Terra, um planeta em mudança. Princípios básicos do raciocínio geológico

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Terra, um planeta em mudança. Princípios básicos do raciocínio geológico"

Transcrição

1 Terra, um planeta em mudança Princípios básicos do raciocínio geológico

2 Que explicação para a extinção dos dinossauros?

3 Cratera de Impacto O desaparecimento dos dinossauros poderia ser explicado pela queda de um meteorito, cuja cratera de impacto estaria situada junto ao golfo do México. A cratera tem cerca de 180 Km. À sua volta, existem rochas, vestígios do impacto, como por exemplo rochas vitrificadas, fragmentos e esférulas resultantes dessas rochas e ainda vestígios de um tsunami que se deve ter formado devido ao impacto numa zona marítima.

4 Erupção vulcânica Há cientistas que acreditam que o desaparecimento dos dinossauros se deveu a intensos fenómenos vulcânicos. Existem extensos mantos de lava em numerosas regiões do globo com cerca de 65M.a. São notáveis as lavas de Decão (Índia) que se supõe serem devidas à existência de uma fonte pontual geradora de actividade vulcânica.

5 Outra explicação É preciso pensar na crise biológica no seu todo. É preciso pensar numa crise geral selectiva, pois numerosos grupos de animais e plantas atravessaram esse período sem qualquer perturbação. A maior parte dos dinossauros não se extinguiu no final da Era Mesozóica. Houve aparecimento e extinção de muitas espécies ao longo de todo o Jurássico e Cretácico. Parece mesmo que o Cretácico superior era já bastante pobre em dinossauros. Nos últimos 3M.a do Cretácico, aparentemente já só existia meia dezena de espécies de formas de grandes dimensões. O impacto meteorítico parece coincidir com o fim do Cretácico. Acresce ainda que as observações feitas Montana levaram à conclusão que 64% das espécies de vertebrados sobreviveram. Certos cientistas atribuem a crise do Cretácico a um importante recuo das águas marinhas, pois o nível da água do mar desceu 150 metros. Devido ao aumento das áreas continentais emersas, pode ter havido mudanças climáticas fatais para um grande número de espécies.

6 Catastrofismo Princípio segundo o qual as estruturas terrestres foram produzidas por grandes catástrofes. Através das catástrofes também era explicada a extinção de algumas espécies. Georges Cuvier ( ) Pai da Paleontologia

7 Catastrofismo

8 Uniformitarismo -Uniformismo Princípio segundo o qual os processos externos e internos actuais são os mesmos que actuaram ao longo da maior parte da História da Terra. James Hutton ( ) Pai da Geologia Moderna

9 Uniformitarismo

10 Terra, um planeta em mudança Mobilismo geológico

11 Teoria da Deriva dos Continentes Alguns cientistas, incluindo Alfred Wegener, admitiram que os continentes já estiveram unidos, há cerca de 250 m.a num supercontinente chamado Pangeia, rodeado por um oceano chamado Pantalassa. Esse supercontinente ter-se-ia fragmentado em 2 continentes: a Norte, a Laurásia e outro, a Sul, a Gonduana.

12 Teoria da Deriva dos Continentes Admite-se que a Índia, há 70 M.a, se terá separado do continente africano e deslocado para Norte até chocar com a Ásia. Hoje a ligação com da Ásia com a Índia é marcada pelas grandes montanhas dos Himalaias, resultantes da elevação e deformação dos sedimentos que se tinham depositado nas margens continentais antes da colisão. Admite-se que a América do Norte e a América do Sul estiveram separadas, o que só há cerca de 2 a 3 M.a se formou o istmo do Panamá o que permitiu a migração dos animais entre a América do Norte e a América do Sul.

13 Argumentos que apoiam a Deriva dos Continentes

14 Da Deriva dos Continentes à Tectónica de Placas Wegener sugeriu que os continentes deslizavam sobre os fundos oceânicos. Mas seria impossível deslocá-la sem que se fracturasse. Ainda não se conhecia os fundos oceânicos. Em 1885, foi relevada a existência de montanhas submarinas. Durante as guerras mundiais, confirmou-se a existência de cadeias montanhosas contínuas em todos os oceanos. Designam-se por cadeias (cristas) médio-oceânicas. Foram também descobertas depressões profundas fossas oceânicas.

15 Da Deriva dos Continentes à Tectónica de Placas Em 1962, constatou-se que as montanhas de um dos lados do rifte eram um perfeito espelho das que existiam do outro lado. Hess concluiu que a zona de rifte era um local por onde o magma proveniente do interior da Terra era expelido, estando a crusta a ser continuamente formada.

16 Da Deriva dos Continentes à Tectónica de Placas A partir dos registos fósseis existentes nas margens do Atlântico, Hess inferiu a idade do início de abertura deste oceano. Sugeriu que o fundo oceânico se devia ter expandido a uma velocidade de 1cm/ano para cada lado da crista. Como a formação contínua de crusta oceânica implicaria a expansão do planeta como um balão e seria impossível. Foi sugerido que a crusta oceânica seria destruída ao longo das fossas oceânicas. Assim a crusta terrestre encontrar-se-ia em constante formação e destruição.

17 Contributos para a Teoria da Tectónica de Placas A constatação da existência de dorsais médio-oceânicas; A diminuta idade das rochas da crusta oceânica quando comparadas com as da crusta continental; A descoberta de que a camada de sedimentos que se acumulava nosobre o fundo do oceano pacífico era muito mais fina do que o esperado (considerando que esse oceano se teria formado, hipoteticamente há 4000 M.a) tornando-se mais espessa à medida que aumenta a distância ao rifte; A hipótese de expansão dos fundos oceânicos, segundo a qual a crusta oceânica é formada nas zonas de rifte e reciclada nas zonas de subducção; A grande incidência da actividade sísmica e vulcânica em determinados locais.

18 Teoria da Tectónica de Placas Teoria que postula a existência de uma zona terrestre (a litosfera) sólida, fragmentadas em placas litosféricas ou tectónicas, que se encontram em constante movimento.

