Sistema Solar: Planetas Externos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Sistema Solar: Planetas Externos"

Transcrição

1 Universidade Federal do ABC Ensino de Astronomia na UFABC Sistema Solar: Planetas Externos Yuri Fregnani

2 Planetas Internos Planetas Externos

3 PLANETAS INTERNOS REVISÃO

4 O que é um planeta? Um planeta é um corpo celeste que: Está em órbita em torno do Sol, Tem massa suficiente para que sua própria gravidade supere as forças de corpo rígido, de modo que assuma o equilíbrio hidrostático (forma arredondada), e É dominante em sua órbita. Um "planeta anão" é um corpo celeste que: Está em órbita em torno do Sol, Tem massa suficiente para que sua própria gravidade supere as forças de corpo rígido, de modo que assuma o equilíbrio hidrostático (forma arredondada), e Não é dominante em sua órbita. Não é um satélite. Todos os outros objetos, exceto satélites, que orbitam o Sol são chamados coletivamente como "corpos pequenos do sistema solar. Essa definição só é válida dentro do Sistema Solar. Fora dele o termo continua mal defino.

5 Planetas Externos Também conhecidos como Planetas Jovianos ou ainda como Gigantes Gasosos ou de Gelo. Diferentemente dos Planetas Internos, são constituídos basicamente de gás e estão muito longe do Sol.

6 Os tamanhos dos planetas não estão na mesma escala que as distâncias, esse é uma imagem apenas representativa.

7 Diferenças entre os Planetas Internos e Externos Planetas Internos Rochosos Distância dentro de 2 AU do Sol Massas baixas Pequenos (em comparação aos planetas externos) Altas densidades Possuem atividade sísmica/vulcânica Possuem poucos ou nenhum satélites naturais Rotação lenta Sem anéis Campos magnéticos fracos ou ausentes Lembrando: 1 AU = Km Planetas Externos Gasosos Distâncias maiores de 5 AU do Sol Massas altas (juntos, correspondem a 99,5% da massa dos planetas) Grandes (entre 4 a 11 vezes o tamanho da Terra, em comparação entre os diâmentros) Baixas densidades Sem atividade sísmica/vulcânica Possuem muitos satélites naturais Rotação alta Possuem anéis Campos magnéticos fortes

8 Júpiter Distância até o Sol: 5,26 AU Tamanho: Km* Atmosfera: Basicamente Hidrogênio e Hélio Núcleo: Provavelmente denso (rochoso) Número de Satélites Conhecidos: 67 Densidade: 1,326 g/cm³ Rotação: 9h 55min 30s Translação: 11,86 anos Temperatura: -108 C *Os tamanhos apresentados são em relação ao diâmetro do planeta.

9 Júpiter Seu nome deriva do deus Júpiter, o equivalente romano para o deus Zeus. É o quinto planeta a partir do Sol e o quarto objeto mais brilhante no céu. É também o maior planeta do sistema solar e o que possui a maior massa. Sua composição é basicamente a mesma da atmosfera solar, ou seja, é composto de 90% de hidrogênio e 10% de hélio.

10 Anéis Possui um tênue sistema de anéis, muito menos evidentes do que os de Saturno, e são feitos de poeira extremamente fina. O material dos anéis vem diretamente dos satélites em volta de Júpiter, que ao sofrerem impactos, ejetam material, alimentando o sistema de anéis. A imagem superior mostra o anel principal em dispersão traseira de luz, demonstrando ausência de quaisquer estruturas além da falha de Métis (Cortesia NASA/Johns Hopkins University Applied Physics Laboratory/Southwest Research Institute). _main_ring_new_horizons_050107_10.jpg/1280px- Jovian_main_ring_New_Horizons_050107_10.jpg

11 Esquema dos anéis de Júpiter

12 Atmosfera A atmosfera é formada por nuvens de amônia, além do hidrogênio e hélio. Essas nuvens são distribuídas em faixas, claras e escuras, pelas latitudes do planeta. Na região onde essas faixas se encontram, formam-se tempestades, com ventos de até 360 km/h.

13 A Grande Macha Vermelha Uma das características mais marcantes de Júpiter é a sua Grande Mancha Vermelha. Ela é uma tempestade que varia entre 24 mil a 40 mil km de extensão, ou seja, sendo duas ou três vezes maior que a Terra. Foi registrada pela primeira vez em 1831, mas pode ter sido descoberta em 1665, e algumas teorias sugerem que a tempestade é estável, sendo uma característica do próprio planeta. A Mancha Vermelha possui um formato oval e gira em torno de si mesma, no sentido anti-horário, com um período de seis dias. Esse tipo de tempestade é comum em gigantes gasosos. Existem outras tempestades menores, brancas e marrons, também ovais. Elas duram entre algumas horas até séculos.

14 Comparação entre a Grande Mancha Vermelha e a Terra

15

16 Magnetismo e Aurora Júpiter tem um magnetismo 14 vezes mais forte do que o da Terra. Por conta disso é possível observar auroras nos polos do planeta. Devido a composição de sua atmosfera, hidrogênio e hélio, as auroras que ocorrem em Júpiter tem uma cor diferente das auroras vistas na Terra. A cor violeta é causada pela interação das moléculas de hidrogênio e hélio com os ventos solares que chegam até a atmosfera do planeta.

17

18 Luas Júpiter possui 67 satélites, porém, destacam-se entre eles os 4 maiores: Io, Europa, Ganímedes e Calisto. Esses quatro foram observados por Galileu Galilei em 1610 e recebem o nome de Luas de Galileu ou Luas Galilianas. Io Europa Ganímedes Calisto

19 Io Tamanho: 3642,6 Km Atmosfera: Dióxido de enxofre Densidade: 3,528 g/cm³ Rotação: 42h 27min 40s Temperatura: -143 C média 1727 C max

20 Io Io é o quarto maior satélite do sistema solar, ligeiramente maior e mais denso que a nossa Lua. Possui uma alta atividade vulcânica, o que deixa a sua superfície com poucas marcas de impacto causadas por asteroides. Apesar de estar mais afastada do Sol, algumas de suas regiões pode ultrapassar os 1700 C devido aos seus vulcões, muito mais quentes do que os encontrados na Terra. Io também é aquecido devido as fortes forças de maré que sofre tanto de Júpiter quando das outras luas. Essas forças de maré amassam o planeta aquecendo-o. É algumas vezes descrito como o lugar mais próximo do inferno, uma vez que os vulcões e a lava enchem a atmosfera de compostos de enxofre, o que também dá ao satélite suas cores características.

21

22 Europa Tamanho: 3128 Km Atmosfera: Oxigênio Densidade: 3,01 g/cm³ Rotação: 85h 13min 42s Temperatura: -171,15 C

23 Europa Um pouco menor que a Lua, Europa tem uma superfície extremamente plana e clara. Com um núcleo metálico seguido de uma camada de rocha, acredita-se que exista um grande oceano de água por baixo de sua superfície de gelo. Estima-se que esse oceano tenha 100 Km de profundidade. A sua superfície não apresenta marcas de asteroides pois qualquer impacto é rapidamente coberto por gelo. As linhas características do planeta derivam da movimentação dessas crostas de gelo. Elas podem ter entre 1000 Km e 3000 Km de extensão, além de centenas de quilômetros de largura. Devido a suas características: água líquida e uma camada de gelo que a protege das radiações do espaço, acredita-se que Europa pode habitar vida.

