Seguindo as informações contidas no site vamos demonstrar como deverá ser feita a SOLICITAÇÃO DE BENEFÍCIO PELA PRIMEIRA VEZ.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Seguindo as informações contidas no site vamos demonstrar como deverá ser feita a SOLICITAÇÃO DE BENEFÍCIO PELA PRIMEIRA VEZ."

Transcrição

1 SOLICITAÇÃO DE BENEFÍCIO PELA PRIMEIRA VEZ As informações de renovação e solicitação de benefícios pela 1ª vez estão definidos no site da PREAE ( ) bem como o edital disponível no link também no site da PREAE. Seguindo as informações contidas no site vamos demonstrar como deverá ser feita a SOLICITAÇÃO DE BENEFÍCIO PELA PRIMEIRA VEZ. Para se inscrever, o acadêmico deverá realizar seu cadastro no Sistema de Informação e Gestão de Projetos SIGProj/MEC, no endereço eletrônico (sigproj.mec.gov.br). Em seguida, entrar com seu CPF e senha cadastrados,

2 clicar na aba Estudante, no canto superior direito. Localizando o item EDITAL Nº 2/ BOLSA PERMANÊNCIA E AUXÍLIO-ALIMENTAÇÃO, clicar em Criar Proposta. Após Clicar em Criar Proposta aparecerá as opções de Benefícios para escolha. Clique sobre a opção desejada..

3 Após essa escolha o sistema exibirá mais algumas informações de como proceder com relação aos documentos exigidos... informações que também estão disponíveis no edital... Segue as informações disponíveis nessa tela, onde no final se encontra os botões concordo e não concordo... Assistência Estudantil Informações Gerais ATENÇÃO! Observações para elaboração da Proposta As presentes ações destinam-se ao(a) aluno(a) comprovadamente carente de recursos econômico-financeiros, estando inserido em família cuja renda percapita não seja superior a um salário mínimo e meio para a Ação Bolsa Permanência e Auxílio-Alimentação. A Ação Auxílio-Alimentação está disponível para acadêmicos de todos os Câmpus da UFMS, EXCETO A CIDADE UNIVERSITÁRIA CAMPO GRANDE. ATENTE-SE AOS PRAZOS APRESENTADOS NO EDITAL E NAS CONVOCAÇÕES PARA ENTREGA DE DOCUMENTAÇÕES DIVULGADOS NO SITE Para solicitar o benefício você deverá executar os seguintes procedimentos: 1. Para acadêmicos que farão a RENOVAÇÃO do benefício para 2012, atualizar os Dados Cadastrais. Ao fim do preenchimento, clicar no botão "Salvar" no último passo ("Finalizar Cadastro") para gerar os documentos que deverão ser impressos e entregues na Divisão de Assistência Acadêmica (DIAA) ou respectivas Comissões Permanente de Apoio e Assistência Acadêmica (CPACs), nos Câmpus. Assinar no local indicado. 2. Para acadêmicos que concorrem pela primeira vez ao(s) Benefício(s), preencher todos os campos exigidos no formulário de Solicitação de Benefícios, apresentados através do menu lateral à direita. Ao fim do preenchimento, clicar no botão "Salvar" no último passo ("Finalizar Cadastro").

4 3. Para acadêmicos que concorrem ao(s) benefício(s) pela primeira vez, quando da Convocação, deverão acessar seu formulário de Solicitação de Benefícios, visualizar e imprimir sua proposta. Anexar cópia dos seguintes documentos (não anexar originais): a) documento de identificação do acadêmico com foto; b) comprovante de matrícula; c) o último contracheque e/ou declaração da renda mensal, pensão, aposentadoria, benefícios sociais, seguro-desemprego; d) a declaração de imposto de renda de cada um dos membros da família. No caso de isentos, apresentar de todos os membros da família declaração conforme modelo anexo ao formulário socioeconômico; e) no caso de pais separados, apresentar declaração assinada por um dos partes, informando a situação; f) situação cadastral do Cadastro de Pessoa Física (CPF) disponível no site g) a última conta de energia elétrica; h) a última conta de água; i) a última conta de telefone fixo e/ou despesas com telefone celular; j) o último carnê de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e/ou Rural (ITR), da parte que consta metragem do imóvel; k) o último recibo de pagamento de aluguel ou prestação da casa própria; l) o último recibo de pagamento de mensalidades escolares, consórcios; m)a comprovação de despesas com, eletros domésticos, roupas, médicos/dentistas, medicamentos, materiais de construção, etc; n) a comprovação de bolsa de estudo parcial ou total de familiares; e o) a comprovação do seu recebimento mesada (em caso de declaração deverá ser emitida e assinada pelo responsável); p) cópia do cartão bancário (conta-corrente) em nome do acadêmico. Depois de ler essas informações seguimos, clicando em concordo... Assim iremos para a tela de perguntas para quem irá fazer SOLICITAR O BENEFÍCIO PELA PRIMEIRA VEZ. A solicitação de benefícios pela 1ª vez se diferencia da RENOVAÇÃO pela quantidade de perguntas que devem ser respondidas e a documentação a ser entregue pelo ACADÊMICO. (essa documentação está diponível no edital e nas instruções iniciais)

5 Como se trata de solicitação de benefícios pela 1ª vez, sua resposta a primeira pergunta será NÃO. Em seguida aparecerá a pergunta sobre qual beneficio você deseja solicitar. Respondendo a essas perguntas... Seguimos para a atualização do cadastro.

6 Se você verificar a necessidade de alteração de algum dado, basta clicar no link de atualização de cadastro que fica abaixo da mensagem vermelha... No clicando AQUI. Em seguida, preencher todas as questões seguintes, clicando nos Passos do lado direito da tela. ATENÇÃO PARA A PERGUNTA 6: Se você mora com os seus PAIS ou CÔNJUGE: CASO1: Se SIM entenda-se por família você seus pais ou o seu cônjuge. Marcando SIM você preenche os dados da família incluindo você no quadro de Composição Familiar passo 3.3 (menu da direita). CASO2: Se marcar NÃO (é o caso em que você mora com seus avós, amigos, parentes, etc). Você deve estar incluído nos moradores da residência atual, passo 2.4. E seus Pais e quem mora na casa deles devem ser inluídos na compoição familiar passo 3.3 (menu da direita).

7 Atenção para as instruções apresentadas no Edital sobre INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA: Será considerado independente financeiro o acadêmico maior de 18 anos e que comprove que tenha meios de prover seu próprio sustento, sem contar com nenhum tipo de auxílio financeiro de outras pessoas ou fontes, informação esta passível de análise e aprovação; A falta, sem justificativa, de qualquer documento exigido, acarretará indeferimento da(s) solicitação(ões) de benefício(s). Em seguida, preencher os dados sobre SITUAÇÃO DO ACADÊMICO.

