ACÇÃO DE AVALIAÇÃO E REFLEXÃO OBSERVADORES Futebol de 11 TESTE ESCRITO PERGUNTAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ACÇÃO DE AVALIAÇÃO E REFLEXÃO OBSERVADORES Futebol de 11 TESTE ESCRITO PERGUNTAS"

Transcrição

1 FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL CONSELHO DE ARBITRAGEM ACÇÃO DE AVALIAÇÃO E REFLEXÃO OBSERVADORES Futebol de 11 Leiria, 6 de Janeiro de 2007 ÉPOCA 2006/2007 TESTE ESCRITO Duração 60 minutos Não responder Sim ou Não PERGUNTAS 1. Um suplente está a fazer aquecimento atrás do árbitro assistente n.º 1. Ao ver um adversário em cima da linha de meio campo completamente isolado, para o qual foi lançada a bola em profundidade, numa situação claramente prometedora para a sua equipa, entra rapidamente no terreno de jogo e, saltando para a bola, consegue afastá-la com a cabeça, pela linha lateral. Como deve proceder? 2. O árbitro autoriza um suplente, que não foi indicado como tal, a entrar no terreno de jogo. Este, mais tarde, acaba por marcar um golo. Que decisão deve tomar o árbitro, se se aperceber do seu erro antes do jogo ser recomeçado? (A sua resposta deve contemplar a validade do golo; o procedimento para com o falso jogador e sua equipa e a forma e local do recomeço do jogo). 3. Um jogador, que tinha saído sem informar o árbitro para tratar uma ferida que fizera num joelho, reentrou pouco tempo depois, também sem autorização, precisamente no momento em que se verificava um contra-ataque rápido e prometedor da equipa adversária. Como a bola passou junto dele, aproveitou para afastar a bola para longe com um forte pontapé, cortando assim o ataque contrário. O árbitro interrompeu, exibiu-lhe duas vezes o cartão amarelo seguido do vermelho e recomeçou o jogo, com um pontapé-livre indirecto no local em que o jogador pontapeou a bola. Diga, justificando, em que é que discorda da decisão do árbitro. 4. Em função da sua resposta à pergunta anterior, diga em que alíneas do relatório descrevia os factos e penalizaria o árbitro, referindo também a nota que atribuiria, tendo em conta que o jogo foi considerado de grau normal e que não aconteceram outros erros de carácter técnico ou disciplinar. 5. Numa situação de fora-de-jogo de posição, o árbitro assistente levantou de imediato a bandeirola, mas o árbitro, e bem, não atendeu o seu sinal, mandando-o baixar a bandeira e deixando seguir o jogo. Diga em que alínea ou alíneas do relatório técnico registaria esse facto.

2 6. O árbitro assistente acompanha uma jogada de ataque na sua zona de acção, levando a bandeirola na mão esquerda. O defesa agarra pela camisola o avançado que conduzia a bola em grande velocidade, não o deixando prosseguir. Diga exactamente que movimentos de bandeira deve fazer o assistente para assinalar aquela infracção. 7. O jogo está a decorrer perto de uma baliza. Nesse momento é atirada outra bola para dentro do terreno de jogo, junto a um dos bancos. O árbitro assistente levanta a bandeira e certamente terá tocado o bip, levando o árbitro a interromper o jogo. Corre então a consultar o assistente. Dirige-se ao banco e admoesta um dos responsáveis. Depois de retirar a segunda bola, recomeça o jogo com uma bola ao solo perto do banco donde atiraram a bola. Comente o que o árbitro fez de errado. 8. Tendo em atenção o erro cometido pelo árbitro na alínea anterior, diga em que alínea do relatório descrevia o lance e onde o penalizaria. Esclareça porque o considerava de natureza leve ou grave. 9. Um jogador titular, situado fora do campo por ordem do árbitro para mudar de botas, atira uma delas sobre um adversário que passava ali perto conduzindo a bola, fazendo-o perder o seu domínio. Como deverá proceder o árbitro? 10. Um jogador reclama de braços no ar, numa atitude exuberante, uma decisão do árbitro. O árbitro chamou-o, mas o jogador virou-lhe as costas e ele exibiu-lhe o cartão amarelo mesmo assim, sem o jogador se virar. Mais tarde, no mesmo jogo, ao fazer uma advertência, o árbitro exibe o cartão para um aglomerado de jogadores, não se conseguindo identificar qual o jogador que foi advertido. Em termos de relatório técnico os dois casos têm tratamento igual ou diferente? Explique. 11. Com o jogo a decorrer, um jogador reclama junto do árbitro uma pretensa falta de forma agressiva, ao ponto de lhe dar uma cabeçada. O árbitro sente um pequeno desequilíbrio, mas rapidamente reage e interrompe o jogo. Como deve então agir? 12. Um jogador conduz a bola e passa-a em profundidade para um seu colega que se encontrava mais à frente em boa posição para a receber e iniciar um contra-ataque rápido. Entre eles, um defesa mete a mão à bola para cortar o passe, mas não consegue evitar que a bola fique à mesma em condições do outro avançado se apoderar dela e prosseguir a jogada. O árbitro, muito bem, aplica a lei da vantagem e manda o jogo continuar. Após terminar a jogada, o árbitro foi junto do jogador que jogou a bola com a mão e exibiu-lhe o cartão amarelo. Concorda com esta decisão do árbitro? Justifique a sua resposta.

3 13. Um jogador que tinha sido substituído e se tinha sentado no banco, algum tempo depois, com o jogo a decorrer, aparece dentro do campo, junto do guarda-redes da equipa adversária, agredindo-o com um pontapé, dentro da área de baliza. O árbitro apercebeu-se do acontecimento. Como deve agir técnica e disciplinarmente? 14. Um jogador carrega um adversário pelas costas no momento em que este lhe está a fazer obstrução. O árbitro deixou prosseguir o jogo, sem punir nem uma, nem a outra equipa. Em que se terá baseado, relativamente à carga e à obstrução, para agir desta forma? 15. Um avançado entra na área com a bola controlada e, ao sentir a proximidade de um defesa que o persegue, deixa-se cair, simulando ter sofrido uma falta. O árbitro, um pouco mal colocado, caiu no logro, apita, exibe o cartão amarelo ao defesa e assinala uma grande penalidade. Perante este erro evidente do árbitro, em que alíneas do relatório descreveria o facto e onde o penalizaria? 16. Relativamente à pergunta anterior diga, justificando, que nota atribuía na avaliação global desse jogo, tendo em conta que o árbitro não cometeu outras falhas para além das que foram referidas e que o jogo foi considerado de grau normal. 17. O árbitro assistente assinala lançamento para um lado e o árbitro erradamente manda executá-lo ao contrário. Diga em que alíneas do relatório registava o facto, referindo ainda os aspectos penalizantes que consideraria na alínea de incidência. 18. Diga que nota atribuía na alínea 8 de um relatório cuja descrição fosse a seguinte: Num jogo disputado a um ritmo normal, o árbitro, apesar de demonstrar frescura física, mostrou-se algo lento nas recolocações e sobretudo nas recuperações em que por vezes perdeu o contacto com algumas jogadas. Na sua movimentação utilizou o sistema em diagonal não totalmente alongada, quando pelo menos por duas vezes foi solicitado, nem alargada, o que o levou a interferir nas jogadas, chocando uma vez com um jogador. Nas situações de bola parada esteve sempre bem colocado. 19. O árbitro dá ordem para a execução de um pontapé de grande penalidade. Um jogador da equipa beneficiada com o pontapé de grande penalidade agride um adversário fora da área de grande penalidade. O árbitro repara na agressão. Como deve agir neste caso? 20. Num pontapé de baliza, a bola tocou no árbitro no interior da área de grande penalidade e saiu da referida área. O árbitro interrompeu o jogo e mandou repetir o pontapé. Acha que procedeu bem? Porquê?

