PROVA PRF 2008 CESPE/UNB APLICADA 14/09/2008 GABARITO EXTRA-OFICIAL COMENTADO EQUIPE DE PROFESSORES EXCELÊNCIA CURSOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROVA PRF 2008 CESPE/UNB APLICADA 14/09/2008 GABARITO EXTRA-OFICIAL COMENTADO EQUIPE DE PROFESSORES EXCELÊNCIA CURSOS"

Transcrição

1 PROVA PRF 2008 CESPE/UNB APLICADA 14/09/2008 GABARITO EXTRA-OFICIAL COMENTADO EQUIPE DE PROFESSORES EXCELÊNCIA CURSOS PROVA LÍNGUA PORTUGUESA: Professora Telma Cheida Mello,professora de Língua Portuguesa, Interpretação e Redação de textos. Revisora de monografias, livros, textos em geral. Há seis anos como professora do Curso Excelência em Cuiabá, Mt. 1. D A 1º questão refere-se a "todas" as civilizações; na 2º a produção não "era" especializada;na 3º a palavra "detrimento" anula a questão; 5º, não há referência a "patrocínio" 2. A Na B falta vírgula após "unicamente" e antes de "principalmente" e falta sinal de crase em "à venda"; na C "às quais"; na D retirar a vírgula após "Império" que separa o sujeito do verbo; na falta vírgula antes de "diferente", já que foi colocada uma vírgula após "Mediterrâneo". 3. D Na A, "por todo o Império"..."se deveu à extensa..."; na B, "à técnica", "era feito"; na C, "às cidades" "à lentidão"; na E, "estava dotado". 4. A 5. B O índio é desmistificado na charge e é apresentado como mendigo, isto é, como um excluído na sociedade urbana. 6. B A expressão "fazê-lo" evita que se repita "apagar o sol". 7. C 8. B questão A - Penélope esperou por Ele; C - referência "à lua", "às estrelas" e sem sinal de crase em "a casa"; D - "onde" só deve ser empregado para se referir a lugar determinado; E -a vírgula após "mágico" separa o objeto direto do verbo "tornar".

2 9. B O último parágrafo justifica a alternativa B. 10. D O penúltimo parágrafo justifica a alternativa D PROVA DE RACIOCÍNIO LÓGICO E MATEMÁTICO: PELO PROFESSOR JOSÉ ROBERTO DAMASCENO DA SILVA* 11 C 12 D 13 D 14 B 15 B 16 D 17 E 18 D 19 B 20 C * Mestre em Educação lotado no Departamento de Matemática da UFMT há 16 anos. Assessor de Cursos Preparatórios para Concursos Públicos há 15 anos nas disciplinas de Raciocínio Lógico, Matemática Financeira, Matemática Básica e Estatística. Além de 8 anos em Cursos Pré-Vestibulares. Atualmente assessora o Excelência Cursos e Concursos de Cuiabá. CONHECIMENTOS GERAIS E ATUALIDADES Marcos Amaral Mendes* QUESTÃO 21 - GABARITO: B COMENTÁRIO: Entre as medidas adotadas pelo governo federal que contribuíram para a ocupação e a integração do Centro-Oeste à economia do Centro-Sul, destaca-se a construção de Brasília, na década de 1950, que atraiu grande número de pessoas, vindas principalmente do Nordeste, para trabalhar na construção da nova capital. QUESTÃO 22 - GABARITO: C COMENTÁRIO: O principal componente demográfico da urbanização no Centro-Oeste é o êxodo rural, resultado da crescente mecanização - cada vez mais os produtores rurais capitalizados se utilizam de máquinas para realizar as tarefas de plantio e colheita, antes executadas por mão-de-obra humana intensiva, que é expulsa para as cidades. QUESTÃO 23 - GABARITO: E COMENTÁRIO: As usinas de Jirau e Santo Antônio, que terão capacidade para produzir megawatts, pertencem ao Complexo Hidrelétrico do Rio Madeira, localizado em Rondônia. QUESTÃO 24 - GABARITO: A

3 COMENTÁRIO: A Lei de Gestão de Florestas Públicas, sancionada pelo presidente Lula em março de 2006, permite a exploração da floresta de forma sustentável, a partir de formas racionais de exploração da natureza, baseadas em tecnologias que preservam o equilíbrio ambiental. QUESTÃO 25 - GABARITO: D COMENTÁRIO: O projeto da Rodovia Interoceânica, que ligará o oceano Atlântico, no Brasil, a três portos no oceano Pacífico, localizados no Peru, contribuirá para impulsionar diretamente a economia e a integração sul-americana. QUESTÃO 26 - GABARITO: B COMENTÁRIO: O desmatamento na Amazônia é estimulado pelo avanço da cultura da soja, geralmente apoiada na técnica indiscriminada da derrubada e da queimada da mata. O fragmento refere-se a uma notícia veiculada pela Folha de S.Paulo, relacionada a uma tecnologia desenvolvida pela Embrapa para recuperar áreas degradadas pela pecuária com a lavoura de soja. QUESTÃO 27 - GABARITO: A COMENTÁRIO: Além de jazidas de ferro, na Serra dos Carajás também são exploradas reservas de cobre, manganês, bauxita, níquel, estanho e ouro. QUESTÃO 28 - GABARITO: E COMENTÁRIO: Há suspeitas de que algumas destas entidades além de corromperem e deturparem a cultura indígena, se apropriam de áreas extensas numa região sensível à soberania nacional e praticam a biopirataria, roubando nosso patrimônio genético para fins industriais. QUESTÃO 29 - GABARITO: D COMENTÁRIO: Alguns estados brasileiros têm questionando os incentivos fiscais dados às indústrias do Pólo Industrial de Manaus, no contexto da chamada guerra fiscal, que vêm provocando a transferência de indústrias para outras regiões do país em busca, principalmente, de redução de custos provocadas pelas vantagens oferecidas pelos governos estaduais. QUESTÃO 30 - GABARITO: B COMENTÁRIO: Os itens corretos são o I e III. O II está incorreto, pois os religiosos, defensores dos direitos humanos, geralmente tomam o direito de assentados, povos indígenas e outros desassistidos; o IV está incorreto, pois a região amazônica tem sido priorizada pelo governo federal para a criação de assentamentos rurais em detrimento de outras áreas do país; e o V também está incorreto, pois o Incra é o órgão do governo federal que administra a questão agrária no Brasil. *Marcos Amaral Mendes é professor do Excelência Cursos e autor de livro didático regional [História e Geografia de Mato Grosso] CONHECIMENTOS DE INFORMÁTICA Elida Furtado da Silva Andrade* QUESTÃO 31 - GABARITO: A Menu Formatar/Colunas QUESTÃO 32 - GABARITO: D O botão apresentado na figura é o botão Exportar Diretamente para PDF.

4 QUESTÃO 33 - GABARITO: D Essa opção é a única que obedece aos princípios de liberdade do software livre. QUESTÃO 34 - GABARITO: C I: V; II: F; III: V; IV: V e V: F (três certas) QUESTÃO 35 - GABARITO: A Quando o usuário realizar os dois primeiros comando ele irá selecionar as células e, quando em seguida o usuário clicar no botão indicado será feita uma classificação crescente, onde ocorrerá a permuta de Natal com Brasília (B antes de N). QUESTÃO 36 - GABARITO: B I e V válidos. QUESTÃO 37 - GABARITO: E. QUESTÃO 38 - GABARITO: C Menu Arquivo/Novo/Pasta QUESTÃO 39 - GABARITO: D Uma janela é aberta com a inscrição Fwd no Assunto e permitindo a inserção do destinatário. QUESTÃO 40 - GABARITO: B IV e V estão corretas. *Élida Furtado da Silva Andrade é graduada em Tecnologia Processamento de Dados - Faculdades Integradas Cândido Rondon (1999) e mestre em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Atualmente é professora do curso Excelência de Cuiabá MT. Foi professora nas Faculdades Integradas Cândido Rondon e Instituto Cuiabano de Educação. Tem experiência na área de Ciência da Computação, Tecnologia de Redes de Computadores, com ênfase em Sistemas Distribuídos, assim como em administrar aulas de informática aplicadas aos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Pedagogia, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas distribuídos, redes, curso virtual, educação à distância, internet e instrução baseada na web. LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO Paulo Vieira de Melo* Questão 41- resposta B (art. 4 da Resolução 04/98) Questão 42- resposta D (art. 1, inciso I, item 14 da Resolução 14/98) Questão 43- resposta C (Resolução 32/98) Questão 44- resposta C (Resolução 36/98) Questão 45- resposta E (Art. 270, 5 do CTB e art. 4 da Resolução 53/98) Questão 46- resposta D (Art. 3 da Resolução 82/98) Questão 47- resposta C (Resolução 110/2000) Questão 48- resposta A (Art. 1, 2 e 3 da Resolução 128/2001) Questão 49- resposta B (Anexo II do CTB ou Resolução 160/2004) Questão 50- resposta B (Anexo II do CTB ou Resolução 160/2004) Questão 51- resposta E (Anexo II do CTB) Questão 52- resposta B (Art. 2, inc. I, da Resolução 149/2003) Questão 53- resposta B (Art. 1, parág. único da 152/2003) Questão 54- resposta D (Anexo I do CTB) Questão 55- resposta E (Art. 7 da Resolução 165/2004) Questão 56- resposta D (Art. 1 da Resolução 193/2006) Questão 57- resposta A (Resolução 205/2006) Questão 58- resposta D (Art. 6 da Resolução 274/2008) Questão 59- resposta A (Art. 1 da Resolução 231/2007) Questão 60- resposta C (Art. 20 do CTB)