24 Comparação entre a quantidade de água existente em Europa e na Terra.

25

26 Ganímedes Tamanho: 5262,4 km Atmosfera: --- Densidade: 1,942 g/cm³ Rotação: 7d 3h 42min 11s Temperatura: -163,1 C

27 Ganímedes Maior do que Mercúrio, Ganímedes é composta por rocha, gelo e água. Compartilha algumas características com Europa, como a presença de água líquida. O solo escuro do planeta são crateras e os mais claros são vales. Existe um mapa geográfico do satélite, que juntas as imagens das sondas Voyager 1 e 2 (1979) e da sonda Galileu (entre 1995 e 2003), formando uma única imagem com suas características geológicas. O mapa pode ser visto em:

28

29

30 Calisto Tamanho: 4806 Km Atmosfera: Dióxido de carbono e moléculas de oxigênio Densidade: 1,834 g/cm³ Rotação: 16d 16h 32m 11s Temperatura: -139,1ºC

31 Calisto Praticamente do tamanho de Mercúrio, é a terceira maior lua do sistema solar. Possui um núcleo rochoso e quantidades aproximadamente iguais de rocha e gelo. Sua superfície é muito antiga e com muitas marcas de impacto, o que mostra uma falta de atividade vulcânica ou sísmica. Acredita-se que também possa abrigar um oceano de água líquida em profundidades maiores que 100 Km. Sua atmosfera é muito fina, sendo composta de dióxido de carbono e algumas moléculas de oxigênio.

32

33 Saturno Distância até o Sol: 10,03 AU Tamanho: Km Atmosfera: Basicamente Hidrogênio e Hélio Núcleo: Rochoso Número de Satélites Conhecidos: 62 Densidade: 0,687 g/cm³ Rotação: 10h 34min Translação: 29,46 anos Temperatura: -139 C Foto em cor real de Saturno, tirada pela sonda Cassini.

34 Saturno Tem seu nome derivado do deus romano Saturno, equivalente de Cronos na mitologia grega. É o segundo maior planeta do sistema solar e o último planeta capaz de ser observado a olho nu.

35 Estrutura Interna Tem um pequeno núcleo rochoso e uma atmosfera muito densa, basicamente composta de hidrogênio e um pouco de hélio. Apresenta grandes tempestades como Júpiter, com faixas com ventos muito fortes, entretanto, não tão proeminentes. Saturno compartilha muitas características com Júpiter, porém os ventos em sua superfície podem chegar até 1800 Km/h!

36 Luas Saturno tem 62 satélites confirmados, a grande maioria sendo apenas pequenos corpos, alguns deles não passando de 100 Km de diâmetro. Provavelmente são resquícios da época de formação de Saturno e outros objetos capturados pela gravidade do planeta. Porém, duas luas se destacam: Titã e Encélado. Desenhos de Saturno feitos por Galileu Galilei em 1610 e 1616.

37 Titã Tamanho: 5150 Km Atmosfera: Predominantemente Nitrogênio Densidade: 1,88 g/cm³ Rotação: 15d 22h 41min 27s Temperatura: -179 C

38 Titã Titã é a maior lua de Saturno e uma das maiores do sistema solar, atrás apenas de Ganímedes. Tem uma atmosfera densa de Nitrogênio (N 2 ), com algumas moléculas orgânicas e com metano líquido em sua superfície. Por vezes, chove metano, o que leva ao ciclo do metano. As condições encontradas em Titã são parecidas com as da Terra na época de seu surgimento.

39 Ciclo do Metano O metano líquido encontrado na superfície de Titã evapora e forma outros componentes na atmosfera através da interação com a luz solar. Esses componentes se aglomeram em nuvens e, por serem mais densos, vão para uma altura mais baixa na atmosfera, condensam e acabam caindo em forma de chuva formando lagos. O que reinicia o ciclo. Os vulcões também participam do clico, jogando o metano contido abaixo da superfície na atmosfera.

40

41

42 Encélado Tamanho: 500 Km Atmosfera: Vapor de água, Hidrogênio molecular e outros componentes (CO 2, CO, N 2 ) Densidade: 1,61 g/cm³ Rotação: 1d 8h 53min 7s Temperatura: -198 C

43 Encélado Encélado possui atividade geológica e um oceano salgado a baixo da sua superfície congelada. Também possui gêiseres que expelem grandes jatos de vapor de água e outras partículas sólidas como cristais de gelo, NaCl, etc. Parte desses jatos contribuem com material para os anéis de Saturno enquanto parte dele cai sobre a lua como neve. Sua atmosfera é parecida com a de Titã, tendo metano e moléculas orgânicas nela. O que torna Encélado possivelmente habitado por microorganismos.

44 G Gêiseres de Enceládo capturado pela sonda Cassini em Outubro de

45 Gêiser expelindo material para o anel E de Saturno, alimentando o anel com novas partículas.

46

47 Anéis Talvez a maior característica de Saturno, seu sistema de anéis é o mais proeminente, famoso e complexo de todo o sistema solar. Existem milhares de anéis, embora vistos aqui da Terra se destaquem o anel B, mais interno, e o anel A, um pouco mais externo, separados pela Divisão de Cassini. Foram observados pela primeira vez por Galileu, mas só em 1659 sua descoberta foi anunciada por Christiaan Huygens. Os anéis são formados por centenas de pequenos anéis que variam de 250 mil Km de diâmetro a até 8 vezes o raio de Saturno.

48 Foto da sonda Cassini tirada contra os raios solares, destacando os anéis de Saturno.

49 Anéis Embora sejam muito grandes nesses termos, os anéis de Saturno são extremamente finos. Feitos de rochas e gelo de água, que podem ter alguns metros de diâmetro ou serem apenas poeira. A espessura dos anéis não passa de 1 Km e em alguns pontos, seriam invisíveis se você estivesse entre eles. A origem dos anéis ainda não é inteiramente compreendida. Provavelmente surgiram da destruição de uma lua que tenha passado do limite de Roche, que é a região onde a força gravitacional do planeta supera as forças que mantêm a lua unida e acaba por despedaça-la. O material dos anéis é reposto pelos gêiseres e pelo vulcanismos das luas de Saturno. As luas também desempenham um papel importante na estabilização dos anéis, através de relações gravitacionais bastante complexas.

50

51

52

53 Urano Distância até o Sol: 20,78 AU Tamanho: Km Atmosfera: Basicamente Hidrogênio e Hélio Núcleo: Rochoso Número de Satélites Conhecidos: 27 Densidade: 1,27 g/cm³ Rotação: 17h 14min 24s Translação: 84,02 anos Temperatura: -220 C

54 Estrutura Interna O terceiro maior planeta do sistema solar tem seu nome em homenagem ao deus grego do céu. Urano tem uma composição diferente dos demais gigantes gasosos, e junto com Netuno é chamado as vezes de Gigante Gelado. Essa classificação é devido à maior concentração de gelos em sua atmosfera, não somente de água, mas de amônia e metano também. Apesar dessa diferença, Urano divide a mesma constituição base dos outros planetas gasosos, como Júpiter e Saturno.

55 Inclinação Axial Urano tem uma inclinação axial de 98 graus, o que deixa seu eixo de rotação quase que paralelo ao plano do Sistema Solar. É como se o planeta girasse de lado. Esse comportamento causa fenômenos muito diferentes dos observados em outros planetas. Durante o solstício uraniano, que é o momento em que o equador do planeta está mais o mais distante possível do Sol e seu eixo está praticamente apontado para ele, um dos polos é iluminado continuamente enquanto o outro fica no escuro. Como a rotação não é perfeitamente plana, uma pequena faixa próxima ao equador ainda continua com o ciclo de dia-noite, porém, muito rápido. Cada polo do planeta tem 42 anos seguido de dia, seguidos de 42 anos de noite.

56

57 Luas Urano possui 27 satélites, mas todos muito pequenos. Sua composição varia entre 40-50% de água e o restante de rocha. Os nomes das luas derivam das obras de William Shakespeare "Noite de Verão" e Alexander Pope, poeta inglês.

58

59 Anéis Os anéis de Urano são mais complexos do que os encontrados em Júpiter, mas menos complexos do que os anéis de Saturno. Existem 13 anéis no total, compostos principalmente de partículas macroscópicas e poeira. Por serem pequenos e refletirem pouco a luz do Sol, são difíceis de serem observados.

60

61 Curiosidade O elemento químico radioativo Urânio foi descoberto em 1789 e tem seu nome em homenagem ao planeta, descoberto por acaso em 1781, por William Herschel, astrônomo e compositor alemão naturalizado inglês.

