CIÊNCIAS 7º ano 2º Trimestre / 2016 BATERIA DE EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CIÊNCIAS 7º ano 2º Trimestre / 2016 BATERIA DE EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES"

Transcrição

1 CIÊNCIAS 7º ano 2º Trimestre / 2016 BATERIA DE EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES 1. Em relação aos poríferos, responda: a) Qual o trajeto da água que "banha" o corpo dos poríferos, desde a entrada até a saída da água do corpo desses animais? b) O que significa dizer que eles são animais filtradores? c) Como é o esqueleto desses animais'? 2. Certas espécies de poríferos são capazes de produzir gêmulas. Cada gêmula é formada por um conjunto de células protegidas por um envoltório resistente. Em situações ambientais desfavoráveis, como seca ou frio intenso, por exemplo, os poríferos podem morrer, mas as gêmulas sobrevivem. Quando as condições ambientais se tornam novamente adequadas, as células de uma gêmula são capazes de se predominante multiplicar e formar uma nova esponja. A capacidade de produzir gêmulas é mais comum nos poríferos dulcícolas - que vivem em água doce do que nos poríferos marinhos. Você consegue explicar por quê? 3. Na reprodução sexuada dos poríferos, depois que o zigoto se forma, ele origina uma larva dotada de cílios, que nada e se fixa numa rocha, por exemplo, desenvolvendo-se e formando uma nova esponja. Sabendo que os poríferos são animais que vivem fixos sobre uma rocha ou no fundo dos oceanos ou rios, reflita: qual a importância da produção de larvas móveis? 4. "Poríferos e celenterados têm algumas coisas em comum. São animais aquáticos e predominante marinhos; assim como os celenterados, os poríferos possuem boca - o ósculo - e uma cavidade digestória denominada átrio. O texto citado está totalmente correto? Por quê? 5. Os coanócitos e os cnidócitos são células características de diferentes filos de animais. a) Em que filos essas Células são encontradas? b) Caracterize funcionalmente essas células 6. Os celenterados têm digestão extracelular e intracelular. Explique como isso ocorre. 7. Considerando os celenterados, responda: a) Diferencie pólipos de medusas. b) Cite um exemplo de celenterado que tem a forma de pólipo e um exemplo que tem a forma de medusa. c) Na reprodução da água-viva, em que há alternância entre uma fase sexuada e outra assexuada, as formas de medusa e de pólipo têm o mesmo comportamento reprodutivo? Explique. 8. A Grande Barreira de Recifes, na Austrália, se estende por mais de 2 mil quilômetros e é uma das maiores estruturas construídas por seres vivos. a) Que seres vivos são esses e a que filo pertencem? b) Como é o esqueleto desses seres?

2 9. Considere as seguintes perguntas: a) Os celenterados são todos exclusivamente marinhos? b) Os celenterados são também animais filtradores, como os poríferos? c) As cara velas (Physalia) constituem colônias de pequenos celenterados. Qual dos seguintes animais marinhos é mais aparentado com as caravelas: esponjas-do-mar, anêmonas-do-mar ou estrelas-do-mar? Por quê? 10. Observe o esquema a seguir, que mostra o ciclo de reprodução da água-viva. a) Como se denomina a estrutura III e como ela se forma? b) Como se chamam as fases II e IV e como se reproduzem? c) Como se chama a estrutura I? Como ela se origina a partir de V? 11. Por que os moluscos filtradores, dependendo de onde foram coletados, podem representar um sério risco para a saúde quando consumidos como alimento? 12. A primeira vista pode parecer estranho criar minhocas (praticar minhocultura) ou comprar fezes desses animais. Que utilidade poderiam ter? 13. Após fortes chuvas, quando o terreno fica muito encharcado, as minhocas aparecem fora dos canais, na superfície do solo. Esse fato tem relação com a respiração, que é do tipo cutânea. Tente explicar esse comportamento das minhocas. 14. Considerando a reprodução nas minhocas, responda: a) O que significa dizer que elas são animais hermafroditas? b) Elas se autofecundam? Explique. c) Qual a participação do clitelo na reprodução desses animais? 15. Caracóis e lesmas produzem um muco, um material pegajoso, que envolve o seu corpo e contribui para evitar a desidratação desses animais. Esse muco pode desempenhar outra função nesses animais? Explique. 16. Qual a estrutura que produz a concha nos moluscos? 17. Quando atacados, o polvo e a lula se defendem fugindo de seus inimigos. Certo ou errado? Justifique sua resposta.

3 18. Nas teias alimentares dos ecossistemas onde vivem os moluscos, quais são os níveis de consumidores por eles ocupados? Explique. 19. A figura representa esquematicamente um órgão de um molusco. Identifique esse órgão, diga qual é a sua função e explique como você chegou a essa conclusão. 20. De que é feito o exoesqueleto dos artrópodes? Por que ele é importante para esses animais? 21. Explique o significado do termo artrópode. 22. Observe o gráfico: a) Por que a linha A é continua e a B é descontinua, com interrupções (crescimento nulo) no desenvolvimento dos artrópodes? b) Que palavra pode substituir os números 1 e 2 na linha referente ao crescimento dos artrópodes? 23. Observe a figura. a) Qual é a diferença no desenvolvimento dos dois insetos? b) Como se chamam as etapas do desenvolvimento do inseto do primeiro desenho? 24. Ás vezes, depois de aplicar inseticidas em pomares, observa-se que a produção de frutas diminui. Como você explica isso?

4 25. Por que o sistema ambulacrário pode servir também para distribuir o oxigênio no interior do corpo, funcionando como um sistema respiratório? 26. Que outras funções podem ter as nadadeiras, além da impulsão na água? 27. Qual a função da linha lateral nos peixes? 28. Os tubarões não têm bexiga natatória. Em razão disso, como podem se manter no meio líquido e o que isso representa em gasto de energia? 29. As modernas tecnologias para o aumento da pesca têm levado não só a uma grande e contínua redução dos cardumes em todo o mundo, mas até ao risco de extinção de algumas espécies. O que poderia ser feito para a recuperação da pesca nas regiões mais comprometidas? 30. Quando um peixe sobe rapidamente do fundo para a superfície, ele pode expelir bolhas de ar pela boca. De onde vêm essas bolhas e por que elas se formam? 31. A cobra-cega é um animal terrestre, mas não vive em regiões áridas. Justifique essa afirmativa. 32. Os alvéolos pulmonares são pequenas câmaras de paredes ricas em vasos sanguíneos, onde é feita a troca de gases respiratórios. Nas cobras e tartarugas há grandes sacos aéreos nos pulmões. Como deve ser a parede desses sacos se eles apenas armazenam ar, garantindo um suprimento extra de oxigênio para quando o animal necessitar? 33. O salto dos anuros, além de servir para a locomoção, é também um meio eficaz de fuga diante do ataque de predadores. Alguns anfíbios têm a capacidade de se camuflar no ambiente em que vivem: certas rãs possuem praticamente a mesma cor das folhas em que se abrigam; outras têm o corpo coberto de manchas cinza e marrons, tornando-se quase invisíveis em meio às folhas secas que cobrem o chão. Na Europa, existe uma espécie de sapo que tem a barriga vermelha e brilhante. Ele produz uma substância que tem sabor "desagradável" para certos animais. Quando um sapo dessa espécie é atacado por uma cegonha, por exemplo, ele deita-se de costas e fica com a barriga vermelha e brilhante voltada para cima. Geralmente seu predador desiste do ataque. a) De que maneira a camuflagem pode ajudar alguns anfíbios em sua sobrevivência? b) Por que os predadores dos sapos citados geralmente deixam de atacá-las quando eles viram a barriga para cima? c) Cite uma outra característica observada nos sapos e que serve como defesa contra o ataque de predadores. 34. A presença de língua musculosa, ágil, viscosa e protrátil, isto é, capaz de se projetar para a frente, tem alguma importância para animais como sapos e rãs? Explique. 35. Ao contrário dos peixes, os olhos dos anfíbios têm pálpebras. Além disso, possuem glândulas produtoras de líquido lubrificante. Essas características têm alguma relação com a vida em ambientes terrestres? Justifique sua resposta.

