HISTÓRIA E TURISMO NA CAPITAL DO CHAMPANHA 1

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "HISTÓRIA E TURISMO NA CAPITAL DO CHAMPANHA 1"

Transcrição

1 HISTÓRIA E TURISMO NA CAPITAL DO CHAMPANHA 1 SILVEIRA, Vanilson Pereira 2 ; BECKER, Elsbeth Léia Spode 3 1 Trabalho de Pesquisa. Apresentado no XIV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão Sepe 2012 Santa Maria Rio Grande do Sul Brasil 2 Curso de Turismo do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), Santa Maria, RS, Brasil 3 Curso de Geografia do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), Santa Maria, RS, Brasil vanilson.silveira@gmail.com; elsbeth.geo@gmail.com RESUMO O estudo da história de Garibaldi torna-se o elemento central neste artigo, tendo por objetivo resgatar, por meio da literatura existente o processo de formação e colonização da cidade, assim como uma breve contextualização sobre os primeiros indícios do turismo e a inserção do champanha no cenário local. A metodologia consistiu na revisão bibliográfica e na abordagem conceitual da história de Garibaldi e sua relação com o champanha e o turismo. Nelas foram utilizadas a perspectiva geográfica e social da história de Garibaldi, a partir das obras de autores que descrevem o contexto da imigração e o cenário social e geográfico que viria a construir a história da cidade. Ao estabelecer a relação entre a história, a formação industrial e cultural de Garibaldi, pôde-se inferir que existe uma interação geográfica e espiritual entre estes três elementos. Palavras-Chave: Garibaldi, Colonização, Champanha. 1. INTRODUÇÃO A vinda dos imigrantes europeus e sua instalação no território rio-grandense, especialmente no local da futura cidade de Garibaldi, vieram a cumprir a intenção do governo provincial em colonizar o sul do Brasil com os imigrantes que estavam adaptados a condições hostis de clima, relevo e vegetação nativa. Assim, diante dos discursos elaborados para atrair o imigrante à nova terra, estavam as facilidades de compra de terra e de trabalho. Contudo, o cenário idealizado era outro, desde as condições insalubres de transporte da Europa até o Brasil, como também nos acampamentos que serviram de base até a construção de suas moradias. Ainda assim, os imigrantes se desafiaram e engendraram na nova condição de vida. Os primeiros imigrantes italianos chegaram a antiga colônia Conde D Eu, atual Garibaldi, e encontraram, já estabelecido, um grupo de franceses que servira de núcleo base para o povoamento da região. Com o passar dos anos, foram chegando à cidade outras levas de imigrantes, contribuindo para o aumento da população para a emancipação do município e para a construção de uma sociedade que definiu uma identidade ao lugar (GIRONDI, 2007).

2 A identidade de Garibaldi está fortemente assentada no seu aspecto histórico e, nesse sentido, a cidade alcançou o título de Terra do Champanha, que estabelece uma relação entre as indústrias locais, a comunidade e os turistas. Desse modo, a questão de pesquisa que se estabelece é: Quais são e como se organizam as inflexões sobre a comunidade local e sua identidade histórica introduzidas pela dinâmica industrial, especialmente, a partir da introdução do champanha? O presente estudo pretende estabelecer uma reflexão sobre a relação entre o processo de formação e colonização da cidade, bem como uma breve contextualização sobre os primeiros indícios do turismo e a inserção do champanha no cenário local. 2. METODOLOGIA A metodologia está embasada na revisão bibliográfica e na abordagem conceitual da história de Garibaldi e sua relação com o champanha e o turismo. Nelas foram utilizadas a perspectiva geográfica e social da história de Garibaldi, a partir das obras de autores que descrevem o contexto da imigração e o cenário social e geográfico que viria a construir a história da cidade. 3. DESENVOLVIMENTO 3.1 Caracterização e descrição do recorte espacial da pesquisa O município de Garibaldi está localizado na região fisiográfica da Encosta Superior do Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul, totalizando uma área de 169 Km² (figura 1). O clima mesotérmico e úmido da região define-se, conforme a classificação de Köppen, como do tipo Cfa, caracterizado como Subtropical úmido, com verões quentes, sem estação seca definida. Na estrutura geológica, predomina o basalto, e o relevo é montanhoso, característico da Serra Gaúcha: uma região recortada profundamente por rios que formam vales estreitos. As altitudes variam de 300 a 800 metros. Segundo Rambo (2000), a vegetação original do município de Garibaldi era caracterizada pelos campos e pelas florestas, dos Pinhais e Estacional Decidual. Garibaldi localiza-se próximo à capital do Estado, distando apenas 105 quilômetros de Porto Alegre, com uma população estimada em habitantes (IBGE, 2010).

3 Figura 1. Município de Garibaldi e sua localização no Rio Grande do Sul. Fonte: Clemente; Ungareti (1993). Adaptado. 3.2 O processo de imigração e a Colônia Conde D Eu A colonização do sul do Brasil pode ser atribuída a dois principais fatores históricos. O primeiro, ao interesse colonizador das Américas em trazer os imigrantes europeus, oferecendo facilidades para compra de terras e trabalho, e o segundo referente à necessidade da Europa de promover uma diminuição da população, devido ao cenário caótico de constantes revoluções, guerras, além do empobrecimento das zonas rurais e urbanas com a consequente falta de trabalho da população. Conforme inferem Clemente; Ungaretti, (1993, p. 13) Os Estados Unidos da América do Norte, a Argentina, o Brasil e outros países da América do Sul aproveitando-se dessa crise faziam intensa propaganda conclamando braços para o trabalho agrícola e industrial. Ofereciam facilidades de aquisição de terras e de trabalho a todos os profissionais que desejassem melhorar a vida. E de certa forma Far l América.

4 Nesse contexto, o Governo Imperial tinha por objetivo povoar a região sul do Brasil com os imigrantes europeus para ampliar e desenvolver o território, como também para diversificar as práticas agrícolas. Além disso, a política de povoamento era intencionalmente racista e obedecia a um antigo objetivo de D. Jõao VI de tentar branquear o país através da introdução de agricultores europeus fortes e de pela clara. (GIRONDI, 2007, p. 18). Assim, a intenção do Governo Provincial era povoar o planalto que apresentava condições geográficas não muito atrativas, já que, nas áreas de fácil acesso, o processo de povoamento já havia iniciado, principalmente pelos prussianos (alemães). Sendo assim, em 1870, o então Presidente da Província João Sertório, tratou de criar as duas primeiras colônias, denominadas Colônia Conde D Eu, hoje Garibaldi, e Colônia Dona Isabel que atualmente é Bento Gonçalves. O nome Colônia Conde D Eu era uma homenagem ao genro de D. Pedro II, e a outra, Dona Isabel, era uma homenagem à Princesa Imperial, casada com Conde D Eu. GIRONDI ( 2007). Nesse contexto, Clemente; Ungaretti ( 1993, p. 12), concluem que: O imigrante, depois de atravessar o Atlântico, chegava ao Rio de Janeiro e era confinado na Ilha das Flores, até seguir viagem para o Sul em vapores de precárias condições. Chegando a Porto Alegre era jogado em alojamentos superlotados. E depois viajava em barcos para chegar a Montenegro. E de lá até seu destino, a Colônia Conde D Eu, seguida por uma estrada, que passava no Maratá. Essa estrada era estreita e íngreme, não permitindo mais que a passagem de uma carroça, e muitas vezes, o imigrante era obrigado a carregar nas costas a bagagem, além de ferramentas e alimentos. Dependendo das condições climáticas, a viagem demorava três ou quatro dias. Foi na colônia Conde D EU que se formou o primeiro núcleo de colonização na Região Serrana do Estado. Isso se deve muito à existência de uma única estrada na época, que iniciava em Montenegro e passava por Maratá,acabando na Colônia Conde D Eu, a Buarque de Macedo, que viria a constituir a principal rota de comércio da região. Entre os anos de 1870 e 1874, começaram a chegar à colônia os primeiros imigrantes, correspondendo a um grupo de 37 colonos, todos prussianos (alemães). Contudo, mesmo antes de sua chegada, a colônia Conde D Eu já era habitada por indígenas ou bugres como eram denominados. Em 1874, chegaram as primeiras famílias suíço-francesas que serviram de núcleo-base para a colonização. O ano de 1875 marca a chegada das primeiras levas de imigrantes italianos. A população que, na época, era de 720 habitantes, atingiu, em 1876, o número de 870. Esses italianos, em sua maioria, vinham da região de Trento e trabalhavam em mutirão na derrubada da mata virgem e na organização das roças e lavouras. Plantaram parreiras e construíram suas casas de madeira (GIRONDI, 2007, p.22). Segundo Clemente; Ungaretti, (1993, p. 13):

