A história do Planeta Terra e a Origem dos Continentes.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A história do Planeta Terra e a Origem dos Continentes."

Transcrição

1 A história do Planeta Terra e a Origem dos Continentes. Geografia 6 ANO Expedição 3 (pg. 70 e 71) Percursos 11 e 12 Professora Bruna Andrade

2 1. A história do Planeta Terra A história da Terra tem início há aproximadamente 4,6 bilhões de anos. Nesse período ela era uma bola de fogo (massa de rochas em ebulição) que foi atingida por uma chuva de meteoros. Um planetoide também colide com a Terra arrancando pedaços que deram origem a lua.

3 Com o resfriamento da bola de fogo, formou-se a CROSTA TERRESTRE (camada de rocha que compõe a superfície do planeta). Gases eram expelidos do interior do planeta e originaram uma atmosfera primitiva, que propiciou a formação de chuva e consequentemente dos oceanos. Os oceanos primitivos possuíam cerca de 20 cm de profundidade. A formação dos oceanos foi fundamental para o surgimento da vida no planeta, pois foi no mar que surgiram as primeiras formas de vida (as bactérias). As primeiras formas de vida foram importantes para o surgimento de outros seres. Surgiram então, oriundos dos microrganismos, os invertebrados dentre eles medusas, trilobitas, caracóis e estrela-do-mar, além disso, desenvolveram plantas tais como as algas verdes, todos os seres vivos desse momento habitavam ambientes marinhos.

4 Os primeiros peixes, esponjas, corais e moluscos surgiram. Algumas espécies de plantas marinhas se adaptaram fora do ambiente aquático, dando origem às primeiras plantas terrestres. Os continentes são invadidos por diversas espécies de insetos, muitas existentes até hoje. No período Carbonífero formaram-se pântanos e floresta que foram destruídas sucessivamente, formando depósitos de carvão utilizados até hoje.

5 Os animais terrestres tiveram sua origem a partir do momento que algumas espécies de peixes saíram da água dando origem aos anfíbios e posteriormente aos répteis. (Mesozoica) No início do Mesozoico formou-se um supercontinente, chamado Pangea, que depois dividiu-se em dois grandes continentes conhecidos como Laurásia, ao norte, e Gonduana, ao sul.

6 O tempo em que o planeta Terra ficou povoado por grandes répteis, os dinossauros, foi chamado de Período Jurássico. Um meteoro atinge o planeta jogando toneladas de poeira na atmosfera impedindo as plantas de fazerem fotossíntese. Sem plantas os animais herbívoros não comiam e os carnívoros, consequentemente, também não. É o fim da era dos Dinossauros. Os mamíferos iniciam seu reinado.

7 No início da Era Cenozóica ocorre a fragmentação dos grandes continentes até a conformação atual. A América do Sul separou-se da África, surgindo o Oceano Atlântico Sul; a Austrália será separada da Antártica e a América do Norte separou-se da Europa. Grandes cadeias de montanhas foram formadas nessa deriva continental, como o Himalaia e os Alpes, e novos ecossistemas foram formados e isolados dos demais, permitindo a especialização de algumas espécies... Os animais como os mamíferos e as aves proliferaram por todo o planeta, a atmosfera já possuía as mesmas características atuais.

8 Há aproximadamente 4 milhões de anos surgiram os ancestrais dos seres humanos e o planeta a partir de então entrou em períodos de muito frio ocasionados pelo crescimento das geleiras, no entanto, há 11 mil anos as geleiras se fixaram nas zonas polares. Há anos surgem os primeiros grupos de Homo Sapiens caçando no continente africano, que espécie sobreviveu à última glaciação e migrou apressadamente para os demais continentes Dominou todas as outras espécies (provocando o desaparecimento de algumas), criou técnicas e a escrita e, portanto, iniciaram a História e a Geografia.

9 As eras geológicas Através de pesquisas das rochas e dos fósseis, cientistas estimam que a Terra tenha aproximadamente 4,6 bilhões de anos. Durante todo esse período ela passou por grandes transformações, processo classificado como eras geológicas. As diferentes eras geológicas correspondem a grandes intervalos de tempo, divididos em períodos. A alternância das eras geológicas foi estabelecida através de alterações significativas na crosta terrestre, sendo, portanto, classificadas em cinco eras geológicas distintas: Arqueozoica, Proterozoica, Paleozoica, Mesozoica e Cenozoica.

10

11 2. A origem dos continentes Estrutura da Terra Durante o período de formação do Planeta Terra, sua estrutura diferenciou-se em:

12 Teoria da deriva Continental Alfred Wegner ( ), pesquisador alemão, criou a teoria da Deriva Continental aquela que diz que os continentes tiveram origem da Pangeia que continuaram se fragmentando até chegarem a configuração atual. Como ele chegou a essa conclusão? O recorte da América do Sul se encaixa no recorte da África (como um quebra-cabeça); Os mesmos fósseis animais e vegetais foram encontrados tanto na África quando na América do Sul.

13 moverem? faltava explicar a causa do deslocamentos dos continentes, ou seja, o que faz os continentes se A teoria das Placas Tectônicas A CROSTA TERRESTRE NÃO é inteira ou contínua. Na verdade, ela é formada por várias partes denominadas PLACAS TECTÔNICAS. (Como um quebra-cabeça!)

14 As placas tectônicas estão em constante movimento! O que faz as placas tectônicas se moverem é o movimento do Magma no manto. Esse movimento é chamado de CORRENTES DE CONVECÇÃO - o magma mais aquecido sobe ( mais leve ) e o menos aquecido desce ( mais pesado ).

15 Não foi assim que aconteceu!

16 A Nova Pangeia A cada dia os continentes estão mudando de posição, assim, daqui 250 milhões de anos os continentes estarão reorganizados de forma similar há 250 milhões de anos.

17 Devido aos movimentos convectivos as Placas Tectônicas se movimentam de 2 a três centímetros por ano. Ao se movimentar, as placas tectônicas chocam-se, afastam-se ou deslizam lateralmente em relação a outra, provocando fenômenos geológicos como terremotos, vulcanismos, dobramentos (montanhas) e falhas.

