PROVA ESPECÍFICA Cargo 19

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROVA ESPECÍFICA Cargo 19"

Transcrição

1 13 PROVA ESPECÍFICA Cargo 19 QUESTÃO 31 De acordo com a NR-5, ocorrendo empate no número de votos de candidatos ao final da apuração da eleição da CIPA, é CORRETO afirmar: a) Assumirá o candidato mais idoso. b) Assumirá aquele candidato que tiver melhor proposta de trabalho. c) Assumirá aquele candidato que for indicado pela Comissão Eleitoral. d) Assumirá aquele candidato que tiver maior tempo de serviço no estabelecimento. QUESTÃO 32 Para fins de aplicação das NR 4 e 5, quando se tratar de empreiteiras ou empresas prestadoras de serviços, considera-se como estabelecimento: a) a sede da matriz da empresa. b) a sede da empresa no município onde executa a atividade fim. c) o local em que seus empregados estiverem exercendo suas atividades. d) a sede da empresa no município onde atua, independente do local da atividade. QUESTÃO 33 De acordo com a NR 5, havendo participação inferior a cinqüenta por cento dos empregados na votação de eleição da CIPA, é CORRETO afirmar: a) Não haverá apuração dos votos e a comissão eleitoral deverá organizar outra votação,que ocorrerá no prazo máximo de dez dias. b) Não haverá apuração dos votos e a comissão eleitoral deverá organizar outra votação, que ocorrerá no prazo máximo de quinze dias. c) Não haverá apuração dos votos e a comissão eleitoral deverá organizar outra votação, que ocorrerá no prazo máximo de trinta dias. d) Haverá apuração dos votos e a comissão eleitoral deverá organizar outra votação, que ocorrerá no prazo máximo de quinze dias, sendo computados também os votos da apuração anterior.

2 14 QUESTÃO 34 Conforme definido pela NR 5, em caso de anulação do processo de eleição da CIPA pela unidade descentralizada do Ministério do Trabalho e Emprego, é CORRETO afirmar: a) A empresa convocará nova eleição no prazo de cinco dias, a contar da data de ciência, sendo permitidas novas inscrições. b) A empresa convocará nova eleição no prazo de cinco dias, a contar da data de ciência, garantidas as inscrições anteriores. c) A empresa convocará nova eleição no prazo de dez dias, a contar da data de ciência, garantidas as inscrições anteriores. d) A empresa convocará nova eleição no prazo de dez dias, a contar da data de ciência, sendo permitidas novas inscrições. QUESTÃO 35 De acordo com a área de vivência, definida pela NR-18, a área mínima necessária para utilização de cada chuveiro deverá ser de: a) 0,80 m 2, com altura de 2,10 m do piso. b) 0,90 m 2, com altura de 2,10 m do piso. c) 0,80 m 2, com altura de 2,30 m do piso. d) 0,90 m 2, com altura de 2,30 m do piso. QUESTÃO 36 Segundo o Anexo I da NR-12 da Portaria 3.214, os empregadores deverão promover a todos os operadores de motosserra treinamento para utilização segura da máquina, com carga horária mínima de: a) 6 horas. b) 8 horas. c) 10 horas. d) 20 horas. QUESTÃO 37 De acordo com a NR 10 da Portaria 3.214, o aterramento das instalações elétricas deve ser executado conforme regulamentação estabelecida pelos orgãos competentes e, na ausência desta, deve atender: a) às Normas Internacionais vigentes. b) às Normas do Ministério de Minas e Energia vigentes. c) à Norma da Empresa Geradora de Energia Elétrica e às Normas da ABNT. d) somente às Normas da ABNT vigentes.

3 15 QUESTÃO 38 De acordo com a NR-20 Líquidos Combustíveis e Inflamáveis, são características de líquido combustível, classe III, todo aquele que possua ponto de fulgor: a) igual ou superior a 37ºC e inferior a 45,9ºC. b) igual ou superior a 70ºC e inferior a 25ºC. c) igual ou superior a 70ºC e inferior a 37,7ºC. d) igual ou superior a 70ºC e inferior a 93,3ºC. QUESTÃO 39 Considerando a NR-23 Proteção Contra Incêndios, é obrigatório que todas as empresas possuam: a) Proteção contra incêndio; saídas de emergência com largura mínima de 1,50 m; pessoas adestradas no uso correto desses equipamentos. b) Proteção contra incêndio; saídas de emergência com largura mínima de 2,00 m, devendo as portas ser de enrolar ou giratórias; possuir equipamento suficiente para combater o fogo em seu início. c) Proteção contra incêndio; saídas de emergência com largura mínima de 1,20 m; equipamento suficiente para combater o fogo em seu início; pessoas adestradas no uso correto desses equipamentos. d) Proteção contra incêndio; saídas de emergência com largura mínima de 1,40 m, com sentido da abertura da porta somente para o interior do local de trabalho; equipamento suficiente para combater o fogo em seu início e pessoas adestradas no uso correto desses equipamentos. QUESTÃO 40 Segundo a NR-18 Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção, a elaboração do PCMAT será obrigatória em todos os estabelecimentos com: a) 20 ou mais trabalhadores. b) 25 ou mais trabalhadores. c) 30 ou mais trabalhadores. d) 40 ou mais trabalhadores.

4 16 QUESTÃO 41 Conforme a NR-18 Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção, o deslocamento do trabalhador de seu posto de trabalho até os gabinetes sanitários, mictórios e lavatórios NÃO deverá ser superior a: a) 120 m de distância. b) 150 m de distância. c) 200 m de distância. d) 250 m de distância. QUESTÃO 42 De acordo NR-15 Atividades e Operações Insalubres, são atividades cuja insalubridade se caracteriza in loco, mediante perícia e pela forma qualitativa, EXCETO: a) Trabalho permanente com pacientes em isolamento por doenças infectocontagiosas, estábulos, cavalariças e contato habitual com acido fórmico, amônia, e éter. b) Trabalho permanente em hospitais, ambulatórios, postos de vacinação e outros estabelecimentos destinados ao atendimento e tratamento de animais; gabinetes de autópsia e cemitérios. c) Trabalho em contato permanente com carnes, glândulas, vísceras, sangue, ossos e dejeções de animais portadores de doenças infecto contagiosas; resíduos de animais deteriorados. d) Trabalho em contato permanente com pacientes em isolamento por doenças infecto-contagiosas; esgoto e lixo urbano; animais destinados ao preparo de soro; estábulos e cavalariças. QUESTÃO 43 Quanto ao PPRA Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, é CORRETO afirmar: a) Tem por objetivo somente a proteção do meio ambiente de trabalho, considerando, para tanto, os agentes químicos, físicos, biológicos, ergonômicos e mecânicos. b) Deverá ser implementado pelo empregador, com ou sem a participação dos trabalhadores, considerando tão somente os agentes físicos, químicos e biológicos. c) A abrangência e profundidade do PPRA depende das características dos riscos e das necessidades de controle, sendo obrigatória, portanto, a inclusão dos agentes agressivos ergonômicos e mecânicos. d) Possui dentre seus objetivos a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais, considerando, para tanto, os agentes químicos, físicos e biológicos.