4 RESPOSTAS 1. O árbitro deve advertir o jogador suplente por comportamento antidesportivo, providenciar a sua saída do terreno de jogo e recomeçar o jogo com um pontapélivre indirecto contra a sua equipa no local em que a bola se encontrava no momento da interrupção, sendo neste caso, onde ele jogou a bola de cabeça. 2. O golo não é válido. Deve exigir que o jogador saia do terreno de jogo. O jogador que tinha sido substituído poderá regressar ao terreno de jogo, ou poderá ser substituído por outro suplente inscrito. O jogo deverá recomeçar com um lançamento de bola ao solo, executado sobre a linha de área de baliza paralela à linha de baliza, no ponto mais próximo por onde a bola entrou na baliza. 3. Discordo porque o jogador apenas cometeu uma infracção passível de cartão amarelo ao reentrar no terreno de jogo sem autorização do árbitro. O facto de ter afastado a bola para longe com um pontapé não constitui nenhuma infracção, não se justificando, portanto, a exibição do 2.º amarelo. Tecnicamente procedeu correctamente, ao punir a equipa do jogador infractor, com um pontapé-livre indirecto no local em que ele pontapeou a bola. 4. A falha grave cometida pelo árbitro no aspecto disciplinar, ao exibir indevidamente o 2.º cartão amarelo que levou à expulsão do jogador seria descrita na alínea 5 e penalizada na alínea 6, atribuindo-lhe nesta alínea 2,5 pontos, nota que, não havendo mais nenhum aspecto a considerar, igualmente atribuiria à alínea 12 (Apreciação geral). 5. Este facto seria descrito somente na alínea 9, valorizando-o como um acto de independência do árbitro. Caso não existisse relatório do árbitro assistente, mencionava a ocorrência na alínea 11, como caso meramente informativo. 6. Para assinalar esta infracção, o árbitro assistente deve fazer os seguintes movimentos: 1. mudar a bandeira da mão esquerda para a direita; 2. levantar a bandeirola ao alto com o braço direito, assinalando a falta; 3. indicar de seguida, com a mesma mão, com a bandeira oblíqua, a direcção da falta. 7. O árbitro apenas errou ao fazer o lançamento da bola ao solo num local errado, pois o lançamento deveria ser executado no local em que a bola de jogo se encontrava no momento da interrupção. A responsabilidade da interrupção pertence ao árbitro assistente que não deveria ter levantado a bandeira, nem chamar o árbitro, pois a segunda bola não interferiu no desenrolar do jogo.

5 8. O lance seria descrito na alínea 2 e seria penalizado na alínea 3. Consideraria o erro de natureza grave visto que a lei não foi devidamente cumprida, ao fazer o lançamento em local tão distinto daquele em que o jogo foi interrompido, o árbitro cometeu um erro de direito, embora sem influência no resultado. 9. O árbitro deverá interromper o jogo, expulsar o infractor por conduta violenta e punir a sua equipa com um pontapé-livre directo no local do contacto ou possível contacto da bota com o jogador. 10. Os dois casos têm tratamento diferente, Enquanto que no primeiro caso o árbitro deve ser penalizado na alínea 7, onde o facto é descrito, por falta de autoridade ao não conseguir fazer virar o jogador, no segundo a descrição é feita na alínea 2, como Não cumprimento de normas regulamentares e penalizado na alínea O árbitro deve interromper o jogo, expulsar o jogador agressor e recomeçar o jogo com um pontapé-livre indirecto contra a sua equipa no local onde o jogador o agrediu. 12. Concordo, porque, apesar de não ter conseguido cortar a jogada, o comportamento antidesportivo não deixou de existir, sendo por isso advertido. 13. O árbitro deve interromper o jogo, expulsar o jogador substituído por conduta violenta e recomeçar o jogo com um pontapé-livre indirecto no local em que a bola se encontrava no momento em que o árbitro interrompeu o jogo. 14. O árbitro não agiu porque a obstrução foi feita de forma legal, procurando defender a posse da bola, com esta à distância jogável e a carga foi praticada com o ombro nas omoplatas do adversário, quando este lhe fazia obstrução, sem ser por negligência, imprudência ou excesso de combatividade. 15. O árbitro errou técnica e disciplinarmente. Tecnicamente registaria na alínea 2 e penalizaria na alínea 3 o erro de assinalar uma grande penalidade, em vez de um livre indirecto por simulação. Disciplinarmente registaria na alínea 5 e penalizaria na alínea 6 a advertência indevida feita ao defesa, em vez de advertir o avançado que fez a simulação. Admite-se ainda referência à sua deficiente colocação na alínea Considerando que o erro cometido teve incidência técnica na alínea 3, como falha grave, e incidência disciplinar na alínea 6, como leve, conta para a avaliação global como um único erro e tendo em atenção o grau de dificuldade do jogo, a nota a atribuir à alínea 12 seria de 2,5 pontos. 17. O erro cometido pelo árbitro seria descrito na alínea 2, tendo incidência na nota da alínea 9 em dois aspectos: o erro em si e a independência negativa verificada ao tomar tal decisão.

6 18. Considerando as referências: o Num jogo disputado a um ritmo normal; o lento nas recolocações e sobretudo nas recuperações; o não totalmente alongada, quando pelo menos por duas vezes foi solicitado; o nem alargada, o que o levou a interferir nas jogadas; Atribuía na alínea 8 a nota de 3 pontos. 19. O árbitro deve aguardar a execução do pontapé. Se foi golo, a grande penalidade deve ser repetida. No caso contrário, deve interromper o jogo e recomeçar com um pontapé-livre indirecto a executar no local da infracção, expulsando o infractor por conduta violenta. 20. Fez mal, pois devia ter deixado prosseguir o jogo, visto o árbitro ser um elemento neutro.

ACÇÃO DE AVALIAÇÃO E REFLEXÃO OBSERVADORES DE 2.ª CATEGORIA Futebol de 11 TESTE ESCRITO PERGUNTAS

ACÇÃO DE AVALIAÇÃO E REFLEXÃO OBSERVADORES DE 2.ª CATEGORIA Futebol de 11 TESTE ESCRITO PERGUNTAS FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL CONSELHO DE ARBITRAGEM ACÇÃO DE AVALIAÇÃO E REFLEXÃO OBSERVADORES DE 2.ª CATEGORIA Futebol de 11 Peniche, 10 de Janeiro de 2009 ÉPOCA 2008/2009 TESTE ESCRITO Duração 60

Leia mais

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO, ACTUALIZAÇÃO E AVALIAÇÃO ÁRBITROS DE 2.ª CATEGORIA Futebol de 11 TESTE ESCRITO PERGUNTAS

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO, ACTUALIZAÇÃO E AVALIAÇÃO ÁRBITROS DE 2.ª CATEGORIA Futebol de 11 TESTE ESCRITO PERGUNTAS FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL CONSELHO DE ARBITRAGEM CURSO DE APERFEIÇOAMENTO, ACTUALIZAÇÃO E AVALIAÇÃO ÁRBITROS DE 2.ª CATEGORIA Futebol de 11 Lisboa, 30 de Julho de 2006 ÉPOCA 2006/2007 TESTE ESCRITO

Leia mais

Associação de Futebol de Vila Real

Associação de Futebol de Vila Real Época 2007/08 Teste Escrito n.º 16 Candidatos aos Quadros acionais (Grupo C) Vila Real, 26 de Janeiro de 2008 Duração de 60 minutos ão Responder apenas Sim ou ão Cotação (Certa 5; parcial/ certa sem falha