8 Se por motivo de força MAIOR não inserir os Pais você deverá justificar, essa é uma informação IMPORTANTE, caso você não informe a sua justificativa será analisada pelas psicólogas e Assistentes Sociais. Nas DESPESAS DO ACADÊMICO, devem ser inseridas todas as despesas DESSA RESIDÊNCIA ATUAL do acadêmico, com todos os comprovantes solicitados no Edital. Caso o acadêmico tenha informado que depende financeiramente da família, amigos, ou parentes, preencher os DADOS DA FAMÍLIA que o sustenta, indicando sua composição e anexando os documentos solicitados no Edital.

9 Se houver mais informações que você considera importante, inclua em OBSERVAÇÕES ADICIONAIS.

10 Clique em VERIFICAR PENDÊNCIAS para saber se há algum dado preenchido incorretamente ou ainda faltando em sua requisição. Depois de verificar que os dados já estão corretos clique em salvar e depois em Enviar Proposta para Julgamento.

11 Depois de enviar a proposta... o sistema gera um numero de protocolo... E redireciona você para a listagem de propostas submetidas onde você poderá consultar seu Formulário de Requisição de Benefícios

12 Quando da CONVOCAÇÃO feita pela PREAE, você deverá acessar sua Requisição, imprimir e anexar a documentação descrita no Edital, e entregar na PREAE/CPAC. Caso você queira visualizar novamente os documentos, você pode acessar a área de REQUISIÇÕES DE BENEFÌCIOS SUBMETIDAS como na figura, clicando sobre a requisição...

13 Existe na PREAE Assistentes Sociais e psicólogas para orientar os acadêmicos que tiverem mais dúvidas.

EDITAL DE ISENÇÃO DE TAXA DE INSCRIÇÃO CONCURSO DEFENSORIA PÚBLICA

EDITAL DE ISENÇÃO DE TAXA DE INSCRIÇÃO CONCURSO DEFENSORIA PÚBLICA DEFENSOR PÚBLICO GERAL DO ESTADO José Raimundo Batista Moreira 1º SUBDEFENSOR PÚBLICO GERAL DO ESTADO Líbero Atheniense Teixeira Júnior 2º SUBDEFENSOR PÚBLICO GERAL DO ESTADO Nilsomaro de Souza Rodrigues

Leia mais

ISENÇÃO DE TAXA DE INSCRIÇÃO

ISENÇÃO DE TAXA DE INSCRIÇÃO RESIDÊNCIA JURÍDICA UERJ 2012 ISENÇÃO DE TAXA DE INSCRIÇÃO CENTRO DE PRODUÇÃO 1 1. DAS INFORMAÇÕES GERAIS 1.1. A isenção de taxa de inscrição do Processo Seletivo Treinamento em Direito 2012 é um benefício

Leia mais

Passo a Passo para seleção de gratuidades. Após acessar o site da escola clicar na Aba SERVIÇOS > SERVIÇO SOCIAL> SELEÇÃO DE GRATUIDADES 2018.

Passo a Passo para seleção de gratuidades. Após acessar o site da escola clicar na Aba SERVIÇOS > SERVIÇO SOCIAL> SELEÇÃO DE GRATUIDADES 2018. Passo 1- LEITURA DO EDITAL Passo a Passo para seleção de gratuidades Disponível no site da Escola na aba de SERVIÇOS o responsável deve ler o EDITAL Nº 01/2017 PROCESSO SELETIVO DE CONCESSÃO DE BOLSA DE

Leia mais

Manual de acesso ao Sistema de Análise Socioeconômica - Estudantes -

Manual de acesso ao Sistema de Análise Socioeconômica - Estudantes - UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS Manual de acesso ao Sistema de Análise Socioeconômica - Estudantes - Versão 02/10/2017 a Chapecó, outubro de 2017 1 ÍNDICE 1. CAMPUS

Leia mais

EDITAL DE RENOVAÇÃO DA BOLSA UNIPOA 2017/2

EDITAL DE RENOVAÇÃO DA BOLSA UNIPOA 2017/2 EDITAL DE RENOVAÇÃO DA BOLSA UNIPOA 2017/2 Os alunos que possuem benefício do Programa Unipoa deverão, obrigatoriamente, realizar o procedimento descrito abaixo para solicitação da renovação da bolsa de

Leia mais

Solicitação de Bolsas e Auxílios/Recebimento de Documentos

Solicitação de Bolsas e Auxílios/Recebimento de Documentos ADMINISTRATIVO - PROAE Solicitação de Bolsas e Auxílios/Recebimento de Documentos 1º: Acessar o SIGA 3 e clicar no ícone Apoio Estudantil para preencher o formulário socioeconômico. Obs.: Durante o preenchimento

Leia mais

O beneficiário deve informar seu número da carteira AMS e senha, já previamente cadastrados, e clicar no botão Entrar.

O beneficiário deve informar seu número da carteira AMS e senha, já previamente cadastrados, e clicar no botão Entrar. 01.12345678.00 Marque a opção Demais usuários. O beneficiário deve informar seu número da carteira AMS e senha, já previamente cadastrados, e clicar no botão Entrar. Caso seja seu primeiro acesso, será

Leia mais

MANUAL PARA USUÁRIO DO SISTEMA CUBO 1ª EDIÇÃO

MANUAL PARA USUÁRIO DO SISTEMA CUBO 1ª EDIÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS PRÓ REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS MANUAL PARA USUÁRIO DO SISTEMA CUBO 1ª EDIÇÃO 2017 MANUAL DE USO SISTEMA CUBO 1. ACESSO DO USUÁRIO 1.1 Acesse o endereço https://sistemas.uft.edu.br/cubo/admin/login

Leia mais

ANEXO 01 RELAÇÃO DE DOCUMENTOS PARA SOLICITAÇÃO DE BENEFICIOS DE TODOS OS MEMBROS QUE COMPOEM O NÚCLEO FAMILIAR

ANEXO 01 RELAÇÃO DE DOCUMENTOS PARA SOLICITAÇÃO DE BENEFICIOS DE TODOS OS MEMBROS QUE COMPOEM O NÚCLEO FAMILIAR COORDENAÇÃO DE ASSISTÊNCIA COMUNITÁRIA CEP 64049-550, SG 14; Telefones: (86) 3215 5642/3 215 5645; Fax (86) 3215 5640; e-mail ANEXO 01 RELAÇÃO DE DOCUMENTOS PARA SOLICITAÇÃO DE BENEFICIOS DE TODOS OS MEMBROS

Leia mais

Renovação - ProUni - para o 2º semestre de 2016 UNIFIEO - Centro Universitário FIEO