5 17 QUESTÃO 44 De acordo com o disposto na NR-6 Equipamento de Proteção Individual, o Certificado de Aprovação CA, para fins de comercialização dos EPI, terá validade de: a) 2 anos para aqueles equipamentos com laudos de ensaio que não tenham sua conformidade avaliada no âmbito do IMETRO. b) 3 anos para aqueles equipamentos com laudos de ensaio aprovados pela Fundação Jorge Duprat Figueiredo, de Medicina e Segurança do Trabalho. c) 5 anos para aqueles equipamentos com laudos de ensaio que não tenham sua conformidade avaliada no âmbito do Sinmetro. d) 10 anos para os EPI de fabricação nacional, desde que devidamente aprovados com laudos ensaio em laboratório da SSST - Secretaria Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego. QUESTÃO 45 De acordo com a Lei 8.213/91, equipara-se ao acidente de trabalho, EXCETO: a) O ato de pessoa privada do uso da razão. b) A doença que não gera incapacidade laborativa. c) A ofensa física intencional, inclusive de terceiro, por motivo de disputa relacionada ao trabalho. d) A prestação de serviço espontânea de qualquer serviço à empresa para lhe evitar prejuízo ou proporcionar proveito. QUESTÃO 46 A Ordem de Serviço definida pela NR-1 deve ser elaborada dando ciência aos empregados com os seguintes objetivos, EXCETO: a) Adotar medidas determinadas pelo MTE. b) Prevenir atos inseguros no desempenho dos trabalhos. c) Divulgar as obrigações e proibições que os empregados devam conhecer e cumprir. d) Adotar medidas para o reconhecimento e a caracterização da insalubridade ou periculosidade nos ambientes de trabalho.

6 18 QUESTÃO 47 Conforme a NR-4, compete aos profissionais integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, EXCETO: a) Colaborar, quando solicitado, nos projetos e na implantação de novas instalações físicas e tecnológicas da empresa. b) Esclarecer e conscientizar os empregados sobre acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, estimulando-os a favor da prevenção. c) Executar, quando solicitado, outras atividades na empresa e colaborar nos projetos e na implantação de novas instalações físicas e tecnológicas. d) Manter permanente relacionamento com a CIPA, valendo-se ao máximo de suas observações, além de apoiá-la, treiná-la e atendê-la, conforme dispõe a NR-5. QUESTÃO 48 Quanto ao encaminhamento por parte do empregador do Anexo I, ficha de acidente do trabalho, definido pela NR 18, por meio de serviço de postagem, é CORRETO afirmar: a) Deve ser enviado a DRT até quinze dias após o dia do acidente e seu protocolo mantido pela empresa por um período de cinco anos. b) Deve ser enviado a FUNDACENTRO até dez dias após o dia do acidente e seu protocolo mantido pela empresa por um período de três anos. c) Deve ser enviado a FUNDACENTRO até quinze dias após o dia do acidente e seu protocolo mantido pela empresa por um período de cinco anos. d) Deve ser enviado a DRT até dez dias após o dia do acidente e seu protocolo mantido pela empresa por um período de três anos. QUESTÃO 49 Conforme NR-24 Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho, é obrigatória a existência de refeitórios nos estabelecimentos com mais de: a) 150 operários. b) 180 operários. c) 300 operários. d) 400 operários.

7 19 QUESTÃO 50 Quanto ao PCMSO, estabelecido pela NR-7, cujo objetivo é promover e preservar a saúde do conjunto de trabalhadores nas empresas, é CORRETO afirmar: a) É parte integrante do conjunto de iniciativas do empregador no campo da saúde dos trabalhadores e obrigatório somente nas empresas a partir de 20 empregados, independente do grau de risco. b) O programa é obrigatório somente nas empresas com mais de 25 empregados e que, pela natureza de suas atividades, estejam enquadradas no grau de risco 3 e 4. c) Tem o caráter de rastrear, prevenir e diagnosticar antecipadamente os agravos à saúde dos trabalhadores, podendo estar ou não articulado com as demais NR. d) Deverá ser planejado e implantado, observando riscos à saúde dos trabalhadores, em especial os identificados nas avaliações previstas nas demais NR. ATENÇÃO COM SUA ESCRITA HABITUAL, TRANSCREVA, PARA O ESPAÇO RESERVADO PELA COMISSÃO, NA FOLHA DE RESPOSTAS, A SEGUINTE FRASE: Responsabilidade social: é prioritário que todas as empresas sejam responsáveis pelo bem-estar de sua comunidade.

NR 15 - ATIVIDADES E OPERAÇÕES INSALUBRES. ANEXO N.º 14 (Aprovado pela Portaria SSST n.º 12, de 12 de novembro de 1979) AGENTES BIOLÓGICOS

NR 15 - ATIVIDADES E OPERAÇÕES INSALUBRES. ANEXO N.º 14 (Aprovado pela Portaria SSST n.º 12, de 12 de novembro de 1979) AGENTES BIOLÓGICOS NR 15 - ATIVIDADES E OPERAÇÕES INSALUBRES ANEXO N.º 14 (Aprovado pela Portaria SSST n.º 12, de 12 de novembro de 1979) AGENTES BIOLÓGICOS Relação das atividades que envolvem agentes biológicos, cuja insalubridade

Leia mais

Atendimento às Normas Regulamentadoras de Segurança e Medicina do Trabalho.

