Computação Gráfica 3D Studio Max Prof.: Luiz Gonzaga Damasceno

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Computação Gráfica 3D Studio Max 2008.1 www.damasceno.info Prof.: Luiz Gonzaga Damasceno"

Transcrição

1 Trabalhando com arquivos do AutoCAD Agora que você tem um arquivo DWG representando a planta do apartamento, você pode importá-lo para o 3ds max e começar a construir o modelo 3D. 1. Abrir ou redefinir 3ds max. 2. Escolha File > Import. Na caixa Select File To Import selecione o arquivo a ser importado, após ter definido o campo Files Of Type como arquivo do AutoCAD (*. DWG, *. DXF). 3. Abra o arquivo CasaPopular1.dwg. Se a janela AutoCAD DWG/DXF Import Options é aberta, clique em OK para continuar. 4. No painel Geometry Options da janela AutoCAD DWG / DXF Import, ligue Rescale e defina Incoming File Units como Milimeters como unidade padrão para corresponder ao tamanho do desenho do AutoCAD. Nota: Este painel também controla quais os tipos de objetos que serão importados, e quando o arquivo AutoCAD possui luzes, pontos de vista e UCSs são convertidos para o 3ds max como luzes, câmeras ou grades. Mude para o separador Layers. Por padrão, a opção Skip All Frozen Layers está ativa, que permite que tudo seja importado, uma vez que apenas foi visto em AutoCAD. Se algumas camadas diferentes devem ser empregadas, a opção Select From List permite que você selecione as camadas de serem importados manualmente. Clique em OK. O arquivo é importado para 3ds max. Criando paredes:

2 Agora que a planta foi importada para 3ds max, você pode usá-lo como um modelo para criar um modelo 3D. Você vai iniciar este processo, acrescentando objetos paredes. No entanto, antes da adição das paredes você deveria rever a cena e anotar os diferentes tipos de paredes que você vai ter que construir. Você pode ver que há pelo menos três tipos diferentes de paredes utilizados na estrutura. Você tem paredes exteriores (A), paredes de peso médio (B), que separam os apartamentos, e as mais finas, paredes interiores (C), que separam os quartos em cada apartamento. Você vai começar esta seção com a criação de paredes do peso médio que estão destacadas na imagem seguinte. Elas correm ao longo da parte superior do desenho e envolvem para a esquerda inferior, desde que satisfaçam as paredes exteriores. Construindo muros de peso médio: 1. Continuar a partir do ponto anterior ou importar o arquivo DWG. 2. Clique no botão Snaps Toggle para ativá-lo e, em seguida, clique com o botão direito do mouse no mesmo botão. Clicando com o botão direito abre a caixa de configurações Grid And Snap Settings. 3. Sobre o painel Snaps, certifique-se que o único parâmetro snap que está definido é Endpoint. Feche a caixa de diálogo, clicando no botão X no canto superior direito. Sugestão: Definir as opções snap correctamente contribui consideravelmente no processo de construção de muros. Abra o menu Customize e escolha Units Setup. A caixa Units Setup é exibida.

3 No grupo Display Unit Scale, escolha US Standard, para definir as unidades Feet w/ Fractional Inches e, em seguida, clique em OK. No painel Create, abra a lista Geometry e escolha AEC Extended. Clique no botão Wall. Defina a Largura (Width) = 0,2, Altura (Height) = 3,0 e Justification (Justificação) para a direita (Right). Quando usar um desenho 2D como um modelo para a construção de um modelo 3D, você costuma definir a justificação para a esquerda ou direita, para que você possa rastrear a planta. A inserção mostra o endpoint snap cursor no primeiro ponto do muro. Salvar a cena como CasaPopular1.max.

4 Em seguida, você deve continuar a usar o comando para a construção de muros e paredes interiores. Construção das Paredes interiores: As paredes interiores são as mais finas dos três tipos de paredes que você precisa para criar. Clique novamente no botão e Wall e redefina a largura. Deixar o valor da Altura no mesmo e Justification em Right, por enquanto. A inserção mostra o cursor endpoint snap no primeiro ponto das paredes interiores. Continue criando paredes interiores até que você tenha preenchido o apartamento. Após criar todas as paredes interiores, salvar a cena. Ajustando as paredes: Você algumas vezes tem necessidade de ajustar um muro que você já construíu, ou para combinar todas as paredes que você criou em um único objeto. Esta seção do tutorial mostra como ajustar uma parede existente e como juntar todas as paredes para que elas sejam um único objeto. Selecione o muro ao longo da varanda e passe para o painel de modificação (Modify panel). Abra o objeto Wall na janela do modificador da pilha, destaque o nível Segment do subobjeto e, em seguida, selecione o segmento angular da parede onde a porta deve ser localizada. No Edit Segment, defina o valor de Largura (Width) para 3,0. A parede já está selecionada com Width = 3,0. Volte para o nível em Wall no modificador da pilha. Você não pode selecionar uma outra parede ou objeto que você construiu até o nível subobjeto.

5 Selecione a primeira parede que você criou, que separa este apartamento de um dos que lhe estão subjacentes. A parede é nomeada por Wall01. Dica: Você também pode selecionar a parede, pressionando a tecla H para abrir a caixa de diálogo Select Objects. Na janela Edit Object, clique em Attach Multiple. A caixa de diálogo Attach Multiple é exibida. Clique no botão All no canto inferior esquerdo do Menu Attach Multiple para destacar todos os objetos e, em seguida, clique no botão Attach. Criando AEC portas: AEC portas e janelas, quando devidamente criados, geram suas próprias aberturas nas paredes AEC, eliminando assim a necessidade de utilizar Boolean Subtraction ou não editar as paredes para aceitá-los. Para fazer isso corretamente, o Edge snap deve ser utilizada. Continue a utilizar o modelo a partir da secção anterior. Assegure que o botão Snaps Toggle ainda está ativo e, em seguida, clique com o botão direito do mouse para abrir a caixa de diálogo do Grid and Snap Settings. Vire a Edge/Segment, desligue todas as outras opções e, em seguida, feche a caixa de diálogo.

6 Selecione a parede objeto, Wall01, com o botão direito do mouse, escolha Properties a partir do menu. Em General panel desligue By Layer, no grupo Display Properties e, em seguida, desligue Backface Cull. Quando adicionamos uma porta, precisamos definir dois pontos para a largura da porta e um terceiro ponto para definir a profundidade, o que corresponde a espessura da parede. O Backface Cull permite que você veja o verso das bordas da parede para a fixação de profundidade. Clique em OK para fechar a janela Object Properties. Clique com o botão direito do mouse no nome da viewport Perspective e escolha Wireframe a partir do menu pop-up. Na barra de ferramentas Layers, abra a lista Layer e clique no símbolo do globo ocular para esconder a camada A-Wall.