18 B A C

19 Fósseis O que são? Fósseis são restos ou vestígios de organismos encontrados em rochas sedimentares mais antigas que 10 mil anos, antes do Holoceno, a época em que vivemos. A ciência que estuda os fósseis é a Paleontologia. Qual a diferença entre Arqueologia e Paleontologia? A arqueologia trata do estudo de restos de seres humanos, civilizações antigas, como viviam, etc., normalmente mais recentes que 10 mil anos. Contudo, os arqueólogos também chamam restos humanos mais novos que 10 mil anos de fósseis. Curiosidade! Acesse:

20 Como se forma um fóssil? 1 Para se formar um fóssil é necessário que o corpo do ser vivo (animal ou planta) seja enterrado por sedimentos finos e protegido da decomposição. 2 As partes moles decompõem-se (e também algumas partes duras menos resistentes) devido à atividade dos decompositores que vivem nos sedimentos. 3 Com o passar do tempo, acumulam-se várias camadas de sedimentos sobre o organismo. Os sedimentos sofrem processos de mineralização que os transformam em rocha (atenção: estes processos durante milhões de anos.) Não é fácil formar um Fóssil, pois normalmente depois de um organismo morrer o seu corpo é decomposto por outros seres vivos decompositores ou comido por predadores. 4 As partes duras do organismo são mineralizadas. Os mesmos processos de mineralização que atuam sobre os sedimentos acabam por ao mesmo tempo atuar sobre o fóssil, deixando-o preservado na rocha que entretanto se formou. 5 Com o passar do tempo, e ao fim de muitos milhões de anos, as camadas onde o fóssil está enterrado acabam por ser erodidas e trazidas à superfície, expondo o fóssil. Retirado de:

21 Exercícios de Fixação 1. O tempo do homem é igual ao tempo da natureza? Explique. 2. Explique a função dos geólogos e dos paleontólogos nos estudos sobre o planeta Terra. 3. O que são rochas sedimentares e como elas contribuem para a formação dos fósseis? 4. Pesquise fósseis já encontrados no Brasil. 5. O que é a teoria da Deriva Continental? 6. As placas tectônicas se movimentam? Explique. 7. Faça um esquema no seu caderno representando as principais camadas da Terra. 8. A Terra é como uma cebola: é dividida em várias camadas. Entre essas diferentes formas que compõem a estrutura interna do nosso planeta, qual(is) dela(s) pode(m) ser considerada(s) sólida(s). a) somente a crosta terrestre b) somente o manto c) somente o núcleo d) a crosta e o núcleo interno e) o manto externo e a crosta

22 Jogando e Aprendendo Você Pode Assistir

Historia da Terra. Terra no início da sua formação, há 4,6 bilhões de anos. Fonte da imagem:

Historia da Terra. Terra no início da sua formação, há 4,6 bilhões de anos. Fonte da imagem: Historia da Terra A história do nosso planeta inicia às 0h, quando a Terra foi formada (há 4,6 bilhões de anos) foi formado a partir de poeira e gás. As primeiras 3h44 de vida da Terra não são de muitas

Leia mais

LITOSFERA. Tempo Geológico. Página 1 com Prof. Giba

LITOSFERA. Tempo Geológico. Página 1 com Prof. Giba LITOSFERA Tempo Geológico Página 1 Considera-se tempo geológico aquele transcorrido através de fenômenos naturais desde a formação da Terra até os dias de hoje, o tempo histórico se inicia com o surgimento

Leia mais

Geologia Geral. O surgimento da Teoria da Deriva Continental. user 02/03/05. Título aqui 1. Tectônica Global.

Geologia Geral. O surgimento da Teoria da Deriva Continental. user 02/03/05. Título aqui 1. Tectônica Global. Geologia Geral Tectônica Global. 1 - O surgimento da Teoria da Deriva Continental; 2 - Anos 50: O ressurgimento da Teoria da Deriva Continental; 3 - O surgimento da Teoria da Tectônica Global; 4 - Placas

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL - CIÊNCIAS 6ºANO- UNIDADE 3 - CAPÍTULO 2. Questão 237. Qual o nome do instrumento que registra os terremotos da Terra?

ENSINO FUNDAMENTAL - CIÊNCIAS 6ºANO- UNIDADE 3 - CAPÍTULO 2. Questão 237. Qual o nome do instrumento que registra os terremotos da Terra? ENSINO FUNDAMENTAL - CIÊNCIAS 6ºANO- UNIDADE 3 - CAPÍTULO 2 Questão 236. O que são sismos? Questão 237. Qual o nome do instrumento que registra os terremotos da Terra? Questão 238. Explique o que são ondas

Leia mais

Bem Explicado Centro de Explicações Lda. CN 7º Ano -Deriva dos Continentes e Tectónica de placas.

Bem Explicado Centro de Explicações Lda. CN 7º Ano -Deriva dos Continentes e Tectónica de placas. Bem Explicado Centro de Explicações Lda. CN 7º Ano -Deriva dos Continentes e Tectónica de placas. Nome: Data: / / 1. Completa os espaços em branco, das frases que se seguem, com os termos apropriados.

Leia mais

a) Sial. b) Nife. c) Manto. d) Núcleo. e) Astenosfera.

a) Sial. b) Nife. c) Manto. d) Núcleo. e) Astenosfera. GEOLOGIA 1. Os solos formados pela decomposição de basalto de grande fertilidade que ocorrem principalmente no estado do Paraná, decomposição ocorrida mais especificamente na Era Mesozóica, são chamados

Leia mais

O novo Sistema Solar: Plutão deixa de ser considerado um planeta e ganha o status de planeta anão.

O novo Sistema Solar: Plutão deixa de ser considerado um planeta e ganha o status de planeta anão. Módulos 3 e 4: A Terra e sua dinâmica e O relevo terrestre. O novo Sistema Solar: Plutão deixa de ser considerado um planeta e ganha o status de planeta anão. De acordo com a nova definição, um corpo celeste

Leia mais

ATIVIDADES DE REVISÃO MÓDULOS 04 E 05 GEOGRAFIA I

ATIVIDADES DE REVISÃO MÓDULOS 04 E 05 GEOGRAFIA I ATIVIDADES DE REVISÃO MÓDULOS 04 E 05 GEOGRAFIA I Descreva a estrutura interna da Terra. NÚCLEO é a parte central da Terra, formada de níquel e ferro. É sólido, com uma raio de cerca de 1.300 km, a partir

Leia mais

A origem da Terra e as transformações da paisagem

A origem da Terra e as transformações da paisagem A origem da Terra e as transformações da paisagem A Teoria do Big Bang A Teoria do Big Bang (ou grande explosão ) é uma formulação sobre a origem do Universo. Pressupõe a ocorrência de uma grande explosão

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Casa comum, nossa responsabilidade. Disciplina: Geografia / ESTUDOS AUTÔNOMOS Série: 5ª - Ensino Fundamental Aluno(a): N o : Turma: Professora: Data: / /2016 Querido(a)