Atendimento às Normas Regulamentadoras de Segurança e Medicina do Trabalho. Atendimento às Normas Regulamentadoras de Segurança e Medicina do Trabalho. A AMBIENTAL proporciona soluções aos clientes que precisam atender as Normas Regulamentadoras (NRs) de Segurança e Medicina do

Leia mais

Rosylane Rocha Especialista em Medicina do Trabalho ANAMT/AMB Especialista em Medicina Legal e Perícias Médicas ABMLPM/AMB

Rosylane Rocha Especialista em Medicina do Trabalho ANAMT/AMB Especialista em Medicina Legal e Perícias Médicas ABMLPM/AMB Governo do Distrito Federal Secretaria de Estado de Administração Pública Subsecretaria de Saúde, Segurança e Previdência dos Servidores Coordenação de Saúde, Segurança e Previdência dos Servidores Rosylane

Leia mais

Legislação do Ministério do Trabalho e Emprego (NR s)

Legislação do Ministério do Trabalho e Emprego (NR s) Legislação do Ministério do Trabalho e Emprego (NR s) http://www.mte.gov.br/ NR 01 Disposições Gerais 02 Inspeção Prévia 03 Embargo ou Interdição TEMA 04 Serviços Especializados em Eng. de Segurança

Leia mais

Avaliação de Atividades e Operações Insalubres e Perigosas nos locais de trabalho. Nome do Servidor: Data de Nascimento: Sexo: Matrícula Siape:

Avaliação de Atividades e Operações Insalubres e Perigosas nos locais de trabalho. Nome do Servidor: Data de Nascimento: Sexo: Matrícula Siape: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais. Campus: Formulário 001/2017 - CAPAIP Requerimento de Adicionais de Insalubridade e Periculosidade Diretoria de Gestão de

Leia mais

Normas Regulamentadoras Ministério do Trabalho NR s

Normas Regulamentadoras Ministério do Trabalho NR s Normas Regulamentadoras Ministério do Trabalho NR s As Normas Regulamentadoras (NR s), relativas à Segurança e Saúde do trabalho, são de observância obrigatória pelas empresas privadas e públicas e pelos

Leia mais

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA. NR 5 Portaria SSST n.º 08, de 23 de fevereiro de 1999

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA. NR 5 Portaria SSST n.º 08, de 23 de fevereiro de 1999 Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA NR 5 Portaria SSST n.º 08, de 23 de fevereiro de 1999 Objetivo Tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a

Leia mais

NORMAS REGULAMENTADORAS

NORMAS REGULAMENTADORAS NORMAS REGULAMENTADORAS Saúde e Seguranca Ocupacional Prof. Carlos William de Carvalho 1 NR-1 Disposições Gerais Determina a aplicabilidade de todas as normas regulamentadoras, assim como os direitos e

Leia mais

SAÚDE E Segurança do trabalho_sst. Prof. Marcus Aurélio

SAÚDE E Segurança do trabalho_sst. Prof. Marcus Aurélio SAÚDE E Segurança do trabalho_sst Prof. Marcus Aurélio Além da Constituição Federal e das legislações trabalhistas previstas na CLT, a legislação básica que rege a Segurança do Trabalho está contida nas

Leia mais

Objetivos das Normas Regulamentadoras NRs

Objetivos das Normas Regulamentadoras NRs Objetivos das Normas Regulamentadoras NRs Jair Alvino Jodas, membro do GRHUBEDI Grupo de Profissionais de Recursos Humanos de São Bernardo do Campo e Diadema e G-34 Grupo de Profissionais de Recursos Humanos

Leia mais

Roberto Frederico Merhy REITOR

Roberto Frederico Merhy REITOR RESOLUÇÃO UNIV N o 16, DE 10 DE AGOSTO DE 2000. Homologa o Regulamento da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes CIPA. O CONSELHO UNIVERSITÁRIO, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, na

Leia mais

Orientação Normativa Secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão nº 2 de , D.O.U.:

Orientação Normativa Secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão nº 2 de , D.O.U.: Orientação Normativa Secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão nº 2 de 19.02.2010, D.O.U.: 22.02.2010 Estabelece orientação sobre a concessão dos adicionais de insalubridade,

Leia mais

Segurança do Trabalho 241 Questões Comentadas

Segurança do Trabalho 241 Questões Comentadas Segurança do Trabalho 241 Questões Comentadas Antônio Carlos Antônio Carlos www.segurancadotrabalhoacz.com.br 2 de 11 Olá pessoal! É com grande satisfação que lanço este material com 241 Questões Comentadas

Leia mais

ADICIONAL DE INSALUBRIDADE, PERICULOSIDADE OU RADIAÇÃO IONIZANTE ON 4/2017 SEGRT/MP, Portaria MTE nº 3.214/78 e Normas Regulamentadoras NR 15 e16

ADICIONAL DE INSALUBRIDADE, PERICULOSIDADE OU RADIAÇÃO IONIZANTE ON 4/2017 SEGRT/MP, Portaria MTE nº 3.214/78 e Normas Regulamentadoras NR 15 e16 UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS COORDENADORIA DE QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO Campus em Juazeiro do Norte-CE CEP: 63.048-080 Avenida Tenente Raimundo Rocha, S/N atendimento.progep@ufca.edu.br

Leia mais

CONSULTORIA EM SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

CONSULTORIA EM SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO Documentos legais: PPRA, LTCAT, PPP, PCMSO, E social; Monitoramento de Ruído, vibração, calor e químicos (NR 15) Emissão de laudos técnicos em atendimento a NR 15 e NR 16 Assistência técnica Pericial;

Leia mais

SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO Professor: Graduação: Valmir Gonçalves Carriço www.professorvalmir.com.br / valmir.carrico@anhanguera.com Engenheiro Industrial Mecânico UNISANTA Universidade Santa Cecília Pós Graduação: Engenheiro de

Leia mais

DOCUMENTOS UTILIZADOS PELO SESMT EM FISCALIZAÇÕES

DOCUMENTOS UTILIZADOS PELO SESMT EM FISCALIZAÇÕES DOCUMENTOS UTILIZADOS PELO SESMT EM FISCALIZAÇÕES Copia do CNAE www.receita.fazenda.gov.br/pessoajuridica/cnpj/cnpjreva/cnpjreva_solicitacao2.asp CNAE Grau de Risco Dimensionamento do SESMT Composição

Leia mais

QUEM SOMOS MISSÃO VISÃO VALORES

QUEM SOMOS MISSÃO VISÃO VALORES QUEM SOMOS Localizada no Rio de Janeiro e fundada em 2017 a Prevenire Soluções em Segurança do Trabalho é resultado natural da vocação e paixão pela profissão aliado ao desejo de empreender e inovar do

Leia mais

SESMT e GP. Profa. Ms. Bárbara A. Lespinassi Sampaio FEARP USP, 2017

SESMT e GP. Profa. Ms. Bárbara A. Lespinassi Sampaio FEARP USP, 2017 SESMT e GP Profa. Ms. Bárbara A. Lespinassi Sampaio FEARP USP, 2017 MINI CURRÍCULO DO PROFESSOR Bárbara A. Lespinassi Sampaio Barbara.sampaio@usp.br Formação: MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e Organizações

