CURSO DE APERFEIÇOAMENTO, ACTUALIZAÇÃO E AVALIAÇÃO ÁRBITROS DE 2.ª CATEGORIA Futebol de 11 TESTE ESCRITO PERGUNTAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CURSO DE APERFEIÇOAMENTO, ACTUALIZAÇÃO E AVALIAÇÃO ÁRBITROS DE 2.ª CATEGORIA Futebol de 11 TESTE ESCRITO PERGUNTAS"

Transcrição

1 FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL CONSELHO DE ARBITRAGEM CURSO DE APERFEIÇOAMENTO, ACTUALIZAÇÃO E AVALIAÇÃO ÁRBITROS DE 2.ª CATEGORIA Futebol de 11 Lisboa, 30 de Julho de 2006 ÉPOCA 2006/2007 TESTE ESCRITO Duração 60 minutos Não responder Sim ou Não PERGUNTAS 1. Qual a pressão, em atmosferas, que a bola deve ter para um jogo realizado ao nível do mar? 2. Num jogo particular, realizado no período de pré-época, quantas substituições são permitidas? 3. Um jogador suplente, que não é o guarda-redes, entrou em campo sem autorização do árbitro e rapidamente corre e agarra a bola com as mãos, cortando uma jogada muito prometedora da equipa adversária. Que decisão deve tomar o árbitro? 4. Um suplente que está a fazer exercícios de aquecimento atrás da sua baliza, entra dentro do terreno de jogo e evita com um pontapé para bem longe que a bola entre na sua baliza. Como deverá proceder o árbitro? 5. Estando a bola em jogo, um jogador agride um suplente adversário que acabara de entrar no terreno de jogo sem autorização do árbitro. Então o árbitro apita, expulsa o jogador que agrediu, mostra o amarelo ao suplente que estava a mais e recomeça o jogo com um pontapé-livre indirecto no local em que a bola estava quando apitou. Concorda com o árbitro? Explique porque é que ele não marcou um livre directo contra a equipa do agressor que cometeu uma falta mais grave? 6. Uma equipa com 11 jogadores joga contra outra só com 7 elementos. Falta pouco mais de um minuto para o jogo terminar, quando a equipa com 11 jogadores está prestes a obter um golo. Então, um jogador da equipa de 7 elementos sai deliberadamente do terreno de jogo para provocar a inferioridade numérica, sendo obtido golo depois dessa atitude. O árbitro aponta o centro do terreno e quando, embora faltando escassos segundos, se preparava para dar o jogo por terminado, o jogador que saíra propositadamente aprestase para continuar. Como deverá agir o árbitro? 7. Cite três situações em que é permitido prestar assistência a jogadores lesionados dentro do terreno de jogo.

2 8. Após obter um golo, um jogador pode vir a ser advertido apenas por sair do terreno para comemorar esse facto. Em que circunstâncias? 9. Um jogador estava colocado com os dois pés sobre a linha de meio campo, à frente da linha da bola, encontrando-se no meio campo adversário apenas o guarda-redes contrário. Um colega passou-lhe a bola e o árbitro assistente levantou a bandeira, assinalando-lhe fora-de-jogo. Poderá a sua decisão estar correcta? Como? 10. A bola ia a entrar na baliza. Um defensor, em último recurso atira-lhe uma bota e consegue desviar a bola. O árbitro apitou, expulsou o defensor e concedeu uma grande penalidade favorável à outra equipa. Apresente justificação legal, perante a Lei 12, para a decisão tomada pelo árbitro no que respeita: a) à expulsão do defesa; b) à concessão da grande penalidade. 11. Um jogador carrega um adversário pelas costas no momento em que este lhe está a fazer obstrução. O árbitro deixou prosseguir o jogo, sem punir nem uma, nem a outra equipa. Em que se terá baseado, relativamente à carga e à obstrução, para agir desta forma? 12. Dentro da sua área de grande penalidade, um defensor ao verificar que a bola poderia entrar na sua baliza atira-lhe com uma bota, a qual não toca na bola, saindo esta ao lado do poste. Como deve proceder o árbitro? 13. Um atacante salta para a bola, entrando em contacto com o guarda-redes dentro da área de baliza deste. É permitida esta acção? 14. Com a bola em jogo, dois jogadores adversários cometem duas infracções simultâneas. Como deve agir o árbitro? 15. A bola ia a entrar na baliza, vinda de um pontapé-livre indirecto. Um defensor afasta-a com ambas as mãos por cima da trave da sua baliza. Acto contínuo o árbitro exibe-lhe o cartão amarelo e pune a sua equipa com uma grande penalidade. Grande penalidade não há dúvida que procedeu bem. E quanto ao cartão amarelo? Concorda com a decisão do árbitro? Porquê? 16. Vai executar-se um pontapé de grande penalidade. Após o apito do árbitro e antes que a bola seja pontapeada pelo executante, um defensor infringe as Leis do Jogo. O árbitro viu a infracção, mas permitiu que o pontapé fosse executado. A bola é chutada, bate na trave e ressalta para terreno de jogo. O executante ainda consegue fazer a recarga e introduzir a bola na baliza. Como deve proceder o árbitro?

3 17. Uma equipa termina o jogo e o prolongamento com oito jogadores e a equipa adversária com dez. Seguiram-se os pontapés da marca da grande penalidade para achar o vencedor, iniciando a sua marcação um jogador da equipa que terminou com dez. Ao fim de quantos pontapés poderá um jogador dessa equipa repetir a marcação de outro pontapé? 18. Um jogador ao executar um lançamento lateral, vai fazê-lo vários metros à frente do local por onde a bola tinha saído e atira-a com ambas as mãos, após levá-la atrás da nuca num movimento correcto, à cara de um adversário, numa clara atitude de agressão. Que procedimento deve tomar o árbitro? 19. Pontapé de baliza. A bola, após percorrer 20 metros, rebenta e o árbitro pede uma nova bola. Como deve então recomeçar o jogo? 20. Foi exibida a placa de 4 minutos de desconto no final do tempo regulamentar. Decorridos pouco mais de 2 minutos, ao ver o total desinteresse das duas equipas, o árbitro resolveu dar o jogo por terminado. Acha que procedeu bem? Porquê?

