Fundo de Investimento em Participações FIP

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Fundo de Investimento em Participações FIP"

Transcrição

1 Fundo de Investimento em Participações FIP

2 SUMÁRIO 1. Aspectos Legais 2. Aprovações Necessárias 3. Requisitos do Portfólio 4. Administração e Gestão 5. Códigos de Auto Regulação 6. Aspectos Fiscais

3 1. ASPECTOS LEGAIS O FIP, constituído sob a forma de condomínio fechado, é uma comunhão de recursos destinados à aquisição de ações, debêntures, bônus de subscrição, ou outros títulos e valores mobiliários conversíveis ou permutáveis em ações de emissão de companhias, abertas ou fechadas, participando do processo decisório da companhia investida, com efetiva influência na definição de sua política estratégica e na sua gestão, notadamente através da indicação de membros do Conselho de Administração ( Companhias da Carteira ). A Comissão de Valores Mobiliários ( CVM ) é o órgão governamental responsável pela regulamentação dos FIPs e supervisiona suas atividades.* Somente investidores qualificados estão autorizados a investir no FIP.** * A Instrução Normativa que rege as atividades dos FIPs é Instrução CVM nº 391, de 16 de julho de 2003, conforme alterada. ** De acordo com a Instrução CVM nº 409, Investidores Qualificados são: (i) instituições financeiras; (ii) companhias seguradoras e sociedades de capitalização; (iii) entidades abertas e fechadas de previdência complementar; (iv) pessoas físicas ou jurídicas que possuam investimentos financeiros em valor superior a R$ ,00 (trezentos mil reais) e que, adicionalmente, atestem por escrito sua condição de investidor qualificado; (v) fundos de investimento destinados exclusivamente a investidores qualificados; (vi) administradores de carteira e consultores de valores mobiliários autorizados pela CVM, em relação a seus recursos próprios; (vii) regimes próprios de previdência social instituídos pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou por Municípios.

4 1. ASPECTOS LEGAIS Um FIP deve participar do processo de tomada de decisões da Companhias da Carteira, com efetiva influência na definição das políticas estratégicas e de gestão das mesmas, que pode ocorrer: pela nomeação de membros do conselho de administração das Companhias da Carteira; pela detenção de ações que integrem o bloco de controle das Companhia da Carteira; pela celebração de acordo de acionistas ou dispositivo semelhante das Companhias da Carteira. A Assembléia Geral de Quotistas ( AGQ ) é o órgão deliberativo mais importante do FIP. A AGQ deve reunir-se ao menos anualmente para aprovação das demonstrações financeiras do FIP, e sempre que os interesses da FIP assim o exigirem. Qualquer alteração do regulamento do FIP deverá ser submetido à aprovação da AGQ.

5 2. APROVAÇÕES NECESSÁRIAS A estruturação de um FIP está sujeita ao registro prévio do FIP na CVM ( Registro do FIP ), que é concedido automaticamente mediante a apresentação da documentação exigida(regulamento, prospecto, entre outros documentos). Oferta Pública: Exige a apresentação de determinados documentos relativos à oferta, tais como anúncios de oferta e prospecto. Na Oferta Pública um número ilimitado de investidores é ofertado e haverão custos referentes à publicação dos anúncios de oferta e pagamento de uma taxa de inscrição. Adicionalmente, a CVM podedemoraraté3mesesparaconcederoregistrodaoferta. Oferta Pública com Esforços Restritos: Se não mais de 50 investidores são ofertados e, no máximo, 20 investidores qualificados efetivamente comprem cotas dofip,nenhum registrodeofertapúblicanacvménecessário e,portanto,nãohá taxa de inscrição devida à CVM, bem como não há necessidade de prospecto ou publicação de anúncios de oferta.

6 3. REQUISITOS DO PORTFÓLIO 90% dos ativos do FIP deverão ser investidos em ações, debêntures, bônus de subscrição, ou outros títulos conversíveis ou permutáveis em ações de companhias abertas ou fechadas. FIPs devem consumar investimentos sujeitos à chamadas de capital até o último dia do segundo mês subseqüente à data de integralização das quotas. Requisitos de governança corporativa para investimentos em Companhias da Carteira de capital fechado: - proibição de emissão de partes beneficiárias e inexistência desses títulos em circulação; - estabelecimento de um mandato unificado de 1(um) ano para todo o Conselho de Administração; - disponibilização de contratos com partes relacionadas, acordos de acionistas e programas de opções de aquisição de ações ou de outros títulos ou valores mobiliários de emissão da companhia; - adesão a câmara de arbitragem para resolução de conflitos societários; - no caso de abertura de seu capital, obrigar-se, perante o fundo, a aderir a segmento especial de bolsa de valores ou de entidade mantenedora de mercado de balcão organizado que assegure, no mínimo, níveis diferenciados de práticas de governança corporativa previstos nos incisos anteriores; e - auditoria anual de suas demonstrações contábeis por auditores independentes registrados na CVM.

7 4. ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO O FIP e a sua carteira devem ser administrados e geridos por pessoas jurídicas devidamente autorizadas pela CVM para realizar atividades de gestão de ativos. A administração do FIP e as suas atividades de gestão de carteira podem ser conduzidas pela mesma pessoa jurídica ou por entidades distintas. O administrador do FIP é o principal responsável por todas as atividades do FIP, incluindo a convocação de reuniões de quotistas, a distribuição de rendimentos para os investidores, o pagamento das despesas, a divulgação aos investidores e à CVM de informações exigidas por lei e/ou pelo regulamento, a custódia dos títulos da carteira, serviços de tesouraria, entre outros deveres fiduciários.

8 4. ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO A gestão da carteira do FIP engloba a gestão efetiva de todos os investimentos do FIP. O gestor é normalmente responsável pela negociação dos termos e condições de cada investimento ou desinvestimento do FIP com as companhias-alvo e/ou Companhias da Carteira e seus respectivos acionistas e para o exercício de todos os direitos da FIP. A gestão da carteira do FIP pode ser compartilhado pelo administrador/gestor com um Comitê de Investimentos, cujas atribuições, composição e processo de tomada de decisões deve ser estabelecido no Regulamento FIP.* Comitês técnicos ou comitês consultivos também podem fazer parte dos mecanismos de gestão do FIP, devendo o Regulamento indicar claramente os deveres, direitos e a composição de cada um deles. * Alguns regulamentos de FIP estabelecem que nenhuma decisão do gestor poderá ser tomada sem a aprovação prévia do Comitê de Investimentos.

9 5. CÓDIGOS DE AUTO REGULAÇÃO A Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital ( ABVCAP ) e a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais ( ANBIMA ) emitiram um Código de Regulação e Melhores Práticas de Governança Corporativa para Fundos de FIP e FIEE( Código ) A adesão e cumprimento do Código é obrigatório para qualquer associado/membro da ABVCAP ou ANBIMA. Os FIPs devem adotar uma das seguintes classificações: (a) restrita; (a) diversificado tipo 1- membros do Comitê de Investimentos eleito pelos sócios; (b) diversificado tipo 2- membros do Comitê de Investimentos indicados pelo gestor; ou (c) diversificado tipo 3 - Comitê de Investimento não precisa observar as regras específicas sobre sua composição e funcionamento.

