AS REGRAS DO NEYMAR JR S FIVE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AS REGRAS DO NEYMAR JR S FIVE"

Transcrição

1 REGRAS DO JOGO

2 AS REGRAS DO NEYMAR JR S FIVE 1. "OUTPLAY THEM ALL" 2. O CAMPO DO JOGO 3. GOL 4. PLACAS 5. O NÚMERO DE JOGADORES 6. O EQUIPAMENTO DOS JOGADORES 7. A BOLA 8. O ÁRBITRO 9. A DURAÇÃO DA PARTIDA 10. O INÍCIO E O REINÍCIO DO JOGO 11. A BOLA DENTRO E FORA DO JOGO - SEM PLACAS 12. A BOLA DENTRO E FORA DO JOGO - COM PLACAS 13. FALTAS E CONDUTA INADEQUADA 14. SANÇÕES DISCIPLINARES 15. A COBRANÇA DE FALTAS 16. A COBRANÇA DE PÊNALTIS 17. FORMATO DO TORNEIO *Esta é a segunda versão de As Regras do Neymar Jr s Five e está sujeita a alterações.

3 1. "OUTPLAY THEM ALL" (SUPERE TODOS ELES) 1.1. Quando uma equipe marca um gol, a outra perde um 1.2. A equipe vencedora é aquela que tiver o maior número de jogadores em campo (gols) após 10 minutos, ou será definida quando a outra tiver todos os jogadores eliminados. Se ambas as equipes marcarem um número igual de gols ou se nenhum gol for marcado, a partida empata. 2. O CAMPO DO JOGO 2.1. As partidas podem ser jogadas em qualquer revestimento possível, ou seja, grama, grama artificial, concreto, cinzar, piso duro etc O campo do jogo é retangular e demarcado por faixas - as duas faixas limitadoras do campo são chamadas de faixas laterais. As duas faixas mais curtas são chamadas linhas de fundo. O campo do jogo é dividido em duas metades pela linha de meio de campo O comprimento da faixa lateral é maior que o comprimento da linha de fundo. Comprimento (faixa lateral): Mínimo 25m (27 jardas) Máximo 35m (38 jardas) Largura (linha de fundo): Mínimo 15m (16,5 jardas) Máximo 21m (23 jardas) 2.4. A área do gol é um semicírculo com um raio de 2m (2 jardas), contados para dentro das traves A marca do pênalti fica no centro da linha de meio de campo O gol é colocado no centro de cada linha de fundo O placar é colocado no centro de cada faixa lateral.

4 2.8. O banco dos jogadores (substitutos) fica posicionado na faixa lateral oposta. 3. GOL O gol é integrado na placa exclusiva e especial para o gol Uma placa de gol tem 4m (4,4 jardas) de largura e 2m (2,2jardas) de altura O gol é um recorte na parte inferior do centro da placa do gol, possuindo as dimensões 1,5m (1,7jardas) de largura e 0,8m (0,9 jardas) de largura. 4. PLACAS 4.1. Neymar Jr s Five pode ser jogado com ou sem placas Caso haja placas ou cercas no local, os gols podem ser marcados com o uso de tabelas. 5. O NÚMERO DE JOGADORES 5.1. Uma partida é disputada por duas equipes, cada uma composta por não mais que 5 jogadores Cada equipe pode registrar no máximo 7 jogadores (5 jogadores + 2 substitutos) Não há restrições de gênero, ou seja, mulheres podem jogar se quiserem, mas não há competição exclusiva para mulheres Os participantes devem ter entre 16 e 25 anos (devem ter nascido entre 1 o de janeiro de 1991 e 31 de dezembro de 1999) Sem goleiros (nenhum jogador pode barrar o gol nem pisar dentro da "área do gol") Quando marcam um gol contra uma equipe, o jogador da equipe que sofreu o gol, com o colete correspondente tem que abandonar o campo e sentar no banco oposto, ou seja, o colete de número um (1) sai primeiro, o de número dois (2) em segundo e assim em diante. Se um jogador for "eliminado", ele não pode retornar ao campo como substituto.

5 5.7. Se uma substituição for feita, o jogador substituído deverá deixar o campo para que o novo jogador entre em campo. Não há interrupção do jogo para substituições! 6. O EQUIPAMENTO DOS JOGADORES 6.1. Todos os jogadores em campo devem usar um colete da mesma cor dos usados pelos companheiros de equipe Calçados são essenciais. 7. A BOLA Todos os jogos devem ser jogados com uma bola de tamanho quatro (63,5-66cm; polegadas). 8. O ÁRBITRO Um árbitro por partida em campo. 9. A DURAÇÃO DA PARTIDA 9.1. Uma partida dura no máximo 10 minutos cronometrados de modo centralizado O cronômetro não deve ser interrompido por motivo algum! 10. O INÍCIO E O REINÍCIO DO JOGO Sorteio para determinar a posse inicial o pontapé inicial Um pontapé inicial é um modo de iniciar ou reiniciar um jogo no início da partida e após um gol ter sido marcado. Depois que uma equipe marca um gol, o pontapé inicial é dado pela outra equipe. Pontapé inicial: Todos os jogadores devem estar dentro da sua metade do campo Os adversários da equipe que dá o pontapé inicial devem estar a pelo menos 2m (2,2 jardas) - círculo central - de distância da bola, até que ela seja colocada em jogo A bola deve estar parada na marca de centro O árbitro dá um sinal A bola está em jogo quando é chutada e colocada em movimento Quem a chutou não pode chutá-la novamente até que tenha tocado em outro Restando apenas um jogador, ele pode driblar ou chutar direto do pontapé inicial Em caso de qualquer violação do procedimento do pontapé inicial, o pontapé será cobrado novamente A bola lançada é um método de reiniciar o jogo quando, enquanto a bola ainda estiver em jogo, o árbitro precisar parar o jogo temporariamente por qualquer motivo não mencionado em nenhuma seção das Regras do Jogo. O árbitro joga a bola no local onde ela estava quando o jogo foi interrompido. O jogo é retomado quando a bola toca o chão.

6 11. A BOLA DENTRO E FORA DO JOGO - SEM PLACAS A bola está fora de jogo quando: Tiver cruzado totalmente a linha de fundo ou a faixa lateral, seja no chão ou no ar. A bola ficar parada na área do gol e nenhum jogador for capaz de chutá-la sem pisar dentro da área. O jogo tiver sido interrompido pelo árbitro. Se a bola cruza a linha de fundo, a partida continua, seja com um escanteio, seja com um tiro de meta Escanteio: O escanteio ocorre quando a bola passa inteira da linha de fundo, tendo tocado por último em um jogador da equipe da defesa A bola deve ser colocada no canto mais próximo daquele em que a bola se encontrava quando cruzou a linha de fundo Os adversários devem permanecer a pelo menos 2m (2,2 jardas) do canto até que a bola esteja em jogo A bola deve ser chutada por um jogador da equipe atacante Quem a chutou não pode chutá-la novamente até que tenha tocado em outro Um gol pode ser marcado diretamente de um escanteio Restando apenas um jogador, ele pode driblar a partir do escanteio Em caso de qualquer violação do procedimento do escanteio, o pontapé será cobrado novamente Tiro de Meta: O tiro de meta ocorre quando a bola passa inteira da linha de fundo, tendo tocado por último em um jogador da equipe atacante A bola é chutada a partir de qualquer ponto da linha de fundo por um jogador da equipe na defesa Quem a chutou não pode chutá-la novamente até que tenha tocado em outro Os adversários permanecem dentro da sua metade de campo Um gol pode ser marcado diretamente de um tiro de meta Restando apenas um jogador, ele pode driblar a partir do tiro de meta Em caso de qualquer violação do procedimento de tiro de meta, o tiro de meta será cobrado novamente. Se a bola cruzar a faixa lateral, a partida continua com uma cobrança de lateral Cobrança de lateral: Uma cobrança de lateral é concedida aos adversários do jogador que tocou por último na bola antes que ela cruzasse a faixa lateral A bola é chutada a partir do ponto da faixa lateral de onde ela tenha saído do campo de jogo Todos os adversários devem permanecer a não menos que 2m (2,2 jardas) de distância do ponto a partir do qual a lateral é cobrada.