4 RESPOSTAS 1. Para um jogo realizado ao nível do mar, a bola deve ter uma pressão de 0,6 a 1,1 atmosferas. 2. Num jogo particular, realizado no período de pré-época, é possível recorrer a qualquer número de substituições superior a seis, desde que as equipas envolvidas cheguem a acordo quanto ao número máximo de substituições e que o árbitro seja informado antes do início do jogo. 3. O árbitro deve interromper o jogo, advertir o jogador suplente por comportamento antidesportivo entrada no terreno de jogo sem sua autorização e exibir novamente o cartão amarelo por cortar com as mãos uma jogada muito prometedora da equipa adversária, seguido do vermelho por acumulação de amarelos. Deverá em seguida ordenar o recomeço do jogo com um pontapé-livre indirecto contra a equipa do jogador suplente no local em que a bola se encontrava no momento da interrupção. 4. O árbitro deve interromper o jogo, advertir o jogador suplente por comportamento antidesportivo entrada no terreno de jogo sem sua autorização e, depois de providenciar a saída do suplente, recomeçar o jogo com um pontapé-livre indirecto no local em que a bola se encontrava no momento da interrupção. 5. Sim. Puniu tecnicamente a equipa do jogador suplente porque a primeira falta cometida foi a entrada indevida desse jogador em terreno de jogo, tendo a agressão ocorrido posteriormente. 6. O árbitro deverá advertir esse jogador por ter abandonado o terreno de jogo, permitir a sua reintegração na equipa e dar continuidade ao jogo até ao final. 7. É permitido prestar assistência a jogadores lesionados dentro do terreno de jogo quando se trate de: a. Lesão do guarda-redes. b. Choque entre o guarda-redes e um jogador de campo, necessitando de cuidados imediatos. c. Lesões graves como engolirem a língua, uma comoção cerebral, uma perna partida, etc. 8. Apenas por sair do terreno para comemorar um golo, o jogador poderá ser advertido desde que prolongue exageradamente essa manifestação, retardando o início do jogo. 9. Essa decisão poderá estar correcta desde que se movimente para a bola e que qualquer parte da sua cabeça ou corpo esteja, no meio campo contrário, mais perto da linha de baliza adversária do que a bola e o penúltimo adversário, quando a bola lhe é passada. 10. a) No que respeita à expulsão do defesa, a decisão tomada pelo árbitro está correcta, porque o jogador, ao conseguir atingir a bola evitando a sua entrada na baliza, anulou uma ocasião clara de golo da equipa adversária, tocando deliberadamente a bola com a mão. b) A concessão de uma grande penalidade foi igualmente correcta porque ao bota, ao atingir a bola, é considerada uma extensão da mão.

5 11. O árbitro não agiu porque, relativamente à carga ela foi praticada com o ombro nas omoplatas do adversário, quando este lhe fazia obstrução, sem ser por negligência, imprudência ou com excesso de combatividade e em relação à obstrução, também não puniu, certamente porque foi feita com a bola à distância jogável. 12. O árbitro deve interromper o jogo, advertir por comportamento antidesportivo o jogador que atirou a bota e punir a sua equipa com um pontapé-livre indirecto no local em que o jogador teve esse comportamento. 13. Saltar para a bola com o guarda-redes é uma acção permitida. O jogador só deve ser punido se ao saltar o carregue de forma imprudente, negligente ou com força excessiva. 14. Deve interromper o jogo e, dependendo da infracção cometida, advertir, expulsar ou não tomar qualquer medida disciplinar. O jogo deverá recomeçar com um lançamento de bola ao solo executado no local onde esta se encontrava quando jogo foi interrompido. 15. Concordo porque o facto de na circunstância não poder ser obtido golo directamente não invalida a existência do comportamento antidesportivo manifestado pelo jogador. 16. O árbitro deve ordenar a repetição do pontapé de grande penalidade. 17. Um jogador dessa equipa poderá executar novo pontapé depois de terem sido executados 16 pontapés na totalidade, ou seja oito efectuados pela sua equipa. 18. O árbitro deve interromper o jogo, expulsar o jogador agressor e mandar repetir o lançamento no local pela equipa contrária no local em que a bola saiu, visto o lançamento ter sido efectuado fora desse local 19. Se a bola saiu da área de grande penalidade deverá executar com a nova bola um lançamento de bola ao solo no local em que a bola rebentou. Se a bola não saiu da área deverá mandar repetir o pontapé de baliza com a nova bola. 20. Não. O árbitro deve ser alheio ao maior ou menor interesse das equipas pelo jogo, pelo que devia deixar prosseguir o jogo até ao fim.

ACÇÃO DE AVALIAÇÃO E REFLEXÃO OBSERVADORES DE 2.ª CATEGORIA Futebol de 11 TESTE ESCRITO PERGUNTAS

ACÇÃO DE AVALIAÇÃO E REFLEXÃO OBSERVADORES DE 2.ª CATEGORIA Futebol de 11 TESTE ESCRITO PERGUNTAS FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL CONSELHO DE ARBITRAGEM ACÇÃO DE AVALIAÇÃO E REFLEXÃO OBSERVADORES DE 2.ª CATEGORIA Futebol de 11 Peniche, 10 de Janeiro de 2009 ÉPOCA 2008/2009 TESTE ESCRITO Duração 60

Leia mais

Associação de Futebol da Guarda Rua Comandante Salvador Nascimento Lote LC Guarda

Associação de Futebol da Guarda Rua Comandante Salvador Nascimento Lote LC Guarda Associação de Futebol da Guarda Rua Comandante Salvador Nascimento Lote LC3 6300 678 Guarda CONSELHO DE ARBITRAGEM 1- Antes do início do jogo o delegado da equipa visitante informa-o que pretende protestar

Leia mais

ACÇÃO DE AVALIAÇÃO E REFLEXÃO OBSERVADORES Futebol de 11 TESTE ESCRITO PERGUNTAS

ACÇÃO DE AVALIAÇÃO E REFLEXÃO OBSERVADORES Futebol de 11 TESTE ESCRITO PERGUNTAS FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL CONSELHO DE ARBITRAGEM ACÇÃO DE AVALIAÇÃO E REFLEXÃO OBSERVADORES Futebol de 11 Leiria, 6 de Janeiro de 2007 ÉPOCA 2006/2007 TESTE ESCRITO Duração 60 minutos Não responder

Leia mais

CONSELHO DE ARBITRAGEM

CONSELHO DE ARBITRAGEM CONSELHO DE ARBITRAGEM Avaliação Época 2015/2016 Amora, 5 de Setembro de 2015 Árbitros C3 Grupo A b) TESTE ESCRITO 1.Indique, segundo a Lei 7, quais são os motivos que devem levar o árbitro a prolongar

Leia mais

CONSELHO DE ARBITRAGEM

CONSELHO DE ARBITRAGEM CONSELHO DE ARBITRAGEM Avaliação Época 2015/2016 Amora, 5 de Setembro de 2015 Árbitros C3 Grupo A a) TESTE ESCRITO 1.Como deve proceder o árbitro quando a bola bate na mão de um jogador? Porquê? A Deve

Leia mais

CONSELHO DE ARBITRAGEM

CONSELHO DE ARBITRAGEM CONSELHO DE ARBITRAGEM Avaliação Época 2015/2016 Setúbal, 23 de Janeiro de 2016 Observadores Distritais TESTE ESCRITO 1. Depois de tocar no guarda-redes que se encontrava sobre a linha de baliza, a bola

Leia mais

CONSELHO DE ARBITRAGEM

CONSELHO DE ARBITRAGEM CONSELHO DE ARBITRAGEM Época 2016/2017 Setúbal, 10 de setembro de 2016 Árbitros C3 Grupo D, C4 Grupos B e C, C5 Grupo B, CJ2 e CJ1 Avaliação TESTE ESCRITO 1. Antes do início do jogo o Delegado do clube

Leia mais

CONSELHO DE ARBITRAGEM

CONSELHO DE ARBITRAGEM CONSELHO DE ARBITRAGEM Avaliação Época 2015/2016 Setúbal, 23 de Abril de 2016 Árbitros C3 Grupos A, B e C C4 Grupos A e B e CF TESTE ESCRITO 1. Vai ser executado um lançamento de bola ao solo, dentro da