19 Localização da Litosfera e Astenosfera A litosfera inclui todo o material até os 100Km de profundidade, contendo a crusta (oceância e continental) e parte do manto superior. Todo o material se encontra no estado sólido. A crusta continental é mais espessa, menos densa, composta por rochas ácidas enquanto que a crusta oceânica é pouco espessa, mais densa e composta por rochas básicas. A astenosfera localiza-se por baixo da litosfera, no manto superior, entre os 100 e os 350Km de profundidade. O material encontra-se parcialmente fundido, cerca de 2%, o suficiente para possuir um comportamento plástico. A plasticidade da astenosfera é capaz de suportar a mobilidade da litosfera que se apresenta dividida em placas litosféricas que flutuam sobre as astenosfera.

20 Limites de placas Limites convergentes as placas colidem uma com a outra; Limites divergentes as placas deslocam-se, afastando-se uma da outra; Limites conservativos as placas deslizam horizontalmente uma relativamente à outra.

21 Limites convergentes

22 Limites divergentes Este tipo de limite pode ser denominado por rifte. Corresponde a locais onde as placas se afastam e nova crusta é formada por magma que ascende do manto através de vulcões submarinos, como no caso dos Açores. Em África existe um rifte continental Vale do Rifte Africano que está a promover a divisão do continente africano, levando à formação, nesse local, de um oceano.

23 Limites conservativos Nos limites conservativos, as placas deslizam horizontalmente, uma em relação à outra. Este movimento causa grande atrito, com intensa actividade sísmica. Não existe fusão de material não estando associados fenómenos vulcânicos. O elevado número de sismos na região da Califórnia está associado a limites conservativos.

24 Correntes de Convecção Segundo muitos autores, o movimento das placas tectónicas deve-se às correntes de convecção. No manto, as elevadas temperaturas aumentam a plasticidade dos materiais e permitem a subida de material quente (menos denso) do interior da Terra. Na astenosfera, esse material desloca-se horizontalmente e desce um pouco por todo o manto, definindo uma corrente de convecção.

25 Consequências da Tectónica de Placas Formação de cadeias montanhosas o choque entre duas placas está na origem da formação de montanhas. Ex. Himalaias. Deformação de materiais as forças que actuam sobre as massas rochosas podem causar-lhes deformações, tais como dobras, falhas e metamorfismo; Distribuição dos seres vivos ao moverem-se e ao moldarem o relevo, as placas podem aproximar ou afastar as populações de seres vivos, contribuindo para o mecanismo da evolução das espécies. A abertura de um oceano pode isolar grupos de seres vivos. As populações podem tornar-se frágeis, chegando algumas delas a extinguir-se.

Grandes estruturas geológicas e tectónicas de placas

Grandes estruturas geológicas e tectónicas de placas Grandes estruturas geológicas e tectónicas de placas Teoria da deriva continental Quem formulou esta teoria foi Alfred Wegener. Em 1912 propôs à comunidade cientifica Consistia na ideia de mobilidade dos

Leia mais

Bem Explicado Centro de Explicações Lda. CN 7º Ano -Deriva dos Continentes e Tectónica de placas.

Bem Explicado Centro de Explicações Lda. CN 7º Ano -Deriva dos Continentes e Tectónica de placas. Bem Explicado Centro de Explicações Lda. CN 7º Ano -Deriva dos Continentes e Tectónica de placas. Nome: Data: / / 1. Completa os espaços em branco, das frases que se seguem, com os termos apropriados.

Leia mais

10º ANO - GEOLOGIA. Tectónica de Placas

10º ANO - GEOLOGIA. Tectónica de Placas 10º ANO - GEOLOGIA Tectónica de Placas A orquestra dispersa (1930-60) Durante os anos que se seguiram à morte de Wegener, e apesar dos esforços de alguns, as ideias da deriva continental e da geodinâmica

Leia mais

A Terra, um planeta em mudança

A Terra, um planeta em mudança A Terra, um planeta em mudança A Terra, um planeta em mudança As alterações que a Terra experimenta reflectem-se na distribuição e no tipo de formas vivas que a habitam. Assim, verificou-se no decorrer

Leia mais

A grande incidência da actividade sísmica em determinados locais.

A grande incidência da actividade sísmica em determinados locais. A grande incidência da actividade sísmica em determinados locais. A grande incidência da actividade vulcânica em determinados locais. Como resultado destas novas evidências, Robert Palmer e Donald Mackenzie,

Leia mais

Biologia e Geologia 10º Ano de Escolaridade. A Tectónica de Placas

Biologia e Geologia 10º Ano de Escolaridade. A Tectónica de Placas Biologia e Geologia 10º Ano de Escolaridade A Tectónica de Placas Tectónica de placas A teoria da tectónica de placas é uma teoria recente Alfred Wegener em 1912 enunciara os pressupostos da Deriva Continental

Leia mais

WEGENER (1912) Os continentes, agora afastados, já estiveram juntos formando um único supercontinente a Pangeia rodeado por um único oceano a

WEGENER (1912) Os continentes, agora afastados, já estiveram juntos formando um único supercontinente a Pangeia rodeado por um único oceano a WEGENER (1912) Os continentes, agora afastados, já estiveram juntos formando um único supercontinente a Pangeia rodeado por um único oceano a Pantalassa. Posteriormente, a Pangeia fracturou-se e os continentes

Leia mais

Geologia Geral. O surgimento da Teoria da Deriva Continental. user 02/03/05. Título aqui 1. Tectônica Global.

Geologia Geral. O surgimento da Teoria da Deriva Continental. user 02/03/05. Título aqui 1. Tectônica Global. Geologia Geral Tectônica Global. 1 - O surgimento da Teoria da Deriva Continental; 2 - Anos 50: O ressurgimento da Teoria da Deriva Continental; 3 - O surgimento da Teoria da Tectônica Global; 4 - Placas

Leia mais

Processos Geomorfológicos - Vulcanismo e Sismicismo

Processos Geomorfológicos - Vulcanismo e Sismicismo Processos Geomorfológicos - Vulcanismo e Sismicismo 1. (UFSC - 2010) No início do século XX, um jovem meteorologista alemão, Alfred Wegener, levantou uma hipótese que hoje se confirma, qual seja: há 200

Leia mais

A DINÂMICA TERRESTRE

A DINÂMICA TERRESTRE A DINÂMICA TERRESTRE PONTES OU TRANSLAÇÕES CONTINENTAIS? Suess propôs no início do século XX, um modelo da estrutura interna da Terra em três camadas: um núcleo de níquel e ferro que designou de NIFE;

