCEDIMENTOS

Leia mais

MANUAL DE EXPORTAÇÃO DO ARQUIVO DIRF 2013 ANO BASE 2012 FORTES AC PESSOAL

MANUAL DE EXPORTAÇÃO DO ARQUIVO DIRF 2013 ANO BASE 2012 FORTES AC PESSOAL MANUAL DE EXPORTAÇÃO DO ARQUIVO DIRF 2013 ANO BASE 2012 FORTES AC PESSOAL 1. DETALHES NO LAYOUT DA DIRF 2013 1.1 Abono Pecuniário e Salário Família; Na DIRF 2013 os valores de Abono pecuniário e Salário

Leia mais

Passo a Passo para seleção de gratuidades. Após acessar o site da escola clicar na Aba SERVIÇOS > SERVIÇO SOCIAL> SELEÇÃO DE GRATUIDADES 2018.

Passo a Passo para seleção de gratuidades. Após acessar o site da escola clicar na Aba SERVIÇOS > SERVIÇO SOCIAL> SELEÇÃO DE GRATUIDADES 2018. Passo 1- LEITURA DO EDITAL Passo a Passo para seleção de gratuidades Disponível no site da Escola na aba de SERVIÇOS o responsável deve ler o EDITAL Nº 01/2017 PROCESSO SELETIVO DE CONCESSÃO DE BOLSA DE

Leia mais

Caro Responsável pelo Departamento de Pessoal,

Caro Responsável pelo Departamento de Pessoal, Caro Responsável pelo Departamento de Pessoal, Seguindo os moldes de atualizações passadas, segue abaixo, orientações para os procedimentos a serem seguidos referente a DIRF 2017 (ano-base 2016) a respeito

Leia mais

FORMALIZAÇÃO. Especialistas em pequenos negócios / / ms.sebrae.com.br

FORMALIZAÇÃO. Especialistas em pequenos negócios / / ms.sebrae.com.br FORMALIZAÇÃO Especialistas em pequenos negócios / 0800 570 0800 / ms.sebrae.com.br TEMAS Formalização Alteração Cadastral Inscrição Estadual Impressão de boleto Relatório Mensal Regularização da Situação

Leia mais

Veja respostas para 10 dúvidas frequentes na hora de declarar o IR Sexta, 03 de Abril de :00

Veja respostas para 10 dúvidas frequentes na hora de declarar o IR Sexta, 03 de Abril de :00 Segundo a Receita Federal, cerca de 27,5 milhões de contribuintes deverão fazer a declaração do Imposto de Renda 2015. Quem estiver obrigado e não entregar a declaração está sujeito à multa de no mínimo

Leia mais

Divulgação do resultado das inscrições da 2ª Etapa de Benefícios Estudantis 2017

Divulgação do resultado das inscrições da 2ª Etapa de Benefícios Estudantis 2017 Divulgação do resultado das inscrições da 2ª Etapa de Benefícios Estudantis 2017 Os estudantes com a situação "Aceita com pendências", devem apresentar os documentos faltantes na Assistência Estudantil

Leia mais

AJUDA - FORMULÁRIO DE PROPOSTA ON-LINE APV

AJUDA - FORMULÁRIO DE PROPOSTA ON-LINE APV AJUDA - FORMULÁRIO DE PROPOSTA ON-LINE APV Esse é o manual para auxílio ao preenchimento do formulário de propostas on-line para a modalidade de Auxílio ao Pesquisador Visitante APV. INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

Leia mais

PASSO A PASSO PARA PARTICIPAR DO PROCESSO DE CONCESSÃO DE GRATUIDADES 2019

PASSO A PASSO PARA PARTICIPAR DO PROCESSO DE CONCESSÃO DE GRATUIDADES 2019 PASSO A PASSO PARA PARTICIPAR DO PROCESSO DE CONCESSÃO DE GRATUIDADES 2019 Passo 1- LEITURA DO EDITAL Disponível no site da Escola- http://www.mazzarellorecife.com.br/ busque pela aba de SERVIÇOS > SERVIÇO

Leia mais

Renovação - ProUni para o 1º semestre de 2017 UNIFIEO - Centro Universitário FIEO