5 36. Os anfíbios foram os primeiros vertebrados a conquistar a terra firme. Mas, em geral, eles vivem restritos a ambientes úmidos e sombreados. Entre as características dos anfíbios que limitam sua expansão para ambientes secos, podemos citar: a produção de um resíduo nitrogenado chamado ureia, que precisa ser eliminado do organismo por meio da urina, exigindo uma considerável quantidade de água. A urina desses animais é, portanto, relativamente pouco concentrada; a fecundação externa e os ovos produzidos não terem casca. Nesse caso, num ambiente externo seco, os gametas ficariam desprotegidos contra a desidratação; e o embrião, num ovo sem casca, também não estaria devidamente protegido contra a desidratação. Que outra característica dos anfíbios dificulta a sobrevivência desses animais em ambientes secos? 37. Considere as seguintes características gerais dos anfíbios: ovíparos, fecundação externa, desenvolvimento indireto com as larvas denominadas girinos, pecilotérmicos, três cavidades no coração (dois átrios e um ventrículo). a) Qual ou quais dessas características ocorre(m) também nos peixes ósseos em geral? b) Qual ou quais delas ocorre(m) nos anfíbios, mas não nos peixes? 38. A maioria dos répteis tem fecundação interna e é ovípara. O que significa isso? 39. O tamanho dos répteis varia bastante de uma espécie para outra. As lagartixas domésticas têm alguns centímetros de comprimento. Já os "dragões de Komodo" são grandes lagartos que atingem mais de três metros de comprimento e chegam a pesar mais de 200 kg. Eles vivem na ilha de Komodo, na Indonésia, e alimentam-se de veados, porcos, cabritos, cavalos e também de animais mortos em decomposição, que detectam com seu faro aguçado, por vezes a distâncias de centenas de metros. Mas, pequenos ou grandes, os répteis foram os primeiros vertebrados a povoar efetivamente ambientes terrestres secos. Identifique três características desses animais que permitiram sua adaptação a esses ambientes, explicando a importância de cada uma dessas características. Gabarito 1. a) Poro átrio ósculo. b) Significa que eles filtram a água que circula no átrio, retirando dela o alimento e o gás oxigênio de que necessitam. c) O esqueleto das esponjas é geralmente formado por uma porção inorgânica - as espículas de calcário ou de sílica - e uma porção orgânica, representada por uma espécie de rede de uma proteína chamada espongina. 2. Os ambientes de água doce são geralmente menos estáveis do que os de água salgada; assim, estão mais sujeitos a grandes variações de temperatura, além de eventuais secas. Daí o predomínio da capacidade de produzir gêmulas nos poríferos dulcícolas, já que elas constituem formas de resistência necessárias quando as condições sobrevivência dessas espécies. 3. Como esses animais não se deslocam no ambiente em que vivem, a produção de larvas móveis, que nadam, é importante para a dispersão da espécie, contribuindo para a colonização de novos ambientes. 4. Resposta esperada: não. Embora os poríferos e os celenterados sejam realmente animais de vida aquática e predominantemente marinhos, o ósculo não é a boca dos poríferos, e sim uma abertura por onde é eliminada a água que penetrou no átrio através dos poros. Além disso, o átrio não é uma cavidade digestória; o alimento é digerido por células denominadas coanócitos, e não no átrio. Os poríferos têm digestão exclusivamente intracelular. 5. a) Os coanócitos são células dos poríferos; os cnidócitos são células dos celenterados. b) Os coanócitos são células flageladas. O batimento do flagelo promove o fluxo de água do ambiente para o átrio através dos poros do corpo dos poríferos. Então os coanócitos capturam e digerem partículas alimentares presentes na água. Os cnidócitos são células que possuem uma cápsula denominada nematocisto e um cílio sensorial chamado "gatilho". Ao serem tocados, o gatilho "dispara" um tubo enovelado portador de um líquido urticante existente no nematocisto. Esse tubo injeta no corpo de um animal o líquido urticante, podendo provocar-lhe ferimentos e até mesmo a morte. Assim, os cnidócitos se prestam à defesa do celenterado ou à captura de uma presa. 6. Quando uma presa é capturada, ela é levada até a boca e daí para o interior da cavidade digestória. Aí o alimento é parcialmente digerido e a digestão é extracelular. Posteriormente a digestão se completa de forma intracelular, quando certas células englobam e digerem o material parcialmente digerido na cavidade digestória.

