Astronomia A MÃE DE TODAS AS CIENCIAS

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Astronomia A MÃE DE TODAS AS CIENCIAS"

Transcrição

1 Astronomia A MÃE DE TODAS AS CIENCIAS

2 O que é Astronomia? Astronomia é uma ciência exata que se preocupa com a origem, evolução, composição, classificação e dinâmica dos corpos celestes todos eles. (zênite.nu)

3 Astronomia antiga Ptolomeu cientista, astrônomo e geógrafo, nasceu no Egito Tetrabiblos (4 vol.) religião sideral Almagesto Sistema Geocentrico

4 Astronomia Moderna Copernico Pai da astronomia moderna matemático e astrônomo polonês Sistema Heliocentrico

5

6 SISTEMA SOLAR O sistema solar é formado por um conjunto de oito planetas, seguidos por 5 anoes,satélites naturais, milhares de asteroides e cometas que se ligam ao Sol através da gravidade e situa-se na Via Láctea; Também é composto por uma grande quantidade de gases e poeiras interplanetárias;

7 SOL O Sol é a fonte de energia do sistema solar. Sua força gravitacional mantém os planetas em órbita. A Terra está a aproximadamente 150 milhões de quilômetros do Sol, distância percorrida pela luz em 8 minutos. O Sol é uma estrela de luminosidade e tamanho médios, e que no céu existem outras incontáveis estrelas maiores e mais brilhantes. O Sol possui 99,9% da matéria de todo o Sistema Solar. Isso significa que todos os demais astros do Sistema juntos somam apenas 0,1%.

8

9

10 Mercúrio Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol. Seu nome latino corresponde ao do deus grego Hermes, filho de Zeus. Mercúrio tem uma aparência similar à lunar com crateras de impacto e planícies lisas, sem satélites naturais e sem atmosfera substancial. Por isso supõe-se que a atividade vulcânica tenha ocorrido apenas no início, até cerca de 1/4 da sua idade atual. Caso houvesse atividade recente, as lavas cobririam e apagariam as crateras.

11 Com uma temperatura que varia entre 427ºC e -137ºC, mercúrio é o planeta que possui a maior amplitude térmica do sistema solar. Das inúmeras crateras existentes, destaca-se a Bacia Caloris, com quilômetros de diâmetro, quase 1/3 do diâmetro do planeta. O período de rotação de Mercúrio em torno de seu eixo, também chamado de dia sideral, é de 58,65 dias terrestres e o período de revolução ao redor do Sol é de 87,97 dias. Ambos os períodos estão em uma relação 2/3!!! Isto é devido a frenagem produzida pela maré solar.

12 Cerca de 70% do planeta Mercúrio é composto por metal e os outros 30% de silicatos (minerais que formam as rochas). As duas primeiras naves espaciais a explorar o planeta foram a Mariner 10 (1973) e a Messenger(2004). No próximo dia 30 será encerrada a Missão Messenger.

13 Vênus Vênus é o segundo planeta mais próximo do Sol. O planeta Vênus possui grande semelhança com a Terra. (Ele é parça) Também é o segundo objeto mais brilhante no céu noturno depois da Lua. É popularmente conhecido como Estrela Dalva.

14 Vênus Vênus é um planeta extremamente quente. A temperatura média na superfície deste planeta é de 461 C A atmosfera de Vênus é bastante espessa e reflete a maior parte da luz solar incidente. Essa é a razão do seu grande brilho. Sua atmosfera também impede a observação direta da superfície do planeta. Vénus gira em sentido horário e não possui inclinação. Não possui satélites naturais.

15 Seu nome latino corresponde a deusa grega Afrodite. O mito do nascimento conta que surgiu de dentro de uma concha de madrepérola, tendo sido gerada pelas espumas (aphros, em grego). Em outra versão, é filha de Júpiter e Dione. Era considerada esposa de Vulcano, o deus manco, mas mantinha uma relação adúltera com Marte.

16 Terra A Terra é o terceiro planeta mais próximo do Sol, o mais denso e o quinto maior dos oito planetas do Sistema Solar.

17 Tem a deusa representante Terra Mater ou Tellus, na mitologia Grega chamada de Gaia. Aqui mora os terráqueos!!!

18 Estações do Ano

19 LUA Ela é composta essencialmente de rochas ricas em silicatos, com depressões, enrugamentos e crateras de impacto.já as regiões mais escuras e planas são ricas em basalto (rocha resultante de vulcanismo ocorrido no passado, já que, atualmente não há vulcanismo na Lua).

20 CURIOSIDADES Lado escuro da Lua

21 Marte Marte é o quarto planeta a partir do Sol, o segundo menor do Sistema Solar. Tem um dia com uma duração muito próxima do dia terrestre e o mesmo número de estações. Seu nome refere-se ao deus latino da guerra, cujo correspondente grego é Ares. Possui dois pequenos satélites, os quais acredita-se serem asteróides capturados. Os satélites naturais se chamam Fobos (medo) e Deimos (pânico), filhos de Marte que o acompanham nas guerras.

22

23 Monte Olimpo, Vulcão extinto do planeta Marte, sendo o maior vulcão do Sistema Solar. Ele se ergue a 27 km acima do nível médio da superfície marciana.

24

25 JÚPITER Júpiter é um planeta que faz parte do Sistema Solar. É o quinto planeta do Sistema Solar mais próximo do Sol. Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar. Júpiter possui um sistema de anéis, formado de particulas sólidas, que o circunda na região equatorial. Rotação (dia): 9h54m/Temperatura: -120ºC Principais componentes da atmosfera: Hidrogênio (aproximadamente 90%), Hélio, Metano e Amônia. Possui 64 satélites, dentre eles estão Io, Europa, Ganimedes, Calisto, Leda, Elera, Amaltéia e Metis.

26 Curiosidades A formação mais espetacular da atmosfera de Júpiter é a denominada Grande Mancha Vermelha, uma perturbação atmosférica, com mais de Km de extensão, que já dura há 300 anos.

