Computação Gráfica 3D Studio Max Prof.: Luiz Gonzaga Damasceno

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Computação Gráfica 3D Studio Max 2008.1 www.damasceno.info Prof.: Luiz Gonzaga Damasceno"

Transcrição

1 Trabalhando com arquivos do AutoCAD Preparando desenhos para Importação do AutoCAD Nesta lição, você irá preparar desenhos 2D do AutoCAD, suprimindo objetos e congelamento camadas desnecessárias a fim de impedir que sejam importados para o 3ds max. Você também irá preparar um arquivo de importação 3D do AutoCAD, tirando partido dos benefícios de ambos 3dsMax e AutoCAD. Para utilizar de forma eficiente e com êxito os objetos do AutoCAD e do 3ds max em uma cena, é imperativo que os arquivos sejam devidamente preparados. Especificamente, você precisa prestar atenção as camadas criadas no desenho do AutoCAD. Compreendendo o ByLayer Drawing Import O 3ds max 8 Layer Manager é semelhante ao Layer Properties Manager do AutoCAD. Ambos permitem ocultar e congelar camadas, e ter o controle e a visibilidade sobre as cores dos objetos nas camadas. Você também pode determinar se uma camada de um objeto está plotado no AutoCAD ou fundida no 3ds max, independentemente da visibilidade dos objetos nas viewports. Uma vez importado, torna-se cada camada do AutoCAD uma nova camada do 3ds max, e se torna cada objeto um novo objeto em suas respectivas camadas. Como o AutoCAD geralmente produz um novo objeto com cada entidade criada, isto pode transladar para um enorme número de entidades que são importados para o 3ds max. Esse número pode ser significativamente reduzido pela conversão e pela consolidação das linhas em polilinhas e combinação de objetos em blocos, que são depois convertidas em grupos durante a importação. Dica: Os objetos que são importados do AutoCAD, com as cores ByLayer atribuídas, irão manter as cores. Os objetos com uma cor específica atribuída no AutoCAD terá a cor alterada para corresponder à camada de cor. A seguir, você vai aprender a controlar, as camadas do AutoCAD.

2 Configure a cena: AutoCAD 2000 ou posterior - A partir do AutoCAD, escolha File menu > Open e navegue para a pasta e abra seu arquivo dwg. AutoCAD R14 - A partir do AutoCAD, escolha File menu > Open e navegue para a pasta e abra seu arquivo.dwg. Nota: Se você está abrindo o desenho na última versão do AutoCAD, você verá um aviso declarando que o desenho foi salvo pela última vez em uma versão anterior. Clique em OK. Você pode também ver um Proxy Objects Detected enquanto está abrindo o desenho. Isto significa que o desenho foi criado em outro programa como o Autodesk Architectural Desktop e você está perdendo alguns Object Enablers. Isso não irá afetar negativamente a esta parte do tutorial, assim você pode clicar em OK. Este é um desenho de uma planta baixa de um pequeno condomínio complexo. Você vai concentrar-se nas vistas do interior inferior-direito do espaço do inquilino. Controle as camadas: Uma coisa que a maioria das pessoas avisam sobre desenhos arquitetônicos é o fato de que há uma grande quantidade de todas as informações necessárias para que os contratantes possam construir o edifício. Esperamos que, o arquiteto tenha aproveitado das características das camadas do AutoCAD para separar e organizar as informações no desenho. 1. Mudar para o Model tab. O 3ds max só irá importar objetos no espaço modelo. Objetos em papel espaciais são ignorados.

3 2. Abra a Layer Properties Manager. 3. Selecione e congele as Camadas (Layers) seguintes e clique em OK quando terminar: 05MED 05THIN 14archdimensions A-14ARCH A-Flor-Pfix doortag Lite noplot Park-Strip roomtag SQ_ft_UP Trash-DET1 xref14archdimensions xrefdoortag xrefequip-aparelhos O desenvolvedor que é encarregado de formular a apresentação do modelo não precisa mais detalhar as camadas de dados relativas a parte eléctrica ou o aquecimento, sistemas de ventilação e ar condicionado (HVAC), dimensionamento, desenho fronteiras, etc. Eles precisam primeiramente trabalhar o plano da estrutura. As camadas que você acabou congelando contêm objetos que não são necessários quando este desenho é utilizado como um modelo para a construção de um Modelo 3D. Dica: Embora você possa controlar as camadas para serem importadas do AutoCAD DWG / DXF Import Options dialog para o 3ds max (explicado em outra lição), muitas vezes é mais fácil de definir os estados das camadas no AutoCAD ou no Architectural Desktop quando os resultados da importação possam ser vistos imediatamente.

4 4. Salve o arquivo como Desenho1.dwg Criando e editando objetos No AutoCAD, quando linhas de segmentos reunem-se em um canto, elas são normalmente agrupadas, acentuando ângulos. Isso pode se traduzir para uma desagradável ou irrealista aparência no 3dsMax, já que a maior parte dos objetos do mundo real têm uma certa quantidade de curvatura ou faixa em suas bordas. Nesta lição, você irá preparar o desenho para a importação quebrando alguns dos ângulos extremos com filets, criando uma forma piso/teto e utilizando o 3dsMax AEC objects para a construção de um modelo 3D. Moldura da Coluna: 1. No AutoCAD, dê um zoom na coluna central perto da origem. 2. A partir da barra de ferramentas, escolha Modify > Fillet. 3. Pressione a tecla R e ENTER. Assim você pode especificar um raio para o filete. Defina o raio de 0,125 e pressione ENTER. 4. Pressione a tecla P e ENTER. Assim você pode selecionar um polígono e clicar na forma quadrada da coluna central. Dica: Esta é a vantagem de se utilizar as polilinhas para criar seus desenhos de linhas e arcos em oposição ao indivíduo. Uma vez que a coluna central é moldada num polígono 2D, você pode moldurar todos os cantos de uma só vez. Caso contrário, você tem que repetir o comando de moldurar três vezes mais para quebrar todos os os cantos. Crie o Perímetro do piso: Neste ponto, o desenho não contém uma objeto que você possa fazer extrusão para criar o chão ou o teto. Em seguida, você criará um polígono que você possa importar para o 3ds max posteriormente. 1. A partir da barra de ferramentas, selecione Tools > Drafting Settings. A janela de diálogo Drafting Settings é exibida.

