CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFA. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 9º ANO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFA. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 9º ANO"

Transcrição

1 CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFA. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 9º ANO

2

3 DIVISÃO REGIONAL (REGIONALIZAÇÃO) *Europa Ocidental *Europa Centro Oriental *Europa Setentrional *Europa Mediterrânea

4

5 DIVISÃO SOCIOECONÔMICA *Europa Ocidental (composta pela Europa Setentrional e Mediterrânea) *Europa Oriental (composta pelos países centrais e orientais) Devido as suas características socioeconômicas semelhantes.

6

7 EUROPA OCIDENTAL Composta pelos países pioneiros na industrialização clássica (Primeira e Segunda Revoluções Industriais), a Europa Ocidental apresenta elevado nível de desenvolvimento industrial. Nesse meio destacam-se os países: Inglaterra França Alemanha

8 PAÍSES PIONEIROS NA INDUSTRIALIZAÇÃO EUROPEIA

9 DIFERENÇA ENTRE REINO UNIDO / GRÃ BRETANHA / INGLATERRA INGLATERRA é o país que tem como capital a cidade de Londres, onde se localizam o Parlamento britânico e o Palácio de Buckingham, residência oficial da rainha Elizabeth II. GRÃ-BRETANHA é o nome da maior ilha britânica, que abriga a Inglaterra, o País de Gales e a Escócia. O REINO UNIDO compreende os três países da Grã-Bretanha mais a Irlanda do Norte. O Reino Unido, cujo nome oficial é Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte, foi em 1801, quando a Irlanda foi incorporada ao bloco. Cada país tem autonomia para decidir questões internas, mas, com a união, o poder passou a ficar mais concentrado em Londres, onde o Parlamento centraliza as decisões sobre o Reino Unido e onde vive a chefe de Estado da Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte, a rainha Elizabeth II.

10 INGLATERRA Palco da Primeira Revolução Industrial e por mais de um século esse país foi a maior potência mundial. No final do século XIX, em termos de produção industrial, foi superado pela Alemanha e Estados Unidos. Mas procurando expandir sua economia liderou a exploração de novas colônias na África e na Ásia. A Primeira Guerra Mundial, pôs fim na sua colocação de potência econômico-militar assumindo esse comando Estados Unidos, Alemanha e França. Só após a Segunda Guerra Mundial foi que a Inglaterra retomou o seu crescimento econômico com o desenvolvimento das indústrias de base e das indústrias automobilística e armamentista.

11 INGLATERRA

12 FRANÇA Ocupou o lugar de potência mundial no fim do século XIX e constituiu-se como uma potência militar com Napoleão Bonaparte. Nesse período, o país também expandiu seus domínios coloniais sobre a África e Ásia. Na Primeira Guerra Mundial a França foi confrontada pela Alemanha se reestruturando por volta de 1920 ampliando o seu desenvolvimento industrial. Na segunda metade do século XX, o país passou por grande desenvolvimento econômico impulsionado pela agricultura e por vários setores industriais (aeronáutica, automobilística e armamentista) que muito se desenvolveram nas décadas seguintes.

13 FRANÇA

14 ALEMANHA Após a Segunda Guerra Mundial, a Alemanha passou por profundas transformações, a divisão do país em Alemanha Ocidental e Alemanha Oriental marcada pelo início da Guerra Fria. A Alemanha Ocidental ao adotar um programa diversificado de industrialização baseado na ciência e na tecnologia de ponta caracterizou o chamado milagre alemão. Com o declínio da União Soviética a Alemanha Oriental não obteve avanços. Em 1989, a derrubada do muro de Berlim e a reunificação da Alemanha em 1990, promoveu o fortalecimento da UE perante outros blocos do mundo. Atualmente a economia da Alemanha é considerada a mais sólida da Europa.

15 ALEMANHA

16 SETORES INDUSTRIAIS DE ALTO VALOR NA EUROPA OCIDENTAL Desde a década de 1970, a Europa tem se concentrado nos setores industriais de mais alto valor, aqueles ligados às inovações tecnológicas montados ou aperfeiçoados em universidades com estruturas de pesquisa científica. Nesses setores, existem poucos fabricantes, no entanto recebem grandes investimentos pela presença de grandes grupos transnacionais e estatais e a mão de obra é bastante qualificada. Além do setor de alta tecnologia, a indústria de alimentos também está presente em praticamente toda a Europa com a importação de matérias-primas como carnes e grãos.

17 DO ESTADO DO BEM-ESTAR SOCIAL À CRISE ECONÔMICA O Estado do bem-estar social pode ser entendido como um conjunto de políticas que visam tornar a economia mais planejada, menos sujeita à crises e garantir direitos básicos à população. Na década de 1980, a crise do petróleo atingiu a Europa intensamente, levando vários países a reduzir os benefícios sociais principalmente na Inglaterra que nesse período passou a ser politicamente administrada pela primeira-ministra Margaret Thatcher. Em 2008, a crise econômica mundial, que se deu a partir de uma sucessão de falências de instituições financeiras, nos Estados Unidos e na Europa, promoveu o aumento do desemprego e cortes de investimentos em programas de saúde. Atualmente um dos grandes desafios é a grande população de imigrantes.

18 A CRISE ECONÔMICA NA EUROPA Causada principalmente: OCIDENTAL Pelo endividamento (de famílias, empresas e governo); Baixo crescimento econômico; Déficits comerciais externos. Para melhorar tal situação, a região passou a priorizar o setor de serviços passando pela especialização virtuosa, gerando elevadas rendas que garantiam os recursos para as importações do que não era produzido na região. Mesmo assim a crise tornou-se mais profunda, pois vários fatores acabaram mudando essa situação (ver p. 89).

19 EUROPA MEDITERRÂNEA Área ao sul da Europa voltada para o Mar Mediterrâneo. composta pelos países: Itália Grécia Portugal Turquia Espanha

20 EUROPA MEDITERRÂNEA ITÁLIA A décadas atrás priorizava o desenvolvimento industrial. Atualmente o setor do comércio e serviços é o que tem crescido na economia italiana.