27 SATURN Omaior planeta do sistema solar. É o segundo Possui 60 satélites naturais, sendo as mais conhecidas: Titã, Encélado, Mimas, Tétis, Febe e Japeto; A atmosfera de Saturno é composta, por Hidrogênio (aproximadamente 90%), Hélio, Metano, Vapor de Água, Amônia, Etano e Fósforo; O movimento de rotação (ao redor de seu eixo) dura cerca de 10,5 horas; Saturno leva 30 anos terrestres completar o movimento ao redor do Sol. para

28 Os anéis de Saturno são faixas de minúsculos pedaços de gelo, grãos de poeira e rochas de diversos tamanhos. Ainda não se sabe como surgiram. Talvez sejam restos de uma lua destruída. Outra ideia é que os anéis são o que sobraram da formação do planeta. Eles formam uma faixa tão grande que caberiam cinco Terras ali, colocadas lado a lado. Existe uma tempestade Hexagonal no polo norte de Saturno Curiosidades

29 Urano possui uma cor azulada em função da presença do gás metano em sua superfície. A atmosfera do planeta Urano é formada por Hidrogênio (83%), Hélio (15%), Metano (1,99%) e, em menor pouca quantidade, Amônia, Etano e Acetileno e sua temperatura em média é de -200 C. Urano possui 27 satélites naturais, sendo os maiores Titânia, Oberon, Umbriel, Ariel e Miranda. Possui também um sistema de anéis. O período orbital deste planeta dura 84 anos. Tem esse nome em homenagem ao deus da mitologia grega Urano que personificava o Céu e na mitologia grega é o avô de Zeus. URANO

30 Curiosidades O planeta é praticamente "deitado" em relação ao Sol (com um eixo de inclinação de 98 graus), como os dias e noites são determinados pelo movimento de translação. Só amanhece ou anoitece quando o planeta dá meia volta em torno da estrela - o que equivale a 42 anos terrestres!

31 NETUNO É o oitavo planeta do sistema solar e o mais afastado do Sol. Foi descoberto em 26/09/1846 pelos astrônomos John Couch Adams e Urbain Le Verrier. É o terceiro maior planeta em massa do Sistema Solar. A atmosfera de Netuno é formada, principalmente, por hidrogênio, hélio, água, amônia e metano. Possui uma aparência azulada em função da presença de gás metano na atmosfera. Devido as condições de pressão e temperatura podem ocorrer chuvas de Diamantes. Netuno era o deus romano dos mares.

32 O TRISTE CASO DE PLUTÃO

33 Por que Plutão deixou de ser um planeta? Até 2006, Plutão era considerado um dos planetas do Sistema Solar. Mas os astrônomos concluíram que ele é pequeno e leve demais para ser um planeta. Por isso, ganhou o título de planeta anão. Plutão não limpa sua atmosfera como os outros planetas, e então com a descoberta de vários outros planetas anãos ele foi rebaixado.

34

35

36 Ao infinito e além... Via Láctea

37 Do Sistema Solar as Galáxias Grupo Local

38 Ao infinito e além... Super Aglomerado

39 O que é mais assustador? A idéia de extraterrestres em mundos estranhos, ou a idéia de que, em todo este imenso universo, nós estamos sozinhos? Carl Sagan

A TERRA, UM PLANETA MUITO ESPECIAL

A TERRA, UM PLANETA MUITO ESPECIAL A TERRA, UM PLANETA MUITO ESPECIAL Sol Planetas principais (giram diretamente à volta do Sol) Planetas secundários ou satélites (giram à volta de outros planetas) Planetas anões (Plutão, Ceres, Xena)

Leia mais

I. Espaço. 2.2 Os planetas e as características que os distinguem. Novo. Físico-Química - 7º ano. M. Neli G. C. Cavaleiro M.

I. Espaço. 2.2 Os planetas e as características que os distinguem. Novo. Físico-Química - 7º ano. M. Neli G. C. Cavaleiro M. Físico-Química - 7º ano que os distinguem M. Neli G. C. Cavaleiro M. Domingas Beleza Novo Dimensões dos planetas Período de rotação O tempo que um planeta demora para realizar uma rotação completa em

Leia mais

Terra Marte Júpiter Saturno. O Sistema Solar. Introdução à Astronomia Fundamental. O Sistema Solar

Terra Marte Júpiter Saturno. O Sistema Solar. Introdução à Astronomia Fundamental. O Sistema Solar Introdução à Astronomia Fundamental Lua Distância média da Terra: 384 400 km Diâmetro equatorial: 3480 km Massa: 0,012 massa terrestre Gravidade: 1,62 m/s 2 Densidade: 3340 kg/m 3 Rotação: 27,32 dias Período

Leia mais

Planetas são:

Planetas são: Características dos planetas (Pp. 71 a 78) Planetas do Sistema Solar Planeta Planeta anão Mercúrio Vénus Terra Marte Júpiter Saturno Úrano Neptuno Atenção às Páginas do MANUAL Manual Espaço Manual Pg.

Leia mais

CAPÍTULO 03 O Universo..

CAPÍTULO 03 O Universo.. CAPÍTULO 03 O Universo.. 03/03/2016 6º Ano B Profº Delsomar de Sousa Barbosa Páginas: 34 a 40 Itens 01 a 03. Estrutura Temática Astros do universo. Planetas Satélites Estrelas Distâncias no Espaço. Sistemas,

Leia mais

Sistema Solar e nossa Galáxia

Sistema Solar e nossa Galáxia Sistema Solar e nossa Galáxia Galáxia Uma galáxia é um enorme aglomerado de estrelas, planetas, gás e poeiras ligados pela força da gravidade, assim como pela ainda pela pouco conhecida matéria escura.

Leia mais

Modelo geocêntrico: Terra no centro do Universo. Corpos celestes giravam ao seu redor. Defensores: Aristóteles e Cláudio Ptolomeu.

Modelo geocêntrico: Terra no centro do Universo. Corpos celestes giravam ao seu redor. Defensores: Aristóteles e Cláudio Ptolomeu. SISTEMA SOLAR Modelo geocêntrico: Terra no centro do Universo. Corpos celestes giravam ao seu redor. Defensores: Aristóteles e Cláudio Ptolomeu. Permaneceu até o século XV. Modelo heliocêntrico: Sol no

Leia mais

Beatriz e Alexandre 2º ano Diamante

Beatriz e Alexandre 2º ano Diamante 2º ano D Beatriz e Alexandre 2º ano Diamante A Terra é o terceiro planeta do Sistema Solar a contar a partir do Sol e o quinto em diâmetro. Os oitos planetas que compõe o Sistema Solar são Mercúrio, Vênus,

Leia mais

2.2 Os planetas e as características que os distinguem

2.2 Os planetas e as características que os distinguem Período de rotação O tempo que um planeta demora para realizar uma rotação completa em torno do seu eixo chama-se período de rotação e corresponde a um dia nesse planeta. Mercúrio Vénus Saturno 59 dias

Leia mais

PLANETAS GIGANTES. Semana dos Planetas Gigantes 2015

PLANETAS GIGANTES. Semana dos Planetas Gigantes 2015 Universidade Federal do Rio de Janeiro Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza Observatório do Valongo Semana dos Planetas Gigantes 2015 PLANETAS GIGANTES Gustavo F. Porto de Mello NOSSO SISTEMA SOLAR:

Leia mais

O movimento dos planetas, visto da Terra

O movimento dos planetas, visto da Terra O movimento dos planetas, visto da Terra Quando são visíveis da Terra, os planetas não acompanham as estrelas (a palavra planeta vem da palavra grega vagabundo ). Em relação às estrelas, os planetas não

Leia mais

Antônio de Brum Camara Arthur Lima

Antônio de Brum Camara Arthur Lima Nível 1 2º ano C Antônio de Brum Camara Arthur Lima O Sistema Solar é formado por um conjunto de oito planetas, satélites naturais, milhares de asteroides e cometas que se ligam ao Sol através da gravidade.