Leia mais

CONSELHO DE ARBITRAGEM

CONSELHO DE ARBITRAGEM CONSELHO DE ARBITRAGEM Avaliação Época 2015/2016 Setúbal, 23 de Abril de 2016 Árbitros C3 Grupos A, B e C C4 Grupos A e B e CF TESTE ESCRITO 1. Vai ser executado um lançamento de bola ao solo, dentro da

Leia mais

CONSELHO DE ARBITRAGEM

CONSELHO DE ARBITRAGEM CONSELHO DE ARBITRAGEM Avaliação Época 2015/2016 Setúbal, 28 de novembro de 2015 Observadores Distritais TESTE ESCRITO 1. Qual o procedimento do árbitro, em termos técnicos, se verificar a entrada em campo,

Leia mais

CONSELHO DE ARBITRAGEM

CONSELHO DE ARBITRAGEM CONSELHO DE ARBITRAGEM Avaliação Época 2015/2016 Amora, 5 de Setembro de 2015 Árbitros C3 Grupo A b) TESTE ESCRITO 1.Indique, segundo a Lei 7, quais são os motivos que devem levar o árbitro a prolongar

Leia mais

CONSELHO DE ARBITRAGEM

CONSELHO DE ARBITRAGEM CONSELHO DE ARBITRAGEM Avaliação Época 2015/2016 Amora, 5 de Setembro de 2015 Árbitros C3 Grupo A a) TESTE ESCRITO 1.Como deve proceder o árbitro quando a bola bate na mão de um jogador? Porquê? A Deve

Leia mais

CONSELHO DE ARBITRAGEM

CONSELHO DE ARBITRAGEM CONSELHO DE ARBITRAGEM Época 2016/2017 Setúbal, 10 de setembro de 2016 Árbitros C3 Grupo D, C4 Grupos B e C, C5 Grupo B, CJ2 e CJ1 Avaliação TESTE ESCRITO 1. Antes do início do jogo o Delegado do clube

Leia mais

Associação de Futebol da Guarda Rua Comandante Salvador Nascimento Lote LC Guarda

Associação de Futebol da Guarda Rua Comandante Salvador Nascimento Lote LC Guarda Associação de Futebol da Guarda Rua Comandante Salvador Nascimento Lote LC3 6300 678 Guarda CONSELHO DE ARBITRAGEM 1- Antes do início do jogo o delegado da equipa visitante informa-o que pretende protestar

Leia mais

CONSELHO DE ARBITRAGEM

CONSELHO DE ARBITRAGEM CONSELHO DE ARBITRAGEM Avaliação Época 2015/2016 Setúbal, 23 de Janeiro de 2016 Observadores Distritais TESTE ESCRITO 1. Depois de tocar no guarda-redes que se encontrava sobre a linha de baliza, a bola

Leia mais

CONSELHO DE ARBITRAGEM

CONSELHO DE ARBITRAGEM CONSELHO DE ARBITRAGEM Avaliação Época 2015/2016 Torre da Marinha, 16 de Janeiro de 2016 Árbitros C3 Grupos A, B e C C4 Grupos A e B e CF TESTE ESCRITO 1. Aquando da execução de um pontapé-livre indirecto,

Leia mais

Conselho de Arbitragem. Teste Escrito Observadores. Futebol 11

Conselho de Arbitragem. Teste Escrito Observadores. Futebol 11 Associação de Futebol de Coimbra Conselho de Arbitragem Teste Escrito Observadores ÉPOCA 2014/2015 DATA 10-01-2015 Futebol 11 Local Escola Secundária José Falcão TESTE N.º 34 Leia atentamente as instruções

Leia mais

1. Quais das seguintes características se aplicam às balizas?

1. Quais das seguintes características se aplicam às balizas? A s s o c i a ç ã o d e F u t e b o l d e C o i m b r a Conselho de Arbitragem Teste Escrito Árbitros C3 e Observadores ÉPOCA 2014/2015 DATA 06-02-2015 Futebol 11 Local Escola Secundária José Falcão TESTE

Leia mais

2ª Ação de Avaliação para Observadores Nacionais (Chamada Especial) CHAVE DE CORREÇÃO TESTE ESCRITO LEIS DE JOGO (29)

2ª Ação de Avaliação para Observadores Nacionais (Chamada Especial) CHAVE DE CORREÇÃO TESTE ESCRITO LEIS DE JOGO (29) FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL CONSELHO DE ARBITRAGEM 2ª Ação de Avaliação para Observadores Nacionais (Chamada Especial) Lisboa, 12 de Abril de 2015 ÉPOCA 2014/2015 CHAVE DE CORREÇÃO TESTE ESCRITO LEIS

Leia mais

Conselho de Arbitragem. 3º Curso de Aperfeiçoamento Teste Escrito Árbitros C3 e Observadores. Futebol 11

Conselho de Arbitragem. 3º Curso de Aperfeiçoamento Teste Escrito Árbitros C3 e Observadores. Futebol 11 A s s o c i a ç ã o d e F u t e b o l d e C o i m b r a Conselho de Arbitragem 3º Curso de Aperfeiçoamento Teste Escrito Árbitros C3 e Observadores ÉPOCA 2014/2015 DATA 28-03-2015 Futebol 11 Local Complexo

Leia mais

ASSOCIAÇÃO FUTEBOL ALGARVE CONSELHO DE ARBITRAGEM TESTE ESCRITO Faro, 6 de abril de 2019 OBSERVADORES

ASSOCIAÇÃO FUTEBOL ALGARVE CONSELHO DE ARBITRAGEM TESTE ESCRITO Faro, 6 de abril de 2019 OBSERVADORES ASSOCIAÇÃO FUTEBOL ALGARVE CONSELHO DE ARBITRAGEM TESTE ESCRITO Faro, 6 de abril de 2019 OBSERVADORES Leia atentamente as instruções seguintes. Para cada questão, escolha uma (e só uma) resposta, fazendo

Leia mais

Associação de Futebol de Vila Real

Associação de Futebol de Vila Real Época 2009/2010 Associação de Futebol de Vila Real Prova de Futsal Prova Geral (Árbitros de 1ª e 2ª Categorias) 1ª Chamada Vila Real, 19 de Setembro de 2009 Duração de 60 minutos ão Responder apenas Sim

Leia mais

CONSELHO DE ARBITRAGEM

CONSELHO DE ARBITRAGEM CONSELHO DE ARBITRAGEM Avaliação Época 2015/2016 Setúbal, 28 de novembro de 2015 Árbitros C3 Grupos A, B e C C4 Grupos A e B e CF TESTE ESCRITO 1. Um jogador suplente está a atuar desde o início do jogo

Leia mais

Teste escrito Árbitros Categoria C3 e Observadores. Futebol

Teste escrito Árbitros Categoria C3 e Observadores. Futebol A s s o c i a ç ã o d e F u t e b o l d e C o i m b r a Conselho de Arbitragem Teste escrito Árbitros Categoria C3 e Observadores ÉPOCA 2014/2015 DATA 28-11-2014 Futebol Local Escola Secundária José Falcão

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE SANTARÉM Provas Intercalares Teste Escrito

ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE SANTARÉM Provas Intercalares Teste Escrito SSOIÇÃO E FUTEOL E SNTRÉM Nome: ód: at: ssinatura: Versão: 3/E Leia atentamente as instruções seguintes: Para cada questão, escolha uma (e só uma) resposta, fazendo uma cruz no quadrado pretendido. Se

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE SANTARÉM Provas de Início de Época Teste Escrito

ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE SANTARÉM Provas de Início de Época Teste Escrito SSOIÇÃO E FUTEOL E SNTRÉM Nome: ód: at: ssinatura: Versão: T3 Leia atentamente as instruções seguintes: Para cada questão, escolha uma (e só uma) resposta, fazendo uma cruz no quadrado pretendido. Se a

Leia mais

ASSOCIAÇÃO FUTEBOL ALGARVE CONSELHO DE ARBITRAGEM TESTE ESCRITO Faro, 26 de Janeiro de 2019 C3 Elite, C3 Promoção, C4 e AAC3

ASSOCIAÇÃO FUTEBOL ALGARVE CONSELHO DE ARBITRAGEM TESTE ESCRITO Faro, 26 de Janeiro de 2019 C3 Elite, C3 Promoção, C4 e AAC3 ASSOCIAÇÃO FUTEBOL ALGARVE CONSELHO DE ARBITRAGEM TESTE ESCRITO Faro, 26 de Janeiro de 2019 C3 Elite, C3 Promoção, C4 e AAC3 Leia atentamente as instruções seguintes. Para cada questão, escolha uma (e

Leia mais

ÍNDICE GIRA VOLEI REGRAS DE JOGO CAPÍTULO I FUNDAMENTOS E REGRAS DO JOGO. REGRA 1 Terreno de jogo (figs. 1 e 2) 1.1 Superfície de jogo. 1.

ÍNDICE GIRA VOLEI REGRAS DE JOGO CAPÍTULO I FUNDAMENTOS E REGRAS DO JOGO. REGRA 1 Terreno de jogo (figs. 1 e 2) 1.1 Superfície de jogo. 1. ÍNDICE CAPÍTULO I FUNDAMENTOS E REGRAS DO JOGO REGRA 1 Terreno de jogo (figs. 1 e 2) 1.1 Superfície de jogo 1.2 Linhas 1.3 Zona de serviço REGRA 2 Rede e postes 2.1 Altura da rede 2.2 Postes REGRA 3 Equipas

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DO ALGARVE CONSELHO DE ARBITRAGEM ACÇÃO FORMAÇÃO/APERFEIÇOAMENTO E AVALIAÇÃO

ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DO ALGARVE CONSELHO DE ARBITRAGEM ACÇÃO FORMAÇÃO/APERFEIÇOAMENTO E AVALIAÇÃO ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DO ALGARVE CONSELHO DE ARBITRAGEM ACÇÃO FORMAÇÃO/APERFEIÇOAMENTO E AVALIAÇÃO TESTE ESCRITO - ÁRBITROS 29-09-2018 Leia atentamente as instruções seguintes. Para cada questão, escolha

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE SANTARÉM Provas Intercalares Teste Escrito

ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE SANTARÉM Provas Intercalares Teste Escrito SSOIÇÃO E FUTEOL E SNTRÉM Nome: ód: at: ssinatura: Versão: 4 Leia atentamente as instruções seguintes: Para cada questão, escolha uma (e só uma) resposta, fazendo uma cruz no quadrado pretendido. Se a

Leia mais

FUTEBOL. Como se define? Acção individual ofensiva de relação entre dois jogadores da mesma equipa, que permite a troca de bola entre eles.

FUTEBOL. Como se define? Acção individual ofensiva de relação entre dois jogadores da mesma equipa, que permite a troca de bola entre eles. FUTEBOL Gesto Técnico: Passe com o pé Acção individual ofensiva de relação entre dois jogadores da mesma equipa, que permite a troca de bola entre eles. Utiliza-se quando existe um colega desmarcado, em

Leia mais

TESTE ESCRITO - FUTEBOL

TESTE ESCRITO - FUTEBOL ÉPOCA 2018/2019 FEBRES - CANTANHEDE 19.01.2019 TESTE Nº 11 P1 O Árbitro manda executar um pontapé livre indirecto, e o executante chuta a bola directamente para baliza adversária, entrando esta na baliza.

Leia mais

RESUMO DAS REGRAS DO BASQUETE. Regulamento (FIBA)

RESUMO DAS REGRAS DO BASQUETE. Regulamento (FIBA) RESUMO DAS REGRAS DO BASQUETE Regulamento (FIBA) Equipe Ter no mínimo 8 jogadores aptos a jogar (5 em quadra e 3 no banco.) e no máximo 12 jogadores aptos a jogar. Deve ter um técnico, e se o time preferir

Leia mais

Documentos de Apoio - Disciplina de Educação Física 2010-11 ANDEBOL. Caracterização

Documentos de Apoio - Disciplina de Educação Física 2010-11 ANDEBOL. Caracterização ANDEBOL Caracterização O Andebol é um jogo desportivo colectivo, disputado entre duas equipas de sete jogadores efectivos (6 jogadores de campo e um guarda-redes) e cinco suplentes e jogado num campo rectangular.

Leia mais

Perguntas mais frequentes

Perguntas mais frequentes CA/FPF Perguntas mais frequentes Setembro 2018 FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL Introdução Finalizadas que estão as Ações de Reciclagem e Avaliação, o CA/FPF compilou as principais questões levantadas nas

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DO ALGARVE CONSELHO DE ARBITRAGEM ACÇÃO FORMAÇÃO/APERFEIÇOAMENTO E AVALIAÇÃO

ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DO ALGARVE CONSELHO DE ARBITRAGEM ACÇÃO FORMAÇÃO/APERFEIÇOAMENTO E AVALIAÇÃO ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DO ALGARVE CONSELHO DE ARBITRAGEM ACÇÃO FORMAÇÃO/APERFEIÇOAMENTO E AVALIAÇÃO TESTE ESCRITO ÁRBITROS FARO, 08-09-2018 Leia atentamente as instruções seguintes. Para cada questão, escolha

Leia mais

Associação de Futebol de Lisboa CONSELHO DE ARBITRAGEM

Associação de Futebol de Lisboa CONSELHO DE ARBITRAGEM ssociação de Futebol de Lisboa ONSELHO DE RITRGEM PROV TEORI REGULMENTR PR ÁRITROS DISTRITIS 2012 / 2013 29 / Setembro / 2012 Futebol 3b Esc. Sec. Miguel Torga TESTE 04 Leia atentamente as instruções seguintes:

Leia mais

2ª Ação de Avaliação para Árbitros C1 GRELHA DE CORREÇÃO TESTE ESCRITO LEIS DE JOGO (32)

2ª Ação de Avaliação para Árbitros C1 GRELHA DE CORREÇÃO TESTE ESCRITO LEIS DE JOGO (32) FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL CONSELHO DE ARBITRAGEM 2ª Ação de Avaliação para Árbitros C1 Lisboa, 07 de Abril de 2015 ÉPOCA 2014/2015 GRELHA DE CORREÇÃO TESTE ESCRITO LEIS DE JOGO (32) Leia atentamente

Leia mais

ASSOCIAÇÃO FUTEBOL ALGARVE CONSELHO DE ARBITRAGEM TESTE ESCRITO Faro, 01 de Setembro de 2018 ÉPOCA 2018/20179

ASSOCIAÇÃO FUTEBOL ALGARVE CONSELHO DE ARBITRAGEM TESTE ESCRITO Faro, 01 de Setembro de 2018 ÉPOCA 2018/20179 ASSOCIAÇÃO FUTEBOL ALGARVE CONSELHO DE ARBITRAGEM TESTE ESCRITO Faro, 01 de Setembro de 2018 ÉPOCA 2018/20179 Leia atentamente as instruções seguintes. Para cada questão, escolha uma (e só uma) resposta,

Leia mais

Associação de Futebol de Aveiro Conselho de Arbitragem Segunda ação de avaliação Árbitros de futebol