5 Conde D Eu, Dona Isabel, Caxias do Sul e Silveira Martins foram os principais centros da colonização italiana, que a partir de 1876, se desenvolveram rapidamente. Em poucos anos essas regiões foram ocupadas e trabalhadas pelos imigrantes e seus descendentes. Assim, os imigrantes italianos foram construindo suas casas, cultivaram parreiras para elaboração do vinho e aos poucos foram reconstruindo suas vidas. Buscavam conforto através da religião e ergueram as primeiras capelas que eram usadas para a reza do terço, pois a fé católica é um dos traços marcantes da cultura italiana.em 1878, fase colonial, já morava, em Conde D Eu, cerca de três mil pessoas sendo, na maioria, italianos. Depois de uma viagem cansativa e longa, os imigrantes eram abrigados em barracões, em condições insalubres, até que seus lotes de terra fossem demarcados e suas casas erguidas, a mortalidade infantil, nesses alojamentos, era alta, e as condições de vida, precárias. Posteriormente, a Colônia foi elevada à categoria de freguesia de São Pedro. Em 13 de abril de 1884, as duas colônias foram emancipadas e, a partir de 1890, se ergueram as construções que hoje formam o Centro Histórico do município. Pelo Decreto n 327, de 31 de outubro de 1900, Antonio Augusto Borges de Medeiros, Presidente do Estado do Rio Grande do Sul, elevou Conde D Eu a Vila e município autônomo, sob o nome de Garibaldi (Clemente; Ungaretti, 1993, p. 18). 3.3 O turismo e seus primeiros indícios da cidade de Garibaldi A implantação da ferrovia em Garibaldi, 1917, contribuiu decisivamente para o desenvolvimento do comércio, da indústria e dos primeiros indícios da atividade turística na região. O principal atrativo para os turistas era o clima (invernos com ocorrência de neve e verões brandos) e o relevo (de serras). Em decorrência, os investimentos públicos e privados destinavam-se à hospedagem e ao entretenimento dos turistas. Segundo Girondi (2008, p. 62): [...] quando junto com o trem chegam os turistas ou veranistas, chegam também as pessoas que por indicação médica procuravam a Serra Gaúcha para tratarem doenças pulmonares. A cidade oferecia uma boa rede hoteleira como o Hotel Casacurta, Hotel Faraon, Hotel do Comércio, Pensão familiar da Dona Emilia Dornelles e Pensão Farroupilha. Com o passar dos anos, o turismo se consolida, tendo como principal evento, da década de 70, a

6 inauguração da primeira Estação Artificial de Esqui do Brasil28, fato que colocou Garibaldi nas rotas turísticas do país [...]. Mais tarde, devido a problemas de administração, a Estação de Esqui foi desativada, mas a atividade turística consolidava-se, cada vez mais, com outros atrativos, motivada pela cultura local, especialmente, aquela oriunda dos imigrantes italianos. Culturalmente, a italicidade é uma das características mais marcantes da região expressa pela forte religiosidade e pelo cultivo da uva. Atualmente, o turismo é relacionado ao modelo de gestão voltado para o desenvolvimento da cidade, apresentando-se organizado em quatro rotas: Rotas das Cantinas, Estrada do Sabor, Rota Religiosa AeTernun e a Rotas dos Espumantes. Essa última compreende um roteiro que contempla as sete principais empresas do setor vinícola do município: Vinícola Peterlongo, Chandon, Georges Aubert, Vinícola Garibaldi, Vinícola Courmayeur, Rossani e Adolfo Lona Vinho e Espumantes. Além da degustação de vinhos e espumantes, o visitante pode acompanhar todo o processo de elaboração da bebida. Notoriamente, outro aspecto importante na cidade é seu calendário de eventos que compreende as mais diversas manifestações religiosas e, a cada dois anos, é comemorada a Fenachamp, Festa Nacional do Champanha (PREFEITURA MUNICIPAL DE GARIBALDI, 2012) Garibaldi também é um dos um dos maiores polos produtores de frango de corte do país e, dentre as empresas instaladas na região, estão a Indústria Pena Branca S/A, Frigorífico Chesini, Frigorífico Nicolini, além de outras empresas do setor. Como forma de ressaltar esse importante segmento econômico, a cidade realiza todos os anos o Festival do Frango e do Vinho. Possui ainda um importante e reconhecido setor metalúrgico com destaque para a empresa Tramontina Garibaldi S.A Indústria Metalúrgica, consolidando-se como uma cidade de grande diversidade econômica e cultural, baseada na história e na indústria. 3.4 A introdução do champanha no cenário de Garibaldi Historicamente, por influência dos imigrantes italianos, o município de Garibaldi coloca-se entre os pioneiros, no Brasil, no desenvolvimento de bebidas e, entre elas, especialmente, os vinhos. Desde cedo há, também, uma preocupação na divulgação dos produtos, na promoção da imagem por meio de eventos e exposições como, por exemplo, referido em Girondi (2007, p. 24):

7 Para desenvolver a vitivinicultura no município, Aurélio Porto 1 promoveu a primeira Exposição de Uvas de Garibaldi, nos dias 24 a 26 de fevereiro de 1913, onde compareceram 133 expositores de uvas, com 38 diferentes variedades, e 20 expositores de vinhos. Em 1914, realiza a segunda Exposição de Uvas, nos dias 12 a 15 de fevereiro, onde participaram 268 expositores. A abordagem da história do vinho e do champanha remete ao contexto histórico da introdução da uva pelos italianos e ao pioneirismo de alguns empreendedores, precursores no ramo das bebidas, a exemplo, o italiano Manoel Peterlongo, que se destacou pelo pioneirismo e pela ousadia, pois desejava produzir, em Garibaldi, o primeiro champanha do país. A família de Peterlongo vinha da região de Trento, no Tirol italiano, notória na produção de vinhos e de outras bebidas derivadas da uva. O desejo e o sonho de Peterlongo tornou-se realidade em 1915, quando foi responsável pela produção do primeiro champanha do Brasil, utilizando o mesmo método francês de produção, chamado champenoise (VINÍCOLA PETERLONGO, 2012). A bebida champanha conquistou de imediato fiéis admiradores e consumidores. Além disso, tornou-se uma bebida charmosa, comemorativa e, por isso, especial. Esse imaginário coletivo acompanharia o champanha, que seria eleito, também, a bebida dos românticos. Assim, as bolinhas e as borbulhas dessa bebida exótica conquistaram o mundo e, atualmente, também emprestam seu charme à cidade de Garibaldi, que se insere na história e na cultura como a Capital Nacional do Champanha. Essa titulação é justa quando consideradas as conjunturas históricas, culturais e econômicas de Garibaldi. Também, a partir do pioneirismo de Manoel Peterlongo na elaboração do primeiro champanha genuinamente brasileiro, o município abriga um grande número de vinícolas que produzem a bebida, segundo registro de Carraro (2008, p. 63): A indústria vinícola, a partir de 1924, passa a formar a base da economia do município, com grandes vinícolas conhecidas em todo o país, tais como: a Cooperativa Garibaldi (a maior da América do Sul, no gênero, fundada em 1936), a Cooperativa Tamandaré, a Vinícola 1 Aurélio Porto- foi o 3º Intendente no período de Nasceu em Cachoeira do Sul, em 1879,descendente do herói farroupilha Jacinto Guedes. Faleceu em Foi intendente de Garibaldi e Montenegro.Dirigiu e redigiu vários jornais, lançou os Fundamentos do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande dosul, e mais tarde, da Academia Sul- Riograndense de Letras. Foi escritor, jornalista, ensaísta, genealogista e orador, teatrólogo e um dos mais notáveis historiadores do Rio Grande do Sul. Preocupou-se com o social,fundou escolas, construiu novas estradas, melhorou a energia elétrica e telefonia. Em 1913, compôs a letra do Hino às Uvas, com música do Maestro Francisco Zani. (GIRONDI, 2007, p. 25).