Leia mais

O Nosso sistema solar faz parte de uma galáxia. A Via Láctea

O Nosso sistema solar faz parte de uma galáxia. A Via Láctea NÓS E O UNIVERSO 1 O Nosso sistema solar faz parte de uma galáxia A Via Láctea VIA LÁCTEA OUTRAS GALÁXIAS Andrómeda Grande Nuvem de Magalhães Pequena Nuvem de Magalhães SISTEMA SOLAR S M V T M J S U N

Leia mais

1. GRAVITAÇÃO PARTE I

1. GRAVITAÇÃO PARTE I 1. GRAVITAÇÃO PARTE I CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: 1- GRAVITAÇÃO 1.1. Lei da Gravitação de Newton; 1.. Energia potencial gravitacional; 1.3. Leis de Kepler; Modelo Geocêntrico Vs Modelo Heliocêntrico Modelo

Leia mais

20/09/2017. # GEO = terra; LOGOS = estudo.

20/09/2017. # GEO = terra; LOGOS = estudo. Prof. Me. Eduardo de Freitas Sousa # GEO = terra; LOGOS = estudo. # Ciência da terra que trata de sua origem, composição (estrutura), de seus processos internos e externos e de sua evolução, através do

Leia mais

Planetas Externos. Paulo Roberto - A astronomia é uma experiência de humildade e formação de caráter.

Planetas Externos. Paulo Roberto -  A astronomia é uma experiência de humildade e formação de caráter. Planetas Externos Paulo Roberto - http://www.laboratoriodopaulo.com.br A astronomia é uma experiência de humildade e formação de caráter. [Carl Sagan em O pálido ponto azul.] Planetas Externos? Planetas

Leia mais

Sistema Solar. Amanda e Karis. 2º ano D

Sistema Solar. Amanda e Karis. 2º ano D Sistema Solar Amanda e Karis 2º ano D O que é o Sistema Solar? O Sistema Solar é um conjunto de planetas que giram ao redor do Sol. Ele é formado pelos planetas : Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano,

Leia mais

I. Espaço. 2.1 Astros do Sistema Solar. Novo. Físico-Química - 7º ano. M. Neli G. C. Cavaleiro M. Domingas Beleza

I. Espaço. 2.1 Astros do Sistema Solar. Novo. Físico-Química - 7º ano. M. Neli G. C. Cavaleiro M. Domingas Beleza Físico-Química - 7º ano M. Neli G. C. Cavaleiro M. Domingas Beleza Novo O Sistema Solar formou-se, segundo se pensa, pela contração de uma nuvem de matéria em rotação, há cerca de 4,6 mil milhões de anos.

Leia mais

Introdução à astronomia O Sistema Solar

Introdução à astronomia O Sistema Solar Introdução à astronomia O Sistema Solar Introdução a astronomia A Lua A Terra Viver na Terra Introdução a Astronomia Astronomia é a ciência que estuda os astros e os fenômenos celestes. Universo é o conjunto

Leia mais

Sistema Solar. Enzo Penteado

Sistema Solar. Enzo Penteado Sistema Solar Enzo Penteado O Sistema solar é um conjunto de planetas, asteroides e cometas que giram ao redor do Sol.. O sistema solar é formado por um conjunto de oito planetas, satélites naturais, milhares

Leia mais

MATERIAL DE ESTUDO OBA. 2º Ano Harmonia Prof a Luciana Morita

MATERIAL DE ESTUDO OBA. 2º Ano Harmonia Prof a Luciana Morita MATERIAL DE ESTUDO OBA 2º Ano Harmonia Prof a Luciana Morita Bruno e Ana Clara Sistema Solar O sistema solar é formado por 8 planetas e uma estrela. O Sol é uma estrela que tem luz e calor. Cada planeta

Leia mais

1 A partir da análise das duas figuras a seguir, responda ao que se pede.

1 A partir da análise das duas figuras a seguir, responda ao que se pede. 5 Nome: Data: unidade A partir da análise das duas figuras a seguir, responda ao que se pede. Lua Sol Terra Mercúrio Vênus Júpiter ilustrações: Paulo Manzi Marte Saturno Figura A Saturno Júpiter Marte

Leia mais

O Sistema Solar. Os Astros do Sistema Solar. 1. Astros do Sistema Solar 2. Os planetas do Sistema Solar Unidade 2 O SISTEMA SOLAR

O Sistema Solar. Os Astros do Sistema Solar. 1. Astros do Sistema Solar 2. Os planetas do Sistema Solar Unidade 2 O SISTEMA SOLAR Ciências Físico-químicas - 7º ano de escolaridade Unidade 2 O SISTEMA SOLAR O Sistema Solar 1. Astros do Sistema Solar 2. Os planetas do Sistema Solar Os Astros do Sistema Solar 2 1 Competências a desenvolver:

Leia mais

Matheus e Ana Clara 2º ano Estrela

Matheus e Ana Clara 2º ano Estrela Matheus e Ana Clara 2º ano Estrela O sistema solar é um conjunto de planetas, asteroides e cometas que giram ao redor do Sol. O nosso sistema solar é constituído por oito planetas: Mercúrio, Terra, Marte,

Leia mais

O Sistema Solar é um conjunto de planetas, asteroides. e cometas que giram ao redor do Sol.