7 Quem a chutou não pode chutá-la novamente até que tenha tocado em outro Um gol não pode ser marcado diretamente a partir de uma cobrança de lateral Restando apenas um jogador, ele pode driblar ou chutar direto um tiro de meta. - um gol pode ser marcado diretamente Em caso de qualquer violação do procedimento de cobrança de lateral, a cobrança será feita novamente Se A bola ficar parada na área do gol e nenhum jogador for capaz de chutá-la sem pisar dentro da área, a partida continua com uma bola lançada do meio de campo. Em todos os demais momentos a bola estará em jogo, inclusive em rebotes da placa do gol ou do árbitro, se permanecer dentro de campo. 12. A BOLA DENTRO E FORA DO JOGO - COM PLACAS A bola está fora de jogo quando: Tiver cruzado totalmente as placas próximas ao gol ou as placas laterais, no ar. A bola ficar parada na área do gol e nenhum jogador for capaz de chutá-la sem pisar dentro da área. O jogo tiver sido interrompido pelo árbitro. Se a bola cruzar as placas próximas ao gol, a partida continua, seja com um escanteio, seja com um tiro de meta Escanteio: O escanteio ocorre quando a bola passa inteira das placas próximas ao gol, tendo tocado por último em um jogador da equipe da defesa A bola deve ser colocada no canto mais próximo daquele em que a bola se encontrava quando cruzou a placa Os adversários devem permanecer a pelo menos 2m (2 jardas) do canto até que a bola esteja em jogo A bola deve ser chutada por um jogador da equipe atacante Quem a chutou não pode chutá-la novamente até que tenha tocado em outro Um gol pode ser marcado diretamente de um escanteio Restando apenas um jogador, ele pode driblar a partir do escanteio Em caso de qualquer violação do procedimento do escanteio, o pontapé será cobrado novamente Tiro de Meta: Um tiro de meta ocorre quando a bola passa inteira das placas laterais, tendo tocado por último em um jogador da equipe atacante A bola é chutada a partir de qualquer ponto em frente às placas próximo ao gol por um jogador da equipe da defesa Quem a chutou não pode chutá-la novamente até que tenha tocado em outro

8 Os adversários permanecem dentro da sua metade de campo Um gol pode ser marcado diretamente de um tiro de meta Restando apenas um jogador, ele pode driblar a partir do tiro de meta Em caso de qualquer violação do procedimento de tiro de meta, o tiro de meta será cobrado novamente. Se a bola cruzar a placa lateral, a partida continua com uma cobrança de lateral Cobrança de lateral: Uma cobrança de lateral é concedida aos adversários do jogador que tocou por último na bola antes que ela cruzasse o placar lateral A bola é chutada a partir do ponto em frente à placa lateral de onde ela tenha saído do campo de jogo Todos os adversários devem permanecer a não menos que 2m (2,2 jardas) de distância do ponto a partir do qual a lateral é cobrada Quem a cobrou não pode chutá-la novamente até que tenha tocado em outro Um gol não pode ser marcado diretamente a partir de uma cobrança de lateral Restando apenas um jogador, ele pode driblar ou chutar direto um tiro de meta. - um gol pode ser marcado diretamente Em caso de qualquer violação do procedimento de cobrança de lateral, a cobrança será feita novamente Se a bola ficar parada na área do gol e nenhum jogador for capaz de chutá-la sem pisar dentro da área, a partida continua com uma bola lançada do meio de campo. Em todos os demais momentos a bola estará em jogo, inclusive em rebotes da placa do gol ou do árbitro, se permanecer dentro de campo. 13. FALTAS E CONDUTA INADEQUADA Um chute livre é concedido à equipe adversária se um jogador cometer alguma das seguintes infrações de maneira considerada descuidada, irresponsável ou com uso excessivo de força pelo árbitro: Chuta ou tenta chutar um adversário Pula em um adversário Ataca ou tenta atacar um adversário Empurra um adversário Bate em um adversário Faz tropeçar ou tenta fazer tropeçar a um adversário Segura um adversário Cospe em um adversário Deliberadamente conduz a bola com a mão Não é permitido barrar o gol ou pisar dentro da área do gol! Se um defensor entrar na área do gol para barrar um gol ou um chute, marcase um pênalti Se um atacante entrar na área para tentar marcar, a equipe na defesa terá direito a uma cobrança de falta na frente dessa área ou à vantagem.

9 Se os jogadores de ambas as equipes pisarem na área do goleiro, o jogo continua com uma bola jogada da linha de meio de campo ou vantagem. 14. SANÇÕES DISCIPLINARES Cartão Amarelo O cartão amarelo é usado para comunicar que um jogador, jogador substituto ou jogador substituído foi advertido Um jogador é advertido e recebe o cartão amarelo se cometer qualquer uma das seguintes infrações: Comportamento anti-esportivo Dissenso verbal ou gestual Reiteradas violações das Regras do Jogo Atrasar a retomada do jogo Deixar de respeitar a distância necessária quando o jogo é retomado com um escanteio, tiro de meta, chute livre ou com uma cobrança de lateral Chutar a bola para fora deliberadamente Cartão Vermelho O cartão vermelho é usado para comunicar que um jogador, jogador substituto ou jogador substituído foi expulso Um jogador, jogador substituto ou jogador substituído é expulso se cometer qualquer uma das seguintes infrações: Falta grave Conduta violenta Cuspir em um oponente ou qualquer outra pessoa Negar à equipe adversária um gol ou uma oportunidade evidente de marcar um gol deliberadamente conduzindo a bola com a mão Negar à equipe adversária uma oportunidade evidente de marcar um gol cometendo falta punível com um chute livre ou um pênalti em cima de um adversário que se desloca até o gol do jogador Uso de linguagem ou gestual ofensivo, insultuoso ou abusivo Recebimento de uma segunda advertência na mesma partida Um cartão vermelho é computado como um gol contra a sua própria equipe, pois o jogador tem que deixar o campo. 15. A COBRANÇA DE FALTAS Um chute livre é cobrado do lugar onde a infração ocorreu A bola deve estar parada quando o chute for cobrado, e o cobrador não deve tocar na bola novamente até que ela tenha tocado em outro Restando apenas um jogador, ele pode driblar a partir do chute livre Se a bola entrar de um chute livre direto no gol do adversário, marca-se um gol Se a bola entrar de um chute livre direto no gol da própria equipe, um escanteio é concedido à equipe adversária. Se a bola toca posteriormente em outro jogador antes de entrar no gol, um gol é marcado Todos os adversários devem estar a pelo menos 2 metros (2, 2 jardas) da bola A bola está em jogo quando é chutada e colocada em movimento.

10 15.8. Em caso de qualquer violação do procedimento de cobrança de chute livre, o chute livre será cobrado novamente. 16. A COBRANÇA DE PÊNALTIS A cobrança do pênalti é feita pelo jogador a partir da marcação de meio de campo/local do pênalti, sem goleiros A bola deve estar parada quando o pênalti for cobrado, e o cobrador não deve tocar na bola novamente até que ela tenha tocado em outro Na fase eliminatória, ocorrerá a cobrança de pênaltis caso o placar ou o número de jogadores esteja empatado após 10 minutos Em caso de pênaltis, cada equipe cobrará três, e se o placar continuar empatado ocorrerá a "morte súbita", ou seja, um pênalti para cada equipe até que uma das equipes deixe de marcar Em caso de qualquer violação do procedimento de cobrança de pênaltis, o pênalti será cobrado novamente. 17. FORMATO DO TORNEIO Todos os torneios serão disputados em um formato com fases de grupo e posteriormente um sistema eliminatório Na fase de grupos, a equipe vencedora recebe 3 pontos, a perdedora recebe 0 pontos e, se o placar ou o número de jogadores estiver empatado após 10 minutos, ambas as equipes recebem um ponto Se duas ou mais equipes tiverem o mesmo número de pontos ao final da fase de grupos, a equipe vencedora será aquela com o maior saldo de gols. Se as equipes ainda estiverem empatadas nesse quesito, aquela que tiver marcado mais gols será a vencedora. Se as equipes ainda estiverem empatadas depois disso, contará o resultado entre elas. Se as equipes ainda estiverem empatadas depois disso, a cobrança de pênaltis determinará o vencedor.