Leia mais

1. Quais das seguintes características se aplicam às balizas?

1. Quais das seguintes características se aplicam às balizas? A s s o c i a ç ã o d e F u t e b o l d e C o i m b r a Conselho de Arbitragem Teste Escrito Árbitros C3 e Observadores ÉPOCA 2014/2015 DATA 06-02-2015 Futebol 11 Local Escola Secundária José Falcão TESTE

Leia mais

Associação de Futebol de Vila Real

Associação de Futebol de Vila Real Época 2007/08 Teste Escrito n.º 16 Candidatos aos Quadros acionais (Grupo C) Vila Real, 26 de Janeiro de 2008 Duração de 60 minutos ão Responder apenas Sim ou ão Cotação (Certa 5; parcial/ certa sem falha

Leia mais

Documentos de Apoio - Disciplina de Educação Física 2010-11 ANDEBOL. Caracterização

Documentos de Apoio - Disciplina de Educação Física 2010-11 ANDEBOL. Caracterização ANDEBOL Caracterização O Andebol é um jogo desportivo colectivo, disputado entre duas equipas de sete jogadores efectivos (6 jogadores de campo e um guarda-redes) e cinco suplentes e jogado num campo rectangular.

Leia mais

ASSOCIAÇÃO FUTEBOL ALGARVE CONSELHO DE ARBITRAGEM TESTE ESCRITO Faro, 26 de Janeiro de 2019 C3 Elite, C3 Promoção, C4 e AAC3

ASSOCIAÇÃO FUTEBOL ALGARVE CONSELHO DE ARBITRAGEM TESTE ESCRITO Faro, 26 de Janeiro de 2019 C3 Elite, C3 Promoção, C4 e AAC3 ASSOCIAÇÃO FUTEBOL ALGARVE CONSELHO DE ARBITRAGEM TESTE ESCRITO Faro, 26 de Janeiro de 2019 C3 Elite, C3 Promoção, C4 e AAC3 Leia atentamente as instruções seguintes. Para cada questão, escolha uma (e

Leia mais

2ª Ação de Avaliação para Árbitros C1 GRELHA DE CORREÇÃO TESTE ESCRITO LEIS DE JOGO (32)

2ª Ação de Avaliação para Árbitros C1 GRELHA DE CORREÇÃO TESTE ESCRITO LEIS DE JOGO (32) FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL CONSELHO DE ARBITRAGEM 2ª Ação de Avaliação para Árbitros C1 Lisboa, 07 de Abril de 2015 ÉPOCA 2014/2015 GRELHA DE CORREÇÃO TESTE ESCRITO LEIS DE JOGO (32) Leia atentamente

Leia mais

Conselho de Arbitragem. 3º Curso de Aperfeiçoamento Teste Escrito Árbitros C3 e Observadores. Futebol 11

Conselho de Arbitragem. 3º Curso de Aperfeiçoamento Teste Escrito Árbitros C3 e Observadores. Futebol 11 A s s o c i a ç ã o d e F u t e b o l d e C o i m b r a Conselho de Arbitragem 3º Curso de Aperfeiçoamento Teste Escrito Árbitros C3 e Observadores ÉPOCA 2014/2015 DATA 28-03-2015 Futebol 11 Local Complexo

Leia mais

CONSELHO DE ARBITRAGEM

CONSELHO DE ARBITRAGEM CONSELHO DE ARBITRAGEM Avaliação Época 2015/2016 Setúbal, 28 de novembro de 2015 Árbitros C3 Grupos A, B e C C4 Grupos A e B e CF TESTE ESCRITO 1. Um jogador suplente está a atuar desde o início do jogo

Leia mais

CONSELHO DE ARBITRAGEM

CONSELHO DE ARBITRAGEM CONSELHO DE ARBITRAGEM Avaliação Época 2015/2016 Setúbal, 28 de novembro de 2015 Observadores Distritais TESTE ESCRITO 1. Qual o procedimento do árbitro, em termos técnicos, se verificar a entrada em campo,

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DO ALGARVE CONSELHO DE ARBITRAGEM ACÇÃO FORMAÇÃO/APERFEIÇOAMENTO E AVALIAÇÃO

ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DO ALGARVE CONSELHO DE ARBITRAGEM ACÇÃO FORMAÇÃO/APERFEIÇOAMENTO E AVALIAÇÃO ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DO ALGARVE CONSELHO DE ARBITRAGEM ACÇÃO FORMAÇÃO/APERFEIÇOAMENTO E AVALIAÇÃO TESTE ESCRITO - ÁRBITROS 29-09-2018 Leia atentamente as instruções seguintes. Para cada questão, escolha

Leia mais

CONSELHO DE ARBITRAGEM. Época ÁRBITROS C3 GRUPO A C4 GRUPO A. Setúbal 16 de abril de 2016 TESTE ESCRITO 96/2016

CONSELHO DE ARBITRAGEM. Época ÁRBITROS C3 GRUPO A C4 GRUPO A. Setúbal 16 de abril de 2016 TESTE ESCRITO 96/2016 ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE SETÚBAL CONSELHO DE ARBITRAGEM Época 2015-2016 FUTSAL ÁRBITROS C3 GRUPO A C4 GRUPO A Setúbal 16 de abril de 2016 TESTE ESCRITO 96/2016 PERGUNTAS E RESPOSTAS 1 - Um jogador é expulso

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE VISEU

ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE VISEU 1 ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE VISEU CONSELHO DE ARBITRAGEM 1ª Ação de Futebol Viseu, 25 de outubro de 2016 ÉPOCA 2016/2017 TESTE ESCRITO LEIS DE JOGO (Observadores) Leia atentamente as instruções seguintes.

Leia mais

RESUMO DAS REGRAS DO BASQUETE. Regulamento (FIBA)

RESUMO DAS REGRAS DO BASQUETE. Regulamento (FIBA) RESUMO DAS REGRAS DO BASQUETE Regulamento (FIBA) Equipe Ter no mínimo 8 jogadores aptos a jogar (5 em quadra e 3 no banco.) e no máximo 12 jogadores aptos a jogar. Deve ter um técnico, e se o time preferir

Leia mais

TESTE ESCRITO - FUTEBOL

TESTE ESCRITO - FUTEBOL ÉPOCA 2018/2019 FEBRES - CANTANHEDE 19.01.2019 TESTE Nº 11 P1 O Árbitro manda executar um pontapé livre indirecto, e o executante chuta a bola directamente para baliza adversária, entrando esta na baliza.