O Sistema Solar é um conjunto de planetas, asteroides. e cometas que giram ao redor do Sol. Leandro e João O Sistema Solar é um conjunto de planetas, asteroides e cometas que giram ao redor do Sol. O Sistema Solar é composto por 8 planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano

Leia mais

* Maria Julia e Helena

* Maria Julia e Helena * Maria Julia e Helena A constelação Cruzeiro do Sul é uma das mais importantes para os povos do hemisfério Sul. O cruzeiro do Sul é uma constelação formada por cinco estrelas: Rubídea, Pálida, Mimosa,

Leia mais

Astrofísica Geral. Tema 07: O Sistema Solar, parte 1

Astrofísica Geral. Tema 07: O Sistema Solar, parte 1 stema Solar, parte 1 Índice 1 Sistema Solar 2 Planetas do Sistema Solar 3 Planetas-anões 4 Bibliografia 2 / 39 Índice 1 Sistema Solar 2 Planetas do Sistema Solar 3 Planetas-anões 4 Bibliografia 3 / 39

Leia mais

Material de Aperfeiçoamento de Estudos MAE 5ª série 1º Bimestre Professora MaristelA Borges

Material de Aperfeiçoamento de Estudos MAE 5ª série 1º Bimestre Professora MaristelA Borges Material de Aperfeiçoamento de Estudos MAE 5ª série 1º Bimestre Professora MaristelA Borges Um pouco de história da Astronomia A regularidade dos movimentos do Sol e das outras estrelas, da Lua, o aparecimento

Leia mais

Manual Espaço (62-63) Manual Terra no Espaço (56-57)

Manual Espaço (62-63) Manual Terra no Espaço (56-57) Manual Espaço (62-63) Manual Terra no Espaço (56-57) Astros do Sistema Solar: a sua origem e os seus astros (Pp. 64 a 70) Objetos celestes do Sistema Solar Teoria da Nebulosa Solar Sistema Solar Sol Planetas

Leia mais

TUENNY NUNES AMARAL ANA BEATRIZ MAGNANELLI 2º ano B

TUENNY NUNES AMARAL ANA BEATRIZ MAGNANELLI 2º ano B 2º ano B TUENNY NUNES AMARAL ANA BEATRIZ MAGNANELLI 2º ano B SISTEMA SOLAR O SISTEMA SOLAR É FORMADO POR OITO PLANETAS QUE GIRAM AO REDOR DO SOL. O NOSSO SISTEMA SOLAR ESTÁ LOCALIZADO EM UMA GALÁXIA CHAMADA

Leia mais

Ficha de Avaliação Sumativa 2

Ficha de Avaliação Sumativa 2 Ficha de Avaliação Sumativa 2 DISCIPLINA: Física e Química 7 ºAno de escolaridade 2015/2016 Data: Nome: Turma: N.º Classificação: (%) A Docente: E. E: As respostas às questões deste enunciado devem ser

Leia mais

Os Planetas do Sistema Solar (observação: para ir junto da maquete)

Os Planetas do Sistema Solar (observação: para ir junto da maquete) Os Planetas do Sistema Solar (observação: para ir junto da maquete) EIXO PRINCIPAL TEXTO GERAL DA MAQUETE Os planetas e planetas anões do Sistema Solar são de longe o mais bem estudado sistema planetário,

Leia mais

Prof. Eslley Scatena Blumenau, 12 de Setembro de

Prof. Eslley Scatena Blumenau, 12 de Setembro de Grupo de Astronomia e Laboratório de Investigações Ligadas ao Estudo do Universo Prof. Eslley Scatena Blumenau, 12 de Setembro de 2017. e.scatena@ufsc.br http://galileu.blumenau.ufsc.br O Sistema Solar

Leia mais

Considera-se que o Sistema Solar teve origem há cerca de 5 mil milhões de anos.

Considera-se que o Sistema Solar teve origem há cerca de 5 mil milhões de anos. Sumário 3 - Como se formou o Sistema Solar? Constituição do Sistema Solar. - Os planetas do Sistema Solar. - Outros astros do Sistema Solar. Formação do Sistema Solar Considera-se que o Sistema Solar teve

Leia mais

Aula 3a Transferências Interplanetárias

Aula 3a Transferências Interplanetárias Aula 3a Transferências Profa. Jane Gregorio-Hetem & Prof. Annibal Hetem AGA0521 Manobras Orbitais 1 MOVIMENTOS DOS PLANETAS 2 Movimentos da Terra Translação Movimento da Terra ao longo de sua órbita em

Leia mais

O Sistema Solar. 1. Astros do Sistema Solar 2. Os planetas do Sistema Solar Unidade 2 O SISTEMA SOLAR

O Sistema Solar. 1. Astros do Sistema Solar 2. Os planetas do Sistema Solar Unidade 2 O SISTEMA SOLAR Físico-química - 7º ano de escolaridade Unidade 2 O SISTEMA SOLAR O Sistema Solar 1. Astros do Sistema Solar 2. Os planetas do Sistema Solar Olá, o Calvin, da banda desenhada Calvin and Hobbes. Ao longo

Leia mais

Você acha que só no nosso planeta há vida? Como você acha que a vida surgiu? Quando e como?

Você acha que só no nosso planeta há vida? Como você acha que a vida surgiu? Quando e como? Atividade: Vida Entregar dia: 11/02/2016 (2 feira) Manuscrito Cabeçalho; Data; Nome O que é vida? O que significa para você estar vivo? O que é um ser vivo? Você acha que só no nosso planeta há vida? Como

Leia mais

3DUWH,8PDYLVmRJHUDO 1$6$ 8PDHVWUHODQRYHSODQHWDVGH]HQDVGHVDWpOLWHVPLOKDUHVGH DVWHUyLGHVPLUtDGHVGHFRPHWDVHIUDJPHQWRVURFKRVRV (VWHpR6LVWHPD6RODU

3DUWH,8PDYLVmRJHUDO 1$6$ 8PDHVWUHODQRYHSODQHWDVGH]HQDVGHVDWpOLWHVPLOKDUHVGH DVWHUyLGHVPLUtDGHVGHFRPHWDVHIUDJPHQWRVURFKRVRV (VWHpR6LVWHPD6RODU ,1752'8d 2 $ $6752120,$ $*$ 6LVWHPD6RODU 3DUWH,8PDYLVmRJHUDO 1$6$ 8PDHVWUHODQRYHSODQHWDVGH]HQDVGHVDWpOLWHVPLOKDUHVGH DVWHUyLGHVPLUtDGHVGHFRPHWDVHIUDJPHQWRVURFKRVRV (VWHpR6LVWHPD6RODU,$*863 (1263,&$==,2

Leia mais

O Sistema Solar. Roberto Ortiz EACH/USP

O Sistema Solar. Roberto Ortiz EACH/USP O Sistema Solar Roberto Ortiz EACH/USP Formação e evolução Há 4,6 bilhões de anos, uma nuvem de gás (basicamente hidrogênio) se contraiu e formou estrelas, entre elas o Sol. Uma parte residual do gás,