8 Armando Peterlongo (produtor do famoso champagne que leva seu nome), a Carraro - Brosina & Cia. (produtora dos vinhos Palácio), a Vinícola Riograndense e a Granja Santo Antônio (dos irmãos Maristas). Além dessa importante atividade econômica atrelada à produção de vinhos e do champanha, a cidade integra a região do Vale dos Vinhedos, que representa uma das mais expressivas regiões do Brasil na produção vitivinícola. CONCLUSÃO A história, permeada pela geografia e pela cultura, sempre exerceu uma forte influência no imaginário da humanidade e na construção de sua identidade com os lugares onde as populações se estabeleciam. Ao estabelecer a relação entre a história, a formação industrial e cultural de Garibaldi, pôde-se inferir que existe uma interação geográfica e espiritual entre esses três elementos. A história dos imigrantes constituiu o embasamento cultural e a técnica agrícola, especialmente dedicada às viticulturas. Foram os imigrantes que forneceram os aportes econômico e industrial para a cidade, que foram marcados pela memória de acontecimentos do passado e por novas relações, desencadeadas, muitas vezes, por meio de revitalizações e pela introdução de novas tecnologias de industrialização. Juntas, história, memória, novas tecnologias e identidade promovem e geram uma atratividade do local, não apenas para aqueles que ali vivem, mas também para os que residem nos bairros e para quem vem de fora, os visitantes e os turistas. Nesse sentido, torna-se importante estudar a história que é sempre composta de acontecimentos, mitos e lendas que reproduzem a evolução das civilizações e das sociedades e, assim, realizar estudos específicos de cidades que criaram o turismo atrativo a partir de festas temáticas, eventos e exposições, com o uso da história e do imaginário. Na sequência desse estudo, pretende-se analisar o processo de formação da imagem turística da Terra do Champanha, Garibaldi, e sua relação com a construção do imaginário. REFERÊNCIAS CARRARO, Carlos. HISTÓRIA DO ENOTURISMO NA SERRA GAÚCHA: Análise dos municípios de Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Flores da Cunha, Garibaldi e Veranópolis 1910 a f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação). Garibaldi RS: FISUL-Faculdade de Integração de Ensino Superior do Cone Sul, 2008.

9 CLEMENTE, Elvo; UNGARETTI, Maura. História de Garibaldi: Porto Alegre, RS: Edipucrs, GIRONDI, Elenita; SANT ANA, Elma. Garibaldi: a cidade e o herói. Caxias do Sul:Maneco, IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística Disponível em PREFEITURA MUNICIPAL DE GARIBALDI. Disponível em Acessado em: 09, maio, RAMBO, Balduíno. A Fisionomia do Rio Grande do Sul. São Leopoldo: Unisinos VÍNICOLA PETERLONGO. Disponível em Acessado em: 08, junho, 2012.

1 Encontro de Secretários de Turismo da Rede Mercocidades

1 Encontro de Secretários de Turismo da Rede Mercocidades 1 Encontro de Secretários de Turismo da Rede Mercocidades Tema: Mercodestinos - Capitais Gauchas Rotas Tche: Visão, Acordos, Compromisos, Estratégias e Ações. Ivane Fávero Secretária Municipal de Turismo

Leia mais

TURISMO E IMAGEM NA CAPITAL NACIONAL DO CHAMPANHA, GARIBALDI, RIO GRANDE DO SUL, BRASIL 1 RESUMO

TURISMO E IMAGEM NA CAPITAL NACIONAL DO CHAMPANHA, GARIBALDI, RIO GRANDE DO SUL, BRASIL 1 RESUMO TURISMO E IMAGEM NA CAPITAL NACIONAL DO CHAMPANHA, GARIBALDI, RIO GRANDE DO SUL, BRASIL 1 SILVEIRA, Vanilson Pereira 2 ; BECKER, Elsbeth Léia Spode 3 1 Trabalho de Pesquisa_UNIFRA. Simpósio de Ensino,

Leia mais

Rosa dos Ventos E-ISSN: Universidade de Caxias do Sul Brasil

Rosa dos Ventos E-ISSN: Universidade de Caxias do Sul Brasil Rosa dos Ventos E-ISSN: 2178-9061 rrvucs@gmail.com Universidade de Caxias do Sul Brasil Schwaab Machiavelli, Mariana Seção Memória: Pequenas Histórias Soltas da Terra do Champanha Rosa dos Ventos, vol.

Leia mais

MAPA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

MAPA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL Latino-americana de Cooperação Universitária RS - Brasil Caxias do Sul O município de Caxias do Sul, segundo pólo metal-mecânico do país, está localizado na extremidade leste da encosta superior do nordeste

Leia mais

04. POPULAÇÃO BRASILEIRA E SEUS MOVIMENTOS

04. POPULAÇÃO BRASILEIRA E SEUS MOVIMENTOS 04. POPULAÇÃO BRASILEIRA E SEUS MOVIMENTOS O povo brasileiro Darcy Ribeiro (1922-1997) renomado antropólogo brasileiro teve a educação como grande causa de sua vida dedicou-se a tentar entender a alma

Leia mais

DENOMINAÇÃO DE ORIGEM VALE DOS VINHEDOS. André Larentis Diretor Técnico

DENOMINAÇÃO DE ORIGEM VALE DOS VINHEDOS. André Larentis Diretor Técnico DENOMINAÇÃO DE ORIGEM VALE DOS VINHEDOS André Larentis Diretor Técnico 11 de novembro de 2015 Vale dos Vinhedos A Aprovale - Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos Fundada há 20

Leia mais

A CIDADE QUE RESPIRA DIVERSIDADE CULTURAL

A CIDADE QUE RESPIRA DIVERSIDADE CULTURAL Carambeí Categoria Cidades Publicado em 25/02/2019 Foto: Adetur / Paraná Turismo A CIDADE QUE RESPIRA DIVERSIDADE CULTURAL Emancipada apenas em 1995, Carambeí tem muita história pra contar. Indígenas,

Leia mais

A SAÍDA DE CAMPO COMO TÉCNICA DIDÁTICA NO APRENDIZADO DO TURISMO

A SAÍDA DE CAMPO COMO TÉCNICA DIDÁTICA NO APRENDIZADO DO TURISMO A SAÍDA DE CAMPO COMO TÉCNICA DIDÁTICA NO APRENDIZADO DO TURISMO Priscilla Baú Morás 1 Ms. Ivane Fávero 2 RESUMO: Apresenta-se, neste estudo, a atividade de saída de campo, realizada como técnica didática,

Leia mais

Francisco Beltrão FRANCISCO BELTRÃO O QUE FAZER. Categoria Cidades Publicado em 10/02/2019. Foto: Prefeitura de Francisco Beltrão

Francisco Beltrão FRANCISCO BELTRÃO O QUE FAZER. Categoria Cidades Publicado em 10/02/2019. Foto: Prefeitura de Francisco Beltrão Francisco Beltrão Categoria Cidades Publicado em 10/02/2019 FRANCISCO BELTRÃO O charmoso município foi criado em 1951. Fundado por descendentes de italianos e alemães, além de migrantes gaúchos e catarinenses.

Leia mais

Patrimônio Histórico e Cultural do Rio Grande do Sul Lei nº /2012 de 03 de julho de 2012.

