Coordenação: Graduandos Ministrantes:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Coordenação: Graduandos Ministrantes:"

Transcrição

1 Coordenação: Profª. Esp. Darlene Del -Tetto. Graduandos em Licenciatura em Informática- 4º sem. Graduandos Ministrantes: Andréa de Castro, Elias Ataide, Fauze Nassarden, Onielma Ferreira, Paula Rabelo e Willamis Silva.

2 Oficina : Softwares Livre na Educação.

3 Informática Educativa A informática educativa vem oferecer recursos aos professores para facilitar a gestão da educação. Sabe-se que o desenvolvimento em educação é um investimento em longo prazo. É preciso investir na capacitação dos estudantes, mas temos que encontrar meios que atraiam a vontade do aluno em querer aprender e a frequentar a escola, e a utilização das TIC s em sala de aula pelos professores tem se mostrado uma alternativa muito positiva.

4 Software livre O que é software livre? A definição de software livre criada de acordo com a Free Software Foundation (FSF, 2009) é a de que ele pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem restrição. A forma usual de um software ser distribuído livremente é sendo acompanhado por uma licença de software livre como a General Public Licence (GPL), e com a disponibilização do seu código-fonte. Alguns exemplos de Softwares Livres:

5 Mas o que é GNU/LINUX? É um sistema operacional similar ao Microsoft Windows que contém um núcleo Linux e um conjunto de programas desenvolvidos pelo projeto GNU, além de outros programas de uso geral, em sua maioria softwares livres.

6 Por que usar Software Livre na Educação? Destacamos algumas considerações: O software livre pode poupar dinheiro às escolas; Ele proporciona às escolas, e também a outros usuários, a liberdade de copiar e redistribuir o software; Pode ajudar a acabar com a exclusão digital em países pobres ou em desenvolvimento.

7 Por que usar Software Livre na Educação? Cont. Escolas têm uma missão social: ensinar seus alunos a serem cidadãos de uma sociedade forte, capaz, independente, cooperativa e livre. Elas devem promover o uso de software livre; A razão mais profunda para se utilizar software livre nas escolas é a educação moral. Nós esperamos que as escolas ensinem aos alunos fatos básicos e habilidades úteis, mas seu trabalho não se limita a isso. O trabalho mais fundamental das escolas é ensinar como ser um bom cidadão, o que inclui o hábito de ajudar uns aos outros. Na área da computação, isso significa ensinar as pessoas a compartilhar softwares. Richard Stallman.

8 Significado de Lúdico O que faz referência a jogos ou brinquedos: brincadeiras lúdicas; Que tem o divertimento acima de qualquer outro propósito; Que faz alguma coisa simplesmente pelo prazer em fazê-la. *Os filósofos gregos já utilizavam desta prática para ajudar os aprendizes. As brincadeiras e jogos podem e devem ser utilizados como uma ferramenta importante de educação. Frequentemente, as atividades lúdicas também ajudam a memorizar fatos e favorecem em testes cognitivos.

9 O que é uma atividade Lúdica? Atividade lúdica é todo e qualquer movimento que tem como objetivo produzir prazer quando de sua execução, ou seja, divertir o praticante. Sumariamente teríamos as seguintes características sobre elas: são brinquedos, jogos ou brincadeiras menos consistentes e mais livres de regras ou normas; são atividades que não visam a competição como objetivo principal, mas a realização de uma tarefa de forma prazerosa; existe sempre a presença de motivação para atingir os objetivos.

10 Conhecendo um pouco do Pandorga GNU/Linux Foi desenvolvido em 2006 por Rainer Kruger, em forma de trabalho de conclusão de curso em ciência da computação, é resultado de uma pesquisa científica sobre a necessidade de software nas escolas municipais de ensino fundamental de Cachoeirinha/RS, e possíveis softwares livres que contemplariam tais necessidades. O resultado do trabalho foi o desenvolvimento da distribuição Pandorga GNU/Linux. E o que Significa Pandorga? É o nome dado a pipa ou papagaio no Rio Grande do Sul, e foi sugerido por um aluno, por ser um símbolo de liberdade, brincadeira e aprendizado.

11 Em que podemos destacar o Pandorga? Software desenvolvido no Brasil; no direcionamento dos softwares e computadores compatíveis; Em seu ambiente de trabalho interativo e lúdico, especialmente desenvolvido para as crianças; Esta distribuição baseada em Debian e desenvolvida para que seja compatível com computadores obsoletos, comum em parques de máquinas de escolas públicas, tendo uma quantidade reduzida de softwares, buscando contemplar somente as necessidades pedagógicas;

12 Em que podemos destacar o Pandorga? Cont. É baseado em Live-CD, este sistema pode ser testado e usado sem que usuários mais leigos danifiquem seu sistema operacional ou haja perda de dados; O Pandorga GNU/Linux hoje e conhecido nacional e internacionalmente, e utilizado em algumas regiões do Brasil. Participação nos mais importantes eventos ligados a software livre e educação. Atualmente o sistema já possui mais de 5000 downloads e outros vários CDs distribuídos em congressos.

13 Relação de Softwares do Pandorga GNU/Linux Potato Guy Série Escolar: Iniciais e Finais. Disciplina: Multidisciplinar e anatomia. Metodologia: Uma proposta de educação mais construtivista.

14 Relação de Softwares do Pandorga GNU/Linux KALZIUM Série Escolar: Finais. Disciplina: Química. Metodologia: O programa é mais um banco de dados, onde o aluno consulta as informações de seu interesse.

15 Relação de Softwares do Pandorga GNU/Linux KEDUCA Série Escolar: Iniciais e Finais. Disciplina: Multidisciplinar. Metodologia: Características adequadas a uma proposta de educação mais tradicional.

16 Relação de Softwares do Pandorga GNU/Linux KGEOGRAPHY Série Escolar: Iniciais e Finais. Disciplina: Geografia. Metodologia: Permite-lhe aprender sobre as divisões políticas de alguns países.

17 Relação de Softwares do Pandorga GNU/Linux KHANGMAN Série Escolar: Iniciais e Finais. Disciplina: Língua portuguesa e estrangeira. Metodologia: É um jogo baseado no conhecido jogo da forca.

18 Relação de Softwares do Pandorga GNU/Linux KMATHTEST Série Escolar: Finais. Disciplina: Matemática. Metodologia: Possui características de ensino mais tradicional.