7 Para que uma porta ou janela seja aberta numa parede corretamente, você deve selecionar as bordas da parede, e não as linhas do piso ou do plano. Temporariamente escondendo a camada A-Wall garanta que você selecionou somente arestas AEC Wall ao colocar portas ou janelas. Uma layer escondido mostra uma símbolo de máscara em vez de um olho. No painel Create, abra a lista Geometry e escolha Doors. Na janela Object Type, clique no botão Pivot. Posicione o cursor na base da parede interior perto da parede exterior, abrindo onde começa a porta. Com o snap Edge indicado, clique e arraste o cursor para o lado oposto da abertura da porta (para mais perto da lareira), então a liberte o mouse para definir a largura da porta. Mova o cursor sobre o interior de borda inferior da parede até o indicador da borda snap ficar visível. Clique para definir a profundidade da porta. Arraste o mouse para cima e, em seguida, clique para definir a altura da porta. Você pode verificar se uma porta ou janela foi inserida em uma parede corretamente se existem arestas adicionais na parede objeto. Na janela de Parameters, defina Altura (Height), largura (Width), e profundidade (Depth). Defina o valor de 30,0 graus para Open e selecione Flip Swing, assim a porta abre direção mostrada do desenho importado. Clique na swatch da cor do objeto da porta ao lado do nome para abrir a janela Object Color. Selecione uma nova cor para a porta para que ela não seja da mesma cor como as paredes. Clique com o botão direito do mouse para pôr termo à porta e, em seguida, clique no botão Quick Render para renderizar a cena.

8 Ajustando a porta: Abra o painel Modify enquanto a porta está selecionada. Altere a largura e a altura da porta. Clique no botão Quick Render novamente. A porta parece melhor. Role para a janela Leaf Parameters e mude o Stiles/Top Rail para 6, o # Panels Horizontal para 2, e o # Panels Vertical para 3. Clique no botão Quick Render novamente. A porta aparece mais detalhada. Criando AEC Windows: AEC Windows são criadas em grande parte do mesmo modo que as portas da AEC. Continue a utilizar o modelo a partir da secção anterior. Assegure que o Snap Toggle ainda está ativo e, em seguida, clique com o botão direito do mouse para abrir a janela Grid and Snap Settings. Certifique-se que Edge/Segment é o único ativo e, em seguida, feche a janela Grid and Snap Settings. Com o botão direito do mouse clique no nome da viewport Perspective, e escolha Wireframe a partir do menu pop-up. Se for necessário, utilizar Arc Rotate, Pan e Zoom para mostrar o exterior, ao longo das paredes laterais. Sobre o painel Create, abra a lista Geometry e escolha Windows. Escolha o tipo de janela. Crie uma única janela com largura e profundidade fixas, tal como indicado no modelo.

9 Utilizando os importados, azul da janela como um guia, coloque o cursor na base do muro ao lado da janela mais próxima do ângulo das paredes exteriores. Com o snap Edge indicado, clique e arraste o cursor para a direita (na direção do segundo quarto), então liberte o mouse para definir a largura da janela. Mova o cursor para fora de borda inferior da parede até a borda snap indicada ficar visível. Clique para definir a profundidade da janela. Arraste o mouse para cima e, em seguida, clique para definir a altura da janela. Na janela Parameters estabeleça valores para a Altura, a largura, e a profundidade. Clique na swatch da cor do objeto próximo ao nome da janela para abrir a janela Object Color. Selecione uma nova cor para a janela de modo que não seja a mesma como as paredes. Clique com o botão direito do mouse para pôr termo ao comando da janela e, em seguida, clique no botão Quick Render para renderizar a cena. Agora que você adicionou uma janela numa parede, você precisa fazer alguns ajustes finais. Ajustando a janela: A janela precisa de ajustar um pouco a sua posição e de adaptar algumas de suas características. Na barra de ferramentas principal, clique no botão Select and Move e, em seguida, clique com o botão direito do mouse para abrir a caixa de diálogo Move Transform Type-In. Faça as alterações necessárias para a janela e sua localização.

Computação Gráfica 3D Studio Max 2008.1 www.damasceno.info Prof.: Luiz Gonzaga Damasceno

Computação Gráfica 3D Studio Max 2008.1 www.damasceno.info Prof.: Luiz Gonzaga Damasceno Trabalhando com arquivos do AutoCAD Preparando desenhos para Importação do AutoCAD Nesta lição, você irá preparar desenhos 2D do AutoCAD, suprimindo objetos e congelamento camadas desnecessárias a fim

Leia mais

Técnica de preparação e modelagem voltado para maquete eletrônica

Técnica de preparação e modelagem voltado para maquete eletrônica Técnica de preparação e modelagem voltado para maquete eletrônica Leandro Oliveira Para criar uma maquete eletrônica, é sempre bom atentar para uma coisa muito importante: organização. Para modelar a maquete

Leia mais

13.2 Ajustes dos desenhos e montagem da prancha

13.2 Ajustes dos desenhos e montagem da prancha 13.2 Ajustes dos desenhos e montagem da prancha No Navegador vá em Seletor de Projetos, localizado no canto superior esquerdo. Selecione a opção Mostrar Organizador. No navegador da esquerda, selecione

Leia mais

Tutorial de AutoCAD 2000 para Windows módulo 3D. Modelando uma residência

Tutorial de AutoCAD 2000 para Windows módulo 3D. Modelando uma residência Curso de Arquitetura e Urbanismo - Disciplina d Informática Aplicada à where design connectsa Tutorial de AutoCAD 2000 para Windows módulo 3D Modelando uma residência Elaborado por: Ezequiel Mendonça Rezende

Leia mais

O que é Microsoft Excel? Microsoft Excel. Inicialização do Excel. Ambiente de trabalho

O que é Microsoft Excel? Microsoft Excel. Inicialização do Excel. Ambiente de trabalho O que é Microsoft Excel? Microsoft Excel O Microsoft Excel é um programa para manipulação de planilhas eletrônicas. Oito em cada dez pessoas utilizam o Microsoft Excel pra trabalhar com cálculos e sistemas

Leia mais

Tutorial Autodesk Inventor Sheet Metal

Tutorial Autodesk Inventor Sheet Metal Tutorial Autodesk Inventor Sheet Metal Flange transitada Esboço A operação Flange transitada proporciona uma forma de criar seções de transição no modelo. Elas podem ser a única operação (ou a operação

Leia mais

Guia de impressão. Carregamento de bandejas. Guia de impressão. 1 Remova totalmente a bandeja.

