SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS"

Transcrição

1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS EDITAL N 0 018/2011 DO PROGRAMA DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO PARA OS PROCESSOS SELETIVOS DO CEFET-MG / II SEMESTRE 2011 O Diretor Geral do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) torna público que, no período de 15 a 25 de março de 2011, serão recebidos os pedidos de Isenção da Taxa de Inscrição para os processos seletivos do II semestre 2011 do Ensino Superior e da Educação Profissional Técnica de nível médio, cujo Programa será regido por este Edital. I. INFORMAÇÕES GERAIS O Programa de Isenção da Taxa de Inscrição para os Processos Seletivos II semestre 2011 destina-se ao atendimento do Candidato que, em função de sua condição socioeconômica, se considere impossibilitado de concorrer aos Processos Seletivos do CEFET-MG por não poder arcar com o pagamento da Taxa de Inscrição de R$ 45,00 (quarenta e cinco reais) para os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio e de R$ 90,00 (noventa reais) para os cursos Superiores. II. DAS CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO Somente pode solicitar o benefício da Isenção da Taxa de Inscrição aos Processos Seletivos o Candidato que: a) já tenha concluído a terceira série do ensino médio para os Cursos Superiores e para os Cursos Técnicos da modalidade subsequente. b) esteja cursando, pelo menos, a segunda série do ensino médio, para os Cursos Técnicos da modalidade concomitância externa. 2.2 Para o II semestre de 2011 serão ofertados os seguintes Cursos Técnicos: Eletrônica, Eletrotécnica, Estradas, Química e Transporte e Trânsito, nas modalidades de concomitância externa e subsequente, todos noturnos e com duração de dois anos mais estágio de 480 horas Para o II semestre de 2011 serão ofertados os seguintes Cursos de Graduação: Administração, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção Civil, Engenharia de Computação, Engenharia Ambiental, Química Tecnológica, todos em Belo Horizonte; o de Engenharia de Controle e Automação, em Leopoldina; e o de Engenharia de Minas, em Araxá. ATENÇÃO: Para o candidato que preencher mais de um requerimento de isenção será validado apenas o que for enviado junto com a documentação.

2 III. DA INSCRIÇÃO 3.1. Para se inscrever nesse Programa, o Candidato deve: 3.1. a) preencher, via Internet através do endereço todos os campos do Requerimento de Isenção e do Questionário Socioeconômico Familiar; 3.1. b) imprimir o Requerimento de Isenção e o Questionário Socioeconômico Familiar e assinar o Termo de Compromisso, ao final, em campo destinado para esse fim; 3.1. c) providenciar cópias de toda a documentação comprobatória necessária, conforme especificado no item IV deste Edital; 3.1. d) colocar o Requerimento de Isenção, o Questionário Socioeconômico e as cópias de toda a documentação comprobatória solicitada num envelope tamanho ofício; 3.1. e) escrever na frente do envelope o seguinte: CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS COMISSÃO PERMANENTE DE VESTIBULAR COPEVE PROGRAMA DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO DOS PROCESSOS SELETIVOS AV. AMAZONAS, 5253 BAIRRO NOVA SUIÇA BELO HORIZONTE MG NOME (S) DO (S) CANDIDATO(S): 3.1. f) escrever o nome e o endereço do candidato no verso do envelope; 3.1. g) destacar a parte inferior do Requerimento de Inscrição e guardar, pois ele contém o número da inscrição do candidato ao Programa de Isenção h) postar o envelope em qualquer Agência dos Correios até o dia 25 de março de 2011, postagem simples, ou 3.1. i) entregar o envelope somente nas Portarias de cada campi do CEFET-MG cujos endereços estão relacionados abaixo, acompanhar o envelope ser carimbado, datado e assinado pelo atendente. Em Belo Horizonte Campus I - Av. Amazonas, Nova Suíça. Em Belo Horizonte Campus II Av. Amazonas, 7675 Nova Gameleira. Em Leopoldina Campus III - Rua José Peres, Centro. Em Araxá Campus IV - Av. Ministro Olavo Drummond, 25 São Geraldo OBSERVAÇÕES: O preenchimento do Questionário Socioeconômico Familiar e toda a documentação anexada serão de inteira responsabilidade do Candidato e, em nenhuma hipótese, serão admitidas alterações após a remessa Candidatos de um mesmo núcleo familiar ou seja, irmãos, pai, mãe e filhos ou, ainda, marido e mulher, na mesma residência devem, cada um deles, preencher, individualmente, seu Requerimento de Isenção, no entanto os Questionários de todos deverão ser colocados, juntamente com apenas uma cópia dos documentos comprobatórios necessários, em UM SÓ ENVELOPE e ser, postado ou entregue no CEFET-MG A solicitação escrita será a forma da família ou do Candidato se comunicar com os assistentes sociais. A situação financeira da família deverá ficar bem esclarecida através das respostas no Questionário Socioeconômico. O Candidato ou seu representante deverá escrever, na última folha do formulário, quaisquer problemas ou informações que considerar importante.

3 IV. DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA (a ser enviada juntamente com o requerimento de isenção e questionário socioeconômico) ATENÇÃO: Deverão ser enviadas fotocópias que NÃO serão devolvidas, posteriormente, ao Candidato dos documentos comprobatórios a seguir relacionados, de acordo com a situação socioeconômica familiar e com as declarações feitas no Formulário Socioeconômico Identificação do candidato: Fotocópia de documento(s) que comprove(m) a conclusão de estudos compatíveis com a realização do Processo Seletivo, ou seja, conforme o caso: a) Histórico Escolar do Ensino Fundamental e do Histórico Escolar do Ensino Médio, ou, se for o caso, de Declaração de Escola(s), em que se comprove que e onde o candidato cursou, com aprovação, as quatro últimas séries do Ensino Fundamental e todo o Ensino Médio, ou ainda que está cursando a segunda série do Ensino Médio; 4.1.1b) Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental por Exame Supletivo e do Certificado de Conclusão do Ensino Médio por Exame Supletivo, ou, se for o caso, de Declaração de Escola, em que se comprove que o candidato foi aprovado em, no mínimo, quatro matérias desse curso; 4.1.1c) Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental por Curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do Certificado de Conclusão do Ensino Médio por Curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA), ou, se for o caso, de Declaração de Escola, em que se comprove que o candidato cursou, com aprovação, o primeiro ano desse curso d) Outros documentos admitidos pela legislação específica que rege a Matéria que comprove as situações acima descritas Comprovantes de renda do Grupo Familiar do Candidato: O candidato deverá apresentar: Pessoas que exercem atividade profissional na economia informal deverão emitir uma Declaração de próprio punho, em que conste o nome completo, o número do Documento de Identidade, a atividade exercida, o local onde é exercida essa atividade e a renda bruta mensal. O documento deverá conter data e assinatura do Declarante Cópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) dos pais ou responsáveis pelo candidato, do próprio candidato e de todos os integrantes do grupo familiar do candidato que possuam esse documento. Na cópia deverá constar página de Identificação, página do último Contrato de Trabalho e da página em que se comprove o desemprego (aquela imediatamente posterior à do último Contrato de Trabalho), quando estiverem na situação de desemprego Cópia do(s) Contracheque(s), ou recibo(s) de pagamento atualizado(s), de todos os que trabalham com vínculo empregatício Pessoas que trabalham com vínculo empregatício ou são funcionários públicos (com ou sem carteira assinada) deverão apresentar cópia do Contracheque ou de Declaração do Empregador, em que constem o cargo e o salário mensal atualizados Pessoa autônoma ou profissional liberal deverá comprovar sua renda, mediante apresentação de cópia do Recibo de Pagamento a Autônomos (RPA) do último mês de recebimento.