Leia mais

Nota : O Tempo de jogo pode ser reduzido em todos os escalões sempre que o nº de jogos for elevado em relação ao nº de dia de competição

Nota : O Tempo de jogo pode ser reduzido em todos os escalões sempre que o nº de jogos for elevado em relação ao nº de dia de competição REGULAMENTO TÉCNICO-PEDAGÓGICO / BAMBIS (MINI ANDEBOL) 1. O escalão de Bambis é constituído por jogadores nascidos em 1996, 1997 e 1998; 2. Neste escalão, a competição decorre num contexto específico os

Leia mais

Teste escrito Árbitros Categoria C3 e Observadores. Futebol

Teste escrito Árbitros Categoria C3 e Observadores. Futebol A s s o c i a ç ã o d e F u t e b o l d e C o i m b r a Conselho de Arbitragem Teste escrito Árbitros Categoria C3 e Observadores ÉPOCA 2014/2015 DATA 28-11-2014 Futebol Local Escola Secundária José Falcão

Leia mais

CONSELHO DE ARBITRAGEM

CONSELHO DE ARBITRAGEM CONSELHO DE ARBITRAGEM Avaliação Época 2015/2016 Torre da Marinha, 16 de Janeiro de 2016 Árbitros C3 Grupos A, B e C C4 Grupos A e B e CF TESTE ESCRITO 1. Aquando da execução de um pontapé-livre indirecto,

Leia mais

2ª Ação de Avaliação para Observadores Nacionais (Chamada Especial) CHAVE DE CORREÇÃO TESTE ESCRITO LEIS DE JOGO (29)

2ª Ação de Avaliação para Observadores Nacionais (Chamada Especial) CHAVE DE CORREÇÃO TESTE ESCRITO LEIS DE JOGO (29) FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL CONSELHO DE ARBITRAGEM 2ª Ação de Avaliação para Observadores Nacionais (Chamada Especial) Lisboa, 12 de Abril de 2015 ÉPOCA 2014/2015 CHAVE DE CORREÇÃO TESTE ESCRITO LEIS

Leia mais

Associação de Futebol de Lisboa CONSELHO DE ARBITRAGEM

Associação de Futebol de Lisboa CONSELHO DE ARBITRAGEM ssociação de Futebol de Lisboa ONSELHO DE RITRGEM PROV TEORI REGULMENTR PR ÁRITROS DISTRITIS 2012 / 2013 29 / Setembro / 2012 Futebol 3b Esc. Sec. Miguel Torga TESTE 04 Leia atentamente as instruções seguintes:

Leia mais

TESTE ESCRITO - FUTEBOL

TESTE ESCRITO - FUTEBOL ÉPOCA 2018/2019 CENTRO DE TREINOS DO LUSO 07.02.2019 TESTE Nº 13 P1 Sobre os ocupantes da área técnica, haverá que considerar: A) - Devem manter um comportamento responsável. B) - São identificados durante

Leia mais

ASSOCIAÇÃO FUTEBOL ALGARVE CONSELHO DE ARBITRAGEM TESTE ESCRITO Faro, 01 de Setembro de 2018 ÉPOCA 2018/20179

ASSOCIAÇÃO FUTEBOL ALGARVE CONSELHO DE ARBITRAGEM TESTE ESCRITO Faro, 01 de Setembro de 2018 ÉPOCA 2018/20179 ASSOCIAÇÃO FUTEBOL ALGARVE CONSELHO DE ARBITRAGEM TESTE ESCRITO Faro, 01 de Setembro de 2018 ÉPOCA 2018/20179 Leia atentamente as instruções seguintes. Para cada questão, escolha uma (e só uma) resposta,

Leia mais

Conselho de Arbitragem. Teste Escrito Observadores. Futebol 11

Conselho de Arbitragem. Teste Escrito Observadores. Futebol 11 Associação de Futebol de Coimbra Conselho de Arbitragem Teste Escrito Observadores ÉPOCA 2014/2015 DATA 10-01-2015 Futebol 11 Local Escola Secundária José Falcão TESTE N.º 34 Leia atentamente as instruções

Leia mais

COMUNICADO OFICIAL Nº. 101

COMUNICADO OFICIAL Nº. 101 FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL COMUNICADO OFICIAL Nº. 101 DATA 02.10.2000 LEIS DO JOGO DE FUTEBOL DE SETE Para conhecimento dos Sócios Ordinários, Clubes e demais interessados, informa-se que na Sessão

Leia mais

TAG-RUGBY REGULAMENTO DOS TORNEIOS. 1. Organização dos Torneios 2. Leis de Jogo 3. Arbitragem 4. Deveres e Tarefas das Escolas 5.

TAG-RUGBY REGULAMENTO DOS TORNEIOS. 1. Organização dos Torneios 2. Leis de Jogo 3. Arbitragem 4. Deveres e Tarefas das Escolas 5. TAG-RUGBY REGULAMENTO DOS TORNEIOS 1. Organização dos Torneios 2. Leis de Jogo 3. Arbitragem 4. Deveres e Tarefas das Escolas 5. Anexos ÍNDICE 1. Organização dos Torneios 3 1.1 Fases dos Torneios 3 1.2

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE SANTARÉM Provas Intercalares Teste Escrito

ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE SANTARÉM Provas Intercalares Teste Escrito SSOIÇÃO E FUTEOL E SNTRÉM Nome: ód: at: ssinatura: Versão: 3/E Leia atentamente as instruções seguintes: Para cada questão, escolha uma (e só uma) resposta, fazendo uma cruz no quadrado pretendido. Se

Leia mais

ASSOCIAÇÃO FUTEBOL ALGARVE CONSELHO DE ARBITRAGEM TESTE ESCRITO Faro, 6 de abril de 2019 OBSERVADORES

ASSOCIAÇÃO FUTEBOL ALGARVE CONSELHO DE ARBITRAGEM TESTE ESCRITO Faro, 6 de abril de 2019 OBSERVADORES ASSOCIAÇÃO FUTEBOL ALGARVE CONSELHO DE ARBITRAGEM TESTE ESCRITO Faro, 6 de abril de 2019 OBSERVADORES Leia atentamente as instruções seguintes. Para cada questão, escolha uma (e só uma) resposta, fazendo

Leia mais

1º TORNEIO PATRICIUS GRANDE ESCOLHA 2013

1º TORNEIO PATRICIUS GRANDE ESCOLHA 2013 1º TORNEIO PATRICIUS GRANDE ESCOLHA 2013 - ARTIGO 1 O Torneio PATRICIUS realiza-se no Parque da Cidade, Porto. - ARTIGO 2 Estrutura 1ª Fase: Um Grupo de oito (8) equipas, tipo campeonato, a uma volta.

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DO ALGARVE CONSELHO DE ARBITRAGEM ACÇÃO FORMAÇÃO/APERFEIÇOAMENTO E AVALIAÇÃO

ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DO ALGARVE CONSELHO DE ARBITRAGEM ACÇÃO FORMAÇÃO/APERFEIÇOAMENTO E AVALIAÇÃO ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DO ALGARVE CONSELHO DE ARBITRAGEM ACÇÃO FORMAÇÃO/APERFEIÇOAMENTO E AVALIAÇÃO TESTE ESCRITO ÁRBITROS FARO, 08-09-2018 Leia atentamente as instruções seguintes. Para cada questão, escolha

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE SANTARÉM Provas de Início de Época Teste Escrito

ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE SANTARÉM Provas de Início de Época Teste Escrito SSOIÇÃO E FUTEOL E SNTRÉM Nome: ód: at: ssinatura: Versão: T4 Leia atentamente as instruções seguintes: Para cada questão, escolha uma (e só uma) resposta, fazendo uma cruz no quadrado pretendido. Se a

Leia mais

Perguntas mais frequentes

Perguntas mais frequentes CA/FPF Perguntas mais frequentes Setembro 2018 FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL Introdução Finalizadas que estão as Ações de Reciclagem e Avaliação, o CA/FPF compilou as principais questões levantadas nas