62 Netuno Distância até o Sol: 30 AU Tamanho: km Atmosfera: Hidrogênio e Hélio Núcleo: Rochoso Número de Satélites Conhecidos: 14 Densidade: 1,638 g/cm³ Rotação: 16h 6min 36s Translação: 164,79 anos Temperatura: -201,15 C

63 Estrutura Interna Seu nome vem em homenagem ao deus romano do mar. É o oitavo e último planeta do sistema solar. Não é possível observar Netuno a olho nu devido a sua grande distância da Terra e pouco brilho. Assim como Urano, Netuno também é chamado de Gigante Gelado. Divide muitas das características de Urano, tendo um núcleo rochoso envolto de água, amônia e metano, possivelmente em estado sólido.

64 Curiosidades Netuno foi o primeiro planeta previsto matematicamente. O movimento de Urano não condizia com o que era previsto, o que indicava que algo perturbava sua orbita, foi então que o astrônomo e matemático francês Urbain Joseph Le Verrier e o astrônomo britânico John Couch Adams, de forma independente, deduziram que deveria haver um corpo próximo a Urano. Utilizando-se da Teoria da Gravitação de Newton conseguiram prever a posição e a massa desse corpo, que pouco tempo depois foi provado ser um novo planeta, Netuno, em Foi um grande triunfo para a teoria de Newton. Galileu já havia observado Netuno com a sua luneta, porém não se deu conta de que, o que observava, era de fato um planeta.

65 Atmosfera superior e nuvens altas Atmosfera (Hidrogênio, hélio e metano em estado gasoso) Manto (água, amoníaco e metano em forma de gelo) Núcleo (Rocha e gelo)

66 Atmosfera A atmosfera do planeta é bastante espessa, com 5 mil Km aproximadamente. Essa camada é rica em hidrogênio e hélio, assim como os outros planetas externos. Netuno também possui sua própria grande tempestade, a Grande Mancha Escura. Essa mancha é uma grande tempestade, com ventos entre 2000 Km/h e 2400 Km/h, possivelmente preenchida de metano. Ao contrário da tempestade em Júpiter, a Grande Mancha Escura durou poucos anos, dando espaço para outros ciclones.

67

68 Luas Netuno tem 14 satélites, destacam-se dois deles:

69 Tritão Tamanho: 2706 Km Atmosfera: Nitrogênio Densidade: 2,05 g/cm³ Rotação: 5d 21h 2min 28s Temperatura: -238 C

70 Tritão É a maior lua de Netuno, coberta de N 2, CH 4, CO e CO 2 sólidos, tem poucas crateras, o que mostra um solo recente. A superfície da lua possui lagos de gelo de água, o que é um indicativo de vulcões de gelo. Também são observados gêiseres de nitrogênio líquido.

71 Proteu É uma pequena lua com apenas 209 Km de raio, mas é a maior lua não esférica do sistema solar. Tem sua forma semelhante ao de um asteroide.

72 Anéis Netuno possui um sistema de anéis bem tênues, formado por partículas de poeira escura feitas de gelo de metano. Desconfiava-se da sua existência desde a década de 1980, quando se observava que estrelas tinham o brilho reduzido ao passarem nas proximidades do planeta. A origem dos anéis pode ser devido à fragmentação de algum antigo satélite do planeta, cerca de 1 milhão de anos atrás. O sistema não é estável, sendo observado que alguns deles estão se tornando mais rarefeitos.

73 Plutão Porque Plutão não é mais um planeta?

74 Características de Plutão Está em órbita em torno do Sol,

75 Características de Plutão Está em órbita em torno do Sol,

76 Características de Plutão Está em órbita em torno do Sol, Tem massa suficiente para que sua própria gravidade supere as forças de corpo rígido, de modo que assuma o equilíbrio hidrostático (forma arredondada), e

77 Características de Plutão Está em órbita em torno do Sol, Tem massa suficiente para que sua própria gravidade supere as forças de corpo rígido, de modo que assuma o equilíbrio hidrostático (forma arredondada), e

78 Características de Plutão Está em órbita em torno do Sol, Tem massa suficiente para que sua própria gravidade supere as forças de corpo rígido, de modo que assuma o equilíbrio hidrostático (forma arredondada), e É dominante em sua órbita.

79 Características de Plutão Está em órbita em torno do Sol, Tem massa suficiente para que sua própria gravidade supere as forças de corpo rígido, de modo que assuma o equilíbrio hidrostático (forma arredondada), e É dominante em sua órbita.

80 Plutão Plutão divide sua órbita com vários outros corpos pequenos, estando situado em uma região bastante populosa chamada Cinturão de Kuiper. Por não ser dominante, passou a ser classificado como planeta anão, em 2006, dividindo o titulo com outros corpos celestes do cinturão. Mais informações na próxima aula.

81 Próxima Aula O sistema solar é complexo e não é composto apenas pelos seus planetas. Na próxima aula falaremos sobre os asteroides e cometas, parte importante desse complexo sistema.

82 Obrigado!

83 Referências O Sistema Solar: a Terra, a Lua, Mercúrio, Marte, Vênus e os Planetas Jovianos (Prof. Pieter Westera) - Definição do que é um planeta segundo a International Astronomical Union - (inglês) Infográfico com um resumo sobre o Sistema Solar - (inglês) Se a Lua fosse um pixel (Escala do Sistema Solar) - (inglês) Tamanho de planetas e luas em uma imagem - (inglês) Infográfico interativo sobre o Sistema Solar - (inglês) Site da NASA com informações sobre todos os planetas estudados - (inglês) Infográfico sobre o Sistema Solar - scales_and_distances_by_manepld911bgg.jpg (inglês) Pequena reportagem do site Terra sobre a descoberta de Netuno - Primeiro mapa geológico da maior lua do Sistema Solar - Infográfico com o planetas e a quantidade de luas deles - Como veríamos os planetas se estivessem a mesma distância da Lua - Wikipédia Júpiter - Saturno Urano Netuno

Ensino de Astronomia. Curso de extensão Ensino de Astronomia no ABC

Ensino de Astronomia. Curso de extensão Ensino de Astronomia no ABC Ensino de Astronomia Curso de extensão Ensino de Astronomia no ABC Nebulosa do Haltere (M27) Conhecidos como jovianos ou gigantes gasosos/gelosos Júpiter, Saturno, Urano, Netuno Possuem massa e tamanho

Leia mais

PLANETAS GIGANTES. Semana dos Planetas Gigantes 2015

PLANETAS GIGANTES. Semana dos Planetas Gigantes 2015 Universidade Federal do Rio de Janeiro Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza Observatório do Valongo Semana dos Planetas Gigantes 2015 PLANETAS GIGANTES Gustavo F. Porto de Mello NOSSO SISTEMA SOLAR:

Leia mais

A TERRA, UM PLANETA MUITO ESPECIAL

A TERRA, UM PLANETA MUITO ESPECIAL A TERRA, UM PLANETA MUITO ESPECIAL Sol Planetas principais (giram diretamente à volta do Sol) Planetas secundários ou satélites (giram à volta de outros planetas) Planetas anões (Plutão, Ceres, Xena)

Leia mais

Júpiter. Rotação: 9h55m30s (Terra=23h56m) Rotação + rápida do sistema solar Translação: 11,87 anos Inclinação: 3,13 graus

Júpiter. Rotação: 9h55m30s (Terra=23h56m) Rotação + rápida do sistema solar Translação: 11,87 anos Inclinação: 3,13 graus PLANETAS EXTERNOS Rotação: 9h55m30s (Terra=23h56m) Rotação + rápida do sistema solar Translação: 11,87 anos Inclinação: 3,13 graus Júpiter Devido a rotação rápida, o planeta não é totalmente esférico:

Leia mais

Planetas: algumas características

Planetas: algumas características Planetas: algumas características Planetas e planetas anões Planetas são objetos celestes que orbitam em torno do Sol, ou de uma estrela, com gravidade suficiente para terem uma forma quase esférica e

Leia mais

CURSO PREPARATÓRIO OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA

CURSO PREPARATÓRIO OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA CURSO PREPARATÓRIO OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA O Sistema Solar O sistema solar é formado pela nossa estrela, o Sol, pelos oito planetas, com suas luas e anéis, pelos planetas anões,

Leia mais

Planetas são:

Planetas são: Características dos planetas (Pp. 71 a 78) Planetas do Sistema Solar Planeta Planeta anão Mercúrio Vénus Terra Marte Júpiter Saturno Úrano Neptuno Atenção às Páginas do MANUAL Manual Espaço Manual Pg.

