CURSO DE PINTURA. Esta compilação não pode ser vendida ou comercializada de nenhum modo.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CURSO DE PINTURA. Esta compilação não pode ser vendida ou comercializada de nenhum modo."

Transcrição

1 CURSO DE PINTURA MATERIAL DISPONÍVEL NO SITE Esta compilação não pode ser vendida ou comercializada de nenhum modo. Olá amigo visitante(a), seja bem vindo ao Curso de Pintura! Meu nome é Freitas e sou editor do Site, preparei este curso básico de pinturas para oferecer aos visitantes. Para saber mais sobre meu trabalho leia a Paginaabout do Site.Fique a-vontade e divirta-se com a leitura. Além de textos explicativos, confira ainda as Perguntas e Respostas e o Dicionário de Pintura. INTRODUÇÃO A finalidade deste curso é oferecer informações para iniciantes em pinturas, onde poderemos aprender o nome de tintas e pinturas usadas no dia a dia. O aprendizado deste curso será bem fácil, porém, a única limitação é sua imaginação, ou melhor dizendo; ponha em prática tudo que aprender no seu dia a dia. É claro que este pequeno curso não vai lhe ensinar tudo sobre pintura, será necessário aprender mais e mais de pinturas até ser um pintor profissional de fino acabamento.

2 TINTAS O QUE É TINTA Publicado em 10/06/2011, 08:23, Por Freitas, Arquivado em Tintas. Olá amigo visitante(a), seja bem vindo! Este artigo faz parte do curso de pintura, e nele você vai aprender mais sobre tintas. Lição de hoje: O que é tinta? Do que a tinta é feita? Quais os tipos de tintas. Cores de tintas.

3 O QUE É TINTA? Tinta é um material normalmente liquido usado para cobrir superfícies de madeira, concreto, ferro ou qualquer outro tipo de superfície. DO QUE TINTA É FEITA? A tinta é feita com resinas, aditivos e pigmentos coloridos para dar cor a mesma. QUAIS OS TIPOS DE TINTAS QUE EXISTE? Existe diversos tipos de tintas tais como: Tintas pva. Tintas acrílicas. Tintas emborrachadas. Tintas esmaltes. Vernizes.

4 Tintas epóxi. E outros tipos de tintas. TINTA PVA: Boa parte das pessoas chamam essa tinta pelo nome de tinta pva, porém, o nome correto é tinta látex pva. A tinta látex pva é uma tinta a base de água, indicada para pintura do interior de residências e apartamentos. Você pode aprender mais no artigo tinta látex pva. TINTAS ACRÍLICAS: Tinta acrílica é indica para pintura de casas e apartamentos. Essa tinta é diluída com água e possui ótima cobertura sobre a superfície aplicada. Aprenda mais sobre essa tinta no artigo tintas acrílicas de paredes TINTA EMBORRACHADA: A tinta emborrachada é uma tinta acrílica elástica de alta performance, que é indicada para pintura de fachadas que pegam bastante sol e chuva. Boa parte dos pintores profissionais e engenheiros gostam de utilizar essa tinta em pinturas externas. Leia mais sobre tintas emborrachadas. TINTAS ESMALTES: A tinta esmalte é também conhecida como tinta esmalte sintético, e é indicada para pintar: Superfícies de: Portas e janelas. Rodapés de madeira. Chapas de aço e metal. E outras superfícies. Aprenda agora mais informações sobre tinta esmalte. TINTA EPÓXI:

5 Tinta epóxi é indicada para pintura em área interna e externa como por exemplo: Superfícies de: Paredes de cozinhas. Chapas de aço e ferro. Concreto e fibrocimento. E outras superfícies. Saiba mais informações sobre tinta epóxi SELADOR DE PAREDES: O selador é um ótimo material utilizado por pintores na construção civil. Com ele conseguimos selar e dar base a paredes para receber massa, tinta ou textura. Podemos aplicar selador em: Superfícies de: Reboco e gesso. Massa corrida e acrílica. E outras superfícies. Aprenda mais sobre selador de paredes. Fundo Preparador:

6 O fundo preparador é uma membrana liquida acrílica que é utilizada por pintores da construção civil. Podemos aplicar fundo preparador nas seguintes superfícies: Aplicação: Reboco de paredes. Paredes revestidas com gesso. Massa corrida. Massa acrílica. E outras superfícies. Saiba mais sobre fundo preparador de paredes. CORES DE TINTAS: Muitas vezes não é fácil escolher cores de tintas para paredes e sempre surge aquela dúvida: qual cor de tinta usar? Algum tempo atrás criei um artigo dando algumas dicas sobre como escolher cores de tintas. Aprenda agora dicas sobre como escolher cores de tintas para pintar paredes. VERNIZ:

7 O verniz é indicado para superfícies de madeira internas e externas, porém também pode ser usado em concreto, telhas e outras superfícies. Aprenda mais sobre verniz para madeira. SELADORA DE MADEIRA: Seladora é um material liquido utilizado por pintores para dar base a madeira, ou melhor dizendo; esse produto preenche os poros da madeira deixando-os macios. A seladora de madeira é somente indicada para madeiras internas que não pegam sol ou chuva. Leia mais sobre este material no artigo seladora de madeira. Amigo leitor, espero que esse curso de pintura possa lhe ajudar. Boa leitura!

8 TEXTURA DE PAREDE Publicado em 10/06/2011, 08:20, Por Freitas, Arquivado em Texturas de Parede. Olá amigo visitante(a), seja bem vindo! Este artigo faz parte do curso de pintura, e nele você vai aprender sobre textura de parede. Lição de hoje: Foto: Textura Rústica O que é textura de parede? Do que a textura é feita? Quais os tipos de texturas? E outras dicas O QUE É TEXTURA? Textura de parede é uma massa utilizada por pintores da construção civil, artistas plásticos e outros. DO QUE TEXTURA É FEITA? Textura é feita com massas acrílicas, resinas, aditivos e pigmentos com cores para colorir a massa.

9 Sendo que existe texturas feitas com outros tipos de materiais como por exemplo; gesso em pó e outros. FOTO: TEXTURAS QUAIS OS TIPOS DE ACABAMENTOS DE TEXTURAS? Basicamente existe três tipos de acabamentos de textura como por exemplo: Textura grafiato. Textura médio relevo. Textura lisa. TEXTURA GRAFIATO: A textura grafiato é uma massa rústica utilizada por pintores da Construção Civil, artista plásticos e outros profissionais. Veja agora como fazer textura na parede e mais informações. TEXTURA LISA:

10 A textura lisa é uma massa fina/lisa como o próprio nome diz, que serve para criar efeitos decorativos em paredes internas e externas. Saiba mais sobre textura lisa e como aplicar. TEXTURA MÉDIO RELEVO. A textura de médio relevo é uma massa que tem grão de quartozo baixo, proporcionando um efeito não tão grosso como a textura rústica. Saiba mais sobre textura de médio relevo. Enfim, espero ter ajudado.

11 TIPOS DE VERNIZ Publicado em 11/06/2011, 02:05, Por Freitas, Arquivado em Tintas, Verniz. Olá amigo visitante(a), seja bem vindo! Este artigo faz parte do curso de pintura, e nele você vai aprender sobre verniz. Lição de hoje: O que é verniz? Definição de verniz. Onde podemos aplicar? Quais os tipos de vernizes? E outras dicas. O QUE É VERNIZ? O verniz é um produto liquido utilizado na construção civil para dar acabamento em madeiras de casas e apartamentos. DEFINIÇÃO DE VERNIZ: Material liquido utilizado por pintores para dar acabamento em madeira.

12 ONDE PODEMOS APLICAR VERNIZ? Podemos aplicar verniz nas seguintes superfícies: Madeira. Concreto. Deck de piscina. Peças de Artesanatos. E outras superfícies. QUAIS OS TIPOS DE VERNIZES? Existe hoje no mercado uma infinidade enorme de tipos de vernizes, como por exemplo: VERNIZ PARA MADEIRA: O verniz para madeira é usado para amaciar e alisar a madeira, proporcionando um fino acabamento. Saiba mais sobre verniz de madeira e como aplicar verniz. VERNIZ POLIURETANO: O verniz de poliuretano é indicado e pode ser aplicado nas seguintes superfícies:

13 Madeiras internas e externas de casas e apartamentos. Saiba mais sobre verniz poliuretano e como aplicar. VERNIZ TINGIDOR: O verniz tingidor é um verniz utilizado para dar cor a madeira, ou melhor dizendo; podemos pegar uma madeira clara e tingir com verniz escuro. Saiba mais sobre verniz tingidor. VERNIZ PARA CONCRETO. O verniz para concreto é usado para dar acabamento no concreto, deixando o mesmo aparente ou com cor. Saiba mais sobre verniz para concreto. VERNIZ PARA DECK DE PISCINA: Para deck de piscina tem que ser usado um verniz de alta durabilidade e resistência, pois o mesmo pegará chuva e sol 365 dias por ano. Saiba mais sobre verniz para deck. VERNIZ ACRÍLICO: O verniz acrílico é a base de água e é usado em artesanatos. Saiba mais sobre verniz acrílico para artesanatos.

14 Enfim, aprenda mais sobre verniz no artigo com mais de 200 comentários com dúvidas e respostas sobre verniz. Boa sorte!