Leia mais

Sistema Solar. Origem do Sistema Solar

Sistema Solar. Origem do Sistema Solar Sistema Solar Até o século XVI, acreditava-se que a Terra era o centro do universo. Que tudo, inclusive o Sol, girava em torno do eixo de nosso planeta. Mais tarde, com Nicolau Copérnico, foi considerada

Leia mais

Apresentação para estudo elaborada pelos alunos do 2º ano A

Apresentação para estudo elaborada pelos alunos do 2º ano A Apresentação para estudo elaborada pelos alunos do 2º ano A Nosso Sistema Solar na Galáxia Via Láctea Felipe e Lara SOL O Sol é a estrela mais próxima da Terra. Ele assegura as condições necessárias de

Leia mais

Boletim Informativo Mensal

Boletim Informativo Mensal modalidade presencial Laboratório de Ensino e Pesquisa em Astronomia Boletim Informativo Mensal Julho/2017 Prof. Dr. Antonio Carlos Santana dos Santos Ana Thais De Vasconcelos Feitosa Matheus Duarte Saraiva

Leia mais

I Curso Introdução à Astronomia Jan A Terra e a Lua. Daniel R. C. Mello. Observatório do Valongo - UFRJ

I Curso Introdução à Astronomia Jan A Terra e a Lua. Daniel R. C. Mello. Observatório do Valongo - UFRJ I Curso Introdução à Astronomia Jan 2017 A Terra e a Lua Daniel R. C. Mello Observatório do Valongo - UFRJ Nesta aula veremos: O sistema Terra-Lua (dimensões e distâncias) Os Movimentos da Terra, da Lua

Leia mais

O SISTEMA SOLAR: PLANETAS EXTERNOS

O SISTEMA SOLAR: PLANETAS EXTERNOS O SISTEMA SOLAR: PLANETAS EXTERNOS RELEMBRANDO O SISTEMA SOLAR O Sistema solar é constituído do sol que possui 99,85% da massa do sistema. Dos Planetas Interiores: Mercúrio, Venus, Terra e Marte. Dos Planetas

Leia mais

AS COISAS DO UNIVERSO

AS COISAS DO UNIVERSO AS COISAS DO UNIVERSO PERGUNTANDO AO Sr. NETUNO TERRA Leva 365,256 dias para girar em torno do Sol e 23.9345 horas para a Terra efetuar uma rotação completa; Tem diâmetro de 12.756 quilômetros; Sua massa

Leia mais

Pensar criativamente e colocar as coisas em perspectiva pode ajudar. Aqui está um pouco de astronomia para ajudá-lo a colocar sua vida em perspectiva

Pensar criativamente e colocar as coisas em perspectiva pode ajudar. Aqui está um pouco de astronomia para ajudá-lo a colocar sua vida em perspectiva Pensar criativamente e colocar as coisas em perspectiva pode ajudar Aqui está um pouco de astronomia para ajudá-lo a colocar sua vida em perspectiva Hubble O telescópio Hubble está localizado fora de nossa

Leia mais

1. A teoria do Big Bang é a teoria científica hoje mais aceite acerca da origem do Universo Quando terá ocorrido o Big Bang?

1. A teoria do Big Bang é a teoria científica hoje mais aceite acerca da origem do Universo Quando terá ocorrido o Big Bang? Escola Físico-Química 7. Ano Data Nome N.º Turma Professor Classificação 1. A teoria do Big Bang é a teoria científica hoje mais aceite acerca da origem do Universo. 1.1. Quando terá ocorrido o Big Bang?

Leia mais

Sistema Solar: Planetas Externos. Emerson Penedo emersonpenedo42@gmail.com

Sistema Solar: Planetas Externos. Emerson Penedo emersonpenedo42@gmail.com Sistema Solar: Planetas Externos Emerson Penedo emersonpenedo42@gmail.com Planetas externos, planetas Jovianos ou ainda gigantes gasosos, são os planetas do Sistema Solar com órbitas mais externas que

Leia mais

Nível 1. 2º ano Incrível

Nível 1. 2º ano Incrível Nível 1 2º ano Incrível Júlia Nóbrega, Nayara Rebecchi e Mariana Peligrinelli 2º ano Incrível O que é o Sistema Solar? O Sistema Solar é um conjunto de planetas, asteroides e cometas que giram ao redor

Leia mais

Sistema Solar: Planetas Externos

Sistema Solar: Planetas Externos Universidade Federal do ABC Ensino de Astronomia na UFABC Sistema Solar: Planetas Externos Yuri Fregnani fregnani@gmail.com Planetas Internos Planetas Externos PLANETAS INTERNOS REVISÃO O que é um planeta?

Leia mais

Urano(Úrano em Portugal) é o sétimo planeta a partir do Sol, o terceiro maior e o quarto mais massivo dos oito planetas do Sistema Solar.

Urano(Úrano em Portugal) é o sétimo planeta a partir do Sol, o terceiro maior e o quarto mais massivo dos oito planetas do Sistema Solar. Urano(Úrano em Portugal) é o sétimo planeta a partir do Sol, o terceiro maior e o quarto mais massivo dos oito planetas do Sistema Solar. Foi nomeado em homenagem ao deus grego do céu, Urano, o pai de

Leia mais

ESCOLA SALESIANA DE MANIQUE TESTE DE AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS ANO LECTIVO 2010/2011

ESCOLA SALESIANA DE MANIQUE TESTE DE AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS ANO LECTIVO 2010/2011 ESCOLA SALESIANA DE MANIQUE TESTE DE AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS ANO LECTIVO 2010/2011 Nome: 7.º Ano Turma Nº: Encarregado de Educação: Classificação: Professor: 1. Observe a figura seguinte,

Leia mais

SISTEMA SOLAR. Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Bozano

SISTEMA SOLAR. Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Bozano SISTEMA SOLAR Emanuel Roque Orquiz, Andrei Kosloski Soares, Orman Mateus Thomé Roque, Lucas Alencar Correa Turma: 6º ano Professores acompanhantes: Sandra Corrêa, Claudia Sartori Escola Estadual de Ensino

Leia mais

Movimento dos Planetas

Movimento dos Planetas Elementos de Astronomia Movimento dos Planetas eclipse.txt Rogemar A. Riffel Planetas Planetas são corpos que orbitam estrelas e não tem nem nunca tiveram reações nucleares, além de terem forma determinada

Leia mais

Feito pela Professora Elizabete Soares. Disponibilizado especialmente a Resumos.tk