4 4.2.6 Proprietário de microempresa ou seja, pessoa jurídica deverá apresentar cópia do Recibo de Retirada de Pró-labore e cópia da Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Jurídica Aposentado ou pensionista do INSS deverá apresentar cópia do Extrato de Pagamento, para comprovar o valor do benefício recebido mensalmente. ATENÇÃO: Para obter esse Extrato, o Interessado deverá acessar o endereço - Extrato de Pagamento de Benefício, informar o número do seu benefício e imprimir o extrato então apresentado Taxista deverá apresentar Declaração de renda atualizada, emitida pelo Sindicato ou de Cooperativa de Taxistas Pessoas que recebem aluguel(éis) de imóvel(eis) deverão apresentar cópia(s) do(s) respectivo(s) Contrato(s), em que conste o valor do pagamento feito mensalmente Proprietário ou produtor rural deverá apresentar cópia da Declaração de Imposto territorial Rural, em que comprovem a condição de proprietário de imóvel rural e o exercício de atividades rurais Pessoas que recebem pensão alimentícia deverão apresentar cópia do comprovante de pagamento da pensão atualizado. Pensão informal também deverá ser informada Pessoas que recebem benefício dos Programas Sociais de Transferência de Renda Bolsa Escola, Bolsa família e outros deverão apresentar cópia do comprovante de recebimento do benefício Comprovantes de Despesas do Grupo Familiar do Candidato: Cópia de Comprovante(s) de Pagamento de Aluguel e/ou Comprovante(s) de pagamento de Dívida da Casa Própria Cópia de Comprovante(s) de Pagamento de Imposto Predial e Territorial (IPTU) dos imóveis cujas cidades cobram esse referido imposto Cópia das contas de: água ou condomínio e de luz. V. DAS CONDIÇÕES DE INDEFERIMENTO PRÉVIO 5.1. Terá o pedido de isenção indeferido (negado) previamente o Candidato que: 5.1.a) Entregar ou enviar o Questionário Socioeconômico Familiar sem a assinatura; 5.1.b) Não seja observado o prazo estabelecido para encaminhamento da documentação comprobatória como especificado neste Edital ou seja, até o dia 25 de março de c) Não possa(am) ser devidamente comprovada(s), com base na documentação apresentada, algumas informações declaradas pelo candidato; 5.1.d) Não seja(am) apresentado(s) documento(s) que comprove(m) a conclusão de estudos compatíveis com a realização do Vestibular, como especificado no item 4.1.1, deste Edital; ou ainda, 5.1.e) Haja, na etapa final do processo, qualquer tentativa, não importa de que forma, de impedir a realização de visita domiciliar.

5 VI. DA ABRANGÊNCIA DA ISENÇÃO 6.1. O Candidato pode solicitar a Isenção para os Processos Seletivos do nível técnico, do superior ou ambos, entretanto deve marcar no Requerimento, as duas opções, se for o caso, não sendo permitida a transferência ou a alteração, após o envio ou entrega do Requerimento de Isenção à COPEVE. VII. DO RESULTADO DO PROGRAMA ATENÇÃO: A COPEVE/CEFET-MG NÃO ENVIARÁ QUALQUER TIPO DE CORRESPONDÊNCIA A RESIDÊNCIA DE CANDIDATO PARA COMUNICAR O RESULTADO DO PROGRAMA DE ISENÇÃO O candidato é, portanto, o único responsável por obter seu resultado no Programa, consultando o site da COPEVE/CEFET-MG O resultado geral do PROGRAMA DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO/ será divulgado, a partir das 14 horas do dia 19 de abril de 2011, pela Internet, no endereço eletrônico ( e o candidato é o único responsável por consultar o referido endereço eletrônico Os pedidos serão analisados por um grupo de profissionais, especialmente constituído para esse fim. Serão considerados os seguintes aspectos: os rendimentos e despesas do grupo familiar; as condições de moradia; a origem escolar dos candidatos e outros elementos que indiquem que, em virtude de sua situação socioeconômica, não tem o candidato condições de arcar com o pagamento da taxa de inscrição, sem prejuízo do seu sustento ou de sua família. ATENÇÃO: O Candidato que ganhar a Isenção da Taxa de Inscrição deverá OBRIGATORIAMENTE, efetuar sua inscrição ao Processo Seletivo, através da Internet ( no período de 20 de abril a 30 de maio de 2011, sem gerar o boleto bancário. VIII. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS 8.1. Não serão aceitos quaisquer documentos enviados após a data de postagem ou de entrega do Questionário Socioeconômico Familiar, juntamente com cópias da documentação comprobatória necessária Independentemente do motivo do indeferimento, em hipótese alguma haverá revisão ou recurso ao pedido de Isenção O direito à isenção obtido por um Candidato não será transferido a outrem Todas as informações que constem do material contido no Requerimento de Isenção ou no Questionário Socioeconômico Familiar são parte integrante deste Edital. Belo Horizonte, 25 de fevereiro de Prof. Flávio Antônio dos Santos Diretor Geral do CEFET-MG

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS EDITAL N 0 016/09 DO PROGRAMA DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO PARA OS PROCESSOS SELETIVOS DO CEFET-MG

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS EDITAL Nº 115 DE 12/09/2016 DO CEFET-MG PROCESSO SELETIVO E MATRÍCULA DOS CANDIDATOS APROVADOS PARA OS CURSOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO ANO 2017 1. DA INSCRIÇÃO ANEXO V PROCEDIMENTOS

