CÓDIGO DE ÉTICA SINDRECOM

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CÓDIGO DE ÉTICA SINDRECOM"

Transcrição

1 CÓDIGO DE ÉTICA SINDRECOM

2 Índice -Mensagem do Presidente -O Sindrecom *Missão *Visão *Bandeiras *Princípios do Sindicato 1-Introdução 2- Observação 3-Preceitos Éticos 4-Orientação de Conduta 5-Estrutura CNC 6-Compromisso de Adesão

3 Mensagem do Presidente Elaborado de acordo com os princípios e políticas definidos e aprovados em Assembléia Geral Ordinária do Sindrecom, este código de Ética procura definir compromissos e responsabilidades da entidade. Nele, está contida a declaração do conjunto de direitos, deveres e responsabilidades corporativas, refletindo os valores da entidade, a gestão social e ambiental e o conjunto das normas de conduta para dirigentes, executivos, colaboradores e associados. Com o Código de Ética o Sindrecom tornam explícitos os princípios e a forma como a entidade conduz suas atividades e com isso acreditamos estar contribuindo para tornar a nossa entidade e nossos parceiros mais comprometidos com práticas éticas. Procure oportunidades para colocar os princípios deste Código em prática, assim você continuará a fazer do Sindrecom uma Entidade da qual todos podemos nos orgulhar. Joaçaba 18 de Maio de 2013.

4 CÓDIGO DE ÉTICA SINDRECOM - Sindicato Regional das Empresas de Representação Comercial e dos Representantes Comerciais Autônomos foi fundado em 18 de Julho de 1992 na cidade de Joaçaba SC, onde possui sede própria a qual foi adquirida em 13 de maio de Situada na Avenida XV de Novembro 371 Edifício Ermacenter sala 601 6º andar, Centro. O Sindrecom é uma entidade de classe constituída para fins de estudo, coordenação, proteção e representação da categoria de Representação Comercial perante a sociedade. A Base territorial do Sindrecom é composta de aproximadamente 150 municípios, os quais pertencem ao Planalto Serrano, Oeste, Meio Oeste e Extremo Oeste Catarinense. SINDRECOM é filiado a FECOMÉRCIO - Federação do Comércio de Santa Catarina e à Confederação Nacional do Comércio (CNC). Missão: Representar, defender e dar assistência as Empresas de Representação Comercial e aos Representantes Comerciais Autônomos. Visão: Liderar a comunidade empresarial representada, com reconhecida influência no desenvolvimento da região. Bandeiras: Fortalecimento da representatividade; Combate à informalidade e luta pela longevidade das empresas. Princípios do Sindicato Ação pelo propósito: Agir sempre motivado pelo propósito maior (bem estar da sociedade como um todo) e nunca pelo medo, que paralisa ou nos leva a distorção em nosso próprio modo de ser (auto proteção e isolamento que nos impedem de honrar a vida em nós e em tudo ao nosso redor). Consciência em ação: Seja um exemplo vivo do que há de melhor no ser humano. Sua consciência é seu melhor guia nos momentos decisivos. Em seu íntimo, você sempre saberá o que seu "melhor eu" deve fazer. Faça tudo com consciência, praticando empatia com todos os envolvidos e todos que poderão ser afetados por sua decisão. Foco na verdade: Atue sempre apoiado na verdade, na realidade real, e nunca em ilusões e percepções distorcidas da realidade. Sua responsabilidade é sempre trazer as verdades à mesa de decisões para assegurar o melhor para a vida e para o todo.

5 1- INTRODUÇÃO A ética está presente em todos os momentos da vida do ser humano. Ética, é uma palavra derivada do grego Ethos que significa o modo de ser, o caráter do ser. Na verdade, isso se traduz em entender o que é bom para o indivíduo e para a sociedade, estabelecendo a natureza de deveres nos relacionamentos humanos. Para o Sindrecom a ética é um valor essencial dentro dos princípios organizacionais, pois entende que, como Entidade atuante no contexto social, político e econômico, tem compromissos e responsabilidades para com a sociedade e com meio ambiente. A forma como o Sindrecom deve agir, comunicar-se e relacionar-se com as partes interessadas força de trabalho, associados, fornecedores e sociedade perpassa pela plena compatibilização dos valores e preceitos éticos estabelecidos à entidade para com os valores individuais de cada colaborador, influenciando no comportamento do grupo como um todo e na construção de conceito e de imagem institucional.

6 2- OBJETIVOS Ser a referência formal para a orientação quanto ao comportamento dos colaboradores do Sindicato, no que diz respeito aos relacionamentos com as partes interessadas; Oferecer um padrão para a tomada de decisão, tanto no julgamento quanto na ação a ser desenvolvida; Criar uma imagem positiva da Entidade contribuindo para um ótimo nível de satisfação interna. O Código de Ética explicita o padrão de comportamento adotado pelo Sindrecom, orientando como devemos fazer, nos relacionar-se e manifestar-se. Cabe a cada diretor, gestor ou colaborador, integrar sua individualidade à Entidade,fazendo assim valer os princípios e valores que norteiam o Sindrecom.

7 3- PRECEITOS ÉTICOS São preceitos éticos da Entidade: Respeito à individualidade das pessoas e à hierarquia; Zelo pela imagem e pelo patrimônio do Sindrecom; Cumprimento do Estatuto Social e das normas da Entidade; Proceder com honestidade nos processos; Atuar com transparência buscando o melhor resultado para o Sindrecom; Ter responsabilidade sócio- ambiental.