Patrimônio Histórico e Cultural do Rio Grande do Sul Lei nº /2012 de 03 de julho de 2012. Patrimônio Histórico e Cultural do Rio Grande do Sul Lei nº 14.034/2012 de 03 de julho de 2012. OSCIP Organização da Sociedade Civil de Interesse Público desde de 2013. Flavio Pizzato Enólogo-chefe/Diretor

Leia mais

A Indicação Geográfica Vale dos Vinhedos. Rogério Carlos Valduga Presidente Aprovale - Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos

A Indicação Geográfica Vale dos Vinhedos. Rogério Carlos Valduga Presidente Aprovale - Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos A Indicação Geográfica Vale dos Vinhedos Rogério Carlos Valduga Presidente Aprovale - Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos A Aprovale Associação dos Produtores de Vinhos Finos

Leia mais

Bandeirantes FÉ, NATUREZA E TRADIÇÕES. Categoria Cidades Publicado em 13/03/2019. Parque do Povo - Foto: Prefeitura de Bandeirantes

Bandeirantes FÉ, NATUREZA E TRADIÇÕES. Categoria Cidades Publicado em 13/03/2019. Parque do Povo - Foto: Prefeitura de Bandeirantes Bandeirantes Categoria Cidades Publicado em 13/03/2019 Parque do Povo - FÉ, NATUREZA E TRADIÇÕES Localizada no Norte Pioneiro do Paraná, Bandeirantes se distingue por sua terra fértil e por pessoas dispostas

Leia mais

Gabarito CAT 8. 2º Período. Nome: Nº

Gabarito CAT 8. 2º Período. Nome: Nº Gabarito CAT 8 2º Período Nome: Nº 7º ano / Ensino Fundamental Turma: Disciplina : Geografia Data: Professor : Leonardo Bergqvist 1 - Densidade populacional no limite Ultrapassamos os 7 bilhões de pessoas.

Leia mais

O Sr. MARCUS VICENTE (PTB-ES) pronuncia o. seguinte discurso: Senhor Presidente, Senhoras e Senhores

O Sr. MARCUS VICENTE (PTB-ES) pronuncia o. seguinte discurso: Senhor Presidente, Senhoras e Senhores 13/12/2005 O Sr. MARCUS VICENTE (PTB-ES) pronuncia o seguinte discurso: Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, ao se aproximar o final do ano e o verão, gostaria de trazer a este plenário uma

Leia mais

Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Jaguari CONVAJ

Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Jaguari CONVAJ Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Jaguari CONVAJ 2010 ASPECTOS HISTÓRICO-CULTURAIS 1 O COREDE do Vale do Jaguari foi criado pelo Decreto n 45.436, de 09 de janeiro de 2008, publicado em 10

Leia mais

CAPÍTULO IV PAISAGENS DAS REGIÕES VITÍCOLAS DO RIO GRANDE DO SUL

CAPÍTULO IV PAISAGENS DAS REGIÕES VITÍCOLAS DO RIO GRANDE DO SUL CAPÍTULO IV PAISAGENS DAS REGIÕES VITÍCOLAS DO RIO GRANDE DO SUL Loiva Maria Ribeiro de Mello Rudimar Zanesco Os membros do Conselho da Europa signatários da Convenção Europeia de Paisagem reconhecem que

Leia mais

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. ALUNO(a): Lista de atividade P1 Bimestre III Data da prova: 23/09/2016

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. ALUNO(a): Lista de atividade P1 Bimestre III Data da prova: 23/09/2016 zx GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE:7º ALUNO(a): Lista de atividade P1 Bimestre III Data da prova: 23/09/2016 No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a

Leia mais

AS PAISAGENS NATURAIS E A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO DA AMÉRICA ANGLO SAXÔNICA

AS PAISAGENS NATURAIS E A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO DA AMÉRICA ANGLO SAXÔNICA AS PAISAGENS NATURAIS E A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO DA AMÉRICA ANGLO SAXÔNICA FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO A colonização na América do Norte iniciou-se depois quando comparada ao processo de colonização da América

Leia mais

Do imigrante ao migrante

Do imigrante ao migrante Percursos 3 Do imigrante ao migrante Baixa qualificação é um dos principais obstáculos de quem busca oportunidades em Caxias Desde sua origem, Caxias do Sul é um município formado por fluxos migratórios.

Leia mais

rio Douro Área da bacia: Fluxo: Nascente: Foz: Pontes: Cidades: Uma viagem pelo rio

rio Douro Área da bacia: Fluxo: Nascente: Foz: Pontes: Cidades: Uma viagem pelo rio PORTUGAL RIO DOURO Quando se visita a região do Porto, realizar um passeio de barco nas águas do Rio Douro é uma experiência obrigatória, uma verdadeira oportunidade de passar algumas das mais deslumbrantes

Leia mais

Coordenadores deste número especial do Brasil - Ivanira Falcade UCS - Rosa Maria Vieira Medeiros UFRGS - Jorge Tonietto Embrapa Uva e Vinho

Coordenadores deste número especial do Brasil - Ivanira Falcade UCS - Rosa Maria Vieira Medeiros UFRGS - Jorge Tonietto Embrapa Uva e Vinho Revue Électronique Coordenadores deste número especial do Brasil - Ivanira Falcade UCS - Rosa Maria Vieira Medeiros UFRGS - Jorge Tonietto Embrapa Uva e Vinho 4 CAPÍTULOS 13 ARTIGOS, 31 AUTORES A história

Leia mais

A INFLUÊNCIA DA COLONIZAÇÃO ITALIANA NA ORGANIZAÇÃO ESPACIAL DE PINTO BANDEIRA/RS

A INFLUÊNCIA DA COLONIZAÇÃO ITALIANA NA ORGANIZAÇÃO ESPACIAL DE PINTO BANDEIRA/RS A INFLUÊNCIA DA COLONIZAÇÃO ITALIANA NA ORGANIZAÇÃO ESPACIAL DE PINTO BANDEIRA/RS Ricardo Stedile Neto Meri Lourdes Bezzi Resumo A pesquisa apresenta como problemática de estudo identificar como a cultura

Leia mais

ANEXO D - Fotos do Núcleo Chapadão

ANEXO D - Fotos do Núcleo Chapadão 94 ANEXO D - Fotos do Núcleo Chapadão Grupo Despertar Fonte: Folder do Roteiro Nostra Colônia Agroindústria Dalla Valle Parreiral de uvas - Dalla Valle Queijos da Granja Santa Tereza Pesqueiro Chapadão

Leia mais

Enoturismo: Um Estudo Acerca da Visão Brasileira Sobre o Turismo do Vinho

Enoturismo: Um Estudo Acerca da Visão Brasileira Sobre o Turismo do Vinho Enoturismo: Um Estudo Acerca da Visão Brasileira Sobre o Turismo do Vinho Resumo: O cultivo da uva no Brasil se iniciou em 1535 nos estados de Pernambuco e Bahia, onde atualmente estão presentes as principais

Leia mais

TRAMAS CINEMATOGRÁFICAS COMO ELEMENTO DE ATRATIVIDADE TURÍSTICA NO MUNICÍPIO DE GARIBALDI.

TRAMAS CINEMATOGRÁFICAS COMO ELEMENTO DE ATRATIVIDADE TURÍSTICA NO MUNICÍPIO DE GARIBALDI. TRAMAS CINEMATOGRÁFICAS COMO ELEMENTO DE ATRATIVIDADE TURÍSTICA NO MUNICÍPIO DE GARIBALDI. Vanilson Pereira Silveira 1 Maria Luiza Cardinale Baptista 2 RESUMO: O artigo visa a discutir a relação existente

Leia mais

moradias de outros a) Em uma cidade, podem existir moradias atuais e outras muito antigas.

moradias de outros a) Em uma cidade, podem existir moradias atuais e outras muito antigas. 2. Conversas sobre moradias de outros jeitos e de outros tempos 1. No Brasil atual, existe uma grande diversidade de moradias. Considerando a história delas, assinale V para as alternativas verdadeiras

Leia mais

A Rádio. Gramado, Serra Gaúcha. Abrangência: - 48 municípios de habitantes.