Renovação - ProUni - para o 2º semestre de 2016 UNIFIEO - Centro Universitário FIEO Renovação - ProUni - para o 2º semestre de 2016 UNIFIEO - Centro Universitário FIEO Renovação - ProUni - para o 2º semestre de 2016 UNIFIEO - Centro Universitário FIEO Renovação - ProUni - para o 2º semestre

Leia mais

EDITAL Nº 07, de 27 de março de 2017 DO PROGRAMA DE APOIO ESTUDANTIL DO PERÍODO LETIVO DE 2017 MODALIDADE AUXÍLIO MORADIA

EDITAL Nº 07, de 27 de março de 2017 DO PROGRAMA DE APOIO ESTUDANTIL DO PERÍODO LETIVO DE 2017 MODALIDADE AUXÍLIO MORADIA EDITAL Nº 07, de 27 de março de 2017 DO PROGRAMA DE APOIO ESTUDANTIL DO PERÍODO LETIVO DE 2017 MODALIDADE AUXÍLIO MORADIA O Diretor Geral do Campus Restinga do Instituto Federal de Educação, Ciência e

Leia mais

Protocolo Eletrônico ( Acesso Externo )

Protocolo Eletrônico ( Acesso Externo ) EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS VICE-PRESIDÊNCIA DE ADMINISTRAÇÃO VIPAD Protocolo Eletrônico ( Acesso Externo ) Guia de Cadastro do Usuário Externo Solicitação de Acesso Setembro / 2017 [ Versão

Leia mais

Renovação - ProUni para o 1º semestre de 2017 UNIFIEO - Centro Universitário FIEO

Renovação - ProUni para o 1º semestre de 2017 UNIFIEO - Centro Universitário FIEO Renovação - ProUni para o 1º semestre de 2017 UNIFIEO - Centro Universitário FIEO Renovação - ProUni para o 1º semestre de 2017 UNIFIEO - Centro Universitário FIEO Renovação ProUni para o 1º semestre de

Leia mais

PROTOCOLO. Renovação - Prouni - para o 2º semestre de 2011 UNIFIEO - Centro Universitário FIEO

PROTOCOLO. Renovação - Prouni - para o 2º semestre de 2011 UNIFIEO - Centro Universitário FIEO CPF Tel. Residencial Tel. Comercial Tel. Celular ATENÇÃO! VOCÊ É O RESPONSÁVEL POR ASSINAR O TERMO DE ATUALIZAÇÃO DE USUFRUTO DE BOLSA NO CABES NO PERÍODO DIVULGADO PELO MEC. O ALUNO QUE NÃO RENOVAR O

Leia mais

Regulamento para concessão de isenção do pagamento ou para redução do valor da taxa de inscrição para o Concurso Vestibular Fuvest 2018

Regulamento para concessão de isenção do pagamento ou para redução do valor da taxa de inscrição para o Concurso Vestibular Fuvest 2018 CONCURSO VESTIBULAR FUVEST 2018 Isenção Total ou Parcial de Taxa de Inscrição Informe nº 03/2018 10.07.2017 Regulamento para concessão de isenção do pagamento ou para redução do valor da taxa de inscrição

Leia mais

Sistema NFS-e. 03/2010 Versão 1.3. EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A.

Sistema NFS-e. 03/2010 Versão 1.3. EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A. Sistema NFS-e 03/2010 Versão 1.3 EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A. Para emissão da Nota Fiscal Eletrônica, o usuário deverá acessar a aplicação através do site da prefeitura clicando no

Leia mais

FIES INFORMAÇÕES SOBRE DOCUMENTAÇÃO

FIES INFORMAÇÕES SOBRE DOCUMENTAÇÃO FIES INFORMAÇÕES SOBRE DOCUMENTAÇÃO 1. FICHA DE INSCRIÇÃO; Acessar o site http://sisfiesportal.mec.gov.br/ e clicar em INSCREVA-SE NO FIES para preencher a ficha de inscrição. Após seguir todos os passos

Leia mais

A PROEAC informa aos acadêmicos beneficiários do auxílio alimentação na modalidade ISENÇÃO que:

A PROEAC informa aos acadêmicos beneficiários do auxílio alimentação na modalidade ISENÇÃO que: Comunicado aos acadêmicos que possuem Isenção no Restaurante Universitário- RU /Preenchimento Obrigatório de Questionário de Cadastro Único no Módulo da Assistência Estudantil do novo sistema acadêmico

Leia mais

Sistema NFTS-e. 01/2016 Versão EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A.

Sistema NFTS-e. 01/2016 Versão EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A. Sistema NFTS-e 01/2016 Versão 1.7.93 EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A. Para emissão da Nota Fiscal Tomador Eletrônica, o usuário deverá acessar a aplicação através do site da prefeitura

Leia mais

PRODAV 03/2015 Passo a passo para inscrição do projeto

PRODAV 03/2015 Passo a passo para inscrição do projeto PASSO 11 - Ao concluir o preenchimento, clique em Salvar. Na aba da esquerda aparecerá o item Projetos que o compõem, e o primeiro projeto incluído aparecerá logo abaixo (fig. 16). Para incluir novos projetos

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal da Paraíba Pró-Reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante

Ministério da Educação Universidade Federal da Paraíba Pró-Reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante Informamos que juntamente com esse formulário, deve ser incluído no processo: 1) Memorando de solicitação de pagamento de inscrição para o estudante assinado pelo(a) professor(a) orientador(a) ou, na sua

Leia mais

ANEXO I RELAÇÃO DE DOCUMENTOS Obrigatório para todos os membros da família

ANEXO I RELAÇÃO DE DOCUMENTOS Obrigatório para todos os membros da família Página 4 de 8 ANEXO I RELAÇÃO DE DOCUMENTOS Obrigatório para todos os membros da família Não serão analisados processos com documentação incompleta e/ou ficha socioeconômica incompleta e/ou rasurada. Nesses

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 1 ÍNDICE 1. ACESSANDO O SISTEMA ATENA...03 2. INCLUSÃO DOS DADOS DO PROJETO...04 3. INCLUSÃO DO BOLSISTA...07 3.1 Bolsista com cadastro na USP...08 3.2 Bolsista sem cadastro

Leia mais

Manual de Solicitação de Auxílio do Programa de Assistência Estudantil - Portal do Discente

Manual de Solicitação de Auxílio do Programa de Assistência Estudantil - Portal do Discente Manual de Solicitação de Auxílio do Programa de Assistência Estudantil - Portal do Discente 1. Preenchimento do Questionário Socioeconômico Cultural O primeiro passo do estudante é preencher o questionário