Associação de Futebol de Aveiro Conselho de Arbitragem Segunda ação de avaliação Árbitros de futebol Associação de Futebol de Aveiro Conselho de Arbitragem Segunda ação de avaliação Árbitros de futebol Época 2017 / 2018 30-12-2017 Leia atentamente as instruções seguintes: Para cada questão, escolha uma

Leia mais

Associação de Futebol de Aveiro Conselho de Arbitragem Prova Escrita Árbitros FUTSAL Classificativo. Época 2016 /

Associação de Futebol de Aveiro Conselho de Arbitragem Prova Escrita Árbitros FUTSAL Classificativo. Época 2016 / Associação de Futebol de Aveiro Conselho de Arbitragem Prova Escrita Árbitros FUTSAL Classificativo Época 2016 / 2017 03-09-2016 Leia atentamente as instruções seguintes: Para cada questão, escolha uma

Leia mais

Associação de Futebol de Aveiro Conselho de Arbitragem Teste Escrito ÁRBITROS FUTSAL C3

Associação de Futebol de Aveiro Conselho de Arbitragem Teste Escrito ÁRBITROS FUTSAL C3 Associação de Futebol de Aveiro Conselho de Arbitragem Teste Escrito ÁRBITROS FUTSAL C3 27/09/2013 Época 2013/2014 Leia atentamente as instruções seguintes: Para cada questão, escolha uma (e só uma) resposta,

Leia mais

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL CONSELHO DE ARBITRAGEM

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL CONSELHO DE ARBITRAGEM FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL CONSELHO DE ARBITRAGEM 1ªAção de AC1 e AAC1 de Futebol Tomar, 4 de agosto de 2016 ÉPOCA 2016/2017..TESTE ESCRITO LEIS DE JOGO (2) Leia atentamente as instruções seguintes.

Leia mais

Apoio Teórico de Badminton

Apoio Teórico de Badminton Apoio Teórico de Badminton Caracterização» O badminton é um jogo de raquetas onde se utiliza um volante e pode ser jogado individualmente jogo de singulares e em pares jogo de pares em que o objectivo

Leia mais

3ª Ação de Avaliação para Árbitros C2 GRELHA DE CORREÇÃO TESTE ESCRITO LEIS DE JOGO (33)

3ª Ação de Avaliação para Árbitros C2 GRELHA DE CORREÇÃO TESTE ESCRITO LEIS DE JOGO (33) FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL CONSELHO DE ARBITRAGEM 3ª Ação de Avaliação para Árbitros C2 Tomar, 01 de Maio de 2015 ÉPOCA 2014/2015 GRELHA DE CORREÇÃO TESTE ESCRITO LEIS DE JOGO (33) Leia atentamente

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE SANTARÉM Provas de Início de Época Teste Escrito

ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE SANTARÉM Provas de Início de Época Teste Escrito SSOIÇÃO E FUTEOL E SNTRÉM Nome: ód: at: ssinatura: Versão: T4 Leia atentamente as instruções seguintes: Para cada questão, escolha uma (e só uma) resposta, fazendo uma cruz no quadrado pretendido. Se a

Leia mais

2-Um jogador recusa-se a ser substituído. O que deve fazer o árbitro?

2-Um jogador recusa-se a ser substituído. O que deve fazer o árbitro? 1-Ao executar-se um pontapé-livre, o jogador encarregado da sua execução levanta a bola com o bico da bota para um seu colega que se encontrava ao seu lado, o qual, aplicando um forte pontapé, introduz

Leia mais

COMUNICADO OFICIAL Nº. 101

COMUNICADO OFICIAL Nº. 101 FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL COMUNICADO OFICIAL Nº. 101 DATA 02.10.2000 LEIS DO JOGO DE FUTEBOL DE SETE Para conhecimento dos Sócios Ordinários, Clubes e demais interessados, informa-se que na Sessão

Leia mais

*Esta é a primeira versão de As Regras do Jogo Neymar Jr s Five e está sujeita a alterações.

*Esta é a primeira versão de As Regras do Jogo Neymar Jr s Five e está sujeita a alterações. *Esta é a primeira versão de As Regras do Jogo Neymar Jr s Five e está sujeita a alterações. AS REGRAS DO JOGO DE NEYMAR JR S FIVE* 1. "FINTA-OS A TODOS" 2. O CAMPO DO JOGO 3. GOLO 4. PLACAS 5. O NÚMERO

Leia mais

Teste n.º 20. Prova Suplementar. Candidatos aos Quadros acionais (Grupo A e C e Observadores)

Teste n.º 20. Prova Suplementar. Candidatos aos Quadros acionais (Grupo A e C e Observadores) Teste n.º 20 Prova Suplementar Candidatos aos Quadros acionais (Grupo A e C e Observadores) Vila Real, 10 de Maio de 2008 Época 2007/08 Duração de 60 minutos ão Responder apenas Sim ou ão Cotação (Certa

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE FUTEBOL DE 7

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE FUTEBOL DE 7 REGULAMENTO ESPECÍFICO DE FUTEBOL DE 7 Índice 1. Introdução 3 2. Escalões Etários/Bola de Jogo/Duração de Jogo 3 3. Constituição da Equipa 4 4. Classificação/Pontuação 4 5. Arbitragem 6 6. Mesa de Secretariado

Leia mais

FEDERATION INTERNATIONALE DE BASKETBALL INTERNACIONAL BASKETBALL FEDERATION FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE BASQUETEBOL FIBA

FEDERATION INTERNATIONALE DE BASKETBALL INTERNACIONAL BASKETBALL FEDERATION FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE BASQUETEBOL FIBA FEDERATION INTERNATIONALE DE BASKETBALL INTERNACIONAL BASKETBALL FEDERATION FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE BASQUETEBOL FIBA Comissão Técnica Mundial INTERPRETAÇÃO DAS REGRAS DE BASQUETEBOL 2000 Março de 2001

Leia mais

CONSELHO DE ARBITRAGEM. Época ÁRBITROS C3 Grupo D, C4 Grupo B, C5, C6, CJ. Setúbal 7 de maio de 2016 TESTE ESCRITO 100/2016

CONSELHO DE ARBITRAGEM. Época ÁRBITROS C3 Grupo D, C4 Grupo B, C5, C6, CJ. Setúbal 7 de maio de 2016 TESTE ESCRITO 100/2016 ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE SETÚBAL CONSELHO DE ARBITRAGEM Época 2015-2016 FUTSAL ÁRBITROS C3 Grupo D, C4 Grupo B, C5, C6, CJ Setúbal 7 de maio de 2016 TESTE ESCRITO 100/2016 PERGUNTAS E RESPOSTAS 1 - Qual

Leia mais

CONSELHO DE ARBITRAGEM. Época ÁRBITROS C3 GRUPO A C4 GRUPO A. Setúbal 16 de abril de 2016 TESTE ESCRITO 96/2016

CONSELHO DE ARBITRAGEM. Época ÁRBITROS C3 GRUPO A C4 GRUPO A. Setúbal 16 de abril de 2016 TESTE ESCRITO 96/2016 ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE SETÚBAL CONSELHO DE ARBITRAGEM Época 2015-2016 FUTSAL ÁRBITROS C3 GRUPO A C4 GRUPO A Setúbal 16 de abril de 2016 TESTE ESCRITO 96/2016 PERGUNTAS E RESPOSTAS 1 - Um jogador é expulso

Leia mais

TAG-RUGBY REGULAMENTO DOS TORNEIOS. 1. Organização dos Torneios 2. Leis de Jogo 3. Arbitragem 4. Deveres e Tarefas das Escolas 5.