15 FERRAMENTAS DE PINTURA Entendemos que, para obter um bom resultado de pintura é necessário utilizar boas ferramentas e materiais adequados para pintar. Porém, é de suma importância que o profissional prepare a superfície que vai ser pintada corretamente. Ferramentas de pintura: Lixas: A lixa é usada na pintura, para proporcionar um bom acabamento na superfície a ser pintada, seja a superfície madeira, gesso, ferro ou reboco. Aprenda mais sobre lixa no artigo lixa para massa corrida. Desempenadeira de aço: Os pintores da construção civil utilizam desempenadeira de aço para emassar e alisar paredes; essa ferramenta também pode ser usada para fazer vários tipos de texturas. Leia mais sobre desempenadeira de aço. Espátula de aço: A espátula de aço é também utilizada para emassar paredes, tetos e outras superfícies. Rolo de lã: O rolo de lã é uma das principais ferramentas de pintura, pois com ele conseguimos pintar tetos, paredes, gesso e outras superfícies. Aprenda como conservar rolo e pincéis de pintura.

16 Pincel: Com o pincel conseguimos pintar cantinhos onde o rolo não alcança, exemplo: pintar dentro de móveis, frisos e outras partes com difícil acesso para rolo de pintura. Bandeja de pintura: Na bandeja de pintura, colocamos a tinta, verniz ou outro tipo de material a ser utilizado na pintura de superfícies. Aprenda mais sobre bandeja e outras ferramentas de pintura. Kit de pintura: No kit de pintura, vem algumas ferramentas básicas para fazer uma pintura de parede, porém, quando vamos pintar profissionalmente é necessário ter ferramentas variadas, ou seja; o profissional deve ter vários tipos de pincéis, rolos, e acessórios de pintura. Compressor de pintura: O compressor de pintura é uma ferramenta essencial na pintura, pois com ele conseguimos pintar vários tipos de superfícies e obter uma pintura com acabamento perfeito.

17 Leia mais informações sobre pinturas com compressor. Boa sorte!

18 PREÇO DA PINTURA POR M2 Publicado em 06/11/2010, 19:19, Por Freitas, Arquivado em Construção Civil, Curso de Pintura, Dicas. Tabela com preços de pinturas por M²: Serviços de pintura a ser executado: Preço: Aplicação de massa corrida sobre reboco por M²: R$ 7,00 Aplicação de massa acrílica sobre reboco por M²: R$ 8,00 Massa corrida sobre gesso por M²: R$ 7,00 Massa acrílica sobre gesso por M²: R$ 8,00 Aplicação de massa e tinta epóxi por M²: R$ À COMBINAR. Aplicação de 3 demão de tinta látex pva por M²: R$ 8,00 Aplicação de 3 demão de tinta acrílica fosca por M²: Aplicação de 3 demão de tinta acrílica com brilho por R$ 9,00 M²: 12,00 Aplicação de selador acrílico de paredes por M²: R$ 3,00 Textura rústica grafiato por M²: R$ 15,00 Aplicação de textura com rolo por M²: R$ 6,00 Pintura laqueada em móveis por M²: Pintura e textura fachadas de prédios por M²: Aplicação de verniz por M²: À COMBINAR. À COMBINAR. À COMBINAR. Aplicação de cal em parede por M²: R$ 2,00. Emassar, lixar e pintar porta por unidade: Aplicação de pintura impermeabilizante liquida por M²: Aplicação de argamassa impermeabilizante por M²: Serviço de pintura pátina por M²: À COMBINAR. À COMBINAR. À COMBINAR. À COMBINAR. Dica: Alguns pintores autônomos e empresas de pintura cobram por pacotes fechados de serviço, nesse caso é necessário consultar seu profissional ou empresa de pintura para mais detalhes. Porém, antes, saiba que os preços variam de um profissional para outro e de estado para estado do Brasil. Ou melhor dizendo; alguns pintores podem cobrar R$ XX para fazer um tipo de serviço e outros podem cobrar diferente R$ XXX.

19 Amigo leitor, saiba mais sobre salário e preços de pintor no artigo profissão de pintor de parede. Espero ter ajudado. Boa sorte!

20 PERGUNTAS E RESPOSTAS ESCURECER MADEIRA PARA CASTANHO ESCURO Publicado em 19/10/2011, 12:29, Por Patricia, Arquivado em Perguntas e Respostas. Boa tarde, estou escurecendo uma estante de mogno claro. Ja lixei e gostaria de obter uma tonalidade castanho escuro. Comprei Sparlack Cetol Ipe acetinado, mas acho que ainda não esta no tom desejado. Como escurecer o produto? Ou qual produto usar? Poso usar um corante neste sparlack? Olá Patricia, A solução correta para seu caso é levar esse material até uma loja de tinta e trocar o mesmo por uma cor mais escura, porém, ficará inviável se já usou o produto. Enfim, você pode misturar um pouco de viochene ou até mesmo betume para escurecer overniz, porém, o ideal é comprar o verniz já na cor desejada. PINTURA EM PAREDE NOVA COM OUTRA COR Publicado em 19/10/2011, 12:12, Por Osvaldo Hossu, Arquivado em Perguntas e Respostas. Srs. Uma parede interna nova de cor branca, pintei com um azul claro, tinta preparada pelo fabricante, após aplicação a cor ficou mais escura. Vou dar a segunda demão, porém tenho que comprar outro galão de tinta da mesma cor. Pergunto, se eu deluir com 30% de água a ficar na cor mais chara e aplicar a parede vai ficar mais clara. Grato Osvaldo Olá Osvaldo, Não dará certo colocar 30% de água na tinta e o correto é comprar um tom de cor azul mais claro. Enfim, outra solução será misturar um pouco de tinta branca no azul para clarear a tinta, sendo que a melhor solução é comprar tinta já na cor certa.

21 GOSTARIA DE SABER SE A TINTA EMBORRACHADA COBRE PEQUENAS FISSURAS DO REBOCO? Publicado em 19/10/2011, 11:53, Por eliel, Arquivado em Perguntas e Respostas. Gostaria de saber se a tinta emborrachada cobre pequenas fissuras do reboco? Olá Irene, A tinta emborrachada cobre pequenas fissuras, porém, se houver fissuras maiores; é necessário utilizar tela ou massa própria para remover trincas e fissuras de paredes. Enfim, mesmo a fissura sendo mínima é bom fazer um curativo com tela ou massa própria para retirar trincas antes de pintar. Conclusão: A tinta emborrachada é ótima para pintar paredes que são propicias a trincas e fissuras. Veja neste vídeo um exemplo como usar fita e massa própria para trincas e fissuras: NÃO AGUENTO TINTA SINTÉTICA POIS TENHO ASMA/BRONQUITE Publicado em 19/10/2011, 11:41, Por AMAURI SIMOES, Arquivado em Perguntas e Respostas. Caros (as) Srs (as), Boa Tarde. Tenho que pintar uma porta de madeira interna tipo encabeçada, ela já veio de fábrica bem lisinha, más mesmo assim devo lichá-la? O problema é que eu e meu filho não suportamos vernizes, solventes de tintas e então como faço pra pintar essa porta com tinta esmalte com base na água a sem cheiro? Tem que passar algum fundo anti fungo na porta antes da tinta, quantas mãos de tinta devo passar? Muito Grato e Um Abraço. Olá Amauri, Realmente a melhor solução para seu caso é usar tinta esmalte a base de água sem odor/cheiro forte e você pode usar lixa fina de nº 150 para lixar de leve a superfície da madeira. Enfim, a primeira demão de tinta esmalte já servirá como fundo base e não há necessidade de comprar outro material/fundo para aplicar na madeira. Dica: Aplique quatro demão de tinta esmalte a base de água sobre a madeira para obter uma boa cobertura.

22 PINTURA COM MOFO E UMIDADE Publicado em 19/10/2011, 11:30, Por Jaqueline Lima, Arquivado em Perguntas e Respostas. Boa tarde, Adorei este site e espero que possam me ajudar, minha casa é muito úmida mas apenas as paredes dos quartos ficam úmidas e com manchas de mofo, se tiver algo mais próximo da parede fica com bolor mesmo, o que podemos fazer para acabar com essa umidade nas paredes? Queria pintar meu quarto de azul mas vai ficar feio se a umidade continuar. Desde já agradeço. Olá Jaqueline, Existe varias formas de eliminar a umidade e mofo de uma casa, tais como: Manter portas e janelas abertas para entrar ventilação na casa. Pintar paredes e tetos com tinta acrílica antimofo. Utilizar aparelho elétrico que retira umidade e mofo do ambiente. Fazer uma drenagem na parte externa da casa para evitar umidade. Aplicar pintura impermeabilizante nas paredes externas para bloquear umidade. Enfim, coloque em pratica algumas dessas dicas que tenho certeza que acabará com o mofo e umidade da sua casa. Veja no link um ótimo vídeo com informações sobre como acabar com fungos e mofo: TENHO UMA PAREDE QUE TOMA SOL E CHUVA, COMPREI O VEDAPREN PAREDE BRANCO E UMA LATA DE SUVINIL ACRÍLICO Publicado em 18/10/2011, 10:46, Por Hugo, Arquivado em Perguntas e Respostas. Boa noite! Tenho uma parede que toma sol e chuva, comprei o Vedapren parede branco e uma lata de Suvinil acrílico. Minha dúvida e devo aplicar a tinta e depois o Vedapren, ou ao contrario? Obrigado pela atenção! Olá Hugo, Para seu caso é bom aplicar primeiro o vedaprem parede e depois finalizar a pintura com aplicação da tinta Suvinil acrílica na cor desejada.