Leia mais

Estrutura Interna da Terra

Estrutura Interna da Terra LITOSFERA Estrutura Interna da Terra Uma diferença notável entre a Terra e os demais planetas rochosos é a variedade de formas da superfície terrestre. A superfície de Mercúrio parece-se bastante com a

Leia mais

Grandes estruturas geológicas e tectónicas de placas

Grandes estruturas geológicas e tectónicas de placas Grandes estruturas geológicas e tectónicas de placas Teoria da deriva continental Quem formulou esta teoria foi Alfred Wegener. Em 1912 propôs à comunidade cientifica Consistia na ideia de mobilidade dos

Leia mais

GEOGRAFIA. Observe a escala de tempo geológico para identificar os processos naturais que ocorreram respectivamente nas eras Paleozóica e Cenozóica:

GEOGRAFIA. Observe a escala de tempo geológico para identificar os processos naturais que ocorreram respectivamente nas eras Paleozóica e Cenozóica: Duração relativa das eras geológicas GEOGRAFIA Pré-Cambriano Mesozóica Cenozóica Paleozóica Observe a escala de tempo geológico para identificar os processos naturais que ocorreram respectivamente nas

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA Aluno(a): Nº Ano: 6º Turma: Data: 04/06/2011 Nota: Professora: Élida Valor da Prova: 40 pontos Assinatura do responsável: Orientações

Leia mais

Processos Geomorfológicos - Vulcanismo e Sismicismo

Processos Geomorfológicos - Vulcanismo e Sismicismo Processos Geomorfológicos - Vulcanismo e Sismicismo 1. (UFSC - 2010) No início do século XX, um jovem meteorologista alemão, Alfred Wegener, levantou uma hipótese que hoje se confirma, qual seja: há 200

Leia mais

O SOLO que é a terra em que pisamos e onde crescem muitos vegetais.

O SOLO que é a terra em que pisamos e onde crescem muitos vegetais. PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS 4º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== TERRA O PLANETA DA VIDA Para entender como

Leia mais

Bem Explicado Centro de Explicações Lda. CN 7º Ano Teste Diagnóstico: Condições que permitem a existência de Vida na Terra

Bem Explicado Centro de Explicações Lda. CN 7º Ano Teste Diagnóstico: Condições que permitem a existência de Vida na Terra Bem Explicado Centro de Explicações Lda. CN 7º Ano Teste Diagnóstico: Condições que permitem a existência de Vida na Terra Nome: Data: / / 1. Completa os espaços em branco, das afirmações que se seguem,

Leia mais

Noções de Geologia. João Paulo Nardin Tavares

Noções de Geologia. João Paulo Nardin Tavares Noções de Geologia João Paulo Nardin Tavares A crosta A crosta rochosa da Terra é uma estrutura rígida, delgada e fragmentada em grandes placas tectônicas que sustentam os continentes e as bacias oceânicas.

Leia mais

Geografia Esta disciplina tem o principal objetivo de mostrar ao condutor de pesca alguns fenômenos físicos e químicos da superfície da terra e sua

Geografia Esta disciplina tem o principal objetivo de mostrar ao condutor de pesca alguns fenômenos físicos e químicos da superfície da terra e sua Geografia Geografia Esta disciplina tem o principal objetivo de mostrar ao condutor de pesca alguns fenômenos físicos e químicos da superfície da terra e sua influência com os animais, plantas e homem.

Leia mais

Núcleo Interno. Núcleo externo. Crosta terrestre. Manto

Núcleo Interno. Núcleo externo. Crosta terrestre. Manto Capítulo 6 Núcleo Interno Crosta terrestre Núcleo externo Manto Uma forma de representar a estrutura interna da Terra é dividi-la em três compartimentos conforme mostrado na figura ao lado: - Crosta -

Leia mais

Decifrar as formas. Nesta aula, vamos acompanhar o trabalho

Decifrar as formas. Nesta aula, vamos acompanhar o trabalho A UU L AL A Decifrar as formas Nesta aula, vamos acompanhar o trabalho do geógrafo na interpretação das formas que as diferentes paisagens assumem. Vamos perceber que a crosta terrestre, ou litosfera,

Leia mais

HISTÓRIA DOS PRIMÓRDIOS PROFESSOR: EDUARDO C. FERREIRA

HISTÓRIA DOS PRIMÓRDIOS PROFESSOR: EDUARDO C. FERREIRA HISTÓRIA DOS PRIMÓRDIOS PROFESSOR: EDUARDO C. FERREIRA 1.Origem: Parindo da África De acordo com os estudos mais aceitos acredita-se que nosso planeta formou-se há cerca de 5 bilhões de anos. Milhões e

Leia mais

C O L É G I O F R A N C O - B R A S I L E I R O

C O L É G I O F R A N C O - B R A S I L E I R O C O L É G I O F R A N C O - B R A S I L E I R O Nome: N.º: Turma: Professor(a): Ano: 6º Data: / / 2014 2ª LISTA DE RECUPERAÇÃO - GEOGRAFIA 1) Para responder a esta questão, considere os mapas a seguir.

Leia mais

Nome: N.º: endereço: data: Telefone: E-mail: PARA QUEM CURSA O 5 Ọ ANO EM 2014. Disciplina: MaTeMÁTiCa

Nome: N.º: endereço: data: Telefone: E-mail: PARA QUEM CURSA O 5 Ọ ANO EM 2014. Disciplina: MaTeMÁTiCa Nome: N.º: endereço: data: Telefone: E-mail: Colégio PARA QUEM CURSA O 5 Ọ ANO EM 204 Disciplina: MaTeMÁTiCa Prova: desafio nota: A MATEMÁTICA E A CIÊNCIA: UMA VIAGEM À ERA DOS DINOSSAUROS Você sabia?

Leia mais

ROTEIRO DA RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE 6º ANO GEOGRAFIA PROF. HÉLITON DUARTE

ROTEIRO DA RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE 6º ANO GEOGRAFIA PROF. HÉLITON DUARTE ROTEIRO DA RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE 6º ANO GEOGRAFIA PROF. HÉLITON DUARTE 1) Durante o processo de resfriamento da Terra, ocorreu uma liberação de gases e vapores que formou: A) A crosta terrestre. B)

Leia mais

Roteiro semanal. 5º ano Matutino De 22 a 24 de abril. Grandes coisas fez o Senhor por nós, pelas quais estamos alegres.