Guia de impressão. Carregamento de bandejas. Guia de impressão. 1 Remova totalmente a bandeja. Página 1 de 10 Guia de impressão Esta seção explica como carregar bandejas para 250 e 550 folhas e o alimentador de várias funções. Ela também inclui informações sobre orientação do papel, definição do

Leia mais

Curso Câmera Cotidianaa

Curso Câmera Cotidianaa Curso Câmera Cotidianaa TAREFA: Remix de vídeos do YouTube com o editor online do YouTube - Selecionar dois ou mais vídeos no YouTube para serem remixados num vídeo só. - Selecionar alguma trilha dentre

Leia mais

MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007

MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007 MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007 ÍNDICE CAPÍTULO 1 INICIANDO O EXCEL...7 CONHECENDO A TELA DO EXCEL...7 CAPÍTULO 2 PLANILHA...13 CÉLULAS...13 COMO SELECIONAR CÉLULAS...14 CAPÍTULO 3 INICIANDO A DIGITAÇÃO DE

Leia mais

Manual Notícias. Note que abriu uma nova tela que permite procurar a imagem desejada em seu computador.

Manual Notícias. Note que abriu uma nova tela que permite procurar a imagem desejada em seu computador. Manual Notícias 1 Primeiro passo, redimensionar a imagem da notícia usando o programa GIMP. Abra o programa de edição de imagem chamado GIMP em seu computador. Obs.: Caso seu computador não tenha o GIMP

Leia mais

Podemos também definir o conteúdo dos menus da página inicial. Clique em Menus, Main Menu.

Podemos também definir o conteúdo dos menus da página inicial. Clique em Menus, Main Menu. Podemos também definir o conteúdo dos menus da página inicial. Clique em Menus, Main Menu. Como padrão será mostrado o Menu Home. Ao clicar em Home, podemos definir como deverão ser mostrados os conteúdos

Leia mais

Modelando um Rinoceronte no Max

Modelando um Rinoceronte no Max tutorial por Fabio S. D'A. Forti Modelando um Rinoceronte no Max F ora o bom conhecimento técnico do software utilizado, o mais importante quando vamos modelar, texturizar ou animar alguma coisa que existe

Leia mais

Computação Gráfica 3D Studio Max Prof.: Luiz Gonzaga Damasceno

Computação Gráfica 3D Studio Max Prof.: Luiz Gonzaga Damasceno Criando o piso: A construção do piso e do teto será demonstrada com a utilização do modificador Extrude para criar objetos 3D rapidamente utilizando umas formas 2D como base. 1. Continue a utilizar o modelo

Leia mais

Utilizaremos o caminho File > File Link Manager (Figura 02) para referenciar o arquivo DWG no 3ds max 8.

Utilizaremos o caminho File > File Link Manager (Figura 02) para referenciar o arquivo DWG no 3ds max 8. 8.2 Importação de um arquivo DWG utilizando o caminho File > File Link Manager Neste tutorial não iremos abordar a modelagem no 3ds max, vamos utilizar um modelo desenvolvido de extensão Maquete Eletrônica.dwg,

Leia mais

RECTIFICAÇÃO DE IMAGENS

RECTIFICAÇÃO DE IMAGENS RECTIFICAÇÃO DE IMAGENS OBJECTIVO: Partindo da imagem da esquerda, pretende-se obter a imagem da direita inserida num ficheiro CAD. A imagem da direita apresenta o efeito da perspectiva removido para o

Leia mais

Modelagem features básicas sólidos extrudados (protusões e cortes) _WF_3

Modelagem features básicas sólidos extrudados (protusões e cortes) _WF_3 AULA_03 Modelagem features básicas sólidos extrudados (protusões e cortes) _WF_3 1 Iniciar o ProE e selecionar o diretório de trabalho com (Set Working Directory). Neste exemplo o diretório selecionado

Leia mais

8 Maquete eletrônica. Importando um arquivo do tipo DWG. Neste tutorial apresentaremos os procedimentos para a renderização de maquetes eletrônicas.

8 Maquete eletrônica. Importando um arquivo do tipo DWG. Neste tutorial apresentaremos os procedimentos para a renderização de maquetes eletrônicas. 8 Maquete eletrônica. Importando um arquivo do tipo DWG. Neste tutorial apresentaremos os procedimentos para a renderização de maquetes eletrônicas. Embora normalmente você queira usar a opção File > File

Leia mais

MODELAR UM OBJECTO COM RASTO ATRAVÉS DO SWIFT 3D

MODELAR UM OBJECTO COM RASTO ATRAVÉS DO SWIFT 3D MODELAR UM OBJECTO COM RASTO ATRAVÉS DO SWIFT 3D Introdução Com este tutorial vamos criar um objecto 3D animado a partir do Swift 3D e acrescentar-lhe um rasto no Flash 5. Para simular a animação de um

Leia mais

APOSTILA DE INFORMÁTICA - PAINT

APOSTILA DE INFORMÁTICA - PAINT APOSTILA DE INFORMÁTICA - PAINT Profa Responsável Fabiana P. Masson Caravieri Colaboração das monitoras: Cindy Berti e Laysla Araujo Giovanini SUMÁRIO 1. SOBRE O PAINT... 3 2. USANDO O PAINT... 3 2.1.

Leia mais

LAYOUTS PARA PLOTAGEM

LAYOUTS PARA PLOTAGEM UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA LAYOUTS PARA PLOTAGEM Professor: João Carmo Introdução Como se sabe o AutoCAD possui dois modos de apresentação

Leia mais

Formatar parágrafos no Word 2007/2010

Formatar parágrafos no Word 2007/2010 Formatar parágrafos no Word 2007/2010 Na aba Início em parágrafo contém um grupo de atalhos da configuração dos parágrafos, mas se precisar de algo mais avançado, como escolher as configurações de forma

Leia mais

COMPUTAÇÃO GRÁFICA II E III PROMOB. Construção de piso e teto, inserção de portas e janelas, iniciação à inserção de módulos.