19 Relação de Softwares do Pandorga GNU/Linux TUXMATH Série Escolar: Iniciais e Finais. Disciplina: Matemática. Metodologia: Vai ensinar matemática de uma forma mais criativa e divertida.

20 Relação de Softwares do Pandorga GNU/Linux TUXPAINT Série Escolar: Iniciais e Finais. Disciplina: Educação artística. Metodologia: Características adequadas a uma proposta de educação mais construtivista.

21 Relação de Softwares do Pandorga GNU/Linux TUXTYPE Série Escolar: Iniciais e Finais. Disciplina: Educação Artística. Metodologia: Treinar o reconhecimento das letras e a digitação.

22 Relação de Softwares do Pandorga GNU/Linux GCOMPRIS Série Escolar : Iniciais e Finais. Disciplina: Conjunto de aplicativos interdisciplinar que pode ser utilizado nas disciplinas: Ciências,Língua Portuguesa, Matemática, Educação Artística, Geografia. Metodologia: Experimentação das atividades na companhia de um adulto estimulando a criatividade da criança.

23 Relação de Softwares do Pandorga GNU/Linux BROFFICE Série Escolar: Finais. Disciplina: Multidisciplinar. Metodologia : Produção de conteúdo, textos, apresentações e planilhas.

24 Dúvidas?

25 Reflexão! Um dos saberes fundamentais para a prática dos educadores é a certeza de que mudar é difícil, mas é possível. Paulo Freire

26 Referências: agens+broffice&rls=org.mozilla:ptwww.revistaespiritolivre.org.br

27 Obrigado!

Tecnologias Aplicadas ao Ensino Superior Prof. Esp. André Luís Belini

Tecnologias Aplicadas ao Ensino Superior Prof. Esp. André Luís Belini Tecnologias Aplicadas ao Ensino Superior Prof. Esp. André Luís Belini Aula 03 Software Livre e Educação O que o Software Livre tem a ver com a Educação A liberdade do software tem um papel especialmente

Leia mais

Sistemas Operacionais II. Prof. Gleison Batista de Sousa Aula 01

Sistemas Operacionais II. Prof. Gleison Batista de Sousa Aula 01 Sistemas Operacionais II Prof. Gleison Batista de Sousa Aula 01 Sistemas Operacionais Livres Prof. Gleison Batista de Sousa Aula 01 Objetivos - Ter conhecimento sobre os diversos módulos que compõem um

Leia mais

Introdução ao Linux. Thiago Yukio Kikuchi Oliveira

Introdução ao Linux. Thiago Yukio Kikuchi Oliveira Introdução ao Linux Thiago Yukio Kikuchi Oliveira stratus@lgmb.fmrp.usp.br O que é Linux??? Definição: Linux é um sistema operacional criado em 1991 por Linus Torvalds na universidade de Helsinki na Finlândia.

Leia mais

Pandorga: Uma Distribuição GNU/Linux para Auxílio à Educação Fundamental

Pandorga: Uma Distribuição GNU/Linux para Auxílio à Educação Fundamental Pandorga: Uma Distribuição GNU/Linux para Auxílio à Educação Fundamental Rainer Krüger 1, Roland Teodorowitsch 1 1 Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) Curso de Ciência da Computação Av. Farroupilha,

Leia mais

Sistemas Operacionais II. Prof. Gleison Batista de Sousa Aula 01

Sistemas Operacionais II. Prof. Gleison Batista de Sousa Aula 01 Sistemas Operacionais II Prof. Gleison Batista de Sousa Aula 01 Revisão de SO Linux Prof. Gleison Batista de Sousa Objetivos - Ter conhecimento sobre os diversos módulos que compõem um sistema operacional

Leia mais

SOFTWARES USADOS NA EDUCAÇÂO

SOFTWARES USADOS NA EDUCAÇÂO Informática aplicada à educação SOFTWARES USADOS NA EDUCAÇÂO 1 Componentes AURICELIA B. R. JESUS EDILEUSA MAGALHÃES JEANDERVAL SANTOS JOSÉ MARCOS J. SILVA LÍLIAN SILVA SANTOS LUAN GOMES 2 Introdução A

Leia mais

Aula 01 Introdução ao S.O. Linux

Aula 01 Introdução ao S.O. Linux Prof. Diego Pereira Gerência e Configuração de Serviços para Internet Aula 01 Introdução ao S.O. Linux Objetivos Conhecer a história do sistema operacional Linux; Ver a importância

Leia mais

SOFTWARE LIVRE AULA 1 Prof. Sandro Wambier

SOFTWARE LIVRE AULA 1 Prof. Sandro Wambier SOFTWARE LIVRE AULA 1 Prof. Sandro Wambier INTRODUÇÃO O software livre vem conquistando a cada dia mais adeptos em todo mundo: características técnicas como disponibilidade de seus códigos fontes, possibilidade

Leia mais

Técnico Subsequente em Redes de Computadores Introdução a Sistemas Abertos (ISA)

Técnico Subsequente em Redes de Computadores Introdução a Sistemas Abertos (ISA) Técnico Subsequente em Redes de Computadores Introdução a Sistemas Abertos (ISA) Aula 02 Introdução ao Linux Objetivos Conhecer a história do sistema operacional Linux; Ver a importância do software livre

Leia mais

Software Livre e Código Aberto Thiago Silvino 19/09/2013 FAC2

Software Livre e Código Aberto Thiago Silvino 19/09/2013 FAC2 Software Livre e Código Aberto Thiago Silvino 19/09/2013 FAC2 Apresentador Thiago Silvino www.silvino.net Ocupação: Especialista em Segurança de Redes AT&T www.att.com Atua na área de redes de computadores

Leia mais

PAPEL DO SOFTWARE LIVRE NA EDUCAÇÃO

PAPEL DO SOFTWARE LIVRE NA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS PAPEL DO SOFTWARE LIVRE NA EDUCAÇÃO Luiana Mendes Lauria Romulo Baia Trindade Thiago Monteiro Serpa Belo Horizonte 2011 Resumo Inserir a escola no contexto da informatização

Leia mais

A DISSEMINAÇÃO DO SOFTWARE LIVRE NA MICRORREGIÃO DE ITAPARICA-PE.