5 2. No Object Snap panel da janela de diálogo Drafting Settings, certifique-se de que Endpoint e Intersection estão ativos, e clique em OK. Isto irá tirar as extremidades de seu novo polígono para as extremidades ou interseções das linhas já existentes do AutoCAD. 3. No Layer Properties Manager, crie uma nova camada denominada Floor e a faça a camada atual. 4. Clique na swatch da cor da Floor layer para abrir a caixa de diálogo Select Color e altere a camada da cor para ciano. Dica: Os objetos importados para o seu 3dsMax conservam as camadas das cores atribuídas em vez de qualquer cor que lhes seja atribuído. Para evitar confusões, oriente o AutoCAD quanto da utilização das camadas de cores que são branco, vermelho ou azul, uma vez que estas cores são utilizadas, pelo 3ds max, para designar objetos

6 seleccionados (brancos), sub-objetos selecionados (vermelhos), ou sub-objetos (azuis), respectivamente. 5. Clique em OK para fechar a janela Select Color e clique em OK para fechar a janela de diálogo Layer Properties Manager. 6. Use o comando Polyline para desenhar um polígono em volta do perímetro do espaço em questão. Inclua a varanda e o corredor como mostrado abaixo. 7. Salve o arquivo como Desennho2.dwg. Trabalhando com arquivos do AutoCAD Importando o Desenho: Agora que você tem um arquivo DWG representando a planta do apartamento, você pode importá-lo para o 3ds max e começar a construir o modelo 3D. Você pode continuar a partir da lição anterior e usar seu desenho ou você pode usar o arquivo de amostra que veio com o 3ds max. 1. Abra ou reset o 3ds max Escolha o menu File menu > Import. Na janela de diálogo Select File To Import, selecione o arquivo a ser importado, após ter definido o campo Files Of Type para o arquivo do AutoCAD (*. DWG, *. DXF). 3. Abra o arquivo Desenho2.dwg a partir da seção anterior.

7 4. No panel Geometry Options da janela de diálogo do AutoCAD DWG/DXF Import, ligue Rescale e defina o campo Incoming File Units como unidade padrão para corresponder ao tamanho do desenho AutoCAD. Neste caso, em metros. Nota: Este painel também controla quais os tipos de objetos (escotilhas, pontos) que serão importados, e se luzes, pontos de vista, e UCSs do AutoCAD serão convertidos para luzes, câmeras ou grades do 3dsMax. 5. Mude para o separador de camadas Layers. Por padrão, a opção Skip All Frozen Layers option está ativa, o que permite que os desenhos sejam importados apenas como foi visto na última versão do AutoCAD. Se um esquema de camadas diferentes deverá ser empregado, a opção Select From List permite que você selecione as camadas para serem importadas manualmente. 6. Clique em OK. O arquivo é importado para o 3ds max 8. Criando AEC muros:

8 Agora que a planta foi importada para o 3dsMax, você pode usá-la como um modelo para criar um modelo 3D. Você vai iniciar este processo, acrescentando objetos paredes (Wall objects). No entanto, antes da adição das paredes você deveria revisar a cena e anotar os diferentes tipos de paredes que você terá de construir. Você pode ver que há pelo menos três diferentes tipos de paredes utilizados na estrutura. Você tem paredes exteriores (A), paredes de peso médio (B), que separam os apartamentos e as mais finas, paredes interiores (C), que separam os quartos em cada apartamento. Você vai começar esta seção, criando as paredes de peso médio que estão destacadas na imagem seguinte. Eles correm ao longo da parte superior do desenho e caminham para a esquerda quando encontram as paredes exteriores.

9 Construindo muros de peso médio: 1. Continue a partir do ponto anterior ou abra o arquivo Desenho2.max a partir da sua pasta. 2. Clique no botão Snap Toggle para ativá-lo e, em seguida, clique com o botão direito do mouse em Snap Toggle. Clicando com o botão direito abre a caixa de configurações Grid e a janela de diálogo Snap Settings. 3. Sobre o painel Snaps, certifique-se que o único parâmetro snap que está definido é Endpoint. Feche a janela de diálogo, clicando no botão X no canto superior direito. Dica: a configuração correta do snaps irá significativamente ajudar neste processo. 4. Abra o menu Customize e escolha Units Setup. A janela de diálogo Units Setup é exibida. 5. No grupo Display Unit Scale, escolha US Standard, para definir as unidades Feet w/fractional Inches e, em seguida, clique em OK.

10 6. No menu do Command painel, selecione a Create > Geometry > Geometry list e escolha AEC Extended. 7. Clique na ferramenta Wall. 8. Defina a Largura Width igual a 0,15 m, Altura Height igual a 3,0 m e a Justificação Justification para Right. Quando usar um desenho 2D como um modelo para a construção de um modelo 3D, você comumente escolhe a justificação para a esquerda ou para a direita, para que você possa rastrear a planta. Neste caso, o muro será construído para o lado direito da linha que você está seguindo. 9. Clique no canto superior na interseção onde o muro do quarto deve preencher as paredes exteriores (inserção), em seguida, clique novamente quando a parede se transforma por fora do quadro fechado. Continue a seguir pelo plano piso até chegar ao saguão. Clique no botão direito para finalizar a parede. A inserção mostra o cursor do Endpoint snap no primeiro ponto do muro. Nota: Durante a construção de muros, você pode usar o roda do mouse para aumentar o zoom in e out ou usar a letra "i" como chave para o ponto de vista. 10. Clique na intersecção interior do segundo quarto para preencher as paredes exteriores do muro e, em seguida, clique novamente na esquina da parede onde se

11 transforma em direção ao saguão. Clique na intersecção onde começa o armário, formando uma parede moldada em "L". Clique novamente com o botão direito do mouse para terminar a parede. 11.Salve a cena como Paredes1.max. Em seguida, você continuará a usar o comando Wall para construir as paredes interiores. Construção de paredes interiores: criar. As paredes interiores são as mais finas dos três tipos de paredes que você precisa 1. Clique novamente na ferramenta Wall e redefina a largura Width para 0,12 m. Deixe o valor da Altura Height em 3,0 m e deixe o Justification em Right, por enquanto. 2. Clique na intersecção onde a parede da lareira encontra as paredes exteriores e, em seguida, clique novamente quando a parede se transforma na do quarto principal. Clique novamente quando a parede interceptar a parede traseira que separa os apartamentos. Não considere as aberturas das portas e construa muros diretos sobre elas. A inserção mostra o cursor do endpoint snap no primeiro ponto das paredes interiores. 3. Continue criando paredes interiores até que você preencha o apartamento.

12 Se você notar que a justificação de uma parede é incorreta, altere a configuração da justificação após a parede está concluída e esta irá alinhar-se adequadamente. 4. Após criar todas as paredes interiores, salve a cena como Parede2.max. Construindo paredes exteriores: Há três paredes exteriores que você precisa construir para terminar o apartamento como mostrado na imagem seguinte. 1. Selecione novamente a ferramenta Wall e configure a largura Width para 0,15 m e mude a justificação Justification para a esquerda (Left). Deixe a Altura Height em 3,0 m. 2. Clique na intersecção do segundo quarto onde o muro deve preencher as paredes exteriores e, em seguida, clique novamente quando o muro tiver preenchido as paredes angulares do pátio da porta. Continue até terminar no canto do quarto principal onde as paredes interceptam com a parede exterior. A inserção mostra o primeiro parâmetro a ser seleccionado. (Por razões de clareza, as outras paredes estão desligadas.) 3. Clique no botão direito para pôr termo à finalização da parede. Todas as paredes são construídas. 4. Salvar a cena como Paredes3.max. Ajuste as paredes:

13 Agora que você está familiarizado com o comando do Muro (Wal), você pode achar que tem a necessidade de ajustar um muro que você já construíu, ou você pode querer que todas as paredes sejam criadas como um único objeto. Esta seção do tutorial mostra como ajustar uma parede existente e como juntar todas as paredes para que elas sejam um único objeto. 1. Selecione o muro ao longo da varanda e passe para o painel de modificação (Modify panel). 2. Abra o objeto Wall na janela do modificador da pilha, destaque o nível Segment do sub-objeto e, em seguida, selecione o segmento angular da parede onde a porta deve ser localizada. 3. No Edit Segment, defina o valor de Largura (Width) para 3,0 m. A parede já está selecionada com Width = 3,0. 4. Volte para o nível em Wall no modificador da pilha. Você não pode selecionar uma outra parede ou objeto que você construiu até que você tenha desligado o modo sub-objeto. 5. Selecione a primeira parede que você criou, que separa este apartamento de um dos que lhe estão subjacentes. A parede é nomeada por Wall01. Dica: Você também pode selecionar a parede, pressionando a tecla H para abrir a caixa de diálogo Select Objects.