10 6. ASPECTOS FISCAIS O FIP não é uma pessoa jurídica e, portanto, sua carteira não está sujeita aos tributos normalmente cobrados das pessoas jurídicas constituídas no Brasil, tais como: IRPJ- Imposto de Renda de Pessoa Jurídica CSLL- Contribuição Social sobre o Lucro Líquido PIS Contribuição para o Programa de Integração Social COFINS- Contribuição para Financiamento da Seguridade Social Conseqüentemente, a renda proveniente da venda, liquidação ou cessão de títulos, aplicações financeiras e participações societárias que fazem parte da carteira do FIP, bem como qualquer receita financeira delas decorrente, não está sujeita a tais tributos no nível do FIP. Tributação dos investidores locais: os rendimentos provenientes de resgate ou amortização de cotas do FIP estão sujeitos ao (i) Imposto de renda retido na fonte à alíquota de 15% ( IRRF ), como tributação definitiva, para quotistas pessoas físicas; e(ii) IRRF à alíquota de 15%, como antecipação do IRPJ, para quotistas pessoas jurídicas(cabe destacar que referidos rendimentos deverão ser incluídos na base de cálculo do IRPJ e da CSLL do quotista pessoa jurídica, podendo o IRRF ser compensado com o IRPJ/CSLL devidos sobre citados rendimentos). A responsabilidade pela retenção e recolhimento do IRRF recairá sobre o administrador do FIP.

11 6. ASPECTOS FISCAIS O tratamento fiscal descrito é condicionado ao cumprimento dos seguintes requisitos:(i) a carteira do FIP deverá ser composta por pelo menos 90% das ações das companhias, debêntures conversíveis em ações e bônus de subscrição (emrelação aos FIPs criados antes de 11 de maio de 2011 este limite é de 67%, desde que não hajamchamadas de capital adicionais); e (ii) limites de diversificação e as regras previstas na regulamentação da CVM devem ser observados. Caso estes dois requisitos não sejam cumpridos, os ganhos e rendimentos reconhecidos pelos quotistas estarão sujeitos ao IRRF com alíquotas variando de 15% à 22,5%, dependendo do período efetivo do investimento no FIP. Os dividendos pagos pelas companhias detidas pelos FIP podem ser pagos direto aos quotistas deste último, sem passarem pela carteira do FIP, sendo esse pagamento isento de tributação. Os juros sobre o capital próprio pagos pelas companhias também podem ser entregues diretamente aos quotistas do FIP, sujeitando-se ao IRRF à alíquota de 15% (essa tributação será definitiva para quotistas pessoas físicas e antecipação do IRPJ devido para quotistas pessoas jurídicas). Os ganhos líquidos auferidos por quotistas pessoas físicas ou jurídicas na alienação de quotas do FIP em bolsa de valores e assemelhados sujeitam-se à incidência do Imposto de Renda à alíquota de 15%, devendo o quotista efetuar o recolhimento do imposto. Essa tributação será: (i) definitiva para os quotistas pessoas físicas e; (ii) antecipação do IRPJ devido para os quotistas pessoas jurídica. Rendimentos e ganhos auferidos por quotistas qualificados como fundos de investimento (ex: FIQFI) em relação às quotas do FIP são isentos de tributação.

12 6. ASPECTOS FISCAIS Tributação dos investidores estrangeiros: Em geral, os quotistas domiciliados no exterior estão sujeitos ao mesmo tratamento tributário aplicável aos quotistas pessoas físicas domiciliados no Brasil mencionado acima, i.e., tributação dos rendimentos e ganhos líquidos auferidos quando do resgate, amortização ou alienação das quotas do FIPpeloIRRFàalíquotade15%. No entanto, caso o quotista domiciliado no exterior invista no mercado de capitais brasileiro como um Investidor 2689, e caso tal investidor esteja localizado fora de paraíso fiscal, os ganhos e rendimentos auferidos por esse Investidor 2689 em relação às quotas do FIP estão sujeitos à imposição do IRRF a uma alíquota de 0% (zero por cento). Não obstante, essa alíquota de IRRF de 0% não é aplicável se: (i) o investidor 2689 detiver (diretamente ou através de partes relacionadas), pelo menos, 40% das cotas do FIP ou de cotas que representam o direito de receber mais de 40% dos rendimentos da FIP; (ii) a carteira do FIP possuir, a qualquer tempo, títulos da dívida correspondentes a mais de 5% do seu patrimônio líquido; ou(iii) o investidor 2689 estiver domiciliado em um Paraíso Fiscal. Ganhos líquidos auferidos por Investidores 2689 com a venda das quotas do FIP em bolsa de valores ou assemelhados estão isentos de IRRF, desde que tais investidores 2689 não estão estejam localizados em Paraísos Fiscais. Há o risco de as autoridades fiscais entenderem que essa isenção não se aplica às vendas efetuadas em mercado de balcão organizado, por não serem assemelhados às bolsas de valores.

13 6. ASPECTOS FISCAIS Tributação (cont. - investidores estrangeiros) Até dezembro de 2008, sob a legislação tributária brasileira, um Paraíso Fiscal era um país ou localidade que não impõe a tributação sobre a renda, ou impõe o imposto de renda à alíquota inferior a 20% ou onde as leis desse país ou local impor restrições à divulgação da composição acionária ou a titularidade do investimento. Mais recentemente, alguns alterações foram executadas em relação com o conceito de Paraíso Fiscal, através da Lei /08, a fim de incluir no referido conceito a disposição no sentido de que o país ou localização que impõe restrições sobre a divulgação da composição acionária ou sobre a propriedade do investimento também deve ser considerado como um Paraíso Fiscal. Além disso, a Lei 11727/08 também criou o conceito de regimes fiscais privilegiados. Em 2010, uma nova lista foi promulgada pela Receita Federal do Brasil, através de Instrução Normativa 1037/10 ( IN 1037/10 ), que incluía tanto os países considerados como Paraísos Fiscais e os locais considerados como concedentes de regimes fiscais privilegiados. Em nossa opinião, existem sólidas razões jurídicas para sustentar que a lista deve ser interpretada como uma lista taxativa, de modo que apenas os países e locais listados devem ser vistos como Paraísos Fiscais e concedentes de regimes fiscais privilegiados, de acordo com sua qualificação específica. Além disso, em nossa opinião, o conceito de regime fiscal privilegiado só se aplica para efeitos das regras de preços de transferência e regras de subcapitalização, portanto não atraindo uma tributação IRRF mais onerosa em relação aos ganhos e rendimentos auferidos por investidores estrangeiros. Por fim, as operações de câmbio cursadas pelos Investidores 2689 para o ingresso de recursos no Brasil para o investimento no FIP estão sujeitas à imposição do IOF/Câmbio a uma alíquota de 0% (zero por cento). A mesma alíquota se aplica para as operações de câmbio para remessa ao exterior das receitas (rendimentos e ganhos) relacionadas ao FIP, bem como de dividendos e juros sobre o capital próprio pagos pelas companhias detidas pelo FIP.