*Esta é a primeira versão de As Regras do Jogo Neymar Jr s Five e está sujeita a alterações.

*Esta é a primeira versão de As Regras do Jogo Neymar Jr s Five e está sujeita a alterações. *Esta é a primeira versão de As Regras do Jogo Neymar Jr s Five e está sujeita a alterações. AS REGRAS DO JOGO DE NEYMAR JR S FIVE* 1. "FINTA-OS A TODOS" 2. O CAMPO DO JOGO 3. GOLO 4. PLACAS 5. O NÚMERO

Leia mais

RED BULL NEYMAR JR S FIVE RULES OF THE GAME 2019 VERSION 1.0

RED BULL NEYMAR JR S FIVE RULES OF THE GAME 2019 VERSION 1.0 RED BULL NEYMAR JR S FIVE RULES OF THE GAME 2019 VERSION 1.0 RED BULL NEYMAR JR S FIVE - 2019 Red Bull Neymar Jr s Five tem suas próprias regras especificas. Estas regras são específicas para o Campeonato

Leia mais

*Esta é a versão 1.2 do Neymar Jr s Five 2017 está sujeita a alterações.

*Esta é a versão 1.2 do Neymar Jr s Five 2017 está sujeita a alterações. *Esta é a versão 1.2 do Neymar Jr s Five 2017 está sujeita a alterações. REGRAS DO JOGO NEYMAR JR S FIVE* 1. FINTA-OS A TODOS 2. O CAMPO DO JOGO 3. BALIZA 4. NÚMERO DE JOGADORES 5. EQUIPAMENTO DOS JOGADORES

Leia mais

RED BULL NEYMAR JR S FIVE REGRAS DO JOGO 2019

RED BULL NEYMAR JR S FIVE REGRAS DO JOGO 2019 RED BULL NEYMAR JR S FIVE REGRAS DO JOGO 2019 VERSION 1.0 O Red Bull Neymar Jr s Five tem as suas próprias regras específicas. Estas regras de jogo são especificamente adaptadas ao Torneio Neymar Jr s

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO

REGULAMENTO ESPECÍFICO REGULAMENTO ESPECÍFICO DAS MODALIDADES ESPORTIVAS INTERCLASSES E INTERESCOLAS REGULAMENTO ESPECÍFICO Segue o Regulamento com os ajustes realizados e informado previamente. Lembrando que todas as crianças

Leia mais

REGRA 2 - A DURAÇÃO DO JOGO

REGRA 2 - A DURAÇÃO DO JOGO REGRAS DE HANDEBOL REGRA 1 - A QUADRA 1.1 A quadra é de forma retangular: compreende uma superfície de jogo e duas áreas de gol e mede 40m de comprimento e 20m de largura. Os grandes lados são chamados

Leia mais

COPA REGATAS DE FUTEBOL (7 SOCIETY)

COPA REGATAS DE FUTEBOL (7 SOCIETY) COPA REGATAS DE FUTEBOL (7 SOCIETY) REGRA 01 - MARCAÇÃO DO CAMPO 01 - Banco de reservas: A equipe deverá ficar no banco de reservas situado no campo de defesa da sua equipe. 02 - Zona de Substituição Localizada

Leia mais

RESUMO DAS REGRAS DO BASQUETE. Regulamento (FIBA)

RESUMO DAS REGRAS DO BASQUETE. Regulamento (FIBA) RESUMO DAS REGRAS DO BASQUETE Regulamento (FIBA) Equipe Ter no mínimo 8 jogadores aptos a jogar (5 em quadra e 3 no banco.) e no máximo 12 jogadores aptos a jogar. Deve ter um técnico, e se o time preferir

Leia mais

REGRAS DE MINI-BASQUETE

REGRAS DE MINI-BASQUETE FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE BASKETBALL (FIBA) COMITÊ INTERNACIONAL DE MINI-BASQUETE. REGRAS DE MINI-BASQUETE O mini-basquete é um jogo para crianças com menos de 12 anos. Foi desenvolvido como uma forma

Leia mais

Liga CDLPC- Basquetebol - 5.º /6.º Anos

Liga CDLPC- Basquetebol - 5.º /6.º Anos Informações Gerais Os torneios disputar-se-ão em sistema de campeonato, ao longo do ano letivo. De acordo com o número de equipas participantes, poderá haver uma fase final em sistema de playoffs. A data

Leia mais

Regulamento Específico Queimada

Regulamento Específico Queimada XXIII JOGOS INTERCOLEGIAIS 2014 Regulamento Específico Queimada 1 Regras A competição de Queimada dos Jogos Intercolegiais de Juiz de Fora 2014 obedecerá às regras específicas desse Regulamento que se

Leia mais

REGULAMENTO 2º TORNEIO ATLÉTICA IMPERIAL

REGULAMENTO 2º TORNEIO ATLÉTICA IMPERIAL REGULAMENTO 2º TORNEIO ATLÉTICA IMPERIAL 1- DO LOCAL 1.1 - Os jogos acontecerão em campos de futebol society de grama natural, aprovados pela comissão organizadora. 2 DO MATERIAL ESPORTIVO 2.1 - As equipes

Leia mais

REGRAS DO HANDEBOL DE PRAIA

REGRAS DO HANDEBOL DE PRAIA REGRAS DO HANDEBOL DE PRAIA Handebol Alagoas contato@handebolalagoas.com.br As regras da lhf (International Handball Federation) datam de 1º de agosto de 1993, mas as mudanças decididas pelo Conselho IHF

Leia mais

Salientamos que o texto tem a anuência do Diretor de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol de Salão CBFS. ALTERAÇÕES

Salientamos que o texto tem a anuência do Diretor de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol de Salão CBFS. ALTERAÇÕES Caro Oficiais de Arbitragem, Dirigentes, Técnicos, Atletas e torcedores, a Federação Paranaense de Futebol de Salão através da Escola de Árbitros, elaborou este documento que tem como objetivo informar

Leia mais

IIº CAMPEONATO CLUBE ESPANHOL DE FUTEBOL DE 6

IIº CAMPEONATO CLUBE ESPANHOL DE FUTEBOL DE 6 IIº CAMPEONATO CLUBE ESPANHOL DE FUTEBOL DE 6 REGULAMENTO CAPÍTULO I Disposições Preliminares Art. 1º - O 2º Campeonato Clube Espanhol de Futebol de 6 será promovido pela superintendência de esporte do

Leia mais

4º CAMPEONATO MUNICIPAL DE MATRAQUILHOS REGRAS DE JOGO

4º CAMPEONATO MUNICIPAL DE MATRAQUILHOS REGRAS DE JOGO 4º CAMPEONATO MUNICIPAL DE MATRAQUILHOS REGRAS DE JOGO 1. O Jogo Os jogos serão disputados de acordo com as seguintes normas: 1.1 Vence um Jogo quem ganhar à melhor de três partidas; 1.2 Vence uma partida

Leia mais

Prof. Ms. Sandro de Souza. Disciplinas: Futebol e Futsal e Aprofundamento em Futebol

