ESTUDO PARA OBA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA NÍVEL 1. 2º ano C

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ESTUDO PARA OBA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA NÍVEL 1. 2º ano C"

Transcrição

1 ESTUDO PARA OBA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA NÍVEL 1 2º ano C

2 CONSTELAÇÕES Rafael Eiras Marina de Palma

3 As constelações são agrupamentos de estrelas que os astrônomos imaginaram ser figuras de pessoas, animais ou objetos.

4 Numa noite escura pode-se ver entre 1000 e 1500 estrelas sendo que cada estrela participa de uma constelação.

5 A principal constelação do hemisfério sul é a Cruzeiro do Sul.

6

7 O CRUZEIRO DO SUL CAROLINA NUNES CÉSAR MOURI

8 O CRUZEIRO DO SUL O Cruzeiro do Sul é a Constelação mais conhecida. Sua visualização só é possível no hemisfério sul ou em regiões do hemisfério norte próximas a linha do Equador.

9 João de Faras, astrônomo da esquadra de Cabral, foi o primeiro a documentar a existência da constelação em forma de cruz em 1500.

10 TRÊS MARIAS CLAUDIO SOARES DOS REIS CLARA PISANO APPOLLO 2º ano C

11 CONSTELAÇÃO DE ORION As Três Marias também têm o nome de Orion que significa o caçador. Os nomes das Três Marias são: Mintaha; Alnilan e Alnitaha.

12

13

14 PLANETAS João Pedro Frederico T. Lopes Laura Ayres

15 Os planetas são corpos celestes que possuem uma órbita própria em torno de uma estrela, o Sol.

16 Os planetas do Sistema Solar são: MARTE, VÊNUS, MERCÚRIO, SATURNO, JÚPITER; TERRA, URANO e NETUNO.

17 PLANETAS DO SISTEMA SOLAR Arthur Gomes Alba Aparicio Beatriz Carpinelli Favale

18 PLANETAS DO SISTEMA SOLAR Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol. Vênus é o mais brilhante de todos. Terra é o único planeta com vida, água e terra. Marte é conhecido por Planeta Vermelho. Júpiter é o maior planeta de todo o Sistema Solar. Saturno é planeta que tem mais luas. Urano é o único planeta que gira de lado. Netuno é o mais distante do Sol e é azulado.

19

20

21

22 O SOL Beatriz Rota Artur Pernomian

23 O Sol é uma estrela e possui luz própria. o

24 A estrela mais próxima da Terra é o Sol. Ele é a fonte da maior parte da energia do Planeta Terra. A Terra gira ao redor do Sol.

25 PLANETA MERCÚRIO PLANETA VÊNUS João Victor Luísa Ruivo Andrade

26 MERCÚRIO Mercúrio é o Planeta do Sistema Solar mais próximo do Sol. A temperatura média deste planeta é de 126ºC podendo chegar a 425 C.

27 Vênus é um planeta do Sistema Solar. Possui composição, tamanho e massa parecidos com as da Terra. É conhecido popularmente como Estrela Dalva.

28 PLANETA TERRA Manuela Lippi Luís Felipe

29 Acredita-se que a Terra é o único planeta capaz de ter vida, pois tem cerca de 70% de sua superfície coberta de água. Também é o único planeta cuja superfície permite encontrar água nos três estados físicos: sólido, líquido e gasoso.

30

31 PLANETA MARTE PLANETA JÚPITER Manuela Russo Miguel Xavier

32 MARTE O Planeta Marte é o quarto planeta em distância do Sol. A temperatura média dele é de 59 graus negativos e pode ser visto sem ajuda de telescópio. Talvez pode ter vida lá. Marte é conhecido por Planeta Vermelho.

33 PLANETA MARTE

34 JÚPITER O Planeta Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar. Ele é o quinto planeta mais próximo do Sol. Ele possui um sistema de anéis em volta dele que é formado por partículas sólidas.

35 PLANETA JÚPITER

36 PLANETA SATURNO Oliver Hofling Maria Clara Fiamoncini Rosa

37 SATURNO Saturno é o sexto planeta do sistema solar a partir do Sol.

38 SATURNO Ele é o segundo maior planeta do Sistema Solar. Segundo planeta atrás do Planeta Júpiter.

39 PLANETA URANO

40 URANO Urano é o sétimo planeta do Sistema Solar. Urano, assim como Saturno, possui anéis em sua estrutura, mas eles não são luminosos. Pesquisas apontam que esses anéis são formados por partículas de poeira e blocos de gelo. Urano é o terceiro maior planeta do Sistema Solar.

41 PLANETAS ANÕES MARIA EDUARDA RAFAEL ALMEIDA

42 Os planetas anões são: Plutão, Eris, Ceris, Haumea e Makemake.

43 Um planeta anão é semelhante a um planeta, porém menor, que deve orbitar uma estrela, que possua gravidade suficiente para assumir uma forma aproximadamente esférica.

44 PLANETAS ANÕES

45 NETUNO Netuno é o oitavo planeta do Sistema Solar e o mais afastado do Sol. Tem esse nome em homenagem ao deus romano dos mares e oceanos. Netuno é um dos planetas mais frios do Sistema Solar. É um planeta gasoso porém seu interior é de rochas e gelo.

46 PLANETAS ROCHOSOS PLANETAS GASOSOS Gustavo Lins Soares Isabela Garafoni Perez

47 PLANETAS ROCHOSOS Os planetas rochosos do Sistema Solar são aqueles que apresentam uma estrutura sólida em sua superfície. São 4 planetas rochosos: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte.

48 PLANETAS GASOSOS São quatro planetas gasosos: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

49 SATÉLITES NATURAIS E ARTIFICIAIS Isabella Ribeiro Molino Henrique Pinheiro Mateus

50 SATÉLITES ARTIFICIAIS Satélite artificial é o nome de qualquer corpo feito pelo homem e colocado em órbita ao redor da Terra ou de qualquer corpo celeste. Os satélites artificiais são lançados ao espaço e orbitam os planetas.

51 SATÉLITE ARTIFICIAL

52 SATÉLITES NATURAIS Satélites naturais são corpos celestes que orbitam um planeta ou outro corpo maior. A Lua é o satélite natural da Terra.

53

54 TELESCÓPIO Enzo Rener Gabriela Prada

55 Um telescópio ou luneta astronômica é um instrumento que permite estender a capacidade dos olhos humanos de observar e mensurar objetos a uma distância muito grande da Terra.