14 Muito Obrigado! Gabriela Falcão Leonardo Miranda Tel.:

INSTRUÇÃO CVM Nº 549, DE

INSTRUÇÃO CVM Nº 549, DE INSTRUÇÃO CVM Nº 549, DE 24.06.2014 Altera a Instrução CVM nº 409, de 18 de agosto de 2004, que dispõe sobre a constituição, a administração, o funcionamento e a divulgação de informações dos fundos de

Leia mais

TRIBUTAÇÃO. BT - 777/ v2

TRIBUTAÇÃO. BT - 777/ v2 TRIBUTAÇÃO As informações apresentadas abaixo constituem um resumo das principais considerações fiscais da legislação brasileira que afetam o Fundo e seus investidores e não têm o propósito de ser uma

Leia mais

TRIBUTAÇÃO. JUR_SP v

TRIBUTAÇÃO. JUR_SP v TRIBUTAÇÃO As informações apresentadas abaixo constituem um resumo das principais considerações fiscais da legislação brasileira que afetam o Fundo e seus investidores e não têm o propósito de ser uma

Leia mais

TRIBUTAÇÃO DA CARTEIRA DO FUNDO

TRIBUTAÇÃO DA CARTEIRA DO FUNDO TRIBUTAÇÃO As informações apresentadas abaixo constituem um resumo das principais considerações fiscais da legislação brasileira que afetam o Fundo e seus investidores e não têm o propósito de ser uma

Leia mais

Fundo de Investimento em Participações FIP

Fundo de Investimento em Participações FIP Renda Variável Fundo de Investimento em Participações FIP Fundo de Investimento em Participações O produto O Fundo de Investimento em Participações (FIP) é uma comunhão de recursos destinados à aplicação

Leia mais

Tributação sobre FIDC e FIP Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de São Paulo 22 de setembro de 2010

Tributação sobre FIDC e FIP Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de São Paulo 22 de setembro de 2010 Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de São Paulo 22 de setembro de 2010 TAX 0 Agenda - Noções gerais sobre as regras de tributação sobre produtos do mercado financeiro; - Tributação sobre fundos

Leia mais

Fundo de Investimento em Participações FIP

Fundo de Investimento em Participações FIP Renda Variável Fundo de Investimento em Participações FIP Fundo de Investimento em Participações O produto O Fundo de Investimento em Participações (FIP) é uma comunhão de recursos destinados à aplicação

Leia mais

Quadro Comparativo IN n e IN n 1.637

Quadro Comparativo IN n e IN n 1.637 Quadro Comparativo IN n 1.585 e IN n 1.637 INSTRUÇÃO NORMATIVA N 1.585, DE 31 DE AGOSTO DE 2015 INSTRUÇÃO NORMATIVA N 1.637, DE 09 DE MAIO DE 2016 Dispõe sobre o imposto sobre a renda incidente sobre os

Leia mais

ESTRUTURA LEGAL DOS FUNDOS DE PRIVATE EQUITY E VENTURE CAPITAL CONTEÚDO PARCERIA INSTITUCIONAL

ESTRUTURA LEGAL DOS FUNDOS DE PRIVATE EQUITY E VENTURE CAPITAL CONTEÚDO PARCERIA INSTITUCIONAL ESTRUTURA LEGAL DOS FUNDOS DE PRIVATE EQUITY E VENTURE CAPITAL CONTEÚDO PARCERIA INSTITUCIONAL 1 ESTRUTURA LEGAL DOS FUNDOS DE PRIVATE EQUITY E VENTURE CAPITAL Publicação Associação Brasileira de Private

Leia mais

Aplicação dos Ativos Garantidores em FIP

Aplicação dos Ativos Garantidores em FIP Aplicação dos Ativos Garantidores em FIP Regulamentação aplicável De acordo com a Resolução Normativa da Agência Nacional de Saúde Suplementar n 392, de 9.12.2015, conforme alterada ( Resolução ANS nº

Leia mais

Apresentação para. 04/12/2015 Confidencial. Confidencial

Apresentação para. 04/12/2015 Confidencial. Confidencial Apresentação para 04/12/2015 ABVCAP A associação representativa da indústria brasileira de capital de investimento produtivo, com a missão de promover e desenvolver os investimentos de longo prazo no Brasil

Leia mais

ESTRUTURA LEGAL DOS FUNDOS DE PRIVATE EQUITY E VENTURE CAPITAL

ESTRUTURA LEGAL DOS FUNDOS DE PRIVATE EQUITY E VENTURE CAPITAL ESTRUTURA LEGAL DOS FUNDOS DE PRIVATE EQUITY E VENTURE CAPITAL CONTEÚDO PARCERIA INSTITUCIONAL PUBLICAÇÃO Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital EDIÇÃO Maio 2018 COORDENAÇÃO Ângela Ximenes

Leia mais

SAFRA MULTIDIVIDENDOS PB FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO EM AÇÕES

SAFRA MULTIDIVIDENDOS PB FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO EM AÇÕES 1. PERIODICIDADE MÍNIMA PARA DUVULGAÇÃO DA COMPOSIÇÃO DA CARTEIRA DO FUNDO: A ADMINISTRADORA colocará mensalmente à disposição dos cotistas as informações relativas à composição e diversificação da CARTEIRA.

Leia mais

RESOLUÇÃO N I - a atuação da entidade com derivativos de renda variável subordina-se aos limites referidos no art.25, inciso II, alínea 'd';

RESOLUÇÃO N I - a atuação da entidade com derivativos de renda variável subordina-se aos limites referidos no art.25, inciso II, alínea 'd'; RESOLUÇÃO N 3357 Documento normativo revogado pela Resolução 3456, de 01/06/2007. Altera o Regulamento anexo à Resolução 3.121, de 2003, que dispõe sobre as diretrizes pertinentes à aplicação dos recursos

Leia mais

GOLGO ADVOGADOS ASSOCIADOS

GOLGO ADVOGADOS ASSOCIADOS PLANEJAMENTO PATRIMONIAL assegura a gestão profissional dos ativos e limita exposição a futuros credores e contestações judiciais Imóveis Fundos de Investimento Exclusivos Cotas de Empresas Investimentos

Leia mais

SAFRA MIX AÇÕES FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO EM AÇÕES

SAFRA MIX AÇÕES FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO EM AÇÕES 1. PERIODICIDADE MÍNIMA PARA DUVULGAÇÃO DA COMPOSIÇÃO DA CARTEIRA DO FUNDO: A ADMINISTRADORA colocará mensalmente à disposição dos cotistas as informações relativas à composição e diversificação da CARTEIRA.

Leia mais

MINUTA PLANO DE PARTICIPAÇÃO PARA TODOS OS FUNCIONÁRIOS (GESP) GUIA SOBRE TRIBUTAÇÃO DOS PARTICIPANTES BRASIL

MINUTA PLANO DE PARTICIPAÇÃO PARA TODOS OS FUNCIONÁRIOS (GESP) GUIA SOBRE TRIBUTAÇÃO DOS PARTICIPANTES BRASIL MINUTA PLANO DE PARTICIPAÇÃO PARA TODOS OS FUNCIONÁRIOS (GESP) GUIA SOBRE TRIBUTAÇÃO DOS PARTICIPANTES BRASIL 1 INTRODUÇÃO A Telefónica S.A. (daqui por adiante Telefónica) planeja implementar o ciclo para

Leia mais

CAPÍTULO I DAS APLICAÇÕES EM FUNDOS DE INVESTIMENTO

CAPÍTULO I DAS APLICAÇÕES EM FUNDOS DE INVESTIMENTO MEDIDA PROVISÓRIA Nº, DE DE DE 2017 Dispõe sobre o Imposto sobre a Renda incidente sobre as aplicações em fundos de investimento. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art.