6 7. a) Os pólipos têm o corpo tubular; uma das extremidades é fechada e fixa num substrato, como uma rocha, por exemplo, enquanto na outra extremidade está a boca, circundada por um emaranhado de tentáculos. As medusas têm o corpo em forma de guarda-chuva; a boca se localiza na região central da superfície côncava e os tentáculos pendem dos bordos. b) Pólipo: actínia ou anêmona-do-mar; medusa: águaviva. c) Não. A medusa representa a fase sexuada, produzindo gametas; o pólipo representa a fase assexuada. 8. a) São corais, que pertencem ao filo dos celenterados. b) É um esqueleto externo - exoesqueleto -constituído de calcário. 9. a) Não. As hidras vivem em água doce. b) Não. Os celenterados são predadores de certos peixes, moluscos e crustáceos, entre outros exemplos. c) As anêmonas-do-mar, que, tal como as caravelas, são celenterados. As esponjas são poríferos. Mais adiante, veremos que as estrelas do mar são equinodermos. 10. a) III é uma larva, que se origina do desenvolvimento do zigoto. O zigoto, por sua vez, é formado pela união de um gameta masculino com um feminino, formados pelas medusas adultas, representadas em II. b) II é a fase de medusa; ela é sexuada e produz gametas; IV é a fase de pólipo, que se reproduz assexuadamente. c) I é uma medusa jovem, que se origina de um fragmento do corpo do pólipo representado em V. 11. Por que não animais filtrados e podem estar contaminados. 12. As minhocas ao se deslocarem debaixo da terra, constroem túneis, tornando o solo mais arejado e permitindo a infiltração de água. Também ingerem matéria orgânica e suas fezes servem como adubo (húmus). 13. Num terreno encharcado fica sem arejamento, forçando as minhocas a buscarem o oxigênio no exterior. 14. a) Apresentam o sexo masculino e feminino. b) Não realizam a fecundação cruzada. c) O clítelo produz um casulo onde os óvulos são fecundados. 15. Diminuir o atrito entre o corpo do animal e o solo. 16. O manto 17. Certo. Eles se camuflam lançando uma tinta escura ou mudando a cor da pele. 18. Os moluscos se alimentam de microrganismos de plâncton, de algas e animais. Portanto, podem ser consumidores de primeira, segunda e terceira ordem. 19. O órgão da figura é uma brânquia, que tem função de troca de gases entre a água e o sangue. 20. De quitina ou carbonato de cálcio. Importante adaptação ao meio terrestre, pois protege da desidratação. 21. pés articulados. 22. a) Por que nos animais em geral, o crescimento á contínuo. Já nos artrópodes ele ocorre em etapas intercaladas, sem crescimento. b) correspondem ao período de muda ou troca de exoesqueleto. 23. a) metamorfose completa e desenvolvimento direto. b) ovo larva ou lagarta pupa no casulo adulto. 24. Por que o inseticida mata os insetos polinizadores, interferindo na reprodução dos vegetais. 25. No interior do sistema ambulacrário, a água dissolve substâncias, inclusive o oxigênio, distribuindoas pelo corpo. 26. Além da impulsão, as nadadeiras têm também as funções de direcionamento e de estabilização do corpo no deslocamento. 27. A função da linha lateral é detectar a direção e a velocidade das correntes aquáticas, a pressão da água e até as ondas sonoras que se propagam pela água. 28. A bexiga natatória permite que os peixes regulem sua flutuabilidade na água. Como nos tubarões ela não existe, eles estão sempre em movimento para se manter no meio líquido, o que representa maior gasto de energia. 29. Uma importante medida seria intensificar a fiscalização, para garantir o cumprimento das leis que, proíbem a pesca em épocas de reprodução, com instrumentos não permitidos e em locais de piracema e desova. São relevantes, ainda, projetos de preservação ambiental de regiões com espécies nativas importantes, além de centros de pesquisa e da criação de espécies em larga escala, para repovoamento de rios e pesqueiros. 30. As bolhas expelidas pela boca dos peixes içados bruscamente do fundo vêm da bexiga natatória, que se expande muito pela descompressão, eliminando assim o excesso de ar. 31. A cobra-cega não vive em regiões áridas porque é um anfíbio e, portanto, sua pele, fina e permeável, não a protegeria de uma desidratação. 32. A parede dos sacos aéreos não tem vasos sanguíneos, pois o ar é apenas aí armazenado.

7 33. a) A camuflagem protege esses animais contra o ataque de predadores, além de favorecer a captura de presas, permitindo que se aproximem sem serem percebidos. b) Os predadores dessa espécie de sapo, que desistem do ataque, já devem ter provado anteriormente o seu gosto" desagradável". Assim, condicionaram-se ("aprenderam") a associar o gosto "desagradável" com a cor vermelha e brilhante da barriga daqueles sapos. Daí a exposição da cor da barriga representar uma defesa contra o ataque de predadores. c) As glândulas paratóides. Essas glândulas, quando comprimidas por algum predador, liberam uma substância venenosa. Isso também representa uma defesa contra o ataque de predadores. 34. Sim. Essas características da língua favorecem a captura de presas em voo ou que se movimentam rapidamente, como insetos. 35. Sim. Essas características evitam o ressecamento dos olhos e facilitam a sua limpeza, favorecendo a remoção de partículas presentes no ar e que entrem em contato com os olhos. 36. Pele permeável, com pouca queratina e, portanto, incapaz de promover uma defesa adequada contra a desidratação. 37. a) Os peixes ósseos em geral também são ovíparos, com fecundação externa, desenvolvimento indireto (mas as larvas são chamadas alevinos) e pecilotérmicos. b) Enquanto o coração dos anfíbios possui três cavidades, o dos peixes tem apenas duas cavidades: um átrio e um ventrículo. 38. Ter fecundação interna significa que ela ocorre no interior do corpo da fêmea; ser ovíparo significa que o embrião se desenvolve no interior de um ovo, fora do corpo materno, e recebe do ovo os nutrientes necessários ao seu desenvolvimento. 39. Os répteis possuem pele seca e praticamente impermeável, e isto os protege contra a desidratação; possuem fecundação interna e independente da água; produzem ovos com casca grossa, que protege o embrião contra a desidratação. Anotações

1. Por que os moluscos filtradores, dependendo de onde foram coletados, podem representar um sério risco para a saúde quando consumidos como alimento?

1. Por que os moluscos filtradores, dependendo de onde foram coletados, podem representar um sério risco para a saúde quando consumidos como alimento? Obs.: As atividades desta bateria contemplam o conteúdo do trimestre. 1. Por que os moluscos filtradores, dependendo de onde foram coletados, podem representar um sério risco para a saúde quando consumidos

Leia mais

CAPÍTULO 9 SISTEMA DE ENSINO POLIEDRO PROF GISELLE CHERUTTI

CAPÍTULO 9 SISTEMA DE ENSINO POLIEDRO PROF GISELLE CHERUTTI CAPÍTULO 9 SISTEMA DE ENSINO POLIEDRO PROF GISELLE CHERUTTI Do grego echinos: espinhos derma: pele constituem um grupo de animais exclusivamente marinhos, dotados de um endoesqueleto (endo = dentro) calcário

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DOS ANIMAIS

CLASSIFICAÇÃO DOS ANIMAIS Autora: Suzana Ursi CLASSIFICAÇÃO DOS ANIMAIS Contexto: Dentro do currículo tradicional da 6 a série (3 o ciclo do Ensino Fundamental) são apresentados alguns grupos animais (poríferos, cnidários, platielmintos,

Leia mais

Prof.: Gilmar Marques FILO CNIDÁRIA. Celenterados

Prof.: Gilmar Marques FILO CNIDÁRIA. Celenterados 1 FILO CNIDÁRIA Celenterados Cnidários 2 Do Grego (Cnid=urtiga), devido aos cnidócitos. Fósseis de Cnidários datam do Pré- Cambriano (600 milhões de anos) São organismos aquáticos. Podem ser solitários

Leia mais

Abril Educação Invertebrados Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota:

Abril Educação Invertebrados Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Abril Educação Invertebrados Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Questão 1 Relacione as colunas: (a) Asteróides (b) Ofiuróides (c) Equinóides (d) Crinóides (e) Holoturóides ( ) Não possuem

Leia mais

Sistema Respiratório dos Vertebrados

Sistema Respiratório dos Vertebrados Sistema Respiratório dos Vertebrados Respiração: processo pelo qual o O 2 é transportado para a membrana de trocas gasosas a partir do meio externo e pelo qual o CO 2 é transportado para fora da membrana,

Leia mais

1.1 DIVERSIDADE NOS ANIMAIS FORMA E REVESTIMENTO

1.1 DIVERSIDADE NOS ANIMAIS FORMA E REVESTIMENTO 1.1 DIVERSIDADE NOS ANIMAIS FORMA E REVESTIMENTO Como é a forma do corpo dos animais? A forma do corpo dos animais está relacionada com o ambiente em que vivem e com o seu modo de vida. Podem ser: Fusiforme

Leia mais

RECUPERAÇÃO PARALELA Semana de 02/04 e de 16/04/12 6º ano

RECUPERAÇÃO PARALELA Semana de 02/04 e de 16/04/12 6º ano RECUPERAÇÃO PARALELA Semana de 02/04 e de 16/04/12 6º ano Leitura, compreensão e interpretação de um texto 1- VOCABULÁRIO Um texto é composto de palavras e para podermos compreender um trecho do texto

Leia mais

Em qual ou quais dessas situações os fungos estão se alimentando de partes mortas de seres vivos ou de organismos mortos?