Leia mais

MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA

MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA Sistema de Bilhetagem Eletrônica MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA Revisão 03 / Outubro 2017 Índice "! #$% %&' (%! " ) " *$)$$, %+, -%& Introdução O Módulo Pessoa Física é um conjunto de páginas web que permitem

Leia mais

FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO EMERGENCIAL/INCREMENTO

FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO EMERGENCIAL/INCREMENTO Ministério da Educação Universidade Federal de Itajubá UNIFEI Criada pela Lei nº 10.435, de 24 de abril de 2002 Pró - Reitoria de Graduação Diretoria de Assistência Estudantil FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO

Leia mais

- CURSOS ENSINO MÉDIO/TÉCNICO - SITUAÇÃO "A" - RENOVAÇÃO DE BENEFÍCIOS COM ANÁLISE SOCIOECONÔMICA - Protocolo Resultado Parcial

- CURSOS ENSINO MÉDIO/TÉCNICO - SITUAÇÃO A - RENOVAÇÃO DE BENEFÍCIOS COM ANÁLISE SOCIOECONÔMICA - Protocolo Resultado Parcial Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Bento Gonçalves Edital 54/16 - Dos Benefícios Estudantis do periodo letivo de 2017-1ª etapa RESULTADO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE ESCOLA AGRÍCOLA DE JUNDIAÍ COORDENAÇÃO DE POLÍTICAS ESTUDANTIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE ESCOLA AGRÍCOLA DE JUNDIAÍ COORDENAÇÃO DE POLÍTICAS ESTUDANTIS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE ESCOLA AGRÍCOLA DE JUNDIAÍ COORDENAÇÃO DE POLÍTICAS ESTUDANTIS PROCESSO DE RENOVAÇÃO DA RESIDÊNCIA ESTUDANTIL, BOLSAS AUXÍLIO MORADIA, TRANSPORTE E ALIMENTAÇÃO

Leia mais

EDITAL Nº 010/ PRACE/UFOP

EDITAL Nº 010/ PRACE/UFOP EDITAL Nº 010/2009 - PRACE/UFOP Dispõe sobre abertura do Processo de Seleção para ocupação de vagas nas Repúblicas Federais de Mariana aos alunos de graduação da UFOP na modalidade presencial. O Pró-Reitor

Leia mais

Divisão de Serviços Psicossociais - DSP COMUNICADO

Divisão de Serviços Psicossociais - DSP COMUNICADO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal do Amapá UNIFAP Pró-Reitoria de Extensão e Ações Comunitárias - PROEAC Departamento de Ações Comunitárias e Estudantis DACE Divisão de Serviços Psicossociais

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE ESCOLA AGRÍCOLA DE JUNDIAÍ UNIDADE DE ATENDIMENTO AO EDUCANDO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE ESCOLA AGRÍCOLA DE JUNDIAÍ UNIDADE DE ATENDIMENTO AO EDUCANDO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE ESCOLA AGRÍCOLA DE JUNDIAÍ UNIDADE DE ATENDIMENTO AO EDUCANDO PROCESSO DE SOLICITAÇÃO DOS BENEFÍCIOS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL PARA ALUNOS DOS CURSOS TÉCNICOS

Leia mais

EDITAL N.º 04/2011 PROGRAMAS DE INGRESSO PROGRAD PROGRAMA DE ISENÇÃO ou REDUÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO DO CONCURSO VESTIBULAR

EDITAL N.º 04/2011 PROGRAMAS DE INGRESSO PROGRAD PROGRAMA DE ISENÇÃO ou REDUÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO DO CONCURSO VESTIBULAR EDITAL N.º 04/2011 PROGRAMAS DE INGRESSO PROGRAD O Pró-Reitor de Graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora PROGRAD/UFJF, torna público que, no período de 05 a 11 de maio de 2011, serão recebidos

Leia mais

Manual Sistema de Gerenciamento dos Auxiliares da Justiça

Manual Sistema de Gerenciamento dos Auxiliares da Justiça 2016 Manual Sistema de Gerenciamento dos Auxiliares da Justiça MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DOS AUXILIARES DA JUSTIÇA PÚBLICO EXTERNO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO STI

Leia mais

SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA PROCEDIMENTOS VTWEB CLIENT PROCEDIMENTOS

SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA PROCEDIMENTOS VTWEB CLIENT PROCEDIMENTOS SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA PROCEDIMENTOS VTWEB CLIENT PROCEDIMENTOS Origem: ProUrbano Data de Criação: 22/03/2010 Ultima alteração: Versão: 1.3 Tipo de documento: PRO-V1. 0 Autor: Adriano

Leia mais

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO IFMG

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO IFMG PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO IFMG Prezado(a) Aluno(a), Você foi pré-selecionado na fase de análise socioeconômica do programa de assistência estudantil do ifmg. Nesta etapa cabe a você apresentar

Leia mais

MANUAL DO PARTICIPANTE Inscrição e Submissão de Trabalhos

MANUAL DO PARTICIPANTE Inscrição e Submissão de Trabalhos MANUAL DO PARTICIPANTE Inscrição e Submissão de Trabalhos www.metrologia2017.org.br E-mail: metrologia2017@metrologia.org.br Telefone: 21-25327373 SUMÁRIO 1. COMO REALIZAR SUA INSCRIÇÃO?... 3 2. COMO REALIZAR

Leia mais

ANEXO II RELAÇÃO DE DOCUMENTAÇÃO PARA INSCRIÇÃO NA BOLSA PERMANÊNCIA IFF E MODALIDADES DE AUXILIOS ALIMENTAÇÃO, MORADIA, TRANSPORTE

ANEXO II RELAÇÃO DE DOCUMENTAÇÃO PARA INSCRIÇÃO NA BOLSA PERMANÊNCIA IFF E MODALIDADES DE AUXILIOS ALIMENTAÇÃO, MORADIA, TRANSPORTE ANEXO II RELAÇÃO DE DOCUMENTAÇÃO PARA INSCRIÇÃO NA BOLSA PERMANÊNCIA IFF E MODALIDADES DE AUXILIOS ALIMENTAÇÃO, MORADIA, TRANSPORTE DOCUMENTOS ESPECÍFICOS DOS ESTUDANTES I - Comprovante de matrícula de

Leia mais

Documentação Comprobatória DOCUMENTAÇÃO OBRIGATÓRIA PARA TODOS OS ALUNOS (CENÁRIOS 1, 2 OU 3):

Documentação Comprobatória DOCUMENTAÇÃO OBRIGATÓRIA PARA TODOS OS ALUNOS (CENÁRIOS 1, 2 OU 3): Documentação Comprobatória O candidato deverá apresentar a documentação comprobatória (em fotocópias, sem necessidade de autenticação) e o Formulário Socioeconômico (Anexo IV) em envelope lacrado, devidamente