Leia mais

INSTRUÇÃO CVM Nº 554, DE

INSTRUÇÃO CVM Nº 554, DE INSTRUÇÃO CVM Nº 554, DE 17.12.2014 Inclui, revoga e altera dispositivos na Instrução CVM nº 155, de 7 de agosto de 1991, na Instrução CVM nº 209, de 25 de março de 1994, na Instrução CVM nº 278, de 8

Leia mais

FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO - OURINVEST CYRELA - FII CNPJ/MF N.º /

FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO - OURINVEST CYRELA - FII CNPJ/MF N.º / FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO - OURINVEST CYRELA - FII CNPJ/MF N.º 28.516.650/0001-03 PROPOSTA DA ADMINISTRADORA PARA A CONTRATAÇÃO DE GESTOR DE CARTEIRA E PARA A 2ª EMISSÃO DE COTAS DO FUNDO Prezado

Leia mais

SAFRA PREV FIX VIP FIC FI RENDA FIXA PREVIDENCIÁRIO

SAFRA PREV FIX VIP FIC FI RENDA FIXA PREVIDENCIÁRIO 1. PERIODICIDADE MÍNIMA PARA DUVULGAÇÃO DA COMPOSIÇÃO DA CARTEIRA DO FUNDO: A ADMINISTRADORA colocará mensalmente à disposição dos cotistas as informações relativas à composição e diversificação da CARTEIRA.

Leia mais

FUNDOS DE INVESTIMENTO EM PARTICIPAÇÕES

FUNDOS DE INVESTIMENTO EM PARTICIPAÇÕES FUNDOS DE INVESTIMENTO EM PARTICIPAÇÕES Desafios para captação de recursos de investidores locais e estrangeiros São Paulo, 29 de maio de 2018 FUNDOS DE INVESTIMENTO EM PARTICIPAÇÕES - FIP Fundos de Investimento

Leia mais

Dentre as inovações trazidas pela Instrução CVM 578, merecem destaque:

Dentre as inovações trazidas pela Instrução CVM 578, merecem destaque: MERCADO DE CAPITAIS 30/8/2016 CVM edita as Instruções n.º 578/2016 e n.º 579/2016, que regulam os Fundos de Investimento em Participações e seu tratamento contábil A Comissão dos Valores Mobiliários (CVM)

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº Art. 2º Fica alterado o art. 1º da Resolução 3.042, de 28 de novembro de 2002, que passa a vigorar com a seguinte redação:

RESOLUÇÃO Nº Art. 2º Fica alterado o art. 1º da Resolução 3.042, de 28 de novembro de 2002, que passa a vigorar com a seguinte redação: RESOLUÇÃO Nº 3.308 Altera as normas que disciplinam a aplicação dos recursos das reservas, das provisões e dos fundos das sociedades seguradoras, das sociedades de capitalização e das entidades abertas

Leia mais

DISTRIBUIÇÂO DE FUNDOS AZUL FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES CNPJ Nº /

DISTRIBUIÇÂO DE FUNDOS AZUL FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES CNPJ Nº / DISTRIBUIÇÂO DE FUNDOS AZUL FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES CNPJ Nº07.158.19/0001-71 Classificação do FUNDO junto à Comissão de Valores Mobiliários ( CVM ) AÇÔES Classificação do FUNDO junto à Associação

Leia mais

Safra Fundo de Investimento em Ações da Petrobrás (Administrado pelo Banco Safra S.A.) Demonstrações Financeiras em 31 de março de 2004 e em 30 de

Safra Fundo de Investimento em Ações da Petrobrás (Administrado pelo Banco Safra S.A.) Demonstrações Financeiras em 31 de março de 2004 e em 30 de Safra Fundo de Investimento em Ações da Petrobrás Demonstrações Financeiras em 31 de março de 2004 e em 30 de setembro de 2003 e parecer dos auditores independentes Parecer dos auditores independentes

Leia mais

FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO SHOPPING PÁTIO HIGIENÓPOLIS CNPJ/MF Nº / Proposta à Assembleia Geral Extraordinária

FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO SHOPPING PÁTIO HIGIENÓPOLIS CNPJ/MF Nº / Proposta à Assembleia Geral Extraordinária FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO SHOPPING PÁTIO HIGIENÓPOLIS CNPJ/MF Nº 03.507.519/0001-59 Proposta à Assembleia Geral Extraordinária Prezado Senhor Cotista, A Rio Bravo Investimentos Distribuidora de

Leia mais

GERAL FATO FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES CNPJ Nº / (Administrado pela Corretora Geral de Valores e Câmbio Ltda.

GERAL FATO FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES CNPJ Nº / (Administrado pela Corretora Geral de Valores e Câmbio Ltda. CNPJ Nº 18.746.967/0001-82 CNPJ Nº 92.858.380/0001-18 DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS ENCERRADAS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2015 E 2014 1 Demonstrativo da composição e diversificação das aplicações em 31 de dezembro

Leia mais

Notas explicativas da Administração às demonstrações financeiras Em 31 de dezembro de 2014 e 2013 (Valores em R$, exceto o valor unitário das cotas)

Notas explicativas da Administração às demonstrações financeiras Em 31 de dezembro de 2014 e 2013 (Valores em R$, exceto o valor unitário das cotas) 1. Contexto operacional O CLUBE DE INVESTIMENTO INVEST TRADE ( Clube ) constituído por número limitado de cotistas que tem por objetivo a aplicação de recursos financeiros próprios para a constituição,

Leia mais

Medida Provisória nº 806/2017 Alterações no Regime Tributário de Fundos de Investimento. Novembro de 2017

Medida Provisória nº 806/2017 Alterações no Regime Tributário de Fundos de Investimento. Novembro de 2017 Medida Provisória nº 806/2017 Alterações no Regime Tributário de Fundos de Investimento Novembro de 2017 MP 806 Novas Regras para Fundos Fechados Cenário Político x Necessidade de Conversão em Lei até

Leia mais

Demonstrações financeiras em 31 de março de 2014 e 30 de setembro de 2013

Demonstrações financeiras em 31 de março de 2014 e 30 de setembro de 2013 BRB - Fundo Mútuo de Privatização - FGTS Vale do Rio Doce (CNPJ: 04.895.888/0001-29) Administrado pela BRB - Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A. (CNPJ: 33.850.686/0001-69) KPDS 89057 !"