8 4 -ORIENTAÇÕES DE CONDUTA ESTAS ORIENTAÇÕES DE CONDUTA DEVEM SER ADOTADAS POR TODAS AS PESSOAS QUE FAZEM PARTE DA FORÇA DE TRABALHO DO SINDRECOM, INDEPENDENTE DO CARGO QUE OCUPA, PARA REGULAR O RELACIONAMENTO COM COLEGAS, ASSOCIADOS, FORNECEDORES E SOCIEDADE. 4.1 Relações no Trabalho Quanto aos colaboradores Nas suas atividades diárias a) Buscar sempre o melhor resultado para o Sindrecom, preservando a integridade moral e física das pessoas com as quais interage, atuando com transparência e respeito ao próximo; b) Oferecer o melhor desempenho a cada ação, por mais simples que seja, de forma que a sua atitude sirva de exemplo para a busca constante da excelência ; c) Não usar seu cargo, função, posição, influência, contatos, equipamentos ou quaisquer outros recursos proporcionados pela Entidade em seu benefício e das pessoas de seu interesse particular; d) Não usurpar as idéias ou criações de outrem como se sua fosse; e) Promover o entendimento e a melhor comunicação entre as áreas; f) Manter a integridade de documentos, bem como seu teor e veracidade; g) Reconhecer seus erros, buscando soluções para correção e não transferindo a responsabilidade; h) Utilizar sempre que necessário o Planejamento Estratégico para orientar suas ações e de seus pares; i) Manter uma excelente apresentação pessoal, observando as políticas institucionais que tratam dessa questão; j) Cumprir sua carga horária de trabalho mensal, respeitando a hora de entrada, de intervalo e de saída estabelecidas para suas atividades diárias; k) Não utilizar as dependências do Sindrecom, nem o seu horário de trabalho para realizar qualquer tipo de transação comercial de ordem particular.

9 No relacionamento com seus pares ou superiores a) Agir com cortesia e educação; b) Respeitar compromissos firmados, prazos, horários, sugestões, opiniões e percepções; c) Oferecer e aceitar feedback, seja na forma de elogio ou crítica construtiva; d) Não fazer julgamentos precipitados ou preconceituosos, não levantar falso testemunho ou propagar informações não fundamentadas; e) Eliminar qualquer tipo de preconceito, seja por raça, credo, idade, cor, sexo, entre outros; f) Acatar as determinações com a máxima efetividade; g) Obedecer e respeitar o nível hierárquico, independente da vinculação da área ou atividade que exerce No relacionamento dos gestores com liderados a) Respeitar a individualidade e as características pessoais; b) Oferecer e aceitar feedback, seja na forma de elogio ou crítica construtiva; c) Orientar acerca das atividades e responsabilidades específicas, estimulando a melhoria contínua; d) Identificar em conjunto as necessidades de aprimoramento técnico ou de desenvolvimento pessoal, a fim de manter a constante evolução profissional; e) Exercer a liderança por meio do carisma e do conhecimento; f) Não impor, coagir ou exigir de seus liderados a execução de atividades ou a adoção de comportamento não condizentes com suas funções e responsabilidades; g) Manter um canal de comunicação aberto e estimular a participação de todos na manifestação; h) Eliminar qualquer tipo de preconceito,seja por raça, crença, idade, cor, sexo, entre outros Quanto às informações pessoais e funcionais a) O Sindrecom garante o sigilo sobre as informações de caráter pessoal, bem como dos registros funcionais, sejam elas de ordem médica, de remuneração e benefícios, de implicação jurídica ou legal, entre outras disposições legais; b) Ao colaborador é permitido o acesso aos seus registros funcionais. Por outro lado, é sua responsabilidade informar à área Administrativa de Recursos Humanos quaisquer alterações em seus dados cadastrais, condição civil, formação etc.; c) O uso do correio eletrônico é restrito a sua atividade profissional, sendo proibido disseminar material com conteúdo ilegal, pornografia co, de cunho racista ou religioso, não condizente com os preceitos éticos do Sindrecom.

10 4.1.3 Quanto ao ambiente de trabalho a) O Sindrecom garante um ambiente de trabalho de qualidade, primando pela saúde, higiene, conforto, bem-estar e segurança; b) Todo colaborador pode tomar providências para sua auto preservação física, contudo, deve comunicar ao seu superior o risco identificado para que os procedimentos adequados sejam tomados; c) O patrimônio da Entidade, seja mobiliários, equipamentos ou instalações, deve ser preservado e conservado por todos, principalmente aqueles considerados de uso comum. 4.2 Relações com os Fornecedores a) Todo colaborador tem o dever de transmitir aos fornecedores, nos momentos de contato direto ou indireto, os valores e preceitos éticos do Sindrecom; b) As reuniões de negociação, alinhamento, repactuação ou de reconhecimento institucional devem ser realizadas dentro das dependências do Sindrecom, com elaboração de ata, e contando com a presença de mais de um gestor ou diretor, visando obter a máxima transparência nas relações comerciais e a isenção na tomada de decisão; c) Os colaboradores podem aceitar brindes ou presentes oferecidos por fornecedores ou parceiros, contanto que o valor estimado não seja superior a 20% (vinte por cento) do salário mínimo nacional. Caso seja constatado que o valor supera o limite previsto, o colaborador deve solicitar autorização à Superintendência; d) A comunicação com os fornecedores deve ser frequente e contínua, oferecendo-lhes retorno quanto à qualidade dos bens ou serviços fornecidos, bem como dos compromissos assumidos pelos mesmos na contratação; e) Zelar pelo cumprimento dos compromissos contratuais assumidos pelo Sindrecom perante seus fornecedores, como também comunicá-los sempre que for detectado algum descumprimento de quesitos ou obrigações previstos em contrato.

11 4.3 Relações com os Associados e com a Sociedade a) O tratamento aos associados, parceiros e concorrentes deve ser feito de maneira respeitosa e cordial, procurando aperfeiçoar os processos de comunicação e de relacionamento; b) Não deixar associados à espera de solução, mantendo-os informados das ações que estão em curso para atendimento; c) Divulgar sempre as informações verdadeiras, disponibilizando-as de forma ampla para todos os interessados. Quando não estão autorizados a responder a uma consulta, os colaboradores devem informar isso ao demandante; d) Repassar as informações públicas transmitidas pelo Sindrecom igualmente a todos os interessados, pautando-se em procedimentos, fontes e análises fundamentadas; e) Só levar ao conhecimento público documentos ou dados de caráter interno (estratégicos), quando devidamente autorizados pela Diretoria, sempre identificando a origem ou fonte; f) As manifestações públicas, sejam em eventos ou para a imprensa, são feitas exclusivamente pela Diretoria do Sindrecom ou para quem a mesma delegar ocasionalmente; g) O Sindrecom procura apoiar as ações voltadas para o exercício da cidadania e para o desenvolvimento local, em especial àquelas direcionadas para a melhoria das condições de vida das comunidades de sua abrangência de atuação; h) O Sindrecom assume seu compromisso com o meio ambiente, promovendo e apoiando ações para sua preservação; i) Considerando o seu exercício da cidadania, os empregados sempre devem respeitar as leis, normas, procedimentos e o Código de Ética.