Em qual ou quais dessas situações os fungos estão se alimentando de partes mortas de seres vivos ou de organismos mortos? Obs.: As atividades desta bateria contemplam o conteúdo do trimestre. 1. O material cirúrgico usado em hospitais é lavado e esterilizado em uma estufa, isto é, mantido em altas temperaturas, de modo que

Leia mais

Características : São marinhos; Apresentam notocorda, somente, na fase larvar. Logo...Desenvolvimento indireto.

Características : São marinhos; Apresentam notocorda, somente, na fase larvar. Logo...Desenvolvimento indireto. Características : São marinhos; Apresentam notocorda, somente, na fase larvar. Logo...Desenvolvimento indireto. Características : São marinhos; Apresentam notocorda durante toda vida. Logo...Desenvolvimento

Leia mais

Ficha Sumativa. Onde existe vida na Terra? Ambientes naturais: terrestres e aquáticos.

Ficha Sumativa. Onde existe vida na Terra? Ambientes naturais: terrestres e aquáticos. Ficha Sumativa Onde existe vida na Terra? Ambientes naturais: terrestres e aquáticos. Tema 2 - Terra em transformação. Bloco de trabalho 8 - Diversidade nos animais: como se reproduzem. 1. Responde às

Leia mais

Professor: Marcôncio Moura

Professor: Marcôncio Moura Professor: Marcôncio Moura O filo dos artrópodes tem como representantes: Baratas Classe: INSETOS Escorpião Classe: ARACNÍDEOS Camarão Classe: CRUSTÁCEOS Embuá Classe: DIPLÓPODE Lacraia Classe: QUILÓPODE

Leia mais

Sistema Respiratório Humano

Sistema Respiratório Humano Sistema Respiratório Humano Sistema Respiratório Os alimentos contêm a energia necessária para nossas atividades. Essa energia é liberada por meio de uma transformação química conhecida como respiração

Leia mais

CIÊNCIAS PROVA 3º BIMESTRE 8º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ

CIÊNCIAS PROVA 3º BIMESTRE 8º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS PROVA 3º BIMESTRE 8º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ 2010 01. A organização

Leia mais

Protostomado: 01. Conceitue cada termo e, em seguida, cite um exemplo de animais para cada classificação. Triblástico: Pseudocelomado: Aneuromiários:

Protostomado: 01. Conceitue cada termo e, em seguida, cite um exemplo de animais para cada classificação. Triblástico: Pseudocelomado: Aneuromiários: 01. Conceitue cada termo e, em seguida, cite um exemplo de animais para cada classificação. Triblástico: Aneuromiários: Placentários: Deuterostomado: Ovíparos: Protostomado: Pseudocelomado: Parazoário:

Leia mais

COMPONENTE CURRICULAR: Ciências Prof a Angélica Frey ANO: 6 o LISTA DE CONTEÚDOS. 1 O Trimestre:

COMPONENTE CURRICULAR: Ciências Prof a Angélica Frey ANO: 6 o LISTA DE CONTEÚDOS. 1 O Trimestre: COMPONENTE CURRICULAR: Ciências Prof a Angélica Frey ANO: 6 o 1 O Trimestre: LISTA DE CONTEÚDOS Ecologia o Níveis de organização: organismo, população, comunidade, ecossistema, bioma. o Componentes do

Leia mais

Avaliação da unidade IV Pontuação: 7,5 pontos

Avaliação da unidade IV Pontuação: 7,5 pontos Avaliação da unidade IV Pontuação: 7,5 pontos QUESTÃO 01 Pedro e Ítalo foram fazer um estudo sobre um ecossistema e trouxeram um animal para analisar. Deixando-o em cativeiro, puderam acompanhar o nascimento

Leia mais

CIÊNCIAS. Utilizando as palavras do quadro abaixo, complete adequadamente as frases: (6 2cd)

CIÊNCIAS. Utilizando as palavras do quadro abaixo, complete adequadamente as frases: (6 2cd) Nome do Aluno Turma 4º ANO Carteira Nº Questões 9 Tipo Data 19/mar/10 Disciplina CIÊNCIAS Bimestre 1º Nota Pensando no que você estudou sobre habitat, nicho ecológico e ecossistema, resolva sua prova com

Leia mais

FICHA INFORMATIVA Nº 2 Biologia e Geologia Módulo 3 O transporte nos animais

FICHA INFORMATIVA Nº 2 Biologia e Geologia Módulo 3 O transporte nos animais FICHA INFORMATIVA Nº 2 Biologia e Geologia Módulo 3 O transporte nos animais Os seres vivos necessitam de realizar trocas de substâncias com o meio envolvente. Esta troca de substâncias químicas decorre

Leia mais

CARACTERÍSTICAS GERAIS

CARACTERÍSTICAS GERAIS CARACTERÍSTICAS GERAIS AULA DE RECUPERAÇÃO DE INVERTEBRADOS - Prof. Maria Lúcia 2ª EM 1. PATAS ARTICULADAS 2. CORPO COM POROS E SEM TECIDOS 3. EXOESQUELETO DE QUITINA 4. DIPLOBLASTICOS ACELOMADOS 5. ESPINHOS

Leia mais

Características Principais dos Poríferos: Apresentam poros na parede de seu corpo;

Características Principais dos Poríferos: Apresentam poros na parede de seu corpo; Características Principais dos Poríferos: Animais Pluricelulares; Apresentam poros na parede de seu corpo; Todos aquáticos; São as Esponjas. Possui uma cavidade central, chamada átrio; Abertura relativamente

Leia mais

04) O filo porífera é representado pelas esponjas. Na figura, as letras A, B e C referem-se aos aspectos reprodutivos destes animais.

04) O filo porífera é representado pelas esponjas. Na figura, as letras A, B e C referem-se aos aspectos reprodutivos destes animais. Lista de Exercícios Aluno(a): Nº. Professor: Mário Neto Série: 3º Disciplina: Ciências da Natureza/ Biologia Data da prova: 01) A digestão dos Poríferos (esponjas) é intracelular e realizada por células

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Nome: Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Lista de Exercícios Recuperação do 3º Bimestre Ciências Nº.: Ano: 7 º ano Ensino Fundamental 1) Cite cinco características gerais dos peixes. Possuem corpo

Leia mais

Talvez ao tomar banho, você goste de se ensaboar usando uma esponja sintética, feita de plástico ou de borracha, ou uma bucha vegetal.