Leia mais

ERRATA DO EDITAL ASSAE 005/2016 PROCESSO DE SELEÇÃO DO AUXÍLIO ESTUDANTIL AOS ESTUDANTES DA UTFPR

ERRATA DO EDITAL ASSAE 005/2016 PROCESSO DE SELEÇÃO DO AUXÍLIO ESTUDANTIL AOS ESTUDANTES DA UTFPR Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Assessoria para Assuntos Estudantis PR UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ ERRATA DO EDITAL ASSAE 005/2016 PROCESSO DE SELEÇÃO DO

Leia mais

CRONOGRAMA PARA RENOVAÇÃO NO PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA AO ESTUDANTE (PAES) EDITAL 02/ CEARÁ - JULHO/2017

CRONOGRAMA PARA RENOVAÇÃO NO PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA AO ESTUDANTE (PAES) EDITAL 02/ CEARÁ - JULHO/2017 CRONOGRAMA PARA RENOVAÇÃO NO PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA AO ESTUDANTE (PAES) EDITAL 02/2014 - CEARÁ - JULHO/2017 1. PÚBLICO ALVO: 1.1. Estudantes que não efetuaram renovação no prazo previsto (remanescentes

Leia mais

ANEXO 1 LISTA DE DOCUMENTOS EDITAL PROAE 15/2017.2

ANEXO 1 LISTA DE DOCUMENTOS EDITAL PROAE 15/2017.2 ANEXO 1 LISTA DE DOCUMENTOS EDITAL PROAE 15/2017.2 1. DOCUMENTOS BÁSICOS 1.1. Do/a estudante 1.2. Do/a estudante e dos membros da família 2. DOCUMENTOS SOBRE DOMICÍLIO 2.1 Do núcleo familiar 2.2. Do/a

Leia mais

PORTAL NOSSO CORRETOR. Sistema de Solicitação de Cotações

PORTAL NOSSO CORRETOR. Sistema de Solicitação de Cotações PORTAL NOSSO CORRETOR Sistema de Solicitação de Cotações Sistema de Solicitação de Cotações 1 Como acessar o novo sistema 2 Como solicitar uma cotação 3 Consulta de cotações Sistema de Solicitação de Cotações

Leia mais

SISTEMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL SAE TUTORIAL

SISTEMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL SAE TUTORIAL SISTEMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL SAE TUTORIAL Caro/a Estudante, Apresentamos o Sistema de Assistência ao Estudante (SAE), criado com o objetivo de realizar o cadastro, controle e acompanhamento dos auxílios

Leia mais

CARTILHA PARA ORIENTAÇÃO AO PROCESSO DE ENQUADRAMENTO DOS SERVIDORES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE ANCHIETA

CARTILHA PARA ORIENTAÇÃO AO PROCESSO DE ENQUADRAMENTO DOS SERVIDORES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE ANCHIETA CARTILHA PARA ORIENTAÇÃO AO PROCESSO DE ENQUADRAMENTO DOS SERVIDORES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE ANCHIETA Esta cartilha é um instrumento orientador do trabalho das comissões que procederão o enquadramento

Leia mais

I-SERVIÇOS SOLICITADOS (Marque com um X o auxílio que necessita)

I-SERVIÇOS SOLICITADOS (Marque com um X o auxílio que necessita) CAMPUS CABEDELO COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL - COPAE QUESTIONÁRIO SOCIOECONÔMICO FOTO 3X4 Caro aluno preencha TODO o formulário e APRESENTE A DOCUMENTAÇÃO solicitada, para que não

Leia mais

FUPAC Fundação Presidente Antônio Carlos Rodovia MG 338 Km 012 Colônia Rodrigo Silva - Barbacena / MG CEP:

FUPAC Fundação Presidente Antônio Carlos Rodovia MG 338 Km 012 Colônia Rodrigo Silva - Barbacena / MG CEP: Passo a Passo PRA VALER IDEAL INVEST CADASTRO O aluno deverá acessar o site www.creditouniversitario.com.br e clicar em CADASTRE-SE. O aluno deverá preencher todos os dados solicitados pelo PRAVALER. PRÉ-REQUISITOS

Leia mais

Conheça a nova ferramenta da Amil Proposta Online. amil.com.br

Conheça a nova ferramenta da Amil Proposta Online. amil.com.br Conheça a nova ferramenta da Amil Proposta Online amil.com.br Índice 1. Introdução 2. Como Acessar o Proposta Online 3. Visão Geral 4. Busca por Empresa 5. Nova Simulação 6. Preenchimento de Propostas

Leia mais

Programa de Assistência Estudantil da UFPR PROBEM. Edital Nº SEGUNDO SEMESTRE

Programa de Assistência Estudantil da UFPR PROBEM. Edital Nº SEGUNDO SEMESTRE Programa de Assistência Estudantil da UFPR PROBEM Edital Nº 02 2013 SEGUNDO SEMESTRE Processo Seletivo do PROBEM - Programa de Benefícios Econômicos para Manutenção aos Estudantes de Graduação e Ensino

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE ESCOLA AGRÍCOLA DE JUNDIAÍ UNIDADE DE ATENDIMENTO AO EDUCANDO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE ESCOLA AGRÍCOLA DE JUNDIAÍ UNIDADE DE ATENDIMENTO AO EDUCANDO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE ESCOLA AGRÍCOLA DE JUNDIAÍ UNIDADE DE ATENDIMENTO AO EDUCANDO PROCESSO DE RENOVAÇÃO DA RESIDÊNCIA ESTUDANTIL, BOLSAS AUXÍLIO MORADIA, TRANSPORTE E ALIMENTAÇÃO

Leia mais

GUIA DE REGISTRO DE PROJETO DE PESQUISA. Juiz de Fora, outubro de Versão 1.0

GUIA DE REGISTRO DE PROJETO DE PESQUISA. Juiz de Fora, outubro de Versão 1.0 GUIA DE REGISTRO DE PROJETO DE PESQUISA Juiz de Fora, outubro de 2016 Versão 1.0 Apoio: SHA ACN 00031/11 GUIA DE REGISTRO DE PROJETO DE PESQUISA IF Sudeste MG O Registro de projeto está regulamentado pela

Leia mais

FIES LISTA DE DOCUMENTOS FIES - FACHA

FIES LISTA DE DOCUMENTOS FIES - FACHA FIES LISTA DE DOCUMENTOS FIES - FACHA 1ª Siga atentamente a lista de documentos solicitados, pois na falta de algum destes, seu pedido será indeferido. 2ª Entregar toda a documentação em envelope devidamente