A DISSEMINAÇÃO DO SOFTWARE LIVRE NA MICRORREGIÃO DE ITAPARICA-PE. A DISSEMINAÇÃO DO SOFTWARE LIVRE NA MICRORREGIÃO DE ITAPARICA-PE. Jeová Gomes da Cruz¹; Isaque da Silva Bezerra²; Caio Endson de Souza Lima³ 1. INTRODUÇÃO ¹ Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia

Leia mais

JOGOS UTILIZADOS COMO FORMA LÚDICA PARA APRENDER HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO

JOGOS UTILIZADOS COMO FORMA LÚDICA PARA APRENDER HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO Patrocínio, MG, outubro de 2016 ENCONTRO DE PESQUISA & EXTENSÃO, 3., 2016, Patrocínio. Anais... Patrocínio: IFTM, 2016. JOGOS UTILIZADOS COMO FORMA LÚDICA PARA APRENDER HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO Pedro Augusto

Leia mais

Proinfo. Programa educacional criado pelo MEC para promover o uso pedagógico da informática na rede pública de ensino fundamental e médio.

Proinfo. Programa educacional criado pelo MEC para promover o uso pedagógico da informática na rede pública de ensino fundamental e médio. Introdução ao Linux Educacional Proinfo Programa educacional criado pelo MEC para promover o uso pedagógico da informática na rede pública de ensino fundamental e médio. O maior desafio é a formação dos

Leia mais

SOFTWARE LIVRE PARA UMA SOCIEDADE MAIS LIVRE

SOFTWARE LIVRE PARA UMA SOCIEDADE MAIS LIVRE SOFTWARE LIVRE PARA UMA SOCIEDADE MAIS LIVRE Mariele Leticia de Lima¹. 1 Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR campus Francisco Beltrão - PR, mariele.2017@alunos.utfpr.edu.br Resumo: Em meio

Leia mais

Administração Central Cetec Capacitações Capacitação Sistema Operacional Linux

Administração Central Cetec Capacitações Capacitação Sistema Operacional Linux Capacitação Sistema Operacional Linux Parte I Introdução Quando abordamos o assunto sistema operacional, acredito que, para muitos usuários e profissionais da área de tecnologia venha a sua cabeça a imagem

Leia mais

Software Livre e a Cultura Hacker em Jacobina. Valéssio Soares de Brito

Software Livre e a Cultura Hacker em Jacobina. Valéssio Soares de Brito Software Livre e a Cultura Hacker em Jacobina Valéssio Soares de Brito contato@valessiobrito.com.br Valéssio Soares de Brito Jacobinense, hacker, artista digital e ativista do conhecimento livre. Formado

Leia mais

UbuntUCA Instituto Compartilhado: uma parceria IFRN e uma escola estadual para manutenção do projeto de inclusão digital de um computador por aluno

UbuntUCA Instituto Compartilhado: uma parceria IFRN e uma escola estadual para manutenção do projeto de inclusão digital de um computador por aluno UbuntUCA Instituto Compartilhado: uma parceria IFRN e uma escola estadual para manutenção do projeto de inclusão digital de um computador por aluno (UCA) Aplicativos O UbuntUCA oferece entre suas aplicações

Leia mais

Software Livre. Escolha ética, política e técnica. Uma evolução constante.

Software Livre. Escolha ética, política e técnica. Uma evolução constante. Software Livre Escolha ética, política e técnica. Uma evolução constante. Éder Saraiva Grigório DIA DA COMPUTAÇÃO INFES UFF 2013 Quem sou eu? - Éder Saraiva Grigório - 31 anos - Desde os 17 anos utilizando

Leia mais

Escola Estadual Luis Vaz de Camões Ipezal/Angélica - MS PLANO DE AÇÃO (PSTE) 2010

Escola Estadual Luis Vaz de Camões Ipezal/Angélica - MS PLANO DE AÇÃO (PSTE) 2010 Escola Estadual Luis Vaz de Camões Ipezal/Angélica - MS PLANO DE AÇÃO (PSTE) 2010 Angélica/Ipezal MS Março de 2010 Escola Estadual Luis Vaz de Camões Ipezal/Angélica - MS PLANO DE AÇÃO (PSTE) 2010 Plano

Leia mais

Tecnologias Educacionais: Aspectos Positivos e Negativos em sala de aula

Tecnologias Educacionais: Aspectos Positivos e Negativos em sala de aula INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA - Campus São José QUÍMICA - LICENCIATURA Tecnologias Educacionais: Aspectos Positivos e Negativos em sala de aula Ariana Raulino Juliana

Leia mais

Kelix - uma alternativa Linux como base tecnológica para laboratórios educacionais

Kelix - uma alternativa Linux como base tecnológica para laboratórios educacionais XI Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educaçã ção Kelix - uma alternativa Linux como base tecnológica para laboratórios educacionais Marco Antônio Sandini Trentin, Adriano Canabarro Teixeira,

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Letras. Curso de Turismo. A utilização de Softwares livres no Turismo: Caso SETERRA.

Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Letras. Curso de Turismo. A utilização de Softwares livres no Turismo: Caso SETERRA. Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Letras Curso de Turismo A utilização de Softwares livres no Turismo: Caso SETERRA. Aluna: Mariana Ávila de Araújo 31 de Outubro de 2011 Introdução O presente

Leia mais

Noções de sistemas de computação

Noções de sistemas de computação Noções de sistemas de computação Software Marco A L Barbosa malbarbo.pro.br Departamento de Informática Universidade Estadual de Maringá cba Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons

Leia mais

Interface Humano- Computador (IHC) Prof. Dr. Ronaldo Barbosa

Interface Humano- Computador (IHC) Prof. Dr. Ronaldo Barbosa Interface Humano- Computador (IHC) Prof. Dr. Ronaldo Barbosa Aula 3 Tema 3.2 Estilos de Interação: sistema de menus, linhas de comando, linguagem natural. Estilo de Interação: Sistema de menus Estilo de

Leia mais

Jogos Educativos. Joceline Mausolff Grübel. Marta Rosecler Bez. Centro Universitário Feevale

Jogos Educativos. Joceline Mausolff Grübel. Marta Rosecler Bez.  Centro Universitário Feevale Jogos Educativos Joceline Mausolff Grübel joceline.grubel@gmail.com Marta Rosecler Bez martabez@feevale.br Centro Universitário Feevale Novo Hamburgo, novembro de 2006. Roteiro Introdução A importância

Leia mais

Projeto APAE de Muzambinho Experiências na Aplicação da Informática na Educação Especial

Projeto APAE de Muzambinho Experiências na Aplicação da Informática na Educação Especial 4ª Jornada Científica e Tecnológica e 1º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 16, 17 e 18 de outubro de 2012, Muzambinho MG Projeto APAE de Muzambinho Experiências na Aplicação da Informática na Educação