Renovação - ProUni para o 1º semestre de 2017 UNIFIEO - Centro Universitário FIEO Renovação - ProUni para o 1º semestre de 2017 UNIFIEO - Centro Universitário FIEO Renovação - ProUni para o 1º semestre de 2017 UNIFIEO - Centro Universitário FIEO Renovação ProUni para o 1º semestre de

Leia mais

Renovação - ProUni - para o 2º semestre de 2016 UNIFIEO - Centro Universitário FIEO

Renovação - ProUni - para o 2º semestre de 2016 UNIFIEO - Centro Universitário FIEO Renovação - ProUni - para o 2º semestre de 2016 UNIFIEO - Centro Universitário FIEO Renovação - ProUni - para o 2º semestre de 2016 UNIFIEO - Centro Universitário FIEO Renovação - ProUni - para o 2º semestre

Leia mais

CADASTRO CARTÃO SEM SAQUE E CARTÃO COM SAQUE: INSS

CADASTRO CARTÃO SEM SAQUE E CARTÃO COM SAQUE: INSS CADASTRO CARTÃO SEM SAQUE E CARTÃO COM SAQUE: INSS https://www.bmgconsig.com.br/principal/fsconsignataria.jsp Informe usuário/senha: Na aba Proposta, selecione opção: NOVA Informar na entidade o código

Leia mais

ANEXO I - DOCUMENTAÇÃO A SER ENTREGUE

ANEXO I - DOCUMENTAÇÃO A SER ENTREGUE ANEXOS ANEXO I - DOCUMENTAÇÃO A SER ENTREGUE Para fins de comprovação das informações declaradas na FICHA SOCIECONOMICA, a família deverá apresentar, obrigatoriamente, os documentos abaixo relacionados

Leia mais

Índice O Que é ISS Digital?

Índice O Que é ISS Digital? Índice O Que é ISS Digital? 1.0 Cadastro de Empresas Contribuintes 1.1 Cadastro On-line de Prestadores 1.2 Consulta ao CEC (ConCEC) 1.3 Empresas de Fora do Município 1.4 Consulta ao CEF (ConCEF) 1.5 Tomadores:

Leia mais

ANEXO IV - FORMULÁRIO DE REQUERIMENTO DE ISENÇÃO ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA RESIDÊNCIA MÉDICA

ANEXO IV - FORMULÁRIO DE REQUERIMENTO DE ISENÇÃO ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA RESIDÊNCIA MÉDICA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA RESIDÊNCIA MÉDICA INSTRUÇÕES GERAIS PARA SOLICITAÇÃO DE ISENÇÃO DO PAGAMENTO DO VALOR DA INSCRIÇÃO ATENÇÃO Leia atentamente o Edital de Abertura para solicitação de isenção do pagamento

Leia mais

ESPECIAL IMPOSTO DE RENDA PLANNER CORRETORA

ESPECIAL IMPOSTO DE RENDA PLANNER CORRETORA 2019 ESPECIAL IMPOSTO DE RENDA PLANNER CORRETORA Especial Imposto de Renda 2019 Até dia 30 de abril, pessoas físicas que moram no Brasil e receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2018

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS EDITAL N 0 018/2011 DO PROGRAMA DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO PARA OS PROCESSOS SELETIVOS DO CEFET-MG

Leia mais

Seguindo as informações contidas no site vamos demonstrar como deverá ser feita a SOLICITAÇÃO DE BENEFÍCIO PELA PRIMEIRA VEZ.