Leia mais

Manual de Sinistro. Seguro Floresta

Manual de Sinistro. Seguro Floresta Manual de Sinistro Seguro Floresta Julho 2016 1 Sumário INTRUÇÕES PARA AVISO E ACOMPANHAMENTO DE SINISTRO... 3 ANEXO I - LISTA DE DOCUMENTOS QUE DEVEM SER ENTREGUES PARA ANÁLISE DO SINISTRO. 5 ANEXO II

Leia mais

ANEXO X MANUAL DE CADASTRAMENTO NO GDH. Este manual poderá sofrer alterações devido a implementações de rotinas no sistema, as

ANEXO X MANUAL DE CADASTRAMENTO NO GDH. Este manual poderá sofrer alterações devido a implementações de rotinas no sistema, as ANEXO X MANUAL DE CADASTRAMENTO NO GDH Este manual poderá sofrer alterações devido a implementações de rotinas no sistema, as quais serão notificadas aos interessados. INSCRIÇÃO DO INSTRUTOR NO GDH Analisados

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE ESCOLA AGRÍCOLA DE JUNDIAÍ UNIDADE DE ATENDIMENTO AO EDUCANDO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE ESCOLA AGRÍCOLA DE JUNDIAÍ UNIDADE DE ATENDIMENTO AO EDUCANDO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE ESCOLA AGRÍCOLA DE JUNDIAÍ UNIDADE DE ATENDIMENTO AO EDUCANDO PROCESSO SELETIVO DE RESIDÊNCIA ESTUDANTIL, AUXÍLIO MORADIA, AUXÍLIO TRANSPORTE E AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO

Leia mais

PROGRAMA DE BOLSA PERMANÊNCIA

PROGRAMA DE BOLSA PERMANÊNCIA PROGRAMA DE BOLSA PERMANÊNCIA OBSERVAÇÕES: 1. A documentação incompleta e/ou preenchimento indevido desse formulário estará sujeito ao INDEFERIMENTO DA INSCRIÇÃO; 2. Toda a documentação deverá ser entregue

Leia mais

EDITAL INTERNO Nº 03/2017/DG - IFAL CAMPUS RIO LARGO

EDITAL INTERNO Nº 03/2017/DG - IFAL CAMPUS RIO LARGO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL Instituto Federal de Alagoas - IFAL CAMPUS RIO LARGO DIREÇÃO GERAL EDITAL INTERNO Nº 03/2017/DG - IFAL CAMPUS RIO LARGO A Direção Geral do Campus Rio Largo, do Instituto Federal

Leia mais

Manual de Sinistro. BB Seguro Agrícola

Manual de Sinistro. BB Seguro Agrícola Manual de Sinistro BB Seguro Agrícola Julho 2016 1 Sumário INTRUÇÕES PARA AVISO E ACOMPANHAMENTO DE SINISTRO... 3 ANEXO I - LISTA DE DOCUMENTOS QUE DEVEM SER ENTREGUES PARA ANÁLISE DO SINISTRO. 5 ANEXO

Leia mais

Passo a Passo para Alterações Cadastrais. 1ª Etapa: Encaminhamento da solicitação de alteração de dados cadastrais

Passo a Passo para Alterações Cadastrais. 1ª Etapa: Encaminhamento da solicitação de alteração de dados cadastrais 1 Passo a Passo para Alterações Cadastrais 1ª Etapa: Encaminhamento da solicitação de alteração de dados cadastrais 1) A solicitação será efetuada pelo funcionário, que a encaminhará via sistema, para

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA CÂMPUS GRAVATAÍ EDITAL N O. 007/2017 Dispõe sobre a CONFIRMAÇÃO de benefícios previstos no Regulamento da Política de Assistência

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS NÚCLEO DE ASSISTÊNCIA AO ESTUDANTE CAMPUS ARAPIRACA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS NÚCLEO DE ASSISTÊNCIA AO ESTUDANTE CAMPUS ARAPIRACA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS NÚCLEO DE ASSISTÊNCIA AO ESTUDANTE CAMPUS ARAPIRACA ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÃO NO PROGRAMA BOLSA PERMANÊNCIA DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Com a finalidade de facilitar o processo

Leia mais

Recadastramento dos Beneficiários Aposentados e Pensionistas Período: 20/03 a 20/05/2018.

Recadastramento dos Beneficiários Aposentados e Pensionistas Período: 20/03 a 20/05/2018. Recadastramento dos Beneficiários Aposentados e Pensionistas Período: 20/03 a 20/05/2018. 1. Quem deve se recadastrar? o Todos os Aposentados e Pensionistas. Deverão ser recadastrados, além do beneficiário

Leia mais

CAMPUS I: CACOAL CAMPUS II: VILHENA CAMPUS III: PORTO VELHO VEJA COMO ACESSAR INFORMAÇÕES E DOCUMENTOS DE INTERESSE ACADÊMICO NOV/16

CAMPUS I: CACOAL CAMPUS II: VILHENA CAMPUS III: PORTO VELHO VEJA COMO ACESSAR INFORMAÇÕES E DOCUMENTOS DE INTERESSE ACADÊMICO NOV/16 CAMPUS I: CACOAL CAMPUS II: VILHENA CAMPUS III: PORTO VELHO VEJA COMO ACESSAR INFORMAÇÕES E DOCUMENTOS DE INTERESSE ACADÊMICO NOV/6 NA CENTRAL DO ALUNO VOCÊ PODE ACESSAR: - CONTRATOS, MANUAIS, REGULAMENTOS

Leia mais

Manual Sistema de Gerenciamento dos Auxiliares da Justiça

Manual Sistema de Gerenciamento dos Auxiliares da Justiça 2016 Manual Sistema de Gerenciamento dos Auxiliares da Justiça MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DOS AUXILIARES DA JUSTIÇA PÚBLICO EXTERNO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO STI

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS EDITAL Nº 115 DE 12/09/2016 DO CEFET-MG PROCESSO SELETIVO E MATRÍCULA DOS CANDIDATOS APROVADOS PARA OS CURSOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO ANO 2017 1. DA INSCRIÇÃO ANEXO V PROCEDIMENTOS

Leia mais

EDITAL 11/2016 SRI/UFF Programa Fórmula de Bolsas de Mobilidade Internacional Santander Universidades e

EDITAL 11/2016 SRI/UFF Programa Fórmula de Bolsas de Mobilidade Internacional Santander Universidades e EDITAL 11/2016 SRI/UFF Programa Fórmula de Bolsas de Mobilidade Internacional Santander Universidades 2017.1 e 2017.2 Anexo VII Documentação comprobatória Apresentar os Documentos comprobatórios FOTOCÓPIAS

Leia mais

EDITAL 13/2013 PROCEDIMENTO DE AVALIAÇÃO SOCIOECONÔMICA

EDITAL 13/2013 PROCEDIMENTO DE AVALIAÇÃO SOCIOECONÔMICA EDITAL 13/2013 PROCEDIMENTO DE AVALIAÇÃO SOCIOECONÔMICA O (IFRS) - Câmpus Caxias do Sul, em cumprimento às determinações da Lei nº 9.394/96 e legislação regulamentadora, comunica a abertura de Processo