Roteiro semanal. 5º ano Matutino De 22 a 24 de abril. Grandes coisas fez o Senhor por nós, pelas quais estamos alegres. Roteiro semanal 5º ano Matutino De 22 a 24 de abril Colégio Guilherme Ramos. Goiânia, 22 de abril de 2015. Professora: Nome: Turma: 5 ano Ensino Fundamental Grandes coisas fez o Senhor por nós, pelas quais

Leia mais

Estrutura Interna da Terra. Extensivo

Estrutura Interna da Terra. Extensivo Estrutura Interna da Terra Extensivo Conteúdo Formação do Sistema Solar e do Planeta Terra; Estrutura geológica do planeta Terra; Placas Tectônicas; Eras Geológicas; Formação do Sistema Solar O Sistema

Leia mais

GEOGRAFIA FUNDAMENTAL PROF.ª ANDREZA XAVIER 6 ANO PROF. WALACE VINENTE

GEOGRAFIA FUNDAMENTAL PROF.ª ANDREZA XAVIER 6 ANO PROF. WALACE VINENTE GEOGRAFIA 6 ANO PROF. WALACE VINENTE FUNDAMENTAL PROF.ª ANDREZA XAVIER REVISÃO DOS CONTEÚDOS Unidade II Comunicação e tecnologia. 2 REVISÃO DOS CONTEÚDOS Aula 12.1 Conteúdos Desvendando o Universo. O Sistema

Leia mais

As marcas deixadas pela erosão provocada, por exemplo, por mares e gelos; evidenciam a acção de forças internas do planeta;

As marcas deixadas pela erosão provocada, por exemplo, por mares e gelos; evidenciam a acção de forças internas do planeta; À semelhança das páginas de um livro, em cada camada ficaram gravados vários registos dos acontecimentos passados. Ao estudo dos estratos estratigrafia Ao estudo dos fósseis paleontologia É nos estratos

Leia mais

Terra, um planeta em mudança. Princípios básicos do raciocínio geológico

Terra, um planeta em mudança. Princípios básicos do raciocínio geológico Terra, um planeta em mudança Princípios básicos do raciocínio geológico Que explicação para a extinção dos dinossauros? Cratera de Impacto O desaparecimento dos dinossauros poderia ser explicado pela queda

Leia mais

Ficha de Trabalho. Tema - A terra e os seus subsistemas em interação

Ficha de Trabalho. Tema - A terra e os seus subsistemas em interação Ficha de Trabalho Tema - A terra e os seus subsistemas em interação O Planeta Terra é uma porção limitada do Universo em constante interação com outros componentes do mesmo. O nosso planeta faz parte de

Leia mais

Livro Interactivo 3D Permite Fazer Anotações e Imprimir. Dúvidas Mais Comuns GEO 10. Flipping Book. http://netxplica.com

Livro Interactivo 3D Permite Fazer Anotações e Imprimir. Dúvidas Mais Comuns GEO 10. Flipping Book. http://netxplica.com Livro Interactivo 3D Permite Fazer Anotações e Imprimir Dúvidas Mais Comuns GEO GEO 10 Flipping Book http://netxplica.com DÚVIDAS MAIS COMUNS :: BIOLOGIA E GEOLOGIA 10 http://netxplica.com 1. A Geologia,

Leia mais

A Geohistória é uma ciência que procura reconstituir a história da Terra, desde a sua formação até aos nossos dias.

A Geohistória é uma ciência que procura reconstituir a história da Terra, desde a sua formação até aos nossos dias. A Geohistória é uma ciência que procura reconstituir a história da Terra, desde a sua formação até aos nossos dias. As primeiras formas de vida terão surgido há 3800M.a., sendo considerados seres procariontes.

Leia mais

Tempo Geológico. Antonio Liccardo - UEPG. Paleozoico. Cenozoico. Mesozoico

Tempo Geológico. Antonio Liccardo - UEPG. Paleozoico. Cenozoico. Mesozoico Tempo Geológico Antonio Liccardo - UEPG Paleozoico Cenozoico Mesozoico Idade da Terra 4.56 Ga ou 4,56 Bilhões de Anos Comissão Internacional sobre Estratigrafia Dificuldades com escalas Nomenclaturas antigas

Leia mais

EXERCÍCIOS DE MONITORIA 2º PERÍODO - DISCURSIVAS GEOGRAFIA

EXERCÍCIOS DE MONITORIA 2º PERÍODO - DISCURSIVAS GEOGRAFIA 1ª série Ens. Médio EXERCÍCIOS DE MONITORIA 2º PERÍODO - DISCURSIVAS GEOGRAFIA 1. As rochas sedimentares constituem uma das grandes classes de rochas existentes na crosta terrestre. Em relação à sua formação

Leia mais

Evolução Geológica da Terra

Evolução Geológica da Terra Evolução Geológica da Terra Estúdio Arena Observe a ilustração. Ela apresenta alguns elementos que fazem parte do planeta Terra. No Caderno Bio significa vida. O que é biosfera? Que elementos estão presentes

Leia mais

O relevo e suas formas MÓDULO 12

O relevo e suas formas MÓDULO 12 O relevo e suas formas MÓDULO 12 RELEVO São as formas que a crosta terrestre foi adquirindo durante o seu período de formação. O movimento de separação dos continentes, a partir da movimentação das placas

Leia mais

BIOLOGIA E GEOLOGIA 10º ano. Para a determinação das idades relativas são utilizados os seguintes princípios estratigráficos. Enuncie-os.

BIOLOGIA E GEOLOGIA 10º ano. Para a determinação das idades relativas são utilizados os seguintes princípios estratigráficos. Enuncie-os. BIOLOGIA E GEOLOGIA 10º ano Subtema- Rochas sedimentares, arquivos históricos da Terra Assunto: Datação relativa das rochas e princípios da Geologia Para a determinação das idades relativas são utilizados

Leia mais

COMPONENTE CURRICULAR: Ciências Prof a Angélica Frey ANO: 6 o LISTA DE CONTEÚDOS. 1 O Trimestre:

COMPONENTE CURRICULAR: Ciências Prof a Angélica Frey ANO: 6 o LISTA DE CONTEÚDOS. 1 O Trimestre: COMPONENTE CURRICULAR: Ciências Prof a Angélica Frey ANO: 6 o 1 O Trimestre: LISTA DE CONTEÚDOS Ecologia o Níveis de organização: organismo, população, comunidade, ecossistema, bioma. o Componentes do

Leia mais

Cadeias alimentares. Observe as ilustrações abaixo: www.interaulaclube.com.br. Açúcar é Energia