56 Os telescópios surgiram na Holanda, por volta do ano de Dez anos depois o astrônomo Galileu Galilei construiu o seu telescópio que tinha capacidade de ampliar em nove vezes o objeto observado.

57 Primero telescópio brasileiro.

58 FOGUETES GABRIELLA OYA FRANCISCO PAYÃO

59 Foguetes são veículos que se deslocam em alta velocidade, destinados ao transporte de cargas e pessoas ao espaço. O foguete Pegasus é um veículo espacial com asas desenvolvido pela Orbita Espacial Siences Coporatin (Orbital).

60 É composto de três estágios principais preenchidos com propelente sólido para proporcionar maior empuxo. Ele é um foguete dos Estados Unidos.

61 O primeiro ser vivo enviado ao espaço foi a cadelinha Laika. Ela viajou no foguete Sputnik 2, lançado pelos soviéticos em 3 de novembro de 1957 um mês depois do satélite Sputnik 1. Acredita-se que a cachorra morreu durante a viagem, cerca de sete horas após o lançamento.

62 MARCOS PONTES MARIA EDUARDA RAFAEL ALMEIDA

63 Marcos Cesar Pontes, nasceu em Bauru, no dia 11 de março de É um tenente-coronel da força-aérea brasileira (FAB). Foi o primeiro astronauta brasileiro, o primeiro sul-americano e o primeiro lusófono (pessoa que fala o idioma português) a ir ao espaço. A missão foi batizada Missão Centenário, por conta da comemoração dos cem anos do voo de Santos Dumont no avião 14 bis, realizado em 1906.

64 MARCOS PONTES

Matheus e Ana Clara 2º ano Estrela

Matheus e Ana Clara 2º ano Estrela Matheus e Ana Clara 2º ano Estrela O sistema solar é um conjunto de planetas, asteroides e cometas que giram ao redor do Sol. O nosso sistema solar é constituído por oito planetas: Mercúrio, Terra, Marte,

Leia mais

MATERIAL DE ESTUDO OBA. 2º Ano Harmonia Prof a Luciana Morita

MATERIAL DE ESTUDO OBA. 2º Ano Harmonia Prof a Luciana Morita MATERIAL DE ESTUDO OBA 2º Ano Harmonia Prof a Luciana Morita Bruno e Ana Clara Sistema Solar O sistema solar é formado por 8 planetas e uma estrela. O Sol é uma estrela que tem luz e calor. Cada planeta

Leia mais

Beatriz e Alexandre 2º ano Diamante

Beatriz e Alexandre 2º ano Diamante 2º ano D Beatriz e Alexandre 2º ano Diamante A Terra é o terceiro planeta do Sistema Solar a contar a partir do Sol e o quinto em diâmetro. Os oitos planetas que compõe o Sistema Solar são Mercúrio, Vênus,

Leia mais

Nível 1. 2º ano Incrível

Nível 1. 2º ano Incrível Nível 1 2º ano Incrível Júlia Nóbrega, Nayara Rebecchi e Mariana Peligrinelli 2º ano Incrível O que é o Sistema Solar? O Sistema Solar é um conjunto de planetas, asteroides e cometas que giram ao redor

Leia mais

Sistema Solar. Enzo Penteado

Sistema Solar. Enzo Penteado Sistema Solar Enzo Penteado O Sistema solar é um conjunto de planetas, asteroides e cometas que giram ao redor do Sol.. O sistema solar é formado por um conjunto de oito planetas, satélites naturais, milhares

Leia mais

2º ano E ESTUDO PARA OBA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA

2º ano E ESTUDO PARA OBA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA 2º ano E ESTUDO PARA OBA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA Wesley e Victor ASTRONAUTA BRASILEIRO Marcos Pontes é um astronauta brasileiro e foi o primeiro a ir ao espaço. Ele foi para o espaço no dia

Leia mais

O Sistema Solar é um conjunto de planetas, asteroides. e cometas que giram ao redor do Sol.

O Sistema Solar é um conjunto de planetas, asteroides. e cometas que giram ao redor do Sol. Leandro e João O Sistema Solar é um conjunto de planetas, asteroides e cometas que giram ao redor do Sol. O Sistema Solar é composto por 8 planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano

Leia mais

TUENNY NUNES AMARAL ANA BEATRIZ MAGNANELLI 2º ano B

TUENNY NUNES AMARAL ANA BEATRIZ MAGNANELLI 2º ano B 2º ano B TUENNY NUNES AMARAL ANA BEATRIZ MAGNANELLI 2º ano B SISTEMA SOLAR O SISTEMA SOLAR É FORMADO POR OITO PLANETAS QUE GIRAM AO REDOR DO SOL. O NOSSO SISTEMA SOLAR ESTÁ LOCALIZADO EM UMA GALÁXIA CHAMADA

Leia mais

* Maria Julia e Helena

* Maria Julia e Helena * Maria Julia e Helena A constelação Cruzeiro do Sul é uma das mais importantes para os povos do hemisfério Sul. O cruzeiro do Sul é uma constelação formada por cinco estrelas: Rubídea, Pálida, Mimosa,

Leia mais

Modelo geocêntrico: Terra no centro do Universo. Corpos celestes giravam ao seu redor. Defensores: Aristóteles e Cláudio Ptolomeu.

Modelo geocêntrico: Terra no centro do Universo. Corpos celestes giravam ao seu redor. Defensores: Aristóteles e Cláudio Ptolomeu. SISTEMA SOLAR Modelo geocêntrico: Terra no centro do Universo. Corpos celestes giravam ao seu redor. Defensores: Aristóteles e Cláudio Ptolomeu. Permaneceu até o século XV. Modelo heliocêntrico: Sol no

Leia mais

Antônio de Brum Camara Arthur Lima

Antônio de Brum Camara Arthur Lima Nível 1 2º ano C Antônio de Brum Camara Arthur Lima O Sistema Solar é formado por um conjunto de oito planetas, satélites naturais, milhares de asteroides e cometas que se ligam ao Sol através da gravidade.