21 EUROPA MEDITERRÂNEA PORTUGAL Até recentemente a economia portuguesa se baseava na atividade agrícola, com a entrada na Comunidade Econômica Europeia (CEE), o país se modernizou.

22 EUROPA MEDITERRÂNEA ESPANHA Na década de 1980, iniciou um processo de modernização e de integração à CEE, nesse período conquistou um crescimento econômico.

23 EUROPA MEDITERRÂNEA GRÉCIA Devido a sua localização geográfica, no século XX, o país viveu grande instabilidade político-social pela influência que sofria de potências econômicas que buscavam garantir controle sobre o seu território.

24 EUROPA MEDITERRÂNEA TURQUIA Assim como a Grécia, o país também se encontra em posição estratégica fundamental na geopolítica do petróleo. A indústria é o setor que mais cresce na Turquia.

25 PETRÓLEO, GÁS E A GOPOLÍTICA DA EUROPA O modelo de desenvolvimento econômico da Europa baseia-se no consumo de recursos naturais importados, principalmente os energéticos. As incertezas políticas em países produtores levam os países europeus a ampliar seu papel político-militar para defender seus interesses.

26 QUESTÃO AMBIENTAL E ENERGÉTICA NA EUROPA A intensa exploração dos recursos minerais e energéticos tem causado o esgotamento dos recursos naturais da Europa. Isso tem ocorrido devido a industrialização, a ocupação e empobrecimento do solo e a destruição de grande parte da cobertura vegetal. Em decorrência da necessidade de importar recursos energéticos de outros países tornando a Europa dependente nesse sentido, uma das alternativas é a energia nuclear apresentando constantes riscos ambientais.

27 FIM!!

Módulos 79 e 80. Industrialização I e II (Europa) Prof. Lucas Guide 2º ano EM

Módulos 79 e 80. Industrialização I e II (Europa) Prof. Lucas Guide 2º ano EM Módulos 79 e 80 Industrialização I e II (Europa) Prof. Lucas Guide 2º ano EM Tipos de industrialização http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/tipos-industrializacao.htm Industrialização Tipos Clássica

Leia mais

O continente europeu

O continente europeu EUROPA: CARACTERÍSTICAS GERAIS O continente europeu Continente pequeno, ocupa 7% das terras emersas do planeta, apenas 10,3 milhões de Km², é uma península da Ásia Estende-se do oceano Atlântico aos montes

Leia mais

EUROPA. o velho continente. Professora: Rilvania Flôr.

EUROPA. o velho continente. Professora: Rilvania Flôr. EUROPA o velho continente. Professora: Rilvania Flôr. http://noticias.universia.com.br/carreira/noticia/2015/04/30/1124394/profissionais-iberoamericanos-preferem-trabalhareuropa-aponta-pesquisa.html Ocupação

Leia mais

SUMÁRIO Unidade 1: Cartografia Unidade 2: Geografia física e meio ambiente

SUMÁRIO Unidade 1: Cartografia Unidade 2: Geografia física e meio ambiente SUMÁRIO Unidade 1: Cartografia 1. Localização e orientação Forma e movimento da Terra Coordenadas geográficas Fusos horários Horário de verão 2. Os mapas Evolução dos mapas Escalas Representação do relevo

Leia mais

Países pioneiros no processo de industrialização. IFMG Campus Betim 2015

Países pioneiros no processo de industrialização. IFMG Campus Betim 2015 Países pioneiros no processo de industrialização IFMG Campus Betim 2015 São o Reino Unido, a França, a Bélgica e os Estados Unidos. Vamos estudar: Reino Unido: primeiro a se industrializar, mas seu PIB

Leia mais

O que é uma Ordem Geopolítica?

O que é uma Ordem Geopolítica? O que é uma Ordem Geopolítica? Potência Mundial: país com capacidade de intervir no espaço mundial devido à força política, econômica, militar e tecnológica Equilíbrio temporário das relações políticas,

Leia mais

CAPÍTULO 2 O MUNDO DIVIDIDO PELO CRITÉRIO IDEOLÓGICO PROF. LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ CAVALCANTE 8º ANO

CAPÍTULO 2 O MUNDO DIVIDIDO PELO CRITÉRIO IDEOLÓGICO PROF. LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ CAVALCANTE 8º ANO CAPÍTULO 2 O MUNDO DIVIDIDO PELO CRITÉRIO IDEOLÓGICO PROF. LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ CAVALCANTE 8º ANO O MUNDO DIVIDIDO P. 23 Existem vários critérios para regionalizar um território. Critério ideológico:

Leia mais

O que é uma Ordem Geopolítica?

O que é uma Ordem Geopolítica? Regionalizações do Espaço Mundial O que é uma Ordem Geopolítica? Potência Mundial: país com capacidade de intervir no espaço mundial devido à força política, econômica, militar e tecnológica Equilíbrio

Leia mais

Europa espaço econômico

Europa espaço econômico Europa espaço econômico União Europeia O continente europeu é historicamente conhecido como Velho Continente, por ter sido responsável pela colonização da América e da África. No ano de 1500, a Europa

Leia mais

INSTRUÇÔES. Não é permitido o uso de corretivo, rasuras acarretarão a anulação da questão.

INSTRUÇÔES. Não é permitido o uso de corretivo, rasuras acarretarão a anulação da questão. Humanas Geografia Eliane Martins da Silva Trabalho de recuperação final 35 pts 9º INSTRUÇÔES Leia atentamente cada questão antes de responde-la. Construa suas respostas completas e claras. Não é permitido

Leia mais

A ORDEM GEOPOLÍTICA BIPOLAR E.U.A:

A ORDEM GEOPOLÍTICA BIPOLAR E.U.A: A ORDEM GEOPOLÍTICA BIPOLAR E.U.A: Capitalismo U.R.S.S: Socialismo Antecedentes Panorama geopolítico (2ª Guerra Mundial); Choque entre as potências europeias (Inglaterra, França, Alemanha); Formação de

Leia mais

PERCURSO 1 Do mundo multipolar para o bipolar da Guerra Fria. Prof. Gabriel Rocha 9º ano - EBS

PERCURSO 1 Do mundo multipolar para o bipolar da Guerra Fria. Prof. Gabriel Rocha 9º ano - EBS PERCURSO 1 Do mundo multipolar para o bipolar da Guerra Fria. Prof. Gabriel Rocha 9º ano - EBS 1 O mundo multipolar e as guerras mundiais do século XX Entre meados do século XIX e o final da Segunda Guerra

Leia mais

1.(Unicamp 2014) O cartaz abaixo foi usado pela propaganda soviética contra o capitalismo ocidental, durante o período da Guerra Fria.