Leia mais

Deriva dos continentes e tectónica de placas

Deriva dos continentes e tectónica de placas Deriva dos continentes e tectónica de placas Em que consiste a teoria da deriva continental? A teoria da deriva continental foi apresentada pelo cientista Alfred Wegener. Em que consiste a teoria da deriva

Leia mais

Estrutura Interna da Terra

Estrutura Interna da Terra LITOSFERA Estrutura Interna da Terra Uma diferença notável entre a Terra e os demais planetas rochosos é a variedade de formas da superfície terrestre. A superfície de Mercúrio parece-se bastante com a

Leia mais

PLANIFICAÇÃO DE CIÊNCIAS NATURAIS - 7º ANO-

PLANIFICAÇÃO DE CIÊNCIAS NATURAIS - 7º ANO- PLANIFICAÇÃO DE CIÊNCIAS NATURAIS - 7º ANO- Tema / Capítulos Competências/Objectivos Estratégias / Actividades Recursos/Materiais Avaliação Aulas previstas (45 min) Tema I TERRA NO ESPAÇO Capítulo 1 um

Leia mais

A Terra. Um planeta em mudança. Escola Portuguesa do Lubango Hélder Giroto Paiva. Page 1

A Terra. Um planeta em mudança. Escola Portuguesa do Lubango Hélder Giroto Paiva. Page 1 A Terra Um planeta em mudança Page 1 Escola Portuguesa do Lubango Hélder Giroto Paiva História da vida na Terra Se convertermos toda a história, desde o seu aparecimento, em 24 horas Page 2 História da

Leia mais

A Terra e os outros planetas telúricos

A Terra e os outros planetas telúricos A Terra e os outros planetas telúricos Planetas telúricos Apresentam características comuns, no entanto, é possível identificar determinadas diferenças entre eles, nomeadamente no que respeita à actividade

Leia mais

WEGENER (1912) Os continentes, agora afastados, já estiveram juntos formando um único supercontinente a Pangeia rodeado por um único oceano a

WEGENER (1912) Os continentes, agora afastados, já estiveram juntos formando um único supercontinente a Pangeia rodeado por um único oceano a WEGENER (1912) Os continentes, agora afastados, já estiveram juntos formando um único supercontinente a Pangeia rodeado por um único oceano a Pantalassa. Posteriormente, a Pangeia fracturou-se e os continentes

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL - CIÊNCIAS 6ºANO- UNIDADE 3 - CAPÍTULO 2. Questão 237. Qual o nome do instrumento que registra os terremotos da Terra?

ENSINO FUNDAMENTAL - CIÊNCIAS 6ºANO- UNIDADE 3 - CAPÍTULO 2. Questão 237. Qual o nome do instrumento que registra os terremotos da Terra? ENSINO FUNDAMENTAL - CIÊNCIAS 6ºANO- UNIDADE 3 - CAPÍTULO 2 Questão 236. O que são sismos? Questão 237. Qual o nome do instrumento que registra os terremotos da Terra? Questão 238. Explique o que são ondas

Leia mais

a) Sial. b) Nife. c) Manto. d) Núcleo. e) Astenosfera.

a) Sial. b) Nife. c) Manto. d) Núcleo. e) Astenosfera. GEOLOGIA 1. Os solos formados pela decomposição de basalto de grande fertilidade que ocorrem principalmente no estado do Paraná, decomposição ocorrida mais especificamente na Era Mesozóica, são chamados

Leia mais

O novo Sistema Solar: Plutão deixa de ser considerado um planeta e ganha o status de planeta anão.

O novo Sistema Solar: Plutão deixa de ser considerado um planeta e ganha o status de planeta anão. Módulos 3 e 4: A Terra e sua dinâmica e O relevo terrestre. O novo Sistema Solar: Plutão deixa de ser considerado um planeta e ganha o status de planeta anão. De acordo com a nova definição, um corpo celeste

Leia mais

Núcleo Interno. Núcleo externo. Crosta terrestre. Manto

Núcleo Interno. Núcleo externo. Crosta terrestre. Manto Capítulo 6 Núcleo Interno Crosta terrestre Núcleo externo Manto Uma forma de representar a estrutura interna da Terra é dividi-la em três compartimentos conforme mostrado na figura ao lado: - Crosta -

Leia mais

A origem e formação da Terra

A origem e formação da Terra A origem e formação da Terra TERRA FORMOU-SE POR CONDENSAÇÃO E AGREGAÇÃO DE PARTÍCULAS: formação dos 8 Planetas do Sistema solar em suas órbitas atuais Bombardeio de meteoritos em superfície de corpo

Leia mais

Noções de Geologia. João Paulo Nardin Tavares

Noções de Geologia. João Paulo Nardin Tavares Noções de Geologia João Paulo Nardin Tavares A crosta A crosta rochosa da Terra é uma estrutura rígida, delgada e fragmentada em grandes placas tectônicas que sustentam os continentes e as bacias oceânicas.

Leia mais

ATIVIDADES DE REVISÃO MÓDULOS 04 E 05 GEOGRAFIA I

ATIVIDADES DE REVISÃO MÓDULOS 04 E 05 GEOGRAFIA I ATIVIDADES DE REVISÃO MÓDULOS 04 E 05 GEOGRAFIA I Descreva a estrutura interna da Terra. NÚCLEO é a parte central da Terra, formada de níquel e ferro. É sólido, com uma raio de cerca de 1.300 km, a partir

Leia mais

Escrito por Gerson Caravaca Ter, 15 de Setembro de 2009 03:04 - Última atualização Qui, 08 de Outubro de 2009 01:37

Escrito por Gerson Caravaca Ter, 15 de Setembro de 2009 03:04 - Última atualização Qui, 08 de Outubro de 2009 01:37 Segundo a teoria da Tectônica de Placas, a litosfera não é uma camada contínua, e sim, ela é fragmentada em uma dúzia ou mais de grandes placas rígidas que estão contínuo movimento na superfície terrestre.