14 6. Na janela Edit Object, clique em Attach Multiple. A caixa de diálogo Attach Multiple é exibida. Escolha Attach Multiple. Clique no botão All no canto inferior esquerdo do Menu Attach Multiple para destacar todos os objetos e, em seguida, clique no botão Attach. As paredes formam agora um único objeto. 9. Guarde o seu trabalho como Walls_Complete.max. Criando AEC portas: AEC portas e janelas, quando devidamente criadas, geram suas próprias aberturas nas paredes AEC, eliminando assim a necessidade de utilizar um Boolean Subtraction ou um outro modo de editar as paredes. Para fazer isso corretamente, o Edge snap deve ser utilizada.

15 1. Continue a utilizar o modelo a partir da secção anterior. 2. Assegure que o botão Snaps Toggle ainda esteja ativo e, em seguida, clique com o botão direito do mouse para abrir a caixa de diálogo do Grid and Snap Settings. 3. Desligue a opção Grid Points, e tenha certeza de fazer com que o Edge/Segment permanece ativo. Feche a janela de diálogo Grid and Snap Settings. 4. Selecione a parede objeto, Wall01, com o botão direito do mouse, escolha Properties a partir do menu. 5. Em General panel desligue By Layer, no grupo Display Properties e, em seguida, desligue Backface Cull. Quando adicionamos uma porta, precisamos definir dois pontos para a largura da porta e um terceiro ponto para definir a profundidade, o que corresponde a espessura da mesma. Você precisará desligar Backface Cull para que ele permita que você veja o verso das bordas da parede para a fixação da profundidade. 6. Clique em OK para fechar a janela Object Properties. 7. Clique com o botão direito do mouse no nome da viewport Perspective e escolha Wireframe a partir do menu. 8. Utilize Zoom e Pan View para posicionar a casa adequadamente. 9. Na barra de ferramentas Layers, abra a lista Layer e clique no símbolo do globo ocular para esconder a camada Wall.

16 Para que uma porta ou janela seja aberta numa parede corretamente, você deve selecionar as bordas da parede, e não as linhas do piso ou do plano. Escondendo a parede Wall temporariamente você garante que serão selecionandas arestas AEC Wall ao colocar portas ou janelas. 10. No painel Create, abra a lista Geometry e escolha Doors. Na janela Object Type, clique no botão Pivot. 11. Posicione o cursor na base da parede interior perto da parede exterior, abrindo onde começa a porta. 12. Com o snap Edge indicado, clique e arraste o cursor para o lado oposto da abertura da porta, então liberte o mouse para definir a largura da porta. 13. Mova o cursor sobre o interior de borda inferior da parede até o indicador da borda snap ficar visível. Clique para definir a profundidade da porta. 14. Arraste o mouse para cima e, em seguida, clique para definir a altura da porta. Você pode verificar se uma porta ou janela foi inserida em uma parede corretamente se existem arestas adicionais na parede objeto. 15. Na janela de Parameters, defina Altura (Height), largura (Width), e profundidade (Depth). Defina o valor de 30,0 graus para Open e selecione Flip Swing, assim a porta abre direção mostrada do desenho importado. 16. Clique na swatch da cor do objeto da porta ao lado do nome para abrir a janela Object Color. Selecione uma nova cor para a porta para que ela não seja da mesma cor como as paredes. 17. Clique com o botão direito do mouse para pôr termo à porta e, em seguida, clique no botão Quick Render para renderizar a cena.

17 Ajustando a porta: 1. Abra o painel Modify enquanto a porta está selecionada. 2. Altere a largura, a altura, a espessura e os outros parâmetros da porta. 3. Clique no botão Quick Render novamente. A porta parece melhor. 4. Role para a janela Leaf Parameters e mude o Stiles/Top Rail para 6, o # Panels Horizontal para 2, e o # Panels Vertical para Clique no botão Quick Render novamente. A porta aparece mais detalhada. 6. No grupo Panels, ligue a opção Beveled. 7. Clique no botão Quick Render mais uma vez. 8. Guarde o seu trabalho como Paredes4.max. Experimente, adicionando mais portas para o modelo. Alguns dos armários usam a porta do tipo BiFold. Criando AEC Windows: AEC Windows (Janelas) são criadas em grande parte do mesmo modo que as portas da AEC. 1. Continue a utilizar o modelo a partir da secção anterior.

18 2. Assegure que o Snap Toggle ainda está ativo e, em seguida, clique com o botão direito do mouse para abrir a janela de diálogo Grid and Snap Settings. 3. Certifique-se que Edge/Segment é o único snap ativo e, em seguida, feche a janela Grid and Snap Settings. 4. Com o botão direito do mouse clique no nome da viewport Perspective, e escolha Wireframe a partir do menu pop-up. 5. Se for necessário, utilize Arc Rotate, Pan e Zoom para mostrar o exterior, ao longo das paredes laterais. 6. Sobre o painel Create, abra a lista Geometry e escolha Windows. 7. Escolha o tipo de janela Fixed. 8. Crie uma única janela com largura e profundidade fixas, tal como indicado no modelo. 9. Utilizando os importados, azul da janela como um guia, coloque o cursor na base do muro ao lado da janela mais próxima do ângulo das paredes exteriores. 10. Com o snap Edge indicado, clique e arraste o cursor para a direita (na direção do segundo quarto), então liberte o mouse para definir a largura da janela. 11. Mova o cursor para fora de borda inferior da parede até a borda snap indicada ficar visível. Clique para definir a profundidade da janela. 12. Arraste o mouse para cima e, em seguida, clique para definir a altura da janela. 13. Na janela Parameters estabeleça valores para a Altura, a largura, e a profundidade. 14. Clique na swatch da cor do objeto próximo ao nome da janela para abrir a janela Object Color. Selecione uma nova cor para a janela de modo que não seja a mesma das paredes. 15. Clique com o botão direito do mouse para pôr termo ao comando da janela e, em seguida, clique no botão Quick Render para renderizar a cena. Agora que você adicionou uma janela numa parede, você precisa fazer alguns ajustes finais.

19 Ajustando a janela: A janela precisa de ajustar um pouco a sua posição e de adaptar algumas de suas características. 1. Na barra de ferramentas principal, clique no botão Select and Move e, em seguida, clique com o botão direito do mouse para abrir a caixa de diálogo Move Transform Type-In. Faça as alterações necessárias para a janela e sua localização. 2. No Offset: World, digite 1,0 no campo Z. 3. A partir do painel Modify, na janela Parâmeters, defina o valor # Panels Horizontal para 3, obtendo com isso três divisões verticais na janela. 4. Experimente criar a janela do piso ao teto sobre a parede. Defina a mesma altura e largura e use a ferramenta Move para mudar janela, ao longo do eixo Z como fez antes. 5. A partir da barra de ferramentas Layer, abra a lista e ative a camada A-Wall Layer. Você precisa ter isso visível para a próxima parte do tutorial. 6. Salvar a cena como Paredes5.max. Com os aditamentos da janela concluídos, você pode ir agora para a construção do piso, do teto e da coluna.