1.(Unicamp 2014) O cartaz abaixo foi usado pela propaganda soviética contra o capitalismo ocidental, durante o período da Guerra Fria. 1.(Unicamp 2014) O cartaz abaixo foi usado pela propaganda soviética contra o capitalismo ocidental, durante o período da Guerra Fria. O texto diz: Duas infâncias. Na URSS (parte superior) crianças são

Leia mais

GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 56 A NOVA COMPOSIÇÃO DOS BÁLCÃS

GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 56 A NOVA COMPOSIÇÃO DOS BÁLCÃS GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 56 A NOVA COMPOSIÇÃO DOS BÁLCÃS Como pode cair no enem (ENEM) Do ponto de vista geopolítico, a Guerra Fria dividiu a Europa em dois blocos. Essa divisão propiciou a formação

Leia mais

Geopolítica. foi criado pelo cientista. político sueco Rudolf Kjellén, no início do século. XX, inspirado pela obra de Friedrich Ratzel,

Geopolítica. foi criado pelo cientista. político sueco Rudolf Kjellén, no início do século. XX, inspirado pela obra de Friedrich Ratzel, Geopolítica O termo foi criado pelo cientista político sueco Rudolf Kjellén, no início do século XX, inspirado pela obra de Friedrich Ratzel, Politische Geographie (Geografia Política), de 1897. Geopolítica

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro

Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro Perfil de aprendizagem de História 3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO Das sociedades recolectoras às primeiras civilizações Das sociedades recolectoras às primeiras sociedades produtoras 1. Conhecer o processo

Leia mais

Professor Yuri Xavier

Professor Yuri Xavier Professor Yuri Xavier A Europa é um continente pequeno (7% das terras do planeta), maior apenas que a Oceania. Totalmente no hemisfério norte; Cortado pelo Círculo Polar no extremo norte; Localizado na

Leia mais

Plano de Recuperação Semestral EF2

Plano de Recuperação Semestral EF2 Série/Ano: 9º ANO Geografia Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de rever os conteúdos trabalhados durante o semestre nos quais apresentou dificuldade e que servirão como pré-requisitos para

Leia mais

HISTÓRIA. aula Mundo Contemporâneo II

HISTÓRIA. aula Mundo Contemporâneo II HISTÓRIA aula Mundo Contemporâneo II Rompimento do Equilíbrio Bipolar Crescimento mundial do capitalismo Crescimento econômico da Comunidade Europeia Desenvolvimento da economia japonesa Aprofundamento

Leia mais

A ORDEM GEOPOLÍTICA BIPOLAR

A ORDEM GEOPOLÍTICA BIPOLAR A ORDEM GEOPOLÍTICA BIPOLAR CAPITALISMO X SOCIALISMO Economia de mercado lei da oferta e procura; Propriedade privada dos meios de produção; Obtenção de lucro; Sociedade dividida em classes sociais; Trabalho

Leia mais

FORMAÇÃO DAS NAÇÕES AFRICANAS

FORMAÇÃO DAS NAÇÕES AFRICANAS FORMAÇÃO DAS NAÇÕES AFRICANAS Grande exploração por parte dos países europeus Divisão do território feita pelos europeus O continente africano fornecia mão de obra escrava, produtos agrícolas e minerais

Leia mais

Programação anual. 6.ºa n o

Programação anual. 6.ºa n o Programação anual 6.ºa n o 1. A melhor forma de entender o mundo 2. O planeta Terra no Universo 3. Cartografia: localizar e orientar 4. Cartografia e as diversas formas de representar o espaço 5. Atmosfera

Leia mais

A ERA DO IMPERIALISMO

A ERA DO IMPERIALISMO A ERA DO IMPERIALISMO 1 Revolução Industrial (Inglaterra, França) Fonte de energia/maquinha: Máquina a vapor, Carvão Mineral 2 Revolução Industrial(EUA, Alemanha e URSS) Linhas de Produção Energia: Petróleo

Leia mais

Geopolítica,Regionalização e Integração. Ementa 09/02/2012. William Zacariotto Quarta Quinta

Geopolítica,Regionalização e Integração.  Ementa 09/02/2012. William Zacariotto Quarta Quinta Geopolítica,Regionalização e Integração William Zacariotto Quarta Quinta Zacariotto@hotmail.com www.zacariotto.com.br Ementa Geopolítica 1.1. As relações entre Sociedade, Espaço e Poder. 1.2. Estado e

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 3ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA QUESTÕES FECHADAS

COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 3ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA QUESTÕES FECHADAS COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 2016 3ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA QUESTÕES FECHADAS Aluno(a): Nº Ano: 1º Turma: Data: 24/11/2016 Nota: Professor Edvaldo de Oliveira Valor da Prova:

Leia mais

GEOGRAFIA. Prof. Daniel San.