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS EDITAL Nº 102 de 30/07/2015 PROGRAMA DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO AOS CURSOS TÉCNICOS 1º SEMESTRE

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS EDITAL N 0 43/2015 de 01/04/2015 PROGRAMA DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO 2º

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) COMISSÃO PERMANENTE DO VESTIBULAR

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) COMISSÃO PERMANENTE DO VESTIBULAR UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) COMISSÃO PERMANENTE DO VESTIBULAR (Copeve) EDITAL DO PROGRAMA DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO AO VESTIBULAR (PITV) UFMG 2011 A Universidade Federal de Minas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) COMISSÃO PERMANENTE DO VESTIBULAR (Copeve) EDITAL DO PROGRAMA DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO AO VESTIBULAR (PITV) UFMG 2013 A Universidade Federal de Minas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) COMISSÃO PERMANENTE DO VESTIBULAR (Copeve) EDITAL DO PROGRAMA DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO AO VESTIBULAR (PITV) UFMG 2011 A Universidade Federal de Minas

Leia mais

EDITAL Nº 04/2010 DO PROGRAMA DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO PARA OS PROCESSOS SELETIVOS DO IFMG 2º SEMESTRE 2010.

EDITAL Nº 04/2010 DO PROGRAMA DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO PARA OS PROCESSOS SELETIVOS DO IFMG 2º SEMESTRE 2010. EDITAL Nº 04/2010 DO PROGRAMA DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO PARA OS PROCESSOS SELETIVOS DO IFMG 2º SEMESTRE 2010. O Reitor do Instituto Federal Minas Gerais (IFMG), professor Caio Mario Bueno Silva torna

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS UFMG COMISSÃO PERMANENTE DO VESTIBULAR COPEVE

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS UFMG COMISSÃO PERMANENTE DO VESTIBULAR COPEVE UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS UFMG COMISSÃO PERMANENTE DO VESTIBULAR COPEVE EDITAL DO PROGRAMA DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO NO CONCURSO 2018 PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS REMANESCENTES EM CURSOS

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS EDITAL SISU N 0 : 001/2013, de 02/01/2013 PROCESSO SELETIVO E MATRÍCULA DOS CANDIDATOS APROVADOS NOS

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA COPEVE COMISSÃO PERMANENTE DE VESTIBULAR E EXAMES

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA COPEVE COMISSÃO PERMANENTE DE VESTIBULAR E EXAMES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS DIVISÃO DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL SERVIÇO DE BOLSA COPEVE COMISSÃO PERMANENTE DE VESTIBULAR E EXAMES

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CRONOGRAMA DE MATRÍCULA ENSINO TÉCNICO 2016/1

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CRONOGRAMA DE MATRÍCULA ENSINO TÉCNICO 2016/1 CRONOGRAMA DE MATRÍCULA ENSINO TÉCNICO 2016/1 TODOS OS CANDIDATOS DEVERÃO PREENCHER E IMPRIMIR O FORMULÁRIO DE PRÉ-MATRÍCULA QUE ESTARÁ DISPONÍVEL NO SITE www.copeve.cefetmg.br DO DIA 15 DE DEZEMBRO DE

Leia mais

EDITAL Nº 16 DO PROGRAMA DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO PARA OS PROCESSOS SELETIVOS DO IFMG 2º SEMESTRE 2011.

EDITAL Nº 16 DO PROGRAMA DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO PARA OS PROCESSOS SELETIVOS DO IFMG 2º SEMESTRE 2011. EDITAL Nº 16 DO PROGRAMA DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO PARA OS PROCESSOS SELETIVOS DO IFMG 2º SEMESTRE 2011. O Reitor do Instituto Federal Minas Gerais (IFMG), professor Caio Mario Bueno Silva torna

Leia mais

EDITAL N.º 04/2011 PROGRAMAS DE INGRESSO PROGRAD PROGRAMA DE ISENÇÃO ou REDUÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO DO CONCURSO VESTIBULAR

EDITAL N.º 04/2011 PROGRAMAS DE INGRESSO PROGRAD PROGRAMA DE ISENÇÃO ou REDUÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO DO CONCURSO VESTIBULAR EDITAL N.º 04/2011 PROGRAMAS DE INGRESSO PROGRAD O Pró-Reitor de Graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora PROGRAD/UFJF, torna público que, no período de 05 a 11 de maio de 2011, serão recebidos

Leia mais

EDITAL IFPR Nº 22/2016 RETIFICAÇÃO DO EDITAL IFPR Nº 019/2016

EDITAL IFPR Nº 22/2016 RETIFICAÇÃO DO EDITAL IFPR Nº 019/2016 EDITAL IFPR Nº 22/2016 RETIFICAÇÃO DO EDITAL IFPR Nº 019/2016 O Reitor em exercício do INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ IFPR, no uso da competência que lhe confere a Portaria nº 976 de 26 de julho de 2016,

Leia mais

1. DA ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO

1. DA ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO UFVJM ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO DA SELEÇÃO SERIADA (SASI) - 2018 EDITAL N.º 19/2018 A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri UFVJM torna público o período para solicitação de isenção

Leia mais

EDITAL IFPR Nº 27/2016 RETIFICAÇÃO DO EDITAL IFPR Nº 019/2016

EDITAL IFPR Nº 27/2016 RETIFICAÇÃO DO EDITAL IFPR Nº 019/2016 EDITAL IFPR Nº 27/2016 RETIFICAÇÃO DO EDITAL IFPR Nº 019/2016 O Reitor Pro tempore do INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ IFPR no uso da competência que lhe confere a Portaria/MEC nº 603 de 08 de julho de 2016,

Leia mais

ANO º SEMESTRE

ANO º SEMESTRE EDITAL Nº: 71/2016, de 25/05/2016 PROCESSO SELETIVO E MATRÍCULA DOS ESTUDANTES APROVADOS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO PELO SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA - SiSU ANO 2016 2º SEMESTRE ANEXO II DOCUMENTOS EXIGIDOS

Leia mais

ANO º SEMESTRE

ANO º SEMESTRE EDITAL Nº: 157/2016, de 20/12/2016 PROCESSO SELETIVO E MATRÍCULA DOS ESTUDANTES APROVADOS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO PELO SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA - SiSU ANO 2017 1º SEMESTRE ANEXO II DOCUMENTOS EXIGIDOS

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA EDITAL Nº 02/2012 PROGRAMA DE INGRESSO PROGRAD PROGRAMA DE ISENÇÃO OU REDUÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO CONCURSO VESTIBULAR 2012-2 CAMPUS DE GOVERNADOR VALADARES MG O Pró-Reitor de Graduação da Universidade