12 5- ESTRUTURA CNC O Sindicato integra o Sistema CNC, que atua em todo o país representando as empresas do comércio de bens, serviços e turismo e promovendo educação profissional e qualidade de vida para os trabalhadores do setor terciário e para a sociedade por meio das entidades: Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo a) 34 Federações Estaduais e Nacionais filiadas b) 878 Sindicatos das empresas do comércio de bens, serviços e turismo c) 2 Departamentos Nacionais Sesc e Senac d) 54 Departamentos Regionais Sesc e Senac e) 851 Unidades Operacionais Sesc e Senac

13 CNC DN SESC DN SENAC Federações DR SESC DR SENAC Sindicatos Unidades Unidades Qualidade de Vida Representação Educação Profissional Acionistas Empresas Clientes Sociedade

14 6-Compromisso e Adesão A reputação e a integridade ética do Sindrecom- Sindicato Regional das Empresas de Representação Comercial e dos Representantes Comerciais Autônomos - é responsabilidade de cada integrante e prestador de serviços da entidade que tenha contato com nossas ações, produtos e serviços, e constitui orientação fundamental para nossas práticas diárias. A assinatura do termo de Compromisso e Adesão, anexado a este Código de Ética, é a expressão do livre consentimento e concordância no cumprimento desses princípios. Entendo que o presente Código de Ética revela os Valores e Princípios do Sindrecom, refletindo compromisso de profissionalismo e transparência. Declaro ter lido e entendido o Código de Ética do Sindrecom, e assumo o compromisso de cumpri-lo integralmente em todas as minhas ações no trabalho, bem como o de zelar pelo seu cumprimento por todas as pessoas às quais ele se aplica. Nome Cargo Data Assinatura Nome Cargo Data Assinatura Nome Cargo Data Assinatura Nome Cargo Data Assinatura

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO SUMÁRIO APRESENTAÇÃO Apresentação... Visão Sistêmica... Composição do Plano Estratégico... Base Estratégica... Princípios da Federação... Bandeiras... Organograma... Mapa Estratégico 2017-2020... 3 4 5

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA. Senac-RS

CÓDIGO DE ÉTICA. Senac-RS CÓDIGO DE ÉTICA Senac-RS APRESENTAÇÃO Reconhecida como uma das maiores instituições de ensino profissionalizante do país, o Senac-RS adota uma postura clara e transparente no que diz respeito aos objetivos

Leia mais

Missão Representar e defender o comércio de bens e serviços de Gravataí e Glorinha, promovendo sua integração, fortalecimento e crescimento

Missão Representar e defender o comércio de bens e serviços de Gravataí e Glorinha, promovendo sua integração, fortalecimento e crescimento Código de Ética Palavras do Presidente O Sindicato do Comércio Varejista de Gravataí vem a público apresentar seu código de ética. A presente versão é resultado de amplo processo de reflexão, que envolveu

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA Março 2017 Este código é propriedade da V.S. Serviços Financeiros Ltda. É proibida a cópia, distribuição ou uso indevido deste documento sem expressa autorização da V.S. Serviços

Leia mais

MANUAL DE CONDUTA ÉTICA E CONDUTA EMPRESARIAL

MANUAL DE CONDUTA ÉTICA E CONDUTA EMPRESARIAL E CONDUTA EMPRESARIAL R WEM EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS LTDA. Página 2 de 9 Ciente de sua responsabilidade como fabricante de produtos médicos, a WEM divulga seu manual de conduta ética e conduta empresarial.

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA. para Parceiros do ISAE

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA. para Parceiros do ISAE CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA para Parceiros do ISAE 01/2017 - Versão 2-22/12/2017 ABRANGÊNCIA Este Código de Ética e Conduta para Parceiros do ISAE aplica-se a todos os parceiros de negócios do Instituto

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA APRESENTAÇÃO O Código de Ética e Conduta do GRUPO CONEX tem como objetivo introduzir os elementos essenciais que devem ser considerados nas relações estabelecidas pelo GRUPO com

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA Sumário Introdução Regras de Conduta da MIP Gestão do Código de Ética e Conduta da MIP Glossário Termo de Compromisso 03 05 10 12 15 3 Introdução O propósito da MIP Engenharia

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA. Senac-RS

CÓDIGO DE ÉTICA. Senac-RS CÓDIGO DE ÉTICA Senac-RS APRESENTAÇÃO Reconhecida como uma das maiores instituições de ensino profissionalizante do país, o Senac-RS adota uma postura clara e transparente no que diz respeito aos objetivos

Leia mais

Código de conduta ética

Código de conduta ética Código de conduta ética Mensagem da presidência O Código de Conduta Ética reflete os padrões de comportamento adotados por nossa empresa baseados na nossa Missão, Visão e Valores. Todos os nossos negócios

Leia mais

Código de Ética e Conduta

Código de Ética e Conduta Página 1 de 6 Introdução O da Rotta Paletes busca o compromisso de alcançar seus objetivos empresariais com visão sempre na responsabilidade social, valorização do seu relacionamento com clientes, fornecedores

Leia mais

Termo de Compromisso - Compliance

Termo de Compromisso - Compliance Termo de Compromisso - Compliance Código de Conduta A seguir estão registradas as Condutas Adequadas e Inadequadas definidas e recomendadas pela Reta Engenharia a todos os seus stakeholders. Este Código