GEOGRAFIA. Prof. Daniel San. GEOGRAFIA Prof. Daniel San daniel.san@lasalle.org.br Discussão: CASO 1 - Empresa BMW Motors. Empresa Alemã de 1916. - Parque industrial especializado em produção de motocicletas. - Investimento inicial

Leia mais

DISCIPLINA: Geografia PROFESSOR(A): Bernardo e Thiago Curso: E.F II TURMA: 901/902/903 DATA: / /

DISCIPLINA: Geografia PROFESSOR(A): Bernardo e Thiago Curso: E.F II TURMA: 901/902/903 DATA: / / Lista de Exercícios 1º Bimestre DISCIPLINA: Geografia PROFESSOR(A): Bernardo e Thiago Curso: E.F II TURMA: 901/902/903 DATA: / / NOME: Nº.: QUESTÃO 1 Relacione os países às suas respectivas regiões. 1-Europa

Leia mais

Processo de Desenvolvimento do Capitalismo

Processo de Desenvolvimento do Capitalismo Processo de Desenvolvimento do Capitalismo Capitalismo Comercial Contexto: Do fim do século XV até o século XVIII. Características: A riqueza vinha do comércio (circulação). Período das Grandes Navegações.

Leia mais

A ANTIGA ORDEM GEOPOLÍTICA BIPOLAR

A ANTIGA ORDEM GEOPOLÍTICA BIPOLAR A Nova Ordem Geopolítica Mundial A ANTIGA ORDEM GEOPOLÍTICA BIPOLAR Propriedade privada; Lucros destinados aos proprietários das empresas; Salários definidos pelos proprietários das empresas e pelo mercado;

Leia mais

Geografia. Material de divulgação. Comparativos curriculares. A coleção Ser Protagonista Geografia e o currículo do Estado de Minas Gerais

Geografia. Material de divulgação. Comparativos curriculares. A coleção Ser Protagonista Geografia e o currículo do Estado de Minas Gerais Comparativos curriculares SM Geografia Ensino médio A coleção Ser Protagonista Geografia e o currículo do Estado de Minas Gerais Material de divulgação de Edições SM Apresentação Professor, Devido à inexistência

Leia mais

A Globalização e a Nova Ordem Mundial. A Geografia Levada a Sério

A Globalização e a Nova Ordem Mundial.   A Geografia Levada a Sério A Quais são as modificações ocorridas no cenário mundial com a Nova Ordem imposta no final do século XX? Será uma Nova Ordem ou desordem? Características da nova ordem mundial As alianças entre nações

Leia mais

Europa: o Velho Continente em busca de equilíbrio. Volume 2 Capítulo 3

Europa: o Velho Continente em busca de equilíbrio. Volume 2 Capítulo 3 Europa: o Velho Continente em busca de equilíbrio Volume 2 Capítulo 3 Características Gerais Península da Ásia. Área: 10 300 000 de km². Formado por 49 países. Maior país Rússia; menor Vaticano. Federação

Leia mais

*RÚSSIA E CHINA A FORMAÇÃO DE SUAS ECONOMIAS

*RÚSSIA E CHINA A FORMAÇÃO DE SUAS ECONOMIAS RÚSSIA E CHINA A FORMAÇÃO DE SUAS ECONOMIAS O TERMO BRICS SURGE NO REINO UNIDO, ESSES PAÍSES ATINGIRIAM SEU AUGE ECONÔMICO ATÉ O ANO DE 2050; BRICS É COMPOSTA PELA PRIMEIRA LETRA DESSES PAÍSES EM CRESCIMENTO

Leia mais

INDUSTRIALIZAÇÃO GEOGRAFIA. O que é indústria? SETORES DA ECONOMIA SETOR PRIMÁRIO SETOR SECUNDÁRIO SETOR TERCIÁRIO. Agricultura Pecuária extrativismo

INDUSTRIALIZAÇÃO GEOGRAFIA. O que é indústria? SETORES DA ECONOMIA SETOR PRIMÁRIO SETOR SECUNDÁRIO SETOR TERCIÁRIO. Agricultura Pecuária extrativismo GEOGRAFIA Professor Leandro Almeida INDUSTRIALIZAÇÃO O que é indústria? SETORES DA ECONOMIA SETOR PRIMÁRIO SETOR SECUNDÁRIO SETOR TERCIÁRIO Agricultura Pecuária extrativismo Indústria Comércio Serviços

Leia mais

PERFIL DE APRENDIZAGENS 7 ºANO

PERFIL DE APRENDIZAGENS 7 ºANO 7 ºANO No final do 7º ano, o aluno deverá ser capaz de: DISCIPLINA DOMÍNIO DESCRITOR Das Sociedades Recoletoras às Primeiras Civilizações A Herança do Mediterrâneo Antigo 1. Conhecer o processo de hominização;

Leia mais

REVISÃO PROVA TRIMESTRAL 3º TRIMESTRE GEOGRAFIA PROFESSOR GABRIEL

REVISÃO PROVA TRIMESTRAL 3º TRIMESTRE GEOGRAFIA PROFESSOR GABRIEL REVISÃO PROVA TRIMESTRAL 3º TRIMESTRE GEOGRAFIA PROFESSOR GABRIEL Módulo 13. ATIVIDADES INDUSTRIAIS NOS ESTADOS Objetivos: UNIDOS - Conhecer por que os EUA é a maior potência mundial. - Quais fatores fazem

Leia mais

O que é desenvolvimento?

O que é desenvolvimento? O que é desenvolvimento? O termo foi criado para retratar a situação de crescimento e de um país, dentro dos moldes capitalistas. Países desenvolvidos são também chamados de: Países do Primeiro Mundo;

Leia mais

Segunda Revolução Industrial. Um mundo cheio de mudanças

Segunda Revolução Industrial. Um mundo cheio de mudanças Segunda Revolução Industrial Um mundo cheio de mudanças Nas relações humanas da contemporaneidade, a informação circula com muita rapidez. A globalização envolve diferentes esferas sociais tais como a

Leia mais

UNIÃO EUROPEIA. Em 1986 foi criado o fundo de desenvolvimento regional, para ajudar os países mais pobres.