Leia mais

ESTRUTURA INTERNA DA TERRA MÉTODOS PARA O SEU ESTUDO

ESTRUTURA INTERNA DA TERRA MÉTODOS PARA O SEU ESTUDO ESTRUTURA INTERNA DA TERRA MÉTODOS PARA O SEU ESTUDO O que existe no interior da Terra? Muitas das antigas ideias acerca da estrutura interna da Terra baseavam-se em interpretações fantasiosas de artistas:

Leia mais

Geodinâmica interna. A Tectônica Global. A A dança a dos continentes

Geodinâmica interna. A Tectônica Global. A A dança a dos continentes Geodinâmica interna A Tectônica Global A A dança a dos continentes Geodinâmica interna Uma vez identificados os diferentes componentes do planeta Terra, surge a parte mais delicada... Já que o planeta

Leia mais

Conhecer os argumentos a favor da Teoria da Deriva dos Continentes. Explicar a razão pela qual a Teoria da Deriva dos Continentes não foi aceite.

Conhecer os argumentos a favor da Teoria da Deriva dos Continentes. Explicar a razão pela qual a Teoria da Deriva dos Continentes não foi aceite. Compreender a Teoria da Deriva dos Continentes. Conhecer os argumentos a favor da Teoria da Deriva dos Continentes. Explicar a razão pela qual a Teoria da Deriva dos Continentes não foi aceite. Compreender

Leia mais

Biologia e Geologia Módulo 2 Vulcanologia

Biologia e Geologia Módulo 2 Vulcanologia FICHA INFORMATIVA Nº 1 Biologia e Geologia Módulo 2 Vulcanologia A actividade vulcânica pode ser classificada como efusiva, explosiva e mista. As principais características destes tipos de actividade vulcânica

Leia mais

DISCIPLINA: CIÊNCIAS NATURAIS 7º Ano

DISCIPLINA: CIÊNCIAS NATURAIS 7º Ano DISCIPLINA: CIÊNCIAS NATURAIS 7º Ano 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS COMPETÊNCIAS GERAIS Promover o pensamento de uma forma criativa e crítica, relacionando evidências e explicações, confrontando diferentes

Leia mais

permitem avançar com um modelo para a estrutura t da Geosfera.

permitem avançar com um modelo para a estrutura t da Geosfera. Estrutura interna da Geosfera O conhecimento sobre o interior da Terra ainda permanece um enigma apesar de todas as investigações que se têm feito e continuam a fazer nesta área. São as informações fornecidas

Leia mais

A origem da Terra e as transformações da paisagem

A origem da Terra e as transformações da paisagem A origem da Terra e as transformações da paisagem A Teoria do Big Bang A Teoria do Big Bang (ou grande explosão ) é uma formulação sobre a origem do Universo. Pressupõe a ocorrência de uma grande explosão

Leia mais

Biologia e Geologia Módulo 2 Vulcanologia

Biologia e Geologia Módulo 2 Vulcanologia FICHA (IN)FORMATIVA Nº 1 Biologia e Geologia Módulo 2 Vulcanologia A atividade vulcânica pode ser classificada como efusiva, explosiva e mista. As principais características destes tipos de atividade vulcânica

Leia mais

Tectónica de Placas e Grandes Estruturas Geológicas. Fábio Cruz Nº10 12ºA

Tectónica de Placas e Grandes Estruturas Geológicas. Fábio Cruz Nº10 12ºA Tectónica de Placas e Grandes Estruturas Geológicas Fábio Cruz Nº10 12ºA Teoria da Deriva Continental Criada por Alfred Wegener, é a teoria mobilista pioneira; Baseada na semelhança verificada entre as

Leia mais

LITOSFERA. Tempo Geológico. Página 1 com Prof. Giba

LITOSFERA. Tempo Geológico. Página 1 com Prof. Giba LITOSFERA Tempo Geológico Página 1 Considera-se tempo geológico aquele transcorrido através de fenômenos naturais desde a formação da Terra até os dias de hoje, o tempo histórico se inicia com o surgimento

Leia mais

Tectónica de Placas. Wegener morre em 1929 sem ver a sua teoria aprovada pela comunidade científica, apesar de existirem alguns adeptos.

Tectónica de Placas. Wegener morre em 1929 sem ver a sua teoria aprovada pela comunidade científica, apesar de existirem alguns adeptos. Tectónica de Placas O que se entende por esta teoria? Teoria da Deriva Continental de Wegener (1912) Todos os continentes, em tempos antigos, estiveram juntos, formando uma única massa terrestre Pangeia

Leia mais

Estrutura geológica da Terra Dinâmica interna

Estrutura geológica da Terra Dinâmica interna Estrutura geológica da Terra Dinâmica interna Tempo Geológico extinções Ação antrópica alterando o planeta Glaciações e Interglaciações Dobramentos Modernos (Orogênese Terciária) extinções extinções extinções

Leia mais

GEOGRAFIA. Observe a escala de tempo geológico para identificar os processos naturais que ocorreram respectivamente nas eras Paleozóica e Cenozóica:

GEOGRAFIA. Observe a escala de tempo geológico para identificar os processos naturais que ocorreram respectivamente nas eras Paleozóica e Cenozóica: Duração relativa das eras geológicas GEOGRAFIA Pré-Cambriano Mesozóica Cenozóica Paleozóica Observe a escala de tempo geológico para identificar os processos naturais que ocorreram respectivamente nas

Leia mais

LITOSFERA SIMA SIAL. Litosfera (crosta): camada rochosa da Terra (até 70 km de profundidade).

LITOSFERA SIMA SIAL. Litosfera (crosta): camada rochosa da Terra (até 70 km de profundidade). ESTRUTURA GEOLÓGICA ESTRUTURA DA TERRA LITOSFERA SIMA SIAL Litosfera (crosta): camada rochosa da Terra (até 70 km de profundidade). DESCONTINUIDADE DE MOHOROVICIC Limite entre a Litosfera e o manto MANTO

Leia mais

João Paulo Nardin Tavares

João Paulo Nardin Tavares João Paulo Nardin Tavares Histórico Nos séculos XVII e XVIII elaborou-se uma noção mais clara sobre as escalas temporais da história do planeta (idade geológica). Mesmo assim, os estudiosos não ousavam

Leia mais

Livro Interactivo 3D Permite Fazer Anotações e Imprimir. Dúvidas Mais Comuns GEO 10. Flipping Book. http://netxplica.com