COMPUTAÇÃO GRÁFICA II E III PROMOB. Construção de piso e teto, inserção de portas e janelas, iniciação à inserção de módulos. COMPUTAÇÃO GRÁFICA II E III PROMOB Construção de piso e teto, inserção de portas e janelas, iniciação à inserção de módulos. Construção e edição de piso e teto Criando o piso: Através do menu editar ->

Leia mais

11- Modelagem Poligonal 03 - Extrusão. Prof. Neil Armstrong

11- Modelagem Poligonal 03 - Extrusão. Prof. Neil Armstrong 11- Modelagem Poligonal 03 - Extrusão 1 2 Uma ferramenta básica, mas bastante poderosa é a extrusão. Consiste em formar mais malha e modificar o volume das malhas, criando mais elementos, mas deixando

Leia mais

Explorar Restrições Esboço

Explorar Restrições Esboço Explorar Restrições Esboço Explorar o impacto das restrições geométricas e dimensionais em um simples esboço. Compreender os limites esboço para trabalhar eficazmente com o Autodesk Inventor. Objetivos

Leia mais

Tutorial. Georreferenciamento de Imagens. Autores: Rafael Bellucci Moretti, Vitor Pires Vencovsky

Tutorial. Georreferenciamento de Imagens. Autores: Rafael Bellucci Moretti, Vitor Pires Vencovsky www.gismaps.com.br Tutorial Georreferenciamento de Imagens Autores: Rafael Bellucci Moretti, Vitor Pires Vencovsky 1. Introdução O tutorial tem como objetivo fornecer informações básicas para georreferenciar

Leia mais

Ferramentas para edição

Ferramentas para edição Ferramentas para edição Edge Fillet (Arredondamento) 1. Selecione o ícone Edge fillet 2. Defina o raio no campo Radius e selecione as bordas do sólido que será aplicado o arredondamento. Para aplicar em

Leia mais

Georreferenciamento no Spring

Georreferenciamento no Spring UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE CARTOGRAFIA Laboratório de Geoprocessamento Grazielle Anjos Carvalho Beatriz Trindade Laender Belo Horizonte, 2007 O download

Leia mais

FUNDAMENTOS DE WINDOWS INFORMÁTICA / IFRN/PRONATEC 1. O Windows

FUNDAMENTOS DE WINDOWS INFORMÁTICA / IFRN/PRONATEC 1. O Windows Disciplina de Informática Fundamentos de Windows FUNDAMENTOS DE WINDOWS INFORMÁTICA / IFRN/PRONATEC 1 O Windows Mais do que um simples pano de fundo, a Área de Trabalho (desktop, em inglês) é um elemento

Leia mais

BIZAGI PROCESS MODELER - TUTORIAL INSTALAÇÃO E PRIMEIRO ACESSO

BIZAGI PROCESS MODELER - TUTORIAL INSTALAÇÃO E PRIMEIRO ACESSO BIZAGI PROCESS MODELER - TUTORIAL INSTALAÇÃO E PRIMEIRO ACESSO A instalação do aplicativo deve ser solicitada via Central de Serviços de TI (tel. 2107-8666). Após a instalação um ícone do Bizagi ficará

Leia mais

Criar Templates, filtros e configurações visuais específicas no Revit MEP

Criar Templates, filtros e configurações visuais específicas no Revit MEP Criar Templates, filtros e configurações visuais específicas no Revit MEP Marcos Luiz Del Carlo MHA Engengaria (Guilherme Brito Neves) Criar um arquivo template entendendo o conceito de famílias de sistemas

Leia mais

AUTOENGE - Aenge Comercio Ltda

AUTOENGE - Aenge Comercio Ltda Primeiramente o senhor abre o autopower e insere uma tomada, depois digite list na linha de comando selecione esta tomada e aperte enter, Aparecerá a tela acima, confira o nome da tomada, no caso a parte

Leia mais

GUIA BÁSICO CROQUI DIASI

GUIA BÁSICO CROQUI DIASI GUIA BÁSICO CROQUI DIASI Versão 1.0 1 APRESENTAÇÃO DA INTERFACE GRÁFICA Painel de Desenho: área na qual os elementos serão desenhados. Barra de Ferramentas Inferior: composta de três barras: Primeira:

Leia mais

Tutorial. Georreferenciamento de Imagens. versão 1.0-23/08/2008. Autores: Rafael Bellucci Moretti, Vitor Pires Vencovsky

Tutorial. Georreferenciamento de Imagens. versão 1.0-23/08/2008. Autores: Rafael Bellucci Moretti, Vitor Pires Vencovsky Tutorial Georreferenciamento de Imagens versão 1.0-23/08/2008 Autores: Rafael Bellucci Moretti, Vitor Pires Vencovsky 1. Introdução O tutorial tem como objetivo fornecer informações básicas para georreferenciar

Leia mais

Microsoft Excel Ficha prática n. 1

Microsoft Excel Ficha prática n. 1 1. Inicie o Microsoft Excel e selecione um livro em branco. Procure pelo programa de Excel no computador e selecione-o: Escolha o livro: 2. Grave o livro que vai trabalhar com o nome Ficha1. Menu FICHEIRO

Leia mais

INSTALAÇÃO DE CERTIFICADO SERVIDOR WEB MICROSOFT IIS 5.x

INSTALAÇÃO DE CERTIFICADO SERVIDOR WEB MICROSOFT IIS 5.x INSTALAÇÃO DE CERTIFICADO SERVIDOR WEB MICROSOFT IIS 5.x Para confecção desse manual, foi usado o Sistema Operacional Windows XP Professional com SP2, Servidor Web Microsoft IIS 5.1 e Internet Explorer

Leia mais

Computação Gráfica 3D Studio Max 2008.1 www.damasceno.info Prof.: Luiz Gonzaga Damasceno

Computação Gráfica 3D Studio Max 2008.1 www.damasceno.info Prof.: Luiz Gonzaga Damasceno 2.1 Primitivas básicas. Criando objetos primitivos. Modify 3D Standard Primitives são objetos 3D relativamente simples tais como Box, Sphere, Cylinder, bem como Torus, Plane, Cone, GeoSphere, Tube, Teapot,

Leia mais

Associação de dados cartográficos e alfanuméricos no TerraView

Associação de dados cartográficos e alfanuméricos no TerraView UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE CARTOGRAFIA Laboratório de Geoprocessamento Associação de dados cartográficos e alfanuméricos no TerraView Grazielle Anjos

Leia mais

Fundamentos de Informática. Tiago Alves de Oliveira

Fundamentos de Informática. Tiago Alves de Oliveira Fundamentos de Informática Tiago Alves de Oliveira Seleção, Cópia e Movimentação de Texto Seleção Como selecionar o texto? Copiar o texto Seleção, Cópia e Movimentação de Texto Copiar o texto Movimentar

Leia mais

Guia de Atualização. RIP 4.6 v2 para Grandes Formatos em Cores. Grandes Formatos em Cores Xerox RIP 4.6 v2. Guia de Atualização

Guia de Atualização. RIP 4.6 v2 para Grandes Formatos em Cores. Grandes Formatos em Cores Xerox RIP 4.6 v2. Guia de Atualização Guia de Atualização RIP 4.6 v2 para Grandes Formatos em Cores Grandes Formatos em Cores Xerox RIP 4.6 v2 Guia de Atualização Índice Introdução... 1 Atualização do software... 1 Exportação de Perfis de

Leia mais

Passos. Capturar a Tela no Windows (Screenshot) Tutorial retirado do site: WikHow.