Leia mais

SEGURANÇA DO TRABALHO INTRODUÇÃO

SEGURANÇA DO TRABALHO INTRODUÇÃO SEGURANÇA DO TRABALHO INTRODUÇÃO Breve História da Revolução Industrial (1760-1830) Art. 82 Decreto-Lei 7.036 de 10.11.1944 Institucionalização da CIPA Art. 7º da Constituição Federal Promulgada em 05-10-1988

Leia mais

Insalubridade e Periculosidade

Insalubridade e Periculosidade Insalubridade e Periculosidade Aspectos Legais sobre Insalubridade e Periculosidade 1 MARCELO LEONARDO BRAGA DE OLIVEIRA TÉC. SEG. DO TRABALHO - EBSERH É importante ter em mente que... Insalubridade e

Leia mais

NR 05 - CIPA. 5.2 Deve ser organizada por estabelicimento

NR 05 - CIPA. 5.2 Deve ser organizada por estabelicimento NR 05 CIPA 5.1 A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com

Leia mais

RUBENS CENCI MOTTA - médico, especialista pela Associação Médica Brasileira e Conselho Federal de Medicina em Medicina

RUBENS CENCI MOTTA - médico, especialista pela Associação Médica Brasileira e Conselho Federal de Medicina em Medicina RUBENS CENCI MOTTA gumiermotta@gumiermotta.com - médico, especialista pela Associação Médica Brasileira e Conselho Federal de Medicina em Medicina Legal e Perícia Médica; Certificado pela Associação Médica

Leia mais

O LUGAR DO TECNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

O LUGAR DO TECNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO SEGURANCADOTRABALHOBR.COM.BR O LUGAR DO TECNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO Fique por dentro da área de SEGURANÇA DO TRABALHO. O PORTAL SEG BR você irá acessar tudo que ocorre no mercado. Veja notícias do

Leia mais

NR 4 - SERVIÇOS ESPECIALIZADOS EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA E EM MEDICINA DO TRABALHO - SESMT

NR 4 - SERVIÇOS ESPECIALIZADOS EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA E EM MEDICINA DO TRABALHO - SESMT NR 4 - SERVIÇOS ESPECIALIZADOS EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA E EM MEDICINA DO TRABALHO - SESMT 4.1. As empresas privadas e públicas, os órgãos públicos da administração direta e indireta e dos poderes Legislativo

Leia mais

- NORMA REGULAMENTADORA Nº 1 - DISPOSIÇÕES GERAIS

- NORMA REGULAMENTADORA Nº 1 - DISPOSIÇÕES GERAIS - NORMA REGULAMENTADORA Nº 1 - DISPOSIÇÕES GERAIS Aprovada pela Portaria GM/MTB nº 3.214 - DOU 06/07/1978. (vigência) 1.1 - As Normas Regulamentadoras - NR, relativas à segurança e medicina do trabalho,

Leia mais

ENFERMAGEM BIOSSEGURANÇA. Parte 16. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM BIOSSEGURANÇA. Parte 16. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM BIOSSEGURANÇA Parte 16 Profª. Tatiane da Silva Campos NR9 PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS obrigatoriedade da elaboração e implementação por todos empregadores e instituições do Programa

Leia mais

INFORMAÇÕES GERAIS. 2. Todos os campos do item 1 - Dados do servidor - devem ser preenchidos.

INFORMAÇÕES GERAIS. 2. Todos os campos do item 1 - Dados do servidor - devem ser preenchidos. Caro (a) servidor (a), Antes de se dar início ao processo de solicitação dos adicionais de insalubridade, periculosidade e irradiação ionizante, e de gratificação por trabalhos com raios-x, é muito importante

Leia mais

Prazo de Obrigatoriedade da Entrega

Prazo de Obrigatoriedade da Entrega Os procedimentos de Saúde e Segurança do Trabalho são obrigatórios conforme CLT Consolidação das Leis Trabalhistas em seu Art. 162º, visando tornar o ambiente de trabalho mais seguro para os empregados.

Leia mais

FORMULÁRIO PARA RECONHECIMENTO DOS RISCOS AMBIENTAIS DO TRABALHO

FORMULÁRIO PARA RECONHECIMENTO DOS RISCOS AMBIENTAIS DO TRABALHO FORMULÁRIO PARA RECONHECIMENTO DOS RISCOS AMBIENTAIS DO TRABALHO Leia com atenção as informações solicitadas e, se necessário complete-as em folhas avulsas datadas. NOME: FACULDADE/INSTITUTO: CARGO/FUNÇÃO:

Leia mais

SOLICITAÇÃO DE ADICIONAIS - INSALUBRIDADE/PERICULOSIDADE/IRRADIAÇÃO IONIZANTE e GRATIFICAÇÃO DE RAIO-X ou SUBSTÂNCIAS RADIOATIVAS

SOLICITAÇÃO DE ADICIONAIS - INSALUBRIDADE/PERICULOSIDADE/IRRADIAÇÃO IONIZANTE e GRATIFICAÇÃO DE RAIO-X ou SUBSTÂNCIAS RADIOATIVAS SOLICITAÇÃO DE ADICIONAIS - INSALUBRIDADE/PERICULOSIDADE/IRRADIAÇÃO IONIZANTE e GRATIFICAÇÃO DE RAIO-X ou SUBSTÂNCIAS RADIOATIVAS Este formulário tem o OBJETIVO GERAL de descrever as atividades dos servidores

Leia mais

Gente é o ativo mais importante das. A responsabilidade pela gestão de pessoas é do gestor e não do RH

Gente é o ativo mais importante das. A responsabilidade pela gestão de pessoas é do gestor e não do RH Salvador/2015 CURSO DE QUALIFICAÇÃO PARA DIRETORES TÉCNICOS GESTÃO DE PESSOAS, SESMT, CIPA Teresa Cristina Maltez Diretora DEFIC GESTÃO DE PESSOAS Gente é o ativo mais importante das organizações A responsabilidade

Leia mais

Norma Regulamentadora 04. Matéria: Saúde e Segurança no Trabalho/Benefício e Assist. Social Professora: Debora Miceli Versão: 1.