Livro Interactivo 3D Permite Fazer Anotações e Imprimir. Dúvidas Mais Comuns GEO 10. Flipping Book. http://netxplica.com Livro Interactivo 3D Permite Fazer Anotações e Imprimir Dúvidas Mais Comuns GEO GEO 10 Flipping Book http://netxplica.com DÚVIDAS MAIS COMUNS :: BIOLOGIA E GEOLOGIA 10 http://netxplica.com 1. A Geologia,

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CASTRO DAIRE. Ano Letivo 2012/2013 DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS PLANIFICAÇÃO ANUAL CIÊNCIAS NATURAIS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CASTRO DAIRE. Ano Letivo 2012/2013 DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS PLANIFICAÇÃO ANUAL CIÊNCIAS NATURAIS AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CASTRO DAIRE Ano Letivo 2012/2013 DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS PLANIFICAÇÃO ANUAL CIÊNCIAS NATURAIS 7º ANO As Docentes Responsáveis: Unidade Programática

Leia mais

GEOGRAFIA SÉRIE: 1º ano DERIVA CONTINENTAL Profº Luiz Gustavo Silveira

GEOGRAFIA SÉRIE: 1º ano DERIVA CONTINENTAL Profº Luiz Gustavo Silveira GEOGRAFIA SÉRIE: 1º ano DERIVA CONTINENTAL Profº Luiz Gustavo Silveira GEOGRAFIA FÍSICA Prof. Luiz Gustavo Silveira DERIVA CONTINENTAL PANGÉIA GRANDE MASSA CONTINENTAL PANTALASSA OCEANO CONTÍNUO PROCESSO

Leia mais

Noções de Geologia. Prof. Msc. João Paulo Nardin Tavares

Noções de Geologia. Prof. Msc. João Paulo Nardin Tavares Noções de Geologia Prof. Msc. João Paulo Nardin Tavares Objetivos da aula Conhecer a estrutura da Terra Definir os conceitos e teorias da deriva continental e das placas tectônicas Compreender fenômenos

Leia mais

Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas a) I, II e III b) I, III e IV c) II, IV e V d) I, II e V e) III, IV e V

Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas a) I, II e III b) I, III e IV c) II, IV e V d) I, II e V e) III, IV e V 1. (Espcex (Aman) 2016) O relevo é o resultado da atuação de forças de origem interna e externa, as quais determinam as reentrâncias e as saliências da crosta terrestre. Sobre esse assunto, podemos afirmar

Leia mais

Criosfera Gelo Marinho e Gelo de superfície

Criosfera Gelo Marinho e Gelo de superfície Criosfera Gelo Marinho e Gelo de superfície Dinâmica do Clima Profª Maria Dolores Alunos: Fernanda Santana Guilherme Chagas Introdução O gelo cobre cerca de 11% do solo terrestre e 7% dos oceanos do mundo.

Leia mais

GRANDES ESTRUTURAS GEOLÓGICAS

GRANDES ESTRUTURAS GEOLÓGICAS Enquadramento Tectónico GRANDES ESTRUTURAS GEOLÓGICAS Trabalho realizado por: Ana Taborda nº2 12º A TEORIA DA TECTÓNICA DE PLACAS Em 1965, o geólogo J. Tuzo Wilson, propôs um modelo tectónico à escala

Leia mais

Lista de Carnaval - 2016

Lista de Carnaval - 2016 SÉRIE/ANO: 8ª PROFESSOR (A): Jailson Silva de Sousa SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR

Leia mais

Teste diagnóstico TERRA NO ESPAÇO CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE AMBIENTE. OBSERVAÇÃO: Grelhas de observação. Listas de verificação.

Teste diagnóstico TERRA NO ESPAÇO CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE AMBIENTE. OBSERVAÇÃO: Grelhas de observação. Listas de verificação. ANO: 7º ANO LECTIVO: 2008/2009 p.1/5 TERRA NO ESPAÇO 2 Teste diagnóstico CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE AMBIENTE E - Ciência produto da actividade humana. - Ciência e conhecimento do Universo. - Compreender

Leia mais

A história do Planeta Terra e a Origem dos Continentes.

A história do Planeta Terra e a Origem dos Continentes. A história do Planeta Terra e a Origem dos Continentes. Geografia 6 ANO Expedição 3 (pg. 70 e 71) Percursos 11 e 12 Professora Bruna Andrade 1. A história do Planeta Terra A história da Terra tem início

Leia mais

Frank Press Raymond Siever John Grotzinger Thomas H. Jordan. Entendendo a Terra. 4a Edição. Cap 2: Placas Tectônicas: A Teoria Unificada

Frank Press Raymond Siever John Grotzinger Thomas H. Jordan. Entendendo a Terra. 4a Edição. Cap 2: Placas Tectônicas: A Teoria Unificada Frank Press Raymond Siever John Grotzinger Thomas H. Jordan Entendendo a Terra 4a Edição Cap 2: Placas Tectônicas: A Teoria Unificada Lecture Slides prepared by Peter Copeland Bill Dupré Copyright 2004

Leia mais

Ricardo Nogueira nº19 12ºA

Ricardo Nogueira nº19 12ºA Ricardo Nogueira nº19 12ºA Teoria da Tectónica de Placas Esta teoria evoluiu da ideia de existir um conjunto de placas rígidas (Litosfera) que se movimentam pois se encontram sobre uma camada de material

Leia mais

Texto complementar: Litosfera evolução Disciplina: Geografia. As esferas da Terra

Texto complementar: Litosfera evolução Disciplina: Geografia. As esferas da Terra MODALIDADE: EJA Ensino Médio PERÍODO 1º Período Texto complementar: Litosfera evolução Disciplina: Geografia geológica da Terra Professor (a): Kátia Silene Data: 09/03/2016 Nome do Aluno: As esferas da

Leia mais

Estrutura Geológica da Terra. Professora: Jordana Costa

Estrutura Geológica da Terra. Professora: Jordana Costa Estrutura Geológica da Terra Professora: Jordana Costa Teoria da formação e evolução da Terra 1- Há cerca de 4,6 bilhões de anos, uma densa nuvem de gás e poeira se contraiu e constituiu o Sol. Outras

Leia mais

TESTE DE AVALIAÇÃO HISTÓRIA DA TERRA / TECTÓNICA

TESTE DE AVALIAÇÃO HISTÓRIA DA TERRA / TECTÓNICA TESTE DE AVALIAÇÃO HISTÓRIA DA TERRA / TECTÓNICA Ciências Naturais 7º ano Nome n.º Turma Data: Classificação: Professor(a): Enc. Educação Lê com atenção cada uma das questões que te são propostas e responde