Passos. Capturar a Tela no Windows (Screenshot) Tutorial retirado do site: WikHow. Tutorial retirado do site: WikHow. Quando você se depara com vários problemas em um programa do Windows, é muito útil e prático mostrar os erros que você está recebendo da outra pessoa. Felizmente isso

Leia mais

Utilizando a guia Inserir

Utilizando a guia Inserir Utilizando a guia Inserir Inserir um clip-art... 2 Inserir uma imagem a partir de um arquivo... 3 Inserir uma imagem a partir de uma página da Web... 3 Formatando uma imagem ou clip-art... 4 Posicionar

Leia mais

Aula Número 03. Sumário

Aula Número 03. Sumário Aula Número 03 Sumário Formatando Dados Automaticamente... 33 Fim da Aula número 03... 40 Aníbal Vieira Goiânia - 2011 MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 03 Formatando Seus Dados Quando você trabalha numa planilha

Leia mais

Astra LX Computadores e Impressoras Guia para o processo de Configuração de Computadores e Impressoras conectadas ao Programa AstraLX.

Astra LX Computadores e Impressoras Guia para o processo de Configuração de Computadores e Impressoras conectadas ao Programa AstraLX. 2011 www.astralab.com.br Astra LX Computadores e Impressoras Guia para o processo de Configuração de Computadores e Impressoras conectadas ao Programa AstraLX. Equipe Documentação Astra AstraLab 17/08/2011

Leia mais

Inserindo o SIM card no modem D-Link DWM-156

Inserindo o SIM card no modem D-Link DWM-156 Inserindo o SIM card no modem D-Link DWM-156 1- Abra a tampa lateral do dispositivo pressionando-a levemente e deslizando para o lado, conforme ilustração abaixo: 2- Após remover a tampa lateral, insira

Leia mais

VPN do TCE para WINDOWS 1. Instalação. 3. Na janela Choose Setup Type, clique no botão VPN Only e então clique em Next.

VPN do TCE para WINDOWS 1. Instalação. 3. Na janela Choose Setup Type, clique no botão VPN Only e então clique em Next. VPN do TCE para WINDOWS 1 Instalação 3. Na janela Choose Setup Type, clique no botão VPN Only e então clique em Next. 1. Baixe em seu computador a versão do programa compatível com o sistema operacional

Leia mais

SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 9 GERANDO VISTAS A PARTIR DE UM MODELO 3D. Aqui isso será feito com o corpo da Biela que você desenhou no tutorial 6.

SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 9 GERANDO VISTAS A PARTIR DE UM MODELO 3D. Aqui isso será feito com o corpo da Biela que você desenhou no tutorial 6. SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 9 GERANDO VISTAS A PARTIR DE UM MODELO 3D Seguindo este tutorial você estará apto a gerar vistas a partir de elementos 3D. O Solid Edge permite que sejam geradas vistas de modelos

Leia mais

sumário CAPÍTULO 01 CAPÍTULO 02 CAPÍTULO 03 CAPÍTULO 04 CAPÍTULO 05 CAPÍTULO 06 CONHECENDO CORELDRAW X7...15 régua, linhas-guia e grade...

sumário CAPÍTULO 01 CAPÍTULO 02 CAPÍTULO 03 CAPÍTULO 04 CAPÍTULO 05 CAPÍTULO 06 CONHECENDO CORELDRAW X7...15 régua, linhas-guia e grade... Graphics Suite INTRODUÇÃO O CorelDraw X7 é um programa desenvolvido originalmente para a criação de desenhos vetoriais, que proporciona aos designers uma experiência de trabalho agradável. O programa foi

Leia mais

Fazer cópias. Cópias rápidas... 2. Exemplos de trabalhos típicos... 3. Ajuste a qualidade das cópias... 7. Fazer cópias.

Fazer cópias. Cópias rápidas... 2. Exemplos de trabalhos típicos... 3. Ajuste a qualidade das cópias... 7. Fazer cópias. 1 Cópias rápidas.................................. 2 Exemplos de trabalhos típicos..................... 3 Trabalho 1: página única............................ 3 Trabalho 2: conteúdo misto..........................

Leia mais

Microsoft Excel Ficha prática n. 8

Microsoft Excel Ficha prática n. 8 1. Inicie o Microsoft Excel e abra o livro apoio_ficha8.xlsx. 2. Grave o livro com o nome Ficha8. 3. Crie uma macro, usando o gravador de macros, que formate a vermelho as notas finais negativas duma pauta

Leia mais

AULA 3 Trabalhando com apresentações do Microsoft PowerPoint

AULA 3 Trabalhando com apresentações do Microsoft PowerPoint AULA 3 Trabalhando com apresentações do Microsoft PowerPoint Olá caro estudante! Nessa aula estudaremos os aspectos relacionados a apresentações do Microsoft PowerPoint. Esse item é muito importante e

Leia mais

Aula Extra. Depurador Code::Blocks. Monitoria de Introdução à Programação

Aula Extra. Depurador Code::Blocks. Monitoria de Introdução à Programação Aula Extra Depurador Code::Blocks Monitoria de Introdução à Programação Depurador - Definição Um depurador (em inglês: debugger) é um programa de computador usado para testar outros programas e fazer sua

Leia mais

CRIE UMA BANCADA EM 3D E ATRIBUA MATERIAIS

CRIE UMA BANCADA EM 3D E ATRIBUA MATERIAIS CRIE UMA BANCADA EM 3D E ATRIBUA MATERIAIS Saiba como modelar a peça passo-a-passo (por Paulo Malheiros) 0 modelo escolhido para esta edição foi uma bancada de banheiro. O modelamento é bastante simples,

Leia mais

Manual básico de criação de site responsivo com Dreamweaver CC2014

Manual básico de criação de site responsivo com Dreamweaver CC2014 Manual básico de criação de site responsivo com Dreamweaver CC2014 1. O Dreamweaver exige inicialmente uma configuração de pasta padrão, isso faz com que ao final da implementação do projeto ele resolva

Leia mais

O QUE É O CALC PLANILHAS ELETRÔNICAS O Calc é um programa que trabalha com planilhas.