Norma Regulamentadora 04. Matéria: Saúde e Segurança no Trabalho/Benefício e Assist. Social Professora: Debora Miceli Versão: 1. Norma Regulamentadora 04 Matéria: Saúde e Segurança no Trabalho/Benefício e Assist. Social Professora: Debora Miceli Versão: 1.0 - jun/13 Informação Este material foi elaborado com base na Norma Regulamentadora

Leia mais

SESMT SERVIÇOS ESPECIALIZADOS EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA E EM MEDICINA DO TRABALHO. Prof.ª Rosana Abbud

SESMT SERVIÇOS ESPECIALIZADOS EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA E EM MEDICINA DO TRABALHO. Prof.ª Rosana Abbud SESMT SERVIÇOS ESPECIALIZADOS EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA E EM MEDICINA DO TRABALHO Prof.ª Rosana Abbud Art. 62, CLT: As empresas, de acordo com normas a serem expedidas pelo Ministério do Trabalho, estarão

Leia mais

Aula 3. Normas Regulamentadoras de Segurança, Medicina e Higiene do Trabalho

Aula 3. Normas Regulamentadoras de Segurança, Medicina e Higiene do Trabalho Aula 3 Normas Regulamentadoras de Segurança, Medicina e Higiene do Trabalho São normas que definem os parâmetros legais de atuação da sociedade sobre as condições de trabalho. Fiscalização Penalidades

Leia mais

FORMULÁRIO PARA RECONHECIMENTO DOS RISCOS AMBIENTAIS DO TRABALHO

FORMULÁRIO PARA RECONHECIMENTO DOS RISCOS AMBIENTAIS DO TRABALHO FORMULÁRIO PARA RECONHECIMENTO DOS RISCOS AMBIENTAIS DO TRABALHO Leia com atenção as informações solicitadas e, se necessário complete-as em folhas avulsas datadas. NOME: FACULDADE/INSTITUTO: CARGO/FUNÇÃO:

Leia mais

C O N F E A / C R E A

C O N F E A / C R E A Seminário de Treinamento para Melhoria da Fiscalização Fiscalização do Exercício Profissional na Área de Engenharia de Segurança do Trabalho C O N F E A / C R E A Cuiabá 20/05/2002 CUSTO 20 BILHÕES Dados

Leia mais

Ação corretiva: Instalar caixa coletora de serragem Instalar extintor de incêndio tipo ABC ou CO2.

Ação corretiva: Instalar caixa coletora de serragem Instalar extintor de incêndio tipo ABC ou CO2. VT Inspeção [ X ]Geral [ ]Parcial Data da inspeção: 24/10/2011 Empresa: Construtora Mandinho Endereço: Estrada Cristiano Kraemer Nº 920 Participantes: Téc. Seg. Fernanda (Fabbro) Mestre (Mandinho) Data

Leia mais

No trabalho a seguir, iremos falar a respeito de PCMAT e PPRA. Falaremos o conceito, o objetivo e para que serve cada um deles.

No trabalho a seguir, iremos falar a respeito de PCMAT e PPRA. Falaremos o conceito, o objetivo e para que serve cada um deles. No trabalho a seguir, iremos falar a respeito de PCMAT e PPRA. Falaremos o conceito, o objetivo e para que serve cada um deles. PCMAT O QUE É? Um programa em que significa Programa de Condições e meio

Leia mais

NR 4 - Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina no Trabalho (SESMT)

NR 4 - Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina no Trabalho (SESMT) SEGURANÇA NO TRABALHO E MEIO AMBIENTE NR 4 - Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina no Trabalho (SESMT) 4.1. As empresas privadas e públicas, os órgãos públicos da administração

Leia mais

Normas Regulamentadoras

Normas Regulamentadoras Normas Regulamentadoras NORMAS REGULAMENTADORAS O Ministro de Estado do Trabalho, no uso de suas atribuições legais, considerando o disposto no Art. 200 da Consolidação das Leis do Trabalho, com redação

Leia mais

JORNADA: HORAS ( ) CLT ( ) ESTATUTÁRIO Deverão ser preenchidos somente os campos em que o servidor apresentar exposição.

JORNADA: HORAS ( ) CLT ( ) ESTATUTÁRIO   Deverão ser preenchidos somente os campos em que o servidor apresentar exposição. FORMULÁRIO PARA RECONHECIMENTO DOS RISCOS AMBIENTAIS DO TRABALHO Leia com atenção as informações solicitadas e, se necessário, complete-as em folhas avulsas datadas. NOME: FACULDADE/INSTITUTO: CARGO/FUNÇÃO:

Leia mais

PPRA: Equívocos Comuns na Elaboração

PPRA: Equívocos Comuns na Elaboração XXXI Jornada Paranaense de Saúde Ocupacional, IV Congresso Paranaense de Medicina do Trabalho II Encontro Iberoamericano II Simpósio Paranaense de Higiene Ocupacional PPRA: Equívocos Comuns na Elaboração

Leia mais

Médico de Saúde Ocupacional

Médico de Saúde Ocupacional } NR 3 - Embargo ou Interdição } NR 5 - CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes } NR 6 - EPI } NR 7 - PCMSO - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional } NR 8 - Edificações } NR 9 - PPRA

Leia mais

Disciplina: Engenharia de Segurança. Tema: Introdução à Engenharia de Segurança. NR 1 - Disposições Gerais

Disciplina: Engenharia de Segurança. Tema: Introdução à Engenharia de Segurança. NR 1 - Disposições Gerais Disciplina: Engenharia de Segurança Tema: Introdução à Engenharia de Segurança NR 1 - Disposições Gerais 1.1. As Normas Regulamentadoras são de observância obrigatória pelas empresas privadas e públicas

Leia mais

QUEM SOMOS NOSSOS NÚMEROS

QUEM SOMOS NOSSOS NÚMEROS QUEM SOMOS Fundada em 1994 no interior do Estado de São Paulo, no coração da Região Metropolitana de Campinas, a MedNet Saúde Ocupacional dedica-se à prestação de serviços ocupacionais, com realização

Leia mais

SEG72 - SEGURANÇA DO TRABALHO. Professor: Gleison Renan Inácio Curso: Tecnólogo Mecatrônica

SEG72 - SEGURANÇA DO TRABALHO. Professor: Gleison Renan Inácio Curso: Tecnólogo Mecatrônica SEG72 - SEGURANÇA DO TRABALHO Professor: Gleison Renan Inácio gleison.renan@ifsc.edu.br Curso: Tecnólogo Mecatrônica NR-4 - SERVIÇOS - Aula ESPECIALIZADOS 02 EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA E EM MEDICINA DO

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE SEGURANÇA DO TRABALHO

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE SEGURANÇA DO TRABALHO Unidade I ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE SEGURANÇA DO TRABALHO Prof. Ricardo Calasans As organizações Conceito de organização: a organização, segundo Barnard (1997), é um sistema de atividades conscientemente

Leia mais

CIPA COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES. Jeferson Seidler

CIPA COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES. Jeferson Seidler CIPA COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES Objetivo A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes CIPA tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar

Leia mais

Todos os Nossos Combos São Ajustáveis às Necessidades de Sua Empresa.