Seguindo as informações contidas no site vamos demonstrar como deverá ser feita a SOLICITAÇÃO DE BENEFÍCIO PELA PRIMEIRA VEZ. SOLICITAÇÃO DE BENEFÍCIO PELA PRIMEIRA VEZ As informações de renovação e solicitação de benefícios pela 1ª vez estão definidos no site da PREAE ( http://www.preae.ufms.br/?section=news&itemid=928 ) bem

Leia mais

LISTA DE DOCUMENTOS INGRESSANTES

LISTA DE DOCUMENTOS INGRESSANTES LISTA DE DOCUMENTOS INGRESSANTES - 2018 GRUPO FAMILIAR é a unidade nuclear composta por uma ou mais pessoas, eventualmente ampliada por outras pessoas que contribuam para o rendimento ou tenham suas despesas

Leia mais

Processo Seletivo Residência Médica 2017

Processo Seletivo Residência Médica 2017 Caro candidato FACULDADE ARTHUR SÁ EARP NETO HOSPITAL DE ENSINO ALCIDES CARNEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PETRÓPOLIS Processo Seletivo Residência Médica 2017 Isenção da Taxa de Inscrição A isenção

Leia mais

MANUAL DE ACESSO AO SISTEMA PARA SOLICITAÇÕES E CONSULTAS DE REEMBOLSOS DE BENEFÍCIOS E AUXÍLIOS SYSCOOPWEB

MANUAL DE ACESSO AO SISTEMA PARA SOLICITAÇÕES E CONSULTAS DE REEMBOLSOS DE BENEFÍCIOS E AUXÍLIOS SYSCOOPWEB MANUAL DE ACESSO AO SISTEMA PARA SOLICITAÇÕES E CONSULTAS DE REEMBOLSOS DE BENEFÍCIOS E AUXÍLIOS SYSCOOPWEB SÃO PAULO 2017 2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 TELA INICIAL INCLUSÃO DO Nº DO CPF... 4 TELA DE ACESSO

Leia mais

Sistema NFTS-e. 01/2016 Versão EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A.

Sistema NFTS-e. 01/2016 Versão EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A. Sistema NFTS-e 01/2016 Versão 1.7.93 EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A. Para emissão da Nota Fiscal Tomador Eletrônica, o usuário deverá acessar a aplicação através do site da prefeitura

Leia mais

DECLARAÇÃO IMPOSTO DE RENDA PESSOA FÍSICA WOS ASSESSORIA CONTÁBIL E RH LTDA

DECLARAÇÃO IMPOSTO DE RENDA PESSOA FÍSICA WOS ASSESSORIA CONTÁBIL E RH LTDA DECLARAÇÃO IMPOSTO DE RENDA PESSOA FÍSICA - 2017 Declaração - Obrigatoriedade de Apresentação Critérios Condições Renda - recebeu rendimentos tributáveis, sujeitos ao ajuste na declaração, cuja soma anual

Leia mais

ANEXO I RELAÇÃO DE DOCUMENTOS PARA COMPROVAÇÃO DE SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL RESTAURANTE ESTUDANTIL E EJA PERMANÊNCIA

ANEXO I RELAÇÃO DE DOCUMENTOS PARA COMPROVAÇÃO DE SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL RESTAURANTE ESTUDANTIL E EJA PERMANÊNCIA ANEXO I RELAÇÃO DE DOCUMENTOS PARA COMPROVAÇÃO DE SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL RESTAURANTE ESTUDANTIL E EJA PERMANÊNCIA Os documentos a serem apresentados se referem à situação empregatícia e despesas

Leia mais

RO Roteiro Operacional Governo de Paraíba

RO Roteiro Operacional Governo de Paraíba Governo de Paraíba RO.04.41 Versão: 12 RO Roteiro Operacional Governo de Paraíba Área responsável: Gerência de Produtos Consignados 1. PÚBLICO ALVO E REGRAS BÁSICAS 1.1. Categorias de Servidores Autorizados

Leia mais

PROTOCOLO. Renovação - Prouni - para o 2º semestre de 2011 UNIFIEO - Centro Universitário FIEO

PROTOCOLO. Renovação - Prouni - para o 2º semestre de 2011 UNIFIEO - Centro Universitário FIEO CPF Tel. Residencial Tel. Comercial Tel. Celular ATENÇÃO! VOCÊ É O RESPONSÁVEL POR ASSINAR O TERMO DE ATUALIZAÇÃO DE USUFRUTO DE BOLSA NO CABES NO PERÍODO DIVULGADO PELO MEC. O ALUNO QUE NÃO RENOVAR O