O QUE É O CALC PLANILHAS ELETRÔNICAS O Calc é um programa que trabalha com planilhas. O QUE É O CALC PLANILHAS ELETRÔNICAS O Calc é um programa que trabalha com planilhas. INICIANDO Vamos iniciar o BrOffice.org Planilha utilizando o caminho: Aplicações/ Escritório/ Planilhas (oocalc). A

Leia mais

1. Primeiramente selecione a ferramenta Line, ou linha, dando um clique sobre ela.

1. Primeiramente selecione a ferramenta Line, ou linha, dando um clique sobre ela. Desenhando um avião no Flash por Alex Falcão Introdução. 1. Primeiramente selecione a ferramenta Line, ou linha, dando um clique sobre ela. 2. Depois defina as propriedades clicando em Stroke no painel

Leia mais

APOSTILA DE COMANDOS BÁSICOS

APOSTILA DE COMANDOS BÁSICOS 1. Desenhando com a Barra - DRAW 1.1. LINE - LINHAS - Indique um ponto para iniciar sua linha (clique). - Indique o ponto final - a tecla força a linhas ortogonais, neste momento podese colocar as

Leia mais

Criando um Site. Por: João Paulo Almeida

Criando um Site. Por: João Paulo Almeida Por: João Paulo Almeida Criando um Site Essa foi a parte do curso que eu mais gostei, quando realizei meu primeiro site. Vamos precisar de 3 ferramentas para colocar nosso site em pleno funcionamento.

Leia mais

Eduardo Seincman Painel de Controle

Eduardo Seincman Painel de Controle Eduardo Seincman Painel de Controle 1. Login http://alanives.com/es/wp-admin Login eseincman Senha *yep%#(oe44trh9tde 2. Novidades Para adicionar novos itens à seção Novidades, após efetuar o Login no

Leia mais

FOLHA DE CÁLCULO ELABORAÇÃO DE GRÁFICOS

FOLHA DE CÁLCULO ELABORAÇÃO DE GRÁFICOS ELABORAÇÃO DE GRÁFICOS Elaboração de gráficos Os gráficos são visualmente atraentes e constituem uma fantástica ajuda para a apresentação e interpretação de dados armazenados numa folha de cálculo. Numa

Leia mais

Minicurso de FTOOL. Lívia Braga Sydrião de Alencar

Minicurso de FTOOL. Lívia Braga Sydrião de Alencar Minicurso de FTOOL Lívia Braga Sydrião de Alencar 1 Sumário 1 INTRODUÇÃO... 3 2 MANIPULAÇÃO DE ARQUIVOS... 3 3 CRIAÇÃO E MANIPULAÇÃO DA ESTRUTURA... 4 3.1 Menu de Edição... 4 3.1.1. Modo Seleção... 4 3.1.2.

Leia mais

Criar e formatar relatórios

Criar e formatar relatórios Treinamento Criar e formatar relatórios EXERCÍCIO 1: CRIAR UM RELATÓRIO COM A FERRAMENTA RELATÓRIO Ao ser executada, a ferramenta Relatório usa automaticamente todos os campos da fonte de dados. Além disso,

Leia mais

Certificado Servidor Web Importação por Microsoft IIS

Certificado Servidor Web Importação por Microsoft IIS Certificado Servidor Web Importação por Microsoft IIS Proibida a reprodução total ou parcial. Todos os direitos reservados 1 Sumário Introdução... 3 Importação do Certificado Digital... 4 Proibida a reprodução

Leia mais

Veja como assistir filme comum 2D em 3D no Stereoscopic Player (Filmes 2D que não foi filmado em 3D, filmes normais).

Veja como assistir filme comum 2D em 3D no Stereoscopic Player (Filmes 2D que não foi filmado em 3D, filmes normais). Veja como assistir filme comum 2D em 3D no Stereoscopic Player (Filmes 2D que não foi filmado em 3D, filmes normais). Procedimento abaixo é para óculos 3D Anaglífico Red (Vermelho) - Cyan (Azul). Não serve

Leia mais

CRIANDO UM MODELO ESTRUTURAL EM REVIT STRUCTURE

CRIANDO UM MODELO ESTRUTURAL EM REVIT STRUCTURE CIV 2155 BIM: Novas Tecnologias e Metodologias na Engenharia ARQ2203 Projetos Integrados em Arquitetura, Engenharia e Construção 2º Semestre de 2013 - Profa. Elisa Sotelino REVIT STRUCTURE 2013 COMO FAZER

Leia mais

Manual do Usuário. Quiz Online

Manual do Usuário. Quiz Online Manual do Usuário Quiz Online Versão 1.0.1 Copyright 2013 BroadNeeds Rev. 2014-06-20 Página 1 de 17 1 - INTRODUÇÃO... 3 1.1 REQUISITOS... 3 2 - CRIANDO O QUIZ ATRAVÉS DA PLATAFORMA NUCLEOMEDIA... 4 2.1

Leia mais

Usando o painel do operador

Usando o painel do operador Esta seção contém informações sobre o painel do operador, sobre a alteração das definições da impressora e sobre os menus do painel do operador. 1 É possível mudar a maioria das definições da impressora

Leia mais

Eduardo B. Júnior Autodesk Instructor CAD e 3Ds Max Specialist. Ricardo Casarino Autodesk Developer Autodesk Instructor Awards 2006

Eduardo B. Júnior Autodesk Instructor CAD e 3Ds Max Specialist. Ricardo Casarino Autodesk Developer Autodesk Instructor Awards 2006 Eduardo B. Júnior Autodesk Instructor CAD e 3Ds Max Specialist. ebjunior@3darts.com Ricardo Casarino Autodesk Developer Autodesk Instructor Awards 2006 Ricardo_Casarino@hotmail.com Impressão Escala Em

Leia mais

Exercício 2 - modelagem básica de peça.

Exercício 2 - modelagem básica de peça. Exercício 2 - modelagem básica de peça. Abra um arquivo novo, escolha o template de peça. Por padrão, o template já esta em milímetros. Escolha o plano superior como mostrado na imagem abaixo: Agora na

Leia mais

Com uma melhoria no visual o sistema conta com novidades e alguns aprimoramentos nos recursos já existentes.