Tutorial 3: Desenhar objetos no AutoCAD 2010

Tutorial 3: Desenhar objetos no AutoCAD 2010 Tutorial 3: Desenhar objetos no AutoCAD 2010 1 Audiência: Novos usuários do AutoCAD Pré-requisitos: Nenhum Tempo para ser completado: 15 minutos Neste tutorial Complete as lições deste tutorial na ordem.

Leia mais

Computação Gráfica 3D Studio Max 2008.1 www.damasceno.info Prof.: Luiz Gonzaga Damasceno

Computação Gráfica 3D Studio Max 2008.1 www.damasceno.info Prof.: Luiz Gonzaga Damasceno 4.2.1 Criação de Splines (continuação) Circle Spline Create panel > Shapes > Splines > Object Type > Circle Create menu > Shapes > Circle Use Circle para criar splines circulares fechadas feitas de quatro

Leia mais

8 Maquete eletrônica. Importando um arquivo do tipo DWG. Neste tutorial apresentaremos os procedimentos para a renderização de maquetes eletrônicas.

8 Maquete eletrônica. Importando um arquivo do tipo DWG. Neste tutorial apresentaremos os procedimentos para a renderização de maquetes eletrônicas. 8 Maquete eletrônica. Importando um arquivo do tipo DWG. Neste tutorial apresentaremos os procedimentos para a renderização de maquetes eletrônicas. Embora normalmente você queira usar a opção File > File

Leia mais

Computação Gráfica 3D Studio Max 2008.1 www.damasceno.info Prof.: Luiz Gonzaga Damasceno

Computação Gráfica 3D Studio Max 2008.1 www.damasceno.info Prof.: Luiz Gonzaga Damasceno Trabalhando com arquivos do AutoCAD Agora que você tem um arquivo DWG representando a planta do apartamento, você pode importá-lo para o 3ds max e começar a construir o modelo 3D. 1. Abrir ou redefinir

Leia mais

Resumo. Maria Bernadete Barison apresenta aulas práticas sobre RETAS em Desenho Geométrico. Geométrica vol.1 n.1d. 2006 RETAS CAD

Resumo. Maria Bernadete Barison apresenta aulas práticas sobre RETAS em Desenho Geométrico. Geométrica vol.1 n.1d. 2006 RETAS CAD 1 1. INTRODUÇÃO. RETAS CAD Iniciaremos o estudo das retas construindo no CAD alguns exercícios já construídos na aula teórica utilizando a régua e o compasso. Entretanto, o nosso compasso aqui será o comando

Leia mais

CRIANDO TEMPLATES E LEGENDAS

CRIANDO TEMPLATES E LEGENDAS CRIANDO TEMPLATES E LEGENDAS Este tutorial tem como objetivo instruir passo à passo como criar templates de peças, utilizar os novos recursos de cadastro de propriedade de peças e criação de legenda. 1-

Leia mais

Treinamento IDCad 2015

Treinamento IDCad 2015 Treinamento IDCad 2015 Carregar IDCad Instalando e configurando o IDCad 2015 (Ver guia de Instalação). Abrindo o IDCad 2015. Criando parede inicial. Desenhar paredes comandos (PARE, PARD, PARC). Executar

Leia mais

Crie um sofá em 3D no AutoCad 13 ou 14

Crie um sofá em 3D no AutoCad 13 ou 14 Crie um sofá em 3D no AutoCad 13 ou 14 Leitores pediram mais detalhes nas explicações e nos comandos e estão sendo atendidos 0 modelo escolhido para essa edição foi um sofá de três lugares. Atendendo a

Leia mais

Neste tutorial irá criar uma animação simples com base num desenho do Mechanical Desktop.

Neste tutorial irá criar uma animação simples com base num desenho do Mechanical Desktop. Neste tutorial irá criar uma animação simples com base num desenho do Mechanical Desktop. Inicialize o 3D Studio VIZ. Faça duplo clique no ícone de 3D Studio VIZ Abre-se a janela da figura seguinte. Esta

Leia mais

Produtividade com Escalas Anotativas

Produtividade com Escalas Anotativas Produtividade com Escalas Anotativas Claudia Campos Lima AC208-3V: Apresentação do uso de escalas anotativas abrangendo a configuração, aplicação alteração das escalas e a montagem de folhas no Paper Space

Leia mais

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 05

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 05 Modificando seus Gráficos MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 05 Quando você coloca seus dados num gráfico, nem sempre ele fica como você imaginou. Você pode mudar o estilo de seu gráfico a qualquer momento.

Leia mais

Microsoft Word INTRODUÇÃO

Microsoft Word INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO O Word é uma ferramenta utilizada para o processamento e editoração eletrônica de textos. O processamento de textos consiste na possibilidade de executar e criar efeitos sobre um texto qualquer,

Leia mais

Como gerar arquivos.plt

Como gerar arquivos.plt Como gerar arquivos.plt O formato PLT destina se a uso em plotters. É como se você tivesse um plotter conectado diretamente ao seu computador. No momento que manda imprimir, o AutoCAD (ou qualquer outro

Leia mais

Montar planilhas de uma forma organizada e clara.

Montar planilhas de uma forma organizada e clara. 1 Treinamento do Office 2007 EXCEL Objetivos Após concluir este curso você poderá: Montar planilhas de uma forma organizada e clara. Layout da planilha Inserir gráficos Realizar operações matemáticas 2

Leia mais

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal Word 1 - Introdução O Word para Windows ou NT, é um processador de textos cuja finalidade é a de nos ajudar a trabalhar de maneira mais eficiente tanto na elaboração de documentos simples, quanto naqueles

Leia mais

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft.

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Introdução ao Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Visualmente o Windows 7 possui uma interface muito intuitiva, facilitando a experiência individual do

Leia mais

Manual do Usuário. Minha Biblioteca

Manual do Usuário. Minha Biblioteca Manual do Usuário Minha Biblioteca Sumário Acesso a Minha Biblioteca... 3 Tela Principal... 3 Para que serve o ícone Minha Biblioteca?... 3 O que você encontra no campo Pesquisar?... 4 Quando utilizar

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de OCR com separação de código de correção no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se na

Leia mais

Modelando um Rinoceronte no Max

Modelando um Rinoceronte no Max tutorial por Fabio S. D'A. Forti Modelando um Rinoceronte no Max F ora o bom conhecimento técnico do software utilizado, o mais importante quando vamos modelar, texturizar ou animar alguma coisa que existe

Leia mais

SOLID EDGE ST3 TUTORIAL 2 CRIANDO UM DESENHO NO AMBIENTE DRAFT

SOLID EDGE ST3 TUTORIAL 2 CRIANDO UM DESENHO NO AMBIENTE DRAFT SOLID EDGE ST3 TUTORIAL 2 CRIANDO UM DESENHO NO AMBIENTE DRAFT Esse tutorial traz passo a passo instruções para criação de um desenho no ambiente Draft. Na criação dos desenhos você aprenderá as técnicas