Prof. Ms. Sandro de Souza. Disciplinas: Futebol e Futsal e Aprofundamento em Futebol Prof. Ms. Sandro de Souza Disciplinas: Futebol e Futsal e Aprofundamento em Futebol Desenhe um campo de Futebol com as suas dimensões e marcações. A Meta Qual o número mínimo de jogadores, em um time,

Leia mais

Guias de Treinamento Regras, protocolo e etiqueta do futebol

Guias de Treinamento Regras, protocolo e etiqueta do futebol Guias de Treinamento Regras, protocolo e etiqueta do futebol Ensinando regras de futebol Regras Unified Sports Procedimentos de protesto Espírito esportivo Glossário de futebol 1 Ensinando as regras do

Leia mais

Regulamento DA 1º COPA SINDGEL 2015 FUTEBOL DE 7

Regulamento DA 1º COPA SINDGEL 2015 FUTEBOL DE 7 Regulamento DA 1º COPA SINDGEL 2015 FUTEBOL DE 7.P - 1 01 - local da competição: Parque Esportivo Toque de Bola: Avenida Recreio, 1078 Lagoa Redonda. 02 - atletas: Funcionários nas Empresas da Categoria

Leia mais

Cada equipe tem um ou dois capitães, que são os responsáveis pela comunicação com a arbitragem.

Cada equipe tem um ou dois capitães, que são os responsáveis pela comunicação com a arbitragem. Resumo das Regras de Rúgbi em Cadeira de Rodas Quadra de e equipamento de jogo Rúgbi em cadeira de rodas é jogado em qualquer quadra de basquete de medida 28m por 15m. A Quadra é marcada pelas linhas de

Leia mais

IIº Campeonato de Futebol de 6 Clube Espanhol CAPITULO I. Disposições Preliminares

IIº Campeonato de Futebol de 6 Clube Espanhol CAPITULO I. Disposições Preliminares IIº Campeonato de Futebol de 6 Clube Espanhol REGULAMENTO CAPITULO I Disposições Preliminares Art. 1º: O 2º Campeonato Clube Espanhol de Futebol de 6 denominado Liga das Estrellas será promovido pela superintendência

Leia mais

Regra I Campo de Jogo

Regra I Campo de Jogo Regra I Campo de Jogo 1) O campo de jogo e seus detalhes obedecerão ao seguinte: a) DIMENSÕES - O campo será retangular. Seu comprimento não será maior que 48 metros e nem menor que 43 metros. A largura

Leia mais

3x3 Regras do Jogo Olivais Street Basket

3x3 Regras do Jogo Olivais Street Basket 3x3 Regras do Jogo Olivais Street Basket As Regras Oficiais de Basquetebol da FIBA do jogo são válidas para todas as situações de jogo não especificamente mencionadas nas Regras do Jogo 3x3 aqui contidas.

Leia mais

1 Campo e Bola 2. 2 Jogadores 3. 3 Transmissão de Informação 4. 4 O Sistema de visão (Apêndice C) 4. 5 Duração do Jogo 4. 6 Começo de Jogo 5

1 Campo e Bola 2. 2 Jogadores 3. 3 Transmissão de Informação 4. 4 O Sistema de visão (Apêndice C) 4. 5 Duração do Jogo 4. 6 Começo de Jogo 5 Sumário 1 Campo e Bola 2 2 Jogadores 3 3 Transmissão de Informação 4 4 O Sistema de visão (Apêndice C) 4 5 Duração do Jogo 4 6 Começo de Jogo 5 7 Método de Pontuação 5 8 Faltas 5 9 Interrupções durante

Leia mais

Entidade Mantenedora: SEAMB Sociedade Espírita Albertino Marques Barreto CNPJ: /

Entidade Mantenedora: SEAMB Sociedade Espírita Albertino Marques Barreto CNPJ: / A5 ATIVIDADES DE MATEMÁTICA Aluno: Complete com os números que faltam: 1 4 6 8 10 12 14 16 17 18 20 Anexo: Conceitos Matemáticos Dinâmica Escolher uma forma criativa para apresentar a situação criada

Leia mais

Nota : O Tempo de jogo pode ser reduzido em todos os escalões sempre que o nº de jogos for elevado em relação ao nº de dia de competição

Nota : O Tempo de jogo pode ser reduzido em todos os escalões sempre que o nº de jogos for elevado em relação ao nº de dia de competição REGULAMENTO TÉCNICO-PEDAGÓGICO / BAMBIS (MINI ANDEBOL) 1. O escalão de Bambis é constituído por jogadores nascidos em 1996, 1997 e 1998; 2. Neste escalão, a competição decorre num contexto específico os

Leia mais

01 - As transgressões subordinadas a esta regra estão divididas em: Infrações Técnicas. Infrações Disciplinares. Infrações Pessoais.

01 - As transgressões subordinadas a esta regra estão divididas em: Infrações Técnicas. Infrações Disciplinares. Infrações Pessoais. REGRA 09 INFRAÇÕES 01 - As transgressões subordinadas a esta regra estão divididas em: Infrações Técnicas. Infrações Disciplinares. Infrações Pessoais. INFRAÇÕES TÉCNICAS 01 - Estará cometendo Infração

Leia mais

1.2 O gol ou baliza e colocado no meio da linha de gol. Ele deve ser solidamente fixado ao solo. Mede no interior 2m de altura e 3m de largura.

1.2 O gol ou baliza e colocado no meio da linha de gol. Ele deve ser solidamente fixado ao solo. Mede no interior 2m de altura e 3m de largura. REGRA 1 - A QUADRA 1.1 A quadra é de forma retangular: compreende uma superfície de jogo e duas áreas de gol e mede 40m de comprimento e 20m de largura. Os grandes lados são chamados linhas laterais; os

Leia mais

REGULAMENTO DO TORNEIO DE FUTEBOL SOCIETY DO SINPOJUD/2014

REGULAMENTO DO TORNEIO DE FUTEBOL SOCIETY DO SINPOJUD/2014 REGULAMENTO DO TORNEIO DE FUTEBOL SOCIETY DO SINPOJUD/2014 Art. 1º - Fica instituído pela Diretoria de esportes o 1º torneio de Futebol Society do SINPOJUD. Art. 2º - São objetos do 1º Torneio de Futebol

Leia mais

ALLISON CAMILA GILSON Bolsistas PIBID/UFPR/CAPES Educação Física 2014

ALLISON CAMILA GILSON Bolsistas PIBID/UFPR/CAPES Educação Física 2014 ALLISON CAMILA GILSON Bolsistas PIBID/UFPR/CAPES Educação Física 2014 Em Dezembro de 1891, o professor de educação física canadense James Naismith, do Springfield College (então denominada Associação

Leia mais

ÍNDICE GIRA VOLEI REGRAS DE JOGO CAPÍTULO I FUNDAMENTOS E REGRAS DO JOGO. REGRA 1 Terreno de jogo (figs. 1 e 2) 1.1 Superfície de jogo. 1.

ÍNDICE GIRA VOLEI REGRAS DE JOGO CAPÍTULO I FUNDAMENTOS E REGRAS DO JOGO. REGRA 1 Terreno de jogo (figs. 1 e 2) 1.1 Superfície de jogo. 1. ÍNDICE CAPÍTULO I FUNDAMENTOS E REGRAS DO JOGO REGRA 1 Terreno de jogo (figs. 1 e 2) 1.1 Superfície de jogo 1.2 Linhas 1.3 Zona de serviço REGRA 2 Rede e postes 2.1 Altura da rede 2.2 Postes REGRA 3 Equipas

Leia mais

1º TORNEIO PATRICIUS GRANDE ESCOLHA 2013

1º TORNEIO PATRICIUS GRANDE ESCOLHA 2013 1º TORNEIO PATRICIUS GRANDE ESCOLHA 2013 - ARTIGO 1 O Torneio PATRICIUS realiza-se no Parque da Cidade, Porto. - ARTIGO 2 Estrutura 1ª Fase: Um Grupo de oito (8) equipas, tipo campeonato, a uma volta.