5 Questão 61- resposta B (Art. 4 da Resolução 258/2007) Questão 62- resposta B (Art. 5, parág. único da Resolução 262/2007) Questão 63- resposta D (Art. 1, 3 da Resolução 277/2008) Questão 64- resposta E (Art. 1, 3 ; art. 5, art. 7 e art.13 do CTB) Questão 65- resposta E (Art. 29, inc. III, alínea b, do CTB) Questão 66- resposta C (Art. 53, inc. II do CTB) Questão 67- resposta C (Art. 115, 2 do CTB) Questão 68- resposta D (Art. 138 do CTB) Obs.: ter idade superior a 21 anos ) Questão 69- resposta C (Art. 162, inciso III do CTB) Obs.: categoria diferente e não inferior Questão 70- resposta E (Art. 301 do CTB) *Corrigida por Paulo Vieira de Melo, Policial Rodoviário Federal, ingressou no DPRF em 1994, exerce suas atividades na 2ª Superintendência Regional de Mato Grosso, como Chefe do Núcleo Jurídico (NUAT), ministra palestras de educação de trânsito, é instrutor de trânsito e professor de legislação de trânsito em cursos preparatórios para concurso em Cuiabá-MT. CONHECIMENTOS DE DIREITO Direito Constitucional. Rodrigo Andrade Belmonte* Questão 71 alternativa correta é a letra b. O fundamento da resposta está no artigo 226, 6º da Constituição Federal de É interessante observar que o examinador exigiu do candidato conhecimento pontual a respeito da existência da família monoparental, exatamente aquela constituída por um dos pais e seus descendentes. A letra a está errada em virtude de que não são apenas os menores de 16 anos tratados como inimputáveis. Vale lembrar que, a Constituição trata como inimputável os menores de 18 anos (critério biológico), artigo 228. Além disso, o Código Penal em seu artigo 26 também trata como inimputáveis aqueles que possuem desenvolvimento mental incompleto (critério biopsicológico), portanto não são apenas os menores de 16 tratados como inimputáveis. A letra c está em pleno desacordo com o texto expresso da Constituição Federal, artigo 144, 6º, cuja redação prevê que apenas as Polícias Militares e o Corpo de Bombeiros Militares são forças auxiliares do Exército. Em relação à letra d, o erro da alternativa está na classificação do ambiente como bem de uso especial. A Constituição Federal no seu artigo 225 diz expressamente que o ambiente é bem de uso comum do povo. Segundo o Código Civil, artigo 99, são exemplos de bens de uso comum os rios e mares, ao passo que são considerados bens de uso especial aqueles que estão afetados a determinado serviço público, tais como o prédio de uma escola pública ou edifício utilizado pela Superintendência Regional do Departamento de Polícia Rodoviária Federal. E por fim, a letra e não é a opção correta porque o patrulhamento da fronteira nacional é responsabilidade do Departamento de Polícia Federal, como estabelece o artigo 144, 1º, inciso III da Constituição da República.

6 Questão 72 alternativa correta é a letra b Estão corretos apenas os itens I e III. O texto constitucional é claro a respeito da possibilidade de percepção simultânea de proventos de aposentadoria com remuneração de cargos em comissão declarados de livre nomeação e exoneração, trata-se de autorização prevista na parte final do artigo 37, 10 da Constituição Federal. De outro lado, o item III também está correto. Foi elaborado com base no artigo 37, inciso XI da CF/88, cujo texto faz menção expressa sobre a limitação da remuneração dos titulares de cargos eletivos das esferas federal, estadual e municipal. O examinador perdeu uma boa oportunidade para questionar o candidato sobre a existência de limites remuneratórios diversos entre a União, Estados e Municípios. O item II está errado, em virtude de que no Brasil uma das punições previstas na legislação àqueles que praticam ato de improbidade administrativa, é a suspensão de direitos políticos, como previsto no artigo 37, 4º da CF/88 e na Lei de Improbidade Administrativa, artigo 12. Portanto, não há que se falar em perda de direitos políticos pela pratica de atos de improbidade administrativa. Vale lembrar ainda, que o artigo 15, inciso I da Constituição Federal apresenta uma possibilidade de perda de direitos políticos. No mesmo artigo, porém no inciso V, consta a possibilidade de suspensão de direitos políticos pela prática de ato de improbidade administrativa. O erro do item IV está no fato de que a opção entre a remuneração do cargo eletivo e a do efetivo para o qual foi investido é garantia constitucional apenas dos ocupantes do cargo de chefe do executivo municipal (Prefeitos), como prevê o artigo 38, inciso II da CF/88. Este item foi elaborado com grau de dificuldade maior do que os demais, pois o examinador utilizou e misturou na sua elaboração textos dos incisos I e II, do artigo 38, fato que nitidamente dificultou a tomada de decisão do candidato pela resposta correta. E por fim, o erro da assertiva prevista no item V está justamente no fato de que o servidor estável ocupante de cargo extinto ou declarado desnecessário será colocado em disponibilidade com remuneração proporcional ao tempo de serviço, conforme o artigo 41, 3º da CF/88. O examinador trocou os institutos jurídicos no local em que deveria constar disponibilidade constou aposentadoria. *Rodrigo Belmonte é bacharel em Direito, pós-graduado em Direito Público, servidor público do Ministério Público União, assessor jurídico da Procuradoria da República em Mato Grosso e professor de Direito Constitucional do Excelência Cursos Cuiabá. Direito Penal. Maria Luziane Ribeiro Brito * QUESTÃO 73 Acerca dos crimes contra a administração pública, do abuso de autoridade, tráfico ilícito de entorpecentes e da competência, assinale a opção correta. (A) Compete à justiça militar processar e julgar militar por crime de abuso de autoridade, desde que este tenha sido praticado em serviço.

7 (B) A corrupção é crime necessariamente bilateral, de forma que a configuração da corrupção passiva dependerá da existência do crime de corrupção ativa. (C) Compete à Justiça Estadual processar e julgar sujeito ativo de cirme de uso de documento falso, praticado mediante a apresentação de documentação falsa a um PRF. (D) A legislação em vigor a cerca do tráfico ilícito de entorpecente possibilita ao condenado por tráfico ilícito de entorpecente, desde que seja réu primário, com bons antecedentes e que não se dedique às atividades criminosas nem integre organização criminosa, a redução de um sexto a dois terços de sua pena, bem como a conversão desta em penas restritivas de direitos, desde que cumpridos os mesmos requisitos exigidos para a redução da pena. (E) Pratica crime contra a honra e não desacato o sujeito ativo que manda uma carta para a residência de um PRF, afirmando que este é o maior apropriador do dinheiro público. RESPOSTA LETRA E ALTERNATIVA A ERRADA Compete à Justiça Comum processar e julgar militares por crime de abuso de autoridade, mesmo que este tenha sido praticado em serviço. Tal matéria já está sumulada pelo STJ (Súmula 172: Compete a justiça comum processar e julgar militar por crime de abuso de autoridade, ainda que praticado em serviço), bem como existem jurisprudências em diversos tribunais no país, portanto, totalmente pacificada tal questão. ALTERNATIVA B ERRADA O art. 317 do CP prevê a existência do crime de corrupção passiva, o que ocorre independentemente da figura do corrompido, presente no artigo 333, do mesmo diploma penal. Não há qualquer dependência entre uma figura e outra, portanto, inexiste a bilateralidade apresentada na questão. A corrupção passiva é o fato de solicitar ou receber vantagem indevida, já a ativa consiste no oferecimento ou promessa de vantagem, não havendo qualquer dependência entre as figuras analisadas. Acrescente-se que se trata de crime formal, sendo que apenas pelo fato de solicitar o crime encontra-se consumado. ALTERNATIVA C ERRADA A questão em comento não apresenta uma situação taxativa, pois, a avaliação quanto à competência depende de outros fatores, que não a simples apresentação do documento falso a um PRF. Deve-se considerar, ainda, o tipo do documento em questão, bem como onde incidirá o prejuízo com a utilização do referido documento. Configurado o prejuízo a serviço da União, por exemplo, remete-se à apreciação da Justiça Federal. ALTERNATIVA D ERRADA Nos termos do art. 33, 4, da Lei /2006, (...) as penas poderão ser reduzidas de um sexto a dois terços, vedada a conversão em penas restritivas de direitos, desde que o agente seja primário, de bons antecedentes, não se dedique às atividades criminosas nem integre organização criminosa. Portanto, a lei veda expressamente a conversão da pena em restritiva de direitos, tornando falsa a afirmativa apresentada na questão em análise. ALTERNATIVA E CERTA O crime de desacato requer a presença do funcionário público. Não há que se falar, portanto, no cometimento de referido crime, quando a ofensa cometida se der por carta, telefone, rádio, telegrama ou televisão. Nesses casos,