Leia mais

Procedimentos para Agendamento da Polícia Federal PASSO-A-PASSO

Procedimentos para Agendamento da Polícia Federal PASSO-A-PASSO Procedimentos para Agendamento da Polícia Federal PASSO-A-PASSO REGISTRO NA POLÍCIA FEDERAL Para realizar o registro, são necessários os seguintes documentos: Passaporte original válido; Cópia das páginas

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA COPEVE COMISSÃO PERMANENTE DE VESTIBULAR E EXAMES

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA COPEVE COMISSÃO PERMANENTE DE VESTIBULAR E EXAMES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS DIVISÃO DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL SERVIÇO DE BOLSA COPEVE COMISSÃO PERMANENTE DE VESTIBULAR E EXAMES

Leia mais

Guia da declaração do IR Assistidos e pensionistas

Guia da declaração do IR Assistidos e pensionistas 1 Índice 03 Orientações iniciais 04 Declaração dos rendimentos 06 Declaração do resgate 07 Declaração das contribuições dos assistidos do Plano BD Eletrobrás 08 Declaração da pensão alimentícia 09 Declaração

Leia mais

EDITAL IFPR Nº 22/2016 RETIFICAÇÃO DO EDITAL IFPR Nº 019/2016

EDITAL IFPR Nº 22/2016 RETIFICAÇÃO DO EDITAL IFPR Nº 019/2016 EDITAL IFPR Nº 22/2016 RETIFICAÇÃO DO EDITAL IFPR Nº 019/2016 O Reitor em exercício do INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ IFPR, no uso da competência que lhe confere a Portaria nº 976 de 26 de julho de 2016,

Leia mais

ANEXO I Documentação

ANEXO I Documentação ANEXO I Documentação NOME DO CANDIDATO: CPF: TELEFONE: 1. DOCUMENTAÇÃO: Documentos básicos: a) Anexo II (Ficha Social) preenchido e assinado. b) Anexo III (Renda Familiar) preenchido e assinado. c) Comprovante

Leia mais

Contribuição Sindical Patronal Urbana Passo a passo

Contribuição Sindical Patronal Urbana Passo a passo Contribuição Sindical Patronal Urbana 2018 Passo a passo 1º passo Verifique o CNAE Antes de dar início ao pagamento, consulte no site da Receita Federal se sua empresa se enquadra nas classificações indicadas

Leia mais

SIS.PRO MANUAL DE UTILIZAÇÃO

SIS.PRO MANUAL DE UTILIZAÇÃO SIS.PRO MANUAL DE UTILIZAÇÃO ÍNDICE 1. MENU ATENDIMENTO... 5 1.1 Clientes... 5 1.1.1 Adicionar Clientes... 5 1.1.2 Listar cliente... 6 1.1.3 Buscar Cliente... 6 1.2 CRM... 7 1.2.1 Painel CRM... 7 1.2.2

Leia mais

maio/16 Documentos e Formulários para o Processo de Sinistro

maio/16 Documentos e Formulários para o Processo de Sinistro maio/16 Documentos e Formulários para o Processo de Sinistro Conte conosco! O Itaú está à sua disposição e sabe a importância de oferecer a você o apoio necessário neste momento. Por isso, preparamos este

Leia mais

clube de benefícios 2 INFORMATIVO_BENEFICIOS_ARPEN_2.pmd 2 01/06/2009, 16:42

clube de benefícios 2 INFORMATIVO_BENEFICIOS_ARPEN_2.pmd 2 01/06/2009, 16:42 2 clube de benefícios www.arpensp.org.br Sumário Quais os benefícios?... 7 Quem pode participar?... 8 Qual o custo?... 9 Como participar?... 10 3 4 clube de benefícios www.arpensp.org.br Apresentação No

Leia mais

Manual ecliente. Allianz. Saúde

Manual ecliente. Allianz. Saúde Manual ecliente Allianz Saúde www.allianz.com.br > Saúde Clique na opção Saúde. Conheça o ecliente Clique no ícone para acessar o ecliente. Cadastre-se Clique aqui para o primeiro acesso. Cadastre-se Preencha