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA DA PROSYS ENGENHARIA

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA DA PROSYS ENGENHARIA CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA DA PROSYS ENGENHARIA Página 1 de 7 Código: PA05-IT01-A Data: 31/03/2016 Elaboração: Cibele de Souza (Analista Administrativo) Assinatura: Aprovação: Alexandre Zamith (Diretor

Leia mais

Código de Ética. 1 Introdução

Código de Ética. 1 Introdução CÓDIGO DE ÉTICA Código de Ética Ética não é apenas uma questão de conduta. O cumprimento aos seus princípios básicos é de fundamental importância para a boa imagem de quem os pratica e, principalmente,

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA DO FORNECEDOR

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA DO FORNECEDOR CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA DO FORNECEDOR Setembro de 2017. Código de Ética e Conduta do Fornecedor Prezado Fornecedor, Apresentamos o Código de Ética e Conduta do Fornecedor Wald. Ele tem por objetivo orientá-lo

Leia mais

Código de Conduta ÉTICA

Código de Conduta ÉTICA Código de Conduta ÉTICA Janeiro/2018 PROPÓSITO, MISSÃO E VISÃO Nosso Propósito Ajudar as pessoas na construção de um futuro mais digno e sustentável. Nossa Missão Promover soluções previdenciárias fundamentadas

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA (Revisão 1 - maio de 2016)

CÓDIGO DE CONDUTA (Revisão 1 - maio de 2016) 1. OBJETIVOS O objetivo deste Código é orientar a conduta ética nas relações internas e externas e nas ações empreendidas pelo Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores e

Leia mais

Sumário. Área Responsável: Aprovado eletronicamente por: Data: Recursos Humanos e Compliance. Página 1/9. Data de Emissão 15/01/2019

Sumário. Área Responsável: Aprovado eletronicamente por: Data: Recursos Humanos e Compliance. Página 1/9. Data de Emissão 15/01/2019 1/9 Sumário 1.Objetivo... 2 2. Missão, Visão e Valores... 2 3. Dos Princípios Éticos e Regras de Conduta da Santana S.A. - Crédito, Financiamento e Investimento.... 3 4. Das Regras de Conduta... 4 4.1

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA DA FUNDAMBRAS SOCIEDADE DE PREVIDÊNCIA PRIVADA

CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA DA FUNDAMBRAS SOCIEDADE DE PREVIDÊNCIA PRIVADA CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA DA FUNDAMBRAS SOCIEDADE DE PREVIDÊNCIA PRIVADA SUMÁRIO PÁGINA 1. GLOSSÁRIO 02 2. DOS OBJETIVOS 02 3. DOS VALORES 03 4. DOS PRINCÍPIOS BÁSICOS 03 5. DOS COMPROMISSOS FUNDAMENTAIS

Leia mais

Código de Ética e Conduta

Código de Ética e Conduta O Código de Conduta e Ética da JR Becker visa possibilitar uma gestão empresarial transparente com visão, missão e valores bem definidos e atuação responsável e cooperativa no ambiente interno e externo.

Leia mais

A STARKCARD estabeleceu sua missão, visão e valores descritos abaixo e devem nortear todas as atividades da empresa por todos os Colaboradores.

A STARKCARD estabeleceu sua missão, visão e valores descritos abaixo e devem nortear todas as atividades da empresa por todos os Colaboradores. A STARKCARD busca constantemente os mais altos padrões de comportamento ético e está comprometida a manter, com os seus diversos públicos de interesse, interno e/ou externo, um relacionamento baseado em

Leia mais

Código de Conduta

Código de Conduta Código de Conduta WWW.METADADOS.COM.BR Apresentação O presente documento, intitulado Código de Conduta Metadados, tem como objetivo estabelecer, de maneira formal, o conjunto de normas que regram a conduta

Leia mais

Codigo de Conduta e Etica das empresas do GRUPO PARCERIA: PARCERIA CONSULTORIA EMPRESARIAL LTDA. CNPJ /

Codigo de Conduta e Etica das empresas do GRUPO PARCERIA: PARCERIA CONSULTORIA EMPRESARIAL LTDA. CNPJ / Codigo de Conduta e Etica das empresas do GRUPO PARCERIA: PARCERIA CONSULTORIA EMPRESARIAL LTDA. CNPJ 01194833/0001-01 PARCERIA SERVIÇOS TEMPORARIOS LTDA. CNPJ: 01253339/0001-01 1. Introdução do Codigo

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA EQS ENGENHARIA LTDA

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA EQS ENGENHARIA LTDA CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA EQS ENGENHARIA LTDA Revisão: 00 Data: 03/2016 Palavras chave: Ética, Conduta. 1. INTRODUÇÃO O presente Código de Ética e Conduta tem como objetivo apontar diretrizes e normas

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA FORNECEDOR/ PARCEIRO DE NEGÓCIO OR. Janeiro 2018

CÓDIGO DE CONDUTA FORNECEDOR/ PARCEIRO DE NEGÓCIO OR. Janeiro 2018 CÓDIGO DE CONDUTA FORNECEDOR/ PARCEIRO DE NEGÓCIO OR Janeiro 2018 Sumário 1. Considerações Iniciais 1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS 3 2. DIRETRIZES 4 2.1 QUANTO À INTEGRIDADE NOS NEGÓCIOS 5 2.2 QUANTO À CORRUPÇÃO

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA POSTES NORDESTE S.A

CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA POSTES NORDESTE S.A CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA POSTES NORDESTE S.A 1 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO 2. COMPROMISSOS DA POSTES NORDESTE 2.1. Ética e Integridade 2.1.1. Conformidade com a Legislação e normas aplicáveis 2.1.2. Repúdio

Leia mais

Sumário. 1. Introdução Postura pessoal e profissional Relacionamento com público interno...5

Sumário. 1. Introdução Postura pessoal e profissional Relacionamento com público interno...5 Código de Ética Sumário 1. Introdução.... 2 2. Postura pessoal e profissional...3 3. Relacionamento com público interno....5 4. Relacionamento com público externo...6 5. Relacionamento com órgãos governamentais

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA GADE SOLUTION. Tatiana Lúcia Santana GADE SOLUTION