Leia mais

Ministério da Educação ANEXO I VALORES DOS AUXÍLIOS DO PROGRAMA DE AUXÍLIO PERMANÊNCIA DE ACORDO COM A PORTARIA Nº 38 DE 26 DE MARÇO DE 2013. AUXÍLIO VALOR MENSAL CONCESSÃO MORADIA ATÉ R$ 300,00 COTA MENSAL

Leia mais

ANEXO II DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA OS CANDIDATOS APROVADOS PELA RESERVA DE VAGAS LEI

ANEXO II DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA OS CANDIDATOS APROVADOS PELA RESERVA DE VAGAS LEI ANEXO II DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA OS CANDIDATOS APROVADOS PELA RESERVA DE VAGAS LEI 12.711 1. Não será aceita documentação incompleta. 2. Modalidade 1 Reserva de Vagas: Escola Pública, Cor/Etnia e Renda

Leia mais

ANEXO IV - FORMULÁRIO DE REQUERIMENTO DE ISENÇÃO ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA RESIDÊNCIA MÉDICA

ANEXO IV - FORMULÁRIO DE REQUERIMENTO DE ISENÇÃO ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA RESIDÊNCIA MÉDICA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA RESIDÊNCIA MÉDICA INSTRUÇÕES GERAIS PARA SOLICITAÇÃO DE ISENÇÃO DO PAGAMENTO DO VALOR DA INSCRIÇÃO ATENÇÃO Leia atentamente o Edital de Abertura para solicitação de isenção do pagamento

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO. Edital 01/2007 de 11 de maio de 2007 EDITAL DE ISENÇÃO DE TAXAS DO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO. Edital 01/2007 de 11 de maio de 2007 EDITAL DE ISENÇÃO DE TAXAS DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO Edital 01/2007 de 11 de maio de 2007 EDITAL DE ISENÇÃO DE TAXAS DO CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO 2008 - UFRRJ. A Universidade

Leia mais

11/01/2016 A 15/01/2016: ENTREVISTAS, APRESENTAÇÃO DE DOCUMENTOS E MATRÍCULAS

11/01/2016 A 15/01/2016: ENTREVISTAS, APRESENTAÇÃO DE DOCUMENTOS E MATRÍCULAS A ASSOCIAÇÃO CULTURAL E EDUCACIONAL ILÊ (ASSOCIAÇÃO SEM FINS LUCRATIVOS) E O DIRETÓRIO ACADÊMICO DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA/UFMG TORNAM PÚBLICO O EDITAL DO PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDOS PARA O CURSO

Leia mais

Edital Auxílio Alimentação

Edital Auxílio Alimentação PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS DIVISÃO DE ASSUNTOS ESTUDANTIS SETOR DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL Edital Auxílio Alimentação - 2012 Edital nº 006, de 20 de dezembro de 2011 A da UFSJ, no

Leia mais

Processo de Solicitação de Bolsas. I - Condições Gerais

Processo de Solicitação de Bolsas. I - Condições Gerais Processo de Solicitação de Bolsas I - Condições Gerais 1. O solicitante deverá encaminhar pelo correio, em envelope registrado, a totalidade dos documentos aqui arrolados, juntamente com o Formulário de

Leia mais

MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO - IFRJ

MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO - IFRJ MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO - IFRJ Anexo I VALOR DO AUXÍLIO PERMANÊNCIA (Conforme Portaria

Leia mais

1. DA ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO

1. DA ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO UFVJM COORDENAÇÃO DE PROCESSOS SELETIVOS COPESE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO DA SELEÇÃO SERIADA (SASI) - 2017 EDITAL N.º 12/2017 A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri UFVJM torna público

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI Pró-Reitoria de Graduação PROGRAD Coordenação de Processos Seletivos COPESE www.ufvjm.edu.br - copese@ufvjm.edu.br PROCESSO

Leia mais

EDITAL 13/2013 PROCEDIMENTO DE AVALIAÇÃO SOCIOECONÔMICA

EDITAL 13/2013 PROCEDIMENTO DE AVALIAÇÃO SOCIOECONÔMICA EDITAL 13/2013 PROCEDIMENTO DE AVALIAÇÃO SOCIOECONÔMICA O (IFRS) - Câmpus Caxias do Sul, em cumprimento às determinações da Lei nº 9.394/96 e legislação regulamentadora, comunica a abertura de Processo

Leia mais

que cursou todo o ensino médio em Escola Pública Histórico Escolar do Ensino Médio, mesmo para candidatos que já tenham curso superior.

que cursou todo o ensino médio em Escola Pública Histórico Escolar do Ensino Médio, mesmo para candidatos que já tenham curso superior. Item 8 do Edital nº 02/2015 1 ANÁLISE DOCUMENTAL (Check-list)/ Processo Seletivo de Ingresso em Cursos de Graduação da UFT por meio do SISU para o 1º semestre de 2015 GRUPO L1:Lei nº 12.711/12; Renda Familiar

Leia mais

Ministério da Educação - MEC Secretaria de Educação Superior - SESu Sistema de Seleção Unificada - Sisu Termo de Adesão - 1ª edição de 2016

Ministério da Educação - MEC Secretaria de Educação Superior - SESu Sistema de Seleção Unificada - Sisu Termo de Adesão - 1ª edição de 2016 Ministério da Educação - MEC Secretaria de Educação Superior - SESu Sistema de Seleção Unificada - Sisu Termo de Adesão - 1ª edição de 2016 1 - Dados cadastrais da Instituição de Educação Superior - IES

Leia mais

Edital Bolsa Atividade

Edital Bolsa Atividade PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS DIVISÃO DE ASSUNTOS ESTUDANTIS SETOR DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL Edital Bolsa Atividade - 2012 Edital nº 005, de 20 de dezembro de 2011 A da UFSJ, no uso

Leia mais

Ministério da Educação - MEC Secretaria de Educação Superior - SESu Sistema de Seleção Unificada - Sisu Termo de Adesão - 2ª edição de 2016

Ministério da Educação - MEC Secretaria de Educação Superior - SESu Sistema de Seleção Unificada - Sisu Termo de Adesão - 2ª edição de 2016 Ministério da Educação - MEC Secretaria de Educação Superior - SESu Sistema de Seleção Unificada - Sisu Termo de Adesão - 2ª edição de 2016 1 - Dados cadastrais da Instituição de Educação Superior - IES

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA PRÓ-REITORIA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL ANEXO II RELAÇÃO DE DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA PRÓ-REITORIA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL ANEXO II RELAÇÃO DE DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS ANEXO II RELAÇÃO DE DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS (A CÓPIA DOS DOCUMENTOS DEVERÃO SER ENTREGUES ORGANIZADOS POR CADA MEMBRO DO GRUPO FAMILIAR) 1. DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO DO (A) DISCENTE E DOS MEMBROS DO

Leia mais

2.2 Além da comprovação da situação de moradia do grupo familiar, os (as) discentes que não residem com o grupo familiar devem apresentar.