Leia mais

Orientações para a matrícula Segunda Chamada Exame de Seleção 2016

Orientações para a matrícula Segunda Chamada Exame de Seleção 2016 Orientações para a matrícula Segunda Chamada Exame de Seleção 2016 As matrículas serão realizadas exclusivamente no Campus UFV Florestal, no seguinte endereço: Serviços de Registro Escolar dos Cursos Técnicos

Leia mais

Manual do Monitor Sistema de Monitorias: SiMon

Manual do Monitor Sistema de Monitorias: SiMon UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Manual do Monitor Sistema de Monitorias: SiMon SiMon é um Sistema para Gerenciamento das Monitorias. Com o propósito de facilitar a navegação no site, disponibilizamos este

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA SOLICITAÇÃO DE BOLSA NOVA/RENOVAÇÃO SISTEMA PIBIC ON-LINE

ORIENTAÇÕES PARA SOLICITAÇÃO DE BOLSA NOVA/RENOVAÇÃO SISTEMA PIBIC ON-LINE ORIENTAÇÕES PARA SOLICITAÇÃO DE BOLSA NOVA/RENOVAÇÃO SISTEMA PIBIC ON-LINE Para acessar o sistema PIBIC on-line clique no endereço: http://www.pibic.fiocruz.br/index.php. Insira seu CPF e senha na tela

Leia mais

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e)

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e) Manual de Acesso ao Sistema Pessoa Física Sistema desenvolvido por Tiplan Tecnologia em Sistema de Informação. Todos os direitos reservados. http://www.tiplan.com.br Página 2 de 23 Índice ÍNDICE... 2 1.

Leia mais

COORDENAÇÃO DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

COORDENAÇÃO DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL COORDENAÇÃO DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL EDITAL INTERNO Nº 006/2012 ANEXO A RELAÇÃO DE DOCUMENTOS A documentação deverá ser entregue na Coordenação de Assistência Estudantil no ato da inscrição juntamente

Leia mais

Processo Seletivo para Cursos Stricto Sensu

Processo Seletivo para Cursos Stricto Sensu Processo Seletivo para Cursos Stricto Sensu Inscrição Acesso sem cartão UFGRS Acesso com cartão UFRGS Realizando uma inscrição Alteração de dados pessoais Anexar documentos Indicações Carta de recomendação

Leia mais

Cadastro do novo Bilhete Único - SPTRANS

Cadastro do novo Bilhete Único - SPTRANS Sumário 1. Objetivo... 2 2. Cadastro para emissão do NOVO Bilhete Único... 3 3. Sessão Expirada... 111 4. Etapas do Cadastro... 144 5. Finalização do Cadastro... 166 6. Pesquisa de Satisfação...18 1 1.

Leia mais

CRONOGRAMA PARA INSERÇÃO NO PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA AO ESTUDANTE (PAES) EDITAL 02/2017 CEARÁ E BAHIA AGOSTO/2017

CRONOGRAMA PARA INSERÇÃO NO PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA AO ESTUDANTE (PAES) EDITAL 02/2017 CEARÁ E BAHIA AGOSTO/2017 CRONOGRAMA PARA INSERÇÃO NO PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA AO ESTUDANTE (PAES) EDITAL 02/2017 CEARÁ E BAHIA AGOSTO/2017 PÚBLICO-ALVO: ESTUDANTES BRASILEIROS/AS - ENTRADA 2017.1 CALENDÁRIO 2017.8 1.DOS PROCEDIMENTOS

Leia mais

MANUAL DE SUBSMISSÃO DO PIBIC

MANUAL DE SUBSMISSÃO DO PIBIC MANUAL DE SUBSMISSÃO DO PIBIC 1º PASSO: Acesse o Site do Sistema PIBIC, www.pibic.ufpa.br, preferencialmente pelo navegador Firefox Irá aparecer está tela abaixo: 2º PASSO Clique no menu Seleção PIBIC

Leia mais

A JL tem uma super novidade. para sua empresa!!!!

A JL tem uma super novidade. para sua empresa!!!! A JL tem uma super novidade para sua empresa!!!! Novo sistema de Gestão de Documentos chamado Área do Cliente muito mais fácil e mais completo que substituirá o Safe-doc a partir de 01/10/2015! Prezado

Leia mais

ANEXO III DOCUMENTAÇÃO COMPROBATÓRIA A SER ENTREGUE PARA FINS DE INSCRIÇÃO NOS AUXILIOS PARA A REALIZAÇÃO DA AVALIAÇÃO SOCIOECONÔMICA

ANEXO III DOCUMENTAÇÃO COMPROBATÓRIA A SER ENTREGUE PARA FINS DE INSCRIÇÃO NOS AUXILIOS PARA A REALIZAÇÃO DA AVALIAÇÃO SOCIOECONÔMICA ANEXO III DOCUMENTAÇÃO COMPROBATÓRIA A SER ENTREGUE PARA FINS DE INSCRIÇÃO NOS AUXILIOS PARA A REALIZAÇÃO DA AVALIAÇÃO SOCIOECONÔMICA OBSERVAÇÃO: Cabe informar ao candidato que faz-se necessária a entrega

Leia mais

EDITAL IFPR Nº 22/2016 RETIFICAÇÃO DO EDITAL IFPR Nº 019/2016

EDITAL IFPR Nº 22/2016 RETIFICAÇÃO DO EDITAL IFPR Nº 019/2016 EDITAL IFPR Nº 22/2016 RETIFICAÇÃO DO EDITAL IFPR Nº 019/2016 O Reitor em exercício do INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ IFPR, no uso da competência que lhe confere a Portaria nº 976 de 26 de julho de 2016,

Leia mais

Coordenação de Estágio Integrado. Instruções para o cadastro do Plano de Trabalho dos Alunos no SGE

Coordenação de Estágio Integrado. Instruções para o cadastro do Plano de Trabalho dos Alunos no SGE Coordenação de Estágio Integrado Instruções para o cadastro do Plano de Trabalho dos Alunos no SGE 14 de Novembro de 2014 Fluxo do Processo O Plano de Trabalho é o instrumento em que estão descritos os

Leia mais

1. ACESSO PÁGINA PRINCIPAL Botões Logoff MENU GERAL Dados Cadastrais Consulta Financeira...

1. ACESSO PÁGINA PRINCIPAL Botões Logoff MENU GERAL Dados Cadastrais Consulta Financeira... Página 1 de 19 SUMÁRIO 1. ACESSO... 3 2. PÁGINA PRINCIPAL... 4 2.1 Botões... 4 2.2 Logoff... 4 3. MENU GERAL... 5 3.1 Dados Cadastrais... 5 2.2 Consulta Financeira... 5 3.3 Parcelas... 5 3.4 Comprovante