Leia mais

Apresentação para estudo elaborada pelos alunos do 2º ano A

Apresentação para estudo elaborada pelos alunos do 2º ano A Apresentação para estudo elaborada pelos alunos do 2º ano A Nosso Sistema Solar na Galáxia Via Láctea Felipe e Lara SOL O Sol é a estrela mais próxima da Terra. Ele assegura as condições necessárias de

Leia mais

Estudo para OBA Olimpíada Brasileira de Astronomia. Nível 1. 2º ano Água

Estudo para OBA Olimpíada Brasileira de Astronomia. Nível 1. 2º ano Água Estudo para OBA Olimpíada Brasileira de Astronomia Nível 1 2º ano Água Estrelas Cadentes Ana Beatriz e Giovanna 2º ano Água As Estrelas Cadentes na verdade são rochas. Estrelas cadentes não passam de um

Leia mais

Planetas são:

Planetas são: Características dos planetas (Pp. 71 a 78) Planetas do Sistema Solar Planeta Planeta anão Mercúrio Vénus Terra Marte Júpiter Saturno Úrano Neptuno Atenção às Páginas do MANUAL Manual Espaço Manual Pg.

Leia mais

Rafaela Fernandes Bruno Abe

Rafaela Fernandes Bruno Abe Rafaela Fernandes Bruno Abe Sistema Solar O Sistema Solar é um conjunto de planetas, asteroides e cometas que giram ao redor do Sol. Cada um se mantém em sua respectiva órbita em virtude da intensa força

Leia mais

Sistema Solar. Amanda e Karis. 2º ano D

Sistema Solar. Amanda e Karis. 2º ano D Sistema Solar Amanda e Karis 2º ano D O que é o Sistema Solar? O Sistema Solar é um conjunto de planetas que giram ao redor do Sol. Ele é formado pelos planetas : Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano,

Leia mais

I. Espaço. 2.2 Os planetas e as características que os distinguem. Novo. Físico-Química - 7º ano. M. Neli G. C. Cavaleiro M.

I. Espaço. 2.2 Os planetas e as características que os distinguem. Novo. Físico-Química - 7º ano. M. Neli G. C. Cavaleiro M. Físico-Química - 7º ano que os distinguem M. Neli G. C. Cavaleiro M. Domingas Beleza Novo Dimensões dos planetas Período de rotação O tempo que um planeta demora para realizar uma rotação completa em

Leia mais

Você acha que só no nosso planeta há vida? Como você acha que a vida surgiu? Quando e como?

Você acha que só no nosso planeta há vida? Como você acha que a vida surgiu? Quando e como? Atividade: Vida Entregar dia: 11/02/2016 (2 feira) Manuscrito Cabeçalho; Data; Nome O que é vida? O que significa para você estar vivo? O que é um ser vivo? Você acha que só no nosso planeta há vida? Como

Leia mais

Nível 1 2º ano Gentileza

Nível 1 2º ano Gentileza Nível 1 2º ano Gentileza Aída Sophie e Júlia Garcia 2º ano Gentileza O Sistema Solar é um conjunto de cometas, estrela comum, que nós chamamos de Sol, corpos celestes e seus planetas chamados Mercúrio,

Leia mais

2.2 Os planetas e as características que os distinguem

2.2 Os planetas e as características que os distinguem Período de rotação O tempo que um planeta demora para realizar uma rotação completa em torno do seu eixo chama-se período de rotação e corresponde a um dia nesse planeta. Mercúrio Vénus Saturno 59 dias

Leia mais

CAPÍTULO 03 O Universo..

CAPÍTULO 03 O Universo.. CAPÍTULO 03 O Universo.. 03/03/2016 6º Ano B Profº Delsomar de Sousa Barbosa Páginas: 34 a 40 Itens 01 a 03. Estrutura Temática Astros do universo. Planetas Satélites Estrelas Distâncias no Espaço. Sistemas,

Leia mais

Gustavo Rolan e Luana 2º ano Fantástico

Gustavo Rolan e Luana 2º ano Fantástico 2º ano F Gustavo Rolan e Luana 2º ano Fantástico O Sistema Solar O sistema solar é o conjunto de planetas, planetas anões, asteroides e demais corpos celestes que orbitam ao redor do Sol. Os oito planetas

Leia mais

TRABALHO REALIZADO PELO 2º ANO EXPLORADORES

TRABALHO REALIZADO PELO 2º ANO EXPLORADORES TRABALHO REALIZADO PELO 2º ANO EXPLORADORES SOL Maria Luiza Meneses Anteghini Henrique Marra Cozzi SOL O Sol não é amarelo nem vermelho. Sua cor original é azul esverdeado. A temperatura na superfície

Leia mais

Introdução à astronomia O Sistema Solar

Introdução à astronomia O Sistema Solar Introdução à astronomia O Sistema Solar Introdução a astronomia A Lua A Terra Viver na Terra Introdução a Astronomia Astronomia é a ciência que estuda os astros e os fenômenos celestes. Universo é o conjunto

Leia mais

Considera-se que o Sistema Solar teve origem há cerca de 5 mil milhões de anos.

Considera-se que o Sistema Solar teve origem há cerca de 5 mil milhões de anos. Sumário 3 - Como se formou o Sistema Solar? Constituição do Sistema Solar. - Os planetas do Sistema Solar. - Outros astros do Sistema Solar. Formação do Sistema Solar Considera-se que o Sistema Solar teve

Leia mais

Astronomia. O nosso Universo

Astronomia. O nosso Universo Astronomia O nosso Universo O sistema solar Distância entre a Lua e a Terra: 384.000 Km (aprox. 1 seg-luz Velocidade da luz (c) : 300.000 Km/s Distância média entre a Terra e o Sol: 146 milhões Km (aprox.

Leia mais

Os Planetas do Sistema Solar (observação: para ir junto da maquete)

Os Planetas do Sistema Solar (observação: para ir junto da maquete) Os Planetas do Sistema Solar (observação: para ir junto da maquete) EIXO PRINCIPAL TEXTO GERAL DA MAQUETE Os planetas e planetas anões do Sistema Solar são de longe o mais bem estudado sistema planetário,

Leia mais

Sistema Solar e nossa Galáxia

Sistema Solar e nossa Galáxia Sistema Solar e nossa Galáxia Galáxia Uma galáxia é um enorme aglomerado de estrelas, planetas, gás e poeiras ligados pela força da gravidade, assim como pela ainda pela pouco conhecida matéria escura.