Leia mais

1- Tela inicial do AUTOCAD 2013

1- Tela inicial do AUTOCAD 2013 1- Tela inicial do AUTOCAD 2013 2- Clique em NOVO 3- Para mudar a cor do fundo digite OP (de options): Se quiser veja o vídeo ilustrativo desse procedimento: http://www.youtube.com/watch?v=g7kig_yhpx4

Leia mais

Apostila de Autocad Modelando uma casa em 3d

Apostila de Autocad Modelando uma casa em 3d O objetivo deste tutorial, será a construção da residência abaixo, com todas as medidas exatas, e que no fim, possa ser exportado para um programa de acabamento (render). Perspectivas isométricas da residência:

Leia mais

Professor Paulo Lorini Najar

Professor Paulo Lorini Najar Microsoft PowerPoint O Microsoft PowerPoint é uma ferramenta ou gerador de apresentações, palestras, workshops, campanhas publicitárias, utilizados por vários profissionais, entre eles executivos, publicitários,

Leia mais

Criar fotos em 3D no Creator

Criar fotos em 3D no Creator Criar fotos em 3D no Creator O aplicativo Criar fotos em 3D da Roxio torna simples produzir fotos em 3D a partir de várias origens, incluindo arquivos 3D MPO de Fujifilm FinePix REAL 3D W1, fotos digitais

Leia mais

ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT

ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT O PowerPoint é uma poderosa ferramenta que faz parte do pacote Office da Microsoft. O principal uso desse programa é a criação de apresentação de slides, para mostrar

Leia mais

Perguntas mais Frequentes sobre Escalas no AutoCAD e suas Respostas

Perguntas mais Frequentes sobre Escalas no AutoCAD e suas Respostas Perguntas mais Frequentes sobre Escalas no AutoCAD e suas Respostas Cleber Reis Professor de AutoCAD 2D e 3D AC5904-V Compreender as escalas no AutoCAD pode parecer uma tarefa difícil, mas não é. Qual

Leia mais

O ArcMap permite a você criar, visualizar, consultar, editar, compor e publicar mapas.

O ArcMap permite a você criar, visualizar, consultar, editar, compor e publicar mapas. ArcMAP (parte 1) O ArcMap permite a você criar, visualizar, consultar, editar, compor e publicar mapas. Para rodar o ArcMap selecionar: Iniciar > Todos os programas > ArcGIS > ArcMap Sobre a janela selecionar

Leia mais

TÉCNICAS DE CAD PARA ENGENHARIA CIVIL AULA 2 2. FUNÇÕES BÁSICAS / ESTRUTURAS DE COMANDOS. 3. COMO DEFINIR UMA SEÇÃO DE TRABALHO (Arquivo)

TÉCNICAS DE CAD PARA ENGENHARIA CIVIL AULA 2 2. FUNÇÕES BÁSICAS / ESTRUTURAS DE COMANDOS. 3. COMO DEFINIR UMA SEÇÃO DE TRABALHO (Arquivo) Profs. Paula Viero e Beatriz Lima TÉCNICAS DE CAD PARA ENGENHARIA CIVIL AULA 2 1. O AUTOCAD 2. FUNÇÕES BÁSICAS / ESTRUTURAS DE COMANDOS 3. COMO DEFINIR UMA SEÇÃO DE TRABALHO (Arquivo) 4. ALGUNS COMANDOS

Leia mais

Computação Gráfica 3D Studio Max 2008.1 www.damasceno.info Prof.: Luiz Gonzaga Damasceno

Computação Gráfica 3D Studio Max 2008.1 www.damasceno.info Prof.: Luiz Gonzaga Damasceno 2.1 Primitivas básicas. Criando objetos primitivos. Modify 3D Standard Primitives são objetos 3D relativamente simples tais como Box, Sphere, Cylinder, bem como Torus, Plane, Cone, GeoSphere, Tube, Teapot,

Leia mais

Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas

Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas Banco de Dados Microsoft Access: Criar s Vitor Valerio de Souza Campos Objetivos do curso 1. Criar uma no modo de exibição Folha de Dados. 2. Definir tipos de dados para os campos na. 3. Criar uma no modo

Leia mais

INFORMÁTICA APLICADA III APOSTILA VISUAL

INFORMÁTICA APLICADA III APOSTILA VISUAL INFORMÁTICA APLICADA III APOSTILA VISUAL LEVANTAMENTOS QUANTITATIVOS EM PLANTAS LIGANDO O EXCEL AO AUTOCAD Para que possamos estudar os custos em uma construção, além de estarmos municiados com um bom

Leia mais

Computação Gráfica II Prof. Miguel Pelizan

Computação Gráfica II Prof. Miguel Pelizan Computação Gráfica II Prof. Miguel Pelizan Tutorial 6 Solid Works No SolidWorks peça para abrir uma nova montagem. Peça para cancelar o início da montagem. Clique na seta abaixo do ícone Inserir componentes

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Instruções para Uso do Software VISIO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Instruções para Uso do Software VISIO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS Instruções para Uso do Software VISIO Fevereiro/2006 Instruções para uso do Visio... 03 Instruções para Uso do Software VISIO 2 Instruções para uso do Visio O Visio 2003...

Leia mais

Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas. Vitor Valerio de Souza Campos

Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas. Vitor Valerio de Souza Campos Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas Vitor Valerio de Souza Campos Objetivos do curso 1. Criar uma tabela no modo de exibição Folha de Dados. 2. Definir tipos de dados para os campos na tabela.

Leia mais

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 06

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 06 MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 06 IMPRIMINDO PLANILHAS E GRÁFICOS Até este ponto, você viu como introduzir dados e criar formulas, formatar texto e criar gráficos. Agora você vai apresentar os dados ou

Leia mais

Inserindo Dados no Banco de Dados Paradox.

Inserindo Dados no Banco de Dados Paradox. Inserindo Dados no Banco de Dados Paradox. - Construção do Banco de Dados: Para podermos inserir algo em um banco precisaremos de um Banco de Dados, para isto iremos montar um utilizando o Programa Database

Leia mais

Manual Simulador de Loja

Manual Simulador de Loja Manual Simulador de Loja Índice Início Menu Loja Modelo Loja Modelo Menu Criar Minha Loja Criar Minha Loja Abrir Projeto Salvo Teste Seu Conhecimento 0 04 05 08 09 8 9 0 Início 5 4 Figura 00. Tela inicial.

Leia mais

Unidade 1: O Painel de Controle do Excel *

Unidade 1: O Painel de Controle do Excel * Unidade 1: O Painel de Controle do Excel * material do 2010* 1.0 Introdução O Excel nos ajuda a compreender melhor os dados graças à sua organização em células (organizadas em linhas e colunas) e ao uso

Leia mais

Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado.

Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado. , ()! $ Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado. Uma estratégia muito utilizada para organizar visualmente informações numéricas

Leia mais

Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico.

Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico. Trabalhar com layout Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico. Neste tutorial, você criará um pôster para uma cafeteria imaginária.