8 ainda poderá subsistir o crime contra a honra, devendo ser analisada a situação em concreto. QUESTÃO 74 A respeito dos crimes contra o patrimônio, assinale a opção correta. (A) Uma das distinções entre o crime de concussão e do de extorsão é que, no primeiro tipo penal, o funcionário público deve exigir a indevida vantagem sem o uso de violência ou de grave ameaça, que são elementos do segundo tipo penal referido. (B) No crime de extorsão mediante seqüestro, faz jus à delação premiada o co-autor que delatou os comparsas e indicou o local do cativeiro, ainda que reste comprovado que a vítima tenha sido liberada após configurada a expectativa de êxito da prática delituosa, isto é, após o recebimento do dinheiro exigido como preço do resgate. (C) Considere a seguinte situação hipotética: Roberto tinha a intenção de praticar a subtração patrimonial não-violenta do automóvel de Geraldo. No entanto, durante a execução do crime, estando Roberto já dentro do veículo, Geraldo apareceu e foi correndo em direção ao veículo. Roberto, para assegurar a detenção do automóvel, ameaçou Geraldo gravemente, conseguindo, assim, cessar a ação da vítima e se evadir do local. Nessa situação, Roberto responderá pelos crimes de ameaça e furto em concurso material. (D) Considere a seguinte situação hipotética: Fernando, pretendendo roubar, com emprego de arma de fogo municiada, R$ ,00 que Alexandre acabara de sacar em banco, abordou-o no caminho para casa. Alexandre, no entanto reagiu, e Fernando o matou mediante o disparo de seis tiros, empreendendo fuga em seguida, sem consumar a subtração patrimonial. Nessa situação, Fernando responderá por crime de latrocínio consumado. (E) Considere a seguinte situação hipotética: Renato, valendo-se de fraude eletrônica conseguiu subtrair mais de R$ 3.000,00 da conta bancária de Ernane por meio de Internet banking da Caixa Econômica Federal. Nessa situação, Renato responderá por crime de estelionato. RESPOSTA LETRA A ALTERNATIVA A CERTA O art. 316, do CP prevê como crime de concussão, a exigência de vantagem indevida, em razão da função pública, porém sem a previsão de existência do uso de violência ou grave ameaça. Nesses casos, há configuração do crime de extorsão, previsto no art. 158, do mesmo diploma penal, em que há o uso de violência ou grave ameaça à pessoa com o fito de se obter vantagem indevida. ALTERNATIVA B ERRADA De acordo com o 4 do art. 159, se a extorsão mediante seqüestro for praticada em concurso de pessoas, o concorrente que denunciar os demais à autoridade facilitando a liberação do sujeito passivo, terá a sua pena reduzida. Ocorre que para que incida tal benefício, não basta a simples delação, exige o tipo a efetiva libertação a vítima, que no caso analisado, não ocorreu em virtude de tal delação e, mas sim, em virtude da configuração da expectativa de êxito da prática delituosa, qual seja, o recebimento do dinheiro exigido como resgate. ALTERNATIVA C ERRADA No caso apresentado resta caracterizado o crime de roubo consumado e não os crimes de furto e ameaça em concurso material. O emprego da

9 violência ou grave ameaça logo após a subtração da coisa, configura roubo impróprio, previsto no art. 157, 1º, do CP. ALTERNATIVA D ERRADA Conforme disposto na Súmula 610, do Supremo Tribunal Federal, Há crime de latrocínio, quando o homicídio se consuma, ainda que não realize o agente a subtração de bens da vítima, portanto a situação apresentada na questão em análise está pacificada nos tribunais. ALTERNATIVA E ERRADA A subtração de valores por meio de Internet banking, valendo-se de fraude eletrônica, caracteriza furto qualificado e não estelionato. Prof.ª Maria Luziane Ribeiro Brito, Defensora Pública do Estado de Mato Grosso, Especialista em Direito Público e Civil e Processo Civil, respectivamente pelas Faculdades Gama Filho e Veiga de Almeida/RJ, Graduada em Ciências Contábeis pela UFMT e Direito pela UNIC/MT, Professora de Direito Penal. Direito Administrativo. Cleide Regina Ribeiro Nascimento* QUESTÃO 77 - Durante abordagem a um carro, um PRF, ao revistar o porta-malas do automóvel, verificou que mercadorias de comercialização proibida no território nacional haviam sido importadas pelo condutor e estavam sendo transportadas. O condutor informou que era desempregado e fizera viagem a país vizinho porque pretendia vender as mercadorias no DF e, ato contínuo, ofereceu ao PRF R$ 1.000,00 para que este possibilitasse a continuidade da viagem livre de qualquer repressão. Diante dessa situação hipotética e levando em consideração os ditames da Lei de Improbidade Administrativa, assinale a opção correta. (A) Caso o PRF aceitasse a propina oferecida, qualquer pessoa que viesse a ter ciência do fato poderia representar à autoridade administrativa competente para a instauração de investigação destinada a apurar a prática do ato de improbidade. Caso a representam atendesse aos requisitos legais, a apuração dos fatos seria processada na forma do procedimento previsto no CPC. (B) Caso o PRF praticar o ato improbo, qualquer ação destina a aplicar sanções previstas na lei em apreço poderia ser proposta até cinco anos após o término do exercício do mandato do PRF. (C) Caso o PRF aceitasse a oferta do condutor, estaria configurada a prática de improbidade administrativa na modalidade dos atos que importam enriquecimento ilícito. (D) Caso o PRF aceitasse a vantagem econômica oferecida, o condutor poderia responder criminalmente, mas não responderia por improbidade administrativa, já que é particular, ou seja, não ocupa função pública. (E) Caso o PRF aceitasse a vantagem econômica oferecida, estaria sujeito às cominações previstas na lei em questão as quais impedem, para evitar a dupla penalização, a aplicação de outras sanções civis e administrativas. RESPOSTA LETRA C ALTERNATIVA A ERRADA Nos termos do Art. 14, 3º, da Lei 8429/92, Atendidos os requisitos da representação, a autoridade determinará a imediata apuração dos fatos que, em se tratando de servidores federais, será processada na forma prevista

10 nos arts. 148 a 182 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990 e, em se tratando de servidor militar, de acordo com os respectivos regulamentos disciplinares. Assim, será processada nos termos do Estatuto do Servidor Público e não na forma do CPC, como prevê a assertiva. ALTERNATIVA B ERRADA O Art. 23, inciso II, da Lei 8429/92, prevê: As ações destinadas a levar a efeitos as sanções previstas nesta lei podem ser propostas: II - dentro do prazo prescricional previsto em lei específica para faltas disciplinares puníveis com demissão a bem do serviço público, nos casos de exercício de cargo efetivo ou emprego. Logo, a assertiva entrecontra-se errada, pois se trata de cargo público de PRF e não mandato. ALTERNATIVA C CERTA Conforme o Art. 9, inciso V, da Lei 8429/92, V - receber vantagem econômica de qualquer natureza, direta ou indireta, para tolerar a exploração ou a prática de jogos de azar, de lenocínio, de narcotráfico, de contrabando, de usura ou de qualquer outra atividade ilícita, ou aceitar promessa de tal vantagem; É evidente o ato de improbidade na modalidade de enriquecimento ilícito. ALTERNATIVA D ERRADA Nos termos do Art. 3, da Lei 8429/92, Art. 3 As disposições desta lei são aplicáveis, no que couber, àquele que, mesmo não sendo agente público, induza ou concorra para a prática do ato de improbidade ou dele se beneficie sob qualquer forma direta ou indireta. Conforme disposição legal o particular também responde pela prática do ato de improbidade. ALTERNATIVA E ERRADA A teor do Art. 12, da Lei 8429/92, Independentemente das sanções penais, civis e administrativas, previstas na legislação específica, está o responsável pelo ato de improbidade sujeito às seguintes cominações: Não há que se falar em dupla penalização, pois o mesmo ato pode configurar respectivamente ilícito civil, penal e administrativo, pelos quais deverão responder independente e cumulativamente. QUESTÃO 78 Acerca das previsões da Lei n.º 9.654/1998, que cria a carreira de PRF, assinale a opção correta. (A) A implantação da carreira de PRF ocorreu mediante transformação de milhares de cargos efetivos de patrulheiro rodoviário federal, do quadro geral do Ministério da Justiça, em cargos de PRF. (B) O regime de trabalho dos PRFs é de 44 horas semanais. (C) O ocupante do cargo de PRF permanecerá no local de sua primeira lotação por um período mínimo de dois anos, exercendo atividades de natureza estritamente operacional voltadas ao patrulhamento ostensivo e à fiscalização de trânsito compatíveis com a sua experiência e aptidões. (D) Os ocupantes de cargos da carreira de PRF não estão sujeitos à dedicação exclusiva às atividades do cargo, o que torna possível a cumulação do cargo com outra atividade privada. (E) A carreira de que trata a Lei n.º 9.654/1998 é composta do cargo de PRF, estruturada nas classes de inspetor, agente e escrivão.

11 RESPOSTA LETRA A ALTERNATIVA A CERTA Conforme o Art. 1, parágrafo único, da Lei 9654/98, Art. 1ª - Parágrafo único. A implantação da carreira far-se-á mediante transformação dos atuais dez mil e noventa e oito cargos efetivos de Patrulheiro Rodoviário Federal, do quadro geral do Ministério da Justiça, em cargos de Policial Rodoviário Federal. ALTERNATIVA B ERRADA Nos termos do Art. 9, da Lei 9654/98, É de quarenta horas semanais a jornada de trabalho dos integrantes da carreira de que trata esta Lei. ALTERNATIVA C ERRADA A teor do Art. 3, 4 o, da Lei 9654/98, O ocupante do cargo de Policial Rodoviário Federal permanecerá no local de sua primeira lotação por um período mínimo de três anos exercendo atividades de natureza estritamente operacional voltadas ao patrulhamento ostensivo e à fiscalização de trânsito compatíveis com a sua experiência e aptidões, sendo sua remoção, após este período, condicionada a concurso de remoção, permuta ou ao interesse da administração. Assim, o prazo de permanência é de no mínimo três anos e não dois anos, conforme citado na questão. ALTERNATIVA D ERRADA Nos termos do Art. 7º, da Lei 9654/98, Os ocupantes de cargos da carreira de Policial Rodoviário Federal ficam sujeitos a integral e exclusiva dedicação às atividades do cargo. Segundo a inteligência do artigo acima, inexiste possibilidade de exercício de atividade privada. ALTERNATIVA E ERRADA Nos termos do Art. 2, da Lei 9654/98, A Carreira de que trata esta Lei é composta do cargo de Policial Rodoviário Federal, de nível intermediário, estruturada nas classes de Inspetor, Agente Especial, Agente e Inicial, na forma do Anexo I desta Lei. (Redação dada pela Medida Provisória nº 431, de 2008). Conforme o artigo as classes são Inspetor, Agente Especial, Agente e Inicial. *Prof.ª Cleide Regina Ribeiro Nascimento, Defensora Pública do Estado de Mato Grosso, Especialista em Direito Público e Civil e Processo Civil, respectivamente pelas Faculdades Gama Filho e Veiga de Almeida/RJ, Graduada em Administração pela UFMT e Direito pela UNIC/MT, Professora de Direito Administrativo e Penal. Direito Civil Jeanne Karla Ribeiro* QUESTÃO 79 Considerando que a União seja proprietária de um prédio no qual esteja instalada a PRF, assinale a opção correta, a respeito desse bem, conforme o Código Civil. (A) Por ser bem dominical, é possível a sua alienação por notório interesse público. (B) Por se encontrar sob a utilização da PRF, o bem não pode ser considerado de uso especial, dominical ou de uso comum do povo, enquadrando-se em categoria diversa daquelas previstas no Código Civil. (C) Trata-se de um bem público de uso comum, haja vista que é acessível aos que necessitarem dos serviços lá prestados. (D) Trata-se de bem particular, tendo em vista que é utilizado pela PRF.