Talvez ao tomar banho, você goste de se ensaboar usando uma esponja sintética, feita de plástico ou de borracha, ou uma bucha vegetal. Poríferos Talvez ao tomar banho, você goste de se ensaboar usando uma esponja sintética, feita de plástico ou de borracha, ou uma bucha vegetal. Mas você já pensou em tomar banho ensaboando-se com o esqueleto

Leia mais

Aulas de Ciências de 10 a 12. Características dos invertebrados

Aulas de Ciências de 10 a 12. Características dos invertebrados Aulas de Ciências de 10 a 12 Características dos invertebrados Os animais são organismos eucariontes e pluricelulares. Eles podem ser classificados em vertebrados e invertebrados, de acordo com a presença

Leia mais

DIVISÕES DA FISIOLOGIA

DIVISÕES DA FISIOLOGIA INTRODUÇÃO À FISIOLOGIA HUMANA CMF-1 Professores: Clarissa, Lillian, Lucinda e Ricardo O QUE É FISIOLOGIA HUMANA? Estudo do funcionamento dos órgãos e sistemas que constituem o organismo humano. ANATOMIA

Leia mais

IMPORTANTE: Manter as vias aéreas desobstruídas. Divisão:

IMPORTANTE: Manter as vias aéreas desobstruídas. Divisão: SISTEMA RESPIRATÓRIO É uma característica dos seres vivos, pois o O² O é importante para energia celular. Obtemos o O² O do ar que respiramos. FUNÇÃO: Responsável pela respiração, isto é: Fornecimento

Leia mais

Aula V 2013 Biologia Cursinho Ação Direta. Respiração:

Aula V 2013 Biologia Cursinho Ação Direta. Respiração: Aula V 2013 Biologia Cursinho Ação Direta Respiração: O processo de respiração tem como objetivo básico tornar possível extrair a energia química presente nos alimentos e utilizá-las nas diversas atividades

Leia mais

CIÊNCIAS E PROGRAMA DE SAÚDE

CIÊNCIAS E PROGRAMA DE SAÚDE GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO CIÊNCIAS E PROGRAMA DE SAÚDE 06 CEEJA MAX DADÁ GALLIZZI PRAIA GRANDE - SP 0 Os milagres sempre acontecem na vida de cada um e na vida de

Leia mais

Ciências E Programa de Saúde

Ciências E Programa de Saúde Governo do Estado de São Paulo Secretaria de Estado da Educação Ciências E Programa de Saúde 10 CEEJA MAX DADÁ GALLIZZI PRAIA GRANDE - SP 0 A Educação sozinha não faz grandes mudanças, mas nenhuma grande

Leia mais

LISTA - CICLOS DE VIDA - PROF. NETTO (3ª SÉRIES E EXTENSIVO) *** Gabarito Final da Lista ***

LISTA - CICLOS DE VIDA - PROF. NETTO (3ª SÉRIES E EXTENSIVO) *** Gabarito Final da Lista *** LISTA - CICLOS DE VIDA - PROF. NETTO (3ª SÉRIES E EXTENSIVO) *** Gabarito Final da Lista *** 1)Qual dos seguintes eventos ocorre no ciclo de vida de toda espécie com reprodução sexuada? a) Diferenciação

Leia mais

PlanetaBio Resolução de Vestibulares UNICAMP 2012 1ª fase www.planetabio.com

PlanetaBio Resolução de Vestibulares UNICAMP 2012 1ª fase www.planetabio.com 1- Hemácias de um animal foram colocadas em meio de cultura em vários frascos com diferentes concentrações das substâncias A e B, marcadas com isótopo de hidrogênio. Dessa forma os pesquisadores puderam

Leia mais

BIOLOGIA Respiração e Circulação

BIOLOGIA Respiração e Circulação Respiração e Módulo 30 Página 42 à 56 Forma de obter o oxigênio necessário para obter energia através dos alimentos. CELULAR EXTERNA CELULAR: C6H126O6 6H2O + 6CO2 + ENERGIA -Glicólise Glicose Piruvato

Leia mais

Características gerais

Características gerais Reino das Plantas Características gerais São organismos: Eucariontes Pluricelulares Autótrofos Possuem diversos pigmentos, como os fotossintetizantes e os acessórios. Características gerais Capacidade

Leia mais

Texto de apoio ao professor

Texto de apoio ao professor Texto de apoio ao professor T1 Introdução: O sistema cárdio-respiratório, é composto pelos sistemas circulatório e respiratório. Este permite que todas as células do corpo recebam os elementos necessários

Leia mais

Os moluscos são representados pelos seguintes seres vivos:

Os moluscos são representados pelos seguintes seres vivos: Os moluscos Os moluscos são representados pelos seguintes seres vivos: Ostra Caracol Lula Lesma Polvo Os moluscos Animais de corpo mole, geralmente com concha; Exemplos: Ostras, marisco, lesma e a lula.

Leia mais

REVISÃO E AVALIAÇÃO DA UNIDADE III

REVISÃO E AVALIAÇÃO DA UNIDADE III REVISÃO 1 REVISÃO 2 REVISÃO 3 AULA: 18.1 REVISÃO E AVALIAÇÃO DA UNIDADE III 2 REVISÃO 1 REVISÃO 2 REVISÃO 3 Reino Animal 3 REVISÃO 1 REVISÃO 2 REVISÃO 3 Apesar da grande diversidade, quase todos os animais

Leia mais

SISTEMA CIRCULATÓRIO. Renata Loretti Ribeiro - Enfermeira

SISTEMA CIRCULATÓRIO. Renata Loretti Ribeiro - Enfermeira SISTEMA CIRCULATÓRIO 2 A função básica do sistema cardiovascular é a de levar material nutritivo e oxigênio às células. O sistema circulatório é um sistema fechado, sem comunicação com o exterior, constituído

Leia mais

Plano da Intervenção

Plano da Intervenção INTERVENÇÃO Atividade Prática sobre Anfíbios e Répteis Autora: Ana Maria Rigon Bolzan Plano da Intervenção CONTEXTUALIZAÇÃO Os primeiros anfíbios surgiram no Período Devoniano há cerca de 350400 milhões

Leia mais

POTENCIAL DE PRODUÇÃO DE PLANTAS FORRAGEIRAS. Maria Aparecida Salles Franco Curso de Veterinária Disciplina: Forragicultura e Plantas Tóxicas

POTENCIAL DE PRODUÇÃO DE PLANTAS FORRAGEIRAS. Maria Aparecida Salles Franco Curso de Veterinária Disciplina: Forragicultura e Plantas Tóxicas POTENCIAL DE PRODUÇÃO DE PLANTAS FORRAGEIRAS Maria Aparecida Salles Franco Curso de Veterinária Disciplina: Forragicultura e Plantas Tóxicas Um pouco sobre nutrientes nos alimentos Do ano de 1917 para

Leia mais

O início da conquista do ambiente terrestre

O início da conquista do ambiente terrestre ANFÍBIOS Anfíbios Os anfíbios não são encontrados no ambiente marinho, apenas na água doce e em ambiente terrestre. O nome do grupo, anfíbios (do grego, amphi - dos dois lados + bios = vida), foi dado

Leia mais

ESCOLA ADVENTISTA SANTA EFIGÊNIA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL

ESCOLA ADVENTISTA SANTA EFIGÊNIA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL ESCOLA ADVENTISTA SANTA EFIGÊNIA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL Rua Prof Guilherme Butler, 792 - Barreirinha - CEP 82.700-000 - Curitiba/PR Fone: (41) 3053-8636 - e-mail: ease.acp@adventistas.org.br

Leia mais

Reino Animalia (Metazoa)

Reino Animalia (Metazoa) Reino Animalia (Metazoa) Filo Porifera Filo Cnidaria Natália A. Paludetto nataliaapaludetto@gmail.com http://proenem.sites.ufms.br/ Reino Animalia Maior e mais diversificado mais de 1 milhão de espécies

Leia mais

Data: Bim.: 4. Nome: 8 ANO A Nº Disciplina: Ciências Professora: Ângela Valor da Prova / Atividade: Objetivo / Instruções:

Data: Bim.: 4. Nome: 8 ANO A Nº Disciplina: Ciências Professora: Ângela Valor da Prova / Atividade: Objetivo / Instruções: Data: Bim.: 4 Nome: 8 ANO A Nº Disciplina: Ciências Professora: Ângela Valor da Prova / Atividade: Objetivo / Instruções: Lista de Recuperação 1.Quais são os distúrbios do sistema endócrino? 2.O que é

Leia mais

Menino ou menina? Exercício 1 Vamos lembrar então o que são genes e cromossomos. Volte à Aula 20 e dê as definições: a) Gene... b) Cromossomo...