Leia mais

IX JOGOS FENACEF REGULAMENTO TÉCNICO FUTSAL

IX JOGOS FENACEF REGULAMENTO TÉCNICO FUTSAL REGULAMENTO TÉCNICO FUTSAL Art. 1º. O torneio de Futsal será realizado com as regras estabelecidas pelo Regulamento Geral do IX Jogos Fenacef e pelo que dispuser o presente regulamento. 1º. Havendo conflito

Leia mais

*Esta é a primeira versão de As Regras do Jogo dos Cinco do Neymar Jr. e está sujeita a alterações.

*Esta é a primeira versão de As Regras do Jogo dos Cinco do Neymar Jr. e está sujeita a alterações. *Esta é a primeira versão de As Regras do Jogo dos Cinco do Neymar Jr. e está sujeita a alterações. AS REGRAS DO NEYMAR JR S FIVE 1. "OUTPLAY THEM ALL" 2. O CAMPO DO JOGO 3. GOL 4. PLACAS 5. O NÚMERO DE

Leia mais

APOIO VEREADOR SENIVAL MOURA DR JORGE DO CARMO REALIZAÇÃO: ACOCESP: Promoções de Eventos e Coordenação de Esporte

APOIO VEREADOR SENIVAL MOURA DR JORGE DO CARMO REALIZAÇÃO: ACOCESP: Promoções de Eventos e Coordenação de Esporte 7ª COPA MASTER CODÓ DE FUTEBOL AMADOR 2014 APOIO VEREADOR SENIVAL MOURA DR JORGE DO CARMO REALIZAÇÃO: ACOCESP: Promoções de Eventos e Coordenação de Esporte 1 REGULAMENTO DA 7ª COPA MASTER CODÓ FUTEBOL

Leia mais

COPA PAULISTA DE FUTSAL SÉRIE A3 MENORES 2016 REGULAMENTO

COPA PAULISTA DE FUTSAL SÉRIE A3 MENORES 2016 REGULAMENTO DISPOSIÇÕES INICIAIS Federação Paulista de Futebol de Salão COPA PAULISTA DE FUTSAL SÉRIE A3 MENORES 2016 REGULAMENTO 1 - A Copa Paulista de Futsal Categorias Menores, tem como objetivo a promoção e divulgação

Leia mais

Prof. Maick da Silveira Viana

Prof. Maick da Silveira Viana Regras do Handebol Prof. Maick da Silveira Viana REGRA 1 A quadra do jogo REGRA 2 - A duração da partida A partida de handebol consiste em dois tempos divididos por um intervalo de 10 minutos. A duração

Leia mais

Festival de Jogos 9ª ano e Ensino Médio/2017 REGULAMENTO ESPECÍFICO DAS MODALIDADES

Festival de Jogos 9ª ano e Ensino Médio/2017 REGULAMENTO ESPECÍFICO DAS MODALIDADES Festival de Jogos 9ª ano e Ensino Médio/2017 REGULAMENTO ESPECÍFICO DAS MODALIDADES TAPABOL 1) Os jogos terão 16 minutos de duração. Aos 8 minutos será feita a inversão de quadra. Vencerá a equipe que

Leia mais

O que é o Basquetebol? O Campo Jogadores

O que é o Basquetebol? O Campo Jogadores Caraterização Educação Física Agrupamento de Escolas Martim de Freitas Francisco Pinto O que é o? A equipa e o Campo O é um jogo desportivo colectivo praticado por duas equipas, cujos objectivos são introduzir

Leia mais

Opções e/ou Alterações ao Documento REGRAS DE TÉNIS 2006 da Federação Portuguesa de Ténis.

Opções e/ou Alterações ao Documento REGRAS DE TÉNIS 2006 da Federação Portuguesa de Ténis. Regulamento Opções e/ou Alterações ao Documento REGRAS DE TÉNIS 2006 da Federação Portuguesa de Ténis. Ponto 1 As regras para o torneio I Arada Open são as mesmas que são utilizadas pela Federação Portuguesa

Leia mais

EMENDAS ÁS REGRAS DO JOGO 2016/2017

EMENDAS ÁS REGRAS DO JOGO 2016/2017 EMENDAS ÁS REGRAS DO JOGO 2016/2017 REGRA 1 O CAMPO DE JOGO Não podem ser combinadas no campo superfícies artificiais e naturais, mas são permitidos sistemas híbridos. As entidades poderão estabelecer

Leia mais

Regras FIBA 3x3 - Atualizadas em Janeiro de 2016.

Regras FIBA 3x3 - Atualizadas em Janeiro de 2016. Regras FIBA 3x3 - Atualizadas em Janeiro de 2016. As regras do jogo de Basquete Oficiais da FIBA são válidas para todas as situações de jogo não especificamente mencionadas nesta Regras do Jogo 3x3. Art.

Leia mais

REGULAMENTO ESPORTIVO FUTSAL 2014 REGIÕES

REGULAMENTO ESPORTIVO FUTSAL 2014 REGIÕES Capítulo 1 DA FINALIDADE Art. 1º O FESTIVAL ARCO DE FUTSAL 2014 MODALIDADE FUTSAL, tem como finalidade principal, promover a integração das equipes de associados da ARCO/SPM em atividades esportivas e

Leia mais

EMENDAS NAS REGRAS DO JOGO 2016/2017

EMENDAS NAS REGRAS DO JOGO 2016/2017 EMENDAS NAS REGRAS DO JOGO 2016/2017 REGRA 1 O CAMPO DE JOGO Não podem ser combinadas no campo superfícies artificiais e naturais, mas são permitidos sistemas híbridos. As entidades poderão estabelecer

Leia mais

ACOCESP: Promoções de eventos e coordenação de esporte

ACOCESP: Promoções de eventos e coordenação de esporte COPA BOTAFOGO/LIGA ACOCESP DE FUTEBOL AMADOR 2013 Apoio: ACOCESP: Promoções de eventos e coordenação de esporte 1 REGULAMENTO DA COPA BOTAFOGO/LIGA ACOCESP CAPITULO I Das Finalidades Artigo 1º - A COPA

Leia mais

Serão disputadas as seguintes modalidades esportivas em formato de INTERCLASSES:

Serão disputadas as seguintes modalidades esportivas em formato de INTERCLASSES: O Departamento de Educação Física e Esportes convida os amigos dos alunos do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, a participarem da III Copa Interclasses ENIAC 2015. Esta copa será realizada

Leia mais

6ª Copa Listão de Futsal do Yara

6ª Copa Listão de Futsal do Yara 6ª Copa Listão de Futsal do Yara REGULAMENTO GERAL DA FINALIDADE E ORGANIZAÇÃO Art. I A 6ª Copa Listão de Futsal do Yara 2015, será regido pelas REGRAS OFICIAIS DA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTSAL, cito:

Leia mais

Festival de Jogos 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental/2017 REGULAMENTO ESPECÍFICO DAS MODALIDADES

Festival de Jogos 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental/2017 REGULAMENTO ESPECÍFICO DAS MODALIDADES Festival de Jogos 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental/2017 REGULAMENTO ESPECÍFICO DAS MODALIDADES TAPABOL 1) Os jogos terão 16 minutos de duração. Aos 8 minutos será feita a inversão de quadra. Vencerá

Leia mais

Regulamento do 8º Campeonato de Futebol Society 2016, no Centro de Formação e Lazer (Cefol) do Sindicato Químicos Unificados

Regulamento do 8º Campeonato de Futebol Society 2016, no Centro de Formação e Lazer (Cefol) do Sindicato Químicos Unificados Regulamento do 8º Campeonato de Futebol Society 2016, no Centro de Formação e Lazer (Cefol) do Sindicato Químicos Unificados a) NÚMERO DE ATLETAS 01 - A partida será disputada por duas equipes, cada uma