Cadeias alimentares. Observe as ilustrações abaixo: www.interaulaclube.com.br. Açúcar é Energia A U A UL LA Cadeias alimentares Atenção Observe as ilustrações abaixo: Açúcar é Alegria, É prazer e energia! Recupera sua energia 30% mais rápido! ENERGIA QUE DÁ GOSTO Açúcar é Energia Por que essas frases

Leia mais

CIÊNCIAS. Utilizando as palavras do quadro abaixo, complete adequadamente as frases: (6 2cd)

CIÊNCIAS. Utilizando as palavras do quadro abaixo, complete adequadamente as frases: (6 2cd) Nome do Aluno Turma 4º ANO Carteira Nº Questões 9 Tipo Data 19/mar/10 Disciplina CIÊNCIAS Bimestre 1º Nota Pensando no que você estudou sobre habitat, nicho ecológico e ecossistema, resolva sua prova com

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2012 2ª PROVA SUBSTITUTIVA DE GEOGRAFIA Aluno(a): Nº Ano: 6º Turma: Data: Nota: Professor(a): Élida Valor da Prova: 65 pontos Orientações gerais: 1) Número de

Leia mais

O PLANETA TERRA: ORIGEM, ESTRUTURA E DINÂMICA. Geografia Professor: André

O PLANETA TERRA: ORIGEM, ESTRUTURA E DINÂMICA. Geografia Professor: André O PLANETA TERRA: ORIGEM, ESTRUTURA E DINÂMICA Geografia Professor: André UNIVERSO FORMADO POR BILHÕES DE GALÁXIAS Galáxias: gigantesco conjunto de estrelas, poeiras e gás, que aparece isolada no espaço

Leia mais

A origem e formação da Terra

A origem e formação da Terra A origem e formação da Terra TERRA FORMOU-SE POR CONDENSAÇÃO E AGREGAÇÃO DE PARTÍCULAS: formação dos 8 Planetas do Sistema solar em suas órbitas atuais Bombardeio de meteoritos em superfície de corpo

Leia mais

A Terra tem aproximadamente 4,6 bilhões de anos; Ela surge após o Big Bang, há 15 bilhões de anos;

A Terra tem aproximadamente 4,6 bilhões de anos; Ela surge após o Big Bang, há 15 bilhões de anos; EVOLUÇÃO DA TERRA Evolução da Terra A Terra tem aproximadamente 4,6 bilhões de anos; Ela surge após o Big Bang, há 15 bilhões de anos; A teoria do Big Bang é elaborada por Edwin Hubble, quando este observou

Leia mais

TESTE DE AVALIAÇÃO HISTÓRIA DA TERRA / TECTÓNICA

TESTE DE AVALIAÇÃO HISTÓRIA DA TERRA / TECTÓNICA TESTE DE AVALIAÇÃO HISTÓRIA DA TERRA / TECTÓNICA Ciências Naturais 7º ano Nome n.º Turma Data: Classificação: Professor(a): Enc. Educação Lê com atenção cada uma das questões que te são propostas e responde

Leia mais

Estrutura geológica, relevo e riquezas minerais da Amazônia 1. Estrutura geológica, relevo e riquezas minerais na Amazônia Professor : Rubenilton

Estrutura geológica, relevo e riquezas minerais da Amazônia 1. Estrutura geológica, relevo e riquezas minerais na Amazônia Professor : Rubenilton Estrutura geológica, relevo e riquezas minerais da Amazônia 1. Estrutura geológica, relevo e riquezas minerais na Amazônia Professor : Rubenilton Rodrigues 2. Rubenilton Rodrigues Arcabouço geológico e

Leia mais

Disciplina: Ciências Curso Professor: Marcel Série: 6º ano ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO

Disciplina: Ciências Curso Professor: Marcel Série: 6º ano ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO Aluno (a): Disciplina: Ciências Curso Professor: Marcel Série: 6º ano ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO Número: 1 - Conteúdo: - Estrutura da Terra - Características da crosta terrestre, do manto

Leia mais

Biologia e Geologia 10º Ano de Escolaridade. A Tectónica de Placas

Biologia e Geologia 10º Ano de Escolaridade. A Tectónica de Placas Biologia e Geologia 10º Ano de Escolaridade A Tectónica de Placas Tectónica de placas A teoria da tectónica de placas é uma teoria recente Alfred Wegener em 1912 enunciara os pressupostos da Deriva Continental

Leia mais

O CONTINENTE AMERICANO A AMÉRICA ANGLOSAXÔNICA

O CONTINENTE AMERICANO A AMÉRICA ANGLOSAXÔNICA O CONTINENTE AMERICANO A AMÉRICA ANGLOSAXÔNICA O QUE É REGIONALIZAR? Regionalizar o espaço terrestre significa dividi-lo em regiões, que devem possuir características comuns: De ordem física ou natural

Leia mais

Introdução à Engenharia Geotécnica

Introdução à Engenharia Geotécnica Introdução à Engenharia Geotécnica Planeta Terra Vítor Pereira Faro vpfaro@ufprbr Sidnei Helder Cardoso Teixeira steixeira@ufprbr Agosto 2016 Planeta Terra 1 Planeta Terra PERÍODOS GEOLÓGICOS DA TERRA

Leia mais

23/11/2017. # Movimentos da Crosta Terrestre: # Erupções vulcânicas; # Terremotos; # Falhas geológicas. # Alfred Wegener ( ):

23/11/2017. # Movimentos da Crosta Terrestre: # Erupções vulcânicas; # Terremotos; # Falhas geológicas. # Alfred Wegener ( ): Prof. Me. Eduardo de Freitas Sousa # Movimentos da Crosta Terrestre: # Erupções vulcânicas; # Terremotos; # Falhas geológicas. # Alfred Wegener (1880-1930): # América do Sul e África aparentemente se encaixavam.