12 (E) Consiste em bem de uso especial, e sua alienação será vedada enquanto ele conservar tal qualidade. RESPOSTA LETRA E ALTERNATIVA A - ERRADA - Os bens dominicais são aqueles que constituem o patrimônio das pessoas jurídicas de direito público, como objeto de direito pessoal, ou real, de cada uma dessas entidades. Ocorre que o enunciado da questão informa que no prédio encontra-se instalada a PRF, o que o torna de uso especial, nos termos do Art. 99, II do Código Civil Brasileiro. ALTERNATIVA B - ERRADA Os bens de uso especial são edifícios ou terrenos destinados a serviço ou estabelecimento da administração federal, estadual, territorial ou municipal, inclusive os de suas autarquias, inteligência do art. 99, III, CC. ALTERNATIVA C - ERRADA O próprio art. 99, I, do Código Civil exemplifica os bens de os de uso comum do povo, que podem ser rios, mares, estradas, ruas e praças, que não se aplica ao enunciado. ALTERNATIVA D - ERRADA Art. 98. São públicos os bens do domínio nacional pertencentes às pessoas jurídicas de direito público interno; todos os outros são particulares, seja qual for a pessoa a que pertencerem. ALTERNATIVA E CORRETA Art. 99. São bens públicos: II - os de uso especial, tais como edifícios ou terrenos destinados a serviço ou estabelecimento da administração federal, estadual, territorial ou municipal, inclusive os de suas autarquias C/C Art Os bens públicos de uso comum do povo e os de uso especial são inalienáveis, enquanto conservarem a sua qualificação, na forma que a lei determinar. QUESTÃO 80 Com referência à responsabilidade civil nos termos estabelecidos no Código Civil, cada uma das opções abaixo apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada. Assinale a opção que apresenta assertiva correta. (A) Valéria é doente mental e foi interditada judicialmente, tendo-lhe sido nomeado curador que não é seu parente. Nessa situação o curador nomeado estará isento de responder pelos prejuízos decorrentes da conduta de Valéria, por não ser seu parente. (B) João tem dezessete anos de idade, e por imprudência bateu sua bicicleta na porta de vidro de um escritório. Nessa situação, João responderá pessoal e exclusivamente pela reparação, já que legalmente ele é apenas relativamente incapaz. (C) Felipe, menor de quatorze anos de idade acidentalmente, quebrou o pára-brisa do carro de um vizinho com uma bola. Nessa situação, caberá ao pai de Felipe arcar com o prejuízo. (D) Andréa, que, embora seja casada com Joaquim, é detentora de patrimônio próprio, causou danos a terceiro em razão de conduta culposa. Nessa situação, Joaquim deverá pagar pelos prejuízos causados por Andréa, apesar dela ter patrimônio próprio. (E) Antônio é motorista particular de Pedro e, nessa condição causou danos a terceiro. Nessa situação, Pedro deverá arcar com a reparação dos danos causados por Antônio, sem qualquer possibilidade de cobrar deste a restituição dos valores pagos.

13 RESPOSTA LETRA C ALTERNATIVA A - ERRADA O Curador é responsável pelos atos do curatelado, nos termos do estabelecido no Art inciso II do Código Civil: São também responsáveis pela reparação civil, o tutor e o curador, pelos pupilos e curatelados, que se acharem nas mesmas condições, que é complementado pelo art. 933, também do Código Civil, que dispõe: As pessoas indicadas nos incisos I a V do artigo antecedente, ainda que não haja culpa de sua parte, responderão pelos atos praticados pelos terceiros ali referidos. ALTERNATIVA B - ERRADA O pais são responsáveis pelos atos dos filhos menores, que conservam essa situação até que completem 18 anos, quando a pessoa fica habilitada à prática de todos os atos da vida civil, conforme disposto nos artigos 5º e Art inciso I do Código Civil, que dispõe: São também responsáveis pela reparação civil, os pais, pelos filhos menores que estiverem sob sua autoridade e em sua companhia, que é complementado pelo art. 933, também do Código Civil, que dispõe: As pessoas indicadas nos incisos I a V do artigo antecedente, ainda que não haja culpa de sua parte, responderão pelos atos praticados pelos terceiros ali referidos. ALTERNATIVA C CORRETA conforme fundamentação do item anterior. ALTERNATIVA D - ERRADA A responsabilidade civil por ato ilícito é pessoal, não sendo possível, destarte, recair sobre bens comuns, como propôs a assertiva. Se um dos cônjuges pratica ato ilícito, de que decorra obrigação de indenizar, óbvio que o quantum da indenização deve recair tão-somente sobre a meação do culpado, ou então de seus bens particulares, nesse sentido também dispõe o art. 942 do Código Civil: Os bens do responsável pela ofensa ou violação do direito de outrem ficam sujeitos à reparação do dano causado; e, se a ofensa tiver mais de um autor, todos responderão solidariamente pela reparação. ALTERNATIVA E ERRADA O Empregador é responsável pelos atos de seus empregados no exercicio da função, nos termos do estabelecido no Art inciso III do Código Civil: o empregador ou comitente, por seus empregados, serviçais e prepostos, no exercício do trabalho que lhes competir, ou em razão dele. Ocorre que ao empregador é resguardado o direito de ação regressiva conforme de extrai do Art. 934, também do Código Civil: Aquele que ressarcir o dano causado por outrem pode reaver o que houver pago daquele por quem pagou, salvo se o causador do dano for descendente seu, absoluta ou relativamente incapaz. E por fim, a letra e não é a opção correta porque o patrulhamento da fronteira nacional é responsabilidade do Departamento de Polícia Federal, como estabelece o artigo 144, 1º, inciso III da Constituição da República. * Prof.ª Jeanne Karla Ribeiro, Advogada, Especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho, Graduada em Direito pela UFMT, Professora de Direito Civil, Empresarial e do Trabalho na Faculdade de Cuiabá.

AUTORIZAÇÃO DE USO DE BEM PERMANENTE EM AMBIENTE EXTERNO A UFRB

AUTORIZAÇÃO DE USO DE BEM PERMANENTE EM AMBIENTE EXTERNO A UFRB AUTORIZAÇÃO DE USO DE BEM PERMANENTE EM AMBIENTE EXTERNO A UFRB 1 BASE LEGAL LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990 (Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das Autarquias

Leia mais

AULA 02 ROTEIRO CONSTITUIÇÃO FEDERAL ART. 5º; 37-41; 205 214; 227 229 LEI 8.069 DE 13/07/1990 ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E C A PARTE 02

AULA 02 ROTEIRO CONSTITUIÇÃO FEDERAL ART. 5º; 37-41; 205 214; 227 229 LEI 8.069 DE 13/07/1990 ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E C A PARTE 02 AULA 02 ROTEIRO CONSTITUIÇÃO FEDERAL ART. 5º; 37-41; 205 214; 227 229 LEI 8.069 DE 13/07/1990 ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E C A PARTE 02 CAPÍTULO VII DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA SEÇÃO I DISPOSIÇÕES

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

RESPONSABILIDADE CIVIL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA RESPONSABILIDADE CIVIL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 1 Suponha se que Maria estivesse conduzindo o seu veículo quando sofreu um acidente de trânsito causado por um ônibus da concessionária do serviço público

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Aspectos penais em tópicos sintéticos: QUEM É O FUNCIONÁRIO PÚBLICO OU EQUIPARADO?

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Aspectos penais em tópicos sintéticos: QUEM É O FUNCIONÁRIO PÚBLICO OU EQUIPARADO? Do que trata? * Crimes contra a administração pública, cometidos por funcionário público. QUEM É O FUNCIONÁRIO PÚBLICO OU EQUIPARADO? Considera-se funcionário público, para os efeitos penais (Conforme

Leia mais

REQUISITOS PARA O EXERCÍCIO DA ATIVIDADE EMPRESARIAL

REQUISITOS PARA O EXERCÍCIO DA ATIVIDADE EMPRESARIAL 1. Capacidade para o exercício da empresa Atualmente, existe a possibilidade de a atividade empresarial ser desenvolvida pelo empresário individual, pessoa física, o qual deverá contar com capacidade para

Leia mais

Guarda Municipal de Fortaleza Direito Constitucional Segurança Pública Emilly Albuquerque

Guarda Municipal de Fortaleza Direito Constitucional Segurança Pública Emilly Albuquerque Guarda Municipal de Fortaleza Direito Constitucional Segurança Pública Emilly Albuquerque 2013 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. SEGURANÇA PÚBLICA Art. 144 CF Art.