Leia mais

Planetas Externos. Paulo Roberto - A astronomia é uma experiência de humildade e formação de caráter.

Planetas Externos. Paulo Roberto -  A astronomia é uma experiência de humildade e formação de caráter. Planetas Externos Paulo Roberto - http://www.laboratoriodopaulo.com.br A astronomia é uma experiência de humildade e formação de caráter. [Carl Sagan em O pálido ponto azul.] Planetas Externos? Planetas

Leia mais

I. Espaço. 2.2 Os planetas e as características que os distinguem. Novo. Físico-Química - 7º ano. M. Neli G. C. Cavaleiro M.

I. Espaço. 2.2 Os planetas e as características que os distinguem. Novo. Físico-Química - 7º ano. M. Neli G. C. Cavaleiro M. Físico-Química - 7º ano que os distinguem M. Neli G. C. Cavaleiro M. Domingas Beleza Novo Dimensões dos planetas Período de rotação O tempo que um planeta demora para realizar uma rotação completa em

Leia mais

Terra Marte Júpiter Saturno. O Sistema Solar. Introdução à Astronomia Fundamental. O Sistema Solar

Terra Marte Júpiter Saturno. O Sistema Solar. Introdução à Astronomia Fundamental. O Sistema Solar Introdução à Astronomia Fundamental Lua Distância média da Terra: 384 400 km Diâmetro equatorial: 3480 km Massa: 0,012 massa terrestre Gravidade: 1,62 m/s 2 Densidade: 3340 kg/m 3 Rotação: 27,32 dias Período

Leia mais

O SISTEMA SOLAR: PLANETAS EXTERNOS

O SISTEMA SOLAR: PLANETAS EXTERNOS O SISTEMA SOLAR: PLANETAS EXTERNOS RELEMBRANDO O SISTEMA SOLAR O Sistema solar é constituído do sol que possui 99,85% da massa do sistema. Dos Planetas Interiores: Mercúrio, Venus, Terra e Marte. Dos Planetas

Leia mais

Astrofísica Geral. Tema 07: O Sistema Solar, parte 1

Astrofísica Geral. Tema 07: O Sistema Solar, parte 1 stema Solar, parte 1 Índice 1 Sistema Solar 2 Planetas do Sistema Solar 3 Planetas-anões 4 Bibliografia 2 / 39 Índice 1 Sistema Solar 2 Planetas do Sistema Solar 3 Planetas-anões 4 Bibliografia 3 / 39

Leia mais

Os Planetas do Sistema Solar (observação: para ir junto da maquete)

Os Planetas do Sistema Solar (observação: para ir junto da maquete) Os Planetas do Sistema Solar (observação: para ir junto da maquete) EIXO PRINCIPAL TEXTO GERAL DA MAQUETE Os planetas e planetas anões do Sistema Solar são de longe o mais bem estudado sistema planetário,

Leia mais

Júpiter. Devido a rotação rápida, o planeta não é totalmente esférico: diâmetro(equat.): 11,2 Terras diâmetro(polar): 10,5 Terras

Júpiter. Devido a rotação rápida, o planeta não é totalmente esférico: diâmetro(equat.): 11,2 Terras diâmetro(polar): 10,5 Terras PLANETAS EXTERNOS Júpiter Rotação diferencial Júpiter é gasoso Período de rotação (altas latitudes ): 9h55m30s (Terra=23h56m) Período de rotação (equador): 9h50m Rotação + rápida do sistema solar Translação:

Leia mais

O Nosso sistema solar faz parte de uma galáxia. A Via Láctea

O Nosso sistema solar faz parte de uma galáxia. A Via Láctea NÓS E O UNIVERSO 1 O Nosso sistema solar faz parte de uma galáxia A Via Láctea VIA LÁCTEA OUTRAS GALÁXIAS Andrómeda Grande Nuvem de Magalhães Pequena Nuvem de Magalhães SISTEMA SOLAR S M V T M J S U N

Leia mais

CAPÍTULO 03 O Universo..

CAPÍTULO 03 O Universo.. CAPÍTULO 03 O Universo.. 03/03/2016 6º Ano B Profº Delsomar de Sousa Barbosa Páginas: 34 a 40 Itens 01 a 03. Estrutura Temática Astros do universo. Planetas Satélites Estrelas Distâncias no Espaço. Sistemas,

Leia mais

Novas Descobertas sobre o Sistema Solar

Novas Descobertas sobre o Sistema Solar FIS 2009 Explorando o Universo: dos Quarks aos Quasares Novas Descobertas sobre o Sistema Solar Jorge Ricardo Ducati Departamento de Astronomia Universidade Federal do Rio Grande do Sul Planeta Terra:

Leia mais

Sistema Solar e nossa Galáxia

Sistema Solar e nossa Galáxia Sistema Solar e nossa Galáxia Galáxia Uma galáxia é um enorme aglomerado de estrelas, planetas, gás e poeiras ligados pela força da gravidade, assim como pela ainda pela pouco conhecida matéria escura.

Leia mais

20/09/2017. # GEO = terra; LOGOS = estudo.

20/09/2017. # GEO = terra; LOGOS = estudo. Prof. Me. Eduardo de Freitas Sousa # GEO = terra; LOGOS = estudo. # Ciência da terra que trata de sua origem, composição (estrutura), de seus processos internos e externos e de sua evolução, através do

Leia mais

CORPOS CELESTES. Escola Monteiro Lobato Professora: Sharlene 6º anos manhã

CORPOS CELESTES. Escola Monteiro Lobato Professora: Sharlene 6º anos manhã CORPOS CELESTES Escola Monteiro Lobato Professora: Sharlene 6º anos manhã Corpo celeste é todo e qualquer astro que se encontra no espaço sideral; Existem inúmeros corpos celestes, porém os principais

Leia mais

Prof. Eslley Scatena Blumenau, 12 de Setembro de

Prof. Eslley Scatena Blumenau, 12 de Setembro de Grupo de Astronomia e Laboratório de Investigações Ligadas ao Estudo do Universo Prof. Eslley Scatena Blumenau, 12 de Setembro de 2017. e.scatena@ufsc.br http://galileu.blumenau.ufsc.br O Sistema Solar

Leia mais

Astronomia A MÃE DE TODAS AS CIENCIAS

Astronomia A MÃE DE TODAS AS CIENCIAS Astronomia A MÃE DE TODAS AS CIENCIAS O que é Astronomia? Astronomia é uma ciência exata que se preocupa com a origem, evolução, composição, classificação e dinâmica dos corpos celestes todos eles. (zênite.nu)

Leia mais

Modelo geocêntrico: Terra no centro do Universo. Corpos celestes giravam ao seu redor. Defensores: Aristóteles e Cláudio Ptolomeu.

Modelo geocêntrico: Terra no centro do Universo. Corpos celestes giravam ao seu redor. Defensores: Aristóteles e Cláudio Ptolomeu. SISTEMA SOLAR Modelo geocêntrico: Terra no centro do Universo. Corpos celestes giravam ao seu redor. Defensores: Aristóteles e Cláudio Ptolomeu. Permaneceu até o século XV. Modelo heliocêntrico: Sol no

Leia mais

O movimento dos planetas, visto da Terra

O movimento dos planetas, visto da Terra O movimento dos planetas, visto da Terra Quando são visíveis da Terra, os planetas não acompanham as estrelas (a palavra planeta vem da palavra grega vagabundo ). Em relação às estrelas, os planetas não

Leia mais

Urano(Úrano em Portugal) é o sétimo planeta a partir do Sol, o terceiro maior e o quarto mais massivo dos oito planetas do Sistema Solar.