Leia mais

Isolamento e Evolução Isolamento - um dos principais fatores para que ocorram mudanças evolutivas Ilhas - papel central no estudo da evolução O Isolam

Isolamento e Evolução Isolamento - um dos principais fatores para que ocorram mudanças evolutivas Ilhas - papel central no estudo da evolução O Isolam Biogeografia de Ilhas Vida e morte nas ilhas Maratona de Biogeografia Fundamentos de Ecologia e Modelagem Ambiental Aplicados à Conservação da Biodiversidade Vivian F. Renó 12/04/2012 Isolamento e Evolução

Leia mais

ESTRUTURA INTERNA DA TERRA MÉTODOS PARA O SEU ESTUDO

ESTRUTURA INTERNA DA TERRA MÉTODOS PARA O SEU ESTUDO ESTRUTURA INTERNA DA TERRA MÉTODOS PARA O SEU ESTUDO O que existe no interior da Terra? Muitas das antigas ideias acerca da estrutura interna da Terra baseavam-se em interpretações fantasiosas de artistas:

Leia mais

Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas a) I, II e III b) I, III e IV c) II, IV e V d) I, II e V e) III, IV e V

Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas a) I, II e III b) I, III e IV c) II, IV e V d) I, II e V e) III, IV e V 1. (Espcex (Aman) 2016) O relevo é o resultado da atuação de forças de origem interna e externa, as quais determinam as reentrâncias e as saliências da crosta terrestre. Sobre esse assunto, podemos afirmar

Leia mais

1.1 DIVERSIDADE NOS ANIMAIS FORMA E REVESTIMENTO

1.1 DIVERSIDADE NOS ANIMAIS FORMA E REVESTIMENTO 1.1 DIVERSIDADE NOS ANIMAIS FORMA E REVESTIMENTO Como é a forma do corpo dos animais? A forma do corpo dos animais está relacionada com o ambiente em que vivem e com o seu modo de vida. Podem ser: Fusiforme

Leia mais

Pontuação do bimestre O QUE VAMOS ESTUDAR E APRENDER NESSE BIMESTRE? Os Processos de Formação e Transformação do Relevo

Pontuação do bimestre O QUE VAMOS ESTUDAR E APRENDER NESSE BIMESTRE? Os Processos de Formação e Transformação do Relevo Francês Ronaldo - Ana Geografia Paula 8º 6º ano ano O QUE VAMOS ESTUDAR E APRENDER NESSE BIMESTRE? Os Processos de Formação e Transformação do Relevo Os agentes externos (erosão e intemperismo) que influenciam

Leia mais

A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o A l v e s A m o r i m

A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o A l v e s A m o r i m A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o A l v e s A m o r i m L o u r o s a CIÊNCIAS NATURAIS 7º ANO FICHA DE AVALIAÇÃO Ano Letivo 2011/2012 Classificação: Professora: Enc. Educação: Nome:

Leia mais

A História da Terra. Ciências Naturais - 7º Ano

A História da Terra. Ciências Naturais - 7º Ano A História da Terra Ciências Naturais - 7º Ano Como evoluiu o planeta Terra e a vida que ele contem A Terra gira à volta do Sol há cerca de 4600 milhões de anos, e não teve sempre o mesmo aspecto que hoje

Leia mais

Paulo Tumasz Junior. Rochas (continuação)/ Geologia II

Paulo Tumasz Junior. Rochas (continuação)/ Geologia II Paulo Tumasz Junior Rochas (continuação)/ Geologia II APRESENTAÇÕES Slides - Rochas Metamórficas: Originam-se das transformações de rochas magmáticas sedimentares ou outras metamórficas; - As condições

Leia mais

Fósseis. O que é um fóssil? o Fósseis são: o Restos de seres vivos o ou vestígios da sua atividade o que ficaram preservados nas rochas.

Fósseis. O que é um fóssil? o Fósseis são: o Restos de seres vivos o ou vestígios da sua atividade o que ficaram preservados nas rochas. Prof. Ana Rita Rainho O que é um fóssil? o são: o Restos de seres vivos o ou vestígios da sua atividade o que ficaram preservados nas rochas. 2 www.espacociencias.com.pt 1 Somatofósseis o São fósseis de

Leia mais

GEOLOGIA E GEOMORFOLOGIA:ESTRUTURA GEOLÓGICA, TIPOS DE ROCHAS E RECURSOS MINERAIS. MÓDULO 04 GEOGRAFIA I

GEOLOGIA E GEOMORFOLOGIA:ESTRUTURA GEOLÓGICA, TIPOS DE ROCHAS E RECURSOS MINERAIS. MÓDULO 04 GEOGRAFIA I GEOLOGIA E GEOMORFOLOGIA:ESTRUTURA GEOLÓGICA, TIPOS DE ROCHAS E RECURSOS MINERAIS. MÓDULO 04 GEOGRAFIA I COMPOSIÇÃO INTERNA DO PLANETA COMPOSIÇÃO INTERNA DO PLANETA NÚCLEO temperaturas que ultrapassam

Leia mais

Estrutura geológica e formas de relevo. Professora: Jordana Costa

Estrutura geológica e formas de relevo. Professora: Jordana Costa Estrutura geológica e formas de relevo Professora: Jordana Costa Estrutura Geológica O tipo de terreno de um lugar (sua origem e as rochas que o compõem) constitui a sua estrutura geológica. Sua importância

Leia mais

Estrutura Geológica do Planeta

Estrutura Geológica do Planeta Estrutura Geológica do Planeta O é também conhecido como tempo da natureza, visto que ele data as transformações naturais que acontecem sobre o nosso planeta, que são extremamente lentas. A escala de tempo

Leia mais

As águas: Hidrosfera & Bacias Hidrográficas Cap. 07 (página 142)

As águas: Hidrosfera & Bacias Hidrográficas Cap. 07 (página 142) As águas: Hidrosfera & Bacias Hidrográficas Cap. 07 (página 142) Disciplina: Geografia Professora: Ana Maria Bandeira Turma: 1º ano, tarde As Águas da Terra Toda água presente planeta Terra compõe a Hidrosfera

Leia mais

COLÉGIO 7 DE SETEMBRO DISICIPLINA DE GEOGRAFIA PROF. RONALDO LOURENÇO 1º ANO CAPÍTULO 05 ESTRUTURA GEOLÓGICA

COLÉGIO 7 DE SETEMBRO DISICIPLINA DE GEOGRAFIA PROF. RONALDO LOURENÇO 1º ANO CAPÍTULO 05 ESTRUTURA GEOLÓGICA COLÉGIO 7 DE SETEMBRO DISICIPLINA DE GEOGRAFIA PROF. RONALDO LOURENÇO 1º ANO CAPÍTULO 05 ESTRUTURA GEOLÓGICA Equilíbrio isostático Rochas magmáticas ou ígneas Rochas Sedimentares: rochas resultantes

Leia mais

Biogeografia Histórica. Cenozóico

Biogeografia Histórica. Cenozóico Biogeografia Histórica Cenozóico Ao final do Mesozóico: Todos os continentes afastados Oceanos em expansão Continentes em deriva latitudinal e/ou longitudinal Revolução climática nos continentes Choque