Leia mais

Bem Explicado Centro de Explicações Lda. CN 7º Ano Teste Diagnóstico: Condições que permitem a existência de Vida na Terra

Bem Explicado Centro de Explicações Lda. CN 7º Ano Teste Diagnóstico: Condições que permitem a existência de Vida na Terra Bem Explicado Centro de Explicações Lda. CN 7º Ano Teste Diagnóstico: Condições que permitem a existência de Vida na Terra Nome: Data: / / 1. Completa os espaços em branco, das afirmações que se seguem,

Leia mais

Nome: Ano: Turma: Nº.:

Nome: Ano: Turma: Nº.: Direção de Serviços Região Algarve Agrupamento de Escolas Silves Sul Doc. 59 PGA - Prova Global do Agrupamento Ciências Físicas e Naturais Ciências Naturais 7º Ano Prova: B Nome: Ano: Turma: Nº.: Data:

Leia mais

BIOLOGIA E GEOLOGIA 10º ano. Para a determinação das idades relativas são utilizados os seguintes princípios estratigráficos. Enuncie-os.

BIOLOGIA E GEOLOGIA 10º ano. Para a determinação das idades relativas são utilizados os seguintes princípios estratigráficos. Enuncie-os. BIOLOGIA E GEOLOGIA 10º ano Subtema- Rochas sedimentares, arquivos históricos da Terra Assunto: Datação relativa das rochas e princípios da Geologia Para a determinação das idades relativas são utilizados

Leia mais

GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 03 DERIVA CONTINENTAL E TECTÔNICA DE PLACAS

GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 03 DERIVA CONTINENTAL E TECTÔNICA DE PLACAS GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 03 DERIVA CONTINENTAL E TECTÔNICA DE PLACAS Como pode cair no enem (ENEM) No mapa, é apresentada a distribuição geográfica de aves de grande porte e que não voam. Há evidências

Leia mais

GEOLOGIA GERAL PROF. ROCHA

GEOLOGIA GERAL PROF. ROCHA GEOLOGIA GERAL PROF. ROCHA video1 CAMADAS DA TERRA CAMADAS DA TERRA Video 2 Video 3 A crosta e as rochas A crosta é formada por rochas e minerais. As rochas são agrupamentos de minerais: Minerais são

Leia mais

Isolamento e Evolução Isolamento - um dos principais fatores para que ocorram mudanças evolutivas Ilhas - papel central no estudo da evolução O Isolam

Isolamento e Evolução Isolamento - um dos principais fatores para que ocorram mudanças evolutivas Ilhas - papel central no estudo da evolução O Isolam Biogeografia de Ilhas Vida e morte nas ilhas Maratona de Biogeografia Fundamentos de Ecologia e Modelagem Ambiental Aplicados à Conservação da Biodiversidade Vivian F. Renó 12/04/2012 Isolamento e Evolução

Leia mais

Agrupamento de Escolas António Sérgio V.N. de Gaia E S C O L A S E C U N D Á R I A A N T Ó N I O S É R G I O. Nome Nº

Agrupamento de Escolas António Sérgio V.N. de Gaia E S C O L A S E C U N D Á R I A A N T Ó N I O S É R G I O. Nome Nº Agrupamento de Escolas António Sérgio V.N. de Gaia E S C O L A S E C U N D Á R I A A N T Ó N I O S É R G I O TESTE ESCRITO 10º ANO - Biologia e Geologia - MÓDULO 1 (um) Data 31 / 10 / 2013 CLASSIFICAÇÃO

Leia mais

GEOLOGIA GERAL CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

GEOLOGIA GERAL CIÊNCIAS BIOLÓGICAS GEOLOGIA GERAL CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Quarta 14 às 18h museu IC II Aula 2 Deriva continental e Tectônica de placas Turma: 2016/01 Profª. Larissa Bertoldi larabertoldi@gmail.com Dinâmica da Terra Deriva continental

Leia mais

Estrutura da Terra Susana Prada

Estrutura da Terra Susana Prada Estrutura da Terra Susana Prada Grandes divisões dos tempos geológicos 13% 87% ESCALA DOS TEMPOS GEOLÓGICOS Era Período Época Cronologia Presente Quaternário Cenozóico Terciário Fanerozóico Cretácico Mesozóico

Leia mais

O Relevo A rede hidrográfica

O Relevo A rede hidrográfica O Relevo A rede hidrográfica Relevo O Relevo é o conjunto de formas que a superfície terrestre apresenta. As principais formas de relevo são: Montanhas; Planaltos; Colinas; Planícies; Vales. Montanha Forma

Leia mais

GE GRAFIA Estrutura Interna

GE GRAFIA Estrutura Interna GE GRAFIA Estrutura Interna Formação do Planeta Um dos diversos modelos científicos que tentam explicar como o universo se formou é a Teoria do Big Bang. Big Bang: o Big Bang é visto como o momento no

Leia mais

CONTRIBUTOS PARA O ESTUDO DO INTERIOR DA TERRA

CONTRIBUTOS PARA O ESTUDO DO INTERIOR DA TERRA CONTRIBUTOS PARA O ESTUDO DO INTERIOR DA TERRA Como é constituído o interior da Terra? 2 Como é constituído o interior da Terra? 3 Muitas das antigas ideias acerca da estrutura interna da Terra baseavam-se

Leia mais

GEOLOGIA GERAL PROF. ROCHA

GEOLOGIA GERAL PROF. ROCHA GEOLOGIA GERAL PROF. ROCHA CAMADAS DA TERRA CAMADAS DA TERRA A crosta e as rochas A crosta é formada por rochas e minerais. As rochas são agrupamentos de minerais: Minerais são elementos ou compostos

Leia mais

Formação, composição e litologia das Geosferas -AULA 3-

Formação, composição e litologia das Geosferas -AULA 3- Formação, composição e litologia das Geosferas -AULA 3- GEOLOGIA GERAL Prof. Alexandre Paiva da Silva CCTA/UACTA/UFCG Estrutura geral da Terra Nome Características químicas Características físicas Atmosfera

Leia mais

é a herança para os nossos filhos e netos com a sua atmosfera rica em oxigénio, permite-nos respirar com a camada de ozono, protege-nos das radiações