Leia mais

TECNOLOGIAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA

TECNOLOGIAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA TECNOLOGIAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA Profª. Andréa Cardoso MATEMÁTICA-LICENCIATURA 2015/1 Unidade II: Ferramentas computacionais AMBIENTES DE APRENDIZAGEM BASEADOS EM COMPUTADOR 07/04/2015 2 Apropriação

Leia mais

anexo 7 INFORMAÇÕES BÁSICAS PARA O USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS DISPONÍVEIS EM SUA ESCOLA semana pedagógica 2012

anexo 7 INFORMAÇÕES BÁSICAS PARA O USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS DISPONÍVEIS EM SUA ESCOLA semana pedagógica 2012 anexo 7 INFORMAÇÕES BÁSICAS PARA O USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS DISPONÍVEIS EM SUA ESCOLA 2012 3 2 INFORMAÇÕES BÁSICAS PARA O USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS DISPONÍVEIS EM SUA ESCOLA Olá, professor! Que

Leia mais

EDUCAÇÃO 4.0: conheça quais são as mudanças da nova educação

EDUCAÇÃO 4.0: conheça quais são as mudanças da nova educação EDUCAÇÃO 4.0: conheça quais são as mudanças da nova educação Estamos presenciando as inovações tecnológicas da Indústria 4.0 em diversas situações no modo como vivemos. Nesse novo modelo, a tecnologia

Leia mais

Questionário usado para verificação do ambiente dos laboratórios de informática (Q01)

Questionário usado para verificação do ambiente dos laboratórios de informática (Q01) Questionário usado para verificação do ambiente dos laboratórios de informática (Q01) Prezado(a) Coordenador(a) O uso de computadores chegou à educação graças às mudanças tecnológicas que estão acontecendo

Leia mais

SO Conceitos Básicos. Gerência. Objetivos do SO 07/05/2011. Qual sistema operacional escolher? Qual sistema operacional escolher?

SO Conceitos Básicos. Gerência. Objetivos do SO 07/05/2011. Qual sistema operacional escolher? Qual sistema operacional escolher? INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CAMPUS CAMPINA GRANDE 1 2 SO Conceitos Básicos UNIDADE I INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA: SISTEMA OPERACIONAL USO E OPERAÇÃO Em torno do computador

Leia mais

INFORMÁTICA APLICADA A EDUCAÇÃO Prof. André Aparecido da Silva Disponível em:

INFORMÁTICA APLICADA A EDUCAÇÃO Prof. André Aparecido da Silva Disponível em: INFORMÁTICA APLICADA A EDUCAÇÃO Prof. André Aparecido da Silva Disponível em: http://www.oxnar.com.br/aulas Trabalho Negócios Comunicação TECNOLOGIAS E INFORMÁTICA Relacionamentos Economia Aplicada a...

Leia mais

A SAGA DO GNU/LINUX REVISITANDO A HISTÓRIA DO SOFTWARE LIVRE. Wilkens Lenon Militante do Software Livre

A SAGA DO GNU/LINUX REVISITANDO A HISTÓRIA DO SOFTWARE LIVRE. Wilkens Lenon Militante do Software Livre A SAGA DO GNU/LINUX REVISITANDO A HISTÓRIA DO SOFTWARE LIVRE Wilkens Lenon Militante do Software Livre Um pouco de história... Wilkens Lenon Militante do Software Livre Um pouco de história... Anos 60,

Leia mais

SEMANA PEDAGÓGICA EDUCATUX O SOFTWARE ABERTO TRANSFORMANDO A EDUCAÇÃO

SEMANA PEDAGÓGICA EDUCATUX O SOFTWARE ABERTO TRANSFORMANDO A EDUCAÇÃO SEMANA PEDAGÓGICA EDUCATUX O SOFTWARE ABERTO TRANSFORMANDO A EDUCAÇÃO Todo professor receberá pendrive EducatuX Boot-Me com os jogos e apostila com material explicativo dos jogos, instruções de como acessar,

Leia mais

O JOGO COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS

O JOGO COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS O JOGO COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS Lidia Ribeiro da Silva Universidade Federal de Campina Grande, lidiaribeiroufcg@gmail.com Luana Maria Ferreira Duarte Universidade

Leia mais

Licenças Open Source

Licenças Open Source Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Ciências Agrárias CCA UFES Departamento de Computação Licenças Open Source Sistemas de Software Livre Site: http://jeiks.net E-mail: jacsonrcsilva@gmail.com

Leia mais

Escola Estadual Luis Vaz de Camões Ipezal/Angélica - MS PLANO DE AÇÃO (PSTE) 2010

Escola Estadual Luis Vaz de Camões Ipezal/Angélica - MS PLANO DE AÇÃO (PSTE) 2010 Escola Estadual Luis Vaz de Camões Ipezal/Angélica - MS PLANO DE AÇÃO (PSTE) 2010 Angélica/Ipezal MS Março de 2010 Escola Estadual Luis Vaz de Camões Ipezal/Angélica - MS PLANO DE AÇÃO (PSTE) 2010 Plano

Leia mais

CAMINHOS DA GEOMETRIA NA ERA DIGITAL

CAMINHOS DA GEOMETRIA NA ERA DIGITAL CAMINHOS DA GEOMETRIA NA ERA DIGITAL GT 05 Educação Matemática: tecnologias informáticas e educação à distância Tatiana Schmitz UNISINOS e-mail@sinos.net Ana Paula de Quadros UNISINOS anapauladequadros@gmail.com

Leia mais

Objetos de Aprendizagem para professores da Ciberinfância

Objetos de Aprendizagem para professores da Ciberinfância Objetos de Aprendizagem para professores da Ciberinfância Profa. Dra. Patricia Alejandra Behar Profa. Dra. Leni Vieira Dornelles Mestranda Ana Paula Frozi Mestranda Caroline Bohrer do Amaral Contexto das

Leia mais

Construcionismo. Como criar condições para que mais conhecimento possa ser adquirido por esta criança?