23 A TINTA EPOXI SERVE PARA PISOS MACHADOS PELO DESGASTE NATURAL, PRINCIPALMENTE CAUSADO PELOS RASTROS ONDE AS PESSOAS ANDAM? Publicado em 18/10/2011, 10:40, Por Rafael Ribeiro Rodrigues, Arquivado em Perguntas e Respostas. Tenho um estabelecimento comercial com um piso antigo, e onde as pessoas andam ficam manchas que nunca saem, o piso parece encardido. Olá Rafael, A tinta epóxi é ideal para seu caso e outros também, ou melhor dizendo; a pintura com tinta epóxi pode ser aplicada sobre: Pisos de cerâmica ou azulejo. Piso de cimento ou concreto. Paredes com reboco ou madeira. Chapas de aço e ferro. E outras superfícies conforme indica o fabricante no verso da lata. Enfim, a pintura de pisos com tinta epóxi é ótima para evitar quebra quebra e poeira. O QUE COLOCAR NO CANTO DA PAREDE COM RECORTE MAL FEITO? Publicado em 17/10/2011, 13:55, Por rosana, Arquivado em Perguntas e Respostas. Uma das paredes foi pintada de cor diferente e o recorte ficou mal feito. gostaria de saber o que eu poderia colocar nos cantos para cobrir o recorte e dar um acabamento melhor. não sou pintora profissional. mas pintei a minha casa toda. Olá Rosana, A forma mais fácil de se fazer o recorte é usando fita crepe, porém, já existe no mercado ferramentas de pintura que facilitam tal serviço. Veja agora um vídeo com um exemplo de ferramenta que facilita o recorte de pintura de parede:

24 PINTURA EPÓXI EM RESIDÊNCIAS Publicado em 17/10/2011, 13:42, Por Mila, Arquivado em Perguntas e Respostas. Olá Freitas! Primeiro parabéns pelo espaço maravilhoso e pela a atenção com que você responde as perguntas. Bom eu e meu marido compramos uma casa a poucos meses e estamos renovando e numa dessas buscas por informações na Internet encontrei a foto de uma casa com um pisobranco, o mais lindo que já vi na vida e segundo algumas pessoas era a tal pintura epóxi, mas observei que não tinha nenhuma marca de rejunte de piso, nenhum relevo e sim uma aparência quase vitrificada de tão liso. 1 é possível remover o carpete atual e fazer esse trabalho sobre o cimento e ficar comacabamento perfeito, completamente plano? 2 é preciso finalizar com algum verniz para esse resultado vitrificado? 3 moro na Alemanha e usamos aquecimento, será que esse tipo de piso tem alguma restricão para lugares muito frios? Aguardo resposta e mais uma vez parabéns pelo Site. Abraço. Olá Mila,

25 É possível sim remover o carpete e fazer pintura epóxi sobre piso de cimento e para pintura ficar lisa e perfeita é preciso emassar com massa epóxi, lixar e pintar com tinta epóxi. Normalmente os pintores também aplicamresina epóxi brilhante sobre a pintura epóxi para obter o acabamento vitrificado. Já para ultima pergunta; não terá problema algum. Enfim, só pintores com conhecimentos avançados em pinturas de piso epóxi conseguem obter tal acabamento de pintura. BALCÃO DE MADEIRA, O QUE USAR PARA NÃO MANCHAR COM ÁGUA. Publicado em 17/10/2011, 13:03, Por Luis Fernando, Arquivado em Perguntas e Respostas. Olá boa noite, estou fazendo um balcão na minhacozinha e estou para colocar um pranchão de madeira de uns 2,68 cm de comprimento e gostaria de saber o que usar para não manchar se cair água em cima dele. Tem algum verniz ou impermeabilizante para usar? Aguardo um retorno. Boa noite. Olá Luis Fernando,

26 O melhor tipo de verniz para seu caso é o verniz stain e o mesmo impermeabiliza a madeira e não deixa água penetrar nos veios da madeira. PINTURA DE EXTERIOR DE CHAPISCO Publicado em 17/10/2011, 12:37, Por Roberto, Arquivado em Perguntas e Respostas. A pintura da minha casa, externa, tem vários anos. Pretendo repintá-la eu mesmo. Como devo proceder, o revestimento da parede é chapisco de peneira e alisado com desempenadeira ( texturas de antigamente ) e pintado com tinta acrilica? Posso somente limpar/lavar a parede e pintar ou tenho que usar outros materiais antes de pintá-la novamente? Grato pela resposta Olá Roberto, O ideal para seu caso é lavar bem a parede chapiscada e passar uma escova de aço para remover sujeira ou crosta de lodo. Após fazer isso é bom aplicar uma demão de selador acrílico e depois finalizar o serviço com aplicação de duas ou três demão de tinta acrílica premium. Dica: Use rolo de lã alta para facilitar a aplicação da tinta ou até mesmo pistola e compressor de pintura. PORTÃO DE MADEIRA Publicado em 17/10/2011, 12:06, Por Marcio Fernandes de Oliveira, Arquivado em Perguntas e Respostas. Boa tarde, gostaria de saber qual ou quais produtos eu poso passar no meu portão de madeira, não sei mais o que fazer, já o lixei mais de 6 vezes fica bonito e tudo mais, porém da um mês e perde todo brilho e lá vai eu lixar. Gostaria de saber se é normal perder o brilho ou se realmente tem produtos para que a madeira fique com uma aparência de nova. Desde já fico muito agradecido Olá Márcio, É natural que a pintura/verniz perca o brilho com o tempo, e para áreas externas devemos usar verniz stain, pois o mesmo é atualmente o melhor verniz para madeiras externas. Enfim, compre verniz stain de acabamento brilhante e aplique sobre a madeira.

27 QUAL E A MANEIRA DE PASSAR ESTA TINTA PARA QUE NÃO MANCHE Publicado em 15/10/2011, 17:38, Por wellington, Arquivado em Perguntas e Respostas. Eu pintei um piso com a tinta própria para piso, só que ficaram manchas quando passei a tinta na hora que eu acabei por ser um piso grande, qual e a maneira de passar esta tinta para que não manche? Olá Wellington, Devemos aplicar a tinta de forma rápida e homogênea para que a mesma não manche e é necessário utilizar um bom rolo de lã baixa para fazer o serviço de pintura. Enfim, faça o serviço com mais velocidade e que a aplicação da tinta fique homogênea. Lembre-se que pintura de pisos deve ser feita com rolo de lã baixa ou compressor de pintura. PINTURA SOBRE METAL GALVONIZADO Publicado em 15/10/2011, 17:10, Por marcio, Arquivado em Perguntas e Respostas. Freitas, tudo bem? espero que sim! a minha dúvida é a seguinte: posso fazer uma pintura em uma grade galvonizada com esmalte a base d água já que o galvite que foi aplicado não é base d água isto causaria uma reação nas tintas ou não há problema? Márcio de São Paulo/SP Olá Márcio, Achei sua pergunta interessante e confesso que possa haver alguma reação sim na pintura, pois o galvite é a base de esmalte e a tinta é a base de água. Enfim, para que não haja reação/problema é necessário lixar bem a superfície do galvite para aplicar a nova tinta ou até mesmo comprar tinta esmalte a base de solvente aguarrás. GOSTARIA DE SABER SE TENHO QUE LAVAR TODAS AS PAREDES QUE ESTIVEREM COM MOFO. OU SE POSSO APENAS LIXAR EM ALGUNS CASOS! Publicado em 13/10/2011, 20:43, Por Patriky dos Santos Saraiva, Arquivado em Perguntas e Respostas.

28 Gostaria de saber se tenho que lavar todas as paredes que estiverem com mofo. ou se posso apenas lixar em alguns casos! Muito Obrigado. Olá Patriky, Devemos sim lavar as paredes que estão mofadas para obter uma boa pintura e o ideal é lavar da seguinte forma: 1º Passo: Coloque três partes de água e uma de água sanitária. 2º Passo: Jogue essa mistura de água com água sanitária nas partes mofadas e esfregue bem com escova ou esponja macia. 3º Passo: Lixe toda parede, remova a poeira e faça a pintura com tinta acrílica anti mofo. QUE TINTA USAR PARA PINTAR PISO IMPERMEABILIZADO COM RESINA INCOLOR Publicado em 13/10/2011, 19:53, Por Akira, Arquivado em Perguntas e Respostas. Olá. Tenho um terraço, revestido com piso cerâmico da cor clara, sobre o qual foi aplicado uma resina especial incolor para prevenir infiltração da chuva. Ficou parecido com piso vitrificado! Gostaria de saber se existe algum jeito de pintá-lo, já que o piso original não está com uma boa aparência, e para reduzir o excesso de luminosidade do mesmo. Obrigado Olá Akira, O ideal para seu caso é usar o mesmo tipo de material que foi usado da primeira vez, ou melhor dizendo; compre resina colorida para tingir o piso, pois a base do piso já receberpintura com esse tipo de material. Enfim, existe resina incolor e também resina colorida que usamos para pintar pisos. POSSO APLICAR A MASSA ACRILICA NA PAREDE DE TIJOLO BAIANO Publicado em 13/10/2011, 18:50, Por Hudson Guerra, Arquivado em Perguntas e Respostas. Olá. Gostaria de saber se posso aplicar a massa acrilica na parede de tijolo baiano sem o reboco?