Leia mais

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 04

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 04 MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 4 Fazendo Gráficos de Seus Dados Uma planilha calcula e apresenta as diferenças e semelhanças entre os números e suas modificações ao longo do tempo. Mas os dados em si não

Leia mais

FICHA ORIENTADA Nº1. Barra de fórmulas. Área de trabalho T E C N O L O G I A S D E I N F O R M A Ç Ã O E C O M U N I C A Ç Ã O

FICHA ORIENTADA Nº1. Barra de fórmulas. Área de trabalho T E C N O L O G I A S D E I N F O R M A Ç Ã O E C O M U N I C A Ç Ã O T E C N O L O G I A S D E I N F O R M A Ç Ã O E C O M U N I C A Ç Ã O FICHA ORIENTADA Nº1 INTRODUÇÃO À FOLHA DE CÁLCULO CRIAÇÃO DE UMA FOLHA DE CÁLCULO O Microsoft Excel é um programa que faz parte das

Leia mais

1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes

1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes 1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes Janelas são estruturas do software que guardam todo o conteúdo exibido de um programa, cada vez que um aplicativo é solicitado à janela do sistema

Leia mais

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá LibreOffice Impress Editor de Apresentação Iniciando o Impress no Linux Educacional 4 1. Clique no botão 'LE' no

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de código de barras e de separação de documentos no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se

Leia mais

Autodesk Inventor 7. Tutorial de Modelamento 3D Básico. Modelamento de uma Polia. Autor: Cristiano Nogueira Silva

Autodesk Inventor 7. Tutorial de Modelamento 3D Básico. Modelamento de uma Polia. Autor: Cristiano Nogueira Silva Autodesk Inventor 7 Tutorial de Modelamento 3D Básico Modelamento de uma Polia Autor: Cristiano Nogueira Silva Reprodução e divulgação totalmente permitidas pelo autor. Apenas pedimos que sejam mantidas

Leia mais

Para inserir custo fixo às tarefas, siga os passos abaixo :

Para inserir custo fixo às tarefas, siga os passos abaixo : Capítulo 9 Custos 166 CUSTOS INSERINDO CUSTO FIXO AO PROJETO O custo total do projeto é o custo total de recurso somado ao custo total de custos fixos. O custo com recurso já é computado quando alocamos

Leia mais

a) Crie 3 novos layers: margem (neste exemplo foi utilizada cor 30), vp e cotas.

a) Crie 3 novos layers: margem (neste exemplo foi utilizada cor 30), vp e cotas. Capítulo 6- Impressão, inserção de cotas e atributos Quando você cria um desenho no ProgeCAD, deve lembrar que este desenho, na grande maioria dos casos, será impresso. Numa primeira abordagem foi indicado

Leia mais

5.3.3.5 Lab - Monitorar e Gerenciar os Recursos do Sistema no Windows 7

5.3.3.5 Lab - Monitorar e Gerenciar os Recursos do Sistema no Windows 7 IT Essentials 5.0 5.3.3. - Monitorar e Gerenciar os Recursos do Sistema no Windows 7 Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você vai usar as ferramentas administrativas para

Leia mais

Rodar o ArcMap e navegar até o diretório do tutorial (~Map) para selecionar o mapa que foi concluído no exercício anterior airport_tutorial

Rodar o ArcMap e navegar até o diretório do tutorial (~Map) para selecionar o mapa que foi concluído no exercício anterior airport_tutorial ArcMAP (parte 4) Nesta parte do tutorial, você irá usar o ArcMap para editar os seus dados bem como criar mapas. Neste exercício, você irá expandir a rodovia do aeroporto para criar uma nova rodovia juntando

Leia mais

4 - Layout de Mapas no QGIS 2.0

4 - Layout de Mapas no QGIS 2.0 UPE Campus III Petrolina 4 - Layout de Mapas no QGIS 2.0 GT-Paisagem Prof. Dr. Lucas Costa de Souza Cavalcanti 1 INTRODUÇÃO Este tutorial ensina como elaborar o layout de mapas no QGIS 2.0. O layout é

Leia mais

Banco de Dados BrOffice Base

Banco de Dados BrOffice Base Banco de Dados BrOffice Base Autor: Alessandro da Silva Almeida Disponível em: www.apostilando.com 27/02/2011 CURSO TÉCNICO EM SERVIÇO PÚBLICO Apostila de Informática Aplicada - Unidade VI Índice Apresentação...

Leia mais

Como Gerar documento em PDF com várias Imagens

Como Gerar documento em PDF com várias Imagens Como Gerar documento em PDF com várias Imagens Para Gerar documento em PDF com várias Imagens, temos que seguir dois passos: 1. Inserir Imagens no Word 2. Gerar PDF a partir de documento do Word 1- Inserir

Leia mais

Como criar pastas personalizadas e novas peças no Toolbox

Como criar pastas personalizadas e novas peças no Toolbox Como criar pastas personalizadas e novas peças no Toolbox Neste tutorial apreenderemos como inserir uma nova pasta no toolbox, inserir novas peças na biblioteca do toolbox e criar propriedades personalizadas

Leia mais

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4 Mic crosoft Excel 201 0 ÍNDICE ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4 Interface... 4 Guias de Planilha... 5 Movimentação na planilha... 6 Entrada de textos e números... 7 Congelando painéis... 8 Comentários nas Células...

Leia mais

CFAC: Introdução ao AutoCAD - II. Capitulo II: Configuração e Organização

CFAC: Introdução ao AutoCAD - II. Capitulo II: Configuração e Organização Introdução ao AutoCAD João Manuel R. S. Tavares Joaquim O. Fonseca Objetivos Configurar desenhos que utilizam diferentes unidades; Criar uma folha de desenho que reflita adequadamente a escala pretendida;

Leia mais

Software de Edição e Output ADOBE ILLUSTRATOR E SILHOUETTE STUDIO. File > Open > Escolher a pasta ou local onde se encontre o ficheiro

Software de Edição e Output ADOBE ILLUSTRATOR E SILHOUETTE STUDIO. File > Open > Escolher a pasta ou local onde se encontre o ficheiro TUTORIAL CORTADORA DE VINIL Software de Edição e Output ADOBE ILLUSTRATOR E SILHOUETTE STUDIO 1. Abrir o programa ADOBE ILLUSTRATOR localizado na barra de tarefas 2. Abrir o ficheiro a cortar no ADOBE

Leia mais

Curso Autodesk Inventor CADesign Parte 1

Curso Autodesk Inventor CADesign Parte 1 Autodesk Inventor 5 - Tutorial de Modelamento 3D Pág. 1/24 Curso Autodesk Inventor CADesign Parte 1 Cristiano Nogueira Silva* Começamos nesta edição da revista apresentando um curso de Autodesk Inventor

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Word 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Leia mais

Janelas e seus elementos

Janelas e seus elementos Janelas e seus elementos As janelas são quadros que são exibidos na tela do monitor. Todos os aplicativos estudados nesse curso serão exibidos dentro de janelas. Nelas você poderá abrir, salvar e fechar

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa dos Santos Schmid WORD 2007

Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa dos Santos Schmid WORD 2007 WORD 2007 PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LONDRINA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO GERÊNCIA DE TECNOLOGIA Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa

Leia mais

TUTORIAL DE UTILIZAÇÃO DO PROTEUS

TUTORIAL DE UTILIZAÇÃO DO PROTEUS 1 Para iniciar a edição de um esquema elétrico para posterior simulação, busque no menu Iniciar do Windows, a opção Todos os Programas. Localize a pasta onde foi instalado o Proteus e selecione o programa

Leia mais

Aula 01 Conceitos Iniciais sobre Excel 2010

Aula 01 Conceitos Iniciais sobre Excel 2010 Aula 01 Conceitos Iniciais sobre Excel 2010 Professor: Bruno Gomes Disciplina: Informática Básica Curso: Gestão de Turismo Sumário da aula: 1. Abrindo o Excel; 2. Conhecendo a Tela do Excel. 3. Inserindo

Leia mais

ZS Rest. Manual Profissional. BackOffice Mapa de Mesas. v2011

ZS Rest. Manual Profissional. BackOffice Mapa de Mesas. v2011 Manual Profissional BackOffice Mapa de Mesas v2011 1 1. Índice 2. Introdução... 2 3. Iniciar ZSRest Backoffice... 3 4. Confirmar desenho de mesas... 4 b) Activar mapa de mesas... 4 c) Zonas... 4 5. Desenhar

Leia mais

Usando o NVU Parte 2: Inserindo imagens

Usando o NVU Parte 2: Inserindo imagens Usando o NVU Parte 2: Inserindo imagens Simão Pedro P. Marinho Para uso exclusivo por alunos da PUC Minas Inserindo uma imagem que está no seu computador Inserindo uma imagem que já está na Internet Inserindo

Leia mais

Tutorial Gerar arquivo PDF. Gerando um documento pdf com várias imagens 1- Inserir imagem no Word

Tutorial Gerar arquivo PDF. Gerando um documento pdf com várias imagens 1- Inserir imagem no Word Tutorial Gerar arquivo PDF. Com o objetivo de simplificar e diminuir o tamanho de arquivos anexos nos projetos, elaboramos um pequeno tutorial mostrando como gerar um único arquivo no formato pdf contendo

Leia mais

Tutorial Plone 4. Manutenção de Sites. Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados

Tutorial Plone 4. Manutenção de Sites. Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados Tutorial Plone 4 Manutenção de Sites Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados Sumário Introdução 1 Como fazer a autenticação do usuário 1.1 Através do

Leia mais

PASSO A PASSO MOVIE MAKER

PASSO A PASSO MOVIE MAKER PASSO A PASSO MOVIE MAKER Nesta etapa, você deverá apresentar o programa e ajudá-los a montarem o filme. Veja como é fácil. Siga as instruções do passo-a-passo: DICA O que é o Movie Maker? Com o Microsoft

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Excel 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Adicionar comandos à Barra de Ferramentas

Leia mais

5.3.3.6 Lab - Monitorar e Gerenciar os Recursos do Sistema no Windows Vista

5.3.3.6 Lab - Monitorar e Gerenciar os Recursos do Sistema no Windows Vista IT Essentials 5.0 5.3.3.6 Lab - Monitorar e Gerenciar os Recursos do Sistema no Windows Vista Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você vai usar as ferramentas administrativas

Leia mais

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT Power Point Básico Santa Maria, julho de 2006 O Power Point é um aplicativo do Microsoft Office direcionado à criação de apresentações.

Leia mais

Notas de Aula AutoCad Prof. Sérgio Viana

Notas de Aula AutoCad Prof. Sérgio Viana Área de Trabalho Juntamente com a área de trabalho, poderão estar abertas algumas barras de ferramentas nas laterais da tela, que servem de suporte ai desenho. Janelas de Comandos Figura 1 Área de trabalho

Leia mais

TUTORIAL COMO CRIAR E EDITAR UM VÍDEO NO WINDOWS MOVIE MAKER*

TUTORIAL COMO CRIAR E EDITAR UM VÍDEO NO WINDOWS MOVIE MAKER* TUTORIAL COMO CRIAR E EDITAR UM VÍDEO NO WINDOWS MOVIE MAKER* * Microsoft Windows MovieMakeré um programa da Microsoft Corporation. A versão utilizada é a 5.1 que já vem instalada no Microsoft Windows

Leia mais

Clique no menu Iniciar > Todos os Programas> Microsoft Office > Publisher 2010.

Clique no menu Iniciar > Todos os Programas> Microsoft Office > Publisher 2010. 1 Publisher 2010 O Publisher 2010 é uma versão atualizada para o desenvolvimento e manipulação de publicações. Juntamente com ele você irá criar desde cartões de convite, de mensagens, cartazes e calendários.

Leia mais

Tutorial AutoCAD 2011

Tutorial AutoCAD 2011 Tutorial AutoCAD 2011 - Novas formas de seleção de objetos - Novas propriedades dos objetos 1. Seleção de objetos similares - Select Similar Foi criada uma nova forma de selecionar objetos o Select Similar

Leia mais

CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO

CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO Antes de criarmos um novo Banco de Dados quero fazer um pequeno parênteses sobre segurança. Você deve ter notado que sempre

Leia mais

Aula Au 3 la 7 Windows-Internet

Aula Au 3 la 7 Windows-Internet Aula 37 Aula Ferramenta de Captura 2 Você pode usar a Ferramenta de Captura para obter um recorte de qualquer objeto na tela e, em seguida, anotar, salvar ou compartilhar a imagem. 3 Vamos fazer o seguinte:

Leia mais

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 04

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 04 MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 04 Fazendo Gráficos de Seus Dados Uma planilha calcula e apresenta as diferenças e semelhanças entre os números e suas modificações ao longo do tempo. Mas os dados em si não

Leia mais

: l : desdenha linhas simples de um ponto a outro.

: l : desdenha linhas simples de um ponto a outro. 3 Principais comandos para desenhar e modificar Os principais comandos para desenho e modificações estão nas barras: Draw (desenhar) figuras 13a e Modify (modificar) figura 13b, que podem estão disponíveis

Leia mais

c) Insira uma nova camada, acima daquela que contém o texto. Nomeie-a de máscara. Clique com o botão direito nesta camada e marque a opção Mask.

c) Insira uma nova camada, acima daquela que contém o texto. Nomeie-a de máscara. Clique com o botão direito nesta camada e marque a opção Mask. Prática 5 Efeitos 1. Objetivos Desenvolver animações usando máscaras Fazer metamorfose pelo uso do Break apart 2. Recursos Necessários Computador com o programa Macromedia Flash MX ou superior. 3. Conceitos

Leia mais

Desenhando no Flash. Comece um novo arquivo novo, de tamanho 500 X 300 pixels.