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE SANTARÉM Provas Intercalares Teste Escrito

ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE SANTARÉM Provas Intercalares Teste Escrito SSOIÇÃO E FUTEOL E SNTRÉM Nome: ód: at: ssinatura: Versão: 4 Leia atentamente as instruções seguintes: Para cada questão, escolha uma (e só uma) resposta, fazendo uma cruz no quadrado pretendido. Se a

Leia mais

Associação de Futebol de Aveiro Conselho de Arbitragem Teste Escrito ÁRBITROS FUTSAL C3

Associação de Futebol de Aveiro Conselho de Arbitragem Teste Escrito ÁRBITROS FUTSAL C3 Associação de Futebol de Aveiro Conselho de Arbitragem Teste Escrito ÁRBITROS FUTSAL C3 27/09/2013 Época 2013/2014 Leia atentamente as instruções seguintes: Para cada questão, escolha uma (e só uma) resposta,

Leia mais

Teste n.º 20. Prova Suplementar. Candidatos aos Quadros acionais (Grupo A e C e Observadores)

Teste n.º 20. Prova Suplementar. Candidatos aos Quadros acionais (Grupo A e C e Observadores) Teste n.º 20 Prova Suplementar Candidatos aos Quadros acionais (Grupo A e C e Observadores) Vila Real, 10 de Maio de 2008 Época 2007/08 Duração de 60 minutos ão Responder apenas Sim ou ão Cotação (Certa

Leia mais

Associação de Futebol de Vila Real

Associação de Futebol de Vila Real Época 2009/2010 Associação de Futebol de Vila Real Prova de Futsal Prova Geral (Árbitros de 1ª e 2ª Categorias) 1ª Chamada Vila Real, 19 de Setembro de 2009 Duração de 60 minutos ão Responder apenas Sim

Leia mais

REGULAMENTO FMUC LEAGUE ÍNDICE INTRODUÇÃO. O jogo será regulamentado pelas regras oficiais do Futsal, da responsabilidade da

REGULAMENTO FMUC LEAGUE ÍNDICE INTRODUÇÃO. O jogo será regulamentado pelas regras oficiais do Futsal, da responsabilidade da REGULAMENTO FMUC LEAGUE ÍNDICE INTRODUÇÃO 1. CONSTITUIÇÃO/ IDENTIFICAÇÃO DAS EQUIPAS 2. DURAÇÃO DOS JOGOS 3. CLASSIFICAÇÃO/ PONTUAÇÃO 4. ARBITRAGEM/ REGRAS 5. CASOS OMISSOS ANEXO INTRODUÇÃO O jogo será

Leia mais

CONSELHO DE ARBITRAGEM. Época ÁRBITROS - 2ª AÇÃO AVALIAÇÃO. Setúbal 21 de novembro de 2015 TESTE ESCRITO 88/2015

CONSELHO DE ARBITRAGEM. Época ÁRBITROS - 2ª AÇÃO AVALIAÇÃO. Setúbal 21 de novembro de 2015 TESTE ESCRITO 88/2015 ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE SETÚBAL CONSELHO DE ARBITRAGEM Época 2015-2016 FUTSAL 1 - Na sequência de um alivio para a bancada de um defensor da equipa visitante, que vencia por um golo de diferença a poucos

Leia mais

AS REGRAS DO NEYMAR JR S FIVE

AS REGRAS DO NEYMAR JR S FIVE REGRAS DO JOGO AS REGRAS DO NEYMAR JR S FIVE 1. "OUTPLAY THEM ALL" 2. O CAMPO DO JOGO 3. GOL 4. PLACAS 5. O NÚMERO DE JOGADORES 6. O EQUIPAMENTO DOS JOGADORES 7. A BOLA 8. O ÁRBITRO 9. A DURAÇÃO DA PARTIDA

Leia mais

3x3 Regras do Jogo Olivais Street Basket

3x3 Regras do Jogo Olivais Street Basket 3x3 Regras do Jogo Olivais Street Basket As Regras Oficiais de Basquetebol da FIBA do jogo são válidas para todas as situações de jogo não especificamente mencionadas nas Regras do Jogo 3x3 aqui contidas.

Leia mais

TAGUSCUP TORNEIO DE FUTSAL REGRAS DO JOGO. Considerações sobre as Leis de Jogo de Futsal aplicadas na TAGUSCUP

TAGUSCUP TORNEIO DE FUTSAL REGRAS DO JOGO. Considerações sobre as Leis de Jogo de Futsal aplicadas na TAGUSCUP TAGUSCUP TORNEIO DE FUTSAL REGRAS DO JOGO Considerações sobre as Leis de Jogo de Futsal aplicadas na TAGUSCUP 1. Diferenças entre as Leis de Jogo do Futsal e as regras aplicadas na TAGUSCUP Não há faltas

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE SANTARÉM Provas de Início de Época Teste Escrito

ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE SANTARÉM Provas de Início de Época Teste Escrito SSOIÇÃO E FUTEOL E SNTRÉM Nome: ód: at: ssinatura: Versão: T2 Leia atentamente as instruções seguintes: Para cada questão, escolha uma (e só uma) resposta, fazendo uma cruz no quadrado pretendido. Se a

Leia mais

ÍNDICE GIRA VOLEI REGRAS DE JOGO CAPÍTULO I FUNDAMENTOS E REGRAS DO JOGO. REGRA 1 Terreno de jogo (figs. 1 e 2) 1.1 Superfície de jogo. 1.

ÍNDICE GIRA VOLEI REGRAS DE JOGO CAPÍTULO I FUNDAMENTOS E REGRAS DO JOGO. REGRA 1 Terreno de jogo (figs. 1 e 2) 1.1 Superfície de jogo. 1. ÍNDICE CAPÍTULO I FUNDAMENTOS E REGRAS DO JOGO REGRA 1 Terreno de jogo (figs. 1 e 2) 1.1 Superfície de jogo 1.2 Linhas 1.3 Zona de serviço REGRA 2 Rede e postes 2.1 Altura da rede 2.2 Postes REGRA 3 Equipas

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE FUTEBOL DE 7

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE FUTEBOL DE 7 REGULAMENTO ESPECÍFICO DE FUTEBOL DE 7 Índice 1. Introdução 3 2. Escalões Etários/Bola de Jogo/Duração de Jogo 3 3. Constituição da Equipa 4 4. Classificação/Pontuação 4 5. Arbitragem 6 6. Mesa de Secretariado

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE SANTARÉM Provas de Início de Época Teste Escrito

ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE SANTARÉM Provas de Início de Época Teste Escrito SSOIÇÃO E FUTEOL E SNTRÉM Nome: ód: at: ssinatura: Versão: T3 Leia atentamente as instruções seguintes: Para cada questão, escolha uma (e só uma) resposta, fazendo uma cruz no quadrado pretendido. Se a

Leia mais

*Esta é a primeira versão de As Regras do Jogo Neymar Jr s Five e está sujeita a alterações.

*Esta é a primeira versão de As Regras do Jogo Neymar Jr s Five e está sujeita a alterações. *Esta é a primeira versão de As Regras do Jogo Neymar Jr s Five e está sujeita a alterações. AS REGRAS DO JOGO DE NEYMAR JR S FIVE* 1. "FINTA-OS A TODOS" 2. O CAMPO DO JOGO 3. GOLO 4. PLACAS 5. O NÚMERO

Leia mais

Não. O blusão deve ter o nº de identificação nas costas.