Leia mais

Manual Espaço (62-63) Manual Terra no Espaço (56-57)

Manual Espaço (62-63) Manual Terra no Espaço (56-57) Manual Espaço (62-63) Manual Terra no Espaço (56-57) Astros do Sistema Solar: a sua origem e os seus astros (Pp. 64 a 70) Objetos celestes do Sistema Solar Teoria da Nebulosa Solar Sistema Solar Sol Planetas

Leia mais

O Sistema Solar. Roberto Ortiz EACH/USP

O Sistema Solar. Roberto Ortiz EACH/USP O Sistema Solar Roberto Ortiz EACH/USP Formação e evolução Há 4,6 bilhões de anos, uma nuvem de gás (basicamente hidrogênio) se contraiu e formou estrelas, entre elas o Sol. Uma parte residual do gás,

Leia mais

1. GRAVITAÇÃO PARTE I

1. GRAVITAÇÃO PARTE I 1. GRAVITAÇÃO PARTE I CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: 1- GRAVITAÇÃO 1.1. Lei da Gravitação de Newton; 1.. Energia potencial gravitacional; 1.3. Leis de Kepler; Modelo Geocêntrico Vs Modelo Heliocêntrico Modelo

Leia mais

Prepare seu capacete de astronauta e embarque numa viagem cósmica alucinante. Vamos visitar todos os planetas do Sistema Solar, em especial o planeta

Prepare seu capacete de astronauta e embarque numa viagem cósmica alucinante. Vamos visitar todos os planetas do Sistema Solar, em especial o planeta Prepare seu capacete de astronauta e embarque numa viagem cósmica alucinante. Vamos visitar todos os planetas do Sistema Solar, em especial o planeta terra. Iremos relembrar e aprender um monte de coisas

Leia mais

A TERRA, UM PLANETA MUITO ESPECIAL

A TERRA, UM PLANETA MUITO ESPECIAL A TERRA, UM PLANETA MUITO ESPECIAL Sol Planetas principais (giram diretamente à volta do Sol) Planetas secundários ou satélites (giram à volta de outros planetas) Planetas anões (Plutão, Ceres, Xena)

Leia mais

Pensar criativamente e colocar as coisas em perspectiva pode ajudar. Aqui está um pouco de astronomia para ajudá-lo a colocar sua vida em perspectiva

Pensar criativamente e colocar as coisas em perspectiva pode ajudar. Aqui está um pouco de astronomia para ajudá-lo a colocar sua vida em perspectiva Pensar criativamente e colocar as coisas em perspectiva pode ajudar Aqui está um pouco de astronomia para ajudá-lo a colocar sua vida em perspectiva Hubble O telescópio Hubble está localizado fora de nossa

Leia mais

Espaço. 1. Universo. Ciências Físico-Químicas 7º Ano Nelson Alves Correia Escola Básica Manuel Figueiredo Agrupamento de Escolas Gil Paes

Espaço. 1. Universo. Ciências Físico-Químicas 7º Ano Nelson Alves Correia Escola Básica Manuel Figueiredo Agrupamento de Escolas Gil Paes Espaço 1. Universo Ciências Físico-Químicas 7º Ano Nelson Alves Correia Escola Básica Manuel Figueiredo Agrupamento de Escolas Gil Paes Corpos celestes 1.1 Distinguir vários corpos celestes. Estrela Astro

Leia mais

Sistema Solar. Ana Clara e Bruna 2º ano

Sistema Solar. Ana Clara e Bruna 2º ano Sistema Solar Ana Clara e Bruna 2º ano O que é o Sistema Solar? O Sistema Solar é um conjunto de planetas que giram ao redor do Sol. Ele é formado pelos planetas : Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno,

Leia mais

O Nosso sistema solar faz parte de uma galáxia. A Via Láctea

O Nosso sistema solar faz parte de uma galáxia. A Via Láctea NÓS E O UNIVERSO 1 O Nosso sistema solar faz parte de uma galáxia A Via Láctea VIA LÁCTEA OUTRAS GALÁXIAS Andrómeda Grande Nuvem de Magalhães Pequena Nuvem de Magalhães SISTEMA SOLAR S M V T M J S U N

Leia mais

1 (para alunos da 1ª e 2ª séries)

1 (para alunos da 1ª e 2ª séries) Prova do nível 1 (para alunos da 1ª e 2ª séries) IX Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica 2006 Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) - Agência Espacial Brasileira (AEB) (Veja o gabarito em

Leia mais

José Otávio e Adriano 2º ano A

José Otávio e Adriano 2º ano A José Otávio e Adriano 2º ano A Vênus é um planeta que faz parte do Sistema Solar. Está localizado entre os planetas Mercúrio e Terra. Tem esse nome em homenagem a Vênus (deusa do amor da mitologia romana).

Leia mais

Astrônomos descobrem sistema com 7 exoplanetas, e eles podem ter água

Astrônomos descobrem sistema com 7 exoplanetas, e eles podem ter água Astrônomos descobrem sistema com 7 exoplanetas, e eles podem ter água Maria Júlia Marques Do UOL, em São Paulo 22/02/2017 15h00 m n H { Ouvir texto J Imprimir F Comunicar erro "Não, nós não encontramos

Leia mais

3 Unidade I O Universo. 3 Galáxias 7 O Sistema Solar 11 Os Satélites 12 O Ar. Kiselev Andrey Valerevich / Shutterstock.com

3 Unidade I O Universo. 3 Galáxias 7 O Sistema Solar 11 Os Satélites 12 O Ar. Kiselev Andrey Valerevich / Shutterstock.com CONTEÚDO DA UNIDADE 3 Unidade I O Universo 3 Galáxias 7 O Sistema Solar 11 Os Satélites 12 O Ar Kiselev Andrey Valerevich / Shutterstock.com O UNIVERSO GALÁXIAS 1. De acordo com o texto, sublinhe a frase

Leia mais

Movimento dos Planetas

Movimento dos Planetas Elementos de Astronomia Movimento dos Planetas eclipse.txt Rogemar A. Riffel Planetas Planetas são corpos que orbitam estrelas e não tem nem nunca tiveram reações nucleares, além de terem forma determinada

Leia mais

O Sistema Solar. Os Astros do Sistema Solar. 1. Astros do Sistema Solar 2. Os planetas do Sistema Solar Unidade 2 O SISTEMA SOLAR

O Sistema Solar. Os Astros do Sistema Solar. 1. Astros do Sistema Solar 2. Os planetas do Sistema Solar Unidade 2 O SISTEMA SOLAR Ciências Físico-químicas - 7º ano de escolaridade Unidade 2 O SISTEMA SOLAR O Sistema Solar 1. Astros do Sistema Solar 2. Os planetas do Sistema Solar Os Astros do Sistema Solar 2 1 Competências a desenvolver:

Leia mais

Atividades de Lei de Kepler e Gravitação Universal

Atividades de Lei de Kepler e Gravitação Universal DISCIPLINA: Física DATA: 30/08/2017 Atividades de Lei de Kepler e Gravitação Universal 01 - A figura ilustra o movimento de um planeta em torno do sol. 04 - A sonda Galileu terminou sua tarefa de capturar

Leia mais

Ficha de Avaliação Sumativa 2

Ficha de Avaliação Sumativa 2 Ficha de Avaliação Sumativa 2 DISCIPLINA: Física e Química 7 ºAno de escolaridade 2015/2016 Data: Nome: Turma: N.º Classificação: (%) A Docente: E. E: As respostas às questões deste enunciado devem ser

Leia mais

1. Observe a ilustração de um planeta do Sistema Solar:

1. Observe a ilustração de um planeta do Sistema Solar: Exercitando Ciências Tema: Sistema Solar, Movimentos Terrestres e Estações do Ano Esta lista de exercícios aborda o conteúdo curricular: Sistema Solar, Movimentos Terrestres e Estações do Ano. 1. Observe

Leia mais

Material de Aperfeiçoamento de Estudos MAE 5ª série 1º Bimestre Professora MaristelA Borges

Material de Aperfeiçoamento de Estudos MAE 5ª série 1º Bimestre Professora MaristelA Borges Material de Aperfeiçoamento de Estudos MAE 5ª série 1º Bimestre Professora MaristelA Borges Um pouco de história da Astronomia A regularidade dos movimentos do Sol e das outras estrelas, da Lua, o aparecimento

Leia mais

1 A partir da análise das duas figuras a seguir, responda ao que se pede.

1 A partir da análise das duas figuras a seguir, responda ao que se pede. 5 Nome: Data: unidade A partir da análise das duas figuras a seguir, responda ao que se pede. Lua Sol Terra Mercúrio Vênus Júpiter ilustrações: Paulo Manzi Marte Saturno Figura A Saturno Júpiter Marte

Leia mais

ESCOLA SALESIANA DE MANIQUE TESTE DE AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS ANO LECTIVO 2010/2011

ESCOLA SALESIANA DE MANIQUE TESTE DE AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS ANO LECTIVO 2010/2011 ESCOLA SALESIANA DE MANIQUE TESTE DE AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS ANO LECTIVO 2010/2011 Nome: 7.º Ano Turma Nº: Encarregado de Educação: Classificação: Professor: 1. Observe a figura seguinte,

Leia mais

AS COISAS DO UNIVERSO

AS COISAS DO UNIVERSO AS COISAS DO UNIVERSO PERGUNTANDO AO Sr. NETUNO TERRA Leva 365,256 dias para girar em torno do Sol e 23.9345 horas para a Terra efetuar uma rotação completa; Tem diâmetro de 12.756 quilômetros; Sua massa

Leia mais

Universidade da Madeira. Grupo de Astronomia. Nós s e o Universo. (c) 2009/2014 Grupo de Astronomia da Universidade da Madeira

Universidade da Madeira. Grupo de Astronomia. Nós s e o Universo. (c) 2009/2014 Grupo de Astronomia da Universidade da Madeira Nós s e o Universo 1 (c) 2009/2014 da Universidade da Madeira A Terra, a Lua e o Sol 2 Sol Terra http://umbra.nascom.nasa.gov/sdac.html http://www.msss.com/earth/earth.html 700 000 Km 6 370 Km 3 O raio

Leia mais

CURSO AVANÇADO EM ASTRONOMIA E ASTROFÍSICA OBSERVATÓRIO ASTRONÓMICO DE LISBOA O MODERNO SISTEMA SOLAR. Rui J. Agostinho.

CURSO AVANÇADO EM ASTRONOMIA E ASTROFÍSICA OBSERVATÓRIO ASTRONÓMICO DE LISBOA O MODERNO SISTEMA SOLAR. Rui J. Agostinho. CURSO AVANÇADO EM ASTRONOMIA E ASTROFÍSICA NO OBSERVATÓRIO ASTRONÓMICO DE LISBOA O MODERNO SISTEMA SOLAR MÓDULO: CAOAL SS Rui J. Agostinho Setembro de 2014 Conteúdo Objectivos e Estrutura do Curso..............................

Leia mais

DESCOBRINDO O UNIVERSO

DESCOBRINDO O UNIVERSO DESCOBRINDO O UNIVERSO OS ALUNOS DO 4 A TÊM UMA MISSÃO DE FAZER VOCÊ DESCOBRIR OS SEGREDOS DO UNIVERSO. NESSE LIVRO VOCÊ PODE ENCONTRAR ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE O SISTEMA SOLAR, AS ESTRELAS, OS PLANETAS

Leia mais

XII OBA PROVA DO NÍVEL 2

XII OBA PROVA DO NÍVEL 2 Nota de Astronomia: Nota de Astronáutica: XII OBA PROVA DO NÍVEL 2 (Para alunos da 3 a e 4 a séries das escolas nas quais o ensino fundamental tem 8 anos e para alunos do 4 o ao 5 o ano das escolas nas

Leia mais

tem 4 Pontos Cardeais todo Planeta é um OCIDENTAL (OESTE) gira em torno do SOL LUA

tem 4 Pontos Cardeais todo Planeta é um OCIDENTAL (OESTE) gira em torno do SOL LUA Mapa de Conceitos Astros Iluminados Asteróide, Satélite, Cometa, Planeta, Planeta Anão... (meteoros, galáxias) Astros Luminosos Sol, Estrelas Astros Iluminados não possuem luz própria, recebem a luz de

Leia mais

Sumário. O Universo. Modelo geocêntrico

Sumário. O Universo. Modelo geocêntrico Sumário 2- Estudo do Universo - Modelos de organização do Universo: Teoria Geocêntrica e Teoria Heliocêntrica. - Da Astronomia a olho nu às lunetas e telescópios. Explorando o espaço. - Teoria do Big Bang

Leia mais

XX OBA Material de estudo. Fontes de Pesquisa

XX OBA Material de estudo. Fontes de Pesquisa XX OBA 2017 Conteúdos das Avaliações Material de estudo Fontes de Pesquisa Constituição da Avaliação 7 perguntas de Astronomia; 3 perguntas de Astronáutica. Perguntas Práticas e/ou Observacionais Poderá