Construcionismo. Como criar condições para que mais conhecimento possa ser adquirido por esta criança? Construcionismo Papert concorda com Piaget de que a criança é um 'ser pensante'' e construtora de suas próprias estruturas cognitivas, mesmo sem ser ensinada. Porém, se inquietou com a pouca pesquisa numa

Leia mais

Produção de Material Digital

Produção de Material Digital Produção de Material Digital Prof. Me. Walteno Martins Parreira Júnior Cronograma Dia Tópico 06/05 Sábado (13:00 17:00) Fundamentação teórica sobre produção digital 11/05 Quinta-Feira (18:45 22:45) Fundamentação

Leia mais

CRIATIVIDADE E PRODUÇÃO TEXTUAL: PRÁTICAS DE INCENTIVO À LEITURA

CRIATIVIDADE E PRODUÇÃO TEXTUAL: PRÁTICAS DE INCENTIVO À LEITURA CRIATIVIDADE E PRODUÇÃO TEXTUAL: PRÁTICAS DE INCENTIVO À LEITURA Isabel Lima da Silva Oliveira ¹ Estudante do Curso de Licenciatura em Pedagogia, Universidade Federal da Paraíba. UFPB Campus IV, limaisabel16@gmail.com

Leia mais

SISTEMA MONETÁRIO BRASILEIRO: O USO DE ATIVIDADES LÚDICAS COMO FERRAMENTA FACILITADORA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

SISTEMA MONETÁRIO BRASILEIRO: O USO DE ATIVIDADES LÚDICAS COMO FERRAMENTA FACILITADORA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM SISTEMA MONETÁRIO BRASILEIRO: O USO DE ATIVIDADES LÚDICAS COMO FERRAMENTA FACILITADORA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM Natália Moraes Cordeiro 1 ; Maria Marciele de Lima Silva 2 ; Jonnathan Felipe

Leia mais

SOFTWARE LIVRE NA EDUCAÇÃO: Diálogos com uma Pedagogia da Autonomia

SOFTWARE LIVRE NA EDUCAÇÃO: Diálogos com uma Pedagogia da Autonomia SOFTWARE LIVRE NA EDUCAÇÃO: Diálogos com uma Pedagogia da Autonomia Prof. Denis Carlos Luckner Prof. Luís C. Z. Dhein FEEVALE Novo Hamburgo, setembro de 2009. "Não morda meu dedo, olhe para onde estou

Leia mais

Informática I. Aula Baseada no Capítulo 2 do Livro Introdução a Informática Capron e Johnson

Informática I. Aula Baseada no Capítulo 2 do Livro Introdução a Informática Capron e Johnson Informática I Aula 23 Baseada no Capítulo 2 do Livro Introdução a Informática Capron e Johnson http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 23-14/11/07 1 Ementa Noções Básicas de Computação (Hardware,

Leia mais

Instalação e Configuração de Servidores Linux Server. Prof. Alex Furtunato

Instalação e Configuração de Servidores Linux Server. Prof. Alex Furtunato Instalação e Configuração de Servidores Linux Server Prof. Alex Furtunato alex.furtunato@academico.ifrn.edu.br Roteiro Definições Histórico Características Principais Distribuições Shell Partições Sistemas

Leia mais

COMO SOFTWARES DE JOGOS PODEM INFLUENCIAR NA EDUCAÇÃO

COMO SOFTWARES DE JOGOS PODEM INFLUENCIAR NA EDUCAÇÃO COMO SOFTWARES DE JOGOS PODEM INFLUENCIAR NA EDUCAÇÃO Rômulo Batista Ventrella 1, Renato Luiz Gambarato 2 1 Tecnólogo em Informática para Negócios, FATEC Botucatu,romulo.ventrella@gmail.com. 2 Mestre em

Leia mais

Introdução à Informática. Professor: Francisco Ary

Introdução à Informática. Professor: Francisco Ary Professor: Francisco Ary O que vimos na ultima aula: O que é Software? parte lógica de um sistema computacional; sequência de instruções interpretada e executada por um computador(processador); Principais

Leia mais

Implantação do Sistema Operacional Pandorga Gnu/Linux como forma de Inclusão Digital e Aprendizagem Funcional

Implantação do Sistema Operacional Pandorga Gnu/Linux como forma de Inclusão Digital e Aprendizagem Funcional 985 Implantação do Sistema Operacional Pandorga Gnu/Linux como forma de Inclusão Digital e Aprendizagem Funcional Lisiane Murlik Moraes Lazarotti 1, Luis Gustavo Galves Mählmann 2 1 Acadêmico do Curso

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA PARA PESSOAS COM SURDEZ

LÍNGUA PORTUGUESA PARA PESSOAS COM SURDEZ LÍNGUA PORTUGUESA PARA PESSOAS COM SURDEZ Organização: Profª Esp. Ariane Polizel Objetivos: Se comunicar com maior repertório da Língua Portuguesa na modalidade escrita. Favorecer a aprendizagem dos conteúdos

Leia mais

Currículo e Tecnologias de Informação e Comunicação: eles se integram? José Armando Valente Depto. de Multimeios e Nied - Unicamp Ced - PucSP

Currículo e Tecnologias de Informação e Comunicação: eles se integram? José Armando Valente Depto. de Multimeios e Nied - Unicamp Ced - PucSP Currículo e Tecnologias de Informação e Comunicação: eles se integram? José Armando Valente Depto. de Multimeios e Nied - Unicamp Ced - PucSP Objetivo da palestra: Como as TIC são tratadas no currículo

Leia mais

Aula... Tecnologia e a sala de aula O papel do professor diante da tecnologia Formas de usar a tecnologia em sala de aula Abordagem Pedagogia

Aula... Tecnologia e a sala de aula O papel do professor diante da tecnologia Formas de usar a tecnologia em sala de aula Abordagem Pedagogia Aula... Tecnologia e a sala de aula O papel do professor diante da tecnologia Formas de usar a tecnologia em sala de aula Abordagem Pedagogia Instrucionismo Construcionismo Tipos de aprendizagem Pontos

Leia mais

Curso Introdução ao Linux. Desmistificando o Software Livre. Nícholas André - www.iotecnologia.com.br - nicholas@iotecnologia.com.

Curso Introdução ao Linux. Desmistificando o Software Livre. Nícholas André - www.iotecnologia.com.br - nicholas@iotecnologia.com. Curso Introdução ao Linux Desmistificando o Software Livre Nícholas André - www.iotecnologia.com.br - nicholas@iotecnologia.com.br Índice 1 O que é Software Livre? 2 A história por trás do Software Livre.