CÓDIGO DE CONDUTA GADE SOLUTION. Tatiana Lúcia Santana GADE SOLUTION CÓDIGO DE CONDUTA GADE SOLUTION Tatiana Lúcia Santana GADE SOLUTION 1. Conceituação: Código de conduta é o conjunto de regras que orientam e disciplinam a conduta de todo colaborador e parceiro Gade Solution

Leia mais

Sumário. 1. Política de Sustentabilidade da Rede D Or São Luiz Objetivos Abrangência Diretrizes...2

Sumário. 1. Política de Sustentabilidade da Rede D Or São Luiz Objetivos Abrangência Diretrizes...2 Rede D Or São Luiz Sumário 1. Política de Sustentabilidade da Rede D Or São Luiz...2 1.1. Objetivos...2 1.2. Abrangência...2 1.3. Diretrizes...2 Diretriz Econômica...2 Diretriz Social...3 Diretriz Ambiental...4

Leia mais

EDIÇAONº1 OUTUBRODE2012

EDIÇAONº1 OUTUBRODE2012 Códigode Conduta EDIÇAONº1 OUTUBRODE2012 2 Manual de conduta lamil Códigode Conduta Manual de conduta lamil 3 APRESENTAÇÃO O presente manual deve servir como orientação aos colaboradores da Lamil quanto

Leia mais

CÓDIGO PARA FORNECEDORES

CÓDIGO PARA FORNECEDORES CÓDIGO PARA FORNECEDORES INTRODUÇÃO Este Código abrange todos os fornecedores e empregados da INOVE RECUPERAÇÃO E COBRANÇA DE ATIVOS LTDA. O descumprimento de qualquer das regras do Código de Conduta dará

Leia mais

O presente documento tem como objetivo esclarecer para todas as partes interessadas - CLIENTES, FORNECEDORES, COLABORADORES, SÓCIOS E SOCIEDADE,

O presente documento tem como objetivo esclarecer para todas as partes interessadas - CLIENTES, FORNECEDORES, COLABORADORES, SÓCIOS E SOCIEDADE, CODIGO DE CONDUTA O presente documento tem como objetivo esclarecer para todas as partes interessadas - CLIENTES, FORNECEDORES, COLABORADORES, SÓCIOS E SOCIEDADE, envolvidas nos negócios empresariais de

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA DO SENGE BAHIA

CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA DO SENGE BAHIA CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA DO SENGE BAHIA APRESENTAÇÃO O Sindicato dos Engenheiros da Bahia SENGE-BA possui como principal propósito, legalmente estabelecido, defender interesses da categoria profissional

Leia mais

Código de Ética e Regras de Conduta

Código de Ética e Regras de Conduta Código de Ética e Regras de Conduta QUORUM PARTICIPAÇÕES Sumário 1. Introdução... 2 2. Abrangência... 2 3. Regras de Conduta e Responsabilidade... 2 4. Conduta nos Relacionamentos... 3 5. Política de recebimento

Leia mais

INTRODUÇÃO 3 RELACIONAMENTOS 4. Relações com as patrocinadoras 4. Relações com os participantes 4. Relações com órgãos reguladores e fiscalizadores 5

INTRODUÇÃO 3 RELACIONAMENTOS 4. Relações com as patrocinadoras 4. Relações com os participantes 4. Relações com órgãos reguladores e fiscalizadores 5 SUMÁRIO INTRODUÇÃO 3 RELACIONAMENTOS 4 Relações com as patrocinadoras 4 Relações com os participantes 4 Relações com órgãos reguladores e fiscalizadores 5 Relações com gestores de investimentos 5 Relações

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA SUMÁRIO O que é Código de Ética e Conduta?...04 Condutas esperadas...06 Condutas intoleráveis sujeitas a medidas disciplinares...10 Suas responsabilidades...12 Código de Ética

Leia mais

INSTITUTO. GUIA DE CONDUTA Você no caminho certo!

INSTITUTO. GUIA DE CONDUTA Você no caminho certo! INSTITUTO GUIA DE CONDUTA Você no caminho certo! GUIA DE CONDUTA Você no caminho certo! SENAR - Brasília, 2015 Sumário INTRODUÇÃO 7 CONDUTA PROFISSIONAL 9 APRESENTAÇÃO PESSOAL 9 RELAÇÕES DE TRABALHO

Leia mais

Código de Conduta Ética

Código de Conduta Ética Sumário Princípios Gerais... 2 Missão... 2 Visão... 2 Valores e Princípios... 2 Regras de Conduta... 2 Política em relação à doação para campanhas políticas... 3 Política de Relação com Colaboradores...

Leia mais

Código de Conduta Ética do Vicentino e da Administração da SSVP

Código de Conduta Ética do Vicentino e da Administração da SSVP Código de Conduta Ética do Vicentino e da Administração da SSVP Crise da Ética é aceitar como natural a nova situação que vivemos [...]. É importante que todos sintamos nossa parcela de responsabilidade

Leia mais

Tipo de Documento Política Corporativa Responsável: Compliance Assunto: RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Vigência: Outubro / 2017

Tipo de Documento Política Corporativa Responsável: Compliance Assunto: RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Vigência: Outubro / 2017 Objetivos Os objetivos da Política de Responsabilidade Socioambiental são: - Estabelecer os princípios e diretrizes que conduzirão a gestão e as ações estratégicas socioambientais nos negócios e no relacionamento

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA São Gonçalo, RJ Janeiro,

CÓDIGO DE ÉTICA São Gonçalo, RJ Janeiro, CÓDIGO DE ÉTICA São Gonçalo, RJ Janeiro, 2017 1 INTRODUÇÃO Os princípios éticos que orientam nossa atuação também fundamentam nossa imagem de empresa sólida e confiável. Esse CÓDIGO DE ÉTICA reúne as diretrizes

Leia mais

Política. Código de Ética e Conduta. Recursos Humanos Gerência Administrativa Diretoria Financeira 20/03/2018. Cleartech LTDA