2.2 Além da comprovação da situação de moradia do grupo familiar, os (as) discentes que não residem com o grupo familiar devem apresentar. ANEXO II RELAÇÃO DE DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS 1. DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO DO (A) DISCENTE E DOS MEMBROS DO GRUPO FAMILIAR 1.1. Documento de identidade RG (para maiores de 18 anos). 1.2. Cadastro de Pessoa

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA PRÓ-REITORIA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA PRÓ-REITORIA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL ANEXO II RELAÇÃO DE DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS (OS DOCUMENTOS DEVERÃO SER ENTREGUES ORGANIZADOS POR CADA MEMBRO DO GRUPO FAMILIAR) 1. DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO DO (A) DISCENTE E DOS MEMBROS DO GRUPO FAMILIAR

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS EDITAL SISU N 0 : 022/2014, de 07/01/2014 PROCESSO SELETIVO E MATRÍCULA DOS ESTUDANTES APROVADOS NOS

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA PRÓ-REITORIA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA PRÓ-REITORIA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL ANEXO II RELAÇÃO DE DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS Somente será aceita cópia legível dos documentos. Os documentos do grupo familiar deverão ser entregues de forma organizada por membro do grupo familiar. Para

Leia mais

INFORMAÇÕES, RELAÇÃO DE DOCUMENTOS PARA COMPROVAÇÃO DE BOLSA E FICHA DE INSCRIÇÃO NA INSTITUIÇÃO FEAD

INFORMAÇÕES, RELAÇÃO DE DOCUMENTOS PARA COMPROVAÇÃO DE BOLSA E FICHA DE INSCRIÇÃO NA INSTITUIÇÃO FEAD INFORMAÇÕES, RELAÇÃO DE DOCUMENTOS PARA COMPROVAÇÃO DE BOLSA E FICHA DE INSCRIÇÃO NA INSTITUIÇÃO FEAD FEAD Faculdade de Estudos Administrativos de MG FEAD Faculdade de Estudos Superiores de MG CANDIDATOS

Leia mais

EDITAL Nº. 07/2011 PROGRAD

EDITAL Nº. 07/2011 PROGRAD EDITAL Nº. 07/2011 PROGRAD PROGRAMA DE ISENÇÃO ou REDUÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO DO CONCURSO VESTIBULAR 2012 E PROGRAMA DE INGRESSO SELETIVO MISTO - PISM O Pró-Reitor de Graduação da Universidade Federal

Leia mais

EDITAL DE ISENÇÃO DE TAXA DE INSCRIÇÃO DO VESTIBULAR DE VERÃO 2019/1 PELO CRITÉRIO SOCIOECONÔMICO

EDITAL DE ISENÇÃO DE TAXA DE INSCRIÇÃO DO VESTIBULAR DE VERÃO 2019/1 PELO CRITÉRIO SOCIOECONÔMICO EDITAL DE ISENÇÃO DE TAXA DE INSCRIÇÃO DO VESTIBULAR DE VERÃO 2019/1 PELO CRITÉRIO SOCIOECONÔMICO O Reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, no uso de suas atribuições torna público

Leia mais

EDITAL/PROEX Nº. 07/2012 SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA DE ACESSO DEMOCRÁTICO À UNIVERSIDADE PRÉ-UNIVERSITÁRIO - PADU / TAQUARALTO

EDITAL/PROEX Nº. 07/2012 SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA DE ACESSO DEMOCRÁTICO À UNIVERSIDADE PRÉ-UNIVERSITÁRIO - PADU / TAQUARALTO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS UFT PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS PROEX Tel. (63) 3232-8212 / E-mail: prevestibular@uft.edu.br EDITAL/PROEX Nº. 07/2012

Leia mais

Instruções Adicionais para os Candidatos às Vagas do Sistema de Cotas

Instruções Adicionais para os Candidatos às Vagas do Sistema de Cotas Instruções Adicionais para os Candidatos às Vagas do Sistema de Cotas 1. DAS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES 1.1 Para concorrer às vagas reservadas pelo sistema de cotas, o candidato deverá: a) Preencher os

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS EDITAL N 0 087 de 02/08/2010 PROGRAMA DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO / 1 0 SEMESTRE 2011 O Diretor

Leia mais

Endereço: Nº Bairro: Cidade: CEP: Tel. Resid.: Tel. Celular: Data Nascimento: Naturalidade: UF: RG: Órgão Emissor/UF: CPF:

Endereço: Nº Bairro: Cidade: CEP: Tel. Resid.: Tel. Celular:   Data Nascimento: Naturalidade: UF: RG: Órgão Emissor/UF: CPF: Nome do Candidato: ANEXO I FICHA DE INSCRIÇÃO AVALIAÇÃO SOCIECONÔMICA Endereço: Nº Bairro: Cidade: CEP: Tel. Resid.: Tel. Celular: E-mail: Data Nascimento: Naturalidade: UF: RG: Órgão Emissor/UF: CPF:

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Pró-Reitoria de Graduação Diretoria de Processos Seletivos ANEXO I

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Pró-Reitoria de Graduação Diretoria de Processos Seletivos ANEXO I ANEXO I DA COMPROVAÇÃO DE RENDA DO CANDIDATO CLASSIFICADO EM VAGAS RESERVADAS DE QUE TRATA O INCISO I DO ART. 3º DA PORTARIA NORMATIVA Nº 18 DE 11 DE OUTUBRO DE 2012 E DA SOLICITAÇÃO DE ISENÇÃO DA TAXA

Leia mais

DOCUMENTAÇÃO PARA RENOVAÇÃO DO PROGRAMA AUXÍLIO MORADIA

DOCUMENTAÇÃO PARA RENOVAÇÃO DO PROGRAMA AUXÍLIO MORADIA DOCUMENTAÇÃO PARA RENOVAÇÃO DO PROGRAMA AUXÍLIO MORADIA FORMULÁRIO DE RENOVAÇÃO; HISTÓRICO ACADÊMICO ATUALIZADO (2015.2); COMPROVAÇÃO DE MORADIA dos pais (conta de água ou de luz) COMPROVAÇÃO DE MORADIA