Leia mais

Astronomia A MÃE DE TODAS AS CIENCIAS

Astronomia A MÃE DE TODAS AS CIENCIAS Astronomia A MÃE DE TODAS AS CIENCIAS O que é Astronomia? Astronomia é uma ciência exata que se preocupa com a origem, evolução, composição, classificação e dinâmica dos corpos celestes todos eles. (zênite.nu)

Leia mais

Terra Marte Júpiter Saturno. O Sistema Solar. Introdução à Astronomia Fundamental. O Sistema Solar

Terra Marte Júpiter Saturno. O Sistema Solar. Introdução à Astronomia Fundamental. O Sistema Solar Introdução à Astronomia Fundamental Lua Distância média da Terra: 384 400 km Diâmetro equatorial: 3480 km Massa: 0,012 massa terrestre Gravidade: 1,62 m/s 2 Densidade: 3340 kg/m 3 Rotação: 27,32 dias Período

Leia mais

O movimento dos planetas, visto da Terra

O movimento dos planetas, visto da Terra O movimento dos planetas, visto da Terra Quando são visíveis da Terra, os planetas não acompanham as estrelas (a palavra planeta vem da palavra grega vagabundo ). Em relação às estrelas, os planetas não

Leia mais

2. Observe atentamente o mapa PLANISFÉRIO FUSOS HORÁRIOS.

2. Observe atentamente o mapa PLANISFÉRIO FUSOS HORÁRIOS. SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR SARGENTO NADER ALVES DOS SANTOS SÉRIE/ANO: 6ª Ano

Leia mais

I. Espaço. 2.1 Astros do Sistema Solar. Novo. Físico-Química - 7º ano. M. Neli G. C. Cavaleiro M. Domingas Beleza

I. Espaço. 2.1 Astros do Sistema Solar. Novo. Físico-Química - 7º ano. M. Neli G. C. Cavaleiro M. Domingas Beleza Físico-Química - 7º ano M. Neli G. C. Cavaleiro M. Domingas Beleza Novo O Sistema Solar formou-se, segundo se pensa, pela contração de uma nuvem de matéria em rotação, há cerca de 4,6 mil milhões de anos.

Leia mais

AULA 1. ESCALAS DE DISTÂNCIA e de tamanho NO UNIVERSO

AULA 1. ESCALAS DE DISTÂNCIA e de tamanho NO UNIVERSO AULA 1 ESCALAS DE DISTÂNCIA e de tamanho NO UNIVERSO CONSTELAÇÃO DE Orion Estrelas são os componentes mais básicos do universo. 100 trilhões de km (10 12 km) Betelgeuse gigante vermelha (velha e massiva)

Leia mais

Uma Visão Geral do Sistema Solar

Uma Visão Geral do Sistema Solar Uma Visão Geral do Sistema Solar DESCOBRINDO O SISTEMA SOLAR Desde os gregos: Sol 5 planetas: Mercúrio Vênus Marte Júpiter Saturno Cometas (visíveis por algumas semanas) Meteoros ou estrelas cadentes Uma

Leia mais

Geografia LIVRO 5 Avaliação Capítulos 1 e 2 A Terra vista de longe / O Brasil no mundo. O Sistema Solar é formado apenas por planetas.

Geografia LIVRO 5 Avaliação Capítulos 1 e 2 A Terra vista de longe / O Brasil no mundo. O Sistema Solar é formado apenas por planetas. 1 Leia a afirmação e responda à questão. O Sistema Solar é formado apenas por planetas. Essa afirmação é verdadeira ou falsa? Justifique sua resposta. 2 Identifique o nome de cada planeta do Sistema Solar

Leia mais

Processo Avaliativo AVP - 4º Bimestre/2016 Disciplina: Física 1ª série EM A Data: Nome do aluno Nº Turma

Processo Avaliativo AVP - 4º Bimestre/2016 Disciplina: Física 1ª série EM A Data: Nome do aluno Nº Turma Processo Avaliativo AVP - 4º Bimestre/016 Disciplina: Física 1ª série EM A Data: Nome do aluno Nº Turma Atividade Avaliativa: entregar a resolução de todas as questões. 1. (Ita 016) A partir do repouso,

Leia mais

Capítulo 6. Gravitação Universal

Capítulo 6. Gravitação Universal Capítulo 6 Gravitação Universal Os céus manifestam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos. Um dia discursa a outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite. Não há linguagem,

Leia mais

Observação: A Nota Final é a soma das notas de Astronomia e de Astronáutica

Observação: A Nota Final é a soma das notas de Astronomia e de Astronáutica Prova do nível 1 (Para alunos da 1ª e 2ª séries das escolas nas quais o ensino fundamental tem 8 anos e para alunos da 1ª à 3ª séries nas escolas nas quais o ensino fundamental já é de 9 anos). X Olimpíada

Leia mais

CURSO AVANÇADO EM ASTRONOMIA E ASTROFÍSICA OBSERVATÓRIO ASTRONÓMICO DE LISBOA SISTEMAS PLANETÁRIOS: O NOSSO E OS OUTROS. Rui J.

CURSO AVANÇADO EM ASTRONOMIA E ASTROFÍSICA OBSERVATÓRIO ASTRONÓMICO DE LISBOA SISTEMAS PLANETÁRIOS: O NOSSO E OS OUTROS. Rui J. CURSO AVANÇADO EM ASTRONOMIA E ASTROFÍSICA NO OBSERVATÓRIO ASTRONÓMICO DE LISBOA SISTEMAS PLANETÁRIOS: O NOSSO E OS OUTROS MÓDULO: CAOAL SS Rui J. Agostinho Setembro de 2014 Conteúdo Objectivos e Estrutura

Leia mais

AULA 1. ESCALAS DE DISTÂNCIA e de tamanho NO UNIVERSO

AULA 1. ESCALAS DE DISTÂNCIA e de tamanho NO UNIVERSO AULA 1 ESCALAS DE DISTÂNCIA e de tamanho NO UNIVERSO CONSTELAÇÃO DE Orion Estrelas são os componentes mais básicos do universo. O universo observável contém tantas estrelas quanto grãos de areia somando

Leia mais

Planetas fora do Sistema Solar

Planetas fora do Sistema Solar Planetas fora do Sistema Solar José Eduardo Costa Dep. Astronomia Instituto de Física UFRGS (2016-2) O Sistema Solar Massa do Sol = 2 x 1030 Kg (333 000x a massa da Terra; 1 000x a massa de Júpiter) Diâmetro