Leia mais

Noções de Direito Civil Personalidade, Capacidade, Pessoa Natural e Pessoa Jurídica Profª: Tatiane Bittencourt

Noções de Direito Civil Personalidade, Capacidade, Pessoa Natural e Pessoa Jurídica Profª: Tatiane Bittencourt PESSOA NATURAL 1. Conceito: é o ser humano, considerado como sujeito de direitos e deveres. Tais direitos e deveres podem ser adquiridos após o início da PERSONALIDADE, ou seja, após o nascimento com vida

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO Atualizado até 13/10/2015 RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO NOÇÕES INTRODUTÓRIAS Quando se fala em responsabilidade, quer-se dizer que alguém deverá

Leia mais

CRIMES CONTRA O SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL - ATUALIZAÇÕES

CRIMES CONTRA O SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL - ATUALIZAÇÕES CRIMES CONTRA O SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL - ATUALIZAÇÕES - Evasão de divisas e lavagem de capitais as alterações da Lei 12.683/12 - Investigação de crimes financeiros - Cooperação jurídica internacional

Leia mais

RESPONSABILIDADE DO SERVIDOR E DEVERES DO ADMINISTRADOR

RESPONSABILIDADE DO SERVIDOR E DEVERES DO ADMINISTRADOR RESPONSABILIDADE DO SERVIDOR E DEVERES DO ADMINISTRADOR A punição administrativa ou disciplinar não depende de processo civil ou criminal a que se sujeite também o servidor pela mesma falta, nem obriga

Leia mais

PRINCIPAIS CLASSIFICAÇÕES DOS ALIMENTOS

PRINCIPAIS CLASSIFICAÇÕES DOS ALIMENTOS PRINCIPAIS CLASSIFICAÇÕES DOS ALIMENTOS 1. Quanto à fonte: a) Alimentos legais: fixados pela lei, fundamentados no direito de família, decorrentes do casamento, ou união estável ou da relação de parentesco

Leia mais

PROFESSOR FÁBIO BELLOTE GOMES. Graduado, Mestre e Doutor pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo USP. Professor no Curso FMB - SP

PROFESSOR FÁBIO BELLOTE GOMES. Graduado, Mestre e Doutor pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo USP. Professor no Curso FMB - SP PROFESSOR FÁBIO BELLOTE GOMES Graduado, Mestre e Doutor pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo USP Professor no Curso FMB - SP Autor do Manual Elementos de Direito Administrativo Editora

Leia mais

L I M P ATOS DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SANTA CATARINA 2010

L I M P ATOS DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SANTA CATARINA 2010 Exercícios de revisão lei 8.429/92 Lei da Improbidade 01) Sobre a Lei de Improbidade Administrativa assinale a alternativa incorreta: a) Os atos de improbidade administrativa são: os que importam em enriquecimento

Leia mais

Doutrina - Omissão de Notificação da Doença

Doutrina - Omissão de Notificação da Doença Doutrina - Omissão de Notificação da Doença Omissão de Notificação da Doença DIREITO PENAL - Omissão de Notificação de Doença CP. Art. 269. Deixar o médico de denunciar à autoridade pública doença cuja

Leia mais

Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT

Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT Setembro/2013 PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A CRIAÇÃO DE UNIDADE DE CONSERVAÇÃO 1. O que são unidades de conservação (UC)?

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº DE 2011

PROJETO DE LEI Nº DE 2011 PROJETO DE LEI Nº DE 2011 Altera a Lei nº 8.137, de 27 de dezembro de 1990, a Lei 8.666, de 21 de junho de 1993 e a Lei nº 8.884, de 11 de junho de 1994. O CONGRESSO NACIONAL decreta: Art. 1º O art. 4º

Leia mais

CRIMES PRATICADOS PELA INTERNET

CRIMES PRATICADOS PELA INTERNET ESTUDO CRIMES PRATICADOS PELA INTERNET Ribamar Soares Consultor Legislativo da Área II Direito Civil e Processual Civil, Direito Penal e Processual Penal, de Família, do Autor, de Sucessões, Internacional

Leia mais

COMUNICADO SINDICÂNCIA DE VIDA PREGRESSA ESCLARECIMENTOS DA BANCA EXAMINADORA.

COMUNICADO SINDICÂNCIA DE VIDA PREGRESSA ESCLARECIMENTOS DA BANCA EXAMINADORA. COMUNICADO SINDICÂNCIA DE VIDA PREGRESSA ESCLARECIMENTOS DA BANCA EXAMINADORA. Referências: Edital Bacen Analista n o 1 e Edital Bacen Técnico n o 1, ambos de 18 de novembro de 2009 Itens 14 e 12, respectivamente.

Leia mais

CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA:

CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: COMENTÁRIOS DA PROVA Questões da prova de Oficial de Justiça PJ-H/2014 Questão 48 (art. 325) Questão 47 (art. 312 parágrafo segundo) QUESTÃO 48 - GABARITO: D QUESTÃO 47 - GABARITO: C CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

Principais diferenças entre CARGO EFETIVO, CARGO EM COMISSÃO e FUNÇÃO DE CONFIANÇA:

Principais diferenças entre CARGO EFETIVO, CARGO EM COMISSÃO e FUNÇÃO DE CONFIANÇA: Prof.: Clayton Furtado LEI 8.112/90 clayton_furtado@yahoo.com.br 1ª AULA 1 - Introdução: a. Histórico: Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA

Leia mais

CÓDIGO CIVIL. Livro III. Dos Fatos Jurídicos TÍTULO III. Dos Atos Ilícitos

CÓDIGO CIVIL. Livro III. Dos Fatos Jurídicos TÍTULO III. Dos Atos Ilícitos CÓDIGO CIVIL Livro III Dos Fatos Jurídicos TÍTULO III Dos Atos Ilícitos Art. 186. Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Page 1 of 7 Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 8.429, DE 2 DE JUNHO DE 1992. Dispõe sobre as sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 01/2014-PPGG/M.C.Rondon CAPÍTULO I DA COMISSÃO DE BOLSAS. Art. 1º A Comissão de Bolsas é composta pelo:

RESOLUÇÃO Nº 01/2014-PPGG/M.C.Rondon CAPÍTULO I DA COMISSÃO DE BOLSAS. Art. 1º A Comissão de Bolsas é composta pelo: RESOLUÇÃO Nº 01/2014-PPGG/M.C.Rondon CAPÍTULO I DA COMISSÃO DE BOLSAS Art. 1º A Comissão de Bolsas é composta pelo: I - Presidente Coordenador do Programa; II- Um docente permanente do Programa; IV- Um

Leia mais

Perguntas e respostas sobre a criação do Funpresp (Fundo de Previdência Complementar dos Servidores Públicos)

Perguntas e respostas sobre a criação do Funpresp (Fundo de Previdência Complementar dos Servidores Públicos) O que muda Perguntas e respostas sobre a criação do Funpresp (Fundo de Previdência Complementar dos Servidores Públicos) 1. Por que é necessário criar a Fundação de Previdência Complementar do Servidor

Leia mais

http://www.receita.fazenda.gov.br/prepararimpressao/imprimepagina.asp

http://www.receita.fazenda.gov.br/prepararimpressao/imprimepagina.asp Page 1 of 5 Decreto nº 6.260, de 20 de novembro de 2007 DOU de 20.11.2007 Dispõe sobre a exclusão do lucro líquido, para efeito de apuração do lucro real e da base de cálculo da Contribuição Social sobre

Leia mais

FATO TÍPICO. Conduta (dolosa ou culposa; comissiva ou omissiva) Nexo de causalidade Tipicidade

FATO TÍPICO. Conduta (dolosa ou culposa; comissiva ou omissiva) Nexo de causalidade Tipicidade TEORIA GERAL DO CRIME FATO TÍPICO Conduta (dolosa ou culposa; comissiva ou omissiva) Resultado Nexo de causalidade Tipicidade RESULTADO Não basta existir uma conduta. Para que se configure o crime é necessário

Leia mais

Disciplina a corretagem de seguros, resseguros, previdência complementar aberta e capitalização e estabelece aplicáveis às operações de seguro,

Disciplina a corretagem de seguros, resseguros, previdência complementar aberta e capitalização e estabelece aplicáveis às operações de seguro, MINUTA DE RESOLUÇÃO CNSP Disciplina a corretagem de seguros, resseguros, previdência complementar aberta e capitalização e estabelece aplicáveis às operações de seguro, resseguro, previdência complementar

Leia mais

Gabarito 1 Gabarito 2 Gabarito 3 Gabarito 4 11 1 51 21 E E E E PARECER

Gabarito 1 Gabarito 2 Gabarito 3 Gabarito 4 11 1 51 21 E E E E PARECER 11 1 51 21 E E E E Houve interposição de recursos em que os recorrentes, resumidamente, aduziram que a questão deveria ser anulada ou ter o gabarito modificado em virtude de que haveria duas opções com

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS DIREITO DO TRABALHO TERCEIRIZAÇÃO

ROTEIRO DE ESTUDOS DIREITO DO TRABALHO TERCEIRIZAÇÃO ROTEIRO DE ESTUDOS DIREITO DO TRABALHO TERCEIRIZAÇÃO Estudamos até o momento os casos em que há vínculo empregatício (relação bilateral, nas figuras de empregado e empregador) e, também, casos em que existe

Leia mais

CURSO ON-LINE PROFESSOR: ANDERSON LUIZ. 3º Simulado de Ética na Administração Pública

CURSO ON-LINE PROFESSOR: ANDERSON LUIZ. 3º Simulado de Ética na Administração Pública Prezados(as) concurseiros(as), Espero que todos estejam bem! Divirtam-se! 3º Simulado de Ética na Administração Pública 1. (AFC/CGU/2006) Em relação aos servidores regidos pela Lei n. 8.112, de 11 de dezembro

Leia mais

Responsabilidade Civil de Provedores

Responsabilidade Civil de Provedores Responsabilidade Civil de Provedores Impactos do Marco Civil da Internet (Lei Nº 12.965, de 23 abril de 2014) Fabio Ferreira Kujawski Modalidades de Provedores Provedores de backbone Entidades que transportam

Leia mais

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA PROJETO DE LEI N o 3.966, DE 2004 Modifica a Lei nº 9.609, de 1998, que dispõe sobre a proteção da propriedade intelectual de programa de computador. Autor:

Leia mais

PLANOS DE CARGOS E SALÁRIOS DOS SERVIDORES MUNICIPAIS

PLANOS DE CARGOS E SALÁRIOS DOS SERVIDORES MUNICIPAIS PLANOS DE CARGOS E SALÁRIOS DOS SERVIDORES MUNICIPAIS LEI COMPLEMENTAR MUNICIPAL N. 27/99 De 12 de Novembro de 1999 Aprova o Plano de Cargos dos Servidores do Poder Executivo Municipal e contém providências

Leia mais

CONTRATO DE TRABALHO. Empregado Preso

CONTRATO DE TRABALHO. Empregado Preso CONTRATO DE TRABALHO Empregado Preso Muitas dúvidas surgem quando o empregador toma conhecimento que seu empregado encontra-se preso. As dúvidas mais comuns são no sentido de como ficará o contrato de

Leia mais

Parecer sobre indenização por dispensa de FC na integralização da GAE

Parecer sobre indenização por dispensa de FC na integralização da GAE Parecer sobre indenização por dispensa de FC na integralização da GAE Ementa: Analista Judiciário - área judiciária especialidade de Oficial de Justiça Avaliador Federal. Integralização da GAE. Percepção

Leia mais

Prova de Direito Civil Comentada Banca FUNDATEC

Prova de Direito Civil Comentada Banca FUNDATEC Prova de Direito Civil Comentada Banca FUNDATEC 2014) QUESTÃO 54 Analise as seguintes assertivas sobre as causas de exclusão de ilicitude no Direito Civil: I. A legítima defesa de terceiro não atua como

Leia mais

Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ Criada pela Lei No. 10.435 de 24 de abril de 2002 Pró-Reitoria de Administração

Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ Criada pela Lei No. 10.435 de 24 de abril de 2002 Pró-Reitoria de Administração EDITAL DE SELEÇÃO DE SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS COM INTERESSE EM PARTICIPAR DE TREINAMENTO REGULARMENTE INSTITUÍDO EM NÍVEL DE EDUCAÇÃO FORMAL - QUALIFICAÇÃO A PRAD e o Departamento de Pessoal

Leia mais

ESTADO DO MARANHÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

ESTADO DO MARANHÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ESTADO DO MARANHÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EDITAL Nº 01/2015 SEMED (Prazo: 30 dias) Processo Seletivo para a concessão de licença para qualificação profissional

Leia mais

Questão 1. Sobre a ação de responsabilidade prevista no art. 159 da Lei das Sociedades Anônimas e sobre a Teoria da Aparência:

Questão 1. Sobre a ação de responsabilidade prevista no art. 159 da Lei das Sociedades Anônimas e sobre a Teoria da Aparência: PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO EMPRESARIAL P á g i n a 1 Questão 1. Sobre a ação de responsabilidade prevista no art. 159 da Lei das Sociedades Anônimas e sobre a Teoria da Aparência: I. A ação

Leia mais

Nova Lei de Estágios. Guia prático das novas regras UNICOM - RO / 11.2008 (V1)

Nova Lei de Estágios. Guia prático das novas regras UNICOM - RO / 11.2008 (V1) Nova Lei de Estágios Guia prático das novas regras UNICOM - RO / 11.2008 (V1) 2008 IEL/RO Núcleo Regional Proibida a reprodução total ou parcial desta obra sem a permissão expressa do IEL/RO. Federação

Leia mais

TRANSPORTE. 1. Referência legal do assunto. Arts. 730 a 756 do CC. 2. Conceito de transporte

TRANSPORTE. 1. Referência legal do assunto. Arts. 730 a 756 do CC. 2. Conceito de transporte 1. Referência legal do assunto Arts. 730 a 756 do CC. 2. Conceito de transporte TRANSPORTE O CC define o contrato de transporte no art. 730: Pelo contrato de transporte alguém se obriga, mediante retribuição,

Leia mais

www.concursovirual.com.br

www.concursovirual.com.br DIREITO ADMINISTRATIVO TEMA: CONHECIMENTOS GERAIS CORREIOS/2015 CONHECIMENTOS GERAIS ESTADO UNITÁRIO - PODER CENTRAL (França) ESTADO COMPOSTO ESTADO UNITÁRIO (Formação histórica) ESTADO REGIONAL MENOS

Leia mais

Um programa de compliance eficiente para atender a lei anticorrupção Lei 12.846/2013

Um programa de compliance eficiente para atender a lei anticorrupção Lei 12.846/2013 Um programa de compliance eficiente para atender a lei anticorrupção Lei 12.846/2013 FEBRABAN Arthur Lemos Jr Promotor de Justiça Lavagem de Dinheiro e de Recuperação de Ativos Compliance A LEI PROVOCA

Leia mais

LEI Nº 12.846/2013 A LEI ANTICORRUPÇÃO. S e m i n á r i o r e a l i z a d o n o F e l s b e r g A d v o g a d o s e m 0 5 / 0 2 / 2 0 1 4

LEI Nº 12.846/2013 A LEI ANTICORRUPÇÃO. S e m i n á r i o r e a l i z a d o n o F e l s b e r g A d v o g a d o s e m 0 5 / 0 2 / 2 0 1 4 LEI Nº 12.846/2013 A LEI ANTICORRUPÇÃO S e m i n á r i o r e a l i z a d o n o F e l s b e r g A d v o g a d o s e m 0 5 / 0 2 / 2 0 1 4 01. Introdução E v y M a r q u e s e v y m a r q u e s @ f e l s

Leia mais

Marco Civil da Internet

Marco Civil da Internet Marco Civil da Internet Tendências em Privacidade e Responsabilidade Carlos Affonso Pereira de Souza Professor da Faculdade de Direito da UERJ Diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS) @caffsouza

Leia mais

FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA REGULAMENTO DE MONITORIA DO CURSO DE PEDAGOGIA

FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA REGULAMENTO DE MONITORIA DO CURSO DE PEDAGOGIA FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA REGULAMENTO DE MONITORIA DO CURSO DE PEDAGOGIA Cachoeira, março de 2011 REGULAMENTO DE MONITORIA ACADÊMICA DO CURSO DE PEDAGOGIA Capítulo I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º

Leia mais

FEVEREIRO 2015 BRASÍLIA 1ª EDIÇÃO

FEVEREIRO 2015 BRASÍLIA 1ª EDIÇÃO Secretaria de Políticas Públicas de Emprego Departamento de Emprego e Salário Coordenação-Geral do Seguro-Desemprego, do Abono Salarial e Identificação Profissional SEGURO-DESEMPREGO E ABONO SALARIAL NOVAS

Leia mais

AULA 04 - TABELA DE TEMPORALIDADE

AULA 04 - TABELA DE TEMPORALIDADE AULA 04 - TABELA DE TEMPORALIDADE 4.1 - Tabela de Temporalidade Como é cediço todos os arquivos possuem um ciclo vital, composto pelas fases corrente, intermediária e permanente. Mas como saber quando

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL COMPETÊNCIAS

DIREITO PROCESSUAL PENAL COMPETÊNCIAS DIREITO PROCESSUAL PENAL COMPETÊNCIAS Atualizado em 03/11/2015 4. Competência Material Ratione Materiae: Divide-se em competência da Justiça Estadual, Federal, Eleitoral e Militar (não falamos da Justiça

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Controle de Ponto do Trabalhador terceirizado

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Controle de Ponto do Trabalhador terceirizado Controle de Ponto do Trabalhador terceirizado 13/11/2013 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Legislação... 3 4. Conclusão... 5 5. Informações

Leia mais

AFASTAMENTO PARA ESTUDO OU MISSÃO NO EXTERIOR

AFASTAMENTO PARA ESTUDO OU MISSÃO NO EXTERIOR AFASTAMENTO PARA ESTUDO OU MISSÃO NO EXTERIOR DEFINIÇÃO DOCUMENTAÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES FUNDAMENTAÇÃO LEGAL PERGUNTAS FREQUENTES DEFINIÇÃO Afastamento do servidor de suas atividades

Leia mais

I - Técnico de Apoio Fazendário e Financeiro, integrando a categoria funcional de Profissional de Apoio Operacional;

I - Técnico de Apoio Fazendário e Financeiro, integrando a categoria funcional de Profissional de Apoio Operacional; (*) Os textos contidos nesta base de dados têm caráter meramente informativo. Somente os publicados no Diário Oficial estão aptos à produção de efeitos legais. ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL DECRETO Nº 10.609,

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL E PENAL NA ÁREA DA SEGURANÇA DO TRABALHO

RESPONSABILIDADE CIVIL E PENAL NA ÁREA DA SEGURANÇA DO TRABALHO RESPONSABILIDADE CIVIL E PENAL NA ÁREA DA SEGURANÇA DO TRABALHO RESPONSABILIDADE CIVIL E CRIMINAL DECORRENTE DE ACIDENTES DE TRABALHO Constituição Federal/88 Art.1º,III A dignidade da pessoa humana. art.5º,ii

Leia mais

NOTA INFORMARTIVA Nº 270/2011/CGNOR/DENOP/SRH/MP

NOTA INFORMARTIVA Nº 270/2011/CGNOR/DENOP/SRH/MP Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Secretaria de Recursos Humanos Departamento de Normas e Procedimentos Judiciais Coordenação-Geral de Elaboração, Sistematização e Aplicação das Normas NOTA

Leia mais

Ministério da Ciência e Tecnologia

Ministério da Ciência e Tecnologia Ministério da Ciência e Tecnologia Decreto n.º4/01 De 19 de Janeiro Considerando que a investigação científica constitui um pressuposto importante para o aumento da produtividade do trabalho e consequentemente