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília RETIFICAÇÃO DO EDITAL Nº 037/RIFB, DE 03 DE OUTUBRO DE 2016 SELEÇÃO 2017/1 PROCESSO SELETIVO PARA CURSO TÉCNICO SUBSEQUENTE AO ENSINO MÉDIO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA (EaD) O REITOR DO INSTITUTO FEDERAL

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2/2012 DA UNIMONTES ANEXO I PROGRAMA SOCIOECONÔMICO 1 DA PARTICIPAÇÃO 1.1. Poderão participar do Programa Socioeconômico: 1.1.1. Os candidatos das modalidades I e II (conforme

Leia mais

Regulamento para concessão de isenção do pagamento ou para redução do valor da taxa de inscrição para o Concurso Vestibular Fuvest 2018

Regulamento para concessão de isenção do pagamento ou para redução do valor da taxa de inscrição para o Concurso Vestibular Fuvest 2018 CONCURSO VESTIBULAR FUVEST 2018 Isenção Total ou Parcial de Taxa de Inscrição Informe nº 03/2018 10.07.2017 Regulamento para concessão de isenção do pagamento ou para redução do valor da taxa de inscrição

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS COORDENAÇÃO DE INTEGRAÇÃO ESTUDANTIL EDITAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS COORDENAÇÃO DE INTEGRAÇÃO ESTUDANTIL EDITAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EDITAL 06-2014 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO POR COTAS SOCIAIS CHAMADA ORAL SISU/ENEM VERÃO 2014 A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), através da Coordenação de Integração

Leia mais

Comprovantes de rendimentos /ou da falta de rendimento do

Comprovantes de rendimentos /ou da falta de rendimento do Comprovantes de rendimentos /ou da falta de rendimento do estudante e dos integrantes de seu grupo familiar, referentes às pessoas físicas e a eventuais pessoas jurídicas vinculadas, do mês que antecede

Leia mais

1) DA CONCESSÃO: DOCUMENTOS ATUALIZADOS DE COMPROVAÇÃO DE RENDA FAMILIAR:

1) DA CONCESSÃO: DOCUMENTOS ATUALIZADOS DE COMPROVAÇÃO DE RENDA FAMILIAR: 1) DA CONCESSÃO: a) Para a CONCESSÃO da Bolsa de Estudo Social será considerado como grupo familiar, além do próprio candidato, o conjunto de pessoas residindo na mesma moradia do candidato; b) O candidato

Leia mais

ANEXO III DOCUMENTAÇÃO COMPROBATÓRIA A SER ENTREGUE PARA FINS DE INSCRIÇÃO NOS AUXILIOS PARA A REALIZAÇÃO DA AVALIAÇÃO SOCIOECONÔMICA

ANEXO III DOCUMENTAÇÃO COMPROBATÓRIA A SER ENTREGUE PARA FINS DE INSCRIÇÃO NOS AUXILIOS PARA A REALIZAÇÃO DA AVALIAÇÃO SOCIOECONÔMICA ANEXO III DOCUMENTAÇÃO COMPROBATÓRIA A SER ENTREGUE PARA FINS DE INSCRIÇÃO NOS AUXILIOS PARA A REALIZAÇÃO DA AVALIAÇÃO SOCIOECONÔMICA OBSERVAÇÃO: Cabe informar ao candidato que faz-se necessária a entrega

Leia mais

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS AOS CANDIDATOS DO PROUNI (ENTREVISTA)

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS AOS CANDIDATOS DO PROUNI (ENTREVISTA) DOCUMENTOS NECESSÁRIOS AOS CANDIDATOS DO PROUNI (ENTREVISTA) Todos os candidatos pré-selecionados para a FAMINAS-BH deverão entregar, cópias simples dos documentos relacionados abaixo (do candidato e de

Leia mais

ANEXO III DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA COMPROVAÇÃO DA RENDA FAMILIAR BRUTA MENSAL PER CAPITA

ANEXO III DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA COMPROVAÇÃO DA RENDA FAMILIAR BRUTA MENSAL PER CAPITA ANEXO III DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA COMPROVAÇÃO DA RENDA FAMILIAR BRUTA MENSAL PER CAPITA Ministério da Educação INFORMAÇÕES GERAIS: a) Para a comprovação da renda deverão ser entregues os documentos

Leia mais

FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO EMERGENCIAL/INCREMENTO

FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO EMERGENCIAL/INCREMENTO Ministério da Educação Universidade Federal de Itajubá UNIFEI Criada pela Lei nº 10.435, de 24 de abril de 2002 Pró - Reitoria de Graduação Diretoria de Assistência Estudantil FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO

Leia mais

EDITAL DE RENOVAÇÃO DA BOLSA UNIPOA 2017/2

EDITAL DE RENOVAÇÃO DA BOLSA UNIPOA 2017/2 EDITAL DE RENOVAÇÃO DA BOLSA UNIPOA 2017/2 Os alunos que possuem benefício do Programa Unipoa deverão, obrigatoriamente, realizar o procedimento descrito abaixo para solicitação da renovação da bolsa de

Leia mais

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA MATRÍCULA. PERÍODO DE CONFIRMAÇÃO DE VAGA 1ª CHAMADA: 13 a 16 de dezembro de 2016

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA MATRÍCULA. PERÍODO DE CONFIRMAÇÃO DE VAGA 1ª CHAMADA: 13 a 16 de dezembro de 2016 DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA MATRÍCULA PERÍODO DE CONFIRMAÇÃO DE VAGA 1ª CHAMADA: 13 a 16 de dezembro de 2016 1) DOCUMENTOS GERAIS (para todos os candidatos) Na Confirmação de Vaga, o candidato deverá entregar

Leia mais

Ministério da Educação - MEC Secretaria de Educação Superior - SESu Sistema de Seleção Unificada - Sisu Termo de Adesão - 2ª edição de 2015

Ministério da Educação - MEC Secretaria de Educação Superior - SESu Sistema de Seleção Unificada - Sisu Termo de Adesão - 2ª edição de 2015 Ministério da Educação - MEC Secretaria de Educação Superior - SESu Sistema de Seleção Unificada - Sisu Termo de Adesão - 2ª edição de 2015 1 - Dados cadastrais da Instituição de Educação Superior - IES

Leia mais

ANEXO III DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA COMPROVAÇÃO DA RENDA FAMILIAR BRUTA MENSAL PER CAPITA

ANEXO III DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA COMPROVAÇÃO DA RENDA FAMILIAR BRUTA MENSAL PER CAPITA ANEXO III DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA COMPROVAÇÃO DA RENDA FAMILIAR BRUTA MENSAL PER CAPITA 1 INFORMAÇÕES GERAIS 1.1 Para a comprovação da renda deverão ser entregues os documentos constantes neste anexo,