A Rádio. Gramado, Serra Gaúcha. Abrangência: - 48 municípios de habitantes. A Rádio Gramado, Serra Gaúcha Abrangência: - 48 municípios - 1.306.229 de habitantes. Economia de Gramado gera R$ 523 milhões/ano, correspondente a 12,9% do PIB do RS Opera em Classe A1 com potência de

Leia mais

A AMERICA LATINA SUA NATUREZA E REGIONALIZAÇÃO

A AMERICA LATINA SUA NATUREZA E REGIONALIZAÇÃO A AMERICA LATINA SUA NATUREZA E REGIONALIZAÇÃO O PROCESSO DE COLONIZAÇÃO PORTUGUESES E ESPANHÓIS, LANÇARAM-SE AO MAR E OCUPARAM O CONTINENTE AMERICANO PARA ATENDER OS INTERESSES DA METRÓPOLE; OUTROS POVOS

Leia mais

Módulo 8 Enografia Nacional

Módulo 8 Enografia Nacional Módulo 8 Enografia Nacional Imigração Italiana O marco da vitivinicultura no Brasil. Trazidas da Ilha da Madeira, as primeiras mudas de videira aportaram no Brasil em 1532, sendo introduzidas na Capitania

Leia mais

OS MUITOS MOTIVOS PARA CONHECER ARAPOTI

OS MUITOS MOTIVOS PARA CONHECER ARAPOTI Arapoti Categoria Cidades Publicado en 27/05/2019 OS MUITOS MOTIVOS PARA CONHECER ARAPOTI Localizado entre os Campos Gerais e o Norte Pioneiro, Arapoti é cheia de atrativos. O município de 30 mil habitantes,

Leia mais

SALVADOR DAS MISSÕES

SALVADOR DAS MISSÕES SALVADOR DAS MISSÕES 124 SALVADOR DAS MISSÕES Salvador das Missões foi colonizada por migrantes alemães alguns anos após a fundação da Colônia de Serro Azul, ocorrida em 1902. Os primeiros moradores chegaram

Leia mais

São José dos Pinhais DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E MAIS QUALIDADE DE VIDA. Categoria Cidades Publicado em 07/03/2019

São José dos Pinhais DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E MAIS QUALIDADE DE VIDA. Categoria Cidades Publicado em 07/03/2019 São José dos Pinhais Categoria Cidades Publicado em 07/03/2019 DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E MAIS QUALIDADE DE VIDA Localizada estrategicamente, São José dos Pinhais é cortada por três rodovias, que ligam

Leia mais

APRESENTAÇÃO DA REGIÃO SUL A REGIÃO SUL

APRESENTAÇÃO DA REGIÃO SUL A REGIÃO SUL REGIÃO SUL APRESENTAÇÃO DA REGIÃO SUL A REGIÃO SUL APRESENTAÇÃO DA REGIÃO SUL A LOCALIZAÇÃO DA REGIÃO SUL A maior parte do território da Região Sul está localizada ao sul do Trópico de Capricórnio (Zona

Leia mais

Gastronomia, lazer e tradição em harmonia com a natureza e a sustentabilidade.

Gastronomia, lazer e tradição em harmonia com a natureza e a sustentabilidade. Gastronomia, lazer e tradição em harmonia com a natureza e a sustentabilidade. INTRODUÇÃO Este empreendimento, além do seu escopo econômico, busca resgatar as origens de um povo trabalhador, empreendedor

Leia mais

Trajetórias e memórias dos migrantes sulistas do município de Deodápolis ( ) RESUMO INTRODUÇÃO

Trajetórias e memórias dos migrantes sulistas do município de Deodápolis ( ) RESUMO INTRODUÇÃO Trajetórias e memórias dos migrantes sulistas do município de Deodápolis (1970-2010) Jaqueline Fachiano Lacerda¹; Jiani Fernando Langaro² UFGD/FCH Caixa Postal 533, 79.804-970 Dourados MS; Email: jaquelinefachiano@gmail.com.

Leia mais

Colégio Salesiano São José América Central e do Sul

Colégio Salesiano São José América Central e do Sul Colégio Salesiano São José América Central e do Sul Disciplina: Geografia Professor: Juliano América Central Caracterização A América Central é um istmo (estreita faixa de terra que liga duas áreas de

Leia mais

Sugestões de avaliação. Geografia 5 o ano Unidade 7

Sugestões de avaliação. Geografia 5 o ano Unidade 7 Sugestões de avaliação Geografia 5 o ano Unidade 7 Nome: Unidade 7 Data: 1. Complete o quadro com as informações que faltam. Região Sul Estado Sigla Capital Paraná Florianópolis RS 2. A região Sul é a

Leia mais

FEDERAÇÃO GAÚCHA DE CICLISMO 8ª ETAPA DO CAMPEONATO GAÚCHO DE DOWNHILL 2016 CARLOS BARBOSA RS

FEDERAÇÃO GAÚCHA DE CICLISMO 8ª ETAPA DO CAMPEONATO GAÚCHO DE DOWNHILL 2016 CARLOS BARBOSA RS FEDERAÇÃO GAÚCHA DE CICLISMO 8ª ETAPA DO CAMPEONATO GAÚCHO DE DOWNHILL 2016 CARLOS BARBOSA RS 1.PROGRAMAÇÃO: CARLOS BARBOSA /RS 1.2 DATA DO EVENTO: 8 e 9 de OUTUBRO (sáb e dom) SÁBADO 8 de outubro 08h00

Leia mais

Quatro Barras UM ENCONTRO PERFEITO ENTRE AS RIQUEZAS DO HOMEM E DA NATUREZA. Categoria Cidades Publicado em 27/03/2019

Quatro Barras UM ENCONTRO PERFEITO ENTRE AS RIQUEZAS DO HOMEM E DA NATUREZA. Categoria Cidades Publicado em 27/03/2019 Quatro Barras Categoria Cidades Publicado em 27/03/2019 UM ENCONTRO PERFEITO ENTRE AS RIQUEZAS DO HOMEM E DA NATUREZA Desenvolvimento econômico e preservação do meio ambiente andam de mãos dadas em Quatro

Leia mais

Bons estudos! ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 5. o ANO/EF 2017

Bons estudos! ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 5. o ANO/EF 2017 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC MINAS E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 5. o ANO/EF 2017 Caro(a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados

Leia mais

Lua de Mel em Gramado

Lua de Mel em Gramado Lua de Mel em Gramado A Lua de mel é um dos momentos mais aguardados pelas noivas e noivos recém casados. Muitos, inclusive, têm trocado a realização de uma festa grandiosa por semanas inteiras de viagens

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Ano: 7º - Ensino Fundamental Professoras: Letícia e Júlia Atividades para Estudos Autônomos Data: 9 / 10 / 2017 Aluno(a): Nº: Turma: Querido(a) aluno(a), este bloco

Leia mais

INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS DE VINHOS DO BRASIL Desenvolvendo Produtos e Territórios

INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS DE VINHOS DO BRASIL Desenvolvendo Produtos e Territórios INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS DE VINHOS DO BRASIL Desenvolvendo Produtos e Territórios O QUE SÃO VINHOS COM INDICAÇÃO GEOGRÁFICA? A Lei da Propriedade Industrial (LPI) brasileira estabelece duas espécies de Indicação

Leia mais

CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFA. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 9º ANO

CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFA. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 9º ANO CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFA. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 9º ANO DIVISÃO REGIONAL (REGIONALIZAÇÃO) *Europa Ocidental *Europa Centro Oriental *Europa Setentrional *Europa Mediterrânea

Leia mais

Indicação Geográfica de Procedência PARATY para Cachaça. 1º Simpósio Internacional de Indicações Geográficas. São Luis - MA

Indicação Geográfica de Procedência PARATY para Cachaça. 1º Simpósio Internacional de Indicações Geográficas. São Luis - MA Indicação Geográfica de Procedência PARATY para Cachaça 1º Simpósio Internacional de Indicações Geográficas São Luis - MA Palestrante : Eduardo Calegario Mello APACAP Histórico : 29/09/1999 fundação das