Leia mais

CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES EM LINUX EDUCACIONAL E APLICATIVOS EDUCACIONAIS

CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES EM LINUX EDUCACIONAL E APLICATIVOS EDUCACIONAIS CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES EM LINUX EDUCACIONAL E APLICATIVOS EDUCACIONAIS Ricardo da Costa e Silva Camilo Alves 1 GO 139 Km 2 Fazenda Cachoeira / Alexânia - GO CEP: 72930-000 RESUMO: Esta pesquisa sobre

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS. Prof. André Aparecido da Silva.

SISTEMAS OPERACIONAIS. Prof. André Aparecido da Silva. SISTEMAS OPERACIONAIS Prof. André Aparecido da Silva. O QUE É? Um programa que vai gerenciar os recursos do seu computador, memória, processador, agenda de tarefas, segurança das transações, autenticação

Leia mais

Economia Criativa e Cultura. Cultura como ferramenta essencial para o desenvolvimento social. Seminário Economia Criativa e Cultura

Economia Criativa e Cultura. Cultura como ferramenta essencial para o desenvolvimento social.   Seminário Economia Criativa e Cultura Economia Criativa e Cultura Cultura como ferramenta essencial para o desenvolvimento social O investimento em cultura orientado: Formação de artistas e agentes culturais Produção e distribuição de bens

Leia mais

Aluno(a): / / Cidade Polo: CPF: Curso: 1ª AVALIAÇÃO ONLINE METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO

Aluno(a): / / Cidade Polo:   CPF: Curso: 1ª AVALIAÇÃO ONLINE METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO Aluno(a): / / Cidade Polo: E-mail: CPF: Curso: 1ª AVALIAÇÃO ONLINE METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO Preencha o GABARITO: 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 Observação: Nesta atividade há 10 (dez) questões

Leia mais

Administração de Sistemas Livres. Prof. Lais Farias Alves

Administração de Sistemas Livres. Prof. Lais Farias Alves Administração de Sistemas Livres Prof. Lais Farias Alves Administração de Sistemas Livres Software e Suas Licenças O que é um Software Livre? Software Livre x Software Proprietário Software e Suas Licenças

Leia mais

POSSIBILIDADES DO SOFTWARE WINGEOM NO ENSINO DE GEOMETRIA. GT 05 Educação matemática: tecnologias informáticas e educação à distância

POSSIBILIDADES DO SOFTWARE WINGEOM NO ENSINO DE GEOMETRIA. GT 05 Educação matemática: tecnologias informáticas e educação à distância POSSIBILIDADES DO SOFTWARE WINGEOM NO ENSINO DE GEOMETRIA GT 05 Educação matemática: tecnologias informáticas e educação à distância Carise Elisane Schmidt, Instituto Federal Catarinense, carise.schmidt@ifc-concordia.edu.br

Leia mais

JOGO COOPERATIVO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: UMA PERSPECTIVA DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA

JOGO COOPERATIVO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: UMA PERSPECTIVA DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA JOGO COOPERATIVO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: UMA PERSPECTIVA DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA Albertina Marília Alves Guedes¹ ¹Professora do Instituto Federal de

Leia mais

Quarta-feira, 14 de junho de Santo Ângelo-RS Edição nº 72. Divulgação / Escola Criança e Companhia

Quarta-feira, 14 de junho de Santo Ângelo-RS Edição nº 72. Divulgação / Escola Criança e Companhia Quarta-feira, 14 de junho de 2017 - Santo Ângelo-RS Edição nº 72 Divulgação / Escola Criança e Companhia Aprender brincando! Contracapa a ESCOLA CRIANÇA E COMPANHIA 2 14 de junho de 2017 Educação BRINCANDO

Leia mais

AS NOVAS TECNOLOGIAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA E NA INCLUSÃO DIGIAL

AS NOVAS TECNOLOGIAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA E NA INCLUSÃO DIGIAL AS NOVAS TECNOLOGIAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA E NA INCLUSÃO DIGIAL Geane Ferreira Freitas (1), Belchior Oliveira Trigueiro da Silva (2) ; Sirlene Alves Nunes (3) (1) Universidade

Leia mais

Texto-Aula 3.2 Prof. Ronaldo Barbosa Estilos de Interação: sistema de menus, linhas de comando, linguagem natural

Texto-Aula 3.2 Prof. Ronaldo Barbosa Estilos de Interação: sistema de menus, linhas de comando, linguagem natural Texto-Aula 3.2 Prof. Ronaldo Barbosa Estilos de Interação: sistema de menus, linhas de comando, linguagem natural 4 Estilo de interação Sistema de menus Sistema de menus é o modelo de interação mais genérico

Leia mais

Palavras-chave: Jogos didáticos. Ensino de Química. Tabela Periódica

Palavras-chave: Jogos didáticos. Ensino de Química. Tabela Periódica UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS EM QUÍMICA PARA ABORDAGEM DO CONTEÚDO DE TABELA PERIÓDICA Stephanie da Silva Trindade *1 Édila Rosane Alves da silva 2 Denise Rosa Medeiros 3 Vanessa Fagundes Siqueira 4 Isabel

Leia mais

Uso do kahoot como ferramenta de aprendizagem

Uso do kahoot como ferramenta de aprendizagem CAPSI 2018 18ª Conferência da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação Uso do kahoot como ferramenta de aprendizagem Ernane Rosa Martins, IFG, Brasil, ernane.martins@ifg.edu.br Wendell Bento Geraldes,

Leia mais

Informática. Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras. a) I. b) II. c) I e III. d) I e II. e) II e III.

Informática. Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras. a) I. b) II. c) I e III. d) I e II. e) II e III. Informática 01- Analise as seguintes afirmações relacionadas a conceitos básicos a respeito e software em I - Nome é um atributo básico de um arquivo que consiste no nome simbólico atribuído a um arquivo.