Feito pela Professora Elizabete Soares. Disponibilizado especialmente a Resumos.tk Feito pela Professora Elizabete Soares Disponibilizado especialmente a Resumos.tk Meteoróides Sistema Solar Ficha de trabalho nº3 Comparação do maior vulcão do Sistema Solar com o maior vulcão da Terra

Leia mais

Rafaela Fernandes Bruno Abe

Rafaela Fernandes Bruno Abe Rafaela Fernandes Bruno Abe Sistema Solar O Sistema Solar é um conjunto de planetas, asteroides e cometas que giram ao redor do Sol. Cada um se mantém em sua respectiva órbita em virtude da intensa força

Leia mais

Introdução à Astronomia Semestre:

Introdução à Astronomia Semestre: Introdução à Astronomia Semestre: 2015.1 Sergio Scarano Jr 22/10/2013 Horário de Atendimento do Professor Professor: Sergio Scarano Jr Sala: 119 Homepage: http://www.scaranojr.com.br/ * http://200.17.141.35/scaranojr/

Leia mais

Astronomia. O nosso Universo

Astronomia. O nosso Universo Astronomia O nosso Universo O sistema solar Distância entre a Lua e a Terra: 384.000 Km (aprox. 1 seg-luz Velocidade da luz (c) : 300.000 Km/s Distância média entre a Terra e o Sol: 146 milhões Km (aprox.

Leia mais

Fluxo do calor interno

Fluxo do calor interno Fontes de energia Fluxo do calor interno Manifestações de actividade geológica Acreção Contracção gravitacional Desintegração radioactiva Origem interna Efeito das marés Plumas térmicas Vulcanismo Sismos

Leia mais

Unidade 1.1. Condições da Terra favoráveis à existência...

Unidade 1.1. Condições da Terra favoráveis à existência... Unidade 1.1. ondições da Terra favoráveis à existência... 1. O Sistema Solar é constituído por... Via Láctea, planetas principais, planetas anões e Sol Planetas principais, planetas secundários, corpos

Leia mais

MOVIMENTOS DA TERRA E COORDENADAS GEOGRÁFICAS. Prof. Diogo Máximo

MOVIMENTOS DA TERRA E COORDENADAS GEOGRÁFICAS. Prof. Diogo Máximo MOVIMENTOS DA TERRA E COORDENADAS GEOGRÁFICAS Prof. Diogo Máximo ELEMENTOS DE ASTRONOMIA - Teorias da origem do Universo: Criacionista; Universo em expansão Hubble ; Universo Pulsante, Big-Bang George

Leia mais

2º ano E ESTUDO PARA OBA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA

2º ano E ESTUDO PARA OBA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA 2º ano E ESTUDO PARA OBA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA Wesley e Victor ASTRONAUTA BRASILEIRO Marcos Pontes é um astronauta brasileiro e foi o primeiro a ir ao espaço. Ele foi para o espaço no dia

Leia mais

ESCOLA SALESIANA DE MANIQUE TESTE DE AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS ANO LECTIVO 2010/2011

ESCOLA SALESIANA DE MANIQUE TESTE DE AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS ANO LECTIVO 2010/2011 ESCOLA SALESIANA DE MANIQUE TESTE DE AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS ANO LECTIVO 2010/2011 Nome: 7.º Ano Turma Nº: Encarregado de Educação: Classificação: Professor: 1. Observe a figura seguinte,

Leia mais

Capítulo 6. Gravitação Universal

Capítulo 6. Gravitação Universal Capítulo 6 Gravitação Universal Os céus manifestam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos. Um dia discursa a outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite. Não há linguagem,

Leia mais

Universidade de São Paulo Instituto de Química de São Carlos Programa de Educação Tutorial - PET

Universidade de São Paulo Instituto de Química de São Carlos Programa de Educação Tutorial - PET Universidade de São Paulo Instituto de Química de São Carlos Programa de Educação Tutorial - PET Monografia: Sol suas origens e seus elementos químicos Alunos: Ana Paula Brumann Clemente, Gabriela Ribeiro

Leia mais

FORMAÇÃO DO SISTEMA SOLAR A TERRA E OS PLANETAS TELÚRICOS

FORMAÇÃO DO SISTEMA SOLAR A TERRA E OS PLANETAS TELÚRICOS FORMAÇÃO DO SISTEMA SOLAR A TERRA E OS PLANETAS TELÚRICOS Constituído por: uma estrela central, o SOL ( que ocupa cerca de 99% da massa do Sistema Solar); 8 planetas 3 planetas anões cerca de 58 satélites

Leia mais

1ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos de Física e Química do 7ºAno Data: outubro 2012 Professora: Paula Melo Silva

1ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos de Física e Química do 7ºAno Data: outubro 2012 Professora: Paula Melo Silva Página1 1ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos de Física e Química do 7ºAno Ano Letivo: 2012/2013 Data: outubro 2012 Professora: Paula Melo Silva Critérios de Correção 1. 11 pontos 1.1. Opção A 1.2. Opção

Leia mais

SISTEMA SOLAR Planetas e outros corpos. Sérgio Mittmann dos Santos. Astronomia Licenciatura em Ciências da Natureza IFRS Câmpus Porto Alegre 2013

SISTEMA SOLAR Planetas e outros corpos. Sérgio Mittmann dos Santos. Astronomia Licenciatura em Ciências da Natureza IFRS Câmpus Porto Alegre 2013 SISTEMA SOLAR Planetas e outros corpos Sérgio Mittmann dos Santos Astronomia Licenciatura em Ciências da Natureza IFRS Câmpus Porto Alegre 2013 Planetas Terrestres tipo da Terra: Mercúrio, Vênus, Terra

Leia mais

ESTUDO PARA OBA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA NÍVEL 1. 2º ano C

ESTUDO PARA OBA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA NÍVEL 1. 2º ano C ESTUDO PARA OBA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA NÍVEL 1 2º ano C CONSTELAÇÕES Rafael Eiras Marina de Palma As constelações são agrupamentos de estrelas que os astrônomos imaginaram ser figuras de pessoas,

Leia mais

Movimento dos Planetas

Movimento dos Planetas Fundamentos de Astronomia e Astrofísica Movimento dos Planetas eclipse.txt Rogemar A. Riffel e-mail: rogemar@ufrgs.br http://www.if.ufrgs.br/~rogemar Sala: N101 Livro texto: Astronomia e Astrofísica Kepler