UNIÃO EUROPEIA. Em 1986 foi criado o fundo de desenvolvimento regional, para ajudar os países mais pobres. UNIÃO EUROPEIA UNIÃO EUROPEIA A União Europeia(UE) é uma união econômica e política entre 28 países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia,

Leia mais

Emergência de novos centros de poder

Emergência de novos centros de poder Emergência de novos centros de poder 1) Novo mapa político Até finais da década de 80, a situação internacional de relativa paz e segurança mantém-se inalterada: As duas superpotências continuaram a exercer

Leia mais

MUNDO A PRODUÇÃO DO ESPAÇO GLOBAL ( NO MATERIAL PÁGINAS 51 A 55

MUNDO A PRODUÇÃO DO ESPAÇO GLOBAL ( NO MATERIAL PÁGINAS 51 A 55 MUNDO A PRODUÇÃO DO ESPAÇO GLOBAL ( NO MATERIAL PÁGINAS 51 A 55 Pós-Segunda Guerra Mundial A regionalização do mundo em países capitalistas e socialistas Critério: organização econômica, social e política

Leia mais

Características Gerais

Características Gerais Características Gerais O QUE É A UNIÃO EUROPEIA? Segundo os seus tratados a União Europeia é um espaço de livre circulação de pessoas, capital, mercadorias e serviços Origem: A EU está relaciona da com

Leia mais

Características Gerais

Características Gerais Características Gerais Bloco mais antigo; Está no mais adiantado estágio de integração; Estágios de Integração Objetivos Zona de Livre Comércio União Aduaneira Mercado Comum União Monetária União Política

Leia mais

KIT DE RECUPERAÇÃO 1º SEMESTRE/2017 8º ANO A/ B GEOGRAFIA. Profºs. Marcelo e Fernando

KIT DE RECUPERAÇÃO 1º SEMESTRE/2017 8º ANO A/ B GEOGRAFIA. Profºs. Marcelo e Fernando KIT DE RECUPERAÇÃO 1º SEMESTRE/2017 8º ANO A/ B GEOGRAFIA Profºs. Marcelo e Fernando Aluno (a):... Rua São Leopoldo 326-356 - Belenzinho - São Paulo-SP - CEP 03055-000 Telefones: (11) 2692 1196 - (11)

Leia mais

LISTA DE CONTEÚDOS 8º ANO GEOGRAFIA

LISTA DE CONTEÚDOS 8º ANO GEOGRAFIA LISTA DE CONTEÚDOS 8º ANO 2018 - GEOGRAFIA DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO MUNDIAL E DEMOGRAFIA Conceitos inerentes ao estudo demográfico e palavras que os alunos ainda não estão familiarizados; Distribuição

Leia mais

HISTÓRIA. aula Imperialismo e Neocolonialismo no século XIX

HISTÓRIA. aula Imperialismo e Neocolonialismo no século XIX HISTÓRIA aula Imperialismo e Neocolonialismo no século XIX Origens do imperialismo Resultado da 2ª Revolução Industrial na Europa e nos EUA Características gerais: Novidades tecnológicas Aumento da produção

Leia mais

A EUROPA DOS 28 Módulo 15 frente 03- Livro 02 páginas: 210 a 212

A EUROPA DOS 28 Módulo 15 frente 03- Livro 02 páginas: 210 a 212 A EUROPA DOS 28 Módulo 15 frente 03- Livro 02 páginas: 210 a 212 1948: BENELUX, primeiro bloco econômico do mundo (pós 2ª Guerra Mundial). HISTÓRICO Integrantes: Bélgica, Holanda e Luxemburgo. 1952: CECA

Leia mais

Ásia Capítulo 14. Ásia

Ásia Capítulo 14. Ásia Grande diversidade de paisagens, povos e culturas Área desértica: pessoas concentradas ao longo dos rios Tigre e Eufrates (Mesopotâmia) e Jordão (limite entre Israel e Jordânia). Essa região foi conhecida

Leia mais

1a. Revolução Industrial (1760 a 1850 )

1a. Revolução Industrial (1760 a 1850 ) INDÚSTRIA GERAL País/Local 1a. Revolução Industrial (1760 a 1850 ) Inglaterra (Europa Ocidental) Mudanças ao longo da I Rev. Industrial (transição para a II Rev. Industrial) Momento XVIII/XIX Ao longo

Leia mais

A era do Imperialismo

A era do Imperialismo A era do Imperialismo A Segunda Revolução Industrial O século XIX foi um período de intensas inovações tecnológicas na Europa. Inventos na área dos transportes, das comunicações e da produção de energia

Leia mais

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS DISSERTATIVOS. História Prof. Guilherme

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS DISSERTATIVOS. História Prof. Guilherme RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS DISSERTATIVOS História Prof. Guilherme Questão 7 Fuvest 2012 Leia este texto, que se refere à dominação europeia sobre povos e terras africanas. "Desde o século XVI, os portugueses

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN 1 GEOGRAFIA CONTEÚDO GUERRA FRIA a) Conceito; b) Política do período; c) Doutrina Truman; d) Alianças econômicas e militares; e) Alemanha e o Muro de Berlim; f) Causas e consequências; g) Política de Gorbachev.

Leia mais

UNIFICAÇÃO DA ALEMANHA

UNIFICAÇÃO DA ALEMANHA UNIFICAÇÃO DA ALEMANHA PRÚSSIA A Unificação da Alemanha foi um processo iniciado em meados do século XIX e finalizado em 1871 Esse processo de unificação foi liderado pelo primeiro-ministro Otto Von Bismarck

Leia mais

A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO E A GLOBALIZAÇÃO. A Geografia Levada a Sério

A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO E A GLOBALIZAÇÃO.  A Geografia Levada a Sério A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO E A GLOBALIZAÇÃO 1 3ª NO PLURAL Engenheiros do Hawaii - 2002 2 A Construção do Espaço Geográfico O espaço natural; O espaço geográfico é o objeto central da geografia;

Leia mais

Centro Educacional Colúmbia 2000

Centro Educacional Colúmbia 2000 Discente: 1º Trim./2019 Centro Educacional Colúmbia 2000 Lista: Prova: Média: Docente: Gustavo José Aplicador: Data: / / Turma: 9º Ano Disciplina: Geografia Ens. Fund Sala: Apostila de dependência 1 -