Todos os Nossos Combos São Ajustáveis às Necessidades de Sua Empresa. Todos os Nossos Combos São Ajustáveis às Necessidades de Sua Empresa. A Bee Assessoria & Consultoria, fundada em julho de 2015, oferece soluções integradas e abrangentes de Gestão Responsável para Sustentabilidade,

Leia mais

Apostila técnico em Segurança do Trabalho

Apostila técnico em Segurança do Trabalho 2018 Apostila técnico em Segurança do Trabalho Antônio Carlos Zeferino, Técnico Em Segurança Do Trabalho, Pelo Instituto Federal. Apostila Técnico Em Segurança Do Trabalho Antônio Carlos Página 2 de 17

Leia mais

NR 1 DISPOSIÇÕES GERAIS. Portaria de 08 de junho de 1978

NR 1 DISPOSIÇÕES GERAIS. Portaria de 08 de junho de 1978 NR 1 DISPOSIÇÕES GERAIS Portaria 3.214 de 08 de junho de 1978 A Norma Regulamentadora 1, cujo título é Disposições Gerais, estabelece o campo de aplicação de todas as Normas Regulamentadoras de Segurança

Leia mais

HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO (60 h)

HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO (60 h) HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO (60 h) AULA 06 CIPA e SESMT Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC Unidade Vitória da Conquista BA Colegiado de Engenharia Civil PREVENÇÃO PREVENIR enxergar o acontecimento

Leia mais

Aula 2:Normas Regulamentadoras

Aula 2:Normas Regulamentadoras MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CAMPUS JOINVILLE DEPARTAMENTO DO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO

Leia mais

PROGRAMA SOJA PLUS Programa de Gestão Econômica, Social e Ambiental da Soja Brasileira

PROGRAMA SOJA PLUS Programa de Gestão Econômica, Social e Ambiental da Soja Brasileira PROGRAMA SOJA PLUS Programa de Gestão Econômica, Social e Ambiental da Soja Brasileira Qualidade de Vida no Trabalho Segurança e Saúde no Trabalho Rural PPRA Programa de Prevenção de Riscos Ambientais

Leia mais

LTCAT LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE TRABALHO CAMPUS RIO DO SUL SEDE

LTCAT LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE TRABALHO CAMPUS RIO DO SUL SEDE LTCAT LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE TRABALHO CAMPUS RIO DO SUL SEDE ALAINE SANTANA BARRETO Engenheira de Segurança do Trabalho CREA SC nº 072076-6 SIAPE 1789080 Blumenau, 05 de Maio de 2016.

Leia mais

Aula 3:Conceitos Básicos

Aula 3:Conceitos Básicos MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CAMPUS JOINVILLE DEPARTAMENTO DO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO

Leia mais

Seminário de Treinamento para Melhoria da Fiscalização

Seminário de Treinamento para Melhoria da Fiscalização Seminário de Treinamento para Melhoria da Fiscalização Fiscalização do Exercício Profissional na Área de Engenharia de Segurança do Trabalho C O N F E A / C R E A Rio Verde MS 24/05/2002 Dados Oficiais

Leia mais

SAÚDE PARA A SUA EMPRESA SEGURANÇA PARA O SEU FUNCIONÁRIO

SAÚDE PARA A SUA EMPRESA SEGURANÇA PARA O SEU FUNCIONÁRIO SAÚDE PARA A SUA EMPRESA SEGURANÇA PARA O SEU FUNCIONÁRIO A ABC MEDSEG é uma Consultoria em Medicina e Segurança do Trabalho com mais de 15 anos de experiência. Com o objetivo de prestar um serviço de

Leia mais

NR5 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes ( )

NR5 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes ( ) NR5 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (205.000-5) DO OBJETIVO 5.1 A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA - tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho,

Leia mais

NORMAS REGULAMENTADORAS

NORMAS REGULAMENTADORAS NORMAS REGULAMENTADORAS De que trata cada Norma Regulamentadora (NR), urbanas e rurais. Para conferir o texto original das Normas, direto no site do Ministério do Trabalho e Emprego. NR1 - Disposições

Leia mais

Medicina e Segurança do Trabalho

Medicina e Segurança do Trabalho Medicina e Segurança do Trabalho Dr. Eduardo Ferraz de Mendonça Rua Correia Dias, 317 Paraíso Fones: 5575-7024/5572-2189/5575-5985 mepan@mepan.com.br www.mepan.com.br QUEM OBRIGA E FISCALIZA A EXECUÇÃO

Leia mais

NR 7 PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL. 29 de dezembro de 1994

NR 7 PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL. 29 de dezembro de 1994 NR 7 PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL 29 de dezembro de 1994 Objetivo Estabelece a obrigatoriedade de elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam

Leia mais

NR 5 - COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES

NR 5 - COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES NR 5 - COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DO OBJETIVO 5.1 A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA - tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de

Leia mais

SST no esocial. Saúde e Segurança do Trabalho no esocial. Engª Marcia Maria Piovesana Barbosa Engenheira Civil e de Segurança do Trabalho

SST no esocial. Saúde e Segurança do Trabalho no esocial. Engª Marcia Maria Piovesana Barbosa Engenheira Civil e de Segurança do Trabalho SST no esocial Saúde e Segurança do Trabalho no esocial Engª Marcia Maria Piovesana Barbosa Engenheira Civil e de Segurança do Trabalho SST no esocial SST - Saúde e Segurança do Trabalho esocial Sistema

Leia mais

Revisando os processos de. Segurança e Medicina do Trabalho

Revisando os processos de. Segurança e Medicina do Trabalho Revisando os processos de Segurança e Medicina do Trabalho Programas e Laudos PPRA PROGRAMAS PCMSO NR - 09 NR - 07 Programa de Prevenção de Riscos Ambientais Seu objetivo é identificar os riscos presentes

Leia mais

VOCÊ SABE O QUE É O MAIO AMARELO?

VOCÊ SABE O QUE É O MAIO AMARELO? VOCÊ SABE O QUE É O MAIO AMARELO? NÓS SOMOS O TRÂNSITO! O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. Tem como objetivo chamar a atenção da sociedade

Leia mais

TEMA COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES

TEMA COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES TEMA COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES Disciplina: Engenharia de Segurança DO OBJETIVO A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA - tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças

Leia mais

Parceria. Visite nossos sites!