Urano(Úrano em Portugal) é o sétimo planeta a partir do Sol, o terceiro maior e o quarto mais massivo dos oito planetas do Sistema Solar. Urano(Úrano em Portugal) é o sétimo planeta a partir do Sol, o terceiro maior e o quarto mais massivo dos oito planetas do Sistema Solar. Foi nomeado em homenagem ao deus grego do céu, Urano, o pai de

Leia mais

Planetas e Satélites

Planetas e Satélites Centro de Divulgação da Astronomia Observatório Dietrich Schiel Planetas e Satélites (primeira parte) André Luiz da Silva Observatório Dietrich Schiel /CDCC/USP 1 Sistema Solar (próximo ao Sol) Figura

Leia mais

O Sistema Solar. Roberto Ortiz EACH/USP

O Sistema Solar. Roberto Ortiz EACH/USP O Sistema Solar Roberto Ortiz EACH/USP Formação e evolução Há 4,6 bilhões de anos, uma nuvem de gás (basicamente hidrogênio) se contraiu e formou estrelas, entre elas o Sol. Uma parte residual do gás,

Leia mais

Considera-se que o Sistema Solar teve origem há cerca de 5 mil milhões de anos.

Considera-se que o Sistema Solar teve origem há cerca de 5 mil milhões de anos. Sumário 3 - Como se formou o Sistema Solar? Constituição do Sistema Solar. - Os planetas do Sistema Solar. - Outros astros do Sistema Solar. Formação do Sistema Solar Considera-se que o Sistema Solar teve

Leia mais

Manual Espaço (62-63) Manual Terra no Espaço (56-57)

Manual Espaço (62-63) Manual Terra no Espaço (56-57) Manual Espaço (62-63) Manual Terra no Espaço (56-57) Astros do Sistema Solar: a sua origem e os seus astros (Pp. 64 a 70) Objetos celestes do Sistema Solar Teoria da Nebulosa Solar Sistema Solar Sol Planetas

Leia mais

Astronomia. O nosso Universo

Astronomia. O nosso Universo Astronomia O nosso Universo O sistema solar Distância entre a Lua e a Terra: 384.000 Km (aprox. 1 seg-luz Velocidade da luz (c) : 300.000 Km/s Distância média entre a Terra e o Sol: 146 milhões Km (aprox.

Leia mais

Quais são os planetas do Sistema Solar? O que são asteroides, cometas e meteoritos? Quais as diferenças entre estrelas e planetas?

Quais são os planetas do Sistema Solar? O que são asteroides, cometas e meteoritos? Quais as diferenças entre estrelas e planetas? Jerry Schad/Photo Researchers, Inc./Latinstock O Sistema Solar é formado pelo Sol e pelos planetas que giram ao redor dele, além de outros corpos celestes menores, como planetas-anões, Luas e asteroides.

Leia mais

Matheus e Ana Clara 2º ano Estrela

Matheus e Ana Clara 2º ano Estrela Matheus e Ana Clara 2º ano Estrela O sistema solar é um conjunto de planetas, asteroides e cometas que giram ao redor do Sol. O nosso sistema solar é constituído por oito planetas: Mercúrio, Terra, Marte,

Leia mais

Sistema Solar: a sua origem e os seus astros

Sistema Solar: a sua origem e os seus astros Sistema Solar: a sua origem e os seus astros Origem do Sistema Solar A Terra é um dos planetas do Sistema Solar em cujo o centro se encontra o Sol. Teoria da Nebulosa Solar Os astrónomos acreditam que

Leia mais

MATERIAL DE ESTUDOS OBA Pesquisas e material desenvolvido pelos alunos do 2º ano Harmonia.

MATERIAL DE ESTUDOS OBA Pesquisas e material desenvolvido pelos alunos do 2º ano Harmonia. MATERIAL DE ESTUDOS OBA Pesquisas e material desenvolvido pelos alunos do 2º ano Harmonia. 2º ANO HARMONIA - 2018 SISTEMA SOLAR Gael e Alice 2º ano Harmonia SISTEMA SOLAR O Sistema Solar é formado por

Leia mais

Sistema Solar. Origem do Sistema Solar

Sistema Solar. Origem do Sistema Solar Sistema Solar Até o século XVI, acreditava-se que a Terra era o centro do universo. Que tudo, inclusive o Sol, girava em torno do eixo de nosso planeta. Mais tarde, com Nicolau Copérnico, foi considerada

Leia mais

O Sistema Solar. 1. Astros do Sistema Solar 2. Os planetas do Sistema Solar Unidade 2 O SISTEMA SOLAR

O Sistema Solar. 1. Astros do Sistema Solar 2. Os planetas do Sistema Solar Unidade 2 O SISTEMA SOLAR Físico-química - 7º ano de escolaridade Unidade 2 O SISTEMA SOLAR O Sistema Solar 1. Astros do Sistema Solar 2. Os planetas do Sistema Solar Olá, o Calvin, da banda desenhada Calvin and Hobbes. Ao longo

Leia mais

AS COISAS DO UNIVERSO

AS COISAS DO UNIVERSO AS COISAS DO UNIVERSO PERGUNTANDO AO Sr. NETUNO TERRA Leva 365,256 dias para girar em torno do Sol e 23.9345 horas para a Terra efetuar uma rotação completa; Tem diâmetro de 12.756 quilômetros; Sua massa

Leia mais

Sistema Solar. Amanda e Karis. 2º ano D

Sistema Solar. Amanda e Karis. 2º ano D Sistema Solar Amanda e Karis 2º ano D O que é o Sistema Solar? O Sistema Solar é um conjunto de planetas que giram ao redor do Sol. Ele é formado pelos planetas : Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano,

Leia mais

Aimi, Dante e Maria Letícia 2º ano B

Aimi, Dante e Maria Letícia 2º ano B Aimi, Dante e Maria Letícia 2º ano B O Sistema Solar são os planetas que giram em torno do Sol. Os planetas do Sistema Solar são Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. As estrelas

Leia mais

das primeiras galáxias estrelas Idade das trevas Galáxias modernas 380 mil anos 300 milhões de anos 1 bilhão de anos Hoje

das primeiras galáxias estrelas Idade das trevas Galáxias modernas 380 mil anos 300 milhões de anos 1 bilhão de anos Hoje O planeta Terra é, entre os planetas do Sistema Solar, o único em que há todas as condições para haver seres vivos. Um dos motivos é que o nosso planeta não possui temperaturas tão extremas, a média é

Leia mais

Beatriz e Alexandre 2º ano Diamante

Beatriz e Alexandre 2º ano Diamante 2º ano D Beatriz e Alexandre 2º ano Diamante A Terra é o terceiro planeta do Sistema Solar a contar a partir do Sol e o quinto em diâmetro. Os oitos planetas que compõe o Sistema Solar são Mercúrio, Vênus,

Leia mais

A Terra, um planeta muito especial

A Terra, um planeta muito especial Biologia e Geologia 10º ano Tema 2 A Terra, um planeta muito especial 2015 Provável Origem do Sol e dos Planetas Teorias Catastrofistas Colisão entre duas estrelas (Buffon 1749) Aproximação entre duas

Leia mais

2.2 Os planetas e as características que os distinguem

2.2 Os planetas e as características que os distinguem Período de rotação O tempo que um planeta demora para realizar uma rotação completa em torno do seu eixo chama-se período de rotação e corresponde a um dia nesse planeta. Mercúrio Vénus Saturno 59 dias

Leia mais

MATERIAL DE ESTUDO OBA. 2º Ano Harmonia Prof a Luciana Morita

MATERIAL DE ESTUDO OBA. 2º Ano Harmonia Prof a Luciana Morita MATERIAL DE ESTUDO OBA 2º Ano Harmonia Prof a Luciana Morita Bruno e Ana Clara Sistema Solar O sistema solar é formado por 8 planetas e uma estrela. O Sol é uma estrela que tem luz e calor. Cada planeta

Leia mais

Introdução à astronomia O Sistema Solar

Introdução à astronomia O Sistema Solar Introdução à astronomia O Sistema Solar Introdução a astronomia A Lua A Terra Viver na Terra Introdução a Astronomia Astronomia é a ciência que estuda os astros e os fenômenos celestes. Universo é o conjunto