Menino ou menina? Exercício 1 Vamos lembrar então o que são genes e cromossomos. Volte à Aula 20 e dê as definições: a) Gene... b) Cromossomo... A UU L AL A Menino ou menina? Quando um casal descobre que vai ter um filho, a primeira curiosidade é saber se nascerá um menino ou uma menina. Mas será que os futuros pais, ou mesmo as pessoas que não

Leia mais

Ficha de Trabalho. Tema - A terra e os seus subsistemas em interação

Ficha de Trabalho. Tema - A terra e os seus subsistemas em interação Ficha de Trabalho Tema - A terra e os seus subsistemas em interação O Planeta Terra é uma porção limitada do Universo em constante interação com outros componentes do mesmo. O nosso planeta faz parte de

Leia mais

FISIOLOGIA ANIMAL - UERJ

FISIOLOGIA ANIMAL - UERJ FISIOLOGIA ANIMAL - UERJ 1) Lipases são enzimas relacionadas à digestão dos lipídios, nutrientes que, em excesso, levam ao aumento da massa corporal. Certos medicamentos para combate à obesidade agem inibindo

Leia mais

Características gerais

Características gerais Citoplasma Citoplasma Características gerais Um vertebrado é formado por dezenas de tipos de células. Citoplasma Características gerais Um vertebrado é formado por dezenas de tipos de células. Neurônio

Leia mais

SISTEMA CIRCULATÓRIO

SISTEMA CIRCULATÓRIO SISTEMA CIRCULATÓRIO Sistema Circulatório O que é o Sistema Circulatório? É um conjunto de órgãos que tem como função realizar a circulação do sangue por todo o corpo. É constituído pelo coração e vasos

Leia mais

Características Gerais

Características Gerais OS PEIXES Características Gerais Nutrição Dentro da nutrição dos peixes devemos previamente saber que a exigência nutricional dos mesmos varia muito (espécie, hábito alimentarar, tamanho e

Leia mais

Aula 18 Sistema excretor

Aula 18 Sistema excretor Aula 18 Sistema excretor O sistema excretor é responsável pela homeostase, isto é, mantém a estabilidade do meio intenso dos seres vivos, eliminando o excesso das substâncias que são produzidas pelas células.

Leia mais

DISCIPLINA DE ANATOMIA E FISIOLOGIA ANIMAL SISTEMA URINÁRIO. Prof. Dra. Camila da Silva Frade

DISCIPLINA DE ANATOMIA E FISIOLOGIA ANIMAL SISTEMA URINÁRIO. Prof. Dra. Camila da Silva Frade DISCIPLINA DE ANATOMIA E FISIOLOGIA ANIMAL SISTEMA URINÁRIO Prof. Dra. Camila da Silva Frade Qual é a função do sistema urinário? Excreção de produtos e dejetos metabólicos Regulação do volume e composição

Leia mais

As Bolhas Fatais do Mergulho

As Bolhas Fatais do Mergulho Walter Ruggeri Waldman Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 3.0 do Creative Commons. http://creativecommons.org.br http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/legalcode

Leia mais

Daniela CASTELLANI Bióloga, Dr., PqC do Pólo Noroeste Paulista / APTA daniela.castellani@apta.sp.gov.br

Daniela CASTELLANI Bióloga, Dr., PqC do Pólo Noroeste Paulista / APTA daniela.castellani@apta.sp.gov.br ESCOLHENDO PEIXE PARA CONSUMO Daniela CASTELLANI Bióloga, Dr., PqC do Pólo Noroeste Paulista / APTA daniela.castellani@apta.sp.gov.br Na Quaresma e, principalmente, na Semana Santa, o consumo de peixes

Leia mais

Sistema Circulatório

Sistema Circulatório Sistema Circulatório Sistema Circulatório Uma das funções desse sistema é bombear o sangue oxigenado (arterial) proveniente dos pulmões para todo o corpo e direcionar o sangue desoxigenado (venoso), que

Leia mais

Corpo Esses animais têm um corpo mole e não segmentado, muitas vezes dividido em cabeça (com os órgãos dos sentidos), um pé muscular e um manto que protege uma parte do corpo e que muitas vezes secreta

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências da Natureza Disciplina: Biologia Ano: 2º - Ensino Médio Professora: Flávia Lage

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências da Natureza Disciplina: Biologia Ano: 2º - Ensino Médio Professora: Flávia Lage Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências da Natureza Disciplina: Ano: 2º - Ensino Médio Professora: Flávia Lage Atividades para Estudos Autônomos Data: 7 / 8 / 2018 Querido(a) aluno(a), Os assuntos trabalhados

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA AVALIA BH 3º ANO ENSINO FUNDAMENTAL CIÊNCIAS DA NATUREZA

MATRIZ DE REFERÊNCIA AVALIA BH 3º ANO ENSINO FUNDAMENTAL CIÊNCIAS DA NATUREZA 3º ANO ENSINO FUNDAMENTAL Reconhecer a dependência dos seres vivos em relação aos componentes físicos e químicos da natureza. Identificar as principais características que definem um ser vivo. Relacionar

Leia mais

MOLUSCOS CARACTERÍSTICAS GERAIS

MOLUSCOS CARACTERÍSTICAS GERAIS MOLUSCOS ANELÍDEOS MOLUSCOS CARACTERÍSTICAS GERAIS o Animais de corpo mole, geralmente protegidos por concha calcária ou valva. o Podem ser: univalves ou gastrópodes, bivalves e cefalópodes. o Constituem

Leia mais

Exercícios Animalia: Poríferos e Nematelmintos

Exercícios Animalia: Poríferos e Nematelmintos Exercícios Animalia: Poríferos e Nematelmintos 1. (UERJ) A visão de uma medusa, um delicado domo transparente de cristal pulsando, sugeriume de forma irresistível que a vida é água organizada. Jacques

Leia mais

BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================

BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================ PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================ ANIMAIS INVERTEBRADOS 01- Conhecemos

Leia mais

Trabalhar em pé dá dor nas pernas?

Trabalhar em pé dá dor nas pernas? A U A UL LA Acesse: http://fuvestibular.com.br/ Trabalhar em pé dá dor nas pernas? Muitos trabalhadores e estudantes são obrigados a permanecer na mesma posição por longos períodos. Alguns ficam sentados,

Leia mais

Para que serve o alimento?