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA MODALIDADE AUXÍLIO TRANSPORTE EDITAL Nº 04/2013

PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA MODALIDADE AUXÍLIO TRANSPORTE EDITAL Nº 04/2013 PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA MODALIDADE AUXÍLIO TRANSPORTE EDITAL Nº 04/2013 O Diretor Geral do Colégio Universitário da Universidade Federal do Maranhão no uso de suas

Leia mais

Assistência ao Estudante SIGAA. Manual do Discente

Assistência ao Estudante SIGAA. Manual do Discente Assistência ao Estudante SIGAA Manual do Discente SIGAA Módulo Assistência ao Estudante 1 Sumário PARTE I INSTRUÇÕES GERAIS...3 RECOMENDAÇÕES...3 ACESSANDO O SISTEMA...3 Acesse o SIGAA...3 Acesse o módulo...3

Leia mais

Obs: Entrar pelo Google Chrome.

Obs: Entrar pelo Google Chrome. Fazendo o cadastro na plataforma Sigproj Obs: Entrar pelo Google Chrome. Acesse o Sistema de Informação e Gestão de Projetos: http://sigproj1.mec.gov.br Caso não seja cadastrado, clique na opção não sou

Leia mais

Manual ecliente. Allianz. Saúde

Manual ecliente. Allianz. Saúde Manual ecliente Allianz Saúde www.allianz.com.br > Saúde Clique na opção Saúde. Conheça o ecliente Clique no ícone para acessar o ecliente. Cadastre-se Clique aqui para o primeiro acesso. Cadastre-se Preencha

Leia mais

Manual de Uso. Intimação/Consolidação - SEIC. Solicitação manual. v.1

Manual de Uso. Intimação/Consolidação - SEIC. Solicitação manual. v.1 Manual de Uso Intimação/Consolidação - SEIC Solicitação manual v.1 Serviço Eletrônico de Intimações e Consolidação da Propriedade Fiduciária SEIC Este serviço consiste em submódulo do Protocolo Eletrônico

Leia mais

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e)

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e) Manual de Acesso ao Sistema Pessoa Física Todos os dados e valores apresentados neste manual são ficticios. Qualquer dúvida consulte a legislação vigente. Sistema desenvolvido por Tiplan Tecnologia em

Leia mais

2.2 Além da comprovação da situação de moradia do grupo familiar, os (as) discentes que não residem com o grupo familiar devem apresentar.

2.2 Além da comprovação da situação de moradia do grupo familiar, os (as) discentes que não residem com o grupo familiar devem apresentar. ANEXO II RELAÇÃO DE DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS 1. DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO DO (A) DISCENTE E DOS MEMBROS DO GRUPO FAMILIAR 1.1. Documento de identidade RG (para maiores de 18 anos). 1.2. Cadastro de Pessoa

Leia mais

Ministério da Educação ANEXO I VALORES DOS AUXÍLIOS DO PROGRAMA DE AUXÍLIO PERMANÊNCIA DE ACORDO COM A PORTARIA Nº 38 DE 26 DE MARÇO DE 2013. AUXÍLIO VALOR MENSAL CONCESSÃO MORADIA ATÉ R$ 300,00 COTA MENSAL

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO PARANÁ MANUAL DE ACESSO E FUNCIONALIDADES DO PORTAL DE SERVIÇOS PJ. Área de Negócio: Portal CRM-PR Pessoa Jurídica

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO PARANÁ MANUAL DE ACESSO E FUNCIONALIDADES DO PORTAL DE SERVIÇOS PJ. Área de Negócio: Portal CRM-PR Pessoa Jurídica CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO PARANÁ MANUAL DE ACESSO E FUNCIONALIDADES DO PORTAL DE SERVIÇOS PJ Área de Negócio: Portal CRM-PR Pessoa Jurídica INFORMAÇÕES SOBRE O LOGIN PESSOA JURÍDICA 1 ACESSO AO

Leia mais

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA BOLSA GRATUIDADE E PROUNI:

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA BOLSA GRATUIDADE E PROUNI: DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA BOLSA GRATUIDADE E PROUNI: Os documentos abaixo são referentes ao estudante e seus familiares, devem ser xerocopiados e entregues juntamente com a ficha preenchida: 1) Comprovante

Leia mais

RELAÇÃO DE DOCUMENTOS (Solicitação de bolsas de estudo)

RELAÇÃO DE DOCUMENTOS (Solicitação de bolsas de estudo) RELAÇÃO DE DOCUMENTOS (Solicitação de bolsas de estudo) Para realização de avaliação socieconômica é exigida à apresentação da documentação completa do grupo familiar. Observe a última página do Formulário

Leia mais

DOCUMENTO PADRÃO TI MANUAL FUNCIONAL PROJETO CRÉDITO CONSIGNADO

DOCUMENTO PADRÃO TI MANUAL FUNCIONAL PROJETO CRÉDITO CONSIGNADO MANUAL FUNCIONAL Documento Manual funcional Projeto Crédito Consignado Data redação 14/04/2013 Redator Daiane Jardim Catto Objetivo do Documento Manual descritivo quanto às funcionalidades do Projeto Crédito

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS COMUNITÁRIOS EDITAL Nº 001/2013

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS COMUNITÁRIOS EDITAL Nº 001/2013 EDITAL Nº 001/2013 A PRÓ-REITORA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS, na forma do Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010 que dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil

Leia mais

ANEXO IV ORIENTAÇÕES PARA AVALIAÇÃO SOCIOECONÔMICA

ANEXO IV ORIENTAÇÕES PARA AVALIAÇÃO SOCIOECONÔMICA ANEXO IV ORIENTAÇÕES PARA AVALIAÇÃO SOCIOECONÔMICA Para solicitar a avaliação socioeconômica, o estudante deverá entrar no Portal do Discente no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA),

Leia mais

Como cadastrar o seu currículo através do BANCO DE TALENTOS DO SENAI-PE

Como cadastrar o seu currículo através do BANCO DE TALENTOS DO SENAI-PE Como cadastrar o seu currículo através do BANCO DE TALENTOS DO SENAI-PE ACESSE: www.pe.senai.br Acesse o site do SENAI e clique no link Trabalhe Conosco, em seguida clicar em CANDIDATE-SE. Clique neste

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS EDITAL DE CIRCULAÇÃO INTERNA 002/2012 PROCESSO DE INSCRIÇÃO PARA OS PROGRAMAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL 2012/2 A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, através da Coordenadoria de Benefícios, torna público

Leia mais