Leia mais

FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FII CENESP. CNPJ/MF nº / PROPOSTA DA ADMINISTRADORA PARA A 3ª EMISSÃO DE COTAS DO FUNDO

FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FII CENESP. CNPJ/MF nº / PROPOSTA DA ADMINISTRADORA PARA A 3ª EMISSÃO DE COTAS DO FUNDO FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FII CENESP CNPJ/MF nº 13.551.286/0001-45 PROPOSTA DA ADMINISTRADORA PARA A 3ª EMISSÃO DE COTAS DO FUNDO Prezado Sr. Cotista, A BTG Pactual Serviços Financeiros S.A. DTVM,

Leia mais

COWAN FUNDO DE INVESTIMENTO EM PARTICIPAÇÕES CNPJ/MF nº / ATA DE ASSEMBLEIA GERAL DE COTISTAS

COWAN FUNDO DE INVESTIMENTO EM PARTICIPAÇÕES CNPJ/MF nº / ATA DE ASSEMBLEIA GERAL DE COTISTAS COWAN FUNDO DE INVESTIMENTO EM PARTICIPAÇÕES CNPJ/MF nº. 10.566.011/0001-97... ATA DE ASSEMBLEIA GERAL DE COTISTAS 1. Data, hora e local: Aos 18 dias do mês de maio de 2017, às 10:00 horas, na sede social

Leia mais

Tributação. São isentos do IR os ganhos líquidos auferidos por

Tributação. São isentos do IR os ganhos líquidos auferidos por São isentos do IR os ganhos líquidos auferidos por a) bancos e instituições financeiras e, operações no mercado à vista de ações, nas bolsas de valores e em operações com ouro ativo financeiro, sempre

Leia mais

Safra Fundo de Investimento em Ações Vale do Rio Doce (Administrado pelo Banco Safra S.A.) Demonstrações Financeiras em 31 de março de 2004 e em 30

Safra Fundo de Investimento em Ações Vale do Rio Doce (Administrado pelo Banco Safra S.A.) Demonstrações Financeiras em 31 de março de 2004 e em 30 Safra Fundo de Investimento em Ações Vale do Rio Doce Demonstrações Financeiras em 31 de março de 2004 e em 30 de setembro de 2003 e parecer dos auditores independentes Parecer dos auditores independentes

Leia mais

Fundo de Investimento em Participações

Fundo de Investimento em Participações Fundo de Investimento em Participações Antonio Berwanger Bruno Luna Bruno Gomes Superintendência de Desenvolvimento de Mercado SDM Superintendência de Relações com Investidores Institucionais SIN 10 de

Leia mais

Desenvolvimento Imobiliário I FII

Desenvolvimento Imobiliário I FII RENTABILIDADE Rendimento (R$/cota) ¹ ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ O Imobiliário I é um fundo de investimento imobiliário constituído sob a forma de condomínio fechado, com prazo de duração indeterminado,

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº I - constituir um ou mais representantes no País; II - preencher formulário, cujo modelo constitui o Anexo a esta Resolução;

RESOLUÇÃO Nº I - constituir um ou mais representantes no País; II - preencher formulário, cujo modelo constitui o Anexo a esta Resolução; RESOLUÇÃO Nº 2689 Dispõe sobre aplicações de investidor não residente nos mercados financeiro e de capitais. O BANCO CENTRAL DO BRASIL, na forma do art. 9º da Lei nº 4.595, de 31 de dezembro de 1964, torna

Leia mais

ICVM 578 Fundos de Investimento em Participações

ICVM 578 Fundos de Investimento em Participações ICVM 578 Fundos de Investimento em Participações Leandro Salztrager Benzecry leandro@bpae.com.br www.bpae.com.br / www.advocaciaparagestores.com.br Telefone (21) 3802-9200 Nova Norma de Regência dos FIPs

Leia mais

DISTRIBUIÇÂO DE FUNDOS BELVEDERE MATISSE FUNDO DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO CRÉDITO PRIVADO CNPJ Nº /

DISTRIBUIÇÂO DE FUNDOS BELVEDERE MATISSE FUNDO DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO CRÉDITO PRIVADO CNPJ Nº / DISTRIBUIÇÂO DE FUNDOS BELVEDERE MATISSE FUNDO DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO CRÉDITO PRIVADO CNPJ Nº 08.815.380/0001-24 Classificação do FUNDO junto à Comissão de Valores Mobiliários ( CVM ) MULTIMERCADO

Leia mais

CSHG Palestra Fechado Fundo de Investimento em Cotas de Fundo de Investimento Multimercado Crédito Privado Investimento no Exterior (CNPJ:

CSHG Palestra Fechado Fundo de Investimento em Cotas de Fundo de Investimento Multimercado Crédito Privado Investimento no Exterior (CNPJ: CSHG Palestra Fechado Fundo de Investimento em Cotas de Fundo de Investimento Multimercado Crédito Privado Investimento no Exterior (CNPJ: 13.000.841/0001-40) (Administrado pela Credit Suisse Hedging-Griffo

Leia mais

COMPLIANCE EM INVESTIMENTOS ASPECTOS JURÍDICOS

COMPLIANCE EM INVESTIMENTOS ASPECTOS JURÍDICOS 9º Encontro de Previdência Complementar Região Sul COMPLIANCE EM INVESTIMENTOS ASPECTOS JURÍDICOS Guilherme de Castro Barcellos guilherme@castrobarcellos.com.br 1) REGRA MATRIZ: Resolução CMN 3.792/09

Leia mais

POLÍTICA DE NEGOCIAÇÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS DE EMISSÃO DA MULTIPLAN EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS S.A.

POLÍTICA DE NEGOCIAÇÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS DE EMISSÃO DA MULTIPLAN EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS S.A. Anexo II à Ata de Reunião do Conselho de Administração da Multiplan Empreendimentos Imobiliários S.A., realizada em 12 de agosto de 2008 POLÍTICA DE NEGOCIAÇÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS DE EMISSÃO DA MULTIPLAN

Leia mais

CLUBE DE INVESTIMENTO MILENIUM CNPJ (MF) Nº / (Administrado Planner Corretora de Valores S.A.)

CLUBE DE INVESTIMENTO MILENIUM CNPJ (MF) Nº / (Administrado Planner Corretora de Valores S.A.) 1. CONTEXTO OPERACIONAL O CLUBE DE INVESTIMENTO MILENIUM ( Clube ) constituído por número limitado de cotistas que tem por objetivo a aplicação de recursos financeiros próprios para a constituição, em

Leia mais

CLUBE DE INVESTIMENTO PIONEIRO DE BRASILIA CNPJ (MF) Nº / (Administrado Planner Corretora de Valores S.A.)

CLUBE DE INVESTIMENTO PIONEIRO DE BRASILIA CNPJ (MF) Nº / (Administrado Planner Corretora de Valores S.A.) 1. CONTEXTO OPERACIONAL O CLUBE DE INVESTIMENTO PIONEIRO DE BRASILIA ( Clube ) constituído por número limitado de cotistas que tem por objetivo a aplicação de recursos financeiros próprios para a constituição,

Leia mais

POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLEIAS DIRETORIA DE INVESTIMENTOS

POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLEIAS DIRETORIA DE INVESTIMENTOS POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM DIRETORIA DE INVESTIMENTOS Sumário 1. OBJETO E APLICAÇÃO DESTA POLÍTICA... 3 2. PRINCÍPIOS GERAIS... 3 3. EXERCÍCIO DA POLÍTICA DE VOTO... 4 4. SITUAÇÕES DE

Leia mais

Demonstração da Composição e Diversificação das Aplicações em 31 de janeiro de 2006.

Demonstração da Composição e Diversificação das Aplicações em 31 de janeiro de 2006. Demonstração da Composição e Diversificação das Aplicações em 31 de janeiro de 2006. Aplicações/Especificação Espécie/ Quantidade Cotação Valor Atual % Sobre Forma ( em R$ ) ( R$ Mil ) o Ativo 1.COTAS

Leia mais

Custódia de Ativos Visão de Guarda, Segregação e Conciliação

Custódia de Ativos Visão de Guarda, Segregação e Conciliação de Ativos Visão de Guarda, Segregação e Conciliação Expositor: Alex Souza REGULAÇÃO E AUTORREGULAÇÃO ICVM nº 89/1988 que dispõe sobre a autorização para prestação de serviços de ações escriturais, de custódia

Leia mais

SAFRA INFRAESTRUTURA PROFIT FIC FIM CRÉDITO PRIVADO

SAFRA INFRAESTRUTURA PROFIT FIC FIM CRÉDITO PRIVADO 1. PERIODICIDADE MÍNIMA PARA DUVULGAÇÃO DA COMPOSIÇÃO DA CARTEIRA DO FUNDO: A ADMINISTRADORA colocará mensalmente à disposição dos cotistas as informações relativas à composição e diversificação da CARTEIRA.