Leia mais

Sistema Operacionais II. Linux e Software Livre

Sistema Operacionais II. Linux e Software Livre Sistema Operacionais II Linux e Software Livre Objetivos Entender o que é um software livre; Conhecer as licenças livres mais populares; Conhecer basicamente o Linux e suas principais distribuições.. O

Leia mais

NO ENSINO FUNDAMENTAL, VALORIZAMOS A BUSCA E A COOPERAÇÃO. autonomia para as

NO ENSINO FUNDAMENTAL, VALORIZAMOS A BUSCA E A COOPERAÇÃO. autonomia para as NO ENSINO FUNDAMENTAL, VALORIZAMOS A BUSCA E A COOPERAÇÃO. esco autonomia para as lhas só o é anglo. O CONHECIMENTO ADQUIRIDO E AS REFLEXÕES PRATICADAS TODOS OS DIAS AJUDAM A CRIAR INDIVÍDUOS AUTÔNOMOS,

Leia mais

11. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 PROGRAMA LALUPE- LABORATÓRIO LÚDICO PEDAGÓGICO

11. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 PROGRAMA LALUPE- LABORATÓRIO LÚDICO PEDAGÓGICO 11. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA PROGRAMA

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE JOGOS DE TABULEIROS COMO MOTIVADOR PARA UM ENSINO EM GRUPO

UTILIZAÇÃO DE JOGOS DE TABULEIROS COMO MOTIVADOR PARA UM ENSINO EM GRUPO UTILIZAÇÃO DE JOGOS DE TABULEIROS COMO MOTIVADOR PARA UM ENSINO EM GRUPO Edimara Cantú de Pinho 1 ; Edemar Benedetti Filho 2 1 Estudante do Curso de Química (licenciatura) da UEMS, Unidade Universitária

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO OBJETIVOS: Fomentar a produção e circulação de saberes docentes acerca das diferentes manifestações artísticas e expressivas no campo da Educação. Oferecer possibilidades de formação sensível, reflexiva

Leia mais

INFORMÁTICA (NCINF) SOFTWARE APLICATIVOS

INFORMÁTICA (NCINF) SOFTWARE APLICATIVOS INFORMÁTICA (NCINF) SOFTWARE APLICATIVOS APLICATIVOS DEFINIÇÃO: Programas que executam tarefas específicas Ex: - Editores de texto - Planilhas eletrônicas - Programas gráficos - Players de áudio e vídeo

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MÜLLER CRONOGRAMA DE AÇÃO 2013

ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MÜLLER CRONOGRAMA DE AÇÃO 2013 ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MÜLLER CRONOGRAMA DE AÇÃO 2013 ANGÉLICA MS MARÇO DE 2013 ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MÜLLER CRONOGRAMA DE AÇÃO 2013 Cronograma de Ação 2013 da Sala de Tecnologia Educacional

Leia mais

Palavras Chaves: Ensino de Matemática, Material Digital, Tecnologia.

Palavras Chaves: Ensino de Matemática, Material Digital, Tecnologia. POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS DO MATERIAL DIGITAL PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA Marcia Saurin Martinez 1 Débora Laurino 2 Jéssica Brum 3 Guilherme Mello 4 Maritza Costa Moares 5 Tanise Paula Novello 6 Resumo:

Leia mais

Produtos e Aplicações

Produtos e Aplicações Produtos e plicações www.pentop.com.br Incluir, Educar e Divertir despertando o prazer pelo conhecimento celeração do aprendizado Educação inclusiva udiodescrição utoaprendizado cessibilidade Interatividade

Leia mais

Construindo o Futuro do Software Livre na FFLCH

Construindo o Futuro do Software Livre na FFLCH Construindo o Futuro do Software Livre na FFLCH O que vamos ver Mini Pesquisa O que é Software Livre? Por que usar Software Livre? Mitos Personalidades Programas Comunidades O que vamos ver também Utilização

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: LICENCIATURA EM BIOLOGIA Componente Curricular: PCCC 1 Integração de conteúdos do semestre por meio da informática

PLANO DE ENSINO. Curso: LICENCIATURA EM BIOLOGIA Componente Curricular: PCCC 1 Integração de conteúdos do semestre por meio da informática 1 IDENTIFICAÇÃO PLANO DE ENSINO Curso: LICENCIATURA EM BIOLOGIA Componente Curricular: PCCC 1 Integração de conteúdos do semestre por meio da informática Professor: HUMBERTO FIORAVANTE FERRO, DR Turma:

Leia mais

O USO DO SOFTWARE EDUCATIVO COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL I: UM OLHAR SOBRE AS POSSIBILIDADES

O USO DO SOFTWARE EDUCATIVO COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL I: UM OLHAR SOBRE AS POSSIBILIDADES 1 O USO DO SOFTWARE EDUCATIVO COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL I: UM OLHAR SOBRE AS POSSIBILIDADES Kleonara Santos Oliveira 1 Kleonara@yahoo.com.br Sandreana Amaral Oliveira 2 Sanfeliz@bol.com.br

Leia mais

Resolução de problemas: desenvolvendo competências para o século XXI

Resolução de problemas: desenvolvendo competências para o século XXI Resolução de problemas: desenvolvendo competências para o século XXI Sobre o projeto A Fundação Telefônica Vivo atua há 20 anos no Brasil e integra uma rede de 17 fundações do Grupo Telefônica, presentes

Leia mais

Voltar. Público: 9º ano e Ensino Médio. Público: 7º e 8º ano

Voltar. Público: 9º ano e Ensino Médio. Público: 7º e 8º ano Astrofísica Voltado para alunos de 9º ano e Ensino Médio, o curso de Astrofísica permite o desenvolvimento da curiosidade e de habilidades como a observação, o aprimoramento de conceitos físicos, o trabalho

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Introdução à Informática Professor: Jailson Torquato Sistema Operacional - Linux Conhecimentos básicos em informática O que é Linux? Sistema operacional: é o componente de software que faz a interface

Leia mais

Curso Gestão Escolar e Tecnologias PUC/SP Microsoft Brasil Centro Paula Souza. O uso das tecnologias no contexto da escola:

Curso Gestão Escolar e Tecnologias PUC/SP Microsoft Brasil Centro Paula Souza. O uso das tecnologias no contexto da escola: Curso Gestão Escolar e Tecnologias PUC/SP Microsoft Brasil Centro Paula Souza O uso das tecnologias no contexto da escola: refletindo sobre algumas implicações Maria Elisabette Brisola Brito Prado Modalidade

Leia mais

Informática. Conceitos de Software Livre. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Conceitos de Software Livre. Professor Márcio Hunecke. Informática Conceitos de Software Livre Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática CONCEITOS DE SOFTWARE LIVRE Software Livre A definição de software livre apresenta os critérios

Leia mais

BRINQUEDOTECA PARAÍSO DA CRIANÇA ATIVIDADES RECREATIVAS BRINQUEDOS NO PERÍODO CONTRATADO SUPERVISÃO DE MONITORES DA ÁREA DE EDUCAÇÃO OFICINAS