TAG-RUGBY REGULAMENTO DOS TORNEIOS. 1. Organização dos Torneios 2. Leis de Jogo 3. Arbitragem 4. Deveres e Tarefas das Escolas 5. TAG-RUGBY REGULAMENTO DOS TORNEIOS 1. Organização dos Torneios 2. Leis de Jogo 3. Arbitragem 4. Deveres e Tarefas das Escolas 5. Anexos ÍNDICE 1. Organização dos Torneios 3 1.1 Fases dos Torneios 3 1.2

Leia mais

CONSELHO DE ARBITRAGEM. Época ÁRBITROS - 2ª AÇÃO AVALIAÇÃO. Setúbal 21 de novembro de 2015 TESTE ESCRITO 88/2015

CONSELHO DE ARBITRAGEM. Época ÁRBITROS - 2ª AÇÃO AVALIAÇÃO. Setúbal 21 de novembro de 2015 TESTE ESCRITO 88/2015 ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE SETÚBAL CONSELHO DE ARBITRAGEM Época 2015-2016 FUTSAL 1 - Na sequência de um alivio para a bancada de um defensor da equipa visitante, que vencia por um golo de diferença a poucos

Leia mais

Nota : O Tempo de jogo pode ser reduzido em todos os escalões sempre que o nº de jogos for elevado em relação ao nº de dia de competição

Nota : O Tempo de jogo pode ser reduzido em todos os escalões sempre que o nº de jogos for elevado em relação ao nº de dia de competição REGULAMENTO TÉCNICO-PEDAGÓGICO / BAMBIS (MINI ANDEBOL) 1. O escalão de Bambis é constituído por jogadores nascidos em 1996, 1997 e 1998; 2. Neste escalão, a competição decorre num contexto específico os

Leia mais

NÚCLEO DE ANDEBOL. Escola Secundária Poeta Joaquim Serra REGRAS DE ANDEBOL (RESUMO) 2007/2008. Professor João Gameiro

NÚCLEO DE ANDEBOL. Escola Secundária Poeta Joaquim Serra REGRAS DE ANDEBOL (RESUMO) 2007/2008. Professor João Gameiro NÚCLEO DE ANDEBOL Escola Secundária Poeta Joaquim Serra REGRAS DE ANDEBOL (RESUMO) 2007/2008 Professor João Gameiro ÍNDICE Regra 1 - O Terreno de Jogo Regra 2 - O Tempo de Jogo, Sinal Final e Tempo de

Leia mais

Associação de Futebol de Viseu CONSELHO DE ARBITRAGEM

Associação de Futebol de Viseu CONSELHO DE ARBITRAGEM Associação de Futebol de Viseu CONSELHO DE ARBITRAGEM Classificação: 2018/2019 06.04.2019 Futebol Árbitros C3 Promo A.F. Viseu Versão - 1 Instruções de preenchimento: Para cada questão escolha uma só resposta,

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE VISEU

ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE VISEU 1 ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE VISEU CONSELHO DE ARBITRAGEM Observadores - Futebol Viseu, 19 de fevereiro de 2019 TESTE ESCRITO LEIS DE JOGO Leia atentamente as instruções seguintes. Para cada questão, escolha

Leia mais

FUTEBOL 2X2 (JORKYBALL)

FUTEBOL 2X2 (JORKYBALL) Regulamento Específico 1. FUNCIONAMENTO 1) O Torneio será disputado em 2 fases. A) Formato tipo campeonato, de apenas uma volta, por grupos (n.º de grupos mediante equipas inscritas). Os jogos serão disputados

Leia mais

ACÇÃO INTERMÉDIA DE AVALIAÇÃO E REFLEXÃO ÁRBITROS ASSISTENTES DE 2.ª CATEGORIA Futebol de 11 TESTE ESCRITO PERGUNTAS

ACÇÃO INTERMÉDIA DE AVALIAÇÃO E REFLEXÃO ÁRBITROS ASSISTENTES DE 2.ª CATEGORIA Futebol de 11 TESTE ESCRITO PERGUNTAS FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL CONSELHO DE ARBITRAGEM ACÇÃO INTERMÉDIA DE AVALIAÇÃO E REFLEXÃO ÁRBITROS ASSISTENTES DE 2.ª CATEGORIA Futebol de 11 Leiria, 20 de Janeiro de 2007 ÉPOCA 2006/2007 TESTE ESCRITO

Leia mais

Não. O blusão deve ter o nº de identificação nas costas.

Não. O blusão deve ter o nº de identificação nas costas. Associação de Futebol de Aveiro Conselho de Arbitragem Teste Escrito ÁRBITROS FUTSAL C4 27/09/2013 Época 2013/2014 Leia atentamente as instruções seguintes: Para cada questão, escolha uma (e só uma) resposta,

Leia mais

REGULAMENTO FMUC LEAGUE ÍNDICE INTRODUÇÃO. O jogo será regulamentado pelas regras oficiais do Futsal, da responsabilidade da

REGULAMENTO FMUC LEAGUE ÍNDICE INTRODUÇÃO. O jogo será regulamentado pelas regras oficiais do Futsal, da responsabilidade da REGULAMENTO FMUC LEAGUE ÍNDICE INTRODUÇÃO 1. CONSTITUIÇÃO/ IDENTIFICAÇÃO DAS EQUIPAS 2. DURAÇÃO DOS JOGOS 3. CLASSIFICAÇÃO/ PONTUAÇÃO 4. ARBITRAGEM/ REGRAS 5. CASOS OMISSOS ANEXO INTRODUÇÃO O jogo será

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE VISEU

ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE VISEU 1 ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE VISEU CONSELHO DE ARBITRAGEM 2ª Ação de Futebol Viseu, 17 de março de 2017 ÉPOCA 2016/2017 TESTE ESCRITO LEIS DE JOGO (Observadores) Leia atentamente as instruções seguintes.

Leia mais

Associação de Futebol de Aveiro Conselho de Arbitragem Prova Escrita ARBITROS FUTSAL / Época 2014 / 2015:

Associação de Futebol de Aveiro Conselho de Arbitragem Prova Escrita ARBITROS FUTSAL / Época 2014 / 2015: Associação de Futebol de Aveiro Conselho de Arbitragem Prova Escrita ARBITROS FUTSAL / Época 2014 / 2015: 27-12-2014 Leia atentamente as instruções seguintes: Para cada questão, escolha uma (e só uma)

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE SANTARÉM Provas Intercalares Teste Escrito

ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE SANTARÉM Provas Intercalares Teste Escrito SSOIÇÃO E FUTEOL E SNTRÉM Nome: ód: at: ssinatura: Versão: T1 Leia atentamente as instruções seguintes: Para cada questão, escolha uma (e só uma) resposta, fazendo uma cruz no quadrado pretendido. Se a

Leia mais

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL CONSELHO DE ARBITRAGEM

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL CONSELHO DE ARBITRAGEM FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL CONSELHO DE ARBITRAGEM 1ªAção de CN 2 e AAC2 de Futebol Tomar, 6 de agosto de 2016 ÉPOCA 2016/2017 TESTE ESCRITO LEIS DE JOGO (3) Leia atentamente as instruções seguintes.