Leia mais

NATURA COSMÉTICOS S.A. POLÍTICA DE NEGOCIAÇÃO COM VALORES MOBILIÁRIOS DE EMISSÃO PRÓPRIA

NATURA COSMÉTICOS S.A. POLÍTICA DE NEGOCIAÇÃO COM VALORES MOBILIÁRIOS DE EMISSÃO PRÓPRIA NATURA COSMÉTICOS S.A. POLÍTICA DE NEGOCIAÇÃO COM VALORES MOBILIÁRIOS DE EMISSÃO PRÓPRIA SUMÁRIO Página 1. NORMAS GERAIS... 3 1.1. Definições... 3 2. POLÍTICA DE NEGOCIAÇÃO COM VALORES MOBILIÁRIOS DE EMISSÃO

Leia mais

FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FII CENESP ( Fundo ) CNPJ/MF nº / PROPOSTA DA ADMINISTRADORA PARA A 2ª EMISSÃO DE COTAS DO FUNDO

FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FII CENESP ( Fundo ) CNPJ/MF nº / PROPOSTA DA ADMINISTRADORA PARA A 2ª EMISSÃO DE COTAS DO FUNDO FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FII CENESP ( Fundo ) CNPJ/MF nº 13.551.286/0001-45 PROPOSTA DA ADMINISTRADORA PARA A 2ª EMISSÃO DE COTAS DO FUNDO Ao Quotista do Fundo Prezado(a)(s) Senhor(a)(es), A BTG

Leia mais

BANCO DAYCOVAL S.A. Companhia Aberta CNPJ/MF n.º / NIRE FATO RELEVANTE

BANCO DAYCOVAL S.A. Companhia Aberta CNPJ/MF n.º / NIRE FATO RELEVANTE BANCO DAYCOVAL S.A. Companhia Aberta CNPJ/MF n.º 62.232.889/0001-90 NIRE 35.300.524.110 FATO RELEVANTE São Paulo, 29 de março de 2016 O Banco Daycoval S.A. (BM&FBOVESPA: DAYC4), instituição financeira

Leia mais

Art. 2º Fica alterado o art. 1º da Resolução 3.042, de 28 de novembro de 2002, que passa a vigorar com a seguinte redação:

Art. 2º Fica alterado o art. 1º da Resolução 3.042, de 28 de novembro de 2002, que passa a vigorar com a seguinte redação: RESOLUÇÃO CMN 3.308 Altera as normas que disciplinam a aplicação dos recursos das reservas, das provisões e dos fundos das sociedades seguradoras, das sociedades de capitalização e das entidades abertas

Leia mais

CSHG Verde AM Raphael Fundo de Investimento em Cotas de Fundo de Investimento Multimercado (CNPJ: / ) (Administrado pela Credit

CSHG Verde AM Raphael Fundo de Investimento em Cotas de Fundo de Investimento Multimercado (CNPJ: / ) (Administrado pela Credit CSHG Verde AM Raphael Fundo de Investimento em Cotas de Fundo de Investimento Multimercado (CNPJ: 05.497.240/0001-67) (Administrado pela Credit Suisse Hedging-Griffo Corretora de Valores S.A.) Demonstrações

Leia mais

Senhores Cotistas do Fundo de Investimento Imobiliário Shopping Pátio Higienópolis

Senhores Cotistas do Fundo de Investimento Imobiliário Shopping Pátio Higienópolis Aos São Paulo, 27 de dezembro de 2017. Senhores Cotistas do Fundo de Investimento Imobiliário Shopping Pátio Higienópolis Ref.: Deliberações da Assembleia Geral Extraordinária de Cotistas do Fundo de Investimento

Leia mais

ANEXO II. Política de Divulgação de Negociação com Valores Mobiliários da Investimentos e Participações em Infra-Estrutura S.A.

ANEXO II. Política de Divulgação de Negociação com Valores Mobiliários da Investimentos e Participações em Infra-Estrutura S.A. ANEXO II Política de Divulgação de Negociação com Valores Mobiliários da Investimentos e Participações em Infra-Estrutura S.A. INVEPAR I. DO OBJETO 1.1. Em atendimento à Instrução da Comissão de Valores

Leia mais

FIRENZE FUNDO DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO INVESTIMENTO NO EXTERIOR CNPJ n / ( Fundo )... ATA DE ASSEMBLEIA GERAL DE COTISTAS

FIRENZE FUNDO DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO INVESTIMENTO NO EXTERIOR CNPJ n / ( Fundo )... ATA DE ASSEMBLEIA GERAL DE COTISTAS FIRENZE FUNDO DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO INVESTIMENTO NO EXTERIOR CNPJ n. 10.545.400/0001-36 ( Fundo )... ATA DE ASSEMBLEIA GERAL DE COTISTAS 1. Data, hora e local: Aos 8 dias do mês de novembro de 2017,

Leia mais

Tabela Mensal de Obrigações - Maio/2019 Setor Contábil

Tabela Mensal de Obrigações - Maio/2019 Setor Contábil Tabela Mensal de Obrigações - Maio/2019 Setor Contábil Dia 06 (segunda-feira) IOF Recolhimento do correspondente aos fatos geradores ocorridos no período de 21 a 30.04.2019, incidente sobre rendimentos

Leia mais

Desenvolvimento Imobiliário I FII

Desenvolvimento Imobiliário I FII RENTABILIDADE Rendimento (R$/cota) ¹ ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ O Imobiliário I é um fundo de investimento imobiliário constituído sob a forma de condomínio fechado, com prazo de duração indeterminado,

Leia mais

Modificações na Lei 6.404/76 com a edição da Lei /11

Modificações na Lei 6.404/76 com a edição da Lei /11 Modificações na Lei 6.404/76 com a edição da Lei 12.431/11 Francisco Antunes Maciel Müssnich Francisco Antunes Maciel Müssnich 1 A Lei Societária como suporte legal para o desenvolvimento de novas operações

Leia mais

I. Identificação do participante

I. Identificação do participante Consulta Pública RFB: nº 15 / 2016. I. Identificação do participante Nome Completo da Entidade: ABVCAP Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital CNPJ: 03.990.636/0001-16 Endereço: Av. Rio

Leia mais

Deloitte Touche Tohmatsu Auditores Independentes

Deloitte Touche Tohmatsu Auditores Independentes Safra Vale do Rio Doce - Fundo de Investimento em Cotas de Fundos de (Administrado pelo Banco Safra de Investimento S.A.) Demonstrações Financeiras Referentes ao Exercício Findo em 30 de Junho de 2007

Leia mais

JT PREV Fundo de Investimento Imobiliário Desenvolvimento Habitacional

JT PREV Fundo de Investimento Imobiliário Desenvolvimento Habitacional Habitacional PROPOSTA PARA A 2ª EMISSÃO DE COTAS (EM LOTE ÚNICO) E PROPOSTA PARA A 3ª EMISSÃO DE COTAS (OFERTA PÚBLICA NORMAL- INSTRUÇÃO 400) O é um fundo de investimento imobiliário constituído sob a