Leia mais

Curriculum Guide 11 th grade / História

Curriculum Guide 11 th grade / História Curriculum Guide 11 th grade / História Tema Conteúdo Habilidades Essential Questions 1) Era das Revoluções 1.1) Império Napoleônico 1.1a)Compreender o período napoleônico como uma época de consolidação

Leia mais

O Desenvolvimento do sistema socioeconômico. As fases do capitalismo

O Desenvolvimento do sistema socioeconômico. As fases do capitalismo O Desenvolvimento do sistema socioeconômico capitalista As fases do capitalismo As fases do capitalismo Dois eventos marcaram o fim do socialismo pelo mundo: Queda do Muro de Berlim (1989); Desmembramento

Leia mais

Revisão. Geografia - Thiago Rebouças

Revisão. Geografia - Thiago Rebouças Revisão Geografia - Thiago Rebouças Transição do sistema Feudalista para Capitalista O avanço tecnológico da época foi responsável pelo fim do feudalismo como sistema econômico, político e social. A evolução

Leia mais

Aspectos Gerais. Velho Mundo: Berço da civilização ocidental (Democracia e Capitalismo) 10,5% da população mundial (superior a 745 milhões de hab.

Aspectos Gerais. Velho Mundo: Berço da civilização ocidental (Democracia e Capitalismo) 10,5% da população mundial (superior a 745 milhões de hab. EUROPA Módulo 4 Aspectos Gerais Velho Mundo: Berço da civilização ocidental (Democracia e Capitalismo) Possui 7% das terras emersas (49 países) 10,5% da população mundial (superior a 745 milhões de hab.)

Leia mais

CP/ECEME/2007 2ª AVALIAÇÃO FORMATIVA FICHA AUXILIAR DE CORREÇÃO HISTÓRIA. 1ª QUESTÃO (Valor 6,0)

CP/ECEME/2007 2ª AVALIAÇÃO FORMATIVA FICHA AUXILIAR DE CORREÇÃO HISTÓRIA. 1ª QUESTÃO (Valor 6,0) CP/ECEME/07 2ª AVALIAÇÃO FORMATIVA FICHA AUXILIAR DE CORREÇÃO HISTÓRIA 1ª QUESTÃO (Valor 6,0) Analisar os fatos históricos, ocorridos durante as crises política, econômica e militar portuguesa/européia

Leia mais

Sumário. Os lugares, as paisagens e o espaço geográfico. Localização dos espaços na superfície terrestre

Sumário. Os lugares, as paisagens e o espaço geográfico. Localização dos espaços na superfície terrestre Geografia Sumários Sumário 1 Os lugares, as paisagens e o espaço geográfico 10 16 22 24 32 33 34 2 Localização dos espaços na superfície terrestre 4 A importância da localização para a Geografia 5 Como

Leia mais

1. POVOS E PAÍSES NO MUNDO ATUAL. Páginas 02 à 23

1. POVOS E PAÍSES NO MUNDO ATUAL. Páginas 02 à 23 1. POVOS E PAÍSES NO MUNDO ATUAL Páginas 02 à 23 Trajetória humana no globo terrestre Os primeiros registros de seres humanos foram encontrados na África; Nossos ancestrais começaram a expandir suas explorações

Leia mais

O que é desenvolvimento?

O que é desenvolvimento? O que é desenvolvimento? O termo foi criado para retratar a situação de crescimento e de um país, dentro dos moldes capitalistas. Países desenvolvidos são também chamados de: Países do Primeiro Mundo;

Leia mais

Atividades de Recuperação Paralela de Geografia

Atividades de Recuperação Paralela de Geografia Atividades de Recuperação Paralela de Geografia 8º ano Ensino Fundamental II Leia as orientações de estudos antes de responder as questões Comece revisando a aula através dos apontamentos relembrando,

Leia mais

EUROPA: PENÍNSULA OU CONTINENTE?

EUROPA: PENÍNSULA OU CONTINENTE? EUROPA: PENÍNSULA OU CONTINENTE? Ponto de vista físico e geológico península Ponto de vista histórico-social continente Cultura europeia ocidental, baseada no alfabeto latino, nas religiões judaico-cristãs

Leia mais

(D) as questões ambientais já estão no centro da agenda mundial e seduziram novas gerações.

(D) as questões ambientais já estão no centro da agenda mundial e seduziram novas gerações. * 01) A ECO-92 trouxe de inédito a emergência de uma vigorosa sociedade civil e de organizações não governamentais em torno da criação de uma nova consciência ecológica. Nessa frente de luta, temas como

Leia mais

ORDEM GEOPOLÍTICA E ECONÔMICA: DO PÓS-GUERRA AOS DIAS ATUAIS.

ORDEM GEOPOLÍTICA E ECONÔMICA: DO PÓS-GUERRA AOS DIAS ATUAIS. ORDEM GEOPOLÍTICA E ECONÔMICA: DO PÓS-GUERRA AOS DIAS ATUAIS. Guerra Fria Entre as décadas de 50 e 60 o mundo temia uma guerra nuclear entre a URSS e os EUA. Apesar da rivalidade entre as potências, elas

Leia mais

GLOBALIZAÇÃO Profº Gustavo Silva

GLOBALIZAÇÃO Profº Gustavo Silva GLOBALIZAÇÃO Profº Gustavo Silva A Globalização não é um fenômeno novo. É só lembramos das Grande Navegações realizadas por portugueses e espanhóis e veremos que até mesmo a descoberta do Brasil já faz

Leia mais

Prof. Emerson Alves. Geografia 8ª Ano

Prof. Emerson Alves. Geografia 8ª Ano Prof. Emerson Alves Geografia 8ª Ano Geopolítica do Mundo Contemporâneo De Uma Ordem Bipolar à Nova Ordem Mundial 1. Antecedentes à ordem bipolar Crise européia e ascensão dos EUA e da URSS acirramento

Leia mais

O sistema socialista

O sistema socialista O sistema socialista O sistema Socialista Pode ser definida como um modo de produção (sistema de organização política e econômica de uma sociedade) que propõe a construção de uma sociedade sem classes

Leia mais

HISTÓRIA. aula Segunda Guerra Mundial ( )