Leia mais

Histórico da Rota do Sol

Histórico da Rota do Sol Histórico da Rota do Sol A Rota do Sol atravessa o Estado do Rio Grande do Sul, no sentido leste-oeste. Seu início é no entroncamento com a Estrada do Mar (RS 389) depois que, em 2003, foram incluídos

Leia mais

Nova Friburgo comemora seu bicentenário com as várias colônias que marcaram a história da criação e desenvolvimento do município:

Nova Friburgo comemora seu bicentenário com as várias colônias que marcaram a história da criação e desenvolvimento do município: Nova Friburgo comemora seu bicentenário com as várias colônias que marcaram a história da criação e desenvolvimento do município: Colônia da Suíça 1 / 7 Em 1818, D. João VI autorizou a vinda de 100 famílias

Leia mais

Hotel Master Gramado - Gramado, RS

Hotel Master Gramado - Gramado, RS Hotel Master Gramado - Gramado, RS HOSPEDAGEM TRANSPORTE PASSEIOS SERVIÇOS Nós preparamos para você as melhores e mais econômicas ofertas de serviços. Garanta já a sua hospedagem e valorize a estrutura

Leia mais

12ª MOSTRA DE PROJETOS DE EXTENSÃO PLANO DIRETOR HULHA NEGRA TEMA 1: PATRIMÔNIO HISTÓRICO, HISTÓRIA E CULTURA.

12ª MOSTRA DE PROJETOS DE EXTENSÃO PLANO DIRETOR HULHA NEGRA TEMA 1: PATRIMÔNIO HISTÓRICO, HISTÓRIA E CULTURA. 12ª MOSTRA DE PROJETOS DE EXTENSÃO PLANO DIRETOR HULHA NEGRA TEMA 1: PATRIMÔNIO HISTÓRICO, HISTÓRIA E CULTURA. MARIANA HOESEL SCHERER MAGALI NOCCHI COLLARES MARIA DE FÁTIMA SCHIMIDT BARBOSA MARILÍA PEREIRA

Leia mais

A Formação Territorial do BRASIL

A Formação Territorial do BRASIL A Formação Territorial do BRASIL Descobrimento da América O surgimento do que denominamos de Brasil foi produto de um processo mais amplo, denominado de Expansão Marítimo Comercial europeia, desencadeado

Leia mais

Assaí UM PEDACINHO DO JAPÃO NO BRASIL. Categoria Cidades Publicado em 03/05/2019. Templo budista Igreja Shoshinji - Foto: Prefeitura de Assaí

Assaí UM PEDACINHO DO JAPÃO NO BRASIL. Categoria Cidades Publicado em 03/05/2019. Templo budista Igreja Shoshinji - Foto: Prefeitura de Assaí Assaí Categoria Cidades Publicado em 03/05/2019 Templo budista Igreja Shoshinji - UM PEDACINHO DO JAPÃO NO BRASIL Fundada em 1932, a colonização de Assaí está diretamente ligada à comunidade japonesa,

Leia mais

A EVOLUÇÃO SOCIOECONÔMICA E AS IMPLICAÇÕES NAS CARACTERÍSTICAS CULTURAIS DE BENTO GONÇALVES

A EVOLUÇÃO SOCIOECONÔMICA E AS IMPLICAÇÕES NAS CARACTERÍSTICAS CULTURAIS DE BENTO GONÇALVES A EVOLUÇÃO SOCIOECONÔMICA E AS IMPLICAÇÕES NAS CARACTERÍSTICAS CULTURAIS DE BENTO GONÇALVES D. N. Oliveira 1 D. Bavaresco 2 RESUMO: Este artigo apresenta a evolução histórica socioeconômica do município

Leia mais

CAPÍTULO 3 CARACTERIZAÇÃO DA GEOMORFOLOGIA DA VITICULTURA NA REGIÃO DA DENOMINAÇÃO DE ORIGEM VALE DOS VINHEDOS

CAPÍTULO 3 CARACTERIZAÇÃO DA GEOMORFOLOGIA DA VITICULTURA NA REGIÃO DA DENOMINAÇÃO DE ORIGEM VALE DOS VINHEDOS CAPÍTULO 3 CARACTERIZAÇÃO DA GEOMORFOLOGIA DA VITICULTURA NA REGIÃO DA DENOMINAÇÃO DE ORIGEM VALE DOS VINHEDOS Rosemary Hoff Loiva Maria Ribeiro de Mello André Rodrigo Farias Pamela Audi Pithan Amanda

Leia mais

O CONTINENTE AMERICANO

O CONTINENTE AMERICANO O CONTINENTE AMERICANO Possuindo uma área de 42.560.270 Km2 o continente americano é o segundo maior continente da Terra ocupando 28 % das terras emersas, ficando atrás apenas do continente asiático. Mapa-múndi

Leia mais

EXPERIÊNCIA DE CAMPO: À IRAÍ E AMETISTA DO SUL RS

EXPERIÊNCIA DE CAMPO: À IRAÍ E AMETISTA DO SUL RS EXPERIÊNCIA DE CAMPO: À IRAÍ E AMETISTA DO SUL RS ARAÚJO, Irene Medeiros de Graduanda em geografia- CTESOP, irene_geo2012@hotmail.com ARGENTÃO, Marco César Graduando em geografia- CTESOP, marco.cesar.argentao@hotmail.com

Leia mais

Fórum de Competitividade e Desenvolvimento para a Região OESTE

Fórum de Competitividade e Desenvolvimento para a Região OESTE Fórum de Competitividade e Desenvolvimento para a Região OESTE Lei de Retorno do ICMS Palestra: Marcos Vieira Deputado Estadual Marcos Vieira Deputado Estadual 1,1% de todo o território brasileiro 3,3%

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Ano: 7º Ensino Fundamental Professora: Letícia Atividades para Estudos Autônomos Data: 9 / 10 / 2018 Aluno(a): Nº: Turma: Querido aluno, Este bloco de atividades se

Leia mais

BERÇO DA IMIGRAÇÃO ALEMÃ

BERÇO DA IMIGRAÇÃO ALEMÃ BERÇO DA IMIGRAÇÃO ALEMÃ São Leopoldo é o berço da imigração alemã no Estado do Rio Grande do Sul. Foi aqui, na então Imperial Feitoria do Linho-Cânhamo, que chegaram os primeiros imigrantes alemães em

Leia mais

Engenho Santo Antônio

Engenho Santo Antônio Engenho Santo Antônio Barra do Ribeiro Revitalização, Centro Cultural e Educacional, Comércio e Serviços Terminal Fluvial e Rodoviário Coordenação Conceituação História de Barra do Ribeiro - RS O município

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 58/2017 Deputado(a) Tiago Simon

PROJETO DE LEI Nº 58/2017 Deputado(a) Tiago Simon DIÁRIO OFICIAL DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA Porto Alegre, sexta-feira, 9 de março de 2018. PRO 1 Institui a Rota Turística Vale do Caí no Estado do Rio Grande do Sul e dá outras providências. Art. 1.º Fica

Leia mais

VINÍCOLA FIN. Tradição que transcende gerações

VINÍCOLA FIN. Tradição que transcende gerações Tradição que transcende gerações Da boa terra o melhor vinho Cercada por vertentes de água e lindos lagos, a Vinícola Fin possui uma Área Verde com árvores nativas distribuídas em 22.000 m2. Nessa terra

Leia mais

CIÊNCIAS HUMANAS ADA 1º BIMESTRE - CICLO I HISTÓRIA 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ATIVIDADES

CIÊNCIAS HUMANAS ADA 1º BIMESTRE - CICLO I HISTÓRIA 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ATIVIDADES CIÊNCIAS HUMANAS ADA 1º BIMESTRE - CICLO I HISTÓRIA 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Professor (a), as atividades de fortalecimento da aprendizagem foram elaboradas com intuito de ajudar os estudantes a desenvolverem