Para que serve o alimento? Alimentação e Saúde saciar a fome Para que serve o alimento? combustível para viver, proporcionando o bem-estar e a disposição para realizar todas as atividades. demonstrar afeto, carinho e aceitação Uma

Leia mais

Sangue Professor: Fernando Stuchi

Sangue Professor: Fernando Stuchi Zoologia e Histologia Animal Sangue Professor: Fernando Stuchi Sangue Em animais invertebrados o líquido circulante no interior do sistema cardiovascular é a hemolinfa. Nos vertebrados esse liquido é o

Leia mais

Sistema Circulatório

Sistema Circulatório Anatomia Funcional do Sistema Cardio-respiratório dos Répteis Anatomia Funcional do Sistema Cardio-respiratório dos Répteis Especialização Anclivepa-SP Anclivepa-SP Cristina Fotin Sistema Circulatório

Leia mais

a) As oscilações de duas populações como as observadas no gráfico sugerem qual tipo de relação ecológica?

a) As oscilações de duas populações como as observadas no gráfico sugerem qual tipo de relação ecológica? LISTA DE EXERCÍCIOS BIOLOGIA 1. Can two species that never come in contact with each other compete for the same resource? Explain your answer. 2. (UFV-MG) O gráfico abaixo representa a variação do tamanho

Leia mais

Sucessão Ecológica. Introdução. Comunidades Clímax. Sucessão Ecológica Primaria

Sucessão Ecológica. Introdução. Comunidades Clímax. Sucessão Ecológica Primaria Sucessão Ecológica Introdução As comunidades estáveis ou de clímax existem num fluxo continuo, ou seja, os indivíduos de uma espécie são sempre substituídos por outros da mesma espécie, sem que haja alternância

Leia mais

Lição 01 O CORPO HUMANO

Lição 01 O CORPO HUMANO Lição 01 O CORPO HUMANO OBJETIVOS: Ao final desta lição, os participantes serão capazes de: 1. Explicar o conceito de posição anatômica. 2. Citar a localização de uma lesão utilizando referências anatômicas.

Leia mais

1ª Série do ensino médio _ TD 14

1ª Série do ensino médio _ TD 14 1ª Série do ensino médio _ TD 14 01. A matriz mitocondrial apresenta diversas substâncias, exceto: (A) Coenzima A. (B) ADP. (C) ATP. (D) Ácido Cítrico. (E) Glicose. 02. Três tubos de ensaio foram preparados

Leia mais

Primeiros vertebrados capazes de viver em terra. Graças ao fortalecimento da coluna vertebral; desenvolvimento de ossos e músculos das pernas.

Primeiros vertebrados capazes de viver em terra. Graças ao fortalecimento da coluna vertebral; desenvolvimento de ossos e músculos das pernas. ANFÍBIOS QUEM SÃO? INTRODUÇÃO Primeiros vertebrados capazes de viver em terra. Graças ao fortalecimento da coluna vertebral; desenvolvimento de ossos e músculos das pernas. Pernas sustentam e deslocam

Leia mais

Aula 2. Teias alimentares, Cadeias Alimentares e Pirâmides Ecológicas.

Aula 2. Teias alimentares, Cadeias Alimentares e Pirâmides Ecológicas. Aula 2 Teias alimentares, Cadeias Alimentares e Pirâmides Ecológicas. Introdução Segundo sua definição (ver aula 1), em ecologia podemos estudar as relações entre os indivíduos do meio biótico, seja ao

Leia mais

Ensino Fundamental II. Prova Gabaritada

Ensino Fundamental II. Prova Gabaritada Ensino Fundamental II Avaliação Objetiva Prova Gabaritada 6ª Série 28/10/2010 Ciências Naturais MaristelaBorges 4º Bimestre Valor: 4,0 Conteúdos Briófitas; Algas Pluricelulares; Pteridófitas; Gimnospermas

Leia mais

Lista de Exercícios: Divisão Celular

Lista de Exercícios: Divisão Celular 1. (UNIFOR-CE) Em organismos unicelulares, divisão por mitose significa: a) Crescimento b) Regeneração c) Recombinação d) Reprodução e) Gametogênese 2. (FUVEST) Analise os eventos mitóticos relacionados

Leia mais

Ciências 2016 Professor: Danilo Lessa Materiais: Livro e PPT

Ciências 2016 Professor: Danilo Lessa Materiais: Livro e PPT Ciências 2016 Professor: Danilo Lessa Materiais: Livro e PPT Com muita alegria iremos iniciar nossos estudos sobre os moluscos! O Corpo dos Moluscos ( corpo mole ): Na cabeça há a rádula (uma espécie de

Leia mais

3. (1,0) Podemos afirmar que o inseto Jesus participa de uma teia alimentar. Por quê?

3. (1,0) Podemos afirmar que o inseto Jesus participa de uma teia alimentar. Por quê? QiD 2 6º ANO PARTE 4 CIÊNCIAS 1. (1,0) Leia o texto abaixo e identifique a que palavras correspondem os números 1 e 2. Os componentes bióticos de um ecossistema formam a 1 desse lugar, que é representada

Leia mais

7ª série Ciências Naturais

7ª série Ciências Naturais 7ª série Ciências Naturais Lista de exercícios O homem vive em sociedade e dependem do ambiente para supri todas as suas necessidades. As grandes funções vitais são desempenhadas por sistemas orgânicos,

Leia mais

Artrópodes. - A enorme diversidade de adaptação destes animais permite que sobrevivam em todos os habitats.

Artrópodes. - A enorme diversidade de adaptação destes animais permite que sobrevivam em todos os habitats. Artrópodes - O filo Arthropoda (Artrópodes) possui um número muito grande de animais, o maior grupo com espécies diferentes; - A enorme diversidade de adaptação destes animais permite que sobrevivam em

Leia mais

ESCOLA CIDADE DE CASTELO BRANCO

ESCOLA CIDADE DE CASTELO BRANCO ESCOLA CIDADE DE CASTELO BRANCO TRANSMISSÃO DA VIDA APARELHO REPRODUTOR MASCULINO CIÊNCIAS NATURAIS Prof. Teresa Condeixa 08/09 1 9º ANO Morfologia Bexiga Vesícula seminal Glândula de Cowper Testículo

Leia mais

A preocupação acerca dos antibióticos justifica-se porque

A preocupação acerca dos antibióticos justifica-se porque QiD 2 7º ANO PARTE 4 CIÊNCIAS 1. (1,0) O fim do milagre dos antibióticos não é um tema novo. Desde que surgiram, houve resistência a eles: a primeira bactéria resistente à penicilina apareceu antes mesmo

Leia mais

A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o S é r g i o V. N. G a i a E S C O L A S E C U N D Á R I A /3 A N T Ó N I O S É R G I O

A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o S é r g i o V. N. G a i a E S C O L A S E C U N D Á R I A /3 A N T Ó N I O S É R G I O A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o S é r g i o V. N. G a i a E S C O L A S E C U N D Á R I A /3 A N T Ó N I O S É R G I O Teste Escrito Data 05 / 06/ 2014 CLASSIFICAÇÃO O PROFESSOR Nome

Leia mais

Do grego, hydton, tecido + logos, estudos. Cada grupo de células reunidas para executar uma função específica é chamado de tecido.