Política. Código de Ética e Conduta. Recursos Humanos Gerência Administrativa Diretoria Financeira 20/03/2018. Cleartech LTDA Política Cleartech LTDA 20/03/2018 Não é permitida a reprodução total ou parcial desta publicação por qualquer meio, seja mecânico ou eletrônico, incluindo esta proibição a tradução, uso de ilustrações

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA. 1. Introdução

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA. 1. Introdução 1/5 1. Introdução O objetivo deste documento é estabelecer as práticas que guiam a atuação da Imetame Metalmecânica, do Grupo Imetame, em seu crescimento sustentável, alinhado com as leis e regulamentos

Leia mais

OS VALORES DA BERNECK

OS VALORES DA BERNECK INTRODUÇÃO O Código de Conduta BERNECK, objetiva orientar e disciplinar os colaboradores nas diversas situações que ocorrem nas relações da Empresa e seus distintos públicos. Leia na íntegra, compreenda

Leia mais

1. Código de ética. 1.1 Preâmbulo

1. Código de ética. 1.1 Preâmbulo 1. Código de ética 1.1 Preâmbulo A ética é o ideal de conduta humana que deve orientar cada indivíduo a respeito do que pode ser considerado como bom e correto tanto para si quanto para toda a coletividade.

Leia mais

Código de Ética. Código de Ética

Código de Ética. Código de Ética Código de Ética Código de Ética CÓDIGO DE ÉTICA O Conselho Deliberativo da Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil - CAPEF, em sua 276ª Reunião, realizada no dia 31 de agosto

Leia mais

Macroprocesso 2-GOVERNANÇA CORPORATIVA. Data de edição: 26/11/2018 Grau de Confidencialidade: Público Página 2 de 15. Documento controlado

Macroprocesso 2-GOVERNANÇA CORPORATIVA. Data de edição: 26/11/2018 Grau de Confidencialidade: Público Página 2 de 15. Documento controlado Sumário 1. PALAVRA DO PRESIDENTE... 4 2. OBJETIVO... 4 3. DOCUMENTOS COMPLEMENTARES... 4 4. DEFINIÇÕES... 5 5. DESCRIÇÃO... 5 5.1 Regras de Conduta... 6 5.2 Tratamento das Informações... 8 5.3 Dados Pessoais...

Leia mais

MANUAL DE CONDUTA DISCIPLINAR E ÉTICA

MANUAL DE CONDUTA DISCIPLINAR E ÉTICA MANUAL DE CONDUTA DISCIPLINAR E ÉTICA MANUAL DE CONDUTA DISCIPLINAR E ÉTICA Este Manual de Conduta Disciplinar e ética surgiu da necessidade de obtermos uma comunicação clara com os nossos colaboradores,

Leia mais

Código de Conduta e Ética da Visão Prev

Código de Conduta e Ética da Visão Prev Código de Conduta e Ética da Visão Prev Carta da Presidente INTRODUÇÃO A Visão Prev está em constante desenvolvimento, e, especialmente nos últimos anos, passou por transformações significativas, como

Leia mais

Código de Conduta. Solo Reforçado Contenções Ltda. Rua 1.542, nº. 715, sala 34 Balneário Camboriú / SC CEP

Código de Conduta. Solo Reforçado Contenções Ltda. Rua 1.542, nº. 715, sala 34 Balneário Camboriú / SC CEP Código de Conduta Solo Reforçado Contenções Ltda. Tel 47 3264-2227 Fax 47 3363-7075 Rua 1.542, nº. 715, sala 34 Balneário Camboriú / SC CEP 88.330-503 www.soloreforcado.com.br soloreforcado@soloreforcado.com.br

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA 2016

CÓDIGO DE CONDUTA 2016 CÓDIGO DE CONDUTA 2016 2 Conteúdo Mensagem... 3 O que é este Código de Conduta... 4 Objetivos do Código de Conduta Empresarial... 4 A quem este Código se aplica... 4 Termos e expressões empregados... 4

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA CÓDIGO DE ÉTICA

CÓDIGO DE ÉTICA CÓDIGO DE ÉTICA 1 CÓDIGO DE ÉTICA CÓDIGO DE ÉTICA 2 Apresentação Apresentamos a todos o Código de Ética do Banco A.J Renner S.A. Este código contém as orientações que devem ser seguidas individual e coletivamente na busca

Leia mais

INTRODUÇÃO AO CÓDIGO DE ÉTICA. Esses padrões orientam os INTEGRANTES a: Agir com ética, transparência e simplicidade;

INTRODUÇÃO AO CÓDIGO DE ÉTICA. Esses padrões orientam os INTEGRANTES a: Agir com ética, transparência e simplicidade; O presente instrumento visa estabelecer normas de conduta da Agência Trinity como pessoa jurídica, bem como de seus integrantes. INTRODUÇÃO AO CÓDIGO DE ÉTICA Com a finalidade exclusiva de compreensão

Leia mais

Código de Ética da CASSI

Código de Ética da CASSI Código de Ética da CASSI APRESENTAÇÃO O Código de Ética da Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil (CASSI) reflete a identidade cultural da Instituição e os compromissos a serem assumidos

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA SEC 130 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO SECRETARIADO EXECUTIVO

CÓDIGO DE ÉTICA SEC 130 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO SECRETARIADO EXECUTIVO SEC 130 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO SECRETARIADO EXECUTIVO Ética: procura o nexo entre meios e fins dos costumes para um grupo de indivíduos. Ética profissional secretarial: conjunto de normas que visa a regular

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA. Este código de conduta constitui um conjunto de princípios e valores fundamentais para todos

CÓDIGO DE CONDUTA. Este código de conduta constitui um conjunto de princípios e valores fundamentais para todos CÓDIGO DE CONDUTA Este código de conduta constitui um conjunto de princípios e valores fundamentais para todos os que integram ou venham a interagir com o Moinho do Nordeste. Padrões de conduta profissional

Leia mais

FUNDAÇÃO SANTA MARIA DA SILVA CÓDIGO DE CONDUTA. As fundações são instituições privadas sem fins lucrativos que visam contribuir