Leia mais

EIXO CAPACIDADES CONTEÚDOS / CONCEITOS CICLO COMPLEMENTAR

EIXO CAPACIDADES CONTEÚDOS / CONCEITOS CICLO COMPLEMENTAR SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃOBÁSICA SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL DIRETORIA DE ENSINO FUNDAMENTAL 5 MATRIZ CURRICULAR

Leia mais

OROGRAFIA DE SOLEDADE-RS COMO CAUSA DOS ALTOS VALORES PLUVIOMÉTRICOS OCORRENTES NO LOCAL

OROGRAFIA DE SOLEDADE-RS COMO CAUSA DOS ALTOS VALORES PLUVIOMÉTRICOS OCORRENTES NO LOCAL OROGRAFIA DE SOLEDADE-RS COMO CAUSA DOS ALTOS VALORES PLUVIOMÉTRICOS OCORRENTES NO LOCAL Angélica KUINCHTNER 1 Siclério AHLERT 2 Jefferson Cardia SIMÕES 3 Galileo Adeli BURIOL 4 RESUMO A estação meteorológica

Leia mais

SUPERVISOR: Fátima Edília BOLSISTAS: Jusciana do Carmo Marta Claudino

SUPERVISOR: Fátima Edília BOLSISTAS: Jusciana do Carmo Marta Claudino UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES. DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) ESCOLA ESTADUAL MASCARENHAS

Leia mais

Venda Nova do Imigrante-ES

Venda Nova do Imigrante-ES Venda Nova do Imigrante-ES Capital Nacional do Agroturismo Turismo Rural - Agroturismo ENCONTRO NACIONAL COM OS NOVOS PREFEITOS E PREFEITAS Localização ENCONTRO NACIONAL COM OS NOVOS PREFEITOS E PREFEITAS

Leia mais

Cianorte ONDE MODA E NATUREZA SE ENCONTRAM. Categoria Cidades Publicado em 15/03/2019. Foto: Anderson Theodoro / Prefeitura de Cianorte

Cianorte ONDE MODA E NATUREZA SE ENCONTRAM. Categoria Cidades Publicado em 15/03/2019. Foto: Anderson Theodoro / Prefeitura de Cianorte Cianorte Categoria Cidades Publicado em 15/03/2019 ONDE MODA E NATUREZA SE ENCONTRAM Situada na região noroeste do estado, a 510 km de Curitiba e a 70 km de Maringá, Cianorte encanta o visitante. Dona

Leia mais

RELAÇÃO DO CONTEÚDO PARA A RECUPERAÇÃO FINAL

RELAÇÃO DO CONTEÚDO PARA A RECUPERAÇÃO FINAL DISCIPLINA: GEOGRAFIA PROFESSORA: Marina Monteiro Vasconcelos DATA: 18/12/2017 VALOR: 20,0 NOTA: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FINAL SÉRIE: 7 Ano EF II TURMA: NOME COMPLETO: Nº: RELAÇÃO DO CONTEÚDO PARA A RECUPERAÇÃO

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: HISTÓRIA Série: 4º ano Ensino Fundamental PROCEDIMENTOS METODOLÓGICO QUAL O SIGNFICADO PARA VIDA PRÁTICA

PLANO DE CURSO Disciplina: HISTÓRIA Série: 4º ano Ensino Fundamental PROCEDIMENTOS METODOLÓGICO QUAL O SIGNFICADO PARA VIDA PRÁTICA PLANO DE CURSO Disciplina: HISTÓRIA Série: 4º ano Ensino Fundamental Capítulo 1: A construção da historia. Cultura e tradição Cultura: costumes que permanecem O registro como fonte histórica. Capitulo

Leia mais

CAPÍTULO 3 CARACTERIZAÇÃO DA GEOMORFOLOGIA DA VITICULTURA NA ÁREA GEOGRÁFICA DELIMITADA DA INDICAÇÃO DE PROCEDÊNCIA PINTO BANDEIRA

CAPÍTULO 3 CARACTERIZAÇÃO DA GEOMORFOLOGIA DA VITICULTURA NA ÁREA GEOGRÁFICA DELIMITADA DA INDICAÇÃO DE PROCEDÊNCIA PINTO BANDEIRA CAPÍTULO 3 CARACTERIZAÇÃO DA GEOMORFOLOGIA DA VITICULTURA NA ÁREA GEOGRÁFICA DELIMITADA DA INDICAÇÃO DE PROCEDÊNCIA PINTO BANDEIRA Rosemary Hoff Loiva Maria Ribeiro de Mello André Rodrigo Farias Pamela

Leia mais

DESENVOLVIMENTO LOCAL E MANIFESTAÇÕES CULTURAIS DA QUARTA COLÔNIA DE IMIGRAÇÃO ITALIANA DO RS 1

DESENVOLVIMENTO LOCAL E MANIFESTAÇÕES CULTURAIS DA QUARTA COLÔNIA DE IMIGRAÇÃO ITALIANA DO RS 1 DESENVOLVIMENTO LOCAL E MANIFESTAÇÕES CULTURAIS DA QUARTA COLÔNIA DE IMIGRAÇÃO ITALIANA DO RS 1 Camila Nemitz De Oliveira Saraiva 2, Lurdes Marlene Seide Froemming 3. 1 Pesquisa institucional desenvolvida

Leia mais

FL01836 APROBELO 2013 FL-PP Região de MONTE BELO Indicação de Procedência APR~BELO. Vinhos Finos Tranquilos e Espumantes

FL01836 APROBELO 2013 FL-PP Região de MONTE BELO Indicação de Procedência APR~BELO. Vinhos Finos Tranquilos e Espumantes FL01836 APROBELO 2013 FL-PP-14.01836 APRBELO Região de MONTE BELO Indicação de Procedência Vinhos Finos Tranquilos e Espumantes A viticultura na região de Monte Belo iniciou com os imigrantes italianos

Leia mais

1º ANO HISTÓRIA SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE CURITIBA DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL GERÊNCIA DE CURRÍCULO

1º ANO HISTÓRIA SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE CURITIBA DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL GERÊNCIA DE CURRÍCULO 1º ANO 1. Reconhecer a si e ao outro nas relações que se estabelecem nos diferentes grupos sociais com os quais convive, percebendo as diferenças individuais. SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE CURITIBA

Leia mais

FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO ROTEIRO TURÍSTICO SABORES E CAFÉS DA COLÔNIA, EM PICADA CAFÉ RS

FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO ROTEIRO TURÍSTICO SABORES E CAFÉS DA COLÔNIA, EM PICADA CAFÉ RS FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO ROTEIRO TURÍSTICO SABORES E CAFÉS DA COLÔNIA, EM PICADA CAFÉ RS ELISETE BEATRIZ BENKE Orientador: Prof. Dr. Marcelino de Souza Coorientadora: Tissiane Schmidt Dolci INTRODUÇÃO

Leia mais

produtos manufaturados e escravos EXCLUSIVO COMERCIAL COLÔNIA METRÓPOLE Produtos tropicais Matérias primas Produtos agrícolas Ouro Prata

produtos manufaturados e escravos EXCLUSIVO COMERCIAL COLÔNIA METRÓPOLE Produtos tropicais Matérias primas Produtos agrícolas Ouro Prata produtos manufaturados e escravos METRÓPOLE EXCLUSIVO COMERCIAL COLÔNIA Produtos tropicais Matérias primas Produtos agrícolas Ouro Prata O BRASIL PRÉ-COLONIAL ( 1500-1530 ) Características: - extração

Leia mais

Olá! É um grande prazer receber você para reuniões, cursos, eventos ou até uma visita!