Leia mais

Procedimentos para Agendamento da Polícia Federal Belo Horizonte. Tutorial

Procedimentos para Agendamento da Polícia Federal Belo Horizonte. Tutorial Procedimentos para Agendamento da Polícia Federal Belo Horizonte Tutorial REGISTRO NA POLÍCIA FEDERAL Para realizar o registro, são necessários os seguintes documentos: Passaporte original válido; Cópia

Leia mais

TUTORIAL PARA CRIAÇÃO DE UM CURRÍCULO NA PLATAFORMA LATTES

TUTORIAL PARA CRIAÇÃO DE UM CURRÍCULO NA PLATAFORMA LATTES TUTORIAL PARA CRIAÇÃO DE UM CURRÍCULO NA PLATAFORMA LATTES 1º PASSO: Abra o seu navegador (Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome...) e acesse o endereço http://lattes.cnpq.br/. Ao acessar o

Leia mais

GUIA PARA RENOVAÇÃO OU ATUALIZAÇÃO CADASTRAL

GUIA PARA RENOVAÇÃO OU ATUALIZAÇÃO CADASTRAL SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO - ADMINISTRAÇÃO REGIONAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO GUIA PARA RENOVAÇÃO OU ATUALIZAÇÃO CADASTRAL PARA FORNECEDORES QUE JÁ TRABALHAM COM O SESC/ARRJ SU MÁ RIO Orientações gerais

Leia mais

SUBMISSÃO/INSCRIÇÃO DO SEU FORMULÁRIO ELETRÔNICO

SUBMISSÃO/INSCRIÇÃO DO SEU FORMULÁRIO ELETRÔNICO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO CNPq / MINISTÉRIO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MOÇAMBIQUE PROCESSO DE INSCRIÇÃO 2013 COMO PREENCHER O FORMULÁRIO ELETRÔNICO DE INSCRIÇÃO SUBMISSÃO/INSCRIÇÃO DO SEU FORMULÁRIO ELETRÔNICO

Leia mais

Declaração de Imposto de Renda

Declaração de Imposto de Renda Declaração de Imposto de Renda Pessoa física Tudo o que você precisa saber para informar suas movimentações financeiras com a Cooperativa em sua declaração de Imposto de Renda Índice Clique no tópico para

Leia mais

EDITAL IFPR Nº 27/2016 RETIFICAÇÃO DO EDITAL IFPR Nº 019/2016

EDITAL IFPR Nº 27/2016 RETIFICAÇÃO DO EDITAL IFPR Nº 019/2016 EDITAL IFPR Nº 27/2016 RETIFICAÇÃO DO EDITAL IFPR Nº 019/2016 O Reitor Pro tempore do INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ IFPR no uso da competência que lhe confere a Portaria/MEC nº 603 de 08 de julho de 2016,

Leia mais

CERTIDAO SIMPLIFICADA EXISTÊNCIA DE EMPRESA

CERTIDAO SIMPLIFICADA EXISTÊNCIA DE EMPRESA CERTIDAO SIMPLIFICADA EXISTÊNCIA DE EMPRESA Ao escolher o Tipo de Certidão Simplificada, será exibida uma lista com o tipo da simplificada a ser escolhida. A tabela de preços vale para ambas opções. Selecione

Leia mais

SUMÁRIO. 1. Conhecendo o sistema Certidões Negativas Cadastros das certidões... 6

SUMÁRIO. 1. Conhecendo o sistema Certidões Negativas Cadastros das certidões... 6 SUMÁRIO 1. Conhecendo o sistema... 3 2. Certidões Negativas... 5 2.1 Cadastros das certidões... 6 2.2 Exclusões de Negativas cadastradas com erro... 7 3. Geração de Anexo de Nota Fiscal... 8 3.1. Como

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO. POP Procedimento Operacional Padrão ATIVIDADE POP N VERSÃO Nº FOLHA N EMISSÃO DE GUIAS DE IMPOSTOS 001 00 1 / 16