Parceria. Visite nossos sites! Parceria http://www.as-solucoes.com.br http://www.allservice.com.br Visite nossos sites! Parceria AS x All Service Visando as alterações de mercado, verificamos a necessidade de muitos clientes que não

Leia mais

NORMAS REGULAMENTADORAS DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO

NORMAS REGULAMENTADORAS DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO NORMAS REGULAMENTADORAS DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO NR 1 - DISPOSIÇÕES GERAIS (101.000-0) Publicado pela Portaria GM nº 3.214, de 08/06/1978 - DOU de 06/07/1978 Alterado pela Portaria SIT nº 84, de

Leia mais

SUMÁRIO Capítulo I Capítulo II

SUMÁRIO Capítulo I Capítulo II SUMÁRIO Capítulo I INSERÇÃO DO MEIO AMBIENTE LABORAL nos sistemas de segurança e medicina do trabalho e de direitos humanos fundamentais... 17 Bibliografia... 23 Capítulo II SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO:

Leia mais

FORMULÁRIO PARA REQUISIÇÃO DO ADICIONAL DE INSALUBRIDADE OU PERICULOSIDADE

FORMULÁRIO PARA REQUISIÇÃO DO ADICIONAL DE INSALUBRIDADE OU PERICULOSIDADE FORMULÁRIO PARA REQUISIÇÃO DO ADICIONAL DE INSALUBRIDADE OU PERICULOSIDADE 1) INFORMAÇÕES IMPORTANTE Não geram direito ao adicional de insalubridade ou periculosidade as atividades em que a exposição as

Leia mais

Norma Regulamentadora 07. Matéria: Saúde e Segurança no Trabalho/Benefício e Assist. Social Professora: Debora Miceli Versão: 2.

Norma Regulamentadora 07. Matéria: Saúde e Segurança no Trabalho/Benefício e Assist. Social Professora: Debora Miceli Versão: 2. Norma Regulamentadora 07 Matéria: Saúde e Segurança no Trabalho/Benefício e Assist. Social Professora: Debora Miceli Versão: 2.0 - dez/15 Informação Este material foi elaborado com base na Norma Regulamentadora

Leia mais

O colaborador ganha saúde e segurança ocupacionais. Sua empresa, satisfação do colaborador e produtividade.

O colaborador ganha saúde e segurança ocupacionais. Sua empresa, satisfação do colaborador e produtividade. O colaborador ganha saúde e segurança ocupacionais. Sua empresa, satisfação do colaborador e produtividade. A Brasmed Medicina Ocupacional iniciou suas atividades em 2001, na cidade de Guarulhos, trabalhando

Leia mais

SEGURANÇA NA CONSTRUÇÃO CIVIL -NR 18- prof.: Uanderson Rebula. Acidente em Siderurgia

SEGURANÇA NA CONSTRUÇÃO CIVIL -NR 18- prof.: Uanderson Rebula. Acidente em Siderurgia SEGURANÇA NA CONSTRUÇÃO CIVIL -NR 18- prof.: Uanderson Rebula Acidente em Siderurgia Não observaram o correto... NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção SUMÁRIO 18.1 Objetivo

Leia mais

Riscos ambientais empresariais. 4.1 Programa de prevenção de acidentes (PPRA)

Riscos ambientais empresariais. 4.1 Programa de prevenção de acidentes (PPRA) Capítulo 4 Riscos ambientais empresariais Segundo o artigo 9.1.5 da Portaria n 25, de 29.12.94, do Secretário de Segurança e Saúde no Trabalho, considera-se riscos ambientais os agentes físicos, químicos

Leia mais

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ENGENHARIA DE SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ENGENHARIA DE SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ENGENHARIA DE SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO Pelo presente instrumento particular, de um lado, a EMPRESA, qualificada no TERMO DE ADESÃO À PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE

Leia mais

NR 4 - SERVIÇOS ESPECIALIZADOS EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA E EM MEDICINA DO TRABALHO

NR 4 - SERVIÇOS ESPECIALIZADOS EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA E EM MEDICINA DO TRABALHO Secretaria de Trabalho - Norma Regulamentadora 4 - NR 4 há um dia Daniela Pic Discussão iniciará em 8 minutos O Secretário Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, submete à consulta

Leia mais

Normas e Recomendações. Internacionais em. Radioproteção. Prof. Luciano Santa Rita

Normas e Recomendações. Internacionais em. Radioproteção. Prof. Luciano Santa Rita Normas e Recomendações Internacionais em Radioproteção Prof. Luciano Santa Rita www.lucianosantarita.pro.br tecnólogo@lucianosantarita.pro.br Sumário Revisão de conceitos em proteção radiológica Normas

Leia mais

PROGRAMA DE INSPEÇÕES SGI-SSMA POOLS REUNIÃO DOMAS-OPERAÇÕES

PROGRAMA DE INSPEÇÕES SGI-SSMA POOLS REUNIÃO DOMAS-OPERAÇÕES POOL DE MADRE DE DEUS (RAÍZEN, BR) 18-20 SET. 2012 POOL DE MADRE DE DEUS (RAÍZEN, BR) 18-20 SET. 2012 POOL DE MADRE DE DEUS (RAÍZEN, BR) 18-20 SET. 2012 POOL DE MADRE DE DEUS - PONTOS OBSERVADOS 14.932

Leia mais

PROVA Segurança do trabalho

PROVA Segurança do trabalho Nome: Data: 12/07/2016 1. O item 1.8 da NR-01 estabelece uma série de regras ao empregado. Baseado neste item normativo, assinale a alternativa INCORRETA. A) Usar o EPI fornecido pelo empregador. B) Submeter-se

Leia mais

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes Comissão Interna de Prevenção de Acidentes Legislação Consolidação das Leis do Trabalho-CLT Decreto Lei 5.452 de 1º de maio de 1943 Normas Regulamentadoras NR 5 Lei 6.514 de 22 de dezembro de 1977 Portaria

Leia mais

CATÁLOGO DE SERVIÇOS NTEC ENGENHARIA

CATÁLOGO DE SERVIÇOS NTEC ENGENHARIA CATÁLOGO DE SERVIÇOS NTEC ENGENHARIA CSV002-OUTUBRO 2018 Somos a NTEC Engenharia, uma empresa focada em prover as melhores soluções para o seu negócio no ramo da Segurança e Saúde do Trabalho. Nosso corpo

Leia mais

LEGISLAÇÃO DO REGISTRO DE DADOS.