HISTÓRIA. aula Segunda Guerra Mundial ( ) HISTÓRIA aula Segunda Guerra Mundial (1939 1945) Após a Primeira Guerra Motivação para movimentos totalitários Nazismo (Alemanha) Fascismo (Itália) EUA como grande potência mundial Formação da União das

Leia mais

HISTÓRIA. aula Primeira Guerra Mundial ( )

HISTÓRIA. aula Primeira Guerra Mundial ( ) HISTÓRIA aula Primeira Guerra Mundial (1914 1918) Antecedentes do conflito Segunda Revolução Industrial Disputas imperialistas (África e Ásia) Política de Alianças "Paz Armada" Antecedentes do conflito

Leia mais

Informação aos Pais / Encarregados de Educação Programação do 5º Ano. Turmas 5º1 5º2 5º3. 1º Período 38 aulas 38 aulas 38 aulas

Informação aos Pais / Encarregados de Educação Programação do 5º Ano. Turmas 5º1 5º2 5º3. 1º Período 38 aulas 38 aulas 38 aulas DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS ÁREA DISCIPLINAR DE HISTÓRIA HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL Programação do 5º Ano 1.Aulas previstas (tempos letivos de 45 minutos) 5º1 5º2 5º3 1º 38 aulas 38

Leia mais

A ECONOMIA PORTUGUESA NO MUNDO

A ECONOMIA PORTUGUESA NO MUNDO A ECONOMIA PORTUGUESA NO MUNDO MANUEL CALDEIRA CABRAL UNIVERSIDADE DO MINHO FACULDADE DE ECONOMIA DO PORTO 29 DE SETEMBRO 2010 INTERNACIONALIZAÇÃO DA ECONOMIA PORTUGUESA Porque é que é importante Crescimento

Leia mais

P L AN I F I C AÇ Ã O AN U AL

P L AN I F I C AÇ Ã O AN U AL P L AN I F I C AÇ Ã O AN U AL DEPARTAMENTO: CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS ÁREA DISCIPLINAR: 00 - HISTÓRIA DISCIPLINA: HISTÓRIA A NÍVEL DE ENSINO: Secundário CURSO: Línguas e Humanidades ANO: 1.º ANO LETIVO:

Leia mais

Aspectos gerais do processo de Globalização: - A Revolução Tecnológica e o meio técnicocientífico informacional. As Fases da revolução Tecnológica

Aspectos gerais do processo de Globalização: - A Revolução Tecnológica e o meio técnicocientífico informacional. As Fases da revolução Tecnológica Aspectos gerais do processo de Globalização: - A Revolução Tecnológica e o meio técnicocientífico informacional As Fases da revolução Tecnológica Na segunda Revolução Industrial, o aprimoramento do taylorismo

Leia mais

História Campo de possibilidades

História Campo de possibilidades ENEM 2016 HISTÓRIA Fernand Braudel A História nada mais é do que uma constante indagação dos tempos passados em nome dos problemas e curiosidades - ou mesmo das inquietações e das angústias - do tempo

Leia mais

07 - MERCANTILISMO E EXPANSÃO MARÍTIMA

07 - MERCANTILISMO E EXPANSÃO MARÍTIMA 07 - MERCANTILISMO E EXPANSÃO MARÍTIMA Mercantilismo Surgimento intervenção das monarquias absolutistas na área econômica expandir o comércio aumentar as reservas financeiras se tornarem governos fortes

Leia mais

GEOGRAFIA AGRÁRIA CACD. Professor Rodolfo Visentin.

GEOGRAFIA AGRÁRIA CACD. Professor Rodolfo Visentin. GEOGRAFIA AGRÁRIA CACD Professor Rodolfo Visentin. QUE É GEOGRAFIA AGRÁRIA A estrutura agrária reúne as condições sociais e fundiárias de um espaço, envolvendo aspectos referentes á legalidade das terras,

Leia mais

História. Guerra Fria. Professor Cássio Albernaz.

História. Guerra Fria. Professor Cássio Albernaz. História Guerra Fria Professor Cássio Albernaz www.acasadoconcurseiro.com.br História GUERRA FRIA Introdução - o que foi e definição A Guerra Fria tem início logo após a Segunda Guerra Mundial, pois os

Leia mais

Roteiro de estudos para recuperação final

Roteiro de estudos para recuperação final Roteiro de estudos para recuperação final Disciplina: Professor (a): GEOGRAFIA MARCELLA MARQUES Conteúdo: Mundo Global: geopolítica e organizações internacionais (Guerra fria; Nova ordem mundial; Organizações

Leia mais

Paulo Tumasz Junior. I e II Revolução Industrial

Paulo Tumasz Junior. I e II Revolução Industrial Paulo Tumasz Junior I e II Revolução Industrial APRESENTAÇÕES Slides - Artesanato, Manufatura e Industria: APRESENTAÇÕES Slides - Período e ocorrência - Características: - Resumo: - II Revolução Industrial:

Leia mais

É a produção de bens materiais, além dos agrícolas, por empresas não artesanais. Este termo começou a ser utilizado a partir da 1ª Revolução

É a produção de bens materiais, além dos agrícolas, por empresas não artesanais. Este termo começou a ser utilizado a partir da 1ª Revolução É a produção de bens materiais, além dos agrícolas, por empresas não artesanais. Este termo começou a ser utilizado a partir da 1ª Revolução Industrial, que se iniciou em Inglaterra no século XVIII. Indústria

Leia mais

Departamento de Ciências Sociais e Humanas. Critérios Específicos 2017/18. História e Geografia de Portugal 5º e 6º ano

Departamento de Ciências Sociais e Humanas. Critérios Específicos 2017/18. História e Geografia de Portugal 5º e 6º ano Departamento de Ciências Sociais e Humanas Critérios Específicos 2017/18 5º Ano A A Península Ibérica: localização e quadro natural; B - A Península Ibérica: dos primeiros povos à formação de Portugal