Leia mais

HISTÓRICO GEOCÊNTRICO MODELOS: HELIOCÊNTRICO

HISTÓRICO GEOCÊNTRICO MODELOS: HELIOCÊNTRICO HISTÓRICO MODELOS: GEOCÊNTRICO HELIOCÊNTRICO Modelo geocêntrico Cláudio Ptolomeu, no século II d.c. formulou o universo com a terra ao centro. Modelo que duraria até o século XVI, com discussões de Galileu

Leia mais

Maré alta. Nível do mar. Maré baixa

Maré alta. Nível do mar. Maré baixa Introdução à Astronomia Semestre: 2014.1 1 Sergio Scarano Jr 19/05/2014 Observando o Nível do Mar O efeito observado de maré alta e maré baixa. Maré alta Nível do mar Maré baixa Intervalo de Tempo Entre

Leia mais

Espaço. 1. Universo. Ciências Físico-Químicas 7º Ano Nelson Alves Correia Escola Básica Manuel Figueiredo Agrupamento de Escolas Gil Paes

Espaço. 1. Universo. Ciências Físico-Químicas 7º Ano Nelson Alves Correia Escola Básica Manuel Figueiredo Agrupamento de Escolas Gil Paes Espaço 1. Universo Ciências Físico-Químicas 7º Ano Nelson Alves Correia Escola Básica Manuel Figueiredo Agrupamento de Escolas Gil Paes Corpos celestes 1.1 Distinguir vários corpos celestes. Estrela Astro

Leia mais

Teoria do Big Bang CURSO EFA DR4

Teoria do Big Bang CURSO EFA DR4 Teoria do Big Bang CURSO EFA DR4 Trabalho realizado por : Rodrigo Sambento Miguel Ângelo O que é a Teoria do Big Bang? O Big Bang é a teoria cosmológica dominante do desenvolvimento inicial do universo.

Leia mais

- Planetas e sistemas planetários; - Estrelas, enxame de estrelas - Galáxias e enxames de galáxias - O lugar da Terra no Universo

- Planetas e sistemas planetários; - Estrelas, enxame de estrelas - Galáxias e enxames de galáxias - O lugar da Terra no Universo Físico-química - 7º ano de escolaridade Unidade 1 O UNIVERSO Olá, o Calvin, da banda desenhada Calvin and Hobbes. Ao longo desta apresentação, apareço algumas vezes para te chamar a atenção para alguns

Leia mais

Os Planetas do Sistema Solar

Os Planetas do Sistema Solar Os Planetas do Sistema Solar Laurindo Sobrinho 16 de dezembro de 2013 Image Credit: NASA/CXC/SAO 1 Planetas principais do Sistema Solar: Planetas rochosos (planetas interiores): Mercúrio Vénus Terra Marte

Leia mais

Movimento dos Planetas

Movimento dos Planetas Introdução Astrofísica Movimento dos Planetas eclipse.txt Rogemar A. Riffel Revisão - Eclipses Os eclipses acontecem quando ocorre o alinhamento entre Sol, Terra e Lua, de forma que a sombra da Lua atinge

Leia mais

Alguns Equipamentos de Exploração Espacial

Alguns Equipamentos de Exploração Espacial Geologia 10.ºAno Alguns Equipamentos de Exploração Espacial Telescópios Radiotelescópio Satélites Estação espacial Vaivém espacial Foguetões Sonda espacial SISTEMA SOLAR Formado por SOL PLANETAS PRINCIPAIS

Leia mais

Movimento dos Planetas

Movimento dos Planetas Fundamentos de Astronomia e Astrofísica Movimento dos Planetas eclipse.txt Rogério Riffel e-mail: riffel@ufrgs.br http://www.if.ufrgs.br/~riffel Sala: N106 Livro texto: Astronomia e Astrofísica Kepler

Leia mais

Sumário. O Universo. Modelo geocêntrico

Sumário. O Universo. Modelo geocêntrico Sumário 2- Estudo do Universo - Modelos de organização do Universo: Teoria Geocêntrica e Teoria Heliocêntrica. - Da Astronomia a olho nu às lunetas e telescópios. Explorando o espaço. - Teoria do Big Bang

Leia mais

DINÂMICA DO SISTEMA SOLAR

DINÂMICA DO SISTEMA SOLAR ASTRONOMIA DO SISTEMA SOLAR Enos Picazzio (IAGUSP 2006) DINÂMICA DO SISTEMA SOLAR NÃO HÁ PERMISSÃO DE USO PARCIAL OU TOTAL DESTE MATERIAL PARA OUTRAS FINALIDADES. Até o final do século XVII eram conhecidos:

Leia mais

INSTITUTO GEREMARIO DANTAS COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO PARCIAL 2016

INSTITUTO GEREMARIO DANTAS COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO PARCIAL 2016 INSTITUTO GEREMARIO DANTAS Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Fone: (21) 21087900 Rio de Janeiro RJ www.igd.com.br Aluno(a): 6º Ano: Nº Professora: Silvia Gutierres COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA

Leia mais

06-01-2012. Sumário. O Sistema Solar. Principais características dos planetas do Sistema Solar 05/01/2012. 23 e 24

06-01-2012. Sumário. O Sistema Solar. Principais características dos planetas do Sistema Solar 05/01/2012. 23 e 24 Sumário Os planetas do Sistema Solar e as suas principais características. (BI dos Planetas do Sistema Solar). Atividade Prática de Sala de Aula Características dos planetas. Preenchimento de tabelas,

Leia mais

Autor: (C) Ángel Franco García. Ptolomeu e Copérnico. Os planetas do Sistema Solar. Os satélites. Atividades

Autor: (C) Ángel Franco García. Ptolomeu e Copérnico. Os planetas do Sistema Solar. Os satélites. Atividades Nesta página eu apenas traduzi podendo ter introduzido, retirado ou não alguns tópicos, inclusive nas simulações. A página original, que considero muito boa é: Autor: (C) Ángel Franco García O Sistema

Leia mais

GIED Grupo de Informática Educativa. Astronomia

GIED Grupo de Informática Educativa. Astronomia Astronomia StoryBoard: Astronomia Fala dos personagens Esfera de matéria e energia aumentando gradativamente. Fica mais brilhante e move-se com mais freqüência (movimento rotatório) Professora: Há pouco

Leia mais

Gravitação Universal. Física_9 EF. Profa. Kelly Pascoalino

Gravitação Universal. Física_9 EF. Profa. Kelly Pascoalino Gravitação Universal Física_9 EF Profa. Kelly Pascoalino Nesta aula: Introdução; Modelos planetários; As leis de Kepler; Lei da gravitação universal. INTRODUÇÃO Denomina-se gravitação, a área da Física

Leia mais

AULA 1. ESCALAS DE DISTÂNCIA e de tamanho NO UNIVERSO

AULA 1. ESCALAS DE DISTÂNCIA e de tamanho NO UNIVERSO AULA 1 ESCALAS DE DISTÂNCIA e de tamanho NO UNIVERSO CONSTELAÇÃO DE Orion Estrelas são os componentes mais básicos do universo. O universo observável contém tantas estrelas quanto grãos de areia somando

Leia mais

1.Nos parênteses escreva (L) ou (I), conforme o astro seja luminoso ou iluminado.