é a herança para os nossos filhos e netos com a sua atmosfera rica em oxigénio, permite-nos respirar com a camada de ozono, protege-nos das radiações é a herança para os nossos filhos e netos com a sua atmosfera rica em oxigénio, permite-nos respirar com a camada de ozono, protege-nos das radiações ultravioletas com a água evita a desidratação com as

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA Aluno(a): Nº Ano: 6º Turma: Data: 04/06/2011 Nota: Professora: Élida Valor da Prova: 40 pontos Assinatura do responsável: Orientações

Leia mais

A DANÇA DOS CONTINENTES

A DANÇA DOS CONTINENTES A DANÇA DOS CONTINENTES O nosso planeta dinâmico não cansa de impressionar intriga cientistas, velhos e crianças e a todos que nele habitar o muito que conhecemos ainda é pouco para explicar De uma ideia

Leia mais

Estrutura Interna da Terra. Extensivo

Estrutura Interna da Terra. Extensivo Estrutura Interna da Terra Extensivo Conteúdo Formação do Sistema Solar e do Planeta Terra; Estrutura geológica do planeta Terra; Placas Tectônicas; Eras Geológicas; Formação do Sistema Solar O Sistema

Leia mais

http://bg10esc.files.wordpress.com/2010/08/homem-e-terra.jpg Métodos para o estudo do interior da geosfera Biologia e Geologia 10º ano

http://bg10esc.files.wordpress.com/2010/08/homem-e-terra.jpg Métodos para o estudo do interior da geosfera Biologia e Geologia 10º ano http://bg10esc.files.wordpress.com/2010/08/homem-e-terra.jpg http://afloret.files.wordpress.com/2008/08/sondagens.jpg http://3.bp.blogspot.com/_2rp688mm60g/skplgqbysii/aaaaaaaaarw/ykcnlzt0mry/s400/svdrilling_narrowweb

Leia mais

O CONTINENTE AMERICANO A AMÉRICA ANGLOSAXÔNICA

O CONTINENTE AMERICANO A AMÉRICA ANGLOSAXÔNICA O CONTINENTE AMERICANO A AMÉRICA ANGLOSAXÔNICA O QUE É REGIONALIZAR? Regionalizar o espaço terrestre significa dividi-lo em regiões, que devem possuir características comuns: De ordem física ou natural

Leia mais

A estrutura da Terra

A estrutura da Terra A estrutura da Terra As descontinuidades nas velocidades das ondas sísmicas indicam a presença de camadas na Terra. - Descontinuidade de Mohorovicíc (Moho): profundidade de algumas dezenas de km (38 a

Leia mais

Estrutura da Terra e Tectônica de Placas

Estrutura da Terra e Tectônica de Placas Estrutura da Terra e Tectônica de Placas Terremoto Japão março 2011 Tsunami Japão março 2011 Decifrando a Terra Teixeira, Toledo, Fairchild & Taioli Ed.Oficina de Textos Para Entender a Terra Press, Siever,

Leia mais

GEOGRAFIA FUNDAMENTAL PROF.ª ANDREZA XAVIER 6 ANO PROF. WALACE VINENTE

GEOGRAFIA FUNDAMENTAL PROF.ª ANDREZA XAVIER 6 ANO PROF. WALACE VINENTE GEOGRAFIA 6 ANO PROF. WALACE VINENTE FUNDAMENTAL PROF.ª ANDREZA XAVIER REVISÃO DOS CONTEÚDOS Unidade II Comunicação e tecnologia. 2 REVISÃO DOS CONTEÚDOS Aula 12.1 Conteúdos Desvendando o Universo. O Sistema

Leia mais

A teoria da deriva dos continentes

A teoria da deriva dos continentes A teoria da deriva dos continentes A constatação de que os continentes se ajustam como peça de um puzzle foi uma das primeiras observações efetuadas por Alfred Wegener, que o levaram a concluir que a configuração

Leia mais

Relacionar os vários tipos de limites de placas com zonas de destruição, conservação e construção da crusta terrestre.

Relacionar os vários tipos de limites de placas com zonas de destruição, conservação e construção da crusta terrestre. Identificar e compreender os princípios do raciocínio geológico (catastrofismo, uniformitarismo e actualismo). Reconhecer o contributo das várias ciências e a influência da cultura social no desenvolvimento

Leia mais

Introdução à Oceanografia Física. Oceanos e Sazonalidade. Circulação e Movimentos de Massas de Água. Circulação e Movimentos de Massas de Água

Introdução à Oceanografia Física. Oceanos e Sazonalidade. Circulação e Movimentos de Massas de Água. Circulação e Movimentos de Massas de Água Introdução à Oceanografia Física Este material é um material didático de apoio, visando facilitar o estudo do aluno, sem entretanto estar diretamente associado ao plano de curso da disciplina. Circulação

Leia mais

A estrutura da Terra. Prof. Eder C. Molina IAGUSP.

A estrutura da Terra. Prof. Eder C. Molina IAGUSP. 1 Prof. Eder C. Molina IAGUSP http://www.iag.usp.br/~eder/deriv.ppt 2 Raio médio: 6.371 km Densidade média: 5,5 g cm -3 Massa: 5,976 x10 24 kg Temperatura superficial média: 15 o C Pressão atmosférica

Leia mais

6ºano 3º período matutino 8 de agosto de 2014

6ºano 3º período matutino 8 de agosto de 2014 GEOGRAFIA QUESTÃO 1 O relevo é constituído pelas formas da superfície do planeta, podendo ser influenciado por agentes internos e externos. Ou seja, é o conjunto das formas da crosta terrestre, manifestando-se

Leia mais

ESTRUTURA INTERNA DA TERRA CROSTA

ESTRUTURA INTERNA DA TERRA CROSTA Dinâmica da terra ESTRUTURA INTERNA DA TERRA CROSTA MANTO NÚCLEO EXTERNO NÚCLEO INTERNO CROSTA OU LITOSFERA: é a fina camada exterior que envolve o planeta. Tem consistência sólida e flutua sobre um material