Leia mais

Regra Gaúcha de Futebol de Mesa Fonte: Liga Gaúcha de Futebol de Mesa

Regra Gaúcha de Futebol de Mesa Fonte: Liga Gaúcha de Futebol de Mesa Regra Gaúcha de Futebol de Mesa Fonte: Liga Gaúcha de Futebol de Mesa PALAVRAS CHAVES UTILIZADAS NO TEXTO BOTÕES: Objetos circulares, devidamente preparados e adaptados e de fabricação especial; GOLEIRO:

Leia mais

IX JOGOS FENACEF CAMPO GRANDE/MS - 21 a 26/05/2018

IX JOGOS FENACEF CAMPO GRANDE/MS - 21 a 26/05/2018 IX JOGOS FENACEF CAMPO GRANDE/MS - 21 a 26/05/2018 REGULAMENTO TÉCNICO FUTEBOL DE CAMPO Art. 1º. O torneio de Futebol de Campo será realizado com as regras estabelecidas pelo Regulamento Geral do IX Jogos

Leia mais

HANDEBOL. 1. História do handebol

HANDEBOL. 1. História do handebol APOSTILA HANDEBOL 1. História do handebol O handebol é um dos esportes mais antigos de que se tem notícia. Ele já foi praticado de várias formas. Na Odisseia, de Homero, foi descrito um jogo em que uma

Leia mais

Documentos de Apoio - Disciplina de Educação Física 2010-11 ANDEBOL. Caracterização

Documentos de Apoio - Disciplina de Educação Física 2010-11 ANDEBOL. Caracterização ANDEBOL Caracterização O Andebol é um jogo desportivo colectivo, disputado entre duas equipas de sete jogadores efectivos (6 jogadores de campo e um guarda-redes) e cinco suplentes e jogado num campo rectangular.

Leia mais

TAGUSCUP TORNEIO DE FUTSAL REGRAS DO JOGO. Considerações sobre as Leis de Jogo de Futsal aplicadas na TAGUSCUP

TAGUSCUP TORNEIO DE FUTSAL REGRAS DO JOGO. Considerações sobre as Leis de Jogo de Futsal aplicadas na TAGUSCUP TAGUSCUP TORNEIO DE FUTSAL REGRAS DO JOGO Considerações sobre as Leis de Jogo de Futsal aplicadas na TAGUSCUP 1. Diferenças entre as Leis de Jogo do Futsal e as regras aplicadas na TAGUSCUP Não há faltas

Leia mais

VII JOGOS DOS APOSENTADOS FENACEF 2016

VII JOGOS DOS APOSENTADOS FENACEF 2016 REGULAMENTO TÉCNICO FUTEBOL SOÇAITE Art. 1º. O campeonato de futebol soçaite será realizado com as regras estabelecidas pelo Regulamento Geral do VII JOGOS FENACEF, pelo que dispuser o presente regulamento

Leia mais

REGULAMENTO FMUC LEAGUE ÍNDICE INTRODUÇÃO. O jogo será regulamentado pelas regras oficiais do Futsal, da responsabilidade da

REGULAMENTO FMUC LEAGUE ÍNDICE INTRODUÇÃO. O jogo será regulamentado pelas regras oficiais do Futsal, da responsabilidade da REGULAMENTO FMUC LEAGUE ÍNDICE INTRODUÇÃO 1. CONSTITUIÇÃO/ IDENTIFICAÇÃO DAS EQUIPAS 2. DURAÇÃO DOS JOGOS 3. CLASSIFICAÇÃO/ PONTUAÇÃO 4. ARBITRAGEM/ REGRAS 5. CASOS OMISSOS ANEXO INTRODUÇÃO O jogo será

Leia mais

Torneio de inauguração das quadras externas do Departamento de Esportes e Lazer (DEL).

Torneio de inauguração das quadras externas do Departamento de Esportes e Lazer (DEL). Torneio de inauguração das quadras externas do Departamento de Esportes e Lazer (DEL). Modalidade: Futsal masculino e feminino (para alunos de todos os cursos de graduação, pós graduação e servidores).

Leia mais

CAMPEONATO DE FUTEBOL DA ASIBAMA/DF 2011 REGULAMENTO

CAMPEONATO DE FUTEBOL DA ASIBAMA/DF 2011 REGULAMENTO ASSOCIAÇÃO DOS SERVIDORES DA CARREIRA DE ESPECIALISTA EM MEIO AMBIENTE E DO PECMA, NO DISTRITO FEDERAL CAMPEONATO DE FUTEBOL DA ASIBAMA/DF 2011 REGULAMENTO I Das disposições preliminares Art. 1º - Este

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO E SISTEMA DE DISPUTA DOS CAMPEONATOS PAULISTA DE HANDEBOL JUNIOR FEMININO, JUVENIL FEMININO E MASCULINO,

REGULAMENTO ESPECÍFICO E SISTEMA DE DISPUTA DOS CAMPEONATOS PAULISTA DE HANDEBOL JUNIOR FEMININO, JUVENIL FEMININO E MASCULINO, REGULAMENTO ESPECÍFICO E SISTEMA DE DISPUTA DOS CAMPEONATOS PAULISTA DE HANDEBOL JUNIOR FEMININO, JUVENIL FEMININO E MASCULINO, CADETE FEMININO E MASCULINO E INFANTIL FEMININO E MASCULINO SISTEMA DE DISPUTA

Leia mais

OCCER OGO. Agosto de 2012

OCCER OGO. Agosto de 2012 BEA EACH SOCCE OCCER REGRAS RAS DO JOG OGO Agosto de 2012 Confederação Brasileira de Beach Soccer Fundada em 14 de outubro de 1998 Presidente: MARCOS FÁBIO SPIRONELLI Vice-Presidente: RICARDO FONSECA RIBEIRO

Leia mais

Regulamento Específico. Handebol

Regulamento Específico. Handebol Regulamento Específico Handebol 2015 Art. 1º - A competição de handebol dos Jogos Escolares de Minas Gerais JEMG/2015 obedecerá às Regras Oficiais da Federação Internacional de Handebol - IHF adotadas

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE FUTEBOL DE 7

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE FUTEBOL DE 7 REGULAMENTO ESPECÍFICO DE FUTEBOL DE 7 Índice 1. Introdução 3 2. Escalões Etários/Bola de Jogo/Duração de Jogo 3 3. Constituição da Equipa 4 4. Classificação/Pontuação 4 5. Arbitragem 6 6. Mesa de Secretariado

Leia mais

FESTIVAL DE MINI-BASQUETE 2ª Copa Sérgio Ney Palmeiro REGULAMENTO

FESTIVAL DE MINI-BASQUETE 2ª Copa Sérgio Ney Palmeiro REGULAMENTO FESTIVAL DE MINI-BASQUETE 2ª Copa Sérgio Ney Palmeiro O mini-basquete é um jogo para crianças de até 12 anos (nascidos a partir de 1993). Foi desenvolvido como uma forma divertida de se descobrir o basquete.