29 Olá Hudson, Até podemos emassar diretamente sobre o tijolo baiano, porém, o (correto) é que entreprimeiro uma camada fina de reboco para cobrir o mesmo e regularizar as paredes. Enfim, a aplicação de reboco no tijolo é fundamental para proteger o mesmo contra pancadas de chuvas, umidade e desgaste natural. PRIMEIRA PINTURA INTERNA, CASA REBOCADA HÁ MAIS DE 10 ANOS Publicado em 13/10/2011, 18:41, Por Patricia, Arquivado em Perguntas e Respostas. Olá, tenho a seguinte duvida. Minha casa nunca foi pintada, e o reboco das paredes já tem uns 10 anos ou mais. Quais produtos usar? selador ou fundo? Se não aplicar massa corrida a pintura fica boa? Olá Patricia, O ideal para seu caso é usar fundo preparador de parede, pois o mesmo é mais indicado para casos igual ao seu. Enfim, podemos até obter uma boa pintura sem utilizar massa corrida, porém, paredes emassadas com massa corrida ficam com aparência lisinha e perfeita. COMO DAR BRILHO EM MÁRMORE Publicado em 13/10/2011, 18:13, Por zuleica, Arquivado em Perguntas e Respostas. Tenho uma mesa de mármore de 4 mts que esta sem brilho o que posso usar pararenovala? Olá Zuleica, Só é possível dar brilho ao mármore utilizando maquina de dar polimento e esse serviço deve ser feito por mármoristas. Veja neste vídeo como é feito o serviço de polimento em mármore:

30 PINTURA ESPECIAL: EXISTE ALGUM PRODUTO QUE POSSO COLOCAR NA TINTA ACRÍLICA, PARA DAR EFEITO DE RÚSTICO Publicado em 13/10/2011, 18:00, Por Luciana Lima, Arquivado em Perguntas e Respostas. Estou pintando minha casa na parte externa, gostaria de saber se existe algum produto que posso colocar na tinta acrílica, para dar efeito de rústico, pois o muro está com muitas imperfeições já cobrimos rachaduras e demos uma mão na tinta da cor que escolhemos e gostaria de esconder. Olá Luciana, Para seu caso seria necessário melhorar o emassamento das imperfeições e amenizar as falhas/defeitos do muro. Dica: Você poderá pintar todo muro normalmente e depois manchar ele com gel envelhecedor, para obter efeito de pintura rústica. Enfim, essa técnica é chamada pintura esponjada e é ótima para seu caso. Veja o vídeo a seguir e aprenda como fazer técnica de pintura esponjada: CLAREAR UMA PINTURA! Publicado em 13/10/2011, 17:34, Por Renata- Arquivado em Perguntas e Respostas. Pintei uma parede pequena de azul, o tom ficou muito escuro! Como posso clarear? Olá Renata, É só colocar um pouco de tinta branca no azul escuro para clarear a mesma. Enfim, com 20% de tinta branca já é possível quebrar um pouco do azul escuro. Dica: Outra solução é comprar outra lata de azul, porém, já no tom de azul claro para fazer a repintura!

31 COMO PINTAR UMA PAREDE QUE SOFREU INFILTRAÇÃO E ENCHENTE? Publicado em 13/10/2011, 16:00, Por Carolina, Arquivado em Perguntas e Respostas. Boa tarde Gostaria de saber qual o passo-a-passo para pintar uma parede que sofreu uma enchente e também uma infiltração (já foi solucionada). devo passar impermeabilizante? Obrigada! Olá Carolina, Normalmente é feito o seguinte passo a passo de pintura: 1 Passo: Removemos as partes soltas da pintura com espátula de aço ou escova de aço. 2º Passo: Limpamos a parede afim de remover poeira ou sujeira que impeça uma boa pintura. Dica: Em alguns casos é bom jogar água para limpar melhor a parede. 3º Passo: Aplicamos selador acrílico nas paredes e deixamos o mesmo secar totalmente. 4º Passo: Finalizamos a pintura com aplicação de três demão de tinta acrílica emborrachada. Enfim, a tinta acrílica emborrachada é uma tinta impermeabilizante que protege paredes contra pancadas de chuvas. Se for necessário é bom corrigir com massa acrílica as partes danificas depois do 3º passo de pintura. COMO RECUPERAR TAMPO DE MOGNO DESBOTADO? Publicado em 12/10/2011, 18:32, Por Diane, Arquivado em Perguntas e Respostas. O tampo da mesa de mogno (fosco encerado) de minha mãe, com o calor das panelas/refratários e copos suados, ficou com marcas e pontos desbotados. O que devo fazer pra recuperá-la? Será que a cera microcristal na cor mogno e uma boa lustrada resolve? Obrigada e parabéns pelo trabalho! Olá Diana, Em alguns casos a cera até resolve e o legal é fazer alguns testes com esse material. Sendo que; se não resolver com cera liquida ou pastosa é melhor dar uma boa lixada na superfície da madeira e aplicar verniz stain.

32 Enfim, o verniz stain é ótimo para madeira externa e mesas de madeira que recebem umidade. Exemplo de como você pode fazer o serviço com verniz stain: POSSO PINTAR PISO DE ARDOSIA, COM TINTA PARA PISO? Publicado em 12/10/2011, 14:53, Por Carlos Henrique Muller, Arquivado em Perguntas e Respostas. Tenho todo meu quintal com piso de ardósia e gostaria de renovar com uma cor melhor, e gostaria de saber se é possível pinta-lo? com que tinta, e se possível qual tipo de rolo terei que usar? Obrigado Olá Carlos Henrique, Para seu caso é possível pintar ardósia com tinta epóxi ou tinta acrílica própria para pintar piso. Já em relação a ferramenta; é bom usar rolo de lã baixa para fazer a pintura. POSSO USAR O MESMO ROLO QUE COMPREI PARA TINTA NO SELADOR? OU DEVO COMPRAR UM ROLO SÓ PARA O SELADOR Publicado em 12/10/2011, 14:48, Por diego brocoa, Arquivado em Perguntas e Respostas. Boa tarde, eu tenho dois quartos em minha casa para pintar eu tenho as paredes cruas sem tintas. Só no reboco eu tenho de lixar essas paredes? e passar selador é certo? mas a minha duvida é se eu posso usar o mesmo rolo que comprei para tinta no selador? ou devo comprar um rolo só para o selador? Olá Diego, Para seu caso é necessário passar lixa de ferro de nº 120 para remover partes soltas do reboco e obter uma boa pintura. Após fazer isso é só remover a poeira da lixa, aplicar selador acrílico nas paredes e depois pintar com tinta de boa qualidade.

Aplicações Xadrez Pigmento em Pó

Aplicações Xadrez Pigmento em Pó Dê asas à sua imaginação nas diversas aplicações do Pó Xadrez. Aplicações Xadrez Pigmento em Pó O PÓ XADREZ é um pigmento concentrado que proporciona efeitos decorativos em diversas aplicações. Mais econômico,

Leia mais

PINTURAS EXECUÇÃO. Prof. MSc. Eng. Eduardo Henrique da Cunha Engenharia Civil 8º Período Turma C01 Disc. Construção Civil II

PINTURAS EXECUÇÃO. Prof. MSc. Eng. Eduardo Henrique da Cunha Engenharia Civil 8º Período Turma C01 Disc. Construção Civil II PINTURAS EXECUÇÃO Prof. MSc. Eng. Eduardo Henrique da Cunha Engenharia Civil 8º Período Turma C01 Disc. Construção Civil II PINTURA EQUIPAMENTOS USUAIS PARA APLICAÇÃO DA PINTURA Ferramentas para PREPARO

Leia mais

COMO REALIZAR UMA EXCELENTE PINTURA PREDIAL!

COMO REALIZAR UMA EXCELENTE PINTURA PREDIAL! COMO REALIZAR UMA EXCELENTE PINTURA PREDIAL! Na execução de uma PINTURA, devemos levar em consideração os vários fatores que envolvem as etapas deste processo e suas particularidades. Por exemplo, temos

Leia mais

PROCEDIMENTOS DE PINTURA

PROCEDIMENTOS DE PINTURA 1 PROCEDIMENTOS DE PINTURA 2 PROCEDIMENTOS DE PINTURA 01.00 SISTEMA DE PINTURA PARA ACABAMENTO FINAL EM LATEX PVA 01.01 - PREPARAÇÃO DA SUPERFÍCIE 1. GESSO (PLACA/PASTA) - Aplicar fundo preparador de parede

Leia mais

Como pintar azulejos e revestimentos cerâmicos para renovar sua cozinha ou banheiro

Como pintar azulejos e revestimentos cerâmicos para renovar sua cozinha ou banheiro Dar fim às estampas antigas, disfarçar manchas do tempo ou até eliminar a aparência da cerâmica. Tudo isso é viável, desde que se use a tinta certa Há duas técnicas para que o jeitão antigo do seu azulejo

Leia mais

O fundo preparador ou selador veda e nivela a superfície; se necessário, pode-se corrigir imperfeições com a massa corrida.

O fundo preparador ou selador veda e nivela a superfície; se necessário, pode-se corrigir imperfeições com a massa corrida. Página 1 de 5 TINTAS E VERNIZES LATEX ACRÍLICO E PVA Criadas para proteger e embelezar as paredes de alvenaria, estruturas metálicas e madeiras, as tintas são aperfeiçoadas para garantir maior desempenho

Leia mais

BOLETIM DE INFORMAÇÕES TÉCNICAS Revisão 006 Julho/2011

BOLETIM DE INFORMAÇÕES TÉCNICAS Revisão 006 Julho/2011 1 - PRODUTO: Acrílico Standard mais rendimento Natrielli. 2 - DESCRIÇÃO: É uma tinta acrílica de alto rendimento apresenta um excelente acabamento em superfícies externas e internas de alvenaria, reboco,

Leia mais

Dicas Qualyvinil PROCESSOS DE PINTURA

Dicas Qualyvinil PROCESSOS DE PINTURA Processos de pintura Existem diferentes processos de pintura, mas o segredo para o sucesso e durabilidade do acabamento final, depende invariavelmente da habilidade do profissional e da preparação da superfície.