Leia mais

ANÁLISE DO EDITAL DE AUDIÊNCIA PÚBLICA SDM Nº 15/2011 BM&FBOVESPA

ANÁLISE DO EDITAL DE AUDIÊNCIA PÚBLICA SDM Nº 15/2011 BM&FBOVESPA ANÁLISE DO EDITAL DE AUDIÊNCIA PÚBLICA SDM Nº 15/2011 MINUTA PROPOSTA CVM Art. 1º As pessoas habilitadas a atuar como integrantes do sistema de distribuição, os analistas, os consultores e os administradores

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL DO EMPREGADOR O DANO MORAL

RESPONSABILIDADE CIVIL DO EMPREGADOR O DANO MORAL Profa. Dra. Débora Vanessa Caús Brandão Doutora e Mestre em Direito Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Professora Titular de Direito Civil da Faculdade de Direito de São Bernardo

Leia mais

PEDIDOS DE AUTORIZAÇÃO PARA RETIRADA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES ACOLHIDAS DAS ENTIDADES ORIENTAÇÕES TÉCNICAS DO CAOPCAE/PR

PEDIDOS DE AUTORIZAÇÃO PARA RETIRADA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES ACOLHIDAS DAS ENTIDADES ORIENTAÇÕES TÉCNICAS DO CAOPCAE/PR PEDIDOS DE AUTORIZAÇÃO PARA RETIRADA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES ACOLHIDAS DAS ENTIDADES ORIENTAÇÕES TÉCNICAS DO CAOPCAE/PR 1 - A autorização para que crianças e adolescentes passem as festas de final de

Leia mais

ASPECTOS DA DESAPROPRIAÇÃO POR NECESSIDADE OU UTILIDADE PÚBLICA E POR INTERESSE SOCIAL.

ASPECTOS DA DESAPROPRIAÇÃO POR NECESSIDADE OU UTILIDADE PÚBLICA E POR INTERESSE SOCIAL. ASPECTOS DA DESAPROPRIAÇÃO POR NECESSIDADE OU UTILIDADE PÚBLICA E POR INTERESSE SOCIAL. Por Osvaldo Feitosa de Lima, Advogado e mail: drfeitosalima@hotmail.com Em razão do princípio da supremacia do interesse

Leia mais

LEGISLAÇÃO FEDERAL SOBRE POLUIÇÃO VISUAL URBANA

LEGISLAÇÃO FEDERAL SOBRE POLUIÇÃO VISUAL URBANA LEGISLAÇÃO FEDERAL SOBRE POLUIÇÃO VISUAL URBANA JOSÉ DE SENA PEREIRA JR. Consultor Legislativo da Área XI Meio Ambiente e Direito Ambiental, Organização Territorial, Desenvolvimento Urbano e Regional JANEIRO/2002

Leia mais

Estatuto Federal Lei n o 8.112/1990

Estatuto Federal Lei n o 8.112/1990 C a p í t u l o 5 Estatuto Federal Lei n o 8.112/1990 5.1. Cargos Públicos, Provimento e Vacância Questão 1. Questão 2. (Cespe/Analista/Anac/2009) A readaptação, a reversão e a recondução são formas de

Leia mais

PARECER Nº, DE 2009. RELATOR: Senador CÉSAR BORGES

PARECER Nº, DE 2009. RELATOR: Senador CÉSAR BORGES PARECER Nº, DE 2009 Da COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE, CONSUMIDOR E FISCALIZAÇÃO E CONTROLE, sobre o Projeto de Lei do Senado (PLS) nº 121, de 2008, que proíbe as empresas de cartões de pagamento de autorizarem

Leia mais

Provimentos derivados de reingresso Art. 41, 2º e 3º, CF reintegração, recondução e aproveitamento.

Provimentos derivados de reingresso Art. 41, 2º e 3º, CF reintegração, recondução e aproveitamento. Turma e Ano: Direito Público I (2013) Matéria / Aula: Direito Administrativo / Aula 23 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Carolina Meireles (continuação) Provimentos derivados de reingresso Art. 41, 2º

Leia mais

O MENSALÃO E A PERDA DE MANDATO ELETIVO

O MENSALÃO E A PERDA DE MANDATO ELETIVO O MENSALÃO E A PERDA DE MANDATO ELETIVO José Afonso da Silva 1. A controvérsia 1. A condenação, pelo Supremo Tribunal Federal, na Ação Penal 470, de alguns deputados federais tem suscitado dúvidas relativamente

Leia mais

Movimentação Externa Temporária - Disposição

Movimentação Externa Temporária - Disposição Movimentação Externa Temporária - Disposição Conceito É uma modalidade de movimentação externa transitória entre órgãos ou entidades dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municípios,

Leia mais

Classificação da pessoa jurídica quanto à estrutura interna:

Classificação da pessoa jurídica quanto à estrutura interna: Classificação da pessoa jurídica quanto à estrutura interna: São consideradas universitas personarum, quando forem uma associação de pessoas, atenderem aos fins e interesses dos sócios. (fins mutáveis)

Leia mais

LEI Nº 8.966 DE 22 DE DEZEMBRO DE 2003

LEI Nº 8.966 DE 22 DE DEZEMBRO DE 2003 Publicada D.O.E. Em 23.12.2003 LEI Nº 8.966 DE 22 DE DEZEMBRO DE 2003 Reestrutura o Plano de Carreira do Ministério Público do Estado da Bahia, instituído pela Lei nº 5.979, de 23 de setembro de 1990,

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO AMAPÁ GABINETE DA PRESIDÊNCIA

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO AMAPÁ GABINETE DA PRESIDÊNCIA RESOLUÇÃO Nº 055/2005- TJAP PODER JUDICIÁRIO Institui regulamento para fins de promoção por merecimento de Serventuário da Justiça, e dá outras providências. O, no uso de suas atribuições legais e, tendo

Leia mais

SEGURANÇA PÚBLICA ARTIGOS 42 E 144 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL

SEGURANÇA PÚBLICA ARTIGOS 42 E 144 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL SEGURANÇA PÚBLICA ARTIGOS 42 E 144 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL Segurança Pública, no entendimento do professor Orlando Soares (in Comentários à Constituição da República Federativa do Brasil), traduz o estado

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 169, de 17 de MARÇO de 2005.

RESOLUÇÃO Nº 169, de 17 de MARÇO de 2005. RESOLUÇÃO Nº 169, de 17 de MARÇO de 2005. Altera a Resolução nº 168/04, de 14 de dezembro de 2004, publicada no Diário Oficial da União nº 245, Secção I, Página 73, de 22 de dezembro de 2004. O CONSELHO

Leia mais

O art. 96, III da CF prevê o foro por prerrogativa de função dos membros do MP, incluindo os Promotores e Procuradores de Justiça.

O art. 96, III da CF prevê o foro por prerrogativa de função dos membros do MP, incluindo os Promotores e Procuradores de Justiça. Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Processo Penal / Aula 11 Professor: Elisa Pittaro Conteúdo: Foro por Prerrogativa de Função; Conexão e Continência. 3.5 Foro por Prerrogativa de Função: b) Juízes

Leia mais

LEGISLAÇÃO APLICADA A AQUICULTURA

LEGISLAÇÃO APLICADA A AQUICULTURA LEGISLAÇÃO APLICADA A AQUICULTURA C O N T E Ú D O : N O Ç Õ E S D E D I R E I T O : I N T R O D U Ç Ã O A O E S T U D O D O D I R E I T O A M B I E N T A L C A R A C T E R Í S T I C A S D A L E G I S L

Leia mais

MINISTÉRIO DA ADMINISTRAÇÃO FEDERAL E REFORMA DO ESTADO SECRETARIA DE RECURSOS HUMANOS PORTARIA NORMATIVA SRH Nº 2, DE 14 DE OUTUBRO DE 1998

MINISTÉRIO DA ADMINISTRAÇÃO FEDERAL E REFORMA DO ESTADO SECRETARIA DE RECURSOS HUMANOS PORTARIA NORMATIVA SRH Nº 2, DE 14 DE OUTUBRO DE 1998 MINISTÉRIO DA ADMINISTRAÇÃO FEDERAL E REFORMA DO ESTADO SECRETARIA DE RECURSOS HUMANOS PORTARIA NORMATIVA SRH Nº 2, DE 14 DE OUTUBRO DE 1998 Dispõe sobre as regras e procedimentos a serem adotados pelos

Leia mais

PROCESSO PENAL COMNENTÁRIOS RECURSOS PREZADOS, SEGUEM OS COMENTÁRIOS E RAZÕES PARA RECURSOS DAS QUESTÕES DE PROCESSO PENAL.