Leia mais

FORMAÇÃO DO UNIVERSO FORMAÇÃO DA TERRA MOVIMENTOS TERRESTRES

FORMAÇÃO DO UNIVERSO FORMAÇÃO DA TERRA MOVIMENTOS TERRESTRES GEOGRAFIA FRENTE C 1 EM FORMAÇÃO DO UNIVERSO FORMAÇÃO DA TERRA MOVIMENTOS TERRESTRES Prof. Luiz Gustavo FORMAÇÃO DO UNIVERSO Big Bang Prof. Luiz Gustavo Silveira TEORIA DO BIG BANG NÚVENS DE POEIRA + GASES

Leia mais

Basicamente, o sistema solar é composto por uma estrela o Sol orbitado por oito planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e

Basicamente, o sistema solar é composto por uma estrela o Sol orbitado por oito planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Basicamente, o sistema solar é composto por uma estrela o Sol orbitado por oito planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, em ordem de afastamento do Sol. Também compõem

Leia mais

3DUWH,8PDYLVmRJHUDO 1$6$ 8PDHVWUHODQRYHSODQHWDVGH]HQDVGHVDWpOLWHVPLOKDUHVGH DVWHUyLGHVPLUtDGHVGHFRPHWDVHIUDJPHQWRVURFKRVRV (VWHpR6LVWHPD6RODU

3DUWH,8PDYLVmRJHUDO 1$6$ 8PDHVWUHODQRYHSODQHWDVGH]HQDVGHVDWpOLWHVPLOKDUHVGH DVWHUyLGHVPLUtDGHVGHFRPHWDVHIUDJPHQWRVURFKRVRV (VWHpR6LVWHPD6RODU ,1752'8d 2 $ $6752120,$ $*$ 6LVWHPD6RODU 3DUWH,8PDYLVmRJHUDO 1$6$ 8PDHVWUHODQRYHSODQHWDVGH]HQDVGHVDWpOLWHVPLOKDUHVGH DVWHUyLGHVPLUtDGHVGHFRPHWDVHIUDJPHQWRVURFKRVRV (VWHpR6LVWHPD6RODU,$*863 (1263,&$==,2

Leia mais

O Sistema Solar. Os Astros do Sistema Solar. 1. Astros do Sistema Solar 2. Os planetas do Sistema Solar Unidade 2 O SISTEMA SOLAR

O Sistema Solar. Os Astros do Sistema Solar. 1. Astros do Sistema Solar 2. Os planetas do Sistema Solar Unidade 2 O SISTEMA SOLAR Ciências Físico-químicas - 7º ano de escolaridade Unidade 2 O SISTEMA SOLAR O Sistema Solar 1. Astros do Sistema Solar 2. Os planetas do Sistema Solar Os Astros do Sistema Solar 2 1 Competências a desenvolver:

Leia mais

2º ano E ESTUDO PARA OBA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA

2º ano E ESTUDO PARA OBA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA 2º ano E ESTUDO PARA OBA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA Wesley e Victor ASTRONAUTA BRASILEIRO Marcos Pontes é um astronauta brasileiro e foi o primeiro a ir ao espaço. Ele foi para o espaço no dia

Leia mais

I. Espaço. 2.1 Astros do Sistema Solar. Novo. Físico-Química - 7º ano. M. Neli G. C. Cavaleiro M. Domingas Beleza

I. Espaço. 2.1 Astros do Sistema Solar. Novo. Físico-Química - 7º ano. M. Neli G. C. Cavaleiro M. Domingas Beleza Físico-Química - 7º ano M. Neli G. C. Cavaleiro M. Domingas Beleza Novo O Sistema Solar formou-se, segundo se pensa, pela contração de uma nuvem de matéria em rotação, há cerca de 4,6 mil milhões de anos.

Leia mais

Antônio de Brum Camara Arthur Lima

Antônio de Brum Camara Arthur Lima Nível 1 2º ano C Antônio de Brum Camara Arthur Lima O Sistema Solar é formado por um conjunto de oito planetas, satélites naturais, milhares de asteroides e cometas que se ligam ao Sol através da gravidade.

Leia mais

Prof. Dr. Renato Pirani Ghilardi Dept. Ciências Biológicas UNESP/Bauru - SP. Geologia

Prof. Dr. Renato Pirani Ghilardi Dept. Ciências Biológicas UNESP/Bauru - SP. Geologia Prof. Dr. Renato Pirani Ghilardi Dept. Ciências Biológicas UNESP/Bauru - SP Geologia A IDADE DA TERRA Séc. XVII e XVIIII Arcebispo Ussher- 1650-23 de outubro, um domingo, do ano 4004ac A IDADE DA TERRA

Leia mais

Sistema Solar. Enzo Penteado

Sistema Solar. Enzo Penteado Sistema Solar Enzo Penteado O Sistema solar é um conjunto de planetas, asteroides e cometas que giram ao redor do Sol.. O sistema solar é formado por um conjunto de oito planetas, satélites naturais, milhares

Leia mais

Você acha que só no nosso planeta há vida? Como você acha que a vida surgiu? Quando e como?

Você acha que só no nosso planeta há vida? Como você acha que a vida surgiu? Quando e como? Atividade: Vida Entregar dia: 11/02/2016 (2 feira) Manuscrito Cabeçalho; Data; Nome O que é vida? O que significa para você estar vivo? O que é um ser vivo? Você acha que só no nosso planeta há vida? Como

Leia mais

Os Planetas do Sistema Solar

Os Planetas do Sistema Solar Os Planetas do Sistema Solar Laurindo Sobrinho 16 de dezembro de 2013 Image Credit: NASA/CXC/SAO 1 Planetas principais do Sistema Solar: Planetas rochosos (planetas interiores): Mercúrio Vénus Terra Marte

Leia mais

Sistema Solar 2. Sandra dos Anjos IAGUSP

Sistema Solar 2. Sandra dos Anjos IAGUSP Sistema Solar 2 Sandra dos Anjos IAGUSP www.astro.iag.usp.br/~aga210 2o Semestre de 2015 Estrutura Externa do Sistema Solar - Planetas Externos: Júpiter, Saturno, Urano, Netuno: características de estrutura

Leia mais

Aula 3a Transferências Interplanetárias

Aula 3a Transferências Interplanetárias Aula 3a Transferências Profa. Jane Gregorio-Hetem & Prof. Annibal Hetem AGA0521 Manobras Orbitais 1 MOVIMENTOS DOS PLANETAS 2 Movimentos da Terra Translação Movimento da Terra ao longo de sua órbita em

Leia mais

O Sistema Solar é um conjunto de planetas, asteroides. e cometas que giram ao redor do Sol.

O Sistema Solar é um conjunto de planetas, asteroides. e cometas que giram ao redor do Sol. Leandro e João O Sistema Solar é um conjunto de planetas, asteroides e cometas que giram ao redor do Sol. O Sistema Solar é composto por 8 planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano

Leia mais

Sistema Solar Externo. Sandra dos Anjos IAGUSP

Sistema Solar Externo. Sandra dos Anjos IAGUSP Sistema Solar Externo Sandra dos Anjos IAGUSP o 2 Semestre de 2016 Estrutura Externa do Sistema Solar - Planetas Externos: Júpiter, Saturno, Urano, Netuno características da estrutura interna, atmosfera,

Leia mais

- Órbitas coplanares - Órbitas quase circulares - Mesmo sentido de translação - Rotação prógrada (maioria) - Momentum angular nos planetas

- Órbitas coplanares - Órbitas quase circulares - Mesmo sentido de translação - Rotação prógrada (maioria) - Momentum angular nos planetas - Órbitas coplanares - Órbitas quase circulares - Mesmo sentido de translação - Rotação prógrada (maioria) - Momentum angular nos planetas Maior parte da massa do sistema está no Sol Maior parte do momento

Leia mais

SISTEMA SOLAR. Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Bozano

SISTEMA SOLAR. Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Bozano SISTEMA SOLAR Emanuel Roque Orquiz, Andrei Kosloski Soares, Orman Mateus Thomé Roque, Lucas Alencar Correa Turma: 6º ano Professores acompanhantes: Sandra Corrêa, Claudia Sartori Escola Estadual de Ensino

Leia mais

Giulia e Sofia Maeda 2º ano Gentil

Giulia e Sofia Maeda 2º ano Gentil 2º ano G Giulia e Sofia Maeda 2º ano Gentil Sistema Solar É um conjunto de planetas, cometas, planetas anões, asteroides e outros corpos celestes que orbitam em torno Sol, que é uma estrela. Além da Terra,

Leia mais

Unidade 1.1. Condições da Terra favoráveis à existência...