Leia mais

Marco G E O G R A F I A ESPAÇO NATURAL EVOLUÇÃO GEOLÓGICA DA TERRA

Marco G E O G R A F I A ESPAÇO NATURAL EVOLUÇÃO GEOLÓGICA DA TERRA VEST Marco @vestmapamental G E O G R A F I A ESPAÇO NATURAL EVOLUÇÃO GEOLÓGICA DA TERRA A Terra se originou há cerca de 4,6 bilhões de anos, muito depois da formação do Universo, que se supõe tenha surgido

Leia mais

Avaliação da unidade IV Pontuação: 7,5 pontos

Avaliação da unidade IV Pontuação: 7,5 pontos Avaliação da unidade IV Pontuação: 7,5 pontos QUESTÃO 01 Pedro e Ítalo foram fazer um estudo sobre um ecossistema e trouxeram um animal para analisar. Deixando-o em cativeiro, puderam acompanhar o nascimento

Leia mais

GEOLOGIA GERAL CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

GEOLOGIA GERAL CIÊNCIAS BIOLÓGICAS GEOLOGIA GERAL CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Quarta 14 às 18h museu IC II Aula 2 Deriva continental e Tectônica de placas Turma: 2016/01 Profª. Larissa Bertoldi larabertoldi@gmail.com Dinâmica da Terra Deriva continental

Leia mais

b) Qual é a confusão cometida pelo estudante em sua reflexão?

b) Qual é a confusão cometida pelo estudante em sua reflexão? 1º B EM Química A Lailson Aval. Trimestral 28/03/11 1. Qual o estado físico (sólido, líquido ou gasoso) das substâncias da tabela a seguir, quando as mesmas se encontram no Deserto da Arábia, à temperatura

Leia mais

A Terra, um planeta em mudança

A Terra, um planeta em mudança A Terra, um planeta em mudança A Terra, um planeta em mudança As alterações que a Terra experimenta reflectem-se na distribuição e no tipo de formas vivas que a habitam. Assim, verificou-se no decorrer

Leia mais

A MEDIDA DO TEMPO GEOLÓGICO E A IDADE DA TERRA. Idade relativa e idade radiométrica

A MEDIDA DO TEMPO GEOLÓGICO E A IDADE DA TERRA. Idade relativa e idade radiométrica A MEDIDA DO TEMPO GEOLÓGICO E A IDADE DA TERRA Idade relativa e idade radiométrica A medida do tempo geológico e a idade da Terra Qual a idade da Terra? Qual a sequência de acontecimentos? Como se agrupam

Leia mais

Guia de campo 20. Ankylosaurus magniventris 22 Parasaurolophus walkeri 24 Triceratops horridus 26 Tyrannosaurus rex 28 Beipiaosaurus inexpectus 30

Guia de campo 20. Ankylosaurus magniventris 22 Parasaurolophus walkeri 24 Triceratops horridus 26 Tyrannosaurus rex 28 Beipiaosaurus inexpectus 30 Índice É a tua vez de seres um paleontólogo! 4 O que eram os dinossauros? 6 O que são fósseis? 8 O que fazem os paleontólogos? 10 Reconstrói esqueletos 12 O período Triássico 14 O período Jurássico 16

Leia mais

Estrutura Geológica da Terra. Professora: Jordana Costa

Estrutura Geológica da Terra. Professora: Jordana Costa Estrutura Geológica da Terra Professora: Jordana Costa Teoria da formação e evolução da Terra 1- Há cerca de 4,6 bilhões de anos, uma densa nuvem de gás e poeira se contraiu e constituiu o Sol. Outras

Leia mais

Data: /08/2014 Bimestre: 2. Nome: 6 ANO B Nº. Disciplina: Geografia Professor: Geraldo

Data: /08/2014 Bimestre: 2. Nome: 6 ANO B Nº. Disciplina: Geografia Professor: Geraldo Data: /08/2014 Bimestre: 2 Nome: 6 ANO B Nº Disciplina: Geografia Professor: Geraldo Valor da Atividade: 2,0 (Dois) Nota: GRUPO 3 1- (0,5) Embora haja dificuldade em oficializar a data do primeiro mapa

Leia mais

PLANIFICAÇÃO DE CIÊNCIAS NATURAIS - 7º ANO-

PLANIFICAÇÃO DE CIÊNCIAS NATURAIS - 7º ANO- PLANIFICAÇÃO DE CIÊNCIAS NATURAIS - 7º ANO- Tema / Capítulos Competências/Objectivos Estratégias / Actividades Recursos/Materiais Avaliação Aulas previstas (45 min) Tema I TERRA NO ESPAÇO Capítulo 1 um

Leia mais

Protocolo de trabalho

Protocolo de trabalho e ESCOLA SECUNDÁRIA ALCAIDES DE FARIA Protocolo de trabalho Assunto: Tema I Capítulo 2- As rochas e os fósseis: arquivos que relatam a história da Terra A- VAMOS SIMULAR A FORMAÇÃO FÓSSEIS Amonite Os fósseis

Leia mais

Anexo 4. Anexo 4. Texto fornecido aos alunos sobre a problemática em estudo

Anexo 4. Anexo 4. Texto fornecido aos alunos sobre a problemática em estudo Anexo 4 Texto fornecido aos alunos sobre a problemática em estudo 189 O Buraco na Camada de Ozono A atmosfera, é uma mistura gasosa que envolve o globo terrestre, com uma espessura superior a 1000 km.

Leia mais

CIÊNCIAS O CICLO DAS ROCHAS

CIÊNCIAS O CICLO DAS ROCHAS Texto para estudo CIÊNCIAS O CICLO DAS ROCHAS A Terra é um planeta vivo e seus continentes estão em constante movimento, devido à dissipação de calor do interior do planeta. A geologia é a ciência que

Leia mais

O que é tempo geológico

O que é tempo geológico O Relevo da América TEMPO GEOLÓGICO O que é tempo geológico escala temporal dos eventos da história da Terra, ordenados em ordem cronológica. Baseada nos princípios de superposição das camadas litológicas

Leia mais

Materiais de Construção Civil. Aula 04. Rochas e Minerais

Materiais de Construção Civil. Aula 04. Rochas e Minerais Materiais de Construção Civil Aula 04 Rochas e Minerais Taciana Nunes Arquiteta e Urbanista Pedras naturais As rochas estão presentes nas construções, desde os primórdios da humanidade, há cerca de 4000

Leia mais

RELEVO CONTINENTAL: AGENTES INTERNOS. PROFº Me- CLAUDIO F. GALDINO - GEOGRAFIA

RELEVO CONTINENTAL: AGENTES INTERNOS. PROFº Me- CLAUDIO F. GALDINO - GEOGRAFIA RELEVO CONTINENTAL: AGENTES INTERNOS PROFº Me- CLAUDIO F. GALDINO - GEOGRAFIA Oferecimento Fábrica de Camisas Grande Negão RELEVO É toda forma assumida pelo terreno (montanhas, serras, depressões, etc.)