Não. O blusão deve ter o nº de identificação nas costas. Associação de Futebol de Aveiro Conselho de Arbitragem Teste Escrito ÁRBITROS FUTSAL C4 27/09/2013 Época 2013/2014 Leia atentamente as instruções seguintes: Para cada questão, escolha uma (e só uma) resposta,

Leia mais

Liga CDLPC- Basquetebol - 5.º /6.º Anos

Liga CDLPC- Basquetebol - 5.º /6.º Anos Informações Gerais Os torneios disputar-se-ão em sistema de campeonato, ao longo do ano letivo. De acordo com o número de equipas participantes, poderá haver uma fase final em sistema de playoffs. A data

Leia mais

LEI I A SUPERFÍCIE DE JOGO

LEI I A SUPERFÍCIE DE JOGO LEI I A SUPERFÍCIE DE JOGO ARTº 1º Os jogos de Futsal serão realizados preferencialmente nos recintos de Andebol (aproveitando as suas marcações) ou em um quarto de campo de futebol de 11 (quando possível

Leia mais

PROJECTO NESTUM, RUGBY nas ESCOLAS TAG-RUGBY REGULAMENTO DOS TORNEIOS

PROJECTO NESTUM, RUGBY nas ESCOLAS TAG-RUGBY REGULAMENTO DOS TORNEIOS PROJECTO NESTUM, RUGBY nas ESCOLAS TAG-RUGBY REGULAMENTO DOS TORNEIOS 1. Organização dos Torneios 2. Leis de Jogo 3. Arbitragem 4. Deveres e Tarefas das Escolas 5. Anexos ÍNDICE 1. Organização dos Torneios

Leia mais

GABINETE COORDENADOR DO DESPORTO ESCOLAR REGULAMENTO ESPECÍFICO FUTSAL

GABINETE COORDENADOR DO DESPORTO ESCOLAR REGULAMENTO ESPECÍFICO FUTSAL GABINETE COORDENADOR DO DESPORTO ESCOLAR REGULAMENTO ESPECÍFICO FUTSAL 2002/2003 ÍNDICE INTRODUÇÃO...2 1. CONSTITUIÇÃO / IDENTIFICAÇÃO DAS EQUIPAS..3 2. DURAÇÃO DOS JOGOS...4 3. A BOLA...6 4. CLASSIFICAÇÃO

Leia mais

CONSELHO DE ARBITRAGEM. Época ÁRBITROS C3 Grupo D, C4 Grupo B, C5, C6, CJ. Setúbal 7 de maio de 2016 TESTE ESCRITO 100/2016

CONSELHO DE ARBITRAGEM. Época ÁRBITROS C3 Grupo D, C4 Grupo B, C5, C6, CJ. Setúbal 7 de maio de 2016 TESTE ESCRITO 100/2016 ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE SETÚBAL CONSELHO DE ARBITRAGEM Época 2015-2016 FUTSAL ÁRBITROS C3 Grupo D, C4 Grupo B, C5, C6, CJ Setúbal 7 de maio de 2016 TESTE ESCRITO 100/2016 PERGUNTAS E RESPOSTAS 1 - Qual

Leia mais

Associação de Futebol de Aveiro Conselho de Arbitragem Prova Escrita Árbitros FUTSAL Classificativo. Época 2016 /

Associação de Futebol de Aveiro Conselho de Arbitragem Prova Escrita Árbitros FUTSAL Classificativo. Época 2016 / Associação de Futebol de Aveiro Conselho de Arbitragem Prova Escrita Árbitros FUTSAL Classificativo Época 2016 / 2017 03-09-2016 Leia atentamente as instruções seguintes: Para cada questão, escolha uma

Leia mais

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO, ACTUALIZAÇÃO E AVALIAÇÃO ÁRBITROS ASSISTENTES DE 2.ª CATEGORIA Futebol de 11 TESTE ESCRITO PERGUNTAS

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO, ACTUALIZAÇÃO E AVALIAÇÃO ÁRBITROS ASSISTENTES DE 2.ª CATEGORIA Futebol de 11 TESTE ESCRITO PERGUNTAS FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL CONSELHO DE ARBITRAGEM CURSO DE APERFEIÇOAMENTO, ACTUALIZAÇÃO E AVALIAÇÃO ÁRBITROS ASSISTENTES DE 2.ª CATEGORIA Futebol de 11 Fátima, 6 de Agosto de 2006 ÉPOCA 2006/2007

Leia mais

Associação de Futebol de Aveiro Conselho de Arbitragem Segunda ação de avaliação Árbitros de futebol

Associação de Futebol de Aveiro Conselho de Arbitragem Segunda ação de avaliação Árbitros de futebol Associação de Futebol de Aveiro Conselho de Arbitragem Segunda ação de avaliação Árbitros de futebol Época 2017 / 2018 30-12-2017 Leia atentamente as instruções seguintes: Para cada questão, escolha uma

Leia mais

Associação de Futebol de Lisboa CONSELHO DE ARBITRAGEM

Associação de Futebol de Lisboa CONSELHO DE ARBITRAGEM ssociação de Futebol de Lisboa ONSELHO DE ITGEM 1ª OV VLIÇÃO TEOI EGULMENT OSEVDOES DISTITIS 2012 / 2013 02 / Outubro / 2012 Futebol OS 2 ua Fanqueiros TESTE 05 Leia atentamente as instruções seguintes:

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE VISEU

ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE VISEU ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE VISEU CONSELHO DE ARBITRAGEM 1ªAção de Futsal Viseu, 19 de outubro de 2016 ÉPOCA 2016/2017 TESTE ESCRITO LEIS DE JOGO (Observadores) Leia atentamente as instruções seguintes. Para

Leia mais

3ª Ação de Avaliação para Árbitros C2 GRELHA DE CORREÇÃO TESTE ESCRITO LEIS DE JOGO (33)

3ª Ação de Avaliação para Árbitros C2 GRELHA DE CORREÇÃO TESTE ESCRITO LEIS DE JOGO (33) FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL CONSELHO DE ARBITRAGEM 3ª Ação de Avaliação para Árbitros C2 Tomar, 01 de Maio de 2015 ÉPOCA 2014/2015 GRELHA DE CORREÇÃO TESTE ESCRITO LEIS DE JOGO (33) Leia atentamente

Leia mais

NÚCLEO DE ANDEBOL. Escola Secundária Poeta Joaquim Serra REGRAS DE ANDEBOL (RESUMO) 2007/2008. Professor João Gameiro

NÚCLEO DE ANDEBOL. Escola Secundária Poeta Joaquim Serra REGRAS DE ANDEBOL (RESUMO) 2007/2008. Professor João Gameiro NÚCLEO DE ANDEBOL Escola Secundária Poeta Joaquim Serra REGRAS DE ANDEBOL (RESUMO) 2007/2008 Professor João Gameiro ÍNDICE Regra 1 - O Terreno de Jogo Regra 2 - O Tempo de Jogo, Sinal Final e Tempo de

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE VISEU

ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE VISEU 1 ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE VISEU CONSELHO DE ARBITRAGEM 2ª Ação de Futebol Viseu, 17 de março de 2017 ÉPOCA 2016/2017 TESTE ESCRITO LEIS DE JOGO (Observadores) Leia atentamente as instruções seguintes.