FUNDAÇÃO SANTA MARIA DA SILVA CÓDIGO DE CONDUTA. As fundações são instituições privadas sem fins lucrativos que visam contribuir FUNDAÇÃO SANTA MARIA DA SILVA CÓDIGO DE CONDUTA As fundações são instituições privadas sem fins lucrativos que visam contribuir para o bem comum, para o desenvolvimento sustentável e para a promoção de

Leia mais

Código de Ética da ABTT

Código de Ética da ABTT Código de Ética da ABTT Prezados (as) Associados (as), A ABTT, ao longo de sua existência, tem conduzido suas atividades na crença de que para seu associado desenvolver-se e ter sucesso, é imprescindível

Leia mais

para ideias de todos os tamanhos Código de Ética para ideias de todos os tamanhos

para ideias de todos os tamanhos Código de Ética para ideias de todos os tamanhos Código de Ética Código de Ética O Código de Ética da Neoband w reflete seus princípios, seus valores e sua cultura através de um conjunto de normas de conduta incorporado por dirigentes e funcionários

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA TÍTULO I DO OBJETIVO E DA ABRANGÊNCIA

CÓDIGO DE ÉTICA TÍTULO I DO OBJETIVO E DA ABRANGÊNCIA CÓDIGO DE ÉTICA A ASSOCIAÇÃO PARA PROMOÇÃO HUMANA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL - INSTITUTO COOPERFORTE, institui o presente Código de Ética, que objetiva harmonizar os valores pessoais e profissionais no âmbito

Leia mais

RANSP. RÊNCIA Código de conduta da FPC

RANSP. RÊNCIA Código de conduta da FPC RANSP RÊNCIA Código de conduta da FPC Código de Conduta O Código de Conduta da Fundação Portuguesa das Comunicações (FPC) apresenta dois objetivos fundamentais: regular as obrigações de transparência,

Leia mais

MANUAL de GOVERNANÇA CORPORATIVA

MANUAL de GOVERNANÇA CORPORATIVA MANUAL de GOVERNANÇA CORPORATIVA I OBJETIVO... 3 II MISSÃO... 5 III PRINCÍPIOS BÁSICOS... 7 IV COMPROMISSO... 9 V CONTROLES INTERNOS... 11 VI COMPLIANCE... 13 VII AGENTES DE GOVERNANÇA... 15 VIII LEGISLAÇÃO

Leia mais

Política de Responsabilidade Socioambiental

Política de Responsabilidade Socioambiental Política de Responsabilidade Socioambiental 1. Introdução Em cumprimento à Resolução CMN 4.327 a FOCO DTVM desenvolveu uma Política de Responsabilidade Socioambiental - PRSA em acordo com as melhores práticas

Leia mais

749, item 11, de Pauta nº 176

749, item 11, de Pauta nº 176 POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO DA PETROBRAS DISTRIBUIDORA 1. ATA DE APROVAÇÃO Política aprovada pelo Conselho de Administração da Petrobras Distribuidora - ATA BR 749, item 11, de 15-12-2017 - Pauta nº 176 2.

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA. Versão Código Julho/17 de Ética - Versão

CÓDIGO DE ÉTICA. Versão Código Julho/17 de Ética - Versão CÓDIGO DE ÉTICA Versão 2017.04 Código Julho/17 de Ética - Versão 2017.04 1 ÍNDICE I - Introdução... 2 II - Objetivo... 2 III - Filosofia de Trabalho... 2 IV - Relações com Clientes... 3 V - Deveres do

Leia mais

Política de Atendimento CART

Política de Atendimento CART Política de Atendimento CART 1. Objetivos A política de atendimento tem como objetivo promover a melhoria contínua no atendimento e na satisfação do cliente através do respeito, ética e transparência em

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA FAÇOPAC Sociedade de Previdência Privada

CÓDIGO DE ÉTICA FAÇOPAC Sociedade de Previdência Privada INTRODUÇÃO Está entre os objetivos da mais representativos, manter a imagem de Entidade sólida e confiável. Nossa ação deve ser sempre marcada pela integridade, confiança e lealdade, bem como pelo respeito

Leia mais

Código de Ética American Oil

Código de Ética American Oil CÓDIGO DE ÉTICA Ética: modelo de conduta humana que seja capaz de guiar o indivíduo, concomitantemente, ao bem pessoal e ao bem público, no sentido de coletivo, do que é bom para a sociedade. Data de aprovação:

Leia mais

Código de Conduta do Grupo Cindapa Copyright 2019 Todos os Direitos Reservados à CINDAPA DOC-0180 Versão 01. DOC-0180 Versão 01

Código de Conduta do Grupo Cindapa Copyright 2019 Todos os Direitos Reservados à CINDAPA DOC-0180 Versão 01. DOC-0180 Versão 01 cindapa.com.br 1 Nossa Missão Fornecer soluções em segurança patrimonial privada, mitigando riscos e prevenindo perdas, ser excelência em atendimento e serviços, gerando a satisfação e resultados aos clientes,

Leia mais

MENSAGEM DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

MENSAGEM DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO MENSAGEM DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO Caros Colaboradores, A finalidade deste Código de Conduta é servir como um guia prático de conduta pessoal e profissional, a ser utilizado por todos os colaboradores

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E DE CONDUTA TERRA INVESTIMENTOS DTVM

CÓDIGO DE ÉTICA E DE CONDUTA TERRA INVESTIMENTOS DTVM CÓDIGO DE ÉTICA E DE CONDUTA TERRA INVESTIMENTOS DTVM OUT/2017 1 ÍNDICE 1. OBJETIVO... 3 2. ÁREAS ENVOLVIDAS/RESPONSABILIDADES... 3 3. CÓDIGO DE ÉTICA... 3 3.1 MISSÃO... 4 3.2 VISÃO... 4 3.3 VALORES...