Leia mais

ANEXO II RELAÇÃO DE DOCUMENTAÇÃO PARA INSCRIÇÃO NA BOLSA PERMANÊNCIA IFF E MODALIDADES DE AUXILIOS ALIMENTAÇÃO, MORADIA, TRANSPORTE

ANEXO II RELAÇÃO DE DOCUMENTAÇÃO PARA INSCRIÇÃO NA BOLSA PERMANÊNCIA IFF E MODALIDADES DE AUXILIOS ALIMENTAÇÃO, MORADIA, TRANSPORTE ANEXO II RELAÇÃO DE DOCUMENTAÇÃO PARA INSCRIÇÃO NA BOLSA PERMANÊNCIA IFF E MODALIDADES DE AUXILIOS ALIMENTAÇÃO, MORADIA, TRANSPORTE DOCUMENTOS ESPECÍFICOS DOS ESTUDANTES I - Comprovante de matrícula de

Leia mais

E D I T A L. Parágrafo único. Todos os candidatos deverão ser enquadrados ao disposto nos arts. 1º e 2º da Lei nº , de 13 de janeiro de 2005.

E D I T A L. Parágrafo único. Todos os candidatos deverão ser enquadrados ao disposto nos arts. 1º e 2º da Lei nº , de 13 de janeiro de 2005. EDITAL PROUNI 2/2013 DISPÕE SOBRE PROCEDIMENTOS DE REGULAMENTAÇÃO PARA O RECEBIMENTO DE BOLSAS INTEGRAIS E PARCIAIS DO PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS PROUNI, DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF. A Coordenadora

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Colegiado Especial da Educação Básica e Profissional da UFMG

Universidade Federal de Minas Gerais Colegiado Especial da Educação Básica e Profissional da UFMG Edital de Sorteio das Vagas Suplementares para admissão ao primeiro ano do Ensino Fundamental do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais, para crianças nascidas entre os dias 01/05/2000

Leia mais

RETIFICAÇÃO DO EDITAL Nº 040/RIFB, DE 03 DE OUTUBRO DE 2016

RETIFICAÇÃO DO EDITAL Nº 040/RIFB, DE 03 DE OUTUBRO DE 2016 RETIFICAÇÃO DO EDITAL Nº 040/RIFB, DE 03 DE OUTUBRO DE 2016 PROCESSO SELETIVO PARA CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - PROEJA O REITOR DO INSTITUTO FEDERAL

Leia mais

Programa de Assistência Estudantil da UFPR PROBEM. Edital Nº SEGUNDO SEMESTRE

Programa de Assistência Estudantil da UFPR PROBEM. Edital Nº SEGUNDO SEMESTRE Programa de Assistência Estudantil da UFPR PROBEM Edital Nº 02 2013 SEGUNDO SEMESTRE Processo Seletivo do PROBEM - Programa de Benefícios Econômicos para Manutenção aos Estudantes de Graduação e Ensino

Leia mais

COORDEANDORIA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL CÂMPUS PELOTAS EDITAL DE CIRCULAÇÃO INTERNA 032/2014 PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL CONCESSÃO DE BENEFÍCIO

COORDEANDORIA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL CÂMPUS PELOTAS EDITAL DE CIRCULAÇÃO INTERNA 032/2014 PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL CONCESSÃO DE BENEFÍCIO COORDEANDORIA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL CÂMPUS PELOTAS EDITAL DE CIRCULAÇÃO INTERNA 032/2014 PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL CONCESSÃO DE BENEFÍCIO Dispõe sobre a avaliação socioeconômica para concessão

Leia mais

CHECKLIST Conferência de Documentos Bolsa Social de Estudo (O checklist não substitui a leitura do Edital Normativo)

CHECKLIST Conferência de Documentos Bolsa Social de Estudo (O checklist não substitui a leitura do Edital Normativo) CHECKLIST Conferência de Documentos Bolsa Social de Estudo (O checklist não substitui a leitura do Edital Normativo) Nº DO PROCESSO: DATA: ALUNO: MATRÍCULA: CURSO: SEMESTRE: QUANTIDADE DE MEM- BROS: DOCUMENTOS

Leia mais

ANEXO I RELAÇÃO DE DOCUMENTOS Obrigatório para todos os membros da família

ANEXO I RELAÇÃO DE DOCUMENTOS Obrigatório para todos os membros da família Página 4 de 8 ANEXO I RELAÇÃO DE DOCUMENTOS Obrigatório para todos os membros da família Não serão analisados processos com documentação incompleta e/ou ficha socioeconômica incompleta e/ou rasurada. Nesses

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA OS CANDIDATOS CONVOCADOS NA 3ª CHAMADA DO PROCESSO SELETIVO EaD PARA INGRESSO NO 1º SEMESTRE DE 2017 APROVADOS PELO APROVEITAMENTO DA NOTA DO ENEM I ORIENTAÇÕES PARA TODOS OS CANDIDATOS

Leia mais

Termo de Adesão. 1. Informações da IES. 2. Cursos e vagas. Local de Oferta: Unidade SEDE (Belo Horizonte, MG)

Termo de Adesão. 1. Informações da IES. 2. Cursos e vagas. Local de Oferta: Unidade SEDE (Belo Horizonte, MG) Termo de Adesão 1. Informações da IES Nome: CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS Sigla: CEFET/MG Código: 594 CNPJ: 17.220.203/0001-96 Unidade Administrativa: Pública Federal Categoria

Leia mais

Passo a passo para entrega da documentação da isenção:

Passo a passo para entrega da documentação da isenção: Passo a passo para entrega da documentação da isenção: ATENÇÃO: Não é recomendado o uso do Internet Explorer, esse navegador causa duplicação dos dígitos. 1) Imprimir o formulário socioeconômico: a. Acessar

Leia mais

ANEXO IV Informativo - IFPR DOCUMENTAÇÃO PARA COMPROVAÇÃO DE RENDA PER CAPITA

ANEXO IV Informativo - IFPR DOCUMENTAÇÃO PARA COMPROVAÇÃO DE RENDA PER CAPITA ANEXO IV Informativo - IFPR DOCUMENTAÇÃO PARA COMPROVAÇÃO DE RENDA PER CAPITA 1. Conforme o item que trata sobre a renda desta chamada pública, o candidato deverá comprovar renda familiar per capita não

Leia mais

Processo Seletivo do Prouni. 1º Semestre de 2019

Processo Seletivo do Prouni. 1º Semestre de 2019 Bolsista: ( ) IC ( ) PIBID ( ) Outros Processo Seletivo do Prouni FICHA PEDAGÓGICA Ano 2015/ 1º Semestre de 2019 Dynamics: ( ) Social ( ) Pedagógico ( ) Psicológico O candidato deverá apresentar os documentos