Leia mais

CAPITÂNIA SECURITIES II FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FII CNPJ n / PROPOSTA DO ADMINISTRADOR

CAPITÂNIA SECURITIES II FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FII CNPJ n / PROPOSTA DO ADMINISTRADOR CAPITÂNIA SECURITIES II FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FII CNPJ n 18.979.895/0001-13 PROPOSTA DO ADMINISTRADOR Prezado(a)s Cotista(s), O BNY Mellon Serviços Financeiros Distribuidora de Títulos e Valores

Leia mais

Deloitte Touche Tohmatsu Auditores Independentes

Deloitte Touche Tohmatsu Auditores Independentes APX Brazil Fundo de Investimento em Participações CNPJ nº 11.709.823/0001-07 (Administrado pela Citibank Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A.) Demonstrações Financeiras Referentes ao Exercício

Leia mais

Demonstração da Composição e Diversificação das Aplicações em 30 de abril de 2006.

Demonstração da Composição e Diversificação das Aplicações em 30 de abril de 2006. Demonstração da Composição e Diversificação das Aplicações em 30 de abril de 2006. Aplicações/Especificação Espécie/ Quantidade Cotação Valor Atual % Sobre Forma ( em R$ ) ( R$ Mil ) o Ativo 1.COTAS DE

Leia mais

Demonstrações financeiras em 31 de março de 2014 e 30 de setembro de 2013

Demonstrações financeiras em 31 de março de 2014 e 30 de setembro de 2013 BRB - Fundo Mútuo de Privatização FGTS PETRO- BRAS (CNPJ: 03.911.561/0001-30) Administrado pela BRB - Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A. (CNPJ: 33.850.686/0001-69) 31 de março de 2014

Leia mais

ATO DO ADMINISTRADOR FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FII UBS (BR) RECEBÍVEIS IMOBILIÁRIOS. CNPJ/MF nº /

ATO DO ADMINISTRADOR FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FII UBS (BR) RECEBÍVEIS IMOBILIÁRIOS. CNPJ/MF nº / ATO DO ADMINISTRADOR FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FII UBS (BR) RECEBÍVEIS IMOBILIÁRIOS CNPJ/MF nº 28.152.272/0001-26 Pelo presente instrumento particular, BANCO OURINVEST S.A., com sede na Cidade

Leia mais

ATO DO ADMINISTRADOR DO FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO MOGNO FUNDO DE FUNDOS CNPJ/ME nº /

ATO DO ADMINISTRADOR DO FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO MOGNO FUNDO DE FUNDOS CNPJ/ME nº / ATO DO ADMINISTRADOR DO FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO MOGNO FUNDO DE FUNDOS CNPJ/ME nº 29.216.463/0001-77 BTG PACTUAL SERVIÇOS FINANCEIROS S.A. DTVM, instituição financeira com sede na Cidade do Rio

Leia mais

Demonstrações financeiras em 31 de dezembro de 2013 e 2012

Demonstrações financeiras em 31 de dezembro de 2013 e 2012 (CNPJ nº 12.144.695/0001-64) (Administrado pela Citibank Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários Demonstrações financeiras em 31 de dezembro de 2013 e 2012 KPDS 78076 Demonstrações financeiras em

Leia mais

SAFRA EXECUTIVE MAX RENDA FIXA FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO

SAFRA EXECUTIVE MAX RENDA FIXA FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO 1. PERIODICIDADE MÍNIMA PARA DUVULGAÇÃO DA COMPOSIÇÃO DA CARTEIRA DO FUNDO: A ADMINISTRADORA colocará mensalmente à disposição dos cotistas as informações relativas à composição e diversificação da CARTEIRA.

Leia mais

Demonstrações Financeiras Referentes ao Exercício Findo em 31 de Dezembro de 2014 e Relatório dos Auditores Independentes

Demonstrações Financeiras Referentes ao Exercício Findo em 31 de Dezembro de 2014 e Relatório dos Auditores Independentes RB Capital Desenvolvimento Residencial II Fundo de Investimento em Participações (CNPJ nº 12.589.672/0001-63) (Administrado pela Citibank Distribuidora de Título s e Valores Mobiliários S.A.) Demonstrações

Leia mais

FATO RELEVANTE ISHARES ÍNDICE BM&FBOVESPA IMOBILIÁRIO FUNDO DE ÍNDICE

FATO RELEVANTE ISHARES ÍNDICE BM&FBOVESPA IMOBILIÁRIO FUNDO DE ÍNDICE FATO RELEVANTE ISHARES ÍNDICE BM&FBOVESPA IMOBILIÁRIO FUNDO DE ÍNDICE Ref.: FECHAMENTO DOS MERCADOS PRIMÁRIO (INTEGRALIZAÇÃO E RESGATE) E SECUNDÁRIO (NEGOCIAÇÃO EM BOLSA) Nos termos do Artigo 40 da Instrução

Leia mais

Demonstrações financeiras em 31 de dezembro de 2014

Demonstrações financeiras em 31 de dezembro de 2014 (CNPJ nº 11.589.893/0001-79) (Administrado pela Citibank Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários Demonstrações financeiras em 31 de dezembro de 2014 KPDS 114378 Demonstrações financeiras em 31 de

Leia mais

CLUBE DE INVESTIMENTO MALTHUS CNPJ (MF) Nº / (Administrado Planner Corretora de Valores S.A.)

CLUBE DE INVESTIMENTO MALTHUS CNPJ (MF) Nº / (Administrado Planner Corretora de Valores S.A.) 1. CONTEXTO OPERACIONAL O CLUBE DE INVESTIMENTO MALTHUS ( Clube ) constituído por número limitado de cotistas que tem por objetivo a aplicação de recursos financeiros próprios para a constituição, em comum,

Leia mais

Tabela Mensal de Obrigações - Janeiro/2019 Setor Contábil

Tabela Mensal de Obrigações - Janeiro/2019 Setor Contábil Tabela Mensal de Obrigações - Janeiro/2019 Setor Contábil Dia 04 (sexta-feira) IRRF Recolhimento do IRRF correspondente aos fatos geradores ocorridos no período de 21 a 31.12.2018, incidente sobre rendimentos

Leia mais

Tabela Mensal de Obrigações - Abril/2019 Setor Contábil

Tabela Mensal de Obrigações - Abril/2019 Setor Contábil Tabela Mensal de Obrigações - Abril/2019 Setor Contábil Dia 03 (quarta-feira) Recolhimento do correspondente aos fatos geradores ocorridos no período de 21 a 31.03.2019, incidente sobre rendimentos de:

Leia mais

CLUBE DE INVESTIMENTO THERAS CNPJ (MF) Nº / (Administrado Planner Corretora de Valores S.A.)