Leia mais

KIT Nº 14 KIT Nº 2 0.905

KIT Nº 14 KIT Nº 2 0.905 KIT Nº 1 KIT Nº 2 01 Bandeja Grande Ref.0.2823 01 Rolo de Espuma Pop 23 cm Ref.0.13 com cabo Ref. 0.2072 01 Rolo de Espuma Pop 09 cm com cabo Ref. 0.1109. 01 Rolo de Espuma Pop 05 cm c/ cabo Ref. 0.1105

Leia mais

GUIA PRÁTICO. www.yalen.com.br DE PINTURA PROCEDIMENTOS TÉCNICOS SOLUÇÃO DE PROBLEMAS

GUIA PRÁTICO. www.yalen.com.br DE PINTURA PROCEDIMENTOS TÉCNICOS SOLUÇÃO DE PROBLEMAS www.yalen.com.br GUIA PRÁTICO PROCEDIMENTOS TÉCNICOS SOLUÇÃO DE PROBLEMAS UMA SELEÇÃO DE INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS, PARA QUALQUER PROFISSIONAL DA PINTURA. Caro Amigo (a), Este guia foi desenvolvido para

Leia mais

Composição Básica Emulsão Latex Modificada, pigmentos orgânicos e inorgânicos, cargas minerais, aditivo, antibacteria e água.

Composição Básica Emulsão Latex Modificada, pigmentos orgânicos e inorgânicos, cargas minerais, aditivo, antibacteria e água. Boletim Técnico Produto Casacor Acrílico Fosco Branco Descrição Casa limpa, mais saúde e família protegida. Tudo isso em uma tinta: CASA COR Acrílico Super Premium da Tintas Renner. A sua fórmula especial

Leia mais

Boletim Técnico. Cores Azul. Textura Lisa e brilhante.

Boletim Técnico. Cores Azul. Textura Lisa e brilhante. Página 1 de 5 Boletim Técnico Produto Esmalte PU Piscinas Descrição Esmalte PU Piscinas é um esmalte poliuretano bicomponente impermeável ideal para pintura de piscinas de concreto e fibra, deixando-as

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA PINTURA

PROCEDIMENTOS PARA PINTURA PROCEDIMENTOS PARA PINTURA Prof. Marco Pádua Geralmente não é dada a devida importância a qualidade dos serviços de pintura. Sendo a última etapa da construção, as vezes, motivados pela economia procuram-se

Leia mais

Internacional SOLUTIONS

Internacional SOLUTIONS Internacional SOLUTIONS SILICONE NEUTRO Silicone neutro Impermeabilizante de uso profissional. Inodoro e com fungicida. ADERE EM: Madeira, concreto, tijolo, vidro, PVC, plástico, alumínio, etc. APLICAÇÃO:

Leia mais

MANUAL PRÁTICO DE APLICAÇÃO

MANUAL PRÁTICO DE APLICAÇÃO MANUAL PRÁTICO DE APLICAÇÃO Esperamos que este Manual Prático de Aplicação possa oferecer a você que é usuário das tintas da KING S PAINT, informações importantes para realizar uma pintura de melhor qualidade

Leia mais

CORES Além das cores de catálogo pode-se obter outros tons misturando as cores entre sí.

CORES Além das cores de catálogo pode-se obter outros tons misturando as cores entre sí. TINTA ACRÍLICA PREMIUM MACTRA é uma tinta acrílica fosca com excelente desempenho. Sua FÓRMULA EVOLUTION oferece ótima cobertura, secagem rápida, fácil aplicação e baixo odor, proporcionando uma pintura

Leia mais

Cerâmicas e porcelanatos

Cerâmicas e porcelanatos Aprenda a limpar cerâmica, porcelanato, laminado, vidro, madeira... De forma geral, pano umedecido e detergente neutro, aplicados depois de varrer a superfície, bastam à limpeza do chão. No caso de alérgicos,

Leia mais

FISPQ LIMPA PORCELANATO. FICHA DE SEGURANÇA de produtos químicos

FISPQ LIMPA PORCELANATO. FICHA DE SEGURANÇA de produtos químicos LIMPA PORCELANATO CARACTERÍSTICA DO PRODUTO: É um limpador alcalino especialmente formulado para limpeza leve e pesada em pisos tratados com acabamentos acrílicos, pisos não tratados como porcelanato.

Leia mais

Vidro líquido. Conceito em impermeabilização e proteção de superfícies. Econômico e Durável! Resistente

Vidro líquido. Conceito em impermeabilização e proteção de superfícies. Econômico e Durável! Resistente Vidro líquido Vidro líquido Conceito em impermeabilização e proteção de superfícies Econômico e Durável! Alta longevidade e alto rendimento Resistente Maior proteção, não trinca e não amarela Não altera

Leia mais

DICAS PARA PREVENIR PROBLEMAS

DICAS PARA PREVENIR PROBLEMAS DICAS PARA PREVENIR PROBLEMAS Impermeabilização adequada das fundações de estruturas da obra. Todas as fundações e estruturas da obra com infiltração ou impermeabilização inadequada, principalmente no

Leia mais

Quem é craque nas vendas só tem a ganhar. Quem é craque na pintura não fica pra trás.

Quem é craque nas vendas só tem a ganhar. Quem é craque na pintura não fica pra trás. O Craques da Pintura é um programa da Condor que promove o treinamento de vendedores e pintores, visando deixá-los ainda melhores naquilo que fazem. Como nesse time só pinta craque, a Condor não podia

Leia mais

TINTAS. Prof. Roberto Monteiro de Barros Filho. Prof. Roberto Monteiro de Barros Filho

TINTAS. Prof. Roberto Monteiro de Barros Filho. Prof. Roberto Monteiro de Barros Filho TINTAS Conceito Composição química variada, na maioria das vezes orgânica, que apresenta consistência líquida ou pastosa, que aplicada sobre uma superfície, forma um revestimento sólido e contínuo, com

Leia mais

Problemas Comuns. Eflorescência

Problemas Comuns. Eflorescência Problemas Comuns Como em qualquer outra área na construção civil, geralmente ocorrem problemas, seja na preparação da superfície ou no acabamento. Os problemas mais freqüentes são: Eflorescência São manchas

Leia mais

PINTURAS. Prof. MSc. Eng. Eduardo Henrique da Cunha Engenharia Civil 8º Período Turma C01 Disc. Construção Civil II

PINTURAS. Prof. MSc. Eng. Eduardo Henrique da Cunha Engenharia Civil 8º Período Turma C01 Disc. Construção Civil II PINTURAS Prof. MSc. Eng. Eduardo Henrique da Cunha Engenharia Civil 8º Período Turma C01 Disc. Construção Civil II PINTURA s.f. Ato ou efeito de pintar. Camada de recobrimento de uma superfície, com funções

Leia mais

AMETISTA REVESTIMENTOS

AMETISTA REVESTIMENTOS AMETISTA REVESTIMENTOS Ficha técnica MASSA CORRIDA É composta de emulsão acrílica, carga minerais inertes e aditivos solúveis em água, desenvolvida para a execução de quaisquer correções em ambientes internos.

Leia mais

FABRICANTES PRINCIPAIS: PLACO LAFARGE KNAUF

FABRICANTES PRINCIPAIS: PLACO LAFARGE KNAUF GESSO FABRICANTES PRINCIPAIS: PLACO LAFARGE KNAUF Paredes de gesso Paredes de blocos de gesso: Construção semelhante a de alvenaria convencional, utilizando-se gesso e massa de gesso em vez de tijolos

Leia mais

Florença Revestimentos Cimentícios Recomendações Técnicas

Florença Revestimentos Cimentícios Recomendações Técnicas Florença Revestimentos Cimentícios Recomendações Técnicas Produto/variações Devido ao processo de fabricação e aplicação de gel envelhecedor, os revestimentos cimentícios, podem apresentar pequenas variações

Leia mais

AMETISTA PROCEDIMENTOS PRELIMINARES QUE ANTECEDE AS TEXTURAS

AMETISTA PROCEDIMENTOS PRELIMINARES QUE ANTECEDE AS TEXTURAS Manual AMETISTA PROCEDIMENTOS PRELIMINARES QUE ANTECEDE AS TEXTURAS l-avaliçao das superfiçies Verificar se as areas estao secas, isentas de umidade oleo ou graxas,buracos etc... ll-preparaçao de superficies

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO 1. Generalidades

MEMORIAL DESCRITIVO 1. Generalidades MEMORIAL DESCRITIVO Memorial descritivo de serviço de pintura geral do prédio da Câmara Municipal de Fortaleza de Minas MG. Compõem este memorial as especificações técnicas acerca dos serviços a serem

Leia mais

CIMENTADO QUEIMADO COM PO DE MARMORE

CIMENTADO QUEIMADO COM PO DE MARMORE CIMENTADO QUEIMADO COM PO DE MARMORE INGREDIENTES: 1)Cimento estrutural ( Branco ou Comum) 2)Pó de mármore 3)Junta de dilatação 4)Oxido de ferro 5)Adesivo para cimento (Bianco) 1)O cimento utilizado para

Leia mais

Faculdade Sudoeste Paulista Curso de Engenharia Civil Técnicas da Construção Civil

Faculdade Sudoeste Paulista Curso de Engenharia Civil Técnicas da Construção Civil AULA 15 - PINTURA A pintura é um serviço de obra tão importante como qualquer outro, e é um grave erro não lhe dar uma atenção condizente, ela deve ser projetada e executada segundo técnica adequada, não

Leia mais

MEMORIAL TÉCNICO REFORMA e AMPLIAÇÃO

MEMORIAL TÉCNICO REFORMA e AMPLIAÇÃO MEMORIAL TÉCNICO REFORMA e AMPLIAÇÃO O presente Memorial Técnico de Reforma e Ampliação tem por finalidade descrever os materiais, procedimentos/métodos a serem empregados nas retiradas e na reforma, indicar

Leia mais

DECRETO Nº 1627 DE 25 DE FEVEREIRO DE 2015

DECRETO Nº 1627 DE 25 DE FEVEREIRO DE 2015 DECRETO Nº 1627 DE 25 DE FEVEREIRO DE 2015 Dispõe sobre a atualização do artigo 1º, da Lei da Lei Complementar nº 241 de 24 de Fevereiro de 2015, onde trata da Tabela nº 05, Anexo II - Planta Genérica

Leia mais

MICROCIM EP. Micro Cimento Decorativo Revisão: Agosto / 2013. DESCRIÇÃO. Sistema MICROCIM EP: Performance: CARACTERÍSTICAS / VANTAGENS

MICROCIM EP. Micro Cimento Decorativo Revisão: Agosto / 2013. DESCRIÇÃO. Sistema MICROCIM EP: Performance: CARACTERÍSTICAS / VANTAGENS Micro Cimento Decorativo Revisão: Agosto / 2013. DESCRIÇÃO O é um sistema de revestimento decorativo de alta performance, de base cimentícia, com apelo estético rústico, agradável ao toque e ao olhar,

Leia mais

PINTURA DE KITS Caros modelistas!