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA FUNDAÇÃO DR. AGOSTINHO ALBANO DE ALMEIDA

CÓDIGO DE CONDUTA FUNDAÇÃO DR. AGOSTINHO ALBANO DE ALMEIDA CÓDIGO DE CONDUTA FUNDAÇÃO DR. AGOSTINHO ALBANO DE ALMEIDA (Aprovado em reunião do Conselho de Administração de 25/06/2014) INTRODUÇÃO A Fundação Dr. Agostinho Albano de Almeida (doravante designada «Fundação»),

Leia mais

POLÍTICA DE CONFORMIDADE CORPORATIVA DA TRANSPETRO

POLÍTICA DE CONFORMIDADE CORPORATIVA DA TRANSPETRO POLÍTICA DE CONFORMIDADE CORPORATIVA DA TRANSPETRO SUMÁRIO 1. OBJETIVO 2. APLICAÇÃO E ABRANGÊNCIA 3. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA E COMPLEMENTARES 3.1. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA 3.2. DOCUMENTOS COMPLEMENTARES

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA PROFISSIONAL

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA PROFISSIONAL CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA PROFISSIONAL ÍNDICE 1. APRESENTAÇÃO 2. OBJETIVO 3. CONDUTA PROFISSIONAL 3.1 RESPONSABILIDADE DOS COLABORADORES 4. AMBIENTE DE TRABALHO 5. TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 6. RELACIONAMENTO

Leia mais

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL ADMINISTRAÇÃO REGIONAL DO DISTRITO FEDERAL CÓDIGO DE ÉTICA

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL ADMINISTRAÇÃO REGIONAL DO DISTRITO FEDERAL CÓDIGO DE ÉTICA SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL ADMINISTRAÇÃO REGIONAL DO DISTRITO FEDERAL CÓDIGO DE ÉTICA SUMÁRIO 1. Introdução...3 2. VISÃO, MISSÃO, VALORES E TEMAS ESTRATÉGICOS... 4 2.1 Missão... 4 2.2 Visão...

Leia mais

Atualmente a Instituição conta com seus colaboradores nas diversas áreas, prestadores de serviço, médicos do corpo clínico e voluntários.

Atualmente a Instituição conta com seus colaboradores nas diversas áreas, prestadores de serviço, médicos do corpo clínico e voluntários. A Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês é uma associação civil sem finalidades lucrativas, fundada em 1921 pelas senhoras da comunidade sírio-libanesa, cujo objetivo é promover assistência

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA. Jurídico Spread

CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA. Jurídico Spread Jurídico Spread Ago/2018 SUMÁRIO 1. CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA 2. OBJETIVO 3. NOSSOS VALORES 4. NOSSOS PRINCÍPIOS ÉTICOS 4.1. NAS RELAÇÕES NO AMBIENTE DE TRABALHO 05 4.1.2. Diversidade e Inclusão 4.1.3. Respeito

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA DE FORNECEDORES

CÓDIGO DE CONDUTA DE FORNECEDORES O Banco PSA e PSA Corretora realizam a condução de seus negócios em plena conformidade com a legislação vigente, pautado por princípios éticos, de Direitos Humanos, de respeito ao meio ambiente e promovendo

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E DE RESPONSABILIDADE SOCIAL

CÓDIGO DE ÉTICA E DE RESPONSABILIDADE SOCIAL CÓDIGO DE ÉTICA E DE RESPONSABILIDADE SOCIAL 1. OBJETIVO Descrever e comunicar os princípios que norteiam o relacionamento da youdb com clientes, sócios, colaboradores, fornecedores e sociedade (meio-ambiente,

Leia mais

Código de Ética e Conduta

Código de Ética e Conduta Código de Ética e Conduta INTRODUÇÃO O Código de Ética e conduta da Damasco Penna é dirigido à todos os colaboradores, estagiários e membros da administração para servir de referência da atuação pessoal

Leia mais

ÍNDICE 01 MENSAGEM DO CEO MISSÃO PRINCIPIOS E VALORES DIREITOS DO COLABORADOR CONDUTA DO COLABORADOR.

ÍNDICE 01 MENSAGEM DO CEO MISSÃO PRINCIPIOS E VALORES DIREITOS DO COLABORADOR CONDUTA DO COLABORADOR. CÓDIGO DE ÉTICA CÓDIGO DE ÉTICA CUTBRIK 2 ÍNDICE 01 MENSAGEM DO CEO 03 02 MISSÃO. 04 03 PRINCIPIOS E VALORES.. 04 04 DIREITOS DO COLABORADOR. 05 05 CONDUTA DO COLABORADOR. 06 06 CONDUTA DO FORNECEDOR..

Leia mais

Só há desenvolvimento com ética.

Só há desenvolvimento com ética. MANUAL DE CONDUTA Só há desenvolvimento com ética. 1 Caros colaboradores, O Manual de Conduta é uma prática comum às grandes empresas, que notam neste instrumento uma forma de orientar seus funcionários

Leia mais

Manual de Ética e Compliance

Manual de Ética e Compliance Manual de Ética e Compliance Histórico O Grupo Sifra possui 25 anos de experiência no mercado de crédito corporativo, atuando com antecipação de recebíveis e atividades correlatas. Para tanto, o grupo

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA PROJURIS

CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA PROJURIS CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA PROJURIS 1 Índice 1. Apresentação...3 2. Princípios Gerais ProJuris...3 3. Regras de Conduta...3 4. Informações Confidenciais...5 5. Informações Privilegiadas...5 6. Registro

Leia mais

MANUAL DE COMPLIANCE

MANUAL DE COMPLIANCE MANUAL DE COMPLIANCE Março/2016 Titan Capital Gestão de Recursos Ltda. Av. São João, 2375, Cj. 605 - Jardim das Colinas - São José dos Campos - SP, CEP: 12242-000 www.titancapital.com.br TITAN CAPITAL

Leia mais

SENAR SANTA CATARINA CÓDIGO DE CONDUTA

SENAR SANTA CATARINA CÓDIGO DE CONDUTA SENAR SANTA CATARINA CÓDIGO DE CONDUTA Serviço Nacional de Aprendizagem Rural Administração Regional do Estado de Santa Catarina SENAR-AR/SC É proibida a duplicação ou a reprodução deste volume, total

Leia mais