1.Nos parênteses escreva (L) ou (I), conforme o astro seja luminoso ou iluminado. COLÉGIO SHALOM Atividades de recuperação semestral 6º Ano - Disciplina: Ciências Profª: Nize G. Chagas Pavinato Aluno(a): Data: / / Valor: 12,0 1.Nos parênteses escreva (L) ou (I), conforme o astro seja

Leia mais

2ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Física e Química 7ºAno

2ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Física e Química 7ºAno 2ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Física e Química 7ºAno Ano Letivo: 2017/18 Data: 14 Nov Prof: Paula Silva Nome: Nº. Turma: 7ºH Avaliação: Professor: E. Educação: 1. Ao longo dos tempos a humanidade

Leia mais

AULA 1. ESCALAS DE DISTÂNCIA e de tamanho NO UNIVERSO

AULA 1. ESCALAS DE DISTÂNCIA e de tamanho NO UNIVERSO AULA 1 ESCALAS DE DISTÂNCIA e de tamanho NO UNIVERSO CONSTELAÇÃO DE Orion Estrelas são os componentes mais básicos do universo. 100 trilhões de km (10 12 km) Betelgeuse gigante vermelha (velha e massiva)

Leia mais

Prepare seu capacete de astronauta e embarque numa viagem cósmica alucinante. Vamos visitar todos os planetas do Sistema Solar, em especial o planeta

Prepare seu capacete de astronauta e embarque numa viagem cósmica alucinante. Vamos visitar todos os planetas do Sistema Solar, em especial o planeta Prepare seu capacete de astronauta e embarque numa viagem cósmica alucinante. Vamos visitar todos os planetas do Sistema Solar, em especial o planeta terra. Iremos relembrar e aprender um monte de coisas

Leia mais

O SISTEMA SOLAR: PLANETAS INTERNOS

O SISTEMA SOLAR: PLANETAS INTERNOS O SISTEMA SOLAR: PLANETAS INTERNOS RELEMBRANDO O SISTEMA SOLAR O Sistema solar é constituído do sol que possui 99,85% da massa do sistema. Dos Planetas Interiores: Mercúrio, Venus, Terra e Marte. Dos Planetas

Leia mais

3 Unidade I O Universo. 3 Galáxias 7 O Sistema Solar 11 Os Satélites 12 O Ar. Kiselev Andrey Valerevich / Shutterstock.com

3 Unidade I O Universo. 3 Galáxias 7 O Sistema Solar 11 Os Satélites 12 O Ar. Kiselev Andrey Valerevich / Shutterstock.com CONTEÚDO DA UNIDADE 3 Unidade I O Universo 3 Galáxias 7 O Sistema Solar 11 Os Satélites 12 O Ar Kiselev Andrey Valerevich / Shutterstock.com O UNIVERSO GALÁXIAS 1. De acordo com o texto, sublinhe a frase

Leia mais

Internos X Externos. Plutão: formado por gelo e rocha. Dens. : (~2 g/cm 3 ) TELÚRICOS: MERCÚRIO,VÊNUS JOVIANOS: JÚPITER, SATURNO

Internos X Externos. Plutão: formado por gelo e rocha. Dens. : (~2 g/cm 3 ) TELÚRICOS: MERCÚRIO,VÊNUS JOVIANOS: JÚPITER, SATURNO PLANETAS INTERNOS Internos X Externos TELÚRICOS: MERCÚRIO,VÊNUS TERRA, MARTE Superfície sólida, feita de materiais rochosos Núcleo rochoso (Fe-Ni) Mesmo tamanho Alta dens. (~ 5 g/cm 3 ) Poucos satélites

Leia mais

O que é uma sonda espacial?

O que é uma sonda espacial? Sondas Espaciais O que é uma sonda espacial? Essencialmente, uma sonda espacial é um satélite que se destina a estudar outros corpos celestes. Existem 4 tipos de sonda, atmosférica, orbiter, lander e rover.

Leia mais

Aula 2: Composição e Estrutura Interna da Terra Origem do Estudo da Terra Prof. Daniel Caetano

Aula 2: Composição e Estrutura Interna da Terra Origem do Estudo da Terra Prof. Daniel Caetano Geologia para Engenharia Civil 1 Aula 2: Composição e Estrutura Interna da Terra Origem do Estudo da Terra Prof. Daniel Caetano Objetivo: Apresentar os fundamentos do estudo da Terra, bem como sua origem.

Leia mais

tem 4 Pontos Cardeais todo Planeta é um OCIDENTAL (OESTE) gira em torno do SOL LUA

tem 4 Pontos Cardeais todo Planeta é um OCIDENTAL (OESTE) gira em torno do SOL LUA Mapa de Conceitos Astros Iluminados Asteróide, Satélite, Cometa, Planeta, Planeta Anão... (meteoros, galáxias) Astros Luminosos Sol, Estrelas Astros Iluminados não possuem luz própria, recebem a luz de

Leia mais

Os Planetas do Sistema Solar

Os Planetas do Sistema Solar Os Planetas do Sistema Solar Laurindo Sobrinho 17 de novembro de 2012 Image Credit: NASA/CXC/SAO 1 Terra Universidade da Madeira 2 Atmosfera da Terra http://www.theozonehole.com/atmosphere.htm 3 Variação

Leia mais

A Terra no Sistema Solar

A Terra no Sistema Solar A Terra no Sistema Solar Sistema Solar Via Láctea A Via Láctea é uma galáxia constituída por milhões de estrelas, planetas, gases, poeiras e uma infinidade de outros corpos celestes. Terra A Terra é o

Leia mais

I Olimpíada Goiana de Astronomia Prova Nível 1 Alunos do Ensino Fundamental

I Olimpíada Goiana de Astronomia Prova Nível 1 Alunos do Ensino Fundamental I Olimpíada Goiana de Astronomia Prova Nível 1 Alunos do Ensino Fundamental www.ogagoias.org Dados do aluno: Nome completo: Endereço: E-mail: Série que está cursando: ( ) 6 ano ( ) 7 ano ( ) 8 ano ( )

Leia mais