Leia mais

TESTES DE HABILIDADES TÉCNICAS: THT

TESTES DE HABILIDADES TÉCNICAS: THT TESTES DE HABILIDADES TÉCNICAS: THT OBJETIVO Analisar o nível de habilidade técnica de crianças escolares nas faixas etárias de 06 a 14 anos de idade; através dos procedimentos de avaliação específicos

Leia mais

SELAM - Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras :: Piracicaba :: Regras

SELAM - Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras :: Piracicaba :: Regras 1. CARACTERÍSTICAS DO JOGO O QUIMBOL é o primeiro esporte coletivo de raquetes do mundo, no qual 2 equipes, com 4 jogadores de cada lado, atuam em uma quadra de jogo dividida por uma rede. As jogadas são

Leia mais

Regulamento específico das modalidades

Regulamento específico das modalidades Festival de Jogos 6ª a 8ª séries 2013 Regulamento específico das modalidades Colégio Santa Dorotéia TAPABOL (MASC./ FEM.) 1) Os jogos terão 16 minutos de duração. Aos 8 minutos será feita a inversão de

Leia mais

IV Torneio Treta Futebol Society TRETA CHAMPIONS LEAGUE 2016

IV Torneio Treta Futebol Society TRETA CHAMPIONS LEAGUE 2016 IV Torneio Treta Futebol Society TRETA CHAMPIONS LEAGUE 2016 Datas e horários: Inicio em 01/10/2016 até 26/11/2016 Horário das 15h00min às 17h30min Sobre o número de atletas por equipe: Inscrições de no

Leia mais

TAG-RUGBY REGULAMENTO DOS TORNEIOS. 1. Organização dos Torneios 2. Leis de Jogo 3. Arbitragem 4. Deveres e Tarefas das Escolas 5.

TAG-RUGBY REGULAMENTO DOS TORNEIOS. 1. Organização dos Torneios 2. Leis de Jogo 3. Arbitragem 4. Deveres e Tarefas das Escolas 5. TAG-RUGBY REGULAMENTO DOS TORNEIOS 1. Organização dos Torneios 2. Leis de Jogo 3. Arbitragem 4. Deveres e Tarefas das Escolas 5. Anexos ÍNDICE 1. Organização dos Torneios 3 1.1 Fases dos Torneios 3 1.2

Leia mais

REGULAMENTO TÉCNICO FUTEBOL SOÇAITE

REGULAMENTO TÉCNICO FUTEBOL SOÇAITE REGULAMENTO TÉCNICO FUTEBOL SOÇAITE Art. 1º. O Critério de disputa está previsto no REGULAMENTO GERAL. Art.2º. Será realizado nos dias 21 a 23/04/2005, nas dependências do campus da Unemat. Art. 3º. É

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE BASQUETEBOL

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE BASQUETEBOL REGULAMENTO ESPECÍFICO DE BASQUETEBOL 2007-2008 e 2008-2009 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. ESCALÕES ETÁRIOS/ BOLA DE JOGO... 4 3. CONSTITUIÇÃO DA EQUIPA... 4 4.ARBITRAGEM... 5 5. DURAÇÃO DO JOGO... 6 6.

Leia mais

I TORNEIO DE FUTEBOL SOCIETY DO IFRN.

I TORNEIO DE FUTEBOL SOCIETY DO IFRN. I TORNEIO DE FUTEBOL SOCIETY DO IFRN. APRESENTAÇÃO O Torneio de Futebol Society tem por finalidade a congregação, socialização e promoção da qualidade de vida para os servidores do IFRN, buscando fortalecer

Leia mais

COMUNICADO 005/ENAF/04.02.13 TRIVIA REGRAS DE FUTEBOL

COMUNICADO 005/ENAF/04.02.13 TRIVIA REGRAS DE FUTEBOL Teste Português / Fácil Regra 1 O Campo de Jogo / Regra 2 A Bola 1) Qual é a distância entre a marca penal e a linha de gol? 10m (11 jardas) 11m (12 jardas) 9m (10 jardas) 12m (13 jardas) 2) Qual é a largura

Leia mais

4. No caso em que seja necessário apontar um vencedor e no tempo regulamentar o jogo terminar empatado será aplicado o seguinte:

4. No caso em que seja necessário apontar um vencedor e no tempo regulamentar o jogo terminar empatado será aplicado o seguinte: Regulamento Técnico de Futsal 1. A competição será disputada na categoria masculina acima de 16 anos e feminina acima de 14 anos. Será permitida a inscrição de 6 atletas no mínimo e no máximo 8. 2. A competição

Leia mais

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL 7

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL 7 CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL 7 REGRAS OFICIAIS INTERNACIONAIS RECONHECIDA PELA SECRETARIA NACIONAL DE ESPORTE ÓRGÃO DO MINISTÉRIO DO ESPORTE E TURISMO *** EM VIGOR DESDE 14 DE FEVEREIRO de 2013 ***

Leia mais

Textos para Leitura e Exploração

Textos para Leitura e Exploração COMPONENTE CURRICULAR DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Textos para Leitura e Exploração Futsal 6º ano - Ensino Fundamental II Professora: Raísa Prado. 1º Bimestre / 2016. Página 1 Futsal O futebol de salão ou futsal

Leia mais

XIX Campeonato de Futebol Society

XIX Campeonato de Futebol Society XIX Campeonato de Futebol Society 1. As equipes do XIX Campeonato de Futebol Society deverão ser formadas por alunos que estejam frequentando as aulas no Colégio Jardim São Paulo no ano de 2012. Alunos

Leia mais

REGRAS OFICIAIS REGRA Nº 01 BOLA:

REGRAS OFICIAIS REGRA Nº 01 BOLA: REGRAS OFICIAIS REGRA Nº 01 BOLA: 01 A bola não poderá ser trocada durante a partida, a não ser com autorização do árbitro. 02 Se a bola estourar ou esvaziar se durante o andamento de uma partida, o jogo

Leia mais

1ª Copa Contabilizar na Rede de Futebol Society - 2012

1ª Copa Contabilizar na Rede de Futebol Society - 2012 1ª1ª Copopa Conontababililizar na Rede de Futetebobol Societyety - 2012012 1ª Copa Contabilizar na Rede de Futebol Society - 2012 Esta Copa tem como o principal objetivo a melhor integração e confraternização

Leia mais

FUTEBOL 2X2 (JORKYBALL)

FUTEBOL 2X2 (JORKYBALL) Regulamento Específico 1. FUNCIONAMENTO 1) O Torneio será disputado em 2 fases. A) Formato tipo campeonato, de apenas uma volta, por grupos (n.º de grupos mediante equipas inscritas). Os jogos serão disputados

Leia mais

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL SOCIETY DE MINAS GERAIS

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL SOCIETY DE MINAS GERAIS FUTEBOL SOCIETY 2013 Realização ECM SA - PROJETOS INDUSTRIAIS Coordenação Apoio FEDERAÇÃO DE FUTEBOL SOCIETY DE MINAS GERAIS Rua Salinas, 485 Conj 06, Bairro Floresta, Belo Horizonte, Minas Gerais Tel:

Leia mais

com - site: 1

com - site:  1 E-mail: email@cdrfogueteiro. com - site: www.cdrfogueteiro.com 1 REGULAMENTO DO TORNEIO DE FUTSAL 1. ORGANIZAÇÃO O Clube Desportivo e Recreativo do Fogueteiro, com a colaboração da Junta de Freguesia de

Leia mais

REGRAS DO JOGO DE FUTEBOL 2008/2009

REGRAS DO JOGO DE FUTEBOL 2008/2009 REGRA 22 REGRAS DO JOGO DE FUTEBOL 2008/2009 Julho 2008 Autorizadas pelo International Football Association Board Todos os direitos desta publicação são reservados. Reprodução ou tradução completa ou parcial,

Leia mais

PROGRAMAÇÃO FUTEBOL SETE PRIMEIRA DIVISÃO

PROGRAMAÇÃO FUTEBOL SETE PRIMEIRA DIVISÃO PROGRAMAÇÃO FUTEBOL SETE PRIMEIRA DIVISÃO FUTEBOL SETE PRIMEIRA DIVISÃO: CHAVE A MORPHOS COREMA CAMPEÃO SEGUNDA VICE SEGUNDA CHAVE B 1. È OBRIGATÓRIO O USO DE CANELEIRAS. 2. Os jogos terão a duração de

Leia mais

Boletim Final FUTEBOL SETE FEMININO

Boletim Final FUTEBOL SETE FEMININO Boletim Final FUTEBOL SETE FEMININO Blumenau/Pomerode 2017 Comprometimento Orgulho de representar a empresa Motivação Espírito de equipe Respeito EMPRESAS PARTICIPANTES DO FUTEBOL SETE FEMININO EMPRESAS