Leia mais

ALLISON CAMILA GILSON Bolsistas PIBID/UFPR/CAPES Educação Física 2014

ALLISON CAMILA GILSON Bolsistas PIBID/UFPR/CAPES Educação Física 2014 ALLISON CAMILA GILSON Bolsistas PIBID/UFPR/CAPES Educação Física 2014 Em Dezembro de 1891, o professor de educação física canadense James Naismith, do Springfield College (então denominada Associação

Leia mais

Associação de Futebol de Aveiro Conselho de Arbitragem Prova Escrita ARBITROS FUTSAL / Época 2014 / 2015:

Associação de Futebol de Aveiro Conselho de Arbitragem Prova Escrita ARBITROS FUTSAL / Época 2014 / 2015: Associação de Futebol de Aveiro Conselho de Arbitragem Prova Escrita ARBITROS FUTSAL / Época 2014 / 2015: 27-12-2014 Leia atentamente as instruções seguintes: Para cada questão, escolha uma (e só uma)

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO

REGULAMENTO ESPECÍFICO REGULAMENTO ESPECÍFICO DAS MODALIDADES ESPORTIVAS INTERCLASSES E INTERESCOLAS REGULAMENTO ESPECÍFICO Segue o Regulamento com os ajustes realizados e informado previamente. Lembrando que todas as crianças

Leia mais

O que é o Basquetebol? O Campo Jogadores

O que é o Basquetebol? O Campo Jogadores Caraterização Educação Física Agrupamento de Escolas Martim de Freitas Francisco Pinto O que é o? A equipa e o Campo O é um jogo desportivo colectivo praticado por duas equipas, cujos objectivos são introduzir

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE VISEU

ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE VISEU 1 ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE VISEU CONSELHO DE ARBITRAGEM 2ª Ação de FUTSAL Viseu, 04 de março de 2017 ÉPOCA 2016/2017 TESTE ESCRITO LEIS DE JOGO versão 1 Leia atentamente as instruções seguintes. Para cada

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE SANTARÉM Provas Intercalares Teste Escrito

ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE SANTARÉM Provas Intercalares Teste Escrito SSOIÇÃO E FUTEOL E SNTRÉM Nome: ód: at: ssinatura: Versão: T1 Leia atentamente as instruções seguintes: Para cada questão, escolha uma (e só uma) resposta, fazendo uma cruz no quadrado pretendido. Se a

Leia mais

Regulamento Específico Queimada

Regulamento Específico Queimada XXIII JOGOS INTERCOLEGIAIS 2014 Regulamento Específico Queimada 1 Regras A competição de Queimada dos Jogos Intercolegiais de Juiz de Fora 2014 obedecerá às regras específicas desse Regulamento que se

Leia mais

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL CONSELHO DE ARBITRAGEM

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL CONSELHO DE ARBITRAGEM FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL CONSELHO DE ARBITRAGEM 1ªAção de AC1 e AAC1 de Futebol Tomar, 4 de agosto de 2016 ÉPOCA 2016/2017..TESTE ESCRITO LEIS DE JOGO (2) Leia atentamente as instruções seguintes.

Leia mais

com - site: 1

com - site:  1 E-mail: email@cdrfogueteiro. com - site: www.cdrfogueteiro.com 1 REGULAMENTO DO TORNEIO DE FUTSAL 1. ORGANIZAÇÃO O Clube Desportivo e Recreativo do Fogueteiro, com a colaboração da Junta de Freguesia de

Leia mais

LDGDM- LIGA DESPORTIVA DE GONDOMAR

LDGDM- LIGA DESPORTIVA DE GONDOMAR CAMPEONATO DE GONDOMAR Pré-escolas Futebol de 5 Futebol de 3 1. Condições de participação a) Podem participar neste Campeonato as colectividades sediadas em Gondomar, e inscritas no Cadastro Municipal

Leia mais

Perguntas / Respostas:

Perguntas / Respostas: A s s o c i a ç ã o d e F u t e b o l d e C o i m b r a Conselho de Arbitragem 3º Teste Regulamentar Árbitros de Categoria C3 a, b, c de Futsal ÉPOCA 2014/2015 DATA 29-03-2015 Futsal Local Escola Dom Dinis

Leia mais

2-Um jogador recusa-se a ser substituído. O que deve fazer o árbitro?

2-Um jogador recusa-se a ser substituído. O que deve fazer o árbitro? 1-Ao executar-se um pontapé-livre, o jogador encarregado da sua execução levanta a bola com o bico da bota para um seu colega que se encontrava ao seu lado, o qual, aplicando um forte pontapé, introduz

Leia mais

Salientamos que o texto tem a anuência do Diretor de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol de Salão CBFS. ALTERAÇÕES

Salientamos que o texto tem a anuência do Diretor de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol de Salão CBFS. ALTERAÇÕES Caro Oficiais de Arbitragem, Dirigentes, Técnicos, Atletas e torcedores, a Federação Paranaense de Futebol de Salão através da Escola de Árbitros, elaborou este documento que tem como objetivo informar

Leia mais

FUTEBOL. Como se define? Acção individual ofensiva de relação entre dois jogadores da mesma equipa, que permite a troca de bola entre eles.

FUTEBOL. Como se define? Acção individual ofensiva de relação entre dois jogadores da mesma equipa, que permite a troca de bola entre eles. FUTEBOL Gesto Técnico: Passe com o pé Acção individual ofensiva de relação entre dois jogadores da mesma equipa, que permite a troca de bola entre eles. Utiliza-se quando existe um colega desmarcado, em

Leia mais

Associação de Futebol de Viseu CONSELHO DE ARBITRAGEM

Associação de Futebol de Viseu CONSELHO DE ARBITRAGEM Associação de Futebol de Viseu CONSELHO DE ARBITRAGEM Classificação: 2018/2019 06.04.2019 Futebol Árbitros C3 Promo A.F. Viseu Versão - 1 Instruções de preenchimento: Para cada questão escolha uma só resposta,

Leia mais

Regras Oficiais de Basquetebol 2004

Regras Oficiais de Basquetebol 2004 Fédération Internationale de Basketball International Basketball Federation Regras Oficiais de Basquetebol 2004 Manual de Arbitragem Aprovado pelo Central Board da FIBA Paris, 12 de Junho de 2004 Válido

Leia mais

A partida sera jogada por duas equipas, compreendendo cada uma o ma ximo de sete jogadores em campo, um dos quais sera o guarda-redes.

A partida sera jogada por duas equipas, compreendendo cada uma o ma ximo de sete jogadores em campo, um dos quais sera o guarda-redes. Torneio de Futebol Hernâni Gonçalves Regras do jogo NU MERO DE JOGADORES A partida sera jogada por duas equipas, compreendendo cada uma o ma ximo de sete jogadores em campo, um dos quais sera o guarda-redes.