PINTURA DE KITS Caros modelistas! PINTURA DE KITS Caros modelistas! Buscamos sempre em nossos trabalhos a representação da realidade em miniatura, e independente de estarmos utilizando materiais de laser cut, plástico, resina ou metal,

Leia mais

MACTRASET foi desenvolvido para evitar e eliminar definitivamente umidade e infiltrações, sendo de preparo e aplicação muito fáceis.

MACTRASET foi desenvolvido para evitar e eliminar definitivamente umidade e infiltrações, sendo de preparo e aplicação muito fáceis. Data da última revisão: 01/2010 DEFINIÇÃO MACTRASET foi desenvolvido para evitar e eliminar definitivamente umidade e infiltrações, sendo de preparo e aplicação muito fáceis. MACTRASET resiste às pressões

Leia mais

Manual Técnico. Produto. Transporte. Recebimento. Pág. 3. Armazenamento. Assentamento. Rejuntamento. Pág. 4. Limpeza Pós-obra. Pág. 5.

Manual Técnico. Produto. Transporte. Recebimento. Pág. 3. Armazenamento. Assentamento. Rejuntamento. Pág. 4. Limpeza Pós-obra. Pág. 5. Manual Técnico Produto Transporte Recebimento Pág. 3 Armazenamento Assentamento Rejuntamento Limpeza Pós-obra Proteção Manutenção Dúvidas Frequentes Pág. 4 Pág. 5 Pág. 8 Pág. 9 PRODUTO O processo de fabricação

Leia mais

Reforma nas Atuais Dependências da Capela Mortuária do Cemitério Municipal de Indaial MEMORIAL DESCRITIVO

Reforma nas Atuais Dependências da Capela Mortuária do Cemitério Municipal de Indaial MEMORIAL DESCRITIVO Reforma nas Atuais Dependências da Capela Mortuária do Cemitério Municipal de Indaial MEMORIAL DESCRITIVO Indaial, Junho de 2014 CONSIDERAÇÕES INICIAIS Este memorial tem por objetivo descrever e especificar

Leia mais

Impermeabilizantes Sempre Novo+

Impermeabilizantes Sempre Novo+ Impermeabilizantes + Vidro Líquido. Nanotecnologia na palma da mão! Índice Pág. 04 Pág. 05 + O que é? Vidro Líquido O que é? + Pág. 06 Pág. 07 Pág. 08 Pág. 09 Pág. 10 Pág. 11 Pág. 12 Pág. 13 Pág. 14 Pág.

Leia mais

BIANCO é uma resina sintética de alto desempenho que proporciona excelente aderência das argamassas aos mais diversos substratos.

BIANCO é uma resina sintética de alto desempenho que proporciona excelente aderência das argamassas aos mais diversos substratos. Descrição BIANCO é uma resina sintética de alto desempenho que proporciona excelente aderência das argamassas aos mais diversos substratos. BIANCO confere maior elasticidade e, assim, maior resistência

Leia mais

MANTA POLIMÉRICA é um impermeabilizante flexível a base de cimentos especiais modificados com polímeros acrílicos de excelente qualidade.

MANTA POLIMÉRICA é um impermeabilizante flexível a base de cimentos especiais modificados com polímeros acrílicos de excelente qualidade. Data da última revisão: 03/2011 DEFINIÇÃO MANTA POLIMÉRICA é um impermeabilizante flexível a base de cimentos especiais modificados com polímeros acrílicos de excelente qualidade. MANTA POLIMÉRICA é fácil

Leia mais

INDICE 1. CAPA 1. CAPA 2. PRODUTO 3. ARMAZENAMENTO 4. ASSENTAMENTO 5. REJUNTAMENTO 6. LIMPEZA

INDICE 1. CAPA 1. CAPA 2. PRODUTO 3. ARMAZENAMENTO 4. ASSENTAMENTO 5. REJUNTAMENTO 6. LIMPEZA INDICE 1. CAPA 2. PRODUTO 3. ARMAZENAMENTO 4. ASSENTAMENTO 5. REJUNTAMENTO 6. LIMPEZA 7. PROTEÇÃO 8. DECK 9. COTTO 10. EKKO 11. REVESTIMENTOS 12. ENTREGA E SAC 1. CAPA PARABÉNS! Você adquiriu um produto

Leia mais

CATÁLOGO TÉCNICO DE PRODUTOS

CATÁLOGO TÉCNICO DE PRODUTOS CATÁLOGO TÉCNICO DE PRODUTOS PARA RESULTADOS PREMIUM, PORTOKOLL PREMIUM! PortoKoll Premium. Uma linha completa. Cada um dos produtos foi desenvolvido especialmente para uma determinada aplicação, oferecendo

Leia mais

COMO INSTALAR : MATERIAIS: IMPORTANTE. O contra piso deve estar:

COMO INSTALAR : MATERIAIS: IMPORTANTE. O contra piso deve estar: COMO INSTALAR : Importante para uma perfeita instalação, obter o resultado especificado pela Revitech Pisos e esperado pelo cliente, a utilização das ferramentas corretas. Ferramentas como a desempenadeira,

Leia mais

ANEXO I ESPECIFICAÇÕES DO OBJETO

ANEXO I ESPECIFICAÇÕES DO OBJETO ANEXO I ESPECIFICAÇÕES DO OBJETO Item Código comprasnet Qtde Mínima Qtde Máxima Unidade Descrição do Item Valor Unitário Valor mínimo Valor Máximo 01 295318 450,00 860,00 m² Paredes em gesso acartonado

Leia mais

Ficha Técnica de Produto Rejunta Já! Acrílico Código: RJA001 e RJA101

Ficha Técnica de Produto Rejunta Já! Acrílico Código: RJA001 e RJA101 1. Descrição: O é mais uma solução inovadora, que apresenta praticidade e agilidade para o rejuntamento de pisos, azulejos, pastilhas, porcelanatos em áreas internas, externas, molháveis, molhadas. O principal

Leia mais

Instruções para instalação das pastilhas Rivesti com cola de contato

Instruções para instalação das pastilhas Rivesti com cola de contato Instruções para instalação das pastilhas Rivesti com cola de contato As pastilhas Rivesti são muito fáceis de instalar. Contudo, requerem alguns cuidados indispensáveis para que você obtenha o acabamento

Leia mais

MACTRACOL. Adesivo para chapiscos, argamassas e gesso. Data da última revisão: 01/2010 DEFINIÇÃO

MACTRACOL. Adesivo para chapiscos, argamassas e gesso. Data da última revisão: 01/2010 DEFINIÇÃO Data da última revisão: 01/2010 DEFINIÇÃO MACTRACOL é um adesivo especial à base de resina sintética compatível com cimento, cal, gesso e isopor (EPS). MACTRACOL proporciona às argamassas alto poder de

Leia mais

DICAS ANTES DA COMPRA

DICAS ANTES DA COMPRA DICAS ANTES DA COMPRA Madeira: É um material natural e variações são consideradas normais, nuances e veios existentes nos pisos são próprios da madeira; imperfeições naturais, nós e variações nas tonalidades

Leia mais

CADERNO DE ESPECIFICAÇÕES GLOBAIS DE SERVIÇOS E MATERIAIS REFORMA E ADAPATAÇÃO DO PRÉDIO DA ANTIGA CPFL - GRADUAÇÃO

CADERNO DE ESPECIFICAÇÕES GLOBAIS DE SERVIÇOS E MATERIAIS REFORMA E ADAPATAÇÃO DO PRÉDIO DA ANTIGA CPFL - GRADUAÇÃO CADERNO DE ESPECIFICAÇÕES GLOBAIS DE SERVIÇOS E MATERIAIS REFORMA E ADAPATAÇÃO DO PRÉDIO DA ANTIGA CPFL - GRADUAÇÃO INSTITUTO UNI-FAMEMA / OSCIP Marília/SP ÍNDICE 1. PRELIMINARES. 2. DEMOLIÇÕES E RETIRADAS.