Leia mais

Regra Ofical 1 Toque Confederação Brasileira de Futebol de Mesa / CBFM Versão: 2.1.2 11/maio/2010 ÍNDICE GERAL

Regra Ofical 1 Toque Confederação Brasileira de Futebol de Mesa / CBFM Versão: 2.1.2 11/maio/2010 ÍNDICE GERAL ÍNDICE GERAL LISTA DE FIGURAS...2 REGRA I...3 DO CAMPO E SEU EQUIPAMENTO...3 CAMPO...3 REGRA II...4 DOS TÉCNICOS, JOGADORES, BOLA E EQUIPES...4 REGRA III...6 DESENROLAR DO JOGO...9 DURAÇÃO DE JOGO...10

Leia mais

Direção de Serviços do Desporto Escolar. Regulamento Específico Andebol

Direção de Serviços do Desporto Escolar. Regulamento Específico Andebol Direção de Serviços do Desporto Escolar Regulamento Específico Andebol Ano Lectivo 2012-2013 Índice Introdução... 3 1 - Infantis Masculinos e Femininos (Andebol de 5)... 3 2 - Iniciados Masculinos e Femininos...

Leia mais

1- CONDUÇÃO NO BAMBOLE

1- CONDUÇÃO NO BAMBOLE TRABALHOS TÉCNICOS PARA O DESEVOLVIMENTO DOS FUNDAMENTOS DO FUTEBOL 1- CONDUÇÃO NO BAMBOLE Alguns bamboles espalhados pela quadra, ao sinal do professor os alunos deverão conduzir a bola e parar dentro

Leia mais

REGULAMENTO DO CAMPEONATO INTERNO DO YUCCA. Das inscrições de atletas e sorteios para formação das equipes:

REGULAMENTO DO CAMPEONATO INTERNO DO YUCCA. Das inscrições de atletas e sorteios para formação das equipes: REGULAMENTO DO CAMPEONATO INTERNO DO YUCCA FINALIDADES: O CAMPEONATO INTERNO DO CAMPESTRE YUCCA CLUBE DE FUTEBOL 7 SOCIETY - 2015-2º SEMESTRE, tem por finalidade congregar, e aproximar seus associados,

Leia mais

Instituto Federal do Maranhão IFMA Campus imperatriz

Instituto Federal do Maranhão IFMA Campus imperatriz Instituto Federal do Maranhão IFMA Campus imperatriz Imperatriz 2015 EDITAL DE REGULAMENTAÇÂO Art. 1 - O primeiro torneio de futsal do CAIEEE será regido pelas regras presentes neste edital. I DAS FINALIDADES

Leia mais

COLÉGIO D. PEDRO II- AMERICANA SP APOSTILA DE EDUCAÇÃO FÍSICA 8º E 9º ANO FUTSAL

COLÉGIO D. PEDRO II- AMERICANA SP APOSTILA DE EDUCAÇÃO FÍSICA 8º E 9º ANO FUTSAL COLÉGIO D. PEDRO II- AMERICANA SP APOSTILA DE EDUCAÇÃO FÍSICA 8º E 9º ANO FUTSAL O futebol é um esporte coletivo jogado principalmente com os pés, como seu nome próprio diz (foot=pé, ball=bola). O futebol

Leia mais

LDGDM- LIGA DESPORTIVA DE GONDOMAR

LDGDM- LIGA DESPORTIVA DE GONDOMAR CAMPEONATO DE GONDOMAR Pré-escolas Futebol de 5 Futebol de 3 1. Condições de participação a) Podem participar neste Campeonato as colectividades sediadas em Gondomar, e inscritas no Cadastro Municipal

Leia mais

XADREZ: REGRAS BÁSICAS DO JOGO. Prof. Dr. Wilson da Silva

XADREZ: REGRAS BÁSICAS DO JOGO. Prof. Dr. Wilson da Silva XADREZ: REGRAS BÁSICAS DO JOGO Prof. Dr. Wilson da Silva 1 O TABULEIRO O tabuleiro de xadrez é formado por um quadrado de 8x8 com 64 casas iguais alternadamente claras (as casas brancas ) e escuras (as

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI CAMPUS FLORIANO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI CAMPUS FLORIANO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI CAMPUS FLORIANO EDITAL Nº 003/2016, DE 14 DE JANEIRO DE 2016 Seleção para Alunos de Pós-Graduação Lato Sensu para

Leia mais

REGRAS DO FUTEBOL

REGRAS DO FUTEBOL 1 de 7 02/01/2018 14:27 REGRAS DO FUTEBOL Regra 1 - O terreno do jogo O campo de jogo deve ser retangular, com um máximo de 120 m e um mínimo de 90 m de comprimento, por uma largura máxima de 90 m e mínima

Leia mais

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO, ACTUALIZAÇÃO E AVALIAÇÃO ÁRBITROS DE 2.ª CATEGORIA Futebol de 11 TESTE ESCRITO PERGUNTAS

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO, ACTUALIZAÇÃO E AVALIAÇÃO ÁRBITROS DE 2.ª CATEGORIA Futebol de 11 TESTE ESCRITO PERGUNTAS FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL CONSELHO DE ARBITRAGEM CURSO DE APERFEIÇOAMENTO, ACTUALIZAÇÃO E AVALIAÇÃO ÁRBITROS DE 2.ª CATEGORIA Futebol de 11 Lisboa, 30 de Julho de 2006 ÉPOCA 2006/2007 TESTE ESCRITO

Leia mais

TAÇA JOÃO CALVINO DE FUTSAL 2017 REGULAMENTO

TAÇA JOÃO CALVINO DE FUTSAL 2017 REGULAMENTO 1. DAS INSCRIÇÕES 1.1. Será permitida a inscrição de até 10 jogadores por equipe; 1.2. Os jogadores inscritos deverão, obrigatoriamente, ser aluno da turma; 1.2.1. Não será permitida a inscrição de alunos

Leia mais

REGRA BRASILEIRA DE FUTEBOL DE MESA

REGRA BRASILEIRA DE FUTEBOL DE MESA REGRA BRASILEIRA DE FUTEBOL DE MESA VERSÃO 2.0 Edição Nov/2007 www.cbfmdisco.com.br CNPJ 00.243.729/0001-99 1 ÍNDICE GERAL LISTA DE FIGURAS...3 REGRA I...4 DO CAMPO E SEU EQUIPAMENTO...4 CAMPO...4 REGRA

Leia mais

REGULAMENTO I COPA OURO - 2011 CATEGORIA SUB-18

REGULAMENTO I COPA OURO - 2011 CATEGORIA SUB-18 REGULAMENTO I COPA OURO - 2011 CATEGORIA SUB-18 I - DAS CATEGORIAS Art 1) SUB-18 nascidos em 93, 94, 95 e 96 Parágrafo Único: Só serão permitidos atletas dentro dos anos de nascimento acima. II - DA PARTICIPAÇÃO

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE VOLEIBOL

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE VOLEIBOL REGULAMENTO ESPECÍFICO DE VOLEIBOL 2009-2013 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. ESCALÕES ETÁRIOS, DIMENSÕES DO CAMPO E ALTURA DA REDE... 4 3. CONSTITUIÇÃO DAS EQUIPAS... 4 4. REGULAMENTOS... 4 4.1. INFANTIS

Leia mais

PRIMEIRA PROVA SOMATIVA COM USO DO TEMPORIZADOR

PRIMEIRA PROVA SOMATIVA COM USO DO TEMPORIZADOR Esta avaliação é composta por 20 questões objetivas, ou seja, somente uma questão está correta. O tempo para cada questão, será de um minuto para escolher uma das alternativas, fique atento, pois, a mudança

Leia mais