Leia mais

Plano da Intervenção

Plano da Intervenção INTERVENÇÃO Atividade Prática sobre Anfíbios e Répteis Autora: Ana Maria Rigon Bolzan Plano da Intervenção CONTEXTUALIZAÇÃO Os primeiros anfíbios surgiram no Período Devoniano há cerca de 350400 milhões

Leia mais

Efeito Estufa. Tópicos: Para reflexão:

Efeito Estufa. Tópicos: Para reflexão: Efeito Estufa Tópicos: O que é efeito estufa? Por que a preocupação com o efeito estufa? Quais são os principais gases de efeito estufa? Para reflexão: Por que existe uma preocupação tão grande com relação

Leia mais

desenho. 02- Responda. às diferentes R.: R.: R.:

desenho. 02- Responda. às diferentes R.: R.: R.: PROFESSOR: EQUIPE DE GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES GEOGRAFIA - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========== =========== ============ =========== =========== =========== =========== =========== =========== == 01-

Leia mais

Gestão Ambiental. A Criação do Universo. Professor MSc. Laércio Avileis Junior

Gestão Ambiental. A Criação do Universo. Professor MSc. Laércio Avileis Junior Gestão Ambiental A Criação do Universo Professor MSc. Laércio Avileis Junior Fatec/ITÚ - GTI 3 Semestre 02/2013 Introdução Abordaremos a origem da terra e universo, alguns aspectos físicos. 1ª Teoria:

Leia mais

CIÊNCIAS PROVA 1º BIMESTRE 9º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ

CIÊNCIAS PROVA 1º BIMESTRE 9º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS PROVA 1º BIMESTRE 9º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ Prova elaborada

Leia mais

ESTRUTURA INTERNA DA TERRA CROSTA

ESTRUTURA INTERNA DA TERRA CROSTA Dinâmica da terra ESTRUTURA INTERNA DA TERRA CROSTA MANTO NÚCLEO EXTERNO NÚCLEO INTERNO CROSTA OU LITOSFERA: é a fina camada exterior que envolve o planeta. Tem consistência sólida e flutua sobre um material

Leia mais

QUÍMICA ANALÍTICA AMBIENTAL 106213. Prof. Marcelo da Rosa Alexandre

QUÍMICA ANALÍTICA AMBIENTAL 106213. Prof. Marcelo da Rosa Alexandre QUÍMICA ANALÍTICA AMBIENTAL 106213 Prof. Marcelo da Rosa Alexandre Ciência Ambiental e Meio Ambiente 1 - De acordo com G. Tyler Miller Jr (Ciência Ambiental, 11 a Ed, 2007), Meio Ambiente é tudo que afeta

Leia mais

Estrutura física e química da Terra

Estrutura física e química da Terra Estrutura física e química da Terra Os elementos químicos que estão globalmente presentes são os mesmos que constituem os minerais mais comuns. Existem atualmente cerca de 116 elementos químicos, incluindo

Leia mais

O RELEVO TERRESTRE As formas do relevo

O RELEVO TERRESTRE As formas do relevo A DINÂMICA DO RELEVO TERRESTRE O RELEVO TERRESTRE As formas do relevo Quatro principais É o nome dado ao conjunto das formas da superfície da crosta terrestre. Montanhas Placa do Pacífico Planaltos Planícies

Leia mais

O RELEVO TERRESTRE As formas do relevo

O RELEVO TERRESTRE As formas do relevo A DINÂMICA DO RELEVO TERRESTRE O RELEVO TERRESTRE As formas do relevo Quatro principais É o nome dado ao conjunto das formas da superfície da crosta terrestre. Montanhas Planaltos Planícies Depressões

Leia mais

A disposição da vida na Terra

A disposição da vida na Terra Aula 01 A disposição da vida na Terra O que é a vida? Existe vida em outros planetas? Podemos viver sem o Sol? O nosso sistema solar possui os seguintes planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte Júpiter,

Leia mais

Escrito por Gerson Caravaca Ter, 15 de Setembro de 2009 03:04 - Última atualização Qui, 08 de Outubro de 2009 01:37

Escrito por Gerson Caravaca Ter, 15 de Setembro de 2009 03:04 - Última atualização Qui, 08 de Outubro de 2009 01:37 Segundo a teoria da Tectônica de Placas, a litosfera não é uma camada contínua, e sim, ela é fragmentada em uma dúzia ou mais de grandes placas rígidas que estão contínuo movimento na superfície terrestre.

Leia mais

Geografia 1ª série E.M. - Estrutura geológica da Terra, tipos de rocha e recursos minerais

Geografia 1ª série E.M. - Estrutura geológica da Terra, tipos de rocha e recursos minerais Geografia 1ª série E.M. - Estrutura geológica da Terra, tipos de rocha e recursos minerais 1. Formação geológica da Terra Observando a densidade e a gravidade do globo terrestre, os cientistas chegaram

Leia mais

Ciência Antártica Brasileira

Ciência Antártica Brasileira Ciência Antártica Brasileira Jefferson Cardia Simões CENTRO POLAR E CLIMÁTICO Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) E-mail: jefferson.simoes@ufrgs.br Região Antártica e o Brasil ANTÁRTICA E

Leia mais

Atendendo à escala do tempo geológico, e tendo em conta unidades geocronológicas, encontramos enquadrado no :

Atendendo à escala do tempo geológico, e tendo em conta unidades geocronológicas, encontramos enquadrado no : Atendendo à escala do tempo geológico, e tendo em conta unidades geocronológicas, encontramos enquadrado no : Éon Fanerozóico Era Mesozóica Um Período compreendido entre 245 e 208 milhões de anos atrás

Leia mais

ERAS GEOLÓGICAS. Profº. Neto

ERAS GEOLÓGICAS. Profº. Neto ERAS GEOLÓGICAS Profº. Neto PRÉ-CAMBRIANO Fatos Importantes: formação de minerais metálicos no proterozóico formação dos dobramentos antigos no proterozóico PALEOZÓICA Fatos importantes: Formação de carvão

Leia mais

Desvendando o Universo

Desvendando o Universo GEOGRAFIA REVISÃO 1 REVISÃO 2 REVISÃO 3 Desvendando o Universo O planeta onde vivemos a Terra, é um dos inúmeros astros do Universo. Espaço geográfico e espaço astronômico. Astronomia: é a ciência que

Leia mais