Leia mais

A ORIGEM DA TERRA CAPÍTULO 1 2º PERÍODO

A ORIGEM DA TERRA CAPÍTULO 1 2º PERÍODO A ORIGEM DA TERRA CAPÍTULO 1 2º PERÍODO CONCEPÇÃO DO INÍCIO DA FORMAÇÃO DA LITOSFERA PANGEIA O INÍCIO DA SEPARAÇÃO DA PANGEA FÓSSEIS ENCONTRADOS POR WEGENER MODELO DO MOVIMENTO PROPOSTO POR WEGENER OS

Leia mais

ESTRUTURA GEOLÓGICA E RELEVO AULA 4

ESTRUTURA GEOLÓGICA E RELEVO AULA 4 ESTRUTURA GEOLÓGICA E RELEVO AULA 4 ESCALA DO TEMPO GEOLÓGICO Organiza os principais eventos ocorridos na história do planeta ERA PRÉ -CAMBRIANA DESAFIO (UEPG) ex. 1 p. 181 - A história e a evolução da

Leia mais

DECIFRANDO A FORMAÇÃO DA TERRA

DECIFRANDO A FORMAÇÃO DA TERRA DECIFRANDO A FORMAÇÃO DA TERRA QUESTÕES INICIAIS O que vocês já sabem sobre o tema? O que justifica a presença de diversos tipos de relevo na crosta terrestre? Por que estudar esse tema? O que se entende

Leia mais

DERIVA CONTINENTAL E PLACAS TECTÔNICAS. Fonte:

DERIVA CONTINENTAL E PLACAS TECTÔNICAS. Fonte: DERIVA CONTINENTAL E PLACAS TECTÔNICAS A idéia foi proposta inicialmente por Alfred Wegener, em 1912, baseando-se nas formas dos continentes de cada lado do Oceano Atlântico. Essa idéia foi sugerida pela

Leia mais

A Teoria da Tectónica de Placas. Prof. Isaac Buzo Sánchez

A Teoria da Tectónica de Placas. Prof. Isaac Buzo Sánchez A Teoria da Tectónica de Placas Prof. Isaac Buzo Sánchez Avanços da Ciência e da Tecnologia Em meados do séc. XX, novos avanços da ciência e tecnologia, levaram os cientistas a considerar novamente as

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Geografia Ano: 1º - Ensino Médio Professora: Tatiana Teixeira Geografia Atividade para Estudos Autônomos Data: 5 / 6 / 2017 Aluno(a): N o : Turma:

Leia mais

2ª Ficha de Trabalho para Avaliação de Biologia e Geologia (ano 1)

2ª Ficha de Trabalho para Avaliação de Biologia e Geologia (ano 1) 2ª Ficha de Trabalho para Avaliação de Biologia e Geologia (ano 1) 1. Ao longo dos 4600 M.a. de idade, a Terra tem experimentado profundas alterações. Ocorreram transformações no mundo físico, pois a Terra

Leia mais

S O. PauloValentim 2010

S O. PauloValentim 2010 S O N A C T T I F Á Compreender a importância da Geologia na prevenção de riscos geológicos e na melhoria da gestão ambiental. Conhecer a geomorfologia dos continentes e dos fundos oceânicos. Reconhecer

Leia mais

Estrutura física e química da Terra

Estrutura física e química da Terra Estrutura física e química da Terra Os elementos químicos que estão globalmente presentes são os mesmos que constituem os minerais mais comuns. Existem atualmente cerca de 116 elementos químicos, incluindo

Leia mais

Sistema Terra-Lua. Um exemplo paradigmático

Sistema Terra-Lua. Um exemplo paradigmático Sistema Terra-Lua Um exemplo paradigmático Sistema Terra-Lua A lua é o único satélite da Terra. É um planeta telúrico de pequenas dimensões e por isso de baixa força gravítica. Daí resulta a ausência de

Leia mais

Geografia Física Geral Agentes Internos. Prof. Diego Moreira

Geografia Física Geral Agentes Internos. Prof. Diego Moreira Geografia Física Geral Agentes Internos Prof. Diego Moreira ESTRUTURAS GEOLÓGICAS TEMPO GEOLÓGICO TEMPO HISTÓRICO B A C I A S S E D I M E N T A R E S DOBRAMENTOS MODERNOS ESCUDOS CRISTALINOS AS CAMADAS

Leia mais

C O L É G I O F R A N C O - B R A S I L E I R O

C O L É G I O F R A N C O - B R A S I L E I R O C O L É G I O F R A N C O - B R A S I L E I R O Nome: N.º: Turma: Professor(a): Ano: 6º Data: / / 2014 2ª LISTA DE RECUPERAÇÃO - GEOGRAFIA 1) Para responder a esta questão, considere os mapas a seguir.

Leia mais

Deriva de placas. América. Eurasia 30 mm/ano. S.Pinker

Deriva de placas. América. Eurasia 30 mm/ano. S.Pinker Deriva de placas Eurasia 30 mm/ano América S.Pinker Alfred Wegener A base de evidências reunidas ao longo de sec. XIX postula em 1905 que: -!Os actuais continentes resultam da fragmentação de Pangea. -!Os

Leia mais

Ainda não compreendemos totalmente como é constituído e como funciona o interior do nosso planeta.

Ainda não compreendemos totalmente como é constituído e como funciona o interior do nosso planeta. Ainda não compreendemos totalmente como é constituído e como funciona o interior do nosso planeta. Os dados que permitem conhecer o interior da Terra podem ser obtidos de forma direta, através de métodos

Leia mais

ESCOLA FERREIRA CASTRO 13/14 PROFª SANDRA NASCIMENTO III TECTÓNICA DE PLACAS

ESCOLA FERREIRA CASTRO 13/14 PROFª SANDRA NASCIMENTO III TECTÓNICA DE PLACAS ESCOLA FERREIRA CASTRO 13/14 PROFª SANDRA NASCIMENTO III TECTÓNICA DE PLACAS Regresso à deriva continental O interesse pela Teoria da Deriva Continental reacendeu-se, por volta de 1950, quando se começou

Leia mais

Agentes formadores e modeladores do relevo. A Dinâmica interna do globo terrestre: A Estrutura interna da Terra

Agentes formadores e modeladores do relevo. A Dinâmica interna do globo terrestre: A Estrutura interna da Terra Agentes formadores e modeladores do relevo A Dinâmica interna do globo terrestre: A Estrutura interna da Terra Dinâmica Interna e o TECTONISMO Os três tipos de contato entre placas tectônicas CONVERGENTE:

Leia mais