Unidade 1.1. Condições da Terra favoráveis à existência... Unidade 1.1. ondições da Terra favoráveis à existência... 1. O Sistema Solar é constituído por... Via Láctea, planetas principais, planetas anões e Sol Planetas principais, planetas secundários, corpos

Leia mais

1.Nos parênteses escreva (L) ou (I), conforme o astro seja luminoso ou iluminado.

1.Nos parênteses escreva (L) ou (I), conforme o astro seja luminoso ou iluminado. COLÉGIO SHALOM Atividades de recuperação semestral 6º Ano - Disciplina: Ciências Profª: Nize G. Chagas Pavinato Aluno(a): Data: / / Valor: 12,0 1.Nos parênteses escreva (L) ou (I), conforme o astro seja

Leia mais

Nível 1. 2º ano Incrível

Nível 1. 2º ano Incrível Nível 1 2º ano Incrível Júlia Nóbrega, Nayara Rebecchi e Mariana Peligrinelli 2º ano Incrível O que é o Sistema Solar? O Sistema Solar é um conjunto de planetas, asteroides e cometas que giram ao redor

Leia mais

Uma Visão Geral do Sistema Solar

Uma Visão Geral do Sistema Solar Aula 5 Uma Visão Geral do Sistema Solar O sistema solar consiste do Sol oito planetas oficiais pelo menos 4 planetas anões mais de 130 satélites pertencentes aos planetas um grande número de pequenos corpos

Leia mais

Os Planetas do Sistema Solar

Os Planetas do Sistema Solar Os Planetas do Sistema Solar Laurindo Sobrinho 17 de novembro de 2012 Image Credit: NASA/CXC/SAO 1 Terra Universidade da Madeira 2 Atmosfera da Terra http://www.theozonehole.com/atmosphere.htm 3 Variação

Leia mais

Atividades de Recuperação Paralela de Geografia

Atividades de Recuperação Paralela de Geografia Atividades de Recuperação Paralela de Geografia 6º ano Ensino Fundamental II Leia as orientações de estudos antes de responder as questões Comece revisando a aula através dos apontamentos relembrando,

Leia mais

SISTEMA SOLAR Planetas e outros corpos. Sérgio Mittmann dos Santos. Astronomia Licenciatura em Ciências da Natureza IFRS Câmpus Porto Alegre 2013

SISTEMA SOLAR Planetas e outros corpos. Sérgio Mittmann dos Santos. Astronomia Licenciatura em Ciências da Natureza IFRS Câmpus Porto Alegre 2013 SISTEMA SOLAR Planetas e outros corpos Sérgio Mittmann dos Santos Astronomia Licenciatura em Ciências da Natureza IFRS Câmpus Porto Alegre 2013 Planetas Terrestres tipo da Terra: Mercúrio, Vênus, Terra

Leia mais

Forças Gravitacionais Diferenciais e Sistema Solar

Forças Gravitacionais Diferenciais e Sistema Solar Fundamentos de Astronomia e Astrofísica Forças Gravitacionais Diferenciais e Sistema Solar Rogemar A. Riffel e-mail: rogemar@ufrgs.br http://www.if.ufrgs.br/~rogemar Sala: N101 Livro texto: Astronomia

Leia mais

ESTUDOS PARA A OBA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA 2º ESFORÇADO

ESTUDOS PARA A OBA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA 2º ESFORÇADO ESTUDOS PARA A OBA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA 2º ESFORÇADO SISTEMA SOLAR Giovanna e Anna Beatriz 2º ano E SISTEMA SOLAR O Sistema Solar é um conjunto de planetas e outros corpos celestes que giram

Leia mais

Os Planetas do Sistema Solar

Os Planetas do Sistema Solar Os Planetas do Sistema Solar Laurindo Sobrinho 08 de fevereiro de 2014 Image Credit: NASA/CXC/SAO 1 1 - Mercúrio Universidade da Madeira Mercúrio foi visitado pela primeira vez entre 1974 e 1975 pela sonda

Leia mais

Laura e Giovanna 2º ano Carinhoso

Laura e Giovanna 2º ano Carinhoso 2º ano CARINHOSO Laura e Giovanna 2º ano Carinhoso Sistema Solar O Sistema Solar é um conjunto de planetas, asteroides e cometas que giram ao redor do Sol. Os planetas do Sistema Solar são: Mercúrio, Vênus,

Leia mais

Ficha de Avaliação Sumativa 2

Ficha de Avaliação Sumativa 2 Ficha de Avaliação Sumativa 2 DISCIPLINA: Física e Química 7 ºAno de escolaridade 2015/2016 Data: Nome: Turma: N.º Classificação: (%) A Docente: E. E: As respostas às questões deste enunciado devem ser

Leia mais

O PLANETA TERRA: ORIGEM, ESTRUTURA E DINÂMICA. Geografia Professor: André

O PLANETA TERRA: ORIGEM, ESTRUTURA E DINÂMICA. Geografia Professor: André O PLANETA TERRA: ORIGEM, ESTRUTURA E DINÂMICA Geografia Professor: André UNIVERSO FORMADO POR BILHÕES DE GALÁXIAS Galáxias: gigantesco conjunto de estrelas, poeiras e gás, que aparece isolada no espaço

Leia mais

ESTUDO PARA OBA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA NÍVEL 1. 2º ano C

ESTUDO PARA OBA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA NÍVEL 1. 2º ano C ESTUDO PARA OBA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA NÍVEL 1 2º ano C CONSTELAÇÕES Rafael Eiras Marina de Palma As constelações são agrupamentos de estrelas que os astrônomos imaginaram ser figuras de pessoas,

Leia mais

O que é uma sonda espacial?

O que é uma sonda espacial? Sondas Espaciais O que é uma sonda espacial? Essencialmente, uma sonda espacial é um satélite que se destina a estudar outros corpos celestes. Existem 4 tipos de sonda, atmosférica, orbiter, lander e rover.

Leia mais

Uma Visão Geral do Sistema Solar

Uma Visão Geral do Sistema Solar Uma Visão Geral do Sistema Solar DESCOBRINDO O SISTEMA SOLAR Desde os gregos: Sol 5 planetas: Mercúrio Vênus Marte Júpiter Saturno Cometas (visíveis por algumas semanas) Meteoros ou estrelas cadentes Uma

Leia mais

Sistema Solar: Planetas Externos. Emerson Penedo emersonpenedo42@gmail.com

Sistema Solar: Planetas Externos. Emerson Penedo emersonpenedo42@gmail.com Sistema Solar: Planetas Externos Emerson Penedo emersonpenedo42@gmail.com Planetas externos, planetas Jovianos ou ainda gigantes gasosos, são os planetas do Sistema Solar com órbitas mais externas que

Leia mais

* Maria Julia e Helena

* Maria Julia e Helena * Maria Julia e Helena A constelação Cruzeiro do Sul é uma das mais importantes para os povos do hemisfério Sul. O cruzeiro do Sul é uma constelação formada por cinco estrelas: Rubídea, Pálida, Mimosa,

Leia mais

A Terra no Sistema Solar

A Terra no Sistema Solar A Terra no Sistema Solar Sistema Solar Via Láctea A Via Láctea é uma galáxia constituída por milhões de estrelas, planetas, gases, poeiras e uma infinidade de outros corpos celestes. Terra A Terra é o