Leia mais

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO, ACTUALIZAÇÃO E AVALIAÇÃO ÁRBITROS ASSISTENTES DE 2.ª CATEGORIA Futebol de 11 TESTE ESCRITO PERGUNTAS

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO, ACTUALIZAÇÃO E AVALIAÇÃO ÁRBITROS ASSISTENTES DE 2.ª CATEGORIA Futebol de 11 TESTE ESCRITO PERGUNTAS FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL CONSELHO DE ARBITRAGEM CURSO DE APERFEIÇOAMENTO, ACTUALIZAÇÃO E AVALIAÇÃO ÁRBITROS ASSISTENTES DE 2.ª CATEGORIA Futebol de 11 Fátima, 6 de Agosto de 2006 ÉPOCA 2006/2007

Leia mais

CONSELHO DE ARBITRAGEM. Época ÁRBITROS C3 GRUPO A C4 GRUPO A. Setúbal 21 de novembro de 2015 TESTE ESCRITO 86/2015

CONSELHO DE ARBITRAGEM. Época ÁRBITROS C3 GRUPO A C4 GRUPO A. Setúbal 21 de novembro de 2015 TESTE ESCRITO 86/2015 ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE SETÚBAL CONSELHO DE ARBITRAGEM Época 2015-2016 FUTSAL ÁRBITROS C3 GRUPO A C4 GRUPO A Setúbal 21 de novembro de 2015 TESTE ESCRITO 86/2015 PERGUNTAS E RESPOSTAS 1. Na presente época

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE VISEU

ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE VISEU ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE VISEU CONSELHO DE ARBITRAGEM 1ªAção de Futsal Viseu, 19 de outubro de 2016 ÉPOCA 2016/2017 TESTE ESCRITO LEIS DE JOGO (Observadores) Leia atentamente as instruções seguintes. Para

Leia mais

Andebol. Origem. Caraterização

Andebol. Origem. Caraterização Origem As origens do andebol, bem como a época em que começou a ser praticado, não são conhecidas com rigor. Pode considerar-se que o andebol, na variante de onze, é de origem alemã. Este jogo foi divulgado

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE VISEU

ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE VISEU 1 ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE VISEU CONSELHO DE ARBITRAGEM 1ª Ação de Futebol Viseu, 25 de outubro de 2016 ÉPOCA 2016/2017 TESTE ESCRITO LEIS DE JOGO (Observadores) Leia atentamente as instruções seguintes.

Leia mais

TAGUSCUP TORNEIO DE FUTSAL REGRAS DO JOGO. Considerações sobre as Leis de Jogo de Futsal aplicadas na TAGUSCUP

TAGUSCUP TORNEIO DE FUTSAL REGRAS DO JOGO. Considerações sobre as Leis de Jogo de Futsal aplicadas na TAGUSCUP TAGUSCUP TORNEIO DE FUTSAL REGRAS DO JOGO Considerações sobre as Leis de Jogo de Futsal aplicadas na TAGUSCUP 1. Diferenças entre as Leis de Jogo do Futsal e as regras aplicadas na TAGUSCUP Não há faltas

Leia mais

TESTE ESCRITO - FUTEBOL

TESTE ESCRITO - FUTEBOL ÉPOCA 2018/2019 CENTRO DE TREINOS DO LUSO 07.02.2019 TESTE Nº 13 P1 Sobre os ocupantes da área técnica, haverá que considerar: A) - Devem manter um comportamento responsável. B) - São identificados durante

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE VISEU

ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE VISEU ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE VISEU CONSELHO DE ARBITRAGEM 1ªAção de Futebol Viseu, 17 de setembro de 2016 ÉPOCA 2016/2017 TESTE ESCRITO LEIS DE JOGO (C3) Leia atentamente as instruções seguintes. Para cada

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS FUTEBOL

PERGUNTAS E RESPOSTAS FUTEBOL PERGUNTAS E RESPOSTAS FUTEBOL PERGUNTAS E RESPOSTAS 1 - Com o jogo a decorrer entra em terreno de jogo uma segunda bola. Que decisão deve tomar o árbitro? A - Interromper o jogo, mandar retirar a segunda

Leia mais

Alterações Leis de Jogo 2017

Alterações Leis de Jogo 2017 FPF Conselho de Arbitragem Árbitros Profissionais 1 Seguindo a mesma metodologia do ano passado, os Árbitros Profissionais elaboraram este documento que tem como objectivo, facilitar a aprendizagem das

Leia mais

Regulamento Específico Queimada

Regulamento Específico Queimada XXIII JOGOS INTERCOLEGIAIS 2014 Regulamento Específico Queimada 1 Regras A competição de Queimada dos Jogos Intercolegiais de Juiz de Fora 2014 obedecerá às regras específicas desse Regulamento que se

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE SANTARÉM Provas de Início de Época Teste Escrito

ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE SANTARÉM Provas de Início de Época Teste Escrito SSOIÇÃO E FUTEOL E SNTRÉM Nome: ód: at: ssinatura: Versão: T2 Leia atentamente as instruções seguintes: Para cada questão, escolha uma (e só uma) resposta, fazendo uma cruz no quadrado pretendido. Se a

Leia mais

Associação de Futebol de Lisboa CONSELHO DE ARBITRAGEM

Associação de Futebol de Lisboa CONSELHO DE ARBITRAGEM ssociação de Futebol de Lisboa ONSELHO DE ITGEM 1ª OV VLIÇÃO TEOI EGULMENT ÁITOS DISTITIS 2ª H 2012 / 2013 13/ Outubro/ 2012 Futebol 3a+3 Esc. Sec. Miguel Torga TESTE 09 Leia atentamente as instruções

Leia mais

Associação de Futebol de Viseu CONSELHO DE ARBITRAGEM

Associação de Futebol de Viseu CONSELHO DE ARBITRAGEM Associação de Futebol de Viseu CONSELHO DE ARBITRAGEM Classificação: Nome Código V1 Categoria 2018/2019 27.03.2019 Futsal Árbitros C3 A.F. Viseu 3ª ARA Instruções de preenchimento: Para cada questão escolha

Leia mais

Regras Oficiais de Basquetebol 2004

Regras Oficiais de Basquetebol 2004 Fédération Internationale de Basketball International Basketball Federation Regras Oficiais de Basquetebol 2004 Manual de Arbitragem Aprovado pelo Central Board da FIBA Paris, 12 de Junho de 2004 Válido

Leia mais

com - site: 1

com - site:  1 E-mail: email@cdrfogueteiro. com - site: www.cdrfogueteiro.com 1 REGULAMENTO DO TORNEIO DE FUTSAL 1. ORGANIZAÇÃO O Clube Desportivo e Recreativo do Fogueteiro, com a colaboração da Junta de Freguesia de

Leia mais

Associação de Futebol de Lisboa CONSELHO DE ARBITRAGEM

Associação de Futebol de Lisboa CONSELHO DE ARBITRAGEM ssociação de Futebol de Lisboa ONSELHO DE ITGEM 1ª OV VLIÇÃO TEOI EGULMENT OSEVDOES DISTITIS 2012 / 2013 02 / Outubro / 2012 Futebol OS 2 ua Fanqueiros TESTE 05 Leia atentamente as instruções seguintes:

Leia mais

Modelo de análise de futebol Versão 1

Modelo de análise de futebol Versão 1 Equipa: Teóricos Futebol Clube Data 13/04/2014 Competição Amigável Resultado Final 2-0 Ritmo de jogo Aqui, através de um gráfico dividido em duas partes, acompanhamos o ritmo de jogo durante a partida.

Leia mais

LDGDM- LIGA DESPORTIVA DE GONDOMAR

LDGDM- LIGA DESPORTIVA DE GONDOMAR CAMPEONATO DE GONDOMAR Pré-escolas Futebol de 5 Futebol de 3 1. Condições de participação a) Podem participar neste Campeonato as colectividades sediadas em Gondomar, e inscritas no Cadastro Municipal

Leia mais

3x3 Regras do Jogo Olivais Street Basket

3x3 Regras do Jogo Olivais Street Basket 3x3 Regras do Jogo Olivais Street Basket As Regras Oficiais de Basquetebol da FIBA do jogo são válidas para todas as situações de jogo não especificamente mencionadas nas Regras do Jogo 3x3 aqui contidas.