CLUBE DE INVESTIMENTO THERAS CNPJ (MF) Nº / (Administrado Planner Corretora de Valores S.A.) 1. CONTEXTO OPERACIONAL O ( Clube ) constituído por número limitado de cotistas que tem por objetivo a aplicação de recursos financeiros próprios para a constituição, em comum, de carteira diversificada

Leia mais

FORMULÁRIO DE INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES. ELGAR PRINCIPAL FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES CNPJ n / ( FUNDO )

FORMULÁRIO DE INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES. ELGAR PRINCIPAL FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES CNPJ n / ( FUNDO ) FORMULÁRIO DE INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES ELGAR PRINCIPAL FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES CNPJ n. 11.756.203/0001-29 ( FUNDO ) DATA DA COMPETÊNCIA: 17/06/2016 DATA DA GERAÇÃO: 22/06/2016 PERIODICIDADE MÍNIMA

Leia mais

Tabela Mensal de Obrigações Março/2018 Setor Contábil

Tabela Mensal de Obrigações Março/2018 Setor Contábil Tabela Mensal de Obrigações Março/2018 Setor Contábil Dia 05 (segunda-feira) Recolhimento do correspondente aos fatos geradores ocorridos no período de 21 a 28.02.2018, incidente sobre rendimentos de:

Leia mais

DISTRIBUIÇÃO DE LUCROS E DIVIDENDOS: EFEITOS TRIBUTÁRIOS EDMAR OLIVEIRA ANDRADE FILHO

DISTRIBUIÇÃO DE LUCROS E DIVIDENDOS: EFEITOS TRIBUTÁRIOS EDMAR OLIVEIRA ANDRADE FILHO DISTRIBUIÇÃO DE LUCROS E DIVIDENDOS: EFEITOS TRIBUTÁRIOS EDMAR OLIVEIRA ANDRADE FILHO EDMAR@ARLAW.COM.BR PRINCÍPIO GERAIS DO DIREITO SOCIETÁRIO Dividendo = remuneração do capital aplicado sob a forma de

Leia mais

REGULAMENTO DO FKG I FUNDO DE INVESTIMENTO EM PARTICIPAÇÕES MULTIESTRATÉGIA

REGULAMENTO DO FKG I FUNDO DE INVESTIMENTO EM PARTICIPAÇÕES MULTIESTRATÉGIA REGULAMENTO DO FKG I FUNDO DE INVESTIMENTO EM PARTICIPAÇÕES MULTIESTRATÉGIA Curitiba, 29 de agosto de 2017. ÍNDICE CAPÍTULO I DAS DEFINIÇÕES... 3 CAPÍTULO II DA DENOMINAÇÃO, FORMA, CLASSIFICAÇÃO, PRAZO

Leia mais

Fundo de Investimento Imobiliário Comercial Progressivo (Administrado pelo Banco Ourinvest S.A.)

Fundo de Investimento Imobiliário Comercial Progressivo (Administrado pelo Banco Ourinvest S.A.) Balanço patrimonial em 31 de dezembro Ativo 2008 2007 Passivo e patrimônio líquido 2008 2007 Circulante Circulante Bancos 1 10 Provisões e contas a pagar 8 14 Aplicações financeiras de renda fixa 53 -

Leia mais

FORMULÁRIO DE INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES. BRN-PRINCIPAL FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES INVESTIMENTO NO EXTERIOR CNPJ n / ( FUNDO )

FORMULÁRIO DE INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES. BRN-PRINCIPAL FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES INVESTIMENTO NO EXTERIOR CNPJ n / ( FUNDO ) FORMULÁRIO DE INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES BRN-PRINCIPAL FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES INVESTIMENTO NO EXTERIOR CNPJ n. 31.016.236/0001-40 ( FUNDO ) DATA DA COMPETÊNCIA: 07/08/2018 DATA DA GERAÇÃO: 07/08/2018

Leia mais

GRADUAL MULTIESTRATÉGIA FUNDO DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO (Administrado pela Gradual C.C.T.V.M. S/A)

GRADUAL MULTIESTRATÉGIA FUNDO DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO (Administrado pela Gradual C.C.T.V.M. S/A) (Administrado pela Gradual C.C.T.V.M. S/A) NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS PARA O EXERCÍCIO FINDO EM 31 DE DEZEMBRO DE 2010 E 2009 (Valores em R$ mil, exceto o valor unitário das cotas) 1.

Leia mais

ANEXO (A.2) AO MANUAL DO EMISSOR PERFIL DO FUNDO. FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO - VBI LOGÍSITICO (CNPJ/MF nº

ANEXO (A.2) AO MANUAL DO EMISSOR PERFIL DO FUNDO. FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO - VBI LOGÍSITICO (CNPJ/MF nº ANEXO 6.16.1 (A.2) AO MANUAL DO EMISSOR PERFIL DO FUNDO FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO - VBI LOGÍSITICO (CNPJ/MF nº 30.629.603/0001-18) PERFIL DO FUNDO (13/11/2018) Código de Negociação LVBI Código

Leia mais

BANCO SANTANDER, S.A. C.N.P.J. nº / Companhia Estrangeira CVM nº 80160

BANCO SANTANDER, S.A. C.N.P.J. nº / Companhia Estrangeira CVM nº 80160 BANCO SANTANDER, S.A. C.N.P.J. nº 05.707.616/0001-10 Companhia Estrangeira CVM nº 80160 Aviso aos Acionistas Suplemento ao Documento Informativo Programa Santander Dividendo Escolha no Brasil Nos termos

Leia mais

Demonstrações Financeiras

Demonstrações Financeiras Demonstrações Financeiras Fundo de Investimento em Participações Green Capital I CNPJ nº 08.912.946/0001-36 (Administrado pela Citibank Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A. - CNPJ nº 08.912.946/0001-36

Leia mais

WP X OMEGA FUNDO DE INVESTIMENTO EM PARTICIPAÇÕES CNPJ/MF n.º /

WP X OMEGA FUNDO DE INVESTIMENTO EM PARTICIPAÇÕES CNPJ/MF n.º / WP X OMEGA FUNDO DE INVESTIMENTO EM PARTICIPAÇÕES CNPJ/MF n.º 13.254.520/0001-72 Ata da Assembleia Geral de Quotistas do Fundo realizada em 30 de julho de 2014 DATA, HORA E LOCAL: Aos 30 dias do mês de

Leia mais

CLUBE DE INVESTIMENTO ENTRE AMIGOS - CIAINVEST CNPJ (MF) Nº / (Administrado Planner Corretora de Valores S.A.)

CLUBE DE INVESTIMENTO ENTRE AMIGOS - CIAINVEST CNPJ (MF) Nº / (Administrado Planner Corretora de Valores S.A.) 1. CONTEXTO OPERACIONAL O ( Clube ) constituído por número limitado de cotistas que tem por objetivo a aplicação de recursos financeiros próprios para a constituição, em comum, de carteira diversificada

Leia mais

MANAGER TRUXT LONG SHORT FIC FI MULTIMERCADO

MANAGER TRUXT LONG SHORT FIC FI MULTIMERCADO 1. PERIODICIDADE MÍNIMA PARA DUVULGAÇÃO DA COMPOSIÇÃO DA CARTEIRA DO FUNDO: A ADMINISTRADORA colocará mensalmente à disposição dos cotistas as informações relativas à composição e diversificação da CARTEIRA.

Leia mais

Banco Itaú S.A. Administrador

Banco Itaú S.A. Administrador São Paulo, setembro de 2006 Prezado Cotista, Em atendimento à instrução CVM n 279, estamos encaminhando o balanço do fundo Fundo Mútuo de Privatização FGTS Vale do Rio Doce - MIGRAÇÃO, para que você obtenha

Leia mais