Com uma melhoria no visual o sistema conta com novidades e alguns aprimoramentos nos recursos já existentes. O Microsoft Windows XP traz maior estabilidade e segurança com um sistema operacional que aposentarde vez o velho MS-DOS. Esta nova versão herda do Windows NT algumas qualidades que fazem do XP a melhor

Leia mais

Tecnologias no Ensino de Matemática

Tecnologias no Ensino de Matemática Tecnologias no Ensino de Matemática Profa. Andréa Cardoso ROTEIRO DA ATIVIDADE PRÁTICA 2 Data da realização: 10 de março de 2015 Objetivo da atividade: Explorar funcionalidades do GeoGebra. ATIVIDADE 01:

Leia mais

Vetorização de arquivos georreferenciados em ArcGIS

Vetorização de arquivos georreferenciados em ArcGIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE CARTOGRAFIA Laboratório de Geoprocessamento Vetorização de arquivos georreferenciados em ArcGIS Grazielle Anjos Carvalho Paulo

Leia mais

Antes de começar a usar o Activstudio é importante saber como funciona a Activpen.

Antes de começar a usar o Activstudio é importante saber como funciona a Activpen. Antes de começar a usar o Activstudio é importante saber como funciona a Activpen. Activpen é um dispositivo que permite a interação do usuário com a Activboard ou com o Activslate. O melhor é pensar na

Leia mais

menu Arquivo e clique em salvar. Em seguida, será exibida uma caixa de diálogo Salvar como. No lado esquerdo, abaixo da caixa de diálogo, encontra-se

menu Arquivo e clique em salvar. Em seguida, será exibida uma caixa de diálogo Salvar como. No lado esquerdo, abaixo da caixa de diálogo, encontra-se Photoshop 6 e 7 Para se utilizar o Photoshop temos que saber primeiramente os conteúdos a serem abordados dentro desse programa, pois assim, seu entendimento para a sua execução será melhor aproveitado.

Leia mais

Referência da Tarefa de Comunicação do Sametime

Referência da Tarefa de Comunicação do Sametime Referência da Tarefa de Comunicação do Sametime ii Referência da Tarefa de Comunicação do Sametime Índice Referência da Tarefa de Comunicação do Sametime............ 1 iii iv Referência da Tarefa de Comunicação

Leia mais

Unidade: Ferramentas de configuração Tópico: Tabelas e campos definidos pelo usuário

Unidade: Ferramentas de configuração Tópico: Tabelas e campos definidos pelo usuário Soluções Unidade: Ferramentas de configuração Tópico: Tabelas e campos definidos pelo usuário 1-1 Adicionar um campo definido pelo usuário com uma lista de valores O cliente quer adicionar um novo campo

Leia mais

Criando Maquetes Eletrônicas com 3ds Max Design 2012 e Integração com Vue xstream. Edisio Rangel dos Santos

Criando Maquetes Eletrônicas com 3ds Max Design 2012 e Integração com Vue xstream. Edisio Rangel dos Santos Criando Maquetes Eletrônicas com 3ds Max Design 2012 e Integração com Vue xstream Edisio Rangel dos Santos Prefácio O autor deste livro é, acima de tudo, um artista escultor com talento e de vídeos. -

Leia mais

TUTORIAL DE ATUALIZAÇÃO PARA

TUTORIAL DE ATUALIZAÇÃO PARA Windows 10 Material elaborado em 05/01/2016 Sumário TUTORIAL DE ATUALIZAÇÃO PARA Windows 10... 1 Antes de iniciar... 1 Windows 10 Ferramenta Get Windows 10... 4 Windows 10 Ferramenta Criação de Mídia...

Leia mais

Modem e rede local Guia do usuário

Modem e rede local Guia do usuário Modem e rede local Guia do usuário Copyright 2008 Hewlett-Packard Development Company, L.P. As informações contidas neste documento estão sujeitas a alterações sem aviso. As únicas garantias para produtos

Leia mais

Exemplo 1: Identificar um Elemento no Visualizador 3D. Bruno Andrade. Palavras-chave: (V17, Visualizador, 3D, Verificação)

Exemplo 1: Identificar um Elemento no Visualizador 3D. Bruno Andrade. Palavras-chave: (V17, Visualizador, 3D, Verificação) Bruno Andrade Palavras-chave: (V17, Visualizador, 3D, Verificação) O Visualizador 3D contém um grande conjunto de ferramentas que podem auxilia-lo nas edições finais do seu projeto, onde é possível fazer

Leia mais

Computação Gráfica 3D Studio Max 2008.1 www.damasceno.info Prof.: Luiz Gonzaga Damasceno

Computação Gráfica 3D Studio Max 2008.1 www.damasceno.info Prof.: Luiz Gonzaga Damasceno 1 - Introdução ao 3D Studio. Conhecendo a interface do programa. O 3D Studio Max é um aplicativo que nos permite trabalhar com modelagem, texturização, materiais, iluminação e animações tridimensionais.

Leia mais

Tutorial para atualização de conteúdo do Portal

Tutorial para atualização de conteúdo do Portal Tutorial para atualização de conteúdo do Portal ATUALIZAÇÃO de TEXTOS Tutorial O presente documento tem como objetivo orientar sobre os procedimentos para atualização dos textos do portal. Havendo dúvidas

Leia mais

Sistema de. alternância de Menus.

Sistema de. alternância de Menus. TUTORIAL MAYA 2013 Disciplina: Modelagem Digital 3D Professor: Adolfo Shedler Bittencourt Tutorial elaborado por Míria Santanna dos Santos Versão recomendada MAYA 2013. Sistema de Alternância de Menus

Leia mais

Prof.ª: Dr. Maria Lúcia Pozzatti Flôres Organização: Gilberto Raitz Junior

Prof.ª: Dr. Maria Lúcia Pozzatti Flôres Organização: Gilberto Raitz Junior Prof.ª: Dr. Maria Lúcia Pozzatti Flôres Organização: Gilberto Raitz Junior O Excel é um programa que nos permite criar planilhas inteligentes. Ele reconhece as informações digitadas e com elas realiza

Leia mais

Composição do Layout no MicroStation

Composição do Layout no MicroStation UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE CARTOGRAFIA Laboratório de Geoprocessamento Composição do Layout no MicroStation Grazielle Anjos Carvalho Belo Horizonte, 2007

Leia mais

Procedimentos para realização de backup

Procedimentos para realização de backup Procedimentos para realização de backup Este guia objetiva orientar o usuário sobre como proceder com a cópia dos arquivos considerados importantes e que estão gravados no(s) disco(s) rígido(s) de sua

Leia mais

Procedimento para Restaurar Sistema operacional no VPU desde Acronis.