Desenhando no Flash. Comece um novo arquivo novo, de tamanho 500 X 300 pixels. Desenhando no Flash Os arquivos criados no Flash guardam e apresentam as informações gráficas vetorialmente. Isto significa que as imagens são entendidas como formas e preenchimentos e o que é armazenado

Leia mais

CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA AULA 2 O AMBIENTE WINDOWS

CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA AULA 2 O AMBIENTE WINDOWS CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA AULA 2 O AMBIENTE WINDOWS Relembrando... Gabinete Ligando o computador São três passos básicos O ambiente Windows O Windows é um tipo de software chamado sistema operacional

Leia mais

Disciplina Desenho Técnico I ENG 1003 Material de Aula

Disciplina Desenho Técnico I ENG 1003 Material de Aula Disciplina Desenho Técnico I ENG 1003 Material de Aula AULAS 01 a 03 Apresentando o AutoCAD. O AutoCAD é um software da Autodesk muito utilizado para fazer desenhos de projetos de engenharia e arquitetura

Leia mais

Como fazer uma imagem em 3 cores Atividade Adaptada National School s Observatory

Como fazer uma imagem em 3 cores Atividade Adaptada National School s Observatory Como fazer uma imagem em 3 cores Atividade Adaptada National School s Observatory Faça o download do LTIMAGE, o software que vocês utilizarão para a atividade. http://www.schoolsobservatory.org.uk/obs/software/ltimage

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL PAULO LEMINSKI APOSTILA SOBRE O BROFFICE IMPRESS

COLÉGIO ESTADUAL PAULO LEMINSKI APOSTILA SOBRE O BROFFICE IMPRESS COLÉGIO ESTADUAL PAULO LEMINSKI APOSTILA SOBRE O BROFFICE IMPRESS CURITIBA 2014 2 Conteúdo Definição:... 2 Detalhando a tela:... 4 BARRA DE FERRAMENTAS DESENHO... 4 PREENCHIMENTOS... 5 RÉGUAS E GUIAS...

Leia mais

Tutorial para Módulo de Georreferenciamento Posição. 3 Edição da Norma de Georreferenciamento do Incra

Tutorial para Módulo de Georreferenciamento Posição. 3 Edição da Norma de Georreferenciamento do Incra Tutorial para Módulo de Georreferenciamento Posição 3 Edição da Norma de Georreferenciamento do Incra Importante: Buscar sempre as últimas atualizações do sistema posição no site: www.posicao.com.br Em

Leia mais

Serviço Técnico de Informática. Curso Básico de PowerPoint

Serviço Técnico de Informática. Curso Básico de PowerPoint Serviço Técnico de Informática Curso Básico de PowerPoint Instrutor: Tiago Souza e Silva de Moura Maio/2005 O Microsoft PowerPoint No Microsoft PowerPoint, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo

Leia mais

PRINCÍPIOS DE INFORMÁTICA PRÁTICA 08 1. OBJETIVO 2. BASE TEÓRICA. 2.1 Criando Mapas no Excel. 2.2 Utilizando o Mapa

PRINCÍPIOS DE INFORMÁTICA PRÁTICA 08 1. OBJETIVO 2. BASE TEÓRICA. 2.1 Criando Mapas no Excel. 2.2 Utilizando o Mapa PRINCÍPIOS DE INFORMÁTICA PRÁTICA 08 1. OBJETIVO Aprender a utilizar mapas, colocar filtros em tabelas e a criar tabelas e gráficos dinâmicos no MS-Excel. Esse roteiro foi escrito inicialmente para o Excel

Leia mais

Google Drive. Passos. Configurando o Google Drive

Google Drive. Passos. Configurando o Google Drive Google Drive um sistema de armazenagem de arquivos ligado à sua conta Google e acessível via Internet, desta forma você pode acessar seus arquivos a partir de qualquer dispositivo que tenha acesso à Internet.

Leia mais

TUTORIAL CORTADORA LASER. Software de Edição e Output ADOBE ILLUSTRATOR. 1. Abrir o programa ADOBE ILLUSTRATOR localizado na barra de tarefas

TUTORIAL CORTADORA LASER. Software de Edição e Output ADOBE ILLUSTRATOR. 1. Abrir o programa ADOBE ILLUSTRATOR localizado na barra de tarefas TUTORIAL CORTADORA LASER Software de Edição e Output ADOBE ILLUSTRATOR 1. Abrir o programa ADOBE ILLUSTRATOR localizado na barra de tarefas 2. Para iniciar a edição do trabalho para enviar para o equipamento,

Leia mais

Informática Básica para o PIBID

Informática Básica para o PIBID Universidade Federal Rural do Semi Árido Programa Institucional de Iniciação à Docência Informática Básica para o PIBID Prof. Dr. Sílvio Fernandes Roteiro O Tamanho e Resolução de imagens O Compactação

Leia mais

Com este tutorial, temos por objetivo determinar a distância entre duas localidades.

Com este tutorial, temos por objetivo determinar a distância entre duas localidades. Tutorial 2 Introdução Para determinar a distância entre duas localidades, basta simplesmente selecionar um recurso de medida de distância (Measure tool) e clicar sobre cada uma das localidades. Entretanto,

Leia mais

1 - INTRODUÇÃO AO AutoCAD 2011

1 - INTRODUÇÃO AO AutoCAD 2011 1 - INTRODUÇÃO AO AutoCAD 2011 1.1- INTRODUÇÃO Este capítulo tem como objetivo principal familiarizar o usuário com a interface do AutoCAD 2011, isto é, a forma com a qual o usuário se comunica com o software

Leia mais

Manipulação de Células, linhas e Colunas

Manipulação de Células, linhas e Colunas Manipulação de Células, linhas e Colunas Seleccionar células Uma vez introduzidos os dados numa folha de cálculo, podemos querer efectuar alterações em relação a esses dados, como, por exemplo: apagar,

Leia mais

Escaneando seu computador com o Avira AntiVir 10

Escaneando seu computador com o Avira AntiVir 10 Escaneando seu computador com o Avira AntiVir 10 Para fazer um scan, clique com o botão direito do mouse sobre o símbolo do Avira AntiVir (aquele guarda-chuva vermelho aberto ao lado do relógio do Windows)

Leia mais

Serviço Seguro de Mensagens Instantâneas

Serviço Seguro de Mensagens Instantâneas COORDENADORIA DA RECEITA ESTADUAL GERÊNCIA DE CONTROLE E INFORMAÇÕES Serviço Seguro de Mensagens Instantâneas Jabber & Exodus Jabber é um protocolo aberto, baseado em XML para troca de mensagens instantâneas.

Leia mais

&XUVRGH,QWURGXomRDR (GLWRUGH3ODQLOKDV([FHO

&XUVRGH,QWURGXomRDR (GLWRUGH3ODQLOKDV([FHO Universidade Federal de Viçosa Departamento de Informática &XUVRGH,QWURGXomRDR (GLWRUGH3ODQLOKDV([FHO Flaviano Aguiar Liziane Santos Soares Jugurta Lisboa Filho (Orientador) PROJETO UNESC@LA Setembro de

Leia mais

OURO MODERNO www.ouromoderno.com.br. APOSTILA DE EXEMPLO (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo)

OURO MODERNO www.ouromoderno.com.br. APOSTILA DE EXEMPLO (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) APOSTILA DE EXEMPLO (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) 1 Índice AULA 1: Windows - Apresentação... 3 EXERCÍCIOS:... 5 Anotações... 6 2 AULA 1: Windows - Apresentação A primeira tela que aparece

Leia mais

Importação de Dados no Sphinx

Importação de Dados no Sphinx Importação de Dados no Sphinx A importação de dados refere-se à transferência de dados coletados em outro ambiente para dentro do software Sphinx. No software, encontre a opção Importar dados no estágio

Leia mais