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BONFIM ESCOLA SECUNDÁRIA MOUZINHO DA SILVEIRA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BONFIM ESCOLA SECUNDÁRIA MOUZINHO DA SILVEIRA PERFIL DE APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS - DESCRITORES DE DESEMPENHO DO ALUNO: História - 3.º CICLO 7º ANO História ESCALAS Fraco (05 19%) INSUFICIENTE (20 % - 49%) SUFICIENTE (50% - 69%) BOM (70% - 89%) MUITO

Leia mais

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, 06 / 05/ 2016 PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE:9º ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

Aula de Revisão 8 ano 2º Trimestre Prova trimestral Geografia Professor Gabriel

Aula de Revisão 8 ano 2º Trimestre Prova trimestral Geografia Professor Gabriel Aula de Revisão 8 ano 2º Trimestre Prova trimestral Geografia Professor Gabriel Módulo 9. A ECONOMIA INDUSTRIAL DA EUROPA Origens e Evolução da Industrialização Revolução Industrial Inglaterra, final do

Leia mais

TEMA 9 A Europa e o Mundo no Limiar do Século XX

TEMA 9 A Europa e o Mundo no Limiar do Século XX data: 18. 05. 2018 informação-prova de equivalência à frequência 19 HISTÓRIA - condições especiais de realização de provas e exames - 3.º ciclo do ensino básico 2018 alunos abrangidos pela Portaria n.º

Leia mais

Imperialismo ou Neocolonialismo (XIX-XX)

Imperialismo ou Neocolonialismo (XIX-XX) Imperialismo ou Neocolonialismo (XIX-XX) Colégio Pedro II São Cristóvão II 9º ano Professora: Robertha Triches Explicando o conceito e o fenômeno No século XIX, países industrializados como Grã-Bretanha,

Leia mais

Módulo Discursivo. Vestibular Ciências Sociais Direito

Módulo Discursivo. Vestibular Ciências Sociais Direito História e Geografia Módulo Discursivo Vestibular 2008 Ciências Sociais Direito 1 A crise econômico-financeira dos anos 1920 é considerada pelos estudiosos como um divisor de águas entre duas fases distintas

Leia mais

RÚSSIA: POTÊNCIA GEOPOLÍTICA

RÚSSIA: POTÊNCIA GEOPOLÍTICA RÚSSIA: POTÊNCIA GEOPOLÍTICA CARACTERÍSTICAS GERAIS A Rússia é o maior país do mundo (+17 milhões km²) Grande parte do território predomina o clima temperado continental (estações bem definidas e invernos

Leia mais

Geografia. O Comércio Exterior do Brasil. Professor Luciano Teixeira.

Geografia. O Comércio Exterior do Brasil. Professor Luciano Teixeira. Geografia O Comércio Exterior do Brasil Professor Luciano Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia O BRASIL NO COMÉRCIO EXTERIOR O comércio exterior é a troca de bens e serviços realizada entre

Leia mais

CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFª. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 8º ANO

CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFª. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 8º ANO CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFª. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 8º ANO O CONTINENTE AMERICANO A AMÉRICA NO MAPA-MUNDÍ LOCALIZAÇÃO E CARACTERÍSTICAS GERAIS LOCALIZAÇÃO DO CONTINENTE AMERICANO

Leia mais

GEOGRAFIA ENSINO MÉDIO PROF. JEFFERSON OLIVEIRA 3 ANO PROF.ª LUDMILA DUTRA

GEOGRAFIA ENSINO MÉDIO PROF. JEFFERSON OLIVEIRA 3 ANO PROF.ª LUDMILA DUTRA GEOGRAFIA 3 ANO PROF.ª LUDMILA DUTRA ENSINO MÉDIO PROF. JEFFERSON OLIVEIRA Avaliação da unidade III Pontuação: 7,5 pontos 2 Questão 01 (2,0) A globalização é entendida, hoje, como o processo de integração

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 Conteúdos Habilidades Avaliação COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA Disciplina: Geografia Trimestre: 1º PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 1. Mundo contemporâneo: economia e geopolítica: - Processo de desenvolvimento do capitalismo - Geopolítica

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOÃO V ESCOLA SECUNDÁRIA c/ 2º e 3º CICLOS D. JOÃO V

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOÃO V ESCOLA SECUNDÁRIA c/ 2º e 3º CICLOS D. JOÃO V GRUPO DISCIPLINAR DE HISTÓRIA HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL Informação aos Pais / Encarregados de Educação Programação do 5º ano Turma 1 1. Aulas previstas (Tempos letivos) 2. Conteúdos a leccionar

Leia mais

Professor Eustáquio Vidigal 2º ano

Professor Eustáquio Vidigal 2º ano Professor Eustáquio Vidigal 2º ano Processo histórico das Revoluções Inglesas 1) a Revolução Puritana e a Guerra Civil, que transcorreu de 1640 a 1649; 2) a República de Oliver Cromwell, que durou de 1649

Leia mais

DEPARTAMENTO CURRICULAR DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS. PLANO CURRICULAR DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA E DE GEOGRAFIA DE PORTUGAL 5º Ano

DEPARTAMENTO CURRICULAR DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS. PLANO CURRICULAR DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA E DE GEOGRAFIA DE PORTUGAL 5º Ano DEPARTAMENTO CURRICULAR DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS PLANO CURRICULAR DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA E DE GEOGRAFIA DE PORTUGAL 5º Ano Ano Letivo 017-018 TEMAS/ CONTEÚDOS Aulas Previstas (* ) TEMA A- A Península

Leia mais

IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO

IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO Resultado da 2ª Revolução Industrial CONTEXTO: 2ª Revolução Industrial; Necessidade de novos mercados; Nacionalismo; Produção de armas; O CAPITALISMO MONOPOLISTA Setor industrial

Leia mais

Professor João Paulo Bandeira

Professor João Paulo Bandeira Professor João Paulo Bandeira A Guerra Fria tem início logo após a Segunda Guerra Mundial, pois os Estados Unidos e a União Soviética vão disputar a hegemonia política, econômica e militar no mundo. A

Leia mais