Leia mais

O PLANETA TERRA, CONTINENTES E OCEANOS, REPRESENTAÇÕES DO PLANETA, MOVIMENTOS TERRESTRES, POPULAÇÃO BRASILEIRA E MISCIGENAÇÃO GEOGRAFIA 1ª ETAPA

O PLANETA TERRA, CONTINENTES E OCEANOS, REPRESENTAÇÕES DO PLANETA, MOVIMENTOS TERRESTRES, POPULAÇÃO BRASILEIRA E MISCIGENAÇÃO GEOGRAFIA 1ª ETAPA O PLANETA TERRA, CONTINENTES E OCEANOS, REPRESENTAÇÕES DO PLANETA, MOVIMENTOS TERRESTRES, POPULAÇÃO BRASILEIRA E MISCIGENAÇÃO GEOGRAFIA 1ª ETAPA Terra A Terra é um dos oito planetas do Sistema Solar. Ela

Leia mais

Departamento de Astronomia - Instituto de Física Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Departamento de Astronomia - Instituto de Física Universidade Federal do Rio Grande do Sul Departamento de Astronomia - Instituto de Física Universidade Federal do Rio Grande do Sul FIS2001 - FUNDAMENTOS DE ASTRONOMIA E ASTROFÍSICA 1.a PROVA 2008/1 TURMA A Prof.a Maria de Fátima O. Saraiva NOME:

Leia mais

Alguns Equipamentos de Exploração Espacial

Alguns Equipamentos de Exploração Espacial Geologia 10.ºAno Alguns Equipamentos de Exploração Espacial Telescópios Radiotelescópio Satélites Estação espacial Vaivém espacial Foguetões Sonda espacial SISTEMA SOLAR Formado por SOL PLANETAS PRINCIPAIS

Leia mais

1 A partir da análise das duas figuras a seguir, responda ao que se pede.

1 A partir da análise das duas figuras a seguir, responda ao que se pede. 5 Nome: Data: unidade A partir da análise das duas figuras a seguir, responda ao que se pede. Lua Sol Terra Mercúrio Vênus Júpiter ilustrações: Paulo Manzi Marte Saturno Figura A Saturno Júpiter Marte

Leia mais

ESCOLA SALESIANA DE MANIQUE TESTE DE AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS ANO LECTIVO 2010/2011

ESCOLA SALESIANA DE MANIQUE TESTE DE AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS ANO LECTIVO 2010/2011 ESCOLA SALESIANA DE MANIQUE TESTE DE AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS ANO LECTIVO 2010/2011 Nome: 7.º Ano Turma Nº: Encarregado de Educação: Classificação: Professor: 1. Observe a figura seguinte,

Leia mais

Universidade de São Paulo Instituto de Química de São Carlos Programa de Educação Tutorial - PET

Universidade de São Paulo Instituto de Química de São Carlos Programa de Educação Tutorial - PET Universidade de São Paulo Instituto de Química de São Carlos Programa de Educação Tutorial - PET Monografia: Sol suas origens e seus elementos químicos Alunos: Ana Paula Brumann Clemente, Gabriela Ribeiro

Leia mais

Espaço. 1. Universo. Ciências Físico-Químicas 7º Ano Nelson Alves Correia Escola Básica Manuel Figueiredo Agrupamento de Escolas Gil Paes

Espaço. 1. Universo. Ciências Físico-Químicas 7º Ano Nelson Alves Correia Escola Básica Manuel Figueiredo Agrupamento de Escolas Gil Paes Espaço 1. Universo Ciências Físico-Químicas 7º Ano Nelson Alves Correia Escola Básica Manuel Figueiredo Agrupamento de Escolas Gil Paes Corpos celestes 1.1 Distinguir vários corpos celestes. Estrela Astro

Leia mais

Biologia e Geologia 10º ano de escolaridade

Biologia e Geologia 10º ano de escolaridade Tema II A Terra, um planeta muito especial Ficha de Trabalho nº 7 Constituição do sistema solar A tabela seguinte resume as principais características dos planetas do Sistema Solar. Tabela 1 Nota: * -

Leia mais

Aula 2: Composição e Estrutura Interna da Terra Origem do Estudo da Terra Prof. Daniel Caetano

Aula 2: Composição e Estrutura Interna da Terra Origem do Estudo da Terra Prof. Daniel Caetano Geologia para Engenharia Civil 1 Aula 2: Composição e Estrutura Interna da Terra Origem do Estudo da Terra Prof. Daniel Caetano Objetivo: Apresentar os fundamentos do estudo da Terra, bem como sua origem.

Leia mais

1. GRAVITAÇÃO PARTE I

1. GRAVITAÇÃO PARTE I 1. GRAVITAÇÃO PARTE I CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: 1- GRAVITAÇÃO 1.1. Lei da Gravitação de Newton; 1.. Energia potencial gravitacional; 1.3. Leis de Kepler; Modelo Geocêntrico Vs Modelo Heliocêntrico Modelo

Leia mais

Recuperação de Geografia. Roteiro 6 ano

Recuperação de Geografia. Roteiro 6 ano Recuperação de Geografia Dicas: Roteiro 6 ano Comece revisando a aula através dos apontamentos relembrando, passando a limpo, fazendo leitura do assunto no módulo, no livro e principalmente resolvendo

Leia mais

Estudo para a Olimpíada Brasileira de Astronomia º ANO AMIZADE

Estudo para a Olimpíada Brasileira de Astronomia º ANO AMIZADE Estudo para a Olimpíada Brasileira de Astronomia 2018 2º ANO AMIZADE Cada aluno pesquisou sobre um assunto relacionado à OBA 2018. Durante as aulas de Informática, as duplas confeccionaram slides para

Leia mais

06-01-2012. Sumário. O Sistema Solar. Principais características dos planetas do Sistema Solar 05/01/2012. 23 e 24

06-01-2012. Sumário. O Sistema Solar. Principais características dos planetas do Sistema Solar 05/01/2012. 23 e 24 Sumário Os planetas do Sistema Solar e as suas principais características. (BI dos Planetas do Sistema Solar). Atividade Prática de Sala de Aula Características dos planetas. Preenchimento de tabelas,

Leia mais

Os Planetas do Sistema Solar

Os Planetas do Sistema Solar 1 Os Planetas do Sistema Solar (c) 2009/2014 da Universidade da Madeira Image Credit: NASA/CXC/SAO 2 1 - Mercúrio Imagem obtida pela sonda Messenger http://solarsystem.nasa.gov/multimedia/display.cfm?im_id=7543

Leia mais

I Curso Introdução à Astronomia Jan A Terra e a Lua. Daniel R. C. Mello. Observatório do Valongo - UFRJ

I Curso Introdução à Astronomia Jan A Terra e a Lua. Daniel R. C. Mello. Observatório do Valongo - UFRJ I Curso Introdução à Astronomia Jan 2017 A Terra e a Lua Daniel R. C. Mello Observatório do Valongo - UFRJ Nesta aula veremos: O sistema Terra-Lua (dimensões e distâncias) Os Movimentos da Terra, da Lua

Leia mais

ROTEIRO DA RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE 1º ANO E.M. GEOGRAFIA PROF. HÉLITON DUARTE. 3) Responder à questão com base nos mapas e afirmativas a seguir.

ROTEIRO DA RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE 1º ANO E.M. GEOGRAFIA PROF. HÉLITON DUARTE. 3) Responder à questão com base nos mapas e afirmativas a seguir. ROTEIRO DA RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE 1º ANO E.M. GEOGRAFIA PROF. HÉLITON DUARTE 1) Os quatro planetas internos do sistema solar, que possuem composição rochosa, são: A) Mercúrio, Vênus, Terra e Marte. B)

Leia mais

Sistema Solar 2º ano Foco

Sistema Solar 2º ano Foco Sistema Solar 2º ano Foco Teresa Victor Victoria 2º ano Foco ASTRONAUTA BRASILEIRO OBSERVATÓRIO ASTRONÔMICO SOL Astronauta Brasileiro O primeiro astronauta brasileiro foi o Marcos Cesar Pontes. Ele foi

Leia mais