LEGISLAÇÃO DO REGISTRO DE DADOS. LEGISLAÇÃO 9.3.8 DO REGISTRO DE DADOS. NR 9 - PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS Publicação D.O.U. Portaria GM n.º 3.214, de 08 de junho de 1978 06/07/78 Alterações/Atualizações D.O.U. Portaria

Leia mais

A NR 11, da Portaria 3214 do Ministério do Trabalho, que regulamenta Transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais, NÃO afirma que:

A NR 11, da Portaria 3214 do Ministério do Trabalho, que regulamenta Transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais, NÃO afirma que: 12 PROVA ESPECÍFICA DE ENGENHARIA DE SEGURANÇA NO TRABALHO QUESTÃO 41: A NR 11, da Portaria 3214 do Ministério do Trabalho, que regulamenta Transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais,

Leia mais

CASMET ENGENHARIA E CONSULTORIA LTDA Rua Dr. Gilberto Studart, 55, Sala Torre Sul, Cocó, Fortaleza - Ceará (85)

CASMET ENGENHARIA E CONSULTORIA LTDA Rua Dr. Gilberto Studart, 55, Sala Torre Sul, Cocó, Fortaleza - Ceará (85) CASMET ENGENHARIA E CONSULTORIA LTDA Rua Dr. Gilberto Studart, 55, Sala 708 - Torre Sul, Cocó, Fortaleza - Ceará (85) 3032-8045 comercial@casmet.com.br contato@casmetconsultoria.com.br www.casmetconsultoria.com.br

Leia mais

PCMSO X Terceirização UM DESAFIO. JOSELINE CARNEIRO LEÃO Nov/2012

PCMSO X Terceirização UM DESAFIO. JOSELINE CARNEIRO LEÃO Nov/2012 PCMSO X Terceirização UM DESAFIO JOSELINE CARNEIRO LEÃO Nov/2012 7.1.3 Caberá a empresa contratante de mão de obra prestadora de serviços informar os riscos existentes e auxiliar na elaboração e implementação

Leia mais

PORTFOLIO SERVIÇOS. Rua Airosa Galvão, 30 - Água Branca São Paulo - SP Tel.: (11)

PORTFOLIO SERVIÇOS. Rua Airosa Galvão, 30 - Água Branca São Paulo - SP Tel.: (11) PORTFOLIO DE SERVIÇOS Quem somos Desde 1988 acompanhando o dia-a-dia de mais de 4.600 clientes e 280.000 vidas, com satisfação afirmamos que nosso trabalho tem atingido objetivos importantes, tais como:

Leia mais

ATIVIDADE DE REPRODUÇÃO HUMANA ASSISTIDA - CNAE /07

ATIVIDADE DE REPRODUÇÃO HUMANA ASSISTIDA - CNAE /07 11. ATIVIDADE DE REPRODUÇÃO HUMANA ASSISTIDA - CNAE 8630-5/07 Compreende: Banco de Esperma; Banco de Sêmen Humano; Clínica de Reprodução Assistida; Atividade de Fertilização In Vitro de Seres Humanos;

Leia mais

NOME DA EMPRESA CHECK LIST - CIPA (NR 05)

NOME DA EMPRESA CHECK LIST - CIPA (NR 05) NOME DA EMPRESA CHECK LIST - CIPA (NR 05) Empresa: Inspetor (es): Data da Inspeção: / / Referências Técnicas: A CIPA é composta de representantes do empregador e dos empregados, de acordo com o dimensionamento

Leia mais

AVALIAÇÃO GLOBAL PPRA

AVALIAÇÃO GLOBAL PPRA AVALIAÇÃO GLOBAL AVALIAÇÃO GLOBAL PPRA 2014 / 2015 Empresa: SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE- SUSAM- HPS 28 DE AGOSTO Responsável Técnica: Reginaldo Beserra Alves Eng.º Segurança no Trabalho CREA 5.907-D/PB

Leia mais

GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS-GDP

GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS-GDP GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS-GDP SUPERINTENDÊNCIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS JOAO FRANCISCO ALVES ORGANOGRAMA FUNCIONAL Gerência de Desenvolvimento de

Leia mais

NR 7 - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional ( )

NR 7 - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional ( ) NR 7 - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (107.000-2) 7.1. Do objeto. 7.1.1. Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece a obrigatoriedade de elaboração e implementação, por parte de todos

Leia mais

COMISSÃO TRIPARTITE PERMANENTE DE NEGOCIAÇÃO DO SETOR ELETRICO NO ESTADO DE SP 97 Rediagramação prof. William Inácio, IFFluminense campus Campos

COMISSÃO TRIPARTITE PERMANENTE DE NEGOCIAÇÃO DO SETOR ELETRICO NO ESTADO DE SP 97 Rediagramação prof. William Inácio, IFFluminense campus Campos NORMAS REGULAMENTADORA NORMA REGULAMENTADORA Nº10 SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE NORMAS REGULAMENTADORAS NR1 - Disposições Gerais: Estabelece o campo de aplicação de todas as Normas

Leia mais

241 Segurança do Trabalho Questões Comentadas

241 Segurança do Trabalho Questões Comentadas 2018 241 Segurança do Trabalho Questões Comentadas Antônio Carlos Olá pessoal! É com grande satisfação que lanço este material com 241 Questões Comentadas de Segurança do Trabalho de banca DIVERSAS. Meu

Leia mais

ü Conceitos em Segurança do Trabalho ü CISST ü Origem, objetivo e atribuições ü Acidente em Serviço (Lei 8.112/90 e Manual do SIASS)

ü Conceitos em Segurança do Trabalho ü CISST ü Origem, objetivo e atribuições ü Acidente em Serviço (Lei 8.112/90 e Manual do SIASS) 2 0 1 6 ü Conceitos em Segurança do Trabalho ü CISST ü Origem, objetivo e atribuições ü Acidente em Serviço (Lei 8.112/90 e Manual do SIASS) 2 2 0 1 6 4 Como consultar as NRs? H T T P : / / T R A B A L

Leia mais

SEGURANÇA DO TRABALHO PARA INFORMÁTICA_PROF. MARCUS AURÉLIO. QUESTIONÁRIO DE SEGURANÇA DO TRABALHO. e) Incidente. e) Incidente

SEGURANÇA DO TRABALHO PARA INFORMÁTICA_PROF. MARCUS AURÉLIO. QUESTIONÁRIO DE SEGURANÇA DO TRABALHO. e) Incidente. e) Incidente 1. Que ciências, tem como objetivo reconhecer, avaliar e controlar todos os fatores ambientais de trabalho que podem causar doenças ou danos a saúde dos trabalhadores.. 2. Relacione as colunas: (A). NR5

Leia mais

Sílvia Helena de Araujo Nicolai. Serviço de Equipamentos de Segurança FUNDACENTRO

Sílvia Helena de Araujo Nicolai. Serviço de Equipamentos de Segurança FUNDACENTRO Sílvia Helena de Araujo Nicolai Serviço de Equipamentos de Segurança FUNDACENTRO FUNDACENTRO Produção e difusão de conhecimentos que contribuam para a promoção da segurança e saúde dos trabalhadores CURSO

Leia mais