Leia mais

I Olimpíada Goiana de Astronomia Prova Nível 1 Alunos do Ensino Fundamental

I Olimpíada Goiana de Astronomia Prova Nível 1 Alunos do Ensino Fundamental I Olimpíada Goiana de Astronomia Prova Nível 1 Alunos do Ensino Fundamental www.ogagoias.org Dados do aluno: Nome completo: Endereço: E-mail: Série que está cursando: ( ) 6 ano ( ) 7 ano ( ) 8 ano ( )

Leia mais

CIÊNCIAS PROVA 2º BIMESTRE 6º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ

CIÊNCIAS PROVA 2º BIMESTRE 6º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS PROVA 2º BIMESTRE 6º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ Prova elaborada

Leia mais

10 m s. d) A ordem de grandeza da distância entre a Próxima Centauri e o sistema solar é igual a 12

10 m s. d) A ordem de grandeza da distância entre a Próxima Centauri e o sistema solar é igual a 12 1. Cientistas descobrem planeta parecido com a Terra que orbita estrela vizinha do Sol, nomeado de Próxima B. O planeta é pequeno, rochoso e pode ter água líquida. Ele orbita ao redor da Próxima Centauri,

Leia mais

20/09/2017. # GEO = terra; LOGOS = estudo.

20/09/2017. # GEO = terra; LOGOS = estudo. Prof. Me. Eduardo de Freitas Sousa # GEO = terra; LOGOS = estudo. # Ciência da terra que trata de sua origem, composição (estrutura), de seus processos internos e externos e de sua evolução, através do

Leia mais

MOVIMENTOS DA TERRA E COORDENADAS GEOGRÁFICAS. Prof. Diogo Máximo

MOVIMENTOS DA TERRA E COORDENADAS GEOGRÁFICAS. Prof. Diogo Máximo MOVIMENTOS DA TERRA E COORDENADAS GEOGRÁFICAS Prof. Diogo Máximo ELEMENTOS DE ASTRONOMIA - Teorias da origem do Universo: Criacionista; Universo em expansão Hubble ; Universo Pulsante, Big-Bang George

Leia mais

o módulo da quantidade de movimento do satélite, em kg m s, é, aproximadamente, igual a: a) b) c) d) e)

o módulo da quantidade de movimento do satélite, em kg m s, é, aproximadamente, igual a: a) b) c) d) e) 1. Considere que um satélite de massa m 5,0 kg seja colocado em órbita circular ao redor da Terra, a uma altitude h 650 km. Sendo o raio da Terra igual a 6.350 km, sua massa igual a 4 5,98 10 kg e a constante

Leia mais

Alguns Equipamentos de Exploração Espacial

Alguns Equipamentos de Exploração Espacial Geologia 10.ºAno Alguns Equipamentos de Exploração Espacial Telescópios Radiotelescópio Satélites Estação espacial Vaivém espacial Foguetões Sonda espacial SISTEMA SOLAR Formado por SOL PLANETAS PRINCIPAIS

Leia mais

DINÂMICA DO SISTEMA SOLAR

DINÂMICA DO SISTEMA SOLAR ASTRONOMIA DO SISTEMA SOLAR Enos Picazzio (IAGUSP 2006) DINÂMICA DO SISTEMA SOLAR NÃO HÁ PERMISSÃO DE USO PARCIAL OU TOTAL DESTE MATERIAL PARA OUTRAS FINALIDADES. Até o final do século XVII eram conhecidos:

Leia mais

O SISTEMA SOLAR: PLANETAS EXTERNOS

O SISTEMA SOLAR: PLANETAS EXTERNOS O SISTEMA SOLAR: PLANETAS EXTERNOS RELEMBRANDO O SISTEMA SOLAR O Sistema solar é constituído do sol que possui 99,85% da massa do sistema. Dos Planetas Interiores: Mercúrio, Venus, Terra e Marte. Dos Planetas

Leia mais

Observação: A Nota Final é a soma das notas de Astronomia e de Astronáutica

Observação: A Nota Final é a soma das notas de Astronomia e de Astronáutica Prova do nível 2 (Para alunos da 3ª e 4ª séries das escolas nas quais o ensino fundamental tem 8 anos e para alunos da 4ª e 5ª séries nas escolas nas quais o ensino fundamental já é de 9 anos). X Olimpíada

Leia mais

Aula 3a Transferências Interplanetárias

Aula 3a Transferências Interplanetárias Aula 3a Transferências Profa. Jane Gregorio-Hetem & Prof. Annibal Hetem AGA0521 Manobras Orbitais 1 MOVIMENTOS DOS PLANETAS 2 Movimentos da Terra Translação Movimento da Terra ao longo de sua órbita em

Leia mais

Os planetas Extrassolares

Os planetas Extrassolares Os planetas Extrassolares Daniel R. C. Mello Observatório do Valongo - UFRJ I Curso de extensão Introdução à Astronomia - 2017 Planetas Extrassolares Como esta aventura começou? Há um infinito número de

Leia mais

Movimento dos Planetas

Movimento dos Planetas Fundamentos de Astronomia e Astrofísica Movimento dos Planetas eclipse.txt Rogério Riffel e-mail: riffel@ufrgs.br http://www.if.ufrgs.br/~riffel Sala: N106 Livro texto: Astronomia e Astrofísica Kepler

Leia mais

Movimento dos Planetas

Movimento dos Planetas Introdução Astrofísica Movimento dos Planetas eclipse.txt Rogemar A. Riffel Revisão - Eclipses Os eclipses acontecem quando ocorre o alinhamento entre Sol, Terra e Lua, de forma que a sombra da Lua atinge

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Aluno(a): Nº Ano: 6º Turma: Data: 15/09/2017 Nota: Professor(a): Élida e Edvaldo Valor da Prova: 40 pontos Orientações gerais: 1) Número de questões desta prova: 15 2) Valor das questões: Abertas (5):

Leia mais

Curso de Introdução à Astronomia e Utilização de Telescópios

Curso de Introdução à Astronomia e Utilização de Telescópios Curso de à Astronomia e Utilização de Telescópios Esta acção de formação destina-se a utilizadores de telescópios com pouca experiência prática de observação ou amadores que queiram saber mais sobre o

Leia mais

Área de competência-sociedade, tecnologia e ciência (stc) O homem no espaço

Área de competência-sociedade, tecnologia e ciência (stc) O homem no espaço Área de competência-sociedade, tecnologia e ciência (stc) Turma S-12-ano lectivo-2010-1011 Formadora-Professora-Isabel Carvalho Formando-Pedro Gonçalves O homem no espaço A teoria Geocêntrica heliocêntrica

Leia mais

1. A teoria do Big Bang é a teoria científica hoje mais aceite acerca da origem do Universo Quando terá ocorrido o Big Bang?