Leia mais

SIGMA IMPERMEABILIZANTE 1

SIGMA IMPERMEABILIZANTE 1 1 A manta líquida SIGMA foi especialmente desenvolvida para ser aplicada nas áreas da construção civil formando uma camada impermeável e elástica, impedindo a umidade e infiltração de água em materiais

Leia mais

MAXIJUNTA - PASTILHAS DE PORCELANA

MAXIJUNTA - PASTILHAS DE PORCELANA INDICAÇÕES: Argamassa colante de assentamento e rejuntamento simultâneo flexível, de alta adesividade, para áreas internas e externas. O Maxijunta Pastilhas de Porcelana é indicado principalmente para

Leia mais

CONSERVANDO TELHADOS

CONSERVANDO TELHADOS A ESCOLHA DA COR Você sabia que o processo industrial empregado na elaboração de tintas ou revestimentos, etc... Somente se encerra com a cura total do produto após sua aplicação! Na maioria dos casos,

Leia mais

MAXIJUNTA - 3 EM 1 PRODUTO:

MAXIJUNTA - 3 EM 1 PRODUTO: INDICAÇÕES: Argamassa colante de assentamento e rejuntamento simultâneo flexível de alta adesividade para áreas internas e externas. Assenta e rejunta pastilhas de porcelana e cerâmica até 7,5 x 7,5 cm,

Leia mais

Coleção 2009 Tiragem: 2.000 Abril/2009 605 - Cabreúva Projeto: Rosenbaum Design RECOMENDAÇÕES PARA A INSTALAÇÃO O CONTRAPISO DEVE ESTAR: - Seco e isento de qualquer umidade: perfeitamente curado, impermeabilizado

Leia mais

SOLUÇÕES PRÁTICAS E INOVADORAS PARA A SUA OBRA

SOLUÇÕES PRÁTICAS E INOVADORAS PARA A SUA OBRA Soluções para Construção Fortaleza Março - 2015 SOLUÇÕES PRÁTICAS E INOVADORAS PARA A SUA OBRA Assentar e rejuntar Sobrepor Revestir Renovar QUALIDADE, CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO sempre foram as forças que

Leia mais

PINTURA DE PISOS INDUSTRIAIS

PINTURA DE PISOS INDUSTRIAIS PINTURA DE PISOS INDUSTRIAIS MANUAL DE BOAS PRÁTICAS E DICAS PARA UMA PINTURA EFICIENTE DE PISO Sempre que desejamos fazer uma pintura de piso, Industrial ou não, devemos ter em mente quais são os objetivos

Leia mais

Materiais Necessários:

Materiais Necessários: Materiais Necessários: Peça crua de madeira Pinceis chatos nos tamanhos 8 e 16 Pincel chanfrado tamanho 8 e 12 Pincel MOP Brochinha para stêncil Lixa para madeira 220 Rolinho Stêncil com motivo quadrados

Leia mais

1 ANEXO XII - MEMORIAL DESCRITIVO ARQUITETÔNICO

1 ANEXO XII - MEMORIAL DESCRITIVO ARQUITETÔNICO 1 ANEXO XII - MEMORIAL DESCRITIVO ARQUITETÔNICO 4.1 APRESENTAÇÃO O presente MEMORIAL DESCRITIVO tem por finalidade determinar os detalhes de acabamento, tipo e a qualidade dos materiais a serem utilizados

Leia mais

ANEXO XII - MEMORIAL DESCRITIVO ARQUITETÔNICO

ANEXO XII - MEMORIAL DESCRITIVO ARQUITETÔNICO ANEXO XII - MEMORIAL DESCRITIVO ARQUITETÔNICO 4.1 APRESENTAÇÃO O presente memorial descritivo tem por finalidade determinar os detalhes de acabamento, tipo e a qualidade dos materiais a serem utilizados

Leia mais

DCC - RESPONDENDO AS DÚVIDAS 07. PISOS

DCC - RESPONDENDO AS DÚVIDAS 07. PISOS DCC - RESPONDENDO AS DÚVIDAS 07. PISOS Av. Torres de Oliveira, 76 - Jaguaré CEP 05347-902 - São Paulo / SP PISOS 1. CONTRAPISO E REGULARIZAÇÃO COM ARGAMASSA No caso de fundação em radier os pisos já contarão

Leia mais

Obrigado por ter adquirido os nossos produtos.

Obrigado por ter adquirido os nossos produtos. Obrigado por ter adquirido os nossos produtos. A Lavore Móveis segue um rigoroso controle de qualidade com o objetivo de garantir a total satisfação dos nossos clientes. Para conservação do mobiliário

Leia mais

Argamassa colante para assentamento de peças cerâmicas em áreas internas. SUPERFÍCIES INDICADAS PARA APLICAÇÃO Áreas internas. Emboço ou contrapiso sarrafeado ou desempenado, com pelo menos 14 dias de

Leia mais

Tutorial Como Fazer Ferrugem. Como fazer Ferrugem

Tutorial Como Fazer Ferrugem. Como fazer Ferrugem Como fazer Ferrugem Quando se constrói um modelo naval há de se ter em mente os dois casos, ou meu modelo vai ser um modelo novo recém lançado ao mar ou outros, ou vai ser um modelo que já sofreu as intempéries

Leia mais

4- CONSIDERAÇÕES GERAIS

4- CONSIDERAÇÕES GERAIS Prefeitura do Município de São Miguel Arcanjo 1 Secretaria Municipal de Obras e Serviços Praça Antonio Ferreira Leme, 53 Centro CEP 18230-000 SÃO MIGUEL ARCANJO-SP - Fone. 15 3279.8000 e-mail: obras@saomiguelarcanjo.sp.gov.br

Leia mais

Anexo I-A: Serviços de reforma no alojamento de menores da P. J. de Samambaia

Anexo I-A: Serviços de reforma no alojamento de menores da P. J. de Samambaia Serviços de reforma no alojamento de menores da P. J. de Samambaia MEMORIAL DESCRITIVO Anexo I-A: Serviços de reforma no alojamento de menores da P. J. de Samambaia Sumário 1.Considerações gerais...1 2.Serviços

Leia mais

Hotelaria SAÚDE NOVA COLEÇÃO 2013. A segurança de se sentir bem. Recomendado para os segmentos:

Hotelaria SAÚDE NOVA COLEÇÃO 2013. A segurança de se sentir bem. Recomendado para os segmentos: A segurança de se sentir bem. NOVA COLEÇÃO 2013 Crédito Equipotel 2010 - Arquiteta Jorgina Nello Optima Multisafe (cor 3240861), Aquarelle Wall HFS (cor 3942023) Recomendado para os segmentos: SAÚDE Hotelaria

Leia mais

PLANILHA DE SERVIÇOS GERAIS DE OBRA

PLANILHA DE SERVIÇOS GERAIS DE OBRA 1 PRELIMINARES 1.1 Instalações do canteiro de obra vb 1,00 5.000,00 5.000,00 90,09 1.2 Placa de obra 2,00m x 3,00m, conforme orietações da administração vb 1,00 550,00 550,00 9,91 SUB TOTAL PRELIMINARES

Leia mais

VtintaI = / / (Litros) VtintaF = / / (Litros)

VtintaI = / / (Litros) VtintaF = / / (Litros) ANEXO A TINTAS PLANILHA N o 2.18. Observador: Alternativas para redução dos desperdícios de materiais nos canteiros de obra MEDIÇÃO DE ESTOQUE (VtintaI E VtintaF): TINTA LÁ TEX ACRÍLICA OU LÁ TEX PVA A.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS CONSTRUÇÕES RURAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS CONSTRUÇÕES RURAIS UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS CONSTRUÇÕES RURAIS Prof. Ricardo Brauer Vigoderis, D.S. Email: vigoderis@yahoo.com.br website: www.vigoderis.tk São tubos cerâmicos

Leia mais

Av Dr. Cardoso de Mello, 1340 - cjto. 131 - Vila Olímpia Cep: 04548-004 - São Paulo - SP Fone/Fax: 11 3054-1480

Av Dr. Cardoso de Mello, 1340 - cjto. 131 - Vila Olímpia Cep: 04548-004 - São Paulo - SP Fone/Fax: 11 3054-1480 www.abrafati.com.br Av Dr. Cardoso de Mello, 1340 - cjto. 131 - Vila Olímpia Cep: 04548-004 - São Paulo - SP Fone/Fax: 11 3054-1480 Rua Júlio Diniz, 56 - cjto 41 - Vila Olímpia Cep: 04547-090 - São Paulo

Leia mais

Construção de Edícula

Construção de Edícula Guia para Construção de Edícula Guia do montador Mais resistência e conforto para sua vida. As paredes com Placas Cimentícias Impermeabilizadas e Perfis Estruturais de Aço Galvanizado para steel framing

Leia mais

ÚNICA COMO SEU TALENTO. catálogo técnico

ÚNICA COMO SEU TALENTO. catálogo técnico ÚNICA COMO SEU TALENTO catálogo técnico ÚNICA COMO SEU TALENTO Para projetos únicos, conte sempre com a performance superior da Linha Gold. A Linha Gold é única, na versatilidade, variedade e qualidade

Leia mais

Placa de obra: Haverá a colocação em local visível de placa de obra, metálica, fixada em estrutura de madeira, conforme padrão fornecido SOP.

Placa de obra: Haverá a colocação em local visível de placa de obra, metálica, fixada em estrutura de madeira, conforme padrão fornecido SOP. MEMORIAL DESCRITIVO RECONSTRUÇÃO DO ALBERGUE JUNTO AO PRESIDIO ESTADUAL DE VACARIA RS. VACARIA RS. GENERALIDADES: Este Memorial Descritivo tem a função de propiciar a perfeita compreensão do projeto e

Leia mais

ÍNDICE. Tinta Acrílica 04 06. Tinta Látex Acrílica. Tinta Acrílica Cortex 10 12. Resina Protetora Pedra e Telha. Texturas 16 18.