PROCESSO PENAL COMNENTÁRIOS RECURSOS PREZADOS, SEGUEM OS COMENTÁRIOS E RAZÕES PARA RECURSOS DAS QUESTÕES DE PROCESSO PENAL. PROCESSO PENAL COMNENTÁRIOS RECURSOS PREZADOS, SEGUEM OS COMENTÁRIOS E RAZÕES PARA RECURSOS DAS QUESTÕES DE PROCESSO PENAL. A PROVA FOI MUITO BEM ELABORADA EXIGINDO DO CANDIDATO UM CONHECIMENTO APURADO

Leia mais

INFORMATIVO JURÍDICO

INFORMATIVO JURÍDICO 1 ROSENTHAL E SARFATIS METTA ADVOGADOS INFORMATIVO JURÍDICO NÚMERO 61, ANO VI JANEIRO DE 2014 I DEFINIÇÃO SOBRE A ALÍQUOTA REDUZIDA DO ICMS SOBRE BENS DE CAPITAL EM SÃO PAULO Após muitos anos, o Fisco

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE MINAS GERAIS CÂMARA TÉCNICA DE EDUCAÇÃO

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE MINAS GERAIS CÂMARA TÉCNICA DE EDUCAÇÃO CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE MINAS GERAIS CÂMARA TÉCNICA DE EDUCAÇÃO Profa. Dra. Maria Rizoneide Negreiros de Araujo Dra. em Enfermagem pela EE da USP Membro da Câmara Técnica de Educação COREN-MG

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO ESTADO DE PERNAMBUCO TRIBUNAL DE JUSTIÇA Gabinete da Presidência INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 21, DE 24 DE SETEMBRO DE 2010

PODER JUDICIÁRIO ESTADO DE PERNAMBUCO TRIBUNAL DE JUSTIÇA Gabinete da Presidência INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 21, DE 24 DE SETEMBRO DE 2010 PODER JUDICIÁRIO ESTADO DE PERNAMBUCO TRIBUNAL DE JUSTIÇA Gabinete da Presidência INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 21, DE 24 DE SETEMBRO DE 2010 EMENTA: Dispõe sobre a participação de servidores ocupantes de cargos

Leia mais

EMEMDA DE REDAÇÃO. Deputado OSMAR SERRAGLIO Relator JUSTIFICAÇÃO

EMEMDA DE REDAÇÃO. Deputado OSMAR SERRAGLIO Relator JUSTIFICAÇÃO COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº 2.844-C DE 2011 Dispõe sobre os requisitos para ingresso nos cursos de formação de militares de carreira do Exército. EMEMDA

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO PARA MONITOR BOLSISTA

EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO PARA MONITOR BOLSISTA EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO PARA MONITOR BOLSISTA O Curso Sapientia, em conformidade com suas disposições estatutárias, torna pública a realização de Processo Seletivo de monitores para os

Leia mais

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA AS ELEIÇÕES 2008: Condutas Vedadas aos Gestores PúblicosP

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA AS ELEIÇÕES 2008: Condutas Vedadas aos Gestores PúblicosP Eleições 2008 ORIENTAÇÕES GERAIS PARA AS ELEIÇÕES 2008: Condutas Vedadas aos Gestores PúblicosP Escola Fazendária Teresina, 16 de Junho de 2008 O Art. 73, da Lei nº n 9.504/97, dispõe serem proibidas aos

Leia mais

36) Levando-se em conta as regras da Lei 8.112/90, analise os itens abaixo, a respeito dos direitos e vantagens do servidor público federal:

36) Levando-se em conta as regras da Lei 8.112/90, analise os itens abaixo, a respeito dos direitos e vantagens do servidor público federal: Hoje, continuaremos com os comentários ao simulado da 2ª Feira do Concurso. 36) Levando-se em conta as regras da Lei 8.112/90, analise os itens abaixo, a respeito dos direitos e vantagens do servidor público

Leia mais

ACUMULAÇÃO DE CARGOS PÚBLICOS POR MILITARES

ACUMULAÇÃO DE CARGOS PÚBLICOS POR MILITARES ACUMULAÇÃO DE CARGOS PÚBLICOS POR MILITARES 1. INTRODUÇÃO O presente estudo tem por finalidade analisar a possibilidade de um militar exercer, na ativa ou na reserva remunerada, outro cargo público e receber,

Leia mais

NOVA LEI ANTICORRUPÇÃO

NOVA LEI ANTICORRUPÇÃO NOVA LEI ANTICORRUPÇÃO O que muda na responsabilização dos indivíduos? Código Penal e a Lei 12.850/2013. MARCELO LEONARDO Advogado Criminalista 1 Regras Gerais do Código Penal sobre responsabilidade penal:

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Competência da Justiça Militar Paulo Tadeu Rodrigues Rosa* A Justiça Militar é um dos órgãos do Poder Judiciário, com previsão constitucional e Lei de Organização Judiciária que

Leia mais

DEVERES DOS AGENTES PÚBLICOS

DEVERES DOS AGENTES PÚBLICOS AGENTES PÚBLICOS José Carlos de Oliveira Professor de Direito Administrativo na graduação e no Programa de Pós-Graduação do Curso de Direito da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Unesp/Franca No

Leia mais

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988...

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988... CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988 TÍTULO VII DA ORDEM SOCIAL CAPÍTULO VIII DOS ÍNDIOS Art. 231. São reconhecidos aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições,

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988 Emendas Constitucionais Emendas Constitucionais de Revisão Ato das Disposições

Leia mais

REGULAMENTO CONCURSO DE BOLSAS DE ESTUDOS DO DAMÁSIO EDUCACIONAL

REGULAMENTO CONCURSO DE BOLSAS DE ESTUDOS DO DAMÁSIO EDUCACIONAL REGULAMENTO CONCURSO DE BOLSAS DE ESTUDOS DO DAMÁSIO EDUCACIONAL CAPÍTULO I DA INSCRIÇÃO E DA REALIZAÇÃO DO CONCURSO Art. 1º O presente Concurso será realizado pelo Damásio Educacional e tem como finalidade

Leia mais

O PAPEL DO MINISTÉRIO PÚBLICO P NA DEFESA DO MEIO AMBIENTE

O PAPEL DO MINISTÉRIO PÚBLICO P NA DEFESA DO MEIO AMBIENTE O PAPEL DO MINISTÉRIO PÚBLICO P NA DEFESA DO MEIO AMBIENTE DAS DISPOSIÇÕES CONSTITUCIONAIS RELATIVAS ÀS FUNÇÕES DO MINISTÉRIO PÚBLICO Art. 129. São funções institucionais do Ministério Público: I- promover,

Leia mais

Introdução Funcionalidades por perfil Advogado e Jus Postulandi Adicionar defensoria representante de uma parte Adicionar procuradoria representante

Introdução Funcionalidades por perfil Advogado e Jus Postulandi Adicionar defensoria representante de uma parte Adicionar procuradoria representante 1 Introdução Funcionalidades por perfil Advogado e Jus Postulandi Adicionar defensoria representante de uma parte Adicionar procuradoria representante de uma parte Detalhes do processo Representante processual

Leia mais

Conceito. Responsabilidade Civil do Estado. Teorias. Risco Integral. Risco Integral. Responsabilidade Objetiva do Estado

Conceito. Responsabilidade Civil do Estado. Teorias. Risco Integral. Risco Integral. Responsabilidade Objetiva do Estado Conceito Responsabilidade Civil do Estado é a obrigação que ele tem de reparar os danos causados a terceiros em face de comportamento imputável aos seus agentes. chama-se também de responsabilidade extracontratual

Leia mais

RAZÕES DE RECURSO. Parte nº 03. NOVAS QUESTÕES E NOVAS TESES.

RAZÕES DE RECURSO. Parte nº 03. NOVAS QUESTÕES E NOVAS TESES. Associação de Praças do Estado do Paraná, pessoa jurídica de direito privado, reconhecida e declarada como Entidade de Utilidade Pública, sem fins lucrativos, regidas por normas de direito privado, não

Leia mais

PONTO 1: Contrato Individual de Trabalho: 1. Conceito. 2. Sujeitos. 3. Características. 4. Requisitos.

PONTO 1: Contrato Individual de Trabalho: 1. Conceito. 2. Sujeitos. 3. Características. 4. Requisitos. 1 DIREITO DO TRABALHO PONTO 1: Contrato Individual de Trabalho: 1. Conceito. 2. Sujeitos. 3. Características. 4. Requisitos. 1. Contrato Individual de Trabalho arts. 442 a 456 da CLT: 1. Conceito: É o

Leia mais

Considerando que as Faculdades Integradas Sévigné estão em plena reforma acadêmica que será implementada a partir de 2009 e;

Considerando que as Faculdades Integradas Sévigné estão em plena reforma acadêmica que será implementada a partir de 2009 e; RESOLUÇÃO CSA 02/2009 REFERENDA A PORTARIA DG 02/2008 QUE APROVOU A INSERÇÃO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS NÃO OBRIGATÓRIOS NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS OFERTADOS PELAS FACULDADES INTEGRADAS SÉVIGNÉ.

Leia mais

CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU (Especializações) Disciplina: Ética e Deontologia Jurídica Professor Hamilton Teixeira dos Santos Júnior, Me.

CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU (Especializações) Disciplina: Ética e Deontologia Jurídica Professor Hamilton Teixeira dos Santos Júnior, Me. CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU (Especializações) Disciplina: Ética e Deontologia Jurídica Professor Hamilton Teixeira dos Santos Júnior, Me. ESTUDOS DE CASO: ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO CASO 1 SERV Funcionário

Leia mais

Licença e afastamento SERVIDOR PÚBLICO V LICENÇA E AFASTAMENTO. Licenças não remuneradas: Licenças: 12/11/2012

Licença e afastamento SERVIDOR PÚBLICO V LICENÇA E AFASTAMENTO. Licenças não remuneradas: Licenças: 12/11/2012 Licença e afastamento Hipóteses em que o servidor não presta serviço, sem perder o cargo. Há 7 hipóteses de licença e 4 hipóteses de afastamento. SERVIDOR PÚBLICO V LICENÇA E AFASTAMENTO Paula Freire Licenças:

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 11.438, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2006. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte

Leia mais

Dr. Guilherme Augusto Gonçalves Machado advogado mestrando em Direito Empresarial pela Faculdade de Direito Milton Campos

Dr. Guilherme Augusto Gonçalves Machado advogado mestrando em Direito Empresarial pela Faculdade de Direito Milton Campos $ 5(63216$%,/,'$'( &,9,/ '2 3529('25 '( $&(662,17(51(7 Dr. Guilherme Augusto Gonçalves Machado advogado mestrando em Direito Empresarial pela Faculdade de Direito Milton Campos A Internet se caracteriza

Leia mais

Seção I. Das Disposições Gerais

Seção I. Das Disposições Gerais ATO DO 1 O SECRETÁRIO Nº 9, DE 2012. Dá nova regulamentação ao Adicional de Especialização. O PRIMEIRO-SECRETÁRIO DO SENADO FEDERAL, no uso das atribuições regulamentares e com fundamento no art. 8 da

Leia mais