Do grego, hydton, tecido + logos, estudos. Cada grupo de células reunidas para executar uma função específica é chamado de tecido. Do grego, hydton, tecido + logos, estudos. Cada grupo de células reunidas para executar uma função específica é chamado de tecido. Além das células, os tecidos contêm material extracelular ou intercelular

Leia mais

A disposição da vida na Terra

A disposição da vida na Terra Aula 01 A disposição da vida na Terra O que é a vida? Existe vida em outros planetas? Podemos viver sem o Sol? O nosso sistema solar possui os seguintes planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte Júpiter,

Leia mais

Professor: Paulo Disciplina: Biologia Campus Aquidauana CITOLOGIA

Professor: Paulo Disciplina: Biologia Campus Aquidauana CITOLOGIA Professor: Paulo Disciplina: Biologia Campus Aquidauana CITOLOGIA CITOLOGIA A área da Biologia que estuda a célula, no que diz respeito à sua estrutura e funcionamento. Kytos (célula) + Logos (estudo)

Leia mais

UNIDADE IV Filo Porifera

UNIDADE IV Filo Porifera CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS CAMPUS DE POMBAL UNIDADE IV Filo Porifera Prof. Dr. Sc. Ancélio Ricardo de Oliveira Gondim Em paz me deito e logo adormeço,

Leia mais

PLANIFICAÇÃO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA 5º ANO 2014/2015

PLANIFICAÇÃO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA 5º ANO 2014/2015 PLANIFICAÇÃO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA 5º ANO 2014/2015 Domínio Subdomínio Objetivo Geral Descritores Conteúdos Atividades Recursos Avaliação Calendarização ORGANIZAÇÃO DO ANO LETIVO - INTRODUÇÃO 1. Compreender

Leia mais

2. Entre os seres vivos ocorrem os tipos gamética, espórica e zigótica, de meiose, segundo o esquema:

2. Entre os seres vivos ocorrem os tipos gamética, espórica e zigótica, de meiose, segundo o esquema: 3º EM Biologia B Pedro Verdan Av. Trimestral 2 09/11/15 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos.

Leia mais

O reino animal. Poríferos. Como é o corpo das esponjas? Onde elas vivem? Como se alimentam? Esponja barril (Xestospongia muta).

O reino animal. Poríferos. Como é o corpo das esponjas? Onde elas vivem? Como se alimentam? Esponja barril (Xestospongia muta). JEFFREY L. / ROTMAN / CORBIS / LATINSTOCK Poríferos Como é o corpo das esponjas? Onde elas vivem? Como se alimentam? Esponja barril (Xestospongia muta). 1 FABIO COLOMBINI / ACERVO DO FOTÓGRAFO Esponjas

Leia mais

Biologia e Geologia Módulo 4 Meiose e ciclos celulares

Biologia e Geologia Módulo 4 Meiose e ciclos celulares FICHA (IN)FORMATIVA Nº 3 Biologia e Geologia Módulo 4 Meiose e ciclos celulares A reprodução sexuada distingue-se da assexuada pelo factio de cada descendente ser o resultado de uma fecundação, isto é,

Leia mais

Constituição do sangue e o sistema circulatório

Constituição do sangue e o sistema circulatório Constituição do sangue e o sistema circulatório I O sangue é um líquido viscoso, opaco e de cor vermelha, que assegura o equilíbrio fundamental para a nossa sobrevivência 1. Quais as funções do sangue?

Leia mais

Bioindicadores Ambientais (BAM36AM) Invertebrados bentônicos como bioindicadores

Bioindicadores Ambientais (BAM36AM) Invertebrados bentônicos como bioindicadores Bioindicadores Ambientais (BAM36AM) Invertebrados bentônicos como bioindicadores Bioindicadores de sistemas bênticos A escolha do bioindicador requer um conhecimento prévio da biologia do organismo ou

Leia mais

b) Qual é a confusão cometida pelo estudante em sua reflexão?

b) Qual é a confusão cometida pelo estudante em sua reflexão? 1º B EM Química A Lailson Aval. Trimestral 28/03/11 1. Qual o estado físico (sólido, líquido ou gasoso) das substâncias da tabela a seguir, quando as mesmas se encontram no Deserto da Arábia, à temperatura

Leia mais

CÉLULA VEGETAL E PAREDE CELULAR

CÉLULA VEGETAL E PAREDE CELULAR Universidade Federal do Pampa Campus de São Gabriel Centro de Ciências Rurais Curso de Ciências Biológicas CÉLULA VEGETAL E PAREDE CELULAR Monitora: Rosangela Gonçalves Célula Vegetal As células vegetais

Leia mais

Prof.: Gilmar Marques. Vertebrados Craniados

Prof.: Gilmar Marques. Vertebrados Craniados Prof.: Gilmar Marques Vertebrados Craniados Peixes SUPERCLASSE AGNATHA SUPERCLASSE GNATHOSTOMATA CLASSE MYXINI CLASSE CEPHALASPIDOMORPHI CLASSE CONDRICHITE CLASSE ACTINOPTERYGII CLASSE SARCOPTERYGII Vertebrados

Leia mais

Cnidários. São animais relativamente simples, que vivem em ambientes aquáticos, principalmente no mar.

Cnidários. São animais relativamente simples, que vivem em ambientes aquáticos, principalmente no mar. São animais relativamente simples, que vivem em ambientes aquáticos, principalmente no mar. São os primeiros animais a apresentarem uma cavidade digestiva no corpo, fato que gerou o nome celenterado, destacando

Leia mais

Cópia autorizada. II

Cópia autorizada. II II Sugestões de avaliação Ciências 7 o ano Unidade 2 5 Unidade 2 Nome: Data: 1. As cores das flores e o período do dia em que elas abrem são duas adaptações importantes das plantas e que facilitam a sua

Leia mais

Biologia FUVEST 2001

Biologia FUVEST 2001 Q.01 "Humilhação dessas lombrigas / humilhação de confessá-las (...) / o que é pior: mínimo verme / quinze centímetros modestos (...) / enquanto Zé, rival na escola (...), / ele expeliu entre ohs! e ahs!

Leia mais

Características gerais

Características gerais Artrópodes Quem são? Muitas vezes, não percebemos a presença daqueles animais com corpos de formas estranhas e cores variadas, que vivem ao nosso redor, voam sobre nossas cabeças ou aqueles que se locomovem

Leia mais

Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico Monitoria N.Canário Verde Sistema de tratamento de esgoto por evapotranspiração

Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico Monitoria N.Canário Verde Sistema de tratamento de esgoto por evapotranspiração Sistema de tratamento de esgoto por evapotranspiração O sistema de evapotranspiração aqui detalhado é basicamente uma trincheira impermeabilizada com concreto magro ao fundo e nas paredes. As paredes da

Leia mais

FICHA (IN)FORMATIVA Nº 3 Biologia e Geologia Módulo 2. Célula

FICHA (IN)FORMATIVA Nº 3 Biologia e Geologia Módulo 2. Célula FICHA (IN)FORMATIVA Nº 3 Biologia e Geologia Módulo 2 A célula e o transporte transmembranar Célula Teoria celular a célula é a unidade estrutural e funcional de todos os organismos; as novas células formam-se

Leia mais

Química - 9º ano. Água Potável. Atividade complementar sobre as misturas e suas técnicas de separação

Química - 9º ano. Água Potável. Atividade complementar sobre as misturas e suas técnicas de separação Química - 9º ano Atividade complementar sobre as misturas e suas técnicas de separação Água Potável A água é o constituinte mais característico da terra. Ingrediente essencial da vida, a água é talvez

Leia mais