Procedimento para Restaurar Sistema operacional no VPU desde Acronis. Procedimento para Restaurar Sistema operacional no VPU desde Acronis. Operating Manual MA VPU V 7.81_1 2.4.2 Iniciar Acronis nos VPUs com números de série até # 86 VPUs com números de série abaixo de 86

Leia mais

GERAÇÃO DE CURVAS DE NÍVEL

GERAÇÃO DE CURVAS DE NÍVEL GUIA PRÁTICO DataGeosis Versão 2.3 GERAÇÃO DE CURVAS DE NÍVEL Paulo Augusto Ferreira Borges Engenheiro Agrimensor Treinamento e Suporte Técnico 1. INTRODUÇÃO O DataGeosis permite o cálculo das curvas de

Leia mais

1ª OFICINA CO-LABORATIVA DO SISTEMA CICLOVIÁRIO

1ª OFICINA CO-LABORATIVA DO SISTEMA CICLOVIÁRIO de Mobilidade 1ª OFICINA CO-LABORATIVA DO SISTEMA CICLOVIÁRIO TUTORIAL APLICATIVOS MAIO. 2015 ORIENTAÇÕES GERAIS Prezado ciclista, Os aplicativos apresentados a seguir são sugestões daqueles mais usados

Leia mais

Georreferenciamento (registro) de imagens no QGIS *

Georreferenciamento (registro) de imagens no QGIS * Georreferenciamento (registro) de imagens no QGIS * 1. Introdução Registro é uma transformação geométrica que relaciona as coordenadas da imagem (linha e coluna) com as coordenadas geográficas (latitude

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO - SEED NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE IVAIPORÃ COORDENAÇÃO REGIONAL DE TECNOLGIA EDUCACIONAL TV MULTIMÍDIA

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO - SEED NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE IVAIPORÃ COORDENAÇÃO REGIONAL DE TECNOLGIA EDUCACIONAL TV MULTIMÍDIA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO - SEED NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE IVAIPORÃ COORDENAÇÃO REGIONAL DE TECNOLGIA EDUCACIONAL TV MULTIMÍDIA 1 INSERINDO RECURSOS SOBRE A SUA IMAGEM SALVA 1. Clique em Aplicações

Leia mais

Apostila Impress 01. Partes da Janela Principal do Impress

Apostila Impress 01. Partes da Janela Principal do Impress 1 Apostila Impress 01 Partes da Janela Principal do Impress A janela principal do Impress tem três partes: - o Painel de Slides; - Área de Trabalho; - e Painel de Tarefas. Adicionalmente, diversas barras

Leia mais

BROFFICE.ORG IMPRESS

BROFFICE.ORG IMPRESS BROFFICE.ORG IMPRESS O Impress é um dos aplicativos do pacote openoffice.org que permite a criação e exibição de apresentações, cujo objetivo é informar sobre um determinado tema, serviço ou produto, possibilitando

Leia mais

Tutorial de Acesso as Imagens via QGIS 2.12

Tutorial de Acesso as Imagens via QGIS 2.12 Tutorial de Acesso as Imagens via QGIS 2.12 Paulo Rafael Alves Goiânia, 2016 Acesso ao Conjunto de Imagens Landsat de 1989 a 2014 via WMS (Web Map Service) no QGIS 2.12 Inicie o programa através do ícone

Leia mais

KODAK PROFISSIONAL Câmera Digital DCS Pro SLR/c Guia do usuário - Seção de Otimização da Lente

KODAK PROFISSIONAL Câmera Digital DCS Pro SLR/c Guia do usuário - Seção de Otimização da Lente KODAK PROFISSIONAL Câmera Digital DCS Pro SLR/c Guia do usuário - Seção de Otimização da Lente P/N 4J1534_pt-br Índice Otimização de lentes Visão Geral...5-31 Selecionando o Método de Otimização de Lentes...5-32

Leia mais

CRIANDO MAPAS TEMÁTICOS COM SETORES CENSITÁRIOS DE SÃO PAULO

CRIANDO MAPAS TEMÁTICOS COM SETORES CENSITÁRIOS DE SÃO PAULO CRIANDO MAPAS TEMÁTICOS COM SETORES CENSITÁRIOS DE SÃO PAULO 1. Unificar as informações de interesse em uma única planilha Neste exemplo, temos os seguintes dados da Capital de São Paulo: Coluna A Código

Leia mais

Xerox WorkCentre 5735/5740/5745/ 5755/5765/5775/5790 Como fazer uma cópia. Preparação. Digitalizar. Mais informações

Xerox WorkCentre 5735/5740/5745/ 5755/5765/5775/5790 Como fazer uma cópia. Preparação. Digitalizar. Mais informações ." Xerox WorkCentre /0// Como fazer uma cópia. Coloque os documentos originais com a face para cima na bandeja. Pressione o botão Limpar tudo (C) para cancelar todas as seleções 88 ##. Pressione o botão

Leia mais

Tutorial Global Mapper. Modelagem Digital de Terreno

Tutorial Global Mapper. Modelagem Digital de Terreno Tutorial Global Mapper Modelagem Digital de Terreno P.Temba 2013 1 Curso de Especialização em Geoprocessamento Traçar curvas de nível e grade regular Ativar o Open Data File(s) 2 Curso de Especialização

Leia mais

Tutorial de orientação para o processo de rematrícula Newton

Tutorial de orientação para o processo de rematrícula Newton Tutorial de orientação para o processo de rematrícula Newton Para iniciar o processo de rematrícula, clique na opção Matricula on-line do sistema acadêmico. Na janela do contexto educacional, conforme

Leia mais

SUMÁRIO. Excel

SUMÁRIO. Excel SUMÁRIO CAPÍTULO 1... Iniciando o Excel 2013... 11 Conhecendo a Tela Do Excel...12 Planilha...15 Controlando a Altura da Linha...16 Controlando a Largura da Coluna...18 Abrindo uma Planilha...21 Novo documento...23

Leia mais

TUTORIAL 15. SHEET METAL Modelando uma trava

TUTORIAL 15. SHEET METAL Modelando uma trava TUTORIAL 15 SHEET METAL Modelando uma trava O objetivo deste tutorial é fazer com que você tenha um contato inicial com o ambiente Sheet Metal, com o qual será possível criar peças que tenham flanges dobrados.

Leia mais