1. A teoria do Big Bang é a teoria científica hoje mais aceite acerca da origem do Universo Quando terá ocorrido o Big Bang? Escola Físico-Química 7. Ano Data Nome N.º Turma Professor Classificação 1. A teoria do Big Bang é a teoria científica hoje mais aceite acerca da origem do Universo. 1.1. Quando terá ocorrido o Big Bang?

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 1ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA

COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 1ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 2016 1ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA Aluno(a): Nº Ano: Turma: Data: 23/03/2016 Nota: Professor(a): Élida Valor da Prova: 40 Pontos Orientações gerais:

Leia mais

XII OBA PROVA DO NÍVEL 1

XII OBA PROVA DO NÍVEL 1 XII OBA PROVA DO NÍVEL 1 (Para alunos da 1 a e 2 a séries das escolas nas quais o ensino fundamental tem 8 anos e para alunos do 1 o ao 3 o ano das escolas nas quais o ensino fundamental já é de 9 anos).

Leia mais

Geodésia II - Astronomia de Posição: Aula 02

Geodésia II - Astronomia de Posição: Aula 02 Engenharia Cartográfica Geodésia II - Astronomia de Posição: Aula 02 Capítulos 03, 04 e 05 Prof. Gabriel Oliveira Jerez SUMÁRIO Noções Preliminares de Cosmografia o Astros Fixos e Errantes; o Sistema Solar;

Leia mais

Prof. Eslley Scatena Blumenau, 22 de Agosto de

Prof. Eslley Scatena Blumenau, 22 de Agosto de Grupo de Astronomia e Laboratório de Investigações Ligadas ao Estudo do Universo Prof. Eslley Scatena Blumenau, 22 de Agosto de 2017. e.scatena@ufsc.br http://galileu.blumenau.ufsc.br A esfera celeste

Leia mais

ESCOLA SALESIANA DE MANIQUE TESTE DE AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS ANO LECTIVO 2010/2011

ESCOLA SALESIANA DE MANIQUE TESTE DE AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS ANO LECTIVO 2010/2011 ESCOLA SALESIANA DE MANIQUE TESTE DE AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS ANO LECTIVO 2010/2011 Nome: 7.º Ano Turma Nº: Encarregado de Educação: Classificação: Professor: 1. Observe a figura seguinte,

Leia mais

Atenção Este gabarito oficial é um guia de correção para os professores. As respostas estão comentadas.

Atenção Este gabarito oficial é um guia de correção para os professores. As respostas estão comentadas. SOCIEDADE ASTRONÔMICA BRASILEIRA SAB V Olimpíada Brasileira de Astronomia V OBA 2002 Gabarito Oficial do Nível I (para alunos da 1ª à 4ª série) (Este gabarito está também disponível em nossa home page

Leia mais

3DUWH,8PDYLVmRJHUDO 1$6$ 8PDHVWUHODQRYHSODQHWDVGH]HQDVGHVDWpOLWHVPLOKDUHVGH DVWHUyLGHVPLUtDGHVGHFRPHWDVHIUDJPHQWRVURFKRVRV (VWHpR6LVWHPD6RODU

3DUWH,8PDYLVmRJHUDO 1$6$ 8PDHVWUHODQRYHSODQHWDVGH]HQDVGHVDWpOLWHVPLOKDUHVGH DVWHUyLGHVPLUtDGHVGHFRPHWDVHIUDJPHQWRVURFKRVRV (VWHpR6LVWHPD6RODU ,1752'8d 2 $ $6752120,$ $*$ 6LVWHPD6RODU 3DUWH,8PDYLVmRJHUDO 1$6$ 8PDHVWUHODQRYHSODQHWDVGH]HQDVGHVDWpOLWHVPLOKDUHVGH DVWHUyLGHVPLUtDGHVGHFRPHWDVHIUDJPHQWRVURFKRVRV (VWHpR6LVWHPD6RODU,$*863 (1263,&$==,2

Leia mais

1. A planta, o planisfério e o globo terrestre são utilizados para representar, respectivamente:

1. A planta, o planisfério e o globo terrestre são utilizados para representar, respectivamente: SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR SARGENTO NADER ALVES DOS SANTOS SÉRIE/ANO: 6ª Ano

Leia mais

Ciências Físico-Químicas 7.º ano. Ficha de avaliação diagnóstica

Ciências Físico-Químicas 7.º ano. Ficha de avaliação diagnóstica Ciências Físico-Químicas 7.º ano Ficha de avaliação diagnóstica Grupo I 1. Observa atentamente o gráfico seguinte, que representa a variação da temperatura de uma localidade durante um dia. 1.1. Qual foi

Leia mais

SOCIEDADE ASTRONÔMICA BRASILEIRA SAB IV Olimpíada Brasileira de Astronomia IV OBA Gabarito da Prova de nível I (para alunos de 1ª à 4ª série)

SOCIEDADE ASTRONÔMICA BRASILEIRA SAB IV Olimpíada Brasileira de Astronomia IV OBA Gabarito da Prova de nível I (para alunos de 1ª à 4ª série) SOCIEDADE ASTRONÔMICA BRASILEIRA SAB IV Olimpíada Brasileira de Astronomia IV OBA Gabarito da Prova de nível I (para alunos de 1ª à 4ª série) GABARITO NÍVEL 1 (Cada questão vale 1 ponto sendo que cada

Leia mais

Nota de Energia: Observação: A Nota Final é a soma das notas de Astronomia, de Astronáutica e de Energia

Nota de Energia: Observação: A Nota Final é a soma das notas de Astronomia, de Astronáutica e de Energia XIII OBA PROVA DO NÍVEL 2 (Para alunos da 3 a e 4 a séries das escolas nas quais o ensino fundamental tem 8 anos ou para alunos do 4 o ao 5 o ano das escolas nas quais o ensino fundamental já é de 9 anos).

Leia mais