BRINQUEDOTECA PARAÍSO DA CRIANÇA ATIVIDADES RECREATIVAS BRINQUEDOS NO PERÍODO CONTRATADO SUPERVISÃO DE MONITORES DA ÁREA DE EDUCAÇÃO OFICINAS FES ATIVIDADES RECREATIVAS BRINQUEDOS NO PERÍODO CONTRATADO SUPERVISÃO DE MONITORES DA ÁREA DE EDUCAÇÃO BRINQUEDOTECA PARAÍSO DA CRIANÇA OFICINAS NOITE DO PIJAMA FESTA INFANTIL PROPOSTA Acreditamos que

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 56/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 56/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 56/360 INFORMÁTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

ESTEQUIOMETRIA PARA APRENDER: JOGO DIDÁTICO UTILIZADO NO ENSINO DE QUÍMICA

ESTEQUIOMETRIA PARA APRENDER: JOGO DIDÁTICO UTILIZADO NO ENSINO DE QUÍMICA ESTEQUIOMETRIA PARA APRENDER: JOGO DIDÁTICO UTILIZADO NO ENSINO DE QUÍMICA Lillyane Raissa Barbosa da Silva (1); Renata Joaquina de Oliveira Barboza (2); Fernando Cleyton Henrique de Mendonça Silva (3);

Leia mais

MICROSCÓPIO VIRTUAL UTILIZANDO REALIDADE AUMENTADA

MICROSCÓPIO VIRTUAL UTILIZANDO REALIDADE AUMENTADA 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO MICROSCÓPIO VIRTUAL UTILIZANDO REALIDADE AUMENTADA

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MANOEL FONTANILLAS FRAGELLI MARIA DE FÁTIMA GONÇALVES DE LIMA MIGLIORANÇA. Projeto Movi Maker

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MANOEL FONTANILLAS FRAGELLI MARIA DE FÁTIMA GONÇALVES DE LIMA MIGLIORANÇA. Projeto Movi Maker ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MANOEL FONTANILLAS FRAGELLI MARIA DE FÁTIMA GONÇALVES DE LIMA MIGLIORANÇA Projeto Movi Maker "Educar é estar mais atento às possibilidades do que aos limites".moran, J. M. ANGÉLICA/MS

Leia mais

BINGO COMO FERRAMENTA LÚDICA NO ENSINO DE OPERAÇÕES MATEMÁTICAS

BINGO COMO FERRAMENTA LÚDICA NO ENSINO DE OPERAÇÕES MATEMÁTICAS BINGO COMO FERRAMENTA LÚDICA NO ENSINO DE OPERAÇÕES MATEMÁTICAS Fabrícia Fernanda Cesar¹; Leandro Donizette Orestes²; Rosimary de Oliveira³; Luiz Fernando Roberto Fink 4 ; Thiago Pignatti de Freitas 5

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL Carolina Rodrigues Queiroz Graduanda em Pedagogia pelo PARFOR da Universidade Federal do Piauí E-mail: c-rodrigues-queiroz@bol.com.br Ascânio Wanderley Abrantes

Leia mais

A internet pode levar o aluno a lugares aonde, talvez, ele jamais chegaria, ou não tão rapidamente; propicia o acesso a bibliotecas internacionais,

A internet pode levar o aluno a lugares aonde, talvez, ele jamais chegaria, ou não tão rapidamente; propicia o acesso a bibliotecas internacionais, TEDI INTERAMERICA TEDI- INTERAMÉRICA A TEDI foi concebida com o conceito de se utilizar a tecnologia como uma ferramenta e instrumento pedagógico para que se alcance melhores resultados na educação. Este

Leia mais

Escola, família e Comunidade:

Escola, família e Comunidade: Escola, família e Comunidade: Construindo novos caminhos Docentes: Alia Mendonça, Carla Sofia Silva, Gerardo Pimenta, Patrícia Lume Assistentes Técnicas: Cátia Dantas, Gorete Vieira, Sandra Eunice, Sandra

Leia mais

ÍNDICE. A animação é uma maneira de se criar ilusão, dando vida a objetos inanimados. Conheça o projeto... Os motivos... Nossa equipe...

ÍNDICE. A animação é uma maneira de se criar ilusão, dando vida a objetos inanimados. Conheça o projeto... Os motivos... Nossa equipe... ÍNDICE A animação é uma maneira de se criar ilusão, dando vida a objetos inanimados. Perisic,1979 Conheça o projeto... Os motivos... Nossa equipe... Como são as oficinas... Experiências Animadas... Luz...

Leia mais

JOGOS EDUCACIONAIS COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA DE ENSINO DOS CONTEÚDOS ESCOLARES. Apresentação: Comunicação Oral

JOGOS EDUCACIONAIS COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA DE ENSINO DOS CONTEÚDOS ESCOLARES. Apresentação: Comunicação Oral JOGOS EDUCACIONAIS COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA DE ENSINO DOS CONTEÚDOS ESCOLARES Apresentação: Comunicação Oral Noel Gomes da Silva Filho 1 Albertina Marília Alves Guedes 2 (Orientadora) Resumo: De acordo

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA PARA CRIAÇÃO DE CENÁRIOS RANDÔMICO CONFIGURÁVEIS DIRECIONADA A PROFISSIONAIS DA PSICOPEDAGOGIA

DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA PARA CRIAÇÃO DE CENÁRIOS RANDÔMICO CONFIGURÁVEIS DIRECIONADA A PROFISSIONAIS DA PSICOPEDAGOGIA 15. CONEX Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( x ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO

Leia mais

Integral 1º ano. 17h45 18h30 Descanso Descanso Descanso Descanso Descanso

Integral 1º ano. 17h45 18h30 Descanso Descanso Descanso Descanso Descanso Integral 1º ano Manhã 2ª feira 3ª feira 4ª feira 5ª feira 6ª feira 7h20 8h Jogos pedagógicos Oficina de modelagem Parque Brinquedoteca Jogos pedagógicos 8h00 8h30 Lanche Lanche Lanche Lanche Lanche 8h30

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Introdução à Informática Professor: Jailson Torquato Sistema Operacional - Linux Conhecimentos básicos em informática O que é Linux? Sistema operacional: é o componente de software que faz a interface

Leia mais

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 C O L É G I O L A S A L L E Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Guarani, 2000 - Fone (045) 3252-1336 - Fax (045) 3379-5822 http://www.lasalle.edu.br/toledo/ DISCIPLINA: PROFESSOR(A): E-MAIL:

Leia mais