Olá! É um grande prazer receber você para reuniões, cursos, eventos ou até uma visita! R4 BRASIL 2019! Olá! É um grande prazer receber você para reuniões, cursos, eventos ou até uma visita! Mas, é um prazer ainda maior quando recebemos você para nossa Convenção Nacional. Toda a equipe da

Leia mais

Sumário. 6 seis. A Geografia, as pessoas e eu. Moradias. As pessoas são diferentes 10. A importância das moradias 34

Sumário. 6 seis. A Geografia, as pessoas e eu. Moradias. As pessoas são diferentes 10. A importância das moradias 34 Sumário A Geografia, as pessoas e eu As pessoas são diferentes 0 As características físicas das pessoas, As representações, O jeito de ser, 4 Como eu sou?, 5 Formas de representar o que se observa, 6 Agora

Leia mais

7.1.6 Origem/Motivação: Promover a integração da comunidade e comemorar a emancipação político

7.1.6 Origem/Motivação: Promover a integração da comunidade e comemorar a emancipação político 7 Missões: Recursos de Interesse Patrimonial FESTAS E CELEBRAÇÕES Eugênio de Castro 7.1 Aspectos Gerais 7.1.1 Identificação: Festa de Aniversário do Município 7.1.2 Denominação mais freqüente: Festa Popular

Leia mais

População Brasileira

População Brasileira População Brasileira O mais completo levantamento de dados referentes a população brasileira é feito pelo IBGE através do Censo demográfico, de dez em dez anos. Programas de saúde, educação, construção

Leia mais

1º Período UNIDADE 1. O Planeta Terra

1º Período UNIDADE 1. O Planeta Terra 1º Período UNIDADE 1 O Planeta Terra O planeta onde vivemos; Conhecendo a Terra; Continentes e oceanos; Conhecer algumas características e a estrutura do planeta Terra; Reconhecer a Terra como parte do

Leia mais

Ampliação de seus conhecimentos sobre a África, a América e a Europa do século V ao século X. Profª Ms. Ariane Pereira

Ampliação de seus conhecimentos sobre a África, a América e a Europa do século V ao século X. Profª Ms. Ariane Pereira Ampliação de seus conhecimentos sobre a África, a América e a Europa do século V ao século X Profª Ms. Ariane Pereira Introdução No continente africano havia outros povos e cultura, para além do deserto

Leia mais

Palavras-chave: Vitivinicultura; Desenvolvimento Econômico; Vinhos de qualidade.

Palavras-chave: Vitivinicultura; Desenvolvimento Econômico; Vinhos de qualidade. OS VINHOS DE ALTITUDE E SEU PAPEL NO DESENVOLVIMENTO DO ENOTURISMO DE SÃO JOAQUIM SANTA CATARINA Douglas André Würz, José Luiz Marcon Filho, Betina Pereira De Bem, Ricardo Allebrandt, Marcus Outemane,

Leia mais

AULÃO UDESC 2013 GEOGRAFIA DE SANTA CATARINA PROF. ANDRÉ TOMASINI Aula: Aspectos físicos.

AULÃO UDESC 2013 GEOGRAFIA DE SANTA CATARINA PROF. ANDRÉ TOMASINI Aula: Aspectos físicos. AULÃO UDESC 2013 GEOGRAFIA DE SANTA CATARINA PROF. ANDRÉ TOMASINI Aula: Aspectos físicos. Relevo de Santa Catarina Clima de Santa Catarina Fatores de influência do Clima Latitude; Altitude; Continentalidade

Leia mais

BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR: EQUIPE DE GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================= 01- O continente europeu se situa

Leia mais

A PERSONALIDADE CULTURAL DA REGIONALIZAÇÃO: O CASO DO VALE DOS VINHEDOS

A PERSONALIDADE CULTURAL DA REGIONALIZAÇÃO: O CASO DO VALE DOS VINHEDOS A PERSONALIDADE CULTURAL DA REGIONALIZAÇÃO: O CASO DO VALE DOS VINHEDOS Giovana Goretti Feijó de Almeida Doutoranda em Desenvolvimento Regional agenciaggoretti@gmail.com PROBLEMA Embora uma das tendências

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Querido(a) aluno(a)! Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Cultivar e guardar a Criação Disciplina: História / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 4º - Ensino Fundamental - Data: 13 / 11 / 2017 Esta atividade

Leia mais

Plano de Recuperação Semestral EF2

Plano de Recuperação Semestral EF2 Série/Ano: 7º ANO GEOGRAFIA Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de rever os conteúdos trabalhados durante o semestre nos quais apresentou dificuldade e que servirão como pré-requisitos para

Leia mais

Goiás os anos 80 ao governo atual. Júlio Cézar dos Santos Silva

Goiás os anos 80 ao governo atual. Júlio Cézar dos Santos Silva Goiás os anos 80 ao governo atual Júlio Cézar dos Santos Silva Segurança As mortes de civis e policiais militares tem aumentado no estado de Goiás cada vez mais as estatísticas de violência. Os policiais

Leia mais

GEOGRAFIA FÍSICA DO BRASIL

GEOGRAFIA FÍSICA DO BRASIL GEOGRAFIA FÍSICA DO BRASIL (26/10/2016 às 15h ) 1) Há um domínio morfoclimático brasileiro, que está situado em zona climática temperada, mas ainda sob efeito dos trópicos, por isso in uenciado por um

Leia mais

Palavras-Chave: Moscatel; Vitivinicultura; Comercialização; Mercado vitivinícola.

Palavras-Chave: Moscatel; Vitivinicultura; Comercialização; Mercado vitivinícola. PANORAMA E PERSPECTIVAS DA COMERCIALIZAÇÃO DE ESPUMANTES NO BRASIL Douglas André Würz, José Luiz Marcon Filho, Betina Pereira De Bem, Ricardo Allebrandt, Marcus Outemane, Leo Rufato RESUMO: A vitivinicultura

Leia mais

Opções de Passeios XXI Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas e o XIX Workshop ANPROTEC

Opções de Passeios XXI Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas e o XIX Workshop ANPROTEC Opções de Passeios XXI Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas e o XIX Workshop ANPROTEC POLÍTICAS PARA OS PASSEIOS; - Mínimo de 8 pessoas para realização do passeio - Menores

Leia mais

O QUE FAZER? eco e agroturismo. Vista do mirante da Cascata do Caracol.

O QUE FAZER? eco e agroturismo. Vista do mirante da Cascata do Caracol. O QUE FAZER? Programas clássicos Parques, ATRAÇÕES e museus eco e agroturismo ESPETÁCULOS de Natal Vista do mirante da Cascata do Caracol. 27 28 Roteiros e atrações As vizinhas Gramado e Canela sempre

Leia mais

Total: habitantes. Densidade demográfica: 38,2 hab/km² Gênero: mulheres (51,2%) e homens (48,8%). Taxa de analfabetismo: 5,5% (2004).

Total: habitantes. Densidade demográfica: 38,2 hab/km² Gênero: mulheres (51,2%) e homens (48,8%). Taxa de analfabetismo: 5,5% (2004). Zonas Fisiográficas Total: 10 845 087 habitantes. Densidade demográfica: 38,2 hab/km² Gênero: mulheres (51,2%) e homens (48,8%). Taxa de analfabetismo: 5,5% (2004). A expectativa de vida do Estado é de

Leia mais

DESTINO TURÍSTICO INTELIGENTE

DESTINO TURÍSTICO INTELIGENTE DESTINO TURÍSTICO INTELIGENTE Não há negócios a fazer em um planeta morto David Brower Oh! design design desígnio design desígnio desejo design desígnio desejo projeto design desígnio desejo projeto projétil

Leia mais

Aspectos físicos da região Nordeste

Aspectos físicos da região Nordeste Região Nordeste Aspectos físicos da região Nordeste Formada por 9 estados; Área 1 558 196 km² População 53 591 197 hab IBGE/2009 Área 18,25% do território nacional; Diferentes paisagens; Temperaturas elevadas;

Leia mais

centro urbano que abriga um pequeno museu, uma sala de cinema, uma biblioteca, uma sala de música, teatro e laboratório de ciências.

centro urbano que abriga um pequeno museu, uma sala de cinema, uma biblioteca, uma sala de música, teatro e laboratório de ciências. GIRUÁ 58 GIRUÁ Inicialmente Giruá se chamava de Passo da Pedra em homenagem à passagem que o rio de pedras dava aos visitantes.em 1809, com a criação do município de Rio Pardo, abrangendo mais da metade

Leia mais