Leia mais

Educação Física Agrupamento de Escolas Martim de Freitas. Francisco Pinto

Educação Física Agrupamento de Escolas Martim de Freitas. Francisco Pinto Educação Física Agrupamento de Escolas Martim de Freitas Francisco Pinto Caraterização O que é o? O andebol é um jogo desportivo colectivo, praticado por duas equipas, cada uma delas com 7 jogadores em

Leia mais

Andebol. Andebol. Andebol. Andebol. Andebol Caraterização. O que é o Andebol? O Campo. Os Jogadores

Andebol. Andebol. Andebol. Andebol. Andebol Caraterização. O que é o Andebol? O Campo. Os Jogadores Caraterização Educação Física Agrupamento de Escolas Martim de Freitas Francisco Pinto O que é o? O andebol é um jogo desportivo colectivo, praticado por duas equipas, cada uma delas com 7 jogadores em

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE VISEU

ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE VISEU 1 ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE VISEU CONSELHO DE ARBITRAGEM 1 2ª Ação de Futebol Viseu, 27 de janeiro de 2018 ÉPOCA 2017/2018 TESTE ESCRITO LEIS DE JOGO (Árbitros) C3 Leia atentamente as instruções seguintes.

Leia mais

1º TORNEIO PATRICIUS GRANDE ESCOLHA 2013

1º TORNEIO PATRICIUS GRANDE ESCOLHA 2013 1º TORNEIO PATRICIUS GRANDE ESCOLHA 2013 - ARTIGO 1 O Torneio PATRICIUS realiza-se no Parque da Cidade, Porto. - ARTIGO 2 Estrutura 1ª Fase: Um Grupo de oito (8) equipas, tipo campeonato, a uma volta.

Leia mais

GABINETE COORDENADOR DO DESPORTO ESCOLAR REGULAMENTO ESPECÍFICO FUTSAL

GABINETE COORDENADOR DO DESPORTO ESCOLAR REGULAMENTO ESPECÍFICO FUTSAL GABINETE COORDENADOR DO DESPORTO ESCOLAR REGULAMENTO ESPECÍFICO FUTSAL 2002/2003 ÍNDICE INTRODUÇÃO...2 1. CONSTITUIÇÃO / IDENTIFICAÇÃO DAS EQUIPAS..3 2. DURAÇÃO DOS JOGOS...4 3. A BOLA...6 4. CLASSIFICAÇÃO

Leia mais

Salientamos que o texto tem a anuência do Diretor de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol de Salão CBFS. ALTERAÇÕES

Salientamos que o texto tem a anuência do Diretor de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol de Salão CBFS. ALTERAÇÕES Caro Oficiais de Arbitragem, Dirigentes, Técnicos, Atletas e torcedores, a Federação Paranaense de Futebol de Salão através da Escola de Árbitros, elaborou este documento que tem como objetivo informar

Leia mais

INTRODUÇÃO PROTOCOLO DE JOGO

INTRODUÇÃO PROTOCOLO DE JOGO INTRODUÇÃO De modo a que sejam uniformizados os procedimentos, os árbitros devem aplicar este modelo de protocolo de antes, durante e no fim de todos os s a realizar em Portugal, tendo em atenção que os

Leia mais

2ª Ação de Avaliação para Árbitros e Observadores Futsal. TESTE ESCRITO LEIS DE JOGO (Repetição)

2ª Ação de Avaliação para Árbitros e Observadores Futsal. TESTE ESCRITO LEIS DE JOGO (Repetição) FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL CONSELHO DE ARBITRAGEM 2ª Ação de Avaliação para Árbitros e Observadores Futsal Lisboa, 21 de Fevereiro de 2015 ÉPOCA 2014/2015 TESTE ESCRITO LEIS DE JOGO (Repetição) Leia

Leia mais

Sessão de esclarecimentos sobre as alterações

Sessão de esclarecimentos sobre as alterações Sessão de esclarecimentos sobre as alterações 2010-2011 Informação a Entregar/Indicar ao Árbitro antes do Início do Jogo Documentação Modelo 144 ou 144-A totalmente preenchido de acordo com o Comunicado

Leia mais

AS REGRAS DO NEYMAR JR S FIVE

AS REGRAS DO NEYMAR JR S FIVE REGRAS DO JOGO AS REGRAS DO NEYMAR JR S FIVE 1. "OUTPLAY THEM ALL" 2. O CAMPO DO JOGO 3. GOL 4. PLACAS 5. O NÚMERO DE JOGADORES 6. O EQUIPAMENTO DOS JOGADORES 7. A BOLA 8. O ÁRBITRO 9. A DURAÇÃO DA PARTIDA

Leia mais

4º CAMPEONATO MUNICIPAL DE MATRAQUILHOS REGRAS DE JOGO

4º CAMPEONATO MUNICIPAL DE MATRAQUILHOS REGRAS DE JOGO 4º CAMPEONATO MUNICIPAL DE MATRAQUILHOS REGRAS DE JOGO 1. O Jogo Os jogos serão disputados de acordo com as seguintes normas: 1.1 Vence um Jogo quem ganhar à melhor de três partidas; 1.2 Vence uma partida

Leia mais

Educação Física! Agrupamento de Escolas Martim de Freitas! Francisco Pinto

Educação Física! Agrupamento de Escolas Martim de Freitas! Francisco Pinto ì Educação Física! Agrupamento de Escolas Martim de Freitas! Francisco Pinto Caraterização! Futsal! Caraterização O Futsal é uma modalidade praticada por duas equipas, compostas cada uma por cinco elementos

Leia mais

PROJECTO NESTUM, RUGBY nas ESCOLAS TAG-RUGBY REGULAMENTO DOS TORNEIOS

PROJECTO NESTUM, RUGBY nas ESCOLAS TAG-RUGBY REGULAMENTO DOS TORNEIOS PROJECTO NESTUM, RUGBY nas ESCOLAS TAG-RUGBY REGULAMENTO DOS TORNEIOS 1. Organização dos Torneios 2. Leis de Jogo 3. Arbitragem 4. Deveres e Tarefas das Escolas 5. Anexos ÍNDICE 1. Organização dos Torneios

Leia mais

Leis do Jogo 2016/17 Resumo das Alterações às Leis para Jogadores, Treinadores e

Leis do Jogo 2016/17 Resumo das Alterações às Leis para Jogadores, Treinadores e Leis do Jogo 2016/17 Resumo das Alterações às Leis para Jogadores, Treinadores e Introdução A 130ª Assembleia Geral Anual do International FA Board (o IFAB) realizada em Cardiff a 5 de março de 2016 aprovou

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO

REGULAMENTO ESPECÍFICO REGULAMENTO ESPECÍFICO DAS MODALIDADES ESPORTIVAS INTERCLASSES E INTERESCOLAS REGULAMENTO ESPECÍFICO Segue o Regulamento com os ajustes realizados e informado previamente. Lembrando que todas as crianças

Leia mais

RESUMO DAS ALTERAÇÕES ÀS REGRAS OFICIAIS DE BASQUETEBOL FIBA 2010

RESUMO DAS ALTERAÇÕES ÀS REGRAS OFICIAIS DE BASQUETEBOL FIBA 2010 RESUMO DAS ALTERAÇÕES ÀS REGRAS OFICIAIS DE BASQUETEBOL FIBA 2010 Nota Introdutória Qualquer aspecto não mencionado neste documento e relacionado com os temas nele abordados, significa que não houve alteração

Leia mais

Liga CDLPC- Basquetebol - 5.º /6.º Anos

Liga CDLPC- Basquetebol - 5.º /6.º Anos Informações Gerais Os torneios disputar-se-ão em sistema de campeonato, ao longo do ano letivo. De acordo com o número de equipas participantes, poderá haver uma fase final em sistema de playoffs. A data

Leia mais