Leia mais

- CURSOS ENSINO MÉDIO/TÉCNICO - SITUAÇÃO "A" - RENOVAÇÃO DE BENEFÍCIOS COM ANÁLISE SOCIOECONÔMICA - Protocolo Resultado Parcial

- CURSOS ENSINO MÉDIO/TÉCNICO - SITUAÇÃO A - RENOVAÇÃO DE BENEFÍCIOS COM ANÁLISE SOCIOECONÔMICA - Protocolo Resultado Parcial Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Bento Gonçalves Edital 54/16 - Dos Benefícios Estudantis do periodo letivo de 2017-1ª etapa RESULTADO

Leia mais

RETIFICAÇÃO DO EDITAL Nº 037/RIFB, DE 03 DE OUTUBRO DE 2016

RETIFICAÇÃO DO EDITAL Nº 037/RIFB, DE 03 DE OUTUBRO DE 2016 RETIFICAÇÃO DO EDITAL Nº 037/RIFB, DE 03 DE OUTUBRO DE 2016 SELEÇÃO 2017/1 PROCESSO SELETIVO PARA CURSO TÉCNICO SUBSEQUENTE AO ENSINO MÉDIO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA (EaD) O REITOR DO INSTITUTO FEDERAL

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS COMPLEMENTAÇÃO DO EDITAL Nº 176/2014 DE 05/09/2014 DO CEFET-MG MATRÍCULA DOS CANDIDATOS APROVADOS PARA

Leia mais

Termo de Adesão. 1. Informações da IES. 2. Cursos e vagas. Local de Oferta: Unidade SEDE (Belo Horizonte, MG)

Termo de Adesão. 1. Informações da IES. 2. Cursos e vagas. Local de Oferta: Unidade SEDE (Belo Horizonte, MG) Termo de Adesão 1. Informações da IES Nome: CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS Sigla: CEFET/MG Código: 594 CNPJ: 17.220.203/0001-96 Unidade Administrativa: Pública Federal Categoria

Leia mais

Informações sobre o Benefício do Vestibular Social. 2) A bolsa concedida é intransferível e tem validade APENAS para o 2º semestre de 2017.

Informações sobre o Benefício do Vestibular Social. 2) A bolsa concedida é intransferível e tem validade APENAS para o 2º semestre de 2017. ATENÇÃO: Leia atentamente o formulário. Preencha corretamente todos os campos, com letra legível, sem rasuras e com caneta azul. É imprescindível anexar a documentação solicitada. Somente serão considerados

Leia mais

ANEXO III DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA COMPROVAÇÃODA RENDA FAMILIAR BRUTA MENSAL PER CAPITA

ANEXO III DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA COMPROVAÇÃODA RENDA FAMILIAR BRUTA MENSAL PER CAPITA ANEXO III DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA COMPROVAÇÃODA RENDA FAMILIAR BRUTA MENSAL PER CAPITA 1 INFORMAÇÕES GERAIS: 1.1 Para a comprovação da renda deverão ser entregues os documentos constantes neste anexo,

Leia mais

EDITAL DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO DO PROCESSO SELETIVO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO

EDITAL DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO DO PROCESSO SELETIVO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO EDITAL DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO DO PROCESSO SELETIVO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO - 2017 A Universidade Federal do Espírito Santo, representada pelo Programa de Pós-Graduação de Mestrado

Leia mais

Utilize um envelope tamanho ofício. Coloque seu nome, CPF, curso e telefones para contato de forma legível e organize os documentos na seguinte ordem:

Utilize um envelope tamanho ofício. Coloque seu nome, CPF, curso e telefones para contato de forma legível e organize os documentos na seguinte ordem: ORIENTAÇÕES PARA PREENCHIMENTOS E COMPROVAÇÃO DE DOCUMENTOS Prezado(a) candidato(a), Por favor, fique atento às informações a seguir, as quais garantirão o bom andamento do seu processo de comprovação

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE AUXÍLIOS AOS ESTUDANTES Nº 02/2017

EDITAL DE SELEÇÃO DE AUXÍLIOS AOS ESTUDANTES Nº 02/2017 EDITAL DE SELEÇÃO DE AUXÍLIOS AOS ESTUDANTES Nº 02/2017 O Diretor do Campus de Morada Nova, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, no uso de suas atribuições administrativas,

Leia mais

4º EDITAL UNIFICADO PARA ENSINO SUPERIOR - PRO- CESSO DE RENOVAÇÃO DA BOLSA SOCIAL DE ESTUDO PARA O 2º SEMESTRE LETIVO DE 2017.

4º EDITAL UNIFICADO PARA ENSINO SUPERIOR - PRO- CESSO DE RENOVAÇÃO DA BOLSA SOCIAL DE ESTUDO PARA O 2º SEMESTRE LETIVO DE 2017. CHECKLIST Conferência de Documentos Bolsa Social de Estudo (O checklist não substitui a leitura do Edital Normativo) CANDIDATO (A): DATA: CURSO/TURNO: QUANTIDADE DE MEMBROS: DOCUMENTOS RG e CPF de TODOS

Leia mais

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE UNESC

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE UNESC UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE UNESC EDITAL Nº 209/2015 Dispõe sobre a realização de cadastro socioeconômico dos beneficiários de Bolsa Técnico-Administrativo e Bolsa Dependente, relativamente

Leia mais

EDITAL Nº 02/ ANO 2016 IFCE CAMPUS Morada Nova DIVULGA PROCESSO PARA SOLICITAÇÃO DE AUXÍLIOS AOS ESTUDANTES

EDITAL Nº 02/ ANO 2016 IFCE CAMPUS Morada Nova DIVULGA PROCESSO PARA SOLICITAÇÃO DE AUXÍLIOS AOS ESTUDANTES EDITAL Nº 02/ ANO 2016 IFCE CAMPUS Morada Nova DIVULGA PROCESSO PARA SOLICITAÇÃO DE AUXÍLIOS AOS ESTUDANTES O Diretor do Campus de Morada Nova, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do

Leia mais

ANEXO II Relação de documentos comprobatórios 1 - GRUPO DE DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO E DOS MEMBROS DO GRUPO FAMILIAR

ANEXO II Relação de documentos comprobatórios 1 - GRUPO DE DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO E DOS MEMBROS DO GRUPO FAMILIAR ANEXO II Relação de documentos comprobatórios Processo de Aferição de Condição Socioeconômica de Bolsistas Parciais e Integrais Observação: Para cada um dos Grupos de Documentos abaixo relacionados, o

Leia mais