SISTEMA DE GESTÃO. POP Procedimento Operacional Padrão ATIVIDADE POP N VERSÃO Nº FOLHA N EMISSÃO DE GUIAS DE IMPOSTOS 001 00 1 / 16 SISTEMA DE GESTÃO EMISSÃO DE GUIAS DE IMPOSTOS 001 00 1 / 16 1. OBJETIVO Orientar os funcionários do Setor Financeiro quanto à emissão de guias de impostos. 2. APLICAÇÃO Setor Financeiro 3. REFERÊNCIAS

Leia mais

PROPOSTA YOKOHAMA TIRE

PROPOSTA YOKOHAMA TIRE FÁBRICA: UNIDADE: LOCALIZAÇÃO: YOKOHAMA Suri-emu Tokai, Unidade de Shinshiro Aichi-ken, Shinshiro-shi TIPO DE SERVIÇO: produção de pneus (operação de máquinas, inspeção e embalagem de pneus). PERFIL DO

Leia mais

Pré-Matrícula PRÉ-MATRÍCULA. Pais/ Responsável. Clique aqui

Pré-Matrícula PRÉ-MATRÍCULA. Pais/ Responsável. Clique aqui Pré-Matrícula Pais/ Responsável PRÉ-MATRÍCULA Clique aqui Pré-Matrícula Fluxograma Efetue o cadastro dos candidatos às vagas nas escolas, no site da Pré-matrícula Imprima o comprovante de Prématrícula

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SIPEAGRO PARA O CADASTRO DE MÉDICOS VETERINÁRIOS NO MAPA

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SIPEAGRO PARA O CADASTRO DE MÉDICOS VETERINÁRIOS NO MAPA MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SIPEAGRO PARA O CADASTRO DE MÉDICOS VETERINÁRIOS NO MAPA para fins de prescrição e aquisição de substâncias sujeitas a controle especial conforme Instrução Normativa nº 35/2017

Leia mais

PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS- PROUNI PROCESSO SELETIVO PROUNI PARA 2016/1

PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS- PROUNI PROCESSO SELETIVO PROUNI PARA 2016/1 FAHESA - Faculdade de Ciências Humanas, Econômicas e da Saúde de Araguaína ITPAC - INSTITUTO TOCANTINENSE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS LTDA. Av. Filadélfia, 568 Setor Oeste Araguaína TO CEP 77.816-540 / Fone:

Leia mais

FACULDADE SALESIANA DO NORDESTE SETOR DE SERVIÇO SOCIAL FICHA DE INSCRIÇÃO PARA BOLSA DE ESTUDOS VESTIBULAR SOCIAL

FACULDADE SALESIANA DO NORDESTE SETOR DE SERVIÇO SOCIAL FICHA DE INSCRIÇÃO PARA BOLSA DE ESTUDOS VESTIBULAR SOCIAL Identificação do requerente Filiação Endereço FACULDADE SALESIANA DO NORDESTE SETOR DE SERVIÇO SOCIAL FICHA DE INSCRIÇÃO PARA BOLSA DE ESTUDOS VESTIBULAR SOCIAL Nome Completo: Data de Nascimento: Idade:

Leia mais

REEMBOLSO ONLINE ALLIANZ SAÚDE REEMBOLSO ONLINE

REEMBOLSO ONLINE ALLIANZ SAÚDE REEMBOLSO ONLINE ALLIANZ SAÚDE 1 COMO SOLICITAR Acesse o Allianz Cliente (allianzcliente.com.br) ou clique aqui e informe seu login e senha (acesso apenas para titulares). No menu à direita, clique em Acessos Rápidos e

Leia mais

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e)

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e) Manual de Declaração de Serviços Sistema desenvolvido por Tiplan Tecnologia em Sistema de Informação. Todos os direitos reservados. http://www.tiplan.com.br Página 2 de 22 Índice ÍNDICE... 2 1. CONSIDERAÇÕES

Leia mais

FICHA DE MATRICULA NA PÓS-GRADUAÇÃO (LATO SENSU) DA FACULDADE PESTALOZZI DE FRANCA - FAPESF

FICHA DE MATRICULA NA PÓS-GRADUAÇÃO (LATO SENSU) DA FACULDADE PESTALOZZI DE FRANCA - FAPESF FICHA DE MATRICULA NA PÓS-GRADUAÇÃO (LATO SENSU) DA FACULDADE PESTALOZZI DE FRANCA - FAPESF (É obrigatório o preenchimento de todos os campos) O profissional vem respeitosamente requerer sua matricula