ÍNDICE. Tinta Acrílica 04 06. Tinta Látex Acrílica. Tinta Acrílica Cortex 10 12. Resina Protetora Pedra e Telha. Texturas 16 18. Tinta Acrílica 04 06 Tinta Látex Acrílica Tinta Acrílica Cortex 10 12 Resina Protetora Pedra e Telha Texturas 16 18 Gel de Efeitos Tinta Piso 22 24 Tinta Gesso Esmalte Base Água 26 30 Esmalte Sintético

Leia mais

IMPERMEABILIZAÇÕES REVESTIMENTO DE CALHAS E LAJES

IMPERMEABILIZAÇÕES REVESTIMENTO DE CALHAS E LAJES IMPERMEABILIZAÇÕES REVESTIMENTO DE CALHAS E LAJES Prof. Marco Pádua A cobertura é uma fase importante da edificação. Não só a questão estética deve ser considerada, como a escolha dos elementos, a posição

Leia mais

Memorial Descritivo Condomínio Residencial Renascer

Memorial Descritivo Condomínio Residencial Renascer Memorial Descritivo Memorial Descritivo Condomínio Residencial Renascer Um novo tempo. Sua nova vida. Incorporação e Construção: JDC Engenharia Ltda Empreendimento: Construção de 2 torres residenciais,

Leia mais

Impermeabilização de edificações residenciais urbanas

Impermeabilização de edificações residenciais urbanas Impermeabilização de edificações residenciais urbanas Serviços Reparo - Proteção Impermeabilização - Graute Atuação em todo território nacional em obras de infraestrutura www.rossetiimper.com.br Aplicador

Leia mais

BIANCO. Preparo do substrato As superfícies devem estar limpas, porosas, isentas de pó ou oleosidade e serem umedecidas antes da aplicação.

BIANCO. Preparo do substrato As superfícies devem estar limpas, porosas, isentas de pó ou oleosidade e serem umedecidas antes da aplicação. Produto é uma resina sintética, de alto desempenho, que proporciona excelente aderência das argamassas aos mais diversos substratos. Confere maior plasticidade e, assim, maior resistência ao desgaste e

Leia mais

OFÍCIO DE PEDREIRO AUTOR: JOSÉ VIEIRA CABRAL

OFÍCIO DE PEDREIRO AUTOR: JOSÉ VIEIRA CABRAL OFÍCIO DE PEDREIRO AUTOR: JOSÉ VIEIRA CABRAL 3. ASSENTAMENTOS DE BLOCOS COMUNS. 4. COMO CALCULAR VOLUMES DE PEDRA E AREIA EM UM CAMINHÃO. 5. NORMAS REGULAMENTADORAS. 6. VOCABULÁRIO DE CONSTRUÇÃO CIVIL.

Leia mais

Manual Técnico de Pintura

Manual Técnico de Pintura Manual Técnico de Pintura Prezado Cliente Hidracor, Pensando na melhor forma de atendê-lo e tirar suas dúvidas, a Tintas Hidracor desenvolveu este Manual Técnico de Pintura. Prático e de rápida consulta,

Leia mais

ORIGAMI Manual de conservação

ORIGAMI Manual de conservação R e s p e i t a r o s l i m i t e s d e p e s o. T r a n s p o r t a r c o m c u i d a d o. TECIDO S LIMPE SEMANALMENTE A POEIRA DEPOSITADA SOBRE O TECIDO COM UM ASPIRADOR DE PÓ E REALIZE UMA ESCOVAÇÃO

Leia mais

VEDATOP é um revestimento modificado com polímeros acrílicos, de alta aderência e impermeabilidade.

VEDATOP é um revestimento modificado com polímeros acrílicos, de alta aderência e impermeabilidade. Descrição VEDATOP é um revestimento modificado com polímeros acrílicos, de alta aderência e impermeabilidade. Adere perfeitamente ao concreto, à alvenaria e à argamassa. VEDATOP não é tinta de acabamento,

Leia mais

Oferecemos também uma linha completa de acabamentos para pisos em madeira, como rodapés, cantoneiras e frontais para escadas.

Oferecemos também uma linha completa de acabamentos para pisos em madeira, como rodapés, cantoneiras e frontais para escadas. Ecopiso Ecopiso empresa com sede em Curitiba, produzindo pisos maciços pré acabados, com o que existe de melhor e mais moderno em padrões de cores e acabamentos de verniz. Oferecemos também uma linha completa

Leia mais

IFES/CAMPUS DE ALEGRE - ES PROJETO BÁSICO

IFES/CAMPUS DE ALEGRE - ES PROJETO BÁSICO IFES/CAMPUS DE ALEGRE - ES PROJETO BÁSICO Especificação Destinada Construção do Núcleo de Empresas Junior INTRODUÇÃO A execução dos serviços referente Construção do Núcleo de Empresas Junior, obedecerá

Leia mais

Impermeável Protector Resistente impermeabilizações objectivo - problema - solução objectivo 1 Prevenir a infiltração de água para os pavimentos e paredes das cozinhas, casas de banho, balneários e outros

Leia mais

A segurança de se sentir bem.

A segurança de se sentir bem. Catálogo de Cores Wetroom A segurança de se sentir bem. Crédito Equipotel 2010 - Arquiteta Jorgina Nello Eclipse Aquasafe (cor 036), Aquarelle Wall HFS (cor 025) Recomendado para os segmentos: SAÚDE Hotelaria

Leia mais

ARREPIAMENTO. II CORREÇÃO Remover as áreas afetadas e repintar. acabamento extremamente sensíveis.

ARREPIAMENTO. II CORREÇÃO Remover as áreas afetadas e repintar. acabamento extremamente sensíveis. ARREPIAMENTO O solvente do produto recém aplicado ataca o acabamento anterior causando, enrugamento, arrepiamento ou franzimento do filme de tinta, devido a: Repintura de esmalte ou poliuretano não totalmente

Leia mais

MANUAL DE CONSERVAÇÃO DOS PRODUTOS CRIARE

MANUAL DE CONSERVAÇÃO DOS PRODUTOS CRIARE MANUAL DE CONSERVAÇÃO DOS PRODUTOS CRIARE Para que a vida útil do seu produto seja maior, recomendamos que estas informações sejam transmitidas às pessoas que executam a limpeza da sua casa. DE OLHO NA

Leia mais

G U I A T É C N I C O

G U I A T É C N I C O Os produtos da Brogliato passam por um processo de controle de qualidade em seu processo produtivo, assim qualquer dano e irregularidade são corrigidos imediatamente na empresa para que os revestimentos

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES DO EMPREENDIMENTO TÉRREO

ESPECIFICAÇÕES DO EMPREENDIMENTO TÉRREO ESPECIFICAÇÕES DO EMPREENDIMENTO TÉRREO HALL SOCIAL DO TÉRREO Portas corta-fogo Placas de e cerâmica Forro de gesso com pintura PVA sobre massas Ferro c/pintura esmalte sintético acetinado vermelha HALL

Leia mais

Imprensa Oficial da Estância de Atibaia Sábado, 7 de setembro de 2013 - nº 1524 - Ano XVII - Caderno C - Volume V de V

Imprensa Oficial da Estância de Atibaia Sábado, 7 de setembro de 2013 - nº 1524 - Ano XVII - Caderno C - Volume V de V Prefeitura da Estância de Atibaia 201 Comércio - Precário Definição: Edificações inacabadas, deficiências aparentes, construídas com tijolos ou blocos. Coberta de telha ou laje pré moldada sem acabamento,

Leia mais

APLICAÇÃO DE ELASTRON EM CONCRETO 1,5

APLICAÇÃO DE ELASTRON EM CONCRETO 1,5 APLICAÇÃO DE ELASTRON EM CONCRETO 1,5 1.0 - DESCRIÇÃO Esta literatura tem por finalidade servir de guia de aplicação do Elastron sobre Estruturas de Concreto e a Preparação do Substrato. O Sistema consistirá

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO E ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS PARA AS OBRAS DE REFORMA DO GINÁSIO POLIESPORTIVO LOIOLA PASSARINHO E CONSTRUÇÃO DO ANEXO.

MEMORIAL DESCRITIVO E ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS PARA AS OBRAS DE REFORMA DO GINÁSIO POLIESPORTIVO LOIOLA PASSARINHO E CONSTRUÇÃO DO ANEXO. SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO CASTANHAL (PA) MEMORIAL DESCRITIVO E ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS PARA AS OBRAS DE REFORMA DO GINÁSIO POLIESPORTIVO LOIOLA PASSARINHO E CONSTRUÇÃO DO ANEXO. ABRIL/2014 REFORMA

Leia mais

MOGIBASE IMPERMEABILIZANTE DE CONCRETO E ARGAMASSAS

MOGIBASE IMPERMEABILIZANTE DE CONCRETO E ARGAMASSAS MOGIBASE IMPERMEABILIZANTE DE CONCRETO E ARGAMASSAS COMPOSIÇÃO: Sais inorgânicos e estabilizantes. PROPRIEDADES: Impermeabilizante de concreto e argamassas. MOGIBASE é de fácil aplicação e não altera os

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO. 1.1 ENDEREÇO: Rua dos Goytacazes, nº.: 447/447-A Bairro Centro Campos dos Goytacazes RJ.

MEMORIAL DESCRITIVO. 1.1 ENDEREÇO: Rua dos Goytacazes, nº.: 447/447-A Bairro Centro Campos dos Goytacazes RJ. 1 DADOS INICIAIS 1.1 ENDEREÇO: Rua dos Goytacazes, nº.: 447/447-A Bairro Centro Campos dos Goytacazes RJ. 1.2 PRÉDIO MULTIFAMILIAR COMPOSTO DE 1.2.1 TÉRREO / BLOCOS 01/02 (01) Portaria, (53) cinqüenta

Leia mais

BOLETIM TÉCNICO - LINHA GRAFF

BOLETIM TÉCNICO - LINHA GRAFF A Linha de produtos da Textura & Cia foi desenvolvida para economizar, eliminando etapas do tipo massa fina, massa corrida / acrílica e pintura. Além de tornar prático e econômico o acabamento; os produtos

Leia mais

Guia Técnico de Pintura

Guia Técnico de Pintura Guia Técnico de Pintura III - Telhados, Rufos, III.1 TELHADOS Principais Patologias Com o passar do tempo e muitas vezes também pela falta de manutenção anual, acumulam-se nos telhados de telha de barro,

Leia mais