Leia mais

I Torneio de futebol 7 afert / 2010

I Torneio de futebol 7 afert / 2010 I Torneio de futebol 7 afert / 2010 Regulamento / Regras do Torneio de Futebol 7 Gerais O torneio será realizado no campo de Futebol do Tourigo. O torneio inicia-se no dia 02 de Julho, estando a Final

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE VOLEIBOL

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE VOLEIBOL REGULAMENTO ESPECÍFICO DE VOLEIBOL 2009-2013 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. ESCALÕES ETÁRIOS, DIMENSÕES DO CAMPO E ALTURA DA REDE... 4 3. CONSTITUIÇÃO DAS EQUIPAS... 4 4. REGULAMENTOS... 4 4.1. INFANTIS

Leia mais

FEDERATION INTERNATIONALE DE BASKETBALL INTERNACIONAL BASKETBALL FEDERATION FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE BASQUETEBOL FIBA

FEDERATION INTERNATIONALE DE BASKETBALL INTERNACIONAL BASKETBALL FEDERATION FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE BASQUETEBOL FIBA FEDERATION INTERNATIONALE DE BASKETBALL INTERNACIONAL BASKETBALL FEDERATION FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE BASQUETEBOL FIBA Comissão Técnica Mundial INTERPRETAÇÃO DAS REGRAS DE BASQUETEBOL 2000 Março de 2001

Leia mais

Associação de Futebol de Viseu CONSELHO DE ARBITRAGEM

Associação de Futebol de Viseu CONSELHO DE ARBITRAGEM Associação de Futebol de Viseu CONSELHO DE ARBITRAGEM Classificação: Nome Código V1 Categoria 2018/2019 27.03.2019 Futsal Árbitros C3 A.F. Viseu 3ª ARA Instruções de preenchimento: Para cada questão escolha

Leia mais

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL CONSELHO DE ARBITRAGEM

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL CONSELHO DE ARBITRAGEM FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL CONSELHO DE ARBITRAGEM 1ªAção de CN 2 e AAC2 de Futebol Tomar, 6 de agosto de 2016 ÉPOCA 2016/2017 TESTE ESCRITO LEIS DE JOGO (3) Leia atentamente as instruções seguintes.

Leia mais

CONSELHO DE ARBITRAGEM. Época ÁRBITROS C3 GRUPO A C4 GRUPO A. Setúbal 21 de novembro de 2015 TESTE ESCRITO 86/2015

CONSELHO DE ARBITRAGEM. Época ÁRBITROS C3 GRUPO A C4 GRUPO A. Setúbal 21 de novembro de 2015 TESTE ESCRITO 86/2015 ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE SETÚBAL CONSELHO DE ARBITRAGEM Época 2015-2016 FUTSAL ÁRBITROS C3 GRUPO A C4 GRUPO A Setúbal 21 de novembro de 2015 TESTE ESCRITO 86/2015 PERGUNTAS E RESPOSTAS 1. Na presente época

Leia mais

Regulamento Torneio Futebol Total 2016 (Futebol 7)

Regulamento Torneio Futebol Total 2016 (Futebol 7) Regulamento Torneio Futebol Total 2016 (Futebol 7) 1. REGRAS O Torneio Futebol Total (Futebol 7) será jogado de acordo com as regras em vigor para a época de 2015/2016, na Federação Portuguesa de Futebol.

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS FUTEBOL

PERGUNTAS E RESPOSTAS FUTEBOL PERGUNTAS E RESPOSTAS FUTEBOL PERGUNTAS E RESPOSTAS 1 - Com o jogo a decorrer entra em terreno de jogo uma segunda bola. Que decisão deve tomar o árbitro? A - Interromper o jogo, mandar retirar a segunda

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE VISEU

ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE VISEU 1 ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE VISEU CONSELHO DE ARBITRAGEM Observadores - Futebol Viseu, 19 de fevereiro de 2019 TESTE ESCRITO LEIS DE JOGO Leia atentamente as instruções seguintes. Para cada questão, escolha

Leia mais

Prof. Ms. Sandro de Souza. Disciplinas: Futebol e Futsal e Aprofundamento em Futebol

Prof. Ms. Sandro de Souza. Disciplinas: Futebol e Futsal e Aprofundamento em Futebol Prof. Ms. Sandro de Souza Disciplinas: Futebol e Futsal e Aprofundamento em Futebol Desenhe um campo de Futebol com as suas dimensões e marcações. A Meta Qual o número mínimo de jogadores, em um time,

Leia mais

MINI-HP. Luís Sénica

MINI-HP. Luís Sénica MINI-HP Luís Sénica O QUE É O MINI HP? FILOSOFIA Prazer e benefícios formativos são o principal foco para o MINI-HP. Pretende-se promover valores educacionais e recreativos/competitivos através da prática

Leia mais

Regras do Jogo - Futsal

Regras do Jogo - Futsal Regras do Jogo - Futsal Pré-Jogo: A escolha dos campos é determinada por um sorteio efetuado por meio de uma moeda. A equipa favorecida pela sorte escolhe a baliza em direção à qual atacará durante a primeira

Leia mais

SELAM - Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras :: Piracicaba :: Regras

SELAM - Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras :: Piracicaba :: Regras 1. CARACTERÍSTICAS DO JOGO O QUIMBOL é o primeiro esporte coletivo de raquetes do mundo, no qual 2 equipes, com 4 jogadores de cada lado, atuam em uma quadra de jogo dividida por uma rede. As jogadas são

Leia mais

REGULAMENTO 2º TORNEIO ATLÉTICA IMPERIAL

REGULAMENTO 2º TORNEIO ATLÉTICA IMPERIAL REGULAMENTO 2º TORNEIO ATLÉTICA IMPERIAL 1- DO LOCAL 1.1 - Os jogos acontecerão em campos de futebol society de grama natural, aprovados pela comissão organizadora. 2 DO MATERIAL ESPORTIVO 2.1 - As equipes

Leia mais

Apoio Teórico de Badminton

Apoio Teórico de Badminton Apoio Teórico de Badminton Caracterização» O badminton é um jogo de raquetas onde se utiliza um volante e pode ser jogado individualmente jogo de singulares e em pares jogo de pares em que o objectivo

Leia mais

REGRAS OFICIAIS DA TRIPELA 2013

REGRAS OFICIAIS DA TRIPELA 2013 REGRAS OFICIAIS DA TRIPELA 2013 EDIÇÃO DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE LEIRIA Regras da Tripela Lei I - O Campo de Jogo... 3 Lei II - A Bola... 4 Lei III - Número de Jogadores... 4 Lei IV - O Equipamento dos

Leia mais

Mentalidade Tática no Futebol. Prof.:Msd. Ricardo Luiz Pace Júnior

Mentalidade Tática no Futebol. Prof.:Msd. Ricardo Luiz Pace Júnior Mentalidade Tática no Futebol Prof.:Msd. Ricardo Luiz Pace Júnior O JOGO COMO OBJETO DE ESTUDO O que é a mentalidade tática? Mentalidade tática é a capacidade que deve possuir o jogador de Futsal, para

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE VISEU

ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE VISEU 1 ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE VISEU CONSELHO DE ARBITRAGEM 1 2ª Ação de Futebol Viseu, 27 de janeiro de 2018 ÉPOCA 2017/2018 TESTE ESCRITO LEIS DE JOGO (Árbitros) C3 Leia atentamente as instruções seguintes.

Leia mais