Leia mais

A DIRETORIA - GERAL DA SIC - COLÉGIO AIACOM

A DIRETORIA - GERAL DA SIC - COLÉGIO AIACOM Página 1 de 9 A DIRETORIA - GERAL DA SIC - COLÉGIO AIACOM Armazém de Ideias e Ações Comunitárias determina e o SERVIÇO SOCIAL torna público, nos termos deste Edital, as normas e os procedimentos necessários

Leia mais

FUPAC Fundação Presidente Antônio Carlos Rodovia MG 338 Km 012 Colônia Rodrigo Silva - Barbacena / MG CEP:

FUPAC Fundação Presidente Antônio Carlos Rodovia MG 338 Km 012 Colônia Rodrigo Silva - Barbacena / MG CEP: Passo a Passo PRA VALER IDEAL INVEST CADASTRO O aluno deverá acessar o site www.creditouniversitario.com.br e clicar em CADASTRE-SE. O aluno deverá preencher todos os dados solicitados pelo PRAVALER. PRÉ-REQUISITOS

Leia mais

Solicitação de Bolsas e Auxílios/Recebimento de Documentos

Solicitação de Bolsas e Auxílios/Recebimento de Documentos ADMINISTRATIVO - PROAE Solicitação de Bolsas e Auxílios/Recebimento de Documentos 1º: Acessar o SIGA 3 e clicar no ícone Apoio Estudantil para preencher o formulário socioeconômico. Obs.: Durante o preenchimento

Leia mais

Manual para declaração do Imposto de Renda.

Manual para declaração do Imposto de Renda. Manual para do Imposto de Renda. Planeje hoje. Amanhã é com a gente. Porto Seguro Prezado(a) Cliente, Esse manual foi desenvolvido pelo Porto Seguro Vida e para ajudá-lo no preenchimento da de ajuste anual

Leia mais

REQUERIMENTO PARA COMPROVAÇÃO DE RENDA FAMILIAR BRUTA PER CAPITA

REQUERIMENTO PARA COMPROVAÇÃO DE RENDA FAMILIAR BRUTA PER CAPITA REQUERIMENTO PARA COMPROVAÇÃO DE RENDA FAMILIAR BRUTA PER CAPITA (Para preenchimento do candidato) Eu, CPF, inscrição (para candidato aprovado) matrícula nº, turno do curso, câmpus, solicito análise das

Leia mais

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e)

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e) Manual de Declaração de Serviços Todos os dados e valores apresentados neste manual são fictícios. Qualquer dúvida consulte a legislação vigente. Sistema desenvolvido por Tiplan Tecnologia em Sistema de

Leia mais

CENTRO DE LÍNGUAS E INTERCULTURALIDADE CONCESSÃO DE VAGAS GRATUITAS Ano Letivo de 2014

CENTRO DE LÍNGUAS E INTERCULTURALIDADE CONCESSÃO DE VAGAS GRATUITAS Ano Letivo de 2014 CENTRO DE LÍNGUAS E INTERCULTURALIDADE CONCESSÃO DE VAGAS GRATUITAS Ano Letivo de 2014 INSTRUÇÕES PARA PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO PARA SOLICITAÇÃO DE VAGA GRATUITA A Direção do Centro de Línguas e Interculturalidade

Leia mais

CARTILHA DE DECLARAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA

CARTILHA DE DECLARAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA CARTILHA DE DECLARAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA 2018 APRESENTAÇÃO Prezado Pa icipante, Para auxiliar no preenchimento correto da sua Declaração do Imposto de Renda 2018, a equipe da JUSPREV desenvolveu a Ca

Leia mais

PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TO

PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TO FAHESA - Faculdade de Ciências Humanas, Econômicas e da Saúde de Araguaína ITPAC - INSTITUTO TOCANTINENSE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS LTDA. Av. Filadélfia, 568 Setor Oeste Araguaína TO CEP 77.816-540 / Fone:

Leia mais